Silvia Helena Pini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0020883370686791
  • Última atualização do currículo em 15/05/2018


- Engenheira eletricista, com mestrado em eletrônica de potência e acionamentos elétricos (UFSC); - Atualmente cursando pós-graduação em gerenciamento de projetos (USP); - Mais de cinco anos de experiência na área de desenvolvimento (projeto e implementação) de hardware e controle de estruturas de eletrônica de potência e produtos eletrônicos; - Atuação como líder técnica de projetos; - Experiência em gestão de projetos: definição e controle de escopo, atividades, cronograma e análise de riscos em projetos ? PMI / PMBOK; - Projeto de malha de controle, projeto analógico e de elementos magnéticos; - Conhecimento em projeto e análise de topologias de conversores estáticos de energia: fontes chaveadas, inversores de frequência, retificadores com correção de fator de potência; - Experiência com normas de EMI (Electromagnetic Interference) e EMC (Electromagnetic Compatibility); - Experiência com norma NR-10; - Experiência em projetos e homologação de equipamentos eletro-eletrônicos; - Experiência em desenvolvimento de layout para placas eletrônicas; - Aplicação de FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) em projetos de engenharia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvia Helena Pini
Nome em citações bibliográficas
PINI, S. H.;PINI, S.H

Endereço


Endereço Profissional
WEG - Matriz.
Avenida Prefeito Waldemar Grubba, 3300
Vila Lalau
13098321 - Jaraguá do Sul, SC - Brasil
Telefone: (47) 32764000


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Sistemas de Gerenciamento de Energia em Smart Building,Orientador: Pablo Andretta Jaskowiak.
Coorientador: Anderson Wedderhoff Spengler.
2008 - 2010
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Estudo e Implementação de um Filtro Ativo de Dois Quadrantes Conectado no Lado de Corrente Contínua de um Retificador Monofásico com Filtro Indutivo,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Ivo Barbi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2003 - 2008
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Atuação Profissional



WEG - Matriz, WEG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheira de hardware, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de projetos eletrônicos para Medidores de Energia Inteligentes, envolvendo a cadeia completa de desenvolvimento: - Projeto eletrônico; - Projeto de fontes chaveadas; - Simulação de circuitos; - Desenvolvimento de layout PCB; - Foco em desenvolvimento para aprovação EMI/EMC; - Validações experimentais; - Qualificação e validação EMI / EMC; - Especificação de testes de fábrica; Parte do time de desenvolvimento do primeiro medidor de energia com tarifa branca no Brasil, certificado pelo INMETRO.


Semikron Semicondutores, SEMIKRON, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Engenharia de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela coordenação do departamento de Engenharia de Projetos: - Responsável pelas atividades e atribuições da equipe de engenharia (5 funcionários). - Reporte direto ao gerente global de engenharia de projetos da Semikron. - Coordenação do gerenciamento de projetos e dos aspectos técnicos de cada projeto da engenharia, garantindo sua execução completa. - Atuação em diversas tarefas, suportando os projetos de engenharia e compilando as informações necessárias para relatórios técnicos e gerenciais. - Interface entre as demandas do departamento de Vendas e as entregas do departamento de Engenharia. - Contato direto como clientes, para compreensão de suas necessidades e especificações. - Desenvolvimento do planejamento da engenharia e gerenciamento dos cronogramas dos projetos. - Prover suporte ao departamento de Qualidade. Também mantendo as atribuições de líder de projetos e responsável pelo desenvolvimento de projetos eletrônicos, com participação no projeto mecânico, para soluções de módulos de potência (retificadores e inversores) para diferentes aplicações industriais.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheira de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Líder de projetos e responsável pelo desenvolvimento de projetos eletrônicos, com participação no projeto mecânico para soluções de módulos de potência (retificadores e inversores) para diferentes aplicações industriais. Projetos eletrônicos para: - Fabricantes de no-breaks; - Fabricantes de elevadores; - Geradores eólicos; - Geradores de usinas hidrelétricas; - Fabricantes de máquinas de solda; - Outros.


CM Comandos Lineares, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRA ELETRICISTA, Carga horária: 44
Outras informações
Desenvolvimento de estruturas de potência e controle para no-breaks e estabilizadores microprocessados, atuando na cadeia completa do desenvolvimento de hardware. - Projeto; - Simulação; - Desenvolvimento de layout; - Validação experimental; - Preparação para produção; - Implementação de melhorias incrementais da qualidade de produtos existentes no mercado.


Whirlpool S/A - Unidade Embraco, WHIRLPOOL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA DE HARDWARE, Carga horária: 44
Outras informações
Pesquisadora de hardware em soluções eletrônicas para refrigeração doméstica. - Líder técnica de hardware no projeto da placa eletrônica do primeiro refrigerador bi-volt, em parceria com a Whirlpool; - Desenvolvimento de projetos eletrônicos para acionamento das cargas de refrigeradores; - Aplicação de FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) e realizações de testes funcionais: ALT (Acelerated Life Test), EMC (Electromagnetic Compatibilty).



Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos Eletrônicos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Teoria Geral dos Circuitos Elétricos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBI, I.2011 BARBI, I. ; PINI, S.H . A Single-Phase High-Power-Factor Rectifier, Based on a Two-Quadrant Shunt Active Filter. IEEE Transactions on Power Electronics, v. 26, p. 3131-3143, 2011.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 22:54:26