Sílvio César Lopes da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0073755604490882
  • Última atualização do currículo em 17/11/2018


Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba e graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção; Mestrado Profissional em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB; Especialista em Educação e em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias, estudos etnográficos e redes sociais. Atua nas Linhas de pesquisa: Estudos etnográficos e formação docente (OPEM - Observatório de Pesquisas e Estudos Multidisciplinares - Pesquisador); e Processos Socioculturais e de Significação (GEMINI - Grupo de Estudos de Mídia - Análises e Pesquisas em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos - estudante) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sílvio César Lopes da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, S. C. L.


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: As redes sociais e a aprendizagem: a produção escrita e os desafios de um espaço possível do saber,
Orientador: Maria das Graças Pinto Coelho.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.
2012 - 2014
Mestrado profissional em Formação de Professores (2400401413p1).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de Língua Portuguesa da Educação Básica, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Dra. Paula Almeida de Castro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2013 - 2014
Especialização em Fundamentos da Educação: Prática Pedagógicas Inter. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: Revisitando o Fracasso Escolar: das teorias às Práticas.
Orientador: Dra. Paula Almeida de Castro.
2007 - 2008
Especialização em Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Dificuldades no processo ensino-aprendizagem: a reação dos professores de uma escola pública estadual às dificuldades de aprendizagem de seus alunos..
Orientador: Fernanda de Lourdes Leal.
2007 - 2008
Especialização em Linguistica Aplicada ao Ensino de Português. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
Título: Uma leitura dos festejos juninos na cultura popular: o espaço da re-significação..
Orientador: Ms. Sônia Maria Cãndido da Silva.
2009 - 2013
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: O TEXTO E O CONTEXTO: a produção textual a partir das perspectivas interativas, do presencial ao virtual.
Orientador: Dra. Paula Almeida de Castro.
2002 - 2005
Graduação em Licenciatura em Filosofia.
Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.
Título: Conhecimento filosófico na cultura popular: festa do resgate e o resgate da festa.
Orientador: Dr. Ênio José da Costa Brito..




Formação Complementar


2018 - 2018
Avaliação textual: análises e propostas. (Carga horária: 40h).
Fundacão Itau Social, ITAU SOCIAL, Brasil.
2018 - 2018
Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula. (Carga horária: 48h).
Fundacão Itau Social, ITAU SOCIAL, Brasil.
2018 - 2018
Habilidades Digitais para professores - Cresça com o Google. (Carga horária: 3h).
Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.
2018 - 2018
Formação continuada - Metodologia Liga pela Paz. (Carga horária: 120h).
Secretaria Estadual de Educação da Paraíba, SEE-PB, Brasil.
2018 - 2018
Brinquedoteca Virtual. (Carga horária: 40h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2017 - 2017
Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender. (Carga horária: 40h).
Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.
2017 - 2017
Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidade. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2012 - 2012
Introdução a educação digital. (Carga horária: 40h).
Governo do Estado da Paraiba, SEEC, Brasil.
2002 - 2002
Curso livre de Língua grega. (Carga horária: 40h).
Mosteiro de São Bento de São Paulo, MOSTEIRO, Brasil.


Atuação Profissional



COLÉGIO CDF - CATEDRAL DO FERA, CDF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 6


Colégio e Cursos NDI, NDI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia e Sociologia, Carga horária: 4


Colégio Rosa Mística, CRM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio de Filosofia e Soci, Carga horária: 4


COMPLEXO EDUCACIONAL REGINA COELI, CERC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de educação artística, Carga horária: 6


Governo do Estado da Paraíba, GOVERNO/PB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor dos Ensinos fundamental e Médio, Carga horária: 20


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor tutor a distância, Enquadramento Funcional: Tutor do curso de ciências biológicas, Carga horária: 20


CREAS - Centro de Referência Especializada em Assistência Social, CREAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Técnico- Educador Social, Carga horária: 30


Secretaria Estadual de Educação da Paraíba, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Linguagem, código e suas tecnolo, Carga horária: 20


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador


CINTEP/PB, CCITP_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Prefessor: Metodologia Científica, Carga horária: 40
Outras informações
Professor: Metodologia do Trabalho Científico. Curso: Pós Gradual em Interpretação de Libras/Português e Português/Libras Turma 02

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Prefessor: Metodologia Científica, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina ministrada: Metodologia da Pesquisa Curso: Pós Graduação em Segurança e Educação de Trânsito

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor: Metodologia Científica, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Curso: Pós -Graduação em Especialização em Tradução e Interpretação de Libras/Português e Português/Libras

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Prefessor: Educação para o trânsito no Brasil, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina ministrada:Educação Para o Trânsito no Brasil e no Mundo Curso: Pós Graduação em Segurança e Educação de Trânsito

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Prefessor: Metologia Científica, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina ministrada: Metodologia da Pesquisa Curso: Pós Graduação em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas


EEEFM Antônio Guedes de Andrade, AGA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor


CAIC José Joffily, CAIC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de filosofia e Língua POrtuguesa


EEEF Poetisa Vicentina Vital do Rego, PVVR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de filosofia



Projetos de extensão


2018 - 2018
Temas transversais
Descrição: Na sociedade contemporânea, observa-se uma urgência ainda maior em criar uma escola voltada para a formação de cidadãos. Assim, foram incorporados ao ensino brasileiro os Temas Transversais, que têm como objetivo trazer para a escola questões importantes da vida cotidiana. Os temas transversais, segundo o Estado, surgiram a partir de uma preocupação social com problemas que historicamente permeiam a vida na sociedade contemporânea e que não tinham subsídios nas escolas. A ideia é trabalhar o próprio cotidiano em que os alunos estão inseridos, visando a ?transformação? desses alunos em ?alunos-cidadãos? que possam atuar e até modificar a realidade na qual vivem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, S. C. L.; CELESTINO, J. R. ; SOUZA, M. F. M. . Breve aporte sobre a formação de professores a partir dos dilemas da realidade educacional na contemporaneidade. Breve aporte sobre a formação de professores a partir dos dilemas da realidade educacional na contemporaneidade. 8ed.Ponta Grossa -PR: Atena Editora, 2018, v. V.8, p. 109-121.

2.
SILVA, S. C. L.; GUEDES, M. S. ; SOUZA, M. I. C. ; MORAIS, N. M. A. L. ; SANTOS, C. J. V . A geografia escolar: um olhar sobre a prática e o ensino na sala de aula. In: Organização Atena Editora. (Org.). Políticas públicas na educação brasileira: ensino aprendizagem e metodologias. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2018, v. 11, p. 178-186.

3.
SILVA, S. C. L.; CASTRO, P. A. . Língua brasileira de sinais: perspectiva histórica. In: Paula Almeida de Castro. (Org.). Atualizações na profissionalização docente: PIBID/ UEPB. 1ed.Campina Grande: Eduepb, 2018, v. , p. 143-158.

4.
SILVA, S. C. L.; ANDRADE, D. S. ; SILVA, J. B. ; SILVA, H. A. O. ; OLIVEIRA, A. A. ; SILVA, B. F. . A dinâmica do comércio local: a feira livre de Areia-PB. In: CARDOSO, E.L. (Org.). A sociedade e o espaço geográfico brasileiro. 01ed.Curitiba - PR: Atena, 2017, v. 01, p. 97-110.

5.
SILVA, S. C. L.; CASTRO, P. A. . A identidade docente na perspectiva do aluno: os discursos construídos no cotidiano da sala de aula. In: Hertz Wendel de Camargo; Renata Marcelle Lara. (Org.). Conexões: mídia, cultura e sociedade. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2017, v. , p. 195-208.

6.
SILVA, S. C. L.; COELHO, M. G. P. . A produção textual a partir das perspectivas interativas, do presencial ao virtual: uma prática necessária. In: Eliede do Nascimento Silva; Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina; Francisco Antonio Machado Araujo; Maria Ozita de Araujo Albuquerque. (Org.). PESQUISA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: textos completos. 1ed.Terezina, PI: EDUFPI, 2017, v. 01, p. 1380-1391.

7.
SILVA, S. C. L.; AZEVEDO, M. Q. O. . Inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar: os dilemas do aluno autista.. In: CASTRO, A.M.D.A; STAMATTO, M.I.S.. (Org.). A Gestão da Educação Brasileira: políticas e programas. 1ed.Natal - RN: EDUFRN, 2015, v. 01, p. 249-264.

8.
SILVA, S. C. L.; CASTRO, P. A. ; SILVA, E. M. . Revisitando o fracasso escolar: das teorias às práticas. In: SILVEIRA,A.F; SILVA, E. M; JUSTINO, L.B; CASTRO, P.A; PEREIRA, V.. (Org.). Cotidiano Escolar e práticas pedagógicas. 00ed.Campina Grande: EDUEPB, 2015, v. 01, p. 11-475.

9.
SILVA, S. C. L.; CASTRO, P. A. . O cotidiano escolar: os encontros e desafios de uma pesquisa no contexto da sala de aula. In: Paula castro. (Org.). Desafios e perspectivas na profissionalização docente ? Pibid/UEPB. 1ed.Campina Grande: EDUEPB, 2013, v. 02, p. 385-395.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, S. C. L.. A formação de professores e as dificuldades do fazer docente. In: I Conbrale - I Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem, 2017, Campina Grande -PB. Anais CONBRALE. Campina Grande- PB: Editora Realize, 2017. v. 01.

2.
GUEDES, M. S. ; SILVA, S. C. L. ; CELESTINO, J. R. . A dimensão espacial da escola e a prática de ensino de geografia: uma análise necessária a partir da inserção no contexto. In: I COPRECIS ? Congresso Nacional de práticas Educativas, 2017, Campina Grande. Anais COPRECIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. V.1.

3.
SILVA, S. C. L.; CELESTINO, J. R. ; GUEDES, M. S. ; LEAL, J. . A EJA e as lacunas na formação de professores: o esquecimento de um sujeito (in) existente. In: I COPRECIS - Congresso Nacional de práticas educativas, 2017, Campina Grande. Anais COPRECIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. V.1.

4.
BORGES, M. R. A. ; SILVA, S. C. L. . A tradução intersemiótica da língua portuguesa para a libras: os desafios de um fazer prático. In: I COPRECIS - Congresso Nacional de Práticas Educativas, 2017, Campina Grande. Anais COPRECIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. V.1.

5.
MENCATO, R. S. ; SILVA, S. C. L. ; CELESTINO, J. R. . O ensino da língua portuguesa na perspectiva inclusiva a partir do atendimento educacional especializado ? AEE para aluno surdo. In: I COPRECIS - Congresso Nacional de Práticas Educativas, 2017, Campina Grande. Anais COPRECIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. V.1.

6.
LEAL, J. ; SILVA, S. C. L. ; CELESTINO, J. R. . Quando incluímos? perspectivas e estratégias para o ensino de surdos em uma educação inclusiva. In: I COPRECIS - Congresso Nacional de Práticas Educativas, 2017, Campina Grande. Anais COPRECIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. V.1.

7.
ANDRADE, D. S. ; SILVA, S. C. L. ; GUEDES, M. S. ; OLIVEIRA, A. A. . O livro didático de geografia como fonte para a construção do conhecimento: avaliação do livro de geografia de uma escola cidadã. In: IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa - PB. Anais IV CONEDU. campina grande: Editora Realize, 2017. v. V.1.

8.
BATISTA, D. J. M. ; SILVA, S. C. L. ; NUNES, C. S. S. ; MORAIS, N. M. A. L. . A indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental: um entendimento reflexivo do problema. In: IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa - PB. Anais IV CONEDU. campina grande: Editora Realize, 2017. v. V.1.

9.
GUEDES, M. S. ; SILVA, S. C. L. ; SANTOS, T. M. O. ; ARRUDA, J. S. . A EJA e o cotidiano escolar: um desafio à prática do professor. In: IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa - PB. Anais IV CONEDU. campina grande: Editora Realize, 2017. v. V.1.

10.
SANTOS, T. M. O. ; SILVA, S. C. L. ; GUEDES, M. S. ; ARRUDA, J. S. . O estágio supervisionado como caminho para a prática do saber: a importância para a formação docente. In: IV CONEDU _ Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa - PB. Anais IV CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. V.1.

11.
NUNES, C. S. S. ; SILVA, S. C. L. ; MORAIS, N. M. A. L. ; BATISTA, D. J. M. . A escola e a família: a parceria necessária para a construção do cidadão. In: IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa. Anais IV CONEDU. campina grande: Editora Realize, 2017. v. V.1.

12.
NUNES, C. S. S. ; SILVA, S. C. L. ; MORAIS, N. M. A. L. ; BATISTA, D. J. M. . Perspectivas e desafios da inclusão educacional: incluir sem excluir. In: IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa - PB. Anais IV CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. V.1.

13.
LIMA, Y. A. ; SILVA, S. C. L. . Tecnologias que auxiliam a prática do professor no processo de mediação do conhecimento da geografia. In: VI ENID e IV ENFOPROF - Encontro de Iniciação da Docência e Encontro de formação de professores, 2017, Campina Grande -PB. Anais VI ENID / UEPB. Campina Grande-PB: Editora Realize, 2017. v. 01.

14.
Lourenço, M. T ; SILVA, S. C. L. ; ALBUQUERQUE, C. A. A. . O uso de um gerador elétrico de baixo custo como proposta didática para as aulas de física do ensino médio. In: I CONAPESC, 2016, Campina Grande. Anais do CONAPESC. Campina Grande: Realize, 2016. v. V..

15.
GUEDES, M. S. ; SILVA, S. C. L. ; SOUZA, M. I. C. . A geografia escolar: um olhar sobre a prática e o ensino na sala de aula. In: III CONEDU, 2016, Natal. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize, 2016. v. V.01.

16.
Lourenço, M. T ; SILVA, S. C. L. ; ALBUQUERQUE, C. A. A. ; ALVES, C. D. N. . A viabilidade de uma trabalho interdisciplinar entre física e filosofia: uma reflexão conjunta acerca do conceito de força. In: III CONEDU, 2016, Natal. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize, 2016. v. V.01.

17.
SOUZA, M. I. C. ; SILVA, S. C. L. ; GUEDES, M. S. . Breve análise do material didático da EJATEC: os desafios de um fazer docente. In: III CONEDU, 2016, Natal. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize, 2016. v. V.01.

18.
ALVES, C. D. N. ; SILVA, S. C. L. ; CASTRO, P. A. ; Lourenço, M. T . O uso das TDIC?s como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem na EJA. In: III CONEDU, 2016, Natal. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize, 2016. v. V.01.

19.
Lourenço, M. T ; SILVA, S. C. L. ; SOUZA, M. I. C. ; ALVES, C. D. N. . Uma proposta didática para o ensino de física na EJA: os limites de um ensino centrado na aprendizagem. In: II CINTEDI - Congresso Internacional de Educação inclusiva e II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, 2016, Campina Grande -PB. Anais II CINTEDI. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2016. v. 01.

20.
ANDRADE, D. S. ; SILVA, S. C. L. ; GUEDES, M. S. . O papel da escola e do professor quanto ao assunto homossexualidade: um estudo com professores de uma escola pública. In: II CINTEDI - Congresso Internacional de Educação inclusiva e II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, 2016, Campina Grande -PB. Anais II CINTEDI. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2016. v. 01.

21.
ANDRADE, D. S. ; SILVA, S. C. L. ; GUEDES, M. S. . A EJA e inclusão: uma reflexão necessária a partir do contexto escolar e da sala de aula. In: II CINTEDI - Congresso Internacional de Educação inclusiva e II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, 2016, Campina Grande -PB. Anais II CINTEDI. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2016. v. 01.

22.
SILVA, S. C. L.; ALVES, C. D. N. ; Lourenço, M. T ; ALBUQUERQUE, C. A. A. . A inserção da história e filosofia das ciências no ensino de físiica e os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. II Congresso Nacional de Educação (CONEDU) - Políticas, teorias e práticas. Campina Grande: Realize, 2015. v. V. 2.

23.
SILVA, S. C. L.; ALVES, C. D. N. ; CASTRO, P. A. ; ALBUQUERQUE, C. A. A. . O uso das TIC's como facilitadora no processo de aprendizagem do aluno de EJA semipresencial. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. II Congresso Nacional de Educação (CONEDU) - Políticas, teorias e práticas. Campina Grande: Realize, 2015. v. V. 2.

24.
SILVA, S. C. L.; ALVES, C. D. N. . As tecnologias digitais no contexto da sala de aula da EJA: uma reflexão necessária. In: V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB/ III Encontro de Formação de Professores da Educação Básica, 2015, Campina Grande. Anais V ENID / UEPB. Campina Grande: Realize, 2015. v. 1.

25.
ALVES, C. D. N. ; SILVA, S. C. L. . A EJA e o ensino semipresencial: um olhar sob essa realidade. In: IV ENID - Encontro de Iniciação à docência da UEPB/ II ENFOPROF, 2014, Campina Grande. Revista ENID UEPB. Campina Grande: Realize, 2014. v. 1.

26.
Lourenço, M. T ; SILVA, S. C. L. . Entrelaços do pensamento reflexivo: a física e a filosofia num diálogo constante na prática educativa da EJA semipresencial. In: I CINTEDI - Congresso Internacional de educação e inclusão, 2014, Campina Grande. Anais CINTEDI. Campina Grande: Realize, 2014. v. 1.

27.
SILVA, S. C. L.. Reflexões sobre a formação de professores e as dificuldades do fazer docente. In: IV ENID - Encontro de Iniciação à docência da UEPB/ II ENFOPROF, 2014, Campina Grande. Revista ENID UEPB. Campina Grande: Realize, 2014. v. 1.

28.
SILVA, S. C. L.. Reflexão: uma observação do processo ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio. In: 4ª Semana de Extensão: Extensão, Políticas Públicas e Compromisso Social, 2009, Campina Grande. 4ª Semana de Extensão. Campina Grande: Realize Editora, 2009. v. Unico.

29.
SILVA, S. C. L.; Maria Raquel Silva . Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade. In: I Seminário Nacional de Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares, 2009, Campina Grande. Anais do I Seminário Nacional de Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. Campina Grande: Editora da UFCG, 2009. v. 1.

30.
Maria Raquel Silva ; SILVA, S. C. L. . Ensinando a voar: ser professor em Campina Grande na década de 1930. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares, 2009, Campina Grande. Anais do I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. Campina Grande: Editora da UFCG, 2009. v. 1.

31.
SILVA, S. C. L.. Uma leitura dos festejos juninos na cultura popular: o espaço da re-significação.. In: I Colóquio Internacional de História, 2008, Campina Grande. I Colóquio Internacional de Hstória. Campina Grande, 2008. v. Unico.

32.
SILVA, S. C. L.. Uma leitura das dificuldades de aprendizagem a partir da perspectiva do professor.. In: XIV Semana de Letras - Linguagens e Estudos Culturais: Convergência e Divergências., 2008, Campian Grande. ASnais da XIV Semana de |Letras - Linguagens e Estduos Culturais: Convergências e Divergências.. Campina Grande: Realize Editora, 2008. v. Único.

33.
SILVA, S. C. L.. Uma leitura das dificuldades de aprendizagem a partir da perspectiva do professor. In: XIV Semana de Letras - Linguagens e Estudos Culturais: Convergências e Divergências, 2008, Campina Grande. Anais da XIV Semana de Letras - Linguagens e Estudos Culturais: Convergências e Divergências. Campina Grande: Realize, 2008. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, S. C. L.; ANDRADE, D. S. ; GUEDES, M. S. ; CASTRO, P. A. . Análise espaço temporal da vegetação Caatinga no município de São Raimundo Nonato-PI: técnicas com sensoriamento remoto e geoprocessamento. In: II CONAPESC, 2017, Campina Grande. Anais II CONAPESC. Campina Grande: Realize, 2017. v. 01.

2.
SILVA, S. C. L.; ANDRADE, D. S. ; GUEDES, M. S. . Reflexões a cerca da importância da Transposição do Rio São Francisco. In: II CONAPESC, 2017, Campina Grande. Anais II CONAPESC. Campina Grande: Realize, 2017. v. 01.

3.
SILVA, S. C. L.; COELHO, M. G. P. . A EJA e seus desafios: uma realidade atual no modelo educacional. In: I CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2014, Campina Grande. Anais I CONEDU - (2014). Campina Grande: Realize, 2014. v. V. 01.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, S. C. L.; COELHO, M. G. P. . A produção textual a partir das perspectivas interativas, do presencial ao virtual: uma prática necessária. In: AFIRSE- Seção Brasil, 2017, Natal - RN. Pesquisa e produção do conhecimento em educação: caderno de resumos. Teresina - PI: EDUFPI, 2016. v. V.1. p. 227-227.

2.
SILVA, S. C. L.. Reflexão: uma observação do processo ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio. In: 4ª Semana de Extensão: Extensão, Políticas Públicas e Compromisso Social, 2009, Campina Grande. 4ª Semana de Extensão. Campina Grande: Realize Editora, 2009. v. Unico.

3.
SILVA, S. C. L.. A importância de introduzir mudanças nas atuais práticas avaliativas das escola públicas. In: II Fórum Internacional de Pedagogia, 2009, Campina Grande. II Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Realize Editora, 2009. v. Unico.

4.
SILVA, S. C. L.; Maria Raquel Silva . Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade. In: Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica, 2009, Campina Grande. Diálogos Interdisciplinares: Caderno de Resumos do 1° Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica. Campina Grande: Editora da UFCG, 2009. v. 1. p. 194-194.

5.
SILVA, S. C. L.. Uma leitura dos festejos juninos na cultura popular: o espaço da re-significação.. In: I Colóquio Internacional de História - Sociedade, Natureza e Cultura, 2008, Campina Grande. Sociedade, Natureza e Cultura. Campina Grande: EDUFCG, 2008. v. Unico.

6.
SILVA, S. C. L.. Uma leitura das dificuldades de aprendizagem a partir do contexto da escola pública.. In: III Semana de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba: extensão, educação e desenvolvimento regional., 2008, Campina Grande. Anais da III Semana de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba: extensão, educação e desenvolvimento regional.. Campina Grande: EDUEP -Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2008. v. Unico. p. 07-319.

7.
SILVA, S. C. L.. Uma leitura das dificuldades de aprendizagem a partir da perspectiva do professor.. In: XIV Semana de Letras, 2008, Campina Grande. XIV Semana de Letras - Linguagem e Estudos Culturais: Convergências e Divergências.. Campina Grnade: Realize editora, 2008. v. Unico. p. 03-96.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, S. C. L.. Experiências entre a pós-graduação e a educação básica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NUNES, C. S. S. ; SILVA, S. C. L. ; GOMES, J. R. N. ; MORAIS, N. M. A. L. . Da prática ao resultado: a avaliação como processo de aprendizagem a partir do olhar do professor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MORAIS, N. M. A. L. ; SILVA, S. C. L. ; NUNES, C. S. S. . A experiência que marca: um relato de experiência a partir das impressões frente a coordenação do curso de pedagogia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, S. C. L.; MIRANDA, A. M. . Dos projetos a motivação: a escola enquanto mediadora de desenvolvimento da autonomia do educando a partir das práticas do professor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, S. C. L.; FEITOZA, T. L. S. ; NUNES, C. S. S. ; MIRANDA, A. M. . A riqueza de um saber teórico-prático: o estágio curricular na formação docente em pedagogia.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, S. C. L.; NUNES, C. S. S. ; GOMES, J. R. N. . Montando estruturas simples para o ensino da trigonometria no triângulo retângulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANDRADE, D. S. ; SILVA, S. C. L. ; GUEDES, M. S. . Análise temporal da vegetação Caatinga no município de São Raimundo Nonato - PI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANDRADE, D. S. ; SILVA, S. C. L. ; GUEDES, M. S. . Reflexões a cerca da importância da Transposição do Rio São Francisco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, S. C. L.. A formação de professores e as dificuldades do fazer docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BORGES, M. R. A. ; SILVA, S. C. L. . A tradução intersemiótica da língua portuguesa para a libras: os desafios de um fazer prático. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, S. C. L.; GUEDES, M. S. ; CELESTINO, J. R. . A dimensão espacial da escola e a prática de ensino de geografia: uma análise necessária a partir da inserção no contexto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, S. C. L.; GUEDES, M. S. ; CELESTINO, J. R. ; LEAL, J. . A EJA e as lacunas na formação de professores: o esquecimento de um sujeito (in) existente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, S. C. L.; LEAL, J. ; CELESTINO, J. R. . Quando incluímos? perspectivas e estratégias para o ensino de surdos em uma educação inclusiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, S. C. L.; MENCATO, R. S. . O ensino da língua portuguesa na perspectiva inclusiva a partir do atendimento educacional especializado ? AEE para aluno surdo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ANDRADE, D. S. ; SILVA, S. C. L. ; OLIVEIRA, A. A. ; GUEDES, M. S. . O livro didático de geografia como fonte para a construção do conhecimento: avaliação do livro didático de geografia de uma escola cidadã.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BATISTA, D. J. M. ; SILVA, S. C. L. ; NUNES, C. S. S. ; MORAIS, N. M. A. L. . A indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental: um entendimento reflexivo do problema. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GUEDES, M. S. ; SILVA, S. C. L. ; ANDRADE, D. S. ; ARRUDA, J. S. ; SANTOS, T. M. O. . A EJA e o cotidiano escolar: um desafio à prática do professor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
NUNES, C. S. S. ; SILVA, S. C. L. ; MORAIS, N. M. A. L. ; BATISTA, D. J. M. . Perspectivas e desafios da inclusão educacional: incluir sem excluir. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
NUNES, C. S. S. ; SILVA, S. C. L. ; MORAIS, N. M. A. L. ; BATISTA, D. J. M. . A escola e a família: a parceria necessária para a construção do cidadão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTOS, T. M. O. ; SILVA, S. C. L. ; ANDRADE, D. S. ; GUEDES, M. S. ; ARRUDA, J. S. . O estágio supervisionado como caminho para a prática do saber: a importância para a formação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA, S. C. L.. O uso de um gerador elétrico de baixo custo como proposta didáticca para as aulas de física do ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, S. C. L.; Lourenço, M. T ; ALBUQUERQUE, C. A. A. ; ALVES, C. D. N. . A viabilidade de um trabalho interdisciplinar entre física e filosofia: uma reflexão conjunta acerca do conceito de força. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SILVA, S. C. L.; GUEDES, M. S. ; SOUZA, M. I. C. . A geografia escolar: um olhar sobre a prática e o ensino na sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SILVA, S. C. L.; ALVES, C. D. N. ; Lourenço, M. T ; ALBUQUERQUE, C. A. A. . O uso das TDIC?s como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem na EJA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SILVA, S. C. L.; GUEDES, M. S. ; SOUZA, M. I. C. . Breve análise do material didático da EJATEC: os desafios de um fazer docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SILVA, S. C. L.; COELHO, M. G. P. . A produção textual a partir das perspectivas interativas, do presencial ao virtual: uma prática necessária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SILVA, S. C. L.; ALVES, C. D. N. ; Lourenço, M. T ; ALBUQUERQUE, C. A. A. . A inserção da história e filosofia das ciências no ensino de físiica e os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SILVA, S. C. L.; ALVES, C. D. N. ; ALBUQUERQUE, C. A. A. ; CASTRO, P. A. . O uso das TIC's como facilitadora no processo de aprendizagem do aluno de EJA semipresencial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SILVA, S. C. L.; COELHO, M. G. P. . A EJA e seus desafios: uma realidade atual no modelo educacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SILVA, S. C. L.. Reflexão sobre a formação de professores e as dificuldade do fazer docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
Lourenço, M. T ; SILVA, S. C. L. . Entrelaços do Pensamento Reflexivo: a física e a filosofia num diálogo constante na prática educativa da EJA semipreesencial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
NOBREGA, C.D ; SILVA, S. C. L. . A EJA e o ensino semipresencial: um olhar sob essa realidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SILVA, S. C. L.. Reflexão: uma observação do processo ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SILVA, S. C. L.. A importância de introduzir mudanças nas atuais práticas avaliativas das escola públicas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SILVA, S. C. L.. Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
Maria Raquel Silva ; SILVA, S. C. L. . Ensinando a voar: ser professor em Campina Grande na década de 1930.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SILVA, S. C. L.. Uma leitura das dificuldades de aprendizagem a partir do contexto da escola pública. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
SILVA, S. C. L.. Uma leitura dos festejos juninos na cultura popular: o espaço da re-significação.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
SILVA, S. C. L.. Uma leitura das dificuldades de aprendizagem a partir da perspectiva do professor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, S. C. L.. Comissão Científica do V Colóquio internacional educação, cidadania e exclusão. 2018.

2.
SILVA, S. C. L.. Comissão de avaliação - Linguagem, alfabetização e letramento do V Colóquio Internacional educação, cidadania e exclusão. 2018.

3.
SILVA, S. C. L.. Comissão de avaliação - Tecnologias e educação do V Colóquio Internacional educação, cidadania e exclusão. 2018.

4.
SILVA, S. C. L.. Comissão de avaliação Geral do V Colóquio internacional educação, cidadania e exclusão. 2018.

5.
SILVA, S. C. L.. Comissão de avaliação Geral do V Congresso Nacional de Educação. 2018.

6.
SILVA, S. C. L.. Comissão Científica do V Congresso Nacional de Educação. 2018.

7.
SILVA, S. C. L.. Comissão de avaliação - GT 08 -Linguagens, letramento e Alfabetização, do V Congresso Nacional de Educação. 2018.

8.
SILVA, S. C. L.. Comissão de avaliação do GT 19 - Tenologias e educação, do V Congresso Nacional de Educação. 2018.

9.
SILVA, S. C. L.. Comissão de avaliação do GT 01 - Formação de professores, do V Congresso Nacional de Educação. 2018.

10.
SILVA, S. C. L.. Comitê Científico do II Congresso Nacional de Pesquisa e ensino em ciências. 2017.

11.
SILVA, S. C. L.. Comissão de avaliação Geral do IV Congresso Nacional de Educação. 2017.

12.
SILVA, S. C. L.. Comissão de científica do IV Congresso Nacional de Educação. 2017.

13.
SILVA, S. C. L.. Comitê Científico do III Congresso Nacional de Educação (CONEDU) - Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades. 2016.

14.
SILVA, S. C. L.. Comitê Científico do I Congresso Nacional de Pesquisa e ensino em ciências. 2016.

15.
SILVA, S. C. L.. Comitê Científico II Congresso Internacional de Educação Inclusiva E II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva. 2016.

16.
SILVA, S. C. L.. Comitê Científico do III EREPEG - Retrospectivas e Perspectivas Curriculares para o Ensino de Geografia. 2016.

17.
SILVA, S. C. L.. Comitê Científico do II Congresso Nacional de Educação (CONEDU) - Políticas, teorias e práticas.. 2015.

18.
SILVA, S. C. L.. Comitê Científico do IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão - CEDUCE.. 2015.

19.
SILVA, S. C. L.. Comitê cientifico do III ENID - encontro de Iniciação à docência da UEPB; e I ENFOPROF - Encontro de Formação de Professores da Educação Básica. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, S. C. L.. Tecnologia e Educação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, S. C. L.; MIRANDA, A. M. . O discurso de ódio nas redes sociais. 2017; Tema: Discursos de ódio nas redes sociais: preconceitos, discrnação e segregação. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, S. C. L.. Desafios e possibilidades na sala de aula contemporânea: das tecnologias digitais às redes sociais. 2018. .

2.
SILVA, S. C. L.. Desafios e possibilidades na sala de aula contemporânea: das tecnologias digitais às redes sociais. 2018. .

3.
SILVA, S. C. L.. Psicologia. 2018. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

4.
SILVA, S. C. L.. V Colóquio Internacional educação, cidadania e exclusão. 2018. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

5.
SILVA, S. C. L.. Dificuldades de ensino e de aprendizagem. 2018. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

6.
SILVA, S. C. L.. Práticas etnográficas em Educação. 2017. .

7.
SILVA, S. C. L.; LIMA, Y. A. ; PONTES, R. S. . Uma aula diferenciada: tecnologias que auxiliam a prática do professor no processo de mediação do conhecimento da geografia. 2017. .

8.
SILVA, S. C. L.; MIRANDA, A. M. . As tecnologias digitais e as redes sociais como ferramenta de aprendizagem nas aulas de língua portuguesa e filosofia no ensino médio. 2017. .

9.
SILVA, S. C. L.. Ciências Agrárias. 2017. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

10.
SILVA, S. C. L.. Ciências Biológicas. 2017. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

11.
SILVA, S. C. L.. Programas de Ensino - Monitoria, Tutoria e POCEEM da UFRN. 2017. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

12.
SILVA, S. C. L.. O ensino de Ciências. 2017. (Avaliador de painéis científicos (pôster)).

13.
SILVA, S. C. L.. Formação de Professores. 2017. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

14.
SILVA, S. C. L.. Tecnologia e educação. 2017. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

15.
SILVA, S. C. L.. Educação de pessoas Jovens e Adultas. 2017. (Avaliador de trabalhos científicos em áreas temáticas).

16.
SILVA, S. C. L.. Formação de Professores. 2017. (Avaliador de trabalhos científicos em áreas temáticas).

17.
SILVA, S. C. L.. Linguagens, Letramento e Alfabetização. 2016. (Avaliador de painéis científicos (pôster) e comunicação oral).

18.
SILVA, S. C. L.. TDICs, Educação e Inclusão Digital. 2016. (Avaliador de painéis científicos (pôster)).

19.
SILVA, S. C. L.. TDICs, Educação e Inclusão digital. 2016. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

20.
SILVA, S. C. L.. Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Inclusão. 2016. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

21.
SILVA, S. C. L.. Licenciatura em Biologia. 2016. (Avaliador de painéis científicos (pôster)).

22.
SILVA, S. C. L.. XXVII CICT - Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. 2016. (Avaliador de trabalhos de Iniciação Científica).

23.
SILVA, S. C. L.. Formação de Professores. 2016. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

24.
SILVA, S. C. L.. Educação, Mídia e Comunicação. 2016. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

25.
SILVA, S. C. L.. Educação e Relações Étnico-raciais. 2016. (Avaliador de painéis científicos (pôster)).

26.
SILVA, S. C. L.. Ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

27.
SILVA, S. C. L.; BORGES, L. P. . Pesquisas Qualitativas e Etnografia em Educação. 2015. .

28.
SILVA, S. C. L.. A etnografia na sala de aula: uma observação dos sujeitos em contextos de aprendizagem. 2015. .

29.
SILVA, S. C. L.. Formação de Professores. 2015. (Avaliador de painéis científicos (pôster)).

30.
SILVA, S. C. L.. Educação de Pessoas Jovens e Adultas. 2015. (Avaliador de painéis científicos (pôster)).

31.
SILVA, S. C. L.. Linguagens, Letramento e Alfabetização. 2015. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

32.
SILVA, S. C. L.. Educação de Pessoas Jovens e Adultas. 2014. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

33.
SILVA, S. C. L.. Formação docente: saberes, sujeitos e práticas. 2014. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

34.
SILVA, S. C. L.. Educação de Surdos. 2014. (Coordenador do Grupo de Trabalho).

35.
SILVA, S. C. L.. XXV CICT Congresso de Iniciação Científica da UFRN. 2014. (Avaliador de trabalhos de Iniciação Científica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALVES, V. Q.; SILVA, S. C. L.; SILVA, V. M. A.. Participação em banca de João Severino da Silva. Mensurando a motivação dos serviços públicos no trabalho, um estudo com os técnicos administrativos ? CCT- UEPB.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
NASCIMENTO, A. B. F. M.; SILVA, S. C. L.; BARBOSA., R. F.. Participação em banca de Ronald Ferreira de Araújo. Estilos e dimensões da liderança: uma análise das monografias da UEPB. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
CABRAL, H. G. G. P.; SILVA, S. C. L.; MATIAS., T. S. C.. Participação em banca de Fabíola Karla Feitosa Simões Vidal. O trabalho interdisciplinar na equipe de referência de nível superior no âmbito do sistema único de assistência social (suas): a concepção dos professores do CRAS no município de Areia PB. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
CABRAL, H. G. G. P.; SILVA, S. C. L.; MATIAS., T. S. C.. Participação em banca de Adeísa Guimarães Carvalho. Integração de políticas públicas setoriais: uma analise a partir da recente política de resíduos sólidos no município de Campina Grande-PB. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
SALVADOR, A. S.; SILVA, S. C. L.; RAMOS, A. P. A.. Participação em banca de MARIA DO SOCORRO MASCÊNA DE PAULA. Como o conhecimento ao trabalho prestado pelo CAPS influencia no cuidado da saúde sob a visão do assistente social: um relato de experiência vivenciada no município de Santa Luzia-PB. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família com Ênfase na) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
RAMOS, A. P. A.; SILVA, S. C. L.; SALVADOR, A. S.. Participação em banca de JOSÉ NILTON FEITOSA DA SILVA. Avaliação da qualidade de vida em idosos do programa Hiperdia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família com Ênfase na) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
SALVADOR, A. S.; SILVA, S. C. L.; RAMOS, A. P. A.. Participação em banca de JOSEIRES GLEYDSON SANTOS BENÍCIO DE SÁ. A importância da atuação do Corpo de Bombeiros Militar no cuidado em saúde da população: experiências exitosas de projetos práticos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família com Ênfase na) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
SALVADOR, A. S.; SILVA, S. C. L.; RAMOS, A. P. A.. Participação em banca de LÚCIA NATALIE PAULINO DE MELO. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família com Ênfase na) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
SALVADOR, A. S.; SILVA, S. C. L.; RAMOS, A. P. A.. Participação em banca de MARESSA MADJA DA COSTA BATISTA. A inserção do nutricionista no núcleo de apoio à saúde da família: uma revisão de literatura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família com Ênfase na) - Universidade Federal da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, E. T.; SILVA, S. C. L.; RIBEIRO, G. C. N.. Participação em banca de Eliezer Anízio de Aguiar.Chico: da literatura ao cinema . Migração do personagem do 'Auto da Compadecida', de Ariano Suassuna, para o filme 'Homônimos', de Guel Arraes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
CASTRO, P. A.; SILVA, S. C. L.; SILVA, V. M.. Participação em banca de Sâmila Emanuella Morais Silva.O desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
CASTRO, P. A.; SILVA, S. C. L.; RIBEIRO, G. C. N.. Participação em banca de Denilza Wanderley Rocha.Uma análise reflexiva do gênero textual propaganda: o contexto e a persuasão dos consumidores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, S. C. L.; CASTRO, P. A.; PEREIRA, V.. Banca de Seleção do PIBID - Subprojeto Filosofia - Campus I - UEPB. 2017.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONBRACIS - III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúdeindex.php. 2018. (Congresso).

2.
CONEDU - V Congresso Nacional de Educação. A riqueza de um saber teórico-prático: o estágio curricular na formação docente em pedagogia. 2018. (Congresso).

3.
II Congresso brasileiro sobre Letramento e dificuldades de Aprendizagem. 2018. (Congresso).

4.
COPRECIS - Congresso Nacional de Práticas Educativas. A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A LIBRAS: OS DESAFIOS DE UM FAZER PRÁTICO. 2017. (Congresso).

5.
I Congresso Brasileiro Sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS DIFICULDADES DO FAZER DOCENTE. 2017. (Congresso).

6.
IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação. A EJA e o cotidiano escolar: um desafio à prática do professor. 2017. (Congresso).

7.
Metodologia Liga Pela Paz - Inteligência Relacional. 2017. (Outra).

8.
VI ENID e IV Encontro de formação de Professores.Tecnologias que auxiliam a prática do professor no processo de mediação do conhecimento da geografia. 2017. (Encontro).

9.
I Congresso Nacional de pesquisa e ensino em ciências. O uso de um gerador elétrico de baixo custo como proposta didática para as aulas de física do ensino médio. 2016. (Congresso).

10.
II Congresso Internacional de Educação Inclusiva. 2016. (Congresso).

11.
III Congresso Nacional De Educação: Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades.. A viabilidade de um trabalho interdisciplinar entre física e filosofia: uma reflexão conjunta acerca do conceito de força. 2016. (Congresso).

12.
Colóquio Sobre Estratégias de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. 2015. (Outra).

13.
Seminário Nacional de Pedagogia: Currículo, Formação docente e Interculturalidade.A etnografia na sala de aula: uma observação dos sujeitos em contextos. 2015. (Seminário).

14.
V Encontro de Iniciação a Docência da UEPB. As tecnologias digitais no contexto da sala de aula da EJA: uma reflexão necessária. 2015. (Congresso).

15.
VIII Colóquio da AFIRSE.A produção textual a partir das perspectivas interativas, do presencial ao virtual: uma prática necessária. 2015. (Outra).

16.
Congresso Nacional de Educação. A EJA e seus desafios: uma realidade atual no modelo educacional. 2014. (Congresso).

17.
Curso Ensinando e aprendendo com as TICs - Projeto Educador Digital. 2014. (Outra).

18.
I Congresso Internacional de educação e inclusão. INclusao. 2014. (Congresso).

19.
IV Encontro de Iniciação a docência da UEPB e II Encontro de de Formação de Professores da Educação Básica.Reflexão sobre a formação de professores e as dificuldade do fazer docente. 2014. (Encontro).

20.
XXV Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Avaliador de resumos. 2014. (Congresso).

21.
Curso de aperfeiçoamento para os Educadores dos Centros de Educação de Jovens e Adultos - CEJA. 2013. (Outra).

22.
Curso de Extensão Universitária Prevenção do uso de drogras. 2013. (Outra).

23.
I Formação sobre o Sipia/Sinase. 2013. (Outra).

24.
III Encontro de Iniciação a docência da UEPB e I Encontro de formação de professores da Educação Básica.Coordenação da Palestra: Tecnologias digitais e educação. 2013. (Encontro).

25.
JOVAED - Jornada Virtual ABED de EAD. 2013. (Outra).

26.
Curso de formação: Educação para as relações Étnico-Raciais. 2012. (Outra).

27.
Curso de aperfeiçoamento em Filosofia. 2011. (Outra).

28.
Curso de aperfeiçoamento em Sociologia. 2011. (Outra).

29.
Curso de atualização sobre Intervenção Breve (IB) e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras drogas. 2011. (Outra).

30.
I Seminário Estadual de Gestão Escolar. 2011. (Seminário).

31.
I Formação para os Técnicos dos Centros de Referência Especializados de Assitência Social. 2010. (Outra).

32.
I Simpósio sobre formação Docente e Tecnológica do Conhecimento - Desafios da Educação a Distância.As dificuldades de aprendizagem que encontramos nos alunos da Educação a distência: desafios e propostas.. 2010. (Simpósio).

33.
Curso de Capacitação - Formação de Tutores a Distância utilizando a Plataforma Moodle. 2009. (Outra).

34.
Curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. 2009. (Outra).

35.
II Fórum Internacional de Pedagogia.A importância de introduzir mudanças nas atuais práticas avaliativas das escolas públicas. 2009. (Outra).

36.
I Seminário nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica.Novos tempos, e os velhos problemas: relexão sobre o papel da escola na atualidade.. 2009. (Outra).

37.
IV Semana de Extensão da UEPB - Extensão, Políticas Públicas e Compromisso Social..Reflexão: uma observação do processo ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio.. 2009. (Outra).

38.
I Colóquio Internacional de História.Uma leitura dos festejos juninos na cultura popular: o espaço da re- significação. 2008. (Outra).

39.
III Semana de Extensão da UEPB: Extensão, Educação e Desenvolvimento Regional.Uma leitura das dificuldades de aprendizagem a partir do contexto da escola pública.. 2008. (Outra).

40.
XIV Semana de Letras.Uma leitura das dificuldades de aprendizagem a partir da perspectiva do professor. 2008. (Outra).

41.
Formação para professores da Educação de Jovens e adultos.. 2006. (Seminário).

42.
10a. Semana Teológica "O lugar da teologia na igreja e na sociedade". 2005. (Oficina).

43.
10a. Semana Teológica "O lugar da teologia na igreja e na sociedade".Ritos litúrgicos - celebração afro-brasileira. 2005. (Oficina).

44.
IV Simpósio multidisciplinar do UNIFAI. 2005. (Simpósio).

45.
Ciclo de Conferências. 2004. (Outra).

46.
III Simpósio Multidisciplinar do UNIFAI. 2004. (Simpósio).

47.
IX Simpósio Interdisciplinar de Estudos greco-romanos ( ética ontem e hoje ). 2002. (Simpósio).

48.
Antropologia, danças e tradição.. 2001. (Oficina).

49.
Semana de estudos - Judaísmo e filosofia. 2000. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria de Fátima da Silva Santos. O processo de inclusão escolar de surdos na Escola Jardirene Oliveira de Souza. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Tradução e interpretação de Libras/português e Portugus/l) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.

2.
Dailma Nunes Batista Barreto. Os desafios da inclusão contextualizada: a superação de uma dificuldade. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Tradução e interpretação de Libras/português e Portugus/l) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.

3.
Kézia Kelly Ataide de Carvalho. Desafios e estratégias no ensino de geografia para alunos surdos. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Tradução e interpretação de Libras/português e Portugus/l) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.

4.
Rosângela de Sousa Mencato. Desafios do ensino da língua portuguesa na perspectiva inclusiva a partir do atendimento educacional especializado - AEE. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Tradução e interpretação de Libras/português e Portugus/l) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.

5.
Rosilene Chaves Cavalcanti. A EJA e o aluno surdo: um estudo acerca dos direitos sociais. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Tradução e interpretação de Libras/português e Portugus/l) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.

6.
Margarida Rodrigues de Andrade Borges. A tradução intersemiótica da língua portuguesa para a libras: relato de experiência. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Tradução e interpretação de Libras/português e Portugus/l) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.

7.
Elizete Mendes Pereira. A formação do professor e inclusão do aluno portador de necessidades auditivas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Tradução e interpretação de Libras/português e Portugus/l) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.

8.
Bruno Fabrício Freire Nascimento. Educação : uma ferraneta indispensável para se entender o transito na Paraíba. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança e Educação de Trânsito) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.

9.
Jananthan Ronyere da Silva. Programa educacional para o trânsito: o relato de experiencia na turma de educadoras do programa PAFOR- UEPB Campina Grande. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança e Educação de Trânsito) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.

10.
João Severino da Silva. Qualidade de vida e motivação: fatores que interfere no comportamento humano. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão e desenvolvimento de pes) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.

11.
Adriana Marques Nascimento. Qualidade de vida no trabalho: uma análise bibliográfica acerca do tema. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão e desenvolvimento de pes) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.

12.
Igor Francisco Mesquita Vieira. Avaliação de desempenho no serviço público e suas repercussões: o caso da UEPB. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão e desenvolvimento de pes) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.

13.
Ronald Ferreira de Araújo. Estilos de dimensões da liderança: elementos para reflexão. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão e desenvolvimento de pes) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.

14.
José Weyber Leandro de Oliveira. O desafio da ética no serviço público: considerações sobre legislação e uso de novas tecnologias. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão e desenvolvimento de pes) - CINTEP/PB. Orientador: Sílvio César Lopes da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SILVA, S. C. L.; COELHO, M. G. P. . A produção textual a partir das perspectivas interativas, do presencial ao virtual: uma prática necessária. In: Eliede do Nascimento Silva; Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina; Francisco Antonio Machado Araujo; Maria Ozita de Araujo Albuquerque. (Org.). PESQUISA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: textos completos. 1ed.Terezina, PI: EDUFPI, 2017, v. 01, p. 1380-1391.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, S. C. L.. Experiências entre a pós-graduação e a educação básica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NUNES, C. S. S. ; SILVA, S. C. L. ; GOMES, J. R. N. ; MORAIS, N. M. A. L. . Da prática ao resultado: a avaliação como processo de aprendizagem a partir do olhar do professor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MORAIS, N. M. A. L. ; SILVA, S. C. L. ; NUNES, C. S. S. . A experiência que marca: um relato de experiência a partir das impressões frente a coordenação do curso de pedagogia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, S. C. L.; MIRANDA, A. M. . Dos projetos a motivação: a escola enquanto mediadora de desenvolvimento da autonomia do educando a partir das práticas do professor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, S. C. L.; FEITOZA, T. L. S. ; NUNES, C. S. S. ; MIRANDA, A. M. . A riqueza de um saber teórico-prático: o estágio curricular na formação docente em pedagogia.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, S. C. L.; NUNES, C. S. S. ; GOMES, J. R. N. . Montando estruturas simples para o ensino da trigonometria no triângulo retângulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, S. C. L.; BORGES, L. P. . Pesquisas Qualitativas e Etnografia em Educação. 2015. .

2.
SILVA, S. C. L.. Práticas etnográficas em Educação. 2017. .

3.
SILVA, S. C. L.; LIMA, Y. A. ; PONTES, R. S. . Uma aula diferenciada: tecnologias que auxiliam a prática do professor no processo de mediação do conhecimento da geografia. 2017. .

4.
SILVA, S. C. L.; MIRANDA, A. M. . As tecnologias digitais e as redes sociais como ferramenta de aprendizagem nas aulas de língua portuguesa e filosofia no ensino médio. 2017. .

5.
SILVA, S. C. L.. Desafios e possibilidades na sala de aula contemporânea: das tecnologias digitais às redes sociais. 2018. .

6.
SILVA, S. C. L.. A etnografia na sala de aula: uma observação dos sujeitos em contextos de aprendizagem. 2015. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, S. C. L.. Tecnologia e Educação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 3:38:04