Renata Cristina da Silva Monty Barreto

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  • Última atualização do currículo em 18/06/2018


Jornalista, doutoranda em Tecnologias da Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com apoio da Faperj, e mestre em Comunicação pela mesma instituição (2010), com o apoio da Capes. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). É pesquisadora dos grupos ?Comunicação, Entretenimento e Cognição?, do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Entretenimento e Cognição (CiberCog/Uerj) e integrante do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias de Comunicação, Cultura e Subjetividade (LETS/Uerj), sob coordenação da professora Dra. Fátima Regis. Atuou por sete anos como jornalista de mídias sociais, cultura e gastronomia no jornal O GLOBO, no Rio de Janeiro. Escreve para revistas não científicas, como Ela, Gol e Mastercard Black. É titular do blog Viagem Gourmet (blogviagemgourmet.com.br) e autora do livro "Tô Frito - Uma coletânea de saborosos casos de cozinha", pela editora Rocco. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Cristina da Silva Monty Barreto
Nome em citações bibliográficas
MONTY, R.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Novas Tecnologias da Comunicação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Orientador: Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: avaliações de clientes; plataformas colaborativas; mídias digitais; gastronomia; interações em rede.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: mídias digitais.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Gastronomia.
2008 - 2010
Mestrado em Comunicação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Desenvolvimento de habilidades cognitivas através dos videogames: um estudo dos avatares ao longo das sete gerações de consoles,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profa. Dra. Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cognição; videogames; novas tecnologias; avatares.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2001 - 2006
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Turismo On-line: canal aberto para o mundo.
Orientador: Prof. Dr. Carlos Pernisa Júnior.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária docente da disciplina "Comunicação, Arte e Ciência" do curso de Comunicação Social, sob coordenação da profª Drª Fátima Regis.


Jornal O GLOBO, GLO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter de cultura e mídias sociais, Carga horária: 40
Outras informações
Repórter do Jornal O GLOBO, atuando nas editorias Jornal de Bairros, Mídias Sociais e o suplemento semanal Rio Show. Apuração e redação de textos para o impresso, online e redes sociais. Edição de imagens, diagramação do website do Globo.


Jornal O DIA, DI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter de Cidade, Carga horária: 40
Outras informações
Experiência como repórter de Cidade. Reportagens sobre segurança pública, cotidiano, comportamento urbano. Contrato temporário de quatro meses.


Associação Cavaleiros da Cultura, ACC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de imprensa, Carga horária: 30
Outras informações
Assessora de imprensa de Carlos Oscar Niemeyer, na Fundação Cavaleiros da Cultura (www.cavaleirosdacultura.org.br) ? Apuração, redação e edição de conteúdos (textos, vídeos, fotos) para divulgação em 22 cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Jornal Panorama, JP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40
Outras informações
Cobertura de notícias jornalísticas para o caderno de Cidade. Apuração, entrevistas e redação de textos para Jornal Impresso.


Acessa.com Mais Comunicação, ACESSA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Jornalista, Enquadramento Funcional: Réporter, Carga horária: 40
Outras informações
Produção de textos jornalísticos e pesquisa para novas tecnologias na internet.


Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, FUNALFA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25
Outras informações
Estágio na área de Comunicação Social da Fundação Alfredo Ferreira Lage, FUNALFA, Assessoria de Imprensa e produção do jornal literário Orfeu.


Portal Oi Londres, OI LONDRES, Inglaterra.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Free lancer, Enquadramento Funcional: Jornalista Free Lancer
Outras informações
Produção de matéria jornalísticas para o portal Oi Londres, Inglaterra. Os textos eram voltados para a comunidade brasileira naquela país, inlcuindo a comunidade acadêmica.


TV Panorama _ Afiliada da Rede Globo de Televisão, TV PAN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagária, Enquadramento Funcional: Estagiária jornalismo, Carga horária: 20
Outras informações
Produção de textos, matérias jornalísticas, edição e redação em TV.



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Tecnologias de Comunicação, Entretenimento e Capacitação Cognitiva na Cibercultura

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira em 28/11/2017.
Descrição: O projeto tem por objetivo geral analisar como as práticas de comunicação e entretenimento possibilitadas pelas TIC afetam a experiência cognitiva do indivíduo na contemporaneidade. Como método de investigação será realizada uma pesquisa empírica na expectativa de que seus achados venham a embasar as análises teóricas. A pesquisa empírica consistirá de uma análise comparativa entre produtos culturais produzidos nas décadas de 1980, 1990 e 2000 para identificar quais competências cognitivas estão sendo estimuladas pelas práticas de comunicação atuais. o problema pode ser enunciado por meio de cinco questões que orientam a pesquisa: 1) quais habilidades cognitivas são requeridas pelo sistema de mídia e entretenimento?; 2) que práticas comunicativas são estimuladas nesse processo?; 3) como essas práticas afetam as experiências perceptivas e subjetivas contemporâneas; 4) qual (is) modelos cognitivos podem embasar as práticas comunicativas contemporâneas?; e 5) que tipo de capacitação cognitiva está sendo promovido pelo sistema de mídia e entretenimento?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Renata Cristina da Silva Monty Barreto - Integrante / Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira - Coordenador / José Messias Santos - Integrante / Raquel Timponi Pereira Rodrigues - Integrante / Alessandra Maia - Integrante / Letícia Perani Soares - Integrante / Júlio Altieri - Integrante.
2008 - Atual
Tecnologias de Comunicação e Novas Habilidades Cognitivas na Cibercultura
Descrição: A possibilidade de transpor todo tipo de produto cultural (livro, foto, filme, música) para o meio digital e em seguida, disponibilizá-lo por meios tão diversos quanto computadores, celulares, Ipods, games, Mp3 Players, Iphones e outros suportes que exigem habilidades cada vez mais específicas, parece estar sobrecarregando nossos sentidos. A novidade é que a visão não é mais o alvo exclusivo das novas mídias. Os equipamentos parecem cada vez mais exigir o uso de habilidades táteis (telas tipo touch screen), lógicas (aprendizado de interfaces e programas), sociais (redes e sites de relacionamento). O objetivo da pesquisa é investigar, por meio de análise comparativa entre produtos das décadas de 1980, 1990 e 2000, quais as habilidades cognitivas são estimuladas pelas mídias digitais Partindo da hipótese de que as TIC têm promovido uma capacitação cognitiva de seus usuários, construímos cinco categorias de habilidades para analisar: sensoriais, cibertextuais, lógicas, criativas e sociais. Palavras-chave: Mídias digitais, Habilidades Cognitivas, Videogames, Seriados de TV, Cibercultura...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Renata Cristina da Silva Monty Barreto - Integrante / Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira - Coordenador / José Messias Santos - Integrante / Raquel Timponi Pereira Rodrigues - Integrante / Alessandra Maia - Integrante / Letícia Perani Soares - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Regis2010 Regis ; MONTY, R. ; R., Timponi ; A., Maia ; J.M, Santos ; AGUIAR, M. F. ; ALTIERI, J. ; ALMEIDA, D. . Tecnologias de Comunicação: Entretenimento e Cognição na Cibercultura: uma análise comparativa dos seriados O Incrivel Hulk e Heroes. Logos (UERJ. Impresso), v. 31, p. 30-45, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FRÓES, L. ; MONTY, R. . Tô frito ? Uma coletânea dos mais saborosos desastres na cozinha. 1/1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2017. v. 1. 224p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MONTY, R.. A carne na era da pós-verdade. O GLOBO, Rio de Janeiro, 03 mar. 2017.

2.
MONTY, R.. Um Niemeyer por trás da 'Flip mineira' em Rio Novo. Um Niemeyer por trás da 'Flip mineira' em Rio Novo, Rio de Janeiro, 14 ago. 2016.

3.
MONTY, R.. Arca do Gosto. Jornal O GLOBO, Rio de Janeiro, 29 jul. 2016.

4.
MONTY, R.. Mulheres. Por que não sê-las?. Diário de Petrópolis.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONTY, R.. Comida em foco: avaliações de clientes e formas de apropriação de mídias digitais para o consumo em restaurantes. In: V ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA 2018, 2018, Belo Horizonte. Comida em foco: avaliações de clientes e formas de apropriação de mídias digitais para o consumo em restaurantes, 2018. v. 1.

2.
A., Maia ; MARINHO, K. ; MONTY, R. . Isso é Pokémon, Mermão!?: Sociabilidade e Apropriações de Pokémon Go na Cidade do Rio de Janeiro. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017. v. 40.

3.
A., Maia ; MONTY, R. ; MARINHO, K. . Redes sociais digitais e presenciais em Pokémon Go: hábitos de consumo e de interação na Cidade do Rio de Janeiro.. In: II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, 2017, Juiz de Fora. Anais do II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, 2017. v. 1.

4.
MONTY, R.. Entretenimento no Second Life: como as redes criam tramas cada vez mais complexas. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste), 2009, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste), 2009. p. 1-15.

5.
MONTY, R.. A Geografia dos Mundos Virtuais: apropriação do conceito de espaço no Second Life. In: XXXII Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação ? Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital, 2009, Curitiba. Anais do XXXII Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação ? Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital, 2009. p. 1-13.

6.
Regis ; MONTY, R. ; R., Timponi ; A., Maia ; AGUIAR, M. F. ; ALMEIDA, D. ; ALTIERI, J. ; J.M, Santos . Tecnologias de Comunicação e Capacitação Cognitiva na Cibercultura: uma análise comparativa dos seriados O Incrível Hulk e Heroes. In: XXXII Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação ? Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital, 2009, Curitiba. XXXII Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação ? Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital, 2009. p. 1-15.

7.
MONTY, R.. Avatares no Second Life: um olhar sob a Semiótica de Charles S. Peirce. In: III Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), 2009, São Paulo. Anais do III Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), 2009. p. 1-12.

8.
MONTY, R.; A., Maia ; ALMEIDA, D. ; ALTIERI, J. ; J.M, Santos ; Regis ; LIMA, L. . Games e cognição na Cibercultura: identificando as competências cognitivas em videogames da série Mario Bross. In: III Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), 2009, São Paulo. III Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), 2009. p. 1-15.

9.
MONTY, R.. O desenvolvimento de competências cognitivas através dos videogames: um estudo dos avatares ao longo de sete gerações de consoles. In: III Seminário Interno dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2009, Rio de Janeiro. III Seminário Interno dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2009. p. 1-15.

10.
MONTY, R.. Humano na Segunda Vida: uma análise dos avatares no Second Life. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: mídia ecologia e sociedade, 2008. p. 1-15.

11.
MONTY, R.. Humano também na Segunda Vida: uma análise dos avatares no Second Life. In: II Seminário Interno dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Interno dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, 2008. v. 2. p. 1-15.

12.
MONTY, R.. O palco na tela: uma análise do show do U2 no Second Life. In: II Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2008, São Paulo. Anais do II Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2008. p. 1-15.

13.
MONTY, R.. Marketing Cultural - Arte ou mercadoria?. In: Iº Encontro Regional de Comunicação, 2003, Juiz de Fora. Marketing Cultural - Arte ou mercadoria? , 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTY, R.. Comida em foco: avaliações de clientes e formas de apropriação de mídias digitais para o consumo em restaurantes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MONTY, R.. Comunicação para o cliente - Os desafios para os restaurantes na era digital. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
A., Maia ; MARINHO, K. ; MONTY, R. . Isso é Pokémon, Mermão!?: Sociabilidade e Apropriações de Pokémon Go na Cidade do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MONTY, R.; A., Maia ; MARINHO, K. . Redes sociais digitais e presenciais em Pokémon Go: hábitos de consumo e de interação na Cidade do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MONTY, R.. Entretenimento no Second Life: como as redes criam tramas cada vez mais complexas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MONTY, R.. A Geografia dos Mundos Virtuais: apropriação do conceito de espaço no Second Life. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MONTY, R.. Avatares no Second Life: um olhar sob a Semiótica de Charles S. Peirce. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MONTY, R.; Regis ; R., Timponi ; J.M, Santos ; A., Maia ; ALMEIDA, D. . Games e cognição na Cibercultura: identificando as competências cognitivas em videogames da série Mario Bross. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MONTY, R.. O desenvolvimento de competências cognitivas através dos videogames: um estudo dos avatares ao longo de sete gerações de consoles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
Regis ; R., Timponi ; MONTY, R. ; A., Maia ; AGUIAR, M. F. ; ALMEIDA, D. ; J.M, Santos ; FERNANDES, J. . Tecnologias de Comunicação e Capacitação Cognitiva na Cibercultura: uma análise comparativa dos seriados O Incrível Hulk e Heroes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MONTY, R.. Humano na Segunda Vida: uma análise dos avatares no Second Life. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MONTY, R.. Humano também na Segunda Vida: uma análise dos avatares no Second Life. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MONTY, R.. O palco na tela: uma análise do show do U2 no Second Life. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MONTY, R.. Viagem Gourmet. 2018; Tema: Roteiros gastronômicos. (Blog).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MONTY, R.. Orfeu. 2002 (Jornal Literário).

Demais trabalhos
1.
MONTY, R.. Acessa.com. 2004 (Trabalho em Web site) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE COMPETÊNCIA MIDIATICA. Redes sociais digitais e presenciais em Pokémon Go: hábitos de consumo e de interação na Cidade do Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).

2.
I Seminário Internacional Interlinhas PPGCOM - Uerj. 2017. (Seminário).

3.
Vivendo no Mundo-Imagem ou a Midiatização da Existência. 2017. (Outra).

4.
XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Isso é Pokémon, Mermão!: Sociabilidade e Apropriações de Pokémon Go na cidade do Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).

5.
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste). Entretenimento no Second Life: como as redes criam tramas cada vez mais complexas. 2009. (Congresso).

6.
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste). Entretenimento no Second Life: como as redes criam tramas cada vez mais complexas. 2009. (Congresso).

7.
XXXII Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação ? Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital. A Geografia dos Mundos Virtuais: apropriação do conceito de espaço no Second Life. 2009. (Congresso).

8.
II Seminário Interno dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Humano também na Segunda Vida: uma análise dos avatares no Second Life. 2008. (Congresso).

9.
II Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.O palco na tela: uma análise do show do U2 no Second Life. 2008. (Simpósio).

10.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: mídia ecologia e sociedade. Humano na Segunda Vida: uma análise dos avatares no Second Life. 2008. (Congresso).

11.
Intercom Regional Sudeste. 2007. (Congresso).

12.
Encontro Regional de Comunicação UFJF.Marketing Cultural - Arte ou Mercadoria?. 2003. (Encontro).



Outras informações relevantes


Experiência internacional. Sete meses na cidade de Londres, Inglaterra, durante o período de setembro de 2005 a abril de 2006.



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