Tel Amiel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0246540741711761
  • Última atualização do currículo em 16/03/2018


Professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tel Amiel
Nome em citações bibliográficas
AMIEL, T.;Amiel, Tel

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Reitoria, Faculdade de Educação.
Universidade de Brasília (UnB)
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31076154
URL da Homepage: http://fe.unb.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Instructional Technology.
University of Georgia, UGA, Estados Unidos.
Título: Transformative experiences through international service-learning, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Michael Orey.
Bolsista do(a): Fund for the Improvement of Post-Secondary Education, FIPSE, Estados Unidos.
Palavras-chave: Tecnologia educacional; Multiculturalismo; Service-learning.
2000 - 2002
Mestrado em Communciation Studies.
Virginia Polytechnic Institute and State University, VT, Estados Unidos.
Título: Individual Differences in Internet Usage Motives,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Stephanie Lee Sargent.
Bolsista do(a): Virginia Polytechnic Institute and State University, VT, Estados Unidos.
2000 - 2002
Especialização em Interação Humano-Computador. (Carga Horária: 9h).
Virginia Polytechnic Institute and State University, VT, Estados Unidos.
Orientador: John Dubinsky John Carroll.
1996 - 2000
Graduação em Communications.
Virginia Polytechnic Institute and State University, VT, Estados Unidos.
Orientador: Edward Sewell.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Utah State University, USU, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2012 - 2012
Comunicação e Redes Sociais. (Carga horária: 12h).
Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/Unicamp)

Vínculo institucional

2010 - 2018
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pesquisador (Pq-C), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista FAPESP

Atividades

11/2014 - 01/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Informática Aplicada à Educação, .

Linhas de pesquisa
Educação Aberta
5/2010 - 8/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos
Tópicos Especiais para Estudantes de Intercâmbio

Utah State University, USU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Professor/Researcher, Carga horária: 40

Atividades

08/2014 - 12/2014
Ensino, Special topics, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Special topics (SPED 7820) - Systems change in education

Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Visiting Fellow, Enquadramento Funcional: Visiting Fellow
Outras informações
Atuação junto ao TLTL http://tltl.stanford.edu/


University of Georgia, UGA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Co-instrutor e coordenador de projetos, Carga horária: 10
Outras informações
Colaborador em cursos e projetos relacionados ao desenvolvimento de systemas de tecnologias educacionais e questões culturais e multiculturais

Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista NSF e FIPSE.

Atividades

8/2006 - 12/2006
Ensino, Instructional Technology, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a informática para professores
1/2004 - 1/2006
Ensino, Instructional Technology, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Convergence of Culture, Education and Open Resources
Emerging approaches in teaching, learning and technology
Introduction to instructional technology
Multicultural perspectives on technology
Technology enhanced learning environments

Virginia Polytechnic Institute and State University, VT, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa integral concedida pelo departamento (instrutor).

Atividades

1/2000 - 8/2002
Ensino, Comunicações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oratória

University of Wollongong, UOW, Austrália.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Visiting fellow, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador na área de tarefas autênticas online e design de pesquisa educacional (design-based research). Bolsa concedida pela UOW.


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor/pesquisador visitante, Carga horária: 20
Outras informações
Residente na UFC. Pesquisador/Professor visitante por conta do projeto de cooperação bi-nacional CAPES-FIPSE (2003-2008).


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor/pesquisador visitante
Outras informações
Residente na UNESP-Bauru. Pesquisador/Professor visitante por conta do projeto de cooperação bi-nacional CAPES-FIPSE (2003-2008).


Association For The Advancement Of Computing In Education, AACE, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Comitê Executivo, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações
Co-chair da conferência EDMEDIA 2012 (Denver) Membro do Comitê Executivo da Conferência EDMEDIA (2010-2013) Co-coordenador do Grupo de Trabalho em Pós-Graduação (EDMEDIA, 2011-2012)


Comitê para a Democratização da Informática, CDI-CAMPINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Membro do Conselho, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 0


Centro de Inovação para a Educação Brasileira, CIEB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê Gestor (Rede IEB)
Outras informações
http://www.cieb.net.br/faca-parte-da-rede-ieb/


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Educação Aberta
2.
Políticas Públicas de Formação Docente com uso de tecnologias de informação e comunicação


Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Construindo uma política de abertura para a Universidade Aberta do Brasil
Descrição: Construir subsídios para uma política de abertura para a UAB que leve em conta os anseios e demandas dos atores locais através de um questionário nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Implementação de um curso nacional sobre Recursos Educacionais Abertos
Descrição: Construção de um curso online, nacional, sobre Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA) e práticas relacionadas focadas em um público amplo. Contempla aspectos específicos para o público da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso será desenhado a partir de recursos previamente criados pelos parceiros, e criará conteúdo aberto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2018
Construção de uma metodologia participativa para a transformação escolar baseada em dados
Descrição: Este projeto tem como objetivo implementar e investigar uma metodologia para a melhoria da escola pública. A análise da escola como uma organização tem angariado interesse dos pesquisadores que buscam a melhoria do ensino público através de análises sistêmicas. Neste projeto partimos do conceito de uma noção sistêmica do "clima escolar" avaliando e buscando aprimorar as condições de aprendizado, ensino e participação da comunidade escolar, promovendo uma maior abertura à transformações e inovação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) .
Integrantes: Tel Amiel - Coordenador / Richard West - Integrante / Dulcinéia Aparecida Ribeiro - Integrante / Wilmara Alves Thomaz - Integrante / Matthew J. Taylor - Integrante / Glauber Modolo Cabral - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2015 - 2017
Uma análise sistêmica dos fatores de sucesso na integração de novas mídias na escola
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar a relação sistêmica existente entre os mais comuns fatores de sucesso, para a integração de novas mídias ao cotidiano escolar. Fazendo uso da Teoria da Atividade, realizamos estudos de caso e investigações junto a professores para identificar diferentes relações, sistemas e tensões que podem ajudar a entender as significativas diferenças que existem em contextos aparentemente similares, e como diferente relações estabelecem diferentes resultados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tel Amiel - Coordenador / Robson Sampaio - Integrante / Luis Claudio Kubota - Integrante / Willian Washington Wives - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2014 - 2015
Análise de repositórios abertos na América Latina
Descrição: O projeto se iniciou com financiamento da Hewlett Foundation (2014) para a criação de um protótipo de mapeamento para REA (mira.org.br). Criamos um mapa de iniciativas na América Latina, com enfoque no ensino básico, e recursos em português e espanhol. O protótipo foi feito em software livre, baseado em dados abertos (licença/formato), descentralizado. O projeto se concentra atualmente na análise detalhada das iniciativas com recomendações sobre práticas que facilitem a abertura de repositórios de recursos abertos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Formação de professores e Tecnologias de Informação e Comunicação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Celso José da Costa em 18/02/2014.
Descrição: Grupo de pesquisa sobre políticas públicas de formação docente e TICs no Brasil, com especial enfoque ao caso do sistema Universidade Aberta do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
XO na Escola e Fora Dela: Uma Proposta Semio-Participativa para Tecnologia, Educação e Sociedade
Descrição: Apropriação de tecnologia digital articulada a contextos educacionais deve ser tratada como instrumento de transformação profunda da sociedade. Soluções que façam sentido e que tragam benefícios à sociedade como um todo, requerem uma visão sócio-técnica para o problema. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo de implantação de laptops educacionais em escolas públicas, a partir da análise de contexto e prospecção de soluções construídas com partes interessadas - alunos, profissionais da educação e comunidade. A concepção e execução do projeto são apoiadas em metodologia de bases semióticas, sustentada na compreensão socialmente compartilhada sobre a apropriação tecnológica na vida em sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Tel Amiel - Integrante / Flavia Linhalis Arantes - Integrante / maria baranauskas - Coordenador / Maria Cecília Martins - Integrante / José Armando Valente - Integrante / Leonardo Cunha Miranda - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2008 - 2013
Preparando especialistas multidisciplinares no design e uso de objetos de aprendizagem com saliências multiculturais
Descrição: Tem com o objetivo investigar sistemas e rotinas de criação de recursos digitais educacionais por parte de designers e professores. Investiga-se um novo tipo de design instrucional na criação de recursos (ou objetos educacionais) que permitam modificações posteriores ao design fazendo uso da modularidade e flexibilidade dos objetos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (16) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Tel Amiel - Integrante / Michael Orey - Integrante / José Aires de Castro Filho - Integrante / Richard West - Coordenador / Sergio Ferreira do Amaral - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 17
2008 - 2010
Fluência tecnológica no contexto do projeto LANTEC/UNED
Descrição: Pesquisa junto a professores da rede públicae particular, avaliando a ecologia de aprendizado dos professores sobre tecnologia e concepções sobre fluência (competências, alfabetização) tecnológica. Os dados servem de base para comparação com as recomendações de organizações educacionais (ISTE/ITEA/PCN) e dados coletados junto a alunos sobre suas concepções de tecnologia e expectativas quanto ao papel da escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Avaliação do projeto Aluno Monitor (STEPE)
Descrição: Investigação de programas ao redor do Brasil que contemplam a inclusão de alunos de ensino fundamental e médio como auxiliares de professores no laboratório de informática da escola. Estudos de campo conduzido em Bauru, SP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tel Amiel - Coordenador / Gustavo Morceli - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2003 - 2008
Mudando Perspectivas: Integração de tecnologia e a sala de aula multicultural
Descrição: O projeto contemplou o intercâmbio de alunos entre o Brasil e EUA para que possam participar em um semestre em que participam de cursos e coordenam projetos de educação e tecnologia em parceria com professores de escolas públicas (locais). Durante um semestre, alunos de graduando planejaram atividades autênticas que tiveram como objetivo conectar alunos de ambos os países através das mais variadas tecnologias. Projetos desenvolvidos incluem um jornal colaborativo, vídeo-conferências, troca de cartas digitais, entre outros, abordando temas como racismo, jornalismo, cultura, matemática, e física. A pesquisa estava centrada na investigação da experiência dos alunos de graduação e nas barreiras e catalisadores para implementação de projetos envolvendo TICs na educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Tel Amiel - Integrante / Eduardo Martins Morgado - Integrante / Michael Orey - Coordenador / José Aires de Castro Filho - Integrante / Mauro C Pequeno - Integrante / Richard West - Integrante / Nick Eastmond - Integrante / McClendon, V. J. - Integrante.Financiador(es): Fund for the Improvement of Post-Secondary Education - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 12
2002 - 2004
Avaliando tempo de engajamento em EAD
Descrição: Criação de um software e uma metodologia para coleta de dados referente ao tempo de engajamento dos alunos em cursos online (EAD). O software foi desenvolvido em HTML+ASP, e utilizado em vários processos de coleta, iterativos, que resultaram na criação de um modelo para coleta de dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tel Amiel - Coordenador / Michael Orey - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2002 - 2003
Sistema Solar Virtual (3D)
Descrição: Projeto de desenvolvimento de software de simulação tri-dimensional para uso no ensino médio e universitário na área de astronomia. Utilizado na investigação de órbitas, planetas, sistemas , e outros assuntos relacionados a simulações em astronomia. A experiência serviu para base de pesquisa qualitativa e de campo sobre o aprendizado dos alunos dentro de um currículo baseado em projetos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Tel Amiel - Integrante / Kenneth Hay - Coordenador.Financiador(es): National Science Foundation - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2012 - 2013
Recursos Educacionais Abertos: Promovendo o Acesso e Intercâmbio de Conhecimento
Descrição: Este projeto tem como objetivo reunir especialistas e praticantes de várias áreas do conhecimento para debater o movimento de Acesso Livre ao Conhecimento (Access to Knowledge, A2K). O evento terá como ponto de partida uma subárea, a dos Recursos Educacionais Abertos (REA), parte de uma agenda global para a provisão sustentável de recursos educacionais e promoção de uma educação para todos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Tel Amiel - Coordenador / Bianca Santana - Integrante.Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2008 - 2010
Novas competências em tecnologias digitais aplicadas na educação em contexto intercultural
Descrição: Projeto que contempla a formação de professores em serviço (60) ao longo de um curso de mestrado com duração de 2 anos, seguidos de 2 anos de aplicação/pesquisa em escolas públicas no entorno da cidade de Campinas. Feito em cooperação com UNED/Espanha..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (60) .
Integrantes: Tel Amiel - Integrante / Sergio Ferreira do Amaral - Coordenador / Mônica Garbin - Integrante / Elaine Messias Gomes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6


Projetos de desenvolvimento


2012 - 2014
Scanner de baixíssimo custo
Descrição: Criar protótipos de scanner de muito baixo custo que possam ser usados em situações onde o reconhecimento de caracteres é essencial. Desenvolver uma arquitetura de software livre para tratamento das imagens..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) .
Integrantes: Tel Amiel - Coordenador / Fernando Penteado - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - Atual
Mapa da Cultura
Descrição: Projeto focado na criação de sistemas e disseminação de conhecimento sobre mapeamento colaborativo. Buscamos facilitar a interface entre sistemas de mapeamento e bases de dados livres (licenças abertas, formatos abertos, protocolos abertos). Desenvolvemos o projeto do Mapa da Cultura de Campinas (http://mapa.cultcampinas.org) que visa disponibilizar de maneira livre e aberta um acervo de mídias sobre a cultura da cidade de Campinas numa perspectiva atual e histórica..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tel Amiel - Coordenador / Gabriel de Souza Fedel - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Livros didaticos abertos utilizando sistemas colaborativos
Descrição: Este projeto tem como meta sistematizar um modelo aberto, colaborativo, e sustentável para criacao de livros didaticos universitários por parte de alunos de graduacao e pos-graduacao..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tel Amiel - Coordenador / Michael Orey - Integrante / Jo McClendon - Integrante / Michael Barbour - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8


Outros Projetos


2014 - 2018
Cátedra UNESCO em Educação Aberta
Descrição: Tem como objetivo fomentar pesquisa, oportunidades de formação e desenvolvimento em torno da Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos, em parceria com Cátedras em outros países. Site: http://www.educacaoaberta.org. Faz parte da Iniciativa Educação Aberta (http://aberta.org.br)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) .
Integrantes: Tel Amiel - Coordenador / Celso J da Costa - Integrante / Maria Renata da Cruz Duran - Integrante / Thiago Soares - Integrante / Airton Zancanaro - Integrante / Monica Pagel Eidelwein - Integrante.Financiador(es): United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 10


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: International Journal of Technology and Educational Innovation
2015 - Atual
Periódico: International Review of Research in Open and Distributed Learning
2013 - Atual
Periódico: Tecnologias, Sociedade e Conhecimento


Revisor de periódico


2005 - 2013
Periódico: Journal of Educational Multimedia and Hypermedia
2009 - Atual
Periódico: ETD : Educação Temática Digital
2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
2013 - 2015
Periódico: INT REV RES OPEN DIS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação a Distância.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Chinês
Compreende Pouco, Fala Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio ARede educa (2o lugar - REA) - Cátedra UNESCO, ARede.
2006
Melhor Artigo WIE-2006, Sociedade Brasileira de Computação.
2000
Ed Ewing Service Award, Department of Communication Studies.
1998
The Order of the Gavel (organização de líderes estudantís da universidade), Virginia Tech.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Sampaio, R.2018Sampaio, R. ; AMIEL, T. . Uma revisão histórica da política pública brasileira de informática na educação. REVISTA HIPÓTESE, v. 4, p. 106-123, 2018.

2.
1Amiel, Tel2017Amiel, Tel; DURAN, M. R. C. ; COSTA, C. J. . Construindo Políticas de Abertura a partir dos Recursos Educacionais Abertos: Uma Análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. REVISTA LATINOAMERICANA DE TECNOLOGÍA EDUCATIVA, v. 16, p. 161-176, 2017.

3.
2VALENTE, J. A.2017VALENTE, J. A. ; FREIRE, F. M. P. ; ARANTES, F. L. ; DABREU, J. V. V. ; Amiel, Tel ; BARANAUSKAS, M.C.C. . Alan Turing tinha Pensamento Computacional? Reflexões sobre um campo em construção. TECNOLOGIAS, SOCIEDADE E CONHECIMENTO, v. 4, p. 7-22, 2017.

4.
3ZANCANARO, A.2017ZANCANARO, A. ; AMIEL, T. . The academic production on open educational resources in Portuguese / La producción académica en portugués sobre recursos educativos en abierto. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 20, p. 81-104, 2017.

5.
5AMIEL, T.2016 AMIEL, T.; SOARES, T. . Identifying Tensions in the Use of Open Licenses in OER Repositories. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 17, p. 122-137, 2016.

6.
4AMIEL, T.2016 AMIEL, T.; KUBOTA, L. C. ; WIVES, W. W. . A systemic model for differentiating school technology integration. Research in Learning Technology, v. 24, p. 1, 2016.

7.
7Amiel, Tel2015Amiel, Tel; SOARES, T. . O contexto da abertura: recursos educacionais abertos, cibercultura e suas tensões. Revista Em Aberto - INEP, v. 28, p. 109-122, 2015.

8.
6AMIEL, T.2015AMIEL, T.; DURAN, M. R. C. . Desafios do trabalho com recursos educacionais abertos na formação inicial docente. Em Rede, v. 2, p. 76-92, 2015.

9.
8AMIEL, T.2014AMIEL, T.; Amaral, Sergio Ferreira . Nativos e imigrantes: Questionando a fluência tecnológica docente. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, p. 1-11, 2014.

10.
10RENATA DA CRUZ DURAN, MARIA2014RENATA DA CRUZ DURAN, MARIA ; DA COSTA, CELSO JOSÉ ; Amiel, Tel . The Open University System of Brazil: a study of learner support facilities in the northern, north-eastern and southern regions. Policy Futures in Education (Online), v. 12, p. 221, 2014.

11.
9Amiel, Tel2014Amiel, Tel. Recursos Educacionais Abertos: uma análise a partir do livro didático de história. Revista História Hoje, v. 3, p. 189-205, 2014.

12.
11AMIEL, T.2013AMIEL, T.. Identifying Barriers to the Remix of Translated Open Educational Resources. INT REV RES OPEN DIS, v. 14, p. 126-144, 2013.

13.
12AMIEL, T.2013AMIEL, T.; SANTOS, K. C. . Uma análise dos termos de uso de repositórios de recursos educacionais digitais no Brasil. Trilha Digital, v. 1, p. 118-133, 2013.

14.
13ARANTES, F. L.2012ARANTES, F. L. ; AMIEL, T. ; MIRANDA, L. C. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, C . Laptops Educacionais em Escolas Públicas: Primeiros Resultados de uma Abordagem Socio-técnica. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 20, p. 31-43, 2012.

15.
14COSTA, C. J.2012COSTA, C. J. ; SILVA, D. A. ; BUONO, L. M. ; GURGEL, M. R. F. ; DURAN, M. R. C. ; MASSARO, T. L. ; AMIEL, T. . Um olhar da região nordeste na avaliação dos polos do sistema Universidade Aberta do Brasil. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. Dezembro, p. 1378-1407, 2012.

16.
16AMIEL, T.2011AMIEL, T.; OREY, Michael ; WEST, Richard . Recursos Educacionais Abertos: Modelos para localização e adaptação. ETD. Educação Temática Digital, v. 1, p. 112-125, 2011.

17.
15AMIEL, T.2011AMIEL, T.. Entre o simples e o complexo: Tecnologia e educação no ensino básico. ComCiência (UNICAMP), v. 131, p. 2, 2011.

18.
17AMIEL, T.;Amiel, Tel2009AMIEL, T.; SQUIRES, J. ; OREY, Michael . Four strategies for designing instruction for diverse cultures. Educational Technology, v. 49, p. 1, 2009.

19.
18AMIEL, T.;Amiel, Tel2008 AMIEL, T.; REEVES, T. C. . Design-based research and educational technology: Rethinking technology and the research agenda. Educational Technology & Society, v. 11, p. 29-40, 2008.

20.
19AMIEL, T.;Amiel, Tel2007AMIEL, T.; McClendon, V. J. ; OREY, Michael . A Model for International Collaborative Development Work in Schools. Educational Media International, v. 44, p. 167-179, 2007.

21.
20AMIEL, T.;Amiel, Tel2007AMIEL, T.; MORCELI, Gustavo . Integração de Alunos Monitores em Salas de Informática: Uma Avaliação. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 15, p. 51-56, 2007.

22.
22AMIEL, T.;Amiel, Tel2006AMIEL, T.. Mistaking computers for technology: Technology literacy and the digital divide. Aace Journal, v. 14, n.3, p. 235-256, 2006.

23.
21Amiel, Tel2006Amiel, Tel; OREY, Michael . Do You Have the Time? Investigating Online Classroom Workload. Journal of Educational Technology Systems, v. 35, p. 31-43, 2006.

24.
23AMIEL, T.;Amiel, Tel2004AMIEL, T.; SARGENT, S. L. . Individual differences in Internet usage motives. Computers in Human Behavior, v. 20, n.6, p. 711-726, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMIEL, T.; WILSON, B. (Org.) . Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2012. 1. ed. Chesapeake, VA: AACE, 2012. v. 1. 2957p .

2.
AMIEL, T.; WEST, Richard (Org.) . Proceedings of the 1st Symposium on Open Educational Resources. 1. ed. Campinas: Educação Aberta, 2011. v. 1. 168p .

Capítulos de livros publicados
1.
KUBOTA, L. C. ; Amiel, Tel ; WIVES, W. W. . Modelando as influências nas condições de uso de diferentes tecnologias em salas de aula. In: Comitê Gestor da Internet no Brasil. (Org.). TIC & Educação 2014. 1ed.São Paulo: CGI, 2015, v. 1, p. 59-66.

2.
DURAN, M. R. C. ; Amiel, Tel ; CASTRO, M. . História e tecnologia: Desafio na formação inicial docente. In: Comitê Gestor da Internet no Brasil. (Org.). TIC & Educação 2014. 1ed.São Paulo: CGI, 2015, v. 1, p. 51-58.

3.
AMIEL, T.. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: Bianca Santana, Carolina Rossini e Nelson De Luca Pretto. (Org.). Recursos Educacionais Abertos: Práticas colaborativas e políticas públicas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. 1, p. 17-34.

4.
AMIEL, T.; HERRINGTON, J. . Authentic Tasks Online: Two Experiences. In: Anders D. Olofsson; J. Ola Lindberg. (Org.). Informed Design of Educational Technologies in Higher Education: Enhanced Learning and Teaching. 1ed.Hershey, PA: IGI-Global, 2012, v. 1, p. 152-165.

5.
AMIEL, T.; OREY, Michael . A Pedagogical Model for Abstract Concepts: Blending Discourse and Experience. In: Michael F. Shaughnessy; Susan Fulgham. (Org.). Pedagogical Models: The Discipline of Online Teaching. 1ed.Hauppauge, NY: Nova Publishers, 2011, v. , p. 19-32.

6.
AMIEL, T.. Multiculturalismo y TIC: Una relacíon cíclica. In: Sergio Ferreira do Amaral; Francisco García García; Antonio Medina Rivilla. (Org.). Aplicaciones educativas y nuevos lenguajes de las TIC. 1ed.Campinas: UNICAMP, 2008, v. , p. 193-206.

7.
MCCLENDON, Vivienne J ; AMIEL, T. ; NI, Xiaopeng . Matchmaker, matchmaker, make me a match. In: Michael Orey; Mary Ann Fitzgerald; Robert Maribe Branch. (Org.). Educational Media and Technology Yearbook. 1ed.: Libraries Unlimited, 2004, v. , p. 108-118.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Sampaio, R. ; AMIEL, T. . O núcleo de tecnologia educacional de campinas no contexto da informática educativa brasileira. In: VI Congresso Brasileiro de Educação, 2017, Bauru. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação. Bauru: UNESP, 2017. v. 1. p. 1940-1947.

2.
Sampaio, R. ; AMIEL, T. . Uma revisão histórica da política pública brasileira de Informática na educação. In: III Encontro de Práticas Pedagógicas, 2017, Sorocaba. Anais do III Encontro de Práticas Pedagógicas. Sorocaba: UFSCAR, 2017. v. 1. p. 1-10.

3.
EIDELWEIN, M. P. ; AMIEL, T. . Polos da universidade aberta como espaços híbridos de formação: Terminologias e atividades. In: XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2017, Rio Grande. Anais do ESUD 2017, 2017. v. 1. p. 1-10.

4.
EIDELWEIN, M. P. ; AMIEL, T. . Construíndo uma tipologia para categorizar atividades em espaços híbridos. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2016, São Carlos. Anais do SIED/EnPED. São Carlos: UFSCAR, 2016. v. 1. p. 1-16.

5.
AMIEL, T.; Fedel, G. S. ; ARANTES, F. L. ; AGUADO, A. G. . Dominando para não ser dominado: Autonomia tecnológica com o Projeto Jovem Hacker. In: XVI Workshop Internacional de Software Livre, 2015, Porto Alegre. Anais do XVI Workshop Internacional de Software Livre. Porto Alegre: FISL, 2015. v. 1. p. 1-13.

6.
AMIEL, T.; SOARES, T. . Um método para auditoria de repositórios abertos com resultados da América Latina. In: 10th Latin American Conference on Learning Objects and Technologies, 2015, Maceió. Anais do CBIE/LACLO. Brasília: SBC, 2015. v. 1. p. 1-1.

7.
Amiel, Tel; ZANCANARO, AIRTON . A produção acadêmica realizada em língua portuguesa sobre Recursos Educacionais Abertos: Um estudo bibliométrico. In: II Workshop sobre Recursos Educativos Abiertos, 2015, Maceió. v. 1. p. 918-1.

8.
DURAN, M. R. C. ; AMIEL, T. ; MOREIRA, E. ; COSTA, C. J. . Modelos estruturais de gestão EaD nas instituições públicas de ensino superior do Brasil. In: Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnología Innovacíon y Educacíon, 2014, Buenos Aires. Anais, 2014. v. 1. p. 1-1.

9.
AMIEL, T.; Pretto, Nelson ; AKIRA, M. ; LIMA, P. S. N. . Curso REA: a construção de um curso aberto apoiado por software livre de mídias sociais. In: II Encontro Regional de Informática de Goiás, 2014, Goiânia. Anais do II Encontro Regional de Informática de Goiás,. Goiânia: UFG, 2014. v. 1. p. 27-40.

10.
ARANTES, F. L. ; AMIEL, T. ; Fedel, G. S. . Nos rumos da autonomia tecnológica ? desafios e lições aprendidas para a formação de jovens. In: III CBIE, 2014, Dourados, MS. Anais do XX Workshop de Informática na Escola. Brasília: Sociedade Brasileira de Computação. v. 1. p. 308-317.

11.
AMIEL, T.. Cultura digital e seus antepassados: Desenvolvendo fluência para inclusão e participação. In: X JORNATEC, 2013, Florianópolis. Anais do X JORNATEC. Florianópolis: SESC, 2013. v. 1. p. 91-96.

12.
AMIEL, T.. Identifying barriers to the remix of open educational resources. In: World Conference on Educational Media and Technology, 2012, Denver. Proceedings of the World Conference on Educational Media and Technology (2012). Chesapeake, VA: AACE, 2012.

13.
AMIEL, T.; SANTOS, K. C. . Uma Análise Dos Termos De Uso De Repositórios De Recursos Educacionais Digitais. In: Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação, 2012, São Paulo. Anais do Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação 2012. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012. v. 1. p. 434-445.

14.
COSTA, C. J. ; DURAN, M. R. C. ; Amiel, Tel ; MASSARO, T. L. . What are the presential poles of the Brazilian Open University system?. In: 4th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2012, Barcelona. EDULEARN12 Proceedings. Barcelona: IATED, 2012. v. 1. p. 5557-5565.

15.
AMIEL, T.. Educação aberta: Novas mídias e configurações de espaços educativos. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: Constatações, análise e proposições. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2012. v. 3. p. 1303-1314.

16.
AMIEL, T.; ARANTES, F. L. ; MIRANDA, L. C. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, C . A Participatory Approach to Scenario Development for XO Laptops in Brazil. In: World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications, 2011, Lisboa. Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2011. Chesapeake, VA: AACE, 2011. v. 1. p. 48-57.

17.
AMIEL, T.. The Localization of Open Educational Resources: The role of culture, user and activity. In: 1st International Symposium on Open Educational Resources, 2011, Logan, Utah. 1st International Symposium on Open Educational Resources, 2011. v. 1. p. 7-28.

18.
OREY, Michael ; AMIEL, T. ; Muñoz, J. ; ROJANO, R. ; SANTAOLAYA, R. . Much a do about culture. In: World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications, 2010, Toronto. Proceedings of the World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications. Chesapeake: AACE, 2010. v. 1. p. 4026-4033.

19.
OREY, Michael ; BARRETO, Daisyane ; ALMASSI, Pouria ; AMIEL, T. ; MORCELI, Gustavo ; BARROS, D. M. V. . A model for service-learning for technology integration: Implications for schools and colleges of education. In: XVII Society for Information Technology and Teacher Education International Conference, 2007, San Antonio. Proceedings of Society for Information Technology and Teacher Education International Conference 2007. Chesapeake, VA: AACE, 2007. v. 1. p. 1807-1812.

20.
MORCELI, Gustavo ; AMIEL, T. ; OREY, Michael ; MORGADO, M. J. L. . Practices, Successes, and Barriers in the Integration of Computer Laboratory Students Monitors in Public Schools: An Evaluation. In: Society for Information Technology and Teacher Education International Conference, 2006, Orlando, FL. Proceedings of Society for Information Technology and Teacher Education International Conference 2006. Chesapeake, VA: AACE, 2006. v. 1. p. 2013-2019.

21.
MCCLENDON, V. J. ; AMIEL, T. ; OREY, Michael . Leveraging Online Innovations: Forging Multicultural Connections for Educational Change. In: Society for Information Technology and Teacher Education International Conference, 2006, Orlando, FL. Proceedings of the Society for Information Technology and Teacher Education International Conference 2006, 2006. v. 1.

22.
MORCELI, Gustavo ; AMIEL, T. . Práticas, sucessos e barreiras na integração de alunos monitores em laboratórios de informática de escolas públicas: Uma avaliação. In: Sociedade Brasileira de Computação, 2006, Campo Grande. Anais do XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, XII Workshop de Informática na Escola, 2006. p. 265-273.

23.
AMIEL, T.; OREY, Michael . Multicultural perspectives on technology: An experiential model in distance education. In: SBIE 2006, 2006, Brasília. II WAPSEDI ? Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet, 2006. v. 1. p. 1-19.

24.
AMIEL, T.; MORGADO, E. M. ; MORGADO, M. J. L. ; MORCELI, Gustavo . Can you help me? Students as catalysts for teacher exploration of computing in public school programs. In: Society for Information Technology and Teacher Education, 2005, Phoenix. Proceedings of Society for Information Technology and Teacher Education International Conference 2005. Chesapeake, VA: AACE, 2005. p. 1696-1701.

25.
AMIEL, T.; HARRELSON, Christah ; OREY, Michael . Faculty reflections on student self-reported workload. In: Association for Educational Communications and Technology, 2004, Chicago, IL. Proceedings of the International Convention of the Association for Educational Communications and Technology, 2004.

26.
HARRELSON, Christah ; AMIEL, T. ; MCCLENDON, V. J. ; OREY, Michael ; Moore, J. . Which way for for the teacher? Comparing two graduate courses that teach technology integration to teachers. In: Association for Educational Communications and Technology, 2004, Chicago. ERIC digest. Washington, DC: ERIC, 2004. p. 334-340.

27.
MCCLENDON, Vivienne J ; NI, Xiaopeng ; THOMAS, M. ; OREY, Michael ; AMIEL, T. . Flexible delivery and the working teacher: Case studies in technology integration graduate education. In: XV Society for Information Technology and Teacher Education Conference, 2004, Atlanta. Proceedings of Society for Information Technology and Teacher Education International Conference 2004. Chesapeake, VA: AACE, 2004. v. 1. p. 574-581.

28.
AMIEL, T.. Creating history through a web-based associative network. In: World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, & Higher Education, 2003, Phoenix, AZ. Proceedings of the World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, & Higher Education. Chesapeake, VA: AACE, 2003. v. 1. p. 374-377.

29.
AMIEL, T.; MCCLENDON, Vivienne J ; OREY, Michael . Real time in the virtual classroom: A case study of student time use and behaviors in an online classroom. In: World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, & Higher Education, 2003, Phoenix, AZ. Proceedings of the World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, & Higher Education. Chesapeake, VA: AACE, 2003. v. 1. p. 1946-1952.

30.
AMIEL, T.; CLINE, Margaret . Designing on-demand web-based instruction using minimalist principles. In: World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, 2003, Honolulu, HI. Proceedings of the World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications Conference. Chesapeake, VA: AACE, 2003. v. 1. p. 2625-2631.

31.
MCCLENDON, Vivienne J ; AMIEL, T. ; OREY, Michael ; NI, Xiaopeng . Parties of three: Fostering learning communities. In: World Conference on E-learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education, 2003, Phoenix. ELEARN Proceedings. Chesapeake, VA: AACE, 2003. v. 1. p. 1946-1952.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHMIDT, S. C. ; AMIEL, T. ; Sampaio, R. ; PIRES, D. S. . Formando para Criar: Agência Livre Colaborativa de Notícias. In: XVI Workshop Internacional de Software Livre, 2015, Porto Alegre. Anais do XVI Workshop Internacional de Software Livre. Porto Alegre: FISL, 2015. v. 1. p. 1-7.

2.
PENTEADO, A. F. C. ; AMIEL, T. . Construindo um Scanner de Baixíssimo Custo. In: XVI Workshop Internacional de Software Livre, 2015, Porto Alegre. Anais do XVI Workshop Internacional de Software Livre. Porto Alegre: FISL, 2015. v. 1. p. 1-7.

3.
AMIEL, T.; DURAN, M. R. C. ; MOREIRA, E. ; COSTA, C. J. . Investigating the structure of the Open University of Brazil. In: EDEN Conference, 2014, Zagreb. EDEN 2014 Annual Conference. Budapest: European Distance and e-Learning Network, 2014. v. 1. p. 70-70.

4.
AMIEL, T.; SOARES, T. ; Ochoa, X. . Creating a map for OER initiatives in Latin America. In: Nona Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2014, Manizales, Colômbia. Anais do Workshop AREA: Accesibilidad en Recursos Educativos Abiertos, 2014. v. 1. p. 596-600.

5.
Amiel, Tel. Além das licenças: Alinhando recursos educacionais abertos e uma cultura digital. In: III Seminário Webcurrículo, 2012, São Paulo. Anais do III Seminário WebCurrículo: Educação e Mobilidade. São Paulo: PUCSP, 2012. v. 1.

6.
WANDERLEY, C. ; AMIEL, T. . Empowering local communities in Campinas in the digital world. In: The Memory of the World in the Digital Age: Digitization and Preservation, 2012, Vancouver. Proceedings of The Memory of the World in the Digital Age: Digitization and Preservation. Vancouver: UNESCO, 2012. p. 1405-1406.

7.
GET Group ; CASTRO FILHO, J. A. ; AMIEL, T. ; WEST, Richard ; Amaral, Sergio Ferreira . What are the Cultural Artifacts for Two Localization Strategies for Open Educational Resources: LOCA and n-Culture. In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, 2009, San Diego. Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2009. Chesapeake, VA: AACE. v. 1. p. 2275-2278.

8.
OREY, Michael ; CASTRO FILHO, J. A. ; AMIEL, T. ; MCCLENDON, V. J. . Changing Perspectives: Reflections on Four Years of International-Service Learning in US and Brazil. In: Society for Information Technology and Teacher Education International Conference, 2007, San Antonio. Society for Information Technology and Teacher Education International Conference. Chesapeake, VA: AACE, 2007. p. 1813-1815.

9.
AMIEL, T.; MCCLENDON, V. J. ; OREY, Michael . A pedagogical approach to writing e-books. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007, São Paulo. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Brasília: SBC, 2007. v. 1.

10.
OREY, Michael ; AMIEL, T. ; MCCLENDON, Vivienne J . The World Almanac of Educational Technologies. In: Society for Information Technology and Teacher Education, 2006, Orlando. Proceedings of Society for Information Technology and Teacher Education International Conference 2006. Chesapeake, VA: AACE, 2006. v. 1. p. 2032-2034.

11.
AMIEL, T.; OREY, Michael ; MORCELI, Gustavo . Almanaque Mundial de Tecnologias Educacionais (AMTE). In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, São Paulo. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007. v. 1. p. 10-12.

12.
OREY, Michael ; AMIEL, T. ; MCCLENDON, V. J. ; EASTMOND, Nick ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, M. C. ; MORGADO, E. M. . The world as our classroom: Teacher preparation for a global age. In: Society for Information Technology and Teacher Education, 2005, Phoenix. Proceedings of Society for Information Technology and Teacher Education International Conference 2005. Chesapeake, VA: AACE, 2005. v. 1. p. 1736-1738.

13.
OREY, Michael ; McClendon, V. J. ; AMIEL, T. . The world almanac of educational technologies - A free web book. In: XVI Society for Information Technology and Teacher Education, 2005, Phoenix. Proceedings of Society for Information Technology and Teacher Education International Conference 2005. Chesapeake, VA: AACE, 2005. v. 1. p. 1733-1735.

14.
AMIEL, T.; TSURUSAKI, Blakely ; HAY, Kenneth . Using modeling-based inquiry in the virtual solar system. In: World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, 2003, Honolulu, HI. Proceedings of the World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications Conference. Chesapeake, VA: AACE, 2003. v. 1. p. 2237-2240.

15.
MCCLENDON, Vivienne J ; AMIEL, T. ; OREY, Michael . Supporting student collaboration online. In: Distance Learning Administration Conference, 2003, Jekyll Island, GA. Proceedings of the Distance Learning Administration 2003 Conference, 2003. v. 1. p. 93-94.

16.
TSURUSAKI, Blakely ; AMIEL, T. ; DEATON, Benjamin ; MINCHEW, Cynthia ; RECESSO, Art ; SHAW, J. ; THOMSON, N. ; BRYAN, L. ; HAY, Kenneth . Virtual reality modeling in science. In: World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia, and Telecommunications, 2003, Honolulu. EDMEDIA Proceedings. Chesapeake, VA: AACE, 2003. v. 1. p. 1199-1201.

Apresentações de Trabalho
1.
AMIEL, T.. Digital intermediaries: Some implications for educational institutions. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AMIEL, T.. Dimensões e tensão de uma educação (mais) aberta. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AMIEL, T.. The Role of the OER Community. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AMIEL, T.. Issues of equity and quality in OER. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
AMIEL, T.. Condições e desafios para práticas envolvendo recursos educacionais abertos no ensino superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AMIEL, T.; SILVEIRA, S. A. . Educação, comunicação, cultura e capitalismo contemporâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
AMIEL, T.. Cátedra UNESCO em Educação Aberta. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
AMIEL, T.; SOARES, T. . Free or open? Investigating intellectual property rights and openness for OER repositories in Latin America. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
AMIEL, T.; DURAN, M. R. C. ; COSTA, C. J. ; MASSARO, T. L. . Tinkering towards openness: Analyzing open practices and resources in the Open University of Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Amiel, Tel. Educação Aberta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Amiel, Tel. Cátedra UNESCO em Educação Aberta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
AMIEL, T.. Ferramentas abertas na educação: considerações sobre o acordo Google-Unicamp. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Amiel, Tel; NEUMANN, J. . Mapping OER: Prototypes and challenges. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
AMIEL, T.. Gambiarra, jeitinho e geringonça. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
AMIEL, T.. How Not to Think About Technology in Education. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
AMIEL, T.; NEO, M. . Open, Hybrid and Emerging Publishing Models. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
AMIEL, T.; Pretto, Nelson ; GONSALES, P. ; PARENTE, R. ; PEDRO, S. ; INAMORATO, A. . OER in Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
AMIEL, T.; FREIRE, F. M. P. ; ARANTES, F. L. . Novas mídias em sala de aula: Configurações de ambientes, prática e recursos educacionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
WANDERLEY, C. ; AMIEL, T. . Empowering local comunities in Campinas in the Digital World. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Amiel, Tel. Inclusão, Educação e a Cultura Digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
Amiel, Tel. Cultura livre e inovação na educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
Amiel, Tel. Educação aberta: Como criar recursos educacionais para um público desconhecido?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
Amiel, Tel. Educação para uma cultura digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
HARASIM, L. ; DUNLOP, J. ; AMIEL, T. ; AMORY, A. ; WILSON, B. . What future does instructional design have in today's world of social media and emerging technologies?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
AMIEL, T.; ARANTES, F. L. ; MIRANDA, L. C. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, C . A Participatory Approach to Scenario Development for XO Laptops in Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
AMIEL, T.. How not to think about tecnology and education. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
AMIEL, T.; PEZZO, Thiago ; AMORIM, S. A. A. . Metodologia participativa para desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos para Sociologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
AMIEL, T.. Educação a distância, recursos educacionais, e acesso a informação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
Amiel, Tel. Como não pensar em tecnologia e educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
AMIEL, T.; OREY, Michael . Recursos educacionais abertos: Modelos para adaptação e localização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
AMIEL, T.. Recursos educacionais abertos (REA): Criação, uso e remix. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
Amiel, Tel. Tendências na produção de recursos educacionais para o ensino a distância da UAB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
Amiel, Tel. Pensamento sistêmico: Tecnologia e escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
Amiel, Tel. Da educação a distância a educação aberta: Desafios de implementação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
Amiel, Tel. Projeto Synapses. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
AMIEL, T.; OREY, Michael ; WEST, Richard . Open educational resources and multiculturalism. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
OREY, Michael ; McClendon, V. J. ; AMIEL, T. . Open-resource e-books in education. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SANTOS, M. A. ; MORGADO, E. M. ; AMIEL, T. . Uma experiência multicultural: O projeto little penpals. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
Amiel, Tel. The World Almanac of Educational Technologies. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
AMIEL, T.; MCCLENDON, V. J. ; OREY, Michael . Opening doors and minds: Extending teacher education through technology integration. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
OREY, Michael ; McClendon, V. J. ; AMIEL, T. . The world almanac of educational technology. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
OREY, Michael ; McClendon, V. J. ; AMIEL, T. . Changing perspectives - Establishing and exchange program for teachers between the US and Brazil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
OREY, Michael ; McClendon, V. J. ; AMIEL, T. . Is it time for technology certification for technology coordination in the schools?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
OREY, Michael ; AMIEL, T. . Providing a framework for international exchanges: Multicultural education and studying abroad. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
THOMAS, M. ; AMIEL, T. . Opportunities for language and multicultural education. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

46.
AMIEL, T.. Fulfilling the empty promise of instructional technologies. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
TSURUSAKI, Blakely ; AMIEL, T. ; MINCHEW, Cynthia ; DEATON, Benjamin . Virtual solar system and virtual gorilla: 3-D modeling software for science classrooms. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
AMIEL, T.; TSURUSAKI, Blakely . Constructing your universe using modeling-based inquiry. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
Amiel, Tel. Educação a distância. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
MINCHEW, Cynthia ; AMIEL, T. ; HAY, Kenneth ; BRYAN, L. ; THOMSON, N. ; RECESSO, Art . Putting the solar system in your hand. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

51.
AMIEL, T.; SARGENT, S. L. . Individual differences in internet usage motives. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
AMIEL, T.; MCCLENDON, Vivienne J ; OREY, Michael . It's about time: A case study of student time use and behaviors in a synchronous virtual classroom. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Amiel, Tel. Foreword. Cidade do Cabo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
AMIEL, T.; WEST, Richard . Editorial, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

3.
AMIEL, T.. Escola Lumiar, 2007. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AMIEL, T.. Avaliação do projeto Kidsmart de inclusão digital para a educação infantil (SP). 2009.

2.
AMIEL, T.. Capacitação de assistentes sociais utilizando design baseado em cenário (WA/Australia). 2007.

Programas de computador sem registro
1.
AMIEL, T.; Fedel, G. S. . Ciclope: Um sistema para apresentação de dados estrurados georeferenciados. 2015.

2.
AMIEL, T.. Sistema para reflexão sobre conceitos abstratos. 2004.

3.
AMIEL, T.; OREY, Michael . Web-based time-on-task tool. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
SOARES, T. ; AMIEL, T. . Recursos educacionais na Universidade Aberta do Brasil: Perspectivas e práticas. 2017.

2.
WEST, Richard ; CASTRO FILHO, J. A. ; AMIEL, T. ; OREY, Michael . Preparando especialistas multidisciplinares no design e uso de objetos de aprendizagem com saliências multiculturais. 2007.

3.
Amiel, Tel; OREY, Michael . Interdisciplinary Certificate Program in Educational Psychology and Instructional Technology. 2005.

4.
AMIEL, T.; MCCLENDON, V. J. ; OREY, Michael ; CASTRO FILHO, J. A. ; MORGADO, E. M. . Mudando Perspectivas: Integração de tecnologia e a sala de aula multicultural. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BACSICH, P. ; NEUMANN, J. ; FARROW, R. ; AMIEL, T. ; WILTON, D. . Conceptual issues in mapping OER. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SANTOS, E. O. ; AMIEL, T. ; FANTIN, M. . Dispositivos móveis na educação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
Amiel, Tel; SILVEIRA, S. A. ; INAMORATO, A. . Seminário Recursos Educacionais: desafios e perspectivas para educação aberta. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
PEZZI, R. ; Pretto, Nelson ; MENEGAT, R. ; AMIEL, T. ; MEIRELLES, P. . Dados Abertos, Tecnologias Livres e Ciência Aberta e Cidadã. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
AMIEL, T.. A rede, a vara, o peixe. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
AMIEL, T.. Recursos Educacionais Abertos comemoram 10 anos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
AMIEL, T.; Pretto, Nelson ; SEBRIAM, D. . Autonomia e compartilhamento estão mais próximos da realidade das escolas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
Amiel, Tel; Pretto, Nelson ; VANHONI, A. ; INAMORATO, A. ; PARENTE, R. ; PEDRO, S. . OER in Brazil. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
Amiel, Tel; GONSALES, P. ; Hutner, Mary Lane ; SALLUM, J. ; FONSECA, D. J. . Experiências de produção colaborativa de recursos e formação de professores. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

10.
Amiel, Tel. Como não pensar em tecnologia e educação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

11.
Amiel, Tel; STAA, B. V. ; TAGNIN, F. ; COSTA, F. . Tecnologia e currículo além da escola. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
AMIEL, T.; PEZZO, Thiago ; VERMEERSCH, P. ; CAMPOS, M. F. ; LOPES, G. . Roteiro do Centro Histórico do Centro de Campinas. 2012; Tema: Cartografia colaborativa. (Site).

2.
AMIEL, T.. Educação Aberta. 2010; Tema: Página da Cátedra UNESCO em Educação Aberta. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMIEL, T.; GONSALES, P. ; BRANCO, S. . Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Amiel, Tel; SANTANA, B ; Pretto, Nelson ; AKIRA, M. ; PEZZI, R. ; DURAN, M. R. C. ; PEREIRA, D. ; LENON, W. ; PINHEIRO, D. ; VIEIRA, M. S. . Curso Recursos Educacionais Abertos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Amiel, Tel. Recursos Educacionais Abertos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Amiel, Tel; SANTANA, B . Recursos Educacionais Abertos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
AMIEL, T.. Recursos Educacionais Abertos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
AMIEL, T.; MORAIS, Elayne ; RIBEIRO, Aline . Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno para professores).

7.
AMIEL, T.. Fluência e alfabetização tecnológicas do professor. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

8.
AMIEL, T.. Fluência tecnologica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
AMIEL, T.. Wiki-based e-books. 2007 (Apresentação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
EVANGELISTA, R.; KANASHIRO, M. M.; AMIEL, T.. Participação em banca de Daniel Soares Pires. Internet.org - Inclusão digital em mãos privadas. 2017. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SA NETO, A. A.; FURNIVAL, A. C. M.; AMIEL, T.. Participação em banca de Danielle de Carla Divardin. O audiovisual na educação brasileira: Do cinema educativo às mídias digitais. 2016.

3.
KANASHIRO, M. M.; BARATA, G.; AMIEL, T.. Participação em banca de Veronique Hourcade. O movimento ciência aberta no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
Amaral, Sergio Ferreira; NETO, J. M.; BIANCHINI, David; AMIEL, T.. Participação em banca de Marcelo Colombo. Desenvolvimento de ferramenta de autoria para aplicação de vídeos digitais interativos na educação. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
Amaral, Sergio Ferreira; MIRANDA, C. E. A.; BIANCHINI, David; AMIEL, T.; MAHER, J. P.. Participação em banca de Cristiane Degrecci Turrini. O roteiro nas produções de vídeo digital práticas inovadoras no ensino de língua portuguesa. 2009.

6.
Amaral, Sergio Ferreira; MAHER, J. P.; AMIEL, T.. Participação em banca de Rosária Nakashima. A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
Amaral, Sergio Ferreira; SILVA, D.; AMIEL, T.. Participação em banca de Karla Isabel de Souza. Video digital na educação: Aplicação da narrativa audiovisual. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SILVA, D.; GARCIA, M. N.; BIANCHINI, David; Amaral, Sergio Ferreira; AMIEL, T.. Participação em banca de Estéfano Vizconde Veraszto. Tecnologia e sociedade: relações de casualidade entre concepções e atitudes de graduandos do Estado de São Paulo. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
SILVA, D.; Miranda, N. A.; GARCIA, M. N.; Amaral, Sergio Ferreira; AMIEL, T.. Participação em banca de Fernanda Oliveira Simon. Percepção de ciência: relações entre conhecimentos,crenças,atitudes e fatores sócio-demográficos. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
MALLMANN, E. M.; FERREIRA, L. S.; ALBERTI, T. F.; AMIEL, T.; SANTOS, E. O.. Participação em banca de Juliana Sales Jacques. Performance Docente na Produção de Recursos Educacionais Abertos no Ensino Superior: ato ético e estético no processo emancipatório. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
SILVA, D.; GARCIA, M. N.; AMIEL, T.. Participação em banca de Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel. A Concepção dos Futuros Professores Sobre Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação Baseadas em Softwares Livres e Open Source: Uma Análise Pela Modelagem de Equações Estruturais. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
SILVA, D.; GARCIA, M. N.; Amaral, Sergio Ferreira; AMIEL, T.. Participação em banca de Fernanda Oliveira Simon. Percepção Pública de Ciência: Criação e Validação de um Instrumento. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
Amaral, Sergio Ferreira; SILVA, D.; BIANCHINI, David; AMIEL, T.. Participação em banca de Ilda Basso. Formação continuada de professores competências e habilidades e o uso da linguagem digital interativa: Perspectiva dos gestores. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
EVANGELISTA, R.; KANASHIRO, M. M.; AMIEL, T.. Participação em banca de Daniel Soares Pires. Internet.org: Inclusão digital em mãos privadas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Divulgação científica e cultural) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SA NETO, A. A.; FURNIVAL, A. C. M.; AMIEL, T.. Participação em banca de Danielle de Carla Divardin. O audiovisual na educação brasileira: Do cinema educativo às mídias digitais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
CAMARGO, V. R. T.; BODSTEIN, C. L. F.; AMIEL, T.. Participação em banca de Marcos Rogério Pereira. Produção e divulgação científica na era digital: Um estudo a partir do projeto de pesquisa em mudanças climáticas Alcscens. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Divulgação científica e cultural) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
PINTO NETO, P. C.; AMIEL, T.; MONTANHER, V. C.; SIMONI, J. A.. Participação em banca de José Adolfo Mota de Almeida. A lousa digital interativa: Táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Amaral, Sergio Ferreira; AMIEL, T.. Participação em banca de Luciana Porto Fagundes.O uso da lousa interativa digital em uma prática pedagógica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
AMIEL, T.. Prêmio Educadores Inovadores. 2010. Microsoft Corporation.

2.
AMIEL, T.; CHAVES, E. O. C.. Prêmio Instituto Claro. 2009. Claro Tecnologia Ltda.

3.
AMIEL, T.. Prêmio Educadores Inovadores. 2008. Microsoft Corporation.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3o Encontro Interministerial - Diálogo sobre políticas públicas e indicadores TIC no Brasil.Cenário Brasil: Apresentação de Indicadores TIC no Brasil Pesquisa - TIC na Educação. 2017. (Encontro).

2.
Educação na Era Digital: contribuições para a Estratégia Digital Brasileira?.Para onde aponta a tecnologia e quais são as implicações para a educação do Século XXI?. 2017. (Oficina).

3.
9º Reunião Ordinária do Fórum de Coordenadores UAB.Recursos Educacionais Abertos e Processos de Licenciamento. 2016. (Encontro).

4.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2016. (Congresso).

5.
Global Media and Information Literacy Week."Digital intermediaries": Algumas implicações para instituições educacionais. 2016. (Encontro).

6.
OpenCon Campinas.Dimensões e tensões de uma educação (mais) aberta. 2016. (Encontro).

7.
Fórum ARede Educa.Cátedra UNESCO - Educação Aberta. 2015. (Seminário).

8.
Fórum Internacional de Software Livre (FISL).Jovem Hacker, Agência Livre e Scanner de Baixíssimo Custo. 2015. (Outra).

9.
Open Education Global 2015. Free or open? Investigating intellectual property rights and openness for OER repositories in Latin America. 2015. (Congresso).

10.
Recursos Educacionais: Desafios e perspectivas para educação aberta.Produção colaborativa de recursos, publicação e uso compartilhado na educação. 2015. (Seminário).

11.
Seminário Internacional Recursos Educacionais Abertos.Cátedra UNESCO - Educação Aberta. 2015. (Seminário).

12.
VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. Aprendizagem Colaborativa. 2015. (Congresso).

13.
Campus Party. Sofware Livre e REA & Hubs Criativos. 2014. (Feira).

14.
The 11th Annual Open Education Conference. Mapping OER: Prototypes and challenges. 2014. (Congresso).

15.
Recursos e Práticas Educacionais Abertas no Ensino Superior: Desafios e Oportunidades.Recursos Educacionais Abertos: Experiências de sucesso. 2013. (Seminário).

16.
X JORNATEC.Cultura digital e seus antepassados: Desenvolvendo fluência para inclusão e participação. 2013. (Seminário).

17.
Arena Digital Campinas. 2012. (Encontro).

18.
Campus Party.Cultura livre, inovação e ética hacker. 2012. (Encontro).

19.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação. I Workshop Recursos Educacionais Abertos. 2012. (Congresso).

20.
Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação. Uma Análise Dos Termos De Uso De Repositórios De Recursos Educacionais Digitais. 2012. (Congresso).

21.
EdMedia 2012 - World Conference on Educational Media and Technology. Identifying barriers to the remix of open educational resources (OER). 2012. (Congresso).

22.
III Seminário Web Currículo.Além das licenças: Alinhando recursos educacionais e uma cultura digital. 2012. (Seminário).

23.
Institucionalização da EaD no Brasil: polos UAB. 2012. (Simpósio).

24.
Seminário Educação Digital - Formação dos Profissionais da Educação (MEC).Educação para uma cultura digital. 2012. (Seminário).

25.
V Fórum Brasileiro de Museus. 2012. (Congresso).

26.
World Open Educational Resources Congress. OER in Brazil. 2012. (Congresso).

27.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Educação Aberta: Novas mídias e configurações de espaços educativos. 2012. (Congresso).

28.
Construção/Representação do Espaço Digital, Arquitetônico, Literário.Cultura e design instrucional: Considerações sobre atividade e identidade no espaço escolar. 2011. (Encontro).

29.
Gestão de Pólos e de Cursos a Distância e Recursos para o Ensino de Matemática. 2011. (Encontro).

30.
I Fórum da Internet no Brasil. 2011. (Encontro).

31.
I Fórum Internacional Sobre Prática Docente Universitária :Inclusão Social e Tecnologias de Informação e Comunicação.Tecnologias de informação e comunicação: sala de aula e construção da cidadania digital. 2011. (Simpósio).

32.
Material didático digital: Recursos educacionais abertos e qualidade na educação.Experiências de produção colaborativa de recursos de formação de professores. 2011. (Encontro).

33.
UNESCO OER Policy Guidelines Expert Meeting. 2011. (Encontro).

34.
Educational Leaders Forum. 2010. (Encontro).

35.
I Encontro das Comissões Editoriais dos Fóruns de Área UAB.Tendências na produção de recursos educacionais para o ensino a distância da UAB. 2010. (Oficina).

36.
III Colóquio Internacional Brasil x Espanha Educação e Tecnologias Digitais: Experiências Inovadoras.Recursos Educacionais Abertos: Modelos para adaptação e localização. 2010. (Simpósio).

37.
Learning and Technology World Forum. 2010. (Seminário).

38.
Seminário internacional UNESCO: O impacto das TICs na educação.Da educação a distância à educação aberta: Desafios de implementação. 2010. (Seminário).

39.
Seminário internacional UNESCO: O impacto das TICs na educação.Pensamento sistêmico: Tecnologia e escola. 2010. (Encontro).

40.
Congresso de Tecnologia Educacional Aplicada à Sala de Aula. Recursos digitais educacionais: Princípios e iniciativas. 2009. (Congresso).

41.
Congresso de Tecnologia Educacional Aplicada à Sala de Aula. Recursos digitais educacionais: Práticas de produção na escola. 2009. (Congresso).

42.
Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos: Desafios e Perspectivas. 2009. (Encontro).

43.
II Fórum do Instituto Claro. 2009. (Encontro).

44.
II Simpósio Internacional sobre Novas Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação.Projetos Internacionais Multidisciplinares no design e uso de recursos de aprendizagem com saliências Interculturais.. 2009. (Seminário).

45.
Interdidática.Vídeo Digital Educativo: Transformando consumidores em produtores. 2009. (Encontro).

46.
International expert meeting on the school of the future today: A systemic approach to technology-based school innovations.Projeto Sinapses. 2009. (Encontro).

47.
Learning and Technology World Forum. 2009. (Seminário).

48.
Prêmio Educadores Inovadores. 2009. (Outra).

49.
Society for Information Technology and Teacher Education. What are the Cultural Artifacts for Two Localization Strategies for Open Educational Resources: LOCA and n-Culture. 2009. (Congresso).

50.
I Seminário Web Currículo.Tecnologia e currículo além da escola. 2008. (Seminário).

51.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Recursos educacionais abertos e interculturalidade. 2008. (Simpósio).

52.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.A pedagogical approach to writing e-books. 2007. (Simpósio).

53.
http://janette.myweb.uga.edu/diversity/.K-12 strand. 2006. (Encontro).

54.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Almanaque Mundial de Tecnologias Educacionais. 2006. (Simpósio).

55.
Sociedade Brasileira de Computação. Práticas, sucessos e barreiras na integração de alunos monitores em laboratórios de informática de escolas públicas: Uma avaliação. 2006. (Congresso).

56.
Society for Information Technology and Teacher Education. Society for Information Technology and Teacher Education. 2005. (Congresso).

57.
CAPES-FISPE - Reunião Binacional do Programa de Consórcio em Educação Superior - Brasil/Estados Unidos. 2004. (Encontro).

58.
Eastern Educational Research Association. Changing perspectives: Technology integration and the multicultural classroom. 2004. (Congresso).

59.
Programa STEPE: Graduacao de Aluno Monitor.O futuro das tecnologias na minha escola. 2004. (Encontro).

60.
Southeastern Association of Educational Studies. Fulfilling the empty promise of instructional technologies. 2004. (Congresso).

61.
VI Jornada da Computacao.Confundindo computadores e tecnologias: O que são e porque usamos tecnologias educacionaisConfundindo computadores e tecnologias: O que são e porque usamos tecnologias educacionais. 2004. (Encontro).

62.
World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications. Mistaking computers for technology: Technology literacy and the digital divide. 2004. (Congresso).

63.
CAPES-FISPE - Reunião Binacional do Programa de Consórcio em Educação Superior - Brasil/Estados Unidos. 2003. (Encontro).

64.
Eastern Educational Research Association. It's about time: A case study of student time use and behaviors in a synchronous virtual classroom. 2003. (Congresso).

65.
International Communication Association. Digital divide in Brazil: Origins and social consequences. 2003. (Congresso).

66.
World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications. Designing on-demand web-based instruction using minimalist principles. 2003. (Congresso).

67.
XI Service Learning in Higher Education Conference. Auxiliando organização não-governamentais a projetarem suas vozes. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMIEL, T.; GONSALES, P. ; SEBRIAM, D. . Consulta Regional América Latina e Caribe para o II Congresso Global REA. 2017. (Outro).

2.
AMIEL, T.; RODES, V. ; FRANGO, I. ; ARCOS, B. L. . IV Workshop Internacional Recursos Educacionais Abertos. 2017. (Congresso).

3.
RODES, V. ; Amiel, Tel ; CAEIRO, M. . II Workshop Internacional Recursos Educacionais Abertos. 2015. (Congresso).

4.
Campinas, FCDC ; AMIEL, T. . II Semana de Cultura Digital de Campinas e Região. 2013. (Outro).

5.
WANDERLEY, C. ; AMIEL, T. . Espaço e cultura digital: Modos de ocupação. 2012. (Outro).

6.
AMIEL, T.; Rossini, Carolina ; UNESCO . Fórum Regional (América Latina) do Congresso Mundial de Recursos Educacionais Abertos. 2012. (Outro).

7.
AMIEL, T.; SANTANA, B . Recursos Educacionais Abertos: Promovendo o Acesso e Intercâmbio de Conhecimento. 2012. (Congresso).

8.
AMIEL, T.. Workshop Recursos Educacionais Abertos. 2012. (Congresso).

9.
AMIEL, T.; CASTRO FILHO, J. A. ; OREY, Michael ; WEST, Richard . I Workshop Recursos Educacionais Abertos/ II Simpósio Recursos Educacionais Abertos. 2012. (Congresso).

10.
AMIEL, T.; WANDERLEY, C. . Fórum Permanente: Acesso a informação: Recursos digitais, disseminação de conhecimento e valorização do conteúdo local.. 2011. (Outro).

11.
AMIEL, T.; WEST, Richard . 1st International Symposium on Open Educational Resources: Issues for Globalization and Localization. 2011. (Congresso).

12.
AMIEL, T.; WANDERLEY, C. . Simpósio Internacional Educação, cultura e recursos abertos: Compartilhando conhecimentos através de fronteiras. 2011. (Outro).

13.
WANDERLEY, C. ; Amiel, Tel . GT: TICs outras tecnologias em sala de aula. 2011. (Outro).

14.
AMIEL, T.; BOCK, Laura ; BOORA, Raj . Dissertation Help Sessions. 2006. (Congresso).

15.
BOORA, Raj ; BOCK, Laura ; AMIEL, T. . Pushing the boundaries: Thought provoking papers in technology and education. 2005. (Congresso).

16.
BOORA, Raj ; BOCK, Laura ; AMIEL, T. . Dissertation Help Sessions. 2005. (Congresso).

17.
AMIEL, T.; BOORA, Raj ; BOCK, Laura . Pushing the boundaries: Thought provoking papers in technology and education. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Supervisão de pós-doutorado
1.
Monica Pagel Eidelwein. Início: 2016. Universidade Estadual de Campinas.


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Robson Bomfim Sampaio. Modelando e identificando tensões na implementação de um projeto de tecnologia educacional na Rede Municipal de educação de Campinas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tel Amiel.



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Amiel, Tel. The World Almanac of Educational Technologies. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Amiel, Tel. Pensamento sistêmico: Tecnologia e escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Amiel, Tel. Da educação a distância a educação aberta: Desafios de implementação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Amiel, Tel. Como não pensar em tecnologia e educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Amiel, Tel. Inclusão, Educação e a Cultura Digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Amiel, Tel. Cultura livre e inovação na educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Amiel, Tel. Educação aberta: Como criar recursos educacionais para um público desconhecido?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Amiel, Tel. Educação Aberta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Amiel, Tel. Cátedra UNESCO em Educação Aberta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
AMIEL, T.. Digital intermediaries: Some implications for educational institutions. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
AMIEL, T.. Dimensões e tensão de uma educação (mais) aberta. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
AMIEL, T.. The Role of the OER Community. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
AMIEL, T.. Issues of equity and quality in OER. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
AMIEL, T.. Condições e desafios para práticas envolvendo recursos educacionais abertos no ensino superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
AMIEL, T.; SILVEIRA, S. A. . Educação, comunicação, cultura e capitalismo contemporâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
AMIEL, T.. Cátedra UNESCO em Educação Aberta. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Amiel, Tel. Recursos Educacionais Abertos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Amiel, Tel; SANTANA, B . Recursos Educacionais Abertos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Amiel, Tel; SANTANA, B ; Pretto, Nelson ; AKIRA, M. ; PEZZI, R. ; DURAN, M. R. C. ; PEREIRA, D. ; LENON, W. ; PINHEIRO, D. ; VIEIRA, M. S. . Curso Recursos Educacionais Abertos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
AMIEL, T.. Fluência e alfabetização tecnológicas do professor. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Amiel, Tel; STAA, B. V. ; TAGNIN, F. ; COSTA, F. . Tecnologia e currículo além da escola. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Amiel, Tel; GONSALES, P. ; Hutner, Mary Lane ; SALLUM, J. ; FONSECA, D. J. . Experiências de produção colaborativa de recursos e formação de professores. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
Amiel, Tel. Como não pensar em tecnologia e educação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
Amiel, Tel; Pretto, Nelson ; VANHONI, A. ; INAMORATO, A. ; PARENTE, R. ; PEDRO, S. . OER in Brazil. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
SANTOS, E. O. ; AMIEL, T. ; FANTIN, M. . Dispositivos móveis na educação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
Amiel, Tel; SILVEIRA, S. A. ; INAMORATO, A. . Seminário Recursos Educacionais: desafios e perspectivas para educação aberta. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
PEZZI, R. ; Pretto, Nelson ; MENEGAT, R. ; AMIEL, T. ; MEIRELLES, P. . Dados Abertos, Tecnologias Livres e Ciência Aberta e Cidadã. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
AMIEL, T.. Educação Aberta. 2010; Tema: Página da Cátedra UNESCO em Educação Aberta. (Site).

2.
AMIEL, T.; PEZZO, Thiago ; VERMEERSCH, P. ; CAMPOS, M. F. ; LOPES, G. . Roteiro do Centro Histórico do Centro de Campinas. 2012; Tema: Cartografia colaborativa. (Site).



Outras informações relevantes


Membro do Coletivo Revoada (http://revoada.net.br).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 17:02:49