Francisca Maura Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6734426115167551
  • Última atualização do currículo em 10/02/2018


Defendeu tese de doutorado na área de Educação e Linguagem abordando a formação do sujeito democrático na perspectiva da construção de competências argumentativas (UFPE 2016).Tem formação inicial em pedagogia (UFPE 2000), especialização em Psicologia da Educação pela FAFIRE-Faculdade Frassinete do Recife(2006) e mestrado em Educação (UFPE 2007). É professora da Rede Municipal de Ensino do Recife desde 1994, atuando no momento em função técnico pedagógica no Núcleo de Pesquisa e Inovação.Na prefeitura do Recife também foi coordenadora pedagógica escolar (204 a 2006), coordenadora pedagógica dos programa Escola Aberta e Bairro Escola de 2007 a 2012 e participou da construção/escrita da atual proposta curricular entre 2010 e 2012.Também é membro da equipe de formadores do CEEL- Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE onde desenvolveu trabalhos de pesquisa e formação de professores e tem experiência em docência no Ensino Superior(UFRPE/ Faculdade Joaquim Nabuco) em cursos de Pedagogia e licenciaturas diversas atuando nas disciplinas: Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira;Fundamentos Sócio Históricos e Filosóficos da Educação; Gestão da Unidades Educativas;Metodologia do Ensino da Língua;Educação Infantil e Currículo; Estágio supervisionado;Avaliação Educacional; Avaliação da aprendizagem;Currículos e programas e Gestão da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisca Maura Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, F. M.

Endereço


Endereço Profissional
PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
AV OLIVEIRA LIMA Nº 824
SOLEDADE
50050240 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 33555458


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Educando para cidadania democrática: uma reflexão sobre competências argumentativas, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria Lúcia Ferreira de Figuêredo Barbosa.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A argumentação infantil e o contexto institucional de produção,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
2005 - 2006
Especialização em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. (Carga Horária: 360h).
FACULDADE FRASSINETE DO RECIFE, FAFIRE, Brasil.
Título: A Argumentação Infantil em Textos Escritos:O Contexto do Debate.
Orientador: Rosane Maria Alencar da Silva.
1994 - 1999
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Avaliação nos Ciclos de Aprendizagem. (Carga horária: 60h).
PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, PCR, Brasil.
2008 - 2008
Seminário de diversidade e gênero na escola. (Carga horária: 8h).
consulado Britânico, CB, Brasil.
2006 - 2006
Leitura e Produção de Textos Argumentativos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2006
Aprop. do Sistema Alf. e Produção de Textos. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2005
NOvos enfoques para avaliação da aprendizagem. (Carga horária: 6h).
III CNTE, III CNTE, Brasil.
2005 - 2005
contribuição da Psicomotricidade no Processo de En. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2004 - 2004
Educação Inclusiva:Direito a diversidade. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
2004 - 2004
Da língua ao Discurso. (Carga horária: 6h).
SBPC, SBPC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Joaquim Nabuco, FJN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: permanente, Carga horária: 15
Outras informações
Atuando nas disciplinas Gestão e Organização da Educação e Avaliação Educacional, Educação e Transversalidade


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Docente do curso de Licenciatura em Pedagoia (segunda licenciatura) pelo projeto PARFOR no polo de Serra Talhada.Disciplinas: Estágio supervisionado I e II.1° semestrte de 2009 e 2° semestre de 2009 Docente do curso de Licenciatura em Pedagoia (segunda licenciatura) pelo projeto PARFOR no polo de Serra Talhada.Disciplinas: Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa Docente do curso de Licenciatura em Pedagoia (segunda licenciatura) pelo projeto PARFOR no polo Recife.Disciplinas: Estágio supervisionado I para o 1° semestre de 2012.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora substituta nos cursos de licenciatura oferecidos pela UFRPE/Sede Dois Irmãos, ministrando as disciplinas: Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira Fundamentos Sócio Históricos e Filosóficos da Educação Educação Infantil e Currículo Gestão das Unidades Educacionais


CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM DA UFPE, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: FORMADOR
Outras informações
Atuação na área de formação continuada de professores


Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: coordenador pedagógico de Programa

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADOR PEDAGÓGICO, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1994 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40
Outras informações
ATUAÇÃO COMO PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL E EJA



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.


Idiomas


Espanhol
Lê Bem.
Inglês
Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, F. M.; Leal, Telma F . A argumentação na Escola: Uma discussão sobre ensino e aprendizagem. In: Ana Claudia pessoa; Ana Lima. (Org.). Questões de linguagem: Pesquisa e Ensino em Produção de textos e Análise Linguistica. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2014, v. , p. 07-159.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, F. M.; CAVALCANTI, G. ; BRITO, M. C. A. ; AVELAR, A. C. C. . As interações curriculares entre oficinas de tecnologia e disciplinas da base comum: uma experiência em tempo integral. In: V seminário Web Currículo, 2017, São Paulo. V Seminário Web Currículo: Educação e Cultura Digital, 2017.

2.
LIMA, F. M.. Competências Argumentativas democráticas: uma análise da presença de modalizações,justificativas e contra argumentos na argumentaçao das crinaças. In: 37ª Reunião anula da ANPED, 2015, Florianópoles. 37ª Reunião anual da ANPED, 2015.

3.
LIMA, F. M.. Constituição de subjetividade: uma análise do diálogo das crianças com o discurso da escola. In: 35 reunião anual da ANPED, 2012, Porto de Galinhas. 35ª reunião anual da anped.

4.
LIMA, F. M.. A inserção dos componentes da sequencia argumentativa em textos escritos. In: Encontro anual da ANPED, 2009, Caxambu. anais da 32 reunião anual da anped, 2009.

5.
LIMA, F. M.. A polifonia em textos argumentativos infantis. In: Encontro de Pesquisa educacional do Norte Nordeste, 2007, Maceió. 18 encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, F. M.; CAVALCANTI, G. . As interações curriculares entre oficinas de tecnologia e disciplinas da base curricular comum: uma experiência em tempo integral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, F. M.. Território educador e território curricular: a contribuição da escola para o fortalecimento da sociedade democrática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LIMA, F. M.; CAVALCANTI, G. . Cinema e rádio escolar em uma experiência de educação integral: as interações com a base curricular comum. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, F. M.; Rabelo ; Negreiros ; Cabral . Grupos de Articulação Local: Uma experiência Educativa de Gestão Comunitária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, F. M.. Currículo e Território. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA, F. M.. Competências Argumentativas Democráticas: uma análise da presença de modalizações, justificativas e contra argumentos na argumentação das crianças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, F. M.; Leal, Telma F . O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LIMA, F. M.. A inserção dos componentes da sequência argumentativa em textos escritos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, F. M.. A argumentação Infantil : O contexto do debate. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, F. M.; Leal, Telma F . O diálogo das crianças como discurso escolar no debate em sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, F. M.. A Polifonia em textos argumentativos infantis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CEEL/UFPE, ; Demais assessores e equipe CEEL ; LIMA, F. M. . Assessoria em Educação e Linguagem. 2009.

2.
CEEL/UFPE, ; Demais assessores e equipe CEEL ; LIMA, F. M. . Assessoria em Educação e Linguagem-Prefeitura de Camaragibe. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
LIMA, F. M.; CAVALCANTI, G. . Espaço de Inovação Tecnológica para o Ensino Fundamental:documento norteador. 2015.

2.
LIMA, F. M.; DELGUERRA,Márcia ; RMER, E. T. . Política de Ensino da Rede Minicpal do Recife. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, F. M.. Espaço e currículo: o diálogo da educação com o território. 2013. .

2.
CEEL/UFPE, ; LIMA, F. M. . Leitura e produção de textos na alfabetização. 2010. .

3.
LIMA, F. M.; Negreiros ; Villarouco . Fundamentos do sócio construtivismo/tecnologia e educação. 2008. .

4.
DEP I e II Ciclos ; LIMA, F. M. . Avaliação nos Ciclos de Aprendizagem. 2008. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Seminário internacional de Argumentação na Escola. 2013. (Seminário).

2.
Forum de Educação Integral. 2013. (Outra).

3.
Inova Educa 3.0. 2013. (Congresso).

4.
35 reunião anual a ANPED.Construção de subjetividade: o diálogo das crianças com o discurso da escola. 2012. (Encontro).

5.
Seminário e Filosofia na Educação. 2012. (Seminário).

6.
VIII Conferencia Municipal de Educação.Não houve apresentação de trabalho/a participação é nos debates. 2011. (Outra).

7.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.O Ensino da Argumentação. 2011. (Seminário).

8.
19 encontro de Pesquisadores do Norte Nordeste. 2009. (Encontro).

9.
Conferência Municipal de Educação.Representante da SEEL. 2009. (Outra).

10.
Encontro Regional do Programa Escola Aberta.A política de formação continuada do Escola Aberta Recife. 2009. (Encontro).

11.
Reunião anual da ANPED.A inserção dos componentes da sequência argumentativa em textos escritos. 2009. (Encontro).

12.
Encontro Pernambucano de Pesquisa em Educação.O diálogo das crianças com o discurso escolar no debate em sala de aula. 2008. (Encontro).

13.
I Encontro de coordeandores do Mais Educação e Escola Aberta e I amostra de Educação Integral.Representante do Programa Escola Aberta Recife. 2008. (Encontro).

14.
Seminário de Pesquisadores da Rede Minicipal de Recife.Argumentação infantil: O contexto do debate. 2008. (Seminário).

15.
Encontro de Pesquisa Educional do Norte Nordeste.A polifonia em textos argumentativos infantis. 2007. (Encontro).

16.
Seminário de Educação e Linguagem. 2006. (Seminário).

17.
Conferência Municpal de Educação. 2005. (Encontro).

18.
Congresso Internacional de tecnologia na Educação. 2005. (Congresso).

19.
Reunião regional da SBPC. 2005. (Encontro).

20.
seminário Bakchtiniano. 2005. (Seminário).

21.
5 ºCongresso Nacional de Educação. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, F. M.; AVELAR, A. C. C. ; BRITO, M. C. A. . SEMENTEC - Seminário de Êstudos em Novas Tecnologias na Educação. 2017. (Outro).

2.
LIMA, F. M.; AVELAR, A. C. C. ; FRAGOSO, L. . Colóquios de Tecnologia na Educação. 2017. (Outro).

3.
LIMA, F. M.. Semana da cidadania: Transparência nos recursos e Controle Social do Programa Escola Aberta. 2011. (Congresso).

4.
Cabral ; LIMA, F. M. ; Carvalho ; Negreiros ; Rabelo . Formação continuada dos atores do Programa Escala Aberta. 2009. (Outro).

5.
Carvalho ; Rabelo ; LIMA, F. M. ; Negreiros ; Cabral . II Festival do progrma escola Aberta Recife. 2009. (Festival).

6.
Rabelo ; Negreiros ; Carvalho ; Cabral ; LIMA, F. M. . I Festival de cultura do Programa Escola Aberta Recife. 2008. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Laudicéia de Lima Silva. A importância do Plano de aula na Prática Docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Francisca Maura Lima.

2.
Kaline Alexandre Vieira;Maria do socorro Costa. Avaliação na Educaç]ao Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Francisca Maura Lima.

3.
Zaira Rodrigues de Lima;Josenilda Melo Silva. A contribuição dos Jogos e brincadeira do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Francisca Maura Lima.

4.
Ana Paula; Mônica Boaventura de Oliveira. A contribuição da brincadeira no desenvolvimento das crianças entre 4 e 5 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Francisca Maura Lima.

5.
Ana Paula Cândido. As representações dos professores de Educação Infantil sobre a função docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Francisca Maura Lima.

6.
Jacyane Cosma Amélia. O lúdico na Educação Infantil:UM CONTRAPONTO ENTRE DOCUMENTOS CURRICULARES E A PRÁTICA DE UM CEMEI. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Francisca Maura Lima.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:31:08