Layane Rodrigues de Lima

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  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Layane Rodrigues de Lima é professora assistente 2 da Faculdade de Letras e, em particular, dos cursos Letras: Libras e Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português da Universidade Federal de Goiás. É doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Gramática: teoria e análise, na perspectiva gerativista, com enfoque de investigação na gramática da Língua Brasileira de Sinais. É licenciada em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua e mestra em Linguística, ambas pela UnB. Entre as diversas áreas de interesse, destacam-se a Educação e a Linguística (com enfoque na Sintaxe, Morfologia e Semântica). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Layane Rodrigues de Lima
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, L. R. L.;LIMA, L. R.;RODRIGUES DE LIMA SANTOS, LAYANE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras.
Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus Samambaia
Campus Universitário
74690900 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (062) 35211160
URL da Homepage: www.letras.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Relações de Causalidade na Língua de Sinais Brasileira,
Orientador: Rozana Reigota Naves.
Coorientador: Enrique Huelva Unternbäumen.
2008 - 2010
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: As estruturas de causa e consequência na aquisição do português-por-escrito como segunda língua pelos surdos,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Daniele Marcelle Grannier.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2004 - 2007
Graduação em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: PROJETO DE MATERIAL DIDÁTICO DE PORTUGUÊS-POR-ESCRITO PARA CRIANÇAS SURDAS: DIALOGANDO EM PORTUGUÊS-POR-ESCRITO.
Orientador: Daniele Marcelle Grannier.




Formação Complementar


2017 - 2017
Modality and conditionals. (Carga horária: 3h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2017 - 2017
Agreement beyond Phi. (Carga horária: 3h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em TORNAR-SE E SER INTÉRPRETE: O PAPEL DO INTÉRPRETE NO PROCESSO DE INTERPRETA. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Perspectivas de Pesquisa em Arte e Cultura Criativa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
A Relação Universidade-Empresa na Prática: A Experiência do Laboratório de. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Mesa Redonda Desenvolvimento Tecnológico e Inovação nas Universidades Públi. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
ontribuições da pesquisa em gênero e sexualidade e Diálogos: Universidade. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Formação para a docência na UFG. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Tradução AudioVisual. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
REFLEXOS GRAMATICAIS DA SEMÂNTICA DE GRAUS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2016 - 2016
BREVES CONVERSAS SOBRE MORFOLOGIA DISTRIBUÍDA. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2016 - 2016
PARAMETRIZANDO O LOCUS DE EDGE FEATURES. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2016 - 2016
Laboratório de tradução: implementação, regulamentação e aplicações didátic. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2015 - 2015
Towards a theory of case morphology. (Carga horária: 6h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Metodologia Experimental e Aná. Estatística-Ling.. (Carga horária: 10h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Contrast in phonological analysis. (Carga horária: 6h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Movement, Multi-dominance, and islands. (Carga horária: 6h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Rhyming systems. (Carga horária: 6h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Agreements everywhere. (Carga horária: 6h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Relações lexicais e gramaticais: interferências da L1 dos surdos na produçã. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2014 - 2014
O Surgimento e a evolução das línguas. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Ensino de Libras como L2 para falantes do portuguê. (Carga horária: 2h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
ELABORAÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS E DISCURSIVAS. (Carga horária: 3h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2013 - 2013
METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. (Carga horária: 3h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formação Continuada dos Coordenadores e Tutores. (Carga horária: 180h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Português para estrangeiros - Intermediário I. (Carga horária: 48h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em I Encontro Nacional do Curso de Letras - Libras. (Carga horária: 51h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em PRÁTICA DE TRANSCRIÇÃO DE LIBRAS. (Carga horária: 30h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
Português-por-escrito na sala de aula para surdos. (Carga horária: 3h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
Enfoque pragmático aquis. de língua pelo surdo. (Carga horária: 3h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Português na Educação Científica de Surdos. (Carga horária: 3h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2015 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante - Portaria nº 114/2015 - FL.
03/2015 - 03/2017
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Vice-Chefe do Departamento de Libras e Tradução.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa 2
Trabalho de Conclusão de Curso 2
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa 1 - Curso Letras: Libras
Língua Portuguesa 1 - Curso Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português
Trabalho de Conclusão de Curso 1
10/2015 - 03/2016
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa 2 (turma surdos); Introdução à Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso 2
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa 1 - Turma Surdos
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Português para Surdos

Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Pós-Graduação em Libras: Disciplina: Surdez, cultura surda e aprendizagem; Disciplina: Fundamentos históricos e sociológicos da educação de surdos.

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Curso de Letras Disciplina - Libras Disciplina - O Ensino de Português Como Língua Estrangeira Disciplina - Trabalho de Conclusão de Curso


Universidade Aberta do Brasil - Universidade de Brasília, UAB/UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora da Disciplna Semântica


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de iniciação científica do CNPq pelo Curso de Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua, com o projeto "Aquisição de verbos de direção/movimento do Português por Surdos", sob orientação da profa. Dra. Daniele Marcelle Grannier.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Lingüística, .


Tribunal Superior do Trabalho, TST-DF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: - REVISORA, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Gramática: Teoria e Análise

Objetivo: Desenvolver estudos, sob a perspectiva teórica da gramática gerativa, sobre aquisição de segunda língua por Surdos e descrição da Libras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Relações de Causalidade na Língua Brasileira de Sinais
Descrição: Este projeto visa apresentar uma descrição do fenômeno linguístico da causalidade na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Linguisticamente, a causalidade supõe uma correlação dos fatos, em que um acontecimento antecedente produz um dado efeito. A base teórica que norteia esta pesquisa é a da Linguística Gerativa, que objetiva descrever cientificamente os processos mentais que geram as estruturas gramaticais nas línguas naturais, com o propósito de comprovar a existência de uma Gramática Universal (GU). Dessa forma, as relações de causalidade na Libras serão evidenciadas em termos de domínios cognitivos e como evidência da existência da GU..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Descrição gramatical da Língua de Sinais Brasileira
Descrição: Este projeto visa estudar e descrever fenômenos gramaticais da Língua de Sinais Brasileira, sob a perspectiva da teoria gerativa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Layane Rodrigues de Lima - Integrante / Rozana Reigota Naves - Coordenador / Geyse Araújo Ferreira - Integrante.
2005 - 2010
Aquisição do português como primeira e segunda língua
Descrição: O presente projeto tem por objetivo o estudo do processo de aquisição do português como primeira e segunda língua. Pretende-se investigar como é adquirida a estrutura da língua portuguesa bem como o seu vocabulário por falantes de português bem como por estrangeiros, surdos e índios, usuários de línguas maternas diferentes do português. Incluem-se, no âmbito do projeto, especialmente o estudo de fenômenos que distinguem tipologicamente as línguas naturais tais como estruturas sintáticas propriamente ditas, a formação de palavras, propriedades fonológicas, sintáticas e semânticas de itens e de conjuntos de itens lexicais. Serão selecionados inicialmente os aspectos particulares do português tanto na sua aquisição como primeira língua como na sua aquisição como segunda língua..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Intercâmbios sobre formação de TILSP
Descrição: Este projeto visa realizar intercâmbios entre docentes e discentes de diferentes instituições relacionados à formação do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/ Português -TILSP. Nesse projeto, realizaremos intercâmbio de experiências de formação com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. As ações serão voltadas à temas tais como: metodologias de ensino da tradução, direcionadas aos docentes, e atuação na tradução AudioVisual na formação de tradutores e intérpretes, direcionada a comunidade acadêmica e comunidade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Festival Setembro Azul na UFG
Descrição: O Setembro Azul é um movimento social, mobilizado pelas comunidades surdas brasileiras, em defesa das escolas bilíngues para surdos, valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Cultura Surda. Este movimento também ocorre em virtude do dia 26 de setembro: Dia Nacional da Pessoa Surda. Diante disso, o Festival Setembro Azul na UFG surge como apoio a esse movimento e tem por objetivo promover intercâmbio cultural entre alunos, professores e técnicos-administrativos dos cursos oferecidos pela Faculdade de Letras da UFG, Regional Goiânia, em particular dos cursos Letras: Libras e Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português, e membros da comunidade surda de Goiânia e região metropolitana..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Layane Rodrigues de Lima - Coordenador.
2016 - 2016
XIII Ciclo de Debates: O Institito Nacional de Educação de Surdos - INES: história e contexto atual
Descrição: Neste evento discutirá os avanços na educação de surdos a partir da fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) até os dias atuais, para serem aplicadas para o ensino bilíngue, tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como lótus de enunciação. Será abordada a realidade educação bilíngue, como promover o ensino bilíngue para sujeitos surdos. Vários avanços ocorreram na educação de surdos, entretanto, o ensino para surdos requer discutir os espaços de pesquisas relacionadas a Libras no estado de Goiás..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
Biblioteca Virtual Bilíngue de Literatura Infantil e Juvenil Português/Libras
Descrição: Criação, gestão e manutenção de uma Biblioteca Virtual de Literatura Infantil e Juvenil Bilíngue, em português e libras, que possa ser utilizada nas escolas de ensino fundamental e médio, em classes inclusivas (crianças e jovens surdos, cegos e ouvintes). Produção e edição de livros virtuais, bilíngues, em Português e Libras, em forma de vídeo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Biblioteca Bilíngue de Literatura Infantil e Juvenil Libras e Português


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Chinês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Prêmios e títulos


2017
Professora homenageada na formatura dos estudantes de Letras: Libras, Universidade Federal de Goiás.
2016
Bolsa Viagem - V Encontro Mundial sobre Ensino de Português, American Organization of Teachers of Portuguese.
2016
Certificado de Reconhecimento - CONSUNI - Trabalho: "Abordagens, métodos e técnicas de ensino do português como segunda língua em escolas públicas do Estado de Goiás", Universidade Federal de Goiás.
2010
Mestre em Linguística, Universidade de Brasília.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, L. R. L.2017SANTOS, L. R. L.. Interação autor/leitor na gramática descritiva: por uma educação linguística. Percursos Linguísticos (UFES), v. 7, p. 197-220, 2017.

2.
SANTOS, L. R. L.2016SANTOS, L. R. L.. Português como L2: uma análise sobre o emprego de conectores argumentativos na escrita de surdos.. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB), v. 6, p. 276-292, 2016.

3.
RODRIGUES DE LIMA SANTOS, LAYANE2016RODRIGUES DE LIMA SANTOS, LAYANE; MOURA CARVALHO, DENISE . PAIS OUVINTES, FILHO SURDO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS COMO PRIMEIRA LÍNGUA. Revista Sinalizar, v. 1, p. 190-203, 2016.

4.
SANTOS, L. R. L.2015SANTOS, L. R. L.. Concepções de gramática e de língua portuguesa de estudantes surdos universitários. Revista de Letras (Taguatinga), v. 8, p. 1-14, 2015.

5.
LIMA, L. R.2007LIMA, L. R.; GRANNIER, D. M. . Aquisição dos verbos de direção/movimento do português por surdos. REVISTA INTERCÂMBIO DOS CONGRESSOS INTERNACIONAIS DE HUMANIDADES (UNB), v. 2, p. 1-15, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, L. R. L.. Abordagens, métodos e técnicas de ensino do português como segunda língua em escolas públicas do estado de Goiás. In: Luis Gonçalves. (Org.). Português como língua estrangeira, de herança e materna: abordagens, contextos e práticas. 1ed.Roosevelt, New Jersey: Boavista Press, 2017, v. , p. 231-242.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, L. R. L.. Linguística gerativa e o ensino de gramática do português escrito como segunda língua para surdos na educação básica: um diálogo possível. In: X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística: pesquisa linguística e compromisso político, 7 a 10 de março de 2017, 2017, Niterói. Anais do X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística: pesquisa linguística e compromisso político, 7 a 10 de março de 2017, Niterói, RJ/ organizado por Luciana Sanchez Mendes, Nadja Pattresi de Souza e Silva e Silmara Cristina Dela, 2017. v. 1. p. 479-487.

2.
SANTOS, L. R. L.. Aspectos da aquisição da escrita acadêmica do português como segunda língua por estudantes surdos universitários: os operadores argumentativos. In: I Congresso Nacional de Libras da Universidade Federal de Uberlândia, 2015, Uberlândia. Anais do I CONALIBRAS ? UFU, Congresso Nacional de Libras da Universidade Federal de Uberlândia, 23 a 26 de novembro em Uberlândia, Minas Gerais. Uberlândia: CEPAE, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, L. R. L.. Linguística gerativa e o ensino de gramática do português escrito como segunda língua para surdos na educação básica: um diálogo possível. In: X Congresso Internacional da ABRALIN ? Pesquisa linguística e compromisso político, 2017, Niterói. Caderno de resumos do X Congresso Internacional da ABRALIN ? Pesquisa linguística e compromisso político. Niterói: ABRALIN, 2017. v. 1. p. 42-42.

2.
SANTOS, L. R. L.; NASCIMENTO, C. B. . Elaboração de Material Didático de Português como Segunda Língua: da teoria à prática. In: Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, 2016, Salvador. Caderno de Resumos e Programação. Salvador: SIPLE, 2016. v. 11. p. 48-48.

3.
SANTOS, L. R. L.. Panorama do ensino de português para surdos em escolas públicas do Centro-Oeste.. In: IV Colóquio Nacional de Letras XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL ? 2016, 2016, Goiânia. Caderno de resumos do IV Colóquio Nacional de Letras XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL ? 2016, 2016.

4.
SANTOS, L. R. L.. Aspectos da interlíngua de surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais na aquisição do português como segunda língua: o contexto universitário. In: III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos, 2015, Brasília. CADERNO DE RESUMOS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGU´ISTICOS HOMENAGEM A LUCIA LOBATO, 2015. p. 41-41.

5.
SANTOS, L. R. L.. Português como L2: uma análise sobre o emprego de conectores argumentativos na escrita de surdos. In: XVIII Congresso Internacional de Humanidades, 2015, Brasília. Caderno de Resumos do XVIII Congresso Internacional de Humanidades, 2015.

6.
SANTOS, L. R. L.. Rede Interinstitucional de Documentação da Diversidade Linguística no Brasil Central: a pesquisa nas línguas de sinais. In: XVIII Congresso Internacional de Humanidades, 2015, Brasília. Caderno de Resumos do XVIII Congresso Internacional de Humanidades, 2015.

7.
LIMA, L. R.; COSTA, M. C. S. . O tratamento dos verbos de direção/movimento do português no processo de ensino como LE: uma análise semântica com base em materiais didáticos. In: IX CONGRESSO SOCIEDADE INTERNACIONAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA, 2010, Brasília. CADERNO DE RESUMOS IX CONSIPLE Brasília 2010, 2010. v. 1. p. 34-34.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, L. R.; NAVES, R. R. . Relações de causalidade na língua de sinais brasileira: questões gramaticais e cognitivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, L. R.. Orientações e saberes na produção e apresentação de TCC's. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, L. R. L.. Linguística gerativa e o ensino de gramática do português escrito como segunda língua para surdos na educação básica: um diálogo possível. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, L. R. L.. 'TCC: Troca de Experiências'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, L. R. L.; RODRIGUES, J. S. ; SILVA, K. C. P. ; MENDANHA, N. F. C. ; MARQUES, S. R. . Educação bilíngue para surdos: uma proposta de material didático de português. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SANTOS, L. R. L.. Elaboração de material didático de português como segunda língua para surdos na formação de professores de Letras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, L. R. L.. Os desafios enfrentados e as práticas usadas por professores no ensino de português como L2. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, L. R. L.. Relações de causalidade na Língua de Sinais Brasileira: perspectivas de análise. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, L. R. L.. Concepções de gramática e de língua portuguesa de estudantes surdos universitários. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SANTOS, L. R. L.. Panorama do ensino de português para surdos em escolas públicas do Centro-Oeste. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, L. R. L.. Abordagens, métodos e técnicas de ensino do português como segunda língua em escolas públicas do Estado de Goiás. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, L. R. L.. Roda de conversa: ?aspectos da escrita do português de surdos: princípios de análise e avaliação'.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SANTOS, L. R. L.. Concepções de leitura e o ensino de língua portuguesa para surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTOS, L. R. L.. Concepções de Gramática e de Língua Portuguesa de Estudantes Surdos Universitários. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, L. R. L.. Rede Interinstitucional de Documentação e Estudo da Diversidade Linguística no Brasil Central: a Pesquisa nas Línguas de Sinais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTOS, L. R. L.. Português como L2: uma análise sobre o emprego de conectores argumentativos na escrita de surdos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, L. R. L.. Aspectos da aquisição da escrita acadêmica do português como segunda língua por estudantes surdos universitários: os operadores argumentativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, L. R. L.. Expressões de causalidade na escrita do português como L2 de surdos: um estudo preliminar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SANTOS, L. R. L.. Aspectos da interlíngua de surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais na aquisição do Português como Segunda Língua: o contexto universitário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SANTOS, L. R. L.; Falk Soares . A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na educação de surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
NASCIMENTO, C. B. ; SANTOS, L. R. L. ; MIRANDA, J. P. V. . Pesquisas Linguísticas em Libras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
LIMA, L. R.; Falk Soares . Construindo a acessibilidade na comunicação com pessoas/pacientes surdos no ambiente de saúde através da disciplina Libras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
LIMA, L. R.. Aquisição do Português pelo surdo: a estrutura de causa e consequência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
COSTA, M. C. S. ; LIMA, L. R. . O tratamento dos verbos de direção/movimento do português no processo de ensino como LE: uma análise semântica com base em materiais didáticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SILVA, K. A. ; BARBOSA, L. M. A. ; LIMA, L. R. . O português como língua internacional: perspectivas quanto à formação de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
LIMA, L. R.. A expressão de causa e consequência no Português-Por-Escrito como segunda língua dos surdos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
LIMA, L. R.. A ordem dos constituintes e as construções de causa/consequência do português-por-escrito (L2) pelos surdos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
LIMA, L. R.. Semântica da expressão de causa e consequência no português dos surdos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CAMARGOS, L. ; LIMA, L. R. . O papel dos gestos na aquisição/aprendizagem de PL2: algumas considerações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
LIMA, L. R.; MARINHO, M. L. . A formação de professores de português para usuários de Libras: algumas considerações e reflexões. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
LIMA, L. R.; GRANNIER, D. M. . A aquisição de verbos de direção/movimento do português por surdos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, L. R. L.. Membro da Comissão Científica do II Seminário Goiano de Educação Bilíngue. 2017.

2.
SANTOS, L. R. L.. Membro da Comissão Especial para Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português - Portaria nº. 05/2016 - FL. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, L. R. L.. Ensino de português como segunda língua para surdos: aspectos teóricos e metodológicos (minicurso). 2017. .

2.
SANTOS, L. R. L.; PAIVA, G. X. S. ; RODRIGUES, J. S. ; SILVA, E. F. ; SOARES, M. A. P. ; LIMA, M. D. . Coordenação da Sessão de Comunicação 'Aspectos do ensino de português para surdos em escolas públicas do Centro-Oeste: as abordagens, os métodos e as técnicas II'. 2016. (Sessão de Coordenação de Sessão no IV Colóquio Nacional de Letras XVII Colóquio de Pesquisa e Extens).

3.
SANTOS, L. R. L.; BUENO, M. G. ; CARVALHO, D. M. ; RODRIGUES, R. V. . Coordenação da Sessão de Comunicação 'Aspectos do ensino de português para surdos em escolas públicas do Centro-Oeste: as abordagens, os métodos e as técnicas I'. 2016. (Sessão de Coordenação de Sessão no IV Colóquio Nacional de Letras XVII Colóquio de Pesquisa e Extens).

4.
LIMA, L. R.; NASCIMENTO, C. B. ; MIRANDA, J. P. V. . Coordenação da Mesa-Redonda 'Pesquisas Linguísticas em Libras'. 2014. (Mesa-Redonda no 12º Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília).

5.
LIMA, L. R.; KARNOPP, L. B. ; CASTRO JUNIOR, G. ; Patricia Tuxi . Coordenação da Mesa-Redonda 'Cultura e Educação de Surdos: Inovações Tecnológicas'. 2013. (Mesa-Redonda no 11º Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília).

6.
LIMA, L. R.; NASCIMENTO, F. A. A. A. C. ; MARINHO, M. L. ; NASCIMENTO, C. S. . Coordenação da Mesa-Redonda 'Inclusão escolar: desafios e possibilidades na educação de surdos, surdocegos e DPAC?s'. 2012. (Mesa-Redonda no II Encontro de Pesquisa e Extensão sobre Inclusão da UCB).

7.
LIMA, L. R.; GRANNIER, D. M. ; MARINHO, M. L. ; SABANAI, N. L. . Coordenação da Mesa-Redonda 'O processo de inclusão e o ensino do português como segunda língua a surdos'. 2011. (Mesa-Redonda no 9º Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NAVES, R. R.; GRANNIER, D. M.; SANTOS, L. R. L.. Participação em banca de Erika Cristina Souza Medrado. Predicados com verbos "ser" e "estar" no português a partir da produção escrita de surdos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Estudantes Surdos PSL) - Universidade de Brasília.

2.
GOMES, V. F.; SANTOS, L. R. L.. Participação em banca de Maria do Socorro Pereira de Andrade. A importância da formação de professores na inclusão de estudantes surdos em uma escola particular. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Sensu em Libras) - Universidade Católica de Brasília.

3.
CARVALHO, C. M. S.; LIMA, L. R.. Participação em banca de Ivone Ramos Martins. As práticas de letramento em uma associação de surdos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Latu Sensu em Leitura e Produção de Textos) - Universidade Católica de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, L. R. L.; GOMES, V. F.; ARAGON, C. C.. Participação em banca de Andressa Nobre Feitosa.Ensino de Português Brasileiro como segunda língua: as marcas de oralidade em textos escritos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

2.
SANTOS, L. R. L.; CRUZ, R. C. V.. Participação em banca de Rayana Nyelle Machado Martins.Um estudo sobre metodologias de ensino de língua portuguesa para surdos em uma escola inclusiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SANTOS, L. R. L.; NASCIMENTO, C. B.. Participação em banca de Layla Silva Souza.Português para surdos: análise de material didático. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

4.
SANTOS, L. R. L.; NASCIMENTO, C. B.. Participação em banca de Mariana do Prado Lima.Ensino de surdos em escolas inclusivas: as concepções de professores de uma escola de Goiânia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

5.
SILVA, S. O. P. A. C.; SANTOS, L. R. L.. Participação em banca de Rebeca Amâncio Bertolli Venâncio.Percepções de alunos surdos e professores sobre as dificuldades de escrita da língua portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

6.
GOMES, V. F.; SANTOS, L. R. L.; PORTELA, S.. Participação em banca de Elisa dos Santos Matos.Percepções sobre o ensino da LIBRAS para estudantes surdos no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

7.
GOMES, V. F.; SANTOS, L. R. L.; Falk Soares. Participação em banca de Ana Paula Martins Viana.O uso de recursos visuais no processo de letramento de estudantes surdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

8.
GOMES, V. F.; SANTOS, L. R. L.; Falk Soares. Participação em banca de Nayara Pereira da Silva.O teatro, a música e a poesia enquanto linguagens do sujeito surdo: aspectos de interação/inclusão sociocultural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília.

9.
GOMES, V. F.; SANTOS, L. R. L.; Falk Soares. Participação em banca de Laís Trigueiro da Silva.Escola bilíngue para surdos: uma proposta de inclusao. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília.

10.
ARAUJO, A. C. N.; CONCEIÇÃO, V. L. C.; SANTOS, L. R. L.. Participação em banca de Natália Silva de Araújo.O ensino da língua portuguesa no Timor Leste: em que ponto estamos?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

11.
GOMES, V. F.; LIMA, L. R.; LEMES, S. P.. Participação em banca de Ângela Maria de Jesus.A atuação do intérprete de LIBRAS na sala de aula em uma escola municipal de Valparaíso - GO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

12.
GOMES, V. F.; LIMA, L. R.; Falk Soares. Participação em banca de Brunna Ferreira Alencar.O bilinguismo na aprendizagem do aluno surdo no ensino de português em anos finais do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

13.
GOMES, V. F.; LIMA, L. R.; Falk Soares. Participação em banca de Alline Silva Cidrônio.A valorização da escola bilíngue para a educação de surdos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

14.
MEIRELLES, V. A. G.; LIMA, L. R.; FERRARINI, D.. Participação em banca de Stela Maris Lima Martins.Métodos e práticas de ensino de língua inglesa para alunos com déficit de atenção e hiperatividade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília.

15.
CONCEIÇÃO, V. L. C.; LIMA, L. R.; LEMES, S. P.. Participação em banca de Josilei Souza dos Santos.Coesão e coerência em textos de alunos do Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília.

16.
OLIVEIRA, D. C. M.; CONCEIÇÃO, V. L. C.; LIMA, L. R.. Participação em banca de Jemima Cassimiro Albuquerque Leite.Verbos denominais na área da informática no português do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

17.
MEIRELLES, V. A. G.; LIMA, L. R.. Participação em banca de Débora Bonízio Zukowski.Aquisição de línguas e o canto coral. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília.

18.
CONCEIÇÃO, V. L. C.; FERRARINI, D.; LIMA, L. R.. Participação em banca de Luiza Cristina de Sousa.Empréstimos linguísticos: enriquecimento ou empobrecimento de uma língua?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

19.
Patricia Tuxi; LIMA, L. R.; Falk Soares. Participação em banca de Eliete Trindade de Oliveira.Analisando o ensino de português em turmas inclusivas de alunos surdos no ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

20.
Patricia Tuxi; LIMA, L. R.; Falk Soares. Participação em banca de Isabel Reis Oliveira.A inclusão do surdo no centro interescolar de línguas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

21.
Patricia Tuxi; LIMA, L. R.; Falk Soares. Participação em banca de Jarbas Fagundes Veloso.Ensino de inglês para surdos brasileiros e a formação do professor de línguas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

22.
Patricia Tuxi; LIMA, L. R.; Falk Soares. Participação em banca de Miréia Maia Gonçalves Pereira.A formação do tradutor/intérprete de língua brasileira de sinais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

23.
Patricia Tuxi; LIMA, L. R.; Falk Soares. Participação em banca de Priscilla Mayna da Silva Lima.O ensino de inglês para surdos oralizados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

24.
Georgina Maria Duarte Campos; Maria Fernanda Rodrigues; LIMA, L. R.. Participação em banca de Erúzia Carla Pacífico de Oliveira Cardoso.O ensino de português para crianças estrangeiras: uma reflexão sobre a era pós-método. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, L. R. L.; COSTA, A. C. L.; FARIA, N. G.. Professor Substituto/Auxiliar na área de Libras - Portaria nº 81/2015 - FL. 2015. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
SANTOS, L. R. L.; SILVA, S. O. P. A. C.; KOGUT, M. K.. Processo de Extraordinário Domínio de Conteúdo da disciplina. 2016. Universidade Federal de Goiás.

2.
SANTOS, L. R. L.; CHAVEIRO, N.; OLIVEIRA, T. M.. Monitoria em Língua Portuguesa 1 e 2. 2015. Universidade Federal de Goiás.

3.
SANTOS, L. R. L.; LIMA, H. J.; FERNANDES, L. A.. Processo de Extraordinário Domínio de Conteúdo da disciplina: Ensino de Português para Surdos. 2015. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Goiano de Educação Bilíngue.Educação bilíngue para surdos: uma proposta de material didático de português. 2017. (Seminário).

2.
Tardes Gerativas: Língua Brasileira de Sinais e português (L2) de surdos.Relações de causalidade na Língua de Sinais Brasileira: perspectivas de análise. 2017. (Encontro).

3.
VI ENCONTRO MUNDIAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS.?Elaboração de material didático de português como segunda língua para surdos na formação de professores de Letras. 2017. (Encontro).

4.
X Congresso Internacional da ABRALIN ? Pesquisa linguística e compromisso político. Linguística gerativa e o ensino de gramática do português escrito como segunda língua para surdos na educação básica: um diálogo possível. 2017. (Congresso).

5.
XV Encontro de Letras.Os desafios enfrentados e as práticas usadas por professores no ensino de português como L2. 2017. (Encontro).

6.
A Relação Universidade-Empresa na Prática: A Experiência do Laboratório de Métodos de Extração e Separação (LAMES/UFG), do Programa de Formação em Inovação da UFG. 2016. (Outra).

7.
Concordância de gênero em estruturas coordenadas no XI Tardes Gerativas ? II Colóquio de Formação e Ciclo de Palestras: Temas em Teoria Gerativa. 2016. (Encontro).

8.
Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. Elaboração de Material Didático de Português como Segunda Língua: da teoria à prática. 2016. (Congresso).

9.
I Ciclo de Debates da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG.Concepções de leitura e o ensino de Língua Portuguesa para Surdos. 2016. (Outra).

10.
IV Colóquio Nacional de e Letras XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL ? 2016.Panorama do ensino de português para surdos em escolas públicas do Centro-Oeste. 2016. (Outra).

11.
IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos. 2016. (Congresso).

12.
IV Seminário de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso.Concepções de gramática e de língua portuguesa de estudantes surdos universitários. 2016. (Seminário).

13.
Onde estão os índios surdos?. 2016. (Outra).

14.
Perspectivas de Pesquisa em Arte e Cultura Criativa. 2016. (Outra).

15.
Trajetória de Estudantes Surdas do Curso de Letras: Libras da UFG. 2016. (Outra).

16.
V Encontro Mundial sobre o Ensino de Português.Abordagens, métodos e técnicas de ensino do português como segunda língua em escolas públicas do Estado de Goiás. 2016. (Encontro).

17.
XVIII Congresso Internacional de Humanidades Brasil - Chile. Português como L2: uma análise sobre o emprego de conectores argumentativos na escrita de surdos.. 2016. (Congresso).

18.
12º Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília.Concepções de gramática e de língua portuguesa de estudantes surdos universitários. 2015. (Encontro).

19.
1º Encontro Nacional de Surdos e Surdas. 2015. (Encontro).

20.
I Congresso Nacional de Libras da UFU. Aspectos da aquisição da escrita acadêmica do português como segunda língua por estudantes surdos universitários: os operadores argumentativos.. 2015. (Congresso).

21.
III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFGE. 2015. (Outra).

22.
III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos. Aspectos da interlíngua de surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais na aquisição do Português como Segunda Língua: o contexto universitário.. 2015. (Congresso).

23.
Tardes Gerativas: Temas em Teoria Gerativa - Edição VII.Expressões de causalidade na escrita do português como L2 de surdos: um estudo preliminar.. 2015. (Outra).

24.
XVIII Congresso Internacional de Humanidades. Rede Interinstitucional de Documentação e Estudo da Diversidade Linguística no Brasil Central: a Pesquisa nas Línguas de Sinais.. 2015. (Congresso).

25.
XVIII Congresso Internacional de Humanidades Brasil - Chile. Rede interinstitucional de Documentação e Estudo da Diversidade Linguística no Brasil Central: a pesquisa nas línguas de sinais. 2015. (Congresso).

26.
12º Encontro de Letras da UCB.Pesquisas Linguísticas em Libras. 2014. (Encontro).

27.
II Congresso Internacional de Estudos Linguísticos. 2014. (Congresso).

28.
11º Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília.Cultura e Educação de Surdos: Inovações Tecnológicas. 2013. (Encontro).

29.
II Encontro de Pesquisa e Extensão sobre Inclusão da UCB.Inclusão escolar: desafios e possibilidades na educação de surdos, surdocegos e DPAC's. 2012. (Encontro).

30.
X Semana Acadêmica do CREAR e I Semana das Disciplinas.Construindo a acessibilidade na comunicação com pessoas/pacientes surdos no ambiente de saúde através da disciplina Libras. 2012. (Outra).

31.
9º Encontro de Letras da UCB.O processo de inclusão e o ensino do português como segunda língua a surdos. 2011. (Encontro).

32.
XIV Seminário Interno do Curso de Letras.Aquisição do Português pelo surdo: a estrutura de causa e consequência. 2011. (Seminário).

33.
8º Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília.O português como língua internacional: perspectivas quanto à formação de professores. 2010. (Encontro).

34.
IX Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira - Especialidades Emergentes de Português Língua Estrangeira no Brasil e Exterior. O tratamento dos verbos de direção/movimento do português no processo de ensino como LE: uma análise semântica com base em materiais didáticos. 2010. (Congresso).

35.
Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB.A expressão de causa e consequência no Português-Por-Escrito como segunda língua dos surdos. 2009. (Seminário).

36.
VI Congresso Internacional da ABRALIN. A ordem dos constituintes e as construções de causa/consequência do português-por-escrito (L2) pelos surdos. 2009. (Congresso).

37.
XII Congresso Internacional de Humanidades. Semântica da expressão de causa e consequência no português dos surdos. 2009. (Congresso).

38.
6º Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília.A formação de professores de português para usuários de Libras: algumas considerações e reflexões. 2008. (Encontro).

39.
VII Congresso Internacional da SIPLE. O papel dos gestos na aquisição/aprendizagem de PL2. 2008. (Congresso).

40.
4º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO DF. AQUISIÇÃO DE VERBOS DE DIREÇÃO/MOVIMENTO DO PORTUGUÊS POR SURDOS. 2007. (Congresso).

41.
X Congresso Internacional de Humanidades. A aquisição de verbos de direção/movimento do português por surdos. 2007. (Congresso).

42.
III ENCONTRO NACIONAL DO GELCO. 2006. (Congresso).

43.
I ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE LÍNGUAS E CULTURAS DOS POVOS TUPÍ. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, L. R. L.. 12º ENCONTRO DE LETRAS DA UCB. 2014. (Outro).

2.
SANTOS, L. R. L.. 11º ENCONTRO DE LETRAS DA UCB. 2013. (Congresso).

3.
SANTOS, L. R. L.; Falk Soares ; GOMES, V. F. ; QUEIROZ, A. M. . III ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE INCLUSÃO DA UCB. 2013. (Congresso).

4.
SANTOS, L. R. L.; Falk Soares ; GOMES, V. F. ; QUEIROZ, A. M. . II ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE INCLUSÃO DA UCB. 2012. (Congresso).

5.
GRANNIER, D. M. ; LUCINDA FERREIRA ; LIMA, L. R. . PRÁTICA DE TRANSCRIÇÃO DE LIBRAS. 2006. (Outro).

6.
GRANNIER, D. M. ; LIMA, L. R. . III ENCONTRO NACIONAL DO GELCO - I COLÓQUIO REGIONAL DA ALED NO BRASIL - II SIMPÓSIO DE LÍNGUA DE SINAIS E BILINGÜISMO. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Christiane Mesquita Pinheiro. ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E DO PORTUGUÊS-POR-ESCRITO NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PADRE BERNARDO-GO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Sensu em Libras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

2.
Marília Gabriela da Silva. O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM DO SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM BASE NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Latu Sensu em Libras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

3.
Magna Graça Santos. A RELEVÂNCIA DA CULTURA SURDA PARA O SUJEITO SURDO NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Latu Sensu em Libras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

4.
Rúbia Marinho Aguiar. A atividade do guia-intérprete em escolas públicas do Distrito Federal. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Latu Sensu em Libras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

5.
Gisele Freitas Mota. Literatura Surda: tradição literária surda brasileira. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Latu Sensu em Libras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

6.
Andreia de Lima Campos Rocha. Elaboração de Material Didático: uma necessidade na educação de surdos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Latu Sensu em Libras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

7.
Mayara Cristina Silva Costa. As estratégias de ensino de língua inglesa para surdos: os desafios e as possibilidades. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Latu Sensu em Libras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

8.
Alba Valéria Rodrigues Araújo. Práticas de leitura na aquisição do português como segunda língua pelos surdos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Latu Sensu em Libras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Janaina da Silva Rodrigues. Estímulos Visuais no Ensino Bilíngue para Surdos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

2.
Renato Vieira Rodrigues. A percepção de alunos surdos sobre os materiais didáticos de português utilizados em escolas inclusivas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

3.
Edvanilda Antônia Borges Alves. Aspectos do ensino e do aprendizado do inglês como língua estrangeira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

4.
Milene Galvão Bueno. Práticas de Letramento do Português como Segunda Língua para alunos surdos em uma escola bilíngue. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

5.
Késsia Nathaly de Sá Pinheiro. As competências linguísticas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e o Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise sobre a prova de redação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

6.
Denise Moura Carvalho. Pais ouvintes, filho surdo: causas e consequências na aquisição da língua de sinais como primeira língua. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

7.
Núbia Bontempo Martinele. Estratégias de ensino adotadas por professores de inglês para alunos com deficiência em escolas públicas do Distrito Federal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

8.
Thatianny Lima Cruz Nascimento. Uma investigação sobre o uso da abordagem interacionista no ensino de inglês para alunos surdos em um centro interescolar de línguas estrangeiras do Distrito Federal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

9.
Denise Andréia A. R. Santos. Ensino de leitura e produção de textos a distância para angolanos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

10.
Taís Marinho Nunes de Oliveira. A prática de produção de texto no segundo ano do Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

11.
Lunna Lorena Santana da Costa. Leitura e produção de textos: perspectivas no ensino da língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos do Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

12.
Nayara Camila Assunção de Souza. As dificuldades fonológicas do hispanofalante na aquisição/aprendizagem do Português como Segunda Língua. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

13.
Daiane Batista de Araújo. O uso de expressões idiomáticas da Língua Portuguesa por hispanofalantes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

14.
Cayo César Freire Feliciano. Letramento na educação de surdos: aspectos do ensino de Língua Portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

15.
Alessandra Soares da Silva. Literatura surda infanto-juvenil na educação de surdos do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

16.
Cheryslene Marques de Santana. O emprego da preposição "de" do português na interlíngua dos surdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

17.
Mariana Lima de Lacerda. Compartilhamentos interculturais entre professor e alunos em aula de português como segunda língua em uma instituição de ensino superior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

18.
Diany Ferreira da Silva. A importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na formação acadêmica do professor de línguas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

19.
Marivane Albernaz de Souza. Coerência nas produções textuais de alunos surdos, aprendizes de português como segunda língua, da rede pública do Distrito Federal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

20.
Fernanda Cavalcante dos Santos. A expressão do pretérito perfeito e imperfeito na interlíngua do surdo aprendiz do português como segunda língua. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

21.
Daniele Alves de Souza. A coesão em textos de alunos surdos do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

22.
Adriana Amarante Tavares Brasil. A aprendizagem de língua estrangeira pelo surdo: a relevância da sala de aula exclusiva no processo de ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

23.
Hanaia Said Ahmad Karajeh. Aquisição do português como segunda língua por falantes de línguas distantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

24.
Renata Nogueira Alexandre da Silva. A expressão em português-por-escrito de estudantes surdos universitários: uma análise fundamentada na trajetória da educação básica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

25.
Gisele Paiva Rocha. O intérprete educacional de Língua Brasileira de Sinais: um estudo de caso com base no contexto de uma escola pública do Distrito Federal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

26.
Leila Cristina de Oliveira. A aquisição da linguagem por crianças surdas no início da vida escolar - um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

27.
Helcy Fátima Bonifácio Perez Nunes. O tempo verbal em língua portugesa e em LIBRAS: um estudo comparativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

28.
Melissa Silva. A expressão em português-por-escrito de alunos surdos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

29.
Aurilene Trajano da Silva. O processo de aquisição da língua de sinais por surdos: os primeiros passos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

30.
Dayane Silva Mesquita. a música brasileira como expressão cultural: algumas considerações sobre o seu uso no processo de ensino/aprendizagem do português como segunda língua. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

31.
Ludmila Ferreira de Araújo. Dicionário bilíngue Português-Libras/Libras-Português: uma contribuição para o ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

32.
Mayara Cristina Silva Costa. O tratamento semântico dos verbos de direção e movimento do português: uma análise com base em materiais didáticos de PL2/PLE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

33.
Leonardo de Oliveira Matos. O processo de ensino do português como segunda língua para o surdo: algumas considerações e reflexões sobre o contexto escolar do Distrito Federal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

34.
Catharina Rodrigues Chao. A aquisição das expressões idiomáticas do português pelos surdos: o desafio de aprender. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

35.
Karênina Rodrigues. As estratégias de ensino de uma língua estrangeira (inglês) de um professor surdo para alunos surdos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.

36.
Edierte Alves Ramos. Aquisição do português como segunda língua: os choques culturais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Layane Rodrigues de Lima.




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