Suélen Maria Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7316306842386515
  • Última atualização do currículo em 13/10/2018


Suélen Maria Rocha é doutoranda do programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Universidade de São Paulo. É mestre pelo mesmo programa e graduada em Letras com habilitação em Português (bacharel) e Francês (bacharel e licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Fez intercâmbio durante o ano de 2008, onde estudou literatura francesa na Université Paris VIII Saint Denis, na França por um período de 4 meses. De 2009 a 2014 foi monitora-docente do curso de francês língua estrangeira, no curso de extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Neste contexto, atua como tutora dos professores debutantes de língua francesa. É membro do grupo de pesquisa ALTER-AGE CNPq (Analise de Linguagem, Trabalho e suas Relações - Aprendizagem, gêneros e ensino). Trabalhou como professora assistente nas disciplinas de português e francês na Universidade de Guelph, Canadá, no primeiro semestre de 2013. Tem experiência na área de formação de professores, tendo ministrado várias oficinas para o público de professores de língua estrangeira. Suas pesquisas e publicações abordam o ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira, os gêneros textuais, a produção escrita e o estilo nos textos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Suélen Maria Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, S. M.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
Av. Lineu Prestes, 350
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O desenvolvimento do professor de FLE na elaboração e na implementação de artefatos/instrumentos didáticos,
Orientador: Eliane Gouveia Lousada.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: formação de professores de francês; gêneros textuais; interacionismo sócio-discursivo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2014
Mestrado em Letras (EST. LING., LITERÁRIOS E TRAD. EM FRANCÊS).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH, Brasil.
Título: Coerções e liberdades textuais em francês como língua estrangeira: por um desenvolvimento do estilo na produção escrita por meio do gênero textual relato de viagem,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Eliane Gouvêa Lousada.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: interacionismo sócio-discursivo; ensino-aprendizagem; gêneros textuais; estilo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Didática da língua francesa.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Graduação em Licenciatura em Francês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2010
Graduação em Letras com habilitação em português e francês.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, Brasil.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2009 em Lettres (littérature française).
Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França.
Ano de interrupção: 2009




Formação Complementar


2018 - 2018
Multimodalidade e interacionismo sociodiscursivo: considerações teóricas e. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH, Brasil.
2017 - 2017
Textualité, discursivité et figuration: les diverses approches théoriques. (Carga horária: 12h).
Universidad Nacional de Rosario, UNR, Argentina.
2017 - 2017
PAE - Programa de aperfeiçoamento do ensino. (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, Brasil.
2015 - 2015
Pluralité des genres et singularité du texte: tensions constitutives. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH, Brasil.
2013 - 2013
PAE - Programa de aperfeiçoamento do ensino. (Carga horária: 45h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Vygotski: uma leitura filosófica e epistemológica. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
PAE: Programa de aperfeiçoamento do ensino.. (Carga horária: 45h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
O Círculo de Bakhtin e a Análise do Discurso Socia. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, Brasil.
2011 - 2011
Apprendre et enseigner avec les genres textuels. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2011 - 2011
Preparação pedagógica - PAE. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, Brasil.
2010 - 2010
A Intermidialidade: Teorias e Práticas. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Escritores-críticos franceses. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Francês Instrumental nível I e II. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Cursos Extracurriculares de Francês, FFLCH - USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Tutora/Formadora FLE, Carga horária: 3
Outras informações
Acompanhamento de novos professores de francês

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora especialista, Carga horária: 3
Outras informações
Didática do Francês: ensino e aprendizagem a partir de gêneros textuais

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora especialista, Carga horária: 4
Outras informações
Ateliers d?écriture et d?oralité en FLE à partir des genres textuels

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora especialista, Carga horária: 4
Outras informações
Ateliers d'écriture et d'oralité en FLE à partir des genres textuels

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora especialista, Carga horária: 3
Outras informações
Ateliers d?écriture et d?oralité en FLE à partir des genres textuels

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professora de francês, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de francês de níveis intermediários

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professora de francês, Carga horária: 12
Outras informações
professora de francês para níveis básicos (A1 e A2)


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em docência de nível superior -PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Acompanhei as aulas de graduação em Letras da disciplina Francês 2, ministrada pela professora Dra. Eliane Gouvêa Lousada.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em docência em nível superior, Carga horária: 6
Outras informações
Acompanhei as aulas de graduação em Letras da disciplina Francês 1, ministrada pela professora dra. Eliane Gouvêa Lousada.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em docência em nível superior, Carga horária: 6
Outras informações
Após uma primeira etapa de preparação pedagógica do PAE (programa de aperfeiçoamento de ensino), acompanhei durante um semestre as aulas de graduação em Letras da disciplina Francês 1, ministrada pela Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em docência em nível superior, Carga horária: 3
Outras informações
Na primeira etapa do estágio PAE (Programa de Aperfeiçoamento do Ensino Superior), participei de seminários de preparação pedagógica.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de francês, Carga horária: 14


University of Guelph, UOGELPH, Canadá.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor assistente de francês e português, Carga horária: 15


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: professora especialista, Enquadramento Funcional: Professora especialista, Carga horária: 3
Outras informações
Viver e viajar em país francófono

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: professora especialista, Enquadramento Funcional: Professora especialista, Carga horária: 3
Outras informações
Didática do FLE: ensino e aprendizagem a partir de gêneros textuais



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Estado das aprendizagens e usos profissionais do francês no Brasil
Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de aprofundar o conhecimento do estado real da aprendizagem e usos de profissionais do francês no Brasil para permitir aos atores e operadores (universidades estaduais, rede de universidades federais, sistema escolar, Alianças Francesas, Federação Brasileira de Professores de Francês; parceiros de cooperação francófona) a construção de uma política linguística relevante; estabelecer um quadro da situação atual, situando-o em relação aos contextos (histórico, político, econômico). A pesquisa quantitativa e qualitativa se concentrará em dois eixos: i) quem aprende e onde se aprende a língua francesa hoje no Brasil? ii) quem utiliza e onde se utiliza a língua francesa em situações profissionais hoje no Brasil? De acordo com a disponibilidade e o acesso aos dados, a pesquisa poderá basear-se em uma metodologia exaustiva e/ou em amostras locais relacionadas matematicamente à escala global do Brasil (especificando e analisando os problemas de disponibilidade e acesso aos dados)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) .
Integrantes: Suélen Maria Rocha - Integrante / Eliane Gouvêa Lousada - Integrante / Patrick Chardenet - Integrante / Aline Sumiya - Integrante / José Carlos da Cunha - Coordenador / Ana Paula Silva Dias - Integrante / João Paulo Carneiro Thury - Integrante / Étienne Rivard - Integrante / Fernanda Souza e Silva - Integrante / Edirnelis Moraes dos Santos - Integrante.Financiador(es): Agence Universitaire de la Francophonie - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2016
Pluralité linguistique et culturelle en Amérique Latine : politiques linguistiques, représentations et pratiques à l université
Descrição: Ce projet a pour but d identifier et de décrire les politiques linguistiques et culturelles en Amérique Latine, et de les mettre en regard des pratiques éducatives et linguistiques, dans le cadre universitaire. Dans cette description, nous nous attacherons particulièrement à définir la place du français, des langues autochtones et de leurs contacts avec les autres langues et cultures présentes dans les divers contextes latino-américains. Nous souhaitons entre autre mettre en lumière la diversité des pratiques linguistiques des locuteurs, interroger la prise en compte de cette diversité dans les textes officiels régissant la vie des langues, leur statut et leur évolution, et leur enseignement en particulier, et dans les pratiques des enseignants. Cette problématique générale se déclinera en deux volets parallèles dont nous mettrons les résultats en interaction et en synergie dans une phase de synthèse finale. Notre recherche souhaite couvrir le plus de situations possibles en Amérique Latine mais elle ne vise ni à l exhaustivité ni à la contrastivité. Chaque situation observée est prise indépendamment sans a priori d'introduction de données comparables. Nos méthodes de recueil et d analyse de données sont donc volontairement empiriques, qualitatives et les approches variables (cadres théoriques de référence)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) .
Integrantes: Suélen Maria Rocha - Integrante / Emily Caroline da Silva - Integrante / Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador / Simone Dantas Longhi - Integrante / Flávia Fazion - Integrante / Lucia Claro - Integrante / Marcos da Costa Menezes - Integrante.Financiador(es): agencia universitária da Francofonica - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2012 - 2017
O desenvolvimento do futuro professor-pesquisador: um percurso através da análise e produção de textos que circulam na situação de trabalho do professor-pesquisador de francês língua estrangeira
Descrição: Esta pesquisa será desenvolvida dentro da área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, no departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com duração prevista de dois anos, ela visará a estudar os textos que são produzidos em três instâncias em que atuo na Universidade: i) pelos alunos de Graduação, ao aprenderem a língua francesa; ii) pelos orientandos de IC e Pós-Graduação, ao se constituirem enquanto pesquisadores; iii) pelos monitores-bolsistas dos cursos extracurriculares de francês, ao aprenderem o métier/trabalho de professor. Dois grandes objetivos nortearão este estudo: em primeiro lugar, a análise das características linguístico-discursivas de alguns dos gêneros de textos que circulam nessas situações de aprendizagem e de trabalho, com o intuito de melhor conhecer suas realizações empíricas; em segundo lugar, procuraremos estudar como se dá o desenvolvimento dos alunos e futuros professores e pesquisadores por meio dos textos, orais ou escritos, que produzirão. O quadro teórico-metodológico desta pesquisa é o Interacionismo sociodiscursivo tal como proposto por Bronckart (2006, 2007, 2008), complementado por vários autores e teorias da Análise dos discursos, tais como: Charaudeau (1992), Charaudeau & Maingueneau (2002), Maingueneau (1991, 1993, 1994, 1996, 2001), Kerbrat-Orecchioni (2002), Authier-Revuz (2001), entre outros. Os procedimentos metodológicos que permitirão a realização da pesquisa compreeendem a produção de textos, orais e/ou escritos, por parte dos alunos, dos orientandos e futuros pesquisadores e dos mointores-bolsistas dos cursos extracurriculares de francês.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Suélen Maria Rocha - Integrante / Renata Anez - Integrante / Priscila Aguiar Melão - Integrante / Thiago Jorge Ferreira Santos - Integrante / Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador / Simone Dantas Longhi - Integrante / Jaci Brasil Tonelli - Integrante / Flávia Fazion - Integrante / Cinthia de Souza Bezerra - Integrante / Ana Paulo Silva Dias - Integrante.
2011 - 2014
Coerções e liberdades textuais em francês como língua estrangeira: por um desenvolvimento do estilo na produção escrita por meio do gênero textual relato de viagem
Descrição: Esta dissertação tem por objetivo analisar o desenvolvimento da produção escrita em francês como língua estrangeira, por meio do gênero textual ?relato de viagem?, porém procurando verificar como os alunos desenvolvem suas capacidades de linguagem a partir das restrições e liberdades permitidas pelo gênero escolhido. Nesse sentido, a pesquisa visa a investigar como os alunos se apropriam de características do gênero, mostrando, também, como inserem marcas de subjetividade que podem ser consideradas como estilísticas. Os dados foram coletados em um curso de produção escrita, oferecido pelos cursos extracurriculares de francês do Serviço de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Os alunos, situando-se entre o nível A2 e B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CONSEIL DE L?EUROPE, 2001), puderam estudar três diferentes gêneros textuais, dentre eles o relato de viagem. Os aportes teóricos que orientaram esta pesquisa apoiam-se, sobretudo, nos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999/2009, 2006a, 2008; MACHADO, 2009) e nos estudos de Schneuwly e Dolz (2004/2010) sobre a utilização dos gêneros textuais como instrumento no ensino e aprendizagem, para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos: capacidade de ação, capacidade discursiva e capacidade linguístico-discursiva. Para atingir os objetivos específicos desta pesquisa, baseamo-nos, paralelamente, nas discussões sobre estilo a partir de alguns autores (BRONCKART, 1999/2009, 2006c; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004/2010; BAKHTIN, 1997; CLOT, 2007; BRANDÃO, 2005a, 2005b; BRAIT, 2005), mas, principalmente, na discussão acerca das coerções e liberdades textuais de Bronckart (2006c). A fim de analisar os textos coletados, além do quadro teórico-metodológico proposto por Bronckart (1999/2009; 2006a), servimo-nos dos estudos de Kerbrat-Orecchioni (2002) e Maingueneau (2001) no que diz respeito às marcas de subjetividade nos textos. Com base em autores que estudam o papel dos gêneros textuais no ensino (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; DOLZ; GAGNON; TOULOU, 2008; LOUSADA, 2002/2010, 2009, 2010; CRISTOVÃO, 2002/2010, 2009), construímos o modelo didático do gênero relato de viagem, elaboramos uma sequência didática (SD) e a aplicamos no contexto referido. Os dois primeiros módulos da SD propuseram atividades que focalizaram as características mais estáveis do gênero. Após esses módulos, uma produção intermediária foi requerida aos alunos, com a intenção de verificar se eles tinham mobilizado as capacidades de linguagem primordiais para a produção desse gênero. Em seguida, no terceiro módulo, selecionamos um texto com o objetivo de explorarmos as liberdades textuais exercidas por seu produtor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Suélen Maria Rocha - Coordenador / Eliane Gouvêa Lousada - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - 2013
Analyser l'activité de professeurs de français au Brésil en préalable à l'élaboration d'une stratégie et d'une ingénierie de formation professionnelle continue.
Descrição: O projeto tem por objetivo elaborar uma estratégia de formação profissional de professores de francês a partir do quadro teórico e metodológico proposto pelo grupo ERGAPE (Ergonomie de l?Activité des Professionnels de l?Education), colaborador do projeto...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Didática do francês como língua estrangeira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação docente.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio de melhor dissertação de 2014 da Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
2015
Aprovada em 1o lugar no Concurso Público para Provimento no Cargo de Professor de Ensino Superior (Língua Francesa), Universidade Estadual de Londrina (UEL).
2012
Aprovada em 1º lugar no processo seletivo para o International Internship Program in the School of Languages and Literatures at the University of Guelph (Canada), Área de Estudos linguísticos, literários e tradutológicos em francês da FFLCH/USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, S. M.2015 ROCHA, S. M.; AÑEZ, Renata ; MELAO, P. A. . Le fait divers et le récit de voyage: deux genres textuels pour le développement de la production écrite en FLE. Le Français dans le Monde. Recherches et Applications, v. 1, p. 86-96, 2015.

2.
LOUSADA, E. G.2014 LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. . Coerções e liberdades textuais: o relato de viagem na aprendizagem do FLE. Eutomia (Recife), v. 1, p. 581-603, 2014.

3.
ROCHA, S. M.2012ROCHA, S. M.; LOUSADA, E. G. . Gêneros textuais e escrita criativa: Intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira. Raído (Online), v. 6, p. 37-54, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. . Gêneros textuais no ensino e na aprendizagem das línguas: dos estudos teóricos às práticas didáticas. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 305p .

2.
ROCHA, S. M.. Coerções e liberdades textuais em francês como língua estrangeira : por um desenvolvimento do estilo na produção escrita por meio do gênero textual relato de viagem. 1. ed. São Paulo: FFLCH/USP, 2016. 296p .

Capítulos de livros publicados
1.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. . Le français dans les pratiques professionnelles. In: CUNHA, J. C.; LOUSADA, E.; CHARDENET, P.. (Org.). État des apprentissages et pratiques professionnelles du français au Brésil Estado das aprendizagens e práticas profissionais do francês no Brasil. 1ed.Araraquara: Letraria, 2018, v. , p. 19-37.

2.
LONGHI, S. D. ; ROCHA, S. M. ; FAZION, F. . Práticas educativas e pluralidade linguística e cultural em cursos de francês: um panorama dos materiais didáticos utilizados em dois contextos da Universidade de São Paulo. In: José Carlos Cunha; Eliane Lousada. (Org.). Pluralidade linguístico-cultural em universidades sul-americanas: Práticas de ensino e políticas llinguísticas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. , p. 25-61.

3.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; GUIMARÃES-SANTOS, L. . Gêneros orais, projetos didáticos de gêneros e mobilidade estudantil: perspectivas para ensinar a agir em francês como língua estrangeira. In: Luzia Bueno; Terezinha da Conceição Costa-Hübes. (Org.). Gêneros orais no ensino. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 321-356.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ERNICA, M. ; LOUSADA, E. G. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; TONELLI, J. R. A. ; TOGNATO, M. I. R. ; BEATO-CANATO, A. P. M. ; SILVA, A. A. P. ; ROCHA, S. M. ; GUIMARÃES-SANTOS, L. . Notas de leitura: Homenagem a Anna Rachel Machado. Cadernos Cenpec, periódico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, Cadernos CENPEC, , v. 2, p. 231 - 232, 01 ago. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES-SANTOS, L. ; ROCHA, S. M. ; MELAO, P. A. . Genres textuels et le modèle didactique. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2012, Curitiba.. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2012, Curitiba. (IN)FORMER POUR TRANSFORMER - le français pour tous : défis politiques et didactiques - XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2012, Curitiba. Curitiba: FBPF/APFPR, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LONGHI, S. D. ; ROCHA, S. M. . Formes extériorisées du langage intérieur dans des entretiens avec des professionnels de l'éducation: traces d'un développement potentiel.. In: 7ème Séminaire International Vygotski, 2018, Genebra. 7ème Séminaire International Vygotski - Vygotski en débat., 2018. p. 44-44.

2.
ROCHA, S. M.. Coerções e liberdades textuais em francês como língua estrangeira: por um desenvolvimento do estilo na produção escrita por meio do gênero textual relato de viagem. In: X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação, 2014, São Paulo. Caderno de Textos e Programa, 2014. p. 98-99.

3.
ROCHA, S. M.. L'enseignement et l'apprentissage de la production écrite en FLE: une étude sur le genre et le style. In: 4e Rencontres internationales de l'Interactionnisme socio-discursif, 2013, Genebra. Livret des abstracts, 2013. p. 94-94.

4.
ROCHA, S. M.; GUIMARÃES-SANTOS, L. ; MELAO, P. A. . Aprendizagens e desafios de se trabalhar o ensino de gêneros textuais: uma experiência em um curso de francês língua estrangeira. In: 4e Rencontres internationales de l'Interactionnisme socio-discursif: Activités, langues et textes - leur dynamique et ses effets, 2013, Genebra. Livret des abstracts, 2013. p. 99-99.

5.
ROCHA, S. M.. Le genre récit de voyage en français langue étrangère : une étude sur l?apprentissage et le développement des capacités langagières des apprenants. In: XIX Congresso Brasileiro de Professores de Francês: Réfléchir, séduire, construire - Le français pour l'avenir, 2013, Niterói. cahier de résumés, 2013. p. 100-100.

6.
ROCHA, S. M.. Gêneros textuais e estilo:intersecções possíveis no ensino e na aprendizagem da produção escrita em FLE. In: V Encontro de Pesquisas do Francês, 2013, São Paulo. Caderno de Resumos, 2013. p. 34-34.

7.
ROCHA, S. M.. Gêneros textuais e estilo nos textos: uma experiência de ensino e aprendizagem da produção escrita em francês língua estrangeira. In: 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL), 2013, São Paulo. Linguagens, teorias e práticas, 2013. p. 235-236.

8.
ROCHA, S. M.. O gênero relato de viagem como instrumento de aprendizagem de alunos e professores de francês. In: Colóquio linguagem e trabalho docente, 2012, São Paulo. Caderno de Programa e Resumos do Colóquio Linguagem e trabalho docente, 2012. p. 36-37.

9.
ROCHA, S. M.. O Modelo Didático como instrumento para o trabalho do professor. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: Desafios da Aprendizagem e do Ensino, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2012. p. 95-96.

10.
ROCHA, S. M.. O TRABALHO DE ELABORAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO ?RELATO DE VIAGEM?. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: Desafios da Aprendizagem e do Ensino UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2012. p. 96-97.

11.
ROCHA, S. M.. Blogues de viagem: análise de textos e produções textuais de alunos. In: IV Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP Discurso em suas pluralidades teóricas, 2012, São Paulo. Caderno de resumos, 2012. p. 50-50.

12.
ROCHA, S. M.. A aprendizagem da produção escrita em FLE : uma proposta de análise do desenvolvimento das capacidades de linguagem. In: I Encontro sobre ensino-aprendizagem do centro de línguas da FFLCH/USP: Plurilinguismo em contexto universitário, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos, 2012. p. 75-76.

13.
ROCHA, S. M.. Gêneros textuais e prática de escrita criativa em FLE. In: IV Encontro de Pesquisas do Francês, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos, 2012. p. 27-28.

14.
ROCHA, S. M.. Prática de escrita criativa em francês língua estrangeira. In: 18o Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos do 18o INPLA, 2011. p. 43.

15.
ROCHA, S. M.. Gêneros Textuais e Escrita Criativa: Intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como LE. In: IV Seminário Internacional de Linguística: Discurso, Gênero e Memória, 2011, São Paulo. Anais do IV Seminário Internacional de Linguística: Discurso, Gênero e Memória, 2011. p. 150-150.

16.
ROCHA, S. M.. Prática da escrita criativa em FLE. In: III Encontro de Pesquisas do Francês, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos, 2011. p. 28-28.

17.
ROCHA, S. M.. Genres textuels et style dans la production écrite des élèves de FLE. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2011, Curitiba. (IN)FORMER POUR TRANSFORMER. Le français pour tous: défis politiques et didactiques, 2011. p. 88-88.

18.
ROCHA, S. M.; HERNANDES, R. M. R . Lumière, caméra, action: Les courts métrages pour enseigner le FLE. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2011, Curitiba. (IN)FORMER POUR TRANSFORMER. Le français pour tous: défis politiques et didactiques, 2011. p. 168-168.

19.
ROCHA, S. M.. Gêneros textuais e escrita criativa em francês língua estrangeira. In: I SIMPÓSIO SOBRE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DO CEFET/RJ Línguas estrangeiras e ensino: múltiplos contextos, múltiplos olhares, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2011. p. 78-78.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, S. M.. O ensino do francês por meio de gêneros textuais: o que dizem os professores sore suas sequências didáticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROCHA, S. M.; LOUSADA, E. G. . La formation des enseignants à l?approche des genres textuels : une expérience à partir du genre lettre de réclamation en format numérique. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ROCHA, S. M.. Dilemas do professor de francês como língua estrangeira na abordagem dos gêneros textuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ROCHA, S. M.. O desenvolvimento do professor de FLE na elaboração e na implementação de seus artefatos/instrumentos didáticos de trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROCHA, S. M.. O professor de FLE e a apropriação dos artefatos elaborados pela engenharia didática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
ROCHA, S. M.; LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. ; DIAS, A. P. S. . Le français dans les pratiques professionnelles. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROCHA, S. M.. Coerções e liberdades textuais em FLE: por um desenvolvimento do estilo na produção escrita. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROCHA, S. M.. Coerções e liberdades textuais em francês como língua estrangeira: por um desenvolvimento do estilo na produção escrita por meio do gênero textual relato de viagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ROCHA, S. M.. Que faire des stéréotypes en salle de FLE/FLS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ROCHA, S. M.; GUIMARÃES-SANTOS, L. . Aprendizagens e desafios de se trabalhar o ensino de gêneros textuais: uma experiência em um curso de francês língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ROCHA, S. M.. L'enseignement et l'apprentissage de la production écrite en FLE: une étude sur le genre et le style. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ROCHA, S. M.. Gêneros textuais e estilo: um estudo de relatos de viagem de alunos de FLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ROCHA, S. M.. Gêneros textuais e estilo: intersecções possíveis no ensino e na aprendizagem da produção escrita em FLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ROCHA, S. M.. O gênero relato de viagem na internet: a produção textual em francês como língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
ROCHA, S. M.. Gêneros textuais e estilo nos textos: uma experiência de ensino aprendizagem da produção escrita em francês lcomo língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
ROCHA, S. M.. Les contributions de la séquence didactique pour la production écrite créative en FLE/FLS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
ROCHA, S. M.; HERNANDES, R. M. R . Internet, une médiathèque virtuelle: comment s'en servir?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
ROCHA, S. M.. O trabalho de elaboração da sequência didática do gênero relato de viagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
ROCHA, S. M.. O modelo didático como instrumento para o trabalho do professor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ROCHA, S. M.. Modelos didáticos de gêneros textuais como instrumento para o professor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
ROCHA, S. M.. Blogues de viagem: análise de textos e produções textuais de alunos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ROCHA, S. M.; ANDRADE, D. B. . Les stéréotypes en salle de classe: que faire de la baguette, du béret et du parfum?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
ROCHA, S. M.. O gênero relato de viagem como instrumento de aprendizagem de alunos e professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ROCHA, S. M.. Gêneros textuais e prática de escrita criativa em FLE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ROCHA, S. M.. ?Gênero textual, produção escrita e criatividade: por um desenvolvimento do estilo em FLE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ROCHA, S. M.. A aprendizagem da produção escrita em FLE: uma proposta de análise do desenvolvimento das capacidades de linguagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
ROCHA, S. M.. Prática da escrita criativa em francês língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
ROCHA, S. M.. Genres textuels et style dans la production écrite des élèves de FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
ROCHA, S. M.. Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como LE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
ROCHA, S. M.. Prática da escrita criativa em FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
ROCHA, S. M.. Gêneros textuais e escrita criativa em francês língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ROCHA, S. M.. Contraintes et libertés textuelles dans les récits de voyage des apprenants de FLE. Bern: Peter Lang, 2018 (Capítulo de livro).

2.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. . Gêneros textuais no ensino e na aprendizagem das línguas: dos estudos teóricos às práticas didáticas. Curitiba, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
ROCHA, S. M.; DIAS, A. P. S. ; FAZION, F. ; BUENO, L. ; GUIMARAES, A. M. M. ; SILVA, E. C. ; TONELLI, J. B. ; SUMIYA, A. ; LOUSADA, E. G. . As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Campinas: Mercado de Letras, 2017. (Tradução/Livro).

4.
ROCHA, S. M.; SILVA, E. C. . Clínica da atividade. Itatiba: Horizontes, 2017. (Tradução/Artigo).

5.
ROCHA, S. M.; MELAO, P. A. ; SANTOS, T. J. F. . TV PUC: Programa Teodiversidade entrevista Clive Thomson da Universidade de Guelph, Canadá, 2012. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ROCHA, S. M.. Revista Non Plus. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROCHA, S. M.; TORELLI, L. ; LONGHI, S. D. ; SILVA, E. C. ; GRAZIANO, F. ; FRANCA, J. . Entrevista com Profa. Dra. Maria Sabina Kundman, fundadora dos cursos extracurriculares de francês da FFLCH/USP. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ROCHA, S. M.; SILVA, E. C. . Métamorphose de l'agir : nouveaux sentiers pour l'enseignement-apprentissage du FLE. 2014; Tema: XVème Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo «Nouveaux usages de la langue. Nouvelles formules d'enseignement ». (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, S. M.; DIAS, A. P. S. . Ateliês de escrita e oralidade em FLE à partir de gêneros textuais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ROCHA, S. M.; LOUSADA, E. G. . Didática do FLE: ensino e aprendizagem à partir de gêneros textuais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ROCHA, S. M.; SUMIYA, A. . J'apprends donc je suis. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ROCHA, S. M.; SILVA, E. C. . Pensar o agir por meio da linguagem: dos gêneros textuais à prática profissional,. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ROCHA, S. M.; TONELLI, J. B. . Aspects de la culture francophone. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ROCHA, S. M.; SILVA, E. C. . ?10 conseils pour réussir?: un atelier pour l?enseignement des langues étrangères dans la perspective des genres textuels. Cinquième colloque international sur la didactique des langues secondes (CIDLS): Intégrer la langue, la littérature et la culture. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ROCHA, S. M.. Créativité et style dans la production écrite en FLE: XIIe Journée de Formation «Créativité et enseignement du FLE. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ROCHA, S. M.; SILVA, E. C. . Métamorphose de l?agir : nouveaux sentiers pour l?enseignement-apprentissage du FLE (XVe Colloque pédagogique annuel de l'Alliance Française: Nouveaux usages de la langue, nouvelles formules d'enseignement)). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SILVA, E. C. ; ROCHA, S. M. . Nouvelles pratiques sociales: quelle place pour les applications en classe ? ». 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. . Pour un flair plus aiguisé: dynamiques favorisant l'autocorrection des productions». 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ROCHA, S. M.. Curso extracurricular de francês - nível VI. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
ROCHA, S. M.; SILVA, E. C. . Je découvre le Canada à travers les contes (Rendez-vous avec le français). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ROCHA, S. M.; MELAO, P. A. . Evaluer les évaluations: une démarche pour mettre en question les pratiques évaluatives (VIe Journée de Formation). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
ROCHA, S. M.; ANDRADE, D. B. . Les stéréotypes en salle de classe: que faire de la baguette, du béret et du parfum. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
ROCHA, S. M.; AÑEZ, Renata ; MELÃO, Priscila Aguiar . Ateliês de escrita criativa em FLE. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
ROCHA, S. M.; AÑEZ, Renata ; MELAO, P. A. . Ateliês de escrita em francês: descobrindo a publicidade, a notícia e o relato de viagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
ROCHA, S. M.. Je raconte au passé (Rendez-vous avec le français). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; LONGHI, S. D. ; JANCZUR, C. . Projetos de Língua, Linguagem e Cultura Estrangeira: Criação e Dinâmica em Sala de Aula. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
ROCHA, S. M.; HERNANDES, R. M. R . Internet, une médiathèque virtuelle: comment s'en servir? (IV Journée de Formation du Cours Extracurriculaire de français: pratiques et réflexions 'Les technologies dans l'enseignement du FLE: la multimodalité en question'). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
ROCHA, S. M.; HERNANDES, R. M. R . Lumière, caméra, action: Les courts métrages pour enseigner le FLE (XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
ROCHA, S. M.. Curso extracurricular de francês - nível II, III e IV. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
ROCHA, S. M.; HERNANDES, R. M. R . Lumière, caméra, action: Les courts métrages pour enseigner le FLE (IIIe Journée de Formation des Cours Extrauniversitaires de Français 'Les arts dans l'enseignement du FLE'). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
ROCHA, S. M.. Les expressions idiomatiques en FLE : des formules avec le chat. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequência didática).

24.
ROCHA, S. M.; DIAS, Ana Paula Silva ; SANTOS, Luiza Guimarães ; MELÃO, Priscila Aguiar . O Professor e Seu Trabalho - A Linguagem Revelando Práticas Docentes. 2011. (Editoração/Livro).

25.
ROCHA, S. M.. Canções típicas francesas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
ROCHA, S. M.. Curso extracurricular de francês - nível II e III. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
ROCHA, S. M.. Curso extracurricular de francês - nível I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
L?argumentation directe et indirecte, conferência proferida por Alain Rabatel, Universités de Lyon 1 et Lyon 2. 2018. (Outra).

2.
X Eped Encontro de pós-graduandos em estudos discursivos da USP.O ensino do francês por meio de gêneros textuais: o que dizem os professores sobre suas sequências didáticas. 2018. (Encontro).

3.
5o Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo. 2017. (Encontro).

4.
Conferência proferida pelo Prof. Dr. Oliver Dezutter ?La place des textes littéraires dans la classe de langue?. 2017. (Outra).

5.
IX Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros textuais.O professor de FLE e a apropriação dos artefatos elaborados pela engenharia didática. 2017. (Simpósio).

6.
V Encuentro internacional del interaccionismo sociodiscurivo: Actividad de lenguaje, textos y discursos: recorridos de investigación e intervención. 2017. (Congresso).

7.
XIVe Journée de Formation « Enseigner à apprendre: l?évaluation formative au coeur des pratiques ». 2017. (Encontro).

8.
5th International Conference on Second Language Pedagogies: Intergrating Language, Literature and Culture. 2016. (Congresso).

9.
VIII Siget: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015. (Simpósio).

10.
XVe Colloque pédagogique de l?Alliance Française: Nouveaux usages de la langue, nouvelles formules d?enseignement.Métamorphose de l?agir : nouveaux sentiers pour l?enseignement-apprentissage du FLE. 2014. (Oficina).

11.
4emes Rencontres internationales de l'Interactionnisme socio-discoursif: Activités, langues ets et textes-leurr dynamique interactive et ses effets. 2013. (Congresso).

12.
Second Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Ou Outcomes. Que faire des stéréotypes en salle de FLE/FLS. 2013. (Congresso).

13.
Séminaire de Formation à la recherche et par la recherche en didactique des Langues e des Cultures en Amérique Latine.Séminaire de Formation à la recherche et par la recherche en didactique des Langues e des Cultures en Amérique Latine. 2013. (Seminário).

14.
Séminaire de Recherche en Didactique de Langues et Cultures.Séminaire de Recherche en Didactique de Langues et Cultures. 2013. (Seminário).

15.
Transposição e modelização didáticas no ensino de gêneros textuais, conferência proferida por Glaís Cordeiro da Universidade de Genebra. 2013. (Outra).

16.
VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: Os gêneros textuais/discursivos nas múltiplas esferas da atividade humana. 2013. (Simpósio).

17.
V SIL - Seminário Internacional de Linguística. 2013. (Seminário).

18.
XIX Inpla - Intercâmbio de pesquisa em linguística aplicada. 2013. (Congresso).

19.
Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino. 2012. (Outra).

20.
Colóquio Linguagem e Trabalho Docente. 2012. (Encontro).

21.
Conferência proferida por Patrick Chardenet: Será que ainda é possível falar sobre avaliação na educação e na didática das línguas?. 2012. (Outra).

22.
Explorando ferramentas de análise de corpus não anotado e anotado. 2012. (Oficina).

23.
I CIFLE - Colóquio Internacional de Formação Inicial e continuada de professores de Língua Estrangeira : desafios de aprendizagem e do ensino. 2012. (Congresso).

24.
I Encontro sobre ensino-aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP. 2012. (Encontro).

25.
International Conference on Second-Language Pedagogies: New Technologies, and Learning Outcomes. 2012. (Congresso).

26.
IV Encontro de Pesquisas do Francês. 2012. (Encontro).

27.
IV EPED - Encontro de Pós-Granduandos em Estudos Discursivos da USP. 2012. (Encontro).

28.
Le concept de médiation dans la pensée de Vygotski et son rôle pour l'analyse des activités psychiquesues. 2012. (Outra).

29.
VIe Journée de Formation: L'évaluation dans les processus d'apprentissage.Evaluer les évaluations : une démarche pour mettre en question les pratiques évaluatives. 2012. (Oficina).

30.
XXX Bain Linguistique de l'APFESP. 2012. (Oficina).

31.
En classe et en scène: une expérience théâtrale en classe de langue. 2011. (Seminário).

32.
IIIe Journée de Formation ?Les arts dans l?enseignement du FLE.?Lumière, caméra, action: les courts métrages pour enseigner le FLE?. 2011. (Oficina).

33.
III Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP (EPED): O gênero em diferente aordagens discursivas. 2011. (Encontro).

34.
InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Prática da escrita criativa em francês língua estrangeira. 2011. (Congresso).

35.
Intégration du CECR: théorie et pratiques. 2011. (Encontro).

36.
L'écriture théâtrale.L'écriture théâtrale. 2011. (Outra).

37.
Les techologies dans l'enseignement du FLE: la multimodalité en question.Internet, une médiathèque virtuelle: comment s'en servir?. 2011. (Oficina).

38.
Michel Foucault et la psychanalyse. 2011. (Outra).

39.
O trabalho de ensinar, palestra proferida por Daniel Faita. 2011. (Seminário).

40.
XVIII Congrès de Professeurs de Français. 2011. (Congresso).

41.
1ere Jounée de Formation: L'enseignement du FLE: pratiques et réflexions. 2010. (Seminário).

42.
2eme Jounée de Formation "Les habiletés orales: pratiques et refléxions". 2010. (Encontro).

43.
7eme stage de perfectionnement en français langue étrangère do DLM-FFLCH e APFESP. 2010. (Oficina).

44.
A Intermidialidade: Teorias e Práticas. 2010. (Outra).

45.
Ciclo de palestras - Línguas estrangeiras: Diálogos sobre a formação de professores. 2010. (Seminário).

46.
Du manuscrit à la pensée par la rature. 2010. (Seminário).

47.
Formation Continue des professeurs du Curso Extracurricular de Francês.La grammaire dans la perspective actionnelle. 2010. (Oficina).

48.
Gêneros textuais e desenvolvimento. 2010. (Seminário).

49.
Les implications didactiques de la nouvelle perspective actionnelle de l?agir social sur les manuels et les pratiques de classe. 2010. (Seminário).

50.
Minicurso: Canções típicas francesas.Canções típicas francesas. 2010. (Oficina).

51.
Colóquio internacional: Ciências da linguagem e didática das Línguas. 30 anos de Cooperação Franco-Brasileira. 2009. (Outra).

52.
Presenças do livro francês no Brasil: traduções, ensino e bibliotecas de escritores. 2009. (Encontro).

53.
Salão franco-brasileiro de ensino superior.intérprete. 2009. (Encontro).

54.
História da França.História da França. 2008. (Oficina).

55.
A literatura e a filosofia do século XX.Seminários avançados sobre a modernidade. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; LONGHI, S. D. ; TONELLI, J. B. ; TORELLI, L. ; JANCZUR, C. . Rendez-vous avec le français - Encontro com o francês: Jornada de aperfeiçoamento para os alunos dos cursos extracurriculares de francês. 2014. (Outro).

2.
LOUSADA, E. G. ; CHARDENET, P. ; ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. ; FAZION, F. ; LONGHI, S. D. . Séminaire de Formation à la recherche et par la recherche en didactique des langues et des cultures en Amérique Latine. 2013. (Outro).

3.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. ; FAZION, F. ; LONGHI, S. D. . Colóquio internacional: Analisar o Trabalho Educacional. 2013. (Outro).

4.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. . VIII Journée de formation des cours extrauniversitaires de français: De l'écrit à l'oral. 2013. (Outro).

5.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. ; CRUZ, A. C. . Ve Journée de formation des cours extrauniversitaires de français: L'interculturel en action. 2012. (Outro).

6.
LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; MARIZONO, V. Y. M. ; ROCHA, S. M. ; LONGHI, S. D. ; JANCZUR, C. . VI Journée de formation des cours extrauniversitaires de français: L'évaluation dans les processus d'apprentissage. 2012. (Outro).

7.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SANTOS, T. J. F. ; LONGHI, S. D. . IIIe Journée de formation des cours extrauniversitaires de français ?Les arts dans l?enseignement du FLE". 2011. (Outro).

8.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; GUIMARÃES-SANTOS, L. ; LONGHI, S. D. ; SILVA, E. C. . IV Journée de formation des cours extrauniversitaires de français: Les technologies dans l'enseignement du FLE: la multimodalité en question. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Flávia Miotto. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês do Serviço de Cultura e Extensão universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. 2017. Orientação de outra natureza. (Curso extracurricular de francês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Orientador: Suélen Maria Rocha.

2.
Ana Paula Silva Dias. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês do Serviço de Cultura e Extensão universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. 2016. Orientação de outra natureza. (Curso extracurricular de francês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Orientador: Suélen Maria Rocha.

3.
Caio Messias Leal. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês do Serviço de Cultura e Extensão universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. 2015. Orientação de outra natureza - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Orientador: Suélen Maria Rocha.

4.
Marina Garcia. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês do Serviço de Cultura e Extensão universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. 2014. Orientação de outra natureza. (Curso extracurricular de francês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Orientador: Suélen Maria Rocha.

5.
Guilherme Fernandes. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês do Serviço de Cultura e Extensão universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. 2014. Orientação de outra natureza. (Curso extracurricular de francês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Orientador: Suélen Maria Rocha.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LOUSADA, E. G.2014 LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. . Coerções e liberdades textuais: o relato de viagem na aprendizagem do FLE. Eutomia (Recife), v. 1, p. 581-603, 2014.

2.
ROCHA, S. M.2015 ROCHA, S. M.; AÑEZ, Renata ; MELAO, P. A. . Le fait divers et le récit de voyage: deux genres textuels pour le développement de la production écrite en FLE. Le Français dans le Monde. Recherches et Applications, v. 1, p. 86-96, 2015.

3.
ROCHA, S. M.2012ROCHA, S. M.; LOUSADA, E. G. . Gêneros textuais e escrita criativa: Intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira. Raído (Online), v. 6, p. 37-54, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, S. M.. Que faire des stéréotypes en salle de FLE/FLS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROCHA, S. M.; GUIMARÃES-SANTOS, L. . Aprendizagens e desafios de se trabalhar o ensino de gêneros textuais: uma experiência em um curso de francês língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ROCHA, S. M.. L'enseignement et l'apprentissage de la production écrite en FLE: une étude sur le genre et le style. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ROCHA, S. M.. Gêneros textuais e estilo nos textos: uma experiência de ensino aprendizagem da produção escrita em francês lcomo língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; MARIZONO, V. Y. M. ; ROCHA, S. M. ; LONGHI, S. D. ; JANCZUR, C. . VI Journée de formation des cours extrauniversitaires de français: L'évaluation dans les processus d'apprentissage. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro do grupo ALTER-AGE - CNPq (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=00678018KT1AMW) e da Apfesp (Associação de professores de francês de São Paulo)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 23:13:01