Eduardo José Silva Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2713501815300381
  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Eduardo Lima é aluno graduado em História pela UFRPE e mestre pela mesma instituição. Em seus trabalhos analisa a construção de um sentimento regional e o Movimento Regionalista de 1923 utilizando como meio o desenvolvimento do Futebol na capital do estado de Pernambuco. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Estadual do Tocantins- UNITINS onde desenvolve pesquisas sobre movimentos de ocupação urbana na cidade de Palmas, como também a história da construção da cidade sob a ótica dos trabalhadores. Exerce o cargo de Coordenador de Extensão e Desenvolvimento Social junto à Pró Reitoria de Extensão da Unitins e coordena o Núcleo de Estudos em Direitos Humanos _Nedih. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo José Silva Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, E. J. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Tocantins, Reitoria, Pró-Reitoria Acadêmica.
Quadra 108 Sul Alameda 11
Plano Diretor Sul
77020122 - Palmas, TO - Brasil
Telefone: (63) 32184921


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em História Social da Cultura Regional.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Recife entra em campo: história social do futebol em Recife (1905-1937),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Tiago de Melo Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2010
Graduação em Licenciatura Plena em História.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: FUTEBOL E MODERNIDADE NO RECIFE 1905-1915..
Orientador: Tiago de Melo Gomes.




Formação Complementar


2014 - 2014
Formação Continuada em Tecnologia da Educação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2013 - 2013
Formação de Recursos Humanos para Educação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.


Atuação Profissional



Escola São Jorge, ESJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, P JABOATÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20


Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, TJ/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20


Centro de Estudos e Pesquisas Josué de Castro, CJC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como estagiário em um projeto de restauração e conservação da correspondência de Josué de Castro.


Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor tutor da disciplina de História de Pernambuco.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor tutor da disciplina de Relações Étnico Raciais.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Executor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Executor da disciplina de História das Américas na modalidade a distância

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Executor
Outras informações
Professor Executor do curso de Licenciatura em História na modalidade de educação a distância. Disciplina: História das Américas

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Estágio docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docência na disciplina de História Contemporânea

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor
Outras informações
Professor tutor da disciplina de História Moderna no curso de Licenciatura em História na modalidade de Educação a Distância.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica


Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40


Universidade Estadual do Tocantins, UNITINS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

05/2018 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró Reitoria de Extensão.

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos- Nedih.
05/2018 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró Reitoria de Extensão.

Cargo ou função
Coordenador de Extensão e Desenvolvimento Social.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
?PALMAS PARA O FUTURO, PALMAS PARA O BRASIL?: ?PIONEIROS? E ?ORELHAS SECAS? NA CONSTRUÇÃO DA CAPITAL TOCANTINENSE. (1989-2002)
Descrição: ?Palmas para o futuro, Palmas para o Brasil?: ?pioneiros? e ?orelhas secas? na construção da capital tocantinense (1989-2002) trata de um estudo sobre a construção da capital do Tocantins, a última capital planejada do século XX. Uma cidade é uma estrutura física multifacetada, sua construção tende a ter diversas versões ainda mais quando se trata de um tema relativamente recente e que envolve a memória de muitos agentes históricos desse processo. O objetivo principal é analisar as dinâmicas e os embates entre os ?pioneiros?, ?orelhas secas? e o poder público durante a construção da cidade de Palmas - TO, destacando três importantes linhas de análise: segregação social, silenciamento cultural e disputas de memória. A partir desse objetivo principal surgem outros questionamentos: como as estratégias dos movimentos sociais presentes no período da pesquisa; as discussões e debates que envolveram intelectuais e populares buscando compreender dissensos e consensos acerca dos sentidos propostos pelo poder público municipal para as práticas culturais na cidade; as relações construídas em torno da economia imobiliária e como eram estabelecidas as bases para esse processo; as análises das fontes das disputas, tensões e relações construídas entre o Estado e os populares concerne à construção da memória da cidade e os múltiplos significados dos conceitos de ?pioneiro? e ?orelha seca? no contexto histórico do recorte temporal escolhido. A base teórica deste trabalho concentra-se em três grandes intelectuais: o historiador inglês Edward Palmer Thompson com sua interpretação da História ?vista por baixo? e seu entendimento de cultura como um campo de conflito; o historiador italiano Carlo Ginzburg com seus escritos sobre metodologia da História e, principalmente, seu conceito de ?circularidade cultural?; e o filósofo francês Paul Ricoeur que inspirou a discussão sobre memória e história presentes neste projeto. São essas leituras que servirão de base analítica para interpretação das fontes e construção deste trabalho. As fontes variam entre escritas (documentos oficias, periódicos, comunicação interna do Estado e meios de comunicação externa) e não escritas (fotografias e testemunhos orais de sujeitos históricos envolvidos no processo de construção da cidade)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Eduardo José Silva Lima - Coordenador / John Max Santos Sales - Integrante / Jozeildes Gomes Brito - Integrante / Laís Pereira Santos - Integrante / Thayrine Renovato Cruz de Souza - Integrante.
2016 - Atual
Violência simbólica e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Palmas.
Descrição: Projeto visa analisar como estão sendo aplicadas as leis referentes as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de palmas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eduardo José Silva Lima - Coordenador / Vida Kamila Pinheiro da Conceição - Integrante.
2006 - 2007
Leitura e produção de texto na escola pública: projeto temático e ensino
Descrição: O plano de trabalho Fontes literárias para pesquisas históricas em sala de aula, sub-projeto do projeto Leitura, Produção de texto e ensino: Perspectivas educacionais e práticas. tem como objetivo elaborar e aplicar, através de ações interventoras, estratégias de pesquisa histórica em sala de aula a partir de textos literários. Para alcançar tal objetivo utilizaremos como pilares fundamentais o uso de intertextos literários nas aulas de História, métodos de pesquisa histórica em sala de aula e a produção textual na sala de História..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Eduardo José Silva Lima - Integrante / Sandra H. D. de Melo - Coordenador / Eduardo H. A. da Silva - Integrante / Carmi F. Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
A Voz da rua:
Descrição: O Projeto de Extensão ?A Voz da Rua - Diagnóstico Urbano Participativo? tem como proposta realizar os Diagnósticos urbanos participativos em 04 (quatro) regiões do município de Palmas/TO, à saber: 1306 Sul, Ocupação Pinheirinho Vive (Capadócia), Santa Barbara e Irmã Dulce. O Diagnóstico Urbano Participativo tem o objetivo de identificar às problemáticas sociais vivenciadas pelos (as) moradores (as) das regiões acima mencionadas, bem como subsidiar o poder público na implantação de políticas públicas que atendam as necessidades das populações que residem nessas regiões..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Eduardo José Silva Lima - Integrante / John Max Santos Sales - Coordenador / GIOVANNI BEZERRA DO NASCIMENTO - Integrante / ELISA MARIA DOS ANJOS - Integrante / CHRISTIANE DE HOLANDA CAMILO - Integrante / FRANK GUNDIM SILVA - Integrante.
2013 - Atual
ABÍ AXÉ EGBÉ: músicas e danças afro-brasileiras construindo a cidadania no sertão alagoano
Descrição: Promover formação continuada de professores sobre a história da África e da Cultura Afro-Brasileira no sertão alagoano através de processos estéticos de formação (oficinas de dança, percussão, canto e estética negra), formando um grupo artístico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (38) .
Integrantes: Eduardo José Silva Lima - Integrante / Gustavo M. da S. Gomes - Coordenador / Krystila Andressa Costa da Silva - Integrante / Luís Gustavo da Silva Leitão - Integrante / Ellen Cirilo dos Santos - Integrante.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, E. J. S.2016LIMA, E. J. S.. ?Contra o dissabor de uma derrota?: futebol e identidade regional no Recife dos anos 1920. VOZES, PRETÉRITO E DEVIR: REVISTA DE HISTÓRIA DA UESPI, v. V, p. 163-178, 2016.

2.
LIMA, E. J. S.2016LIMA, E. J. S.; SOUZA, R. T. . VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. Vol 3, p. 95-103, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, E. J. S.. Futebol à moda da casa: a construção do Regionalismo e disputas culturais. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015.

2.
LIMA, E. J. S.. Além das quatro linhas: o futebol como espaço de sociabilidade feminina.. In: XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social., 2013, Natal.. XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social., 2013.

3.
LIMA, E. J. S.. Recife entra em campo: História Social do Futebol no Recife (1905-1937). In: XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia, 2013, Mendoza. XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia, 2013.

4.
LIMA, E. J. S.. Da chegada a institucionalização: os primeiros passos do futebol pernambucano.. In: XXVI Simpósio Nacional de HIstória, 2011, São Paulo. Anpuh: 50 anos XXVI Simpósio Nacional de História, 2011.

5.
LIMA, E. J. S.. Futebol e modernidade no Recife (1905-1915). In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife. XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Recife, 2011.

6.
LIMA, E. J. S.. Futebol e Modernidade no Recife dos primórdios do século XX. In: XIV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio - Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio - Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro: NUMEM, 2010.

7.
LIMA, E. J. S.. Cidade Moderna, Esportes modernos: a disputade espaço entre os esportes no Recife na primeira década do século XX.. In: VIII Encontro Estadual de História- 20 Anos de ANPUH-PE: o ofício do historiador e novos territórios da História, 2010, Recife. VIII Encontro Estadual de História- 20 Anos de ANPUH-PE: o ofício do historiador e novos territórios da História, 2010.

8.
LIMA, E. J. S.. Recife esportivo: práticas desportivas na cidade do início do século XX. In: IV Encontro Estadual da ANPUH-RN Identidades na História, 2010, Natal. IV Encontro Estadual da ANPUH-RN Identidades na História, 2010.

9.
LIMA, E. J. S.. Da teoria à prática: interdisciplinaridade no ensino de História. In: I Colóquio Internacional de História da universidade federal Rural de Pernambuco intitulado de Brasil e Portugal: nossa História ontem e hoje, 2007, Recife. I COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UFRPE: Brasil e Portugal - nossa história ontem e hoje. Recife: Editora Universitário UFRPE, 2007.

10.
LIMA, E. J. S.. O letramento em História: nova abordagem em sala de aula. In: I Encontro Regional em História Social e Cultural, 2007, Recife. I Encontro Regional em História. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, E. J. S.. Ensino de História e letramento a partir de intertextos literários. In: VIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008, Recife. VIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008.

2.
LIMA, E. J. S.. História e Língua portuguesa: leitura e produção textual em atividades interdisciplinares. In: VII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JEPEX), 2007, Recife. VII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JEPEX), 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, E. J. S.. Cidade Moderna, Esportes modernos: a disputade espaço entre os esportes no Recife na primeira década do século XX.. In: VIII Encontro Estadual de História- 20 Anos de ANPUH-PE: o ofício do historiador e novos territórios da História, 2010, Recife. VIII Encontro Estadual de História- 20 Anos de ANPUH-PE: o ofício do historiador e novos territórios da História, 2010.

2.
LIMA, E. J. S.. Futebol e Modernidade no Recife dos primórdios do século XX. In: XIV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio - Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio - Memória e Patrimônio, 2010.

3.
LIMA, E. J. S.. Recife esportivo: práticas desportivas na cidade do início do século XX. In: IV Encontro Estadual da ANPUH-RN Identidades na História, 2010, Natal. IV Encontro Estadual da ANPUH-RN Identidades na História, 2010.

4.
LIMA, E. J. S.. A sala de aula e o letramento: o ensino de História a partir de textos literários. In: VI semana acadêmica de história da UFRPE, 2008, Recife. VI semana acadêmica de história da UFRPE, 2008.

5.
LIMA, E. J. S.. Leitura e Produção de Textos nas aulas de História. In: I Encontro Pernambucano de Ensino de História, 2007, Recife. I Encontro pernambucano de Ensino de História, 2007.

6.
LIMA, E. J. S.. Língua Portuguesa e HIstória, atividades interdisciplinares em sala de aula. In: V Semana acadêmica de História, 2007, Recife. V Semana acadêmica de História, 2007.

7.
LIMA, E. J. S.. Atividades de leitura e produção de Textos nas Aulas de História. In: VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2006, Recife. JEPEX 2006, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, E. J. S.. Além das quatro linhas: o futebol como espaço de sociabilidade feminina.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
LIMA, E. J. S.. Recife entra em campo: História Social do Futebol no Recife (1905-1937). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
LIMA, E. J. S.. Futebol e modernidade no Recife (1905-1915). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
LIMA, E. J. S.. Cidade Moderna, Esportes modernos: a disputade espaço entre os esportes no Recife na primeira década do século XX.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
LIMA, E. J. S.. A sala de aula e o letramento: o ensino de História a partir de textos literários. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
LIMA, E. J. S.. Ensino de História e letramento a partir de intertextos literários. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LIMA, E. J. S.. Atividades de Leitura e produção de Textos nas Aulas de História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, E. J. S.. O letramento em História: nova abordagem em sala de aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, E. J. S.. Da teoria à prática: interdisciplinaridade no ensino de História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, E. J. S.. História e Língua portuguesa: leitura e produção textual em atividades interdisciplinares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, E. J. S.. Atividades de Leitura e Produção de Textos nas aulas de História. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, E. J. S.. O povo, o largo e a bola 100 de Santa Cruz. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, E. J. S.. PRÁTICAS ESPORTIVAS COMO OBJETO DA HISTÓRIA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, E. J. S.; SOUZA, R. T. . A Pesquisa historiográfica: teoria, metodologia e possibilidades. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, E. J. S.; GOMES, G. M. S. ; SOUZA, R. T. . História e Cultura Afro Brasileira na sala de aula: construindo novas práticas pedagógicas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA, E. J. S.; GOMES, G. M. S. ; SOUZA, R. T. . História e Cultura Afro Brasileira na sala de aula: desafios e possibilidades. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LIMA, E. J. S.; GOMES, G. M. S. ; SOUZA, R. T. . História e Linguagem: A imortalidade do indíviduo no processo da escrita.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, R. B. E.; CASTRO, D. T.; LIMA, E. J. S.. Participação em banca de Isabel Cristina Gonçalves. Cartas para jornalistas: o relato de experiência com alunos da escola de tempo integral Eurídice Ferreira de Mello no Projeto Técnicas de Jornalismo. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Comunicação/Jornalismo: temas contemporâneos.) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
LIMA, E. J. S.. Participação em banca de Joel Pereira de Oliveira. O perfil do psicopata e o sistema punitivo brasileiro.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Criminologia e Ciências Criminais) - Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

3.
LIMA, E. J. S.. Participação em banca de Maria Margarete Marques Beber. Audiências concentradas: proteção ou violação de direitos.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Criminologia e Ciências Criminais) - Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

4.
LIMA, E. J. S.. Participação em banca de Simone do Couto Seabra Marques. Audiências concentradas: proteção ou violação de direitos.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Criminologia e Ciências Criminais) - Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

5.
LIMA, E. J. S.. Participação em banca de Danubia Santos Moraes Matos. Abandono afetivo: o duplo estigma das mulheres em situação de encarceramento. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Criminologia e Ciências Criminais) - Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

6.
LIMA, E. J. S.. Participação em banca de Fabrício Ferreira de Andrade. Os mecanismos do poder estatal em repreensão ao crime organizado. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Criminologia e Ciências Criminais) - Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

7.
LIMA, E. J. S.. Participação em banca de Hugo pinto Corrêa. Os mecanismos do poder estatal em repreensão ao crime organizado. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Criminologia e Ciências Criminais) - Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FIGUEIREDO, C. T.; LIMA, E. J. S.; GOMES, G. M. S.. Participação em banca de Iêda dos Santos da Silva.ABÍ AXÉ EGBÉ: atuações. desafios e possibilidades extensionistas na formação de professores de História sobre a cultura afro-brasileira (2013-2017). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
LIMA, E. J. S.; GOMES, G. M. S.; FIGUEIREDO, C. T.. Participação em banca de Melquíades de Oliveira Rodrigues.HISTÓRIA DA LITERATURA DE CORDEL NO BRASIL E EM ALAGOAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
LIMA, E. J. S.. Participação em banca de THAYSA RODRIGUES DE FRANÇA.PERFORMANCES ARTÍSTICAS: PRÁTICAS NAS AULAS DE ARTE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
LIMA, E. J. S.. Participação em banca de NICODEMOS MENDES PEREIRA GOMES.EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CINECULT: temas contemporâneos em debate.."Paraíso Perdido: um lugar para quem sabe amar". 2018. (Encontro).

2.
II Colóquio interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão: Direitos Humanos, Educação e Conflitos Sociais..Direitos Humanos, Educação e Conflitos Sociais. 2018. (Simpósio).

3.
I Seminário sobre Direitos das Pessoas com Deficiência: Avanços e Desafios das Políticas Públicas de Inclusão.?A participação social na promoção do direito à acessibilidade sob a ótica dos direitos humanos?.. 2018. (Seminário).

4.
80 anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil..Diretriz de Estágio UNITINS: uma discussão urgente.. 2016. (Outra).

5.
II Encontro Nacional de História do Sertão.HISTÓRIA DAS MULHERES, GÊNERO E FEMINISMOS: NARRATIVAS QUE DESAFIAM A HISTÓRIA". 2015. (Simpósio).

6.
II Encontro Nacional de História do Sertão.IDENTIDADES, SUBJETIVIDADES, PRÁTICAS CULTURAIS E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. 2015. (Encontro).

7.
II Encontro Nacional de História do Sertão.ENSINO DE HISTÓRIA E IDENTIDADES DOCENTES: MEMÓRIAS, NARRATIVAS E FORMAÇÃO". 2015. (Encontro).

8.
XXVIII Simpósio Nacional de História.Futebol à moda da casa: a construção do Regionalismo e disputas culturais.. 2015. (Simpósio).

9.
XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social..Além das quatro linhas: o futebol como espaço de sociabilidade feminina.. 2013. (Simpósio).

10.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Futebol e modernidade no Recife (1905-1915). 2011. (Congresso).

11.
XXVI Simpósio Nacional de HIstória.Da chagada a institucionalização: os primeiros passos do futebol pernambucano.. 2011. (Simpósio).

12.
IV Encontro Estadual da ANPUH-RN Identidades na História.Recife esportivo: práticas desportivas na cidade do início do século XX. 2010. (Simpósio).

13.
VIII Encontro Estaduasl de HIstória 20 Anos ANPUH-PE. O Ofício do Historiador e os Novos Terrítorios da História.Cidade Moderna, Esportes modernos: a disputade espaço entre os esportes no Recife na primeira década do século XX.. 2010. (Encontro).

14.
XIV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio - Memória e Patrimônio.Futebol e Modernidade no Recife dos primórdios do século XX. 2010. (Simpósio).

15.
XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. 2009. (Simpósio).

16.
4 Encontro Pernambucano de Estudantes de História.História e Cultura afro-brasileira na sala de aula: construindo novas práticas pedagógicas.. 2008. (Oficina).

17.
A arte popular no século XXI. 2008. (Simpósio).

18.
VIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2008. (Congresso).

19.
VII Jornada de ensino, pesquisa e extensão. Ensino de HIstória e letramento a partir de intertextos literários. 2008. (Congresso).

20.
VI Semana de HIstória da UFRPE. 2008. (Congresso).

21.
VI Semana de HIstória da UFRPE.História e Cultura afro-brasileira na sala de aula: desafios e possibilidades. 2008. (Oficina).

22.
VI Semana de HIstória da UFRPE.A sala de aula e o letramento: o ensino de história a partir dos textos literários. 2008. (Encontro).

23.
XIX Encontro Regional de História- ANPUH-SP. 2008. (Congresso).

24.
3º Encontro Cultura & Memória. 2007. (Encontro).

25.
Era uma vez... A intertextualidade na sala de aula. 2007. (Oficina).

26.
I Colóquio Internacional de História da universidade federal Rural de Pernambuco intitulado de Brasil e Portugal: nossa História ontem e hoje.Da teoria à prática: interdisciplinaridade no ensino de História. 2007. (Outra).

27.
I Encontro Pernambucano de Ensino de História.Leitura e Produção de Textos nas aulas de História. 2007. (Encontro).

28.
I Encontro Regional em História Social e Cultural.O letramento em História: nova abordagem em sala de aula. 2007. (Encontro).

29.
Literatura e cinema: combinação de gêneros. 2007. (Oficina).

30.
O auto-retrato e a autobiografia na sala de aula. 2007. (Oficina).

31.
VII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JEPEX). História e Língua portuguesa: leitura e produção textual em atividades interdisciplinares. 2007. (Congresso).

32.
V Semana acadêmica de História.Língua Portuguessa e História atividades interdiscilpinares em sala de aula. 2007. (Encontro).

33.
VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Leitura e produção de Texto nas Aulas de História!. 2006. (Congresso).

34.
História da cultura brasileira: convergências e divergências. 2005. (Simpósio).

35.
IV Semana de História. 2005. (Encontro).

36.
Oficina de História e cinema. 2005. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, E. J. S.. II Encontro Nacional de História do Sertão. 2015. (Congresso).

2.
LIMA, E. J. S.. A Arte Popular no Século XXI. 2008. (Congresso).

3.
LIMA, E. J. S.. IV Semana de HIstória da UFRPE. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Lais Pereira Santos. Ocupações urbanas e direito à cidade em Palmas-TO 1990-2002. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Tocantins, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins. (Orientador).

2.
Jozeildes Gomes Brito. Práticas culturais em ocupações urbanas. (Palmas-TO 1990-2002). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Tocantins. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Vida Kamila Pinheiro da Conceição. Violência simbólica e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino Palmas-TO.. 2016. Iniciação Científica - Universidade Estadual do Tocantins. Orientador: Eduardo José Silva Lima.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, E. J. S.. O povo, o largo e a bola 100 de Santa Cruz. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Aprovado em segundo lugar com média 8.15 no processo de seleção simplificada para professor temporário da UFRPE paras as disciplinas de Teoria da História e Introdução aos estudos históricos.

Aprovado em quinto lugar no processo de seleção simplificada para professor temporário do Colégio Aplicação do Recife.

Aprovado em quinto lugar na seleção do Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura Regional da UFRPE.

Aprovado em primeiro lugar em concurso para professor substituto de História Antiga da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aprovado em segundo lugar em seleção simplificada para professor substituto de História Antiga da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aprovado em primeiro lugar em concurso para professor substituto de Teoria da História da Universidade Federal de Alagoas.

Aprovado em segundo lugar em concurso para professor efetivo de Metodologia do Ensino da Universidade Estadual do Tocantins



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 3:08:36