José Cirqueira Martins Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3487691748581195
  • Última atualização do currículo em 05/08/2018


Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (2002) e Especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2005) e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015). É Professor Efetivo do Departamento de Matemática da Universidade do Estado da Bahia, no campus de Barreiras - BA. Tem experiência no ensino de Matemática e de Educação Matemática, tendo ministrado disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Estruturas Algébricas, Análise Real, Estatística, Geometria Euclidiana e Estágio Supervisionado de Matemática no Ensino Médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Cirqueira Martins Júnior
Nome em citações bibliográficas
MARTINS JÚNIOR, J. C.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Ensino de Derivadas em Cálculo I: aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Frederico da Silva Reis.
Bolsista do(a): Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Derivadas; Software GeoGebra.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Especialização em matemática e estatistica. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Avaliação dos Métodos de integração Numérica.
Orientador: Dr. Augusto Ramalho.
1999 - 2002
Graduação em licenciatura plena em matemática.
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Título: Estágio Supervisionado.
1997 - 2000
Graduação em Licenciatura Plena em Biologia..
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Título: Estágio Supervisionado.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Matemática Instrumental. (Carga horária: 120h).
Instituto Wagner Alves, IWA, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Mediação e Conflitos na Educação. (Carga horária: 120h).
Instituto Wagner Alves, IWA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Conversação, Interpretação de Texto e Fixação Gramatical da Lingua Inglesa. (Carga horária: 50h).
Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 40h).
Centro Cultural Master, MASTER, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Perfil do Novo Educador. (Carga horária: 180h).
Instituto Pro saber - Valérios Serviços Educacionais, PRÓ SABER, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Tópicos de Matemática. (Carga horária: 180h).
Instituto Pro saber - Valérios Serviços Educacionais, PRÓ SABER, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Matemática Financeira. (Carga horária: 180h).
Instituto Pro saber - Valérios Serviços Educacionais, PRÓ SABER, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Capacitação de Monitores para Educação a Distância. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Avaliação da Aprendizagem Escolar.. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Gestão Escolar.. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Campus IX em Barreiras, Carga horária: 40

Atividades

8/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica 2
Álgebra Linear 2
Softwares Matemáticos
2008 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Genética e Evolução ( 60h - 2.007)
Bioestatística (60h - 2.008)
2007 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Espacial (60h - 2007)
Geometria Plana (60h - 2007)
Àlgebra Linear I (75h - 2007)
2006 - Atual
Ensino, Bacharel em Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira (60h - 2.006)
Matemática II (75h - 2.007)
Matemática I (60h - 2.006)
Estatística I (60h - 2.006)
2/2017 - 6/2017
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática
Geometria Analítica 1
Álgebra linear 1
Cálculo 2
2/2016 - 6/2016
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica 1
Geometria Analítica 2
Álgebra Linear 2
Softwares Matemáticos
8/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica 1
Álgebra Linear 1
Álgebra Linear
2/2015 - 6/2015
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica 2
Álgebra Linear 2
Softwares Matemáticos
2/2013 - 6/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear 1
Geometria Analítica 1
Cálculo 2
8/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Real
Geometria Analítica 2
Álgebra Linear 2
2/2012 - 6/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Real
Softwares Matemáticos
Geometria Analítica 1
8/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear 1
Estatística
Geometria Plana
2/2011 - 6/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear 1
Geometria Plana
Softwares Matemáticos

Faculdade João Calvino, FJC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: 10h por mês, Carga horária: 3

Atividades

05/2009 - Atual
Ensino, Pós- Graduação em Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Álgebra.
Matemática Aplicada á Estatística.

Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: provisório, Carga horária: 20

Atividades

08/2003 - Atual
Ensino, licenciatura plena em geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
informatica e estatistica aplicada a geografia
08/2003 - Atual
Ensino, licenciatura plena em normal superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
informatica na educação
08/2003 - Atual
Ensino, licenciatura plena em pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
estatistica aplicada a educação
08/2003 - Atual
Ensino, licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
calculo 2,calculo 3,probabilidade e estatistica,algebra superior 1,analise real 1,instrumentação matematica para o ensino,pratica de ensino em matematica.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O uso do GeoGebra e a teoria de representação semiótica na aprendizagem de proporcionalidade geométrica
Descrição: Este projeto pesquisará o uso de atividades exploratórias com o software GeoGebra e as representações semióticas para verificar possibilidades de aprendizagem de proporcionalidade de figuras geométricas com alunos no inicio do curso de Licenciatura em Matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Cirqueira Martins Júnior - Coordenador / Diones Pimentel dos Santos - Integrante.
2018 - Atual
Estudo da aprendizagem em Matemática com o uso do SOROBAN
Descrição: Este projeto desenvolverá práticas alternativas para o ensino e aprendizagem com alunos de baixa visão numa tentativa de modelar as discussões a respeito desse recurso didático alternativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Cirqueira Martins Júnior - Coordenador / Ivana Kelle Santana da Cruz - Integrante.
2016 - 2017
O auxílio de aplicaticos em dispositivos móveis para a compreensão de alguns conceitos de Trigonometria
Descrição: Esse projeto procura associar a prática docente de Matemática com o uso de aplicativos em Celulares com alunos do Ensino Médio como uma forma alternativa para estimular os alunos na compreensão de alguns conteúdos de Trigonometria durante as aulas e rever a questão da reelaboração da prática pelos professores. As mudanças na tecnologia estão proporcionando também uma mudança na sala de aula em que os professores não podem ficar alheios em relação a essas mudanças e, atualmente, uma das atribuições para o professor consiste no uso de tecnologias que promovam a construção de conhecimentos pelos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Cirqueira Martins Júnior - Coordenador / REGILAN FRANCISCA DE SOUZA - Integrante.
2016 - 2017
o software GeoGebra como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de Áreas e Volumes na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
Descrição: Esse projeto procura encontrar contribuições de Atividades Exploratórias em conteúdos de Áreas e Volumes com alunos do curso de Bacharel em Agronomia como uma tentativa de mostrar as aplicações desses conteúdos em que essas aplicações do Cálculo consiste em um grande desafio, pois ainda existe um alto índice de reprovação nessa disciplina com solução de listas de exercício e trabalhos em grupo e nenhuma prática fora da sala de aula e, os alunos que participarão, terão a oportunidade de contextualizar os conhecimentos construídos na sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Cirqueira Martins Júnior - Coordenador / RODRIGO DOS SANTOS FERREIRA - Integrante.
2015 - 2016
A utilização do Excel no tratamento de informações em conteúdos de Estatística com alunos do curso Técnico em Comércio no Ensino Médio
Descrição: O foco do projeto foi o de analisar as contribuições de atividades exploratórias com conteúdos de Estatística para alguns alunos de um curso Técnico em Comércio utilizando o programa Excel para o tratamento de informações como uma tentativa de motivá-los a construirem experiência com a aplicação desses conteúdos matemáticos que são trabalhados durante a sua passagem pelo Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Cirqueira Martins Júnior - Coordenador / Leandro Vieira dos Santos - Integrante.
2015 - Atual
O uso de softwares matemáticos na práxis de professores de Matemática
Descrição: O intuito é estudar a prática de professores de Matemática do Ensino Superior que utilizam softwares dinâmicos em suas aulas. Compreender a docência e o que é feito durante a realização das aulas tem sido objetivos de muitos pesquisadores (ADLER, 2000; BALL; THAMES; PHELPS, 2008; IMBERNÓN, 2007; SHULMAN, 1986; TARDIF, 2013; ZEICHNER, 1993). Desse modo, ainda existem muitos professores da disciplina de Matemática do Ensino Superior que não usam softwares matemáticos em suas aulas e continuaram fazendo isso sem o menor problema e, o nosso maior interesse, é o de estudar os professores que mobilizam conhecimentos no planejamento de suas aulas com os alunos, queremos entender melhor esse profissional que está refletindo com e no seu trabalho, que está incorporando esses recursos tecnológicos para auxiliá-los e a seus alunos no desenvolvimento de práticas mais eficientes, mesmo que essa disciplina ainda seja trabalhada com um rigor e formalismo, dificuldades epistemológicas, dificuldades de mudança do pensamento matemáticos elementar para o avançado, falta de conhecimentos prévios dos alunos, no decorrer dos semestres (REIS, 2009; REZENDE, 2003; SAD, 1998; DREYFUS, 1991; TALL, 1995) e, com isso, notamos que é importante à contribuição de estudos para mudar mesmo que, em longo prazo, situações que envolvem a sala de aula que é onde se encontram os principais atores das pesquisas em Educação Matemática, que são os alunos e os professores em sua prática com todas as suas estruturas, seus benefícios e entraves..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Cirqueira Martins Júnior - Coordenador / REGILAN FRANCISCA DE SOUZA - Integrante / RODRIGO DOS SANTOS FERREIRA - Integrante.
2013 - 2015
Ensino de Derivadas: aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra
Descrição: Projeto de Dissertação do Mestrado Profissional em Educação Matemática.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: José Cirqueira Martins Júnior - Coordenador / Frederico da Silva Reis - Integrante.
2010 - 2011
Estudo da Aplicação da função do Primeiro Grau em Administração, Ciências Contábeis e Economia com o uso do software GeoGebra.
Descrição: Projeto de Graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Cirqueira Martins Júnior - Coordenador / Ápio Rodrigo da Silva Neiva - Integrante / Helcton Ulisses Almeida Goes - Integrante.
2010 - 2010
Aplicações de Derivadas Trigonométricas.
Descrição: Projeto de Especialização Latu Sensu..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Genética de Populações: estudo de endogamia na comunidade Baixão de Cecílio.
Descrição: Projeto de Graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Cirqueira Martins Júnior - Coordenador / Andréa Pereira de Freitas - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Álgebra Linear.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise/Especialidade: Análise Real.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Bioestatistica.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Cálculo/Especialidade: Cálculo Diferencial e Integral.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria Plana.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria Espacial.


Prêmios e títulos


2009
Aprovação no concurso Público para professor., Universidade do Estado da Bahia - UNEB..
2007
Aprovação no concurso Público para Professor., Centro de Educação Tecnológica -CEFETBA..
2007
Aprovação para a Escola de Verão de Mestrado em Matemática., Universidade de Brasília - UNB..
2006
Aprovação no concurso Público para Professor., Secretaria do Estado da Educação..
2006
Aprovação na Seleção Pública para Professor Substituto., Universidade do Estado da Bahia..
2004
Aprovação no concurso público para Professor., Prefeitura Municipal de Barreiras..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS JÚNIOR, J. C.2017MARTINS JÚNIOR, J. C.; SANTOS, L. V. . A utilização do Excel com atividades exploratórias para o tratamento de informações em conteúdos de Estatística. Boletim Cearence de Educação e História da Matemática, v. 04, p. 14-25, 2017.

2.
MARTINS JÚNIOR, J. C.2016MARTINS JÚNIOR, J. C.; REIS, F. S. . As contribuições da visualização proporcionada pelo GeoGebra à aprendizagem de funções Derivadas em Cálculo I. X ENEM: Educação Matemática, cultura e diversidade, v. 1, p. 1-12, 2016.

3.
MARTINS JÚNIOR, J. C.2016MARTINS JÚNIOR, J. C.. Algumas contribuições de atividades exploratórias no conceito de integral definida. X ENEM: Educação Matemática, cultura e diversidade, v. 1, p. 1-12, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS JÚNIOR, J. C.; SOUZA, I. S. ; RAFAEL, C. F. B. . A Formação de Professores que Ensinam Matemática: encontros e desencontros. Educação e Linguagens: novos olhares. 1ed.Curitiba: Editora Appris, 2016, v. , p. 51-69.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, R. F. ; MARTINS JÚNIOR, J. C. . Possibilidades pedagógicas para o ensino e aprendizagem de Trigonometria. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARTINS JÚNIOR, J. C.; LOPES, L. L. S. . Estudo de possibilidades de aprendizagem em Matemática com o uso do SOROBAN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. A utilização de atividades exploratórias para o tratamento de informações em conteúdos de Estatística.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. Conceito de Integral Definida: contribuições de atividades exploratórias.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, R. F. ; MARTINS JÚNIOR, J. C. . O auxílio de aplicativos em dispositivos móveis para a compreensão de alguns conceitos de Trigonometria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. A utilização de atividades exploratórias para o tratamento de informações em conteúdos de Estatística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. Aprendizagem do conceito de Integral definida: algumas contribuições de atividades exploratórias.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CARMONA, L. A. P. ; MARTINS JÚNIOR, J. C. . O papel da visualização no ensino de programação linear em cursos de Engenharia de Produção.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MARTINS JÚNIOR, J. C.; SANTOS, L. V. ; CARMONA, L. A. P. . A utilização do Excel com atividades exploratórias para o tratamento de informações em conteúdos de Estatística.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARTINS JÚNIOR, J. C.; SOUZA, D. O. . Possibilidades de aprendizagem de funções com o uso do software GeoGebra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, D. O. ; MARTINS JÚNIOR, J. C. . Tecnologias digitais na formação inicial e na prática pedagógica do professor de Matemática: uma reflexão a partir das produções científicas do ENEM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. A utilização de atividades exploratórias com o uso do GeoGebra como alternativa para se pensar o ensino e aprendizagem de funções Polinomiais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MARTINS JÚNIOR, J. C.; FERREIRA, R. S. . O software GeoGebra como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de áreas e volumes na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. Ensino de Derivadas em Cálculo I: aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. Como se faz pesquisa em Educação Matemática utilizando softwares Matemáticos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MARTINS JÚNIOR, J. C.; SOUZA, I. S. ; RAFAEL, C. F. B. . Formação de professor que ensina Matemática encontros e desencontros. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS JÚNIOR, J. C.; REIS, F. S. . Atividades Exploratórias de Visualização de Gráficos utilizando o GeoGebra: Aplicações de Derivadas no Ensino de Cálculo I. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).

2.
SOUZA, I. S. ; BARROS, S. S. ; OLIVEIRA, M. A. T. L ; SILVA, A. J. N. ; MARTINS JÚNIOR, J. C. . Lúdico: uma proposta para os desafios educacionais do Ensino Médio. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. Derivadas Trigonométricas.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. Tópicos em Trigonometria.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. Construção de Sólidos Geoméricos.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. Seleção Pública para professor.. 2009. Universidade Estadual da Bahia.

2.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. Seleção Pública para professor.. 2009. Universidade Estadual da Bahia.

3.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. Seleção Pública para professor.. 2008. Universidade Estadual da Bahia.

4.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. Seleção Pública para professor.. 2008. Universidade Estadual da Bahia.

Outras participações
1.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. Banca de Validade e Aproveitamento de Atividades Científicas do Curso de Matemática.. 2011. Universidade Estadual da Bahia.

2.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. II Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. 2008. Sociedade Brasileira de Educação Matemática.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SEMAT - Práticas e Saberes na Formação de Professores que Ensinam Matemática. A utilização do GeoGebra em atividades exploratórias que ajudam a repensar a prática pedagógica no ensino para a aprendizagem de funções Polinomiais. 2016. (Congresso).

2.
II SEMANA CIENTÍFICA. Formação de professor que ensina Matemática encontros e desencontros. 2015. (Congresso).

3.
VII JORNADA DE EDUCACAÇÃO E ENCONTRO DE MATEMÁTICA NO OESTE DA BAHIA.A arte da escrita: discutindo ideias para construção de textos em Educação Matemática. 2015. (Oficina).

4.
V ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE OURO PRETO - EEMOP. Monitor do Evento. 2013. (Congresso).

5.
V ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE OURO PRETO - EEMOP. COORDENADOR DE APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS.. 2013. (Congresso).

6.
XV Encontro Bahiano de Educação Matemática - EBEM. LÚDICO: UMA PROPOSTA PARA OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO.. 2013. (Congresso).

7.
XVII EBRAPEM. 2013. (Congresso).

8.
II FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. COMISSÃO ORGANIZADORA. 2008. (Congresso).

9.
II FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. 2008. (Congresso).

10.
Encontro regional dos estudantes de Biologia. 2000. (Congresso).

11.
X Semana e Simpósio de Biologia. 2000. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. V Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2014. (Congresso).

2.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2013. (Congresso).

3.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2013. (Congresso).

4.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. II Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Euvaldo Lavra dos Santos. Derivadas Trigonométricas. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Matemática) - Faculdade João Calvino. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Regilan Francisca de Souza. O auxílio de aplicativos em dispositivos móveis para a compreensão de alguns conceitos de Trigonometria com o uso de atividades exploratórias. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Rodrigo dos Santos Ferreira. O software GeoGebra e as atividades exploratórias como ferramentas pedagógicas para a aprendizagem de áreas e volumes na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral no curso de Bacharel em Agronomia. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leandro Vieira dos Santos. A utilização do Excel no Tratamento de Informações em conteúdos de Estatística com alunos do Curso Técnico em Comércio no Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: José Cirqueira Martins Júnior.

2.
Andréa Pereira de Freitas.. Genética de Populações: Endogamia na comunidade de Baixão de Cecílio.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Bahia. Orientador: José Cirqueira Martins Júnior.

3.
Ápio Rodrigo da S. Neiva e Helcton Ulisses A. de Goes.. Aplicação da Função do 1° em Administração, Ciências Contábeis e Economia.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Bahia. Orientador: José Cirqueira Martins Júnior.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MARTINS JÚNIOR, J. C.; SOUZA, I. S. ; RAFAEL, C. F. B. . A Formação de Professores que Ensinam Matemática: encontros e desencontros. Educação e Linguagens: novos olhares. 1ed.Curitiba: Editora Appris, 2016, v. , p. 51-69.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUZA, I. S. ; BARROS, S. S. ; OLIVEIRA, M. A. T. L ; SILVA, A. J. N. ; MARTINS JÚNIOR, J. C. . Lúdico: uma proposta para os desafios educacionais do Ensino Médio. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MARTINS JÚNIOR, J. C.; REIS, F. S. . Atividades Exploratórias de Visualização de Gráficos utilizando o GeoGebra: Aplicações de Derivadas no Ensino de Cálculo I. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. Como se faz pesquisa em Educação Matemática utilizando softwares Matemáticos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MARTINS JÚNIOR, J. C.; SOUZA, I. S. ; RAFAEL, C. F. B. . Formação de professor que ensina Matemática encontros e desencontros. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. II Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. 2008. (Congresso).

2.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. V Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2014. (Congresso).

3.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2013. (Congresso).

4.
MARTINS JÚNIOR, J. C.. V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 14:05:08