Maria Francisca Mendes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3994569625172055
  • Última atualização do currículo em 23/04/2013


Graduou-se em Serviço Social pela UFRJ em 1982. Concluiu a Especialização em Educação Infantil em 1999 e o Mestrado em Educação em 2007, ambos pela PUC-Rio. Foi professora da rede privada de ensino no período de 1978 a 2002. Há 26 anos atua como professora regente em escolas públicas do município do Rio de Janeiro, assumindo turmas do Primeiro Ciclo de Alfabetização. Como dinamizadora, participa regularmente de eventos e seminários da rede; e apresenta trabalhos em seminários, encontros e congressos locais e nacionais na área da Educação. Participou como tutora do Proinfantil (Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil). Atualmente cursa o Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e é professora regente de Sala de Leitura. Seus estudos priorizam a formação de professores cujas temáticas envolvem currículo, alfabetização, escrita de professores, diários de aula, cotidiano escolar, infância e narrativas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Francisca Mendes
Nome em citações bibliográficas
MENDES, M. F.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Municipal Luiz Delfino.
Rua Marquês de São Vicente, 238
Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22744696


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Narrativas de professores em processo de formação (com)tinuada: de escrever as e inscrever-se nas práticas cotidianas,
Orientador: Carmen Vidal Perez.
Palavras-chave: escritas de professores; formação continuada; memoriais de formação; narrativas; professora pesquisadora; prática docente cotidiana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Escrita de professores.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Práticas, narrativas e reflexões no diário de uma professora de alfabetização,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Sonia Kramer.
Palavras-chave: diários de aula; alfabetização; escritas de professores.
1998 - 1999
Especialização em Especialização em Educação Infantil. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.
1989 - 1990
Especialização em Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 390h).
Universidade Estácio de Sá.
2012
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1979 - 1982
Graduação em Serviço Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Formação Complementar


2008
Formação Professores Regentes de Apoio Pedagógico. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
2007 - 2007
Ciclos de Formação. (Carga horária: 12h).
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
2004 - 2004
Curso de Atualização de Professores. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
1997 - 1997
Pré-escola, Alfabetização e Escola Natural 1ª a 4ª. (Carga horária: 52h).
Instituto Educacional Stella Maris.
1996 - 1996
Curso à distância - Multieducação. (Carga horária: 72h).
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
1993 - 1993
Avaliação Escolar no Processo Educacional. (Carga horária: 20h).
Organização Mundial de Educação Pré-Escolar.
1985 - 1985
Estudos Sociais, Ciências, Geometria Montessoriana. (Carga horária: 15h).
Organização Brasileira de Atividades Pedagógicas.
1984 - 1984
Atualização Pedagógica para Infantil e Pré. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Moji Mirim.
1979 - 1980
Curso de Estudos Adicionais de 2º grau. (Carga horária: 890h).
Instituto de Educação do Rio de Janeiro.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor bolsista, Carga horária: 22
Outras informações
O Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil PROINFANTIL é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal e destina-se aos profissionais que atuam em sala de aula da educação infantil, nas creches e pré-escolas das redes públicas. O Proinfantil é uma parceria do Ministèrio da Educação com estados e municípios interessados, sob a coordenação pedagógica da UFRJ.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20


Escola Parque, ESCOLA PARQUE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professora do ensino privado, Enquadramento Funcional: Professora de 2ª série, Carga horária: 22


Escola Municipal Luiz Delfino, EMLD, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Professora do ensino público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 22


E.M. Almirante Tamandaré, E.M., Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: Professora do Município do Rio, Enquadramento Funcional: Professora de alfabetização, 1ª e 2ª séries, Carga horária: 22


E.M. Lavínia de O. E. Doria, E.M., Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: Professora do Município do Rio, Enquadramento Funcional: Professora de 2ª e 3ª séries, Carga horária: 22


Escola Municipal Ivete Vargas, E.M., Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Professora do Município do Rio, Enquadramento Funcional: Professora de alfabetização, Carga horária: 15


Instituto Educacional Stella Maris, SEIAS, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1987
Vínculo: Professora do ensino privado, Enquadramento Funcional: Professora de pré-escolar, Carga horária: 22


Jardim Escola Magnus, JEM, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1998
Vínculo: Coordenadora do ensino privado, Enquadramento Funcional: Coordenadora de pré-escolar, Carga horária: 22

Vínculo institucional

1993 - 1998
Vínculo: Coordenadora do ensino privado, Enquadramento Funcional: Coordenadora de pré-escolar, Carga horária: 22

Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: professora do ensino privado, Enquadramento Funcional: professora de alfabetização, Carga horária: 22

Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: Professora do ensino privado, Enquadramento Funcional: Professora de alfabetização, Carga horária: 22

Vínculo institucional

1978 - 1982
Vínculo: Professora do ensino privado, Enquadramento Funcional: Professora de pré-escolar, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2004 - 2007
Crianças e adultos em diferentes contextos: a infância, a cultura contemporânea e a educação

Descrição: A pesquisa tem como objetivo conhecer e compreender interações entre crianças e adultos em creches, escolas de educação infantil e de ensino fundamental que têm turmas de educação infantil. As questões privilegiadas pelo estudo estão relacionadas à identidade, diversidade e autoridade. . Serão pesquisadas creches, escolas de educação infantil e escolas de ensino fundamental onde funcionam turmas de educação infantil públicas e privadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Francisca Mendes - Integrante / Sonia Kramer - Coordenador / Patrícia Corsino - Integrante / Maria Fernanda Resende Nunes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
Prêmio Anísio Teixeira: Educação como Estratégia de Inclusão, Centro de Referência da Educação Publica.
1984
Aprovação em concurso público, Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MENDES, M. F. . Aprendendo a ser professora: lembranças e reflexões de uma prática alfabetizadora. In: Anelise Monteiro do Nascimento. (Org.). Educação Infantil e ensino fundamental: contextos, práticas e pesquisa. 1ed.Seropédica: EDUR e Nau Editora, 2011, v. 4, p. 167-185.

2.
MENDES, M. F. . Das palavras minhas à palavra outra: escritas memorialísticas de professores em processo de formação continuada. In: Maria Teresa de Assunção Freitas. (Org.). A responsividade bakhtiniana: na educação, na estética e na política. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011, v. , p. 278-281.

3.
MENDES, M. F. . A educação como estratégia de inclusão: desafios para a educação. In: Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro. (Org.). Prêmio Anísio Teixeira - Coletânea de Monografias - 2002. 1ªed.Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação, 2003, v. , p. 41-72.

4.
MENDES, M. F. . Acolhida. In: Maria Isabel Leite. (Org.). Ata e desata: partilhando uma experiência de formação continuada. 1ªed.Rio de Janeiro: Ravil Editora e Recursos Audio Visuais Ltda., 2002, v. , p. 20-21.

5.
MENDES, M. F. . Sexualidade: continuando o percurso. In: Maria Isabel Leite. (Org.). Ata e desata: partilhando uma experiência de formação continuada. 1ªed.Rio de Janeiro: Ravil Editora e Recursos Audio Visuais Ltda., 2002, v. , p. 67-72.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MENDES, M. F. . Um olhar sobre os princípios do manifesto 2000. Boletín del Proyecto Interinstitucional DDHH JUNTOS, Bolivia, p. 11 - 18, 01 mar. 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDES, M. F. . As múltiplas possibilidades de encontro: pensando uma escola para além de seus muros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MENDES, M. F. . Professorapesquisadora: o cotidiano como dimensão da formação docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MENDES, M. F. . Memoriais e projetos de estudos na trajetória de formação dos professores: quando escrever é inscrever-se. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MENDES, M. F. ; PEREZ, C. V. . Em foco: a formação da professorapesquisadora de seu fazersaber - uma opção político-epistemológica de formação continuada de professoras da educação básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MENDES, M. F. ; PEREZ, C. V. . A palavra como ato político: da responsabilidade e responsividade no trabalho com o cotidiano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MENDES, M. F. . Memoriais de formação: narrar-se professor a partir dos saberes cotidianos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MENDES, M. F. . Da criança em mim: escrita memorialística de professores de creche em formação continuada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MENDES, M. F. . De escrever e narrar-se professor: reflexividade sobre saberes cotidianos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MENDES, M. F. . Aprendizagens e Intervenções Pedagógicas: Múltiplas Possibilidades de Relações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MENDES, M. F. . Ciclos, aprendizagens e intervenções pedagógicas: múltiplas possibilidades de relações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MENDES, M. F. . Memórias, narrativas e reflexões de uma prática alfabetizadora. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MENDES, M. F. . Sobre Viver e Aprender. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MENDES, M. F. . Reflexões sobre uma prática: e quando o outro é você mesma?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MENDES, M. F. . As marcas de uma escrita tecida nas tramas cotidianas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MENDES, M. F. . Práticas, narrativas e reflexões no diário de uma professora de alfabetização. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MENDES, M. F. . Um caso de amor com a Rocinha. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MENDES, M. F. . O diário de uma professora: análise de experiências culturais em alfabetização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MENDES, M. F. . Relato de Experiência em Alfabetização na Rede Pública do Rio de Janeiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MENDES, M. F. . Educação Escolar e Direitos Humanos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MENDES, M. F. . BRAITH, Beth. Bakhtin - conceitos-chave. Rio de Janeiro: Revista Educação Online - Puc-Rio, 2006 (Resenha de livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENDES, M. F. . Fórum de formação em Educação Infantil. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação - SIRSSE. Memoriais de formação: narrar-se professor a partir dos saberes cotidianos. 2011. (Congresso).

2.
Congresso Infâncias - Brinquedos de ontem e hoje. Da criança em mim: escrita memorialística de professores de creche em formação continuada. 2011. (Congresso).

3.
I Seminário Currículos, cotidianos, culturas e formação de educadores.De escrever e narrar-se professor: reflexividade sobre saberes cotidianos. 2011. (Seminário).

4.
I EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos.Das palavras minhas à palavra outra: escritas memorialísticas de professores em processo de formação continuada. 2011. (Encontro).

5.
IV Encontro Estadual de Formação Proinfantil. 2011. (Encontro).

6.
V Encontro Estadual de Formação Proinfantil. 2011. (Encontro).

7.
III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Aprendizagens e Intervenções Pedagógicas: Múltiplas Possibilidades de Relações. 2010. (Congresso).

8.
IV Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica. Memórias, narrativas e reflexões de uma prática alfabetizadora. 2010. (Congresso).

9.
32º Congresso Internacional de IBBY. Sobre Viver e Aprender. 2010. (Congresso).

10.
XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Ciclos, aprendizagens e intervenções pedagógicas: múltiplas possibilidades de relações. 2010. (Encontro).

11.
III Encontro Estadual de Formação Proinfantil. 2010. (Encontro).

12.
II Encontro Estadual de Formação Proinfantil. 2010. (Encontro).

13.
Curso de Graduação em Educação da PUC-Rio.Alfabetização: dilemas e perspectivas. 2010. (Outra).

14.
Faculdade de Educação da UFRRJ.Alfabetização: desafios e diálogos. 2010. (Outra).

15.
UFRJ - Grupo de Estudos do Proinfantil.Desafios do trabalho de tutoria no Proinfantil. 2010. (Outra).

16.
17º Congresso de Leitura do Brasil. As marcas de uma escrita tecida nas tramas cotidianas. 2009. (Congresso).

17.
V Seminário Internacional: As redes de conhecimento e as tecnologias: os outros como legítimo OUTRO."Reflexões sobre uma prática: e quando o outro é você mesma?". 2009. (Seminário).

18.
VI Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas.Práticas Pedagógicas no Cotidiano da Escola. 2009. (Simpósio).

19.
Disciplina Metodologia do ensino da Língua Portuguesa - Graduação de Pedagogia PUC-Rio.Livros didáticos de língua portuguesa no Ensino Fundamental: como escolher?. 2009. (Outra).

20.
Curso de Graduação em Educação - PUC-Rio.Alfabetização em movimento. 2009. (Outra).

21.
II Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Práticas, narrativas e reflexões no diário de uma professora de alfabetização. 2008. (Congresso).

22.
I Seminário Integrado de Educação da 2ª CRE - Reflexões sobre Práticas Curriculares da Escola do Século XXI. 2008. (Seminário).

23.
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - Curso de Pedagogia da PUC-Rio.Livros Didáticos no Ensino Fundamental. 2008. (Outra).

24.
7ª Reunião de Formação Continuada do Centro de Educação Infantil Jabuti.Registro, espaço de narrativa e ressignificação da prática docente. 2008. (Outra).

25.
Grupo de Pesquisa Educação da Infância de 0 a 10 anos: a experiência de ser criança nas instituições educacionais - UFRRJ.Práticas, narrativas e reflexões no diário de uma professora de alfabetização. 2008. (Outra).

26.
Curso de Graduação em Pedagogia do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ.Cotidiano de uma turma de alfabetização. 2008. (Outra).

27.
Grupo de Pesquisa.Ciclos na Rede Pública. 2008. (Outra).

28.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.Múltiplas linguagens e educação. 2008. (Outra).

29.
VI Seminário de Educação Infantil.Qual Matemática na Educação Infantil?. 2007. (Oficina).

30.
Curso de Educadores Infantis.Desenvolvimento Infantil segundo Piaget e Vigotsky. 2007. (Outra).

31.
Metodologia das Ciências Sociais - Curso de Pedagogia da PUC-Rio.Ciência, História e Geografia nos PCN do Ensino Fundamental. 2007. (Outra).

32.
Educação Brasileira - Curso de Pedagogia PUC-Rio.Alfabetização nas séries iniciais da educação fundamental. 2007. (Outra).

33.
VI EDUCERE - Congresso Nacional de Educação PUCPR. "O diário de uma professora: análises de experiências culturais em alfabetização". 2006. (Congresso).

34.
I Seminário de Capacitação de Gestores e Profissionais em Síndrome de Down. 2006. (Seminário).

35.
XIII ENDIPE."Um caso de amor com a Rocinha". 2006. (Encontro).

36.
Família e Escola - Integração, Cultura e Arte. 2006. (Encontro).

37.
Organização Escolar - Curso de Pedagogia - PUC-Rio.Trabalho com Projetos em Alfabetização. 2006. (Outra).

38.
Prática de Ensino na Escola Fundamental - Curso de Pedagogia PUC-Rio.O cotidiano da alfabetização. 2006. (Outra).

39.
Seminário dos 40 anos de Pós-Graduação em Educação na PUC-Rio. 2005. (Seminário).

40.
Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro.Inclusão: uma questão de cidadania. 2004. (Encontro).

41.
Creche Edelweiss. Teorias do conhecimento , Os processos de aquisição da língua materna , Um mundo de leitura e escrita e Projetos de trabalho na alfabetização . 2004. (Outra).

42.
Seminário Nacional de Educação Infantil.Seminário Nacional de Educação Infantil - XIV Reunião do Movimento Interfóruns de Educação Infantil (MIEIB). 2002. (Seminário).

43.
Educação Matemática. 2002. (Oficina).

44.
Coerência e Coesão. 2002. (Oficina).

45.
Ecologia social: criança e cidadania. 2001. (Oficina).

46.
1ª Jornada Pedagógica do Campus Tom Jobim.Atividades Lúdicas na Matemática. 2001. (Oficina).

47.
Educação para Todos - O Desafio do Terceiro Milênio. 2000. (Congresso).

48.
Momento Atual - Cursos Livres.Oficina Piaget, Freinet e Vygotsky: As contribuições para uma prática pedagógica criativa. 2000. (Oficina).

49.
Oficina do Saber - Cursos de Aprimoramento.As contribuições de Piaget, Freinet e Vygotsky, O social no cotidiano escolar, os caminhos da alfabetização, Interdisciplinaridade: uma infinidade de relações. 2000. (Oficina).

50.
Oficina do Saber - Cursos de Aprimoramento.Concepções de alfabetização presentes nos livros didáticos, Os livros na alfabetização incluídos no PNLD, As múltiplas relações estabelecidas no processo de alfabetização. 2000. (Oficina).

51.
Oficina do Saber - Cursos de Aprimoramento.As peças lógicas e seus atributos, A utilização de símbolos e critérios para análise, Semelhanças e diferenças: tabelas, conjuntos, cobras.... 2000. (Oficina).

52.
Oficina do Saber - Cursos de Aprimoramento.Jogos de tabuleiro envolvendo as operações matemáticas, Situações do cotidiano que ajudam a desenvolver o pensamento numérico, Confecções de jogos. 2000. (Oficina).

53.
Oficina do Saber - Cursos de Aprimoramento.Emilia Ferreiro e a psicogênese da leitura e da escrita, Níveis de evolução da escrita, O erro construtivo. 2000. (Oficina).

54.
II Encontro Local de Educadores em Direitos Humanos. 2000. (Encontro).

55.
Processos de Construção da Leitura e Escrita. 2000. (Encontro).

56.
II Jornada Cotidiano Escolar e Violência.Educação Escolar e Direitos Humanos. 2000. (Encontro).

57.
Um novo olhar.... 1999. (Seminário).

58.
Alfabetização, Leitura e Ensino de Língua Materna. 1999. (Seminário).

59.
Novos paradigmas da educação do próximo século. 1995. (Encontro).

60.
Escola e Construção de Conhecimento. 1994. (Seminário).

61.
Alfabetização em bases psicogenéticas. 1994. (Oficina).

62.
Jornada de Alfabetização: a Construção do Conhecimento e a Escola. 1993. (Encontro).

63.
Importância da construção na aprendizagem da matemática. 1992. (Encontro).

64.
Atualização em Matemática para o 1º grau. 1989. (Encontro).

65.
Atualização em matemática para a pré-escola. 1989. (Encontro).

66.
Técnicas para o ensino da Língua Portuguesa. 1985. (Oficina).

67.
A música na iniciação escolar. 1983. (Oficina).

68.
Tudo começou com Maquiavel: as concepções de estado em Marx, Engels, Lenin, Gramsci. 1982. (Encontro).

69.
II Encontro de Literatura Infantil para professores de 1º grau. 1979. (Encontro).



Outras informações relevantes


No ano de 2006, devido ao desempenho acadêmico, me foi concedido afastamento remunerado de 12 meses das minhas atividades profissionais por parte da Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/07/2014 às 14:42:17