Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto

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  • Última atualização do currículo em 09/08/2017


Doutora em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC - SP (2017), projeto desenvolvido com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mestre em Design, com habilitação em Design, Arte e Moda: Inter-relações, pela Universidade Anhembi Morumbi (2008). Especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Integrada pela Escola de Comunicações e Artes ECA-USP (2001) e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990). Tem mais de 20 anos de experiência na área de comunicação, com ênfase em gestão de marcas, atuando com foco nos seguintes temas: branding, experiência de marca, store design e visual merchandising. Desenvolveu sua carreira no mercado corporativo e atua como consultora, atua no âmbito de brand experience e consumer experience. Integra o corpo docente do Centro Universitário Belas Artes, onde ministra a disciplina de Construção e Gestão de Marcas de Moda e orienta o desenvolvimento de monografias de conclusão de curso na pós-graduação de Comunicação e Cultura de Moda. Também é docente do Senac - Faustolo, onde ministra a disciplina de Gestão Estratégica de Marcas e orienta alunos na produção dos trabalhos de final de curso, na pós-graduação de Negócios da Moda. Colabora com o projeto ?Práticas de vida e produção de sentido na metrópole de São Paulo. Regimes de visibilidade, regimes de interação e regimes de reescritura?, desenvolvido no Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC - SP, sob coordenação geral da Profa Dra Ana Claudia Mei Alves de Oliveira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA-BARRETTO, V.;PEREIRA BARRETTO, V.;AZEREDO PEREIRA BARRETTO, V.;PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Modos de vida enunciados nas lojas de moda esportiva na Oscar Freire: regimes de sentido e de interação nas práticas de vida de São Paulo, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Ana Claudia Mei Alves de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Semiótica Discursiva; Branding; Consumo; Varejo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Branding.
2006 - 2008
Mestrado em Design.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: O design de marca na construção de espaços institucionais,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Kathia Castilho Cunha.
Palavras-chave: Design de Marca; Manifestações de marca; Espaços institucionais; Sensorialidade; Varejo; Store Design.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Visual Merchandising.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2000 - 2001
Especialização em Gestão Estratégica Comunic Organizacional e R Publ. (Carga Horária: 950h).
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, Brasil.
Título: Relacionamento com a Imprensa em tempos de World Wide Web: Como não se Perder Nessa Teia..
Orientador: Heloiza Helena Matos.
1986 - 1990
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
1983 interrompida
Graduação interrompida em 1985 em Abi - Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Ano de interrupção: 1985
1979 - 1981
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, CONSA, Brasil.
1971 - 1978
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, CONSA, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Semiótica da Interação, E.Landowski (CNRS, Paris). (Carga horária: 16h).
Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS) - COS - PUC-SP, CPS | COS PUC-SP, Brasil.
2013 - 2013
Semiótica e regimes de visibilidades, I.Pezzini. (Carga horária: 15h).
Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS) - COS - PUC-SP, CPS | COS PUC-SP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Aluna e pesquisadora colaboradora
Outras informações
Doutoranda pelo programa de Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Atividades

08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.


Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do curso de pós-graduação em Comunicação e Cultura de Moda, respondendo pela disciplina de Construção e Gestão de Marcas de Moda e pela orientação de alunos no desenvolvimento da monografia de final de curso (TCC). Carga horária de aproximadamente 20 horas aula no semestre. Considerando que o semestre letivo tem 21 semanas, resulta em dedicação de 1 hora por semana

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, Comunicação e Cultura de Moda, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Construção e Gestão de Marcas de Moda
Orientação de Monografia de Conclusão de Curso

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do curso de pós-graduação em Negócios da Moda, respondendo pela disciplina de Gestão Estratégica de Marcas e pela orientação de alunos no desenvolvimento da monografia de final de curso (TCC). Carga horária de aproximadamente 20 horas aula no semestre. Considerando que o semestre letivo tem 21 semanas, resulta em dedicação de 1 hora por semana

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Pós Graduação em Negócios da Moda, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Estratégica de Marcas
Orientação de Monografia de Conclusão de Curso

Shopfitting Service, SHOPFITTING, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 30
Outras informações
participação em projetos

Atividades

04/2008 - 11/2012
Direção e administração, Shopfitting, .

Cargo ou função
Sócia Diretora.

R2E | Retail to Engage, R2E, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Atividades

08/2006 - 06/2008
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Complementares
Estudos de Mercado
Experiência de Marca
08/2006 - 06/2008
Ensino, Negócios de Moda Habilitação Marketing de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Aplicado à Moda
Visual Merchandising
08/2006 - 06/2008
Ensino, Design e Construção de Marcas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Estudos de Mercado
Experiência de Marca
Visual Merchandising

Point Of Purchase Advertising International Popai Brasil, POPAI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Diretoria, Carga horária: 2
Outras informações
trabalho voluntário e não remunerado

Atividades

1/2006 - 8/2010
Direção e administração, Point Of Purchase Advertising International Popai Brasil, .

Cargo ou função
Diretora de Expansão.
8/2004 - 12/2005
Direção e administração, Point Of Purchase Advertising International Popai Brasil, .

Cargo ou função
Membro da Diretoria de Marketing.

Lloyds Bank TSB, LLOYDS, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Experiência de marcas e produção de sentido nos processos comunicacionais

Objetivo: A partir dos valores da marca e seus objetivos estratégicos, estabelecer os pilares da construção da experiência de marca, visando incrementar o valor estratégico e também os resultados das operações de varejo. Refletir acerca das possibilidades - e limitações - do visual merchandising no mercado brasileiro. Avaliar os impactos do omnichannel - ou integração dos canais através de novas tecnologias - sobre a gestão e a experiência de marcas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Branding.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comportamento do Consumidor.
Palavras-chave: Branding; Experiência de Marca; Visual Merchandising; Comunicação Integrada.
2.
Marcas e produção de sentido em diálogos com os sujeitos e com a cidade de São Paulo

Objetivo: Investigar como as marcas organizam seus discursos de maneira a expor nas lojas novos modos de viver a vida. Mapear as estratégias discursivas e os tipos de interação que se estabelecem com - e entre - os diversos tipos de consumidores nos ambientes de varejo, com foco na cidade de São Paulo. Pesquisa desenvolvida com fundamentação teórica e metodológica da semiótica greimasiana, particularmente a sociossemiótica elaborada por Landowski, com ênfase nos aprofundamentos em relação ao sensível, visibilidade, relações público e privado e ao papel das interações na produção de sentido..
Palavras-chave: Branding; Experiência de Marca; Visual Merchandising; Sociossemiótica.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Práticas de Vida e Produção de Sentido da Metrópole São Paulo
Descrição: Desenvolvido sob coordenação geral da Profa Dra. Ana Claudia Mei Alves de Oliveira (CPS - PUC-SP), o projeto tem como objetivo geral um estudo comparativo das cidades de São Paulo e Roma por meio de um recorte de suas práticas de vida na interação habitante e lugar da cidade que têm ou não visibilidade nas várias mídias. Parte de uma série de investigações realizadas pelo Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a co-orientação de Eric Landowski (CNRS, CEVIPOF) e Ana Claudia Mei Alves de Oliveira (PUCSP:COS) que mantêm acordo de colaboração de pesquisa interinstitucional em sociossemiótica, teoria e metodologia que subsidiam a definição das formas de visibilidade da cidade que serão descritas e analisadas a partir de um corpus de estudo que abrange distintas formas de expressão da cidade bem como práticas de interação entre habitante e cidade. Os modos de mostrar-se da cidade implicam os modos de ser vista pela população. Explorando a sintaxe do ver, sistematizaremos os distintos mecanismos enunciativos pelos quais as práticas interativas na cidade se desenrolam. O projeto busca identificar, descrever e analisar, na rotina da cidade, os percursos narrativos e discursivos que trazem, no uso social cotidiano, a construção significante dos lugares, que, muitas vezes pode se distinguir daquela da vida programada pelas ações administrativas, urbanísticas, sócio-econômica e cultural. Para entender a produção de sentido na metrópole paulistana, analisaremos tanto a dimensão inteligível quanto a sensível da organização de aspectos selecionados da cidade, explorando também os modos de articulação das linguagens que significam a cidade pelas interações que abrigam e pelas práticas sociais que alocam. A partir das práticas sociais enunciadas, procurar-se-á criar uma cartografia experiencial, como forma de compreensão das representações e dos modos de vida. As conclusões permitirão estabelecer regimes de visibilidade, regimes de interação e regimes de reescritura da maior metrópole sulamericana, que serão comparadas com as práticas e os regimes observados em Roma..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto - Integrante / Kathia CASTILHO - Integrante / Ana Claudia Mei Alves de Oliveira - Coordenador / Ana Silvia Médola - Integrante / Sylvia Demetresco - Integrante / Anamélia Bueno Buoro - Integrante / Valdenise Leziér Martyniuk - Integrante / Simone Bueno da Silva - Integrante / Sílvia Sampaio de Alencar - Integrante / Rafael Giardini Lenzi - Integrante / Adelina Bracco - Integrante / Adriana Tulio Baggio - Integrante / Jenara Miranda Lopes - Integrante / Taísa Sena Vieira - Integrante / Graziela Fernandes Rodrigues - Integrante / Pedro dos Santos Silva - Integrante / Paolo Demuro - Integrante / Maria Paula Piotto da Silveira Guimarães - Integrante / José Almir Valente - Integrante / Ana Maria Longhi Malagutti - Integrante / Tatiana Rovina Castro Pereira - Integrante / Luciana Cotrim - Integrante / Marc Barreto Bogo - Integrante / Maria Claudia Vidal - Integrante / Marília Jardim - Integrante / Mariana Braga Clemente - Integrante / Alexandre Marcelo Bueno - Integrante / Josenilde Souza Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica Discursiva.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Branding.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Brand Experience.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Comunicação Institucional.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Visual Merchandising.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Varejo/Especialidade: Marketing de Varejo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CASTILHO, K. ; MARTINS, M. M. ; DEMETRESCO, S. ; FYSKATORIS, T. ; VIEIRA, T. S. ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; SOUZA, J. ; MAIA, R. ; BRAGA, Mariana ; RODIO, G. . Commercio e consumo nella Oscar Freire. In: OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de; PEZZINI, Isabella. (Org.). San Paolo in divenire tra identità, conflitti e riscritture. 1aed.Roma: Edizioni Nuova Cultura, 2017, v. v.2, p. 250-279.

2.
CASTILHO, K. ; MARTINS, M. M. ; DEMETRESCO, S. ; FYSKATORIS, T. ; VIEIRA, T. S. ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; SOUZA, J. ; MAIA, R. ; BRAGA, Mariana ; RODIO, G. . Comércio e consumo na Rua Oscar Freire. In: OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de. (Org.). São Paulo e Roma. Práticas de vida e sentido. 1aed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017, v. , p. 275-294.

3.
RODIO, G. ; CASTILHO, K. ; MARTINS, M. M. ; BRAGA, M. C. ; MAIA, R. ; FYSKATORIS, A. ; PEREIRA-BARRETTO, V. . A (in)segurança nas ruas de comércio de moda Oscar Freire e José Paulino. In: Ana Claudia de Oliveira. (Org.). São Paulo público & privado: abordagem sociossemiótica. 1aed.São Paulo: Estação das Letras e Cores & CPS Editora, 2014, v. , p. 171-187.

4.
CASTILHO, K. ; RODIO, G. ; SOUZA, J. ; MARTINS, M. M. ; BRAGA, M. C. ; MAIA, R. ; VIEIRA, T. S. ; FYSKATORIS, T. ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Observação e vivências nas ruas de comércio e consumo de moda em São Paulo. In: Ana Claudia de Oliveira. (Org.). Do sensível ao inteligível: duas décadas de construção do sentido. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores & CPS Editora, 2014, v. 1, p. 787-806.

5.
FYSKATORIS, T. ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; CLEMENTE, M. B. ; RODIO, G. . Práticas de consumo na cidade de São Paulo: o comércio na Rua Oscar Freire. In: Moisés de Lemos Martins; Madalena Oliveira. (Org.). Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização. 1aed.Braga, Minho, Portugal: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade | Universidade do Minho, 2014, v. , p. 3848-3857.

6.
CASTILHO, K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Design de espaços: experiências engarrafadas. In: Silva, J; Moura, M. (Org.). Design Arte e Tecnologia: espaço de trocas. : , 2007, v. , p. -.

7.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Da experiência do luxo ao luxo da experiência. In: Universidade Anhembi Morumbi; PUC/RJ. (Org.). Design, Arte e Tecnologia: espaço. São Paulo: Rosari, 2006, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA-BARRETTO, V.; DEMETRESCO, S. . Rua Doze de Outubro: um varejo de moda que vive a seu modo. In: 12o Colóquio de Moda ? 9a Edição Internacional, 2016, João Pessoa, PB. Anais do 12o Colóquio de Moda ? 9a Edição Internacional. São Paulo, SP: ABEPEM | Estação das Letras e Cores, 2016.

2.
PEREIRA-BARRETTO, V.; DEMETRESCO, S. . Doze de Outubro e Oscar Freire: afetividade e o orgulho marcam a relação dos moradores com seu bairro. In: INTERCOM - XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo, SP. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo, SP: Intercom | ECA-USP, 2016.

3.
GARCIA, Carolina ; ZARPELLON, Jaqueline ; SALGADO, Kledir ; COSTA, Liana ; JOSÉ, Marcio de Paulo ; BRAGA, Mariana ; ROZAN, Vanessa ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Modos de fazer a moda em São Paulo. In: XXII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2016, São Paulo. Anais do XXII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo, SP: Editora CPS, 2016.

4.
VIDAL‐ ; PEREIRA-BARRETTO, V. . A mediação espacial da marca Tory Burch: uma abordagem semiótica ao branding. In: CIMODE 2016 - 3o Congresso Internacional de Moda e Design, 2016, Buenos Aires, Argentina. Atas do CIMODE 2016 - 3o Congresso Internacional de Moda e Design. Braga, Portugal: Universidade do Minho; ABEPEM; Universidad de Buenos Aires, 2016. p. 2752-2759.

5.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Espaço de Consumo e Consumo do Espaço: cartografias do quadrilátero Oscar Freire. In: 11º Colóquio de Moda - 8a Edição Internacional, 2015, Curitiba, PR. Anais do 11º Colóquio de Moda - 8a Edição Internacional. São Paulo: ABEPEM | Estação das Letras e Cores, 2015.

6.
FYSKATORIS, T. ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; BRAGA, M. C. ; RODIO, G. . Práticas de consumo na cidade de São Paulo: o comércio na Rua Oscar Freire. In: II Congresso Mundial de Comunicação Ibero Americana: os desafios da internacionalização, 2014, Braga, Portugal. Comunicação ibero-americana: os desa os da Internacionalização. Minho, Portugal: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, 2014. v. 2014. p. 3848-3857.

7.
VOROS, A. ; SOUZA, J. ; MARTINS, M. M. ; MAIA, R. ; VIEIRA, T. ; FYSKATORIS, T. ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Demarcação e Contraste: o comércio de moda nas ruas Oscar Freire e José Paulino em São Paulo. In: III Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo, 2013, São Paulo. III Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo, 2013. v. v.2.

8.
PEREIRA-BARRETTO, V.; CASTILHO, K. . Estratégias de Sedução na Oscar Freire, São Paulo: entre o flanar e o consumir. In: III Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo, 2013, São Paulo. III Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo, 2013. v. v.2.

9.
PEREIRA-BARRETTO, V.; CASTILHO, K. . Design de Espacialidades: como as marcas moldam e são moldadas pelo espaço urbano na cidade de São Paulo. In: 9º Colóquio de Moda, 2013, Fortaleza, CE, Brasil. Anais Colóquio de Moda. São Paulo, SP: ABEPEM | Estação das Letras e Cores, 2013. v. v.9.

10.
FYSKATORIS, A. ; RODIO, G. ; SOUZA, J. ; CASTILHO, K. ; BRAGA, M. C. ; MARTINS, M. M. ; MAIA, R. ; VIEIRA, T. S. ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Transdisciplinaridades do espaço urbano mediadas por estudos da sociossemiótica. In: XIX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas - CPS - COS - PUC-SP, 2013, São Paulo, SP. Caderno de Discussão do CPS. São Paulo: Edições CPS, 2013.

11.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Polissemias do luxo na Oscar Freire. In: XIX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas - CPS - COS - PUC-SP, 2013, São Paulo, SP. Caderno de Discussão do CPS. São Paulo: Edições CPS, 2013.

12.
MARTINS, M. M. ; VOROS, A. ; FYSKATORIS, A. ; CASTILHO, K. ; SOUZA, J. ; VIEIRA, T. ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Ruas comerciais e sentidos em construção: entre os bairros e a cidade. In: 9o Colóquio de Moda - 6a Edição Internacional, 2013, Fortaleza, CE. Anais do 9o Colóquio de Moda - 6a Edição Internacional. São Paulo, SP: ABEPEM | Estação das Letras e Cores, 2013.

13.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Experiências com aromatizantes, edulcorantes e sabores artificiais nos ambientes de varejo. In: 3o Colóquio Nacional de Moda, 2007, Belo Horizonte, MG. Anais do 3o Colóquio Nacional de Moda, 2007.

14.
CASTILHO, K. ; PEREIRA BARRETTO, V. ; BARRETTO, Marcos Ribeiro Pereira . O que a metodologia em design pode aprender com a engenharia de software? | What can design processes benefit from Software Engineering?. In: 4th International Congress of Design Research, 2007, Rio de Janeiro. Proceedings of the 4th International Congress of Design Research. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2007.

15.
PEREIRA-BARRETTO, V.. O luxo: entre o eterno e o imediato. In: 2o Colóquio Nacional de Moda, 2006, Salvador, BA. Anais do 2o Colóquio Nacional de Moda, 2006.

16.
BARRETTO, Marcos Ribeiro Pereira ; OKAMOTO JR, Jun ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Some New Collaboration Mechanisms For The Web. In: Workshop on Computer Science and Information Technologies, 2002, Patras, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Visual Merchandising e a Experiência de Compra em Shopping Center. In: Seminários Avançados em Gestão e Conhecimento Empresarial, 2005, São Paulo. Seminários Avançados em Gestão e Conhecimento Empresarial - Marketing para Shopping Centers, 2005.

2.
PEREIRA-BARRETTO, V.. A Internet como ferramenta na construção do relacionamento de um banco com seus clientes. In: Marketing Digital, 2000, São Paulo. Marketing Digital - International Business Communications, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
FYSKATORIS, T. ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; BRAGA, M. C. ; RODIO, G. . Práticas de consumo na cidade de São Paulo: o comércio na Rua Oscar Freire. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PEREIRA-BARRETTO, V.; CASTILHO, K. . Estratégias de Sedução na Oscar Freire, São Paulo: entre o flanar e o consumir. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
VOROS, A. ; SOUZA, J. ; CASTILHO, K. ; MARTINS, M. M. ; MAIA, R. ; VIEIRA, T. ; FYSKATORIS, T. ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Demarcação e Contraste: o comércio de moda nas ruas Oscar Freire e José Paulino em São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Branding na Moda | Geração de Valor com o Branding. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Polissemias do luxo na Oscar Freire. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PEREIRA-BARRETTO, V.; CASTILHO, K. . Design de Espacialidades: como as marcas moldam e são moldadas pelo espaço urbano na cidade de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
FYSKATORIS, A. ; RODIO, G. ; SOUZA, J. ; CASTILHO, K. ; BRAGA, M. C. ; MARTINS, M. M. ; MAIA, R. ; VIEIRA, T. S. ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Transdisciplinaridades do espaço urbano mediadas por estudos da sociossemiótica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.. Retail design como estratégia de diferenciação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Experiências com aromatizantes, edulcorantes e sabores artificiais nos ambientes de varejo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
PEREIRA-BARRETTO, V.. O luxo: entre o eterno e o imediato. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Visual Merchandising e a Experiência de Compra. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Fast Shop | Shopping Internacional Guarulhos. 2012.

2.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. ; CALDEIRA, V. ; MELLO, L. ; AMADO, E. . Museu do Flamengo | Gávea | Rio de Janeiro. 2012.

3.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Instituto Chiavenato | Shopping Tamboré | Barueri, SP. 2012.

4.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Fast Shop | Iguatemi Shopping Campinas. 2012.

5.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Fast Shop | Ribeirão Shopping. 2012.

6.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Espaço Banco do Brasil | Shopping Iguatemi | Brasília - DF. 2011.

7.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Harley Davidson | Projeto de Visual Merchandising | Recreio dos Bandeirantes | Rio de Janeiro, RJ. 2011.

8.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Harley Davidson | Projeto de Visual Merchandising | Savassi | Belo Horizonte, MG. 2011.

9.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Asics Concept Store | Oscar Freire | Video Wall. 2011.

10.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Asics Concept Store | Oscar Freire | Visual Merchandising. 2011.

11.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Espaço Banco do Brasil | Times Square | NYC. 2011.

12.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Joalheria The Graces | Shopping Morumbi | São Paulo. 2011.

13.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Grupo Pão de Açúcar | Taeq | Supermercados Pão de Açúcar. 2010.

14.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Grupo Pão de Açúcar | Extra Hipermercados | Check out para área têxtil. 2010.

15.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Grupo Pão de Açúcar | Extra Hipermercados | Personal Shop. 2010.

16.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Grupo Pão de Açúcar | Extra Hipermercados | Extra Esportes. 2010.

17.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Grupo Pão de Açúcar | Extra Hipermercados | Padaria. 2010.

18.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Alcoa - Extrudados | Corner de esquadrias metálicas em revendas. 2010.

19.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Vallée | Brand Spaces Vallée em agrorevendas. 2010.

20.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Joalheria The Graces | Shopping Patio Paulista | São Paulo. 2010.

21.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Sebrae | Loja conceito | Feira do Empreendedor. 2010.

22.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Samsung Experience | Shopping Morumbi, SP. 2010.

23.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Samsung Experience | Exclusive Line | Shopping Recife. 2010.

24.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Casas Bahia. 2010.

25.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Carrefour. 2010.

26.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Shop Display Guide - Brazil. 2010.

27.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Retail Spaces | Sinalização. 2010.

28.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de convergência | Magazine Luiza. 2010.

29.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Wal-Mart. 2010.

30.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Big. 2010.

31.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Lojas Colombo. 2010.

32.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Sala Vip Diners Club. 2010.

33.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de convergência | Ponto Frio. 2010.

34.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de convergência | Kalunga. 2010.

35.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Hipermercados Extra. 2010.

36.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Polishop. 2010.

37.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Corner IT | Kalunga. 2010.

38.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Reebok | SAO Store. 2010.

39.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Grupo Pão de Açucar | Taeq | Retail Spaces Guide. 2010.

40.
PEREIRA BARRETTO, V.; YUASO, P. A. . Fast Shop | Video Wall Barra Shopping. 2010.

41.
PEREIRA BARRETTO, V.; YUASO, P. A. . Fast Shop | Mobile Experience. 2010.

42.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V. . Allianz | Programação Visual. 2010.

43.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Vallée | Loja conceito | Espaço temporário - Expo Agrorevenda. 2010.

44.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Lojas Insinuante. 2010.

45.
PEREIRA BARRETTO, V.; YUASO, P. A. . Fast Shop | Digital Experience. 2010.

46.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Joalheria The Graces | Novo design para as fachadas e vitrines. 2009.

47.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Samsung Experience | Dress code equipe. 2009.

48.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Carrefour. 2009.

49.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Samsung Experience | Blu-ray Experience. 2009.

50.
PEREIRA BARRETTO, V.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Hipermercados Extra. 2009.

51.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | FNAC. 2009.

52.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Mobile Experience | FNAC. 2009.

53.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Shop Display Guide - Brazil. 2009.

54.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Totem com catálogo interativo de produtos | Fast Shop. 2009.

55.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | New Sensations - evento de lançamento da linha de produtos Samsung 2009. 2009.

56.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Lançamento da linha 2009 e design dos corners Ponto Frio. 2009.

57.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Lançamento da linha 2009 e design dos corners Colombo. 2009.

58.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Lançamento da linha 2009 e design dos corners no varejo brasileiro. 2009.

59.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Corner IT | Wal-Mart. 2009.

60.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Infobox. 2009.

61.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Wal-Mart. 2009.

62.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Corner IT | Fujioka. 2009.

63.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Retail Spaces | Latin America. 2009.

64.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Image Experience. 2009.

65.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Store in Store. 2009.

66.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Lojas Insinuante. 2009.

67.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | Casas Bahia. 2009.

68.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Samsung Experience | Fast Shop Digital. 2009.

69.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de convergência | Fast Shop. 2009.

70.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Camarote Samsung no Palmeiras. 2009.

71.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | WCG ? World Cyber Games. 2009.

72.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Reebok | SAO Store | Oscar Freire. 2009.

73.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Olympikus | Fla Concept Store | Gávea, Rio de Janeiro, RJ. 2009.

74.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A. . Grupo Pão de Açucar | Taeq | Store in Store | Hipermercados Extra. 2009.

75.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Grupo Pão de Açucar | Taeq | Supermercados Pão de Açúcar. 2009.

76.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A. . Grupo Pão de Açucar | Taeq | Green Store Concept. 2009.

77.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A. . Dufry | Manual de Visual Merchandising. 2009.

78.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A. . Alcoa | Alcoa Extrudados | Show room de esquadrias metálicas. 2009.

79.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A. . Alcoa | Alcoa Extrudados | Corner de esquadrias metálicas em revendas. 2009.

80.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Dufry | Repaginação das lojas de embarque e desembarque. 2008.

81.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Samsung Retail Spaces. 2008.

82.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; YUASO, P. A. . Samsung | Smartphone Experience | Fast Shop. 2008.

83.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; YUASO, P. A. . Samsung | Smartphone Center | Fast Shop (roll-out). 2008.

84.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Show Room | Printers. 2008.

85.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de audio e vídeo | FNAC. 2008.

86.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Vitrine IT | Ponto Frio. 2008.

87.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Corner IT | Nagem. 2008.

88.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Corner IT | Livraria Saraiva. 2008.

89.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Corner IT | Sipolatti. 2008.

90.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Corner IT | Eletrocity. 2008.

91.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Corner IT | Fujioka. 2008.

92.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Retail Spaces | Lançamento da linha ToC ? Touch of Colour. 2008.

93.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Corner IT | Kalunga. 2008.

94.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Espaço de convergência | Ponto Frio. 2008.

95.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Corner IT | Sam's Club. 2008.

96.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Roxos e Doentes | Fla Shop. 2008.

97.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A. . Reebok | SAO Store. 2008.

98.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A. . Recco Lingerie | Projeto de Visual Merchandising. 2008.

99.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A. . Recco Lingerie | Manual de Visual Merchandising. 2008.

100.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A. . Grupo Pão de Açucar | Taeq | Store in Store | Hipermercados Extra. 2008.

101.
OMINE, H. K. ; PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A. . Grupo Pão de Açucar | Taeq | Supermercados Pão de Açúcar. 2008.

102.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.; OMINE, H. K. . Samsung | Samsung Experience | Shopping Morumbi, SP. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA-BARRETTO, V.; STEELE, Fabiana Helen Midori . Conceituação, Concepção e Coordenação do Evento de Lançamento da Agência Corporate do Banco do Brasil em São Paulo. 2005.

2.
MONTEIRO, Salvador ; KAZ, Leonel ; CÂMARA, Ibsen de Gusmão ; AB'SABER, Aziz ; MELLO FILHO, Luiz Emygdio de ; WILHEIM, Jorge ; RIBEIRO, Carlos Costa ; MOREIRA, Marcílio Marques ; MACEDO, Roberto ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Livro Presença do Brasil. 1997.

3.
MONTEIRO, Salvador ; KAZ, Leonel ; MELLO FILHO, Luiz Emygdio de ; AB'SABER, Aziz ; CÂMARA, Ibsen de Gusmão ; LEITÃO FILHO, Hermógenes de Freitas ; CARAMASCHI, Ulisses ; SIMONSEN, Mário Henrique ; CARNEIRO, Dionísio Dias ; SANTOS, Sílvio Coelho dos ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Livro Fronteira - O Brasil Meridional. 1996.

4.
MONTEIRO, Salvador ; KAZ, Leonel ; MELLO FILHO, Luiz Emygdio de ; AB'SABER, Aziz ; QUEIROZ, Rachel de ; FERNANDES, Afrânio ; BARRIOS, Miguel Angel Monné ; CARAMASCHI, Ulisses ; PINESCHI, Renato Balieiro ; SANTOS, Ilmar B ; CÂMARA, Ibsen de Gusmão ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Livro Caatinga Sertão Sertanejos. 1995.

5.
MONTEIRO, Salvador ; KAZ, Leonel ; MELLO FILHO, Luiz Emygdio de ; AB'SABER, Aziz ; CÂMARA, Ibsen de Gusmão ; GOULDING, Michael ; RODRIGUES, William ; OVERAL, William ; CARAMASCHI, Ulisses ; OREN, David ; AYRES, José Márcio ; RIBEIRO, Bertha ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Livro Amazônia - Flora Fauna. 1994.

6.
IACOCCA, Angelo ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; ARAÚJO, Emanoel ; IANELLI, Thomaz ; MAGALHÃES, Fábio ; COSTA, Marcus de Lontra ; MACHADO, Paulo Ramos ; NOGUEIRA, Oswaldo Joris . Catálogo da Exposição Ianelli - 50 anos de Pintura. 1993.

7.
IACOCCA, Angelo ; COSTA, Marcos de Lontra ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Catálogo da Exposição Cláudio Tozzi. 1993.

8.
PEREIRA-BARRETTO, V.; HENRY, Philippe ; SERRONI, José Carlos . Programa Arte Lúdica - Claudio Tozzi. 1993.

9.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Conceituação, Concepção e Coordenação do Evento de lançamento da Exposição Claudio Tozzi. 1993.

10.
MONTEIRO, Salvador ; KAZ, Leonel ; MELLO FILHO, Luiz Emygdio de ; AB'SABER, Aziz ; CÂMARA, Ibsen de Gusmão ; PEIXOTO, Ariane Luna ; CORADIN, Lidio ; BARRIOS, Miguel Angel Monné ; CARAMASCHI, Ulisses ; TEIXEIRA, Dante Luiz Martins ; LANGGUTH, Alfredo ; RIBEIRO, Bertha ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Livro Cerrado Vastos Espaços. 1993.

11.
IACOCCA, Angelo ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; BARDI, Pietro Maria ; MARTINS, Aldemir . Catálogo da Exposição Reencontro - Manabu Mabe. 1992.

12.
IACOCCA, Angelo ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; KAWALL, Luiz Ernesto . Catálogo da Exposição José Antonio da Silva - 5 Décadas de Arte Brasileira. 1992.

13.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Conceituação, Concepção e Coordenação do Evento de lançamento da Exposição Reencontro - Manabu Mabe. 1992.

14.
MONTEIRO, Salvador ; KAZ, Leonel ; MELLO FILHO, Luiz Emygdio de ; CÂMARA, Ibsen de Gusmão ; PEIXOTO, Ariane Luna ; BARRIOS, Miguel Angel Monné ; CARAMASCHI, Ulisses ; TEIXEIRA, Dante Luiz Martins ; COIMBRA FILHO, Adelmar F ; RIBEIRO, Bertha ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Livro Floresta Atlântica. 1992.


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Branding - Gestão de Marcas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda - 2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Branding - Gestão de Marcas - 2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Moda e Comportamento do Consumidor. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda - 2015. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

8.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Moda e Comportamento do Consumidor. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

9.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing de Varejo - 2015. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

10.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing de Varejo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Branding - Gestão de Marcas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda - 2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

14.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Branding - Gestão de Marcas - 2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

15.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing e Gestão Estratégica de Marcas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda - 2013. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

18.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing e Gestão Estratégica de Marcas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

19.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda - 2012. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

21.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Retail Design como estratégia de diferenciação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

22.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Retail Design como estratégia de diferenciação. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

23.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing de Varejo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

24.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing de Varejo - 2010. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

25.
Dix, Luís Tadeu ; Abico, Tânia ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; Carmona, Carlos ; Migliaccio, Inês ; Pessanha, Cláudio ; Villin Prado, Marcelo . Programa de Imersão - Gestão do Varejo de Moda. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Desenvolvimento do PDV. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

27.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing de Varejo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

28.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.. Visual Merchandising. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

29.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing de Varejo - 2009. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

30.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Desenvolvimento do PDV. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

31.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Visual Merchandising e Tematização de Ambientes. 2008. .

32.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Visual Merchandising e Experiência de Compra - IV Marketing Meeting. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Desenvolvimento do PDV. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

34.
PEREIRA-BARRETTO, V.; PEROBA, Ana ; GRAGNATO, Luciana . Semana do Jeans - Workshop de Customização. 2006. .

35.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Comprador de Moda - Marketing de Moda. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

36.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Comprador de Moda - Marketing de Varejo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

37.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Comprador de Moda - Marketing de Moda. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

38.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Comprador de Moda - Marketing de Varejo. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CASTILHO, K.; PEREIRA-BARRETTO, V.. Participação em banca de ROBERTO, C.. O pop não poupa ninguém: moda, música e consumo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Comunicação e Cultura de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

2.
CASTILHO, K.; PEREIRA-BARRETTO, V.. Participação em banca de Danyelle Murakami Gomes. Consumo masculino de moda contemporâneo: moderno ou tradicional?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Comunicação e Cultura de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

3.
CASTILHO, K.; PEREIRA-BARRETTO, V.. Participação em banca de Elaine Martins Hirakawa. A Indumentária do Clero na História da Moda. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Comunicação e Cultura de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

4.
PEREIRA-BARRETTO, V.; CASTILHO, K.. Participação em banca de PALMA, M.. Moda no jornalismo: a informação transmitida pelo figurino das telejornalistas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Comunicação e Cultura de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

5.
PEREIRA-BARRETTO, V.; CASTILHO, K.. Participação em banca de KNOCHE, M.. Algo Azul: a cultura e o projeto de uma marca de moda noiva. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Comunicação e Cultura de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

6.
OKAMOTO, Suzy; PEREIRA-BARRETTO, V.. Participação em banca de Maria Verônica Castello Branco. Da Rainha Vitória à Lady Di: a história do casamento e suas influências na moda noiva nos séc XX e XXI. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

7.
OKAMOTO, Suzy; PEREIRA-BARRETTO, V.. Participação em banca de Larissa A. Duarte. A roupa como agente legitimador de atitudes. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

8.
OKAMOTO, Suzy; PEREIRA-BARRETTO, V.; BRANDINI, Valéria. Participação em banca de Sérgio Moliterno. A influência do marketing na moda nas crianças de 4 a 12 anos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA-BARRETTO, V.; Pessanha, Cláudio. Participação em banca de GRADIN, C.; SCHURR, L.; ITALO, L..Comunicação na Moda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
PEREIRA-BARRETTO, V.; Pessanha, Cláudio. Participação em banca de ROSSI, N.M.de C.; SOTERO, E.; MASSETTI, L..Loja de Noivas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

3.
PEREIRA-BARRETTO, V.; Pessanha, Cláudio. Participação em banca de GABRIEL, A.; D'OTAVIANO, B.; ANZINE, F.; GAMA, M.; BARBOSA,S.Loja de sapatos para compulsivas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

4.
PEREIRA-BARRETTO, V.; Pessanha, Cláudio. Participação em banca de FINUCCI, C.; BOHM, L.; LOURENÇO, M..Site de busca de moda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

5.
PEREIRA-BARRETTO, V.; ISNENGHI, Alex; SAYON, Rafael; FERNANDES, S.; FERREIRA, M.; ANTUNES, M.L.P.. Participação em banca de BARAKAT, Thais; DEZZEN, Nelize; FARIA, Renata e.Estudo de Viabilidade da Fibra de Bananeira para o Mercado de Moda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Negócios de Moda Habilitação Marketing de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

6.
PEREIRA-BARRETTO, V.; ISNENGHI, Alex; FERREIRA, M.; FERNANDES, S.; ANTUNES, M.L.P.. Participação em banca de BARBIERI, Giovanna; DIAS, Juliana Namura; NUNES, Cristina e.Estudo de Delineamento de um Novo Perfil de Público Masculino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Negócios de Moda Habilitação Marketing de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

7.
VALESE, A.; PEREIRA-BARRETTO, V.. Participação em banca de PENA, E; SHIMITT, E.; BRASILIANO, M.; MARTINS, P; CARRARA. R.História do Design. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design e Construção de Marcas) - Universidade Anhembi Morumbi.

8.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Participação em banca de Formandos do curso Negócios de Moda - Marketing de Moda.Projetos Experimentais 2004 - Negócios de Moda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Negócios de Moda Habilitação Marketing de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Internacional Semiótica na América Latina: perspectivas abertas pela obra de Eric Landowski. 2013. (Congresso).

2.
Semiótica e estudos de mercado - Ciclo de Conferências do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS). 2013. (Simpósio).

3.
XIX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS) - COS - PUC-SP.Transdisciplinaridades do espaço urbano mediadas por estudos da sociossemiótica. 2013. (Seminário).

4.
XIX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS) - COS - PUC-SP.Polissemias do Luxo na Oscar Freire. 2013. (Seminário).

5.
XIX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS) - COS - PUC-SP.comentários ao artigo. 2013. (Seminário).

6.
XVIII Colóquio CPS - Centro de Pesquisas Sociosemióticas - PUC-SP. 2012. (Seminário).

7.
NRF 99th Annual Convention & EXPO | National Retail Federation. 2010. (Congresso).

8.
NRF 98th Annual Convention & EXPO | National Retail Federation. 2009. (Congresso).

9.
GlobalShop | Store Design and Visual Merchandising Trade Show. 2008. (Congresso).

10.
NRF 97th Annual Convention & EXPO | National Retail Federation. 2008. (Congresso).

11.
O design vivo | Profa Dra Andréa Saltzman. 2008. (Encontro).

12.
PDV no Mkt Mix | O consumidor em transformação: interatividade e mobilidade digital no PDV. 2008. (Seminário).

13.
3o Colóquio Nacional de Moda.Experiências com aromatizantes, edulcorantes e sabores artificiais nos ambientes de varejo. 2007. (Seminário).

14.
A interação humana com os jogos digitais em celulares | Prof Dra Amyris Fernandez. 2007. (Encontro).

15.
Cibermoda | Profa Dra Suzana Avellar | Seminário de Estudo e Pesquisas em Design de Moda. 2007. (Seminário).

16.
Design, Identidade, Cultura | Prof Dr Amálio Pinheiro | Seminário de Estudos e Pesquisas em Design. 2007. (Seminário).

17.
Faces do Design 2007 ? Palestra / Mesa Redonda: Design e Cultura. 2007. (Seminário).

18.
O ensino e a pesquisa em design | Prof Dr Bernard Darras. 2007. (Encontro).

19.
Pesquisa e Produção de novos saberes | Profa Dra Marisa Forghieri e Profa Dra Kathia Castilho | Seminário Semestral do Mestrado em Desig. 2007. (Seminário).

20.
Sedução, engajamento e solicitação: como resistir aos encantos das redes colaborativas | Profa Dra Rejane Spitz. 2007. (Seminário).

21.
Seminário Internacional Em torno da masculinidade: mídia, design e moda. 2007. (Seminário).

22.
1o Encontro do Mestrado em Design. 2006. (Encontro).

23.
1o Seminário de Metodologia em Design. 2006. (Seminário).

24.
2o Colóquio Nacional de Moda.O luxo: entre o eterno e o imediato. 2006. (Seminário).

25.
Design: novas tendências, novos mercados, novos desafios. 2006. (Seminário).

26.
Escrever sobre Design | Claudio Ferlauto | Seminário Semestral do Mestrado em Design |. 2006. (Seminário).

27.
Experimento Design 2006 e lançamento do CDRom Design Arte e Tecnologia: espaço de trocas. 2006. (Encontro).

28.
Metáforas da Moda 2006 - USP. 2006. (Encontro).

29.
Novas Mídias: design, arte e ciência | Prof Jane Prophet. 2006. (Encontro).

30.
Semana do Jeans.Workshop de Customização. 2006. (Oficina).

31.
Seminário Comunicação no Varejo | FGV - EAESP. 2006. (Seminário).

32.
Seminário de Pesquisa Qualitativa | Profa Dra Ana Mae Barbosa. 2006. (Seminário).

33.
Seminário Estilo, Estética da Vida Cotidiana | Profa Dra Káthia Castilho. 2006. (Seminário).

34.
Seminário Interdisciplinar "Corpo, Moda na contemporaneidade", EADH-USP. 2006. (Seminário).

35.
Seminário Visual + Merchandising : loja e fornecedores integrados | FGV - EAESP. 2006. (Seminário).

36.
Simpósio Internacional Fiat 30+. 2006. (Simpósio).

37.
TV Digital | Prof Almir Almas | Seminário de Estudos e Pesquisas em Design. 2006. (Seminário).

38.
Breve Incursão sobre a Pedagogia do Design | Profa Dra Rita Couto | Seminário de Estudos e Pesquisas em Design. 2005. (Seminário).

39.
Experiência de Compra em Shopping Centers.Seminários Avançados em Gestão Empresarial da Fundação Armando Álvares Penteado. 2005. (Seminário).

40.
Merchandising Visual SENAC - 2a Edição. 2005. (Seminário).

41.
Tendências & Novidades - Euroshop e Globalshop. 2005. (Seminário).

42.
Uma pesquisa sobre o ensino da arte e design no Brasil | Profa Dra. Ana Mae Barbosa | Seminário de Estudos e Pesquisas em Design. 2005. (Seminário).

43.
4o Mix ABERJE de comunicação interna e integrada. 2004. (Seminário).

44.
Assessoria de imprensa novos caminhos. 1997. (Seminário).

45.
Internet avançada. 1997. (Seminário).

46.
Como maximizar o uso da pesquisa. 1995. (Encontro).

47.
Gestão e Integração da Comunicação de Marketing. 1994. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA-BARRETTO, V. ; STEELE, Fabiana Helen Midori . Homens na Barbearia. 2007. (Outro).

2.
PEREIRA-BARRETTO, V. ; STEELE, Fabiana Helen Midori . Spa das Mães. 2007. (Outro).

3.
Krinker OBE, Raymond ; MARCUS, Josette ; Krinker MBE, Meg ; WAKAHARA, Julio Abe ; MARTINS, Ana Luiza ; AMARAL, Aracy ; MOURA, Carlos Eugênio M de ; SOUKEF JR, Antonio ; MAZZOCO, Maria Inês ; SANTOS, Cecília Rodrigues dos ; PAIXÃO, Giselle ; DUTZMANN, Maria Olímpia ; WILHELM, Vera Regina ; MALZONI, Augusto Lívio ; KINDER, Haroldo ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Exposição Os Britânicos no Brasil. 2001. (Exposição).

4.
IACOCCA, Angelo ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; MAGALHÃES, Fábio ; COSTA, Marcus de Lontra ; ARAÚJO, Emanoel ; IANELLI, Thomaz ; MACHADO, Paulo Ramos ; NOGUEIRA, Oswaldo Joris . Exposição Ianelli - 50 anos de pintura - SP. 1993. (Exposição).

5.
IACOCCA, Angelo ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; MAGALHÃES, Fábio ; COSTA, Marcus de Lontra ; ARAÚJO, Emanoel ; IANELLI, Thomaz ; MACHADO, Paulo Ramos ; NOGUEIRA, Oswaldo Joris . Exposição Ianelli - 50 anos de pintura - RJ. 1993. (Exposição).

6.
IACOCCA, Angelo ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; COSTA, Marcus de Lontra . Exposição Claudio Tozzi - obras de 1983 a 1993 - SP. 1993. (Exposição).

7.
IACOCCA, Angelo ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; COSTA, Marcus de Lontra . Exposição Claudio Tozzi - obras de 1983 a 1993 - RJ. 1993. (Exposição).

8.
IACOCCA, Angelo ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; BARDI, Pietro Maria ; MARTINS, Aldemir . Exposição Reencontro - Manabu Mabe - SP. 1992. (Exposição).

9.
IACOCCA, Angelo ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; BARDI, Pietro Maria ; MARTINS, Aldemir . Exposição Reencontro - Manabu Mabe - RJ. 1992. (Exposição).

10.
IACOCCA, Angelo ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; KAWALL, Luiz Ernesto . Exposição José Antonio da Silva - 5 Décadas de Arte Brasileira - SP. 1992. (Exposição).

11.
IACOCCA, Angelo ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; KAWALL, Luiz Ernesto . Exposição José Antonio da Silva - 5 Décadas de Arte Brasileira - RJ. 1992. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
GUIMARÃES, Beatriz Mariana Blanco. Omnia: uma marca de moda agênera. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Negócios da Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

2.
CRUZ, A.G.S.; SANTOS, C.D.J.A. do; MATIELLO, C.M.S.. Caracólis - Moda Infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Negócios da Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

3.
GARCIA, B.O.; CONCEIÇÃO, B. da S.; LUCENA, Isabela. Gestão de Marca do B.O.G Ateliê: uma busca pelo empoderamento do corpo feminino. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Negócios da Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

4.
SANTOS, Naylah Campos dos. Hip Hop e a Moda. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Negócios da Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

5.
LAZARI, Carolina R.C. de. Bolena: Plano de Marketing do e-commerce de lingerie. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Negócios da Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

6.
LEMOS, Caroline Cavalli; GASPAR, Paula Ribeiro da Silva. KASPAR: O poder feminino em diversas formas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Negócios da Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

7.
SOUZA, Mirela Kawamorita de. Riquezas do Pará: a potencialização das joias paraenses. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Negócios da Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

8.
MARQUES, Carolina; MORENO, Fabiana; SILVA, Francielly. CoolKids - Manifesto pela Preservação da Infância. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Negócios da Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

9.
NALDI, Thaila; CASTELO BRANCO, Thalita. PimpMyStyle - Plano de negócios de um market place de produtos customizados. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Negócios da Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

10.
ROVERI, Bianca; FIORETTI, Jéssica Capassi Baltuilhe; CÁPUA,. Stock Out: otimização dos recursos têxteis em pequenas confecções. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Negócios da Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

11.
SILVA E COSTA, Ariane; YAMAWAKI, Carolina Germano; FREITAS,. Veredas - Plano de Negócios de Moda Feminina. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Negócios da Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

12.
LIMA, Paula Elisa Hubner Duarte. Construção de marcas de moda com base no design thinking. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Comunicação e Cultura de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

13.
OGASSAVARA, Alessandra. Corpo e moda plus size no Brasil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Comunicação e Cultura de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

14.
MACHADO, Raísa. Consumo vintage e a construção de marcas de perfumaria. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Comunicação e Cultura de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

15.
KNOCHE, Maira. Algo Azul: a cultura e o projeto de uma marca de moda noiva. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Comunicação e Cultura de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

16.
PALMA, Mariana. Moda no jornalismo: a informação transmitida pelo figurino das telejornalistas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Comunicação e Cultura de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

17.
ZERNIERI, Jessica. Pigly: uma marca e seu posicionamento no mercado. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Negócios da Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ROMANO, A; CHATEAUBRIAND MELO, G; CASAROTTO, M; MAIMONE, R. Reestruturação, planejamento sucessório e reposicionamento da marca Malharia Romano. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

2.
MODESTO, E; CÂMARA, N.; BARBOSA, P; SAMPY, T. Desenvolvimento de marca e plano de negócios para abertura de loja voltada ao segmento Indie. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

3.
RIBEIRO MALTA, A; TONELLO, C; PIAGENTINI, D; LACERDA, N. Projeto de consultoria para inserção da moda na indústria automotiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

4.
COELHO, A.C.; BASSO, M.P.; LEAL DE SOUZA, M.; MINOTELLI, P.G. Plano de negócios para abertura de loja para público masculino classe C. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

5.
FERREIRA, D.; BUENO, J.; FERRAREZZI, J.. Plano de negócios para desenvolvimento de conglomerado de novos talentos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

6.
SOUZA, S.T.; POLESSI, S.M.; GUERRA NOGUEIRA, T.. Desenvolvimento de nova marca para segmento de moda otimizando recursos da Júpiter Oficina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

7.
CIBOTTO DE CARVALHO, A.C; CARDOSO, C; SOUZA, D; SOUZA, M.M. Projeto de consultoria para segmento de consumidores de informação de moda e design. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

8.
VENTURINI, A.L; FERNANDES; A.L.A; OLIVEIRA, C.F; AGATA, T.S.. Sistema de busca baseado na Internet ? ?guia de negócios da moda?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

9.
THOMAS, L.R.; BONINI, M.; URBAN SOARES, T.. Projeto de consultoria para introdução de planejamento de produto na Dzarm. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

10.
COSTA BONAMIN, L; ENGEL, L.M.; YANO, L.T.; CHIX E SILVA, R.H. Jeans com modelagem diferenciada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

11.
GOMES, E.; MAOLO, G.; MUNHOZ, J.. Plano de negócios para adaptação do mercado de moda à classe C. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

12.
DALLA PRIA, F.S; STEFANINI, G.P; RACHED, H; TOBIAS, S.M.B.. Plano de negócios para indústrias do setor têxtil no polo de Americana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

13.
KROMEK, D.; FERNANDES, C.; LIMA, C.; CAMPOY, N.. Projeto de consultoria em sustentabilidade para segmento de moda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

14.
LOBATO L.; IDALGO, M.C. e ROSSI, M.F.. Inter-têxtil revista de negócios. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

15.
FINUCCI, C.; BOHM, L. e Lourenço, M.. Kool - site de busca especializado em moda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

16.
GABRIEL, A.C.; D'OTTAVIANO, B.; ANZINE, F.; GAMA, M. e SANTO. Loja para mulheres compulsivas por sapatos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

17.
GRADIN, C.; SCHURR, L. e PAOLUCCI, L.I.. Comunicação na moda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

18.
TIEMI, K.; TAGAWA, L. e MAGRO, P.. Disseminação de cultura de moda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

19.
BARAKAT, Thais; DEZZEN, Nelize; FARIA, Renata e outros. Estudo de Viabilidade da Fibra de Bananeira para o Mercado de Moda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios de Moda Habilitação Marketing de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

20.
BARBIERI, Giovanna; DIAS, Juliana Namura; NUNES, Cristina e. Estudo de Delineamento de um Novo Perfil de Público Masculino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios de Moda Habilitação Marketing de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

21.
BRASIL, Fernanda; FERREIRA, Regiane M.; HERNANDES, Marcelo e. Processo de Compra para o Varejo de Moda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios de Moda Habilitação Marketing de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.

22.
COSTA, Fernanda; DUBIN, Marjorie; GUISTONE, Amanda e. Teoria da Cores - Aplicação no Ambiente de Varejo de Moda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Negócios de Moda Habilitação Marketing de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CASTILHO, K. ; MARTINS, M. M. ; DEMETRESCO, S. ; FYSKATORIS, T. ; VIEIRA, T. S. ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; SOUZA, J. ; MAIA, R. ; BRAGA, Mariana ; RODIO, G. . Commercio e consumo nella Oscar Freire. In: OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de; PEZZINI, Isabella. (Org.). San Paolo in divenire tra identità, conflitti e riscritture. 1aed.Roma: Edizioni Nuova Cultura, 2017, v. v.2, p. 250-279.


Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Visual Merchandising e a Experiência de Compra. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA-BARRETTO, V.. O luxo: entre o eterno e o imediato. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Experiências com aromatizantes, edulcorantes e sabores artificiais nos ambientes de varejo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.. Retail design como estratégia de diferenciação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PEREIRA-BARRETTO, V.; CASTILHO, K. . Estratégias de Sedução na Oscar Freire, São Paulo: entre o flanar e o consumir. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
VOROS, A. ; SOUZA, J. ; CASTILHO, K. ; MARTINS, M. M. ; MAIA, R. ; VIEIRA, T. ; FYSKATORIS, T. ; PEREIRA-BARRETTO, V. . Demarcação e Contraste: o comércio de moda nas ruas Oscar Freire e José Paulino em São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Branding na Moda | Geração de Valor com o Branding. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Polissemias do luxo na Oscar Freire. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing e Gestão Estratégica de Marcas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Moda e Comportamento do Consumidor. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing de Varejo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Branding - Gestão de Marcas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Branding - Gestão de Marcas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
PEREIRA-BARRETTO, V.; PEROBA, Ana ; GRAGNATO, Luciana . Semana do Jeans - Workshop de Customização. 2006. .

11.
Dix, Luís Tadeu ; Abico, Tânia ; PEREIRA-BARRETTO, V. ; Carmona, Carlos ; Migliaccio, Inês ; Pessanha, Cláudio ; Villin Prado, Marcelo . Programa de Imersão - Gestão do Varejo de Moda. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Visual Merchandising e Tematização de Ambientes. 2008. .

13.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Comprador de Moda - Marketing de Moda. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Visual Merchandising e Experiência de Compra - IV Marketing Meeting. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Desenvolvimento do PDV. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Desenvolvimento do PDV. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing de Varejo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing de Varejo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Retail Design como estratégia de diferenciação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
PEREIRA BARRETTO, V.L.S.A.. Visual Merchandising. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

22.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Comprador de Moda - Marketing de Varejo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda - 2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

2.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda - 2015. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

3.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda - 2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda - 2013. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Branding - Gestão de Marcas - 2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

6.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Branding - Gestão de Marcas - 2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

7.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Moda e Comportamento do Consumidor. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

8.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing de Varejo - 2015. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

9.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing de Varejo - 2010. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

10.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Construção e Gestão de Marcas de Moda - 2012. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

11.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing e Gestão Estratégica de Marcas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

12.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Marketing de Varejo - 2009. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

13.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Desenvolvimento do PDV. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

14.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Comprador de Moda - Marketing de Moda. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

15.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Comprador de Moda - Marketing de Varejo. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

16.
PEREIRA-BARRETTO, V.. Retail Design como estratégia de diferenciação. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).




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