Maria Teresa Carthery-Goulart

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  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências (Neurologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005). Realizou estágio pós-doutoral no Medical Research Council - Cognition and Brain Sciences Unit, Cambridge, Reino Unido (2008). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) e pesquisadora colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento - HCFMUSP. Coordena o Grupo de Estudos em Neurociência da Linguagem e Cognição (GELC - UFABC). Coordena os três projetos de extensão: (1) AtivAmente -UFABC , dirigido à terceira idade; (2) Neurociência e Educação: desmistificando o cérebro, dirigido a professores da rede pública de ensino e (3) Curso de Férias do Programa de Pós-graduação em Neurociência e Cognição da UFABC, dirigido a interessados em ingressar na pós-graduação stricto- senso da mesma instituição. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC. Tem experiência na área de Linguagem Oral e Escrita, Memória; Desenvolvimento Cognitivo; Envelhecimento, Linguagem e Cognição; Bilinguismo, Multilinguismo e Cognição; Cognição Corporificada (Embodied Cognition) e Linguagem, Adaptação transcultural de instrumentos para avaliação de linguagem, cognição e atividades de vida diária e em estudos que investigam a influência da escolaridade e alfabetismo funcional sobre o desempenho em testes cognitivos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Teresa Carthery-Goulart
Nome em citações bibliográficas
CARTHERY, M.T.;CARTHERY-GOULART, M. T.;CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA;CARTHERY-GOULART, MARIA T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição.
Rua Santa Adélia, 166 - Bangu - Santo André - SP
Bangu
09210-170 - Santo Andre, SP - Brasil
Telefone: (011) 49963166
Ramal: 207
Fax: (011) 208


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Doutorado em Neurologia.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil.
Título: Memória operacional e linguagem no envelhecimento normal e na doença de Alzheimer, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Paulo Caramelli.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: doença de Alzheimer; envelhecimento; linguagem; memória operacional; Neuropsicologia; memória.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem.
1998 - 2000
Mestrado em Neurociências e Comportamento.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IPUSP, Brasil.
Título: Caracterização dos distúrbios de escrita na doença de Alzheimer,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Paulo Caramelli.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: demência; disgrafia; dislexia; doença de Alzheimer; Neuropsicologia.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem.
1997 - 1998
Especialização em Aprimoramento-Fonoaudiologia em Neurolinguística. (Carga Horária: 1651h).
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil.
Título: Reabilitação da dislexia fonológica de acordo com a abordagem cognitiva - estudo de caso.
Orientador: Mirna Lie Hosogi Senaha.
Bolsista do(a): Fundap, FUNDAP, Brasil.
1993 - 1996
Graduação em Fonoaudiologia.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil.
Título: Estudo de Caso - intervenção fonoaudiológica em gagueira infantil.
Orientador: Claudia F. Andrade.


Pós-doutorado


2007 - 2008
Pós-Doutorado.
Medical Research Council, Cognition and Brain Sciences Unit, Cambridge., MRC-CBU, Grã-Bretanha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: demência.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem.


Atuação Profissional



Medical Research Council, Cognition and Brain Sciences Unit, Cambridge., MRC-CBU, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Pesquisador Colaborador, Enquadramento Funcional: livre


Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HCFMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Pesquisador colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador


Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: livre, Carga horária: 8
Outras informações
Pesquisadora - Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da FMUSP

Vínculo institucional

2002 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: livre, Carga horária: 4
Outras informações
Supervisora do Programa de Aprimoramento Profissional - Fonoaudiologia em Neurolinguística

Atividades

02/2002 - Atual
Ensino, Aprimoramento-Fonoaudiologia em Neurolinguística, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Supervisão - Linguagem Escrita (dislexia/disgrafia) e Linguagem Oral (afasia/ distúrbios de linguagem nas demências/linguagem no envelhecimento)
02/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento-HCFMUSP, .


Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto - nível 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC Membro do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos da UFABC Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática

Atividades

12/2015 - Atual
Direção e administração, Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição.
01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

01/2014 - Atual
Extensão universitária , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto: Neurociência e Educação: Desmistificando o Cérebro.
01/2014 - Atual
Extensão universitária , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto AtivAmente -UFABC.
01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

12/2015 - 12/2016
Direção e administração, Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Neurociência e Cognição da UFABC.
01/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

Atividade de extensão realizada
Vice-Coordenadora do Projeto Pense Brain.


Linhas de pesquisa


1.
Distúrbios de linguagem escrita adquiridos - disgrafia/dislexia

Objetivo: Caracterizar o desempenho de indivíduos sem distúrbios cognitivos em provas de leitura e escrita. Desenvolver testes para a avaliação desses aspectos em pacientes com distúrbios neurológicos adquiridos. Desenvolver programas de reabilitação da leitura e da escrita..
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais; Atividades de atenção à saúde humana.
Palavras-chave: disgrafia; dislexia; linguagem; cognição.
2.
Linguagem e Cognição no envelhecimento normal e nas demências

Objetivo: Caracterizar a linguagem oral e escrita no envelhecimento normal. Caracterizar os distúrbios de linguagem oral e escrita nas demências. Verificar a relação entre distúrbios de linguagem e de memória operacional. Desenvolver programas de reabilitação cognitiva e de linguagem para pacientes com demência..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: cognição.
Palavras-chave: cognição; linguagem; memória operacional; envelhecimento; demência.
3.
Alfabetismo funcional na área de saúde

Objetivo: Adaptar um instrumento de avaliação de alfabetismofuncional em saúde (S-TOFHLA) para uso na população brasileira. Identificar indivíduos com níveis baixos de alfabetização funcional na área da saúde e desenvolver métodos apropriados para orientação desses indivíduos quanto a seus cuidados de saúde. Identificar indivíduos com baixos níveis de alfabetização funcional na área de saúde e desenvolver medidas de promoção à saúde e prevenção junto a essa população. Analisar variáveis preditivas de analfabetismo funcional para correção de escores de corte em testes cognitivos aplicados na população e que estão padronizados em função dos anos de escolaridade..
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Informação e comunicação.
4.
Envelhecimento normal e demências

Objetivo: Identificar, caracterizar e intervir junto ao comprometimento funcional nas atividades básicas e instrumentais da vida diária em pacientes com demência. Desenvolver e avaliar a eficácia de programas de reabilitação cognitiva e de orientações a cuidadores para pacientes com demência. Caracterizar o desempenho da população brasileira em envelhecimento saudável e de pacientes com demência em medidas de funcionamento da linguagem oral e escrita, com ênfase nas relações entre compreensão oral e escrita e distúrbios de memória operacional. Estabelecer medidas cognitivas de linguagem oral e escrita que permitam auxiliar no diagnóstico precoce de declínio cognitivo leve e demência. Estabelecer medidas cognitivas de linguagem oral e escrita que permitam auxiliar no diagnóstico diferencial entre os diversos quadros demenciais. Traduzir e adaptar testes e escalas para uso clínico em idosos e pacientes com demência em nosso meio (Teste de recepção gramatical [TROG-2], Escala Cornell de depressão em demência, Avaliação da incapacidade funcional em demência [DAD]) Verificar o impacto da escolaridade e do grau de alfabetismo funcional sobre o desempenho em testes cognitivos utilizados para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com demência. Desenvolver e avaliar a eficácia de programas de treino cognitivo e orientações no envelhecimento normal. Identificar baterias de rastreio cognitivo, testes neuropsicológicos e de linguagem que possam auxiliar no diagnóstico de diferentes síndromes demenciais em nosso meio, entre elas Demência do Tipo Alzheimer e Síndromes Clínicas associadas à degeneração Lobal Fronto-temporal (afasia progressiva primária e variantes clínicas)..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Palavras-chave: cognição; demência; doença de Alzheimer; envelhecimento; linguagem; memória operacional.
5.
Processamento de Verbosem diferentes fases do desenvolvimento: influência de variáveis psicoliguísticas, correlatos neurais e a teoria da Cognição Corporificada (Embodied Cognition)
6.
Linguagem e Cognição no Envelhecimento Normal e em doenças neurodegenerativas
7.
Bilinguismo e Multilinguismo: Vantagens Cognitivas, Modelos de Acesso lexical e Correlatos Neurais


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Distúrbios de Linguagem Adquiridos: Avaliação e Reabilitação Cognitiva
Descrição: O projeto visa desenvolver instrumentos de avaliação da linguagem oral e escrita para avaliação e planejamento de estratégias de intervenção cognitiva. Como segundo objetivo, o projeto pretende caracterizar essas manifestações em pacientes com diferentes tipos de acometimento neurológico (lesões agudas, crônicas e progressivas)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Coordenador / Henrique Salmazo da Silva - Integrante / Aline C Campanha - Integrante / BARADEL, ROBERTA ROQUE - Integrante.
2015 - Atual
Bilinguismo e Multiliguismo: vantangens cognitivas e correlatos neurais
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Coordenador / Elaine Cristina Torresi - Integrante / Marina Lameira - Integrante.
2012 - Atual
Processamento de Verbos em várias fases do desenvolvimento: influência de variáveis psicolinguísticas, correlatos neurais e a teoria da cognição corporificada
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Coordenador / Maria Alice de Mattos Pimenta Parente - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2008 - 2012
Compreensão da linguagem na Doença de Alzheimer e em síndromes clínicas associadas à Degeneração Lobar Frontotemporal
Descrição: Introdução: Alterações da compreensão de linguagem são comuns em pacientes com demência. No entanto, poucos estudos foram conduzidos caracterizando esses distúrbios em diversos quadros demenciais e buscando compreender a natureza desses déficits. Objetivos: (1) Caracterizar as alterações de compreensão de sentenças na Doença de Alzheimer (DA) e em síndromes associadas à Degeneração Lobar Frontotemporal (DLFT) [Demência Frontotemporal variante comportamental (DFT), Afasia Progressiva Não-fluente (APNF), Demência Semântica (DS), Degeneração Córtico-basal (DCB) e Paralisia Supranuclear Progressiva (PSP)], verificando a relação entre estes déficits e a gravidade da demência; (2) Verificar a influência de aspectos lingüísticos e extralingüísticos sobre a compreensão de frases e orações nessas doenças; (3) Verificar o impacto da minimização da sobrecarga na capacidade de armazenamento da memória operacional fonológica sobre a compreensão de frases; (4) Traduzir e adaptar o Teste de Compreensão Gramatical (TROG) desenvolvido por Bishop (1989) para a Língua Portuguesa. Métodos e forma de análise dos resultados: Serão estudados dados retrospectivos de pacientes com os diagnósticos de DA, DFT, APNF, DS, PSP e DCB atendidos em diversas clínicas do Hospital Addenbrookes entre 1990 e 2007 e de controles pareados quanto a sexo, idade e escolaridade com os pacientes. Será analisado o desempenho no TROG e em testes neuropsicológicos investigando memória semântica, processamento fonológico e funções executivas. Serão feitas comparações inter e intragrupos, a fim de verificar o impacto da gravidade da demência sobre a capacidade de compreensão de sentenças. A avaliação da natureza dos déficits será feita por análises de correlação entre os escores no TROG e em testes de memória semântica, processamento fonológico e funções executivas. Paralelamente, será conduzido estudo de casos múltiplos para aprofundar a compreensão do impacto das limitações de memória operacional auditivo-verbal.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2011
Desempenho de uma população brasileira no teste de alfabetização funcional para adultos na área de saúde
Descrição: OBJETIVO: Analisar os escores de instrumento que avalia habilidade de leitura e compreensão de materiais da área da saúde segundo escolaridade e idade. MÉTODOS: Foram avaliados 312 participantes saudáveis de diferentes idades por meio da versão reduzida do instrumento Test of Functional Health Literacy in Adults. O estudo foi realizado entre 2006 e 2007 na cidade de São Paulo (SP). O instrumento envolve materiais como frascos de medicamentos e cartões de agendamento de consultas, avaliando a compreensão de leitura e de conceitos numéricos. Os testes de correlação parcial e de Pearson e um modelo de regressão múltipla foram usados para verificar a associação entre os escores no instrumento, escolaridade e idade. RESULTADOS: As médias de idade e de escolaridade da amostra foram respectivamente 47,3 (dp=16,8 ) e 9,7 (dp=5; de um a 17 anos de estudo). O total de 32,4% da amostra mostraram déficits de alfabetização funcional/ uso de conceitos numéricos na área de saúde, com desempenho inadequado ou limítrofe no instrumento. Entre idosos (65 anos ou mais) esta taxa atingiu 51,6%. Encontrou-se correlação positiva entre anos de estudo e escores no instrumento (r=0,740; p<0,01) e correlação negativa entre idade e escores no instrumento (r=-0,259; p<0,01). A correlação entre escores no instrumento e idade não foi significante quando os efeitos da escolaridade foram controlados (r=-0,031, p=0,584). Uma associação significante (B=3,877, Beta=0,733; p<0,001) foi encontrada entre anos de estudo e escores no instrumento. A idade não foi uma variável preditiva no modelo (B=-0,035, Beta=-0,22; p=0,584). CONCLUSÕES: O instrumento é adequado para avaliar a alfabetização funcional em saúde na população brasileira. O elevado número de indivíduos classificados como analfabetos funcionais indica a importância de adoção de medidas especiais para ajudar estes indivíduos a compreenderem corretamente as orientações para cuidados de saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2011
Adaptação transcultural da escala de avaliação de incapacidade em demência (Disability Assessment For Dementia - DAD) (2007)
Descrição: A versão original da Escala de Avaliação de Incapacidade em Demência (Disability Assessment for Dementia, DAD) foi traduzida para a língua portuguesa e retrotraduzida para o inglês. Divergências de tradução foram identificadas e discutidas, chegando-se a uma versão que foi submetida a pré-teste para adaptação sócio-cultural. A versão final foi administrada a amostra de 29 pacientes com doença de Alzheimer provável de leve a moderada. Os coeficientes de correlação da DAD foram 0,929 e 0,932 nas avaliações inter e intra-examinadores respectivamente. Os índices de confiabilidade também foram elevados (Kappa=0,72; p<0,001 inter-examinadores e Kappa=0,85; p<0,001 intra-examinadores). A versão brasileira da escala DAD mostrou-se um instrumento de fácil aplicação e boa confiabilidade para avaliação funcional de pacientes com demência e poderá contribuir para o acompanhamento desses pacientes em nosso meio. Esta versão também poderá ser utilizada em estudos transculturais sobre habilidades funcionais de pacientes com demência. Palavras-chave: demência, doença de Alzheimer, incapacidade, atividades de vida diária, diagnóstico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Versão brasileira da Escala Cornell de depressão em demência (Cornell depression scale in dementia)
Descrição: OBJETIVO: Tradução e adaptação da escala Cornell de depressão em demência e verificação da confiabilidade entre e intra-examinadores da versão na língua portuguesa. MÉTODO: A versão original da Escala Cornell foi traduzida para o português por firma especializada em tradução de textos médicos e retrotraduzida para o inglês por outros dois tradutores independentes. As divergências de tradução foram identificadas e discutidas, chegando-se à versão que foi submetida à pré-teste para adaptação sócio-cultural. Após esta adaptação, obteve-se a versão final que foi administrada a amostra de 29 pacientes com doença de Alzheimer provável e aos seus cuidadores. RESULTADOS: A versão final da escala mostrou-se de fácil aplicação e obteve boa confiabilidade intra-examinador (Kappa=0,77; p<0,001) e entre-examinadores (Kappa=0,76; p<0,001). CONCLUSÃO: A versão brasileira da Escala Cornell é um instrumento que pode ser utilizado para avaliação e acompanhamento de depressão em pacientes com demência. Palavras-chave: depressão, escalas, adaptação, reprodutibilidade dos testes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2009
Memória operacional e linguagem no envelhecimento normal e na doença de Alzheimer
Descrição: Introdução: As alterações de memória operacional e de linguagem são freqüentemente descritas no envelhecimento normal e nas fases iniciais da doença de Alzheimer (DA). No entanto, há controvérsias na literatura quanto à natureza desses déficits. Objetivos: Verificar o impacto do envelhecimento normal e patológico (DA) sobre a memória operacional e a linguagem e: (1) caracterizar e comparar o desempenho de indivíduos saudáveis jovens e idosos e de pacientes com DA em testes de memória operacional e de linguagem; (2) identificar aspectos preservados e alterados da memória operacional e da linguagem no envelhecimento normal e na DA e (3) verificar se as alterações de compreensão da linguagem no envelhecimento normal e na DA estão relacionadas à disfunção da memória operacional. Métodos: Foram avaliados 67 indivíduos, subdivididos em três grupos: 23 jovens saudáveis (Grupo 1); 24 idosos saudáveis (Grupo 2) e 20 pacientes com DA leve (Grupo 3). Os três grupos foram emparelhados quanto a sexo e escolaridade e os indivíduos dos Grupos 2 e 3 também foram emparelhados em relação à idade. Todos os participantes realizaram testes de memória operacional e de linguagem. Foram feitas análises intragrupo e intergrupos. Resultados: Constatamos diferenças significativas entre os Grupos 1 e 2 e entre os Grupos 2 e 3 em testes de memória operacional. Os Grupos 1 e 2 apresentaram o efeito de semelhança fonológica e de extensão e tiveram declínio proporcional ao manipular informações e realizar duas tarefas simultaneamente. O Grupo 3 apresentou o efeito de semelhança fonológica mas não o de extensão e teve declínio significativamente maior que os demais grupos na manipulação de informações e execução de duas tarefas simultaneamente. Em relação aos testes de linguagem, o Grupo 2 teve desempenho significativamente inferior ao do Grupo 1 nas provas de fluência verbal semântica, compreensão auditiva e de leitura, repetição de palavras e de frases curtas e escrita de palavras irregulares. O.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 2005
Caracterização dos Distúrbios de Escrita na Doença de Alzheimer
Descrição: A agrafia é considerada uma manifestação freqüente, podendo ser de instalação precoce na Doença de Alzheimer (DA). Por esta razão, alguns autores sugeriram que a avaliação da escrita poderia ser um teste simples e auxiliar no diagnóstico da doença. No entanto, não há estudos que abordem as manifestações destes distúrbios na DA em nosso meio. O objetivo geral deste trabalho foi caracterizar os distúrbios de escrita na DA, analisando os tipos de agrafia de acordo com a abordagem cognitiva e verificando os quadros mais freqüentes. Nossos objetivos específicos foram: (1) caracterizar e comparar o desempenho de indivíduos idosos normais e de pacientes com DA leve e moderada em provas de escrita sob ditado, cópia (imediata e diferida) e soletração oral e; (2) verificar se existia correlação significativa entre o desempenho em provas de escrita e a gravidade da demência. Foram estudados 58 sujeitos, sendo 28 pacientes com diagnóstico de DA provável (15 com DA leve e 13 com DA moderada) e 30 indivíduos idosos normais (grupo controle). Os grupos não apresentaram diferenças significativas quanto à idade (p=0.149), escolaridade (p=0.225), sexo (p=0.947), hábitos de leitura (p=0.826) e de escrita (p=0.975). Todos os sujeitos realizaram provas de escrita sob ditado, cópia imediata, cópia diferida e soletração oral. Os resultados foram submetidos a dois tipos de análises. A primeira teve como objetivo descrever e comparar os três grupos quanto ao desempenho nas provas de escrita e investigar se havia correlação significativa entre o escore nas provas de escrita e a gravidade da demência. A segunda consistiu em uma abordagem de estudo de casos múltiplos. Foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos de pacientes com DA e o grupo controle (p<0.01) em todas as modalidades de escrita, entretanto, somente na soletração oral foram detectadas diferenças entre os grupos com DA leve e DA moderada (p<0.01) e apenas nessa prova foi constatada correlação significat.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Pense Brain!
Descrição: Projeto de Divulgação Científica de Conteúdos da Neurociência à Comunidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Paula A. Tiba - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.
2014 - Atual
AtivAmente UFABC
Descrição: Oficinas de treino cognitivo para idosos cognitivamente saudáveis.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Coordenador / Roberta Roque Baradel - Integrante / Henrique Salmazo da Silva - Integrante / Paula A. Tiba - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.
2014 - Atual
Neurociência e Educação: Desmistificando o Cérebro
Descrição: Curso sobre Neurociências para Professores da Rede Pública de São Paulo e região ABCD Esta proposta teve início em 2014 sob coordenação das Prof. Maria Teresa Carthery-Goulart e Paula Tiba. Com apoio da Proex, a UFABC ofertou um curso de Neurociência e Educação, voltado para professores de ensino fundamental e médio da rede pública. Ainda que tenha ampliado o número de vagas de 40 para 100, não pôde atender toda a demanda de inscrições (cerca de 400 na ocasião). Este curso, é ministrado pelos professores do Bacharelado de Neurociência e alunos de pós-graduação com formação básica na licenciatura e que atuam no ensino fundamental e médio. Atualmente, tem sido oferecido como parte de curso de formação de professores à Prefeitura do município de Santo André e do município de São Paulo. Trata-se de curso semi-presencial com carga horária de 40 horas, mas que poderia ser ampliada e resultar na criação de um curso de especialização com vistas a contribuir para a formação de professores e com a melhora do processo ensino-aprendizagem através de trocas interdisciplinares entre educadores e neurocientistas. Favorece também a pesquisa e a inovação já que permite o desenvolvimento de materiais e recursos, incluindo aspectos de ergonomia cognitiva. Conhecer o funcionamento cerebral é fundamental para compreender como se dá a aprendizagem em todas as idades e situações. Entender a heterogeneidade e especificidades do processo de aprendizagem é de particular importância na escola, a fim de facilitar e otimizar as ações de ensino. Destarte, os profissionais da educação poderão tornar seu trabalho mais significativo ao estudarem como o cérebro aprende e ao aplicarem esses conhecimentos na educação. Nesse contexto, os objetivos principais desta ação são: Formar professores capazes de utilizar conhecimentos da Neurociência para otimizar e tornar mais significativas suas práticas escolares; Divulgar conhecimentos e novos achados sobre Neurociência a profissionais da Educação; Relacionar esses conhecimentos e achados à prática escolar, visando ganhos no processo ensino-aprendizagem; Proporcionar trocas interdisciplinares para avanço da pesquisa em Neurodesenvolvimento e Neuroeducação e que resultem em produtos (inovação) nessa área..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Coordenador / Roberta Roque Baradel - Integrante / Henrique Salmazo da Silva - Integrante / Paula A. Tiba - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Memory (Hove)
2011 - Atual
Periódico: International Psychogeriatrics
2011 - Atual
Periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
2012 - Atual
Periódico: Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso)
2007 - Atual
Periódico: Dementia & Neuropsychologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: cognição.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: envelhecimento.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: demência.
6.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: dislexia/disgrafia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Prêmio de melhor trabalho de Pesquisa Clínica, pelo trabalho 'Functional Health literacy in adults-short version (S-TOFHLA), schooling and Mini-Mental State Examination', VI Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas ?VI RPDA.
2003
Prêmio pela apresentação do trabalho ?Aplicação do IQCODE em indivíduos acima de 55 anos e familiares: análise preliminar da confiabilidade?, IV Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas ? IV RPDA.
1999
Prêmio de melhor trabalho apresentado durante o IV Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, com o título ?Caracterização dos Distúrbios de Escrita na Doença de Alzheimer?, Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SALMAZO-SILVA, HENRIQUE2017SALMAZO-SILVA, HENRIQUE ; PARENTE, MARIA ALICE DE MATTOS PIMENTA ; ROCHA, MARIA SHEILA ; BARADEL, ROBERTA ROQUE ; CRAVO, ANDRÉ M. ; SATO, JOÃO RICARDO ; GODINHO, FABIO ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA . Lexical-retrieval and semantic memory in Parkinson’s disease: The question of noun and verb dissociation. Brain and Language, v. 165, p. 10-20, 2017.

2.
CECCHINI, MARIO AMORE2017CECCHINI, MARIO AMORE ; YASSUDA, MÔNICA SANCHES ; BAHIA, VALÉRIA SANTORO ; DE SOUZA, LEONARDO CRUZ ; GUIMARÃES, HENRIQUE CERQUEIRA ; CARAMELLI, PAULO ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; PATROCÍNIO, FLÁVIA ; FOSS, MARIA PAULA ; TUMAS, VITOR ; LIMA-SILVA, THAÍS BENTO ; BRUCKI, SÔNIA MARIA DOZZI ; Nitrini, Ricardo ; DELLA SALA, SERGIO ; PARRA, MARIO A. . Recalling feature bindings differentiates Alzheimer?s disease from frontotemporal dementia. JOURNAL OF NEUROLOGY, v. 264, p. 2162-2169, 2017.

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6.
CECCHINI, MARIO AMORE2017CECCHINI, MARIO AMORE ; YASSUDA, MONICA SANCHES ; BAHIA, VALERIA S. ; LIMA-SILVA, THAIS BENTO ; CASSIMIRO, LUCIANA ; CRUZ DE SOUZA, LEONARDO ; CARAMELLI, PAULO ; GAMBOGI, LEANDRO BOSON ; FOSS, MARIA PAULA ; BROZINGA, TÂMARA RIBEIRO ; TUMAS, VITOR ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; DOZZI BRUCKI, SONIA MARIA ; Nitrini, Ricardo ; DELLA SALA, SERGIO ; PARRA, MARIO ALFREDO . THE SHORT-TERM MEMORY BINDING TEST DIFFERENTIATES ALZHEIMER DISEASE FROM BEHAVIORAL VARIANT FRONTOTEMPORAL DEMENTIA PATIENTS WITH AMNESTIC DEFICITS. Alzheimers & Dementia, v. 13, p. P716-P717, 2017.

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CÉSAR, KAROLINA G.2016CÉSAR, KAROLINA G. BRUCKI, SONIA M.D. TAKADA, LEONEL T. NASCIMENTO, LUIZ F.C. GOMES, CAMILA M.S. ALMEIDA, MILENA C.S. OLIVEIRA, MAIRA O. PORTO, FÁBIO H.G. SENAHA, MIRNA L.H. BAHIA, VALÉRIA S. SILVA, THAÍS B.L. IANOF, JÉSSICA N. SPÍNDOLA, LÍVIA SCHMIDT, MAGALI T. JORGE, MÁRIO S. VALE, PATRÍCIA H.F. CECCHINI, MÁRIO A. CASSIMIRO, LUCIANA SOARES, ROGER T. GONÇALVES, MÁRCIA R. MARTINS, ANA C.S. DARÉ, PATRÍCIA Smid, Jerusa PORTO, CLAUDIA S. CARTHERY-GOULART, MARIA T. , et al.YASSUDA, MÔNICA S. MANSUR, LETÍCIA L. Nitrini, Ricardo ; Prevalence of Cognitive Impairment Without Dementia and Dementia in Tremembé, Brazil. Alzheimer Disease and Associated Disorders, v. 30, p. 264-271, 2016.

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CÉSAR, KAROLINA G.2014CÉSAR, KAROLINA G. BRUCKI, SONIA M.D. TAKADA, LEONEL T. NASCIMENTO, LUIZ FERNANDO C. GOMES, CAMILA M.S. ALMEIDA, MILENA C.S. OLIVEIRA, MAIRA O. PORTO, FÁBIO H.G. SENAHA, MIRNA L.H. BAHIA, VALÉRIA S. SILVA, THAÍS BENTO L. IANOF, JÉSSICA N. SPÍNDOLA, LÍVIA SCHMIDT, MAGALI T. JORGE, MÁRIO S. VALE, PATRÍCIA H.F. CECCHINI, MÁRIO A. CASSIMIRO, LUCIANA SOARES, ROGER T. GONÇALVES, MÁRCIA R. Smid, Jerusa PORTO, CLAUDIA S. CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA YASSUDA, MÔNICA S. MANSUR, LETÍCIA L. , et al.Nitrini, Ricardo ; Performance of the Visual Analogue Scale of Happiness and of the Cornell Scale for Depression in Dementia in the Tremembé Epidemiological Study, Brazil. Dementia & Neuropsychologia, v. 8, p. 389-393, 2014.

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Carthery-Goulart, Maria Teresa2013Carthery-Goulart, Maria Teresa; ESTEQUI, J. G. ; DASILVEIRA, A. C. ; Areza-Fegyveres, Renata ; CESAR, K. ; SENAHA, M. L. H. ; Brucki, Sonia Maria Dozzi ; Nitrini, Ricardo . Dissociação Entre Seres Vivos e Artefatos: Investigação de Efeito Categoria Específica no. Psicologia em Pesquisa (UFJF), v. 7, p. 108-120, 2013.

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3Barnard, PJ2011Barnard, PJ ; Murphy, FC ; Carthery-Goulart, Maria Teresa ; Ramponi, C ; Clare L . Exploring the basis and boundary conditions of SenseCam-facilitated recollection. Memory (Hove. Print), v. 19, p. 758-767, 2011.

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4Brucki, Sonia Maria Dozzi2011Brucki, Sonia Maria Dozzi ; Mansur, Letícia ; Carthery-Goulart, Maria Teresa ; Nitrini, Ricardo . Formal education, health literacy and Mini-Mental State Examination. Dementia & neuropsychologia, v. 5, p. 26-30, 2011.

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5Murphy, FC2011Murphy, FC ; Barnard, PJ ; Terry KA ; Carthery-Goulart, Maria Teresa ; Holmes EA . SenseCam, imagery and bias in memory for wellbeing.. Memory (Hove. Print), v. 19, p. 768-777, 2011.

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8Carthery-Goulart, Maria Teresa2009 Carthery-Goulart, Maria Teresa; Anghinah, Renato ; Areza-Fegyveres, Renata ; Bahia, Valeria Santoro ; Brucki, Sonia Maria Dozzi ; Damin, Antonio ; Formigoni, Ana Paula ; Frota, Norberto ; Guariglia, Carla ; Jacinto, Alessandro F ; Kato, Eliane Mayumi ; Lima, Edson P ; Mansur, Letícia ; Moreira, Daniel ; Nóbrega, Ana ; Porto, Claudia Selitto ; Senaha, Mirna L H ; Silva, Mari-Nilva Maia da ; Smid, Jerusa ; Souza-Talarico, Juliana N ; Radanovic, Marcia ; Nitrini, Ricardo . Performance of a Brazilian population on the test of functional health literacy in adults. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso), v. 43, p. 631-638, 2009.

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14CARAMELLI, P.2007 CARAMELLI, P. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; PORTO, C. S. ; CHARCHAT-FICHMAN, H. ; NITRINI, R. . Category fluency as a screening test for Alzheimer disease in illiterate and literate patients. Alzheimer Disease and Associated Disorders, v. 21, p. 65-67, 2007.

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11Radanovic, M.2007Radanovic, M. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CHARCHAT-FICHMAN, H. ; HERRERA JR, E. ; LIMA, E. P. ; SMID, J. ; PORTO, C. S. ; NITRINI, R. . Analysis of brief language tests in the detection of cognitive decline and dementia. Dementia & Neuropsychologia, v. 1, p. 37-45, 2007.

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12CARTHERY-GOULART, M. T.2007CARTHERY-GOULART, M. T. ; AREZA-FEGYVERES, R. ; SCHULTZ, R. ; OKAMOTO, I. ; CARAMELLI, P. ; BERTOLUCCI, P. H. ; NITRINI, R. . Brazilian Version of the Cornell Depression Scale in Dementia. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 65, p. 912-915, 2007.

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17TAKADA, L. T.2006TAKADA, L. T. ; CARAMELLI, P. ; CHARCHAT-FICHMAN, H. ; PORTO, C. S. ; BAHIA, V. S. ; ANGHINAH, R. ; CARTHERY, M.T. ; Radanovic, M. ; SMID, J. ; HERRERA JR, E. ; NITRINI, R. . Comparison between two tests of delayed recall for the diagnosis of dementia. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, Brasil, v. 64, n.1, p. 35-40, 2006.

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22CARTHERY, M.T.;CARTHERY-GOULART, M. T.;CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA;CARTHERY-GOULART, MARIA T.2005 CARTHERY, M.T.; PARENTE, M. A. M. P. ; NITRINI, R. ; BAHIA, V. S. ; CARAMELLI, P. . Spelling tasks and Alzheimer´s disease staging. European Journal of Neurology, Inglaterra, v. 12, p. 907-911, 2005.

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20NITRINI, R.2005NITRINI, R. ; CARAMELLI, P. ; HERRERA JR, E. ; CASTRO, I. ; BAHIA, V. S. ; ANGHINAH, R. ; CAIXETA, L. F. ; Radanovic, M. ; CHARCHAT-FICHMAN, H. ; PORTO, C. S. ; CARTHERY, M.T. ; HARTMANN, A. P. J. ; HUANG, N. ; SMID, J. . Mortality from dementia in a community-dwelling Brazilian population. International Journal of Geriatric Psychiatry, Inglaterra, v. 20, p. 247-253, 2005.

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21VALE, F. A.2005VALE, F. A. ; TAUB, A. ; PORTO, C. S. ; ENGELHARDT, E. ; CARVALHO, I. ; OKAMOTO, I. ; MANSUR, L. L. ; NOVELLI, M. M. ; FOSS, M. P. ; CARTHERY, M.T. . Proposta de um glossário de termos traduzidos de uso frequente en neurociências da cognição e comportamento. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, Brasil, v. 63, p. 159-183, 2005.

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19MANSUR, L. L.2005MANSUR, L. L. ; CARTHERY, M.T. ; CARAMELLI, P. ; NITRINI, R. . Linguagem e Cognição na Doença de Alzheimer. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), Brasil, v. 18, n.3, p. 300-307, 2005.

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23NITRINI, R.2004NITRINI, R. ; CARAMELLI, P. ; HERRERA JR, E. ; BAHIA, V. S. ; CAIXETA, L. F. ; Radanovic, M. ; ANGHINAH, R. ; CHARCHAT-FICHMAN, H. ; PORTO, C. S. ; CARTHERY, M.T. ; HARTMANN, A. P. J. ; HUANG, N. ; SMID, J. ; LIMA, E. P. ; TAKADA, L. T. . Incidence of dementia in a community-dwelling Brazilian population. Alzheimer Disease and Associated Disorders, Estados Unidos, v. 18, n.4, p. 241-246, 2004.

44.
24NITRINI, R.2004 NITRINI, R. ; CARAMELLI, P. ; HERRERA JR, E. ; PORTO, C. S. ; CHARCHAT-FICHMAN, H. ; CARTHERY, M.T. ; TAKADA, L. T. ; LIMA, E. P. . Performance of illiterate and literate nondemented elderly subjects in two tests of long-term memory. Journal of the International Neuropsychological Society, Estados Unidos, v. 10, p. 634-638, 2004.

45.
25Radanovic, M.2001Radanovic, M. ; SENAHA, M. L. H. ; MANSUR, L. L. ; NITRINI, R. ; BAHIA, V. S. ; CARTHERY, M.T. ; AIRES, F. N. F. ; MATHIAS, S. C. ; CARAMELLI, P. . Primary Progressive Aphasia Analysis of 16 cases. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 59, p. 512-520, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARADEL, ROBERTA ROQUE (Org.) ; NEVES, E. P. (Org.) ; CARTHERY-GOULART, M. T. (Org.) . Curiosamente: descobrindo a neurociência. 1. ed. São Bernardo do Campo: Editora UFABC, 2016. v. 1. 328p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARTHERY-GOULART, M. T. . Definição, classificação, diagnósticos das dislexias adquiridas. In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Dislexias do Desenvolvimento e Adquiridas. 1ed.São Paulo: Pearson, 2017, v. , p. 399-412.

2.
CARTHERY-GOULART, M. T. . Intervenção Neuropsicológica e Interdisciplinas nas Dislexias Adquiridas. In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Dislexias do Desenvolvimento e Adquiridas. 1ed.São Paulo: Pearson, 2017, v. , p. 413-437.

3.
BARADEL, ROBERTA ROQUE ; FERNANDES, K. D. ; CARTHERY-GOULART, M. T. . Aplicação da Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP) para avaliação de um caso de afasia progressiva primária.. In: Jaqueline de Carvalho Rodrigues; Camila Shorr Miná; Jerusa Fumagalli de Salles. (Org.). EPP- Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras: para adultos e idosos. 1ed.São Paulo: Vetor, 2017, v. 1, p. 09-111.

4.
TORRES, E. C. ; PARENTE, M. A. M. P. ; CARTHERY-GOULART, M. T. . Desenvolvimento do Senso Numérico e seus distúrbios. In: Baradel, RR; Neves, EP; Carthery-Goulart, MT. (Org.). Curiosamente: descobrindo a neurociência. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora UFABC, 2016, v. 1, p. 77-91.

5.
BRUNO, J. H. M. ; BARADEL, R. R. ; FERNANDES, K. D. ; ARAUJO, A. S. ; PIAIA, C. S. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; PARENTE, M. A. M. P. . A linguagem e os limites do meu mundo. In: Baradel, RR; Neves, EP; Carthery-Goulart, MT. (Org.). Curiosamente: descobrindo a Neurociência. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora UFABC, 2016, v. 1, p. 117-135.

6.
CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA. Primary Progressive Aphasia. Encyclopedia of Geropsychology. 1ed.: Springer Singapore, 2016, v. , p. 1-11.

7.
SILVA, HS ; PARENTE, M. A. M. P. ; CARTHERY-GOULART, M. T. . Desenvolvimento e Neuroplasticidade. In: Baradel, RR; Neves, EP; Carthery-Goulart, MT. (Org.). Curiosamente: descobrindo a Neurociência. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora UFABC, 2016, v. 1, p. 207-2016.

8.
CARTHERY-GOULART, M. T. ; SILVA, HS ; MACHADO, J. ; BARADEL, R. R. ; PARENTE, M. A. M. P. . Language assessment of action/verb processing in patients with Parkinson?s disease: a critical analysis through the multilevel model. In: Gerald M. Martinez. (Org.). RECENT ADVANCES IN LANGUAGE AND COMMUNICATION. 1ed.New York: Nova Science Publishers, Inc., 2015, v. 1, p. 1-26.

9.
CARTHERY-GOULART, M. T. . Dislexias e Disgrafia Adquiridas- Avaliação e Terapia. In: Marchesan, IQ; Silva, HJ; Tomé MC. (Org.). Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan LTDA, 2014, v. , p. 664-672.

10.
CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARAMELLI, P. . Amnesia e outros transtornos de memória. In: Teixeira, A e Caramelli P.. (Org.). Neurologia Cognitiva e do Comportamento. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2012, v. 1, p. 87-92.

11.
SENAHA, M. L. H. ; CARTHERY-GOULART, M. T. . Reabilitação Neuropsicológica da Linguagem. In: Abrisqueta-Gomez, Jaqueline. (Org.). Reabilitação Neuropsicológica Metodologia Científica e Modelos Conceituais na prática clínica. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2012, v. 1, p. 1-2.

12.
SENAHA, M. L. H. ; CARTHERY-GOULART, M. T. . Afasia Progressiva primária e Demência Semântica. In: Brucki SMD; Magaldi RM; Morillo LS et al.. (Org.). Demências enfoque multidisciplinar: das bases fisiopatológicas ao diagnóstico e tratamento. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2011, v. 1, p. 1-2.

13.
CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARAMELLI, P. ; NITRINI, R. . The diagnosis of dementia in subjects with heterogeneous educational levels. In: Maccioni, R.B; Perry, G.. (Org.). Current Hypotheses and Research Milestones in Alzheimer?s Disease. 1ed.New York: Springer Science+Business Media, 2009, v. 1, p. 229-236.

14.
Carthery-Goulart, Maria Teresa; CARAMELLI, P. . Principales síndromes amnésicos y otros distúrbios de la memoria.. In: Labos, E., Slachevsky, A., Fuentes, P., Manes, F.. (Org.). Tratado de Neuropsicologia Clínica. Buenos Aires: Librería Akadia Editorial, 2008, v. 1, p. 289-300.

15.
CARTHERY, M.T.; PARENTE, M. A. M. P. . Leitura e escrita e o envelhecimento. In: Maria Alice de Mattos Pimenta Parente. (Org.). Cognição e Envelhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2006, v. , p. 191-202.

16.
BRANDAO, L. ; WAGNER, G. P. ; CARTHERY, M.T. . Disfunções cognitivas na demência do tipo Alzheimer (DTA). In: Maria Alice de Mattos Pimenta Parente. (Org.). Cognição e Envelhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2006, v. , p. 239-256.

17.
CARTHERY, M.T.; PARENTE, M. A. M. P. . Agrafias Adquiridas - Introdução histórica e classificação. In: Karin Zazo Ortiz. (Org.). Distúrbios Neurológicos Adquiridos:Linguagem e Cognição. São Paulo: Manole, 2005, v. , p. 176-198.

18.
CARTHERY, M.T.; PARENTE, M. A. M. P. . Intervenção Fonoaudiológica nas Agrafias Adquiridas. In: Karin Zazo Ortiz. (Org.). Distúrbios Neurológicos Adquiridos:Linguagem e Cognição. São Paulo: Manole, 2005, v. , p. 219-240.

19.
CARTHERY, M.T.; PARENTE, M. A. M. P. . Leitura e escrita em pacientes portadores de demência. In: Karin Zazo Ortiz. (Org.). Distúrbios Neurológicos Adquiridos:Linguagem e Cognição. São Paulo: Manole, 2005, v. , p. 354-365.

20.
PARENTE, M. A. M. P. ; CARTHERY, M.T. . A abordagem da neuropsicologia cognitiva nos distúrbios adquiridos de leitura e escrita. In: Elizeu Coutinho de Macedo; Maria de Jesus Gonçalves; Fernando César Capovilla; Alexa Livia Sennyey. (Org.). Tecnologia em (Re)habilitação Cognitiva - Um novo olhar para a avaliação e intervenção. São Paulo: Centro Universitário São Camilo e Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2002, v. , p. 71-78.

21.
CARTHERY, M.T.; SENAHA, M. L. H. . Da Avaliação à reabilitação de um caso com dislexia fonológica. In: Elizeu Coutinho de Macedo; Maria de Jesus Gonçalves; Fernando César Capovilla; Alexa Livia Sennyey. (Org.). Tecnologia em (Re)habilitação Cognitiva - Um novo olhar para a intervenção. São Paulo: Centro Universitário São Camilo e Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2002, v. , p. 92-102.

22.
PARENTE, M. A. M. P. ; CARTHERY, M.T. . Contribuição da Neuropsicologia Cognitiva na Reabilitação da Leitura e da Escrita. In: Fernando César Capovilla; Maria de Jesus Gonçalves; Elizeu Coutinho de Macedo. (Org.). Tecnologia em (Re)habilitação Cognitiva - Uma perspectiva multidisciplinar. São Paulo: EDUNISC, 1998, v. , p. 353-357.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARTHERY, M.T. . As alterações de linguagem na doença de Alzheimer são diferentes em homens e mulheres?. Alzheimer Hoje, São Paulo, p. 6 - 7, 01 maio 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARTHERY-GOULART, M. T. ; BAK, T. . Language comprehension deficits can distinguish Frontotemporal dementia/motor neuron disease (FTD-MND) from the behavioural variant of Frontotemporal dementia (FTD-bv). In: 46○ encontro anual da Academia de Afasia, 2008, Turku. anais, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARTHERY-GOULART, M. T. ; OLIVEIRA, M. O. ; SENAHA, M. L. H. ; BRUCKI, S. M. ; MANSUR, L. L. ; NITRINI, R. . The impact of literacy skills on two brief cognitive screening tests: The mini-mental state examination and the brief cognitive battery unbiased by education(BCB-Edu). In: International Conference in Alzheimer's Disease, 2012, Vancouver. Alzheimer's & Dementia, 2012. v. 8. p. P169-P169.

2.
SENAHA, M. L. H. ; CARAMELLI, P. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; BRUCKI, S. M. ; Bahia, Valeria Santoro ; TAKADA, L. T. ; Nitrini, Ricardo . Dyscravia and primary progressive aphasia. In: International Conference in Alzheimer's Disease ans Related Disorders, 2012, Vancouver. Alzheimer's & Dementia, 2012. v. 8. p. P549-P549.

3.
CARTHERY-GOULART, M. T. ; Graham N ; BAK, T. . Language comprehension in progressive aphasias and atypical parkinsonian syndromes. In: 2011 International Conference in Alzheimer's Disease, 2011, Paris. Alzheimer's and Dementia, 2011. v. 7. p. S749-S749.

4.
Pereira, MB ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; MANSUR, L. L. ; Lopes, DB ; Negrão, EV ; Agonilha D . Tradução e adaptação do teste de recepção gramatical TROG-2 para o português brasileiro.. In: 17o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1o Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, 2009, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009. p. 2713-2713.

5.
BAK, T. ; CARTHERY-GOULART, M. T. . Syntactic processing breakdown in Frontotemporal dementia/motor neuron disease (FTD-MND) dementia. In: 27○ workshop in Cognitive Neuroscience, 2009, Bressanoni. anais, 2009.

6.
CARTHERY, M.T. ; BRUCKI, S. M. ; Anghinah, Renato ; AREZA-FEGYVERES, R. ; Bahia, Valeria Santoro ; DAMIN, AE . Performance of a Brazilian Population in the test of Functional Health Literacy in adult-short version (S-TOFHLA). In: VI Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Associadas, 2007, Ouro Preto. Dementia & Neuropsychologia, 2007. v. 1. p. 42-43.

7.
BRUCKI, S. M. ; ANGHINAH, R. ; AREZA-FEGYVERES, R. ; BAHIA, V. S. ; CARTHERY, M.T. ; DAMIN, AE . Functional Health Literacy in adult-short version (S-TOFHLA), schooling, and MMSE. In: VI Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer - RPDA, 2007, Ouro Preto. Dementia & Neuropsychologia, 2007. v. 1. p. 48-49.

8.
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9.
SENAHA, M. L. H. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARAMELLI, P. . Primary Progressive Aphasia in Bilinguals. In: 10th International Conference on Alzheimer's Disease and Related Disorders, 2006, Madrid. Alzheimer's & Dementia. New York: Elselvier, 2006. v. 2. p. 392-392.

10.
CARTHERY, M.T.; AREZA-FEGYVERES, R. ; OKAMOTO, I. ; SCHULTZ, R. ; CARAMELLI, P. ; BERTOLUCCI, P. H. ; NITRINI, R. . Adaptação Transcultural da Escala DAD (Disability Assessment for Dementia) e da Escala Cornell de Depressão em Demência. In: V Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Associadas, 2005, Ribeirão Preto. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2005. v. 63. p. 63-63.

11.
CARTHERY, M.T.; MACEDO, E. C. ; NITRINI, R. ; CARAMELLI, P. . Comprometimento da Memória Operacional no envelhecimento normal e na Doença de Alzheimer. In: V Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Associadas, 2005, Ribeirão Preto. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2005. v. 63. p. 64-64.

12.
AVILA, R. ; ABRISQUETA-GOMEZ, J. ; MANSUR, L. L. ; CARVALHO, I. ; CARTHERY, M.T. ; SENAHA, M. L. H. ; NOVELLI, M. M. . Efeito do treino cognitivo e funcional na progressão da doença de Alzheimer:projeto piloto de estudo multicêntrico. In: V Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Associadas, 2005, Ribeirão Preto. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2005. v. 63. p. 76-76.

13.
CARTHERY, M.T.; MACEDO, E. C. ; NITRINI, R. ; CARAMELLI, P. . Examination of the components of working memory in Alzheimer´s disease (AD) and normal aging. In: XXI Congresso Brasileiro de Neurologia, 2004, Brasilia. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2004. v. 62. p. 187-188.

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15.
AREZA-FEGYVERES, R. ; FORMIGONI, A. P. ; PORTO, C. S. ; CARTHERY, M.T. ; SENAHA, M. L. H. ; BRUCKI, S. M. ; BAHIA, V. S. ; CARAMELLI, P. ; SMID, J. ; N.D.P.NOGUEIRA, . Aplicação do IQCODE em indivíduos acima de 55 anos e familiares: análise preliminar da confiabilidade. In: IV Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Associadas, 2003, Rio de Janeiro. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2003. v. 61. p. 31-31.

16.
MANSUR, L. L. ; FORMIGONI, A. P. ; PORTO, C. S. ; SMID, J. ; CARAMELLI, P. ; BRUCKI, S. M. ; AREZA-FEGYVERES, R. ; BAHIA, V. S. ; SENAHA, M. L. H. ; CARTHERY, M.T. . Análise qualitativa das respostas de informantes acima de 55 anos ao IQCODE. In: IV Renião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Associadas, 2003, Rio de Janeiro. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2003. v. 61. p. 31-31.

17.
CARAMELLI, P. ; CARTHERY, M.T. ; PORTO, C. S. ; CHARCHAT-FICHMAN, H. ; BAHIA, V. S. ; NITRINI, R. . Teste de fluência verbal no diagnóstico da Doença de Alzheimer leve: notas de corte em função da escolaridade. In: IV Renião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Associadas, 2003, Rio de Janeiro. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2003. v. 61. p. 32-32.

18.
VALE, F. A. ; TAUB, A. ; PORTO, C. S. ; ENGELHARDT, E. ; CARVALHO, I. ; OKAMOTO, I. ; MANSUR, L. L. ; NOVELLI, M. M. ; CARTHERY, M.T. ; SENAHA, M. L. H. . Proposta de um glossário de termos em Português freqüentemente utilizados em Neurociências da Cognição e do Comportamento. In: IV Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Associadas, 2003, Rio de Janeiro. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2003. v. 61. p. 34-34.

19.
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27.
CARTHERY, M.T.; PARENTE, M. A. M. P. ; BAHIA, V. S. ; NITRINI, R. ; CARAMELLI, P. . Progressão dos distúrbios de leitura e escrita na Doença de Alzheimer. In: III reunião de pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Associadas, 2001, Rio de Janeiro. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2001. v. 59. p. 17-18.

28.
CARAMELLI, P. ; CARTHERY, M.T. ; CHARCHAT-FICHMAN, H. ; PORTO, C. S. ; BAHIA, V. S. ; NITRINI, R. . Análise qualitativa da fluência verbal no envelhecimento normal e na Doença de Alzheimer:efeitos da escolaridade. In: III reunião de pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Associadas, 2001, Rio de Janeiro. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2001. v. 59. p. 18-18.

29.
TAKADA, L. T. ; BAHIA, V. S. ; HUANG, N. ; Radanovic, M. ; CARTHERY, M.T. ; TAKAHASHI, D. Y. ; CAIXETA, L. F. . Comparação entre dois testes de memória no diagnóstico de demência na população de Catanduva. In: III reunião de pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Associadas, 2001, Rio de Janeiro. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2001. v. 59. p. 21-21.

30.
CARTHERY, M.T.; PARENTE, M. A. M. P. ; NITRINI, R. ; BAHIA, V. S. ; CARAMELLI, P. . Análise do desempenho de indivíduos com Doença de Alzheimer em provas de leitura, escrita e soletração. In: XIX Congresso Brasileiro de Neurologia e II Encontro Luso Brasileiro de Neurologia, 2000, Salvador. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2000. v. 58. p. 86-86.

31.
Radanovic, M. ; SENAHA, M. L. H. ; MANSUR, L. L. ; BAHIA, V. S. ; CARTHERY, M.T. ; AIRES, F. N. F. ; NITRINI, R. ; CARAMELLI, P. . Afasia progressiva primária - relato de 13 casos. In: XIX Congresso Brasileiro de Neurologia e II Encontro Luso Brasileiro de Neurologia, 2000, Salvador. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2000. v. 58. p. 42-42.

32.
CARTHERY, M.T.; PARENTE, M. A. M. P. ; NITRINI, R. ; BAHIA, V. S. ; CARAMELLI, P. . Tipos de Agrafias na Doença de Alzheimer. In: XIX Congresso Brasileiro de Neurologia e II Encontro Luso Brasileiro de Neurologia, 2000, Salvador. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2000. v. 58. p. 86-86.

33.
CARTHERY, M.T.; PARENTE, M. A. M. P. ; NITRINI, R. ; CARAMELLI, P. . Caracterização dos Distúrbios de Escrita na Doença de Alzheimer. In: IV Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 1999, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 1999.

34.
CARTHERY, M.T.; PARENTE, M. A. M. P. ; NITRINI, R. ; CARAMELLI, P. . Caracterização dos Distúrbios de escrita na Doença de Alzheimer. In: VI Congresso Latino-Americano de Neuropsicologia, 1999, Varadero. Anais do VI Congresso Latino-Americano de Neuropsicologia, 1999.

35.
CARTHERY, M.T.; PARENTE, M. A. M. P. ; NITRINI, R. ; BAHIA, V. S. ; CARAMELLI, P. . Caracterização dos Distúrbios de Escrita na Doença de Alzheimer. In: II Encontro Brasileiro de pesquisadores em Doença de Alzheimer e desordens associadas, 1999, Águas de São Pedro. Arquivos de Neuropsiquiatria, 1999. v. 57. p. 13-13.

36.
NITRINI, R. ; CARAMELLI, P. ; HERRERA JR, E. ; BAHIA, V. S. ; PORTO, C. S. ; CHARCHAT-FICHMAN, H. ; OLIVEIRA, R. ; M.RIGATTO, ; CARTHERY, M.T. ; SMID, J. . Uma bateria neuropsicológica breve para o diagnóstico de demência em uma população com escolaridade heterogênea. In: II Encontro Brasileiro de pesquisadores em Doença de Alzheimer e desordens associadas, 1999, Águas de São Pedro. Arquivos de Neuropsiquiatria, 1999. v. 57. p. 8-8.

37.
CARTHERY, M.T.; PARENTE, M. A. M. P. . Estudo de Casos de Agrafia Central. In: XVIII Congresso Brasileiro de Neurologia e II Congresso da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica -SBNRDT, 1998, São Paulo. Arquivos de Neuropsiquiatria, 1998. v. 56. p. 27-28.

38.
CARTHERY, M.T.; PARENTE, M. A. M. P. . Efeitos de Escolaridade na avaliação neuropsicológica das disgrafias adquiridas utilizando o protocolo HFSP. In: XVIII Congresso Brasileiro de Neurologia e II Congresso da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica -SBNRDT, 1998, São Paulo. Arquivos de Neuropsiquiatria, 1998. v. 56. p. 79-79.

39.
CARTHERY, M.T.; SENAHA, M. L. H. . Reabilitação da Dislexia Fonológica de acordo com a abordagem cognitiva-estudo de um caso. In: XVIII Congresso Brasileiro de Neurologia e II Congresso da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica -SBNRDT, 1998, São Paulo. Arquivos de Neuropsiquiatria, 1998. p. 27-27.

Apresentações de Trabalho
1.
CARTHERY-GOULART, M. T. . Afasia Progressiva Primária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARTHERY-GOULART, M. T. . Contribuições de estudos sobre processamento sintático e semântico em pacientes com Afasia Progressiva Primária para a compreensão da organização neural da linguagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARTHERY-GOULART, M. T. . Esta escrita vai desaparecer? Mudanças na forma de escrever exigem repensar o lugar da letra cursiva. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CARTHERY-GOULART, M. T. . Linguagem e Cognição no Envelhecimento - Programa Idoso em Foco - Rádio UERJ. 2016.

3.
CARTHERY-GOULART, M. T. . Eles sabem ler mas não entendem as receitas. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CARTHERY-GOULART, M. T. . Analfabetos passam mais tempo doentes e geram mais gastos. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARADEL, R. R. ; SILVA, HS ; ARAUJO, A. S. ; PIAIA, C. S. ; FERNANDES, K. D. ; CARTHERY-GOULART, M. T. . Curso de Difusão em Memória e Envelhecimento - Projeto de Extensão AtivAmente UFABC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARTHERY-GOULART, M. T. . Avaliação e Reabilitação das Dislexias e Disgrafias Adquiridas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CARTHERY, M.T. . Atuação Fonoaudiológica no diagnóstico e reabilitação dos distúrbios de linguagem adquiridos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Carthery-Goulart, Maria Teresa; Ragazzo, PC; Caixeta, LF. Participação em banca de Cândida Dias Soares. Perfil Neurolinguistico entre a Demência do Tipo Alzheimer e as DeMências não-Alzheimer. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
Ribeiro, AJ; CARTHERY-GOULART, M. T.; Cyrino, MCCT; Giraldo, VA; Junior, AT. Participação em banca de Etiene Lautenshlager. Conhecimento dos professores que ensina Álgebra: (re)construindo o concito de anel dos polinômios. 2017 - UFABC.

2.
YASSUDA, MÔNICA S.; BRUCKI, S. M.; CARTHERY-GOULART, M. T.; Ribeiro, SML; MANSUR, L. L.. Participação em banca de Silvia Regina Borgheresi Calil. Desempenho cognitivo, estado nutricional e consumo alimentar em idosos com diferentes perfis cognitivos. 2017 - Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento. Depto Neurologia. FMUSP.

3.
CARTHERY-GOULART, M. T.. Participação em banca de Roberta Ekuni de Souza. Efeito da testagem (Testing-Effect) por m-learning para auxiliar a aprendizagem. 2017. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
Bastos, MG; Colugnati, FAB; Magalhães, TG; Fernandes, NMS; Apolinário, D; CARTHERY-GOULART, M. T.. Participação em banca de Luanda Thais Mendonça Santos. TALES- Validação de um Questionário de Avaliação de Letramento em Saúde no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Qualificações de Doutorado
1.
CARTHERY-GOULART, M. T.. Participação em banca de Thais Bento Lima da Silva. Validação da Escala de Avaliação Clínica para Estadiamento e Progressão na degeneração lobar frontotemporal. 2016 - Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento. Depto Neurologia. FMUSP.

2.
Abe, JM; Neto, PLOC; Sacomano, JB; AREZA-FEGYVERES, R.; CARTHERY-GOULART, M. T.. Participação em banca de Cristina Correa de Oliveira. PARADEP - Ferramenta de apoio ao diagnóstico da depressão baseada na lógica paraconsciente. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista.

3.
CARTHERY-GOULART, M. T.; Caetano, MS; Teixeira, ISST. Participação em banca de Patricia Hong. Estudo sobre as relações da meta-memória e o desempenho em um teste de memória: memórias falsas. 2016 - UFABC.

Qualificações de Mestrado
1.
YASSUDA, MÔNICA S.; CARTHERY-GOULART, M. T.. Participação em banca de Mário Amore Cecchini. Teste de memória integrativa: comparação de desempenho entre demência frontotemporal variante comportamental e Doença de Alzheimer. 2016.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Lourenço, EAG; Takahira, AGR; CARTHERY-GOULART, M. T.. Edital 208/UFABC/2016. 2017. Universidade Federal do ABC.

2.
Panez, KSMM; Renders, ECC; CARTHERY-GOULART, M. T.. Edital 227/UFABC/2015. 2016. Universidade Federal do ABC.

3.
Silva, RMP; CARTHERY-GOULART, M. T.; Mansur, Letícia. Professor Assistente. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana da Biologia SEBIO 2017/ SEDICITEC 2017.Doenças degenerativas: Alzheimer. 2017. (Encontro).

2.
Primeiro Simpósio latino-americano de Degeneração Lobar Frontotemporal e Terceiro simpósio brasileiro de Degeneração Lobar Frontotemporal. .. Intervenções não-farmacológicas na Afasia Progressiva Primária.. 2012. (Congresso).

3.
Terceira Reunião Anual do IBNEC. Avaliação e Reabilitação na afasia progressiva primária.. 2012. (Congresso).

4.
2 Simpósio de Degeneração Lobar Fronto-Temporal. Language comprehension deficits in Frontotemporal Dementia: Preliminary results in the Test of Reception of Grammar (TROG-2). 2009. (Congresso).

5.
III Jofonusp ? III Jornada de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo.?Abordagem Fonoaudiológica nas Doenças Neurológicas?. 2009. (Encontro).

6.
VII Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas.Sessão de Pôsteres. 2009. (Encontro).

7.
da VI Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas.Sessão de temas livres. 2007. (Encontro).

8.
I International Conference ?Current Hypotheses on Alzheimer?s Disease'. ?The diagnosis of dementia in subjects with heterogeneous educational levels?. 2007. (Congresso).

9.
VI Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas.Sessão de Posteres. 2007. (Encontro).

10.
XXIII Jornada da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia: Leitura e Escrita.Leitura e Escrita nas Demências. 2005. (Encontro).

11.
Jornada de Neuropsicologia, na Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.Distúrbios de Linguagem nas Demências. 2004. (Encontro).

12.
III Congresso Brasileiro de Tecnologia e (RE)Habilitação Cognitiva. Intervenção nas agrafias e dislexias. 2002. (Congresso).

13.
II Workshop ?Demências?, como parte do VI Módulo do II Curso de Especialização em Neuropsicologia ? Prof. Antonio Branco Lefèvre?.Avaliação Neuropsicológica nas Demências. 2001. (Oficina).

14.
VII Congresso Latino Americano de Neuropsicologia e VI Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. 'Disgrafias'. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marina Fernandes Neves Lameira. Acesso lexical em trilíngues não-balanceados: dados eletrofisiológicos do processamento de homógrafos interlinguais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Roberta Roque Baradel. Memória semântica de verbos no envelhecimento normal: correlatos neurais e a teoria da cognição corporificada. Início: 2016. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

2.
Juliana Helena Bruno Machado. Correlatos Neurais da Alocação Atencional em Aspectos Semânticos e Gramaticais. Início: 2015. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gustavo Tino Ferreira. Ambiente Virtual Lúdico como suporte para Intervenções Cognitivas dirigidas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. (Orientador).

2.
Katarina Duarte. Efeitos de um treino cognitivo com ênfase na memória episódica em idosos cognitivamente saudáveis. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

3.
Paulo Proglhof. BILINGUISMO TARDIO: CONTROLE INIBITÓRIO NA TAREFA DE STROOP VERBAL. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

4.
Amanda Casadei. BILINGUISMO TARDIO: CONTROLE INIBITÓRIO NA TAREFA DE STROOP NUMÉRICO TRANSCÓDIGO. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Elaine Cristina de Barros Torresi. Influência do Bilinguismo no Processamento Matemático relativo ao Senso Numérico: A Tarefa de Stroop Matemático frente ao EEG. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociências) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

2.
Edgard Pereira Neves. Processamento Semântico De Verbos Figurativos: Evidências Comportamentais e Eletrofisiológicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociências) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

3.
Carolina Sanches Piaia. Caracterização da Memória Operacional no Envelhecimento Normal. 2015. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

4.
Adriana da Silva Araujo. Aquisição do léxico verbal e sua influência no desempenho narrativo de crianças pré-escolares falantes nativas do português brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

5.
Roberta Roque Baradel. Desenvolvimento de uma bateria de testes neuropsicológicos culturalmente adaptada para avaliação do processamento semântico de verbos e sua aplicação em indivíduos idosos cognitivamente saudáveis. 2013. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

6.
Fernanda Marchezini. Investigação das habilidades de leitura em adultos universitários através da avaliação de linguagem associada ao estudo do padrão de movimentos oculares. 2012. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

7.
Rosimeire de Oliveira. Investigação da relação entre compreensão de linguagem e outros aspectos do funcionamento cognitivo e fatores demográficos em idosos saudáveis. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociências) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

Tese de doutorado
1.
Henrique Salmazo da Silva. Especificidade semântica na representação neural de verbos de ação em Pacientes com Doença de Parkinson. 2012. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Amanda da Costa da Silveira. 2012. Universidade Federal do ABC, . Maria Teresa Carthery-Goulart.

Iniciação científica
1.
Marilia Fernanda Socio. Bilinguismo tardio: controle inibitório no teste de comutação cor-forma frente ao eeg. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

2.
Carlos Fernando de Araujo Ramos. Desenvolvimento e validação de uma tarefa para avaliar a compreensão de sentenças em tempo real através da análise de potenciais relacionados ao evento. 2014. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC. Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

3.
Katarina Duarte. Desempenho de idosos cognitivamente saudáveis em tarefas de memória de curto prazo visual. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

4.
Danielle Yurie Augusto Custodio. Atenção e linguagem: um estudo sobre orientação semântica de verbos. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC. Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

5.
Felipe Frossard. Desenvolvimento de uma bateria computadorizada para avaliação de aspectos linguísticos e motores da escrita. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

6.
Jaqueline Geraldin Estequi. A relação entre organização da memória semântica e habilidades de processamento sintático na compreensão de sentenças em tempo real: um estudo de Potenciais Relacionados ao Evento. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

7.
Natalia Gasperoni Pires. Investigação das habilidades de nomeação de ações e objetos em amostra de adultos universitários. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.

8.
Jaqueline Geraldin Estequi. Investigação da relação entre escolaridade e desempenho em testes de memória semântica em amostra de adultos sem queixas de distúrbios cognitivos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BARADEL, R. R. ; SILVA, HS ; ARAUJO, A. S. ; PIAIA, C. S. ; FERNANDES, K. D. ; CARTHERY-GOULART, M. T. . Curso de Difusão em Memória e Envelhecimento - Projeto de Extensão AtivAmente UFABC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Participação no Curso de Deficiência Mental realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de 06 a 11 de novembro de 1995. 
	
Participação no Curso de Neurologia para fonoaudiólogos, realizado pelo Centro de Estudos Fonoaudiológicos da UNIFESP de 09/08/96 a 10/08/96.
 
Participação no ?XV Curso de atualização em geriatria e gerontologia e II Curso de atendimento Multidisciplinar ao idoso? realizado em 13 de março de 1997 na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

Participação no ?Curso de Introdução à Metodologia de Pesquisa de Análise Estatística?, realizado em 12 e 26/03; 09 e 23/04; 14 e 28/05; 11 e 25/06/2001 pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas ? FMUSP, com carga horária de 24 horas.

Participação no Workshop ?Curso Básico Sobre Dislexia de Evolução? realizado pela Associação Brasileira de Dislexia, em São Paulo, nos dias 25 e 26 de agosto de 2001. 

Participação no II ?Curso Introdutório de Reabilitação Cognitiva?, realizado em São Paulo, nos dias 12 e 13 de Abril de 2003 pelo Centro Paulista de Neuropsicologia, órgão vinculado ao Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo ? UNIFESP, com carga horária de 20 horas.

Treinamento ?Clinical Dementia Rating Brief Reliability & Training Protocol? promovido pela Washington University, School of Medicine, Alzheimer?s Dissease Research Center Memory & Aging Project, concluído em 13 de setembro de 2004. 

Consultor Adhoc da Fundação de amparo à pesquisa do estado da Bahia (FAPESB), desde 2009.

Consultor Adhoc da Fundação de amparo à pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG), desde 2009.

Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.



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