Eder Amaral e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9075402461156420
  • Última atualização do currículo em 11/10/2017


Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ (2016). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe UFS (2011). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, campus Vitória da Conquista (2009). Professor Assistente vinculado ao Curso de Cinema e Audiovisual, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB (campus Vitória da Conquista). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA (campus Vitória da Conquista). Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa em cinema e audiovisual, psicologia social; genealogia e historiografia; tradução; escrita, constelação e ensaio; imagens do cotidiano e experiência urbana; imagens da infância na literatura, no cinema e na fotografia. E-mail: ederamaral@uesb.edu.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eder Amaral e Silva
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, Eder

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal da Bahia, IFBA - Campus Vitória da Conquista.
Avenida Amazonas, nº 3150, Sala da DEN/CDNC
Ibirapuera
45075265 - Vitória da Conquista, BA - Brasil
Telefone: (77) 34263355
Ramal: 2523
URL da Homepage: http://www.conquista.ifba.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Psicologia Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A cruzada das crianças: constelações da infância à penumbra, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Heliana de Barros Conde Rodrigues.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Infância; Genealogia; Constelação; Tradução; René Schérer & Guy Hocquenghem.
2010 - 2011
Mestrado em Psicologia Social.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Federal do Rio de Janeiro (Orientador: Joel Birman).
Título: Urbanesas errantes: experiência e teimosia nos riscos da cidade,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marcelo de Almeida Ferreri.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, FAPITEC, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em Psicologia.
Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista, FTC, Brasil.
Título: Itinerários de batalha e invenção ou como maquina um coletivo.
Orientador: Valter Aparecido Rodrigues.
Bolsista do(a): Ministério da Educação, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em Esquizoanálise: uma introdução. (Carga horária: 100h).
USINA - estudos e práticas micropolíticas, USINA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Esquizoanálise: micropolíticas do desejo. (Carga horária: 100h).
USINA - estudos e práticas micropolíticas, USINA, Brasil.
2008 - 2008
O Acompanhamento Terapêutico: uma breve introdução. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista, FTC, Brasil.
2008 - 2008
O Acompanhante Terapêutico: funções e intervenção. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista, FTC, Brasil.
2007 - 2007
Psicoterapia Fenomenológico-Existencial: fundament. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista, FTC, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação do Educador em Linguagem Audiovisual. (Carga horária: 20h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Formação e Iniciação Política para Jovens. (Carga horária: 100h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Assistente vinculado ao Colegiado de Cinema e Audiovisual, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH/UESB), campus Vitória da Conquista.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comentarista convidado
Outras informações
Participação na equipe de comentaristas da cinematografia adotada pelo projeto Cinema: Eis a Questão (Vestibular UESB 2015), sob a organização do Janela Indiscreta/UESB.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comentarista convidado
Outras informações
Participação na equipe de comentaristas da cinematografia adotada pelo projeto Cinema: Eis a Questão (Vestibular UESB 2014), sob a organização do Janela Indiscreta/UESB.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comentarista convidado
Outras informações
Participação na equipe de comentaristas da cinematografia adotada pelo projeto Cinema: Eis a Questão (Vestibular UESB 2013), sob a organização do Janela Indiscreta/UESB.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações
A pesquisa se propõe a estudar o conceito de geofilosofia situado na filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Mediante esse conceito, o trabalho se delineia a partir de noções fundamentais para a compreensão do pensamento contemporâneo; tendo como eixo fundamental a idéia de que a experiencia do pensamento se efetua fora de sistemas transcendentes e fora da referência sujeito e objeto, a geofilosofia evoca as relações do pensamento com um "meio", uma potência erigida das relações entre o território e a terra, sendo estas seu verdadeiro plano de imanencia.


Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFBA - Campus Vitória da Conquista, .

03/2014 - Atual
Extensão universitária , IFBA - Campus Vitória da Conquista, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Imaginário: Cinema, Pensamento e Educação.
02/2014 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação I
02/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia aplicada ao trabalho
03/2013 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Psicologia da Educação I
02/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa

Faculdade Juvêncio Terra, FJT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/2015 - 06/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Social
08/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Novas Perspectivas Profissionais
Psicologia Social
Psicologia Urbana
02/2014 - 06/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias de Intervenção Psicológica
Psicologia e Novas Perspectivas Profissionais
Psicologia Social II
02/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Graduação em Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Imaginário - Grupo de Estudos em Cinema, Subjetividade e Pensamento.
02/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Novas Perspectivas Profissionais
Estratégias de Intervenção Psicológica
02/2013 - 07/2013
Outras atividades técnico-científicas , Serviço de Psicologia da Faculdade Juvêncio Terra, Serviço de Psicologia da Faculdade Juvêncio Terra.

Atividade realizada
Supervisão de Estágio Específico - Psicologia Clínica.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias de Intervenção Psicológica
Psicologia e Profissão
03/2012 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , Serviço de Psicologia da Faculdade Juvêncio Terra, .

Serviço realizado
Coordenação das Atividades de Triagem dos Pacientes do SP/FJT.
03/2012 - 07/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias de Intervenção Psicológica
Psicologia e Profissão

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40

Atividades

11/2012 - 02/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Saúde
11/2012 - 02/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
11/2012 - 02/2013
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
03/2012 - 09/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Intervenções Grupais
03/2012 - 09/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrado de Trabalho III (Estágio Básico)
03/2012 - 09/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Indivíduo e Cultura

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (Doutorado)

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.


Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa de Mestrado concedida pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE).

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista (Mestrado), Enquadramento Funcional: Estagiário (Tirocínio Docente), Carga horária: 4
Outras informações
Tirocínio Docente realizado sob a tutoria do Prof. Dr. Marcelo de Almeida Ferreri na disciplina "Introdução à Psicologia Social", ofertada pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe no segundo semestre de 2010.


Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista, FTC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio Supervisionado em Clínica Social, com ênfase em Acompanhamento Terapêutico, sob a supervisão do Prof. Me. Valter A. Rodrigues. Colegiado de Psicologia.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Discente Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Projeto de Extensão em Psicologia Social Comunitária vinculado ao projeto institucional FTC Cidadania, realizado no bairro Nossa Senhora Aparecida, no município de Vitória da Conquista-BA. Carga Horária Total: 60h.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Discente Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Projeto de Extensão em Psicologia Social Comunitária vinculado ao projeto institucional FTC Cidadania, realizado no bairro Nossa Senhora Aparecida, no município de Vitória da Conquista-BA. Carga Horária Total: 60h.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Discente Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Projeto de Extensão em Psicologia Social Comunitária vinculado ao projeto institucional FTC Cidadania, realizado no bairro Nossa Senhora Aparecida, no município de Vitória da Conquista-BA. Carga Horária Total: 60h.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Discente Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Projeto de Extensão em Psicologia Social Comunitária vinculado ao projeto institucional FTC Cidadania, realizado no bairro Nossa Senhora Aparecida, no município de Vitória da Conquista-BA. Carga Horária Total: 60h.

Atividades

08/2008 - 12/2009
Estágios , Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista, .

Estágio realizado
Serviço de Psicologia da FTC/VC.

UNIGRAD - Pós-Graduação e Extensão, UNIGRAD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Ensino Modular, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Módulo "Reabilitação Psicossocial", no curso de Especialização (Lato Sensu) em "Saúde Mental com ênfase em dependência química e CAPS", entre os dias 27 e 28 de setembro de 2013.


Espaço Avesso - Clínica.Formação.Arte, AVESSO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicólogo


USINA - estudos e práticas micropolíticas, USINA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador Voluntário, Enquadramento Funcional: Integrante
Outras informações
Coordenador do curso de Extensão Universitária "Transformações do cotidiano: artes políticas pra moçada", realizado pelo USINA - estudos e práticas micropolíticas em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências - Campus Vitória da Conquista no período de agosto a dezembro de 2008, com carga horária total de 100 horas. A partir de 2009 desenvolve coletivamente pesquisas sobre a clínica como dispositivo político e o cotidiano da cidade como território de produção de subjetividades.


Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras Drogas / Centro de Est, CAPS-AD / CEAD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Oficina Terapêutica (Música), Carga horária: 4
Outras informações
Atividade desenvolvida como colaborador voluntário no Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras Drogas / Centro de Estudo e Atenção às Dependências Químicas (CAPS-ad / CEAD).



Linhas de pesquisa


1.
Processos de subjetivação e modos de vida (Grupo de Pesquisa Saberes Transdisciplinares/IFBA)

Objetivo: Realizar estudos e pesquisas sobre os processos de subjetivação que constituem os modos de pensar, sentir e produzir realidade no contemporâneo, na transversalidade entre os campos da arte, da filosofia e das ciências humanas..
Palavras-chave: Ciências Humanas; Filosofia; Psicologia; Arte; Educação.
2.
Contemporaneidade e processos de subjetivação


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Uma pureza insolente: constelações da infância à penumbra
Descrição: Este projeto de pesquisa institucional (vinculado à produção da tese/doutorado) contempla um duplo desenvolvimento: por um lado, a pesquisa da genealogia histórica do problema da infância no pensamento francês contemporâneo, com aprofundamento na obra conjunta do filósofo e professor da Université Paris VIII (Vincennes/Saint Denis) René Schérer (1922 ? ) com o ativista e escritor Guy Hocquenghem (1946 ? 1988); por outro, o empreendimento da tradução de um dos principais trabalhos resultantes desta parceria, qual seja, o livro intitulado Co-ire: album systématique de l?enfance (?Co-ire: álbum sistemático da infância?, inédito em português), originalmente publicado em 1976 sob o vigésimo segundo número de Recherches, edição francesa de publicação em série de pesquisas coletivas, obras autorais e relatórios técnico-científicos do Centre d?Études, de Recherches et de Formation Institutionnelles (CERFI)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Uma pureza insolente: constelações da infância à penumbra
Descrição: Este projeto de pesquisa (tese/doutorado) contempla um duplo desenvolvimento: por um lado, a pesquisa da genealogia histórica do problema da infância no pensamento francês contemporâneo, com aprofundamento na obra conjunta do filósofo e professor da Université Paris VIII (Vincennes/Saint Denis) René Schérer (1922 ? ) com o ativista e escritor Guy Hocquenghem (1946 ? 1988); por outro, o empreendimento da tradução de um dos principais trabalhos resultantes desta parceria, qual seja, o livro intitulado Co-ire: album systématique de l?enfance (?Co-ire: álbum sistemático da infância?, inédito em português), originalmente publicado em 1976 sob o vigésimo segundo número de Recherches, edição francesa de publicação em série de pesquisas coletivas, obras autorais e relatórios técnico-científicos do Centre d?Études, de Recherches et de Formation Institutionnelles (CERFI). O Album apresenta uma constelação (histórica, literária, filosófica, pictural, cinematográfica) de imagens ?não familiares? da infância, de modo que a criança aí deixa de ser alvejada da perspectiva de um objeto ou categoria de análise para ser pensada em sua multiplicidade imagética. Trata-se de uma obra em que não se pretendeu catalogar e classificar objetos, mas ?considerar? (observar e pôr em relação novos sentidos), fazendo diferir o acervo de imagens do problema da infância na sociedade industrial, a partir do reposicionamento crítico do debate sobre a relação entre educação, sexualidade e expressão do desejo infantil. Decorre que a criança seja então constelada em imagens não parentais, fornecidas pela literatura e pela fotografia, pelas histórias infantis ou pelo cinema, mostrando-se ?contemporânea? dos adultos, e não como seu estado germinal ou pré-desenvolvido. Segundo esta perspectiva, são as potências imprevisíveis da criança (e não seu suposto ?inacabamento?) que nos interpelam a pensar de outro modo a infância. O trabalho de Schérer e Hocquenghem investe num modo outro de apresentar a infância, que não se ocupa de totalizar o que mostra, mas de explorar a potência de pensamento que as imagens da infância, sendo consteladas, passam a contrair e ressoar. Entretanto, a força do Album não se esgota neste livro: desde sua primeira página, o Album se oferece como um convite, na expectativa de ?encontrar cúmplices? nesta tarefa crítica de mostrar outras imagens da infância, de pensá-la de outra maneira, para além do círculo familiar e do sistema pedagógico convencionais. Schérer e Hocquenghem montam sua constelação da infância como um chamamento e um desafio que ultrapassa a tarefa do livro em questão: como forjar uma prática de pensamento que permita traçar outras constelações do infantil? O que implicaria pensar a criança segundo uma imagem propriamente ?contemporânea? da infância? A partir deste recorte do campo problemático e para além da contribuição bibliográfica resultante da referida tradução para os leitores e pesquisadores de língua portuguesa, este projeto de pesquisa se orienta por uma perspectiva de análise do tema da infância a partir de sua desnaturalização, atitude cujo desdobramento imediato resulta em colocar também, na contrapartida, as seguintes questões: o que nos dizem estas constelações da infância em relação ao nosso tempo? Em que medida elas serão capazes de mostrar, por sua vez, outras imagens destes próprios saberes e práticas que configuram a infância contemporânea?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
A experiência limite do pensamento: filosofia da imanência e o problema da invenção
Descrição: Problematizar a invenção como processo e movimento crucial da experiência do pensamento, a partir de sua formulação na filosofia de Gilles Deleuze & Félix Guattari. Nesta proposta, a invenção se apresenta sobretudo como invenção de problemas, o que faz o pensamento escapar do domínio dos saberes constituídos, operando no limiar das disciplinas e práticas sociais. Tendo em vista que se trata de um modo de pensar o pensamento engendrado na indissociabilidade entre a filosofia e a vida, o problema da invenção implica a disposição de romper com a reprodução do mesmo para afirmar a diferença como força criadora..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Projeto Imaginário: Cinema, Pensamento e Educação
Descrição: Focado na formação de público para produção cinematográfica clássica, moderna e contemporânea ao redor do mundo, o Projeto Imaginário se dedica a apresentar à comunidade as diferentes matizes do cinema de curta e longa metragem, ficcional, documental e experimental, de qualidade por vezes mundialmente reconhecida mas que, infelizmente, costuma estar fora dos grandes circuitos por não corresponder aos padrões de venda/consumo da rede comercial de cinema, atualmente concentrada nas salas de shopping centers. Uma vez que Vitória da Conquista hoje só dispõe desta modalidade de sala de cinema, e entendendo que uma das principais vocações das instituições públicas de educação é fomentar o enriquecimento cultural da comunidade, acreditamos que o cinema, além de ser uma das modalidades artísticas de maior penetração no cotidiano, é também um grande dispositivo de socialização, por seu potencial de disparar debates, perspectivando nossos modos de pensar e agir através do que vemos na tela, do que partilhamos durante a sessão, do que nos permite dialogar a partir daí, do que levamos conosco quando ela termina. Através de ciclos temáticos, sessões especiais e mostras articuladas a outras instituições, ou grupos, o projeto é realizado periodicamente no Instituto Federal da Bahia (campus Vitória da Conquista)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Pro Scientia 2013
Descrição: Coordenação do Núcleo de Apoio à Produção Científica da Faculdade Juvêncio Terra - Exercício 2013..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2014
Projeto Imaginário: Cinema, Pensamento e Subjetividade
Descrição: A formação acadêmica em geral e, em particular, a do psicólogo, devem ser caracterizadas pelo pluralismo não somente teórico e técnico, mas, sobretudo, humanístico. Garantir à experiência universitária seu estatuto de referência cultural e, ao formando em psicologia, sua posição de protagonista nesta cultura e na sociedade em que vive são tarefas cruciais na atualidade do ensino superior. Na condição de formadores, somos impelidos a promover as condições de abertura do horizonte cultural necessário à formação ? em sentido pleno ? daqueles aos quais nos dirigimos no exercício da docência. Deste modo, o projeto de extensão IMAGINÁRIO ? Grupos de Estudos em Cinema, Pensamento e Subjetividade é uma iniciativa direcionada aos estudantes de psicologia no intuito de apresentar uma perspectiva transversalista da formação, entendida aqui como êthos ? atitude e morada ? da criação de modos de pensar, existir e cuidar de si mesmo e dos outros. Justamente por apostar na afirmação de um horizonte a um só tempo ético e estético para a formação é que este projeto se dirige à prática criadora do cinema para pensar as questões sempre contemporâneas da análise dos processos de subjetivação: o desejo, a angústia, a invenção de si, a produção da realidade, o encontro, a morte, o riso, a alegria, o tempo, o outro, a loucura. Aquém e além do repertório teórico construído pela psicologia, o cinema, por não apartar os saberes e por atravessar de uma vez a todos eles, se oferece como plano de experiência cardinal para a formação do psicólogo. Se a filosofia e a crítica contemporâneas sinalizam a potência clínica, a ?grande saúde? que toda arte tende a provocar, é oportuno que a psicologia comece a experimentar uma relação outra com o pensamento de seu próprio sentido como saber e como prática de cuidado. Tal é a tarefa a que se destina este projeto: um percurso preliminar pela experiência cinematográfica em busca do campo problemático circunscrito entre o conhecimento, a arte e a vida..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Veneta


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Veneta


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL, Eder2017AMARAL, Eder. Infância infinitiva: correspondências entre Deligny e Truffaut. MNEMOSINE (RIO DE JANEIRO), v. 13, p. 254-269, 2017.

2.
AMARAL, Eder2015AMARAL, Eder. Que infância! Que infância?. REDISCO - Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo, v. 7, p. 43-57, 2015.

3.
AMARAL, Eder2013AMARAL, Eder. Experiência e cegueira: ver, ouvir, narrar. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 44 (2), p. 81-94, 2013.

4.
AMARAL, Eder2013AMARAL, Eder; GONCALVES, Gilvandro. . Entre selvagens, bárbaros, civilizados: histórias de um escultor de mensagens. Mnemosine (Rio de Janeiro), v. 9 (1), p. 264-278, 2013.

5.
AMARAL, Eder2011 AMARAL, Eder. Corpo, técnica e cidade: artesanias entre pesquisa e cotidiano. Revista Polis e Psique, v. 1, n.2, p. 145-170, 2011.

6.
AMARAL, Eder2008AMARAL, Eder. A quem interessar possa: breve elogio à formação rebelde. Alegrar (Campinas), v. n° 5, p. 1-10, 2008.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARROS-CAIRO, Cecília ; AMARAL, Eder . Sobre a morte da psicologia e as ossadas de um ofício. Revista Veneta, Vitória da Conquista, p. 14 - 17, 15 set. 2012.

2.
AMARAL, Eder. Isto não é uma palavra (Editorial). Revista Veneta, Vitória da Conquista, p. 4 - 5, 15 set. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, Eder. Encontro no improvável: educaçãoe errância entre a cidade e a infância. In: III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias UFS, 2012, São Cristóvão-SE. Anais do III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias: Políticas e desafios na produção da pesquisa. São Cristóvão-SE, 2012.

2.
AMARAL, Eder. O que pode a escrita? Inquietudes de uma pesquisa e seus procedimentos. In: 16º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO, 2011, Recife-PE. 16º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO, 2011.

3.
AMARAL, Eder. Desata-M.E.: três notas para um Movimento Estudantil que seja outro. In: I Colóquio Internacional Atividades e Afetos, 2008, Belo Horizonte. I Colóquio Internacional Atividades e Afetos, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, Eder. À propícia penumbra: constelações do álbum sistemático da infância. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis-SC. Anais do XVII Encontro Nacional da ABRAPSO 2013, 2013.

2.
AMARAL, Eder. Estética da existência pueril: imagens da infância em René Schérer. In: III Semana de Filosofia da UESB, 2013, Vitória da Conquista-BA. Anais da III Semana de Filosofia da UESB. Vitória da Conquista: Editora da UESB, 2013.

3.
AMARAL, Eder. Infância, literatura e pensamento: constelações do problema a partir do Album systématique de l'enfance, de René Schérer e Guy Hocquenghem. In: VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: Filosofar: aprender e ensinar, 2012.

4.
AMARAL, Eder. Desata-M.E.: três notas para um Movimento Estudantil que seja outro. In: I Colóquio Internacional Atividades e Afetos, 2008, Belo Horizonte. I Colóquio Internacional Atividades e Afetos, 2008.

5.
AMARAL, Eder. TAZeando pelo (fim de um) mundo: uma invenção de Zonas Autônomas Temporárias na academia. In: I Colóquio Internacional Atividades e Afetos, 2008, Belo Horizonte. I Colóquio Internacional Atividades e Afetos, 2008.

6.
AMARAL, Eder; GOMES, Morgana Barbosa . Das dicotomias feitas pó: est/ética da existência, devir, subjetividade. In: I ENEDIS - Encontro de Estudos sobre o Discurso, 2008, Vitória da Conquista. Anais do I ENEDIS - Encontro de Estudos sobre o Discurso. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008.

7.
AMARAL, Eder. Midiopolíticas (ou sobre como combater a "midiocridade"). In: Seminário Mídia e Psicologia: produção de subjetividade e coletividade, 2007, Rio de Janeiro. Anais Seminário Mídia e Psicologia: produção de subjetividade e coletividade, 2007.

8.
AMARAL, Eder. Pós-Mídia: um novo paradigma est/ético na comunicação. In: Seminário Mídia e Psicologia: produção de subjetividade e coletividade, 2007, Rio de Janeiro. Anais Seminário Mídia e Psicologia: produção de subjetividade e coletividade, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, Eder. O inferno é um asilo: a força escandalosa do delírio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
AMARAL, Eder; PASSETTI, Edson ; MAIOR, Marilda Silva Souto . Mesa Redonda 'O direito absoluto da não-loucura sobre a loucura'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AMARAL, Eder. O mínimo gesto pode ser um sinal: Fernand Deligny e o autismo como etnia singular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AMARAL, Eder; SA, M. E. M. D. . Mesa Redonda 'A psicologia e suas interfaces'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
AMARAL, Eder. A arte da pesquisa em psicologia: ensaio, genealogia e constelações da infância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AMARAL, Eder; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde . A cruzada das infâncias: notas para uma meteorologia da moral (intervenção no simpósio). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AMARAL, Eder; FERRERI, M. A. ; MELO, T. C. L. . A infância estrangeira à psicologia (resumo do simpósio). 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
AMARAL, Eder. A infância maior em René Schérer. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
AMARAL, Eder. Infância, literatura e pensamento: constelações do problema a partir do Album systématique de l'enfance, de René Schérer e Guy Hocquenghem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AMARAL, Eder. O que pode a escrita? Inquietudes de uma pesquisa e seus procedimentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AMARAL, Eder. Experiência urbana como campo problemático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
AMARAL, Eder. O Acompanhamento Terapêutico como estratégia clínico-política: colocando em análise uma experiência de estágio em psicologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
AMARAL, Eder. Desata-M.E.: três notas para um Movimento Estudantil que seja outro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
AMARAL, Eder. TAZeando pelo (fim de um) mundo: invenção de Zonas Autônomas Temporárias na academia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
AMARAL, Eder. Estéticas da ?rexistência?: arte, vida e políticas da formação acadêmica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
AMARAL, Eder; GOMES, Morgana Barbosa . Das dicotomias feitas pó: est/ética da existência, devir, subjetividade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
AMARAL, Eder. Midiopolíticas (ou sobre como combater a. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
AMARAL, Eder. Pós-Mídia: um novo paradigma est/ético na comunicação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
AMARAL, Eder. 'A criança criminosa', de Jean Genet (1949). São Paulo: Núcleo de Sociabilidade Libertária - Nu-Sol, 2016. (Tradução/Outra).

2.
AMARAL, Eder. Coir, álbum sistemático da infância (1976), 2016. (Tradução/Livro).

3.
RODRIGUES, Heliana de Barros Conde ; AMARAL, Eder . 'O saber gay', de Michel Foucault (1978). São Paulo: Núcleo de Sociabilidade Libertária - Nu-Sol, 2015. (Tradução/Artigo).

4.
AMARAL, Eder. Em cada palavra de ordem há uma pequena sentença de morte (Filme: Os incompreendidos / Les quatre cents coups - François Truffaut, 1959). Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2014 (Apreciação Crítica - Livreto "Leituras de Cinema: Filmes para o Vestibular UESB 2015").

5.
AMARAL, Eder. A infância como modo de vida (Filme: O ano em que meus pais saíram de férias, Cao Hamburguer, 2006). Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2013 (Apreciação Crítica - Livreto "Leituras de Cinema: Filmes para o Vestibular UESB 2014").

6.
AMARAL, Eder. Lembrar, esquecer, inventar: o presente (Filme: Utopia e Barbárie - Silvio Tendler, 2005). Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudeste da Bahia, 2012 (Apreciação Crítica - Livreto "Leituras de Cinema: Filmes para o Vestibular UESB 2013").

7.
AMARAL, Eder. ?alguma coisa está fora da ordem?: linhas de encontro com uma psicopatologia menor. São Paulo: Revista Reichiana n. 18. pp. 106-8. Instituto Sedes Sapientiae, 2009 (Resenha do Livro "Linhas da Diferença em Psicopatologia", de Antonio Moura (2007).).

8.
AMARAL, Eder. A potência da crítica e o problema da criação: políticas do pensamento para uma filosofia prática 2009 (Trabalho Final PIC-UESB (Filosofia)).

9.
PALMA, N. I. S. ; AMARAL, Eder . 'As esquizoanálises', de Félix Guattari (1987). Niterói-RJ: Revista Ensaios - Universidade Federal Fluminense, 2008. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AMARAL, Eder. Parecerista ad hoc da Revista Mnemosine (UERJ). 2015.

2.
AMARAL, Eder. Parecerista ad hoc da Revista Aprender (UESB). 2015.

3.
AMARAL, Eder. Parecerista ad hoc da Revista Mnemosine (UERJ). 2014.

4.
AMARAL, Eder. Parecerista ad hoc Revista Contemporânea de Educação (UFRJ). 2014.

5.
AMARAL, Eder. Parecerista ad hoc da Revista Mnemosine (UERJ). 2013.

6.
AMARAL, Eder. Parecerista ad hoc UESB (Incentivo por Produção Científica). 2013.

7.
AMARAL, Eder. Parecerista ad hoc da Revista Mnemosine (UERJ). 2012.

8.
AMARAL, Eder. Parecerista ad hoc UESB (Incentivo por Produção Científica). 2012.

9.
AMARAL, Eder. II CULPSI - Cultura & Psicologia | Pensar, Fazer, Viver: inventando saberes, fabricando práticas (Elaboração do projeto). 2008.

10.
AMARAL, Eder. I CULPSI - Cultura & Psicologia | Ciência, Cultura e Cidadania: como não falar em Política? (Elaboração do projeto). 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AMARAL, Eder. Comentários do Projeto 'Cinema: Eis a Questão' - O Janela Indiscreta no Vestibular. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
AMARAL, Eder. Comentários do Projeto 'Cinema: Eis a Questão' - O Janela Indiscreta no Vestibular. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
AMARAL, Eder. Comentários do Projeto 'Cinema: Eis a Questão' - O Janela Indiscreta no Vestibular. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, Eder. Subjetividade: pesquisa e método. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
AMARAL, Eder. Histórias da amnésia na psicologia do Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
AMARAL, Eder. A morte no cinema. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
AMARAL, Eder; BARROS-CAIRO, Cecília ; GRISI, Erika Porto . Ética, cuidado e saúde: transversalidades da clínica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
AMARAL, Eder; BARROS-CAIRO, Cecília ; SUITEN, Thiago ; RESENDE, Caio. ; GRISI, Erika Porto . Revista Veneta, v.1, n.1.. 2012. (Editoração/Periódico).

6.
AMARAL, Eder; SILVA, M. B. . Abordagem? Contra quem?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
AMARAL, Eder. Transformações do cotidiano: artes políticas pra moçada. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
AMARAL, Eder. Passeagens por uma terra inventada: linhas da criação na experiência clínica. 2008. (Relatório de Estágio Supervisionado em Psicologia - Clínica Social).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AMARAL, Eder; OLIVEIRA, R. L. S.; SANTOS, H. F. D.. Participação em banca de Yasmin Rocha Santos.Não é só isso (Média-Metragem ? Documentário). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2.
AMARAL, Eder; GRISI, Erika Porto; LEAO, L.. Participação em banca de Sofia Csilla Strazzacappa.Influência da mídia na satisfação e estima corporal de universitárias da graduação de Estética e Cosmética. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Faculdade Independente do Nordeste.

3.
AMARAL, Eder; VENANCIO, M. A. S.; SANTOS, M. K.; LOBO, A. S. A.. Participação em banca de Joadson Meira dos Santos.Leid Maquened (Roteiro Longa-Metragem Ficção). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

4.
AMARAL, Eder; LACERDA, G. B. M.; SIMPLICIO, J. C. S.. Participação em banca de Ricardo Evandro Souza Ribeiro.Pessoas.zip compactado (Média-Metragem ? Documentário). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

5.
AMARAL, Eder; LACERDA, G. B. M.; CORONAGO, V. M. M. O.; BITTENCOURT, K. A.. Participação em banca de Ana Júlia Ribas Silva; Daniel Guerreiro Assis da Silva.Um canto de nós (Média-Metragem ? Documentário). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

6.
AMARAL, Eder; CANGUCU, C. F.; LUZ, C. A.. Participação em banca de Aliúd José de Almeida.Capital cinematográfico e racismo: o nascimento de uma nação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

7.
AMARAL, Eder; VENANCIO, M. A. S.; FREITAS, C. A. A.. Participação em banca de Luiza Santos Oliveira.TV Digital: Perspectivas para a apropriação social da televisão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

8.
AMARAL, Eder; GUSMAO, M. C. S.; BARROS-CAIRO, Cecília. Participação em banca de Thiago Batista da Silva.Sonata do impartível: movimento, pensamento e cinema em Bergson. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

9.
AMARAL, Eder; PORTO, A.; GOLINO, H.. Participação em banca de Rafael Côrtes Nascimento e Gilmária Santos Gama.Análise funcional: um estudo de caso com base na análise do comportamento e no behaviorismo radical. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista.

10.
PINHEIRO, Frederico Leão; GAMA, Bruno Cerqueira; AMARAL, Eder. Participação em banca de Emanuelle Matos Góis.Janela entreaberta: núpcias entre Cartografia, Fotografia e Educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes.

11.
PINHEIRO, Frederico Leão; BELÉM, Aline Oliveira; AMARAL, Eder. Participação em banca de Daniela Flores Cardoso Sobral e Renata Mendonça Brügger.Psicologia frente às crenças espirituais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BISPO, A. M. C.; LOPES, E. B. M.; AMARAL, Eder. Seleção Simplificada para Professor Substituto de Filosofia (40h) - Edital 08/2013. 2013. Instituto Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. A cruzada das infâncias: notas para uma meteorologia da moral. 2014. (Congresso).

2.
III Semana de Filosofia da UESB.Estética da existência pueril: imagens da infância em René Schérer. 2013. (Encontro).

3.
XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.À propícia penumbra: constelações do álbum sistemático da infância. 2013. (Encontro).

4.
2ª Semana de Psicologia da UFBA/IMS/CAT.Formação em psicologia no Brasil e em Vitória da Conquista. 2012. (Simpósio).

5.
Evento Comemorativo - Dia do Psicólogo (FJT).Comentário do Filme "Medianeras". 2012. (Outra).

6.
III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias UFS.Encontro no improvável: educaçãoe errância entre a cidade e a infância. 2012. (Seminário).

7.
VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação | UERJ.Infância, literatura e pensamento: constelações do problema a partir do Album systématique de l'enfance, de René Schérer e Guy Hocquenghem. 2012. (Encontro).

8.
16º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO.O que pode a escrita? Inquietudes de uma pesquisa e seus procedimentos. 2011. (Encontro).

9.
1º Encontro com Imagens e Filosofia - Imagens em (des) encantos: pesquisa, ensino e extensão. 2011. (Encontro).

10.
Primeiro Colóquio Internacional Michel Foucault. 2011. (Outra).

11.
II Colóquio Filosofia e Literatura: Fronteiras. 2010. (Outra).

12.
IV ENCONTRO DE PSICOLOGIA DA UFS / II SEMINÁRIO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA.Mini-curso: "Abordagem? Contra quem?"; Comunicação Oral: ?O Acompanhamento Terapêutico como estratégia clínico-política: colocando em análise uma experiência de estágio em psicologia?. 2010. (Seminário).

13.
VIII Semana de Ciências Sociais - O ensino e a pesquisa em Ciências Sociais. 2010. (Encontro).

14.
Encontro: Diálogos entre Filosofia, Psicanálise e Educação. 2009. (Seminário).

15.
Encontro Internacional 30 anos da Lei Franco Basaglia: Reformas Psiquiátricas e Transformação Cultural no Brasil e no Mundo. 2009. (Encontro).

16.
1º Colóquio Internacional Atividades e Afetos.Desata-M.E.: três notas para um Movimento Estudantil que seja outro. 2008. (Outra).

17.
A VIDA COMO OBRA DE ARTE: PRÁTICAS E INTERFERÊNCIAS (Universidade Federal Fluminense - UFF/Niterói). 2008. (Encontro).

18.
Extendendo o LAPSO - Laboratório de Psicologia Social (Faculdade Juvêncio Terra). 2008. (Simpósio).

19.
I Encontro de Estudos Sobre o Discurso: Sujeitos Díspares, Identidades Líquidas - I ENEDIS.Das dicotomias feitas pó: Estética da Existência, Devir, Subjetividade. 2008. (Encontro).

20.
II CULPSI - Cultura & Psicologia | Pensar, Fazer, Viver: inventando saberes, fabricando práticas.Formação acadêmica e posicionamento ético-político. 2008. (Outra).

21.
I Seminário de Sensibilização e Planejamento do Pró-Saúde (Universidade Federal da Bahia - Instituto Multidisciplinar em Saúde/Campus Anísio Teixeira). 2008. (Seminário).

22.
Mini-curso: O Acompanhamento Terapêutico: uma breve introdução (Carga Horária: 4 horas) - II CULPSI - Cultura & Psicologia | Pensar, Fazer, Viver: inventando saberes, fabricando práticas. 2008. (Outra).

23.
Mini-curso: O Acompanhante Terapêutico: funções e modos de intervenção (Carga Horária 4 horas) - II CULPSI - Cultura & Psicologia | Pensar, Fazer, Viver: inventando saberes, fabricando práticas. 2008. (Outra).

24.
I CULPSI - Cultura & Psicologia | Ciência, Cultura e Cidadania: como não falar em Política?.Organização do Evento. 2007. (Outra).

25.
Mídia e Psicologia: Produção de Subjetividade e Coletividade."Midiopolíticas" (ou sobre como combater a "midiocridade"); Pós-Mídia: um novo paradigma est/ético na comunicação. 2007. (Seminário).

26.
Mini-curso: Arte e Política enquanto possibilidade de afirmação do Eterno Retorno em Nietzsche (Carga Horária: 8 horas) - X CONPEX - Congresso de Pesquisa e Extensão / XI Seminário de Iniciação Científica da UESB. 2007. (Congresso).

27.
X CONPEX - Congresso de Pesquisa e Extensão / XI Seminário de Iniciação Científica da UESB. 2007. (Congresso).

28.
Colóquio Psi: Abordagens, leituras e estratégias frente demandas contemporâneas. 2006. (Encontro).

29.
II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. 2006. (Congresso).

30.
II Mostra de Psicologia e VII Simpósio de Estudos Sobre o Comportamento Humano. 2006. (Simpósio).

31.
IV Semana de Comunicação: Reflexão, cotidiano e perspectivas do jornalismo atual. 2006. (Simpósio).

32.
Mini-curso: Homofobia: causas e consequências (Carga Horária: 3 horas) - II Mostra de Psicologia e VII Simpósio de Estudos Sobre o Comportamento Humano. 2006. (Simpósio).

33.
Mini-curso: Psicanálise e Religião, análises e ressonâncias (Carga Horária 3 horas) - Colóquio Psi: Abordagens, leituras e estratégias frente demandas contemporâneas. 2006. (Encontro).

34.
II Encontro Baiano de Direito Crítico. 2005. (Encontro).

35.
II Seminário de Psicologia do Sudoeste da Bahia. 2005. (Seminário).

36.
I Seminário de Psicologia. 2005. (Seminário).

37.
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2005. (Congresso).

38.
Seminário Referendo 2005: Reflexões acerca do Estatuto do Desarmamento. 2005. (Seminário).

39.
XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, Eder. 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. 2015. (Outro).

2.
RODRIGUES, Heliana de Barros Conde ; ROSA, A. ; AMARAL, Eder . Jornada Fernand Deligny: a arte da tentativa. 2015. (Outro).

3.
AMARAL, Eder. 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. 2013. (Outro).

4.
AMARAL, Eder; SILVA, M. B. ; GRISI, E. P. ; PALMA, N. I. S. ; FERNANDES, L. Q. ; MAIOR, M. S. S. ; MACEDO, D. T. . II CULPSI - Cultura & Psicologia | Pensar, Fazer, Viver: inventando saberes, fabricando práticas. 2008. (Outro).

5.
AMARAL, Eder; CONCEIÇÂO, J. F. S. S. ; BRITO, R. C. N. ; CORREIA, R. O. B. ; NASCIMENTO, M.P. ; MATOS, U. C. ; SA, M. E. M. D. ; MOURA, A. B. X. ; CARDOSO, G. R. ; SILVA, C. E. R. ; ALVES, R. S. ; SILVA, M. V. N. ; LIMA, A. F. . I CULPSI - Cultura & Psicologia | Ciência, Cultura e Cidadania: como não falar em Política?. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Ottero Rodrigues. [Sem título]. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (Orientador).

2.
Thays de Cássia Dias Rocha. Cinema, educação e infância: o papel formador da Mostrinha de Cinema Conquista (Monografia). Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (Orientador).

3.
Luiz Henrique Girarde. A vida ao redor (Média-Metragem ? Documentário). Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (Orientador).

4.
Hildecarla Pires Dantas. Do monstro cruel ao adolescente apaixonado: transformações do vampiro na produção cinematográfica (Monografia). Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (Orientador).

5.
Matheus Vieira Rocha Lima De Pinho. O corpo dos amantes: contradição e espaço nas relações entre homens (Monografia). Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (Orientador).

6.
Iuri Rocha Pires. [Sem título]. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Yasmin Rocha Santos. Não é só isso (Média-Metragem ? Documentário). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Eder Amaral e Silva.

2.
Thiago Batista da Silva. Sonata do impartível: movimento, pensamento e cinema em Bergson. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Eder Amaral e Silva.

3.
Aliúd José de Almeida. Capital cinematográfico e racismo: o nascimento de uma nação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Eder Amaral e Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Aprovação (1º Lugar) em Concurso Público de Professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (campus Vitória da Conquista) - Disciplina/Área:"Psicologia da Educação" - Edital nº 06 de 11/11/2011 [DOU - Seção 3 - Nº 106, sexta-feira, 1 de junho de 2012];


Aprovação (1º Lugar) em Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto pela Universidade Federal da Bahia (campus Vitória da Conquista) - Disciplinas: "Psicologia, Intervenções Grupais, Cultura e Sociedade" [Edital Interno nº 11/2012, 23/02/2012];


Aprovação (2º Lugar) em Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto pela Universidade Federal da Bahia (campus Vitória da Conquista) - Disciplinas:"Teorias e Sistemas Psicológicos I (Psicanálise)", "Fundamentos Epistemológicos da Psicologia" e "Psicologia, Ciência e Profissão" [Edital Interno nº 02/2011, 28/03/2011]; 


Aprovação (3º Lugar) em Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto pela Universidade Federal de Sergipe (campus São Cristóvão) - Matéria de Ensino: "Psicologia Geral, Desenvolvimento e Aprendizagem" / Disciplina: Introdução à Psicologia do Desenvolvimento [Edital nº 002, 31/01/2011];


Aprovação (4º Lugar) em Concurso Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (campus Estância) - Cargo Nível Superior: Psicólogo [Edital nº 14, 31/03/2010]; 


Aprovação (10º Lugar) em Concurso Público da Universidade Federal da Bahia (campus Vitória da Conquista) - Cargo Nível Médio: Assistente em Administração [Edital nº 01/2006, 18/01/2006].



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 1:31:21