Climerio Paulo da Silva Neto

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  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Climério é professor de filosofia e história da ciência do Campus Multidisciplinar de Barra da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), bacharel e licenciado em Física pela Universidade Federal da Bahia, mestre e doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Realizou estágios de pesquisa na University of British Columbia (2013-2014) e no American Institute of Physics (2014). É editor da H-PhysicalSciences, membro titular da Comissão de Ética da UFOB e coordenador do Núcleo Docente Interdisciplinar do Campus de Barra. Tem experiência na área de ensino de ciências. Atua principalmente nos seguintes temas: história da física na Guerra Fria, ciência, tecnologia e inovação na União Soviética e história das ciências no Brasil. Sua tese de doutorado foi a ganhadora da edição 2016 do Prêmio de Melhor Tese da Sociedade Brasileira de História da Ciência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Climerio Paulo da Silva Neto
Nome em citações bibliográficas
SILVA NETO, C. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro Multidisciplinar da Barra.
Av. 23 de agosto, s/n. Sala de Prof. 02.
Centro
47100000 - Barra, BA - Brasil
Telefone: (74) 36621880
URL da Homepage: www.lacic.fis.ufba.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em University of British Columbia (Orientador: Alexei Kojevnikov).
Título: Descendentes Vermelhos de Apolo: Construindo as Bases para o Laser Soviético / Red Descendants of Apollo: The Making of Soviet Laser Physics, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Olival Freire Junior.
Coorientador: Alexei Kojevnikov.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Laser; União Soviética; Maser.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2010 - 2011
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Herch Moysés Nussenzveig e a Consolidação da Ótica Quântica: consolidando disciplinas através de livros-texto e escolas de verão.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Olival Freire Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Físicos Brasileiros; História da Ótica; História Oral; Ótica no Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2005 - 2010
Graduação em Física Bacharelado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em Física Licenciatura.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2002 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Teoria da Probabilidade. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Emaranhamento e Decoerência em sistemas quânticos. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Oeste da Bahia, UFOB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Filosofia e História das Ciências, Metodologia de Pesquisa e Física Aplicada à Agricultura.

Atividades

05/2017 - Atual
Direção e administração, Centro Multidisciplinar da Barra, .

Cargo ou função
Coordenador Geral de Núcleos Docentes.
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Multidisciplinar da Barra, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Escola de Estudos Temáticos.
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Multidisciplinar da Barra, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Pesquisa e Pós-graduação.
01/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Educação e Direitos Humanos.
08/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Ética Pública, .

Cargo ou função
Membro.
05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Multidisciplinar da Barra, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina Veterinária.
03/2015 - Atual
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e História das Ciências
Metodologia da Pesquisa Científica
03/2015 - Atual
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e História das Ciências
Física Aplicada à Agricultura
Metodologia da Pesquisa Científica
06/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Multidisciplinar da Barra, .

Cargo ou função
Representante da UFOB no Fórum Municipal de Educação do município de Barra, Ba..
04/2016 - 04/2016
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação.

Atividade realizada
Parecerista do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.
05/2015 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Multidisciplinar da Barra, .

Cargo ou função
Vice-coordenador do colegiado de medicina veterinária.

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES de doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC (CNPq), Carga horária: 20
Outras informações
Tema: "Os físicos brasileiros e o Regime Militar: a voz de seus atores através do recurso de história oral."

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC (CNPq), Carga horária: 20
Outras informações
Tema: "Os físicos brasileiros e o regime militar: a voz dos seus atores através do recurso de história oral - I"

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC (CNPq), Carga horária: 20
Outras informações
Tema de pesquisa: "Uma abordagem contextual da Síntese Newtoniana em cursos de licenciatura em física"


University of British Columbia, UBC, Canadá.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar (Pesquisador visitante), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio de dotorado sanduíche sob orientação de Alexei Kojevnikov.


H-Net: Humanities and Social Sciences Online, H-NET, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Editor da H-PhysicalSciences, Enquadramento Funcional: Editor
Outras informações
H-PhysicalSciences provides a communication channel and resource nexus for historians of the physical sciences. Its topical scope covers the physical sciences broadly understood, including but not limited to: physics; chemistry; earth, space, and atmospheric science; astronomy; and materials science. By linking these fields, H-PhysicalSciences encourages active dialogue between scholars studying a diverse range of topics with the goal of galvanizing the community in a way that promotes integration with the larger discipline of history of science. H-Net is an international interdisciplinary organization of scholars and teachers dedicated to developing the enormous educational potential of the Internet and the World Wide Web. Our edited lists and web sites publish peer reviewed essays, multimedia materials, and discussion for colleagues and the interested public. The computing heart and main office of H-Net resides at the History Department, Michigan State University, but H-Net officers, editors and subscribers come from all over the globe.


American Institute of Physics, AIP, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista curta duração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa concedida pelo Center for History of Physics do American Institute of Physics, College Park, MD, EUA, para pesquisa nos Archives for the History of Quantum Physics e na Niels Bohr Library.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Águas do semiárido: tecnologias para reaproveitamento e tratamento de águas impróprias para consumo humano e animal.
Descrição: Na região semiárida brasileira o aumento da demanda hídrica e a diminuição da oferta de água com a qualidade adequada para o consumo humano são problemas prementes. A crescente poluição dos mananciais e o aumento populacional desordenado são alguns dos itens que contribuem para este panorama. Neste ambiente, torna-se necessário a adoção de estímulos a práticas, programas e políticas que auxiliem e incentivem a conservação da água. A promoção de ações conservacionistas para fomentar outras fontes de abastecimento de água, bem como, seu adequado reuso quando contaminada, a recarga artificial de aquiferos, o aproveitamento da água da chuva, a dessalinização solar de águas salobras, por exemplo, são algumas alternativas. Quanto ao reuso de águas residuais, existe a possibilidade de utilização das águas cinzas e negras, agentes contaminantes do meio ambiente veículos de transmissão de patógenos, muito frequentes na maioria das comunidades rurais do semiárido..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Climerio Paulo da Silva Neto - Integrante / Kellyanne dos Anjos Carvalho - Integrante / Paulo Roberto de Moura Souza Filho - Integrante / Ana Elizabete Lopes Ribeiro - Coordenador / Adérico Júnior Badaró Pimentel - Integrante / Alonso Pereira Silva Filho - Integrante / Antônia Mirian Nogueira de Moura Guerra - Integrante / Cícero Renê Almeida Barboza Junior - Integrante / Jaime Honorato Junior - Integrante / Jairo Torres Magalhães Junior - Integrante / Romenique da Silva de Freitas - Integrante.
2015 - Atual
CIÊNCIA COMO CULTURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Olival Freire Junior em 17/08/2016.
Descrição: A importância da história e filosofia das ciências para uma educação científica de qualidade tem sido frequentemente defendida na literatura. Essa defesa conduziu às chamadas abordagens contextuais do Ensino de Ciências, nas quais se propõe que a aprendizagem das ciências deve ser acompanhada por uma aprendizagem sobre as ciências (ou sobre a natureza da ciência). Esta visão se tornou praticamente um consenso na literatura educacional e, além disso, abriu caminho nas propostas curriculares numa diversidade de países. O Brasil não foi uma exceção a esta tendência e os PCNs para o ensino médio, em particular, incluíram menções à relevância da história e filosofia das ciências na educação científica. Não foi oferecido nesses documentos curriculares, contudo, um tratamento sistemático da abordagem da história e filosofia no ensino de ciências, como temos em outros documentos, a exemplo daqueles produzidos pela American Association for the Advancement of Science (AAAS), nos Estados Unidos. Neste sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivos centrais realizar uma revisão crítica e sistemática sobre os debates acerca da abordagem de aspectos gerais e de outras abordagens mais complexas (como a de semelhança de família) no ensino sobre a natureza da ciência (NOS); realizar revisão sobre debates na historiografia da ciência versando sobre o diálogo entre estudos locais e conceitos mais gerais no âmbito da história da ciência; conduzir estudos de desenvolvimento, orientados pela abordagem teórico-metodológica da pesquisa de design educacional, e em colaboração com professores da educação básica, visando testar sequência didática inspirada na progressão de aprendizagem e nos resultados do estudo de estado-da-arte realizado na etapa 1; e desenvolver, com base nos estudos de desenvolvimento realizados nesta etapa, materiais instrucionais baseados na sequência didática investigada. A estratégia metodológica adotada para a etapa 1 da pesquisa fará uso da análise documental (AD) que permite a realização de um processo analítico-sintético conduzindo a uma transformação das informações contidas nos documentos originais em informações organizadas, sistematizadas, criticamente analisadas e interpretadas, logo mais acessíveis e que vão ao encontro dos interesses da pesquisa. Para conduzir a segunda etapa da pesquisa será usada uma estratégia metodológica denominada na literatura de Design Research. O processo de pesquisa baseado em Design Research é cíclico, qualquer proposta educacional nesta perspectiva é compreendida como um projeto a ser desenvolvido e avaliado via investigação partindo sempre de um (ou mais) problema a ser investigado de uma forma interdisciplinar, ou seja, considerando a natureza multifacetada do problema. Os vários materiais instrucionais desenvolvidos e validados pela pesquisa serão disponibilizados para uso por professores da educação básica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Climerio Paulo da Silva Neto - Integrante / Elder Sales Teixeira - Integrante / Olival Freire Junior - Coordenador / Indianara Lima Silva - Integrante / Charbel ElHani - Integrante / Claudia Sepulveda - Integrante / Andréia Maria Pereira de Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Lighting the way to communism: Lasers, Cold War Polics, and Mature Socialism in Soviet Russia
Descrição: This project aims to study the role of Soviet physicists as political actors on the stage of Cold War in the post-sputnik era (1960--1970s). Adopting a perspective of transnational history, it focuses on two study cases from laser research and development that allow to understand (1) how scientists used the ideology of scientific internationalism to promote Cold War diplomacy, and the official policy of pacific co-existence with capitalism; and (2) how they received, and engaged with, Khrushchev?s bold plan for achieving communism in a near future, which relied heavily on science and technology, in pacific co-existence with capitalism. The first case study focus on the circumstance surrounding the 1964 Nobel prize for physics, shared between the American physicist Charles Townes and the Soviet physicists Alexander Prokhorov and Nikolai Basov - likely an attempt by the Nobel committee to promote détente through scientific diplomacy. Although the decision of the Nobel committee was very controversial, from hindsight it makes complete sense from a political perspective, once we have in mind that the scientific cooperation established between Prokhorov, Basov and Townes, as well as the field of quantum electronics itself, epitomized the terms of friendly competition between the Soviet Union and the United States. The second case study focus on Zhores Alferov?s work on semiconductor heterostructure which permitted to create the first continuously operating semiconductor laser at room temperature, as well as many other devices that revolutionized modern life, such as leds, microchips, and solar cells. Alferov and his group at the Leningrad Physico-Technical Institute actively sought applications of laser technology to develop Soviet industry and economy. They worked in close cooperation, or rather, competition with North American physicists. For Alferov, his work ?was at that time a rare example of an open and friendly competition between laboratories belonging to the antagonistic Great Powers?. While Alexander Prokhorov, Nikolai Basov, and Zhores Alferov, the central actors in the project, were unabashed communists, and served dutifully the Soviet project, they certainly saw themselves as members of an international community of scientists and maintained close collaboration with foreign peers. Perhaps a close look at how their embraced Khrushchev?s plan to achieve communism in pacific co-existence and competition with capitalism may shed light on how scientists in the Cold War handled the conflict stemming from being part of an international scientific community, while faithful to antagonistic Great Powers?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Climerio Paulo da Silva Neto - Coordenador.
2015 - Atual
Soja, Ciência e Política no Regime Militar: um estudo de caso baseado na obra de Johanna Döbereiner
Descrição: O projeto visa construir uma narrativa histórica sobre as ciências agrárias no Brasil através de um estudo de caso focado na vida e obra da agrônoma Johanna Döbereiner, cujo trabalho levou a uma revolução na agropecuária brasileira, notadamente da cultura de soja. Döbereiner demonstrou que em regiões tropicais como o Centro-Oeste do Brasil é possível utilizar certo tipo de bactérias que fixam o nitrogênio na cultura de soja, dispensando o uso de adubos nitrogenados, francamente utilizados sobretudo nos Estados Unidos, mas que são caros e nocivos ao meio ambiente. A descoberta de Johanna permitiu a implementação do PROALCOOL e a ocupação do Centro-Oeste Brasileiro com a cultura de soja a preços competitivos e levou o Brasil a se tornar o segundo produtor mundial da leguminosa. Entretanto, as potencialidades históricas desse estudo de caso não se restringem a uma contribuição para a história das ciências agrárias no Brasil, por si só uma parte essencial da história do Brasil contemporâneo, mas também permitem dialogar com dois temas centrais na história social e cultural das ciências atualmente, a saber, a relação entre ciência e regimes políticos e o papel da ciência nas relações internacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Climerio Paulo da Silva Neto - Coordenador.
Número de orientações: 3
2013 - Atual
Ciência e política no século XX: estudos de caso no cenário brasileiro e internacional

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Olival Freire Junior em 17/08/2016.
Descrição: As relações entre ciência e política mudaram substancialmente ao longo do século XX, tanto na perspectiva dos próprios atores, cientistas em particular, quanto na abordagem ao tema em estudos históricos, sociológicos e filosóficos. Se tomarmos, por exemplo, o caso dos Estados Unidos e da disciplina física, veremos que ela evoluiu de uma defesa da tese da ciência pura, apolítica e desinteressada, nos finais do século XIX, para o reconhecimento do contexto social e político no qual esta atividade é realizada. A postura inicial foi sendo modificada ao longo das duas guerras mundiais e, mais tarde, quando dos protestos contra a guerra do Vietnam e os mísseis anti-balísticos. A tese da ciência pura, desinteressada e apolítica, sustentada pelos próprios cientistas, foi justificada teoricamente ao longo do mesmo período por uma série de estudos e reflexões sobre a natureza do empreendimento científico, a exemplos dos trabalhos de Max Weber, Robert Merton e, posteriormente, Karl Popper. Apenas na transição das décadas de 1960 para 1970, sob o efeito da contestação politico-universitária da época e também sob o efeito de desenvolvimentos nos estudos sobre a ciência tal tese perderia sua vigência. De fato, para as correntes da sociologia da ciência que emergem na década de 1970, agrupadas inicialmente em torno do denominado programa forte de Escola de Edinburgo, a ciência é vista como uma prática cultural localmente situada em estreita correlação com todas as outras dimensões da sociedade, inclusive a política. Estudos históricos como os de Kojevnikov, De Greiff, Lenoir e Moore têm evidenciado a indissociabilidade entre o fazer ciência e o fazer política. Neste cenário, é natural que a relação entre ciência e política, e esta na sua diversidade de acepções permitida pela língua inglesa (politics, policy, polity), seja um dos temas relevantes para os estudos sobre as ciências (science studies), com contribuições particularmente importantes oriundas da história da ciência e da sociologia da ciência. De todo modo deve ser observado, nos parece, que as contribuições sobre tema estão aquém da relevância do mesmo para a compreensão da produção contemporânea da ciência. Parte do projeto implicará, por consequência, na recensão e avaliação destas e outras contribuições ao tema das relações entre ciência e política. O projeto pretende contudo, principalmente, abordar a temática das relações sobre ciência e política através da narrativa de três casos, todos situados no século XX: relações científicas, políticas e diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos nas vésperas da Segunda Guerra (1939-1942); desenvolvimento da física brasileira no contexto da ditadura militar (1964-1984); e relação entre a contestação política da virada dos anos 1960 para 1970 e reorientações nas práticas da física, com foco no caso dos EUA, da Itália e da França. A escolha destes três casos tem um claro elemento de arbitrariedade ainda que todos se prestem claramente ao estudo da temática proposta. A escolha tem certamente uma dimensão prática, relacionada ao fato de que o coordenador e membros da equipe proponente já realizaram, ou mesmo realizam, estudos iniciais sobre tais temas, de modo que esta aproximação inicial traz para o projeto as vantagens de uma familiaridade inicial com os casos em estudo e, mais importante, conhecimento da disponibilidade das fontes a serem exploradas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Climerio Paulo da Silva Neto - Integrante / Olival Freire Junior - Coordenador / Antonio Augusto Passos Videira - Integrante / Indianara Lima Silva - Integrante.
2012 - Atual
A Construção da Física de Lasers na União Soviética (1930-1960)
Descrição: O projeto visa uma narrativa, ancorada na história social e cultural das ciências, de como as bases para a física de lasers na União Soviética foram construídas. Em 1960, quando o primeiro laser foi posto em funcionamento, a física Soviética já havia ganhado destaque mundial e era, de muitas formas, semelhante à física norte americana, o que propiciaria a invenção simultânea do laser nas duas grandes potências da Guerra Fria. Entre as características das físicas soviética e norte-americana que fomentaram a invenção do laser se destacam o diálogo estreito entre física e engenharia, a ênfase em pesquisa com aplicações militares e a competição internacional estabelecida após a segunda guerra mundial. Seguindo a trajetória dos físicos Alexander Prokhorov e Nikolai Basov, ganhadores do prêmio Nobel de 1964 pela participação na invenção do laser, o projeto busca uma compreensão de como essas tendências foram formatadas e seus papeis na invenção do laser. Entre os temas abordados estão a dinâmica ciência e regimes políticos e ciência e tecnologia na Guerra Fria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Climerio Paulo da Silva Neto - Coordenador / Alexei Kojevnikov - Integrante.
Financiador(es): American Institute of Physics - Auxílio financeiro / University of British Columbia - Outra.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2016 - Atual
Ashtanga Yoga na UFOB
Descrição: Aulas de Ashtanga Yoga semanais abertas à comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Climerio Paulo da Silva Neto - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: União Soviética.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Guerra Fria.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de Ciências.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Russo
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio SBHC de melhor Tese, Sociedade Brasileira de História da Ciência.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA NETO, C. P.2017 SILVA NETO, C. P.; FREIRE JUNIOR, O. . Um Presente de Apolo: lasers, história e aplicações. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 39, p. 1502, 2017.

2.
SILVA NETO, C. P.2016 SILVA NETO, C. P.. The Cold War and Western Perspectives on Soviet Science. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, v. 9, p. 164-175, 2016.

3.
SILVA NETO, C. P.2013SILVA NETO, C. P.; FREIRE JUNIOR, O. . Herch Moysés Nussenzveig e a ótica quântica: consolidando disciplinas através de escolas de verão e livros-texto. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 35, p. 2601, 2013.

4.
TEIXEIRA, E. S.2010 TEIXEIRA, E. S. ; SILVA NETO, C. P. ; FREIRE JUNIOR, O. ; GRECA, I. M. . A construção de uma argumentação sobre a síntese newtoniana a partir de atividades em grupo. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 15, p. 61-95, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA NETO, C. P.. A Guerra Fria e as Perspectivas Ocidentais sobre a Ciência Soviética. In: Adalberto Monteiro; Osvaldo Bertolino. (Org.). ?100 anos da Revolução Russa ? legado e lições?. 1ed.São Paulo: Anita Garibaldi, 2017, v. , p. 105-135.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA NETO, C. P.. A ciência como elemento da construção do socialismo na União Soviética. Princípios, São Paulo, 16 dez. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA NETO, C. P.. A Nobel for Détente? Laser and scientific internationalism in the Cold War. In: 15 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2016, Florianópolis - SC. Anais do 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de História da Ciência, 2016.

2.
FREIRE JUNIOR, O. ; Antonio Augusto Passos Videira ; Aurino Ribeiro Filho ; SILVA NETO, C. P. . OS FÍSICOS BRASILEIROS E O REGIME MILITAR: A VISÃO DE SEUS PROTAGONISTAS. In: IX Encontro Nacional de História Oral, 2008, São Leopoldo. Anais do IX Encontro Nacional de História Oral, 2008.

3.
TEIXEIRA, E. S. ; SILVA NETO, C. P. ; FREIRE JUNIOR, O. . ARGUMENTAÇÃO E ABORDAGEM CONTEXTUAL:ENSINANDO A SÍNTESE NEWTONIANA. In: ENPEC - Econtro de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2007, Florianópoles. ARGUMENTAÇÃO E ABORDAGEM CONTEXTUAL: ENSINANDO A SÍNTESE NEWTONIANA, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA NETO, C. P.. Um presente de Apolo: lasers e suas aplicações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA NETO, C. P.. Cold War Converging Scientific Traditions: the Invention of the Maser. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA NETO, C. P.. Venturas e desventuras da comunidade brasileira de físicos entre 1950 e 1980: um olher através das andanças de H. M. Nussen\veig. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA NETO, C. P.. Introducing Discontinuity in Optics: Consolidating Quantum Optics through Textbooks. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA NETO, C. P.. Consolidando a Ótica Quântica através de Escolas de Verão e Livros-texto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA NETO, C. P.. Moysés Nussenzveig e a Ótica Quântica no Brasil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA NETO, C. P.. O livro Introduction to Quantum Optics e a Consolidação da Ótica Quântica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA NETO, C. P.. A grande ciência de Stalin: tempos e aventuras de físicos soviéticos no exemplo da biografia política de Lev Landau. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de História da Ciência, 2011. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA NETO, C. P.; FREIRE JUNIOR, O. . Commission on the History of Physics. 2015; Tema: History of Science and Technology. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOURA, B. A.; SILVA NETO, C. P.. Participação em banca de Renan Siqueira da Silva. A CIÊNCIA E O CIENTISTA EM GUERRA DOS MUNDOS (1953). 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Qualificações de Mestrado
1.
MOURA, B. A.; SILVA NETO, C. P.. Participação em banca de Renan Siqueira da Silva. A CIÊNCIA E O CIENTISTA EM GUERRA DOS MUNDOS (1953). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25th International Congress of History of Science and Technology.Masers in Comparative Perspective: the Soviet and American approaches to the invention of the maser. 2017. (Simpósio).

2.
Third Biennial Early-Career Conference for Historians of the Physical Sciences,. A Nobel for Détente: Lasers and Sciencde Diplomacy in the Cold War. 2016. (Congresso).

3.
1ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFOB.Um presente de Apolo: lasers e suas aplicações. 2015. (Outra).

4.
Sintonizando o Plano Municipal de Educação às Metas e Dirertizes do do Plano Nacional de Educaap. 2015. (Outra).

5.
Global Science Meeting.Cold War Converging Scientific Traditions: the Invention of the Maser. 2014. (Encontro).

6.
13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Venturas e desventuras da comunidade brasileira de físicos entre 1950 e 1980: Um olhar através das andanças de Herch Moysés Nussenzveig. 2012. (Seminário).

7.
Continuity and Discontinuity in the Physical Sciences Since the Enlightenment. Introducing Discontinuity in Optics: Consolidating Quantum Optics through Textbooks. 2011. (Congresso).

8.
ENAPEHC.Consolidando a Ótica Quântica através de Escolas de Verão e Livros-texto. 2011. (Encontro).

9.
12 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Herch Moysés Nussenzveig e a História da Ótica Quântica no Brasil. 2010. (Seminário).

10.
1 Encontro Nacional de Pesquisadores em História das Ciências.O livro Introduction to Quantum Optics e a consolidação da ótica quântica como um campo de pesquisa. 2010. (Encontro).

11.
XII Escola de Verão Jorge André Swieca de Ótica Quântica e Ótica Não Linear. 2010. (Outra).

12.
"Teoria Quântica: Estudos históricos e implicações culturais". 2008. (Simpósio).

13.
11º SEMINÁRIO NACIOINAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA.Ciência e Política no Regime Militar: A visão de alguns protagonistas. 2008. (Seminário).

14.
XXVII Seminário Estudantil de Pesquisa.Ciência e Política no Regime Militar: A visão de alguns protagonistas. 2008. (Seminário).

15.
ENPEC - Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências.Argumentação e Abordagem Contextual: Ensinando a Síntese Newtoniana. 2007. (Encontro).

16.
XXV Encontro de Físicos do Norte Nordeste.Construção de uma Argumentação sobre a Síntese Newtoniana em uma Sala de Aula de Licenciatura em Física, a partir de uma Abordagem Contextual de Ensino.. 2007. (Encontro).

17.
XXVI Seminário Estudantil de Pesquisa.Uma abordagem contextual da Síntese Newtoniana em cursos de licenciatura em Física. 2007. (Seminário).

18.
XXIV Encontro de Físicos do Norte Nordeste. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA NETO, C. P.; SILVA FILHO, A. P. ; MAGALHAES JUNIOR, J. T. . 1º Simpósio Ciências Agrárias e Sustentabilidade da Universidade Federal do Oeste da Bahia. 2016. (Outro).

2.
SOUZA FILHO, P. R. M. ; SILVA NETO, C. P. ; CARVALHO, K. A. . 1ª Semana do Meio Ambiente. 2015. (Outro).

3.
SILVA NETO, C. P.; CARVALHO, K. A. ; SOUZA, M. J. N. ; SOUZA FILHO, P. R. M. ; RODRIGUES, A. S. ; ANDRADE, S. B. ; SANTOS, T. O. . 1ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFOB. 2015. (Outro).

4.
FREIRE JUNIOR, O. ; SILVA NETO, C. P. ; FREITAS, F. ; NOBREGA, M. ; MATTEDI, A. . 12 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Camila Silva Barbosa. A fixação biológica de nitrogênio através de fronteiras e culturas: o caso de Johanna Döbereiner. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Oeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Climerio Paulo da Silva Neto.

2.
Gleice Kelly de Souza Almeida. Fixação biológica de nitrogênio como base para uma agricultura sustentável: a obra de Avílio Antônio Franco. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Oeste da Bahia. Orientador: Climerio Paulo da Silva Neto.

3.
Gleice Kelly de Souza Almeida. Implementação da cultura da soja no Brasil no contexto da Revolução Verde. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Oeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Climerio Paulo da Silva Neto.

4.
Irineu de Santana Guimarães. O regime militar e a implementação da cultura de soja no Brasil.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Oeste da Bahia. Orientador: Climerio Paulo da Silva Neto.

5.
Camila Silva Barbosa. O regime militar e a implementação da cultura de soja no Brasil.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Oeste da Bahia. Orientador: Climerio Paulo da Silva Neto.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA NETO, C. P.2017 SILVA NETO, C. P.; FREIRE JUNIOR, O. . Um Presente de Apolo: lasers, história e aplicações. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 39, p. 1502, 2017.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA NETO, C. P.. A ciência como elemento da construção do socialismo na União Soviética. Princípios, São Paulo, 16 dez. 2017.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA FILHO, P. R. M. ; SILVA NETO, C. P. ; CARVALHO, K. A. . 1ª Semana do Meio Ambiente. 2015. (Outro).

2.
SILVA NETO, C. P.; SILVA FILHO, A. P. ; MAGALHAES JUNIOR, J. T. . 1º Simpósio Ciências Agrárias e Sustentabilidade da Universidade Federal do Oeste da Bahia. 2016. (Outro).

3.
SILVA NETO, C. P.; CARVALHO, K. A. ; SOUZA, M. J. N. ; SOUZA FILHO, P. R. M. ; RODRIGUES, A. S. ; ANDRADE, S. B. ; SANTOS, T. O. . 1ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFOB. 2015. (Outro).




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