Lucas Rodrigues Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8141687357119122
  • Última atualização do currículo em 15/12/2018


É licenciado/bacharel em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) (2007), mestre em Linguística, área de concentração - Estudos Linguísticos, linha de pesquisa - Linguagem e Discurso - pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2010) e doutor em Linguística Aplicada, área de concentração Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa - Linguagens, Culturas e Identidades, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2018). Atualmente, é professor de nível superior tecnológico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ministrando a disciplina de língua inglesa aos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Tecnologia da Informação e Mecatrônica. Foi docente B1 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), onde ministrou disciplinas nos cursos de Letras, Turismo, Hotelaria e Direito. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: autoria, ensino de línguas, discurso, educação, discurso pedagógico e tem adotado o viés dos estudos do discurso, da psicanálise e da desconstrução para estudar políticas de exclusão ou inclusão de moradores de rua; tema central de sua pesquisa no doutorado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Rodrigues Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, L. R.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Moradores de rua em vídeos do youtube:(des)(re)territorializações do espaço-tempo no(s) discurso(s) de si e do(s) outro(s), Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Dra. Maria José Rodrigues Faria Coracini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Análise do Discurso; Morador(es) de rua; Discurso Midiático; Materialidade Linguística; YouTube.
2008 - 2010
Mestrado em Linguística.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: O blogueiro e suas práticas - Corpos carnavalizados e interações multifacetadas,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Dr. Valdemir Miotello.
Palavras-chave: Blog; carnavalização; Escrita na Internet; dialogismo; Gênero do Discurso e Ideologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem / Especialidade: Teoria e Análise do Discurso.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2004 - 2007
Graduação em Bacharelado em Letras Português/Inglês.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: Material didático para ensino de leitura em inglês como língua estrangeira mediado por computador: análise e elaboração.
Orientador: Dra. Maria de Fátima Silva Amarante.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa de Iniciação Científica, FAPIC, Brasil.
2004 - 2007
Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: Material didático para ensino de leitura em inglês como língua estrangeira mediado por computador: análise e elaboração.
Orientador: Dra. Maria de Fátima Silva Amarante.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa de Iniciação Científica, FAPIC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Noções Básicas em Psicanálise Clínica. (Carga horária: 80h).
WR Educacional, WRE, Brasil.
2018 - 2018
Psicopatologia Psicanalítica. (Carga horária: 3h).
Livraria do Psicanalista, LP, Brasil.
2018 - 2018
Técnica Psicanalítica I - Introdução à técnica psicanalítica. (Carga horária: 1h).
Livraria do Psicanalista, LP, Brasil.
2018 - 2018
Noções Básicas em Psicoterapia Holística. (Carga horária: 80h).
WR Educacional, WRE, Brasil.
2018 - 2018
A transferência na clínica psicanalítica. (Carga horária: 1h).
Livraria do Psicanalista, LP, Brasil.
2018 - 2018
Noções Básicas em Psicanálise: Teoria e Técnica. (Carga horária: 180h).
WR Educacional, WRE, Brasil.
2018 - 2018
Escutando a si mesmo. (Carga horária: 1h).
Livraria do Psicanalista, LP, Brasil.
2018 - 2018
Fases do desenvolvimento na Psicanálise. (Carga horária: 1h).
Livraria do Psicanalista, LP, Brasil.
2018 - 2018
As 4 Regras Técnicas legadas por Freud. (Carga horária: 1h).
Livraria do Psicanalista, LP, Brasil.
2016 - 2016
Manufatura Avançada 4.0. (Carga horária: 3h).
ETEC Pedro Ferreira Alves, ETECPFA, Brasil.
2014 - 2015
O diagnóstico e as estruturas clínicas. (Carga horária: 128h).
Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade, CLIN-A, Brasil.
2014 - 2014
Fundamentos sobre a Psicanálise Lacaniana. (Carga horária: 60h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2014 - 2014
Speaking Examining Training - KET Speaking Test. (Carga horária: 4h).
São Paulo Open Centre, SPOC, Brasil.
2014 - 2014
Speaking Examining Training - PET Speaking Test. (Carga horária: 4h).
São Paulo Open Centre, SPOC, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Psicanálise: Fundamentos em Freud e Lacan. (Carga horária: 128h).
Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade, CLIN-A, Brasil.
2014 - 2014
Learning online with Connecting Classrooms. (Carga horária: 4h).
British Council, Inglaterra.
2011 - 2011
Capacitação e Formação para Educação a Distância. (Carga horária: 100h).
Instituto EAD VIRTUAL - Ensino e Pesquisa Ltda., IEAD, Brasil.
2011 - 2011
Práticas Pedagógicas Aprendizagem na Era Digital. (Carga horária: 120h).
Instituto EAD VIRTUAL - Ensino e Pesquisa Ltda., IEAD, Brasil.
2011 - 2011
LIBRAS básico e intermediário. (Carga horária: 80h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2011 - 2011
Alfabetização: teorias e processos. (Carga horária: 120h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2011 - 2011
Certificate in English Language Teaching to Adults. (Carga horária: 120h).
UP LANGUAGE CONSULTANTS & TARGET LANGUAGE, ULCTL, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Cultura Norte-Americana. (Carga horária: 34h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Atividades Psicomotoras e Dif de Leitura-Escrita. (Carga horária: 34h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Cultura Japonesa. (Carga horária: 34h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Redação para Universitários. (Carga horária: 34h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior- 2B

Atividades

07/2018 - 12/2018
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês IV
Inglês V
Inglês VI
07/2018 - 12/2018
Ensino, Mecatrônica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
Inglês IV
01/2018 - 06/2018
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês IV
Inglês V
Inglês VI
01/2018 - 06/2018
Ensino, Mecatrônica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
Inglês IV
07/2017 - 12/2017
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês IV
Inglês V
Inglês VI
07/2017 - 12/2017
Ensino, Mecatrônica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
Inglês IV
01/2017 - 06/2017
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês IV
Inglês V
Inglês VI
01/2017 - 06/2017
Ensino, Mecatrônica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
07/2016 - 12/2016
Ensino, Mecatrônica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
07/2016 - 12/2016
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês IV
Inglês V
Inglês VI
01/2016 - 06/2016
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês IV
Inglês V
Inglês VI
01/2016 - 06/2016
Ensino, Mecatrônica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
01/2016 - 06/2016
Ensino, Gestão Empresarial (EaD), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
07/2015 - 12/2015
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês IV
Inglês V
Inglês VI
07/2015 - 12/2015
Ensino, Mecatrônica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
07/2015 - 12/2015
Ensino, Gestão Empresarial (EaD), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Expressão
Inglês I
01/2015 - 06/2015
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês IV
Inglês V
Inglês VI
07/2014 - 12/2014
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês VI

Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco, FIPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior- 2B

Atividades

07/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco, .

Cargo ou função
Membro do NDE do Curso Superior Tecnológico em Gestão da Produção Industrial.
07/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco, .

Cargo ou função
Membro do NDE do Curso Superior Tecnológico em Gestão da Tecnologia da Informação.
07/2018 - 12/2018
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês IV
07/2018 - 12/2018
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
Inglês IV
Inglês V
Inglês VI
01/2018 - 06/2018
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês IV
01/2018 - 06/2018
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
Inglês IV
Inglês V
Inglês VI
01/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês II
Inglês III
Inglês IV
Inglês V
Inglês VI
07/2016 - 12/2016
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
Inglês III
Inglês IV
Inglês V
Inglês VI
01/2016 - 06/2016
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
Inglês III
Inglês IV
07/2015 - 12/2015
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial Geral
Inglês I
Inglês II
07/2015 - 12/2015
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
Inglês III
Metodologia de Pesquisa Científico-Tecnológica
01/2015 - 06/2015
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
Metodologia de Pesquisa Científico-Tecnológica
01/2015 - 06/2015
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial Geral
Inglês I
07/2014 - 12/2014
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I

Global Language Solutions and Expatriate Services, GLT, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Português como Segunda Língua, Carga horária: 1


Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior- 2B


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de doutorado em Linguística Aplicada

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente-PED B, Carga horária: 6
Outras informações
Participante, sob supervisão do Prof. Ms. Guilherme Jotto Kawachi e da Profa. Ms. Leny Pereira Costa, do Programa de Estágio Docente (PED), categoria B (doutorandos), na disciplina LA092 Língua Inglesa II e LA094 Língua Inglesa IV". Nessa função, a responsabilidade é ministrar aulas práticas da referida disciplina aos alunos do ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), um programa-piloto da Unicamp voltado aos estudantes egressos da escola pública e com alto desempenho no ENEM.

Atividades

09/2014 - 01/2015
Ensino, Programa de Formação Interdisciplinar Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LA092 A - Língua Inglesa II
LA092 B - Língua Inglesa II
LA092 D - Língua Inglesa IV
LA094 B - Língua Inglesa IV

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente - B1, Carga horária: 26

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6
Outras informações
Fui monitor remunerado de uma disciplina do curso de Letras, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, intitulada "Compreensão e Produção de Textos de Língua Inglesa D", com carga horária de 120h.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações
Sob orientação de Iniciação Científica da Profª Drª Maria de Fátima Silva Amarante, desenvolvi pesquisas na área discursiva, inseridas no grupo de pesquisas da Universidade Pontifícia Católica de Campinas "Estudos do Discurso", com apoio financeiro de FAPIC PUC-CAMPINAS. Também, criei atividades com alvo a língua estrangeira no projeto intitulado: "Material didático para ensino de leitura em inglês como língua estrangeira mediado por computador: análise e elaboração".

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão e Produção de Textos em Língua Inglesa H (Matutino)
Compreensão e Produção de Textos em Língua Inglesa H (Noturno)
Linguística Aplicada: Questões de Tradução
Compreensão e Produção de Textos em Língua Inglesa B (Noturno)
Teorias Linguísticas "B"
Estágio Supervisionado - Ensino de Língua Inglesa I (Matutino e Noturno)
Estágio Supervisionado - Ensino de Inglês e suas Literaturas IV (Matutino e Noturno)
07/2013 - 12/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programa de Comunidade de Aprendizagem - Leitura e Escrita (Matutino)
Programa de Comunidade de Aprendizagem - Leitura e Escrita (Noturno)
10/2013 - 10/2013
Ensino, Contabilidade Internacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Inglês
05/2013 - 06/2013
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão e Produção de Textos em Língua Inglesa A (Turma B - Noturno)
Língua Inglesa A (Matutino)
Língua Inglesa A (Noturno)
05/2013 - 06/2013
Ensino, Hotelaria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Aplicado II
Inglês Aplicado IV

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluno de mestrado


Instituto de Educação e Ensino de Campinas, IESCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

04/2013 - 06/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos da Educação II
04/2013 - 06/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Educacional e Práticas Pedagógicas
04/2013 - 06/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS
02/2013 - 06/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
02/2013 - 06/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino - Língua Portuguesa - Séries iniciais
02/2013 - 06/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2012 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
02/2012 - 06/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil na Educação
02/2011 - 06/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
02/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - Séries inicias - 1° Ciclo do Ensino fundamental

Instituto Educacional Raphael di Santo LTDA, IERDS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino médio, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor dos níveis fundamental e médio, Carga horária: 12

Atividades

01/2011 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
Redação
02/2013 - 04/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação

Colégio Vivendo e Aprendendo ME., CVA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor dos níveis fundamental e médio, Carga horária: 33

Atividades

07/2007 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
Redação

Soc. Ir. da Congregação Santa Cruz - Colégio Notre Dame de Campinas, CND, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente de Língua Inglesa, Carga horária: 8

Atividades

08/2006 - 12/2007
Estágios , Soc. Ir. da Congregação Santa Cruz - Colégio Notre Dame de Campinas, .

Estágio realizado
Professor Assistente de Língua Inglesa (Estagiário).

PLANET IDIOMAS BRASIL, PIBR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fui professor-coordenador da instituição citada, durante este período ministrei cursos de formação continuada aos professores de LE. Dei aulas aos níveis básico, intermediário e avançado. Trabalhei também grupos de ensino de Inglês para crianças.

Atividades

06/2002 - 02/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês


Projetos de pesquisa


2014 - 2018
Tramas (dis)cursivas dos homens (trans)parentes da/na rua.
Descrição: Este projeto se insere, no grupo de pesquisa, sob coordenação da profa. Dra. Maria José Rodrigues Coracini "Vozes (In)fames: identidade e resistência", inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, que, por sua vez, participa do REDLAD, Rede Latinoamericana sobre a Pobreza. Com o objetivo de contribuir para a reflexão e o melhor entendimento de pessoas que se encontram em situação de rua. São, também, objetivos desse trabalho i) discutir, a partir dos dizeres de moradores de rua, a incidência de representações espaço-temporais;ii) problematizar as representações de sujeito e do corpo na materialidade linguística de dizeres de moradores de rua; iii) dar visibilidade às relações de poder que constituem e são constituídas em/por dizeres de pessoas em situação de rua. Partimos do pressuposto de que os dizeres de moradores de rua permitem rastrear representações de si como sujeitos de/em (des)ordem e representações da rua como (ex)tensão de seus corpos, configurando relações de (des)empoderamento como constitutivas e constituídas dos processos de (des)territorialização que lhe são (in)(ex)ternos. Do ponto de vista teórico, convém lembrar que trabalhamos no entremeio, tenso e difuso, que apaga as fronteiras nítidas, sem apagar as oposições de filosofias que se unem e se separam no traço de um hífen, no tracejado de parênteses: buscamos nas teorias do discurso, sobretudo na filosofia foucaultiana, parâmetros para compreender as relações de poder-saber (FOUCAULT, [1979] 1993), às quais se submetem, com pouquíssima possibilidade de resistência, aqueles que se encontram em situação de rua: o outro os anula, eles se anulam: não têm valor algum. Da filosofia derrideana, seguimos o caráter desconstrutivista, que problematiza a epistemologia ocidental, da qual herdamos o pensamento dicotômico, a polarização dos opostos, privilegiando um pólo (racional, objetivo, lógico), em detrimento do outro (sensações, intuições, sentimentos); como consequência inevitável, a exclusão, a discriminação, o preconceito se tornam presentes nas sociedades. Nesse sentido, entendemos a noção de différance (DERRIDA, 1967; 1972), que exibe a diferença, pois nada se iguala a nada, e o adiamento (verbo ‗diferir?) do significante e do significado últimos, que, ilusoriamente, perseguimos, na esperança de encontrar a verdade, a totalidade, a completude, a perfeição. Daí a busca incessante de uma resolução que jamais acontecerá, causando sofrimento, decepções, frustrações. Da psicanálise freudo-lacaniana, extraímos o conceito de sujeito, que, castrado, se vê impossibilitado de realizar o seu desejo; dividido, cindido, jamais se verá por inteiro, completo; sem controle de si e do outro, de suas ações e de seu dizer, ou melhor, dos efeitos de seu dizer, se vê fadado a se submeter à linguagem, que, por ser porosa, também incompleta, aberta à pluralidade de sentidos, permite que resvalem, vez por outra, fragmentos do inconsciente, que pode ser explicado como o saber que não se sabe, que diz do sujeito mais do que ele é capaz de supor, nos limites do seu imaginário, nos limites da razão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucas Rodrigues Lopes - Coordenador.
2008 - 2010
O blogueiro e suas práticas - Corpos carnavalizados e interações multifacetadas
Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo analisar de forma discursiva a construção da homossexualidade nos blogs veiculados pelo site Blogger, buscando compreender como o corpo, o discurso de outro e uso vocabular são construções que, possivelmente, tracem uma identidade tanto do blogueiro bem como do seu parceiro. Trabalhamos com a hipótese de que, nos textos dos blogs analisados, a identidade que é construída pelos blogueiros só se torna possível pelos atos estilísticos que as postagens apresentam, pois, por meio delas, o texto apresenta marcações de vozes, descrições dos corpos, além de tratarem das experiências com o mesmo sexo. Ou seja, o blogueiro adota diferentes papéis, diante de diferentes situações. Nessa perspectiva, tomamos como ótica-metodológica, os pressupostos de Mikhail Bakhtin, com relação ao dialogismo, à carnavalização e aos gêneros do discurso. O corpus de análise é textos que foram postados na blogosfera, isto é, no espaço virtual em que os textos são expostos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lucas Rodrigues Lopes - Coordenador.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Miguilim - Revista Eletrônica do NETLLI
2014 - Atual
Periódico: Intersaberes (Facinter)
2016 - Atual
Periódico: Diálogo das Letras
2016 - Atual
Periódico: Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU
2018 - Atual
Periódico: Revista Pimenta Cultural


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem/Especialidade: Teoria e Análise do Discurso.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Professor Paraninfo do Ensino Fundamental - 9° ano C, Instituto Educacional Raphael di Santo.
2010
Paraninfo do 9° ano Ensino Fundamental A, Instituto Educacional Raphael di Santo.
2010
Paraninfo do 9°ano do Ensino Fundamental D, Instituto Educacional Raphael di Santo.
2010
Paraninfo do 9° ano do Ensino Fundamental E, Instituto Educacional Raphael di Santo.
2009
Professor de Produção Textual homenageado - 9° ano do Ensino Fundamental, Colégio Vivendo e Aprendendo.
2009
Paraninfo do 9° ano do Ensino Fundamental (Ciclo 2), Colégio Vivendo e Aprendendo.
2008
Paraninfo do 9° ano do Ensino Fundamental (Ciclo 2), Colégio Vivendo e Aprendendo.
2008
Professor de Produção Textual homenageado - 9° ano do Ensino Fundamental, Colégio Vivendo e Aprendendo.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
LOPES, L,R  Data: 31/07/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, L. R.2018LOPES, L. R.; SILVEIRA, E.L. . (DES)TERITORIALIZANDO A ALTERIDADE: O MORADOR DE RUA ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES NAS MALHAS DISCURSIVAS DO YOUTUBE. INTERLETRAS (DOURADOS), v. 6, p. 1-12, 2018.

2.
LOPES, L. R.2018LOPES, L. R.; SILVEIRA, E. L. . Da (Im)possível M(a)estria em tempos (hiper)modernos: Sobre a Linguagem, a Educação e a Psicanálise. Revista Falange Miúda - ReFaMi, v. 1, p. 12-19, 2018.

3.
LOPES, L. R.2018LOPES, L. R.; PITOMBEIRA, C. V. . Entre resistências, desafios e (im)possibilidades: A emergência do professor de língua inglesa no ensino superior tecnológico sob lentes discursivas. Revista CBTecLE, v. 1, p. 1-9, 2018.

4.
PITOMBEIRA, C. V.2016PITOMBEIRA, C. V. ; LOPES, L. R. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LETRAS SOB LENTES COMPLEXO-DISCURSIVAS: A CULTURA DE ENSINAR (RE)VISITADA. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 2, p. 1-9, 2016.

5.
LOPES, L. R.2016LOPES, L. R.; LOPES, L. R. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LETRAS SOB LENTES COMPLEXO-DISCURSIVAS: A CULTURA DE ENSINAR (RE)VISITADA. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 2, p. 1-9, 2016.

6.
LOPES, L. R.2016LOPES, L. R.. O aprendiz e os (dis)cursos de língua inglesa sob lentes bakhtinianas. CONSCIESI, v. 1, p. 83-88, 2016.

7.
LOPES, L. R.2014LOPES, L. R.. (Per)cursos tecnológicos na sala de aula de línguas: entre possibilidades e intersecções. Intersaberes (Facinter), v. 9, p. 18-29-29, 2014.

8.
SILVEIRA, E. L.2014SILVEIRA, E. L. ; LOPES, L. R. . Riso é coisa séria: desdobramentos e intersecções da comédia em terrenos pós-modernos. Palimpsesto (Rio de Janeiro. Online), v. 19, p. 377-389, 2014.

9.
SOUZA, S. S.2014SOUZA, S. S. ; SILVEIRA, E.L. ; LOPES, L. R. . O gênero textual em pauta: entre perspectivas, reflexões e deslocamentos. Revista Philologus, v. 60, p. 1820-1831, 2014.

10.
SOUSA, S.2014SOUSA, S. ; SILVEIRA, E.L. ; LOPES, L. R. . O gênero textual em pauta: entre perspectivas, reflexões e deslocamentos. REVISTA PHILOLOGUS, v. 20, p. 1820-1831, 2014.

11.
PITOMBEIRA, C. V.2013PITOMBEIRA, C. V. ; LOPES, L. R. . Reflexões preliminares ao desenho de curso: um viés complexo. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU, v. 4, p. 223-231, 2013.

12.
LOPES, L. R.2009 LOPES, L. R.; MIOTELLO, V. . A subjetividade do Escritor de Blogs da Internet. Versão Beta (UFSCar), v. 54, V2, p. 61-63, 2009.

13.
AMARANTE, M. F. S.2008AMARANTE, M. F. S. ; LOPES, L. R. . Discurso Pedagógico no Ensino/Aprendizagem de Leitura em Inglês como Língua Estrangeira na Internet. Letras (Campinas), v. 26, p. 21-36, 2008.

14.
LOPES, L. R.2007 LOPES, L. R.; AMARANTE, M. F. S. . DISCURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LEITURA EM INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA INTERNET: A AUTORIA EM QUESTÃO. Letras (Campinas), v. 26, 2, p. 21-36, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
LOPES, L. R.; SILVEIRA, E. L. . A leitura escolar entre as possibilidades e o interdito: territorialização discursivo-desconstrutivistas para não deixar seu professor em paz. In: Éderson Luís Silveira; Francisco Jeimes de Oliveira Paiva. (Org.). O ensino na Educação Básica: Diálogos entre sujeitos, saberes e experiências docentes. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2018, v. 1, p. 208-224.

2.
LOPES, L. R.; SILVEIRA, E.L. . REVISITANDO BAKHTIN: NOTAS SOBRE A LEXICALIDADE ENTRE PALAVRAS, (DIÁLOGO ENTRE) DISCURSOS E A CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS DA LINGUAGEM. In: Elisângela Santana dos Santos; A. Ariadne Domingues Almeida; Natival Almeida Simões Neto. (Org.). OLHARES SOBRE O LÉXICO: PERSPECTIVAS DE ESTUDO. 1ed.Salvador: Eduneb, 2018, v. 1, p. 343-356.

3.
SILVEIRA, E. L. ; LOPES, L. R. . Habitar o espaço invisível: notas sobre moradores de rua, territorializações outras e formas de (des) subjetivação na contemporaneidade. In: Danillo da Conceição Pereira Silva; Iran Ferreira de Melo; Lorena Gomes Freitas de Castro. (Org.). Questões de Linguagem e Sociedade 3: Problemas Sociais, Subalternidades e Discurso. 1ed.Aracaju: Criação, 2017, v. 3, p. 71-83.

4.
LOPES, L. R.. DAS TELAS DO YOUTUBE À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: INTERSECÇÕES E DISCURSOS. In: Adalberto Romualdo Pereira Henrique; Karine Lobo Castelano. (Org.). MÍDIA E TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: ELEMENTOS FACILITADORES. 1ed.Campos de Goytcazes: Instituto Brasil Cultural, 2016, v. 1, p. 111-121.

5.
AMARANTE, M. F. S. ; LOPES, L. R. . Um sujeito (co)movente: identidades construídas no/pelo dizer de Sebastião Nicomedes. In: Andrea Silva Domingues; Doriedson do Socorro Rodrigues; Benedita Celeste de Moraes Pinto. (Org.). Cultura, trabalho e cidadania. 1ed.Jundiaí: Paco Editora, 2014, v. 1, p. 1-256.

6.
LOPES, L. R.. Textos que engolem textos: O dialogismo Bakhtiniano e sua contribuição para a produção textual nos níveis fundamental e médio na educação brasileira. In: Valdemir Miotello. (Org.). Janelas Bakhtinianas - Refrações, Reflexões e Rascunhos. 1ªed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2008, v. 401, p. 129-140.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LOPES, L. R.. Letters to BRAZ-TESOL. BRAZ-TESOL Newsletter, São Paulo, p. 9 - 9, 01 jul. 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, L. R.; AMARANTE, M. F. S. . PRÁTICAS DE LEITURA EM INGLÊS VIA INTERNET: ANÁLISE. In: XII Encontro de Iniciação Científica, 2007, Campinas. XII Encontro de Iniciação Científica. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, L. R.. Moradores de rua em vídeos do YouTube: discurso(s) de si e dos outro(s) na contemporaneidade. In: VII SEPIDIS - Seminário de Pesquisa 'Identidade e Discurso', 2016, Campinas. VII Anais do SEPIDIS. Campinas: Unicamp, 2016. v. 7. p. 1-22.

2.
LOPES, L. R.. O morador de rua e suas representações - Aventuras e desventuras discursivas no YouTube. In: 62° Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 2014, Campinas. Anais do 62° Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 2014. v. 1.

3.
LOPES, L. R.. Os moradores de rua e suas tramas discursivas no YouTube. In: XX SETA - Seminário de Teses em Andamento, 2014, Campinas. Resumos XX SETA1, 2014. v. 1. p. 1-1.

4.
LOPES, L. R.. O reinado das mídias sociais. In: V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem Linguagem, Sociedade, Políticas, 2013, Pouso Alegre. Caderno de Resumos. Pouso Alegre: UNIVÁS, 2013. v. 01. p. 46-46.

5.
LOPES, L. R.. Tramas (Dis)cursivas dos homens (trans)parentes da/na rua. In: V Seminário de Pesquisa 'Identidade e Discurso', 2013, Campinas. Resumos V Seminário de Pesquisa "Identidade e Discurso". Campinas, 2013. v. 1. p. 19-19.

6.
LOPES, L. R.. Desenhando cursos de línguas - A tecedura entre as experiências do professor e as necessidades dos alunos. In: IV Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica - Conexões e Rupturas, 2012, São Paulo. IV Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica - Conexões e Rupturas, 2012.

7.
LOPES, L. R.; AMARANTE, M. F. S. . Material Didático para o ensino de Inglês como LE mediado por computador: Análise e Elaboração. In: XI Encontro de Iniciação Científica, 2006, Campinas. Caderno de Resumos do XI Encontro de IC. Campinas: Toque Final - PUC Campinas, 2006. p. 232-232.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, L. R.. Entre verticalidades, horizontalidades e (Dis)cursos: O morador de rua no Youtube. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOPES, L. R.; PITOMBEIRA, C. V. . A prática docente no Ensino Superior Tecnológico: (des)territorializações do ensino de língua-cultura inglesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BIAZOTTO, L. H. ; LOPES, L. R. ; PORTES, A. C. R. B. . Software de Controle Hídrico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LOPES, L. R.. OS MORADORES DE RUA EM VÍDEOS DO YOUTUBE: AS REPRESENTAÇÕES DE SI E DO(S) OUTROS COMO ECOS DE RESISTÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LOPES, L. R.. Moradores de rua em vídeos do YouTube: discurso(s) de si e do(s) outro(s) na contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
LOPES, L. R.. As dobraduras dos dizeres da rua: o morador na rua e seus muitos caminhos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LOPES, L. R.. Câmera, memória, ação: o morador de rua e suas narrativas em vídeos do YouTube. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LOPES, L. R.; PITOMBEIRA, C. V. . Práticas translíngues e a emergência do professor de línguas: necessidades, rupturas e formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LOPES, L. R.. ECOS DA RUA EM VÍDEOS DO YOUTUBE: OS MORADORES DE RUA E AS REPRESENTAÇÕES DE SI E DO OUTRO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
LOPES, L. R.. Os moradores de rua e suas tramas discursivas no YouTube. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
LOPES, L. R.. O morador de rua e suas representações - Aventuras e desventuras discursivas no YouTube. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
LOPES, L. R.. O reinado das mídias sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LOPES, L. R.. Cadê o professor? Foi curtir os posts e ensinar inglês no Facebook e no Twitter também!. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LOPES, L. R.. Identidades discursivas fragmentadas - O professor de inglês pós-moderno diante das mídias sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LOPES, L. R.. (Re)pensando os caminhos do professor de Inglês na pós-modernidade? Mudança, resistência e rupturas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LOPES, L. R.. Tramas (dis)cursivas dos homens (trans)parentes da/na rua. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LOPES, L. R.. A língua materna e suas variações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LOPES, L. R.. Como contar histórias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
LOPES, L. R.. Histórias e o letramento das emoções. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
LOPES, L. R.. A importância das histórias e de contar histórias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
LOPES, L. R.. Por qual razão professores de séries iniciais precisam conhecer a língua que ensiinam?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
LOPES, L. R.. Poema - Carrossel dos Sonhos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LOPES, L. R.. Uma possível análise discursiva sob um viés bakhtiniano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
LOPES, L. R.. É preciso ler no Ensino Superior?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
LOPES, L. R.. É preciso ler no Ensino Superior?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
LOPES, L. R.. Desenhando cursos de línguas - A tecedura entre as experiências do professor e as necessidades dos alunos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LOPES, L. R.. A Subjetividade do Escritor de Blogs da Internet. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
FELICIO, R. P. ; GUIMARAES, C. G. S. ; LOPES, L. R. ; LOURENCO, R. M. ; MARCELINO, R. G. ; RICARTE, L. T. . Google Search Education. Campinas: Grupo de Pesquisa ? (Multi)letramentos na escola por meio da hipermídia (GpMulti), 2014. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc dos manuscritos submetidos à publicação de livros da editora. 2018.

2.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc do Volume 6, Número 1 da Macabea ? Revista Eletrônica do NETLLI. 2017.

3.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc do Volume 8 número 1 da e-scrita - Revista do curso de Letras da Uniabeu. 2017.

4.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc do Volume 1, Número 6, da Diálogo das Letras. Revista Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto da UERN. 2017.

5.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc do Volume 6, Número 2 da Miguilim ? Revista Eletrônica do NETLLI. 2017.

6.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc do Volume 6, Número 2 da Miguilim ? Revista Eletrônica do NETLLI. 2017.

7.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc do Volume 6, Número 2 da Miguilim ? Revista Eletrônica do NETLLI. 2017.

8.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc do Volume 6, Número 3 da Miguilim ? Revista Eletrônica do NETLLI. 2017.

9.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc do Volume 5, Número 1 da Macabea ? Revista Eletrônica do NETLLI. 2016.

10.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc do Volume 5 da Diálogo das Letras. Revista Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto da UERN. 2016.

11.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc do Volume 7 número 2 da e-scrita - Revista do curso de Letras da Uniabeu. 2016.

12.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc do Volume 2, Número 5, da Diálogo das Letras. Revista Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto da UERN. 2016.

13.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc da Macabea - Revista Eletrônica do NETLLI, Volume 3, Número 2. 2015.

14.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc da Revista Eletrônica do NETLLI - Miguilim, Vol 3, N. 2. 2014.

15.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc da Revista Intersaberes - Dossiê ? Educação e Novas Tecnologias - Vol. 9, N. 17. 2014.

16.
LOPES, L. R.. Consultoria como parecerista ad hoc da Macabea - Revista Eletrônica do NETLLI, Volume 3, Número 2. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
LOPES, L. R.. Parecer técnico de avaliação de artigo científico para publicação na revista Intersaberes - Dossiê ? Educação e Novas Tecnologias - Vol. 9, N. 17. 2014.

2.
LOPES, L. R.. Parecer técnico de avaliação de artigo científico para publicação na Macabea - Revista Eletrônica do NETLLI, Volume 3, Número 2. 2014.

3.
LOPES, L. R.. Parecer técnico de avaliação de pôsteres do XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2014.

4.
LOPES, L. R.. Parecer técnico de avaliação de artigo científico para publicação na Revista Eletrônica do NETLLI - Miguilim, Vol. 3, N. 2. 2014.

5.
LOPES, L. R.. Parecer técnico MD - Produção de textos sob o enfoque dos gêneros do discurso. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOPES, L. R.; MOSCHIM-GIANINI, Z. ; SILVA, S. A. . Fatec cria curso de inglês e 'English Club'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LOPES, L. R.; SILVA, S. A. ; MOSCHIM-GIANINI, Z. . Professores e alunos criam clube de inglês. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
LOPES, L. R.. Educação Bilíngue. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
D'ESPOSITO, M. E. W.; FREIRE, M. M.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Sandra Harumi Shiokawa de Simone. As sementes da língua inglesa e o cultivo da leitura. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPES, L. R.; TROVA, E. C. V.; BIAZOTTO, L. H.. Participação em banca de Adenilson Leandro, Glauco Pianca, Rodrigo Braz, Sérgio Santo.Sistema de Gerenciamento de Pedidos (Qualificação). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

2.
TROVA, E. C. V.; LOPES, L. R.; BIAZOTTO, L. H.. Participação em banca de Ebenézer Ramos Gustavo Barbosa Leonardo Rampazzo Vitor Bueno.Implantação de solução para comércio eletrônica (Qualificação). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

3.
ARMELIN, S. R.; TROVA, E. C. V.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Caique da Silva, Pedro Chaib Cintra e Sheyla Custódio.Aplicativo Associação Vida: Adote uma vida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

4.
TROVA, E. C. V.; LOPES, L. R.; ARMELIN, S. R.. Participação em banca de Bruno de Almeida Dias, José Lucas Lima e Lucas Caetano.Desenvolvimento de Sistema para Automação de Cardápios na Plataforma Web. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

5.
TROVA, E. C. V.; LOPES, L. R.; ARMELIN, S. R.. Participação em banca de Gabriel Luna Bordoy e Marcial Bernardo dos Santos Jr..Implantação de um sistema de gerenciamento de uma clínica veterinária e criadouro de animais domésticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

6.
LOPES, L. R.; ARMELIN, S. R.; RUGGERO, A. R.. Participação em banca de Gabriel Gregio Guimarães, Renan Marquesi Souza.No Comando: Tecnologia em função popular contra a corrupção (Qualificação). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

7.
LOPES, L. R.; RUGGERO, A. R.; ARMELIN, S. R.. Participação em banca de Diogo Dittoro, Douglas Luppi, Filipi Rosa e Leoni Teixeira.Sistema de gerenciamento de aluguel de trajes (Qualificação). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

8.
LOPES, L. R.; PEIXOTO, M. R. B. S.. Participação em banca de Carlos Alexandre Maria Torres.Representações de Gênero em livros didáticos de língua inglesa como língua estrangeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

9.
LOPES, L. R.; PEIXOTO, M. R. B. S.. Participação em banca de Carlos Eduardo Teruel.A avaliação de língua inglesa no ENEM e seus impactos nas avaliações do ensino fundamental II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

10.
MORELATO JUNIOR, R.; ARMELIN, S. R.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Éder Luís Pancotti.Estudo de caso de um sistema de gestão para clínica de fisioterapia e terapia manuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

11.
MORELATO JUNIOR, R.; LOPES, L. R.; ARMELIN, S. R.. Participação em banca de Pedro Batista, Thiago dos Santos Maria, Vinícius Pieri.ORIGEM - Sistema de Gestão de Comércio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

12.
BIAZOTTO, L. H.; LOPES, L. R.; PORTES, A. C. R. B.. Participação em banca de Marciano Panchieri, Robson Miguel da Silva.Software de Controle Hídrico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

13.
MACEDO, P. C.; LOPES, L. R.; BIAZOTTO, L. H.. Participação em banca de Fernando Pires Barbosa e Kleber Coutinho de Souza.Controle de Acesso à Internet via servidor Proxy. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

14.
BIAZOTTO, L. H.; LOPES, L. R.; MACEDO, P. C.. Participação em banca de Diego Carvalho Santos e Kaio Dolfini de Souza.GPBUS - Sistema de localização de pontos e horários para linhas de transporte público de Mogi Guaçu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

15.
ARMELIN, S. R.; MACEDO, P. C.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Emerson dos Santos; Gabriel Camargo e Gustavo Luiz Rezzani.Protótipo de Sistema Online Gerenciador de Coleções. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

16.
ARMELIN, S. R.; MACEDO, P. C.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Oliver Henrique Maceira e William Givaldo de Menezes.Melhorias no Sistema de Gerenciamanto de Tarefas (Labuta) Para Liberação na Comunidade Open Source de Drupal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

17.
ARMELIN, S. R.; MACEDO, P. C.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Isabela Sartorato da Silva.Protótipo de Aplicativo para Controle Financeiro Familiar - Plataforma Android. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

18.
CORACINI, M. J. R. F.; PEIXOTO, M. R. B. S.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Thaís Tiemi da Silva Yamasaki.Tessituras (In)fames: uma análise dos dizeres escritos de pessoas em situação de rua. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas.

19.
Souza, Siomara Rodrigues; SANTOS, J.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Débora Barbosa Gomes Ferreira e Milene Regina Gomes da Rosa.Mulheres Negras: Nas entrelinhas da educação brasileira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

20.
LOPES, L. R.; Pereira, S.D.C.; PEREIRA, D. S.. Participação em banca de Talita Fernandes da Silva.Contrastes entre teoria e prática: Percepções e Crenças de um futuro pedagogo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

21.
ARNAIS, M.A.O.; CARRICO, A.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Isabella Maria Dentini de Andrade, Kelly Cristina Alves.Freinet e a inclusão de crianças deficientes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

22.
ARNAIS, M.A.O.; CARRICO, A.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Larissa Cristina Ferreira da Silva.Dislexia na escola brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

23.
ARNAIS, M.A.O.; CARRICO, A.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Rafaelle Caron de Castro.A importância do contar histórias no desenvolvimento cognitivo da criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

24.
Nogueira, Aryane Santos; LOPES, L. R.; Souza, Siomara Rodrigues. Participação em banca de Regianne Cristina Adão dos Santos.Problemas de Aprendizagem na Educação Infantil: Cuidar ou Educar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

25.
Nogueira, Aryane Santos; LOPES, L. R.; Souza, Siomara Rodrigues. Participação em banca de Fernanda Xavier Moreira, Janaína Bandones Rego.A importância do brincar para crianças cegas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

26.
Nogueira, Aryane Santos; Souza, Siomara Rodrigues; LOPES, L. R.. Participação em banca de Bruna Bernardes de Souza, Ithyara Cristina Nunes de Campos.Variáveis que interferem no trabalho do professor na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

27.
Nogueira, Aryane Santos; LOPES, L. R.; Souza, Siomara Rodrigues. Participação em banca de Natália Guigi, Regiane Maria Piccirillo, Rômulo Machado.Afetividade e Aprendizagem: estabelecendo suas relações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

28.
FRIANO, M. B. G.; LOPES, L. R.; PINA, T. A.. Participação em banca de Daniely de Fátima Calleri Kurihara, Wanessa Leal Rizzato.Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

29.
FIGUEIREDO, R. A.; LOPES, L. R.; PINA, T. A.. Participação em banca de Elisângela Cristina Campos Toledo, Elisângela Gardin.Preconceito e Discriminação no cotidiano Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

30.
FIGUEIREDO, R. A.; LOPES, L. R.; PINA, T. A.. Participação em banca de Renato de Paula.A Importância do brincar na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

31.
CARRICO, A.; LOPES, L. R.; VELOSO, B.. Participação em banca de Fátima Aparecida Veinert, Lívia Vilela Escoriza.Brincar, Conhecer e Ensinar de forma lúdica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

32.
LOPES, L. R.; Souza, Siomara Rodrigues; Rosana Rodrigues Gomes da Silva. Participação em banca de Kênia Nazário; Raquel Antunes e Zenaide de Souza.A prática docente na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

33.
Rosana Rodrigues Gomes da Silva; VELOSO, B.; PINA, T. A.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Andhiara Bueno; Joyce Gadioli; Kelly Esteves e Regina Biazio.Autismo na educação infantil: métodos para interagir. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

34.
PINA, T. A.; FIGUEIREDO, R. A.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Daniela Aparecida Mattano da Silva.A afetividade na Educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

35.
PINA, T. A.; Souza, Siomara Rodrigues; LOPES, L. R.. Participação em banca de Ariane Canova; Ana Souza; Priscila Soares e Vanessa Godoi.Pedagogia Hospitalar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

36.
LOPES, L. R.; PINA, T. A.. Participação em banca de Eliane de Fátima Vieira Galvão.Histórias em quadrinhos e Hagaque: Novas possibilidades de ensinar e aprender. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

37.
PINA, T. A.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Aline Favoretto; Camila Pereira e Vanessa Fernandes.Dislexia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.

38.
Rosana Rodrigues Gomes da Silva; Souza, Siomara Rodrigues; PINA, T. A.; LOPES, L. R.. Participação em banca de Cláudia Santos Barbosa Pieroni.Bilinguismo na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Ensino de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BAGNOLO, C. E. S.; LOPES, L. R.; CRUZ, V. G.. Banca de Concurso de Inglês II do Curso Superior em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. 2018. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

2.
BAGNOLO, C. E. S.; LOPES, L. R.; CRUZ, V. G.. Banca de Concurso de Inglês I do Curso Superior em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. 2018. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

3.
SANTOS, V. R.; LOPES, L. R.; FUINI, M. A.. Banca de Concurso de Inglês II do Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial. 2018. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

4.
SANTOS, V. R.; LOPES, L. R.; FUINI, M. A.. Banca de Concurso de Inglês III do Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial. 2018. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

5.
GIRALDI, A. L. F. M.; LOPES, L. R.; VALVERDE, N. C. P.. Banca de Concurso de Comunicação Empresarial do Curso Superior em Tecnologia em Fabricação Mecânica. 2018. Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

6.
MOSCHIM-GIANINI, Z.; LOPES, L. R.; BREGEIRO, E. T.. Banca de Concurso de Inglês I e II do Curso Superior em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. 2018. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

7.
SANTOS, V. R.; LOPES, L. R.; FUINI, M. A.. Banca de Concurso de Inglês I do Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial. 2018. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

8.
SANTOS, V. R.; LOPES, L. R.; TEIXEIRA, A. F.. Banca de Concurso de Comunicação Geral do Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial. 2018. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

9.
SANTOS, V. R.; LOPES, L. R.; TEIXEIRA, A. F.. Banca de Concurso de Inglês III do Curso Superior em Tecnologia em Fabricação Mecânica. 2018. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

10.
SANTOS, V. R.; LOPES, L. R.; TEIXEIRA, A. F.. Banca de Concurso de Inglês IV do Curso Superior em Tecnologia da Gestão Empresarial. 2018. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

11.
LOPES, L. R.; BAGNOLO, C. E. S.; FUINI, M. G.. Banca de Concurso de Saúde e Segurança Ocupacional do curso de Gestão da Produção Industrial. 2017. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

12.
LOPES, L. R.; SACCO, N. C.; SERAFIM, M. A. M.. Banca de Concurso de Inglês II no curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet. 2017. Faculdade de Tecnologia de Araras.

13.
SANTOS, V. R.; LOPES, L. R.; SILVEIRA, L. J.. Banca de Concurso de Métodos para Produção de Conhecimento do Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial. 2017. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

14.
BAGNOLO, C. E. S.; LOPES, L. R.; SILVEIRA, L. J.. Banca de Concurso de Metodologia da Produção Científico-Tecnológica do Curso Superior em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. 2017. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

15.
FUINI, M. G.; LOPES, L. R.; CRUZ, V. G.. Banca de Concurso de Comunicação e Expressão do Curso Superior em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informaçãoi. 2017. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

16.
BAGNOLO, C. E. S.; LOPES, L. R.; TEIXEIRA, A. F.. Banca de Concurso de Fundamentos da Comunicação Empresarial do Curso Superior em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. 2017. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

17.
LOPES, L. R.; ELIZI, C. E.; GRANZIERA, L. C.. Presidente da banca examinadora para provimento efetivo - Inglês I - Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 2016. Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

18.
BAGNOLO, C. E. S.; CONTIERO, E.; LOPES, L. R.. Banca de Concurso de Língua Inglesa II de Gestão da Produção Industrial. 2016. Faculdade de Tecnologia de Itapira Ogari de Castro Pacheco.

19.
VIEIRA, C. A.; LEITE, R. L.; LOPES, L. R.. Banca de Concurso Público de Língua Inglesa IV do Curso de Mecatrônica Industrial. 2016. Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo.

20.
VIEIRA, C. A.; LEITE, R. L.; LOPES, L. R.. Banca Examinadora Concurso Público - Inglês I. 2015. Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo.

Outras participações
1.
LOPES, L. R.. Banca examinadora do exame oral da prova de suficiência/proficiência em Inglês I, II, IIII, IV, V, VI do curso de Gestão da Tecnologia da Informação. 2014. Faculdade de Tecnologia de Itapira.

2.
AMARANTE, M. F. S.; FIGUEIREDO, L. C. H.; LOPES, L. R.. Banca examinadora do exame de suficiência em Inglês Aplicado I para o curso de tecnologia em Hotelaria da faculdade de Turismo. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

3.
AMARANTE, M. F. S.; MARCELINO, R. G.; LOPES, L. R.. Banca examinadora do exame de suficiência em Língua Inglesa "C" do curso de Letras. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

4.
AMARANTE, M. F. S.; MARCELINO, R. G.; LOPES, L. R.. Banca examinadora do exame de suficiência em Compreensão e Produção de Textos em Língua Inglesa "E" do curso de Letras. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

5.
AMARANTE, M. F. S.; MARCELINO, R. G.; LOPES, L. R.. Banca examinadora do exame de suficiência em Compreensão e Produção de Textos em Língua Inglesa "G" do curso de Letras. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

6.
AMARANTE, M. F. S.; MARCELINO, R. G.; LOPES, L. R.. Banca examinadora do exame de suficiência em Compreensão e Produção de Textos em Língua Inglesa "C" do curso de Letras. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. A prática docente no Ensino Superior Tecnológico: (des)territorializações do ensino de língua-cultura inglesa. 2018. (Congresso).

2.
2º Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas.Entre verticalidades, horizontalidades e (Dis)cursos: O morador de rua no Youtube. 2018. (Encontro).

3.
9a. Fatec Portas Abertas. 2018. (Feira).

4.
III SPAP - Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico. 2018. (Encontro).

5.
8a. Fatec Portas Abertas. 2017. (Exposição).

6.
FATEC DEVDAY 2017. 2017. (Encontro).

7.
II Mostra de Trabalhos Acadêmicos. Trabalhos de Conclusão de Curso. 2017. (Exposição).

8.
II Simpósio Regional de Iniciação Científica - Indústria do futuro.Software de Controle Hídrico. 2017. (Simpósio).

9.
Programa de Formação de Professores- Reunião Virtual.Reunião Formativa com a coordenação de Inglês das FATECs. 2017. (Encontro).

10.
VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.OS MORADORES DE RUA EM VÍDEOS DO YOUTUBE: AS REPRESENTAÇÕES DE SI E DO(S) OUTRO COMO ECOS DE RESISTÊNCIA. 2017. (Encontro).

11.
Manufatura Avançada - Indústria 4.0. 2016. (Encontro).

12.
VII Seminário de Pesquisa "Identidade e Discurso".Moradores de rua em vídeos do YouTube: discurso(s) de si e do(s) outro(s) na contemporaneidade. 2016. (Seminário).

13.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2016. (Congresso).

14.
1ª. Jornada à Pesquisa em Diálogo: discurso, psicanálise, desconstrução e interfaces..As dobraduras dos dizeres da rua: o morador na rua e seus muitos caminhos. 2015. (Outra).

15.
63° Seminário do GEL.Câmera, memória, ação: o morador de rua e suas narrativas em vídeos do YouTube. 2015. (Simpósio).

16.
VI Seminário de Pesquisa Identidade e Discurso.ECOS DA RUA EM VÍDEOS DO YOUTUBE: OS MORADORES DE RUA E AS REPRESENTAÇÕES DE SI E DO OUTRO. 2015. (Seminário).

17.
XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Práticas translíngues e a emergência do professor de línguas: necessidades, rupturas e formação. 2015. (Congresso).

18.
62° Seminário do GEL.O morador de rua e suas representações - Aventuras e desventuras discursivas no YouTube. 2014. (Simpósio).

19.
XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Parecer técnico de avaliação de pôsteres. 2014. (Congresso).

20.
XX SETA - Seminário de Teses em Andamento.Os moradores de rua e suas tramas discursivas no YouTube. 2014. (Seminário).

21.
19° Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA).Cadê o professor? Foi curtir os posts e ensinar inglês no Facebook e no Twitter também!. 2013. (Seminário).

22.
Encontro Pedagógico: Os tratados de direitos humanos e a atuação do professor. 2013. (Encontro).

23.
Encontro Pedagógico Universidade e Universitários. 2013. (Encontro).

24.
ENELIN 2013 - Linguagem, Sociedade e Políticas.O reinado das mídias sociais. 2013. (Encontro).

25.
II Jornada de Linguística da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP).Usando as lentes de Ducrot. 2013. (Encontro).

26.
II Jornada de Linguística da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP).Identidades Discursivas Fragmentadas - O professor de inglês pós-moderno diante das mídias sociais. 2013. (Encontro).

27.
IV Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.(Re)pensando os caminhos do professor de Inglês na pós-modernidade? Mudança, resistência e rupturas. 2013. (Encontro).

28.
V Seminário de Pesquisa "Identidade e Discurso" - SEPEDIS.Tramas (dis)cursivas dos homens (trans)parentes da/na rua. 2013. (Seminário).

29.
IV Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica.Desenhando cursos de línguas - A tecedura entre as experiências do professor e as necessidades dos alunos. 2012. (Encontro).

30.
Oficina de Redação UNICAMP. 2012. (Oficina).

31.
Programa de Pós-Graduação e Extensão Anhanguera Educacional.É preciso ler no Ensino Superior?. 2012. (Seminário).

32.
Programa de Pós-Graduação e Extensão Anhanguera Educacional.Uma possível análise discursiva sob um viés bakhtiniano. 2012. (Oficina).

33.
Programa de Pós-Graduação e Extensão Anhanguera Educacional.A língua materna e suas variações. 2012. (Encontro).

34.
Projeto Carrossel dos Sonhos.O professor como contador de histórias - Um novo papel na Educação?. 2012. (Encontro).

35.
Oficina de Redação UNICAMP. 2011. (Oficina).

36.
Oficina de Redação UNICAMP. 2010. (Oficina).

37.
Semana de Pedagogia.Gênero textual a partir de Bakhtin. 2010. (Simpósio).

38.
Oficina de Redação UNICAMP. 2009. (Oficina).

39.
O uso do Warm Up e outras atividades para motivação da Leitura em língua inglesa. 2009. (Encontro).

40.
?Discursos Constituintes e Paratopia? - Doutor Dominique Maingueneau. 2008. (Outra).

41.
"A Funcionalidade da Gramática para melhorar o desempenho em compreensão e Produção de Texto" -Reunião Regional do Sistema Anglo de Ensino. 2008. (Encontro).

42.
"A PROBLEMÁTICA DO SIGNIFICADO: UMA QUESTÃO QUE TRANSBORDA AS FRONTEIRAS DA LINGÜÍSTICA" - Dra. Fernanda Mussalim. 2008. (Encontro).

43.
"Como tirar proveito da leitura de textos da proposta, para elaborar uma redação" - Reunião Regional do Sistema de Ensino Anglo. 2008. (Encontro).

44.
Círculo - Rodas Bakhtinianas.Bakhtin e a Educação. 2008. (Encontro).

45.
Círculo - Rodas de Conversas Bakhtinianas.Dialogia Bakhtiniana. 2008. (Encontro).

46.
Oficina de Redação UNICAMP. 2008. (Oficina).

47.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE FORMAÇÃO - FILME "ORGULHO E PRECONCEITO".Signification Practices in the Representations of an Era. 2007. (Outra).

48.
Semana de Estudos: Entre Caminhos das Letras da Faculdade de Letras da PUC-Campinas. 2007. (Outra).

49.
XII Encontro de Iniciação Científica.PRÁTICAS DE LEITURA EM INGLÊS VIA INTERNET. 2007. (Encontro).

50.
Cambridge ELT Seminar. 2006. (Seminário).

51.
Gincana de Modelagem: Inter-classes: Dia Internacional da Mulher.Gincana de Modelagem: Inter-classes. 2006. (Oficina).

52.
I Encontro de Licenciaturas da PUC-CAMPINAS. 2006. (Encontro).

53.
I Simpósio de Língua Brasileira de Sinais. 2006. (Simpósio).

54.
Linguagem e Língua: aspectos cognitivos e funcionais. 2006. (Outra).

55.
Material de Inglês: Planet Plus 1. 2006. (Outra).

56.
Mesa Redonda Paradigmas da Pesquisa: Considerações Epistemológicas e Éticas. 2006. (Encontro).

57.
Minicurso:Língua Inglesa:. 2006. (Outra).

58.
Minicurso: Língua Portuguesa: "Argumentação". 2006. (Outra).

59.
Minicurso: Tradução: "Competência Tradutória": Uma Introdução. 2006. (Outra).

60.
Minicurso-Língua Inglesa: "Uso da Internet para Ensino de Língua Inglesa com Ênfase na Leitura". 2006. (Outra).

61.
O Jornal Comunitário como Ponte entre a Educação Formal e A Não Formal. 2006. (Outra).

62.
Palestra: "A Cidade Acaba com o Sertão? Acaba.". 2006. (Outra).

63.
Relações Inter-raciais na cidade de LA, CA.. 2006. (Encontro).

64.
Semana de Estudos "Língua e Literatura": Múltiplos Olhares: O Estado da Arte no Ensino de Língua Portuguesa. 2006. (Outra).

65.
Universo Feminino: O Dia Internacional da Mulher. 2006. (Outra).

66.
XI Encontro de Iniciação Científica.Material Didático para Ensino de Inglês como LE mediado por Computador. 2006. (Encontro).

67.
Palestra "Gabriela Mistral". 2005. (Outra).

68.
Palestra "José Luandino Vieira - Luuanda". 2005. (Outra).

69.
Palestra "O Realismo de Flaubert(Mme. Bovary) e de Zola (Germinal). 2005. (Outra).

70.
Palestra "Os 400 anos de Dom Quixote". 2005. (Outra).

71.
Palestra "Sartre: Uma filosofia para o nosso tempo". 2005. (Outra).

72.
Workshop "Understanding Business English in the 21st century". 2005. (Outra).

73.
Palestra "Feminilidade e Penumbrismo". 2004. (Outra).

74.
Palestra "La Visión de Barcelona en las Novelas de Eduardo Medoza. 2004. (Outra).

75.
Palestra "O fotógrafo Mário de Andrade". 2004. (Outra).

76.
Palestra "O Portugal de Simone de Beauvoir e de Jean Paul Sartre: um olhar engagé". 2004. (Outra).

77.
Semana de Estudos: "Linguagem e Sociedade". 2004. (Outra).

78.
Workshop "First Get their attention!. 2002. (Outra).

79.
VI Concurso Literário para Alunos de escolas municipais de Campinas.Poema Mulher. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, A. R. ; ORRU, C. M. S. F. ; ANJOS, F. A. ; ASSOLINI, F. E. P. ; GAMBASSI, G. ; LOPES, L. R. ; BARROSO, M. B. ; PEIXOTO, M. R. ; HAYASHI, R. K. S. ; DIAS, S. C. ; ALVES, T. C. ; YAMASAKI, T. T. S. . VII Seminário de Pesquisa "Identidade e Discurso". 2016. (Outro).

2.
CÉSAR, C. F. F. ; COSTA NEVES ; DESPOSITO, M. E. W. ; FREIRE, M. M. ; LOPES, L. R. ; POLIFEMI, M. C. . Comissão Científica do IV Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica - Conexões e Rupturas. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Carolina Dos Santos Ferreira. Aprendizagem de língua-cultura inglesa em aplicativos: Possibilidades. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo. (Orientador).

2.
Gabriel Gregio, Renan Marquesi. No Comando: Tecnologia em função popular contra a corrupção. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo. (Orientador).

3.
Diogo Torres, Douglas Luppi, Filipe Rosa e Leoni Araújo. Sistema de Gerenciamento de Aluguel de Trajes. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adenilson Leandro, Glauco Pianca, Rodrigo Braz, Sérgio Santo. A criação e o desenvolvimento de um software para choperias na Região Metropolitana de Campinas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo. Orientador: Lucas Rodrigues Lopes.

2.
Talita Fernandes da Silva. CONTRASTES ENTRE TEORIA E PRÁTICA: PERCEPÇÕES E CRENÇAS DE UM FUTURO PEDAGOGO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação e Cultura de Campinas. Orientador: Lucas Rodrigues Lopes.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PITOMBEIRA, C. V.2013PITOMBEIRA, C. V. ; LOPES, L. R. . Reflexões preliminares ao desenho de curso: um viés complexo. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU, v. 4, p. 223-231, 2013.

2.
SILVEIRA, E. L.2014SILVEIRA, E. L. ; LOPES, L. R. . Riso é coisa séria: desdobramentos e intersecções da comédia em terrenos pós-modernos. Palimpsesto (Rio de Janeiro. Online), v. 19, p. 377-389, 2014.


Livros e capítulos
1.
AMARANTE, M. F. S. ; LOPES, L. R. . Um sujeito (co)movente: identidades construídas no/pelo dizer de Sebastião Nicomedes. In: Andrea Silva Domingues; Doriedson do Socorro Rodrigues; Benedita Celeste de Moraes Pinto. (Org.). Cultura, trabalho e cidadania. 1ed.Jundiaí: Paco Editora, 2014, v. 1, p. 1-256.

2.
LOPES, L. R.. DAS TELAS DO YOUTUBE À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: INTERSECÇÕES E DISCURSOS. In: Adalberto Romualdo Pereira Henrique; Karine Lobo Castelano. (Org.). MÍDIA E TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: ELEMENTOS FACILITADORES. 1ed.Campos de Goytcazes: Instituto Brasil Cultural, 2016, v. 1, p. 111-121.

3.
SILVEIRA, E. L. ; LOPES, L. R. . Habitar o espaço invisível: notas sobre moradores de rua, territorializações outras e formas de (des) subjetivação na contemporaneidade. In: Danillo da Conceição Pereira Silva; Iran Ferreira de Melo; Lorena Gomes Freitas de Castro. (Org.). Questões de Linguagem e Sociedade 3: Problemas Sociais, Subalternidades e Discurso. 1ed.Aracaju: Criação, 2017, v. 3, p. 71-83.


Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, L. R.. Como contar histórias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LOPES, L. R.. Histórias e o letramento das emoções. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOPES, L. R.. A importância das histórias e de contar histórias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LOPES, L. R.. Por qual razão professores de séries iniciais precisam conhecer a língua que ensiinam?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LOPES, L. R.. Poema - Carrossel dos Sonhos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LOPES, L. R.. Uma possível análise discursiva sob um viés bakhtiniano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LOPES, L. R.. É preciso ler no Ensino Superior?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LOPES, L. R.. Desenhando cursos de línguas - A tecedura entre as experiências do professor e as necessidades dos alunos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LOPES, L. R.. O reinado das mídias sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LOPES, L. R.. Cadê o professor? Foi curtir os posts e ensinar inglês no Facebook e no Twitter também!. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LOPES, L. R.. Tramas (dis)cursivas dos homens (trans)parentes da/na rua. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LOPES, L. R.. Os moradores de rua e suas tramas discursivas no YouTube. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
LOPES, L. R.. O morador de rua e suas representações - Aventuras e desventuras discursivas no YouTube. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOPES, L. R.. Educação Bilíngue. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 19:30:11