Humberto Amorim Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8991305005032230
  • Última atualização do currículo em 22/10/2018


Doutor em Musicologia, Mestre em Práticas Interpretativas, possui ainda três graduações na área musical (Violão, Música Popular Brasileira/Arranjo e Licenciatura). Em 2014, tornou-se o primeiro brasileiro a receber bolsa integral da Fonds de Dotation Porosus para cursar o II Máster de Violão Clássico da Universidade de Alicante (ESP). Aos 27 anos, ingressou no corpo docente da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona desde 2007. Publicou 02 livros pela Academia Brasileira de Música: Ricardo Tacuchian e o Violão (2014) e Heitor Villa-Lobos e o Violão (2009), este último esgotado e considerado pela crítica "a maior pesquisa já realizada sobre o assunto no Brasil" (Revista Violão Pro, 2009), "um estudo minucioso" (Revista Concerto, 2010) e "leitura obrigatória para quem quiser entender a obra do compositor para o instrumento" (Jornal da AV-Rio, 2010). Sua discografia inclui 01 Documentário-Musical (Céus de Rondônia/ FUNARTE-2012) e 01 DVD (Tacuchian por Humberto Amorim/ ABM-2015). Recebeu 07 premiações em concursos instrumentais e, dentre os editais nos quais foi laureado, destacam-se a Bolsa Interações Estéticas 2012 (FUNARTE) e a Bolsa de Pesquisador Residente da Fundação Biblioteca Nacional (PNAP-R 2015/FBN). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Humberto Amorim Neto
Nome em citações bibliográficas
AMORIM, H.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música.
Rua do Passeio, 98
Lapa
20021-290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22401391
URL da Homepage: http://www.musica.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Da Península Ibérica Medieval ao Século XVII: A chegada e a difusão dos cordofones de cordas dedilhadas no Brasil, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Silvio Augusto Merhy.
2014 - 2014
Mestrado em Master en Interpretación de Guitarra Clásica.
Universidad de Alicante, UA, Espanha.
Título: La obra para guitarra clásica del compositor brasileño Ricardo Tacuchian: organización, análisis y transcripción de la pieza Valsa Brasileira,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Fábio Zanon.
Coorientador: Ignácio Rodes.
Bolsista do(a): Fundação Porosus, POROSUS, França.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2005 - 2007
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Heitor Villa-Lobos: Uma revisão bibliográfica e considerações sobre a produção violonística (indicada para publicação editorial),Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Ruth Serrão.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: revisão bibliográfica; Villa-Lobos; Violão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
2007 - 2011
Graduação em Bacharelado em Música Popular Brasileira.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Villa-Lobos e a Música Popular.
Orientador: Roberto Gnatalli.
2005 - 2007
Graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: O Potencial Pedagógico dos 12 Estudos para violão de Villa-Lobos.
Orientador: Ruth Serrão.
2001 - 2004
Graduação em Bacharelado em instrumento (violão).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1998 interrompida
Graduação interrompida em 1999 em Direito.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Ano de interrupção: 1999
1995 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Dom Bosco, CDB, Brasil.
1987 - 1994
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Dom Bosco, CDB, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Oficina de Percussão no Marabaixo. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
2008 - 2008
Master Class com Álvaro Pierri (URU) - (Ouvinte).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2007 - 2007
Master Class com José Escobar (CHI) - (ouvinte).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em História e Literatura do Violão. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2004 - 2004
Master Class com Fábio Zanon.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2003 - 2003
Master Class com Zoran Dukic.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2003 - 2003
Master Class com Aniello Desiderio (ITA).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2003 - 2003
Master Class com Hubert Kappel (ALE).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Curso-Oficina do Violão Brasileiro. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2002 - 2002
Master Class com Robert Trent (EUA).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Teoria e Prática da Percepção Musical. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Residente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente/Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas para o Bacharelado em violão e o curso de Licenciatura: - Violão - Violão B - Práticas de Conjunto - RCC


Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Escola Municipal Visconde de Sepetiba, EMVS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 16


Bolsista - CNPQ, CNPQ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado do CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Associação Científico-Terapêutica em Prol do Desenvolvimento Holístico do S, ATHOS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 4


Centro Musical Fred Schneiter, CMFS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de violão clássico, Carga horária: 12


Music Solution, MS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Violonista de estúdio, compositor, professor, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Narrativas, práticas, discursos e simbolismos em torno do violão no Brasil
Descrição: O projeto insere-se, de forma mais ampla, na perspectiva de atrelar o pensamento à ação, visando a construção do conhecimento da prática artística e de suas relações com as experiências de natureza histórica, pedagógica e criativa. Na primeira etapa de sua realização, irá concentrar-se nas inflexões deste instrumento na Imprensa Brasileira - com ênfase nos periódicos pertencentes aos acervos especiais da Fundação Biblioteca Nacional ? e visa alcançar dois objetivos: 1) O inédito levantamento, catalogação e categorização do que foi escrito sobre o violão na Imprensa Brasileira Oitocentista e Novecentista; 2) Realizar uma análise crítica de tais fontes, relacionando-as com a cultura literária do período, além dos relatos de viajantes, cronistas e historiadores que permitam revelar a construção (e desconstrução) de práticas, discursos e universos simbólicos relacionados à inserção do violão na dinâmica sociocultural brasileira. O eixo teórico-metodológico se alinhará a partir de autores referenciais para a musicologia e a historiografia cultural e intelectual da atualidade, com ênfase nas ideias do filósofo alemão Walter Benjamin..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
O Violão no Brasil: das estórias às histórias (Fundação Biblioteca Nacional)
Descrição: A partir da análise dos periódicos pertencentes aos acervos especiais da Biblioteca Nacional, o projeto de pesquisa se propõe a dois objetivos: 1) O inédito levantamento, catalogação e categorização do que foi escrito sobre o violão na Imprensa Brasileira, especialmente no Rio de Janeiro, ao longo do século XIX; 2) Realizar uma análise crítica de tais fontes, relacionando-as com a cultura literária Oitocentista e os relatos de viajantes, cronistas e historiadores, visando a produção de um livro que desvele parte das práticas, discursos e universos simbólicos relacionados à chegada e difusão do violão no Brasil no decorrer dos Oitocentos. O eixo teórico-metodológico é alinhado a partir de autores referenciais para a musicologia e a historiografia cultural e intelectual, com ênfase nas ideias de Roger Chartier (1990), Michel de Certeau (1982; 1995) e Walter Benjamin (2012; 2013a; 2013b)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Humberto Amorim Neto - Coordenador.Financiador(es): Fundação Biblioteca Nacional - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: III Simpósio Nacional Villa-Lobos: análise musical, história e conexões
2016 - 2017
Periódico: II Simpósio Nacional Villa-Lobos:Práticas, Representações, Intertextos
2011 - 2012
Periódico: Caderno de Resumos do II Festival Internacional de Violões da UFRJ


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA & CIÊNCIAS SOCIAIS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Performance Musical - Violão.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia Histórica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Pedagogia do violão.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Edital de Pesquisador Residente da Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Biblioteca Nacional.
2014
Edital Bolsa Fundação Porosus (1o brasileiro a receber bolsa integral da Instituição Francesa), Fonds of Dotation Porosus.
2012
Edital Bolsa Interações Estéticas (FUNARTE) - 2012 - 1o lugar geral em concorrência nacional, FUNARTE.
2008
2º lugar no Concurso Público para o Magistério do Estado do Rio de Janeiro - Professor de Artes, entre 287 aprovados e 542 inscritos., Secretaria Estadual de Educação - RJ e FESP - RJ www.fesp.rj.gov.br.
2008
2º lugar para o Magistério do Município de São Gonçalo - Professor de Artes, entre 99 aprovados e 292 inscritos., Secretaria de Educação de São Gonçalo e FESP-RJ - www.fesp.rj.gov.br.
2008
1º lugar no Concurso para Professor Substituto de Violão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2008
3º lugar no Concurso para Professor Assistente de Violão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2008
2º Lugar no Concurso Público para Professor de Violão Clássico de NIlópolis (RJ), Instituto Escola Superior de Aperfeiçoamento Profissional (IESAP)/ Prefeitura de Nilópolis.
2007
1º Prêmio na IV Seleção de Novos Talentos da AV-Rio, Associação de Violão do Rio de Janeiro (AV-Rio).
2007
3º Prêmio no V Prêmio de Violão da UNIRIO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
2007
2º lugar no Concurso para professor substituto de violão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2005
2º Prêmio na III Seleção de Novos Talentos da AV-Rio, Associação de Violão do Rio de Janeiro (AV-Rio).
2004
3º Prêmio no III Concurso de Interpretação Instrumental de Franscisco Beltrão (PR), Departamento de Cultura de Francisco Beltrão e Arte # Som Escola de Música.
2003
2º Prêmio na I Seleção de Novos Talentos da AV-Rio, Associação de Violão do Rio de Janeiro (AV-Rio).
2003
3º Prêmio no XXII Concurso Latino Americano Rosa Mística, Centro de Educação Profissional Rosa Mística - Curitiba (PR).
2002
3º Prêmio no IV Prêmio de Violão da UNIRIO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMORIM, H.2018AMORIM, H.. Melchior Cortez e a Academia Brasileira de Violão: uma página do ensino do instrumento na primeira metade do século XX. REVISTA VÓRTEX, v. 6, p. 1-27, 2018.

2.
AMORIM, H.2018AMORIM, H.. Pedro Nolasco Baptista: traços biográficos e atividades musicais em Pernambuco (1832-1865). Revista Orfeu - Revista do Programa de Pós-Graduação em Música - CEARTE - UDESC, v. 3, p. 230-256, 2018.

3.
AMORIM, H.2018AMORIM, H.. Música e teatro de encômio na corte de d. João VI (1808-1821): Um palco para louvar, divertir e instruir. MÚSICA HODIE, v. 17, p. 189, 2018.

4.
AMORIM, H.2017 AMORIM, H.. 'A carne mais barata do mercado é a carne negra': comércio e fuga de escravos músicos nas primeiras décadas do Brasil oitocentista (1808-1830). OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 23, p. 89-115, 2017.

5.
AMORIM, H.2017AMORIM, H.. Três modalidades de comércio musical nas primeiras décadas do Brasil Oitocentista (1808- 1821): anúncios particulares, leilões e rifas. REVISTA VÓRTEX, v. 5, p. 1-22, 2017.

6.
AMORIM, H.2017AMORIM, H.. O comércio musical em livrarias, armazéns de variedades e lojas especializadas no Brasil Oitocentista (1808-1822). REVISTA VÓRTEX, v. v.5, p. 1-26, 2017.

7.
AMORIM, H.2017AMORIM, H.. O ensino de música nas primeiras décadas do Brasil oitocentista (1808-1822). OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 23, p. 43, 2017.

8.
AMORIM, H.2009AMORIM, H.. UNIRIO: 30 Anos. Chronos (UNIRIO), v. IV, p. 32-33, 2009.

9.
AMORIM, H.2006AMORIM, H.. As Partituras Perdidas para Violão de Villa-Lobos: Descoberta do Original de. Cadernos do Colóquio (UNIRIO), v. 8, p. 1-13, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMORIM, H.. Ricardo Tacuchian e o Violão. 1. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2015. v. 1000. 183p .

2.
AMORIM, H.. Heitor Villa-Lobos e o Violão. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2009. v. 1000. 183p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMORIM, H.. Movimentos cinematográficos em uma Canção de Amor - Ou sobre as flores de Mallarmé -. Da Gaveta, Rio de Janeiro, p. 01 - 08, 31 ago. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMORIM, H.. As primeiras apresentações de violão em Pernambuco (1830-1850). In: XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2018, Manaus. XXVIII Congresso da ANPPOM. Manaus: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2018. p. 1-10.

2.
AMORIM, H.. Villa-Lobos e(m) seu tempo. In: III Simpósio Nacional Villa-Lobos: análise musical, história e conexões, 2018, Rio de Janeiro. Anais do III Simpósio Nacional Villa-Lobos: análise musical, história e conexões. Rio de Janeiro: Sarau Agência de Cultura Brasileira, PPGM/UFRJ, 2018. v. I. p. 6-21.

3.
AMORIM, H.; WOLFF, D. . As origens do violão no Rio Grande do Sul e o comércio musical na imprensa gaúcha oitocentista. In: 1o SIM! Simpósio Internacional de Violão UFMG/UNIMONTES/UFSJ, 2018, Minas Gerais. 1o SIM! Simpósio Internacional de Violão - O violão na América Latina: diálogo, tendências, perspectivas. Belo Horizonte: IEDS, 2017. v. 1. p. 184-195.

4.
AMORIM, H.. O Método de António da Silva Leite para guitarra inglesa e a circulação de suas peças no Brasil Oitocentista. In: IX Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP/UNESPAR-2017, 2017, Curitiba. IX Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 1 a 4 de novembro de 2017.. Curitiba: EMBAP, 2017. v. VIII. p. 49-62.

5.
AMORIM, H.. A música na educação de mulheres em princípio dos Oitocentos: traços históricos do paradigma 'bela, recatada e do lar'. In: XVII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG/ 1o Seminário Nacional Fladem Brasil, 2017, Goiânia. XVII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Goiânia: Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, 2017. p. 61-67.

6.
AMORIM, H.. Na sala de música da vida: 18 anos de vivências e aprendizados no IVL. In: IVL 50 Anos: Edição Comemorativa, 2017, Rio de Janeiro. IVL 50 Anos: Edição Comemorativa. Rio de Janeiro: UNIRIO/ CLA/ IVL, 2017. v. 1. p. 10-18.

7.
AMORIM, H.. O Violão Brasileiro de Concerto entre 1900 e 1930: uma análise a partir da produção de Heitor Villa-Lobos. In: Anais do I Simpósio Nacional Villa-Lobos: Obra, Tempo e Reflexos, 2016, Rio de Janeiro. Villa-Lobos: Obra, tempo e reflexos. Rio de Janeiro: Sarau Agência de Cultura Brasileira e PPGM-UFRJ, 2016. v. 01. p. 31-40.

8.
AMORIM, H.. Ricardo Tacuchian: Caminhos Estéticos e Revisão Bibliográfica. In: I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2010, Rio de Janeiro. Pesquisa em Música: novas conquistas e novos rumos. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010. v. 1. p. 469-479.

9.
AMORIM, H.. Potencial Pedagógico dos 12 Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos. In: XXV Fórum de Pedagogia da Música, 2006, Rio de Janeiro. Monografia de conclusão do curso de Licenciatura, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMORIM, H.. O método de Silva Leite e a circulação de peças para guitarra inglesa no Brasil Oitocentista. In: 2a Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Naciona, 2016, Rio de Janeiro. 2ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

2.
AMORIM, H.. Os 'Cordofones Poliglotas' e os problemas terminológicos do violão no Brasil. In: XVIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, 2013, Rio de Janeiro. XVIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2013. p. 23-23.

3.
AMORIM, H.. O Concerto para violão de Villa-Lobos como síntese de sua produção. In: XI Colóquio PPGM 2006, 2006, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XI Colóquio/ PPGM, 2006. p. 12-12.

Artigos aceitos para publicação
1.
AMORIM, H.. Idiomatismos na produção para violão de Melchior Cortez (1882-1947). DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 2018.

2.
AMORIM, H.; WOLFF, D. . Paquita Baylina: uma trajetória musical esquecida no sul do Brasil. Revista Orfeu, 2018.

3.
AMORIM, H.. Alfredo Imenes: um pioneiro da música de câmara com violão no Brasil. REVISTA VÓRTEX, 2018.

4.
AMORIM, H.. Melchior Cortez: um precursor do violão de concerto no Rio de Janeiro. Resonancias: Revista de investigación musical, 2018.

5.
AMORIM, H.. Os primórdios do ensino de flauta no Rio de Janeiro (1808-1831). REVISTA VÓRTEX, 2018.

6.
AMORIM, H.. Marcos Portugal e o encômio alegórico na música sacra. VI Simpósio Internacional de Música na Amazônia, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
AMORIM, H.. O canto desbravador de Joaquina Lapinha. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AMORIM, H.. Abel Carlevaro e Heitor Villa-Lobos: A relação entre dois pilares do violão latino-americano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AMORIM, H.. Uma História do Violão no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AMORIM, H.. Ricardo Tacuchian e o Violão (Palestra e lançamento de livro/DVD). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
AMORIM, H.; VETROMILLA, C. ; DELVIZIO, C. ; BARROS, N. ; BRAGA, L. O. ; RICCIO, M. ; PEREZ, V. . A produção literária e o Violão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AMORIM, H.. A música na educação de mulheres em princípios dos Oitocentos: traços históricos do paradigma bela, recatada e do lar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AMORIM, H.; WOLFF, D. . As origens do violão no Rio Grande do Sul: o comércio musical na imprensa gaúcha oitocentista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
AMORIM, H.. O método de António da Silva Leite e a circulação de suas peças no Brasil oitocentista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
AMORIM, H.. Villa-Lobos e(m) seu tempo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AMORIM, H.. Marcos Portugal e o Encômio Alegórico na Música Sacra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AMORIM, H.. Lançamento do Livro Ricardo Tacuchian e o Violão e do DVD Tacuchian por Humberto Amorim. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
AMORIM, H.. O método de Silva Leite e a circulação de peças para guitarra inglesa no Brasil Oitocentista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
AMORIM, H.. O Violão Brasileiro de Concerto entre 1900 e 1930: uma análise a partir da produção de Heitor Villa-Lobos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
AMORIM, H.. Heitor Villa-Lobos e o Violão (Palestra e Lançamento do livro em Aveiro, Portugal). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
AMORIM, H.. Heitor Villa-Lobos y la Guitarra (Conferencia en Atlántida, Uruguai). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
AMORIM, H.. Os 'Cordofones Poliglotas' e os Problemas Terminológicos do Violão no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
AMORIM, H.. Heitor Villa-Lobos y la Guitarra (Conferencia en Buenos Aires - ARG). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
AMORIM, H.. A obra de Ricardo Tacuchian para Violão (Suzano - SP). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
AMORIM, H.. Heitor Villa-Lobos y la Guitarra (Conferencia en Frutillar - CHI). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
AMORIM, H.. O Violão Brasileiro de Concerto entre 1950-1960: uma perspectiva histórica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
AMORIM, H.. A Produção de Villa-Lobos para Violão (Palestra e lançamento do livro em São Paulo-SP). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
AMORIM, H.. Heitor Villa-Lobos e o Violão (Palestra e Lançamento do livro em Niterói-RJ). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
AMORIM, H.. A Produção de Villa-Lobos para Violão (Palestra e lançamento do livro em Vila Velha - ES). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
AMORIM, H.. Ricardo Tacuchian: Caminhos Estéticos e Revisão Bibliográfica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
AMORIM, H.. Villa-Lobos: um panorama da produção para violão (Palestra em Curitiba - PR). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
AMORIM, H.. Villa-Lobos e o Violão: Uma revisão (Palestra em Suzano - SP). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
AMORIM, H.. Novos Caminhos e Descobertas nas Pesquisas sobre Villa-Lobos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
AMORIM, H.. O Potencial Pedagógico dos 12 Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
AMORIM, H.. O Concerto para Violão de Villa-Lobos como Síntese de sua Produção para o Instrumento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, L. ; AMORIM, H. . Radamés e a Síntese do Violão Brasileiro. Curitiba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
AMORIM, H.. A Questão Autoral na Música Contemporânea. RIO DE JANEIRO, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

3.
AMORIM, H.. Edição dos 10 Prelúdios para Violão (Ricardo Tacuchian). Rio de Janeiro: Vivace Music Edition, 2007. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AMORIM, H.. Consultoria ad hoc da Revista Vórtex (Qualis B1). 2016.

Trabalhos técnicos
1.
AMORIM, H.. Parecerista da Revista VÓRTEX (Qualis A2), v. 6, n. 1 (abr. 2018)/ ISSN: 2317-9937 (submissão científica). 2018.

2.
AMORIM, H.. Parecerista no XXVIII Congresso da ANPPOM Sub-área Performance (submissão científica) [2 artigos]. 2018.

3.
AMORIM, H.. Parecerista no XXVIII Congresso da ANPPOM Sub-área Música Popular (submissão científica) [2 artigos]. 2018.

4.
AMORIM, H.. Parecerista da Revista Da Gaveta (Letras-UNIRIO) - submissão científica. 2018.

5.
AMORIM, H.. Parecerista da Revista Da Gaveta (Letras-UNIRIO) - submissão artística. 2018.

6.
AMORIM, H.. Parecerista na Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (Qualis B1), v. 9. n. 18 - ISSN 2175-3423. 2017.

7.
AMORIM, H.. Parecerista no XXVII Congresso da ANPPOM Sub-área Música Popular (submissão científica) [2 artigos]. 2017.

8.
AMORIM, H.. Parecerista no XXVII Congresso da ANPPOM Sub-área Práticas Interpretativas (submissão artística). 2017.

9.
AMORIM, H.. Parecerista da Revista VÓRTEX (Qualis A2), v. 4, n. 1 (junho 2016)/ (submissão científica). 2016.

10.
AMORIM, H.. Parecerista do IV Congresso da ABRAPEM (submissão artística) [3 propostas]. 2016.

11.
AMORIM, H.. Parecerista do XXVI Congresso da ANNPOM/ (submissão artística). 2016.

12.
AMORIM, H.; ANTUNES, G. ; BARROS, N. . Parecerista do VIII Simpósio Acadêmico da EMBAP (submissão artística) [4 propostas]. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AMORIM, H.; DIAS, R. ; DELVIZIO, C. ; CURY, F. . Violão EntreVistas com Humberto Amorim, Ricardo Dias e Cyro Delvizio. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
AMORIM, H.; TABORDA, M. ; DIAS, R. . Perspectivas histórico-musicais de cordofones no Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
AMORIM, H.; BARBIERI, L. C. ; Tacuchian, Ricardo (compositor) . Programa Violões em Foco (Rádio MEC FM) sobre o lançamento do livro Ricardo Tacuchian e o Violão. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
AMORIM, H.. I Simpósio Nacional Villa-Lobos: Obra, tempo e reflexos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
AMORIM, H.; BARBIERI, L. C. . Entrevista para o programa Violões em Foco (Rádio MEC, 98,9 FM). 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
AMORIM, H.; KRIEGER, Edino. ; GOULART, Marcos . Entrevista sobre Villa-Lobos no Programa Brasil Nação - TVE, com Beto Almeida.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
AMORIM, H.. Entrevista e apresentação no programa ESTÚDIO I (Globo News), com Maria Beltrão.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
AMORIM, H.; BARBIERI, L. C. ; LIMA, M. ; PORTO, A. M. ; PEREIRA, F. . Entrevista/Concerto no Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino/ Rádio Mec (gravado ao vivo). 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMORIM, H.. Masterclass na Universidade de Aveiro (POR) no evento 'Dia do Violão' - Homenagem a Villa-Lobos. 2014. .


Produção artística/cultural
Música
1.
AMORIM, H.. Concerto em Lima (PERU), XXVIII Festival Internacional de Guitarra ICPNA 2017. 2017. Interpretação.

2.
AMORIM, H.; LIMA, M. ; PORTO, A. M. . Concerto na Sala Villa-Lobos - 30 anos do curso de violão da UNIRIO (apresentação coletiva). 2017. Interpretação.

3.
AMORIM, H.; BARROS, N. ; RICCIO, M. ; BRAGA, L. O. ; DELVIZIO, C. ; PEREZ, V. . Sala Villa-Lobos (RJ) - 50 anos do Instituto Villa-Lobos. 2017. Interpretação.

4.
AMORIM, H.. Concerto no Auditório da EMAC/UFG (Goiás). Programação Artística do XVII SEMPEM/ 1º Seminário Nacional Fladem Brasil. 2017. Interpretação.

5.
AMORIM, H.. Recital no I SIM (Belo Horizonte)-Simpósio Internacional de Violão. 2017. Interpretação.

6.
AMORIM, H.. Concerto no Teatro Guaíra (Curitiba) - Lançamento do DVD Ricardo Tacuchian e o Violão - IX Simpósio Acadêmico da EMBAP. 2017. Interpretação.

7.
AMORIM, H.. 6o Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA) - Apresentação Artística. 2017. Interpretação.

8.
WIESE, B. ; FERRAO, B. ; DELVIZIO, C. ; ANTUNES, G. ; CAMARGO, M. ; LIMA, M. ; SILVA, M. ; AMORIM, H. . Concerto de lançamento do Livro/DVD Ricardo Tacuchian e o Violão. 2015. Interpretação.

9.
AMORIM, H.; YOSHIKAWA, K. . Concerto em Monforte del Cid/ Convento de Orito (Espanha). 2014. Interpretação.

10.
AMORIM, H.; MONSERRAT, G. J. . Concerto na Ermita de Santa Cruz em Alicante (ESP). 2014. Interpretação.

11.
AMORIM, H.; MONSERRAT, G. J. ; NAVARRO, A. ; HAIMEL, C. . Concerto na Sede de Alicante (ESP). 2014. Interpretação.

12.
AMORIM, H.; MORIN, T. . Concierto de Guitarra Clásica en Parroquia Inmaculada del Pla (Alicante-ESP). 2014. Interpretação.

13.
AMORIM, H.. Concerto na Iglesia San Ignacio de Loyola (Buenos Aires-ARG). 2013. Interpretação.

14.
AMORIM, H.; CUMPLIDO, A. . Concerto no VIII Seminario Internacional de Guitarra de Uruguay. 2013. Interpretação.

15.
AMORIM, H.. Concerto no Teatro da AAFBC. 2010. Interpretação.

16.
AMORIM, H.; BARBIERI, L. C. ; LIMA, M. . Concerto na Sala Baden Powell. 2010. Interpretação.

17.
AMORIM, H.. Concerto na Sala Villa-Lobos. 2010. Interpretação.

18.
AMORIM, H.. Concerto no Salão Leopoldo Miguez (I Festival Internacional da UFRJ). 2010. Interpretação.

19.
AMORIM, H.. Concerto no VIII Seminário Internacional VITAL MEDEIROS. 2009. Interpretação.

20.
AMORIM, H.. Concerto na Série 'Música no Fórum' - Capela São Pedro de Alcântara. 2009. Interpretação.

21.
AMORIM, H.. Concerto no 98º Encontro da AV-Rio - Homenagem a Jodacil Damaceno. 2009. Interpretação.

22.
AMORIM, H.. Concerto na IV Mostra de Atividades Artísticas do IVL - Homenagem a Ricardo Tacuchian. 2009. Interpretação.

23.
AMORIM, H.. Concerto de Lançamento do Livro. 2009. Interpretação.

24.
AMORIM, H.. Concerto na Sala Villa-Lobos/ Série: Panorama da Música Brasileira. 2008. Interpretação.

25.
AMORIM, H.. Arranjo e gravação da faixa. 2008. Arranjo.

26.
AMORIM, H.. Participação em concerto na Sala Villa-Lobos/ 71º Encontro da AV-Rio (RJ). 2007. Interpretação.

27.
AMORIM, H.; REINOSO, A. P. . Recital na Sala Alberto Nepomuceno (RJ). 2007. Interpretação.

28.
AMORIM, H.; REINOSO, A. P. . Recital no Museu de Ciências da Terra/ Série: "Mestres da Música Brasileira" (RJ). 2007. Interpretação.

29.
AMORIM, H.; PARENTE, B. . Concerto na Sala Villa-Lobos (RJ). 2007. Interpretação.

30.
AMORIM, H.. Participação em Concerto do "Prelúdio XXI" no Museu de Ciências da Terra (RJ). 2006. Interpretação.

31.
AMORIM, H.. Concerto no Centro Cultural Telemar/ Série: "Cenas da Música Contemporânea" (RJ). 2006. Interpretação.

32.
AMORIM, H.. Concerto no Teatro Arte Sesc (RJ). 2006. Interpretação.

33.
AMORIM, H.. Concerto na Sala Alberto Nepomuceno/ I Fórum de Composição da UNIRIO (RJ). 2006. Interpretação.

34.
AMORIM, H.. Concerto na Sala Villa-Lobos/ V Prêmio de Violão da UNIRIO (RJ). 2006. Interpretação.

35.
AMORIM, H.. Concerto no Museu de Ciências da Terra/ Série: "A Presença do Violão" (RJ). 2006. Interpretação.

36.
AMORIM, H.. Concerto no Espaço Alternativo Hilda Domingues (RJ). 2005. Interpretação.

37.
AMORIM, H.. Participação em Concerto na Sala Villa-Lobos (RJ). 2005. Interpretação.

38.
AMORIM, H.. Concerto no Auditório da AAFBC (RJ). 2005. Interpretação.

39.
AMORIM, H.. Concerto no Teatro Arte Sesc (RJ). 2005. Interpretação.

40.
AMORIM, H.. Concerto na Sala Guerra-Peixe (RJ). 2005. Interpretação.

41.
AMORIM, H.; RODRIGUES, F. . Concerto na Sala Villa-Lobos/ Série: "O Violão no Século XXI" (RJ). 2005. Interpretação.

42.
AMORIM, H.. Concerto na Alta Estação da Arte/Baixo Santo do Alto Glória (RJ). 2005. Interpretação.

43.
AMORIM, H.; RODRIGUES, F. . Concerto no Teatro Arte Sesc (RJ). 2005. Interpretação.

44.
AMORIM, H.. Concerto na Sala Cecília Meireles/Auditório Guiomar Novaes (RJ). 2005. Interpretação.

45.
AMORIM, H.. Concerto no Salão Leopoldo Miguez/ XXII Panorama da Música Brasileira Atual (RJ). 2005. Interpretação.

46.
AMORIM, H.. Concerto no Teatro Eunice Sartori (PR). 2004. Interpretação.

47.
AMORIM, H.. Concerto no Salão Leopoldo Miguez (RJ). 2004. Interpretação.

48.
AMORIM, H.; PARENTE, B. . Recital na Sala Villa-Lobos (RJ). 2004. Interpretação.

49.
AMORIM, H.. Participação em concerto na Sala Villa-Lobos (RJ). 2004. Interpretação.

50.
AMORIM, H.; GOUVÊA, F. . Concerto na Sala Villa-Lobos (RJ). 2004. Interpretação.

51.
AMORIM, H.. Audição Musical em Prol do INCA (RJ). 2004. Interpretação.

52.
AMORIM, H.. Concerto no Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino (RJ). 2004. Interpretação.

53.
AMORIM, H.; SERRÃO, Ruth . Participação em concerto na Sala Alberto Nepomuceno/ IV Mostra Prática de Música & Teatro (RJ). 2004. Interpretação.

54.
AMORIM, H.; PASCHOAL, V. . Concerto na Sala Villa-Lobos (RJ). 2003. Interpretação.

55.
AMORIM, H.; PEREIRA, F. ; PORTO, A. M. . Concerto no Teatro Municipal de Niterói (RJ). 2003. Interpretação.

56.
AMORIM, H.. Participação em Concerto na Sala Alberto Nepomuceno (RJ). 2003. Interpretação.

57.
AMORIM, H.; MARTAGÃO, B. . Concerto na Sala Villa-Lobos (RJ). 2003. Interpretação.

58.
AMORIM, H.. Concerto no Teatro Arte Sesc (RJ). 2003. Interpretação.

59.
AMORIM, H.; LIMA, M. . Concerto no Solar do Jambeiro/ Série: Música e Patrimônio (RJ). 2003. Interpretação.

60.
AMORIM, H.. Participação em Concurso no Teatro Brasílio Itiberê (PR). 2003. Interpretação.

61.
AMORIM, H.; IHRING, T. . Concerto no Museu do Ingá/ Série (RJ). 2003. Interpretação.

62.
AMORIM, H.. Participação na Série "Música Deste e Daquele Século" (RJ). 2003. Interpretação.

63.
AMORIM, H.. Concerto na Sala Alberto Nepomuceno (RJ). 2003. Interpretação.

64.
AMORIM, H.. Concerto no Teatro Arte Sesc (RJ). 2003. Interpretação.

65.
AMORIM, H.. Concerto no Teatro Arte Sesc (RJ). 2003. Interpretação.

66.
AMORIM, H.; PARENTE, B. . Concerto na Sala Chiquinha Gonzaga (RJ). 2003. Interpretação.

67.
AMORIM, H.; RODRIGUES, Paulinho . Concerto no Ginásio do Colégio Dom Bosco (RO). 2002. Interpretação.

68.
AMORIM, H.. Concerto no Teatro Gláucio Gil (RJ). 2002. Interpretação.

69.
AMORIM, H.. Concerto no Espaço Cultural da Constituição (RJ). 2002. Interpretação.

70.
AMORIM, H.. Concerto no Teatro Gláucio Gil (RJ). 2002. Interpretação.

71.
AMORIM, H.. Participação em Concurso na Sala Villa-Lobos (RJ). 2002. Interpretação.

72.
AMORIM, H.. Concerto na Sala Alberto Nepomuceno (RJ). 2002. Interpretação.

73.
AMORIM, H.. Concerto no Teatro Municipal de Niterói (RJ). 2002. Interpretação.

74.
AMORIM, H.; ELLEN, M. . Concerto no Teatro SEST/SENAT (RO). 2002. Interpretação.

75.
AMORIM, H.. Concerto no Teatro Arte Sesc (RO). 2001. Interpretação.

76.
AMORIM, H.. Concerto no Auditório do CDB (RO). 2001. Interpretação.

77.
AQUARELA, Quarteto de Violões ; AMORIM, H. . Concerto no Auditório Lorenzo Fernandez/CBM (RJ). 2001. Interpretação.

78.
AQUARELA, Quarteto de Violões ; AMORIM, H. . Concerto no Auditório Lorenzo Fernandez/CBM (RJ). 2001. Interpretação.

79.
AMORIM, H.. Concerto no Espaço Cultural da Constituição (RJ). 2001. Interpretação.

80.
AMORIM, H.; CARVALHO, R. . Concerto na Escola de Música Jorge Andrade (RO). 2001. Interpretação.

81.
AMORIM, H.. Concerto no Espaço Cultural da Constituição (RJ). 2001. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
AMORIM, H.; ADRIANI, Jerry . Composição e gravação da canção "O amor está aqui", no CD Allyson.. 2007.

2.
AMORIM, H.. Paixão. 2007 (Gravação como Instrumentista (Violão)).

3.
AMORIM, H.; CASTRO, A. . CD Allyson. 2007 (Co-produção musical).

4.
AMORIM, H.. Composição e gravação da canção "Senhora da Vida", no CD Santuário de Nossa Senhora da Penha. 2006.

5.
AMORIM, H.. Composição e gravação de "Canção da Atriz", no CD Allyson.. 2006.

6.
AMORIM, H.. Composição e gravação da canção "Por Nada", no Cd Allyson.. 2006.

7.
AMORIM, H.. Composição e gravação da canção "Deixa", no CD Allyson.. 2006.

8.
AMORIM, H.. Composição e gravação da Canção "Ana", no CD Allyson.. 2004.

9.
AMORIM, H.. Composição e gravação da canção "Juízo Final", no CD Allyson.. 2003.

10.
AMORIM, H.. Composição e gravação da canção "Traduções", no CD Allyson.. 2002.

11.
AMORIM, H.. Composição e gravação da canção "Louco", no CD Allyson.. 2000.

12.
AMORIM, H.. Composição e gravação da canção "Ventos de Copa", no CD Allyson.. 1999.

13.
AMORIM, H.. Composição e gravação da canção "Boa Viagem", no CD Allyson.. 1998.

14.
AMORIM, H.; CASTRO, A. . Composição e gravação da canção "Fonte de Amor", no CD Allyson.. 1997.

Demais trabalhos
1.
AMORIM, H.. DVD "Tacuchian por Humberto Amorim". 2015 (DVD "Tacuchian por Humberto Amorim") .

2.
AMORIM, H.; ANTUNES, G. ; LIMA, M. ; DELVIZIO, C. ; SILVA, M. ; CAMARGO, M. ; FERRAO, B. ; WIESE, B. . Lançamento do livro "Ricardo Tacuchian e o Violão". 2015 (Lançamento do livro "Ricardo Tacuchian e o Violão") .

3.
AMORIM, H.. Lançamento do livro "Heitor Villa-Lobos e o Violão" em São Paulo (SP). 2011 (Evento de lançamento do livro "Heitor Villa-Lobos e o Violão" em São Paulo (SP)) .

4.
AMORIM, H.. Lançamento do livro "Heitor Villa-Lobos e o Violão" em Niterói (RJ). 2010 (Evento de lançamento do livro "Heitor Villa-Lobos e o Violão" em Niterói (RJ)) .

5.
AMORIM, H.. Lançamento do livro "Heitor Villa-Lobos e o Violão" em Vila Velha (ES). 2010 (Evento de lançamento do livro "Heitor Villa-Lobos e o Violão" em Vila Velha (ES)) .

6.
AMORIM, H.; LOPES, F. ; ALMEIDA, P. . Música de palco na peça OTELO (William Shakespeare), direção: Heloísa Toledo de Machado.. 2002 (Participação como músico em peça de teatro.) .

7.
AMORIM, H.. Compositor de trilha sonora e músico de palco da peça Manifesto do Ser (Gisele Cohen), direção: Gisele Cohen. 2000 (Composição de trilha sonora e participação como músico em peça de teatro) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMORIM, H.; BARRENECHEA, L.; SALLES, M.. Participação em banca de Inah Kurrels Pena. Sonata para violino e piano de Radamés Gnattali (1966): edição prática e uma análise para a performance. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Mùsica) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
AMORIM, H.; VETROMILLA, C.; BARRENECHEA, L.; PILGER, H.. Participação em banca de Murilo Alves do Nascimento. A obra para violoncelo de Ernani Aguiar: uma análise do idiomatismo instrumental. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Mùsica) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
AMORIM, H.; GLOEDEN, E.; BARROS, N.. Participação em banca de Eric Dalles. Técnicas e Estudos do Classicismo para Violão. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Mùsica) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
AMORIM, H.; VETROMILLA, C.; SUEMI, M.. Participação em banca de Alexandre Souza Simon. Sonata III (1927) de Manuel Maria Ponce: reflexões sobre a técnica violonística para uma interpretação. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
AMORIM, H.; SILVA, Esdras R.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Stephen Coffey Bolis. O Legado de Antonio Madureira para o Violão Brasileiro: sua obra para violão solo, interpretação sob a ótica da música nordestina e armorial. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
AMORIM, H.; GLOEDEN, E.; CÂMARA, Marcos; ANTUNES, G.; REILY, Suzel A.. Participação em banca de Carlos Fernando Elías Llanos. Nem erudito, nem popular: por uma identidade transitiva do violão brasileiro. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

2.
AMORIM, H.; PAZ, E. A.; DUARTE, M.; SILVEIRA, R.; MADEIRA, M. T.. Participação em banca de MARCELO RAUTA DE SOUZA. Criando, interpretando e apreciando: propostas de obras e atividades à educação musical. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
AMORIM, H.; JUSTI, L. C.; RONAI, L.; PIRES, A.. Participação em banca de Luis Carlos Leite da Cunha Melo. Música Viva: Novas Perspectivas sobre a Prática da Improvisação Musical. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
AMORIM, H.; JARDIM, A.; GATTO, E. A. G.. Participação em banca de Elodie Bouny. O desafio de compor para violão e orquestra. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
AMORIM, H.; RAMALHO, C.; JARDIM, A.. Participação em banca de Elodie Bouny. O desafio de escrever para violão solista e orquestra. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
AMORIM, H.; JUSTI, L. C.; RONAI, L.. Participação em banca de Luis Carlos Leite da Cunha e Melo. Improvisação na Música Popular Instrumental da Atualidade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ULLOA, M.; AMORIM, H.; TOURINHO, C.; DOMENICI, C.; MATTOS, F. L.. Participação em banca de Thiago Colombo de Freitas. Performance Musical e Identidades Culturais: uma pesquisa artística no contexto do violão latino-americano. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
AMORIM, H.; AUGUSTO, A. J.; PILGER, H.. Participação em banca de Gretel Paganini Pontes de Faria Castro. A Dimensão da Presença da 'Escola Casals' no Rio de Janeiro do Século XXI. 2016.

2.
AMORIM, H.; VETROMILLA, C.; PINTO, M. T. P.. Participação em banca de Alexandre Souza Simon. Sonata III (1927) de Manuel Maria Ponce: reflexões sobre aspectos da técnica violonística para uma proposta de interpretação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Mùsica) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AMORIM, H.; ALLAN, Graça; RAMALHO, C.. Participação em banca de Eduardo Campos.Recital de formatura em violão - Eduardo Campos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música- Habilitação Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
AMORIM, H.; FERRER, M.; GARCIA, H.. Participação em banca de Pedro Cantalice.Recital de formatura em cavaquinho - Pedro Cantalice. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Cavaquinho) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
AMORIM, H.; FERRER, M.; WIESE, B.. Participação em banca de Vicente Miranda.Recital de Formatura em Violão (orientador) - Vicente Miranda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento - Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
AMORIM, H.; FERRER, M.; GONCALVES, M.. Participação em banca de Luciano Coelho.Recital de Formatura em Violão (orientador) - Luciano Coelho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento - Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
AMORIM, H.; RAMALHO, C.; ADOUR, F.. Participação em banca de Bruno Ferrão.Recital de Formatura em Violão (orientador) - Bruno Ferrão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música- Habilitação Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
AMORIM, H.; WIESE, B.; GONCALVES, M.. Participação em banca de Fernanda Maciel.Recital de Formatura em Violão - Fernanda Maciel (orientador). 2015 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
AMORIM, H.; WIESE, B.; DELVIZIO, C.. Participação em banca de Pablo Villafuerte Teixeira.Recital de Formatura em Violão - Pablo Villafuerte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento - Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
AMORIM, H.; PEDRASSOLI, P.; RAMALHO, C.. Participação em banca de Daniel Ganc.Recital de Formatura em Violão (orientador) - Daniel Ganc. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
AMORIM, H.; PEDRASSOLI, P.; RAMALHO, C.. Participação em banca de Bernardo Ramos.Recital de Formatura em Violão - Bernardo Ramos (orientador). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
AMORIM, H.; PEDRASSOLI, P.. Participação em banca de Vitor Fabris.Recital de Formatura em Violão - Vitor Fabris. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
AMORIM, H.; PEDRASSOLI, P.; RAMALHO, C.. Participação em banca de Leonnardo Moreira.Recital de Formatura em Violão - Leonnardo Moreira (orientador). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
AMORIM, H.; MATTOS, Alysio; QUEIROZ, G.. Participação em banca de Vitor Barbosa Finco.Recital de Formatura em Violino - Vitor Barbosa Finco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
AMORIM, H.; SOARES, L.; TABORDA, M.. Participação em banca de Jean Charnaux.Recital de Formatura em Violão - Jean Charnaux. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
AMORIM, H.; PEDRASSOLI, P.; SOARES, L.. Participação em banca de Gabriel Novotny.Recital de Formatura em Violão - Gabriel Novotny. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento - Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
AMORIM, H.; PEDRASSOLI, P.; GUEDES, D.. Participação em banca de Rafael Calixto.Recital de Formatura em Violão - Rafael Calixto (orientador). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
AMORIM, H.; LERCH, N.; PEDRASSOLI, P.. Participação em banca de Leandro Miranda Elias.Recital de Formatura em Violão - Leandro Miranda Elias (orientador). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento - Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
AMORIM, H.; PEDRASSOLI, P.; TABORDA, M.. Participação em banca de José Jarbas Ruas.Recital de Formatura em Violão - José Jarbas Ruas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento - Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
AMORIM, H.; SOARES, L.; PEDRASSOLI, P.. Participação em banca de Pedro Pinaud de Araújo.Recital de Formatura em Violão - Pedro Pinaud (orientador). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento - Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
AMORIM, H.; LERCH, N.; MATTOS, Alysio. Participação em banca de Diego Pereira da Silva.Recital de Formatura em Violino - Diego Pereira da Silva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violino) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
AMORIM, H.; PEDRASSOLI, P.; SOARES, L.. Participação em banca de Diogo Bortoluzzi.Recital de Formatura em Violão - Diogo Bortoluzzi. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento - Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
MEIRELES, R.; AMORIM, H.; GOUVEIA, A.. Participação em banca de Renato Mota Marins dos Santos.Recital de formatura em violão - Renato Mota Marins dos Santos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
AMORIM, H.; GOUVEIA, A.; MEIRELES, R.. Participação em banca de Guilherme Ayres de Sá.Recital de formatura em Violão - Guilherme Ayres de Sá. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
AMORIM, H.; GOUVEIA, A.; MEIRELES, R.. Participação em banca de Alexandre Pfeiffer Fernandes.Recital de Formatura em Violão - Alexandre Pfeiffer Fernandes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
AMORIM, H.; GOUVEIA, A.; MEIRELES, R.. Participação em banca de Marcos de Azevedo.Recital de formatura em Violão - Marcos de Azevedo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
AMORIM, H.; VELASCO, R.; MEIRELES, R.. Participação em banca de Marcelo José de Araújo Bruno.Recital de Formatura em Violão - Marcelo José de Araújo Bruno. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
AMORIM, H.; MEIRELES, R.; LERCH, N.. Participação em banca de Jonathas Carretero.Recital de Formatura em Violão - Jonathas Carretero. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
AMORIM, H.; LERCH, N.; MEIRELES, R.. Participação em banca de Dulsilene da Silva Rapozo.Recital de formatura em Violão - Dulsilene da Silva Raposo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
AMORIM, H.; WIESE, B.; RIBEIRO, M. L.. Participação em banca de Danilo Alvarado.Recital de Formatura em Violão - Danilo Alvarado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento - Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
AMORIM, H.; LERCH, N.; MEIRELES, R.. Participação em banca de Allan Rocha Ferreita.Recital de Formatura em Violão - Allan Rocha Ferreira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

30.
AMORIM, H.; PEDRASSOLI, P.; EICHBAUER, W.. Participação em banca de Gustavo Beacklini.Recital de Formatura em Harpa - Gustavo Beacklini. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento - Harpa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

31.
AMORIM, H.; MEIRELES, R.; MATTOS, Alysio. Participação em banca de Vivian Schmidt.Recital de Formatura em Viola - Vivian Schmidt. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

32.
WIESE, B.; ALLAN, Graça; AMORIM, H.. Participação em banca de Cyro Delvício.Recital de Formatura em Violão - Cyro Delvício. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento - Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

33.
AMORIM, H.; TATAGIBA, A.; GUIMARÃES, A.. Participação em banca de Tatiana Rodrigues França.Recital de Formatura em Violino - Tatiana Rodrigues França. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Intermediário de Violino) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AMORIM, H.; RAMALHO, C.; FERRER, M.. Processo seletivo público para Professor Substituto de Violão (presidência da banca). Edital 179/2016 (2 vagas). 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
AMORIM, H.; RAMALHO, C.; SOARES, L.. Banca no Processo Seletivo para Professor Substituto de Violão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
AMORIM, H.; LEITE, L. C. C.; VALVERDE, R.. Comissão Julgadora de Vestibular da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) - Provas de Bacharelado em Violão. 2012.

4.
AMORIM, H.; APRO, Flávio.; BERTARELLI, Rael. Banca no Concurso Público para Professor Temporário da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 2011. Universidade Estadual de Maringá.

5.
AMORIM, H.; BELO, T.; SIQUEIRA, A.. Banca do Concurso de Provas e Títulos para Docente Efetivo na área de Música: Violão, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
AMORIM, H.; ALLAN, Graça. Comissão Julgadora de Vestibular para Graduação em Música (Prova de Solfejo) da UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
AMORIM, H.; GUIMARÃES, V.. Comissão Julgadora de Vestibular para Graduação em Música (Prova de Solfejo) da UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
AMORIM, H.; LIMA, M.. Comissão Julgadora de Vestibular para Graduação em Música (Prova de Solfejo) da UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
AMORIM, H.; MARQUES, D.. Comissão Julgadora de Vestibular para Graduação em Música (Prova de Violão) da UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
AMORIM, H.; PEDRASSOLI, P.; SOARES, L.. Banca no Processo Seletivo para Professor Substituto de Violão da UFRJ. 2010.

11.
AMORIM, H.; WIESE, B.; ALMADA, C.. Banca para o cargo de Músico Técnico-Administrativo (violonista) da UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
AMORIM, H.; MARQUES, D.. Comissão Julgadora de Vestibular para Graduação em Música (Prova de Solfejo) da UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
AMORIM, H.; GUIMARÃES, V.. Comissão Julgadora de Vestibular para Graduação em Música (Prova de Violão, Guitarra, Bandolim) da UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
AMORIM, H.; ALLAN, Graça; RIBEIRO, M. L.. Concurso para Seleção de Professor Substituto de Violão da UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
AMORIM, H.; LIMA, M.. Comissão Julgadora de Vestibular para Graduação em Música (Provas de Solfejo) da UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
AMORIM, H.; SOARES, L.. Comissão Julgadora de Vestibular para Graduação em Música (Provas de Instrumento) da UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
AMORIM, H.; PIRES, A.; VALVERDE, R.; SERRÃO, Ruth. Comissão Julgadora de Vestibular para graduação em Música (Provas de Instrumento) da UFJF. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Outras participações
1.
AMORIM, H.; RAMALHO, C.; WIESE, B.; DIAS, R.. Banca de Seleção do Grupo de Extensão Violões da UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BARBIERI, L. C.; AMORIM, H.; BARROS, N.; GOUVEIA, A.; HARO, M.. Banca no VII Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter. 2015.

3.
AMORIM, H.; HENRIQUE, E.. Banca de THE para Graduação em Música (Licenciatura) na UFRJ - Provas de Solfejo, Leitura Rítmica, Violão e Guitarra. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
AMORIM, H.; TABORDA, M.. Banca de THE para Graduação em Música (Bacharelado em Violão, Bandolim, Cavaquinho) na UFRJ. Provas de Instrumento, Solfejo e Leitura Rítmica. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
AMORIM, H.; RODRIGUES, P.; VILLADANGOS, V.. Banca no Concurso Internacional de Violão Santa Maria de los Buenos Aires. 2013.

6.
AMORIM, H.; ANTUNES, G.; CUMPLIDO, A.; MORGADE, D.. Banca no XI Concurso Internacional de Guitarra de Uruguay "Raul Sánchez Clagett". 2013.

7.
AMORIM, H.; SOARES, L.; PROENCA, M.; MILEWSKI, A. S.; GOMES, A. C.; MOURA, M. R.. Banca no X Concurso Nacional Villa-Lobos (Piano, Canto, Violão). 2013. Faculdade de Música do Espírito Santo.

8.
AMORIM, H.; BARBIERI, L. C.; PEDRASSOLI, P.. Banca no V Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter. 2011.

9.
AMORIM, H.; BARBIERI, L. C.; RAMALHO, C.. Banca na IX Seleção de Novos Talentos - Homenagem a Pauxy-Gentil Nunes da Associação de Violão do Rio de Janeiro (AV-RIO). 2011.

10.
AMORIM, H.; BARBIERI, L. C.; BARROS, N.. Banca no V Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter (Fase Eliminatória - Pré-seleção por DVD). 2011.

11.
AMORIM, H.; PEDRASSOLI, P.. Banca nas provas de Isenção de Vestibular e Mudança de Curso para o bacharelado em violão da UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
AMORIM, H.; ANTUNES, G.; VINÍCIUS, M.. Banca no I Concurso Latino Americano de Violão Maurício de Oliveira. 2010.

13.
AMORIM, H.; BARBIERI, L. C.; LIMA, M.; PEDRASSOLI, P.; TABORDA, M.. Banca na VIII Seleção de Novos Talentos (Concurso de Violão da Associação de Violão do Rio de Janeiro). 2010.

14.
AMORIM, H.. Banca na VII Seleção de Novos Talentos (Concurso de violão da Associação de Violão do Rio de Janeiro). 2009.

15.
AMORIM, H.. Banca no II Concurso Internacional de Violão VITAL MEDEIROS. 2009.

16.
AMORIM, H.; ALLAN, Graça; DEL AQUILA, Miguel. Comissão Julgadora para as provas finais de violão. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
AMORIM, H.; ALLAN, Graça; LIMA, M.. Comissão Julgadora para Seleção de Transferência, Isenção de Vestibular e Mudança de Curso/UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
AMORIM, H.; ALLAN, Graça; GUIMARÃES, V.. Comissão Julgadora para Transferência Externa, Mudança de Curso, Isenção de Vestibular e Manutenção de Vínculo de Violão e Contrabaixo/UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
AMORIM, H.; EICHBAUER, W.. Comissão Julgadora para as Provas Finais de Harpa da UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
AMORIM, H.; GOUVÊA, F.; LIMA, M.. Comissão Julgadora para as Provas Finais de Violão da UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
AMORIM, H.; GUIMARÃES, A.; ANDRE, C.. Comissão Julgadora para as Provas Finais de Violino da UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
AMORIM, H.; LERCH, N.. Comissão Julgadora para as Provas de Admissão do Curso Intermediário da UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
AMORIM, H.; LIMA, M.; TATAGIBA, A.; RIBEIRO, M. L.. Comissão Julgadora para as Provas Finais de Violão da UFRJ. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVIII Festival Internacional de Guitarra Clásica ICPNA.As Origens do Violão no Brasil. 2017. (Outra).

2.
IV Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (IV SIMPOM).Lançamento do Livro Ricardo Tacuchian e o Violão e do DVD Tacuchian por Humberto Amorim. 2016. (Simpósio).

3.
53o Festival Villa-Lobos - I Simpósio Nacional Villa-Lobos.O Violão Brasileiro de Concerto entre 1900 e 1930: uma análise a partir da produção de Heitor Villa-Lobos. 2015. (Simpósio).

4.
I Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ.Perspectivas histórico-musicais de cordofones no Brasil. 2015. (Encontro).

5.
Palestra e aulas no Dia do Violão - Homenagem a Villa-Lobos (Portugal).O Violão de Heitor Villa-Lobos. 2014. (Seminário).

6.
Palestra e aulas no I Festival Internacional de Guitarra Santa Maria de los Buenos Aires.Heitor Villa-Lobos e o Violão. 2013. (Seminário).

7.
Palestra e aulas no VIII Seminario Internacional de Guitarra de Uruguay.Heitor Villa-Lobos y la Guitarra. 2013. (Seminário).

8.
ACORDA: Encontro de Violões - Homenagem a Ricardo Tacuchian.Ricardo Tacuchian e o Violão. 2012. (Encontro).

9.
Palestra/Workshop no XI Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros.Heitor Villa-Lobos e o Violão. 2012. (Seminário).

10.
Palestra e aulas na VII Jornadas de Guitarra Clásica de Frutillar (Chile).Heitor Villa-Lobos y la Guitarra (Conferencia en Frutillar - CHI). 2012. (Seminário).

11.
XXIII Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.Professor residente no XXIII Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2012. (Oficina).

12.
Palestra no III Festival Internacional de Violão Léo Brouwer.O Violão Brasileiro de Concerto entre 1950-1960: uma perspectiva histórica. 2011. (Outra).

13.
Palestra no I Festival Latino Americano de Violão Maurício de Oliveira.Heitor Villa-Lobos e o Violão: um panorama. 2010. (Outra).

14.
Palestra no Sarau da Associação de Violão do Rio de Janeiro (AV-Rio) em Niterói.Heitor Villa-Lobos e o Violão (Palestra de lançamento do livro). 2010. (Outra).

15.
Palestra e Masterclasses no VIII Seminário Internacional VITAL MEDEIROS.Heitor Villa-Lobos e o Violão. 2009. (Seminário).

16.
Palestra no III Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.Aspectos idiossincráticos da Produção Violonística de Villa-Lobos. 2009. (Simpósio).

17.
Palestra no Seminário de Música Brasileira do Século XX.Novos Caminhos e Descobertas na Pesquisa de Villa-Lobos. 2007. (Seminário).

18.
XI Colóquio PPGM 2006.O Concerto para violão de Villa-Lobos como síntese de sua produção. 2006. (Outra).

19.
XXV Fórum de Pedagogia da Música.O Potencial Pedagógico dos 12 Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos. 2006. (Outra).

20.
I Simpósio Internacional de Música Brasil/Alemanha.Recital de Violão. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMORIM, H.; COLOMBO, T. . Concerto de Thiago Colombo de Freitas na UFRJ. 2012. (Concerto).

2.
AMORIM, H.. Concerto de Mário da Silva na UFRJ.. 2012. (Concerto).

3.
AMORIM, H.; RAMALHO, C. ; SA, P. . Comissão Científica do III Festival Internacional de Violão da UFRJ. 2012. (Festival).

4.
AMORIM, H.; RAMALHO, C. ; SOARES, L. . III Festival Internacional de Violão da UFRJ: Homenagem a Léo Soares. 2012. (Festival).

5.
AMORIM, H.. Organização do Recital Aberto dos alunos do III Festival de Violão da UFRJ. 2012. (Concerto).

6.
AMORIM, H.; SOARES, L. ; RAMALHO, C. . II Festival Internacional de Violão da UFRJ - Léo Brouwer e a Música Latino-Americana. 2011. (Festival).

7.
AMORIM, H.; PEDRASSOLI, P. ; WIESE, B. ; TABORDA, M. ; SOARES, L. ; ALLAN, Graça . I Festival Internacional de Violão da UFRJ:. 2010. (Festival).

8.
AMORIM, H.; SOARES, L. ; PEDRASSOLI, P. . II Evento do I Festival Internacional de Violão da UFRJ: Ana Vidovic, Jorge Caballero e Samuel Huh.. 2010. (Festival).

9.
AMORIM, H.. Recital de Alunos (Violão). 2009. (Concerto).

10.
AMORIM, H.; BONFIM, V. . Concerto e Masterclass de Vladimir Bonfim na UFRJ.. 2009. (Concerto).

11.
AMORIM, H.; ANTUNES, G. . Concerto e Masterclass de Gilson Antunes na UFRJ.. 2009. (Concerto).

12.
AMORIM, H.. III Festival de Inverno SESC-Rio. 2005. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vinícius Vivas. Educação Musical Informal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Humberto Amorim Neto.

2.
Bruno Luiz de Macedo Parente. A Pedagogia Musical de Murray Schafer e seus desdobramentos no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Humberto Amorim Neto.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
AMORIM, H.2006AMORIM, H.. As Partituras Perdidas para Violão de Villa-Lobos: Descoberta do Original de. Cadernos do Colóquio (UNIRIO), v. 8, p. 1-13, 2006.

2.
AMORIM, H.2009AMORIM, H.. UNIRIO: 30 Anos. Chronos (UNIRIO), v. IV, p. 32-33, 2009.


Livros e capítulos
1.
AMORIM, H.. Heitor Villa-Lobos e o Violão. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2009. v. 1000. 183p .

2.
AMORIM, H.. Ricardo Tacuchian e o Violão. 1. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2015. v. 1000. 183p .


Apresentações de Trabalho
1.
AMORIM, H.. O Potencial Pedagógico dos 12 Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AMORIM, H.. O Concerto para Violão de Villa-Lobos como Síntese de sua Produção para o Instrumento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AMORIM, H.. Novos Caminhos e Descobertas nas Pesquisas sobre Villa-Lobos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AMORIM, H.. Villa-Lobos: um panorama da produção para violão (Palestra em Curitiba - PR). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
AMORIM, H.. Villa-Lobos e o Violão: Uma revisão (Palestra em Suzano - SP). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AMORIM, H.. Heitor Villa-Lobos e o Violão (Palestra e Lançamento do livro em Niterói-RJ). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AMORIM, H.. A Produção de Villa-Lobos para Violão (Palestra e lançamento do livro em Vila Velha - ES). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
AMORIM, H.. Ricardo Tacuchian: Caminhos Estéticos e Revisão Bibliográfica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
AMORIM, H.. O Violão Brasileiro de Concerto entre 1950-1960: uma perspectiva histórica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AMORIM, H.. A Produção de Villa-Lobos para Violão (Palestra e lançamento do livro em São Paulo-SP). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
AMORIM, H.. A obra de Ricardo Tacuchian para Violão (Suzano - SP). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
AMORIM, H.. Heitor Villa-Lobos y la Guitarra (Conferencia en Atlántida, Uruguai). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
AMORIM, H.. Os 'Cordofones Poliglotas' e os Problemas Terminológicos do Violão no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
AMORIM, H.. Heitor Villa-Lobos y la Guitarra (Conferencia en Buenos Aires - ARG). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
AMORIM, H.. Heitor Villa-Lobos e o Violão (Palestra e Lançamento do livro em Aveiro, Portugal). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
AMORIM, H.. Masterclass na Universidade de Aveiro (POR) no evento 'Dia do Violão' - Homenagem a Villa-Lobos. 2014. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AMORIM, H.; KRIEGER, Edino. ; GOULART, Marcos . Entrevista sobre Villa-Lobos no Programa Brasil Nação - TVE, com Beto Almeida.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
AMORIM, H.; DIAS, R. ; DELVIZIO, C. ; CURY, F. . Violão EntreVistas com Humberto Amorim, Ricardo Dias e Cyro Delvizio. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
AMORIM, H.; BARBIERI, L. C. . Entrevista para o programa Violões em Foco (Rádio MEC, 98,9 FM). 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
AMORIM, H.. Entrevista e apresentação no programa ESTÚDIO I (Globo News), com Maria Beltrão.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
AMORIM, H.; BARBIERI, L. C. ; LIMA, M. ; PORTO, A. M. ; PEREIRA, F. . Entrevista/Concerto no Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino/ Rádio Mec (gravado ao vivo). 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMORIM, H.. III Festival de Inverno SESC-Rio. 2005. (Festival).

2.
AMORIM, H.. Recital de Alunos (Violão). 2009. (Concerto).

3.
AMORIM, H.; BONFIM, V. . Concerto e Masterclass de Vladimir Bonfim na UFRJ.. 2009. (Concerto).

4.
AMORIM, H.; ANTUNES, G. . Concerto e Masterclass de Gilson Antunes na UFRJ.. 2009. (Concerto).

5.
AMORIM, H.; PEDRASSOLI, P. ; WIESE, B. ; TABORDA, M. ; SOARES, L. ; ALLAN, Graça . I Festival Internacional de Violão da UFRJ:. 2010. (Festival).

6.
AMORIM, H.; SOARES, L. ; PEDRASSOLI, P. . II Evento do I Festival Internacional de Violão da UFRJ: Ana Vidovic, Jorge Caballero e Samuel Huh.. 2010. (Festival).

7.
AMORIM, H.; SOARES, L. ; RAMALHO, C. . II Festival Internacional de Violão da UFRJ - Léo Brouwer e a Música Latino-Americana. 2011. (Festival).

8.
AMORIM, H.; COLOMBO, T. . Concerto de Thiago Colombo de Freitas na UFRJ. 2012. (Concerto).

9.
AMORIM, H.. Concerto de Mário da Silva na UFRJ.. 2012. (Concerto).

10.
AMORIM, H.; RAMALHO, C. ; SA, P. . Comissão Científica do III Festival Internacional de Violão da UFRJ. 2012. (Festival).

11.
AMORIM, H.; RAMALHO, C. ; SOARES, L. . III Festival Internacional de Violão da UFRJ: Homenagem a Léo Soares. 2012. (Festival).

12.
AMORIM, H.. Organização do Recital Aberto dos alunos do III Festival de Violão da UFRJ. 2012. (Concerto).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:52:41