Bruna Cruz de Anhaia

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  • Última atualização do currículo em 15/08/2018


Doutoranda em Sociologia e Graduanda em Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Mestra em Sociologia e Bacharela em Ciências Sociais pela mesma universidade. Realizou doutorado sanduíche na Universitat Pompeu Fabra, na Espanha, e graduação sanduíche na Universidade do Porto, em Portugal. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia Rural, e na área de Políticas Públicas, com ênfase em Governo e Políticas Sociais. É integrante do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU) da UFRGS e colaboradora do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi ganhadora do "Prêmio Lice" do Encontro Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas (2014) e contemplada com Menções Honrosas no "Prêmio Sociólogos do Futuro" da Sociedade Brasileira de Sociologia (2011) e no "Prêmio Políticas Públicas e Cidadania: avanços práticos" da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Ford (2011). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Cruz de Anhaia
Nome em citações bibliográficas
ANHAIA, B. C.

Endereço


Endereço Profissional
UFRGS, Grupo de Estudos sobre Universidade - IFCH / UFRGS.
Av. Bento Gonçalves, nº 7500, IFCH, sala 220C2
Agronomia
91509-900 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33086899
URL da Homepage: http://www.ufrgs.br/geu/


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em Universitat Pompeu Fabra (Orientador: Teun Adrianus van Dijk).
Orientador: Clarissa Eckert Baeta Neves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Educação Superior e Inclusão Social ? um estudo comparado de duas ações afirmativas no Brasil: dos debates à prática,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Clarissa Eckert Baeta Neves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino Superior; Inclusão social; Ações Afirmativas; Desenvolvimento; Cotas; ProUni.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011
Graduação em andamento em Políticas Públicas.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2010
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Porto (Orientador: Eduardo Vítor de Almeida Rodrigues).
Título: O Programa Universidade para Todos: análise da política, do impacto e das vivências dos bolsistas.
Orientador: Clarissa Eckert Baeta Neves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018
Educação Superior em Perspectiva: questões contemporâneas da ed. superior. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2018 - 2018
Análise de discurso e leitura de arquivo: língua, história, acontecimento. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Capacitação em Análise Qualitativa de Dados. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Processo Legislativo Federal. (Carga horária: 45h).
Instituto Legislativo Brasileiro / Senado Federal, ILB, Brasil.
2016 - 2016
O Poder Legislativo. (Carga horária: 40h).
Instituto Legislativo Brasileiro / Senado Federal, ILB, Brasil.
2016 - 2016
Gêneros textuais: definição e funcionalidade com arquivos literários. (Carga horária: 3h).
Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
2014 - 2014
Sociedade Civil, Democracia e Contestação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2013 - 2013
Elaboração do PPA 2014-2017 - Módulo: Projetos. (Carga horária: 35h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2012 - 2012
As Formas Elementares: 100 Anos de um Clássico. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2011
Francês. (Carga horária: 308h).
Associação Comunitária de Ensino de Línguas Estrangeiras, ACELE, Brasil.
2009 - 2009
Europa como ideia e prática.
Centro de Estudos Sociais / Universidade de Coimbra, CES/UC, Portugal.
2008 - 2009
Alemão. (Carga horária: 88h).
Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão, NELE, Brasil.
2007 - 2007
Word para Publicações Científicas. (Carga horária: 15h).
PROPESQ/CPD/UFRGS, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Acesso e Utilização de Banco de Dados. (Carga horária: 5h).
Consórcio de Informações Sociais, CIS, Brasil.
2007 - 2007
Power Point para Trabalhos Científicos. (Carga horária: 15h).
PROPESQ/CPD/UFRGS, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
A produção de estatística e a utilização dos dados. (Carga horária: 15h).
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica
Outras informações
Atividade realizada no âmbito do projeto "Capacitação EAD em Planejamento Estratégico Municipal e Desenvolvimento Territorial", coordenado pelo Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV/UFRGS) e financiado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. (Estágio realizado no cumprimento das exigências curriculares do Bacharelado em Políticas Públicas)

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto Observatório da Educação/CAPES.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitora de disciplina, Enquadramento Funcional: Monitora Presencial, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista PROGRAD/UFRGS. Disciplina: Estudos de Sociologia da Educação; Professor orientador: Alexandre Silva Virgínio

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitora de disciplina, Enquadramento Funcional: Monitora Presencial, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista PROGRAD/UFRGS. Disciplina: Pesquisa Social IV - Projeto; Professora orientadora: Clarissa Eckert Baeta Neves

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto CAPES/ODACI LUIZ CORADINI

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista FAURGS.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CNPq - GEU/UFRGS

Atividades

05/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
Educação e Sociedade


Linhas de pesquisa


1.
Educação e Sociedade

Objetivo: Análise de processos e de políticas educacionais.
Palavras-chave: Educação; Política educacional.


Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Perâmbulos praianos: perfil e mundo dos trabalhadores de areia no RS
Descrição: O estudo analisou as condições, os modos de vida e a identidade sócio-profissional e sócio-cultural dos vendedores ambulantes do litoral norte gaúcho que anualmente migram das regiões nordeste e centro-oeste para o sul. Ele foi executado por integrantes do Laboratório de Observação Social (LABORS), vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, em parceria com o Centro de Ciências Sociais e Humanas do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria. Buscaram-se informações acerca dos vendedores nas Prefeituras Municipais de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Cidreira, Torres e Tramandaí. O estudo se caracterizou como um diagnóstico descritivo analítico, com base em dados quantitativos e qualitativos. Para isto, as técnicas utilizadas foram: (a) observação participante junto a população estudada; (b) entrevista por questionário estruturado com questões abrangentes (respostas induzidas e espontâneas) sobre as condições de vida, as representações e as aspirações, aplicado por amostragem; (c) entrevistas semiestruturadas através de roteiro com informantes qualificados constituídos por funcionários de prefeituras, agentes de ONGs, etc. e com a população estudada explorando as histórias de vida; e, (d) dados e informações disponíveis em bancos de dados, Internet e fontes bibliográficas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Bruna Cruz de Anhaia - Integrante / Thays Wolfarth Mossi - Integrante / Gabriela Dias Blanco - Integrante / Liziane Giacomelli Henriques da Cunha - Integrante / Ivaldo Gehlen - Coordenador / Sheila Kocourek - Integrante.
2011 - Atual
Educação Superior no Brasil: desafios contemporâneos
Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisa tratando de forma criativa e inovadora três grandes desafios: (1) o da formação docente para a educação básica; (2) o da inclusão e diversidade no ensino superior; e, (3) o desafio da qualidade da universidade através da expansão, permanência, combate à evasão e da multi e interdisciplinaridade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Bruna Cruz de Anhaia - Integrante / Morche - Integrante / Clarissa Eckert Baeta Neves - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Políticas de Inclusão Social no Ensino Superior no Brasil: políticas de redistribuição de oportunidades?
Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa foi analisar as políticas de inclusão social implementadas recentemente no Brasil para ampliar o acesso ao ensino superior de estudantes de baixa renda e/ou excluídos por questões raciais: (a) políticas afirmativas (reserva de vagas ou acréscimo de bônus no vestibular para estudantes de escola publica e/ou autodeclarados negros/pardos/indígenas) e o (b) Programa Universidade para Todos (ProUni), um programa de bolsas integrais e parciais em IES privadas que em troca receberiam isenção de tributos. Questões investigadas: (1) qual o impacto dessas políticas de inclusão social sobre a expansão e democratização do acesso ao ensino superior?; e, (2) qual o efeito do acesso à universidade sobre a vida dos estudantes beneficiados pelas políticas de inclusão social? Complementarmente, foi realizada uma pesquisa sobre o desempenho do ensino médio, buscando compreender as causas da queda da matrícula e dos índices de conclusão e o seu impacto sobre o ensino superior.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruna Cruz de Anhaia - Integrante / Morche - Integrante / Clarissa Eckert Baeta Neves - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2007 - 2009
As transformações dos sistemas de educação superior no Brasil e na Europa e as perspectivas da cooperação acadêmica internacional
Descrição: Análise das transformações dos sistemas de educação superior na Europa a partir do processo Bolonha..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Bruna Cruz de Anhaia - Integrante / Clarissa Eckert Baeta Neves - Coordenador / Leonardo Renner Koppe - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Educação Superior no Brasil: acesso e eqüidade
Descrição: Análise da expansão da educação superior e da democratização do acesso: eqüidade e políticas de inclusão social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Bruna Cruz de Anhaia - Integrante / BRUNO MORCHE - Integrante / Clarissa Eckert Baeta Neves - Coordenador / Leonardo Renner Koppe - Integrante.Financiador(es): Fulbright Comissão para o Intercâmbio entre os Estados Unidos e o Brasil - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2007 - 2008
Observatorio da Educacao/CAPES/MEC
Descrição: Inúmeros países defrontam-se com o problema da inclusão social na educação superior e tem sido muitas as estratégias para seu enfrentamento. Um aspecto central na formulação dessas estratégias tem sido a proposta de algum tipo de ?cost-sharing?, compartilhamento de custos, mais equânime entre a capacidade privada e as possibilidades do setor público que favoreça os contingentes menos favorecidos. No caso do Brasil, a opção principal parece avançar noutra direção. O poder público reafirma o compromisso de garantir a nova onda de expansão do sistema de ensino superior, com aportes crescentes de recursos públicos diretamente no setor público e indiretamente, através de novas formas de subsídios e isenção fiscal, no setor privado. Neste estudo, analisaram-se as políticas de inclusão social que tinham por objetivo ampliar o acesso à educação superior e as estratégias de financiamento da expansão. Foram objeto de análise as políticas que previam inclusão no setor privado (tais como: o ProUni e o crédito educativo FIES) e no setor público (tal como a política de cotas).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Bruna Cruz de Anhaia - Integrante / BRUNO MORCHE - Integrante / Clarissa Eckert Baeta Neves - Coordenador / Leonardo Renner Koppe - Integrante / Simone Gomes Costa - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2007 - 2007
Caracterização dos Jovens na Agricultura Familiar no estado do Rio Grande do Sul
Descrição: Aplicação de questionários, digitação em banco de dados, elaboração de artigo acadêmico e de relatório final para posterior elaboração de políticas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bruna Cruz de Anhaia - Integrante / Nilson Weisheimer - Coordenador / Lucas Coradini - Integrante / Mariana Scussel Zanatta - Integrante / Maira Graciela Daniel - Integrante / Analisa Zorzi - Integrante / Jaqueline Russczyk - Integrante / Flávio Saydelles - Integrante / Alexandre Pires - Integrante.Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Capacitação EAD em Planejamento Estratégico Municipal e Desenvolvimento Territorial
Descrição: O projeto foi fruto de um convênio firmado entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal e o Centro de Estudos Internacionais sobre Governo da UFRGS e visou à criação de uma rede eletrônica de suporte à qualificação de gestores públicos locais na elaboração, implementação, monitoramento e avaliação dos Planos Plurianuais (PPAs) nos municípios brasileiros, para o período 2013-2015. Para tal, estiveram previstas: (a) a elaboração e oferta de cursos de formação de gestores locais na modalidade educação à distância, voltados para qualificação da atuação destes atores nas distintas etapas dos PPAs municipais; (b) a criação de uma plataforma digital de ensino e suporte à rede de gestores locais de planejamento governamental, visando o intercâmbio de informações; e, (c) a realização de estudos e pesquisas, tendo por objetivo desenvolver metodologias e indicadores de monitoramento e avaliação dos referidos PPAs.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (9) .
Integrantes: Bruna Cruz de Anhaia - Integrante / Diogo Joel Demarco - Integrante / Pedro de Almeida Costa - Coordenador / Janaína Ruviaro da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Bolsa de estudos do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), edital nº 19/2016., Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
2014
Ganhadora do VII Prêmio Lice, com o trabalho: "A Educação como direito e dever: uma análise das cotas e do ProUni", categoria "Graduandos", Encontro Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas (ENEAP).
2013
"Aprovada com voto de louvor", Dissertação de Mestrado em Sociologia, Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UFRGS).
2011
Menção honrosa pelo trabalho: "Políticas públicas e sociais no ensino superior: inserção educacional com inclusão social? O ProUni" - Prêmio Sociólogos do Futuro, categoria "Graduados", Sociedade Brasileira de Sociologia.
2011
Menção honrosa pelo trabalho: "Políticas Públicas e Sociais para a equidade: um estudo sobre o Programa Universidade para Todos" - 3º edição do Prêmio Políticas Públicas e Cidadania: avanços práticos, Fundação Getúlio Vargas e Fundação Ford.
2009
Erasmus Mundus External Cooperation Window Scholarship (Bachelor, Sociology), European Commission.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANHAIA, B. C.2017 ANHAIA, B. C.. Cotas Raciais em Foco: a trajetória dos alunos negros na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 12, p. 69-87, 2017.

2.
ANHAIA, B. C.2017ANHAIA, B. C.. A Lei de Cotas e a universidade pública brasileira em debate. CONTRAPONTO, v. 4, p. 123-137, 2017.

3.
ANHAIA, B. C.2012 ANHAIA, B. C.. Políticas Públicas e Sociais para a Equidade: um estudo sobre o Programa Universidade para Todos. CADERNOS DE GESTÃO PÚBLICA, v. 17, p. 68-86, 2012.

4.
NEVES, C. E. B.2011 NEVES, C. E. B. ; MORCHE ; ANHAIA, B. C. . Educação superior no Brasil: acesso, equidade e as políticas de inclusão social. Controversias y Concurrencias Lationamericanas, v. 4, p. 123-139, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, E. G. (Org.) ; ANHAIA, B. C. (Org.) ; SCHUCK, C. B. (Org.) ; SILVA, C. S. A. E. (Org.) ; ARANDA, Y. P. C. (Org.) . Diversidade Sociológica: Facetas da Pesquisa em Sociologia. 1ª. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. v. 2. 344p .

Capítulos de livros publicados
1.
ANHAIA, B. C.; NEVES, C. E. B. . Os caminhos da inclusão: uma análise do Programa Universidade para Todos. In: Eugenia Portela de Siqueira Marques; Eduardo Henrique Oliveira da Silva. (Org.). A Educação Superior no Brasil e a Democratização do Acesso: Alcances e Limites do ProUni. 1ªed.São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2016, v. 2, p. 13-26.

2.
DEMARCO, D. J. ; COSTA, P. A. ; ANHAIA, B. C. ; SILVA, J. R. . Um balanço do Projeto de Capacitação EAD em Planejamento Estratégico e Municipal e Desenvolvimento Territorial. In: Diogo Joel Demarco. (Org.). Gestão pública, Município e Federação. 1ªed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015, v. , p. 55-74.

3.
NEVES, C. E. B. ; ANHAIA, B. C. . Políticas de Inclusão Social no Ensino Superior no Brasil: políticas de redistribuição de oportunidades? Reflexões a partir das experiências em IES do Rio Grande do Sul. In: Maria Lígia de Oliveira Barbosa. (Org.). Ensino Superior: expansão e democratização. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013, v. , p. 01-22.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANHAIA, B. C.. Tramitação do Texto e Fixação dos Sentidos: a Lei Brasileira nº 12.711/2012 sobre cotas no ensino superior. In: 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2017, Salamanca. Atas - Investigação Qualitativa em Educação. Salamanca, 2017. v. 1. p. 560-569.

2.
ANHAIA, B. C.. Discursos e Ação: os discursos dos ministros do STF no julgamento da ADPF 186. In: II ENPP - A Multidisciplinaridade das Políticas Públicas: da constituição do campo às formas de análise, 2016, Araraquara. Anais do evento: II ENPP. Araraquara: FCL-UNESP, 2016. p. 84-110.

3.
ANHAIA, B. C.. Educação Superior e Inclusão Social ? um estudo comparado de duas ações afirmativas no Brasil: dos debates à prática. In: 38º Encontro Anual da ANPOCS, 2014, Caxambu. Anais do 38º Encontro Anual da ANPOCS, 2014.

4.
VIRGINIO, A. S. ; ANHAIA, B. C. . Desenvolvimento humano e educação: Estado, indicadores de qualidade e as políticas educacionais. In: VIII Jornadas de Sociología de la UNLP, 2014, La Plata. Anais das VIII Jornadas de Sociología de la UNLP, 2014.

5.
ANHAIA, B. C.. Manifestos de Raça. In: XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología, 2013, Santiago. GT 08 - Desigualdade, vulnerabilidade e exclusão social: Trabalhos completos, 2013.

6.
ANHAIA, B. C.. Educação e Desenvolvimento - Estudo comparado de duas políticas afirmativas no ensino superior no Brasil: do texto à prática. In: I Jornada de Jóvenes Investigadores en Educación - FLACSO Argentina, 2012, Buenos Aires. FLACSO Argentina - I Jornada de Jóvenes Investigadores en Educación, 2012.

7.
ANHAIA, B. C.. Manifestos de Raça. In: III Seminario Internacional Universidad Sociedad Estado - A 400 años de la Universidad en la región, 2012, Córdoba. III Seminario Internacional UNC - Trabajos completos, 2012.

8.
CUNHA, L. G. H. ; ANHAIA, B. C. ; MOSSI, T. W. ; BLANCO, G. D. . Ambivalências e assimetrias de uma experiência de pesquisa. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife. XXVIII ALAS - Grupos de Trabalho, 2011.

9.
ANHAIA, B. C.. Políticas públicas e sociais no ensino superior do Brasil: o Programa Universidade para Todos. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife. XXVIII ALAS - Grupos de Trabalho, 2011.

10.
NEVES, C. E. B. ; Bruno Morche ; ANHAIA, B. C. . Educação Superior no Brasil: acesso e equidade através das políticas de inclusão social. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: consensos e controvérsias, 2009, Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: consensos e controvérsias, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANHAIA, B. C.. Políticas públicas e sociais no ensino superior: inserção educacional com inclusão social? O ProUni. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia - Mudanças, permanências e desafios sociológicos, 2011, Curitiba. XV Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociólogos do Futuro, 2011.

2.
ANHAIA, B. C.. Políticas públicas e educacionais: inserção com inclusão? O Programa Universidade para Todos. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, 2010, Florianópolis. I CICPG - Resumos, 2010.

3.
ANHAIA, B. C.. Políticas públicas e sociais no Ensino Superior: inserção com inclusão? O Programa Universidade para Todos. In: X Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2009, Porto Alegre. Anais do X Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2009.

4.
ANHAIA, B. C.; Bruno Morche . Acesso e eqüidade na Educação Superior: as formas de ingresso. In: IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2008, Porto Alegre. Livro de Resumos do IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANHAIA, B. C.. A nova ?lei de cotas? no ensino superior brasileiro: reflexões sobre a política e as universidades. In: II Seminário de Integração Sociológica UFRGS-UFPel, 2014, Porto Alegre. Anais do II Seminário de Integração Sociológica UFRGS-UFPel, 2014.

2.
ANHAIA, B. C.. A nova ?lei de cotas? no ensino superior brasileiro: reflexões sobre a política e as universidades. In: Colóquio Internacional Educação e Justiça Social, 2014, Curitiba. Anais do Colóquio Internacional Educação e Justiça Social, 2014.

3.
ANHAIA, B. C.. Higher Education in Brazil: the ProUni and the challenges for equity. In: IJUP' 10 - 3rd Meeting of Young Researches of U. Porto, 2010, Porto. IJUP' 10 - Livro de Resumos. Porto, 2010. p. 180-180.

4.
ANHAIA, B. C.. Acesso e Equidade na Educação Superior: o ProUni. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: consensos e controvérsias, 2009, Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: consensos e controvérsias, 2009.

5.
ANHAIA, B. C.; MORCHE . Acesso e Eqüidade na Educação Superior: o ProUni. In: XX Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2008, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre, 2008. v. 3. p. 771-771.

6.
MORCHE ; ANHAIA, B. C. . Acesso e Eqüidade na Educação Superior: as políticas afirmativas. In: XX Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2008, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre, 2008. v. 3. p. 771-772.

7.
ANHAIA, B. C.; MORCHE . Acesso e Eqüidade na Educação Superior: formas de ingresso. In: XIX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2007, Porto Alegre. Livro de Resumos / XIX Salão de Iniciação Científica, XVI Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. v. 3. p. 889-890.

8.
MORCHE ; ANHAIA, B. C. . Acesso e Eqüidade no Ensino Superior: as políticas de acesso. In: XIX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2007, Porto Alegre. Livro de Resumos / XIX Salão de Iniciação Científica, XVI Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. v. 3. p. 889-889.

Apresentações de Trabalho
1.
ANHAIA, B. C.. Tramitação do Texto e Fixação dos Sentidos: a Lei Brasileira nº 12.711/2012 sobre cotas no ensino superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ANHAIA, B. C.. A Lei de Cotas e a universidade pública brasileira em debate. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ANHAIA, B. C.. A Lei de Cotas no ensino superior e os discursos no processo de formulação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ANHAIA, B. C.. Discursos e Ação: os discursos dos ministros do STF no julgamento da ADPF 186. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ANHAIA, B. C.. A nova ?Lei de cotas? no ensino superior brasileiro: reflexões sobre a política e as universidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ANHAIA, B. C.. A nova 'Lei de cotas' no ensino superior brasileiro: reflexões sobre a política e as universidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ANHAIA, B. C.. A Educação como direito e dever: uma análise das cotas e do ProUni. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ANHAIA, B. C.. A nova ?lei de cotas? no ensino superior brasileiro: reflexões sobre a política e as universidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ANHAIA, B. C.. A nova ?lei de cotas? no ensino superior brasileiro: reflexões sobre a política e as universidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
VIRGINIO, A. S. ; ANHAIA, B. C. . Desenvolvimento humano e educação: Estado, indicadores de qualidade e as políticas educacionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ANHAIA, B. C.. Educação Superior e Inclusão Social ? um estudo comparado de duas ações afirmativas no Brasil: dos debates à prática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ANHAIA, B. C.. Educação Superior e Inclusão Social ? um estudo comparado de duas ações afirmativas no Brasil: dos debates à prática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ANHAIA, B. C.. Diversidade Étnico-Racial e Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ANHAIA, B. C.. Manifestos de Raça. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ANHAIA, B. C.. Educação e Desenvolvimento - Estudo comparado de duas políticas afirmativas no ensino superior no Brasil: do texto à prática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
ANHAIA, B. C.. Manifestos de Raça. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
ANHAIA, B. C.. Educação, Cidadania e Desenvolvimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ANHAIA, B. C.. Compreendendo as Ações Afirmativas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ANHAIA, B. C.. Políticas públicas e sociais no ensino superior do Brasil: o Programa Universidade para Todos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ANHAIA, B. C.. Políticas públicas e sociais no ensino superior: inserção educacional com inclusão social? O ProUni. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
BARLETE, A. R. L. ; ANHAIA, B. C. . Erasmus Mundos Association (Capítulo latinoamericano da EMA). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
ANHAIA, B. C.. Higher Education in Brazil: the ProUni and the challenges for equity. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
NEVES, C. E. B. ; MORCHE ; ANHAIA, B. C. . Educação Superior no Brasil: acesso, equidade e as políticas de inclusão social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
ANHAIA, B. C.. Acesso e Equidade na Educação Superior: o ProUni. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
NEVES, C. E. B. ; MORCHE ; ANHAIA, B. C. . Educação Superior no Brasil: acesso e equidade através das políticas de inclusão social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
ANHAIA, B. C.. Políticas públicas e sociais no Ensino Superior: inserção com inclusão? O Programa Universidade para Todos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
ANHAIA, B. C.; Bruno Morche . Acesso e eqüidade na Educação Superior: as formas de ingresso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
Bruno Morche ; ANHAIA, B. C. . Acesso e eqüidade na Educação Superior: as políticas de acesso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
ANHAIA, B. C.; MORCHE . Acesso e Eqüidade na Educação Superior: o ProUni. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
MORCHE ; ANHAIA, B. C. . Acesso e Eqüidade na Educação Superior: as Políticas Afirmativas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
ANHAIA, B. C.; Bruno Morche . Acesso e eqüidade na Educação Superior: formas de ingresso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
MORCHE ; ANHAIA, B. C. . Acesso e Eqüidade na Educação Superior: as políticas de acesso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ANHAIA, B. C.. Acesso e Equidade na Educação Superior 2008 (Trabalho Científico).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, T. B. ; ROSA, J. O. ; MOREIRA, D. G. ; THIER, G. ; LOPES, J. E. ; ANHAIA, B. C. ; SILVA, J. R. ; POSSAMAI, A. J. ; SIVELLI, B. Q. ; COSTA, P. A. ; DIAS, G. V. R. S. ; HELLMANN, A. G. . O que é Monitoramento?. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

2.
FERREIRA, T. B. ; ROSA, J. O. ; MOREIRA, D. G. ; THIER, G. ; LOPES, J. E. ; ANHAIA, B. C. ; SILVA, J. R. ; POSSAMAI, A. J. ; SIVELLI, B. Q. ; COSTA, P. A. ; DIAS, G. V. R. S. ; HELLMANN, A. G. . O que são Indicadores?. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

3.
ZANATTA, M. S. ; ANHAIA, B. C. . Os Jovens Agricultores Familiares e a Educação no estado do Rio Grande do Sul. 2007. (Relatório de pesquisa).

4.
NEVES, C. E. B. ; MORCHE ; ANHAIA, B. C. . Affirmative Action in Brazil. 2007. (Resumo de Seminário).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ANHAIA, B. C.. Capturas de Gênero. 2010. Fotografia.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIRGINIO, A. S.; ANHAIA, B. C.. Participação em banca de Delmiro Soares.A baixa qualidade do ensino no Brasil: quais fatores que interferem neste problema podemos priorizar para uma ação efetiva?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
VIRGINIO, A. S.; ANHAIA, B. C.. Participação em banca de Jade de Barros Dal Bó.Em busca do direito à informação: porque os alunos de escolas públicas não conhecem as políticas de inclusão do ensino superior?. 2014.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Tramitação do Texto e Fixação dos Sentidos: a Lei Brasileira nº 12.711/2012 sobre cotas no ensino superior. 2017. (Congresso).

2.
Development in the Face of Global Inequalities. 2017. (Outra).

3.
E2O. Una mirada singular a favor de la equidad educativa. 2017. (Outra).

4.
How can research and teaching work together?. 2017. (Outra).

5.
III Simposium EDiSo - Inequality and new social discourses. 2017. (Simpósio).

6.
Introdução à Pesquisa com Mendeley e Zotero. 2017. (Seminário).

7.
La Crisis de los Refugiados: una apuesta por la integración. 2017. (Outra).

8.
Polítiques públiques: del que es diu al que es fa. 2017. (Outra).

9.
Seminário Bases ProQuest no Portal de Periódicos da CAPES. 2017. (Seminário).

10.
Seminário Gerenciador de Referências - Mendeley. 2017. (Seminário).

11.
VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS: Múltiplos Olhares desde o Brasil.A Lei de Cotas e a universidade pública brasileira em debate. 2017. (Seminário).

12.
XI Jornada de Estudos do Discurso: Estigma na Vida Social.A Lei de Cotas no ensino superior e os discursos no processo de formulação. 2017. (Outra).

13.
Colóquio Internacional "Os Dilemas da Desigualdade na América Latina: Políticas Públicas e Desigualdade na América Latina". 2016. (Outra).

14.
Diálogos entre Teoria e Empiria: tendências da sociologia contemporânea - "Mapeando as novas correntes teóricas da sociologia". 2016. (Outra).

15.
Homenagem a Carlos Hasenbalg. 2016. (Outra).

16.
II Encontro Nacional de Políticas Públicas - A multidisciplinaridade das Políticas Públicas: da constituição do campo às formas de análise.Discursos e Ação: os discursos dos ministros do STF no julgamento da ADPF 186. 2016. (Encontro).

17.
5º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito. 2015. (Seminário).

18.
IV Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política - Onde está o poder?.A nova ?Lei de cotas? no ensino superior brasileiro: reflexões sobre a política e as universidades. 2015. (Outra).

19.
Painel Ações Afirmativas e Política de Cotas na UFRGS: balanços e perspectivas. 2015. (Outra).

20.
V Seminário e III Encontro dos Pesquisadores do CEGOV. 2015. (Seminário).

21.
XVII Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia em Diálogos Transnacionais. 2015. (Congresso).

22.
XXX Congreso Latinoamericano de Sociología - Pueblos en movimiento: un nuevo diálogo en las ciencias sociales. 2015. (Congresso).

23.
XXX Congreso Latinoamericano de Sociología - Pueblos en movimiento: un nuevo diálogo en las ciencias sociales. A nova ?Lei de cotas? no ensino superior brasileiro: reflexões sobre a política e as universidades. 2015. (Congresso).

24.
38º Encontro Anual da ANPOCS. 2014. (Encontro).

25.
38º Encontro Anual da ANPOCS.Educação Superior e Inclusão Social ? um estudo comparado de duas ações afirmativas no Brasil: dos debates à prática. 2014. (Encontro).

26.
Ciclo de Debates A Universidade do Futuro - As Mudanças Institucionais em uma Universidade Autônoma. 2014. (Outra).

27.
Colóquio Internacional Educação e Justiça Social.A nova ?Lei de cotas? no ensino superior brasileiro: reflexões sobre a política e as universidades. 2014. (Outra).

28.
Colóquio Internacional Educação e Justiça Social. 2014. (Outra).

29.
II Seminário de Integração Sociológica UFRGS-UFPel.A nova ?lei de cotas? no ensino superior brasileiro: reflexões sobre a política e as universidades. 2014. (Seminário).

30.
Seminário PPAs Territoriais Participativos. 2014. (Seminário).

31.
Sociologia Cultural Hoje. 2014. (Outra).

32.
VIII Jornadas de Sociología de la UNLP.Desenvolvimento humano e educação: Estado, indicadores de qualidade e as políticas educacionais. 2014. (Outra).

33.
V Seminário Universidade, Sociedade, Estado da AUGM. 2014. (Seminário).

34.
XIII ENEAP - Concepções de desenvolvimento em disputa: limites e possibilidades da gestão pública frente às de demandas sociais. 2014. (Encontro).

35.
XIII ENEAP - Concepções de desenvolvimento em disputa: limites e possibilidades da gestão pública frente às de demandas sociais.A Educação como direito e dever: uma análise das cotas e do ProUni. 2014. (Encontro).

36.
X Salão de Ensino UFRGS.Educação Superior e Inclusão Social ? um estudo comparado de duas ações afirmativas no Brasil: dos debates à prática. 2014. (Outra).

37.
Conversações Afirmativas - "Calouradas Afirmativas: Direito para Todos!". 2013. (Outra).

38.
I Seminário de Integração Sociológica UFPel-UFRGS.Educação Superior e Inclusão Social ? um estudo comparado de duas ações afirmativas no Brasil: dos debates à prática. 2013. (Seminário).

39.
O que é fazer sociologia da religião hoje? O papel da religião nas sociedades contemporâneas. 2013. (Outra).

40.
Painel Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas no Rio Grande do Sul. 2013. (Outra).

41.
Seminario Internacional Educación y Políticas Sociales: Sinergias para la Inclusión. 2013. (Seminário).

42.
Sociologia da Moral: múltiplas perspectivas.Moral e Educação. 2013. (Outra).

43.
Sociologia da Moral: múltiplas perspectivas. 2013. (Outra).

44.
XIV Salão de Extensão da UFRGS: "As cotas na UFRGS e o acesso ao ensino superior". 2013. (Oficina).

45.
XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología - Crisis y Emergencias Sociales en América Latina. Manifestos de Raça. 2013. (Congresso).

46.
III Seminario Internacional Universidad Sociedad Estado - A 400 años de la Universidad en la región.Manifestos de Raça. 2012. (Seminário).

47.
I Jornada de Jóvenes Investigadores en Educación - FLACSO Argentina.Educação e Desenvolvimento estudo comparado de duas políticas afirmativas no ensino superior no Brasil: do texto à prática. 2012. (Outra).

48.
Seminário 10 anos de Ações Afirmativas no Ensino Superior: conquistas e desafios. 2012. (Seminário).

49.
Seminário Internacional Sociologias do Século 21. 2012. (Seminário).

50.
XX Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM - Cidadania e Desenvolvimento Social.Manifestos de Raça. 2012. (Outra).

51.
1º Salão de Relações Internacionais UFRGS.Erasmus Mundus. 2011. (Outra).

52.
Conferências UFRGS 2011 - A dimensão ética das políticas públicas: o caso da inclusão digital. 2011. (Outra).

53.
Conferências UFRGS 2011 - As formas de aprender contemporâneas. 2011. (Outra).

54.
Educação Anti-Racista no Cotidiano Escolar e Acadêmico 2011: Desigualdades Raciais no Brasil e Impactos na Educação. 2011. (Seminário).

55.
I Encontro Ibero-americano de Conselhos Econômicos e Sociais - O papel da sociedade civil no novo modelo econômico, social e ambiental de governança global. 2011. (Encontro).

56.
III Semana de Consciência Negra na UFRGS - As políticas afirmativas como enfrentamento do racismo no ambiente acadêmico. 2011. (Outra).

57.
IV Seminário de Avaliação de Políticas Públicas e Qualidade do Gasto. 2011. (Seminário).

58.
Projeto de Enfrentamento à Violência - Violência de gênero. 2011. (Seminário).

59.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia - Mudanças, permanências e desafios sociológicos. Políticas públicas e sociais no ensino superior: inserção educacional com inclusão social? O ProUni. 2011. (Congresso).

60.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia - Mudanças, permanências e desafios sociológicos. 2011. (Congresso).

61.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia - Fronteiras Abertas da América Latina. Ambivalências e assimetrias de uma experiência de pesquisa. 2011. (Congresso).

62.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia - Fronteiras Abertas da América Latina. Políticas públicas e sociais no ensino superior do Brasil: o Programa Universidade para Todos. 2011. (Congresso).

63.
Fazendo Gênero 9 - Diásporas, diversidades, deslocamentos.Capturas de Gênero. 2010. (Outra).

64.
Fazendo Gênero 9 - Diásporas, diversidades, deslocamentos. 2010. (Outra).

65.
How to get your article published - Elsevier. 2010. (Oficina).

66.
III Conferência Latino Americana e Caribenha sobre Abordagem das Capacitações e Desenvolvimento Humano. 2010. (Outra).

67.
II Seminário do GTAEDES - As Acessibilidades e os Desafios para a Promoção do Ensino Superior Inclusivo. 2010. (Seminário).

68.
IJUP' 10 - 3rd Meeting of Young Researches of U. Porto.Higher Education in Brazil: the ProUni and the challenges for equity. 2010. (Encontro).

69.
International Conference The European Project of Social Inclusion. 2010. (Outra).

70.
I Seminário Ações Afirmativas UFRGS. 2010. (Seminário).

71.
SPIE UP' 10 - Semana de Promoção da Inovação e do Empreendedorismo da Universidade do Porto. 2010. (Outra).

72.
V Fórum gaúcho das IES com ações voltadas ao envelhecimento. 2010. (Outra).

73.
VIII Jornadas de Ciência da Informação - A Ciência da Informação na Era das Redes Sociais. 2010. (Outra).

74.
Autoria e Ética em Pesquisa. 2009. (Seminário).

75.
Ciclo de Debates sobre Reforma Política - Governabilidade e Controle: Sistemas Eleitorais. 2009. (Outra).

76.
Conhecendo o SABI e o LUME - UFRGS. 2009. (Seminário).

77.
Gênero, Equidade, Diversidade e Cidadania - Ciclo Cinema e Gênero. 2009. (Outra).

78.
Referências bibliográficas: fontes impressas e eletrônicas. 2009. (Seminário).

79.
VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural. 2009. (Congresso).

80.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: consensos e controvérsias. Acesso e Equidade na Educação Superior: o ProUni. 2009. (Congresso).

81.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: consensos e controvérsias. Acesso e Equidade na Educação Superior: o ProUni. 2009. (Congresso).

82.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: consensos e controvérsias. 2009. (Congresso).

83.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: consensos e controvérsias. Educação Superior no Brasil: acesso e equidade através das políticas de inclusão social. 2009. (Congresso).

84.
Como Elaborar uma Apresentação Oral. 2008. (Seminário).

85.
I Encontro de Mulheres UFRGS. 2008. (Encontro).

86.
III Seminário Internacional Organizações e Sociedade: Inovações e Transformações Contemporâneas. 2008. (Seminário).

87.
IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Acesso e eqüidade na Educação Superior: as formas de ingresso.. 2008. (Outra).

88.
Jornada GEU 20 anos - Qualidade e Gestão da Universidade. 2008. (Outra).

89.
Oficina Raça e Gênero: intersecções da violência. 2008. (Oficina).

90.
Oficina Violência Simbólica, Psicológica e Institucional. 2008. (Oficina).

91.
XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Acesso e Eqüidade na Educação Superior: o ProUni. 2008. (Outra).

92.
Como Apresentar Trabalho num Congresso Científico. 2007. (Seminário).

93.
XIX Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Acesso e eqüidade na Educação Superior: formas de ingresso. 2007. (Outra).

94.
II Conferência Internacional de Gestão Social - A Gestão Social em Debate: refletindo sobre os fatores críticos de sucesso da gestão eficaz.. 2006. (Outra).

95.
V Painel da América Latina. 2000. (Outra).

96.
7ª SBPC Jovem. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. K. ; NEVES, C. E. B. ; WEISS, R. A. ; FERRARA, A. ; FATURI, R. A. R. S. ; MARX, V. ; ANHAIA, B. C. . Escola de Altos Estudos e Seminário Internacional - Sociedade Civil, Democracia e Contestação. 2014. (Outro).

2.
ALMEIDA, J. P. ; RODRIGUES, L. P. ; COSTA, E. G. ; ANHAIA, B. C. ; SCHUCK, C. B. ; ARANDA, Y. P. C. . II Seminário de Integração Sociológica UFRGS - UFPel. 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ANHAIA, B. C.. Educação e Desenvolvimento - Estudo comparado de duas políticas afirmativas no ensino superior no Brasil: do texto à prática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ANHAIA, B. C.. Educação, Cidadania e Desenvolvimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ANHAIA, B. C.. Compreendendo as Ações Afirmativas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANHAIA, B. C.. Diversidade Étnico-Racial e Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Em 2016, cursou disciplinas como aluna especial no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense.



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