Odair Neitzel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0750444554945581
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (2003); Mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí com a dissertação "Educação na contemporaneidade: reflexões a partir de uma racionalidade comunicativa", com concentração em filosofia e sociologia(2009); Desde 2012 é professor do magistério superior de filosofia da educação na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Chapecó; Doutor em Educação pela UPF na linha de fundamentos da educação com a tese ?A pedagogia como autogoverno em Johann Friedrich Herbart?(2018); Bolsista CAPES/PDSE com estágio sanduíche na Universidade de Kassel - Alemanha (2017). Investiga o tema da ?Formação Humana e Autogoverno? e temas da filosofia da educação como racionalidade comunicativa, autogoverno, interesse, formação e fortalecimento do caráter moral, disciplina formativa, educabilidade, governo da infância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Odair Neitzel
Nome em citações bibliográficas
NEITZEL, O.;NEITZEL, ODAIR

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.
Rodovia SC 484 - Km 02,
Fronteira Sul
89815899 - Chapecó, SC - Brasil
Telefone: (49) 20492600
URL da Homepage: www.uffs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
com período sanduíche em Universität Kassel (Orientador: Dr. Dirk Stederoth).
Título: A pedagogia como autogoverno em Johann Friedrich Herbart, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Dr. Cláudio Almir Dalbosco.
Coorientador: Dr. Dirk Stederoth.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Johann Friedrich Herbart; Governo das Crianças; Instrução Educativa; Disciplina formativa; Interesse; Fortaleza do caráter.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Educação Nas Ciências.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Título: Educação na contemporaneidade: reflexôes a partir da racionalidade comunicativa,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Dr. José Pedro Boufleuer.
Palavras-chave: Teoria da Ação Comunicativa; Racionalidade Comunicativa; Habermas; Sociedade da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2006
Especialização em Ação Interdisciplinar. (Carga Horária: 450h).
Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.
Título: A Intersubjetividade no Espaço Escolar.
Orientador: Alttair Fontana.
2001 - 2003
Graduação em Licenciatura em Filosofia.
Faculdade de Filsoofai Nossa Senhora da Imaculada Conceição, FAFIMC, Brasil.
Título: A Construção da Imagem Popular de Getúlio Vargas.
Orientador: Dr. Mateus Dalmaz.
2002 - 2003
Curso técnico/profissionalizante em Informática.
Escola de Ensino Alcides Maya, EEAM, Brasil.
1995 - 1997
Curso técnico/profissionalizante em Ausbildungsberuf Landwirt.
Bertha ? Von ? Suttner ? Schule Ettlingen, BVSS, Alemanha.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Epistemologia. (Carga horária: 20h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2011 - 2011
7ª Jornada das Licenciaturas - Metamorfoses da Edu. (Carga horária: 4h).
Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.
2007 - 2007
Reestruturação do projeto político pedagógico. (Carga horária: 40h).
Gerencia de Educação de São Miguel do Oeste, GERED, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação sobre a Proposta Curricular de SC. (Carga horária: 40h).
Gerência de Educação Ciência e Tecnologia - SC, GEECT, Brasil.
2006 - 2006
Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia - SC, SED, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação em Educação Básica e Profissional. (Carga horária: 24h).
Gerência de Educação Ciência e Tecnologia - SC, GEECT, Brasil.
2006 - 2006
O Perfil do Educador do Século XXI. (Carga horária: 20h).
Gerência de Educação Ciência e Tecnologia - SC, GEECT, Brasil.
2006 - 2006
Educação e Trabalho e Ensino Médio Integrado. (Carga horária: 24h).
Gerência de Educação Ciência e Tecnologia - SC, GEECT, Brasil.
2005 - 2005
4ª Fórum Regional em Educação. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal da Educação de Xaxim, XAXIM, Brasil.
2005 - 2005
Curso Preparatório para o Ingresso no Magistério P. (Carga horária: 60h).
Cooperativa Educacional de Santa Catarina, COOESC, Brasil.
2002 - 2002
Inglês Instrumental e Avançado. (Carga horária: 28h).
Alcides Maya, ID, Brasil.
2002 - 2002
Fundamentos de Programação. (Carga horária: 28h).
Alcides Maya, ID, Brasil.
2002 - 2002
Web Design. (Carga horária: 42h).
Alcides Maya, ID, Brasil.
2002 - 2002
Preparação Para o Trabalho. (Carga horária: 28h).
Alcides Maya, ID, Brasil.
2001 - 2001
Informática Básica. (Carga horária: 105h).
Objetus Informática, OBJETUS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Chapecó, .

11/2015 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Chapecó, .

Cargo ou função
Conselheiro/Suplente.
02/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
GCH028 - Filosofia da educação (6ª fase Noturno)
GCH028 - Filosofia da educação (5ª fase Mautino)
07/2015 - 12/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
GCH079 - Metodologia do ensino de filosofia Turma 11966 - Filosofia - 4a Fase - Noturno - 2015/2
GCH136 - Trabalho de conclusão de curso I Turma 12003 - Filosofia - 7a Fase Noturno - 2015/2
GCH136 - Trabalho de conclusão de curso I Turma 11901 - Filosofia - 6a Fase - Matutino - 2015/2
07/2013 - 08/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Chapecó, .

Cargo ou função
Representante Docente Títular na Comissão Permanente de Avaliação - CPA.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação (6ª fase - Noturno)
Filosofia da Educação (5ª fase - Matutino)
02/2015 - 07/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação (3ª fase - Noturno)
08/2014 - 01/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação (6ª fase - Matutino)
Filosofia da Educação (3ª fase - Noturno)
02/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação (6ª fase - Noturno)
Filosofia da Educação (5ª fase - Matutino)
Sociologia da Educação (3ª fase - Matutino)
09/2013 - 01/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dialética e Teoria Crítica (7ª fase da filosofia - noturno)
Filosofia da Educação (3ª fase da filosofia -noturno)
Fundamentos da Crítica Social (4ª fase enfermagem - diurno)
09/2013 - 11/2013
Extensão universitária , Campus Chapecó, .

Atividade de extensão realizada
II Colóquio de Ética e Filosofia Política da UFFS.
10/2013 - 10/2013
Extensão universitária , Campus Chapecó, .

Atividade de extensão realizada
Formação de Professores da Rede Pública.
07/2013 - 10/2013
Extensão universitária , Campus Chapecó, .

Atividade de extensão realizada
Grupo de Estudos - Racionalidade Comunicativa e Educação.
03/2013 - 09/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Crítica Social (7ª fase Ciências da Computação)
Filosofia da Educação (5ª e 6ª fase Pedagogia)
12/2012 - 03/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Funddamentos da Crítica social (4ª fase pedagogia e 5ª fase filosofia)

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação com professor Contratado para lecionar as disciplinas de Filosofia, Sociologia, eventualmente de história e geografia.


Faculdade Regional de Palmitos, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2010 - 07/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamento das Ciências Sociais
02/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamento das Ciências Sociais
07/2009 - 12/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica
07/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica

Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
2007/1 - Diciplina de filosofia do direito(Direito) 2007/2 - disciplinas de Filosofia do Direito, Ética Geral e Jurídica, Sociologia da Educação;(Direito, Pedagogia,Matemática) 2008/ - Filosofia Geral(Pedagogia, Direito) 2008/2 Etica e responsabilidade social / Sociologia Organizacional - Turma de Contabilide, 2009/1 - Filosofia Geral - Turma de Pedagogia

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Geral
02/2008 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Geral
07/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Socilogia da Educação I
07/2007 - 12/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral e da Educação
07/2007 - 12/2007
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Geral e Jurídica
Filosofia do Direito
02/2007 - 06/2007
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia do Direito

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Profissional, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Secretariado, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2004 - 07/2004
Serviços técnicos especializados , CNBB, CNBB Regional Sul 3.

Serviço realizado
Editoração e diagramação da Revista da CNBB Regional Sul 3; Diagramação do Boletin Informativo Semanal; Motorista; Manutença e conservação da rede intena de computadores; Comunicação Social; Comunicação interna e externa..

Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, FAFIMC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Monitoria no Laboratório de informática da FAFIMC no período noturno.



Linhas de pesquisa


1.
Ética e Política
2.
Gestão e Inovação na Educação
3.
Filosofia e Temas Contemporâneos
4.
Educação Filosofia e Sociedade


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Formação Humana e Autogoverno
Descrição: A pesquisa é de cunho teórico e revisão bibliográfica, pretender investigar os fundamentos filosóficos pedagógicos da formação humana, com o fim de oferecer reflexões para a educação para o autogoverno, frente a sociedade da interação e comunicação contemporânea. A investigação se ocupará com as dimensões constitutivas humanas da linguagem, da teoria da ação e do exercício filosófico, e dos conceitos clássicos e fundantes da concepção de Bildung a partir de Johann Friedrich Herbart..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Odair Neitzel - Coordenador / Claudecir dos Santos - Integrante / Paulo Hahn - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Leitura dirigida sobre a Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault
Descrição: A obra de Michel Foucault "A hermenêutica do sujeito" é de extrema relevância para pensar a formação humana na sociedade contemporânea e o próprio sujeito. Mas acima de tudo, é uma obra que nos leva a pensar sobre nós mesmos, sobre nosso pensamento, sobre o sujeito que somos e o modo como acessamos a verdade sobre nós mesmos. É um obra que contempla as discussões de ética, política e formação humana. Esta obra contempla aquilo que vislumbro como projeto de pesquisa para os próximos anos, em torno do tema da formação humana e do autogoverno, por considerar que a obra nos leva a um lugar, um perspectiva filosófica, pela qual podemos olhar, pensar e refletir sobre as coisas, que é sem dúvida, indispensável para um conjunto de questões polêmicas que se colocam na atualidade, para a filosofia, para a formação humana, e para existência no geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Odair Neitzel - Coordenador / Ivan Luís Schwengber - Integrante / Jenerton Arlan Schütz - Integrante / Mário Luís Marangon - Integrante / Vandelei Smaniotto - Integrante / Bruna Thomé - Integrante.
2014 - 2015
A escola e a cidade: políticas públicas educacionais
Descrição: Projeto desenvolvido na parceria entre UFFS - Campus Chapecó e as secretarias da educação de Aberlardo Luz - SC e Concórdia - SC, realizando atividades de formação com os educadores das escolas do município tendo por temática central a questão da relação entre a escola e a cidades. Ou seja, como a cidade pode se tornar um espaço educativo e qual sua relação com a escola e como está tem implicações na vida da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Pacto pelo Fortalecimenteo do Ensino Médio
Descrição: O PNEM é um projeto do governo federal que desenvolve a formação continuada dos professores do ensino médio de todo país, sendo que a UFFS é responsável juntamente com a UFSC, pela coordenação e formação dos professores no Estado de Santa Catarina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Educação Integral e em tempo integrl: formação e acompanhamento da implementação no município de Chapecó/SC
Descrição: Projeto de Extensão desenvolvido pela UFFS para acompanhar a implementação da proposta de educação integral na escolas do município de Chapecó - SC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: EDUCAR EM REVISTA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NEITZEL, ODAIR2018NEITZEL, ODAIR. Johann Friedrich Herbart: pedagogia geral e inclusiva. ROTEIRO, v. 43, p. 815-827, 2018.

2.
NEITZEL, O.;NEITZEL, ODAIR2017NEITZEL, O.; SCHWENGBER, I. L. . Educação e Filosofia Prática. SABERES E SABORES EDUCACIONAIS, v. 4, p. 192-204, 2017.

3.
6NEITZEL, O.;NEITZEL, ODAIR2015NEITZEL, O.. A ciência no paradigma da complexidade: em busa de um modelo de racionalidade. Revista de Epistemología y Ciencias Humanas, v. 7, p. 87-102, 2015.

4.
3NEITZEL, O.;NEITZEL, ODAIR2015NEITZEL, O.; SANTOS, C. . A educabilidade das emoções: implicações éticas e políticas. Controvérsia (UNISINOS), v. 11, p. 29-43, 2015.

5.
5SANTOS, C.2015SANTOS, C. ; NEITZEL, O. . O lugar da filosofia na contemporaneidade. Griot, v. 12, p. 66-78, 2015.

6.
1NEITZEL, ODAIR2015NEITZEL, ODAIR. OS PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DO EU: POSSÍVEIS APRO­XIMAÇÕES ENTRE HABERMAS E A NEUROFILOSOFIA. Educação e Filosofia (Online), v. 29, p. 811-827, 2015.

7.
2NEITZEL, O.;NEITZEL, ODAIR2015NEITZEL, O.. Experiência educacional em Dewey e Herbart. Theoria (Pouso Alegre), v. VII, p. 120-143, 2015.

8.
4NEITZEL, O.;NEITZEL, ODAIR2014NEITZEL, O.. Educação e racionalidade comunicativa na sociedade da informação. Theoria (Pouso Alegre), v. VI, p. 143-158, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
NEITZEL, O.; BOUFLEUER, J. P. . As fronteiras do self: uma leitura a partir de Mead. In: Fuchs, Cláudia; Schwengber, Ivan Luís Schütz; Jenerton Arlan. (Org.). Educaçao, escola e contemporaneidade: questões e diálogos. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2018, v. , p. 179-201.

2.
NEITZEL, O.; SCHWENGBER, I. L. . Educação e Filosofia Prática. In: Douglas Orestes Franzen; Jenerton Arlan Schütz; Leandro Mayer; Luiz Fernando Ferrari. (Org.). Ensino de ciências humanas e sociais: tema transversais, reflexões e práticas pedagógicas. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. , p. 107-120.

3.
NEITZEL, O.; ROSSETTO, M. S. . Reforma do Ensino Médio: provocações da (inter)disciplinariedade. In: Adriana Maria Andreis; Willian Simões. (Org.). O PNEM em Santa Cararina: reflexões sobre as vivências na formação continuada de professores. 1ed.Tubarão: Copiart, 2016, v. , p. 143-166.

4.
NEITZEL, O.; DICKMANN, I. . Educação integral e formação de professores. In: Andreis, Adriana Maria Campos, Antônio Valmor de Scherma, Camila Caracelli Rodrigues, Jane Teresinha Donini Peron, Lucélia Petry, Oto João. (Org.). Formação de professores, currículo e aprendizagem na educação integral. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2015, v. , p. 73-84.

5.
SANTOS, C. ; NEITZEL, O. . Das Lições da Cidade Antiga à Dimensão Educadora dos Territórios Educativos. In: LOPES, Aurélia Gomes; SCHERMA, Camila Caracelli; MAIER, Lidiane Ronsoni; PERON, Lucélia; NEITZEL, Odair; Petry, Oto João; DAMBROS, Marlei; PASQUALLI, Roberta.;. (Org.). A escola e a Cidade: políticas públicas educacionais. 1ed.Tubarão: Gráfica e Editora Copiart, 2015, v. 1, p. 124-143.

6.
NEITZEL, O.; BOUFLEUER, J. P. . O ensino da filosofia: um possível modo de situá-lo no currículo da educação básica. In: BRONDANI, Clóvis. (Org.). Ensino de Filosofia: Propostas e reflexões. 1ed.Chapecó: UFFS, 2015, v. , p. 35-53.

7.
NEITZEL, O.; DICKMANN, I. . Os sons, o silênico e a música: pressupostos histórico-fenomenológicos. In: Lediane Tania Ronsoni Maier, Aurélia Lopes. (Org.). Percursos da formação continuada de professores em Educação Integral e em tempo integral: experiênicas de Chapecó/SC. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. , p. 29-35.

8.
NEITZEL, O.; DICKMANN, I. . Os sons, o silênico e a musicalidade: elementos e propriedades. In: Lediane Tania Ronsoni Maier, Aurélia Lopes. (Org.). Percursos da formação continuada de professores em Educação Integral e em tempo integral: experiênicas de Chapecó/SC. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. , p. 57-63.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NEITZEL, O.. O cidadão do hidrômetro. Jornal Força do Oeste, Itapianga - SC, p. 02 - 02, 07 jun. 2007.

2.
NEITZEL, O.. pesquisa revela habitos dos jovens. Jornal Força do Oeste, Itapiranga - SC, 24 maio 2007.

3.
NEITZEL, O.. Agricultor ou funcionário?. Jornal Noticiário Regional - Ano III 108ª Edição, Iporã do Oeste - SC, 18 nov. 2005.

4.
NEITZEL, O.. Por que família?. Noticiário Regional, Ipoã do Oeste, 04 out. 2005.

5.
NEITZEL, O.. Por que desarmar?. Noticiário Regional, Iporã do Oeste, 29 ago. 2005.

6.
NEITZEL, O.. Preconceito, como agir?. Jornal Expressão - 15ªEdição, Itapiranga, p. 20, 20 maio 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEITZEL, O.; SANTOS, C. . A relação filosofia e educação e a reflexividade docente nos processos educacionais. In: Reunião Científica Regional da ANPED, 2016, Curitiba. Educação, movimentos sociais e poríticas governamentais, 2016.

2.
NEITZEL, O.; SANTOS, C. . Racionalidade comunicativa e emoções: uma possível relação. In: V SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: CONFLUÊNCIAS I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: CONFLUÊNCIAS, 2016, Santa Maria. V Seminário Nacional de Filosofia e Educação: confluências I Seminário Internacional de Filosofia e Educação: confluências: tema: biopolítica, barbárie e educação. Santa Maria: UFSM, 2015. v. 1. p. 1-13.

3.
NEITZEL, O.. A FORMAÇÃO TEÓRICA-EPISTEMOLÓGICA NA PESQUISA EDUCACIONAL: DESAFIOS. In: I Mostra de Pesquisa em Educação & Mostra de Extensão em Educação: A formação do pesquisador e do extensionista, 2015, Passo Fundo. Mostra de Pesquisa em Educação & Mostra de Extensão em Educação: A formação do pesquisador e do extensionista, 2015. v. 1.

4.
NEITZEL, O.; CELLA, R. . EDUCADORES, ENSINO E ESCOLA: REPENSANDO A IDEINTIDADE DA PEDAGOGIA. In: VII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, 2014, Frederico Westphalen. "Transnacionalização das políticas educacionais: impactos na formação docente", 2014.

5.
BOUFLEUER, J. P. ; NEITZEL, O. . O ENSINO DE FILOSOFIA: UM POSSÍVEL MODO DE SITUÁ-LO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: ANPED SUL, 2014, Florianópolis. Caderno dos Anais da ANPEDSUL 2014. Florianópolis: UDESC, 2014.

6.
NEITZEL, O.. EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA RACIONALIDADE COMUNICATIVA. In: Ampedsul 2010 - VIII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2010, Londrina - PR. Filosofia da Educação, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NEITZEL, O.. Educação: uma analogia metafórica a partir da música. In: II Simpósio de Estética e Filosofia da Música ? Música, Filosofia e Bildung?, 2016, Porto Alegre. Simpósio de Estética e Filosofia da Músic. Porto Alegre: UFRGS, 2016. v. 2. p. 442-443.

Apresentações de Trabalho
1.
NEITZEL, ODAIR. A Pedagogia Geral de Herbart frente ao reducionismo pedagógico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NEITZEL, O.; SANTOS, C. . A relação filosofia e educação e a reflexividade docente nos processo educacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NEITZEL, O.; CELLA, R. . Educadores, ensino e escola: repensando a identidade da pedagogia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BOUFLEUER, J. P. ; NEITZEL, O. . O ensino de filosofia: um possível modo de situá-lo no currículo da educação básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NEITZEL, O.. Docência de filosofia: possíveis práticas de ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NEITZEL, O.. Mãe, um exemplo de mulher. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NEITZEL, O.. Juventude e os desafios da sociedade contemprânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NEITZEL, O.. MULHERES, FAMÍLIA E FUTURO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NEITZEL, O.. Tempo de Recomeçar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
NEITZEL, O.. Musicalidade e Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
NEITZEL, O.. Drogas & Família. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NEITZEL, O.. Drogas: por quê?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
NEITZEL, O.. Herbart: sobre a Pedagogia Gera. Passo Fundo - RS: Editora UPF, 2016 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NEITZEL, O.. II Conferência Municipal da Educação. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
NEITZEL, O.. Filosofia - Retomando o Conceito de Modos de Produção. 2013. .

2.
NEITZEL, O.. Grupo de Estudos 'Racionalidade Comunicativa e Educação'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NEITZEL, O.. Didática e metodologia do Ensino de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso. 2013. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
NEITZEL, O.. UM ROCK. 2011.

2.
NEITZEL, O.. ACERTO. 2011.

3.
NEITZEL, O.. EU E VOCÊ. 2011.

4.
NEITZEL, O.. MOVIMENTO DE SONS. 2011.

5.
NEITZEL, O.. AMOR ALÉM DO TEMPO. 2011.

6.
NEITZEL, O.. ESCOLHAS. 2011.

7.
NEITZEL, O.. GUARANÍ. 2011.

8.
NEITZEL, O.. INCONSTANTE. 2011.

9.
NEITZEL, O.. REBELDIA POÉTICA. 2011.

10.
NEITZEL, O.. SEU AMOR. 2011.

11.
NEITZEL, O.. MASSA FALIDA. 2011.

12.
NEITZEL, O.. TRIBUTO A UM AMOR. 2011.

13.
NEITZEL, O.. SÓ DE PROMESSAS. 2011.

14.
NEITZEL, O.. AMOR PARA A VIDA. 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NEITZEL, O.; GABOARDI, E. A.; BOZATSKI, M. F.. Participação em banca de Luiz Adair Silvera.Educação e emancipação em Theodor W. Adorno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

2.
NEITZEL, O.; ZIMMERMANN, F. M.; BOZATSKI, M. F.. Participação em banca de Diego Isoton.O processo de corrupção no Segundo Discurso de Rousseau. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

3.
GABOARDI, E. A.; NEITZEL, O.; BRUGNERA, Nedilson. Participação em banca de Beatriz Moro.A educação e sua relação com a ética e a política em Aristóteles. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

4.
SANTOS, C.; NEITZEL, ODAIR; BONI, Valdete. Participação em banca de Ricardo Garmus.Programa Universidade Para Todos (ProUni): Entre democratização e mercantilização do ensino superior. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

5.
NEITZEL, O.; BRUGNERA, Nedilson; GABOARDI, E. A.. Participação em banca de Cali Salvador.Ensinar Filosofia: as contribuições de Paulo Freire e Sílvio Gallo.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

6.
NEITZEL, O.; BRONDANI, Clóvis; GABOARDI, E. A.. Participação em banca de Lilian Paula Vivan Popkievicz.O ensino de filosofia para crianças segundo a perspectiva de Matthew Lipman.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

7.
NEITZEL, O.; GABOARDI, E. A.; CARAM, J. P.. Participação em banca de Leandro Lunkes.A relação entre vida sábia e vida prazerosa em Epicuro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

8.
NEITZEL, O.; LORO, A. P.. Participação em banca de Suelyn Caroline Reis e Zanete Almeida.Movimento Corporal e Aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

9.
NEITZEL, O.. Participação em banca de Angélica Fátima Rossetto Petter.Animais Racionais e Dependentes de Alasdair MacIntyre. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

10.
NEITZEL, O.. Participação em banca de Francisco Büehrmann.Experiência e Democracia em John Dewey. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

11.
NEITZEL, O.. Participação em banca de Jian Carlos Frare.A Pragmática Universal e a fundamentação da ética discusrsiva em Jürgen Habermas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

12.
NEITZEL, O.. Participação em banca de Luiz Carlos de Abreu.O papel da educação na formação do homem político na República de Platão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

13.
NEITZEL, O.. Participação em banca de Neha Guedes Dariva.A Dialética do Esclarecimento de Adorno e a educação como possibilidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

14.
NEITZEL, O.. Participação em banca de Priscila Fante.A musicalidade e a aprendizagem da criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Congresso Regional de Direitos Humanos, Eduação, Ambiente e Saúde. Novas prspectivas educativas frente a crise ética e ambiental. 2018. (Congresso).

2.
I Colóquio de Filosofia e Educação: sobre as relações entre violência e educação e IV Seminário de Estratégias e ações multidisciplinares: desafios ético-educacionais em contextos escolares. 2017. (Outra).

3.
II MEDUC - Ensino, Extensão e Pesquisa: Em busca da transversalidade de práticas e saberes.A Pedagogia Geral de Herbart frente ao reducionismo pedagógico. 2017. (Outra).

4.
I Colóquio Despedida ou Renascimento da Bildung? Teoria da Bildung e Pesquisa da Bildung no Brasil, na Alemanha e na Argentina.. 2016. (Outra).

5.
I Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: Conexões e Diálogos com a Pós-Graduação. 2016. (Seminário).

6.
IV Colóquio do Curso de Filosofia da UFFS: Temas de Hermenêutica e Filosofia Primeira. 2016. (Outra).

7.
XI ANPED SUL.A relação filosofia e educação e a reflexividade docente nos processo educacionais. 2016. (Encontro).

8.
I Ciclo de Palestras LIFE/UFFS. 2015. (Outra).

9.
I Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação & I Mostra de Extensão em Educação: A formação do pesquisador e do Extensionista.A formação teórica-epistemológica na pesquisa educacional: desafios. 2015. (Outra).

10.
Palestra "A Arte da ciênica e a Ciênica da Arte". 2015. (Outra).

11.
Palestra Travels through the Philosophy of Technology. 2015. (Outra).

12.
V Seminário Nacional de Filosofia e Educação & I Seminário Internacional de Filosofiafia e Educação: Confluências - Biopolítica, Barbárie e Poder.Racionalidade comunicativa e emoções: uma possível relação. 2015. (Seminário).

13.
A História da Educação e sua Importância para a Formação de Professores. 2014. (Outra).

14.
A História da Educação e sua Importância para a Formação de Professores. 2014. (Outra).

15.
Evento Regional de Formação Docente UFFS - Campus Chapecó "Pedagogía de la Vida Cotidiana: Um Serio-juego de Seducción, Amor y Pásion". 2014. (Outra).

16.
II Reunião Técnica com os Coordenadores-Gerais da IES Participantes do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2014. (Outra).

17.
VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores.EDUCADORES, ENSINO E ESCOLA: REPENSANDO A IDEINTIDADE DA PEDAGOGIA. 2014. (Simpósio).

18.
X ANPED Sul, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul Reunião Científica Regional da ANPED.O ENSINO DE FILOSOFIA: UM POSSÍVEL MODO DE SITUÁ-LO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. (Seminário).

19.
Seminário: Ensino Médio Entegrado à Edcação Profissional: Diretrizes Norteadoras. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NEITZEL, O.. II Colóquio de Ética e Filosofia Política da UFFS. 2013. (Outro).

2.
NEITZEL, O.. 1º CICLO DE VÍDEO DEBATES - ESPIANDO A VIDA NO CINEMA. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
NEITZEL, O.; SCHWENGBER, I. L. . Educação e Filosofia Prática. In: Douglas Orestes Franzen; Jenerton Arlan Schütz; Leandro Mayer; Luiz Fernando Ferrari. (Org.). Ensino de ciências humanas e sociais: tema transversais, reflexões e práticas pedagógicas. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. , p. 107-120.

2.
NEITZEL, O.; BOUFLEUER, J. P. . As fronteiras do self: uma leitura a partir de Mead. In: Fuchs, Cláudia; Schwengber, Ivan Luís Schütz; Jenerton Arlan. (Org.). Educaçao, escola e contemporaneidade: questões e diálogos. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2018, v. , p. 179-201.


Apresentações de Trabalho
1.
NEITZEL, O.. Docência de filosofia: possíveis práticas de ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NEITZEL, O.; SANTOS, C. . A relação filosofia e educação e a reflexividade docente nos processo educacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
NEITZEL, O.. Grupo de Estudos 'Racionalidade Comunicativa e Educação'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 16:13:12