Leonel Henckes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1430630675024847
  • Última atualização do currículo em 16/11/2017


Ator e diretor teatral, Doutor (2015) e Mestre (2011) em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA com período "sanduíche" na Freie Universität Berlin - Berlin, Alemanha (Bolsista PDSE/CAPES - Processo - 17967-12-0). Bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela UFSM (2008). Foi Professor Substituto do Departamento de Fundamentos do Teatro do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas ? Interpretação e Direção ? da UFBA (2009 - 2011) onde ministrou disciplinas para os cursos de Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação e Direção Teatral e Licenciatura em Teatro nas áreas de preparação corporal, voz, interpretação teatral e direção teatral. De 2005 a 2008 foi ator-pesquisador do Grupo "Vagabundos do Infinito" - Santa Maria/RS. No Rio Grande do Sul atuou em espetáculos como Otelo (2008), A Bicicleta do Condenado (2008), Vida Acordada (2007). Campanhas publicitárias para o Grupo RBS e curtas-metragens. Dirigiu ?Últimos Capítulos ou Primeira Tentativa? em 2008. Em Salvador atuou como preparador de elencos em espetáculos como As Velhas com direção de Luiz Marfuz (Indicação a melhor espetáculo no prêmio Braskem de Teatro 2010), Tudo no Timing com direção de Jacyan Castillos; Meu Nome é Mentira , com direção de Luiz Marfuz, Assistente de Direção Artística, Salvador/BA (5 Indicações ao prêmio Braskem de Teatro 2011 incluindo Melhor Espetáculo); Em 2012 foi contemplado no Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura e realizou estágio como Assistente de Direção Artística na montagem da Ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi com direção artística de Thomas Krupa Theater Freiburg/Freiburg im Breisgau Alemanha; Atuou como produtor na realização de: ?Seminário Encenações de Brecht na Bahia? (2011) ? Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFBA; ?Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada? em suas 3 edições em São Paulo (201272013), Bahia (2014) e Rio de Janeiro (2015). Em 2013 produziu a participação do espetáculo Namíbia, Não! com direção de Lázaro Ramos no Ano do Brasil em Portugal. Em colaboração com Christina Kyriazidi (Grécia) e Marinaio Teatro, idealizou e produziu a performance The Stranger and Other Ordinary Tales no ano de 2013 em Berlim ? Alemanha. Organizou junto ao Latein-Amerika Institut da Freie Universität Berlin, o seminário ?Novas Tendências na Dramaturgia Política no Brasil? (2013). O projeto venceu o Edital Agitação Cultural 2015 da SECULT/BA. Em 2015 montou em Salvador, com recursos do Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz em coprodução com Marinaio Teatro Berlin, o espetáculo "Floresta Debaixo do Mar" onde é produtor e ator. Atua nas linhas de pesquisa: Poéticas e Processos de Encenação e Corpo E(m) Performance. Participa do grupo de pesquisa: PÉ NA CENA - Poéticas de Atuação e Encenação - UFBA, coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Cesar Alves Marfuz. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, linguagens artisticas, processo criativo do ator, encenação contemporânea, interpretação teatral, direção teatral, preparação corporal e treinamento de ator, ações físicas. www.leonelhenckes.com.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonel Henckes
Nome em citações bibliográficas
HENCKES, Leonel.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Artes Cênicas (conceito CAPES 6).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Freie Universität Berlin (Orientador: Profª Drª Doris Kolesch).
Título: O Ator da Organicidade:impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneos, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Profª Drª Maria Albertina Silva Grebler.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: ações físicas; impulso; contato; modos de atuação; ator da organicidade; teatro contemporâneo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Direção Teatral.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2009 - 2011
Mestrado em Artes Cênicas (conceito CAPES 6).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Corpo fora do lugar: movimento fluxo e desordem no percurso entre treinamento psicofísico e construção cênica pela via das ações físicas,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Luiz Cesar Alves Marfuz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Processo criativo; treinamento de ator; poéticas corpóreas; encenação contemporânea; ações físicas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Direção Teatral.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2009 em Bacharelado em Artes Cênicas - Direção Teatral.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Ano de interrupção: 2009
2004 - 2008
Graduação em Artes Cênicas - Bacharelado Interpretação Teatral.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: O Corpo Mágico.
Orientador: Prof. Ms. Paulo Márcio da Silva Pereira.




Formação Complementar


2016 - 2017
Residência Artística com Marinaio Teatro - Berlim - 2016. (Carga horária: 260h).
Marinaio Teatro Berlin, MTB, Alemanha.
2012 - 2012
Estágio de Direção Artística em Ópera. (Carga horária: 240h).
Theater Freiburg, -, Alemanha.
2011 - 2011
"Contato, Intenção, Impulso" com Mario Biagini. (Carga horária: 35h).
ECUM - Central de Produção, ECUM, Brasil.
2011 - 2011
El Cuerpo de la Organicidad - taller avanzado. (Carga horária: 40h).
Fundación Teatro Varasanta, VARASANTA, Colômbia.
2009 - 2009
"O corpo que cada um é" com Fernando Montes. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2007 - 2007
A Dramaturgia do Ator no Trabalho Sobre Si Mesmo. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2007 - 2007
"Curso de Iluminação" com Fernando Ochôa. (Carga horária: 25h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Mimo Corpóreo de Etienne Decroux. (Carga horária: 25h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: aluno de doutorado, Enquadramento Funcional: doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: aluno de mestrado, Enquadramento Funcional: mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor por Tempo Determinad, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

03/2011 - 04/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, .

Linhas de pesquisa
Corpo e(m) Performance
08/2012 - 03/2013
Estágios , Departamento de Técnicas do Espetáculo - Escola de Teatro, .

Estágio realizado
Estágio Docente Orientado - Doutorado durante o processo de preparação e montagem do espetáculo de formatura dos graduandos em Interpretação Teatral, com carga horária de 160 horas. Aulas práticas de corpo e improvisação e planejamento pedagógico..
04/2012 - 06/2012
Extensão universitária , IHAC - Instituto de Humanidades Artes e Ciências, .

Atividade de extensão realizada
Estúdio de Investigação sobre as Ações Físicas e a Organicidade.
03/2011 - 06/2011
Ensino, BI - Bacharelado Interdisciplinar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEA 085 - Fundamentos da Dicção I
03/2010 - 06/2011
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Direção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEA 328 - MID: Iniciação ao Processo de Criação Cênica I: Direção
TEA 328 - MID: Introdução ao Processo de Criação Cênica I: Introdução à Pesquisa em Artes Cênicas
09/2009 - 06/2011
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEA 335 - MID - Interpretação teatral I: Técnica de corpo para a cena I
TEA 339 - MID - Interpretação Teatral V: Técnica básica para o ator III: corpo
TEA 340 - MID - Interpretação Teatral VI: Pesquisa em Artes Cênicas IV
03/2009 - 04/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, .

08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEA322 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO II: Estudo do Texto Dramático I

Goethe-Institut Salvador Bahia, GI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador da Programação Cultural e Curador, Carga horária: 40
Outras informações
Programador cultural e curador no departamento de programação cultural do Goethe Institut Salvador Bahia nas áreas de teatro, dança, música, artes integradas e artes visuais. Atua na seleção de projetos para integrarem a programação dos espaços do Instituto, cria e coordena a produção de projetos do próprio instituto tais como exposições, apresentações de espetáculos teatrais e de dança, mostras de cinema e artes em geral, saraus, seminários, encontros e exposições. Assessora coletivos artísticos alemães em circulação pelo Brasil. Como tutor do Programa de Residências Artísticas Vila Sul do Goethe Institut Salvador Bahia, orienta as atividades dos artistas, curadores, pesquisadores e intelectuais que participam do programa durante 2 meses vindos de diferentes países do mundo e com o objetivo de contribuir para os diálogos e produção de pensamentos sobre o sul global. O Goethe Salvador recebe anualmente 20 artistas, pensadores, curadores e pesquisadores em grupos de 4 que permanecem por até 2 meses no Instituto desenvolvendo atividades relacionadas às suas áreas em conexão com a cidade.

Atividades

07/2017 - Atual
Serviços técnicos especializados , Programação Cultural e Programa de Residências Artísticas Vila Sul, .

Serviço realizado
Tutor em Programa de Residências Artísticas.
07/2017 - Atual
Serviços técnicos especializados , Programação Cultural e Programa de Residências Artísticas Vila Sul, .

Serviço realizado
Curadoria e coordenação de produção.

Melanina Acentuada Produções Artísticas - ME, MA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador autônomo, Enquadramento Funcional: Diretor de Produção, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração de projetos culturais e captação de recursos por meio de editais públicos. Dentre os projetos contemplados destaca-se: - Namíbia, Não! no Ano do Brasil em Portugal 2013. - Festival Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada - 1ª Edição - São Paulo. Vencedor do Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet - FUNARTE/SP 2012. - Festival Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada - 2ª Edição Bahia - Salvador. Vencedor do Edital Setorial de Culturas Populares e Identitárias - SECULT/Bahia. - "Floresta sob o Oceano" - Prêmio Funarte Myriam Muniz - Montagem - Região Nordeste - 2014. - Festival Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada - 3ª Edição - Rio de Janeiro. Projeto vencedor do Edital de Ocupação do Teatro Dulcina FUNARTE/RJ 2015. - O Campo de Batalha (peça teatral temporada São Paulo) - Gestão de Mídias Sociais -- www.facebook.com/ocampodebatalha | janeiro de 2015 ? outubro de 2015 (10 meses)São Paulo e Região, Brasil - Espetáculo "Namíbia, Não!" no Circuito Cultural SESI - Rio de Janeiro. Apresentações nas unidades SESI de Jacarepaguá, Centro, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Duque de Caxias e Petrópolis no mês de maio de 2016. Função: Diretor de Produção, Planejamento de Projeto e Gestão Financeira. Inscrição de projetos no sistema SALIC do Ministério da Cultura. Direção de Produção e Produção Executiva durante a execução dos projetos listados. Coordenação de Ações Formativas. Curadoria.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Outro (aluno de graduação), Enquadramento Funcional: aluno/pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Theater Freiburg, -, Alemanha.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assistente de Direção Artística em Ópera, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio realizado no Teatro Municipal de Freiburg im Breisgau - Baden-Wütenberg - Alemanha nos meses de fevereiro e março de 2012 através de projeto selecionado pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Durante o estágio desempenhei a função de Regiehospitantz (diretor assistente estagiário) na montagem da ópera Rigoletto com libreto de Giuseppe Verdi e direção artística do alemão Thomas Kruppa. A estreia ocorreu no Theater Freiburg em 17 de março de 2012. Rigoletto é uma ópera com duração de 2h20min NATUEZA DO VINCULO- o vínculo com a pesquisa em curso no doutorado em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia está na observação laboratorial da metodologia de condução atores-cantores no processo de criação de Rigoletto. A proposta era compreender o processo de atualização de obras clássicas numa linguagem antiga como a ópera e verificar os procedimentos e princípios utilizados pelo diretor artístico durante os ensaios. O projeto teve abrangência local, nacional e internacional na medida em que participei de um processo criativo na Alemanha e contribuí para a divulgação da cultura nacional naquele país. No retorno ministrei workshops em duas cidades do Rio Grande do Sul (Santo Cristo e Santa Maria) acompanhados de duas palestras com o tema: "Ópera Alemã e Encenação Contemporânea: entre tradição e contemporâneidade. Não houve premiação.

Atividades

02/2012 - 03/2012
Estágios , Theater Freiburg, .

Estágio realizado
Assistente de Direção Artística na produção da Ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi com direção artística de Thomas Krupa.

Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Perito
Outras informações
Análise técnica e emissão de parecer de deferimento ou indeferimento de projetos culturais de todo o Brasil apresentados através do sistema Novo Salic Web para autorização de captação de recursos via renuncia fiscal através da Lei 8.313 - Lei Rouanet.


LH Produções Artísticas, LH, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Diretor-proprietário, Enquadramento Funcional: Proprietário, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Empresa fundada em 2013, com sede em Salvador - Bahia. Dedica-se a elaboração e execução de projetos culturais na área de artes cênicas. Captação de recursos através das leis de incentivo a cultura e editais públicos. Prêmio FUNARTE de Teatro Miriam Muniz - 2014 - Ministério da Cultura - Brasil. Montagem de Espetáculo Teatral. - Coordenador Geral - Ator - Elaboração de Projeto Edital Agitação Cultural - SECULT/BA - 2015 Projeto: Floresta Debaixo do Mar: Conexão Brasil-Grécia na Bahia - Coordenador Geral - Ator - Elaboração de Projeto



Linhas de pesquisa


1.
Corpo e(m) Performance
2.
Poéticas e Processos de Encenação


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Ações físicas e encenação contemporânea: interfaces culturais, procedimentos e montagem (Tutor em projeto PIBIC/CNPQ)
Descrição: Descrição: Com base nos estudos de Stanislavski, os encenadores Grotowski e Barba realizaram pesquisas, que têm, até hoje, desdobramentos no Brasil (Burnier, Ferracini, Lume). O projeto propõe-se a identificar e comparar elementos comuns nos procedimentos das ações físicas abordagem teatral pela via corpórea com traços similares presentes em manifestações culturais brasileiras e realizar experimentos e montagem como locus de pesquisa e reflexões teóricas. O projeto alia 3 dimensões: Ensino, no trabalho com atores-graduandos, doutorandos (tutor) e estudantes de Direção Teatral; Pesquisa, na integração dos objetivos do PIBIC e do Grupo PÉ NA CENA Poéticas de Atuação e Encenação, liderado pelo proponente e vinculado ao CNPq; e Extensão, traduzida na montagem, aberta à comunidade extra acadêmica, além de seminários, workshops e produção de artigos e ensaios sobre o tema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Leonel Henckes - Integrante / Luiz Cesar Alves Marfuz - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2015
O Ator da Organicidade:impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneos
Descrição: Esta pesquisa parte de um estudo do conceito-procedimento contato em Jerzy Grotowski (1863 - 1938) como chave dos processo criativos e pedagógicos desenvolvidos através do Sistema de Ações Físicas pela via da Organicidade. Tanto contato quanto organicidade são noções que provocaram transformações radicais no percurso criativo e investigativo de Grotowski. Me interessava saber se ele poderia se configurar como noção chave para a operacionalização do sistema e dos processos criativos pautados na diretriz ética e poética da organicidade. O estudo do contato, porém, levou-me a necessidade de retornar a Konstantin Stanislavski (1933 - 1999) e empreender um estudo mais aprofundado da noção de organicidade que acabou resultando na identificação de um perfil de ator denominado ator da organicidade, o ator quente em oposição ao ator frio característico do teatro convencional e de produção. Através da etnografia como metodologia e usando a metáfora da viagem, empreendi uma viagem por teorias e práticas minhas e de outros artistas a fim de desenhar o modo de atuação e precisar as características da técnica do ator da organicidade. Ampliei o raio de alcance do estudo para o teatro de hoje, contemporâneo, a partir do trabalho de dois diretores alemães em atuação na cidade de Berlim ? Alemanha: Thomas Ostermeier e René Pollesch, a fim de identificar pontos de intersercção da técnica do ator da organicidade com modos de atuação contemporâneos e, assim, abrir espaço para o desenvolvimento de metodologias e teorias para o ator de hoje e de amanhã. Bolsista FAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Brasil) e bolsista PDSE/CAPES - Processo - 17967-12-0 (estágio sanduíche na Freie Universität Berlin)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Corpo fora do lugar: movimento fluxo e desordem no percurso entre treinamento psicofísico e construção cênica pela via das ações físicas
Descrição: Neste trabalho investigo o percurso entre treinamento psicofísico e construção cênica pela via das ações físicas. Estabeleço a tríade movimento, fluxo e desordem como elementos norteadores da investigação que se debruçou sobre a tentativa de desvelar e articular uma poética pessoal do atuante a partir das experiências registradas no meu corpo-memória-vida. Através de um processo criativo solo que teve como ponto de partida o corpo em movimento no espaço, foi possível reconhecer princípios e procedimentos que balizam a minha abordagem do treinamento psicofísico e encontrar o movimento em fluxo (qualidade de atenção) como principal eixo do meu trabalho. A busca por uma especificidade poética através de um processo de individuação e singularização de procedimentos e princípios na experiência solo, levou a necessidade do contato com o outro a fim de verticalizar o processo e compreender o percurso criativo vivenciado. Em diálogo com Konstantin Stanislávski (1863 - 1938) e Jerzy Grotowski (1933 - 1999), mestres da tradição teatral européia do século XX, foi possível revelar a experiência singular e tecer relações que me levaram ao princípio das ações físicas como elemento estruturador da cena..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Leonel Henckes - Coordenador / Luiz Cesar Alves Marfuz - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7
2007 - 2007
O Corpo Mágico nº Reg. GAP 022009
Descrição: Este projeto de ensino, pesquisa e extensão apresentado como requisito parcial de avaliação para obtenção do título de Bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral, tem por objetivo investigar aspectos do treinamento desenvolvido a partir das relações entre a preparação xamânica com a preparação do ator que contribuem para a ampliação da percepção como principio criador no trabalho do ator. Pretende lançar um olhar sobre a experiencia vivenciada ao longo do processo criativo em questão para encontrar uma síntese que permita melhor compreender a trajetória empreendida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
A criação de uma poética de cena a partir da tentativa de desarticulação dos condicionamentos corporais do ator nº Reg. GAP 019981
Descrição: O principal objetivo deste projeto é a criação de uma poética de cena, a qual pretendemos centrar nas potencialidades expressivas do corpo do ator e que no caso deste projeto estará voltada para a construção de um espetáculo-solo. Porém, antes disso, pretendemos fazer uma incursão ao processo criativo que antecede o acontecimento teatral, nos propondo a tentar desarticular os condicionamentos corporais cotidianos do ator como caminho para a expressão artística. O instrumento metodológico utilizado será a disciplina de etnocenologia, sendo que o fundamento prático esta relacionado ao projeto de pesquisa "Uma relação da preparação xamânica com a preparação do ator", vinculada a pesquisa de doutoramento do orientador, prof. Paulo Márcio da Silva Pereira - DAC/CAL/UFSM, e que tem como um dos principais subsídios teórico-práticos a obra do antropólogo Carlos Castaneda a partir de uma prática chamada Tensegridade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
A desconstrução do ator para a construção de um personagem nº Reg. GAP 019982
Descrição: Pelo presente projeto busca-se, a partir dos treinamentos xamânico, marcial e teatral, pesquisar o processo de desconstrução de um ator para a construção do(s) personagem(s) na elaboração/ criação de um espetáculo solo. Contempla-se também, por meio deste, a busca por uma ótica pessoal sobre o trabalho do ator; aborda-se a investigação sobre a Tensegridade , o treinamento em armas de corte, modalidade espada e a aplicação de qualidades sobre uma partitura-base de movimentos. Intenta-se, por meio da experimentação e do trabalho sobre si mesmo, uma busca pela reorganização da percepção, da atenção e da vontade. Também são investigadas as possíveis ligações entre os treinamentos citados anteriormente e a possibilidade de relação destes com a condição buscada pelo ator em cena. A metodologia seguida se desenvolve com base no treinamento proposto por Carlos Castaneda sobre a Tensegridade, em pesquisadores da arte teatral como Stanislavski, Artaud, Grotowski e Barba, através das qualidades de movimento e também no treinamento em artes marciais: armas de corte em Pa Kua..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
O sonhar e a arte do ator-criador nº Reg. GAP 019973
Descrição: Por estar integrado a pesquisa Uma Relação da Preparação Xamânica com a Preparação do Ator, coordenada por Paulo Márcio Pereira, este projeto visa estudar uma possível aplicação prática do treinamento que está sendo desenvolvido para a criação de um espetáculo solo. Por entender como inerentes à arte do ator o trabalho energético e o redirecionamento da percepção, atenção e vontade, o foco deste projeto recai sobre a Arte do Sonhar - termo utilizado por Carlos Castaneda para designar a capacidade de entrar em estados de consciência expandida controlando seus sonhos - à qual estão intrínsecos os métodos acima citados. Esta pesquisa pretende, portanto, a criação de um espetáculo solo baseado no universo onírico da obra Alice através do Espelho e nas investigações do ator-criador na Arte do Sonhar. O trabalho do ator sobre si mesmo, desenvolvido a partir da associação dos treinamentos xamânico e teatral - realizado através da aprendizagem da Tensegridade e do Sonhar com base em Carlos Castaneda - desencadeou em uma partitura de treinamento que sob a aplicação de "qualidades de movimento" foi transformada nas cenas do espetáculo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
Uma relação entre autoconhecimento e preparação do ator nº Reg. GAP 020005
Descrição: Este projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Laboratório de Orientação I, também em Técnicas de Representação V, estando associada à pesquisa do orientador, prof. Ms. Paulo Márcio da Silva Pereira, intitulada "Uma relação da preparação xamânica com a preparação do ator". Através dela, propõe-se elaborar um espetáculo solo a partir da relação entre o método de Stanislavski, autor referência para a preparação do ator, e o treinamento xamânico (com base na proposta do antropólogo Carlos Castaneda), construindo assim uma relação entre preparação xamânica e preparação do ator, realizando a prática através da elaboração de um espetáculo solo. Além disso, objetiva-se estabelecer contato com a tensegridade, a recapitulação e o sonhar conforme a ótica de Castaneda, desenvolver o trabalho do ator sobre si mesmo a partir do treinamento xamânico e do método stanislavskiano. Os atores estão sempre em contato com as questões referentes ao ser humano, tanto como uma unidade, ou enquanto unidade que representa um papel social. Assim, alguns atores propõem-se a buscar diferentes maneiras e a pesquisar formas de aperfeiçoar sua arte. O ator busca encontrar formas de conhecer as suas limitações e suas possibilidades. Uma proposta para isso é o autoconhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Uma relação da preparação xamânica com a preparação do ator nº Reg. GAP 017681
Descrição: ASSOCIAR O TREINAMENTO XAMÂNICO AO DO ATOR OBJETIVANDO ESTABELECER OU IDENTIFICAR POSSÍVEIS RELAÇÕES E ANALISAR A RESULTANTE DE TAL ASSOCIAÇÃO.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Leonel Henckes - Integrante / Marcia Chiamulera - Integrante / Graciane Borges Pires - Integrante / Paulo Marcio da Silva Pereira - Coordenador / Gabriela Amado - Integrante / Tiago Gonçalves Teles - Integrante / Inajá Neckel - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
2005 - 2005
O jogo dos atores com os objetos nº Reg. GAP 018560
Descrição: Projeto para construção de um espetáculo teatral, tendo como elemento central a obra "Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu jardim, de Frederico Garcia Lorca. A questão norteadora foi como construir uma linguagem surrealista, através do jogo dos atores com os objetos cênicvos, que tem como objetivo concretizer uma linguagem surrealista no espaço cênico por meio do jogo dos atores com os objetos. Metodologia: O método escolhido para a pesquisa foi o qualitativo. Dessa forma, pretende-se realizar a pesquisa, dentro da qual sujeito e objeto conivivem por um longo período possuindo caráter subjetivo. Para tal, utilizar-se-a coleta de informações pelos diários de campo, onde haverá a descrição dos procedimentos utilizados, os objetivos e as descobertas dadas pela prática. Entrevistas livres semanais com os atores e por um critério de evidência será, realziada a análise das informações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Leonel Henckes - Integrante / Vanessa Benites Bordin - Integrante / Rozane Silva Cardoso - Coordenador / Helena Carolina Andrade - Integrante / jordana moraes de moraes - Integrante / Paula Fernanda Ludwig - Integrante / Claudia Schulz - Integrante / Mauricio Schneider - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6
2005 - 2005
As artes marciais aplicadas como trabalho pré-expressivo do atuante nº Reg. GAP 017900
Descrição: OBJATIVO GERAL - INVESTIGAR O VIGOR PSICOFÍSICO DO PERFORMER POR MEIO DO TREINAMENTO COM AS ARTES MARCIAS ASIÁTICAS. NOTE-SE QUE O VIGOR ESTABELECE PRONTIDÃO PARA A EXECUÇÃO DE TODA O QUALQUER AÇÃO FÍSICA E VOCAL, DENTRO DE QUAISQUER ESTÉTICAS. COM O CONTROLE DA RESPIRAÇÃO, DO FOCO (PARA ONDE A VISTA APONTA) E DA ATENÇÃO (ONDE O PENSAMENTO SE DIRIGE) PROPORCIONADOS PELA PRÁTICA CONTÍNUA DAS ARTES MARCIAIS, PERFORMER HABILITA SEU APARATO PSICOFÍSICO PARA O DESENVOLVIMENTO CÊNICO..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Leonel Henckes - Integrante / Cesário Augusto Pimentel de Alencar - Coordenador / CLAUDIA LOCH - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2005 - 2005
Aspesctos do trabalho de bufão aplicados no processo criativo de atores na construção de um espetáculo nº Reg. GAP 018125
Descrição: REALIZAR UM ESPETÁCULO TEATRAL A PARTIR DO TEXTO" O PIQUENIQUE NO FRONT" DE FERNANDO ARRABAL, DESENVOLVENDO UMA PESQUISA SOBRE A EFICIÊNCIA DE ASPECTOS DO TRABALHO DE BUFÃO NO PROCESSO CRIATIVO DOS ATORES..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Leonel Henckes - Integrante / Carine Dutra Brignol - Integrante / Gisela Reis Biancalana - Coordenador / Alessandra Fernandes Montagner - Integrante / Larissa Covaleski Gonzalez - Integrante / Vanessa Benites Bordin - Integrante / Tiago Gonçalves Teles - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2012 - 2012
Estúdio de Investigação sobre as Ações Físicas e a Organicidade
Descrição: Projeto de Extensão voltado para estudantes dos cursos de Bacharelado em Artes do BI, Escola de Dança e Escola de Teatro que integra a pesquisa de doutoramento de Leonel Henckes no PPGAC/UFBA. O formato ?Estúdio? é inspirado nos núcleos de investigação criados por Konstantin Stanislávski no Teatro de Arte de Moscou e que levaram ao desenvolvimento do Sistema de Ações Físicas. Neste ?Estúdio?, em diálogo com a poética de Jerzy Grotowski, o foco estará voltado para as Ações Físicas e a Organicidade em busca de Princípios e Estratégias para a encenação contemporânea e formação do ator/atriz. O Estúdio de Investigação sobre o Sistema de Ações Físicas e a Organicidade constará de dois encontros semanais de duas horas de duração. Nestes encontros serão testados princípios e estratégias diversas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Leonel Henckes - Integrante / Sérgio Coelho Borges Farias - Coordenador / Maria Albertina Silva Grebler - Integrante.
2008 - 2008
Arte de ator e capoeira: um diálogo possível nº Reg. GAP 022345
Descrição: Este projeto propõe aproximar saberes: o saber da Antropologia Teatral e o saber da cultura popular, especialmente da Capoeira e do Maculelê. Este diálogo será concretizado através da interação entre acadêmicos do curso de Artes Cênicas e o grupo de capoeira Barra Vento, de Santa Maria. A partir desta interação, será possível verificar as aproximações entre a teoria de pré-expressividade e a sua prática na capoeira. Além disto, o projeto contribuirá para a formação de um acervo bibliográfico e audiovisual para o curso de Artes Cênicas. O projeto deverá complementar a formação dos estudantes de Artes Cênicas, encontrando na cultura do Brasil correspondentes para importantes linhas de pesquisa da arte de ator. A fim de alcançar seus objetivos, os trabalhos fundamentam-se em: realização de oficinas de capoeira entre acadêmicos da UFSM; participação do bolsista do projeto em atividades do grupo de capoeria Barra Vento; formação de grupo de estudos com alunos do curso de Artes Cênicas a fim de investigars as possibilidades de aproximação entre a capoeira e a atre de ator..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2008
Teatro Caixa Preta - atividades culturais contínuas nº Reg. GAP 1813
Descrição: Tendo como objetivo propiciar a visibilidade do Teatro Caixa Preta como espaço cultural, e manter um sistema de melhoria continuada em sua infra-estrutura. O presente projeto se propõe articular os eventos e as atividades didáticas, promovendo o intercâmbio entre as diferentes áreas culturais, ao mesmo tempo em que fortalece conceito positivo junto ao público..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2007 - 2007
Programa de extensão - TEU Studio 1 Integração dos projetos dos alunos do curso de artes Cênicas nº Reg. GAP 7994
Descrição: GERAL INTEGRAR OS DIFERENTES PROJETOS REALIZADOS PELOS PROFESSORES E ALUNOS PARA UMA MAIOR ARTICULACAO ENTRE A PRODUCAO ARTISTICA DO CURSO DEBACHARELADO EM ARTES CENICAS E A DIVULGACAO DA ARTE TEATRAL EM MEIO A COMUNIDADE DE SANTA MARIA E REGIAO..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2006 - 2008
Programa de extensão - montagem de espetáculo por alunos nº Reg. GAP 2620
Descrição: OBJETIVO GERAL: REALIZAR MONTAGEM DE ESPETACULO PARA A COMUNIDADE, COMO TRABALHO FINAL DO CURSO. JUSTIFICATIVA ESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE REALIZAR NA PRATICA A EXPERIENCIA DO APRENDIZADO TEATRAL DESENVOLVIDO DURANTE O CURSO..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2006 - 2006
Teatro Caixa Preta - atividades culturais contínuas nº Reg. GAP 1813
Descrição: Tendo como objetivo propiciar a visibilidade do Teatro Caixa Preta como espaço cultural, e manter um sistema de melhoria continuada em sua infra-estrutura. O presente projeto se propõe articular os eventos e as atividades didáticas, promovendo o intercâmbio entre as diferentes áreas culturais, ao mesmo tempo em que fortalece conceito positivo junto ao público..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2007
Curso A Dramaturgia do Ator no Trabalho Sobre Si Mesmo e Espetáculo Abanico de Soltera - TeaTeatro/Argentina nº Reg GAP 021667
Descrição: O Curso de Artes Cênicas e o Diretório Acadêmico Luís Otávio Burnier promovem a vinda do Grupo TeaTeatro, de Buenos Aires/Argentina, para ministrar o Curso A Dramaturgia do Ator no Trabalho Sobre Si Mesmo e apresentar o espetáculo Abanico de Soltera. As atividades serão desenvolvidas no Centro de Artes e Letras da UFSM entre os dias 08 e 15 de novembro e tem como público alvo alunos de artes cênicas e atores com experiência. O objetivo principal da atividade é estabelecer um intercâmbio com o grupo argentino e possibilitar aos alunos o contato com diferentes propostas de trabalho artístico/teatral..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2007
Curso de Iluminação nº Reg. GAP 021668
Descrição: O Programa de Extensão "Atividades Culturais Contínuas - Teatro Caixa Preta" e o Curso de Artes Cênicas promovem o Curso de Iluminação com o professor e técnico Fernando Ochôa, de Porto Alegre/RS. O Curso tem como público alvo alunos de Artes Cênicas e em especial os bolsistas do Teatro Caixa Preta e professores do Depto. de Artes Cênicas. O objetivo principal da atividade é habilitar os participantes a utilizarem o equipamento de iluminação digital, recentemente instalado no Teatro..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2006 - 2007
Os princípios da dança-teatro na construção dos personagens a partir do texto nº Reg. GAP 019938
Descrição: Este projeto de pesquisa vincula-se ao curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UFSM e tem como propósito maior desenvolver o trabalho do diretor teatral mediante os princípios da Dança-Teatro na construção dos personagens a partir do texto "A Lição" de Eugène Ionesco. busca-se uma metodologia própria mediante os princípios da Dança-Teatro de Rudolf Von Laban e Pina Bausch como um direcionamento frente ao trabalho corporal do ator que o conduza à organicidade cênica através da repetição do gesto cênico. Esta linha da Dança-Teatro requer um conhecimento específico do corpo para que se possa direcionar os atores a um trabalho de conscientização corporal, buscando-se a fragmentação dos segmentos mediante técnicas da dança - e neste caso da dança contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2006 - 2007
Paisagem Abandonada: Performance com Argonautas nº Reg. GAP 020001
Descrição: O presente projeto intitulado Paisagem abandonada: Performance com Argonautas é referente à disciplina de Encenação IV, do Curso de Artes Cênicas. O projeto visa à construção de um espetáculo cênico a partir do texto Margem Abandonada Medeamaterial Paisagem Com Argonautas ? do dramaturgo e encenador alemão Heiner Müller. Para a concretização do mesmo utilizar-se-á das técnicas de treinamento utilizadas pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais ? LUME ?, da Universidade de Campinas, São Paulo, à como instrumento de preparação técnica para a construção da expressão corporal dos atores no espetáculo visando concretizar a linguagem performática almejada para o espetáculo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2005 - 2007
A organicidade do ator pela desconstrução do hábito nº Reg. GAP 019014
Descrição: Com o intento de desenvolver-se dentro do processo de ensinar e aprender sobre a teoria e a prática em direção teatral é que a Disciplina de Encenção IV lança ao aluno o desafio de colocar um texto completo em cena, concebendo sua linguagem e visando um maior e mais complexo nível de entendimento sobre a encenação teatra e a discussão sobre a função do diretor como regente do espetáculo e dos elementos que o compõe..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Leonel Henckes - Integrante / Rozane Silva Cardoso - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Técnicas de Atuação.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Encenação contemporânea.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Preparação Corporal.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio Funarte Myriam Muniz 2014 - Montagem, FUNARTE/MINC.
2012
Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, Ministério da Cultura.
2012
Programa de Edição Eletrônica de Textos de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA (E-LIVRO ? 01/2012), EDUFBA - Editora da Universidade Federal da Bahia.
2009
Aprovado em concurso público para o cargo de professor substituto em corpo, voz e interpretação, UFBA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Chiamulera, Marcia2016Chiamulera, Marcia ; HENCKES, Leonel. . A PRÁTICA DA TENSEGRIDADE COMO TREINAMENTO E MATRIZ DE CRIAÇÃO NO GRUPO DE PESQUISA EM TEATRO VAGABUNDOS DO INFINITO. Repertório: Teatro & Dança (Online), v. 1, p. 146-155, 2016.

2.
HENCKES, Leonel.2014HENCKES, Leonel.. Corpo e Treinamento no Trabalho do Ator: Corpo-Vida. Boca de Cena, v. 1, p. 64-74, 2014.

3.
HENCKES, Leonel.2013HENCKES, Leonel.. Movimento Autêntico e Corpo da Organicidade: Laboratório de Campo em Bogotá/Colombia e Lençóis/Bahia. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), v. 1, p. 65-90, 2013.

4.
HENCKES, Leonel.2012HENCKES, Leonel.. SOBRE O EMPREGO DO ADJETIVO ?FÍSICA? NA NOÇÃO DE ?AÇÕES FÍSICAS? NA CENA ATUAL. Mimus: Revista On-Line de Mímica e Teatro Físico, v. 1, p. 15-28, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HENCKES, Leonel.. Corpo fora do lugar: Movimento, fluxo e desordem entre treinamento psicofísico e construção cênica.. 1. ed. Salvador/BA: EDUFBA, 2015. v. 1. 326p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HENCKES, Leonel.. Ópera alemã e encenação contemporânea: o trabalho do diretor na montagem da ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi no Theater Freiburg ? Alemanha. In: VII Congresso da ABRACE, 2012, Porto Alegre. Memória Abrace Digital, 2012.

2.
HENCKES, Leonel.. Resíduos em trânsito no treinamento do ator - sobre a atenção dividida e a dupla atenção. In: VI Reunião Científica da ABRACE, 2011, Porto Alegre. Memória Abrace Digital, 2011.

3.
HENCKES, Leonel.. O movimento em fluxo: um eixo poético no trânsito entre o treinamento psicofísico e a ação cênica. In: VI Congresso da Abrace: Arte e Ciência - Abismo de Rosas, 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital, 2010.

4.
HENCKES, Leonel.. A poética do corpo mágico: articulação da experiencia pessoal do ator/pesquisador para criação de uma poética corpérea. In: VI Colóquio Internacional de Etnocenologia, 2009, Belo Horizonte, Minas Gerais. Anais on-line - VI Colóquio Internacional de Etnocenologia - A voz do corpo, o corpo da voz: artes e ciências do espetáculo. Salvador/BA: ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2009. p. 317-321.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HENCKES, Leonel.. A Criação De Uma Poética de Cena A Partir Da Tentativa De Desarticulação Dos Condicionamentos Corporais Do Ator. In: 5º Encontro Nacional de Pesquisa em Arte: Coletivos em Arte, 2007, Montenegro/RS. Anais/5º Encontro Nacional de Pesquisa em Arte e 4ª JIPE - Jornada Interna de Pesquisa. Montenegro/RS: Editora da FUNDARTE, 2007. p. 275-280.

2.
HENCKES, Leonel.. A Ampliação da Percepção com o Princípio Criador. In: 22ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada, 2007, Santa Maria/RS. Anais da 22ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HENCKES, Leonel.; HARTMANN, Luciana . Teatro Caixa Preta - Atividades Culturais Contínuas. In: 23ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria. Anais da 23ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada - Resgatando o passado e projetando o futuro, 2008.

2.
Amado, Gabriela ; MINUSSI, Valéria Pereira ; COLOMBO, Eduardo ; OKAMOTO, E. ; HENCKES, Leonel. . Arte de ator e capoeira: um diálogo possível. In: 23ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria/RS. Anais da 23ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada - resgatando o passado e projetando o futuro, 2008.

3.
HENCKES, Leonel.; Pereira, Paulo Marcio da Silva . A Criação de Uma Poética de Cena a Partir da Tentativa de Desarticulação dos Condicionamentos Corporais do Ator. In: 21ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2006, Santa Maria/RS. Anais da 21ª Jornada Acadêmica Integrada, 2006.

4.
Brignol, Carine Dutra ; Biancalana, Gisela Reis ; Montagner, Alessandra Fernandes ; Gonzalez, Larissa Covaleski ; HENCKES, Leonel. ; Bordin, Vanessa Benites . Aspectos do trabalho de bufão aplicados no processo criativo de atores na construção de um espetáculo teatral. In: XX JAI - Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria/RS. Anais da XX JAI - Jornada Acadêmica Integrada, 2006.

5.
HENCKES, Leonel.; Pereira, Paulo Marcio da Silva . Uma Relação do Treinamento Xamânico com o Treinamento do Ator. In: XX JAI - Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria. Anais da XX JAI - Jornada Acadêmica Integrada, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
Chiamulera, Marcia ; HENCKES, Leonel. . A Prática da Tensegridade como treinamento e matriz de criação no Grupo de Pesquisa em Teatro Vagabundos do Infinito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HENCKES, Leonel.; ANUNCIAÇÃO, Aldri ; LIDOLA, Maria ; SELIGMAN-SILVA, Márcio . Novas Tendências na Dramaturgia Política no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
HENCKES, Leonel.; MARFUZ, L. C. A. . Movimento, Fluxo e Desordem: resíduos em trânsito na busca por estratégias de construção cênica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
HENCKES, Leonel.. Ópera Alemã e Encenação Contemporânea: Entre Tradição e Modernidade (em Santa Maria/RS - UFSM). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HENCKES, Leonel.. Ópera Alemã e Encenação Contemporânea: Entre Tradição e Modernidade (em Santo Cristo/RS). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
HENCKES, Leonel.. Resíduos em trânsito no treinamento do ator - sobre a atenção dividida e a dupla atenção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HENCKES, Leonel.. O movimento em fluxo: um eixo poético no trânsito entre o treinamento psicofísico e a ação cênica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
HENCKES, Leonel.. Dos arremates na pesquisa: relato de experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
HENCKES, Leonel.. A poética do corpo mágico: articulação da experiencia pessoal do ator/pesquisador para criação de uma poética corpérea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
HENCKES, Leonel.. A Ampliação da Percepção como Princípio Criador. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
HENCKES, Leonel.. A criação de uma poética de cena a partir da tentativa de desarticulação dos condicionamentos corporais do ator. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Brignol, Carine Dutra ; Biancalana, Gisela Reis ; Bordin, Vanessa Benites ; HENCKES, Leonel. ; Montagner, Alessandra Fernandes ; Gonzalez, Larissa Covaleski . Aspectos do Trabalho de Bufão Aplicados no Processo Criativo de Atores na Construção de um Espetáculo Teatral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HENCKES, Leonel.; Pereira, Paulo Marcio da Silva . Uma Relação do Treinamento Xamânico com o Treinamento do Ator. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HENCKES, Leonel.. A criação de uma poética de cena a partir da tentativa de desarticulação dos condicionamentos corporais do ator. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HENCKES, Leonel.. Peça de teatro - HORLA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
HENCKES, Leonel.; ANUNCIAÇÃO, Aldri . O Livro Itinerante - o autor encontra o seu leitor (produção executiva). 2015. (Literária e Pedagógica).

2.
HENCKES, Leonel.. Ópera Alemã e Encenação Contemporânea: Entre Tradição e Modernidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
HENCKES, Leonel.. Ópera Alemã e Encenação Contemporânea: Entre Tradição e Modernidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
HENCKES, Leonel.. Impulso e contato no treinamento psicofísico do atuante. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
HENCKES, Leonel.. Programa de Formação Continuada de Professores ? Irecê/BA - Oficina de Teatro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
HENCKES, Leonel.. Programa de Formação Continuada de Professores ? Tapiramutá/BA - Oficina de Teatro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
HENCKES, Leonel.. Trabalhando o corpo mágico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
HENCKES, Leonel.; DACCAS, M. . Comunicação Persuasiva. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
HENCKES, Leonel.; Kyriazidi, Christina . 16 Stories Towards Me. 2017. Teatral.

2.
HENCKES, Leonel.; BORGES, P.A.B ; MOLLA, J. R. ; Kyriazidi, Christina . Floresta Debaixo do Mar (ator e produtor) - apresentações em Juazeiro/BA pelo projeto 'Circulação Floresta Debaixo do Mar: conexão Grécia-Brasil na Bahia'. 2016. Teatral.

3.
HENCKES, Leonel.; BORGES, P.A.B ; MOLLA, J. R. ; Kyriazidi, Christina . Floresta Debaixo do Mar (ator e produtor) - apresentações em Valença/BA pelo projeto 'Circulação Floresta Debaixo do Mar: conexão Grécia-Brasil na Bahia?. 2016. Teatral.

4.
HENCKES, Leonel.; BORGES, P.A.B ; MOLLA, J. R. ; Kyriazidi, Christina . Floresta Debaixo do Mar (ator e produtor) - apresentações em Guanambi/BA pelo projeto 'Circulação Floresta Debaixo do Mar: conexão Grécia-Brasil na Bahia?. 2016. Teatral.

5.
HENCKES, Leonel.; ANUNCIAÇÃO, Aldri . Espetáculo Namíbia, Não! no Circuito Cultural SESI RJ (Diretor de Produção e Gestão Financeira). 2016. Teatral.

6.
HENCKES, Leonel.; BORGES, P.A.B ; Kyriazidi, Christina ; MOLLA, J. R. . Floresta Debaixo do Mar (ator). 2015. Teatral.

7.
HENCKES, Leonel.; Kyriazidi, Christina . The Stranger and Other Ordinary Tales (ator/diretor) - Berlim 2014 - coprodução Leonel Henckes e Marinaio Teatro. 2014. Performática.

8.
ANUNCIAÇÃO, Aldri ; HENCKES, Leonel. . Namíbia, Não! - Dir. de Lázaro Ramos - Participação no Ano do Brasil em Portugal (Produtor Executivo e Assistente de Direção). 2013. Teatral.

9.
HENCKES, Leonel.. Fluchtpunkt - Ator em Peça de Teatro - Produção TIK - Theater im Kino Berlin - Alemanha. 2013. Teatral.

10.
MARFUZ, L. C. A. ; HENCKES, Leonel. . Bonitinha, mas Ordinária (Preparador Corporal e Assistente de Direção Artística). 2012. Teatral.

11.
HENCKES, Leonel.; KRUPA, Thomas ; JETZTEN, Tim ; VOSS, Heiko . Rigoletto (estagiário de assistência de direção artística). 2012. Operística.

12.
HENCKES, Leonel.; MARFUZ, L. C. A. . Meu Nome é Mentira (Assistente de Direção Artística). 2011. Teatral.

13.
HENCKES, Leonel.; MARFUZ, L. C. A. . Eles SÓ usam Black-Tie (Assistente de Direção Artistica). 2010. Teatral.

14.
HENCKES, Leonel.. 12 por 8 (Clipe da Banda Theatro de Seraphin) (ator). 2010. Audiovisual.

15.
MARFUZ, L. C. A. ; HENCKES, Leonel. ; VARGERM. Meran ; SANTANA, Fernando ; JULIA, Fernanda . As Velhas (preparação corporal). 2010. Teatral.

16.
CASTILHOS, Jacyan ; HENCKES, Leonel. . Tudo no Timing (preparação corporal). 2010. Teatral.

17.
MARFUZ, L. C. A. ; HENCKES, Leonel. ; BRASIL, Ana Paula ; SOUZA, Ariane ; GUILERA, Camila ; LEAL, Daiane ; CALIBAM, Daniel ; FILHO, Fernando ; SANTANA, Fernando ; WIRTH, Ilona ; CRUZ, Jane Santa ; SILVA, Joedson ; COUTO, Lara ; FLICK, Milena ; JULIA, Fernanda ; ROCHA, Sanara ; RAMOS, Helena ; MARFUZ, Marcelo ; CARVALHO, Miguel ; FROTA, Rodrigo ; OLIVEIRA, Marilza . Ainda Bate o Coração (ator). 2009. Teatral.

18.
HENCKES, Leonel.; PIPPI, C. . Essencial ao Coração (curta-metragem | ator). 2009. Audiovisual.

19.
HENCKES, Leonel.; Pereira, Paulo Marcio da Silva ; Amado, Gabriela ; Pires, Graciane B. ; Teles, Tiago Gonçalves . Horla - Festival Porto Verão Alegre (criação e atuaçao). 2008. Teatral.

20.
Pereira, Paulo Marcio da Silva ; HENCKES, Leonel. ; Chiamulera, Marcia ; Amado, Gabriela ; Pires, Graciane B. ; Teles, Tiago Gonçalves . Vida Acordada - Festival Porto Verão Alegre (ator - produtor). 2008. Teatral.

21.
Pereira, Paulo Marcio da Silva ; Pires, Graciane B. ; HENCKES, Leonel. ; Amado, Gabriela ; Chiamulera, Marcia ; Teles, Tiago Gonçalves . Noites em Claro - Festival Porto Verão Alegre (ator). 2008. Teatral.

22.
CASTAMANN, Aline ; TAVARES, E. ; HENCKES, Leonel. ; Amado, Gabriela ; Eichwald, Danieli . Otelo - O Mouro de Veneza - (Projeto Treze - O Palco da Cultura) (ator). 2008. Teatral.

23.
HENCKES, Leonel.; ADAMS, Marcelo ; SCHNEIDER, Mauricio ; OKAMOTO, E. ; ROSSI, Luiza ; CASTALDELLO, Juliet ; RIBEIRO, Aline ; GALARÇA, André . Últimos Capítulos ou Primeira Tentativa (diretor). 2008. Teatral.

24.
Amado, Gabriela ; HENCKES, Leonel. ; COLOMBO, Eduardo ; MINUSSI, Valéria Pereira ; DORR, A. ; PADILHA, P. G. . A Bicicleta do Condenado (ator). 2008. Teatral.

25.
Eichwald, Danieli ; Andrade, Helena Carolina ; HENCKES, Leonel. . A Hora da Estrela. 2008. Teatral.

26.
HENCKES, Leonel.; Pires, Graciane B. ; Pereira, Paulo Marcio da Silva ; Chiamulera, Marcia ; Amado, Gabriela . Noites em Claro - Transcena - Teatro e Xamanismo (ator). 2007. Teatral.

27.
Andrade, Helena Carolina ; HENCKES, Leonel. . Humulus, o Mudo (ator). 2007. Teatral.

28.
MINELO, D. ; HENCKES, Leonel. ; Chiamulera, Marcia . A Lição (ator). 2007. Teatral.

29.
HENCKES, Leonel.. HORLA - Transcena - Teatro e Xamanismo (criação e atuação, produção). 2007. Teatral.

30.
HENCKES, Leonel.. HORLA - Festival Santa Cena (criação e atuação). 2007. Teatral.

31.
Pereira, Paulo Marcio da Silva ; HENCKES, Leonel. ; Chiamulera, Marcia ; Pires, Graciane B. ; Amado, Gabriela . Noites em Claro - Projeto Treze o Palco da Cultura (ator). 2007. Teatral.

32.
Pereira, Paulo Marcio da Silva ; HENCKES, Leonel. ; Pires, Graciane B. ; Chiamulera, Marcia ; Amado, Gabriela . Noites em Claro - Festival Santa Cena (ator). 2007. Teatral.

33.
Pereira, Paulo Marcio da Silva ; HENCKES, Leonel. ; Chiamulera, Marcia ; Amado, Gabriela ; Pires, Graciane B. ; Teles, Tiago Gonçalves . Vida Acordada (ator). 2007. Teatral.

34.
HENCKES, Leonel.. HORLA - Mercado da Pulgas (criação e atuação). 2007. Teatral.

35.
HENCKES, Leonel.. Piquenique no Frot (ator). 2006. Teatral.

36.
HENCKES, Leonel.; Amado, Gabriela ; Pires, Graciane B. . HORLA (ator). 2006. Teatral.

37.
HENCKES, Leonel.; Gonzalez, Larissa Covaleski . Cena a Quatro (iluminador). 2006. Teatral.

38.
HENCKES, Leonel.; Chiamulera, Marcia ; Pereira, Paulo Marcio da Silva . A Super Mãe Porra Louca (iluminação). 2006. Teatral.

39.
Eichwald, Danieli ; HENCKES, Leonel. . Pluft! (iluminador). 2006. Teatral.

40.
Bordin, Vanessa Benites ; HENCKES, Leonel. ; Andrade, Helena Carolina . Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim - Cênicas além da cena (ator). 2006. Teatral.

41.
Bordin, Vanessa Benites ; HENCKES, Leonel. ; Andrade, Helena Carolina . Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim - ArTeatral (ator). 2006. Teatral.

42.
Bordin, Vanessa Benites ; HENCKES, Leonel. ; Andrade, Helena Carolina . Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim - Festival Rosário em Cena (ator). 2006. Teatral.

43.
Bordin, Vanessa Benites ; HENCKES, Leonel. ; Andrade, Helena Carolina . Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim - 13º FERTAI (ator). 2006. Teatral.

44.
Bordin, Vanessa Benites ; HENCKES, Leonel. ; Andrade, Helena Carolina . Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim - Participação especial XIII FESTIVALE (ator). 2006. Teatral.

45.
Amado, Gabriela ; HENCKES, Leonel. . Através do Espelho (elenco de apoio). 2006. Teatral.

46.
BERTICELLI, C. ; HENCKES, Leonel. . Maria (iluminador). 2006. Teatral.

47.
HENCKES, Leonel.; Amado, Gabriela . Jato de Sangue (Ator). 2005. Teatral.

48.
HENCKES, Leonel.; Bordin, Vanessa Benites ; Andrade, Helena Carolina . Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim (ator). 2005. Teatral.

49.
HENCKES, Leonel.. Catastrofe (diretor). 2005. Teatral.

50.
Alencar, Cesário Augusto Pimentel ; HENCKES, Leonel. . Ao Vencedor as Batatas (ator). 2005. Teatral.

51.
Pereira, Maria Helena ; HENCKES, Leonel. . Mãe de Coragem (iluminador). 2005. Teatral.

52.
HENCKES, Leonel.. Uns Braços. 2005. Teatral.

53.
RODRIGUES, V. L. ; HENCKES, Leonel. ; Bordin, Vanessa Benites ; MOSER, F. . Espetáculo de Rua O Auto da Compadecida - Festival Santa Cena (ator). 2005. Teatral.

54.
RODRIGUES, V. L. ; HENCKES, Leonel. ; Bordin, Vanessa Benites ; MOSER, F. . Espetáculo de Rua O Auto da Compadecida - cia Fulanos de Teatro. 2005. Teatral.

55.
HENCKES, Leonel.. A História da Tigresa (ator). 2005. Teatral.

56.
HENCKES, Leonel.; MINELO, D. ; MOSER, F. ; Amado, Gabriela . Breve Delírio Cômico de Uma Tragédia Entediante (ator). 2004. Teatral.

57.
HENCKES, Leonel.; RODRIGUES, V. L. ; Bordin, Vanessa Benites ; MOSER, F. . Espetáculo de Rua O Auto da Compadecida. 2004. Teatral.

58.
HENCKES, Leonel.. Salomé, ou a Filha da Puta. 2004. Teatral.

59.
HENCKES, Leonel.. A História da Tigresa. 2004. Teatral.

Artes Visuais
1.
HENCKES, Leonel.; SIEGERT, N. . FABVT - Future Afro Brazil Visions in Time (coordenação de produção). 2017. Diversas.

Demais trabalhos
1.
HENCKES, Leonel.; ALVES, H. . A Vista para a Velha Senhora (Preparador Corporal e Assistente de Direção). 2011 (Preparação corporal de atores em espetáculo teatral) .

2.
HENCKES, Leonel.; CASTILHOS, Jacyan . A Cela (treinamento com Kalaripayattu). 2010 (Preparação corporal de atores em espetáculo teatral) .

3.
HENCKES, Leonel.; ALVES, H. . Por que você acha? (preparador corporal e assistente de direção). 2010 (Preparação corporal de atores em espetáculo teatral) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HENCKES, Leonel.; MARFUZ, L. C. A.; ALVES, H.. Participação em banca de Maicon Alisson da Silva.Francisco, um sol. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas - Direção) - Universidade Federal da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Nacional de Etnocenologia. 2016. (Encontro).

2.
Novas Tendências na Dramaturgia Política no Brasil.Novas Tendências na Dramaturgia Política no Brasil. 2013. (Outra).

3.
IV Congresso Internacional de Teatro Contemporâneo UCSUR/Lima/Peru. Movimento, Fluxo e Desordem: resíduos em trânsito na busca por estratégias de construção cênica. 2012. (Congresso).

4.
V Seminários Internacionais - I Colóquio Teorias da Recepção: Abordagens Sobre a a Relação Obra de Arte/Espectador. 2012. (Seminário).

5.
Seminário Nacional Encenações de Brecht na Bahia. 2011. (Seminário).

6.
Seminário Internacional Grotowski 2009: uma vida maior do que o mito. 2009. (Seminário).

7.
V Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. 2009. (Seminário).

8.
23 Jornada Acadêmica Integrada.Teatro Caixa Preta - Atividades Culturais Continuas. 2008. (Outra).

9.
23ª Jornada Acadêmica Integrada.Arte de Ator e Capoeira: um diálogo possível. 2008. (Outra).

10.
Feto - Festival Estudantil Teatral do Odão.Integrante do corpo de jurados do festival. 2008. (Outra).

11.
Feto - Festival Estudantil Teatral do Odão.Processos criativos: da experiência singular a experiência coletiva na montagem de um espetáculo. 2008. (Outra).

12.
9º Festival Pedritense de Teatro.Espetáculo "A Super Mãe Porra Louca" (iluminador). 2007. (Outra).

13.
5º Encontro Nacional de Pesquisa em Arte: Coletivos em Arte - FUNDARTE/UERGS.A criação de uma poética de cena a partir da tentativa de desarticulação dos condicionamentos corporais do ator. 2006. (Encontro).

14.
VII Festival "Rosário em Cena".Espetáculo "A Super Mãe Porra Louca" (projeto de iluminação). 2006. (Outra).

15.
XIII FESTIVALE - Festival do Vale do Paranhana.Espetáculo "O Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim" (ator). 2006. (Outra).

16.
11º Porto Alegre em Cena. Aquecendo em Cena. Seminário "Comédia Em Três Tempos - tá rindo do quê?". 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HENCKES, Leonel.; ANUNCIAÇÃO, Aldri . Festival Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada - 4ª Edição - Bahia 2016. 2016. (Festival).

2.
HENCKES, Leonel.; ANUNCIAÇÃO, Aldri . 4º Seminário Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada (coordenação). 2016. (Outro).

3.
HENCKES, Leonel.; ANUNCIAÇÃO, Aldri . Festival Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada - 3ª Edição Rio (produção e curadoria). 2015. (Festival).

4.
HENCKES, Leonel.; ANUNCIAÇÃO, Aldri . 3º Seminário Internacional Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada (coordenação). 2015. (Outro).

5.
HENCKES, Leonel.; ANUNCIAÇÃO, Aldri ; CURI, Lilih . Festival Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada - 2ª Edição Bahia e 2º Seminário Internacional (Organização, Curadoria e Coordenação do Seminário). 2014. (Festival).

6.
ANUNCIAÇÃO, Aldri ; HENCKES, Leonel. . Namíbia, Não! - Dir. de Lázaro Ramos - Participação no Ano do Brasil em Portugal. 2013. (Outro).

7.
HENCKES, Leonel.; LIDOLA, Maria ; ANUNCIAÇÃO, Aldri . Novas Tendências na Dramaturgia Política no Brasil - Szenische Lesung und Podiumsdiskussion (in portugiesischer Sprache). 2013. (Outro).

8.
ANUNCIAÇÃO, Aldri ; HENCKES, Leonel. ; CURI, Lilih . 1º Festival Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada - Projeto vencedor do Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet FUNARTE - SP - segundo semestre 2012 - Coordenação/Organização/Curadoria. 2012. (Festival).

9.
HENCKES, Leonel.; MARFUZ, L. C. A. . Seminário Nacional Encenações de Brecht na Bahia (coordenação executiva). 2011. (Outro).

10.
Pereira, Paulo Marcio da Silva ; HENCKES, Leonel. ; Pires, Graciane B. ; Chiamulera, Marcia ; Amado, Gabriela . Transcena - Teatro e Xamanismo (produção). 2007. (Festival).

11.
HENCKES, Leonel.. Cênicas Além da Cena (produção). 2006. (Festival).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
HENCKES, Leonel.2012HENCKES, Leonel.. SOBRE O EMPREGO DO ADJETIVO ?FÍSICA? NA NOÇÃO DE ?AÇÕES FÍSICAS? NA CENA ATUAL. Mimus: Revista On-Line de Mímica e Teatro Físico, v. 1, p. 15-28, 2012.

2.
HENCKES, Leonel.2013HENCKES, Leonel.. Movimento Autêntico e Corpo da Organicidade: Laboratório de Campo em Bogotá/Colombia e Lençóis/Bahia. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), v. 1, p. 65-90, 2013.


Livros e capítulos
1.
HENCKES, Leonel.. Corpo fora do lugar: Movimento, fluxo e desordem entre treinamento psicofísico e construção cênica.. 1. ed. Salvador/BA: EDUFBA, 2015. v. 1. 326p .


Apresentações de Trabalho
1.
HENCKES, Leonel.; ANUNCIAÇÃO, Aldri ; LIDOLA, Maria ; SELIGMAN-SILVA, Márcio . Novas Tendências na Dramaturgia Política no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


DRT 8783 - Artista/Ator



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 21:29:03