Antônio Igo Barreto Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8373952787386213
  • Última atualização do currículo em 19/01/2019


Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2016), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2005). Foi professor da Educação Básica entre 1999 e 2005, atuando principalmente na Escola SESI e no Sistema Público de Ensino da cidade de Rio Branco-AC. Ingressou na carreira do Magistério Superior em 2006 e atualmente está vinculado ao Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre, na classe de Professor Adjunto, atuando na área de Psicologia da Educação. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação. Desenvolve estudos e pesquisas relacionados aos temas: teorias e processos de desenvolvimento e aprendizagem, autoridade e conflitos nas relações educacionais, violência escolar e mal-estar docente. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação, Sexualidade e Violência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antônio Igo Barreto Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, A. I. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Acre, Centro de Educação, Letras e Artes.
BR 364, Km 04
Distrito Industrial
69915900 - Rio Branco, AC - Brasil
Telefone: (68) 39012677
URL da Homepage: www.ufac.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Autoridade enfraquecida, violência escolar e trabalho pedagógico: a percepção de professores sobre a ruptura dos vínculos de afeto e os mal-estares do magistério, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Acre, FAPAC, Brasil.
Palavras-chave: Desautorização; Violência escolar; Mal-estar docente; Trabalho pedagógico.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: (In)disciplina escolar e resistência ao poder autoritário: o comportamento dos alunos na perspectiva docente,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria Augusta Rondas Speller.
Coorientador: Vera Lúcia Blum.
Palavras-chave: (In)disciplina; Resistência; Conflito; Saberes e práticas pedagógicas.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2006
Especialização em Planejamento e Gestão Escolar na Educação Básica. (Carga Horária: 400h).
Faculdades Integradas de Várzea Grande, FIVE, Brasil.
Título: A indisciplina escolar sob a ótica dos agentes da Escola Municipal José Potyguara no ano de 2005..
Orientador: Euzébio de Oliveira Monte.
2002 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Título: Indisciplina Escolar: Um olhar diferente para um velho problema.
Orientador: Grace Gotelip Cabral.




Formação Complementar


2016 - 2016
Possibilidades e estratégias de combate à evasão/retensão. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2016 - 2016
Aprimoramento da docência: Enade e CPC - importância e desafios. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2016 - 2016
Administração em Roda: progressão funcional. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Educação e psicanálise: interfaces. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Metodologia qualitativa e uso do software PRÓSPERO. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Seminário Temático: Símbolo, Imagem e Educação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2008 - 2008
Jornada de Estudos: Foucault e o Nasc. da Clínica. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2004 - 2005
Programa de Formação de Prof. Alfabetizadores. (Carga horária: 148h).
Serviço Social da Indústria - DR/AC, SESI, Brasil.
2004 - 2004
Queixas infantis e intervenções escolares. (Carga horária: 20h).
Serviço Social da Indústria - DR/AC, SESI, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Educação Matemática. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2003 - 2003
Língua Portuguesa. (Carga horária: 20h).
Serviço Social da Indústria - DR/AC, SESI, Brasil.
2003 - 2003
Literatura e Arte para Professores. (Carga horária: 20h).
Serviço Social da Indústria - DR/AC, SESI, Brasil.
2002 - 2002
Língua Portuguesa. (Carga horária: 20h).
Serviço Social da Indústria - DR/AC, SESI, Brasil.
2002 - 2002
Resgatando Relações, Fortalecendo Equipes. (Carga horária: 16h).
Serviço Social da Indústria - DR/AC, SESI, Brasil.
2002 - 2002
Geografia do Acre. (Carga horária: 40h).
Serviço Social da Indústria - DR/AC, SESI, Brasil.
2002 - 2002
Empreendedorismo - comport. x ambiente de trabalho. (Carga horária: 20h).
Serviço Social da Indústria - DR/AC, SESI, Brasil.
2001 - 2002
Educação Especial para Professores. (Carga horária: 210h).
Secretaria de Estado de Educação do Acre, SEE-ACRE, Brasil.
2001 - 2001
Qualidade Pessoal no Atendimento ao Clliente. (Carga horária: 20h).
Serviço Social da Indústria - DR/AC, SESI, Brasil.
2001 - 2001
Artes Cênicas para Facilitadores. (Carga horária: 20h).
Instituto de Consultoria e Capacitação ao Empreendedor, ICCE, Brasil.
1999 - 2001
Parâmetros Curriculares Nacionais - 1ª à 4ª séries. (Carga horária: 112h).
Secretaria de Estado de Educação do Acre, SEE-ACRE, Brasil.
1999 - 1999
Oficina de Teatro para Professores. (Carga horária: 36h).
Serviço Social da Indústria - DR/AC, SESI, Brasil.
1998 - 1998
Corel Draw. (Carga horária: 45h).
Serviço Nacional de Aprend. Comercial, SENAC - DR/AC, Brasil.
1998 - 1998
Psicologia da Aprendizagem e Avaliação do Ensino. (Carga horária: 60h).
Serviço Social da Indústria - DR/AC, SESI, Brasil.
1996 - 1996
Operacionalização em Microcomputadores. (Carga horária: 180h).
Interface Informática - Centro de Desenvolvimento à Informática, II, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
Teoria Crítica e Educação

Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem I - 60h
Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem II - 60h
Orientação de TCC - 45h
10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia.
10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Letras Português.
10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia.
12/2017 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Administração - CONSAD, .

Cargo ou função
Conselheiro titular representante do MPECIM.
12/2017 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário - CONSU, .

Cargo ou função
Conselheiro titular representante do MPECIM.
04/2018 - 08/2018
Ensino, Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Aprendizagem. 45h
04/2018 - 08/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Psicológicos da Educação. 60h.
Seminário de Humanidade III: Violência e Educação. 30h.
Trabalho de Conclusão de Curso I. 45h
10/2017 - 03/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem I - 60h
Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem II - 60h
Trabalho de Conclusão de Curso II - 45h
10/2016 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras Português.
05/2017 - 09/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Psicológicos da Educação - 60h
Seminário de Humanidade III: Violência e educação - 30h
Trabalho de Conclusão de Curso I - 45h
03/2017 - 06/2017
Ensino, Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Aprendizagem - 45h
03/2017 - 04/2017
Ensino, Pedagogia (Parfor), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de TCC - 45h
10/2016 - 04/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem I - 60h
Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem II - 60h
01/2017 - 01/2017
Ensino, Pedagogia (Parfor), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Educação - 60h
10/2016 - 10/2016
Extensão universitária , Centro de Educação, Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Minicurso sobre "conflito interpessoal e violência na escola".
06/2016 - 10/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Psicológicos da Educação - 60h
Seminário de Humanidades III: Violência e Educação - 30h
06/2016 - 10/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação - 60h
07/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa (Parfor), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Sociedade - 60h
03/2016 - 05/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação - 60h
03/2016 - 04/2016
Ensino, Pedagogia (Parfor), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Planejamento - 30h
02/2016 - 03/2016
Ensino, Pedagogia (Parfor), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática - 90h
01/2016 - 02/2016
Ensino, Pedagogia (Parfor), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem II - 60h
06/2013 - 07/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação - 60h
06/2013 - 07/2013
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação - 60h
06/2011 - 02/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, Letras e Artes, .

05/2011 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Matemática, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Curso.
01/2011 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro das Assembléias de Centro.
08/2011 - 01/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação XII - 60h
08/2011 - 01/2012
Ensino, Letras Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação XII - 60h
08/2011 - 01/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II - 90h
03/2011 - 07/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I - 90h
03/2011 - 07/2011
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II - 90h
03/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da História da Educação - 60h
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação - 60h
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras Vernáculo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação - 60h
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras Vernáculo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III - 135h
01/2006 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Multidisciplinar, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia - Campus de Cruzeiro do Sul.
01/2006 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Floresta em Cruzeiro do Sul, .

Cargo ou função
Membro das Assembléias do Centro Multidisciplinar.
03/2010 - 07/2010
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação. 60h
03/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Biológicas Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação. 60h
03/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Humanidades V: Cultura e Educação. 30h
09/2009 - 01/2010
Ensino, Letras Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação. 60h
09/2009 - 01/2010
Ensino, Letras Vernáculo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação. 60h
09/2009 - 01/2010
Ensino, Ciências Biológicas Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Ensino Especial. 60h
04/2009 - 08/2009
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
04/2009 - 08/2009
Ensino, Letras Vernáculo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
04/2009 - 08/2009
Ensino, Ciências Biológicas Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
04/2009 - 08/2009
Ensino, Letras Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
09/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Escolar - 60h/a
Ensino da Matemática - 75h/a
Oficina Pedagógica: Escola e Livro Didático - 30h/a
04/2008 - 08/2008
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação - 60h/a
Didática Aplicada - 90h/a
04/2008 - 08/2008
Ensino, Letras Vernáculo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação - 60h/a
Didática Aplicada - 90h/a
01/2008 - 02/2008
Ensino, Pedagogia Parcelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino da Matemática - 90h/a
01/2007 - 01/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Multidisciplinar, .

Cargo ou função
Coordenador das atividades de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia.
09/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV - 135h/a
05/2007 - 09/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino da Matemática - 75h/a
Fundamentos do Ensino da Matemática - 45h/a
Estágio Supervisionado III - 90h/a
05/2007 - 09/2007
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Aplicada - 90h/a
05/2007 - 09/2007
Ensino, Letras Vernáculo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Aplicada - 90h/a
01/2007 - 03/2007
Ensino, Pedagogia Parcelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do Trabalho Escolar - 60h/a
Didática I - 60h/a
Sociologia da Educação - 60h/a
Metodologia para Práticas de Investigação - 60h/a
Fundamentos Psicológicos da Educação - 60h/a
História da Educação - 60h/a
06/2006 - 09/2006
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral III - 90h/a
06/2006 - 09/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV - 135h/a
Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem II - 60h/a
05/2006 - 06/2006
Ensino, Pedagogia Modular, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Matemática para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 120h/a
01/2006 - 06/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II - 90h/a
Estágio Supervisionado III - 90h/a
Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem II - 60h/a
02/2006 - 03/2006
Ensino, Pedagogia Parcelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação do Trabalho Acadêmico Científico - 60h/a
Fundamentos Filosóficos da Educação - 60h/a

Escola José Ribamar Batista, EJORB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

02/2005 - 01/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia e Sociologia

Escola Joelma Oliveira de Lima, EJOL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Atividades

02/2004 - 01/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Religião e Artes

Escola SESI, ES, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Atividades

04/2000 - 01/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Religião e Artes

Escola Infantil Ursinhos Carinhosos, EIUC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Atividades

01/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Religião e Artes

Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Psicologia da Educação, Sexualidade e Violência

Objetivo: A linha tem por objetivos discutir, produzir e socializar conhecimentos teóricos e empíricos de temas correlatos aos processos educacionais, à violência escolar e à sexualidade, em interface com a psicologia. Abrange pesquisas sobre desenvolvimento, aprendizagem e aspectos psicossociais; violência, conflitualidade e autoridade educacional; sexualidade humana, educação sexual, diversidade sexual e sexting..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Psicologia; Educação; Sexualidade; Violência.
2.
Teoria Crítica e Educação

Objetivo: O grupo: "Teoria Crítica e Educação - UFSCar" desenvolve atividades de estudos e pesquisas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde o ano de 1997. Tem como líderes os profs. Antônio A.S.Zuin (coord) e Luiz Roberto Gomes (vice coord). Formado por pesquisadores e estudantes da UFSCar, o grupo investiga as contribuições de pensadores da Escola de Frankfurt para a educação no âmbito da problemática educacional atual. A identificação do grupo como referência nacional nesta temática pode ser constatada por meio da seguinte produção acadêmico-científica: 1) Publicação de 24 livros, 54 capítulos de livros e 110 artigos publicados em periódicos indexados; 2) A organização de 27 livros; 3) Elaboração de 42 traduções, sobretudo do original alemão e a publicação de algumas dessas traduções em livros e artigos de periódicos indexados; 4) Apresentação de 51 trabalhos em congressos científicos; 5) Quatro trabalhos de iniciação científica premiados em congressos de iniciação científica..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Convivência respeitosa na escola: avaliando o clima escolar e favorecendo melhorias nas relações interpessoais em uma instituição pública de ensino fundamental II de Rio Branco-AC
Descrição: O projeto tem como tema central a discussão dos problemas de convívio na escola. Seu objetivo geral é elaborar e implementar um programa de melhoria da qualidade do clima de uma escola, centrado na promoção de uma convivência ética e respeitosa entre alunos, professores e funcionários. A pesquisa apresentará uma abordagem qualitativa, será do tipo pesquisa-ação e terá como instrumentos de coleta de dados questionários fechados de 4 (quatro) pontos, grupo focal e observação direta. Acontecerá em uma escola estadual de ensino fundamental II da cidade de Rio Branco-AC e contará com o envolvimento e colaboração de pesquisadores (professor/UFAC, alunos de Iniciação Científica, de graduação e de Mestrado) e participantes da escola selecionada (alunos, professores e funcionários) ao longo de 4 (quatro) etapas: diagnóstico do clima escolar, elaboração do plano de intervenção, execução das ações e avaliação geral dos resultados da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Antônio Igo Barreto Pereira - Coordenador.
2016 - Atual
As tensões e mal-estares no cotidiano das escolas da cidade de Rio Branco/AC: os impasses das relações escolares em questão
Descrição: O objetivo do projeto é investigar as múltiplas percepções acerca dos desajustes e incômodos gerados nas relações interpessoais e nos processos pedagógicos vividos no cotidiano das escolas da cidade de Rio Branco/AC. Constitui-se como uma proposta integrada (?guarda-chuva?) que se articulará e/ou se desdobrará em subprojetos de mestrado, de trabalho de conclusão de curso e de iniciação científica, poderão ser utilizadas abordagens qualitativas ou mistas (quantitativa e qualitativa) de acordo com as especificidades de cada pesquisa e o objetivo central do projeto. Cada subprojeto poderá utilizar sua própria base lógica de investigação de acordo com os objetivos traçados e a linha de raciocínio adotada na pesquisa. O campo de pesquisa prioritário será as escolas de educação básica, da rede pública (municipal e estadual) ou privada, com especial atenção aos seus espaços de convívio, como a sala de aula, e aos momentos de interação, como o recreio. Os sujeitos participantes serão todos os envolvidos direta e/ou indiretamente no processo educativo-escolar: pais, alunos, professores, coordenadores, gestores e demais funcionários. Os temas abordados pelos subprojetos deverão estar vinculados a um dos seguintes eixos: Fatores que acarretam a ruptura e/ou impossibilitam a conclusão dos vínculos afetivos nas relações pedagógicas: idealizações e objetivos não atendidos, investimento emocional fracassado, pouca habilidade no saber conviver; Os mal-estares no cotidiano da escola: violência, indisciplina, drogas, desautorização, hostilidade, indiferença, preconceito e fracasso; Implicações do desgaste emocional na vida escolar: angústia, ansiedade, insegurança, medo, estresse, depressão, esgotamento profissional, adoecimento e desistência psicológica e/ou física..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Antônio Igo Barreto Pereira - Coordenador / Alcione Maria Groff - Integrante.
2012 - 2016
O esfacelamento da autoridade docente e suas implicações na produção da violência escolar
Descrição: O extremo da deslegitimação e/ou anulação da autoridade docente pode ser identificado quando o aluno usa de violência física contra o professor. Quando se chega a esse ponto é porque já foram rompidos todos os laços e possibilidade da relação de autoridade entre professor e aluno, e a violência se impõe como uma outra forma de comunicação, diferente da tradição e da autoridade em seus sentidos originais. Ao levar em consideração essa possibilidade, da violência escolar como resultado da desautorização docente, estruturei o projeto em torno da seguinte questão problematizadora: ?Que percepções e experiências de autoridade são vividas atualmente entre professores e alunos na relação pedagógica e quais suas implicações na produção da violência escolar??. Para pesquisar o problema formulado estabeleci como objetivo geral ?investigar a configuração da autoridade docente em uma instituição de educação básica procurando identificar seus elementos estruturantes, suas rupturas e seus reflexos no surgimento da violência escolar.? Como fundamentação teórica, serão utilizadas às contribuições de Arendt (2000), Sennett (2001 e 2004), Adorno (1995) e Freud (2010 e 2011) que explicam os meandros das relações humanas na contemporaneidade e apontam pistas para entender a formação, a sustentação e o esfacelamento da autoridade. A pesquisa se delineará como exploratória e terá uma abordagem quantitativo-qualitativa, permitindo a busca de uma maior confluência de resultados, a explicitação de diferentes aspectos do tema, a informação de possíveis contradições e diferentes perspectivas e o fornecimento de um grande número de dados para estudo. Os instrumentos de coleta de dados serão o questionário, a entrevista semiestruturada e a observação in loco. Os sujeitos principais serão professores e alunos da educação básica de uma escola pública do município de Rio Branco-AC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Estudos sobre violência escolar
Descrição: A ação de extensão proposta nesse projeto corresponde a um ciclo de debates e reflexões sobre o tema "violência na escola? com a participação de alunos de licenciatura (da UFAC ou de outras instituições de ensino superior) e de profissionais que lidam direta e/ou indiretamente com esse fenômeno (professores das redes pública e privada, policiais escolares, assistentes sociais, psicólogos, e outros). Os encontros acontecerão semanalmente, todas as quintas-feiras, no período de 10 de agosto a 28 de setembro de 2017. As atividades serão realizadas em formato de grupo de estudo, com leituras e discussões de obras, debates, exposições orais, produções individuais e em grupos, análise de filmes e documentários.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Antônio Igo Barreto Pereira - Coordenador.
2016 - 2017
Estudos sobre conflitualidade e violência escolar
Descrição: As ações de extensão propostas aqui correspondem à realização de formações sobre o tema ?conflitos interpessoais e violência na escola? para alunos de licenciatura da UFAC e de outras instituições de ensino superior e para professores das redes pública e privada de Rio Branco/AC. A primeira ação será um minicurso de 20h para 30 participante, oferecido na XIX Semana de Educação da UFAC (de 24 à 27/10/2016), e a segunda ação será um curso de 60h para 40 participantes, oferecido ao longo do 2º/2016 (de 31/10/2016 à 26/04/2017). As atividades serão realizadas em grupo de estudo, com leituras e discussões de obras, debates, exposições orais, produções individuais e em grupos, análise de filmes e documentários, trabalhos práticos, pesquisas, entre outras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Antônio Igo Barreto Pereira - Coordenador / Alcione Maria Groff - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Impulso (Piracicaba)
2017 - Atual
Periódico: Revista Educação Unisinos
2018 - Atual
Periódico: Atos de Pesquisa em Educação (FURB)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Aprovação em Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da carreira do Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Edital nº 01/2010, na área de PEDAGOGIA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC).
2010
Aprovação em Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da carreira do Magistério Superior, Edital nº 01/2010, na área de HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Universidade Federal do Acre (UFAC).
2008
Aprovação em Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da carreira do Magistério Superior, Edital nº 05/2008, na área de PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, Universidade Federal do Acre (UFAC).
2005
Aprovação em Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da carreira do Magistério Superior, Edital nº 06/2005, na área de DIDÁTICA, Universidade Federal do Acre (UFAC).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, A. I. B.2017PEREIRA, A. I. B.; PONTES JUNIOR, A. C. F. ; NASCIMENTO, F. G. M. ; BENEDETTI, T. R. . Inteligências Múltiplas de Gardner e o perfil dos docentes do Mestrado Profissional em Ciências e Matemática/UFAC. SOUTH AMERICAN JOURNAL OF BASIC EDUCATION, TECHNICAL AND TECHNOLOGICAL, v. 4, p. 41-49, 2017.

2.
PEREIRA, A. I. B.2014 PEREIRA, A. I. B.; BLUM, V. L. . Poder, resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunos. Revista de Educação Pública, v. 23, p. 739-757, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA, A. I. B.. Saberes e práticas docentes no enfrentamento da (in)disciplina escolar. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 204p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, A. I. B.. As instituições educacionais e o disciplinamento dos corpos na perspectiva foucaultiana. In: José Leite dos Santos Neto. (Org.). Um horizonte chamado educação: perspectivas e caminhos. 1ed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2013, v. , p. 133-143.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, A. I. B.. Violência contra educadores: para além da superficialidade das informações e fatos. Boletim GEPED - PIBIC/UFAC, Rio Branco-AC, , v. 24, p. 02 - 03, 01 set. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, A. I. B.; SOUZA, M. T. D. ; MARIN, Y. A. O. . Relato de experiência de utilização de jogos didáticos na sala de aula: a transformação da prática pedagógica no ensino de ciências. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte, 2018, Belém. VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte, 2018.

2.
PEREIRA, A. I. B.. A crise da autoridade educacional no mundo ocidental moderno: entre a falência do passado e a reconfiguração dos papéis de comando. In: IX Congresso Internacional de Teoria Crítica, 2014, Piracicaba-SP. IX Congresso Internacional de Teoria Crítica, 2014.

3.
PEREIRA, A. I. B.. Poder, resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunos. In: II SEMINÁRIO VIOLAR: Problematizando as juventudes na contemporaneidade, 2012, Campinas-SP. II SEMINÁRIO VIOLAR, 2012.

4.
PEREIRA, A. I. B.. (In)disciplina e resistência ao poder autoritário na escola. In: Seminário de Educação 2009, 2009, Cuiabá-MT. Seminário Educação 2009, 2009. p. 1518-4846.

5.
PEREIRA, A. I. B.. A (in)disciplina como instrumento de resistência ao poder disciplinador: uma perspectiva de análise das transgressões às normas escolares homogeneizadoras. In: V Simpósio sobre Trabalho e Educação, 2009, Belo Horizonte-MG. V Simpósio sobre Trabalho e Educação., 2009. p. 1807-5037.

6.
PEREIRA, A. I. B.. A disciplina na escola moderna: uma análise a partir do olhar foucaultiano. In: I Colóquio Nacional MIchel Foucault: Educação, Filosofia, História - Transversais, 2008, Uberlândia-MG. I Colóquio Nacional MIchel Foucault: Educação, Filosofia, História - Transversais, 2008. v. 1.

7.
PEREIRA, A. I. B.. As instituições educacionais e o disciplinamento dos corpos na perspectiva foucaultiana. In: Seminário de Educação 2008: 20 anos de Pós-graduação em Educação - Avaliação e perspectivas, 2008, Cuiabá-MT. Seminário Educação 2008 - 20 anos de Pós-Graduação em Educação: Avaliação e Perspectivas, 2008. p. 1518-4846.

8.
PEREIRA, A. I. B.. A (in)disciplina escolar no contexto histórico: dos jogos a democratização. In: IV Simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, Política e Educação, 2007, Minas Gerais. IV simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, Política e Educação, 2007. p. 1507-5037.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, A. I. B.. Poder, resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunos. In: II SEMINÁRIO VIOLAR: Problematizando as juventudes na contemporaneidade, 2012, Campinas-SP. II SEMINÁRIO VIOLAR, 2012.

2.
PEREIRA, A. I. B.. (In)disciplina escolar: o movimento de resistência ao poder disciplinador. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009. p. 1981-2566.

3.
PEREIRA, A. I. B.. (In)disciplina escolar: uma análise a partir dos saberes e práticas docentes. In: I Seminário de Integração da Graduação e da Pós-Graducação - UFMT, 2008, Cuiabá. I Seminário de Integração da Graduação e da Pós-Graducação -UFMT, 2008. p. 1984-0772.

4.
PEREIRA, A. I. B.. A disciplina na escola moderna: uma análise a partir do olhar foucaultiano. In: I Colóquio Nacional MIchel Foucault: Educação, Filosofia, História - Transversais, 2008, Uberlândia-MG. I Colóquio Nacional MIchel Foucault: Educação, Filosofia, História - Transversais, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, A. I. B.; SOUZA, M. T. D. ; MARIN, Y. A. O. . Relato de Experiência de utilização de jogos didáticos na sala de aula: a transformação da prática pedagógica no Ensino de Ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, A. I. B.; NASCIMENTO, F. G. M. . Teste do bafômetro: uma proposta para o ensino de equilíbrio a partir das inteligências múltiplas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PEREIRA, A. I. B.; NASCIMENTO, F. G. M. . As inteligências múltiplas no ensino de Química: algumas implicações. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PEREIRA, A. I. B.; SOUZA, M. T. D. ; SILVA, M. E. C. . A inclusão nas aulas de Química: o uso de jogos promovendo a interação na sala de aula com o auxílio do AEE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PEREIRA, A. I. B.; CUNHA, F. C. . Reflexões sobre a indisciplina escolar: uma abordagem sócio-interacionista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PEREIRA, A. I. B.; PIRES, P. A. G. ; CARVALHO, M. S. V. P. . O trabalho da temática água no ensino fundamental: as contribuições das teorias de Vygotsky e Ausubel. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
PEREIRA, A. I. B.; BENEDETTI, T. R. . Pontos convergentes entre as teorias da aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PEREIRA, A. I. B.; NASCIMENTO, F. G. M. . Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) de Gardner no Ensino de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PEREIRA, A. I. B.; PONTES JUNIOR, A. C. F. ; NASCIMENTO, F. G. M. ; BENEDETTI, T. R. . Inteligências Múltiplas de Gardner e o perfil dos docentes do Mestrado Profissional em Ciências e Matemática/UFAC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, A. I. B.. O que a indisciplina tem a dizer?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PEREIRA, A. I. B.. O que a indisciplina tem a dizer?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PEREIRA, A. I. B.. Alguns sentidos e representações dos conflitos escolares: a indisciplina e suas interfaces. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PEREIRA, A. I. B.. Poder, resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEREIRA, A. I. B.. (In)disciplina escolar: sentidos e representações dos comportamentos transgressores dos alunos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PEREIRA, A. I. B.. (In)disciplina escolar: o movimento de resistência ao poder disciplinador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PEREIRA, A. I. B.. (In)disciplina e resistência ao poder autoritário na escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PEREIRA, A. I. B.. A disciplina na escola moderna: uma análise a partir do olhar foucaultiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PEREIRA, A. I. B.. As instituições educacionais e o disciplinamneto dos corpos na perspectiva foucaultiana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PEREIRA, A. I. B.. A (in)disciplina escolar: uma análise a partir dos saberes e práticas docentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
PEREIRA, A. I. B.. A (in)disciplina escolar no contexto histórico: dos jogos a democratização. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, A. I. B.; NASCIMENTO, F. G. M. . Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) de Gardner no Ensino de Química. Rio Branco 2017 (Resumo Expandido).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, A. I. B.. Pesquisa e produção educacional: perspectivas para o Ensino de Ciências e Matemática. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PEREIRA, A. I. B.; BRANDAO, A. A. R. ; COSTA, D. M. F. . Autoridade docente e violência escolar. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, A. I. B.. Estudos sobre conflitualidade e violência escolar - Conflitos interpessoais e violência escolar: causas e formas de enfrentamento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PEREIRA, A. I. B.. Conflito interpessoal e violência na escola: causas e formas de enfrentamento. 2016. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREIRA, A. I. B.; SILVA, F. B.; ASSIS, M. M.. Participação em banca de Alyne Brandão Alves. Adolescência e sexualidade: estudo analítico descritivo dos discursos de alunos acerca de concepções e vivências em uma escola pública de Rio Branco-AC. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

2.
PEREIRA, A. I. B.; NICOLLI, A. A.; CASSIANI, S.. Participação em banca de Adriana Maria de Souza Silva. Tecnologias da informação e da comunicação e as implicações para os processos de formação de professores: quais sentidos podemos construir a partir da análise dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da Ufac?. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Acre.

3.
PEREIRA, A. I. B.; NICOLLI, A. A.; SILVA, F. A. R.. Participação em banca de Maria Tatiane Damasceno Souza. A importância do jogo como estratégia de motivação nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.

Qualificações de Mestrado
1.
PEREIRA, A. I. B.; GHINDINI, A. R.; RIZZATTI, I. M.. Participação em banca de Francisca Georgiana Martins do Nascimento. O ensino de Química e as Inteligências Múltiplas de Gardner. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.

2.
PEREIRA, A. I. B.; GHINDINI, A. R.; RIZZATTI, I. M.. Participação em banca de Tiago Rodrigues Benedetti. Percepções de impactos no rendimento em avaliações de estudantes a partir da aplicação de um curso de metodologia de estudo e aprendizagem. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.

3.
PEREIRA, A. I. B.; GRAEBNER, I. B.; PINHO, L. A.. Participação em banca de Vânia Maria Magalhães de Lira Teixeira. O Teatro Como Metodologia Facilitadora no Ensino e Aprendizagem de Química. 2018.

4.
PEREIRA, A. I. B.; PIRES, P. A. G.; FARIA, W. F.. Participação em banca de Maria do Socorro Alves macedo. O ensino de Ciências na educação de jovens e adultos do fundamental II em escolas de Rio Branco: desafios e possibilidades. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.

5.
PEREIRA, A. I. B.; FREITAS, F. E. L.; FREITAS, M. S.; TEIXEIRA, P. E. F.. Participação em banca de Wallisson Luís Henrique Clem. Avaliação e formulação de subsídios para a implementação do Programa Saúde na Escola (PSE) no município de Xapuri-AC. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.

6.
PEREIRA, A. I. B.; NICOLLI, A. A.; SILVA, F. A. R.. Participação em banca de Ete Feitosa de Oliveira. A prática pedagógica dos professores que atuam no ensino de Ciências: a realidade educacional da comunidade Santa Luzia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.

7.
PEREIRA, A. I. B.; NICOLLI, A. A.; CASSIANI, S.. Participação em banca de Maria Almeida de Souza. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta pedagógica no ensino de ciências: possibilidades e desafios. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.

8.
PEREIRA, A. I. B.; NICOLLI, A. A.; ODI, W.. Participação em banca de Breno Cavalcante Nascimento. O uso de tecnologias da informação e comunicação como ferramenta pedagógica: Como se configuram as práticas dos docentes que atuam nos cursos de Sistemas de Informação, em Rio Branco, Acre?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Acre.

9.
PEREIRA, A. I. B.; GROFF, Alcione Maria; NICOLLI, A. A.. Participação em banca de Maria Tatiane Damasceno Souza. Os jogos como estratégia de motivação no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. 2017.

10.
PEREIRA, A. I. B.; SILVA, F. B.; ASSIS, M. M.. Participação em banca de Alyne Brandão Alvez. Adolescência e sexualidade: estudo analítico descritivo dos discursos acerca de concepções e vivências em uma escola pública de Rio Branco. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, A. I. B.; GROFF, Alcione Maria; VERCOSA, P. S.. Participação em banca de Nágila Suely Junqueira dos Santos e Valdirene Pinto da Silva.Homoafetividade: a visão de alguns sujeitos da escola sobre as famílias homoafetivas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre.

2.
PEREIRA, A. I. B.; ARAUJO, N. R. S.. Participação em banca de Francisca Dias dos Santos e Isabel Ferreira da Silva.Memórias de vidas entrelaçadas pela profissão docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre.

3.
PEREIRA, A. I. B.; ARAUJO, N. R. S.. Participação em banca de Efigenia Silva de Lima e Francisco das Chagas Rebouço da Sil.Ensaios da identidade docente: vivência, formação e construção. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre.

4.
PEREIRA, A. I. B.; ARAUJO, N. R. S.. Participação em banca de Antônio Cosmo Pereira Lima e Francisco Vilanildo dos Santos.Narrativas autobiográficas de professores de zona rural: compreendendo a identidade docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre.

5.
PEREIRA, A. I. B.; ARAUJO, N. R. S.. Participação em banca de Arlindo Barboza De O. Neto e Francisco Marcos de Araújo Lira.Narrativas de uma identidade construída em escolas rurais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre.

6.
PEREIRA, A. I. B.; ARAUJO, N. R. S.. Participação em banca de Antonio Raimundo Araujo Victor e Antonio Ribeiro Santos.Processo de formação de professores de zona rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre.

7.
PEREIRA, A. I. B.; ARAUJO, N. R. S.. Participação em banca de Ana Clícia Santos da Silva Gomes e Clícia Santos da Silva.Relato de vida profissional docente: experiências na zona rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre.

8.
PEREIRA, A. I. B.; ARAUJO, N. R. S.. Participação em banca de Aldemira de Figueredo Costa e Francisco Domingo F. Monteiro.A importância do percurso acadêmico para a construção da identidade de dois docentes na educação do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre.

9.
PEREIRA, A. I. B.; ARAUJO, N. R. S.. Participação em banca de Adoarte Vieira Moraes e Dioneide Vieira Moraes.A trajetória docente: a experiência de dois professores da zona rural da comunidade São João ? Sena Madureira/AC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre.

10.
PEREIRA, A. I. B.; DANTAS, A. M. L.; VERCOSA, P. S.. Participação em banca de Ana Maria Leite de Oliveira e Ivaneide Dantas Barroso.Conhecendo e analisando a escola pública na perspectiva da Revista Educação no ano de 2017. 2018.

11.
PEREIRA, A. I. B.. Participação em banca de Mariah Fernanda Lucena Bandeira.Análise de projetos pedagógicos do primeiro ciclo de uma escola de rede filantrópica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre.

12.
PEREIRA, A. I. B.. Participação em banca de Jakeline Sá da Costa.Jogos e brincadeiras como facilitadores do processo de aprendizagem na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre.

13.
PEREIRA, A. I. B.. Participação em banca de Aldinéia Pereira de Oliveira e Tárcia Fernanda Maia de Souza.O olhar da sexualidade infantil na perspectiva dos professores da educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre.

14.
PEREIRA, A. I. B.. Participação em banca de Andréa Amorim Moreira e Fabrícia Santos de Souza Silva.As manifestações das Teorias Comportamentais da prática pedagógica dos professores nas escolas de educação infantil e ensino fundamental da cidade de Rio Branco. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre.

15.
PEREIRA, A. I. B.. Participação em banca de Lidiane Alves Moreno da Silva e Suzuane de Souza Moniz.Indisciplina escolar na perspectiva dos professores(as) de duas escolas de ensino fundamental da cidade de Rio Branco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEREIRA, A. I. B.; GROFF, Alcione Maria; ARAUJO, N. R. S.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, objeto do Edital nº 15/2018 - PROGRAD. Área: Psicologia da Educação. 2018. Universidade Federal do Acre.

2.
PEREIRA, A. I. B.; GROFF, Alcione Maria; BEZERRA, Maria de Lourdes Esteves. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, objeto do Edital nº 25/2018 - PROGRAD. Área: Psicologia da Educação. 2018. Universidade Federal do Acre.

3.
PEREIRA, A. I. B.; COSTA, D. M. F.; BRANDAO, A. A. R.; PESSOA, E. S.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, objeto do Edital nº 18/2017 - PROGRAD. Área: Psicologia Social e Políticas Públicas. 2017. Universidade Federal do Acre.

4.
PEREIRA, A. I. B.; PRADO, R. A. A.; SANTOS, M. L. G.; MELO, F. F. M.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, objeto do Edital nº 41/2017 - PROGRAD. Área: Psicologia Clínica/Psicologia Comportamental. 2017. Universidade Federal do Acre.

5.
PEREIRA, A. I. B.. Concurso Público para Contratação de Docentes, objeto do Edital nº 01/2016. Áreas: Pedagogia e Engenharia Ambiental. 2017. Instituto Federal do Acre.

6.
PEREIRA, A. I. B.; COSTA, D. M. F.; PALITOT, M. D.; ESTEVAM, I. D.. Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor Efetivo do Magistério Superior da Universidade Federal do Acre, objeto do Edital nº 04/2016 - PROGRAD. Área: PSICOLOGIA SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2016. Universidade Federal do Acre.

7.
PEREIRA, A. I. B.; PINTO, W. J.; MAGGI, L. E.; BORTOLINI, M. J. S.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, objeto do Edital nº 17/2016 ? PROGRAD. Área: BIOQUÍMICA. 2016. Universidade Federal do Acre.

8.
PEREIRA, A. I. B.; SILVA, R. F.; CARVALHO, C. A. C.; LIMA, A. A.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, objeto do Edital nº 26/2016 ? PROGRAD. Área: CIÊNCIA DOS ALIMENTOS. 2016. Universidade Federal do Acre.

9.
PEREIRA, A. I. B.; GROFF, Alcione Maria; BEZERRA, Maria de Lourdes Esteves. Concurso público para professor temporário Edital Nº03/2011 para a área de Psicologia da Educação. 2011. Universidade Federal do Acre.

10.
PEREIRA, A. I. B.. Pedagogo do processo seletivo para professor temporário e substituto. Edital 04/2011. 2011. Universidade Federal do Acre.

11.
PEREIRA, A. I. B.. Presidente da banca examinadora do processo seletivo para professor substitudo na área de Ensino da Matemática. 2007. Universidade Federal do Acre.

12.
PEREIRA, A. I. B.. Membro da banca examinadora do porcesso seletivo para o banco de professores na área de Didática (Programa de Formação de Professores para Educação Básica). 2007. Universidade Federal do Acre.

13.
PEREIRA, A. I. B.; ATAYDE, C. M.; ROCHA, K. S.; CALDERON, R. A.; FERES, R.. Pedagogo da Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para a área de Agrimensura / Desenho Técnico / Topografia / Fotogrametria / Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto. Edital nº 03/2006.. 2006. Universidade Federal do Acre.

14.
PEREIRA, A. I. B.; LANIS, C. P.; OLIVEIRA, F. C. V.; MENDES, J. C.. Pedagogo da Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para a área de Língua Espanhola e Respectivas Literaturas. Edital nº 03/2006. 2006. Universidade Federal do Acre.

Outras participações
1.
PEREIRA, A. I. B.; GROFF, Alcione Maria. Avaliação de desempenho do estágio probatória da docente GABRIELA MARIA DE OLIVEIRA CODINHOTO. 2017. Universidade Federal do Acre.

2.
PEREIRA, A. I. B.; GROFF, Alcione Maria. Avaliação de desempenho do estágio probatório da docente GEISA CRISTINA BATISTA. 2017. Universidade Federal do Acre.

3.
PEREIRA, A. I. B.; POJO, E. C.; WALKER, M. R.. Membro da comissão de seleção para monitores do Curso de Pedagogia. 1º semestre/2006. 2006. Universidade Federal do Acre.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2ª Semana Acadêmica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. 2018. (Outra).

2.
1ª Semana Acadêmica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. 2017. (Seminário).

3.
1º Seminário Arte e Educação: Experiências de Transformação. 2017. (Seminário).

4.
II Encontro do ForPARFOR Norte. 2017. (Encontro).

5.
XIX Semana de Educação e I Seminário de Estudos e pesquisas em Política, Gestão, Trabalho e formação Docente. 2016. (Seminário).

6.
I Colóquio de Psicologia da Educação, Neurociências e Cognição da UFAC. 2014. (Encontro).

7.
I Semana de Psicologia da UFAC. 2014. (Encontro).

8.
IX Congresso Internacional de Teoria Crítica. A crise da autoridade educacional no mundo ocidental moderno: entre a falência do passado e a reconfiguração dos papéis de comando. 2014. (Congresso).

9.
I Seminário de Pós-Graduação e Inovação do estado do Acre. 2013. (Seminário).

10.
V Seminário de Dissertações e Teses do PPGE/UFSCar.O esfacelamento da autoridade docente e suas implicações na produção da violência escolar. 2013. (Seminário).

11.
Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar. 2012. (Outra).

12.
Desconstruindo a violência na escola: o que a realidade da escola básica traz à universidade e o que a Universidade tem a contribuir com a escola básica.. 2012. (Outra).

13.
II SEMINÁRIO VIOLAR: problematizando as juventudes na contemporaneidade.Poder, Resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunos. 2012. (Seminário).

14.
VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica: Desafios na era digital. 2012. (Congresso).

15.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. (In)disciplina escolar: o movimento de resistência ao poder disciplinador. 2009. (Congresso).

16.
Seminário Educação 2009 - UFMT.(In)disciplina e resistência ao poder autoritário na escola. 2009. (Seminário).

17.
I Colóquino Nacional Michel Foucault: Educação, Filosofia, História - Transversais.A disciplina na escola moderna: uma análise a partir do olhar foucaultiano. 2008. (Outra).

18.
I Seminário de Integração da Iniciação Científica e da Pós-Graduação.A (in)disciplina escolar: uma análise a partir dos saberes e práticas docentes. 2008. (Seminário).

19.
Seminário de Educação 2008 (16ª edição): 20 anos de Pós-graduação em Educação - Avaliação e perspectivas.As instituições educacionais e o disciplinamneto dos corpos na perspectiva foucaultiana. 2008. (Seminário).

20.
IV Simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, Política e Educação.A (in)disciplina escolar no contexto histórico: dos jogos a democratização. 2007. (Simpósio).

21.
I Semana de Educação Matemática do Acre. 2003. (Outra).

22.
IV Congresso de Atividade Fìsica de Rondônia. 2001. (Congresso).

23.
Fórum de Educação Especial das Instituições de Ensino Superior - Instalação do Fórum de Educação Especial na UFAC.. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, A. I. B.. 2ª Semana Acadêmica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. 2018. (Outro).

2.
PEREIRA, A. I. B.. VII Semana de Filosofia: Filosofia contemporânea em suas diferentes áreas. 2017. (Outro).

3.
MACHADO, T. M. R. ; PEREIRA, A. I. B. ; COSTA, A. L. O. ; SANTOS, A. R. ; DAMASCENO, E. A. ; GROTTI, G. L. ; CABRAL, G. G. ; MELO, L. F. ; VERCOSA, P. S. ; SANTOS, T. C. ; PESSOA, V. I. F. . XIX Semana de Educação e I Seminário de Estudos e Pesquisas em Política, Gestão, Trabalho e Formação Docente. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Danielly Franco de Matos. A inversão metodológica como processos de ensino e aprendizado na formação continuada para docentes de química do ensino médio. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre. (Orientador).

2.
Carlos Eduardo da Silva. O ensino de arte no município de rio branco: mapeamento da realidade, políticas educacionais e práticas artísticas interdisciplinares nas escolas públicas municipais de Rio Branco, Acre. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Acre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Anderson Vale da Rocha. A escola de tempo integral: mudanças na prática docente. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Acre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Fabrício Costa da Cunha. Sequência didática a luz da aprendizagem significativa de Ausubel para o Ensino de Ciências nos anos iniciais: novas possibilidades para aprendizagem. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre. (Orientador).

5.
Tiago Rodrigues Benedetti. Neuropedagogia aplicada ao contexto escolar do ensino médio: quando o aluno se torna estudante. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre. (Orientador).

6.
Francisca Georgiana Martins do Nascimento. Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) de Gardner no Ensino de Química. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raquel Silva Leal. O brincar e suas contribuições para o desenvolvimento global da criança na educação infantil. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Raylane Farias Monteiro. Convivência respeitosa na escola: avaliando o clima escolar e favorecendo melhorias nas relações interpessoais em uma instituição pública de ensino fundamental II de Rio Branco-AC. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. (Orientador).

2.
Brenda Wendy do Nascimento Rocha. Convivência respeitosa na escola: avaliando o clima escolar e favorecendo melhorias nas relações interpessoais em uma instituição pública de ensino fundamental II de Rio Branco-AC. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. (Orientador).

3.
Ana Karolyne Alves dos Prazeres. Convivência respeitosa na escola: avaliando o clima escolar e favorecendo melhorias nas relações interpessoais em uma instituição pública de ensino fundamental II de Rio Branco-AC. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Tatiane Damasceno Souza. Aprender jogando na disciplina de Ciência com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre, . Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria das Graças B. Guimarães e Marilene Melo dos S. Costa. O brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças de 4 e 5 anos nas escolas de Educação Infantil do municipais de Cruzeiro do Sul.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Faculdade Euclides da Cunha. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

2.
Marluce de Lima Silva e Maria Valderlis Costa de Souza. A ludicidade como coadjuvante no desenvolvimento e aprendizagem da criança. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Faculdade Euclides da Cunha. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

3.
Ana Maria M. de França e Maria de Nazaré S. de Messia. Brincando na Educação Infantil: o faz de conta nas brincadeiras de crianças de 2 a 5 anos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Faculdade Euclides da Cunha. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

4.
Maria da Silva Coelho e Maria Alcinaide Galvão de Matos. A importância de brincar na Educação Infantil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Faculdade Euclides da Cunha. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

5.
Arlene Maria Souza da Silva e Maria Izadoria Borges de Souza. Do desenho à diversão: a arte na Educação Infantil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Faculdade Euclides da Cunha. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

6.
Ana Paula Muniz Mesquita e Francisca Oliveira da Conceição. O lúdico no processo de desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Faculdade Euclides da Cunha. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

7.
Francislene Rosas da Silva e Maria da Glória H. Nascimento. O Projeto Político Pedagógico na Gestão democrática de uma escola de Ensino Fundamental localizada no município de Cruzeiro do Sul. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Gestora) - Faculdade Euclides da Cunha. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

8.
Eliana Medeiros Bandeira. Tecnologia e Educação: computador e internet nas escolas. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Gestora) - Faculdade Euclides da Cunha. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

9.
Ozelina Ana Pereira da Silva e Juliana do Carmo Rodrigues. A importância da leitura e da escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Gestora) - Faculdade Euclides da Cunha. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

10.
José de Lima Queiroz e Maria Vânia Oliveira Silva. Gestão escolar participativa e planejamento coletivo: possíveis caminhos para a democratização das instituições educacionais. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Gestora) - Faculdade Euclides da Cunha. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

11.
Sebastiana do N. Silva e Maria Francisca R. de Oliveira. A Educação de Jovens e Adultos (EJA): um instrumento de emancipação e reintegração social de alunos com defasagem idade-série. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Gestora) - Faculdade Euclides da Cunha. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

12.
Eugênio Moura da Costa e Pedro Henrique de Almeida Melo. Autonomia da escola e gestão participativa. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Gestora) - Faculdade Euclides da Cunha. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jéssica Sandra Barbosa Melo e Tamires Lopes Teixeira. Violência escolar no Brasil: um breve levantamento de pesquisas recentes (2012-2016). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

2.
Alziene de Souza Maia e Eucimar Rodrigues dos Santos Barbosa. Trajetória profissional de professores de zona rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

3.
Creuziane Silva de Souza e Francinelde Lopes Dias. A construção da identidade docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

4.
Antônia Graciele Vicente Rodrigues e Eliete Leite Xavier. A identidade profissional de educadoras que trabalham em escolas da zona rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

5.
Ênio Cordeiro dos Passos e Jocenildo de Freitas Ramos. A construção profissional de professores de turmas multisseriadas na zona rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

6.
Elivania Pinheiro Silva e Gabrielle Gerônimo C. de Souza. Experiência de vida e de formação profissional docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

7.
Angelita do Nascimento Pontes e Antonio Márcio S. Nascimento. Professores do campo: autobiografia de educadores que trabalham em escolas rurais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

8.
Alzerina dos Santos de Lima e Imaculada Alves Pinto de Lima. Como me tornei professora: a história oral de duas docentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

9.
Fabiana Vieira da Silva e José Aparecido Vasconcelos Souza. Trajetória de vida, de escolarização e de formação profissional de professores da zona rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (Parfor)) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

10.
Priscila Araújo De Souza e Valéria Lima Vale. O imaginário social da violência escolar presente nos comentários de matérias divulgadas nas páginas de facebook de jornais do Acre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

11.
Josiane Pontes da Silva. O fenômeno Bullying na perspectiva docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

12.
Breina Nogueira Maia e Francisléia da Silva Chaves. Bullyng na escola e as consequências para o processo educativo.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

13.
Ronegildo de Souza Silva. A relação dialógica: O elo entre o professor e a família de seus alunos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

14.
José Nildo R. do Nascimento e Maria da Glória Nascimento. As contribuições da equipe pedagógica da Escola João Kubitschek aos professores de 1ª a 4ª séries. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

15.
Jerre Maciel de Souza e Maria Domingos Ramos. Os jogos no ensino da Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

16.
José Gerson Marques Martins e Elivalter da Costa Souza. Transposição Didática: um desafio no exercício da docência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

17.
Vania Barbosa da Silva e Vladimir Andrades Rodrigues. Concepções Freirianas sobre a importância da educação popular na construção da identidade humana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

18.
Arnóbio Souza Ribeiro e Calile de Melo Sarah Neto. O fracasso escolar sob a ótica dos docentes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

Iniciação científica
1.
Valéria Lima Vale. O imaginário social da violência escolar divulgada nas redes sócias digitais de amplo acesso na cidade de Rio Branco/AC. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

2.
Priscila Araújo de Souza. O representação social da violência escolar veiculada na TV e em jornais digitais da cidade de Rio Branco/AC. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre, ufac. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

3.
Danna Janaina Anute Brito. A violência escolar retratada nas redes sociais digitais: representações e significados das notícias, vídeos, mensagens e comentários publicados no Facebook, no Youtube e no Twitter sobre violência envolvendo sujeitos escolares em Rio Branco-AC entre 2011 e 2015. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Federal do Acre, Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

4.
Heroilson da Silva Moraes. A violência escolar retratada nos jornais: representações e significados das notícias de violência envolvendo sujeitos escolares em Rio Branco-AC veiculadas pela imprensa entre 2011 e 2015. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

5.
Nathielle Nagle Melo dos Santos. A violência escolar retratada na TV: representações e significados das notícias televisionadas de violência envolvendo sujeitos escolares em Rio Branco-AC entre 2011 e 2015. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Acre, Universidade Federal do Acre. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

6.
Maria de Fátima Guimarães Vieira. (In)disciplina escolar na perspectiva de alunos da educação básica. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
Miriã da Silva Gomes. Monitoria da disciplina Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem II. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Acre, ufac. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

2.
Raquel Andrade dos Santos. Monitoria da disciplina Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem II. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Acre, ufac. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.

3.
Tayara Pereira de Souza da Silva. Monitoria da disciplina Psicologia da Educação. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Acre, ufac. Orientador: Antônio Igo Barreto Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PEREIRA, A. I. B.2017PEREIRA, A. I. B.; PONTES JUNIOR, A. C. F. ; NASCIMENTO, F. G. M. ; BENEDETTI, T. R. . Inteligências Múltiplas de Gardner e o perfil dos docentes do Mestrado Profissional em Ciências e Matemática/UFAC. SOUTH AMERICAN JOURNAL OF BASIC EDUCATION, TECHNICAL AND TECHNOLOGICAL, v. 4, p. 41-49, 2017.

2.
PEREIRA, A. I. B.2014 PEREIRA, A. I. B.; BLUM, V. L. . Poder, resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunos. Revista de Educação Pública, v. 23, p. 739-757, 2014.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, A. I. B.. Violência contra educadores: para além da superficialidade das informações e fatos. Boletim GEPED - PIBIC/UFAC, Rio Branco-AC, , v. 24, p. 02 - 03, 01 set. 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, A. I. B.. (In)disciplina escolar: sentidos e representações dos comportamentos transgressores dos alunos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, A. I. B.. Alguns sentidos e representações dos conflitos escolares: a indisciplina e suas interfaces. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEREIRA, A. I. B.. O que a indisciplina tem a dizer?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PEREIRA, A. I. B.. O que a indisciplina tem a dizer?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PEREIRA, A. I. B.; NASCIMENTO, F. G. M. . Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) de Gardner no Ensino de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, A. I. B.; PONTES JUNIOR, A. C. F. ; NASCIMENTO, F. G. M. ; BENEDETTI, T. R. . Inteligências Múltiplas de Gardner e o perfil dos docentes do Mestrado Profissional em Ciências e Matemática/UFAC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, T. M. R. ; PEREIRA, A. I. B. ; COSTA, A. L. O. ; SANTOS, A. R. ; DAMASCENO, E. A. ; GROTTI, G. L. ; CABRAL, G. G. ; MELO, L. F. ; VERCOSA, P. S. ; SANTOS, T. C. ; PESSOA, V. I. F. . XIX Semana de Educação e I Seminário de Estudos e Pesquisas em Política, Gestão, Trabalho e Formação Docente. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 12:57:15