Cecilia Antakly de Mello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3687624698570009
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Cecília Antakly de Mello é professora no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo e vice-diretora do Cinusp Paulo Emílio. Foi Jovem Pesquisadora FAPESP junto ao Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp - Campus Guarulhos, com o projeto 'Intermidialidade, Estética e Política no Cinema Chinês de Jia Zhangke' (2012-2015). Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Produção de Cinema e Televisão (Film and Television Production) pela Universidade de Bristol, Reino Unido (1998), sob orientação da Prof. Sarah Street, e doutorado em Cinema (Film Studies) pela Universidade de Londres, Reino Unido (2006), sob orientação da Prof. Laura Mulvey e com bolsa de doutorado pleno no exterior da CAPES. De 2008 a 2011 realizou pesquisa de pós-doutorado junto à ECA-USP, com bolsa da FAPESP e supervisão da Profa. Dra. Maria Dora G. Mourão, com o projeto 'Movimento e Espaço Urbano no Cinema Mundial Contemporâneo'. Realizou estágio de pós-doutorado como Visiting Fellow na Taipei National University of the Arts, Taipei, Taiwan (2010 e 2017), no Centre for World Cinemas, Universidade de Leeds, Reino Unido (2011), na Beijing Film Academy, Pequim, China (2013) e na Universidade de Pequim, China (2015). Ministrou aulas como professora convidada na Universidade de Pequim, Universidade de Leeds, Universidade de Londres, Taipei National University of the Arts, Universidade de São Paulo e foi Professora de Montagem no curso de Imagem e Som da UFSCar. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: realismo, cinema e televisão britânicos, cinemas chineses, cinema e cidade, intermidialidade, montagem e teoria do cinema. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cecilia Antakly de Mello
Nome em citações bibliográficas
Mello, Cecília;Cecília Antakly de Mello;Antakly de Mello, Cecília;Cecilia Antakly de Mello;DE MELLO, Cecilia Antakly

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues
Butantã
05508020 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914061


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em Film Studies.
University of London, UL, Inglaterra.
Título: Everyday Voices: The Demotic Impulse in English Post-war Film and Television, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Prof. Laura Mulvey.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cinema; cinema inglês; realismo; televisão inglesa; documentário inglês.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1997 - 1998
Mestrado em Film and Television Production.
University of Bristol, BRISTOL, Inglaterra.
Título: Ealing Comedies and Post-war British Society,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Prof. Sarah Street.
Palavras-chave: cinema inglês; comédia.
1992 - 1996
Graduação em Direito.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2017
Pós-Doutorado.
Taipei National University of the Arts, TNUA, Formosa.
Bolsista do(a): Taiwan Ministry of Foreign Affairs, MOFA, Formosa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Formação Complementar


2005 - 2005
Extensão universitária em Fundamentals of Teaching Programme. (Carga horária: 104h).
Birkbeck College - University of London, BBK, Grã-Bretanha.
1999 - 1999
Nancy II. (Carga horária: 240h).
Alliance Française, AF, Brasil.
1996 - 1996
Nancy I. (Carga horária: 240h).
Alliance Française, AF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: estagiária - Cinusp, Enquadramento Funcional: estagiário


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Revista Ícaro, RMC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: secretária de redação
Outras informações
Atividades Jornalísticas



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Os Modos Operísticos do Cinema Chinês: Formas e Funções da Civilização Imaginada
Descrição: A pesquisa proposta é dedicada a uma reflexão sobre as noções de distanciamento e identificação espectatorial a partir do estudo dos modos operísticos do cinema da China continental. Desde o primeiro filme realizado em Pequim em 1905 até a obra do diretor contemporâneo de maior relevo no país, Jia Zhangke, o cinema chinês vem demonstrando uma afinidade particular com a ópera chinesa, em seus diversos estilos. Para essa investigação, serão analisados dez exemplos dessa interação, sob o ponto de vista histórico, estético e político, partindo do primeiro cinema chinês, passando pela produção dos anos 1930 e 1940, pelos primeiros 17 anos da República Popular da China (1949-1965), pelas óperas-modelo da Revolução Cultural (1966-76) e chegando finalmente ao cinema contemporâneo da Quinta e Sexta Gerações, com ênfase nos filmes Adeus minha concubina (霸王别姬Bawang Bie Ji, Chen Kaige, 1993) e Um toque de pecado (天注定Tian Zhuding, Jia Zhangke, 2013). A intenção será, em um primeiro momento, investigar de que modo a presença da ópera no cinema chinês provoca, no lugar de distanciamento, uma forma de identificação espectatorial privilegiada. Para isso, será necessário reverter a fórmula brechtiana inspirada em parte nas performances operísticas de Mei Lanfang, e que tende a enxergar no antinaturalismo desta forma de arte uma marca de reflexividade. Em seguida, a pesquisa busca expandir a reflexão para sugerir que essas obras provocam um tipo de identificação tanto psicológica/individual quanto coletiva, funcionando assim, justamente por sua impureza, como alegorias não de uma nação, mas sim de uma civilização imaginada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Intermidialidade, Estética e Política no Cinema Chinês de Jia Zhangke
Descrição: A Bolsa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes - Fapesp (2012-2015) tem por objetivo a criação de uma nova linha de pesquisa na UNIFESP Campus Guarulhos, dedicada ao desenvolvimento e à aplicação de um conceito original de intermidialidade cinematográfica a partir da obra do diretor chinês Jia Zhangke. Jia é considerado o maior expoente da 'sexta geração' do cinema chinês, também conhecida como a ?geração urbana? por seu enfoque na vida e na paisagem das cidades de seu país. Gostaria de sugerir que sua obra procura responder à nova conjuntura histórico-social da China através de uma estética original, que nasce do problema da intermidialidade, aliado a um impulso autoral e realista. Isso significa que, por um lado, seu cinema se define pela crença de cunho baziniano na vocação natural da arte cinematográfica pelo realismo, o que transforma sua câmera em uma fonte de poder. Por outro lado, esse enlace com o real ocorre também através de recursos estéticos encontrados em outras tradições artísticas chinesas, tais como a pintura e a arquitetura. A pesquisa investigará então de que modo os termos intermidialidade ? que aponta para o entrecruzamento do cinema com as outras artes ? e realismo e autoria ? normalmente associados à sua especificidade ? se misturam no cinema de Jia Zhangke..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cecilia Antakly de Mello - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 2
2008 - 2011
Movimento e Espaços Urbanos no Cinema Mundial Contemporâneo
Descrição: Esta pesquisa de pós-doutorado, financiada pela FAPESP, tem como objetivo investigar a relação entre cinema e espaços urbanos a partir de quatro grupos de filmes realizados nos últimos 20 anos em cidades reais. O principal intuito do trabalho é, por um lado, a geração de um modelo original para o estudo da relação entre o cinema e a cidade, fruto de uma abordagem comparativa que une cidades e cinemas distantes em uma nova geografia. Além disso, a pesquisa está fundada na noção do cinema como uma arte essencialmente espacial, parente da arquitetura, através do qual o espectador viaja e sente (Bruno, 2002). Os quatro aspectos desta relação entre o cinema e o espaço urbano no cinema mundial contemporâneo tratam do movimento interno do filme através da cidade. A primeira parte aborda filmes estruturados no movimento a pé, de motocicleta ou de carro de seus protagonistas pelas ruas da cidade. Em seguida, o movimento ocorre de uma cidade para a outra, suscitando questões sobre tempo e espaço, identidade e memória. A terceira parte trata do movimento da própria cidade, vista como um espaço instável e efêmero. Por fim, os movimentos diários da cidade, espiados por câmeras de segurança, estruturam os filmes da quarta parte do projeto. Assim, a pesquisa se inspira na justaposição e na conectividade essenciais ao espaço ao sobrepor diferentes filmes e diferentes cidades em seu modelo de análise..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Laika


Revisor de projeto de fomento


2018 - 2018
Agência de fomento: The Rockefeller Foundation
2009 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Chinês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Taiwan Fellowship, Ministry of Foreign Affairs - Centre for Chinese Studies - Taiwan.
2016
Programa USP-Santander Novos Docentes-Novas Parcerias Internacionais, AUCANI - USP.
2011
Visiting Fellow, Centre for World Cinemas, University of Leeds.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1Mello, Cecília2016Mello, Cecília. Art and Reality in The Arbor (2010). Acta Universitatis Sapientiae, Film and Media Studies, v. 12, p. 115-128, 2016.

2.
10Mello, Cecília2015Mello, Cecília. Na Garupa da Cidade: Os 12 trabalhos e Bicicletas de Pequim. Revista Passagens, v. 5, p. 75-102, 2015.

3.
8Mello, Cecília2015Mello, Cecília. Fábrica e Cidade: Memória e História em ?24 CITY? de Jia Zhangke. Revista Leste Vermelho, v. 1, p. 151-164, 2015.

4.
3Mello, Cecília2015Mello, Cecília. ?转瞬即逝景观?: 贾樟柯电影的空间研究 (?zhuan shun ji shi de jingguan: jia zhangke dianying de kongjian yanjiu). Creation and Criticism 创作与评论, v. 11/2015, p. 119-128, 2015.

5.
2Mello, Cecília2015Mello, Cecília. De Terra amarela a Em busca da vida: pintura, filosofia e a China pós-socialista. Revista Nava: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens Instituto de Artes e Design, UFJF, v. 1, p. 84-107, 2015.

6.
4Mello, Cecília2015Mello, Cecília. De dia Deng Xiaoping, de noite Deng Lijun: música e memória em Plataforma. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v. 42, p. 146, 2015.

7.
5Mello, Cecília2014Mello, Cecília. Space and Intermediality in Jia Zhang-ke?s Still Life. ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO, v. 1, p. 274-291, 2014.

8.
6Mello, Cecília2014Mello, Cecília. Thoughts on cinema: An Interview with Jia Zhang-ke. ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO, v. 1, p. 344-356, 2014.

9.
11Mello, Cecília2013Mello, Cecília. ?Permanência e Desaparecimento: A Cidade e o Cinema de Tsai Ming-liang?. REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 2, p. 263-281, 2013.

10.
9Mello, Cecília2013Mello, Cecília. ?Entrevista com Tsai Ming-liang?. REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 2, p. 283-295, 2013.

11.
7Mello, Cecília2013Mello, Cecília. Urban encounters: Stasis, movement, editing and memory in contemporary cinema. Ilha do Desterro, v. 0, p. 107, 2013.

12.
12Mello, Cecília2011Mello, Cecília. An-danças Urbanas em Xiao Wu e Na Cidade de Sílvia. Revista Eco-Pós (Online), v. 14, p. 142-161, 2011.

13.
14Mello, Cecília2009Mello, Cecília; Gilberto Sobrinho . Entrevista com Lúcia Nagib. Conexão (UCS), v. 8, p. 213-225, 2009.

14.
13Mello, Cecília2008Mello, Cecília. Free Cinema: o elogio do homem comum. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v. 35, p. 59, 2008.

15.
17Sônia W. Maluf2005Sônia W. Maluf ; Mello, Cecília ; Vanessa Pedro . Políticas do olhar: feminismo e cinema em Laura Mulvey. Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso), v. 13, p. 343-350, 2005.

16.
15Sônia W. Maluf2005Sônia W. Maluf ; Mello, Cecília ; Vanessa Pedro . Entrevista com Laura Mulvey. Revista Estudos Feministas, v. 13, p. 351-362, 2005.

17.
16Mello, Cecília2003Mello, Cecília. Open Arms and Crowded Rooms. Framework, v. 44, p. 142-144, 2003.

18.
18Mello, Cecília1994Mello, Cecília; Gilberto Bercovici . Bósnia-Herzegóvina: uma análise geopolítica. Revista da Faculdade de Direito (USP), v. 89, p. 271-284, 1994.

19.
19Mello, Cecília1993Mello, Cecília. Anacronismo do Direito. Pensando o Brasil, v. 3, p. 14-15, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Maria Dora Mourão (Org.) ; SEMERDJIEV, S. (Org.) ; Mello, Cecília (Org.) ; TAYLOR, A. (Org.) . The 21st Century Film, TV and Media School: Challenges, Clashes, Changes. 1. ed. Sofia: Cilect, 2016. 476p .

2.
Mello, Cecília. Realismo Fantasmagórico. 1. ed. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP, 2015. 328p .

3.
Lúcia Nagib (Org.) ; Mello, Cecília (Org.) . Realism and the Audiovisual Media. 1. ed. Londres: Palgrave Macmillan, 2009. 257p .

Capítulos de livros publicados
1.
Mello, Cecília. Último Trem para Casa, de Lixin Fan. In: Henri Arraes Gervaiseau; Marcius Freire; Paola Prestes Penney. (Org.). Documentário: Território Expandido. 1ed.Bragança Paulista: Margem da Palavra, 2018, v. 1, p. 81-86.

2.
Mello, Cecília. ?Taiwan Cinema Across the Globe: A Brazilian Perspective?. In: Chiu Kuei-fen; Ming-Yeh Rawnsley; Gary Rawnsley. (Org.). Taiwan Cinema, International Reception and Social Change. 1ed.Abingdon, Oxon and New York: Routledge, 2017, v. , p. 11-24.

3.
Mello, Cecília; Maria Dora Mourão ; SEMERDJIEV, S. ; TAYLOR, A. . Introduction. In: Maria Dora Mourão; Stanislav Semerdjiev; Cecília Mello; Alan Taylor.. (Org.). The 21st Century Film, TV and Media School: Challenges, Clashes, Changes. 1ed.Sofia: Cilect, 2016, v. 1, p. 6-12.

4.
Gilberto Sobrinho ; Mello, Cecília . O filme-ensaio e a voz política na Grã-Bretanha. In: Francisco Elinaldo Teixeira. (Org.). O Ensaio no Cinema: Formação de um Quarto Domínio das Imagens na Cultura Audiovisual Contemporânea. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2015, v. , p. 201-225.

5.
Mello, Cecília. Família no Cinema. In: Caetano Lagrasta Neto; José Fernando Simão. (Org.). Dicionário de Direito de Família. 1ed.São Paulo: Atlas, 2015, v. 1, p. 406-409.

6.
Mello, Cecília. If These Walls Could Speak: from Slowness to Stillness in the Cinema of Jia Zhangke. In: Tiago de Luca; Nuno Barradas Jorge. (Org.). Slow Cinema. 1ed.Edinburgh: Edinburgh University Press, 2015, v. 1, p. 137-152.

7.
Mello, Cecília. Arquitetura, Arqueologia e Memória no Cinema de Jia Zhangke. In: Alessandra Soares Brandao; Ramayana Lira de Sousa. (Org.). A Sobrevivência das Imagens. 1ed.Campinas: Papirus Editora, 2015, v. 1, p. 100-.

8.
Mello, Cecília. O cinema contemporâneo do leste asiático: da ontologia e seus fantasmas. In: Mello, Cecília. (Org.). Realismo Fantasmagórico. 1ed.São Paulo: Pró-Reitoria de Cultural e Extensão Universitária, 2015, v. , p. 15-33.

9.
Mello, Cecília. Realismo e Intermidialidade no Cinema de Jia Zhangke. In: Mariana Kaufman; Jo Serfaty. (Org.). Jia Zhangke, A Cidade em Quadro. 1ed.Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2014, v. , p. 52-63.

10.
Mello, Cecília. Os ensaios em Super-8 de Derek Jarman. In: Alessandra Castañeda; Raphael Fonseca; Victor Dias. (Org.). Derek Jarman - Cinema é liberdade. 1ed.Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2014, v. , p. 94-99.

11.
Mello, Cecília. De longe, de perto: a tatilidade do olhar em Pelo Malo. In: Daniela Gillone. (Org.). Cinema da América Latina. 1ed.São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2014, v. , p. 113-123.

12.
Mello, Cecília. A Arquitetura de Jardins Chinesa. In: Jean-Michel Frodon; Walter Salles. (Org.). O Mundo de Jia Zhangke. 1ed.São Paulo: Cosac Naify, 2014, v. , p. 299-317.

13.
Mello, Cecília. Montagem, metáfora e poesia: Eisenstein e o ideograma. In: Adilson Mendes. (Org.). Eisenstein/Brasil. 1ed.São Paulo: Azougue Editorial, 2014, v. , p. 155-161.

14.
Mello, Cecília. ?Jia Zhangke?s Cinema and Chinese Garden Architecture?. In: Lúcia Nagib e Anne Jerslev. (Org.). Impure Cinema: Intermedial and Intercultural Approaches to Film. 1ed.Londres: I.B. Tauris, 2013, v. , p. 183-202.

15.
Mello, Cecília. ?O grande momento?, ?A dama do Cine Shanghai?, ?Antônia?, ?Os 12 trabalhos?, ?Plastic City?. In: Louis Bayman and Natalia Pinazza. (Org.). World Film Locations: São Paulo. 1ed.Bristol: Intellect, 2013, v. , p. 14-.

16.
FERREIRA, C. O. ; Mello, Cecília . Literary Adaptation. In: Louis Bayman and Natalia Pinazza. (Org.). Directory of World Cinema: Brazil. 1ed.Bristol: Intellect, 2013, v. , p. 1-.

17.
Mello, Cecília. O Mundo, de Jia Zhang-ke. In: Stephanie Dennison. (Org.). World cinema: As novas cartografias do cinema mundial. 1ed.Campinas: Papirus Editora, 2013, v. , p. 100-.

18.
Mello, Cecília. Um conto de duas cidades. In: Alessandra S. Brandão; Anelise R. Corseuil; Ramayana Lira. (Org.). Cinema, Globalização, Transculturalidade. 1ed.Blumenau: Nova Letra, 2013, v. , p. 119-135.

19.
Mello, Cecília. A Rebeldia Atemporal de If..... In: Frederico Machado. (Org.). Os Filmes que Sonhamos - Volume 1. São Luis: Lume Filmes, 2011, v. , p. -.

20.
Mello, Cecília. I don't owe you anything: The Smiths and kitchen-sink cinema. In: Sean Campbell and Colin Coulter. (Org.). Why Pamper Life's Complexities: Essays on The Smiths. 1ed.Manchester: University of Manchester Press, 2010, v. , p. 135-155.

21.
Mello, Cecília. 'Up the Junction: Ken Loach and TV Realism'. In: Lúcia Nagib, Cecília Mello. (Org.). Realism and the Audiovisual Media. 1ed.Londres: Palgrave Macmillan, 2009, v. , p. 175-190.

22.
Lúcia Nagib ; Mello, Cecília . Introduction. In: Nagib, Lúcia; Mello, Cecília. (Org.). Realism and the Audiovisual Media. Londres: Palgrave Macmillan, 2009, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Mello, Cecília. The Poetics of Tsai Ming-liang. Taiwan Insight, Nottingham, UK, 19 out. 2018.

2.
Mello, Cecília. O Cinema de Jia Zhangke 一个巴西学者眼中的贾樟柯电影. Revista Fanzine, China/Portugal, p. 32 - 35, 01 maio 2016.

3.
Mello, Cecília. A dialética do realismo no cinema chinês contemporâneo. Mostra de Cinema Chinês 2015, São Paulo - CineSesc, p. 8 - 11, 01 out. 2015.

4.
Mello, Cecília. O Cinema Chinês Contemporâneo. Instituto Confúcio, São Paulo, p. 8 - 11, 01 set. 2015.

5.
Mello, Cecília; CAMPOS, L. S. . O Cinema de Jia Zhangke. Instituto Confúcio, São Paulo, p. 50 - 55, 01 nov. 2014.

6.
Mello, Cecília. The Mystery of Taiwan Cinema. EATS News The Newsletter of the European Association of Taiwan Studies, Londres, Inglaterra, p. 16 - 17, 31 jul. 2014.

7.
Mello, Cecília. Journeying through Brazilian Cinema: Suggestions for an Exploratory Map. 12th Taipei International Film Festival 2010 Catalogue, Taipei, Taiwan (Formosa), 05 jun. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Mello, Cecília. Arquitetura, arqueologia e memória no cinema de Jia Zhang-ke. In: XVII ENCONTRO SOCINE A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS, 2014, Florianópolis. ANAIS DE TEXTOS COMPLETOS XVII ENCONTRO SOCINE A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS. São Paulo: Socine, 2013. v. 1. p. 754-764.

2.
Mello, Cecília. Cinema, espaço e intermidialidade em Em busca da vida de Jia Zhangke. In: Oriente-se: Ampliando Fronteiras, 2014, São Paulo. Anais do Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental - Oriente-se: Ampliando Fronteiras. São Paulo: Editora da Unifesp, 2014. v. 1. p. 323-337.

3.
Mello, Cecília. Cinema, Space and Intermediality in Jia Zhang-ke?s Still Life. In: The Asian Conference on Arts and Cultures, 2013, Bangkok. The Asian Conference on Arts and Cultures Proceedings, 2013.

4.
Mello, Cecília. Autoria, descoberta do ?eu? e a música pop nos filmes de Jia Zhang-ke. In: XVI Estudos de Cinema e Audiovisual Socine, 2012, São Paulo. XVI Estudos de Cinema e Audiovisual Socine ? Anais de Textos completos, 2012. p. 42-50.

5.
Mello, Cecília. A Tale of Two Cities: Time, Space, Memory, Identity. In: Urban Mediations: Necs 2010 Conference, 2010, Istambul. Urban Mediations: Necs 2010 Conference Papers, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Mello, Cecília. Landscape Painting, Chinese Philosophy and the Cinema of Jia Zhangke. In: Film-Philosophy Conference 2014: A World of Cinemas, 2014, Glasgow. Film-Philosophy Conference 2014: A World of Cinemas, 2014. v. 1.

2.
Mello, Cecília. Cinema, espaço e intermidialidade em Em busca da vida de Jia Zhangke. In: Oriente-se: Ampliando Fronteiras, 2014, São Paulo. Oriente-se: Ampliando Fronteiras, 2014.

3.
Mello, Cecília. Cinema, Space and Intermediality in Jia Zhang-ke?s Still Life. In: The Asian Conference on Arts and Cultures, 2013, Bangkok. The Asian Conference on Arts and Cultures Abstracts, 2013. p. 52.

4.
Mello, Cecília. Arquitetura, arqueologia e memória no cinema de Jia Zhang-ke. In: XVII Encontro SOCINE, 2013, Florianópolis. XVII Encontro SOCINE - Caderno de Resumos, 2013. p. 31.

5.
Mello, Cecília. Autoria, descoberta do ?eu? e a música pop nos filmes de Jia Zhang-ke. In: 16º Encontro SOCINE, 2012, São Paulo. 16º Encontro SOCINE - Caderno de Resumos, 2012. p. 45.

6.
Mello, Cecília. São Paulo e a Viagem do Olhar: O Corpo da Cidade no Cinema. In: 1a Semana de Pesquisa da ECA-USP, 2010, São Paulo. 1a Semana de Pesquisa da ECA-USP, 2009.

7.
Mello, Cecília. Cinema, City and the Ephemeral in Tsai Ming-liang's The Skywalk is Gone, Goodbye, Dragon Inn and It's A Dream. In: Tsai Study Day, 2010, Leeds. Tsai Study Day - Abstracts, 2010. p. 2.

8.
Mello, Cecília. Cinema and Architecture: moving through ephemeral spaces in Jia Zhang-ke?s Still Life and 24 City. In: Impure Cinema Conference, 2010, Leeds. Impure Cinema Conference - Abstracts, 2010. p. 24.

9.
Mello, Cecília. Transnacionalidade em Terra Estrangeira, Contra a Parede, Que Horas São Aí? e Import/Export. In: 14º Encontro SOCINE, 2010, Recife. 14º Encontro SOCINE - Caderno de Resumos, 2010. p. 42.

10.
Mello, Cecília. Os Ensaios em Super 8 de Derek Jarman. In: 13º Encontro SOCINE, 2009, São Paulo. 13º Encontro SOCINE - Caderno de Resumos, 2009. p. 36.

11.
Mello, Cecília. Os Spiv Films do Pós-guerra inglês. In: XII Encontro Internacional Socine, 2008, Brasília. Caderno Resumos XII Encontro Internacional Socine, 2008.

12.
Mello, Cecília. Ken Loach's Up the Junction. In: REALISM AND THE AUDIOVISUAL MEDIA, 2007, LEEDS. Conference Realism and the Audiovisual Media, 2007.

13.
Mello, Cecília. Os Documentários do Free Cinema. In: XI ENCONTRO INTERNACIONAL SOCINE, 2007, Rio de Janeiro. XI ENCONTRO INTERNACIONAL SOCINE, 2007.

14.
Mello, Cecília. I Don?t Owe You a Thing: The Smiths and the British New Wave. In: Why Pamper Life?s Complexities: A Symposium on The Smiths, 2005, Manchester. Why Pamper Life?s Complexities: A Symposium on The Smiths, 2005. p. 25.

Artigos aceitos para publicação
1.
Mello, Cecília. As mulheres de Jia Zhangke: Entrevista com Zhao Tao. Revista de Estudos Orientais, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
Mello, Cecília. Brazilian Cinema: From Cinema Novo to Contemporary Trends. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Mello, Cecília. Observational realism and long duration in Wang Bing?s Crude Oil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Mello, Cecília. Realismo, desconfiança epistemológica e o colapso do espaço. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Mello, Cecília. Os Terroristas de Edward Yang. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Mello, Cecília. A montagem operística de King Hu. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Mello, Cecília. O cinema contemporâneo do leste asiático: da ontologia e seus fantasmas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Mello, Cecília. De Terra amarela a Em busca da vida: Pintura, filosofia e a China pós-socialista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Mello, Cecília. Transnational Journeys and Urban Encounters in Head-On and Import/Export. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Mello, Cecília. As óperas-modelo do cinema chinês: uma revolução cultural nas artes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
Mello, Cecília. A Longa Duração em Petróleo Bruto, de Wang Bing. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Mello, Cecília. Operatic Modes in Chinese Cinema: Forms and Functions of the Imagined Civilization. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Mello, Cecília. Dong: Jia Zhangke and Liu Xiaodong. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Mello, Cecília. 贾樟柯电影的姿势与静物. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Mello, Cecília. Burning Slowly: O Cinema de Derek Jarman. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Mello, Cecília. Peking Opera and Model Operas in Chen Kaige?s Farewell My Concubine. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Mello, Cecília. Realism and Intermediality in The Arbor, 24 City and Jogo de Cena. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Mello, Cecília. Qual Cinema Chinês? A Quinta e a Sexta Geração.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Mello, Cecília; Henri Gervaiseau ; MACHADO JUNIOR, R. L. R. ; HARDMAN, F. F. ; ROCHA, F. S. . Da Fábrica 420 à Cidade 24: Intermidialidade, Memória e História em 24 City. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
Mello, Cecília. Último Trem para Casa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Mello, Cecília. Breve história do cinema chinês. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
Mello, Cecília. Architecture, Archeology and Memory in the Cinema of Jia Zhangke. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
Mello, Cecília. Intermidialidade, Estética e Política no Cinema Chinês de Jia Zhangke. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
Mello, Cecília. Poses, still lifes and ruinations in the cinema of Jia Zhangke. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
Mello, Cecília. De Vivre sa vie a Up the Junction: ecos de Godard no jovem Loach. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
Mello, Cecília. Fantasmas de Taipei, Kuala Lumpur e Nabua. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
Mello, Cecília. A dialética do realismo no cinema chinês contemporâneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
Mello, Cecília. Cinema, espaço e intermidialidade em Em busca da vida de Jia Zhangke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
Mello, Cecília. Landscape Painting, Chinese Philosophy and the Cinema of Jia Zhangke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
Mello, Cecília. O cinema paulista em três tempos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
Mello, Cecília. O Cinema do Leste Asiático e a Pintura em Rolo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
Mello, Cecília. Se essas paredes falassem: arquitetura e memória no cinema de Jia Zhangke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
Mello, Cecília. Realismo e Intermidialidade no Cinema de Jia Zhangke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
Mello, Cecília. Brazilian Cinema: From Cinema Novo to Contemporary Trends. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
Mello, Cecília. De perto, de longe: a tatilidade do ohar em Pelo Malo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
Mello, Cecília. Montagem, Metáfora e Poesia: Eisenstein e o Ideograma. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
Mello, Cecília. Poesia e História no Cinema de Jia Zhangke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
Mello, Cecília. Escuta, Encenação e o Problema do Real. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
Mello, Cecília. Cinema, Space and Intermediality in Jia Zhang-ke?s Still Life. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
Mello, Cecília. O mundo de Jia Zhang-ke. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
Mello, Cecília. Arquitetura, arqueologia e memória no cinema de Jia Zhang-ke. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
Mello, Cecília. Intermidialidade no Cinema Chinês de Jia Zhang-ke. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
Mello, Cecília. Intermedial Memories in the Cinema of Jia Zhang-ke. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
Mello, Cecília. World Cinema, Cinema Mundial e as Trajetórias Urbanas do Cinema Contemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
Mello, Cecília. Autoria, a descoberta do ?eu? e a música pop nos filmes de Jia Zhang-ke. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
Mello, Cecília. Movement and Urban Spaces in Contemporary World Cinema. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
Mello, Cecília. Movimento e Espaços Urbanos no Cinema Contemporâneo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

47.
Mello, Cecília. O Banheiro do Papa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
Mello, Cecília. O Mundo de Jia Zhang-ke. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

49.
Mello, Cecília. Brazilian Cinema: From Cinema Novo to Contemporary Trends. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
Mello, Cecília. British Cinema and the Social Realist Tradition. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
Mello, Cecília. A Tale of Two Cities: Time, Space, Memory, Identity. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

52.
Mello, Cecília. O impulso demótico na literatura e no cinema inglês do pós-guerra. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

53.
Mello, Cecília. Transnacionalidade em Terra Estrangeira, Contra a Parede, Que Horas São Aí? e Import/Export. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

54.
Mello, Cecília. Cinema, City and the Ephemeral in Tsai Ming-liang's The Skywalk is Gone, Goodbye, Dragon Inn and It's A Dream. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
Mello, Cecília. Long Promenades through a Cinematic Cityscape: Jia Zhang-ke's Cinema and Chinese Garden Architecture. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
Mello, Cecília. Woman and the Urban Landscape in A Taste of Honey, Up the Junction and Antônia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

57.
Mello, Cecília. The Body of the City within the British Social Realist Tradition. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

58.
Mello, Cecília. São Paulo e a Viagem do Olhar: O Corpo da Cidade no Cinema. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

59.
Mello, Cecília. Breve História do Cinema Chinês. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
Mello, Cecília. Tendências do Cinema Chinês Contemporâneo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
Mello, Cecília. Os Ensaios em Super 8 de Derek Jarman. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

62.
Mello, Cecília. São Paulo e a Viagem do Olhar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

63.
Mello, Cecília. O Realismo Evasivo dos Spiv Films. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

64.
Mello, Cecília. Os Documentários do Free Cinema. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

65.
Mello, Cecília. Ken Loach's Up the Junction. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

66.
Mello, Cecília. Kitchen-sink Realism. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

67.
Mello, Cecília. I don't owe you a thing: The Smiths and the British New Wave. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

68.
Mello, Cecília. London's Noir Fantastic. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

69.
Mello, Cecília. Carmen Santos: An Icon of Early Brazilian Cinema. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
Mello, Cecília. A Little Victorian Melodrama: A Taste of Honey. Londres: British Film Institute, 2018 (Encarte DVD/Blu-ray Box set).

2.
Ismail Xavier ; DENNISON, S. ; Mello, Cecília ; SMITH, C. . On Cinema. Londres: I.B. Tauris, 2018. (Tradução/Livro).

3.
Mello, Cecília. Os Fantasmas de Nabua, de Apichatpong Weerasethakul. São Paulo: Cinusp - Paço das Artes - USP, 2015 (Livreto - Instalação Artística).

4.
Mello, Cecília. O 'retorno' do 3D:sobre algumas das lógicas e genealogias da imagem no século XXI. São Paulo: Instituto Butantan, 2015. (Tradução/Artigo).

5.
Mello, Cecília. 1.Primórdios do Cinema no Brasil 2.Cinema Novo 3.Primórdios da Televisão no Brasil. São Paulo: Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, 1997 (CD-Rom - Festival Virtual de História e Cultura Brasileira).

6.
Mello, Cecília. Jornalismo no Cinema. Campinas: Editora da Unicamp, 1995 (Catálogo de Mostra de Cinema).

7.
Mello, Cecília. Estereótipo, Realismo e Representação Racial. Campinas: Editora da Unicamp - Revista Imagens, 1995. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Mello, Cecília. Bate-papo com Cecília Mello sobre cinema e diretores da China. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Mello, Cecília. Cecília Mello fala sobre as gerações de diretores de cinema da China e a penetração dos filmes chineses no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Mello, Cecília; ARAUJO, I. . As plataformas de streaming estão matando os filmes clássicos?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
Mello, Cecília. Professora da Universidade de São Paulo, Cecília Mello, divide seu conhecimento e paixão pela sétima arte. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
Mello, Cecília. Professora da Universidade de São Paulo, Cecília Mello, interpreta filmes do diretor chinês Jia Zhangke. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
Mello, Cecília. Tela Urbana. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
Mello, Cecília. Os olhos da China. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Mello, Cecília. mellofapespjp - Intermidialidade, Estética e Política no Cinema Chinês de Jia Zhangke. 2013; Tema: Pesquisa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes - Fapesp. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
Mello, Cecília; BARBA, M. M. ; MELLAO, V. . Panorama do Audiovisual Chinês: Cultura, Sociedade e Mercado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Mello, Cecília. PEKING OPERA AND CINEPHILIC LEGACIES IN KING HU?S TAIWAN CINEMA. 2018. (Relatório de pesquisa).

3.
Mello, Cecília. Intermidialidade, Estética e Política no Cinema Chinês de Jia Zhangke. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
Mello, Cecília. O Cinema de Jia Zhangke. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Mello, Cecília. Oficina de Cinema Chinês e Taiwanês. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Mello, Cecília. Movimento e Espaços Urbanos no Cinema Mundial Contemporâneo. 2010. (Relatório de pesquisa).

7.
Mello, Cecília. São Paulo e a Viagem do Olhar: O Corpo da Cidade no Cinema. 2009. (Relatório de pesquisa).

8.
Mello, Cecília. Estudos de Cinema. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
Cristian Borges ; Mello, Cecília . I've Never Britain. 1998. Filme.

2.
Deborah Williams ; Mello, Cecília . Ward number 6. 1998. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Mello, Cecília. Looking China - Chongqing 2018. 2018 (Documentários).

2.
Mello, Cecília. Paysage Urbain - Une Ville au Brésil. 1999 (Programa de Televisão).

3.
Mello, Cecília. Regeneration Game - Changing Cities. 1999 (Programa de Televisão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OKANO, M.; Mello, Cecília; KUSANO, D. Y.. Participação em banca de Larissa de Lima Lessa. Subversão e Resistência no Japão Pós-Guerra: Os Filmes de Terayama Shuji. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

2.
Gilberto Sobrinho; Mello, Cecília; GUIMARAES, P. M.. Participação em banca de Pedro de Araújo Nogueira Tinen. Espaços e Masculinidades em Nagisa Oshima: Tabu e Furyo. 2018. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
Mello, Cecília; CANEPA, L. L.; MENEZES, P. R. A.. Participação em banca de Fernanda Sales Rocha Santos. Atmosferas do Medo: filmes brasileiros e argentinos do início do século XXI. 2018. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

4.
BARBOSA, A. C. M. M.; Mello, Cecília; CUNHA, E. T.. Participação em banca de Janaína Sant'ana de Andrade. Antropologia em Movimento: Mulheres, Espaço e Deslocamento no Cinema como lugar etnográfico. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências Sociais da EFLCH) - Universidade Federal de São Paulo.

5.
Gilberto Sobrinho; Mello, Cecília; SUPPIA, A. L. P. O.. Participação em banca de Regiane Akemi Ishii. Tóquio no Cinema Contemporâneo - Aproximações. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
Gilberto Sobrinho; RAMOS, F. V. P. A.; Mello, Cecília. Participação em banca de Alexandre Rafael Garcia. Contos Morais e o Cinema de Éric Rohmer. 2014. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
Mello, Cecília; SILVA, M. A.; MACHADO JUNIOR, R. L. R.; SILVA, D. T.; SILVA, M. D. J.. Participação em banca de Tainah Negreiros Oliveira de Souza. A Vida e a Obra de Agnès Varda em As Praias de Agnès. 2018. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

2.
TEIXEIRA, F. E.; Mello, Cecília; Cristian Borges; Gilberto Sobrinho; FARINA, M. M.. Participação em banca de Luiz Carlos Andreghetto. Gestos Pictóricos-Ensaísticos: A Câmera-Pincel de Derek Jarman. 2018. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
Maria Dora Mourão; DEBS, V. F.; Mello, Cecília; Marcus Vinicius Fainer Bastos; SILVA JUNIOR, R. L.. Participação em banca de Sílvia Okumura Hayashi. Fundamentos da Montagem Audiovisual. 2016. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

4.
HAMBURGER, E. I.; Henri Gervaiseau; Mello, Cecília; João Luiz Vieira; Antonio Carlos Amancio da Silva. Participação em banca de Ludmila Ayres Machado. Cidade de Deus: A Construção Imagética da Favela. 2016. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

5.
GARATE, M. V.; Gilberto Sobrinho; PASSOS, A. F. C.; CAMPO, M. B.; Mello, Cecília. Participação em banca de Natalia Christofoletti Barrenha. Ensaios sobre a Cidade no Cinema Argentino Contemporâneo. 2016. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
Cristian Borges; Mello, Cecília; GUIMARAES, P. M.. Participação em banca de João Vitor Resende Leal. Figuras de Transe: O Personagem Cinematográfico entre o Narrativo e o Sensorial. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

2.
MACHADO JUNIOR, R. L. R.; Mello, Cecília; GUIMARAES, P. M.. Participação em banca de Tainah Negreiros Oliveira de Souza. A Vida e a Obra de Agnès Varda, em As Praias de Agnès. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Mello, Cecília; HAMBURGER, E. I.; OKANO, M.. Participação em banca de Alexandre Nakahara. Nippaku - Distopia, realismo e utopia de brasileiros no cinema japonês recente. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

2.
Mello, Cecília; MUNGIOLI, M. C. P.; ANAZ, S. A. L.. Participação em banca de Elena Guerra Altheman. Narrativas Seriadas Complexas na Animação Contemporânea. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

3.
OKANO, M.; Mello, Cecília; BRANDAO, A.. Participação em banca de Cristina Choung Chen. Arte, Imagem e Soft Power na China Contemporânea. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
MARTINS, H.; Mello, Cecília. Participação em banca de Mariana Kaufman. PARA QUE TUDO NÃO SEJA APENAS POEIRA, AINDA. A arte entre o fim do mundo e a multiplicação dos possíveis. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
BARBOSA, A. C. M. M.; Mello, Cecília; SANTIAGO, L.. Participação em banca de Janaína Santana de Andrade. Antropologia em movimento: mulheres, espaço e deslocamento no cinema como lugar etnográfico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Federal de São Paulo.

6.
Mello, Cecília; HAMBURGER, E. I.; CANEPA, L. L.. Participação em banca de Fernanda Sales Rocha Santos. Atmosferas do Medo: realismo e horror em filmes brasileiros e argentinos contemporâneos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

7.
Mello, Cecília; FERREIRA, C. O.; Cristian Borges. Participação em banca de Rodrigo Lorenzetti. A Oralidade no Cinema de Pedro Costa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

8.
FERREIRA, C. O.; Mello, Cecília; ROVAI, M.. Participação em banca de Marco Aurélio Fernández. A Construção do Filme-Ensaio. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

9.
ROSA, A. A.; Mello, Cecília; BAPTISTA, M. A.. Participação em banca de Mayara Fior Oliveira. O Faux Raccord e a Construção do Discurso na Montagem Cinematográfica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

10.
Mello, Cecília. Participação em banca de Daniele Queiroz dos Santos. O HOMEM NA CIDADE: formas de representação do espaço pelo olhar cinematográfico. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

11.
Gilberto Sobrinho; SCHIAVINATTO, I. L. F.; Mello, Cecília. Participação em banca de Regiane Akemi Ishii. Tóquio no Cinema Contemporâneo - Os Deslocamentos na Cidade e o Trabalho da Imaginação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
MACHADO JUNIOR, R. L. R.; Mello, Cecília. Participação em banca de Alexandre Wahrhaftig. Jogo de cena em Cópia Fiel: rumo ao coração da ficção. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Mello, Cecília; Cristian Borges; NUNES, L.. Participação em banca de Raquel Vieira.O Processo de Montagem do Stop Motion Documental Lé com Cré. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

2.
Mello, Cecília; HAMBURGER, E. I.; OLIVEIRA JUNIOR, L. C.. Participação em banca de André Cury.O Processo de Realização de Um Filme Adolescente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

3.
Mello, Cecília; DEBS, V. F.; SENRA, N.. Participação em banca de Gabriela Cóssio Oliveira.Quase Herói e a Montagem na Animação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

4.
Mello, Cecília; HAYASHI, S. O.; ROSA, A. A.. Participação em banca de Flora Pinho Correia.A Fragmentação da Narrativa: A Influência da Estética do Videoclipe na Montagem Cinematográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

5.
Mello, Cecília; YAMAJI, J.; WAHRHAFTIG, A.. Participação em banca de Pedro Nishiyama Guilherme.Mestiços - Experiência de Direção do Curta-Metragem Tempo de Ir, Tempo de Voltar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

6.
HAMBURGER, E. I.; Mello, Cecília; BIDERMAN, M.. Participação em banca de Mariana Vieira Gregório.Da Escrita à Voz - Os Filmes que Escrevi e Marguerite Duras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

7.
Mello, Cecília; Cristian Borges; BORGES, A. S.. Participação em banca de Danilo Nunes do Carmo.Sangue Negro (sobre o processo de pesquisa histórica para o projeto da minissérie). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

8.
HAMBURGER, E. I.; Mello, Cecília; NAVES, L. B.. Participação em banca de Nayara de Lima Xavier.Autoficção nas Telas: Criando "Naná". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

9.
HAMBURGER, E. I.; Mello, Cecília; ANZUATEGUI, S.. Participação em banca de Felipe Ferro Rodrigues.Gaviota que Vê a Lo Lejos: Um Estudo da Protagonista de "Café, con Aroma de Mujer". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

10.
Mello, Cecília; HAYASHI, S. O.; BARROS, C. J.. Participação em banca de André Luis Rodrigues Machado Cavalieri.Sobre a Produção Audiovisual para Redes Sociais e a Web-Série '10.000 km'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

11.
Mello, Cecília; PALAZZO, M. P.; MATTOS, M.. Participação em banca de Renan Ramiro.Direção de Artes no Diva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

12.
Mello, Cecília; GODOY, J.; BAPTISTAO JUNIOR, A.; BARDAL, R. A.. Participação em banca de Leonardo Serpa Cantú.O Processo e Reflexões sobre Destraçado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

13.
DEBS, V. F.; Mello, Cecília; RIFF, A.. Participação em banca de Beatriz Schicchi Zilberman.O Processo de Criação e Direção do Documentário "Todo Mundo Quer Saber com Quem Você Deita". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

14.
Patrícia Moran; Mello, Cecília; PARO, I. C.. Participação em banca de Luiza Matravolgyi Damião.Personagens Femininas: Trilhas e Ruídos em King Kong e Mildred Pierce. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

15.
Mello, Cecília; Cristian Borges; GODOY, J.; LOPES, M. I. P.. Participação em banca de Mariani Ohno.Processo de Direção do Curta-Metragem Sinistro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

16.
Mello, Cecília; GUIMARAES, P. M.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Cédric Fanti de Carvalho.O CAOS E A ORDEM: O CINEMA ORNAMENTAL DE SERGEI PARADJANOV. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

17.
Cristian Borges; Mello, Cecília; FOSTER, L.. Participação em banca de Catarina Lapa Cavallari.Os Elementos de Euclydes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

18.
Mello, Cecília; MUBARAC, L. C.; YAMAJI, J.. Participação em banca de Heitor Guen de Tani e Isoda.Sobre a Direção do Documentário Variações sobre Demônios Mudos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

19.
Mello, Cecília; DEBS, V. F.; CHINEN, C.. Participação em banca de Bruna Bertolino Gomes.Processo de Montagem do Curta-Metragem Diva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

20.
Mello, Cecília; HAMBURGER, E. I.; ANZUATEGUI, S.. Participação em banca de Clara Bastos Marcondes Machado.Processo de Direção do Curta Diva e o Feminismo no Cinema. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

21.
Cristian Borges; Mello, Cecília; NOTARI, F. B.. Participação em banca de André de Menezes Ribeiro.Tempo, Memória, Tarkovski. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

22.
MOREIRA, R. F.; Mello, Cecília; MACHADO, B. B.. Participação em banca de Victor Miaciro Costa.O Conhecimento da Linguagem, Gosford Park e a Impregnação do Significado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

23.
Mello, Cecília; HAMBURGER, E. I.; SANTIAGO, L. S.; MARTINS, R. C.. Participação em banca de Ana Júlia Alcântara Monteiro Travia.Outras: O Filme e o Processo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

24.
Mello, Cecília; Cristian Borges; OLIVEIRA JUNIOR, L. C.. Participação em banca de Renato Trevizano dos Santos.Realismo Fantasmagórico no Cinema Asiático Contemporâneo: O Lado Queer. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

25.
MATOS, Y. A. V. F.; Mello, Cecília; HOFFMANN, A. M.. Participação em banca de Fabiana Mie Hanashiro.Historia a Contrapelo: Uma Leitura de ?Um toque de pecado?, de Jia Zhangke. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

26.
REWALD, R. A.; Mello, Cecília; PARK, Y. J. I.. Participação em banca de João André Caberlon Pedone.Duas Vezes Hanyo - Elementos Estéticos e Históricos Comparados dos Filmes Hanyo (1960), de Kim Kiyoung e Hanyo (2010) de Im Sang-Soo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

27.
HAMBURGER, E. I.; Mello, Cecília. Participação em banca de Felipe Augusto de Santo.Toda a minha porra: o píxel, a autopornografia e o processo de um filme chamado Anêmona". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

28.
Mello, Cecília; DEBS, V. F.; KUNSH, G. K.. Participação em banca de Renato Sircilli.Filme diário, o cinema em primeira pessoa: uma análise processual de se o mundo acabar, me dê um toque". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

29.
DEBS, V. F.; Mello, Cecília. Participação em banca de Helena Beatriz Moreira Sambo.O real transfigurado: a montagem de múltiplos pontos de vista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

30.
Mello, Cecília; MOREIRA, R. F.; GASI, F.. Participação em banca de Luciana Bonassi Zulpo.Enfrentando a Quimera: A Adaptação de Games para o Cinema. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

31.
Mello, Cecília; MENDES, E. S. S.; QUEIROZ, T. R.. Participação em banca de André Nogueira Gropo.Cinema Impuro do Século XXI: Adaptação de Roteiro de Games. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

32.
MOREIRA, R. F.; Mello, Cecília; LOURENCO, S.. Participação em banca de Beatriz Celani de Macedo.A Figura Feminina em Tela: A Representação da Mulher em Sex and the City e Girls. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

33.
NASCIMENTO, M. A.; MAZZILLI, C. T. S.; Mello, Cecília. Participação em banca de Camila Coutinho Oliveira.The Box. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

34.
FERREIRA, C. O.; Mello, Cecília; KOIDE, E.. Participação em banca de Cristiana Shigueko Yamamoto.A recepção do cinema novo pela crítica nos principais jornais do país e o impacto do governo militar: dois estudos de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

35.
Mello, Cecília; HAMBURGER, V. I.; PALAZZO, M. P.. Participação em banca de Gabriela Almeida Torrezani.Cinema em Vermelho Vivo - A Direção de Arte Emocional em Pedro Almodóvar: Análise de Tudo sobre Minha Mãe. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

36.
Mello, Cecília. Participação em banca de Janaína Sant?Ana de Andrade.Cidades Atravessadas pelo Cinema: Apontamentos Cartográficos das Metrópoles de Wim Wenders. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

37.
FERREIRA, C. O.; Mello, Cecília; FONTES FILHO, O.. Participação em banca de Paulo Rogério dos Santos.Arca Russa: História, Melancolia, Estética. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

38.
Mello, Cecília; Cristian Borges; Ismail Xavier. Participação em banca de Alexandre Wahrhaftig.Distâncias e Afinidades entre a Obra de Apichatpong Weerasethakul e a Teoria do "Cinema de Fluxo". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

39.
Mello, Cecília; Cristian Borges; Patrícia Moran. Participação em banca de Helena Grama Ungaretti.Handsworth Songs: O Cinema Polifônico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PAHIM, R. L.; Mello, Cecília; SILVA, W. S. E.. Professor Doutor - Professor Contratado III - CTR. 2017. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
GONZALEZ, J.; PEDROSA, A.; Mello, Cecília; GARRIDO, H. V.; CHANG, U. V.. BÚSQUEDA Y SELECCIÓN DE ARTISTAS LATINOAMERICANOS - RESIDENCIA EN EL BELLAGIO CENTER DE FUNDACIÓN ROCKEFELLER. 2018. Fundación Jumex Arte Contemporáneo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4a Mostra de Cinema Chinês. Bate-papo com o diretor Qiao Liang. 2018. (Exposição).

2.
Conference: Documentary Film, Regional, Theoretical and Political Parameters. Observational realism and long duration in Wang Bing?s Crude Oil. 2018. (Congresso).

3.
InsolitoCom 2018 - I Simpósio Brasileiro de Estudos do Horror e do Insólito.O cinema contemporâneo do leste asiático: da ontologia e seus fantasmas. 2018. (Simpósio).

4.
Looking China.Supervisor. 2018. (Outra).

5.
Mostra Mestres do Cinema de Taiwan. Os Terroristas de Edward Yang. 2018. (Exposição).

6.
Um Lugar ao Sol: A Cidade em Disputa no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Realismo, desconfiança epistemológica e o colapso do espaço. 2018. (Exposição).

7.
XXII Encontro Socine.A Montagem Operística de King Hu. 2018. (Encontro).

8.
Exploring the «Transnational» in Film Studies. Transnational Journeys and Urban Encounters in Head-On and Import/Export. 2017. (Congresso).

9.
II IntermIdia Conference THE MOVING FORM OF FILM: EXPLORING INTERMEDIALITY AS A HISTORIOGRAPHIC METHOD. Dong: Jia Zhangke and Liu Xiaodong. 2017. (Congresso).

10.
II IntermIdia Conference THE MOVING FORM OF FILM: EXPLORING INTERMEDIALITY AS A HISTORIOGRAPHIC METHOD. Operatic Modes in Chinese Cinema: Forms and Functions of the Imagined Civilization. 2017. (Congresso).

11.
II IntermIdia Workshop.Avaliador do II IntermIdia Workshop. 2017. (Encontro).

12.
I Seminário Diversitas - Arte e Revolução.As óperas-modelo do cinema chinês: uma revolução cultural nas artes. 2017. (Seminário).

13.
Mostra Novíssimo Cinema Brasileiro 2017 - Cinusp.Debate Cinusp com Marco Dutra e Rodrigo Teixeira. 2017. (Outra).

14.
XXI Encontro Socine. A Longa Duração em Petróleo Bruto, de Wang Bing. 2017. (Congresso).

15.
Cilect Congress 2016. 2016. (Congresso).

16.
Cinema, Soft Power e os Brics. Qual Cinema Chinês?. 2016. (Congresso).

17.
Fórum de Cooperação Cinematográfica Brasil-China.Possibilidades de Intercâmbio Cinematográfico Brasil-China. 2016. (Encontro).

18.
I IntermIdia. Realism and Intermediality in The Arbor, 24 City and Jogo de Cena (1). 2016. (Congresso).

19.
Mostra Derek Jarman: Cinema é Liberdade.Burning Slowly: O Cinema de Derek Jarman. 2016. (Outra).

20.
Mostra Territorio Expandido. Último Trem para Casa. 2016. (Exposição).

21.
Seminário 50 anos da ECA-USP. 2016. (Seminário).

22.
The Cultural Revolution Today: Literature, Film, and Cultural Debates.Peking Opera and Model Operas in Chen Kaige?s Farewell My Concubine. 2016. (Seminário).

23.
Abertura do Instituto Confúcio da Unicamp.Breve história do cinema chinês. 2015. (Encontro).

24.
Godard e as representações do mundo.De Vivre sa vie a Up the Junction: ecos de Godard no jovem Loach. 2015. (Simpósio).

25.
I Jornada Docente.Intermidialidade, Estética e Política no Cinema Chinês de Jia Zhangke. 2015. (Seminário).

26.
I Mostra de Cinema Chinês. Realismo no cinema chinês da 5ª à 6ª geração. 2015. (Exposição).

27.
Mostra Realismo Fantasmagórico. Fantasmas de Taipei, Kuala Lumpur e Nabua. 2015. (Exposição).

28.
The Cilect Conference Working With Actors. 2015. (Congresso).

29.
The Real and the Intermedial: XVI. Film and Media Studies Conference inTransylvania. Poses, still lifes and ruinations in the cinema of Jia Zhangke. 2015. (Congresso).

30.
Abertura do calendário de atividades acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Artes, Culturas e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora.O Cinema do Leste Asiático e a Pintura em Rolo. 2014. (Outra).

31.
Cine Debate: Ciclo de Debates sobre Filmes Latino-Americanos.De perto, de longe: a tatilidade do ohar em Pelo Malo. 2014. (Outra).

32.
Eisenstein - Brasil - 2014.Montagem, Metáfora e Poesia: Eisenstein e o Ideograma. 2014. (Seminário).

33.
Evento TOP Brasil-China.Brazilian Cinema: From Cinema Novo to Contemporary Trends. 2014. (Seminário).

34.
Film-Philosophy 2014: A World of Cinemas. Landscape Painting, Chinese Philosophy and the Cinema of Jia Zhangke. 2014. (Congresso).

35.
Jia Zhangke, A Cidade em Quadro.Realismo e Intermidialidade no Cinema de Jia Zhangke. 2014. (Outra).

36.
Jia Zhangke, A Cidade em Quadro.Se essas paredes falassem: arquitetura e memória no cinema de Jia Zhangke. 2014. (Outra).

37.
La Ville au Cinéma.O cinema paulista em três tempos. 2014. (Seminário).

38.
Oriente-se: Ampliando Fronteiras.Cinema, espaço e intermidialidade em Em busca da vida de Jia Zhangke. 2014. (Encontro).

39.
Seminários de Pesquisa Visurb 2014.Debatedora de pesquisas do Visurb. 2014. (Seminário).

40.
V CachoeiraDoc ? Festival de Documentários de Cachoeira. Poesia e História no Cinema de Jia Zhangke. 2014. (Exposição).

41.
XVIII Socine: O Novíssimo Cinema Latino-Americano. Escuta, Encenação e o Problema do Real. 2014. (Congresso).

42.
17º Encontro SOCINE. Arquitetura, arqueologia e memória no cinema de Jia Zhang-ke. 2013. (Congresso).

43.
III Semana de História da Arte.O mundo de Jia Zhang-ke. 2013. (Encontro).

44.
I Seminário "Narrativas Audiovisuais e Construções Identitárias".Intermidialidade no Cinema Chinês de Jia Zhang-ke. 2013. (Seminário).

45.
The Asian Conference on Arts and Cultures. Cinema, Space and Intermediality in Jia Zhang-ke?s Still Life. 2013. (Congresso).

46.
Necs Time Networks. Intermedial Memories in the Cinema of Jia Zhang-ke. 2012. (Congresso).

47.
XVI Encontro Socine.World Cinema, Cinema Mundial e as Trajetórias Urbanas do Cinema Contemporâneo. 2012. (Encontro).

48.
XVI Encontro Socine.Autoria, a descoberta do ?eu? e a música pop nos filmes de Jia Zhang-ke. 2012. (Encontro).

49.
Cinema: Sínteses e Multiplicidades no ABC.O Banheiro do Papa. 2011. (Encontro).

50.
II Seminário de Pesquisa da ECA.Movimento e Espaços Urbanos no Cinema Contemporâneo. 2011. (Seminário).

51.
Public Lecture.Movement and Urban Spaces in Contemporary World Cinema. 2011. (Seminário).

52.
XV Socine: Imaginários Invisíveis.'O Mundo de Jia Zhang-ke'. 2011. (Encontro).

53.
Ciclo Cinema e Psicanálise.A Menina Santa de Lucrecia Martel. 2010. (Encontro).

54.
I Congresso Internacional Texto Imagem. O impulso demótico na literatura e no cinema inglês do pós-guerra. 2010. (Congresso).

55.
Impure Cinema Conference: Interdisciplinary and Intercultural Approaches to World Cinema. Long Promenades through a Cinematic Cityscape: Jia Zhang-ke's Cinema and Chinese Garden Architecture. 2010. (Congresso).

56.
NECS 2010 - Urban Mediations. A Tale of Two Cities: Time, Space, Memory, Identity. 2010. (Congresso).

57.
Tsai Study Day.Cinema, City and the Ephemeral in Tsai Ming-liang's The Skywalk is Gone, Goodbye, Dragon Inn and It's A Dream. 2010. (Seminário).

58.
XIV Encontro Internacional Socine. Transnacionalidade em Terra Estrangeira, Contra a Parede, Que Horas São Aí? e Import/Export. 2010. (Congresso).

59.
1a Semana de Pesquisa ECA 2009.São Paulo e a Viagem do Olhar. 2009. (Encontro).

60.
I Mostra de Cinema Chinês no Instituto Confúcio.Breve História do Cinema Chinês / Tendências do Cinema Chinês Contemporâneo. 2009. (Outra).

61.
Reality Effects.Book Launch - Realism and the Audiovisual Media. 2009. (Seminário).

62.
Seminário Internacional Retornos do Real: Cinema e Pensamento Contemporâneos. 2009. (Seminário).

63.
The Nouvelle Vague: 50 Years On. 2009. (Simpósio).

64.
XIII Encontro Internacional Socine. Os Ensaios em Super 8 de Derek Jarman. 2009. (Congresso).

65.
XII Encontro Internacional Socine. O Realismo Evasivo dos Spiv Films. 2008. (Congresso).

66.
Realism and the Audiovisual Media. Ken Loach's Up the Junction. 2007. (Congresso).

67.
XI Encontro Internacional Socine. Os Documentários do Free Cinema. 2007. (Congresso).

68.
Crosscurrents: Irish and Scottish Studies Postgraduate Conference. 2005. (Congresso).

69.
Fortress Europe and its 'Others': Cultural Representations in Film, Media and the Arts. 2005. (Congresso).

70.
Hallyuwood: Korean Screen Culture Goes Global. 2005. (Simpósio).

71.
New Latin American Cinemas: Contemporary Cinema and Filmmaking. 2005. (Congresso).

72.
Postgraduate Forum - Summer Research Day.LONDON'S NOIR FANTASTIC. 2005. (Encontro).

73.
The Politics of Visual Pleasure 30 Years on: The Work of Laura Mulvey. 2005. (Simpósio).

74.
Why Pamper Life's Complexities - A Symposium on The Smiths.I DON'T OWE YOU A THING: THE SMITHS AND THE BRITISH NEW WAVE. 2005. (Simpósio).

75.
Film: The First Global Vernacular.CARMEN SANTOS: AN ICON OF EARLY BRAZILIAN CINEMA. 2004. (Simpósio).

76.
Brazil Abroad: Reception of Contemporary Brazilian Culture. 2003. (Congresso).

77.
Cinema: Dead or Alive?. 2003. (Simpósio).

78.
Film History in Question. 2003. (Simpósio).

79.
Moving into the Gallery: Exhibition, Spectatorship, Ontology. 2003. (Simpósio).

80.
La Nouvelle Vague: Un Demi Siècle de Cinéma. 2002. (Simpósio).

81.
Cinema e Televisão: Um Diálogo Possível?. 1996. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mello, Cecília. Duas Palestras - Prof. Nezih Orhon ? Anadolu University ? Turquia Turkey?s Migrations and Immigrations. 2018. (Outro).

2.
Mello, Cecília. Mostra Mestres do Cinema de Taiwan. 2018. (Exposição).

3.
Mello, Cecília. Mostra Looking China 2018. 2018. (Outro).

4.
Mello, Cecília. Seminários Laica 2018. 2018. (Outro).

5.
Mello, Cecília. Seminários Laica 2017. 2017. (Outro).

6.
Mello, Cecília; SCHULTZ, C. . I Conferência Brasileira sobre ?Cinemas Chineses?. 2017. (Congresso).

7.
Mello, Cecília. Conversa com Xie Fei. 2016. (Outro).

8.
Mello, Cecília. Seminários Laica 2016. 2016. (Outro).

9.
Mello, Cecília. Seminários Laica 2015. 2015. (Outro).

10.
Mello, Cecília. Realismo Fantasmagórico no Cinema do Leste Asiático. 2015. (Exposição).

11.
Mello, Cecília; SCEMAMA, C. . La Ville au Cinéma. 2014. (Exposição).

12.
Mello, Cecília; CAMPOS, L. S. . Mini-Mostra Jia Zhangke. 2014. (Exposição).

13.
Mello, Cecília. I Mostra de Cinema Chinês. 2009. (Exposição).

14.
Mello, Cecília. Mostras Cinusp 1996. 1996. (Exposição).

15.
Lúcia Nagib ; Mello, Cecília . Jornalismo no Cinema. 1995. (Exposição).

16.
Raquel Gerber ; Maria Dora Mourão ; Mello, Cecília . Momentos do Cinema Afro-Brasileiro. 1995. (Exposição).

17.
Mello, Cecília. Mostras Cinusp 1995. 1995. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Clara Bastos Marcondes Machado. A ressignificação no cinema de found footage feito por mulheres. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Fabiana Mie Hanashiro. O cinema em vigília: reconfiguração radical do tempo em O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho e em Busca da vida, de Jia Zhangke. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Alexandre Nakahara. Representações do Brasileiro no Cinema Japonês Recente. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Elena Guerra Altheman. A Experimentação da Linguagem no Desenho Animado Moderno: a narrativa do sonho e o diálogo com o público. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

5.
Rodrigo Lorenzetti. A Oralidade no Cinema de Pedro Costa. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Martinez. A Montagem (Poética) na criação de uma experiência sensorial em O Cavalo de Turim, Sem Amor e O Corredor. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Arthur Alves dos Santos de Souza. Storyboards: Desenvolvimento Narrativo no Cinema de Animação / Jequitibá. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Alice Andreoli Hirata. Tecendo a Manhã. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

4.
Felipe Lemos. Monstra. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

5.
Andrey Moritz. Garota Mágica. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Fernando Guimarães. Inovação Audiovisual e a Voz Política em Let England Shake, Biophilia e Lemonade. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Audiovisual) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda Sales Rocha Santos. Atmosferas do Medo: Uma tendência de realismo nos cinemas brasileiro e argentino contemporâneos. 2016. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Nishiyama Guilherme. Mestiços - Experiência de Direção do Curta-Metragem Tempo de Ir, Tempo de Voltar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

2.
Raquel Vieira. O Processo de Montagem do Stop Motion Documental Lé com Cré. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

3.
Gabriela Cóssio Oliveira. Quase Herói e a Montagem na Animação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

4.
André Cury. Um Filme Adolescente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

5.
André Luis Rodrigues Machado Cavalieri. Sobre a produção audiovisual para redes sociais e a web-série 10.000 KM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

6.
Renan Ramiro. Direção de Arte no Diva Reflexão sobre Direção de Arte como disciplina do curso de Audiovisual e como área do audiovisual brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

7.
Fabiana Mie Hanashiro. Historia a Contrapleo: Uma Leitura de ?Um toque de pecado?, de Jia Zhangke. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

8.
Clara Bastos. Direção do Curta-Metragem Diva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

9.
Heitor Guen de Tani e Isoda. Variações sobre Demônios Mudos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

10.
Bruna Bertolini. Montagem do Curta-Metragem Diva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

11.
Renato Trevizano dos Santos. Realismo Fantasmagórico no Cinema Asiático Contemporâneo: O Lado Queer. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

12.
Danilo do Carmo. Sangue Negro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

13.
Mariani Ohno. Sinistro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

14.
André Nogueira Gropo. Cinema Impuro do Século XXI: Adaptação de Roteiro de Games. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

15.
Renato Sircilli. Filme diário, o cinema em primeira pessoa: uma análise processual de se o mundo acabar, me dê um toque". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

16.
Luciana Bonassi Zulpo. Enfrentando a Quimera: A Adaptação de Games para o Cinema. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

17.
Ana Júlia Travia. Mulheres. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

18.
Cédric Fanti de Carvalho. O caos e a ordem: o cinema ornamental de Sergei Paradjanov. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

19.
Leonardo Serpa Cantú. Destraçado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

20.
Mônica Palazzo, Rodrigo Diaz Diaz et al. Walkman. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

Iniciação científica
1.
Arthur Alves dos Santos de Souza. Ecologia e Espiritualidade no Cinema de Hayao Miyazaki. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Audiovisual) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

2.
Matheus Pinto Biscaro. A Montagem na obra de Satoshi Kon. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Audiovisual) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

3.
Joyce Rossi. Werner Herzog: Construindo Miragens uma análise da relação entre o filme Fitzcarraldo e o livro Conquista do Inútil. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

4.
Roseana Carolina Ayres Lourenço. O Cinema do Leste Asiático e a Pintura em Rolo. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

5.
Lucas Santos de Campos. A Sexta Geração do Cinema Chinês: Perspectivas Nacionais e Transnacionais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.

6.
Letícia Domingues Kamiguchi. Cinema em Transformação: a imagem háptica de Enter the Void. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Audiovisual) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cecilia Antakly de Mello.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
Mello, Cecília. mellofapespjp - Intermidialidade, Estética e Política no Cinema Chinês de Jia Zhangke. 2013; Tema: Pesquisa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes - Fapesp. (Site).



Outras informações relevantes


Membro da Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; 
Membro da Baftss - British Association of Film, Television and Screen Studies; 
Membro do 'Publishing Committee' da Cilect - The International Association of Film and Television Schools;
Membro do Grupo de Pesquisa NACID - Narrativas audiovisuais, construções de identidades e processos midiáticos: história, teoria e análise, registrado no CNPq e liderado por Gilberto Alexandre Sobrinho. UNICAMP; 
Membro do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA), registrado no CNPq e liderado por Esther Hamburger. Instituição: USP;
Parecerista dos Periódicos: New Cinemas: Journal of Contemporary Film; East Asian Journal of Popular Culture; International Journal of Taiwan Studies; Significação: Revista de Cultura Audiovisual; Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; Rebeca: Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; Revista Crítica Cultural; Imagofagia: Revista virtual de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual.
Parecerista da Editora Bloomsbury, Reino Unido
Consultora ad hoc Fapesp; 
Membro do Comitê Científico do Oriente-se: Ampliando Fronteiras (Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental, São Paulo, 2014).
Membro do Conselho Científico do I Cinemídia ? Encontro Internacional de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais (2015); Vice-diretora do Cinusp Paulo Emílio; 
Membro do Conselho Departamental (CTR-ECA, USP)
Membro titular da Comissão de Relações Internacionais da ECA-USP



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 24:33:41