Josafá Moreira da Cunha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5908117412753986
  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


é graduado em Psicologia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência em Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: discriminação, bullying e vitimização entre pares, interações alunos-professores, desempenho acadêmico. Membro eleito do Conselho Executivo da Society for Research of Adolescence (2012-2016) e da International Society for the Study of Behavioral Development (2014-2018), representante eleito de Estudantes e Jovens Profissionais no International Affairs Committee da Society for Research of Child Development (2013-2016), Social Media Editor da International Society for the Study of Behavioral Development (2010-). Atua como professor e no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, como chefe de departamento (2016-2019) da Universidade Federal do Paraná. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josafá Moreira da Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, J. M.;DA CUNHA, JOSAFA;DA CUNHA, JOSAFÁ;MOREIRA CUNHA, JOSAFÁ;CUNHA, JOSAFÁ MOREIRA DA;DA CUNHA, JOSAFA M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná.
Rua General Carneiro, 460
Centro
80060150 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33102669
URL da Homepage: http://www.ppge.ufpr.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O papel moderador de docentes na associação entre violência escolar e ajustamento acadêmico, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Lidia Natalia Dobrianskyj Weber.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: bullying; vitimização; agressividade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Violência Interpessoal em Escolas do Brasil: Características e Correlatos,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Lidia Natalia Dobrianskyj Weber.
Palavras-chave: agressividade; bullying; práticas educativas parentais.
2000 - 2006
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Qualidade de Interação Familiar: Análise da percepção de adolescentes sobre os conflitos em suas famílias..
Orientador: Lídia Natália Dobrianskyj Weber.




Formação Complementar


2010 - 2010
EARA/SRA Summer School. (Carga horária: 40h).
European Association for the Research of Adolescence, EARA, Suécia.
2010 - 2010
Multilevel Modeling: Foundations and Applications. (Carga horária: 30h).
University of Kansas, KU, Estados Unidos.
2010 - 2010
Democracy. (Carga horária: 40h).
Bureau Canadien de l?Éducation Internationale, BCEI, Canadá.
2010 - 2010
Structural Equation Modeling. (Carga horária: 35h).
Centre interuniversitaire québécois de statistiques sociales, QICSS, Canadá.
2007 - 2007
Wading Through the Data Swamp: Program Evaluation. (Carga horária: 5h).
Department of Health and Human Services, HHS. GOV, Estados Unidos.
2007 - 2007
Longman Teacher Development Course. (Carga horária: 6h).
Pearson Education, PE, Brasil.
2007 - 2007
The ABCs of Bullying. (Carga horária: 4h).
Department of Health and Human Services, HHS. GOV, Estados Unidos.
2007 - 2007
Memorização. (Carga horária: 12h).
Cérebro e Comunicação, C&C, Brasil.
2006 - 2006
Análise do Comportamento e Análise da Cultura. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2006 - 2006
Ensinando a Aprender e Aprendendo a Ensinar. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Psicologia do desenvolvimento: o enfoque da AC e a. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Treinamento de Habilidades Sociais com crianças. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2000 - 2000
Aprendendo a Viver. (Carga horária: 20h).
Centro Paranaense da Cidadania, CEPAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Society for Research of Adolescence, SRA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações
Representante no Comitê de Jovens Pesquisadores Emerging Scholars Committee Representative


International Society for the Study of Behavioural Development, ISSBD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações
Editor do E-Newsletter


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista voluntário no Núcleo de Análise do Comportamento (NAC) e Projeto Criança: Cidadania, Educação e Desenvolvimento (PCDEC).

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Voluntário no projeto de Extensão Universitária "Transformando o Trânsito".

Atividades

02/2014 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros.
01/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Reitoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Atividade de extensão realizada
Voluntário no Projeto de Extensão Universitária "Transformando o Trânsito".

Colégio Batista Maranata, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Inglês para Ensino Fundamental e Médio.

Atividades

09/2001 - 03/2009
Ensino, Inglês, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira Moderna: Inglês


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Vitimização entre pares, desempenho e engajamento acadêmico: o papel moderador das interações entre professores e estudantes
Descrição: O projeto examina a associação entre a vitimização entre pares, desempenho e engajamento acadêmicos, avaliando como os comportamentos docentes podem exacerbar ou reduzir o impacto da vitimização no desenvolvimento acadêmico. Propõe-se estudo com 1200 estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º a 9º Anos). Embora os dados venham a ser analisados através de diversas técnicas quantitativas descritivas e inferenciais paramétricas, o objetivo principal do estudo será avaliado através da modelagem de equações estruturais (SEM) e regressão multinível, abordagens multivariadas que possuem a vantagem de examinar simultaneamente diferentes variáveis como preditoras, moderadoras e resultados. Espera-se esclarecer por meio do trabalho como aspectos específicos e globais da qualidade da relação entre professores e estudantes moderam os efeitos potencialmente danosos da vitimização no ajustamento acadêmico, reduzindo ou em alguns casos exacerbando tal impacto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Josafá Moreira da Cunha - Coordenador / Jonathan Bruce Santo - Integrante / Bruno Pierin Ernsen - Integrante / Juliana Sara dos Santos Domiciano - Integrante / Leticia Nagel Bérgamo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 10
2013 - Atual
Vitimização entre pares na escola: O que sabemos, o que os professores podem fazer?
Descrição: Ao considerar experiências sociais relevantes para crianças e adolescentes no espaço escolar, destaca-se o papel fundamental da interação com pares no desenvolvimento humano, por suas características como fonte de apoio e segurança, no que diz respeito à aprendizagem de comportamentos inadequados ou até mesmo como fator de risco, em certas circunstâncias como é o caso da vitimização entre pares, definida de forma ampla como interações em que a criança ou adolescente é alvo de ações danosas de seus pares (Hawker & Boulton, 2000; Cunha & Weber, 2009). O objetivo geral deste projeto é examinar a associação entre a vitimização entre pares e o desempenho acadêmico de estudantes, e avaliar como os comportamentos docentes podem exacerbar ou reduzir o impacto da vitimização no ajustamento escolar. Utiliza-se uma abordagem ecológica para a discussão do problema (Bronfenbrenner, 2000), com ênfase para o contexto escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Josafá Moreira da Cunha - Coordenador / Bruno Pierin Ernsen - Integrante / Juliana Sara dos Santos Domiciano - Integrante / Daiane da Silva Vasconselos - Integrante / Douglas Felipe dos Santos - Integrante / Felipe Silva - Integrante / Saradjane Lenhart Nesi - Integrante / Patrick Holtz de Oliveira - Integrante / Leticia Nagel Bérgamo - Integrante / João Gabriel Oliveira Gomes dos Santos - Integrante / Vitor Atsushi Nozaki Yano - Integrante / Gabriel Rodrigo Bin - Integrante / Lucas Tsuruda Amaral - Integrante / Filipe Martignoni Carneiro - Integrante / Elisiane Röper Pescini - Integrante / Jonathan Santo - Integrante / Bianca Nicz Ricci - Integrante / Ana Cristina Bittencourt - Integrante / Sarah Aline Roza - Integrante / Matheus do Nascimento Batista - Integrante / Hellen Tsuruda Amaral - Integrante / Carla Mariana Saad de Lima - Integrante / Ana Moreira Borges de Macedo - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 9


Projetos de extensão


2017 - Atual
Aprendendo a Conviver: estratégias de enfrentamento à violência na escola
Descrição: Considerando o desafio da promoção de ambientes seguros para aprender e ensinar, este projeto espera desenvolver curso de capacitação de educadores para que reconheçam e adotem estratégias eficazes para monitoramento e atendimento das múltiplas formas de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar, com ênfase para o bullying, a partir da perspectiva da educação e direitos humanos. Com este objetivo, será ofertado curso de aperfeiçoamento a distância a professores da educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Josafá Moreira da Cunha - Coordenador / SANTO, JONATHAN B. - Integrante / Vitor Atsushi Nozaki Yano - Integrante / Gabriel Rodrigo Bin - Integrante / Lucas Tsuruda Amaral - Integrante / Filipe Martignoni Carneiro - Integrante / Elisiane Röper Pescini - Integrante / Bianca Nicz Ricci - Integrante / Ana Cristina Bittencourt - Integrante / Sarah Aline Roza - Integrante / Matheus do Nascimento Batista - Integrante / Hellen Tsuruda Amaral - Integrante / Ana Moreira Borges de Macedo - Integrante / Eduardo Azevedo - Integrante / Nathalia Machado - Integrante / Dhyogo Corrêa - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Journal of LGBT Youth


Revisor de periódico


2005 - 2008
Periódico: Interação (Curitiba) (1516-1854)
2008 - Atual
Periódico: Psicologia. Reflexão e Crítica
2008 - Atual
Periódico: Interamerican Journal of Psychology


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Social Policy Publication Awards: Best Edited Book (Chapter Contributor), Society for Research on Adolescence.
2012
Emerging Psychologists' Programme, International Union of Psychological Science.
2012
Jacobs International Young Scholar Award, Society for Research of Adolescence.
2012
Early Career Scholar Travel Grant, International Society for the Study of Behavioral Development.
2011
Jacobs Foundation International Travel Award, Society for Research of Child Development.
2011
SMEP Minority Fellowship, Society of Multivariate Experimental Psychology.
2011
EARA/SRA Summer School, European Association for Research on Adolescence / Society for Research of Adolescence.
2010
Emerging Leaders in the Americas Program, Government of Canada / Gouvernement du Canada.
2010
SMEP Minority Fellowship, Society of Multivariate Experimental Psychology.
2010
Jacobs International Young Scholar Award, Society for Research of Adolescence.
2009
Jacobs Foundation International Travel Award, Society for Research of Child Development.
2009
SRCD Latino Caucus Travel Award, Latino Caucus of the Society for Recearch of Child Development.
2008
ISSBD Travel Grant, International Society for the Study of Behavioural Development.
2008
Jacobs International Young Scholar Award, Society for Research of Adolescence.
2007
Travel Grant - Workshop on Advancing Inter-American Collaboration in Human Development Research, Methodology, and Training., International Society for the Study of Behavioural Development.
2006
COP-8 / MOP-3 Award, United Nations Environment Programme.
1997
Condecoração como Major-Aluno, Colégio Militar de Curitiba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOTA JUNIOR, J. C. R.2017MOTA JUNIOR, J. C. R. ; DA CUNHA, JOSAFA M. . As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta em pesquisas acadêmicas: Análise do software KoBoToolbox. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 4, p. 12-21, 2017.

2.
MOTA JUNIOR, J. C. R.2017MOTA JUNIOR, J. C. R. ; CUNHA, J. M. . As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta em pesquisas acadêmicas: Análise do software KoBoToolbox. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 4, p. 825, 2017.

3.
BASS, E. C.2016BASS, E. C. ; SALDARRIAGA, LINA MARÍA ; CUNHA, JOSAFÁ MOREIRA DA ; CHEN, B. ; SANTO, J. B. ; BUKOWSKI, WILLIAM M. . A cross-cultural analysis of the relations of physical and relational aggression with peer victimization. INTERNATIONAL JOURNAL OF BEHAVIORAL DEVELOPMENT, v. Online, p. 1, 2016.

4.
BASS, ELLYN CHARLOTTE2016BASS, ELLYN CHARLOTTE ; BRUCE SANTO, JONATHAN ; DA CUNHA, JOSAFA M. ; NEUFELD, CARA . Classroom Context and the Relations Between Social Withdrawal and Peer Victimization. Journal of Cognitive Education and Psychology, v. 15, p. 248-267, 2016.

5.
CORREA, WESLEY2015CORREA, WESLEY ; DE FATIMA MINETTO, MARIA ; CAPPELLARO-KOBREN, RAFAELI ; MOREIRA CUNHA, JOSAFÁ . Risk Factors for Development of Children with Down Syndrome in Brazil. Creative Education, v. 06, p. 1285-1293, 2015.

6.
GUIMARÃES, SANDRA REGINA KIRCHNER2015GUIMARÃES, SANDRA REGINA KIRCHNER ; CUNHA, JOSAFÁ MOREIRA DA ; MEDINA, GIOVANNA BEATRIZ KALVA ; CAMPOS, ANA MARIA GOMES . Morphological Awareness in Brazilian Learners with Developmental Dyslexia. Creative Education, v. 06, p. 1145-1157, 2015.

7.
SALDARRIAGA, LINA MARÍA2014SALDARRIAGA, LINA MARÍA ; SANTO, J. B. ; DA CUNHA, JOSAFÁ . Socio-Emotional Development in Latin America: Promoting Positive Socio-emotional Development. The Journal of Latino-Latin American Studies, v. 6, p. 1-3, 2014.

8.
SANTO, JONATHAN BRUCE2012SANTO, JONATHAN BRUCE ; DA CUNHA, JOSAFA ; SALDARRIAGA, LINA MARÍA ; RECCHIA, HOLLY E. ; MARTIN-STOREY, ALEXA ; STELLA-LOPEZ, LUZ ; CARMAGO, GINA ; BUKOWSKI, WILLIAM M. . Measurement invariance of self-continuity strategies: Comparisons of early adolescents from Brazil, Canada and Colombia. The European Journal of Developmental Psychology (Print), v. 1, p. 1-8, 2012.

9.
DELAY, D.2012DELAY, D. ; HAFEN, C. A. ; CUNHA, J. M. ; WEBER, L. N. D. ; LAURSEN, B. . Perceptions of parental support buffer against depression for Brazilian youth with interpersonal difficulties. International Journal of Behavioral Development (Print), v. 37, p. 29-34, 2012.

10.
ASINELI-LUZ, Araci2011ASINELI-LUZ, Araci ; CUNHA, J. M. . Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008. Educar em Revista (Impresso), v. 39, p. 87-102, 2011.

11.
ALEXANDER, MANDI M.2011ALEXANDER, MANDI M. ; SANTO, JONATHAN B. ; DA CUNHA, JOSAFÁ ; WEBER, LIDIA ; RUSSELL, STEPHEN T. . Effects of Homophobic versus Nonhomophobic Victimization on School Commitment and the Moderating Effect of Teacher Attitudes in Brazilian Public Schools. Journal of LGBT Youth, v. 8, p. 289-308, 2011.

12.
ASINELI-LUZ, Araci2011ASINELI-LUZ, Araci ; CUNHA, J. M. . Apresentação do Dossiê Processos Formativos e Saberes para a Escola sem Homofobia. Educar em Revista (Impresso), v. 39, p. 15-20, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, W. S. ; CUNHA, J. M. ; BORBA, C. A. ; DIAS, L. ; SILVA, P. V. B. . Educação das Relações Étnico-Raciais nas Escolas Paranaenses. 1. ed. Curitiba: NEAB - UFPR, 2018. v. 1. 100p .

2.
REIS, A. L. M. ; HARRAD, D. ; DA CUNHA, JOSAFA M. ; KOSCIW, J. . Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. 1. ed. Curitiba: NEAB/UFPR, 2018. v. 1. 92p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, P. V. B. ; DA CUNHA, JOSAFA M. . Apresentação sobre a Formação Pré-acadêmica na UFPR. In: Luís Thiago Freire Dantas, Mariana Panta. (Org.). Pesquisas de Acadêmicos/as do Afirmação na Pós: Contranarrativas e descolonização. 1ed.Curitiba: NEAB/UFPR, 2017, v. 1, p. 15-37.

2.
CESAR, M. R. A. ; CUNHA, JOSAFÁ MOREIRA DA . Sexual Orientation, Gender Identity, and Schooling - The Nexus of Research, Practice, and Policy. In: Stephen T. Russell; Stacey S. Horn. (Org.). Transsexuality and School Education in Brazil. 1ed.Londres: Oxford University Press, 2016, v. , p. 115-125.

3.
SILVA, P. V. B. ; DA CUNHA, JOSAFÁ . Formação Pré-Acadêmica: Afirmação na Pós. In: Amélia Artes, Sandra Unbehaum, Valter Silverio. (Org.). Ações afirmativas no Brasil - Experiências bem-sucedidas de acesso na pós-graduação. 1ed.São Paulo: Cortez, 2016, v. 1, p. 219-238.

4.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Vitimização entre Pares na Escola: uma breve introdução. In: Paraná; Secretaria de Estado da Educação; Superintendência da Educação; Diretoria de Políticas e Programas Educacionais; Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos. (Org.). Enfrentamento à violência na escola. 1ed.Curitiba: SEED, 2010, v. 3, p. 66-76.

5.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. ; STEINER, P. . Escala de vitimização e agressão entre pares (EVAP). In: Lidia Weber; Maria Auxiliadora Dessen. (Org.). Pesquisando a Família - Instrumentos para Coleta e Análise de Dados. Curitiba: Juruá Editora, 2009, v. 1, p. -.

6.
LIMA, J.B. ; CUNHA, J. M. ; RODRIGUES, E. P. ; WEBER, L.N.D. . Agressão e Vitimização entre Pares: O bullying e suas relações com a depressão na adolescência. In: Wander C. M. Pereira da Silva. (Org.). Sobre o Comportamento e Cognição: Análise Comportamental Aplicada. Santo André: ESETEC, 2008, v. 21, p. -.

7.
CUNHA, J. M.; SANTOS, P.L. ; WEBER, L.N.D. . Prevenção do uso de drogas na adolescência: o papel dos pais. In: Lidia Weber. (Org.). Família e Desenvolvimento: Visões Interdisciplinares. 1ed.Curitiba: Juruá, 2008, v. , p. 117-127.

8.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Bullying escolar e estilos parentais. In: Roosevelt Starling. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição. Santo André: ESETec, 2007, v. 19, p. 335-346.

9.
WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. ; MOURA, V. . Análise das relações entre o comportamento anti-social de adolescentes e a interação familiar. In: Roosevelt Starling. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição. Santo André: ESETec, 2007, v. 19, p. 347-367.

10.
WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. . Qualidade de interação familiar: uma análise da percepção de adolescentes sobre os conflitos em suas famílias.. In: Helio Guilhardi; Noreen de Aguirre.. (Org.). Sobre comportamento e cognição: expondo a variabilidade.. 1ed.Santo André: Esetec, 2006, v. 18, p. 41-54.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. . Provocações na escola. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 9 - 9, 12 dez. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DA CUNHA, JOSAFÁ. Discriminação Homofóbica e Desempenho Acadêmico de concluintes do Ensino Médio. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental, 2013, Irati. Anais do Congresso Internacional de Saúde Mental. Irati: UNICENTRO, 2013. v. 2.

2.
OTTO, S. C. ; DA CUNHA, JOSAFÁ . Autolesão em adolescentes: uma breve revisão da literatura. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental, 2013, Irati. Anais do Congresso Internacional de Saúde Mental. Irati: UNICENTRO, 2013. v. 2.

3.
BARBOSA, H. S. ; SILVA, J. C. C. ; ZANDER, L. B. M. L. ; CARLOS, S. A. ; DA CUNHA, JOSAFÁ . Percepções do autoconceito físico na adolescência. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental, 2013, Irati. Anais do Congresso Internacional de Saúde Mental. Irati: UNICENTRO, 2013. v. 2.

4.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . A Multilevel Analysis of Mathematical Proficiency: Perspectives from a Nationally Representative Sample of Brazilian Adolescents. In: Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development, 2010, Lusaka. Proceedings of the 2010 Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development, 2010.

5.
CUNHA, J. M.; HAFEN, C. ; DELAY, D. . Peer Victimization Mediates the Linkage Between School Climate and Perceived Teacher Aggression. In: Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development, 2010, Lusaka. Proceedings of the 2010 Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development, 2010.

6.
CUNHA, J. M.. Agressão e Vitimização na Escola e Depressão entre Adolescentes: Investigando Relações. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do IV EDUCERE, 2009.

7.
CUNHA, J. M.. Autoconceito em crianças de 4a série do ensino público fundamental em Curitiba. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do IV EDUCERE, 2009.

8.
BERMUDEZ, B. ; CUNHA, J. M. ; RIBAS, L. ; GOUVEA, M. G. A. P. . Adolescência com Deficiência Mental. In: 1o Congresso Técnico Multidisciplinar das APAEs do Estado do Paraná, 2008, Arapongas. Anais do 1o Congresso Técnico Multidisciplinar das APAEs do Estado do Paraná, 2008. p. 124-133.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIZZETA, G. ; WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. . A influência dos estilos parentais na agressão e vitimização entre adolescentes.. In: 2º Encontro de Análise do Comportamento de Curitiba, 2006, Curitiba. Anais do II Encontro de Análise do Comportamento de Curitiba, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ASINELI-LUZ, Araci ; CUNHA, J. M. ; DAROZ, M. S. . Self-concept and Quality of Coexistence in Schools and Families: Perceptions of Brazilian Early Adolescents. In: Biennial Meeting of the Society for the Study of Behavioral Development, 2012, Edmonton. ISSBD 2012 Abstract Book, 2012. p. 36-37.

2.
WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. ; SANTO, J. B. . Peer Victimization Moderates the Association Between Academic Self-concept and Aggression Among Brazilian Adolescents. In: Biennial Meeting of the Society for the Study of Behavioral Development, 2012, Edmonton. ISSBD 2012 Abstract Book, 2012. p. 115-116.

3.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . School Connectedness and Peer Victimization: Do Adults Matter?. In: Biennial Meeting of the Society for the Study of Behavioral Development, 2012, Edmonton. ISSBD 2012 Abstract Book, 2012. p. 170-170.

4.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Teachers? Support Buffers the Effects of Adverse School Climate on Academic Performance: Findings from Brazilian Schools. In: Biennial Meeting of the Society for the Study of Behavioral Development, 2012, Edmonton. ISSBD 2012 Abstract Book, 2012. p. 200-200.

5.
SANTO, J. B. ; MITRA, A. ; CUNHA, J. M. ; BUKOWSKI, W. M. . Using Self-continuity and Self-discontinuity As Predictors of General Self-worth Among Early Adolescents: A Comparison of Samples from Montreal, Canada and Curitiba, Brazil. In: Biennial Meeting of the Society for the Study of Behavioral Development, 2012, Edmonton. ISSBD 2012 Abstract Book, 2012. p. 257-258.

6.
BERMUDEZ, B. ; CUNHA, J. M. . Perceptions of School Safety Among Brazilian Adolescents: Understanding Violence Among Students and Teachers. In: Biennial Meeting of the Society for the Study of Behavioral Development, 2012, Edmonton. ISSBD 2012 Abstract Book, 2012. p. 282-282.

7.
CUNHA, J. M.; BAUMAN, S. ; WEBER, L.N.D. . Peer victimization in Brazilian schools: what are teachers doing to address it?. In: 15th European Conference on Developmental Psychology, 2011, Bergen. Abstract Book of the 15th European Conference on Developmental Psychology, 2011.

8.
CUNHA, J. M.; WEBER, L. N. D. . Desempenho acadêmico em clima escolar adverso: o papel do suporte de professores. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. Anais do X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011. p. 34-34.

9.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Agressão entre pares em escolas brasileiras: o que os professores estão fazendo sobre isto?. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011. Anais do X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011. p. 237-237.

10.
CUNHA, J. M.; SANTO, J. B. . Performance in Mathematics of Brazilian Adolescents: The Influence of School, Family and Personal Factors. In: Society for Research of Adolescence, 2010, Philadelphia. 2010 Biennial Meeting of the Society for Research of Adolescence, 2010.

11.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Perceived Discrimination and Academic Performance among Brazilian Adolescents. In: Conference of the Canadian Society for the Study of Education, 2010, Montreal. Proceedings of the 2010 Annual Meeting of the Canadian Society for the Study of Education, 2010.

12.
CUNHA, J. M.; ROMANELLI, B. M. B. ; GUIMARAES, S. R. K. . Le rôle de l'enseignant dans l'apprentissage de l'écriture du portugais chez les enfants bilingues français-portugais qui habitent au Brésil. In: Conference of the Canadian Society for the Study of Education, 2010, Montreal. Proceedings of the 2010 Annual Meeting of the Canadian Society for the Study of Education, 2010.

13.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Peer Victimization and Behavioral Problems in Adolescence. In: Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development, 2010, Lusaka. Proceedings of the 2010 Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development, 2010.

14.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Vitimização entre pares e ajustamento psicosocial na adolescência. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Anais da XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

15.
CUNHA, J. M.; SANTOS, C. N. ; WEBER, L.N.D. ; RUSSELL, S. T. . Adolescent Sexual Identity and School Safety in Brazil. In: Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, 2009, Denver. Proceedings of the 2009 Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, 2009. v. 1.

16.
CUNHA, J. M.; SANTO, J. B. ; WEBER, L.N.D. . Individualism and Collectivism Moderate the Association Between Peer Victimization and Self-Esteem Among Brazilian Adolescents. In: Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, 2009, Denver. Proceedings of the 2009 Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, 2009. v. 1.

17.
WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. . Relation entre la victimisation par les pairs et les facteurs familiaux: Une etude transversale au sein des ecoles bresilienes. In: 3éme Colloque Psychologie & Psychopathologie de l'enfant:, 2009, Paris. Aux sources de la violence de l'enfance à l'adolescence - Les Résumés. Paris: Dunoud, 2009. v. 1.

18.
CUNHA, J. M.; SANTOS, C. N. ; RUSSELL, S. T. ; WEBER, L.N.D. . Segurança no Contexto Escolar e Identidade Sexual. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, 2009. v. 1.

19.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Peer-to-peer Aggression and Victimization Among Brazilian Adolescents: the Influence of Student-teacher Relations. In: Biennial Meeting of the Society of the Research in Adolescence, 2008, Chicago. Proceedings of the Biennial Meeting of the Society of the Research in Adolescence, 2008.

20.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. ; HUBER, E. ; LIMA, J.B. ; VALENTIM, Clemilson ; CARVALHAIS, T. . Peer Aggression and Victimization in Brazil. In: 20th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development, 2008, Würzburg. Abstract CD of the 20th Biennial ISSBD Meeting, 2008.

21.
WEBER, L.N.D. ; SANTOS, P.L. ; CUNHA, J. M. . Relations of Family and Religion to the Use of Drugs among Brazilian Adolescents. In: 20th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development, 2008, Würzburg. Abstracts CD 20th Biennial ISSBD Meeting, 2008.

22.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Family Relations and Peer-to-peer Aggression and Victimization among Brazilian Adolescents. In: 20th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development, 2008, Würzburg. Abstracts CD 20th ISSBD Biennial Meeting, 2008.

23.
SANTOS, C. N. ; DALLABRIDA, J. I. ; MARCANTE, W. ; CUNHA, J. M. . Relações entre Bullying e Desamparo Aprendido no Contexto Escolar: uma Revisão de Literatura. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008.

24.
SOUSA, G. C. ; GUILLON, P. ; CUNHA, J. M. ; SANTOS, C. N. . Caracterização das diferentes faces do bullying. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008.

25.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . An analysis of family relations and peer-to-peer aggression among Brazilian adolescents. In: ISSBD's Workshop on Advancing Inter-American Collaboration in Human Development Research, Methodology, and Training, 2007, Gramado. Report of the Workshop on Advancing Inter-American Collaboration in Human Development Research, Methodology, and Training, 2007.

26.
HUBER, E. ; WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. . Relatos retrospectivos de jovens universitários sobre bullying escolar e qualidade de interação familiar. In: XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007, Brasília. Anais do XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007.

27.
STEINER, P. ; CUNHA, J. M. ; WEBER, L.N.D. ; HUBER, E. ; CARVALHAIS, T. . Medindo o bullying escolar: análise da Escala de Vitimização e Agressividade entre Pares (EVAP). In: XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007, Brasília. Anais do XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007.

28.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. ; CASANOVA, L. . Bullying escolar: análise a partir da percepção de adolescentes sobre sua escola. In: XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007, Brasília. Anais do XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007.

29.
WEBER, L.N.D. ; TUCUNDUVA, C. ; CUNHA, J. M. ; POPOVITZ, J. ; CORDEIRO, A.P. ; SANTOS, S.L.C. . Análise do Comportamento, Educação de Pais e Cidadania. In: XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007, Brasília. Anais do XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007.

30.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. ; HUBER, E. ; CASANOVA, L. . Práticas Educativas Parentais percebidas e Bullying Escolar. In: XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007, Brasília. Anais do XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007.

31.
CARVALHAIS, T. ; CUNHA, J. M. ; WEBER, L.N.D. ; HUBER, E. ; VALENTIM, Clemilson . Agressão e Vitimização entre Pares em cinco cidades brasileiras. In: XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007, Brasília. Anais do XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007.

32.
VALENTIM, Clemilson ; CUNHA, J. M. ; WEBER, L.N.D. ; LIMA, J.B. . Bullying escolar e estilos parentais paternos e maternos percebidos por adolescentes. In: XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007, Brasília. Anais do XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007.

33.
LIMA, J.B. ; CUNHA, J. M. ; WEBER, L.N.D. ; CARVALHAIS, T. . A relação entre a depressão na adolescência e o bullying escolar. In: XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007, Brasília. Anais do XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007.

34.
WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. . Brazilian Family Practices: The Perception of Teenagers across the Nation. In: 13th European Conference on Developmental Psychology, 2007, Jena. Proceedings of the 13th European Conference on Developmental Psychology, 2007.

35.
CUNHA, J. M.. Coordenando Grupos em Diferentes Contextos. In: X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007, Foz do Iguaçu. X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007.

36.
CUNHA, J. M.. Bullying Escolar: Aspecto Psicológico. In: X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007, Foz do Iguaçu. X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007.

37.
CUNHA, J. M.. Desenvolvendo as Habilidades Interpessoais dos Adolescentes. In: X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007, Foz do Iguaçu. X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007.

38.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. ; HUBER, E. ; LIMA, J.B. ; VALENTIM, Clemilson ; CARVALHAIS, T. . Bullying escolar e práticas educativas parentais. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. CD de Resumos de Comunicação Científica da XXXVII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007.

39.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Análise fatorial da escala de vitimização e agressão entre pares. In: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. CD de Resumos de Comunicação Científica da XXXVII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007.

40.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Programa de Capacitação de facilitadores para trabalhos em grupo. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. Anais do XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006.

41.
SALVADOR, A.P.V. ; WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. ; PIZZETA, G. . Família: sua influência para o desenvolvimento de repertório comportamental no ambiente escolar. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. Anais do XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006.

42.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. ; SALVADOR, A.P.V. . Qualidade na interação familiar - compreendendo os desafios da relação entre pais e filhos. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006. Anais do XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

43.
CUNHA, J. M.; PACHECO, L. M. S. . Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atitudes e conhecimento dos professores do ensino fundamental.. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006. Anais do XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

44.
PIZZETA, G. ; WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. . Conseqüências do bullying escolar na idade adulta. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. Anais do XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006.

45.
WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. ; BATISTA, D. ; TAKEDA, K. ; YAMAKAWA, M. . Relação entre Conflitos e Qualidade de Interação Familiar. In: 30º Congresso Interamericano de Psicologia, 2005, Buenos Aires. Resumos do 30º Congresso Interamericano de Psicologia, 2005.

46.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Conflitos Familiares: A Perspectiva dos Adolescentes. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas. XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005.

47.
CUNHA, J. M.. Adolescência: Interações familiares, práticas educativas parentais e institucionalização. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais da XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005.

48.
CUNHA, J. M.. Controle da Qualidade do Petróleo. In: XXIV Expotec, 1994, Curitiba. Livro do Registro de Certificados do CEFET-PR, 1994. v. 22. p. 78-78.

49.
CUNHA, J. M.. Empuxo. In: XXIV Expotec, 1994, Curitiba. Livro do Registro de Certificados do CEFET-PR, 1994. v. 22. p. 69-69.

50.
CUNHA, J. M.. Me dá o mote. In: XXIV Expotec, 1994, Curitiba. Livro do Registro de Certificados do CEFET-PR, 1994. v. 22. p. 58-58.

Artigos aceitos para publicação
1.
MARIAN, M. ; DA CUNHA, JOSAFA M. ; SANTO, J. . I like you, do you like me? How gender, context, and aggression predict liking. PSICOLOGIA ARGUMENTO (PUCPR. IMPRESSO), 2018.

2.
AMARAL, H. T. ; DA CUNHA, JOSAFA ; SANTO, JONATHAN B. . Authoritative School Climate and Peer Victimization among Brazilian Students. PSICO (PUCRS. IMPRESSO), 2018.

3.
DA CUNHA, JOSAFA M.; AMARAL, H. T. ; MACEDO, A. M. B. . Clima Escolar Autoritativo: Adaptação e Evidências de Validade entre Estudantes Brasileiros. PSICOLOGIA ARGUMENTO (PUCPR. IMPRESSO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BERGAMO, L. N. ; ROZA, S. A. ; VASCONSELOS, D. S. ; DA CUNHA, JOSAFA M. . Peer victimization and academic achievement among elementary school students in Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BERGAMO, L. N. ; ROZA, S. A. ; DA CUNHA, JOSAFA M. . The role of teachers in the face of peer victimization among elementary school students in Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
DA CUNHA, JOSAFA M.; SANTO, JONATHAN B. . Ethnic and Racial discrimination and academic achievement in Brazil: A multilevel analysis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DA CUNHA, JOSAFA M.. Vitimização entre pares, desempenho e engajamento acadêmico: o papel moderador das interações entre professores e estudantes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CUNHA, J. M.; SANTO, JONATHAN B. ; WEBER, L. N. D. . Academic performance and school adversity: the moderating role of classroom friendship and parental support. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CUNHA, J. M.; SANTO, JONATHAN B. ; SALDARRIAGA, LINA MARÍA ; MEYER, F. ; BUKOWSKI, WILLIAM M. . Self-Concept, Narcissism and Aggression: The moderating role of threats to academic self-concept. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. ; SANTO, J. B. . Peer victimisation and academic adjustment: The moderating role of teachers. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CUNHA, J. M.; BAUMAN, S. ; WEBER, L.N.D. . Assessing teachers? responses to peer victimisation: The use of illustrated vignettes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Does the Quality of Student-Teacher Relations and School Climate Promote Positive Perceptions of High-School for Brazilian Youth Who Suffer Homophobic Discrimination?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
DELAY, D. ; HAFEN, C. ; CUNHA, J. M. ; WEBER, L.N.D. ; LAURSEN, B. ; RICHMOND, A. ; DIRGHANGI, S. ; HIATT, C. ; HARTL, A. ; DICKSON, D. . Perceptions of Family Quality Buffer Against Depression for Brazilian Youth With Relationship Difficulties. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CUNHA, J. M.; LINGRAS, K. A. ; WEBER, L.N.D. . The Role of Relational Aggression in School Connectedness: Data From a Brazilian Sample. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Perceived Discrimination and Academic Performance among Brazilian Adolescents. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CUNHA, J. M.; ROMANELLI, B. M. B. ; GUIMARAES, S. R. K. . Le rôle de l'enseignant dans l'apprentissage de l'écriture du portugais chez les enfants bilingues français-portugais qui habitent au Brésil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CUNHA, J. M.; SANTO, J. B. ; WEBER, L.N.D. . Individualism and Collectivism Moderate the Association Between Peer Victimization and Self-Esteem Among Brazilian Adolescents. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CUNHA, J. M.; SANTOS, C. N. ; WEBER, L.N.D. ; RUSSELL, S. T. . Adolescent Sexual Identity and School Safety in Brazil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CUNHA, J. M.; Fante, Cléo ; CARVALHO, M. . Paz na Escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CUNHA, J. M.; CARDOSO, L. M. L. . Espaço Cidadania. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CUNHA, J. M.. Progamação Matinal - Rádio Clube B2. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CUNHA, J. M.. Análise do Comportamento Aplicada à Educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CUNHA, J. M.. Análise do Comportamento Aplicada à Educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. ; BERMUDEZ, B. ; TUCUNDUVA, C. ; RICHARTZ, M. . Workshop Eduque com Carinho. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CUNHA, J. M.. Estratégias de Trabalho para Grupos de Adolescentes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. ; SALVADOR, A.P.V. . Papel do Pediatra: Interações Familiares. 2006. .

6.
WEBER, L.N.D. ; CUNHA, J. M. . Desenvolvimento Interpessoal: Habilidades sociais para contextos pessoais e profissionais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CUNHA, J. M.. Introdução à Filosofia: uma atividade para crianças de 9 e 10 anos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CUNHA, J. M.. Educação de Filhos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CUNHA, J. M.. Habilidades Sociais de Comunicação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CUNHA, J. M.; WEBER, L.N.D. . Qualidade de Interação Familiar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
CUNHA, J. M.; AMARAL, L. ; WEBER, L.N.D. . Desenvolvimento Interpessoal. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
WEBER, L.N.D.; CUNHA, J. M.; SALVADOR, A.P.V.. Participação em banca de Cláudia Tucunduva.A relação entre ocupação parental e práticas educativas: uma comparação entre categorias profissionais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
WEBER, L.N.D.; CUNHA, J. M.; SALVADOR, A.P.V.. Participação em banca de Gianina Pizetta.Bullying no Contexto Escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

3.
WEBER, L.N.D.; CUNHA, J. M.; SALVADOR, A.P.V.. Participação em banca de Cíntia Gemmo Vilani.O uso da televisão, internet e jogos eletrônicos por crianças e adolescentes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Biennial Meeting of the Society for Research of Child Development. Academic performance and school adversity: the moderating role of classroom friendship and parental support. 2013. (Congresso).

2.
II Congresso Internacional de Saúde Mental. Discriminação Homofóbica e Desempenho Acadêmico de concluintes do Ensino Médio em escolas brasileiras. 2013. (Congresso).

3.
II Congresso Paranaense de Adolescência. Risco e proteção nas fronteiras digitais. 2013. (Congresso).

4.
I Simpósio sobre Infância e Adolescência: pensando a família e a escola.Uma perspectiva bioecológica sobre a violência escolar: a importância do suporte social. 2013. (Simpósio).

5.
Biennial Meeting of the Society for Research of Adolescence. Does the Quality of Student-Teacher Relations and School Climate Promote Positive Perceptions of High-School for Brazilian Youth Who Suffer Homophobic Discrimination?. 2012. (Congresso).

6.
Biennial Meeting of the Society for the Study of Behavioral Development. Self-concept and Quality of Coexistence in Schools and Families: Perceptions of Brazilian Early Adolescents. 2012. (Congresso).

7.
II Seminário Paranaense Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. 2012. (Seminário).

8.
XXX International Congress of Psychology. The moderating role of student-teacher relations in the association between peer victimization and academic adjustment. 2012. (Congresso).

9.
15th European Conference on Developmental Psychology. Peer victimization in Brazilian schools: what are teachers doing to address it?. 2011. (Congresso).

10.
63ª Reunião Anual da SBPC. Bullying: Diferentes Olhares. 2011. (Congresso).

11.
Biennial Meeting of the Society for Research of Child Development. The Role of Relational Aggression in School Connectedness: Data From a Brazilian Sample. 2011. (Congresso).

12.
Círculo de Diálogo da Juventude.Agressão no contexto escolar: o que podemos fazer. 2011. (Oficina).

13.
X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Desempenho acadêmico em clima escolar adverso: O papel do suporte dos professores. 2011. (Congresso).

14.
Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development. A Multilevel Analysis of Mathematical Proficiency: Perspectives from a Nationally Representative Sample of Brazilian Adolescents. 2010. (Congresso).

15.
Biennial Meeting of the Society for Research of Adolescence. Performance in Mathematics of Brazilian Adolescents: The Influence of School, Family and Personal Factors. 2010. (Congresso).

16.
Conference of the Canadian Society for the Study of Education. Perceived Discrimination and Academic Performance among Brazilian Adolescents. 2010. (Congresso).

17.
XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Vitimização entre pares e ajustamento psicosocial na adolescência. 2010. (Congresso).

18.
I Simpósio Brasileiro de Família e Desenvolvimento Humano.Violência interpessoal em escolas no Brasil: características e correlatos. 2009. (Simpósio).

19.
IV Encontro da Associação de Conselheiros Tutelares do Leste do Paraná. 2009. (Encontro).

20.
IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Agressão e Vitimização na Escola e Depressão entre Adolescentes: Investigando Relações. 2009. (Congresso).

21.
SRCD Biennial Meeting. Individualism and Collectivism Moderate the Association Between Peer Victimization and Self-Esteem Among Brazilian Adolscents. 2009. (Congresso).

22.
VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Segurança no Contexto Escolar e Identidade Sexual. 2009. (Congresso).

23.
X Congresso Pensar a Educação. Paz na Escola. 2009. (Congresso).

24.
1º Congresso Paranaense de Adolescência. Bullying: Reconhecer e Interferir. 2008. (Congresso).

25.
20th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development. Peer Aggression and Victimization in Brazil. 2008. (Congresso).

26.
43º Encontro de APAEs do Estado do Paraná, 1º Congresso Técnico Multidisciplinar das APAEs do Paraná e 2º Fórum Estadual de Autodefensores. Sexualidade do Adolescente com DM. 2008. (Congresso).

27.
Biennial Meeting of the Society for Research of Adolescence. Peer-to-peer Aggression and Victimization Among Brazilian Adolescents: the Influence of Student-teacher Relations. 2008. (Congresso).

28.
V Encontro Nacional do PROERD, IV Encontro Estadual do PROERD.A Transição da Infância para a Adolescência. 2008. (Encontro).

29.
6º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos. 2007. (Seminário).

30.
ISSBD's Workshop on Advancing Inter-American Collaboration in Human Development Research, Methodology, and Training.An analysis of family relations and peer-to-peer aggression among Brazilian adolescents. 2007. (Simpósio).

31.
X Congresso Brasileiro de Adolescência. Bullying na Escola - Aspectos Psicológicos. 2007. (Congresso).

32.
XXXVII Reunião Anual de Psicologia. Bullying Escolar e Práticas Parentais. 2007. (Congresso).

33.
2º Encontro de Análise do Comportamento de Curitiba.A influência dos estilos parentais na agressão e vitimização entre adolescentes.. 2006. (Encontro).

34.
Encontro de Adolescência da Sociedade Paranaense de Pediatria. 2006. (Encontro).

35.
XI Congresso Estadual de Educadores e Líderes de Crianças. Violência e Infância. 2006. (Congresso).

36.
XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Família: sua influência para o desenvolvimento de repertório comportamental no ambiente escolar. 2006. (Encontro).

37.
30º Congresso Interamericano de Psicologia. Relação entre Conflitos e Qualidade de Interação Familiar. 2005. (Congresso).

38.
A Questão das Identidades Culturais - mitos, conflitos e violência na Palestina. 2005. (Simpósio).

39.
A Teoria da Homeostase do Risco. 2005. (Seminário).

40.
Feira de Cursos e Profissões. 2005. (Outra).

41.
I Jornada Jovem: Transformando sonhos em atitudes. 2005. (Outra).

42.
Metaphor - Metáfora do Trânsito. 2005. (Seminário).

43.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Conflitos Familiares: A Perspectiva dos Adolescentes. 2005. (Encontro).

44.
XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Adolescência: Interações familiares, práticas educativas parentais e institucionalização. 2005. (Congresso).

45.
I Encontro de Psiquiatria Forense do Paraná. 2003. (Encontro).

46.
I Seminário de Educação de Camboriú. 2003. (Seminário).

47.
V Semana de Psicologia da UFPR. 2002. (Outra).

48.
Aprendendo a Viver - Curso de Capacitação. 2000. (Oficina).

49.
II Fórum da Infância e Adolescência. 1999. (Outra).

50.
XXIV Expotec.Empuxo. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZAMBENEDETTI, G. ; LOPES, C. M. B. ; DA CUNHA, JOSAFÁ . II Congresso Internacional de Saúde Mental. 2013. (Congresso).

2.
BONETTO, D. V. S. ; BERMUDEZ, B. ; CORDELLINI, J. V. ; DA CUNHA, JOSAFÁ ; GRACA, G. ; ARTIGAS, E. ; SALVATIERRA, A. . X Congresso Brasileiro de Adolescência. 2013. (Congresso).

3.
BERMUDEZ, B. ; DA CUNHA, JOSAFÁ ; NOVADZKI, I. ; ARTIGAS, E. . II Congresso Paranaense de Adolescência. 2013. (Congresso).

4.
GUIMARAES, R. S. ; DA CUNHA, JOSAFÁ . I Congresso Internacional de Saúde Mental. 2011. (Congresso).

5.
WEBER, L.N.D. ; SALVADOR, A.P.V. ; BERMUDEZ, B. ; CUNHA, J. M. . I Simpósio Brasileiro de Família e Desenvolvimento Humano. 2009. (Congresso).

6.
CUNHA, J. M.. I Congresso Paranaense de Adolescência. 2008. (Congresso).

7.
CUNHA, J. M.; CORBELLINI, M. . Coordenador do Fórum de Protagonismo Juvenil do X Congresso Brasileiro de Adolescência. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ana Cristina Bittencourt. Autocontinuidade e vitimização entre pares. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Elisiane Röper Pescini. Vitimização entre pares e suporte social. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Bianca Nicz Ricci. Autopercepção e bullying entre estudantes do ensino fundamental. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

4.
Ana Moreira Borges de Macedo. Clima Escolar Autoritativo e Engajamento Acadêmico de Estudantes. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Hellen Tsuruda Amaral. Clima escolar autoritativo e vitimização entre pares em estudantes com deficiência intelectual. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

2.
Sarah Aline Roza. Suporte social diante da discriminação e vitimização na adultez emergente. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

3.
Carla Mariana Saad De Lima. Enfrentando e prevenindo a violência escolar: Desenvolvimento e avaliação de uma intervenção com professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

4.
Marielly Rodrigues Mandira. Cyberbullying entre estudantes : fatores individuais e do contexto escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

5.
Joelson Carvalho. Clima escolar e processos de vitimização entre pares. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

6.
Bruno Pierin Ernsen. Bullying e Surdez na escola inclusiva: o papel do suporte social. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

7.
Juliana Sara dos Santos Domiciano. Adultez emergente de jovens negros: discriminação e identidade étnico-racial. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

8.
Letícia Nagel Bérgamo. Vitimização entre pares e a rede de suporte social. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marlon Gavlik. Discriminação contra pessoas com deficiência: a percepção de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

2.
Marlene Teresinha Van Der Waal. Adoecimento Docente: Um problema para reflexão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

Iniciação científica
1.
Felipe Silva. Clima escolar e vitimização entre pares. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

2.
Douglas Felipe dos Santos. Vitimização entre pares no contexto escolar inclusivo. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

3.
Patrick Holtz de Oliveira. Resiliência diante da discriminação entre adultos emergentes. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

4.
Saradjane Lenhart Nesi. Práticas docentes diante da vitimização entre pares: uma revisão sistemática. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

5.
Daiane da Silva Vasconselos. Vitimização entre pares e desempenho acadêmico. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.

6.
João Gabriel Oliveira. Vitimização entre pares e engajamento acadêmico. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Josafá Moreira da Cunha.



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 8:59:11