Isandréia Girotto dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6185675934836159
  • Última atualização do currículo em 22/01/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e mestrado na Universidade de São Paulo (USP) na área de Francês Língua Estrangeira, com ênfase na linha de ensino-aprendizagem e estudos linguisticos e interculturais. Tem experiência como professora em escolas particulares e trabalhou na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isandréia Girotto dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, I. G.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Os estereótipos culturais no ensino do francês língua estrangeira,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Tokiko Ishihara.
Palavras-chave: estereótipos, ensino-aprendizagem, francês.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2005
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Formação em Educação a distância no ambiente Moodle. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Alagoas - Matriz, IFAL, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Capacitação para avaliação do Enem. (Carga horária: 90h).
Vunesp, VUNESP, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Qualificação e Seleção de Avaliadores do ENEM. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro em Avaliação e Seleção de Eventos, CEBRASPE, Brasil.
2015 - 2015
Cocina tradicional Méxicana. (Carga horária: 20h).
Universidad de Celaya, UC, México.
2015 - 2015
Curso de Qualificação e Seleção de Avaliadores do ENEM. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro em Avaliação e Seleção de Eventos, CEBRASPE, Brasil.
2014 - 2014
AE - Aprender a empreender. (Carga horária: 16h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Ead, SEBRAE EAD, Brasil.
2014 - 2014
Espanhol A2. (Carga horária: 36h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2014 - 2014
Curso de Qualificação e Seleção de Avaliadores do ENEM. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro em Avaliação e Seleção de Eventos, CEBRASPE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Introducao ao Moodle. (Carga horária: 18h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Fundamentos de EaD. (Carga horária: 18h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2013 - 2013
Inglês Instrumental online. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
Língua italiana. (Carga horária: 90h).
Ale Idiomas, ALE, Brasil.
2007 - 2007
A narrativa alegórica da parábola - aluna especial. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Stage de formation. (Carga horária: 294h).
Association Enseignement Formation Travailleurs Immigrés, AEFTIS, França.
1996 - 1997
Língua inglesa. (Carga horária: 120h).
London Study Center, LSC, Inglaterra.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Francês I, II, II , IV e Francês Instrumental para o curso de Redação e Revisão de Texto Francês VIII para o curso de Letras Português/Francês Francês Instrumental para Gastronomia Francês Instrumental para Museologia Normas Técnicas para o curso de RRT e Tradução


E. M. Profa. Sílvia Regina Shiavon Marasca, E. M. S. M., Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.


EEF Augusta Scotti Bacis, EEF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora de português, Carga horária: 20


Centro Educacional Brasil, EUA, Canadá, CEBRUSA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: professora de francês, Carga horária: 20


Ale Idiomas, ALE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor de francês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
O texto em sala de aula: práticas docentes e formativas em francês língua estrangeira
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Isandréia Girotto dos Santos - Integrante / Mariza Pereira Zanini - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Francesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, I. G.2010 SANTOS, I. G.. Os estereótipos culturais nas ciências da linguagem. Caderno de Letras (UFPEL), v. 16, p. p.001-155, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, I. G.. Stéréotype et Enseignement du FLE. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2011, Curitiba. (In)former pour transformer. Curitiba, 2011. v. 1. p. 230-246.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, I. G.. Os estereótipos culturais no ensino do FLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, I. G.. Os estereótipos no ensino-aprendizagem do FLE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, I. G.. Stéréotypes et enseignement du FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, I. G.. Os estereótipos culturais no ensino do FLE 2012 (Dissertação de mestrado).

2.
ROGERS, R. ; SANTOS, I. G. . Recherche sur l'éducation en France: "L'histoire sur l'éducation" - Leçon inaugurale 2011 (Intérprete de Conferência).

3.
BRUNELLO, Y. ; SANTOS, I. G. . Réaction/Révolution: Nelson Rodrigues, Jorge Amado et la dictature militaire brésilienne, 2010. (Tradução/Artigo).

4.
SANTOS, I. G.. Juó Bananére: Galabáro 2004 (Iniciação Científica).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, I. G.; ZANINI, M. P. ; VARGAS, L. Z. . Francês Instrumental - Ead. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso).

2.
SANTOS, I. G.. Francês para viagem - Ead. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso online).

3.
SANTOS, I. G.. Os estereótipos no ensino-aprendizagem do FLE. 2010. (Relatório de pesquisa).

4.
SANTOS, I. G.. Juó Bananére: Galabáro. 2004. (Relatório de pesquisa).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALCANTARA, C. C.; BLANK, D. S.; SANTOS, I. G.. Concurso público para professor Substituto. 2015. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º encontro sobre Síndrome de down. 2017. (Encontro).

2.
5º Seminário de Educação. 2017. (Seminário).

3.
Pilares para um Projeto E-learning de Sucesso - JOVAED. 2015. (Seminário).

4.
Caravane des Amériques - Ciclo da Francofonia-Ufpel. 2014. (Oficina).

5.
O que é linguística de Corpus. Profa.dra. Roberta Rego Rodrigues-Ufpel. 2014. (Seminário).

6.
Aula Inaugural: questão de identidade.. 2013. (Outra).

7.
Descobrindo novas letras.Os estereótipos culturais nas ciências sociais. 2013. (Simpósio).

8.
Os Cabelos da China. Tradução para o francês do conto de Simões de Lopes Neto. 2013. (Seminário).

9.
Simpósio Linguagem e identidades. 2013. (Simpósio).

10.
III Encontro de Pesquisas do Francês.Os estereótipos no ensino-aprendizagem do FLE. 2012. (Encontro).

11.
Novos Caminhos para Educação a Distância - Prof. Moran. 2012. (Outra).

12.
Palestra "É possível aprender" ministrada pela profa. Nívea Maria de Carvalho Fabrício. 2012. (Simpósio).

13.
Semana da Francofonia. 2012. (Encontro).

14.
Workshop "Ten Top Tips" com Tereza Sekiya. 2012. (Oficina).

15.
XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. Stéréotypes et enseignement du FLE. 2011. (Congresso).

16.
I Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2010. (Outra).

17.
Palestra "Novas abordagens no ensino da língua inglesa" com Tereza Sekiya. 2010. (Encontro).

18.
workshop "treinamento de professores para os novos manuais de inglês" com Tereza Sekiya. 2010. (Oficina).

19.
Conferência "La langue française aujourd'hui" ministrada pela Profa. Dra. Henriette Wlater da université de Haute-Bretagne. 2009. (Seminário).

20.
Palestra "Afetividade e motivação" ministrada pelo prof. Herbert Puchta - Cambridge Day. 2009. (Simpósio).

21.
50º seminário do GEL (grupo de estudos linguísticos). 2002. (Congresso).

22.
5º Seminário de Educação. 2001. (Seminário).



Outras informações relevantes


Aprovação em Processo Seletivo (primeiro lugar)
Instituição: UFPEL
Ano: 2013
Cargo: professor substituto em francês língua estrangeira

Aprovação em Processo Seletivo (primeiro lugar)
Instituição: Unicentro
Ano: 2015
Cargo: professor colaborador em língua francesa

Aprovação em Processo Seletivo (segundo lugar)
Instituição: UNESP
Ano: 2015
Cargo: professor substituto em língua francesa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 10:23:06