Eunice de Castro e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8223318658331823
  • Última atualização do currículo em 29/06/2018


Pedagoga, mestre e doutoranda em Educação - PUC - Rio. Pedagoga da Universidade Federal Fluminense atuando com o desenvolvimento docente da instituição e elaboração de cursos na modalidade a distância. Desenvolve pesquisa sobre recursos educacionais digitais, cultura digital e formação de professores, TIC e didática. Também é coordenadora da disciplina de Didática no consórcio CEDERJ/UENF. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eunice de Castro e Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, E. C.;CASTRO, EUNICE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Reitoria.
UFF - Universidade Federal Fluminense
Icaraí
24220900 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26295316


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: RECURSOS EDUCACIONAIS: usos e autoria docente na dinâmica da rede,
Orientador: Magda Pischetola.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Concepção dos Alunos sobre Mediação Pedagógica: um estudo de caso em curso na modalidade a distância,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Gilda Helena Bernardino de Campos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010 - 2011
Especialização em Educação com Aplicação da Informática. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Mediação Pedagógica Na EAD.
Orientador: Rosemary dos Santos.
2006 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA À EDUCAÇÃO ONLINE: Por uma construção colaborativa do conhecimento.
Orientador: Edméa Oliveira dos Santos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em Tutorial de Professores. (Carga horária: 45h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Teoria e Prática do Design Instrucional. (Carga horária: 35h).
Livre Docência Tecnologia Educacional, LIVREDOCENCIA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em PEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio, SENAC, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Oratória. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Recursos Humanos. (Carga horária: 20h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
Ética nas Organizações. (Carga horária: 20h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
Recrutamento e Seleção de Pessoal. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2008 - 2008
Formação Intensiva de Especialista em Treinamento. (Carga horária: 12h).
RHFACIL, RHFACIL, Brasil.
2007 - 2007
Poética e Estética na Modernidade. (Carga horária: 12h).
Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, EMERJ, Brasil.
2007 - 2007
Educação para a Justiça. (Carga horária: 12h).
Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, EMERJ, Brasil.
2007 - 2007
Roteiro Didático da Arte na Produção do Conhecimen. (Carga horária: 12h).
Centro Cultural do Banco do Brasil, CCBB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profissional de Nível Superior - Educação, Carga horária: 40

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira
01/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
03/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
03/2014 - 06/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdo e Metodologia do Ensino
06/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdo e Metodologia do Ensino

CONSÓRCIO CEDERJ, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação de Disciplina, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR A DISTANCIA, Carga horária: 10
Outras informações
TUTORA A DISTANCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA/ CEDERJ-UERJ


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 1


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40
Outras informações
Atua na Escola de Gestão de Governança em Gestão Pública coordenando projetos para o desenvolvimento docente dos professores da universidade. Também desenvolve cursos de formação a distância para técnicos administrativos da instituição.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL SIGNIFICATIVO NAS RAÍZES DA FORMAÇÃO, DOS COSTUMES E TRADIÇÕES ÉTNICAS NO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA-RJ
Descrição: O projeto tem por objetivo principal dinamizar/incentivar, através da implantação de um Laboratório piloto de pesquisa, ensino e aprendizagem voltado para uma prática pedagógica inter e transdisciplinar, no campo da formação continuada de professores e do Patrimônio Cultural. Neste aspecto, espera-se articular conhecimentos vinculados à inter e multiculturalidade e refletir de forma teórica e prática sobre a importância dessa influência no cotidiano dos atores sociais. Esta proposta tem por alicerce o preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, procurando desenvolver uma relação democrática e transformadora com a comunidade de Itaperuna (especificamente representada por uma escola de Ensino Fundamental), considerando a pesquisa e a produção do conhecimento como atos que devem ser solidariamente compartilhados com a comunidade. Para tal, o projeto pretende contribuir com a pesquisa sobre o tema da história e cultura afro-brasileira e indígena no Noroeste Fluminense, tendo como público alvo professores, coordenadores, alunos e comunidade de uma escola que será considera como escola-piloto para a implementação do presente projeto. Esta escola-polo, de onde partirão as ações de ensino, pesquisa e extensão será a Escola Municipal Águas Claras, que conta com Ensino Fundamental completo e localiza-se em comunidade do Bairro Presidente Costa e Silva no Município de Itaperuna-RJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Eunice de Castro e Silva - Coordenador / Leandro Garcia Pinho - Integrante / Silvia Alicia Martinez - Integrante / Juçara de Gonçalves Lima Bedim - Integrante / Maria Clareth Gonçalves Reis' - Integrante / Evandro Francisco Marques Vargas - Integrante / Eduardo Quintana - Integrante / Lilian Sago Cezar - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.
2006 - Atual
Qualidade em Educação a Distância: uma pesquisa longitudinal com professores em exercício em programas de formação do governo federal
Descrição: O objetivo da pesquisa é averiguar como os professores do curso de especialização Tecnologias em Educação percebem o que é qualidade em cursos a distância. A qualidade será definida a partir de indicadores levantados na literatura e abordará os seguintes fatores, entre outros: mediação pedagógica, usabilidade, design didático, ambiente virtual de aprendizagem, material didático, conteúdos, arquiteturas pedagógicas... Além disto, a pesquisa verificará a percepção dos professores sobre as políticas públicas que embasam as ações educacionais de formação na modalidade a distância. Além dos alunos, a pesquisa procurará dar voz aos mediadores pedagógicos e aos orientadores de trabalho de final de curso, a fim de que possa cotejar as diferentes percepções e falas e, delas, extrair categorias que possam determinar a qualidade nos cursos na modalidade a distância. A partir deste material, espera-se realizar projeções e subsidiar futuros estudos na área..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Eunice de Castro e Silva - Integrante / Gilda Helena Bernadino Campos - Coordenador / Gianna Oliveira Roque - Integrante / Bernardo Pereira Nunes - Integrante / Stella Pedrosa - Integrante / Tito Tortori - Integrante / Cilio Ziviani - Integrante / Frieda Martí - Integrante / Jéssica Zacharias - Integrante / Alessandra Archer - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Cibercultura.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Docência Online.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias Digitais da Informação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Prêmio Américo Piquet Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, EUNICE2018 CASTRO, EUNICE; MELO, KEITE SILVA ; CAMPOS, GILDA HELENA BERNADINO . Afetividade e motivação na docência online: um estudo de caso. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN A DISTANCIA, v. 21, p. 281, 2018.

2.
SILVA, E. C.;CASTRO, EUNICE2018SILVA, E. C.; Melo, Keite S. . CULTURA DIGITAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO À LUZ DO CONCEITO ?CONHECIMENTO PODEROSO? DE YOUNG. ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), v. 16, p. 1-10, 2018.

3.
SILVA, E. C.2018SILVA, E. C.; MELO, K.S. . CULTURA DIGITAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO À LUZ DO CONCEITO ?CONHECIMENTO PODEROSO? DE YOUNG1. ARTEFACTUM - Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, v. 16, p. 62, 2018.

4.
SILVA, E. C.;CASTRO, EUNICE2015SILVA, E. C.; CAMPOS, G. H. B . ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO ONLINE NA PERSPECTIVA DISCENTE: UM ESTUDO DE CASO COM O USO DO SOFTWARE ALCESTE. Boletim Técnico do SENAC, v. 41, p. 7-23, 2015.

5.
CAMPOS, G. H. B2013CAMPOS, G. H. B ; ZIVIANI, C. ; SILVA, E. C. ; ROQUE, G. O. . Díade mediador-aluno: Relações de cooperação. Tecnologia, Sociedade e Conhecimento, v. 1, p. 57-79, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, EUNICE; ZACHARIAS, J. ; MELO, KEITE SILVA ; ROQUE, G. O. ; CAMPOS, GILDA HELENA BERNADINO . CONSTRUINDO A MEDIAÇÃO A PARTIR DO CONCEITO DE ENTENDIMENTO MÚTUO EM HABERMAS. In: Neuza Pedro; Ana Pedro; João Filipe Matos; João Piedade; Magda Fonte. (Org.). Digital Technologies & Future School. 1ed.Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016, v. 1, p. 937-951.

2.
SILVA, E. C.; SANTOS, E. . Da Tutoria Reativa à Docencia Online: um caminho formativo. In: LINHARES, Ronaldo Nunes;FERREIRA, Simone Lucena. (Org.). Educação a distância e as tecnologias da inteligência: novos percursos de formação e aprendizagem. Educação a distância e as tecnologias da inteligência: novos percursos de formação e aprendizagem. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2011, v. v 1, p. 37-58.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. C.; SILVA, A.V.M ; MELO, K.S. . POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E TECNOLOGIAS.. In: IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017, RIO DE JANEIRO. Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, 2017.

2.
SILVA, E. C.; MELO, K.S. . O currículo e a cultura digital: algumas contribuições de Giroux e Young. In: SLIS -Simposio Latinoamericano de Informática y Sociedad (CLEI)/ STS - Simposio Argentino sobre Tecnología y Sociedad (JAIIO), 2017, Córdoba. Contribuciones STS 2017., 2017. p. 38-43.

3.
SILVA, E. C.; ZACHARIAS, J. ; MELO, K.S. ; ROQUE, G. O. ; CAMPOS, G. H. B . Construindo Mediação a partir do entendimento mútuo em Habermas. In: IV Congresso de TIC e Educação, 2016, Lisboa. Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro, 2016.

4.
SILVA, E. C.; MELO, K.S. ; CAMPOS, G. H. B . AFETIVIDADE E MOTIVAÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA IVIDADE E MOTIVAÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. In: SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância,, 2016, São Paulo. SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância,, 2016.

5.
SILVA, E. C.; CAMPOS, G. H. B . Mediação Pedagógica na Educação a Distância: a concepção dos cursistas. In: VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013.

6.
SILVA, E. C.; CAMPOS, G. H. B . PERSPECTIVAS DOS ALUNOS SOBRE A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UM ESTUDO. In: Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere., 2013, Braga. ATAS DA VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 2013.

7.
SILVA, E. C.. Perspectivas dos alunos sobre a mediação pedagógica na modalidade a distância: um estudo de caso. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MEIOS, ATORES E PROCESSOS, 2013, BELO HORIZONTE. V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MEIOS, ATORES E PROCESSOS. BELO HORIZONTE: CAED-UFMG, 2013.

8.
SILVA, E. C.. PERSPECTIVAS DE PROFESSORES-ALUNOS SOBRE A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO. In: III Congresso Internacional TIC e Educação, 2012, Lisboa. Atas do III Congresso Internacional TIC e Educação, 2012. p. 3631-3642.

9.
SILVA, E. C.. Oficinas formativas para a plataforma CEDERJ: contribuições para a prática dos professores-tutores.. In: IV Seminário Internacional as Redes Educativas e as Tecnologias: praticas/teorias sociais na contemporaneidade., 2011, Rio de Janeiro. IV Seminário Internacional as Redes Educativas e as Tecnologias: praticas/teorias sociais na contemporaneidade., 2011.

10.
SILVA, E. C.; SANTOS, E. . Da tutoria reativa à docência online: um caminho formativo. In: I Simpósio Regional de Educação/Comunicação - EAD e as Tecnologias da Inteligencia: Novo percurso de Formação e Aprendizagem, 2010, Aracaju. Sistemas de Educação a Distancia, 2010.

11.
SILVA, E. C.. A educação em rede e suas mediações tecnológicas: refletindo os saberes compartilhados. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL: AS REDES DE CONHECIMENTO E AS TECNOLOGIAS os outros como legítimo OUTRO, 2009, RIO DE JANEIRO. V SEMINÁRIO INTERNACIONAL: AS REDES DE CONHECIMENTO E AS TECNOLOGIAS os outros como legítimo OUTRO, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, E. C.; MELO, K.S. ; CAMPOS, G. H. B . Afetividade e motivação na docência online: um estudo de caso. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN A DISTANCIA, 2018.

2.
SILVA, E. C.; BORGES, A. D. B. . Limites e Desafios na Formação de Professores: as possibilidades de uma Educação em Rede mediada po Tecnologias. Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação, 2009.

3.
SILVA, E. C.. Educação Aberta e a Distância: um espaço propício a Construção Coletiva do conhecimento. Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. C.; MELO, KEITE ; CAMPOS, G. H. B ; ROQUE, G. O. ; ZACHARIAS, J. . Construindo Mediação a partir do entendimento mútuo em Habermas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, E. C.; MELO, K.S. ; CAMPOS, G. H. B . AFETIVIDADE E MOTIVAÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, E. C.. A EDUCAÇÃO EM REDE E AS MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS: REFLETINDO OS SABERES COMPARTILHADOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, E. C.; BORGES, A. D. B. . Educação em rede e mediações tecnológicas: limites e desafios, mudanças e permanências nos cursos de Formação de Professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, E. C.; FARIAS, L. B. S. ; SILVA, A. C. F. . ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: UM ESPAÇO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Internacional TIC e Educação. Construindo Mediação a partir do entendimento mútuo em Habermas. 2016. (Congresso).

2.
Seminário Internacional de Educação a Distância da Faculdade de Educação da Unicamp: Educação Superior por meio das tecnologias educacionais na Cultura Digital. 2016. (Seminário).

3.
II Seminário Web Currículo PUC-SP.Redes Sociais na Internet: Notas sobre o NIng.. 2010. (Seminário).

4.
7° Fórum Universitário Pearson. 2009. (Outra).

5.
7º E-TIC. 2009. (Encontro).

6.
I SEMINÁRIO PERSPECTIVA DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. 2009. (Seminário).

7.
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES DE CONHECIMENTO E SUAS TECNOLOGIAS: os outros como legítimo OUTRO. 2009. (Seminário).

8.
FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO. 2008. (Outra).

9.
I SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS FOCADAS NA HUMANIZAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO: DIVERSIDADE, EXERCÍCIO DA CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL. 2008. (Seminário).

10.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: DIVERSOS SABERES, DIVERSOS CAMINHOS. 2007. (Seminário).

11.
SEMANA DE EDUCAÇÃO DA UERJ. 2007. (Encontro).

12.
XI SEMINÁRIO DE PSICOPEDAGOGIA: Psicopedagogia e Desafios do Conhecimento. 2007. (Seminário).

13.
Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia. 2006. (Encontro).

14.
Educação para Justiça. 2006. (Outra).

15.
I Seminário Internacional Direitos Humanos Violência e Pobreza. 2006. (Seminário).

16.
Macunaíma: Ministro da Cultura do Brasi - Mario de Andrade e as Primeiras Políticas Culturaisl. 2006. (Seminário).

17.
Política Públicas para a Mulher. 2006. (Seminário).

18.
X Seminário de Psicopedagogia: Questões Contemporâneas no Estudo do Desenvolvimento Humano. 2006. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Aparecida Sodré. Reflexões sobre a afetividade no processo de ensino e aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Eunice de Castro e Silva.

2.
Elaine Santos. Mediação e Desenvolvimento Pedagógico na Educação Inclusiva na perspectiva Vygotskyana.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Eunice de Castro e Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, E. C.;CASTRO, EUNICE2015SILVA, E. C.; CAMPOS, G. H. B . ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO ONLINE NA PERSPECTIVA DISCENTE: UM ESTUDO DE CASO COM O USO DO SOFTWARE ALCESTE. Boletim Técnico do SENAC, v. 41, p. 7-23, 2015.

2.
SILVA, E. C.2018SILVA, E. C.; MELO, K.S. . CULTURA DIGITAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO À LUZ DO CONCEITO ?CONHECIMENTO PODEROSO? DE YOUNG1. ARTEFACTUM - Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, v. 16, p. 62, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. C.; MELO, KEITE ; CAMPOS, G. H. B ; ROQUE, G. O. ; ZACHARIAS, J. . Construindo Mediação a partir do entendimento mútuo em Habermas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, E. C.; MELO, K.S. ; CAMPOS, G. H. B . AFETIVIDADE E MOTIVAÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Outras informações relevantes


Aprovada em 1º lugar na Universidade Estadual do Norte Fluminense para o cargo Técnico em Ensino Pesquisa e Extensão - Educação
Aprovada em 3º lugar na Universidade Federal do Rio de Janeiro como Técnico em Assuntos Educacionais.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 21:20:38