Aline Morais Mizutani Gomes

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  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (2012). Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência (USP). Tem experiência na área de Psicologia Escolar, Desenvolvimento Infantil, Adolescência e Socialização Legal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Morais Mizutani Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, A. M. M.;GOMES, ALINE MORAIS MIZUTANI;MORAIS MIZUTANI GOMES, ALINE

Endereço


Endereço Profissional
Núcleo de Estudos da Violência.
Av. professor Almeida Prado, 520
Cidade Universitária
05508020 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30911638
URL da Homepage: www.nevusp.org


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O psicólogo na rede pública de Educação: possibilidades e desafios de uma atuação na perspectiva crítica,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Marilene Proença Rebello de Souza.
Palavras-chave: psicologia escolar; escola pública; educação inclusiva; pesquisa qualitativa; atuação do psicólogo.
2003 - 2007
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2008
Extensão universitária em Orientação Profissional.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Núcleo de Estudos da Violência, NEV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: associado, Enquadramento Funcional: pesquisadora


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

2007 - 07/2008
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social APOIAR (IPUSP): realização de atendimentos clínicos.
10/2006 - 10/2007
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Psicologia, Instituto de Psicologia.

Atividade realizada
Bolsista FAPESP de Iniciação Científica dentro do projeto de pesquisa "Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Educação frente à demanda escolar:concepções, práticas e inovações"..


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Building Democracy Daily: human rights, violence and institutional trust
Descrição: O projeto de pesquisa se centra na maneira pela qual leis, regras e procedimentos são implementados ao longo do tempo e como tal define a legitimidade das instituições-chave da democracia. Propõe analisar como a legitimidade dessas instituições são construídas ou minadas cotidianamente, ao explorar as relações estabelecidas entre os cidadãos e os servidores públicos, bem como suas implicações no respeito aos direitos humanos e na violência. A maior parte das questões levantadas no presente projeto demanda uma perspectiva de longo prazo e contribuições de diversas áreas do conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Aline Morais Mizutani Gomes - Integrante / Nancy Cardia - Coordenador / Renato Alves - Integrante / Sergio Adorno - Integrante.
2008 - Atual
Promovendo o desenvolvimento saudável de adolescentes grávidas e seus filhos: um programa piloto para prevenção da violência no ambiente doméstica - Construção de guias, protocolos e material de capacitação
Descrição: O objetivo do projeto é a prevenção da violência, negligência, abuso e maus tratos contra crianças, filhas de mães adolescentes, através do fornecimento de informações úteis sobre os diferentes estágios de desenvolvimento infantil e estratégias para estimulá-lo. Serão fornecidas também informações sobre os direitos da mãe e de seu filho. Esse projeto é guiado por evidências de pesquisas que concluíram que investimentos no desenvolvimento precoce das crianças são os que apresentam maior impacto no ciclo de vida do indivíduo, influenciando beneficamente a educação, renda, acesso a emprego e prevenindo comportamentos de risco na adolescência, como uso de drogas e violência. Encorajando a mãe a buscar assistência médica durante a gravidez, informando-a sobre o desenvolvimento da criança e sobre programas de assistência social disponíveis, sobre direitos e meios de acesso a direitos (saúde, educação, assistência social e trabalho) e reforçando os vínculos entre mãe e filho, este projeto busca promover o desenvolvimento da criança desde a mais tenra idade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Aline Morais Mizutani Gomes - Integrante / Nancy Cardia - Coordenador / Renato Alves - Integrante / Kate Delfini - Integrante / Alder Mourão - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2010
A atuação do psicólogo na rede pública de educação frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações.
Descrição: A área de Psicologia Escolar e Educacional tem desenvolvido, pelo menos nos últimos vinte anos, uma importante discussão em relação à formação/atuação do psicólogo no campo educacional em busca de perspectivas que buscam formas de aproximação com a escola ou a instituição educacional, coerentes com determinadas concepções de homem e de mundo que considerem a escolarização como um bem universal, um direito de todos e que precisa ser efetivado com qualidade. Mas o que fazem os psicólogos que atuam na área da educação, que concepções apresentam em relação à queixa escolar? Estas são algumas das perguntas que esta pesquisa pretende responder a respeito do trabalho de psicólogos que atuam em seis estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Rondônia e Acre. Objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares, oriundas do sistema educacional, visando compreender em que medida apresentam elementos inovadores e pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional em busca de um ensino de qualidade para todos. São objetivos específicos da pesquisa: a) caracterizar as modalidades de atuação profissional na rede pública que atendem às demandas escolares; b) contextualizar historicamente a inserção e atuação do profissional de psicologia na educação básica; c) compreender as concepções que respaldam as práticas psicológicas identificadas pela pesquisa sobre o processo de triagem, atendimento e acompanhamento da queixa escolar; d) identificar as práticas realizadas pelos profissionais de psicologia no âmbito educacional; e) identificar e analisar o caráter inovador das práticas psicológicas realizadas; f) caracterizar como a psicologia tem sido inserida nas políticas públicas da área de Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Aline Morais Mizutani Gomes - Integrante / Ana Karina Checchia - Integrante / Marilene Proença - Coordenador / Marcelo Roman - Integrante / Roseli Caldas - Integrante / Aline de Araújo Leite - Integrante / Juliana Sano - Integrante / Lygia Viégas - Integrante / Tatiana Platzer do Amaral - Integrante / Jane Cotrin - Integrante / Zaria Leal - Integrante / Marilda Facci - Integrante / Anabela Santos - Integrante / Vânia Calado - Integrante / Silvia Maria Cintra da Silva - Integrante / Kátia Yamamoto - Integrante / Iracema Tada - Integrante / Deborah Barbosa - Integrante / Celso Todin - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar/Especialidade: Orientação Profissional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
THOMAS, KENDRA2018THOMAS, KENDRA ; RODRIGUES, HERBERT ; MORAIS MIZUTANI GOMES, ALINE ; THEODORO DE OLIVEIRA, RENAN ; PICCIRILLO, DEBORA ; CARDOSO DE BRITO, RAFAEL . PARENTAL LEGITIMACY, PROCEDURAL JUSTICE, AND COMPLIANCE WITH PARENTAL RULES AMONG BRAZILIAN PREADOLESCENTS. International Journal of Child, Youth and Family Studies, v. 9, p. 21, 2018.

2.
RODRIGUES, H.2017 RODRIGUES, H. ; GOMES, A. M. M. ; OLIVEIRA, R. T. ; PICCIRILLO, D. ; BRITO, R. C. . Socialização legal de crianças e adolescentes: revisão da literatura e desafios de pesquisa. PLURAL (SÃO PAULO. ONLINE), v. 24, p. 105-123, 2017.

3.
RODRIGUES, H.2017RODRIGUES, H. ; GOMES, ALINE MORAIS MIZUTANI . Socialização legal e perfis de pré-adolescentes em São Paulo: uma análise de correspondência. CRÍTICA E SOCIEDADE: revista de cultura política, v. 7, p. 181-206, 2017.

4.
SOUZA, MARILENE PROENÇA REBELLO DE2016 SOUZA, MARILENE PROENÇA REBELLO DE ; GOMES, ALINE MORAIS MIZUTANI ; CHECCHIA, ANA KARINA AMORIM ; LARA, JULIANA SANO DE ALMEIDA ; ROMAN, MARCELO DOMINGUES . Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e práticas. Revista Psicologia Escolar e Edcuacional, v. 20, p. 601-610, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, R. ; MORAIS MIZUTANI GOMES, ALINE . Negligência, maus-tratos e abusos e suas consequências no desenvolvimento da criança. In: Sandra Grisi; Ana Escobar; Filumena Gomes. (Org.). Desenvolvimento da Criança. 1ed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2018, v. 1, p. 103-110.

2.
CARDIA, N. ; ALVES, R. ; GOMES, A. M. M. ; MOURAO, A. . Programas de Visitação Domiciliar de Desenvolvimento da Primeira Infância: algumas experiências na América Latina e no Caribe. In: Nancy Cardia; Renato Alves; Roberta Astolfi. (Org.). Visitação Domiciliar: Prevenção da Violência e a Promoção do Desenvolvimento Saudável na Primeira Infância. 1ed.São Paulo: EDUSP, 2016, v. , p. 169-216.

3.
CARDIA, N. ; ALVES, R. ; GOMES, A. M. M. ; MOURAO, A. . Home Visitation Programs for Early Child Development: experiences in Latin America and the Caribbean. In: Lori Roggman; Nancy Cardia. (Org.). Home Visitation Programs: Preventing Violence and Promoting Healthy Early Child Development. 1ed.: Springer, 2016, v. , p. 157-189.

4.
GOMES, A. M. M.; PROENCA, M. . O psicólogo escolar na Educação: possibilidades e desafios de uma atuação na perspectiva crítica. In: Marli Lúcia Tonatto Z ibetti; Marilene Proença Rebello de Souza; Sonia Mari Shima Barroco. (Org.). Psicologia, políticas educacionais e escolarização. 1ed.Florianópolis: Pandion, 2015, v. , p. 135-160.

5.
PROENCA, M. ; CHECCHIA, A. K. ; GOMES, A. M. M. ; SANO, J. ; ROMAN, M. ; CALDAS, R. . Atuação do psicólogo na rede pública de Educação de São Paulo. In: Marilene Proença; Silvia Maria Cintra da Silva; Katia Yamamoto. (Org.). Atuação do psicólogo na educação básica: concepções, práticas e desafios.. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2015, v. , p. 1-320.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TARDIVO, L. ; PAULO, M. S. L. ; GOMES, A. M. M. ; DAVOLI, A. ; NETO, R. ; SUEMATSU, N. . Consultas terapêuticas no hospital psiquiátrico: relato de caso clínico. In: III Jornada Apoiar - Atendimentos Clínicos Diferenciados e Inclusão: O Papel da Psicolgogia Clínica Social, 2003, São Paulo. Atendimentos clínicos diferenciados e inclusão: o papel da psicologia clínica social. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005. v. 1. p. 39-43.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
YAMAMOTO, K. ; PROENCA, M. ; LEITE, A. A. ; GOMES, A. M. M. ; OLIVEIRA, C. S. ; SANO, J. ; GALAFASSI, C. ; ROMAN, M. ; SANTOS, A. ; CHECCHIA, A. K. ; BARBOSA, D. ; CALADO, V. ; CALDAS, R. ; RAMOS, C. J. M. . Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Educação frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações.. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - Anais, 2009.

2.
GOMES, A. M. M.; ROMAN, M. ; CHECCHIA, A. K. ; CALDAS, R. ; LEITE, A. A. ; SANO, J. ; SANTOS, A. ; OLIVEIRA, C. S. . Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Educação frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo. Anais do IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009.

3.
GOMES, A. M. M.; PROENCA, M. ; LEAL, Z. ; CALDAS, R. ; CHECCHIA, A. K. ; ROMAN, M. ; SANTOS, A. ; YAMAMOTO, K. ; SANO, J. ; COTRIN, J. ; VIEGAS, L. . Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Educação: concepções, práticas e inovações.. In: VIII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional (CONPE), 2007, São João Del Rei. VIII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João Del Rei, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, A. M. M.. Socialização legal de adolescentes: autoridade, confiança e exposição à violência.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PROENCA, M. ; GOMES, A. M. M. ; CHECCHIA, A. K. ; COTRIN, J. ; SANO, J. ; ROMAN, M. ; CALDAS, R. . Atuação de psicólogos em Secretarias de Educação de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GOMES, A. M. M.. Possibilidades e desafios da atuação do psicólogo escolar na rede pública de educação: Um estudo de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ROMAN, M. ; CHECCHIA, A. K. ; COTRIN, J. ; SANO, J. ; PROENCA, M. ; LEAL, Z. ; LEITE, A. A. ; CALDAS, R. ; GOMES, A. M. M. . A atuação do Psicólogo na Rede Pública de Educação frente à Demanda Escolar: concepções, práticas e inovações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LEITE, A. A. ; GOMES, A. M. M. ; SANO, J. . A Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Educação frente à Demanda Escolar: Concepções, Práticas e Inovações.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, A. M. M.. A atuação do psicólogo na rede pública de educação frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações. 2007. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância. 2012. (Simpósio).

2.
Seminário Internacional sobre Programas de Visitação Domiciliar: Prevenção à Violência e a Promoção do Desenvolvimento Saudável na Primeira Infância.. 2011. (Seminário).

3.
III Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano..O psicólogo escolar no contexto da Educação Inclusiva: possibilidades de atuação em um município de São Paulo. 2010. (Seminário).

4.
IV WORKSHOP INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2010. (Seminário).

5.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional.. Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Educação frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações.. 2009. (Congresso).

6.
VII Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisa em Psicologia Escolar - LIEPPE. 2008. (Seminário).

7.
15º Simpósio de Iniciação Científica da USP (SIICUSP).A atuação do psicólogo na rede pública de educação frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações. 2007. (Simpósio).

8.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A atuação do psicólogo na rede pública de educação frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações. 2007. (Congresso).

9.
V Jornada Apoiar: saúde mental nos ciclos da vida. 2007. (Outra).

10.
II Congresso Brasileiro de Psicologia. Práticas de Intevenção em Instituição Escolar da Rede Pública. 2006. (Congresso).

11.
IV Jornada APOIAR: infância, sofrimento emocional e a clínica contemporânea. 2006. (Outra).

12.
III Jornada APOIAR - Atendimentos Clínicos Diferenciados e Inclusão: O Papel da Psicolgogia Clínica Social. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, A. M. M.; CHECCHIA, A. K. ; PROENCA, M. ; YAMAMOTO, K. ; SANO, J. ; ROMAN, M. ; VIEGAS, L. ; TADA, I. ; RAMOS, C. J. M. ; CALDAS, R. ; COTRIN, J. ; LEITE, A. A. ; SANTOS, A. . Atuação do psicólogo na Rede Pública de Educação: concepções, práticas e inovações (VII Seminário do LIEPPE). 2008. (Outro).




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