Evilania Bento da Cunha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0733572676250382
  • Última atualização do currículo em 09/01/2019


Professora da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional do Oiapoque, atua na área de Geografia - Ciências Humanas no curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela UESC, Especialização em Pedagogia da Alternância e educação do Campo pela UFMG, Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia pela UFPA, atua na área de Memória e Saberes, é Doutoranda no programa de Pós-graduação em Geografia da UFPA, cadastrada na Linha de Pesquisa Dinâmicas Territoriais na Amazônia. Foi professora de Geografia na educação escolar indígena ka'apor - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO MARANHÃO, professora de geografia nas escolas Famílias Agrícolas de São João do arraial e Pedro II - Piauí, conselheira da Associação da Escolas Famílias Agrícolas do Piauí - AEFAPI, Educadora Popular voluntária da Rede de Educação Cidadã - RECID. atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena, Ensino de Geografia, Território/territorialidade, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Evilania Bento da Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, E. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amapá, CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA.
Rodovia BR 156, n 3051, Campus Binacional
UNIVERSIDADE
68980000 - Oiapoque, AP - Brasil
Telefone: (96) 981242085


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em GEOGRAFIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Orientador: GILBERTO DE MIRANDA ROCHA.
2014 - 2016
Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO LUGAR E AS NOVAS TERRITORIALIDADES DOS KA?APOR NAS ALDEIAS TURIZINHO E IPU'Y RENDÁ,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Prof. Dr. José Guilherme dos Santos Fernandes.
2010 - 2012
Especialização em PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO-PAEC. (Carga Horária: 540h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: OS PROJETOS PROFISSIONAIS DOS JOVENS EGRESSOS DA ESCOLA FAMILIA AGRICOLA SANTA ANGELA-EFASA PEDRO II-PI.
Orientador: LICINIA MARIA CORREA.
2007 - 2009
Especialização em Educação Geoambiental. (Carga Horária: 375h).
Faculdade do Sul, FACSUL, Brasil.
Título: EUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA.
Orientador: NATANAEL REIS BOMFIM.
2004 - 2008
Graduação em Licenciatura em Geografia.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Título: Território e Territorialidade no contexto do Ensino de Geografia nas Escolas Indígenas: estudo de caso na comunidade Tupinambá de Olivença - Ilhéus/BA.
Orientador: Gilmar Alves Trindade.




Formação Complementar


2015 - 2017
GRAND MASTER. (Carga horária: 60h).
RECANTO SILÓE TERAPIAS NATURAIS, RSTN, Brasil.
2010 - 2012
FORMÇÃO INICIAL PARA PROFESSORES DAS EFAS DO PIAUÍ. (Carga horária: 400h).
ASSOCIAÇÃO DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO PIAUÍ, AEFAPI, Brasil.
2005 - 2005
REIKI. (Carga horária: 16h).
Centro Holistico de Terapia, C.H.T, Brasil.
2002 - 2002
Gestão Social-Participação. (Carga horária: 16h).
Centro diocesano de apoio ao pequeno produtor, CEDAPP, Brasil.
2002 - 2002
Planejamento e Orçamento. (Carga horária: 16h).
Centro diocesano de apoio ao pequeno produtor, CEDAPP, Brasil.
1996 - 1997
Extensão universitária em Teologia Catequetica e Ensino Religioso. (Carga horária: 363h).
Faculdades Associadas Ipiranga, FAI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PROGESPG, .

Linhas de pesquisa
CIÊNCIAS HUMANAS/ GEOGRAFIA
01/2018 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Diretor, .

Cargo ou função
SUPLENTE COMO CONSELHEIRA DO CAMPUS BINACIONAL DE OIAPOQUE.
06/2017 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA, .

Cargo ou função
membro do Núcleo Docente Estruturante- NDE.
05/2017 - 08/2018
Direção e administração, CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA, .

Cargo ou função
VICE-COORDENADORA.
07/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PROJETOS ECONOMICOS EM TERRAS INDIGENAS: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO INDIGENA
06/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PROJETOS ECONOMICOS EM TERRAS INDIGENAS: ETNOCARTOGRAFIA
03/2018 - 06/2018
Extensão universitária , CURSO DE HISTÓRIA CAMPUS BINACIONAL DE OIAPOQUE, .

Atividade de extensão realizada
III VIRADA CULTURAL DE OIAPOQUE.
03/2018 - 03/2018
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DESENVOLVIMENTO E QUALIDADE DE VIDA 4: GESTÃO AMBIENTAL
02/2018 - 02/2018
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DESENVOLVIMENTO E QUALIDADE DE VIDA3: GEOGRAFIA REGIONAL E POVOS INDIGENAS DO AMAPA E NORTE DO PARÁ
01/2018 - 01/2018
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDATIZAÇÃO PARA ESCOLAS INDIGENAS II
02/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA, .

Cargo ou função
membro comissão do Processo seletivo Indígena - PSI 2017.
07/2016 - 11/2017
Extensão universitária , CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA, .

Atividade de extensão realizada
OS INDÍGENAS E A UNIFAP: DEZ ANOS DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA - OIAPOQUE.
08/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA, .

Cargo ou função
membro de comissão de avaliação de estagio probatório.
05/2017 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA, .

Cargo ou função
membro comissão de organização de formatura do curso de Licenciatura Intercultural Indígena.
07/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE 3: PROJETOS ECONOMICOS EM TERRAS INDIGENAS
06/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
POVOS INDIGENAS NO AMAPA 1: TERRITORIOS E TERRITORIALIDADES
04/2017 - 04/2017
Extensão universitária , CURSO DE HISTÓRIA CAMPUS BINACIONAL DE OIAPOQUE, .

Atividade de extensão realizada
II VIRADA CULTURAL DE OIAPOQUE.
12/2014 - 12/2016
Extensão universitária , Reitoria, PROEAC - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Atividade de extensão realizada
Apoio à Implantação e Manutenção do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Extremo Norte do Amapá.
03/2016 - 03/2016
Extensão universitária , CURSO DE HISTÓRIA CAMPUS BINACIONAL DE OIAPOQUE, .

Atividade de extensão realizada
ENCONTROS NA FRONTEIRA.
01/2016 - 01/2016
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
POVOS INDÍGENAS NO AMAPÁ 1: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES
POVOS INDÍGENAS NO BRASIL 1: FUNDAMENTOS DE GEOSSISTEMAS E BIODIVERSIDADE
PROJETOS ECONÔMICOS EM TERRAS INDÍGENAS 2: ETNOCARTOGRAFIA
PROJETOS ECONÔMICOS EM TERRAS INDIGENAS 4: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
04/2014 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão do Processo Seletivo do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - PSI2014.
01/2015 - 02/2015
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didatização II Geografia
Projetos Economicos em Terras Indígenas 2
Projetos economicos em Terras Indígenas 4: Geografia da População
04/2014 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - NDE/CLII.
07/2014 - 08/2014
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE 2: SUSTENTABILIDADE E TERRITORIALIDADE
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE 4:GESTÃO TERRITORIAL

Secretaria de educação do Maranhão, SEDUC-MA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSSORA, Carga horária: 20


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia, Carga horária: 40


FUNDAÇÃO SANTA ANGELA, FSA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: VOLUNTARIO, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO, Carga horária: 20


INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE, INSP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: coordenação de Ensino Religioso, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: VOLUNTARIO, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Religioso, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: bolsista iniciação cientifica, Enquadramento Funcional: bolsista PROIIC, Carga horária: 20


ASSOCIAÇÃO KA'APOR TA HURY DO RIO GURUPI, ASSOCIAÇÃO KA'AP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 56

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 48

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 40


Associação Regional das Escolas Famílias agrícolas do Piauí, AEFAPI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 40


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: VOLUNTARIO, Enquadramento Funcional: VOLUNTARIO, Carga horária: 72



Linhas de pesquisa


1.
CIÊNCIAS HUMANAS/ GEOGRAFIA


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
MIGRAÇÃO DE MULHERES INDÍGENAS PARA CIDADE: os desafios da dupla jornada de trabalho no contexto das etnias indígenas na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa
Descrição: A proposta de pesquisa visa analisar o processo da migração de mulheres indígenas para cidade na fronteira do Brasil e a Guiana Francesa, no município de Oiapoque. Assim como, os desafios apresentados quando estas mulheres têm filhos pequenos e ao mesmo tempo exercem atividade profissional com vinculo empregatício..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Evilania Bento da Cunha - Coordenador / Claudia Renata Lod moraes - Integrante / CRISTIANE DO SOCORRO DOS SANTOS NERY - Integrante.
2016 - Atual
Acervo Digital da memória dos povos indígenas do Oiapoque
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Evilania Bento da Cunha - Integrante / GELSAMA MARA FERREIRA DOS SANTOS - Coordenador.
2014 - 2016
DIAGNÓSTICO DOS CONFLITOS ENVOLVENDO O USO DA TERRA NO NORTE DO ESTADO DO AMAPÁ
Descrição: O projeto de pesquisa pretende identificar os conflitos existentes ou potenciais dados em torno da criação/manejo de áreas protegidas (Unidades de Conservação e Terras Indígenas) e as diversas formas de uso e apropriação da terra por diferentes comunidades e/ou grupos de interesse na porção norte do Estado do Amapá..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Evilania Bento da Cunha - Integrante / Giancarlo Livman Frabetti - Coordenador / Alexandre Luiz Rauber - Integrante / Eduardo Margarit Alfena do Carmo - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
3ª VIRADA CULTURAL DE OIAPOQUE
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Evilania Bento da Cunha - Integrante / Dinaldo Barbosa da Silva Junior - Coordenador / Lucinéia Alves dos Santos - Integrante.
2016 - 2017
OS INDÍGENAS E A UNIFP: DEZ ANOS DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDIGENA- OIAPOQUE
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Evilania Bento da Cunha - Integrante / ELISANDRA BARROS - Coordenador.
2015 - 2017
ENCONTROS NA FRONTEIRA
Descrição: Pela própria localização de difícil acesso na qual a cidade do Oiapoque se encontra, é muito difícil programar encontros entre pesquisadores para troca de conhecimentos. Em virtude de estarmos numa região de fronteira entre Brasil e Guiana Francesa, o Oiapoque se caracteriza por ser um local de constante trânsito de profissionais brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas do conhecimento interessados em estabelecer relações de troca de experiências e de conhecimentos. ?Encontros na Fronteira? é uma ideia que emergiu dessa realidade com o intuito de transformar o momento de transito desses pesquisadores em momentos de troca de conhecimentos, promovendo debates, palestras e etc..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Evilania Bento da Cunha - Integrante / GELSAMA MARA FERREIRA DOS SANTOS - Coordenador / Carina Santos de Almeida - Integrante.
2014 - 2016
Apoio à Implantação e Manutenção do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Extremo Norte do Amapá
Descrição: Este projeto é resultado da CHAMADA CNPq/MDA/SPM-PR Nº 11/2014 Apoio à implantação e manutenção de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial e objetiva contribuir para a manutenção, o fortalecimento e a consolidação do Território de Desenvolvimento Rural do Extremo Norte do Amapá, no que se refere à gestão social compartilhada, para o empoderamento dos agricultores e agricultoras familiares e o consequente desenvolvimento do território.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Evilania Bento da Cunha - Integrante / Eduardo Margarit Alfena do Carmo - Integrante / Rubio josé Ferreira - Coordenador / Patricia Rocha Chaves - Integrante.


Membro de corpo editorial


2005 - 2009
Periódico: Boletim Informativo do Curso de Geografia da UESC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CUNHA, E. B.2018CUNHA, E. B.; ARAUJO, R. C. . A MEMÓRIA DO ITARENDÁRESSIGNIFICANDO NOVAS TERRITORIALIDADES. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES ETNICAS E CONTEMPORANEIDADE, v. 3, p. 25-35-35, 2018.

2.
Chaves, Patricia Rocha2017Chaves, Patricia Rocha ; FERREIRA, R. J. ; CUNHA, E. B. . O TERRITÓRIO RURAL DO EXTREMO NORTE DO AMAPÁ. CIÊNCIA GEOGRÁFICA, v. XXI, p. 384-396, 2017.

3.
CUNHA, E. B.2014CUNHA, E. B.. RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENCONTRO DE SABERES KA?APOR. Revista Eletrônica das Faculdades Integradas Ipiranga, v. 2, p. 101-107, 2014.

4.
CUNHA, E. B.2006 CUNHA, E. B.; BOMFIM, N. R. ; SILVA, K. A. ; SILVA, G. S. ; SANTOS, F. S. F. ; SANTOS, D. S. ; SANTANA, K. M. ; MATOS, I. C. P. . A importância da utilização dos mapas como instrumento de ensino/aprendizagem na Geografia escolar. Caminhos da Geografia (UFU. Online), www.ig.ufu.br/revista/caminhos, v. 17, p. 176-179, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
CUNHA, E. B.; SILVA, F. J. R. ; FREITAS, G. V. ; MONTE, M. A. B. ; FARIAS, M. C. C. ; ROBERTO TELAU . REFLEXÃO ACERCA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO BRASIL. In: JOÃO BATISTA BEGNAMI, THIERRY DE BURGHGRAVE. (Org.). PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUSTENTABILIDADE. 1ªed.ORIZONA: UNEFAB, 2013, v. , p. 29-279.

2.
CUNHA, E. B.; SILVA, F. J. R. ; FREITAS, G. V. ; MONTE, M. A. B. ; FARIAS, M. C. C. ; TELAU, R. . REFLEXÃO ACERCA DA PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA NO BRASIL. In: JOÃO BATISTA BEGNAMI; THIERRY DE BURGHGRAVE. (Org.). PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA E SUSTENTABILIDADE. 1ªed.ORIZONA: UNEFAB, 2013, v. 01, p. 35-279.

3.
CUNHA, E. B.; SILVA, K. A. ; SILVA, G. S. ; PEREIRA, I. C. ; SANTOS, D. S. ; SANTOS, F. S. F. ; SANTANA, K. M. . A IMPORTANCIA DA UTILIZAÇÃO DOS MAPAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA ESCOLAR. In: NATANAEL REIS BOMFIM; LURDES BERTOL ROCHA. (Org.). AS REPRESENTAÇÕES NA GEOGRAFIA. 1ed.ILHEUS: EDITUS, 2012, v. 1, p. 7-333.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CUNHA, E. B.. ALTERNÂNCIA E SUSTENTABILIDADE. BOLETIM INFORME GEOGRAFICO, IHLEUS-BA, , v. XI, p. 01 - 08, 29 ago. 2011.

2.
CUNHA, E. B.. Indagações sobre o rio São Francisco e sua suposta transposição. Boletim Informativo do Curso de Geografia, Gráfica da UESC, p. 01 - 04, 10 mar. 2006.

3.
CUNHA, E. B.. A questão da água para o mundo. Boletim Informativo do Curso de Geografia, Gráfica da UESC, p. 01 - 04, 30 abr. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, E. B.; Chaves, Patricia Rocha . ANÁLISE DOS RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELO NEDET DO EXTREMO NORTE DO AMAPÁ. In: SINGA, 2017, CURITIBA. VIII SIMPOSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAIA AGRÁRIA E IX SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2017.

2.
ARAUJO, R. C. ; CUNHA, E. B. . EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA INDÍGENA TUXÁ. In: XII RAM - REUNION DE ANTROPOLOGIA DEL MERCOSUR, 2017, POSADAS MISSIONES ARGENTINA. EXPERIENCIAS ETNOGRAFICAS DESAFIOS Y ACCIONES PARA EL SIGLO 21, 2017.

3.
Frabetti, Giancarlo Livman ; CARMO, E. M. A. ; CUNHA, E. B. . CONFLITOS ENVOLVENDO O USO DA TERRA NO NORTE DO ESTADO DO AMAPÁ. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOGRAFOS, 2014, VITORIA - ES. ANAIS DO VII CBG, 2014.

4.
CUNHA, E. B.. Os Estudantes e egressos da Escola Família Agricola Santa Angela - EFASA e seus PPJs no contexto dos jovens do campo. In: VI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA VII SIMPOSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRARIA I JORNADA DE GEOGRAFIA DAS AGUAS, 2013, JOÃO PESSOA. SINGA 2013, 2013.

5.
CUNHA, E. B.. OS PROJETOS PROFISSIONAIS DOS JOVENS EGRESSOS DA ESCOLA FAMILIA AGRICOLA SANTA ANGELA-EFASA (PEDRO II ? PIAUÍ). In: V SIMPOSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2011, Belem. anais singa 2011, 2011.

6.
CUNHA, E. B.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA. In: IV SIMPOSIO SOBRE REFORMA AGRARIA E ASSENTAMENTOS RURAIS, 2010, ARARAQUARA. ASSENTAMENTOS RURAIS: CONTROVERSIAS E ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO, 2010.

7.
CUNHA, E. B.. TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE NO CONTEXTO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS INDÍGENAS: ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA - ILHÉUS/BA. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA: FALA PROFESSOR, 2007, UBERLÂNDIA - MG. VI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA: FALA PROFESSOR, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, E. B.. Características Didático-Pedagógicas do Ensino de Geografia na Escola Tupinambá de Olivença. In: Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo. Encontro Nacional de Geógrafos, 2008.

2.
CUNHA, E. B.; BOMFIM, N. R. . Um estudo experimental e comparativo sobre a utilização dos mapas com alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental das escolas públicas e privadas de Ilhéus. In: II simpósio de Cartografia para escolares métodos e técnicas, 2007, Ilhéus. II simpósio de cartografia para escolares: métodos e técnicas, 2007.

3.
CUNHA, E. B.. O Ensino da Geografia nas escolas indigenas: ênfase em torno do Território/ da territorialidade. In: XXIII EREGENE - encontro Regional dos estudantes de Geografia do Nordeste, 2006, Natal- RN. XXIII EREGENE - Encontro Regional dos estudantes de Geografia do Nordeste, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, E. B.; ARAUJO, R. C. ; NERY, C. S. S. . UM OLHAR SOBRE O CENSO DEMOGRÁFICO DA POPULAÇÃO INDIGENA DA CIDADE DO OIAPOQUE. In: XXI ENCONTRO INTERNACIONAL IFNOPAP, 2017, BREVES, MELGAÇO, PORTEL. DE VOLTA AO MARAJO: COM VISTAS A BIODIVERSIDADE, CULTURA E SUSTENTABILIDADE, 2017.

2.
CUNHA, E. B.; SILVA, K. A. ; BOMFIM, N. R. . Um estudo experimental e comparativosobre a utilização dos mapas com alunos da 4ª série do ensino fundamental das Escolas públicas e privadas de Ilhéus/Ba. In: XIII Seminário de Inicação Científica 9ª semana de Pesquisa e Pós-Graduação, 2007, Ilhéus. XIII Seminário de Inicação Científica 9ª semana de Pesquisa e Pós-Graduação, 2007.

3.
CUNHA, E. B.; SILVA, K. A. ; SANTOS, F. S. F. ; SANTOS, D. S. ; PEREIRA, I. C. ; LIMA, I. P. ; FERNANDA, K. ; BRAGA, R. . Análise de Livros Didáticos Relacionados com a Temática Ambiental. In: III Encontro Baiano de Estudantes de Geografia, 2006, Jacobina-BA. III EBEGEO, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, E. B.. Dinâmica territorial do Platô das Guianas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CUNHA, E. B.. UM ENSAIO ETNOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO KA?APOR COMO RESISTÊNCIA SOCIOCULTURAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CUNHA, E. B.. Avaliação Cognitiva Educandos Ka?apor I. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CUNHA, E. B.. PROGRAMA DE RADIO OIAPOQUE CIENCIA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CUNHA, E. B.. O PROFESSOR E AS PARCERIAS NA FORMAÇÃO. 2012. .

2.
CUNHA, E. B.. A SUSTENTABILIDADE E O SESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO CAMPO. 2012. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Almeida, Carina Santos; CUNHA, E. B.; ARAUJO, R. C.. Participação em banca de ERIKA WANE NUNES.MEMÓRIAS MUN UAÇÁ SOBRE A PROTEÇÃO TUTELAR ENTRE OS GALIBIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

2.
ARAUJO, R. C.; CUNHA, E. B.; BARROS, L.A.C. Participação em banca de EDSON DOS SANTOS FIGUEIREDO.CONHECIMENTOS DE CRIANÇAS SOBRE O LIXO NA ALDEIA KUNANÃ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

3.
Almeida, Carina Santos; CUNHA, E. B.. Participação em banca de LURDIMAR DOS SANTOS.O CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO ENTRE OS POVOS INDÍGENAS DE OIAPOQUE: A ATUAÇÃO DO CIMI NA ALDEIA ESPIRITO SANTO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

4.
Santos, Lucinéia Alves; CUNHA, E. B.; REIS, F. S. F.. Participação em banca de BRUNA DOS SANTOS ALMEIDA E CAMILY MACIELFEITOSA.NARRATIVAS ORAIS DOS KARIPUNA DA ALDEIA MANGA: DA COMUNIDADE PARA O AMBIENTE ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá.

5.
CUNHA, E. B.; CASTRO, R.S.; DANTAS, M. M.. Participação em banca de EVERALDO BENTO DA CUNHA.EFEITO DE RESIDUOS DE PLANTAS ARBÓREAS DA CAATINGA COMO COBERTURA MORTA NA BETERRABA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

6.
CUNHA, E. B.; RAMOS, CLAUDIANE DE MENEZES; BALLARINI, A. J.. Participação em banca de RODINALDO DOS SANTOS.IMPACTOS E MUDANCAS CAUSADAS POR EMBALAGENS PLASTICAS NA ALDEIA ESPIRITO SANTO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

7.
Almeida, Carina Santos; CUNHA, E. B.; SILVA, E. B.. Participação em banca de NAIA FORTE DOS SANTOS.O "DIA DO ÍNDIO" ENTRE OS KARIPUNA: A COMEMORAÇÃO DO 19 DE ABRIL NA ALDEIA MANGA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

8.
CUNHA, E. B.; FONSECA, MARY GONÇALVES; MACHADO, T. L.. Participação em banca de ARIANA DOS SANTOS.AS ÍNDIAS VÃO À LUTA: A TRAJETORIA DA ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES INDÍGENAS EM MUTIRÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O MOVIMENTO INDÍGENA DO BAIXO OIAPOQUE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

9.
CARMO, E. M. A.; CUNHA, E. B.; Almeida, Carina Santos. Participação em banca de Maria Regiana Galibi Nunes e Ermelinda Zila dos Santos.DINÂMICA ECONÔMICA DO POVO GALIBI MARWORNO DA ALDEIA KUMARUMÃ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

10.
FONSECA, MARY GONÇALVES; SANTOS, G. M. F.; CUNHA, E. B.. Participação em banca de FRANCINETE FIGUEIREDO DA SILVA E OSCAR MIRANDA DA PAIXÃO.SINAL: A FLAUTA DOS GALIBI MARWORNO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CUNHA, E. B.; SILVA, E.A. C; BRITO, D. M.C.. PROFESSOR EFETIVO ED. 05/2018. 2018. Universidade Federal do Amapá.

Concurso público
1.
SILVA, U. R. L.; MOURA, E. D.; CUNHA, E. B.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO ÁREA 3804 GEOGRAFIA HUMANA E ENSINO. 2018. Universidade Federal do Amapá.

2.
Almeida, Carina Santos; CUNHA, E. B.; BENVEGNU, V. C.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL 18/2017 ÁREA 3807 CIÊNCIAS HUMANAS- ANTROPOLOGIA. 2018. Universidade Federal do Amapá.

3.
SANTOS, G. M. F.; GOMES, A. A. S.; CUNHA, E. B.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL 5/2017. 2017. Universidade Federal do Amapá.

Outras participações
1.
CUNHA, E. B.; palhares,j. m.. I Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amapá/Campus Binacional do Oiapoque. 2015. Universidade Federal do Amapá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III ENCONTRO DE ANTROPOLOGIA VISUAL DA AMÉRICA AMAZONICA.POVOS INDIGENAS NO FOCO DAS LENTESANTROPOLOGICAS. 2018. (Encontro).

2.
XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologi e XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. Bélem + 30. Brasil. 2018.. O IMPACTO DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDIGENANAS ESCOLAS DA TERRA INDÍGENAUAÇA: UM OLHAR SOBRE PROCESSO SELETIVO INDIGENA. 2018. (Congresso).

3.
I ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO PLATÔ DAS GUIANAS: SOCIEDADE, PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL.DINÂMICA TERRITORIAL DO PLATÔ DAS GUIANAS. 2017. (Encontro).

4.
I SEMINARIO OS INDIGENAS E A UNIVERSIDADE: 10 anos de lutas, conquistas e desfios do curso de Licenciatura Intercultural Indígena- UNIFAP.ORGANIZAÇÃO SOCIAL DA ALDEIA BENUA. 2017. (Seminário).

5.
XXI IFNOPAP.UM OLHAR SOBRE O CENSO DEMOGRÁFICO DA POPULAÇÃO INDÍGENA DA CIDADE DO OIAPOQUE. 2017. (Encontro).

6.
I JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. 2015. (Outra).

7.
IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLITICA PARA AS MULHERES DE OIAPOQUE. 2015. (Outra).

8.
CONFERENCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2014. (Outra).

9.
I SEMINÁRIO DE TRADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE.UM ENSAIO ETNOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO KA?APOR COMO RESISTÊNCIA SOCIOCULTURAL. 2014. (Seminário).

10.
CONFERENCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Outra).

11.
II CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA. 2013. (Outra).

12.
MINICURSO DIVERSIDADE INDÍGENA. 2013. (Oficina).

13.
OFICINA DE PLANEJAMENTO DO FONEC. 2013. (Oficina).

14.
Simposio Nacional de Linguagens e Saberes na Amazônia. 2013. (Simpósio).

15.
VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL. 2013. (Outra).

16.
VI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA.OS ESTUDANTES E EGRESSOS DA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA SANTA ANGELA-EFASA E SEUS PPJs NO CONTEXTO DOS JOVENS DO CAMPO. 2013. (Simpósio).

17.
CHÁ FREIRIANO. 2012. (Oficina).

18.
SEMINÁRIO SOBRE LIXO ELETRONICO. 2012. (Seminário).

19.
II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE JUVENTUDE DO PIAUI. 2011. (Outra).

20.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE. 2011. (Outra).

21.
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA NO BRASIL. 2011. (Seminário).

22.
IV SIMPOSIO SOBRE REFORMA AGRARIA E ASSENTAMENTOS RURAIS.EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA. 2010. (Simpósio).

23.
Seminário "A Escola Católica e os desafios Contemporâneos. 2009. (Seminário).

24.
SEMINARIO DE CONSULTA PÚBLICA DA MINUTA DO PROJETO DE LEI EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA. 2009. (Seminário).

25.
Encontro Nacional de Geografos.Características Didático-Pedagógicas do ensino de Geografia na escola Tupinambá de Olivença. 2008. (Encontro).

26.
III SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E ASSENTAMENTOS RURAIS. 2008. (Simpósio).

27.
IX Encontro de Geografia da UESC. 2008. (Encontro).

28.
DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS SOBRE AS SOCIEDADES INDIGENAS BRASILEIRAS. 2007. (Oficina).

29.
Encontro Nacional das Escolas associadas da Unesco. 2007. (Encontro).

30.
II SIMPÓSIO DE CARTOGRAFIA PARA ESCOLARES: MÉTODOS E TÉCNICAS.UM ESTUDO EXPERIMENTAL E COMPARATIVO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS COM ALUNOS DAS 4ª E 8ª SÉRIES DOS ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE ILHÉUS. 2007. (Simpósio).

31.
MESA REDONDA A CIDADE E O ENSINO DE GEOGRAFIA. 2007. (Outra).

32.
SEMINÁRIO DO DIA DO GEOGRÁFO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2007. (Seminário).

33.
SEMINÁRIO GESTÃO DA FILANTROPIA. 2007. (Seminário).

34.
VI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA: FALA PROFESSOR.TERRITORIO E TERRITORIALIDADE NO CONTEXTO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS INDÍGENAS: ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA - ILHÉIUS/BA. 2007. (Encontro).

35.
VIII ENCONTRO DE GEOGRAFIA DA UESC. 2007. (Encontro).

36.
XIII Seminário de Inicação Cientifica 9ª Semana de Pesquisa e Pós-Graduação.Um estudo experimental e comparativo sobrea utilização dos mapas com alunos da 4ª série do Ensino Fundamental das Escolas Públicas e Privadas de Ilhéus/Ba. 2007. (Seminário).

37.
Encontro de Educadores Ursulinos. 2006. (Encontro).

38.
III Encontro Baiano dos Estudantes de Geografia.ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS RELACIONADOS COM A TEMÁTICA AMBIENTAL. 2006. (Encontro).

39.
II Seminário de Prática de Ensino em Geografia. 2006. (Seminário).

40.
SEMINÁRIO DA AGENDA 21. 2006. (Seminário).

41.
XII Seminário de Iniciação Cientifica da Universidade Estadual de Santa Cruz. 2006. (Seminário).

42.
XXIII EREGENE - Encontro Regional dos Estudantes de Geografia do Nordeste.O ensino da Geografia nas Escolas Indigenas: Ênfase m torno do território/ da territorialidade. 2006. (Encontro).

43.
A QUESTÃO INDIGENA NA ATUALIDADE: DEBATE COM LIDERANÇAS TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA. 2005. (Outra).

44.
II Encontro Baiano de Estudantes de Geografia - EBEGEO.PENSAMENTO GEOGRÁFICO E PERCEPÇÃO DO ESPAÇO. 2005. (Encontro).

45.
PALESTRA: O TERRITÓRIO E O LUGAR NA GEOGRAFIA CULTURAL. 2005. (Outra).

46.
I Calõ, Cultura, Informação e Arte. 2004. (Outra).

47.
I Encontro Baiano de estudantes de Geografia. 2004. (Encontro).

48.
Messa Redonda:Atividade industria e transformações socioepaciais nas microrregiões Itabuna-Ilhéus e Itapetinga. 2004. (Outra).

49.
Seminário de socialização do Projeto Politico Pedagógico do curso de licenciatura em Geografia. 2004. (Seminário).

50.
VI Congresso Brasileiro de Geográfos. 2004. (Congresso).

51.
seminário Educação e sexualidade. 2003. (Seminário).

52.
Seminario internacional de educação. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, E. B.; Silva Junior, Dinaldo B. ; Santos, Lucinéia Alves . 3ª VIRADA CULTURAL DE OIAPOQUE. 2018. (Outro).

2.
CUNHA, E. B.. II VIRADA CULTURAL. 2017. (Outro).

3.
CUNHA, E. B.; BARROS, E. ; Almeida, Carina Santos . I SEMINARIO OS INDIGENAS E A UNIVERSIDADE 10 ANOS DE LUTAS? CONQUISTAS E DESAFIOS DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDIGENA. 2017. (Congresso).

4.
CUNHA, E. B.; Silva Junior, Dinaldo B. ; Santos, Lucinéia Alves ; BALLARINI, A. . 1ª VIRADA CULTURAL DO OIAPOQUE. 2016. (Outro).

5.
CUNHA, E. B.; Chaves, Patricia Rocha ; FERREIRA, R. J. ; M, NORA . II CONFERENCIA TERRITORIAL DE ATER. 2015. (Outro).

6.
CUNHA, E. B.; CARVALHO, A. F. ; MELO, L. ; PEREIRA, M. R. A. . CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS RURAIS. 2012. (Outro).

7.
CUNHA, E. B.; MELO, L. ; CARVALHO, A. F. ; PEREIRA, M. R. A. . CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES JOVENS RURAIS. 2011. (Outro).

8.
CUNHA, E. B.. III Acampamento Geografico. 2006. (Outro).

9.
CUNHA, E. B.. II EBEGEO- Encontro Baiano de Estudantes de Geografia. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SERGIO DOS SANTOS SILVA. A EVOLUÇÃO E AS TRANSFORMAÇÕES DOS MEIOS DE TRANSPORTE GALIBI MARWORNO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

2.
ADSON FORTE DOS SANTOS. O desenvolvimento do projeto ABC na aldeia Açaizal. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

3.
NOELIZA NARCISO IAPARRÁ. O rito do nascimento das crianças indígenas e os saberes tradicionais das parteiras. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

4.
DENIVALDO FORTE. A produção agrícola da Aldeia Espírito Santo. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

5.
CLAUDIA RENATA LOD MORAES. A MENSTRUAÇÃO COMO RITO DE PASSAGEM E OUTROS SIGNIFICADOS PARA OS GALIBI KALI'NA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

6.
GLAUCIA DOS SANTOS. Memória da Semana Cultural na Aldeia Santa Izabel de 2006 a 2016. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

Iniciação científica
1.
CLAUDIA RENATA LOD MORAES. Censo demográfico da população indígena da cidade do Oiapoque. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá, PROBIC/PNAES. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DANIEL SILVA e LUIZ WALLAC O. DOS SANTOS. A RELAÇÃO ENTRE AS FONTES DE RENDA E AS ATIVIDADES PRODUTIVAS NA ALDEIA SANTA IZABEL, TERRA INDÍGENA UAÇÁ NO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Evilania Bento da Cunha.

2.
CLAUDIA RENATA LOD MORAES. A TRANSFORMAÇÃO DE MENINA PARA MULHER E A MENSTRUAÇÃO COMO RITO DE PASSAGEM ENTRE OS GALIBI KALINA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Evilania Bento da Cunha.

3.
GLAUCIA DOS SANTOS. MEMÓRIA DA SEMANA CULTURAL NA ALDEIA SANTA IZABEL DE 2006 A 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Evilania Bento da Cunha.

4.
ADISON FORTE DOS SANTOS. O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ABC NA ALDEIA AÇAIZAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Evilania Bento da Cunha.

5.
DENIVALDO FORTE. A PRODUÇÃO PARA SUBSISTENCIA DOS INDÍGENAS KARIPUNA NA ALDEIA ESPIRITO SANTO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Evilania Bento da Cunha.

6.
ERLIS DOS SANTOS. ORGANIZACAO SOCIAL DA ALDEIA BENUA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Evilania Bento da Cunha.

7.
Nair Batista Felício e Dilzete Labonté Orlando. AS MUDANÇAS NOS HÁBITOS ALIMENTARES COM A INTRODUÇÃO DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NA ALDEIA KUMENÊ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Evilania Bento da Cunha.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CUNHA, E. B.. PROGRAMA DE RADIO OIAPOQUE CIENCIA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 17:03:15