Adriana Neves dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Possui graduação (2007), mestrado (2012) e doutorado (2015) em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina, centro Araranguá. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia em Neuropediatria e Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: paralisia cerebral, funcionalidade, alterações neurológicas e biomecânica. Participa do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde e Reabilitação Neurofuncional da UFSC-Araranguá e do Grupo Estudo do Desenvolvimento Infantil da UFSCar. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia e da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Neves dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, A. N.;dos Santos, AN


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Fisioterapia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Influência da manipulação da altura do banco e uso do Kinesiotaping na atividade ST-DP em crianças com PC, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha.
2010 - 2012
Mestrado em Fisioterapia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Atividade Sentado para de Pé em Crianças com Paralisia Cerebral: Relação com a Força Muscular e a Participação Social,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde
2008 - 2009
Especialização em VII Especialização Intervenção em Neuropediatria. (Carga Horária: 472h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Fortalecimento Funcional em PC Diplégico: um estudo de caso.
Orientador: Aline Martins Toledo.
2004 - 2007
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Análise Qualitativa do Movimento de Alcance em Lactente Pré-termo com Idade Cronológica e Corrigida.
Bolsista do(a): Universidade Federal de São Carlos, PUIC-UFSCAR, Brasil.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Alberto Cardoso de Melo Neto, CARDOSO, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
The University of Queensland, UQ, Austrália.
Bolsista do(a): Endeavour Fellowship - Australia Goverment, ENDEAVOUR, Austrália.
Grande área: Ciências da Saúde


Formação Complementar


2018 - 2018
Systematic Review. (Carga horária: 32h).
The University of Queensland, UQ, Austrália.
2015 - 2015
Pediatric Neuromotor Development Rehabilitation: Orthotic and Theratogs. (Carga horária: 45h).
Fisiovital, FISIOVITAL, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação em CIF e a Prática Docente. (Carga horária: 16h).
Conselho de Fisioterapia, CREFITO-10, Brasil.
2012 - 2012
Curso Basico Therapy Taping aplicado a Neurologia. (Carga horária: 20h).
MovBrasil, MOVBRASIL, Brasil.
2008 - 2008
Bobath. (Carga horária: 280h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Formação em Dor e Cuidados Paliativos. (Carga horária: 60h).
Liga da Dor & Cuidados Paliativos de São Carlos, X, Brasil.
2006 - 2006
FNP - Método Kabat. (Carga horária: 92h).
Centro Acadêmico 9 de Julho - UFSCAr, CAFISIO-UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



The University of Queensland, UQ, Austrália.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluna de pós-doutorado, Carga horária: 30

Atividades

02/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , The University of Queensland Brisbane, .

Linhas de pesquisa
Fisioterapia em Pediatria
10/2018 - 10/2018
Estágios , The University of Queensland Brisbane, .

Estágio realizado
Terapeuta voluntária no "HABIT-ILE: A randomized trial of Hand Arm Bimanual Intensive Training Including Lower Extremity training for children with bilateral cerebral palsy".

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Fisioterapia em Pediatria
Fisioterapia em Pediatria 1
08/2016 - Atual
Ensino, Ciências da Reabilitação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
Instrumentos de avaliação e reabilitação sensório-motora nas disfunções neurológicas infantis
10/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Araranguá - Fisioterapia, .

10/2013 - Atual
Extensão universitária , Campus Araranguá - Fisioterapia, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora de Projeto de Extensão em Fisioterapia Neurológica Adulta e Pediátrica.
10/2016 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

Cargo ou função
Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.
05/2016 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Comissão do CT-Infra do Centro Araranguá da UFSC.
05/2016 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Conselho da Unidade Araranguá da UFSC.
04/2016 - 10/2017
Direção e administração, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.
04/2016 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.
04/2016 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Credenciamento e Recredenciamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.
03/2015 - 07/2017
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio na área de Fisioterapia em Neurologia
Fisioterapia em Neurologia 1
03/2015 - 10/2016
Direção e administração, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Fisioterapia.
04/2016 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Comissão de Elaboração do Edital de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.
04/2014 - 06/2016
Direção e administração, Campus Araranguá - Fisioterapia, .

Cargo ou função
Coordenadora da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II do curso de Fisioterapia da UFSC.
10/2013 - 05/2016
Direção e administração, Campus Araranguá - Fisioterapia, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Fisioterapia.
11/2015 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Comissão para estudo de viabilidade de implantação dos departamentos e coordenadorias especiais do centro Araranguá da UFSC.
10/2015 - 04/2016
Direção e administração, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Supervisora do Laboratório de ensino de Fisioterapia em Neurologia e Pediatria.
11/2014 - 11/2015
Direção e administração, Campus Araranguá - Fisioterapia, .

Cargo ou função
Grupo de elaboração do curso de pós graduação em Fisioterapia.
11/2014 - 11/2015
Direção e administração, Campus Araranguá - Fisioterapia, .

Cargo ou função
Supervisor dos Laboratórios de Fisioterapia I e II do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina.
05/2015 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração das Regras de Uso dos Laboratórios de Ensino da UFSC-Araranguá.
10/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Araranguá - Fisioterapia, .

Cargo ou função
Comissão para elaboração das normas eleitorais para os cargos de Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Fisioterapia da UFSC.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Acompanhamento Teórico de Prática Fisioterapêutica
Anatomia I
Bioestatística
Estágio VI (neurologia adulta e pediátrica)
03/2014 - 07/2014
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Acompanhamento Teórico da Prática Fisioterapêutica V - Fisioterapia em Neurologia Adulta e Infantil
Estágio I - CIART (prevenção em idosos)
Estágio V - Fisioterapia em Neurologia Adulta e Infantil
Fisioterapia em Neurologia I
03/2014 - 04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Araranguá - Fisioterapia, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação dos Planos de Ensino referentes ao semestre de 2014/1 do curso de Graduação em Fisioterapia UFSC.
02/2014 - 04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Araranguá - Fisioterapia, .

Cargo ou função
Comissão para Elaboração do Regulamento de TCC do Curso de Graduação em Fisioterapia.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinesioterapia I
Fisioterapia em Neurologia I
Legislação Profissional

Clínica Equilíbrio Corporal, EQUICORP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações
Atendimento, para pesquisa, na área de Neuropediatria com a técnica de Pilates.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações
Atendimento, para pesquisa, na área de Neuropediatria com a técnica de Pilates.


Sociedade Pestalozzi de São Paulo, PESTALOZZI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Atendimento a pacientes infantis com alterações neuromusculares.


Consultório de Fisioterapia Mercel Akira Serikawa, CONSULTÓRIO FT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento como Fisioterapeuta a pacientes nas áreas de Neuropediatria e Ortopedia e Traumatologia.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Aluna de Doutorado, Enquadramento Funcional: aluna

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Aluna de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESP, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Aluna de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista PUIC-UFSCar, Carga horária: 12
Outras informações
Desenvolvimento do projeto intitulado Impacto da Informação Sensorial nas Variáveis Espaço-Temporais do Alcance de Lactentes de 4 a 6 Meses de Idade, sob orientação da profª Dr Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Aluna de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista PUIC-UFSCar, Carga horária: 12
Outras informações
Desenvolvimento do projeto intitulado Impacto da Prematuridade como Fator de Restrição Intrínseca no Desenvolvimento do Alcance de Lactentes, sob orientação da profª Dr. Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha.

Atividades

03/2011 - 03/2012
Serviços técnicos especializados , Unidade Saúde Escola da UFSCar, .

Serviço realizado
Atendimento para pesquisa na área de Neurologia na Unidade Saúde Escola da UFSCar..
09/2010 - 11/2011
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora colaboradora no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) para o último ano do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (Trabalho desenvolvido nas Unidades de Saúde da Família de São Carlos
08/2011 - 10/2011
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisão com colaboradora do Estágio de Fisioterapia em Neuropediatria
08/2010 - 10/2010
Serviços técnicos especializados , Unidade Saúde Escola da UFSCar, .

Serviço realizado
Atendimento como fisioterapeuta no estágio de Intervenção Precoce.
03/2010 - 05/2010
Serviços técnicos especializados , Unidade Saúde Escola da UFSCar, .

Serviço realizado
Atendimento voluntário na área de Neuropediatria na Unidade Saúde Escola da UFSCar.
03/2010 - 04/2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisora colaboradora no estágio de Fisioterapia em Neuropediatria
03/2007 - 12/2007
Estágios , Universidade Federal de São Carlos, .

Estágio realizado
Estagiária atuando como fisioterapeuta dos times masculino e feminino de vôlei da UFSCar.
03/2007 - 12/2007
Estágios , Unidade Saúde Escola da UFSCar, .

Estágio realizado
Estagiária nas áreas de Neuropeditria, Neurologia, Cardiologia, Ortopedia, Fisioterapia Geral e Geriatria.
03/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos, .

Cargo ou função
Comissão organizadora estágio (turma 2004).
03/2006 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos, .

Cargo ou função
Integrante do Centro Acadêmico 2 de Setembro.
03/2006 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos, .

Cargo ou função
Representante discente no Conselho do DFisio.
07/2006 - 07/2006
Estágios , Unidade Saúde Escola da UFSCar, .

Estágio realizado
Estagiária atuando como fisioterapeuta na área de Fisioterapia Respiratória na USE-UFSCar.
2006 - 2006
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitora na disciplina de Massoterapia
2005 - 2005
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitora da disciplina de Anatomia

União de Paratletas de São Carlos, UPASC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2
Outras informações
Atendimento de hidroterapia em crianças com alterações neuromotoras.



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação e Intervenção Sensório-motora de Indivíduos Saudáveis e com Alterações no Sistema Neurológico

Objetivo: Avaliar e propor formas de reabilitação para indivíduos com alterações neurológicas. Ainda se propõe a investigar o desenvolvimento motor e sensorial de crianças saudáveis e com alterações neuromotoras, assim como buscar e desenvolver instrumentos de avaliação para esta população..
2.
Fisioterapia em Pediatria


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Assimetria de Membros Superiores em Lactentes com Risco de desenvolver Paralisia Cerebral no estudo ?REACH: Randomised trial of EArly Rehabilitation in Congenital Hemiplegia?
Descrição: Introdução: Alguns autores têm sugerido que terapias manuais trariam resultados mais positivos em idades precoces em crianças com possível hemiplegia, visto que induziria a uma reorganização cerebral diferente. No entanto, não há estudos na literatura que sustentem essa hipótese. Objetivo: Verificar o efeito da TCI e da TBMS na simetria manual e no desenvolvimento motor de lactentes com lesão assimétrica e sinais clínicos de PCU. Além disso, se objetiva comparar estas duas intervenções. Métodos: Estudo cego simples, randomizado, controlado. Os participantes serão lactentes entre 3 e 6 meses de idade corrigida, com diagnóstico de lesão cerebral assimétrica anterior a 12 semanas após o nascimento e sinais clínicos de hemiplegia. Serão as seguintes avaliações: 3 a 6 meses de idade corrigida (A1); 6 meses de idade corrigida (A2); e no momento de conclusão da intervenção com 10 meses de idade corrigida (A3). Serão avaliadas a frequência de utilização das mãos e a assimetria manual com um acelerômetro. A funcionalidade das mãos será avaliada com a Escala de Utilização das Mãos em Lactentes. Após a primeira avaliação, os lactentes serão randomizados em dois grupos de tratamento de forma randomizada: terapia por contenção induzida (TCI) e treinamento intensivo bilateral para membros superiores (TBMS). A intervenção será proposta de acordo com o estudo REACH (Rehabilitation EARly for Hemiplegia Congênita). Serão aplicadas pelos pais em casa, instruídos por um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta treinado. Será utilizado o software ActiLife 6 (ActiGraph, Pensacola, FL). OS dados serão analisados de acordo com a normalidade de sua distribuição. Será considerado um nível de significância de 5%..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Comparação do Perfil Sensorial de Lactentes Prematuro e a termo nos três primeiros meses de vida
Descrição: Introdução: o sistema sensorial é imprescindível para o desenvolvimento global de um indivíduo e a prematuridade está associada a alterações neste sistema. O conhecimento precoce acerca destas alterações pode facilitar a prevenção de limitações futuras, principalmente motoras e cognitivas, e permitir a intervenção precoce quando necessária. Objetivo: Comparar o Perfil Sensorial de lactentes prematuros com a termo nos três primeiros meses de vida. Métodos: O estudo será composto por uma amostra não probabilística de conveniência, composta por lactentes prematuros e a termo, na faixa etária de 1 dia a 3 meses de idade cronológica. Para avaliação do sistema sensorial será utilizado o Perfil Sensorial de Dunn. As crianças serão submetidas a uma avaliação em seu ambiente domiciliar. A análise estatística será realizada de acordo com a normalidade de distribuição dos dados. Será considerado um nível de significância de 5%. Resultados esperados: Acredita-se que haverá diferença entre os perfis sensoriais de crianças prematuras e a termo. A definição do perfil sensorial mais encontrado em crianças prematuras poderá servir de guia para determinação da melhor maneira de focar as medidas de intervenção precoce..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Coordenador / giovana pascoali rodowanski - Integrante.
2016 - Atual
RELAÇÃO ENTRE O PERFIL SENSORIAL E A FUNÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA QUE FREQUENTAM A ESCOLA REGULAR
Descrição: Introdução: crianças com deficiência que apresentam alterações no processamento sensorial possuem comprometimento no desempenho de suas funções escolares. O aumento do número de crianças com deficiência nas escolas regulares representa um desafio devido a necessidade de garantir seu desempenho funcional neste ambiente. Estudos sugerem a importância de classificar por perfis sensoriais as crianças e compreender melhor suas necessidades sensoriais, porém são escassos estudos que relacionem os perfis sensoriais com a função escolar. Objetivo: classificar por perfis sensoriais as crianças com deficiências que frequentam escola regular, comparar a função escolar entre os diferentes perfis sensoriais e relacionar cada perfil com a função escolar. Métodos: Para o estudo será utilizada uma amostragem não probabilística, por conveniência, de crianças com deficiência, com idade entre 5 a 10 anos, que frequentam a educação infantil ou o ensino fundamental de escolas regulares. As crianças serão divididas em quatro categorias de perfis sensoriais, de acordo com o Instrumento Sensory Profile (Registro, Procura, Sensibilidade e Evitação). Os instrumentos utilizados serão o School Function Assessment (SFA) (Coster et al, 1998) e o Sensory Profile School Companion (SPSC) (Dunn, 2006) que serão respondidos pelo (a) professor (a) de referência da criança, o Sensory Profile (SP) (Dunn, 1999) que será respondido pelos responsáveis. As variáveis do estudo serão os grupos formados pelas quatro categorias sugeridas pelo Perfil Sensorial e os escores da função escolar e do perfil sensorial. Os dados serão analisados de acordo com sua normalidade de distribuição. Será adotado um nível de significância de 5%..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Coordenador / Aline Perboni Zanoto - Integrante / Carmem Chede Pereira da Silva - Integrante.
2014 - 2017
Efeito translacional de um programa de exercício multicomponente no processo de envelhecimento
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Integrante / Gisele Augustini Lovatel - Coordenador / Sabrina Dimmer - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL E ESTIMULAÇÃO VISUAL EM PRÉ- TERMOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA SEMI-INTENSIVA E AMBIENTE DOMICILIAR
Descrição: Introdução: A prematuridade é considerada um fator de risco para diversas alterações no desenvolvimento global da criança, sendo a alteração visual uma delas. A presença destas alterações associadas à permanência em ambiente hospitalar por tempo prolongado pode levar a déficits visuais. A integridade do sistema visual permite o desenvolvimento de outros sistemas; assim medidas de prevenção e tratamento precoce das alterações visuais vêm demonstrando benefícios para o desenvolvimento neuropsicomotor. Desta forma, os objetivos do estudo são avaliar e comparar, por meio da utilização dos Cartões de Acuidade Visual de Teller (CAV), a acuidade visual de lactentes pré-termos (PT) em unidades de terapia semi-intensiva e ambiente domiciliar. Ainda, pretemde-se verificar se a estimulação imediata com CAV beneficiará a acuidade visual destas crianças. Métodos: O estudo será realizado com lactentes PT de ambos os sexos em unidade de terapia semi-intesiva e com lactentes em ambiente domiciliar. Os lactente serão submetidas a duas avaliações, antes e após a estimulação visual. As avaliações serão realizadas no mesmo dia. Para as avaliações serão utilizadas os CAV. A estimulação visual será realizada uma única vez entre as duas avaliações, respeitando os horários de intervenção fisioterapêutica do hospital, usando os CAV e figuras de alto contraste. As variáveis serão o tempo de fixação do olhar nos CAV e frequência espacial das listras dos cartões. Os resultados descritivos serão obtidos por meio do cálculo de média e desvio padrão, e serão avaliados por meio de testes adequados com a normalidade de sua distribuição. Será adotado um nível de significância de 5%..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Coordenador / Janaína Medeiros de Souza - Integrante / Carolina Lazzarim de Conto - Integrante / Kelen Nunes Fernandes - Integrante / giovana pascoali rodowansky - Integrante / Bruna Aparecida Bêz Réus - Integrante / Bruna Pereira da Rosa - Integrante / Bruna de Souza Canella - Integrante / Maysa Lisle Petermann - Integrante.
2013 - 2017
Aplicação de Kinesiotaping no tempo utilizado para atividades funcionais em crianças com Paralisia Cerebral
Descrição: Introdução: a utilização de dispositivos auxiliares, como o Kinesiotaping (KT), pode ser empregada com o intuito de tornar possível a execução de atividades funcionais, como a atividade santdo para de pé (STDP) por meio de estratégias motoras eficientes em crianças com Paralisia Cerebral (PC). Objetivos: verificar o efeito da utilização do KT no tempo utilizado para executar a atividade ST-DP em crianças com PC. Métodos: serão avaliadas 10 crianças com PC espástica. A funcionalidade será avaliada pelo tempo utilizado para executar o teste sentado para de pé por 5 vezes e o teste de subida de degraus lateral, e as dimensões D e E da Medida de Função Motora Grossa (GMFM 88). As crianças serão submetidas a duas condições: realização dos testes com e sem a utilização de KT. O KT será aplicado sob o músculo reto femoral, movedor primário da atividade STDP, do membro afetado. Duas tentativas serão realizadas para adaptação ao teste e três tentativas serão realizadas posteriormente, sendo essas consideradas tentativas válidas. As avaliações ocorrerão em dois dias de forma randomizada: 1º) sem KT no músculo reto femoral; 2º) com KT. Os resultados descritivos serão obtidos por meio do cálculo de média e desvio padrão, e serão avaliados por meio de testes adequados com a normalidade de sua distribuição. Será adotado um nível de significância de 5%. Acredita-se que a aplicação do KT promoverá aumento na ativação muscular, culminando na adoção de estratégias motoras mais eficientes para execução das atividades funcionais em crianças com PC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Coordenador / Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha - Integrante / Janaína Medeiros de Souza - Integrante / Rafaela Silva Moreira - Integrante / Maria Tereza Cauduro - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2013 - 2016
Efeito do kinesiotaping na ativação do músculo eretor da espinha e no controle de tronco em individuos com alterações neuromotoras praticantes de atividade física adaptada
Descrição: O Kinesio Taping (KT) é um método terapêutico que pode ser utilizado para facilitar a ativação muscular e conseqüentemente a execução de atividades funcionais em indivíduos com comprometimento neuromotor, como atletas paraolímpicos. Assim, o objetivo é verificar o efeito do KT aplicado no músculo eretor da espinha na estabilidade do tronco durante atividades esportivas em individuos com alterações neuromotoras. O estudo incluirá portadores de necesidades especiais que praticam atividade física adaptada. Será realizada uma análise eletromiográfica para verificar a ativação do músculo eretor da espinha e a Escala de Medida de Controle de Tronco para avaliar o controle de tronco durante atividades funcionais na postura sentada. Os participantes serão submetidos a três avaliações, com três condições de bandagem: sem KT, com KT e com placebo. Os resultados descritivos serão obtidos por meio do cálculo da média e do desvio padrão. Inicialmente serão aplicados o teste de normalidade de Shapiro-Wilk e o teste de homogeneidade de variâncias (homoscedasticidade) de Levene. Acredita-se que será observado um aumento da ativação do músculo eretor da espinha, assim como uma melhora no alinhamento postural, verificado pelo aumento no escore da TCMS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Coordenador / Gisele Augustini Lovatel - Integrante / Beatriz Borges Pacheco - Integrante.
2012 - 2015
Influência da manipulação da altura do banco e uso do kinesiotaping na atividade ST-DP em crianças com Paralisia Cerebral

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha em 12/11/2012.
Descrição: Os fatores contextuais são importantes para a determinação da capacidade de um indivíduo em executar atividades funcionais, como a atividade sentado para em pé (ST-DP), especialmente em crianças com PC. As manipulações na altura do assento podem facilitar ou dificultar a execução desta atividade e a utilização de dispositivos auxiliares, como o Kinesiotaping, pode ser empregada com o intuito de tornar possível a execução da mesma por meio de estratégias motoras eficientes. Objetivos: verificar o efeito da manipulação da altura do banco e da utilização do Kinesiotaping nos componentes de ativação muscular e nas estratégias adotadas para executar a atividade ST-DP em crianças com PC. Assim, serão avaliadas crianças com PC espástica. Uma análise cinemática, por meio do sistema de análise de movimento Qualisys ProReflex, será realizada para a determinação dos ângulos de tronco, pelve e das articulações dos membros inferiores. O valor da raiz quadrada, o onset de ativação e a coativação dos músculos reto femoral, semi-tendinoso, tibial anterior, gastrocnêmio, reto abdominal e eretores de espinha serão avaliados por meio de um eletromiógrafo portátil. As crianças serão submetidas a 3 alturas de banco (100, 80 e 120% do comprimento da perna na postura sentada) e a duas condições de utilização de Kinesiotaping (normal e placebo). Acredita-se que a aplicação do Kinesiotaping promoverá aumento na ativação muscular, culminando na adoção de estratégias motoras mais eficientes para execução da atividade ST-DP em crianças com PC. Além disso, pode ser hipotetizado que um maior efeito da bandagem ocorrerá na utilização de alturas de banco mais baixas, visto que as mesmas impõem maior demanda biomecânica a tarefa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Integrante / Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Atividade Sentado para de Pé em Crianças com Paralisia Cerebral: Relação com a Força Muscular e a Participação Social
Descrição: A Classificação Internacional de Funcionalidade porporciona uma visão holística do indivíduo e encoraja a relação entre os diferentes componentes de funcionalidade e incapacidade. Entre os componentes de atividade funcional a atividade sentado para de pé (ST-DP) deve ser considerada em crianças com paralisia cerebral (PC) visto que está comprometida nesta população e é comumente realizada na rotina diária. Infere-se que suas alterações possam ser relacionadas ao déficit de força muscular presente nesta população e comprometimento na participação social. OBJETIVO: Verificar a relação da transferência ST-DP, com a geração de força muscular e com a participação do indivíduo na sociedade em crianças típicas e com paralisia cerebral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Integrante / Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha - Coordenador / Sílvia Letícia Pavão - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2010 - 2012
Controle Postural Estático e Dinâmico na Atividade Sentado para de Pé em Crianças com Paralisia Cerebral
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Integrante / Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha - Coordenador / Sílvia Letícia Pavão - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2010 - 2011
Efeito de um protocolo de exercícios baseados no método Pilates em crianças com Paralisia Cerebral
Descrição: O presente estudo visa verificar o efeito de um protocolo de exercícios baseados no método Pilates em crianças com Paralisa Cerebral (PC)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Integrante / Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha - Coordenador / Simoni Sayuri Serikawa - Integrante.
2008 - 2009
Efeito do Treinamento de Força Funcional baseado no Princípios de Resistência Progressiva na Paralisia Cerebral: um estudo de caso

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha em 05/09/2013.
Descrição: Objetivo foi verificar os efeitos de um protocolo de fortalecimento muscular com exercícios funcionais em uma criança com paralisia cerebral diplégica espástica. Avaliações foram realizadas antes do tratamento, 5 semanas e 10 semanas após o início do tratamento. Para avaliar a força muscular foi utilizado um dinamômetro isocinético (Biodex System 3) e para o nível funcional a GMFM, o ?Timed up and go? e a ?Edinburgh Visual Gait Score?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Análise qualitativa do alcance em lactentes pré-termo com idade cronológica e corrigida
Descrição: Há evidências de que lactentes pré-termo (PT) diferem de lactentes a termo (AT) quanto as habilidades motoras. Objetivos: Comparar o desenvolvimento do movimento de alcance manual entre lactentes AT e PT verificando a necessidade da correção de idade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Desvendando o Fascinante Corpo Humano: integração da Universidade com o Ensino Básico
Descrição: Considera­se que a Universidade tem um importante papel na melhoria da qualidade de vida da sociedade. Sabe­se das carências e dificuldades de ensino da educação básica, principalmente nas redes públicas. Estas instituições não possibilitam a aquisição do conhecimento por meio da prática, visto que as mesmas não possuem infra­estrutura, como laboratórios e materiais didáticos. Assim, o objetivo deste projeto de extensão é ampliar o conhecimento de alunos da escola básica sobre o corpo humano em relação a sua anatomia e ao seu funcionamento. O público alvo envolve alunos do ensino básico (médio e fundamental) das escolas municipais de Araranguá. O projeto será realizado por alunos do curso de graduação em Fisioterapia da UFSC, sob supervisão de docentes de diferentes áreas da mesma instituição. Primeiramente, será realizado um treinamento dos alunos da graduação da UFSC, assim como o preparo dos materiais que serão utilizados durante a execução do projeto. Posteriormente, apresentações em forma de palestras, exposições e oficinas dos diferentes sistemas do corpo humano serão oferecidas nas escolas básicas. Os alunos da rede básica realizarão visitas no laboratório de Anatomia e aos laboratórios de pesquisa do curso de Pós­graduação em Ciências da Reabilitação da UFSC que utilizam ferramentas para avaliar o funcionamento do corpo humano, obtendo, assim a visão prática. Acredita­se que este projeto estimulará o interesse no estudo do corpo humano na rede básica, possibilitará a integração de alunos da graduação da UFSC com alunos do ensino básico, permitirá o acesso de alunos da rede básica na Universidade e ampliará o impacto educacional da Universidade na sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Coordenador / Poliana Penasso Bezerra - Integrante / daiana cristine bundchen - Integrante / Janeisa Franck Virtuoso - Integrante / giovana pascoali rodowanski - Integrante / Aline Perboni Zanoto - Integrante / Bruna Aparecida Bêz Réus - Integrante / Bruna de Souza Canella - Integrante / Maysa Lisle Petermann - Integrante / Amanda Pereira - Integrante / Daniela de Estéfani - Integrante / Suyanne Pereira de Souza - Integrante / Vanessa de Souza Vieira - Integrante / Alessandro Haupenthal - Integrante.
2014 - 2016
Programa UFSC MÃE-BEBÊ: FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE DA CRIANÇA
Descrição: O projeto "Programa UFSC Mãe-bebê" visa implementar um programa de Atenção à Saúde da Criança na Atenção Primária, com a participação da fisioterapia, junto às equipes de Saúde da Família, realizando atividades de prevenção, educação e promoção da saúde junto aos bebês, crianças e suas famílias, de acordo com os determinantes de saúde locais e seus rituais e rotinas de cuidado. Neste sentido, tem como propostas: 1)Fortalecer as estratégias das equipes de Saúde da Família do município, desenvolvendo ações de puericultura, promoção do aleitamento materno, apoio à imunização e atividades educativas; 2) Avaliar, acompanhar e intervir sobre o processo de saúde e desenvolvimento neuropsicomotor de bebês e crianças em situação de vulnerabilidade; 3)Possibilitar, por meio da integração docente-assistencial (Universidade e equipes de Estratégia Saúde da Família) na Atenção Primária em saúde, apoio ao ensino-aprendizagem de conteúdos concernentes à Fisioterapia Pediátrica, que fomente futuras atividades de pesquisa na área. O público alvo consiste em bebês e crianças entre 0 e 2 anos e suas famílias (mães, avós, pais ou outros cuidadores), que estejam vinculados ao acompanhamento de puericultura nas Unidades Básicas de Saúde do município de Araranguá. Os locais serão as Unidades Básicas de Saúde vinculadas à Estratégia de Saúde da Família do município, de acordo com a necessidade e encaminhamento da Coordenadoria do Programa Saúde da Família (ESF), da Secretaria Municipal de Saúde. Inicialmente haverá a formação de até quatro grupos de famílias, que terão encontros semanais, de acordo com cronograma de cada uma das equipes de Saúde da Família, podendo ser contempladas até 10 famílias (díade cuidador-bebê) em cada grupo. Serão realizadas atividades envolvendo os alunos de graduação em Fisioterapia e docentes da UFSC e profissionais de saúde das equipes de Saúde da Família do município de Araranguá. As atividades terão caráter multi e interdisciplinar, voltadas a acompanhar de forma integral a dupla mãe-bebê, o desenvolvimento da criança menor de dois anos, fortelecer o vínculo da equipe de saúde com a família e realizar ações educativas e promocionais em saúde, voltadas em especial ao crescimento e desenvolvimento, aleitamento materno, imunização e prevenção da morbidade infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
Cultura e Arte no Campus Araranguá
Descrição: Desenvolver atividades de arte e cultura com o objetivo de gerar e ampliar conhecimentos relacionados à música, fotografia, teatro, literatura e cinema, estimulando o processo criativo dos alunos. Fomentar a apreciação e a produção cultural no Campus Araranguá, por meio da educação do olhar e dos sentidos, estimulando a criatividade e a coletividade. O projeto visa promover oficinas de música, fotografia, teatro literatura e cinema contando com a participação de professores dos cursos de graduação em artes cênicas, jornalismo, letras e jornalismo da Universidade Federal de santa Catarina. As atividades serão realizadas no Campus Araranguá e prevê a participação de alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Integrante / Gisele Augustini Lovatel - Coordenador / daiana cristine bundchen - Integrante / Janeisa Franck Virtuoso - Integrante / Elise Meister Sommer - Integrante / Elaine Virmond - Integrante / Marcelo Zannin Da Rosa - Integrante.
2014 - 2015
EQUOFISIO: a equoterapia como recurso fisioterapêutico em neuropediatria
Descrição: Descrição: O projeto EQUOFISIO tem como objetivo proporcionar atendimento fisioterapêutico em equoterapia para crianças portadoras de doenças neurológicas, que apresentem atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. O público-alvo deste projeto são crianças com doenças neurológicas tais como paralisia cerebral e síndrome de Down devido à possibilidade destas doenças acarretarem atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, além de limitações e restrições sociais em seu dia-a-dia. Será realizado em parceria com o Haras de Araranguá, que possui infraestrutura adequada para a realização de atividades em Equoterapia. Desta forma, viabilizar-se-á o incentivo às práticas equestres, valorizando-se esta modalidade terapêutica como característica cultural do sul catarinense e Rio Grande do Sul. O presente projeto ampliará as ações do projeto de extensão já em andamento denominado: Estímulo ao desenvolvimento neuropsicomotor em neuropediatria . Por meio deste novo projeto espera-se ampliar e melhorar os bons resultados do primeiro projeto. Pretende-se por meio deste projeto proporcionar o desenvolvimento das potencialidades, a valorização e o pleno exercício da cidadania de crianças com doenças neurológicas; por meio de melhora de coordenação, controle e equilíbrio, fortalecimento muscular de tronco, membros inferiores e superiores, aumento de amplitude de movimento global, melhora da auto-estima, promovendo melhora da independência em suas atividades diárias..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Integrante / Gisele Augustini Lovatel - Integrante / Janaína Medeiros de Souza - Coordenador / Rafaela Silva Moreira - Integrante.
2014 - 2015
Estímulo ao desenvolvimento neuropsicomotor em neuropediatria
Descrição: Objetivo Geral: estimular Desenvolvimento Neuropsicomotor de crianças portadoras de patologias neurológicas. Objetivos específicos: promover a discussão clínica das principais patologias neurológicas que acometem crianças; capacitar o aluno a identificar as deficiências, as limitações e as restrições sociais de crianças com traumas e distúrbios do sistema nervoso; habilitar o aluno para avaliar, aplicar condutas e prescrições fisioterapêuticas em crianças com patologias neurológicas. Metodologia: Serão avaliadas e atendidas crianças da APAE que frequentam a Equoterapia no Haras Araranguá. Será realizada intervenção fisioterapêutica e programa psicomotor para estímulo do desenvolvimento global no sentido de atuar sobre as limitações e restrições sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
TERAPIAS ALTERNATIVAS NA FIBROMIALGIA
Descrição: Descrição: O tratamento da fibromialgia inclui analgésicos, antiinflamatórios não-esteróides e antidepressivos, no entanto o tratamento farmacológico nem sempre apresenta resultados satisfatórios. Desta forma, é importante estudar estratégias não farmacológicas capazes de reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Estudos têm demonstrado que intervenções não farmacológicas são capazes de reduzir a sintomatologia da fibromialgia como terapias cognitivo-comportamentais, exercícios aérobicos, técnicas de alongamentos, pilates, Yoga, pompages, acupuntura, entre outros. Neste sentido, propõe-se a realização de atendimento fisioterapêutico diferenciado aos portadores de fibromialgia da cidade de Araranguá visando auxiliar na melhora da qualidade de vida e do sono desses indivíduos. As intervenções serão realizadas por acadêmicos do curso de Fisioterapia, pertencentes ao Núcleo de Estudos em Reumatologia, Esportiva e Recursos terapêuticos (NERER) da UFSC Araranguá..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2017
Caracterização de indivíduos com alterações neurológicas da região de Araranguá
Descrição: Considerando que indivíduos com alterações neurológicas possuem alterações em todos os domínios da CIF e interações complexas entre os mesmos; o cuidado de indivíduos com alterações neurológicas deve ser imediato, com a finalidade de evitar que maiores complicações secundárias surjam e maiores incapacidades sejam instaladas nesta população. Para que um atendimento especializado possa ser efetuado nesta população, devem-se conhecer as características da mesma nos diferentes âmbitos propostos pela CIF. Este conhecimento proporcionará uma visão geral e integrada dos indivíduos com alterações neurológicas facilitando a implementação de serviços de reabilitação especializados para esta população. Desta forma, o objetivo do presente projeto é identificar quais as principais causas de doenças neurológicas e como os indivíduos com alterações neurológicas instaladas encontram-se. Este conhecimento facilitará a estruturação de uma rede de serviços regionalizada de cuidados integrados no manejo de indivíduos com alterações neurológicas, visando proporcionar o atendimento especializado às particularidades desta população.Como participantes do projeto serão considerados indivíduos com alterações neurológicas, adultos e crianças, atendidos nas redes municipais e entidades da cidade de Araranguá..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Coordenador / Gisele Augustini Lovatel - Integrante / Janaína Medeiros de Souza - Integrante / Mirieli Denardi Limana - Integrante / Núbia Carelli Pereira de Avelar - Integrante / Rafaela Silva Moreira - Integrante / Beatriz Borges Pacheco - Integrante / Julya Zanatta Zanella - Integrante / Amanda Machado Mauricio - Integrante.
2013 - 2016
Educação sobre incapacidade através de vivencias
Descrição: O projeto tem como objetivo promover conhecimento para a população sobre incapacidade de pessoas com deficiências motoras. Por meio de vivências, criadas a partir de situações que se assemelham a de pessoas com necessidades especiais, as pessoas poderão enfrentar dificuldades relacionadas a diferentes tipos de incapacidade (limitações físicas e visual). Através destas experiências será possível promover o conhecimento sobre o tema e transformar a maneira como a população vê e pensa sobre as dificuldades enfrentadas por estes indivíduos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2010 - 2013
Controle Postural na Paralisia Cerebral: Comparação entre Instrumentos de Avaliação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha em 15/02/2013.
Descrição: Participação como colaboradora de projeto de Iniciação Científica com apoio financeiro da FAPESP..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Integrante / Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha - Coordenador / Sílvia Letícia Pavão - Integrante / Raisa M Souza - Integrante.
2010 - 2012
Controle Postural e Função na Paralisia Cerebral

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha em 15/02/2013.
Descrição: Participação como colaboradora de projeto de Iniciação Científica com apoio financeiro do CNPQ.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriana Neves dos Santos - Integrante / Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha - Coordenador / Sílvia Letícia Pavão - Integrante / Gabriela Souza Nunes - Integrante.
2010 - 2012
Estudo do comportamento autonômico cardíaco de crianças com Paralisia Cerebral durante a atividade sentado para de pé
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - 2012
Implicações funcionais e estruturais na Ataxia Autossômica Recessiva Espástica: um relato de caso

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha em 19/03/2013.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2005 - 2007
Análise Comparativa do Alcance Manual em Lactentes Pré-Termo
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Clinics (USP. Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Research in Developmental Disabilities
2012 - Atual
Periódico: Disability and Rehabilitation
2012 - Atual
Periódico: Developmental Neurorehabilitation
2013 - Atual
Periódico: Journal of Motor Behavior
2013 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia em Neuropediatria.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia em Neurologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Trabalho destaque na modalidade Oral, área Sáude, do º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:12
Total de citações:80
Fator H:6
Santos, Adriana  Data: 18/07/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:4
Total de citações:5
Santos, Adriana N.; Santos, Adriana Neves dos; Santos, Adriana Neves Dos  Data: 31/05/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
dos Santos, AN2018dos Santos, AN; VISICATTO, L. P. ; OLIVEIRA, A. B. ; Rocha, N.A.C.F. . Effects of kinesio taping in rectus femoris activity and sit-to-stand movement in children with Unilateral Spastic Cerebral Palsy: placebo-controlled, repeated-measure design. DISABILITY AND REHABILITATION, v. 10, p. 1-11, 2018.

2.
dos Santos, AN2016dos Santos, AN; Serikawa, S.S. ; Rocha, N.A.C.F. . Pilates improves lower limbs strength and postural control during quite standing in a child with hemiparetic Cerebral Palsy: a case report study. Developmental Neurorehabilitation, v. 19, p. 226-230, 2016.

3.
Pavão, SL2015Pavão, SL ; SANTOS, A. N. ; OLIVEIRA, A. B. ; Rocha, N.A.C.F. . Postural control during sit-to-stand movement and its relationship with upright position in children with hemiplegic spastic cerebral palsy and in typically developing children. REVISTA BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA (ONLINE), v. 19, p. 18-25, 2015.

4.
Pavão, SL2014Pavão, SL ; dos Santos, AN ; OLIVEIRA, A. B. ; Rocha, N.A.C.F. . Functionality level and its relation to postural control during sitting-to-stand movement in children with cerebral palsy. RESEARCH IN DEVELOPMENTAL DISABILITIES, v. 35, p. 506-511, 2014.

5.
dos Santos, AN2014dos Santos, AN; da Costa, CSN ; Campos, AC ; Rocha, N.A.C.F. . Physical and Functional Evaluation in Marden-Walker Syndrome: case report - review of literature. Developmental Neurorehabilitation, v. 17, p. 278-283, 2014.

6.
Pavão, SL2014Pavão, SL ; NUNES, G. S. ; SANTOS, A. N. ; Rocha, N.A.C.F. . Relationship between static postural control and the level of functional abilities in children with cerebral palsy. REVISTA BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA (ONLINE), v. 18, p. 300-307, 2014.

7.
SANTOS, A. N.2013SANTOS, A. N.; da Costa, CSN ; Golineleo, M.T.B. ; Rocha, N.A.C.F. . Functional Strength Training in Child with Cerebral Palsy and High Level of Functional Disability: a Case Report. Developmental Neurorehabilitation, v. 1, p. 1, 2013.

8.
SANTOS, A. N.2013SANTOS, A. N.; Pavão, SL ; AVILA, M. A. ; SALVINI, T. F. ; Rocha, N.A.C.F. . Reliability of isokinetic evaluation in passive mode for knee flexors and extensors in healthy children. Revista Brasileira de Fisioterapia (Online), v. 17, p. 112-120, 2013.

9.
Pavão, SL2013Pavão, SL ; SANTOS, A. N. ; WOOLLACOTT, M. ; Rocha, N.A.C.F. . Assessment of postural control in children with cerebral palsy: A review. RESEARCH IN DEVELOPMENTAL DISABILITIES, v. 34, p. 1367-1375, 2013.

10.
dos Santos, AN2013 dos Santos, AN; Pavão, SL ; SANTIAGO, P. R. ; SALVINI, T. F. ; Rocha, N.A.C.F. . Sit-to-Stand Movement in Children with Hemiplegic Cerebral Palsy: relationship with knee extensor torque and social participation. Research in Developmental Disabilities, v. 34, p. 2023-2032, 2013.

11.
SANTOS, A. N.2012SANTOS, A. N.; Pavão, SL ; Campos, AC ; Rocha, N.A.C.F. . International Classification of Functioning, Disability and Health in Children with Cerebral Palsy. Disability and Rehabilitation, v. 34, p. 1053-1058, 2012.

12.
SANTOS, A. N.2011SANTOS, A. N.; Pavão, SL ; Rocha, N.A.C.F. . Sit-To-Stand Movement in Children with Cerebral Pasy: A Critical Review. Research in Developmental Disabilities, v. 32, p. 2243-2252, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
dos Santos, AN; Serikawa, S.S. . PHYSICAL EXERCISE IN CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY. Physical Exercises: An Important Tool for Physical Therapy. 201ed.: , 2015, v. , p. 00-.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODOWANSKI, G. P. ; REUS, B. A. B. ; CANELLA, B. S. ; ROSA, B. P. ; PETERMANN, M. L. ; dos Santos, AN . É Possível Identificar Alterações na Função Visual de Lactentes Pré-termo num Ambiente com Recursos Limitados?. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018, Belo Horizonte. Anais COBRAF, 2018.

2.
RODOWANSKI, G. P. ; REUS, B. A. B. ; CANELLA, B. S. ; ROSA, B. P. ; PETERMANN, M. L. ; dos Santos, AN . Estimulação Visual como Forma de Tratamento Orientado em Ambiente Domiciliar para Lactentes Prematuros: estudo piloto. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018, Belo Horizonte. Anais COBRAF, 2018.

3.
RODOWANSKI, G. P. ; dos Santos, AN ; ROCHA, Nelci Adriana Cicuto Ferreira . KINESIOTAPING NA ATIVAÇÃO DO RETO FEMORAL NA ATIVIDADE SENTADO PARA DE PÉ EM CRIANÇAS COM PC. In: Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional - COBRAFIN, 2016, Recife. Anais do Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, 2016. v. 1.

4.
Pavão, SL ; dos Santos, AN ; Rocha, N.A.C.F. . Muscle strength and postural control during sit-to-stand movement in children. In: I Clinical Movement Analysis World Conference, 2014, Roma. Anais do I Clinical Movement Analysis World Conference, 2014.

5.
SANTOS, A. N.; PAVÃO, SILVIA LETICIA ; ROCHA, Nelci Adriana Cicuto Ferreira . Symmetry of Lower Limbs Kinematics in Children with Hemiparetic Cerebral Palsy performing Sit-to-Stand Movement ? Pilot Study. In: XXIV Congress of the International Society of Biomechanics, 2013, Natal. ISB 2013 Brazil, 2013.

6.
NOGI, C. Y. ; SANTOS, A. N. ; Pavão, SL ; Rocha, N.A.C.F. . Relação entre a capacidade de gerar torque flexor e extensor de joelho com a execução de AVDs em crianças com Paralisia Cerebral. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior. São Paulo, 2012. v. 7. p. 105-105.

7.
SANTOS, A. N.; Pavão, SL ; Rocha, N.A.C.F. . Atividade Sentado para de Pé em Crianças Típicas e com Paralisia Cerebral. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Journal of Motor Behavior. São Paulo, 2012. v. 7. p. 65-65.

8.
SOUZA, R. M. ; Pavão, SL ; SANTOS, A. N. ; ARNONI, J. B. ; Rocha, N.A.C.F. . Atividade Sentado para de Pé e Equilíbrio em Crianças com Paralisia Cerebral. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2012.

9.
NUNES, G. S. ; Pavão, SL ; SANTOS, A. N. ; Rocha, N.A.C.F. . Alterações no Controle Postural Restringem a Inserção Social de Crianças com Paralisa Cerebral. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior. São Paulo, 2012. v. 7. p. 28-28.

10.
NUMAJIRI, M. K. ; SANTOS, F. P. S. ; SANTOS, A. N. ; Rocha, N.A.C.F. . Capacidade e desempenho estão relacionados em crianças com paralisia cerebral?. In: XIX Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2012, São Carlos. Fisioterapia Brasil, 2012. v. 10. p. 18-18.

11.
Pavão, SL ; SANTOS, A. N. ; Rocha, N.A.C.F. . O uso do Pediatric Balance Scale para avaliação do Equilíbrio Funcional em crianças com Paralisia Cerebral. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis. Fisioterapia e Pesquisa. São Paulo, 2011. v. 18. p. 1045-1045.

12.
SANTOS, A. N.; Pavão, SL ; Rocha, N.A.C.F. . Atividade ST-DP e Força Muscular em crianças com Paralisia Cerebral. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis. Fisioterapia & Pesquisa, 2011. v. 18. p. 45-45.

13.
SANTOS, A. N.; da Costa, CSN ; Rocha, N.A.C.F. . Impacto da Informação Sensorial nas Variáveis Espaço-Temporais do Alcance e na Preensão de Lactentes de 4 a 6 meses de Idade. In: V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2010, Londrina. Brazilian Journal of Motor Behavior. São Paulo, 2010. v. 5. p. 26-26.

14.
SANTOS, A. N.; Pavão, SL ; AVILA, M. A. ; BALDON, R. M. ; SALVINI, T. F. ; Rocha, N.A.C.F. . Confiabilidade do dinamômetro isocinético em crianças de 5 a 12 anos de idade. In: XII Encontro AARL de Medicina Esportiva, 2010, Ribeirão Preto. Revista Medicina Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, 2010. v. 43. p. 16-16.

15.
SANTOS, A. N.; Golineleo, M.T.B. ; Rocha, N.A.C.F. ; Toledo, A.M. . Efeito do Treinamento de Força Funcional Baseado nos Princípios de Resistência Progressiva na Paralisia Cerebral: Um Estudo de Caso. In: 4º Congresso Internacional de Medicina de Reabilitação da AACD, 2009, São Paulo. Medicina de Reabilitação, 2009. v. 28. p. 223-223.

16.
Toledo, A.M. ; Tudella, E. ; SANTOS, A. N. ; Rocha, N.A.C.F. ; Soares, D.A. . Ajustes Distais do Alcance em lactentes pré-termo de baixo risco. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2008. v. 3. p. 12-12.

17.
Toledo, A.M. ; SANTOS, A. N. ; Rocha, N.A.C.F. ; Tudella, E. . Análise Qualitativa do alcance em lactentes pré-termo de baixo risco. In: XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2007, São Paulo. XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. São Paulo, 2007.

18.
SANTOS, A. N.; Toledo, A.M. ; Rocha, N.A.C.F. ; Tudella, E. . Impacto da Prematuridade no Desenvolvimento de Alcance Manual. In: XV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2007, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos, 2007. v. 3.

19.
SANTOS, A. N.; DIAS, A. N. ; OLIVEIRA, D. F. ; MIRANDA, F. A. P. ; ARAKELIAN, V. M. ; Carregaro, R. L. ; Coury, H.J.C.G. . A influencia do avental de chumbo nas atividades dos radiologistas do servico de hemodinâmica. In: XIV Simposio de Fisioterapia da UFSCar, 2006, São Carlos. Fisioterapia & Pesquisa. São Paulo, 2006. v. 13. p. 90-90.

Artigos aceitos para publicação
1.
dos Santos, AN; Rocha, N.A.C.F. . Immediate effect of kinesio taping on knee extensor torque of children with Cerebral Palsy: Three case reports. NEUROREHABILITATION, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
dos Santos, AN; RODOWANSKI, G. P. ; Rocha, N.A.C.F. . KINESIOTAPING NA ATIVAÇÃO DO RETO FEMORAL NA ATIVIDADE SENTADO PARA DE PÉ EM CRIANÇAS COM PC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Pavão, SL ; dos Santos, AN ; Rocha, N.A.C.F. . Muscle strength and postural control during sti-to-stand movement in children. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, A. N.; Pavão, SL ; Rocha, N.A.C.F. . Symmetry of Lower Limbs Kinematics in Children with Hemiparetic Cerebral Palsy performing Sit-to-Stand Movement ? Pilot Study. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SOUZA, R. M. ; Pavão, SL ; SANTOS, A. N. ; ARNONI, J. B. ; Rocha, N.A.C.F. . Atividade sentado para de pé e equilíbrio em crianças com paralisia cerebral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
NUNES, G. S. ; Pavão, SL ; SANTOS, A. N. ; Rocha, N.A.C.F. . Alterações no controle postural restringem a inserção social de crianças com paralisia cerebral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, A. N.; Pavão, SL ; Rocha, N.A.C.F. . Atividade sentado para de pé em crianças com paralisia cerebral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
NOGI, C. Y. ; SANTOS, A. N. ; Pavão, SL ; Rocha, N.A.C.F. . Relação entre a capacidade de gerar torque flexor e extensor de joelho com a execução de AVDs em crianças com paralisia cerebral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
NUMAJIRI, M. K. ; SANTOS, F. P. S. ; SANTOS, A. N. ; Rocha, N.A.C.F. . Capacidade e desempenho estão relacionados em crianças com paralisia cerebral?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SANTOS, A. N.; Pavão, SL ; Rocha, N.A.C.F. . Atividade ST-DP e Força Muscular em crianças com Paralisia Cerebral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Pavão, SL ; SANTOS, A. N. ; Rocha, N.A.C.F. . O uso do Pediatric Balance Scale para avaliação do Equilíbrio Funcional em crianças com Paralisia Cerebral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SANTOS, A. N.; Rocha, N.A.C.F. . Projeto de Pesquisa: Atividade Sentado para de Pé em Crianças com Paralisia Cerebral: Relação com a Força Muscular e a Participação Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SANTOS, A. N.; Pavão, SL ; AVILA, M. A. ; BALDON, R. M. ; SALVINI, T. F. ; Rocha, N.A.C.F. . Confiabilidade do dinamômetro Isocinético em crianças de 5 a 12 anos de idade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SANTOS, A. N.; da Costa, CSN ; Rocha, N.A.C.F. . Impacto da informação sensorial nas variáveis espaço-temporais do alcance e preensão de lactentes de 4 a 6 meses de idade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SANTOS, A. N.; Golineleo, M.T.B. ; Rocha, N.A.C.F. ; Toledo, A.M. . Efeito do Treinamento de Força Funcional Baseado nos Princípios de Resistência Progressiva na Paralisia Cerebral: Um Estudo de Caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Toledo, A.M. ; Soares, D.A. ; SANTOS, A. N. ; Rocha, N.A.C.F. ; Tudella, E. . Ajustes Distais do Alcance em lactentes de Baixo Risco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SANTOS, A. N.; Rocha, N.A.C.F. ; Toledo, A.M. ; Tudella, E. . Impacto da Prematuridade no Desenvolvimento de Alcance Manual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Toledo, A.M. ; SANTOS, A. N. ; Rocha, N.A.C.F. ; Tudella, E. . Análise Qualitativa do Alcance em Lactentes Pré-termo de Baixo Risco. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
DIAS, A. N. ; SANTOS, A. N. ; OLIVEIRA, D. F. ; MIRANDA, F. A. P. ; ARAKELIAN, V. M. . A Influência do Avental de Chumbo nas Atividades dos Radiologistas do serviço de Hemodinâmica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
dos Santos, AN. Parecerista de resumos referentes ao EDITAL PIBIC/CNPq/UFSCar, PIBIC-Af/CNPq/UFSCar, PIBITI/CNPq/UFSCar, PADRD/UFSCar e ICT sem remuneração, Seleção 2017-2018. 2017.

2.
dos Santos, AN. Revisora Ad Hoc dos Trabalhos Submetidos no XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2016.

3.
dos Santos, AN. Parecerista de resumos referentes ao EDITAL PIBIC/CNPq/UFSCar, PIBIC-Af/CNPq/UFSCar, PIBITI/CNPq/UFSCar, PADRD/UFSCar e ICT sem remuneração, Seleção 2016-2017. 2016.

4.
dos Santos, AN. Avaliadora de trabalhos em formato de pôster da I Jornada de Fisioterapia da UFSC. 2014.

5.
dos Santos, AN. Avaliadora de resumos do 3º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense. 2014.

6.
dos Santos, AN. Avaliadora de trabalhos orais da I Jornada de Fisioterapia da UFSC. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, A. N.; SANTOS, M. M. ; Pavão, SL . Ministrante do curso 'Intervenção no Desenvolvimento Motor de Crianças em Idade Pré-Escolar' - 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, A. N.. Método Bobath - Aperfeiçoamento Profissional em Fisioterapia Geriátrica. 2012. (Aula de especialização ministrada como convidada).

3.
SANTOS, A. N.. Síndromes Genéticas em Crianças. 2012. (Aula de graduação ministrada como convidada).

4.
SANTOS, A. N.. Patologias Ortopédicas e Síndromes Genéticas. 2011. (Aula de graduação ministrada como convidada).

5.
SANTOS, A. N.. Intervenção com o Método Bobath. 2009. (Auxílio nas atividades práticas da disciplina de graduação "Neuropediatria").



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
SANTOS, A. N.; Rocha, N.A.C.F.. Participação em banca de Mariana Martins dos Santos. Impacto e fatores intrínsecos e extrínsecos sobre o desenvolvimento de lactentes prematuros e a termo. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
dos Santos, AN; Rocha, N.A.C.F.. Participação em banca de Fernanda Pereira dos Santos Silva. Avaliação dos hábitos de vida segundo a Assessment of Life Habits (LIFE-H): adaptação cultural e valores normativos para crianças brasileiras. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
dos Santos, AN; OVANDO, A. C.; MICHAELSEN, S. M.. Participação em banca de BRUNA MAGNUS SPINDOLA DE LLAMAS. BARREIRAS E FACILITADORES AO ACESSO AO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA PÓS-AVE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
dos Santos, AN; SANTOS, M. M.. Participação em banca de Natasha Toledo Pereira. Controle Postural e Torque de Tornozelo em Crianças Típicas e com Paralisia Cerebral. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em XII Curso Especialização Intervenção Neuropediatri) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
SANTOS, A. N.; SANTOS, M. M.; ZANCA, G. G.. Participação em banca de Ana Terra Alves Pio. Função Manual na Paralisia Cerebral e a Intervenção da Terapia Ocupacional: revisão de literatura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em X Curso Pós-Graduação Intervenção Neuropediatria) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
SANTOS, A. N.; da Costa, CSN; Rocha, N.A.C.F.. Participação em banca de Lívia Pessarelli Visicato. Efeito da órtese Pediasuit nas variáveis espaço-temporais do alcance em crianças com Paralisia Cerebral. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em XI Curso Pós-Graduação Intervenção Neuropediatria) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
SANTOS, A. N.; Rocha, N.A.C.F.. Participação em banca de Mariana Martins dos Santos. Efeito da Velocidade na Produção de Torque do Tornozelo em Crianças. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
SANTOS, A. N.; ZANCA, G. G.; Rocha, N.A.C.F.. Participação em banca de Ana Terra Alves Pio. Efeito Imediato do Kinesiotaping na Atividade Muscular de Extensores de Punho e na Função Manual em Crianças com Paralisia Cerebral. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em X Curso Pós-Graduação Intervenção Neuropediatria) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
dos Santos, AN; BEZERRA, P. P.; KAULING, A. S.. Participação em banca de Karolini Lima Lopes.EFETIVIDADE DA FISIOTERAPIA COM TREINAMENTO SEMI-SUPERVISIONADO DE DUPLA TAREFA NO SISTEMA MOTOR E COGNITIVO EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON: ESTUDO DE CASOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
dos Santos, AN; KURIKI, H. U.. Participação em banca de Aline Aparecida Schwanck.AVALIAÇÃO ELETROMIOGRÁFICA DE MULHERES COM SÍNDROME DA DOR PATELOFEMORAL SUBMETIDAS A UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS EM CADEIA CINÉTICA FECHADA PARA MEMBROS INFERIORES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
dos Santos, AN; BEZERRA, P. P.; VIEIRA, D. S. R.. Participação em banca de Amanda Machado Maurício e Julya Zanatta Zanella.PREVALÊNCIA DE DOENÇAS NEUROLÓGICAS E DOS SEUS COMPONENTES DE FUNCIONALIDADE E INCAPACIDADE NO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ/SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
dos Santos, AN; RODOWANSKI, G. P.; SOUZA, J. M.. Participação em banca de Bruna Aparecida Bêz Réus.EFEITO DA KINESIOTAPING NA ATIVAÇÃO DO MÚSCULO RETO FEMORAL DURANTE O TESTE DE SENTAR E LEVANTAR POR CINCO VEZES EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
dos Santos, AN; MOREIRA, R. S.; LOVATEL, G. A.. Participação em banca de Giovana Pascoali Rodovanski.A kinesiotaping melhora a execução de atividades motoras grossas em crianças com Paralisia Cerebral? um estudo piloto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
dos Santos, AN; SOUZA, J. M.; MOREIRA, R. S.. Participação em banca de Daniele da Rocha Medeiros.Investigação de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 6 anos institucionalizadas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
dos Santos, AN; LOVATEL, G. A.; DUTRA, A. C.. Participação em banca de Laís Machado Jorge e Luísa da Rosa de Souza.Avaliação da marcha em hemiparéticos após Acidente Vascular Encefálico submetidos à dupla tarefa motora e cognitiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
dos Santos, AN; LOVATEL, G. A.; MOREIRA, R. S.. Participação em banca de Maria Tereza Ramos Cauduro.Efeito da kinesio taping no tempo do teste Sentado para de Pé por 5 vezes e no escore da BERG em crianças com Paralisia Cerebral: um estudo piloto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
dos Santos, AN; BEZERRA, P. P.; PACHECO, R.. Participação em banca de Ana Sofia Kauling.A efetividade do treinamento baseado em realidade virtual por meio do tapete vídeo-dança no desempenho da marcha em pacientes com doença de Parkinson: uma série de casos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
dos Santos, AN; SOUZA, J. M.; BUNDCHEN, D. C.. Participação em banca de Tainara Rosa Possamai.Influência da idade e da postura corporal na variabilidade da frequência cardíaca de crianças saudáveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
dos Santos, AN; LOVATEL, G. A.; BEZERRA, P. P.. Participação em banca de Ana Carla Nazario e Caroline Della Giustino.Efeito de medicamentos e de um protocolo de exercícios físicos em indivíduos com vertigem: estudo clínico randomizado controlado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
dos Santos, AN; SOUZA, J. M.; AGUIAR, S. C.. Participação em banca de Carolina Lazzarim de Conto.Avaliação sensorial em lactentes: uma revisão sistemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
SANTOS, A. N.; Rocha, N.A.C.F.. Participação em banca de Camila Yumi Nogi.Relação entre torque muscular e execução de atividades da vida diária em crianças com Paralisia Cerebral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

14.
dos Santos, AN; SANTOS, M. M.; Rocha, N.A.C.F.. Participação em banca de Carolina Corsi.Desempenho motor fino segundo a Bayley Scales of Infant and Toddler development ? III em crianças com 2 anos de idade frequentadoras de creches particulares e públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

15.
SANTOS, A. N.; Pavão, SL; Rocha, N.A.C.F.. Participação em banca de Raísa Marques de Sousa.CONTROLE POSTURAL NA PARALISIA CEREBRAL: COMPARAÇÃO ENTRE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

16.
Rocha, N.A.C.F.; da Costa, CSN; SANTOS, A. N.. Participação em banca de Alana Maria Ferreira Guimarães Bastos.A influência da experiência do andar na habilidade sentado para de pé. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

17.
SANTOS, A. N.; Pavão, SL; Rocha, N.A.C.F.. Participação em banca de Monica Keiko Numajiri.Relação do tônus muscular com a funcionalidade de crianças com Paralisia Cerebral. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

18.
SANTOS, A. N.; AVILA, M. A.; Rocha, N.A.C.F.. Participação em banca de Camila Yumi Nogi.Relação entre torque muscular e execução de atividades da vida diária em crianças com Paralisia Cerebral (TG1). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

19.
da Costa, CSN; SANTOS, A. N.; Pavão, SL; Rocha, N.A.C.F.. Participação em banca de Aline Christine das Neves.Desenvolvimento motor em crianças com Síndrome de Down ao longo dos primeiros 26 meses de idade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

20.
Rocha, N.A.C.F.; Campos, AC; SANTOS, A. N.. Participação em banca de Fabíola Yurie Koga.Efeito do Tempo de Aquisição do Alcance na Adaptação ao Peso Adicional em Lactentes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
dos Santos, AN; SOUZA, J. M.; MOREIRA, R. S.. Processo seletivo simplificado na área subárea de conhecimento Fisioterapia e Terapia Ocupacional/ Fisioterapia em Pediatria. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
dos Santos, AN; SOUZA, J. M.; MOREIRA, R. S.. Processo seletivo simplificado na área subárea de conhecimento Fisioterapia e Terapia Ocupacional/ Fisioterapia em Saúde Coletiva. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9th Scientific Conference of the Australasian Academy of Cerebral Palsy and Developmental Medicine (AusACPDM). 2018. (Congresso).

2.
XII Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia. 2017. (Outra).

3.
4º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (COBRAFIN). Atividade Sentado para de Pé em Crianças com Paralisia Cerebral. 2016. (Congresso).

4.
XI Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia. 2016. (Congresso).

5.
Reunião de acompanhamento da Área de Educação Física da CAPES. 2015. (Outra).

6.
X Fórum Nacional de Pesquisa e Pós Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia. 2015. (Outra).

7.
I Jornada de Fisioterapia da UFSC. 2014. (Outra).

8.
Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.a) Parecerista ad hoc. 2014. (Outra).

9.
Workshop on Surface Electromyography of ISB. 2013. (Outra).

10.
XXIV Congress of the International Society of Biomechanics. 2013. (Congresso).

11.
VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Atividade Sentado para de Pé em Crianças Típicas e com Paralisia Cerebral. 2012. (Congresso).

12.
Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia. 2011. (Outra).

13.
XIV Congresso Brasileiro de Biomecânica. 2011. (Congresso).

14.
XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2011. (Congresso).

15.
I Ciclo de Palestras em Biomecânica do Curso de Fisioterapia da FMRP-USP. 2010. (Outra).

16.
V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2010. (Congresso).

17.
XII Encontro AARL de Medicina Esportiva. 2010. (Encontro).

18.
4º Congresso Internacional de Medicina de Reabilitação da AACD. 2009. (Congresso).

19.
Reunião Científica do VII Curso de Especialização em Intervenção em Neuropediatria. 2009. (Encontro).

20.
Palestra de Reabilitação em Amputados. 2007. (Encontro).

21.
Ação Comunitária SESI 60 anos - CAT São Carlos. 2006. (Outra).

22.
VI Jornada de Fisioterapia do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos. 2006. (Simpósio).

23.
XIV Simpósio de Fisioterapia da UFSCar. 2006. (Simpósio).

24.
IV Workshop em Fisiologia do Exercício da UFSCar. 2005. (Simpósio).

25.
Simpósio de Reabilitação Esportiva da USP-RP. 2005. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
dos Santos, AN. Campus Araranguá abre suas portas 2014. 2014. (Outro).

2.
dos Santos, AN. I Jornada de Fisioterapia da UFSC. 2014. (Outro).

3.
SANTOS, A. N.. XIII Simpósio de Fisioterapia da UFSCar. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mirian Meneghel. Efeito de um protocolo de estimulação visual precoce em lactentes pré-termo: estudo de follow-up, clínico randomizado controlado. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Bruna Aparecida Bêz Réus. Efeito da estimulação visual no desenvolvimento motor de lactente prematuros de 0 a 3 meses de idade. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
aline perboni zanotto. Perfil Sensorial e sua Relação com a Participação Social de Crianças com Alterações Neuromotoras. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Carolina Corsi. EFEITO IMEDIATO DO KINESIOTAPING® NAS CARACTERÍSTICAS ESPAÇO TEMPORAIS, ANGULARES, OSCILAÇÃO POSTURAL E ATIVAÇÃO MUSCULAR NA MARCHA DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL. Início: 2015. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Maysa Lisle Petermann. Relação entre perfil sensorial, perfil socioeconômico dos pais e fatores determinantes do nascimento em pré-termos de 0 a 3 meses. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Giovana Pascoali Rodowansky. ESTIMULAÇÃO SENSORIAL PRECOCE EM LACTENTES PRÉ-TERMO DE BAIXO RISCO. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Adriana Neves dos Santos.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daniela Cruz. Relação entre torque de tornozelo e equilíbrio dinâmico em crianças com Paralisia Cerebral. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Intervenção em Neuropediatria) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

2.
Ana Terra Alves Pio. Função Manual na Paralisia Cerebral e a Intervenção da Terapia Ocupacional - revisão da literatura. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em VII Especialização Intervenção em Neuropediatria) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

3.
Mariana Martins dos Santos. Efeito da Velocidade na Produção de Torque do Tornozelo em Crianças. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

4.
Ana Terra Alves Pio. Efeito Imediato do Kinesiotaping na Atividade Muscular de Extensores de Punho e na Função Manual de Crianças com Paralisia Cerebral. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em VII Especialização Intervenção em Neuropediatria) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Machado Maurício e Julya Zanatta Zanella. PREVALÊNCIA DE DOENÇAS NEUROLÓGICAS E DOS SEUS COMPONENTES DE FUNCIONALIDADE E INCAPACIDADE NO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ/SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

2.
Carmem Chede Pereira da Silva. COMPARAÇÃO DO PERFIL SENSORIAL DO AMBIENTE ESCOLAR E DOMICILIAR EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

3.
Francisco Henrique Ferrari Reis. Efeito do Kinesioteping na atividade muscular dos membros inferiores durante o TUG em crianças com Paralisia Cerebral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

4.
Gisele Moreira Pena. Manipulação da altura do banco durante a atividades sentado para de pé em crianças típicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

5.
Evelyn Maria Guilherme. Influência da manipulação da altura do banco no contorle postural durante a execução da atividade ST-DP em crianças típicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

6.
Monica Keiko Numajiri. Relação do Tônus Muscular com a Funcionalidade em Crianças com Paralisia Cerebral. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

7.
Camila Nogi. Relação entre Froça Muscular e Execução de Atividades da Vida Diária em Crianças com Paralisia Cerebral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

Iniciação científica
1.
Bruna Aparecida Bêz Réus. EFEITO DA KINESIOTAPING NA ATIVAÇÃO DO MÚSCULO RETO FEMORAL DURANTE O TESTE DE SENTAR E LEVANTAR POR CINCO VEZES EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

2.
Bruna de Souza Canella. Perfil sensorial em lactentes pretermo e a termo de 0 a 3 meses de idade. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

3.
Isadora Viana Carvalho. Efeito da Kinesio taping na descarga de peso de membros inferiores de crianças com Paralisia Cerebral. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

4.
Bruna de Souza Canella. Influência da manipulação da altura do banco e uso da Kinesiotaping no controle postural da atividade ST-DP em crianças com PC. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, PIBIC. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

5.
Bruna Pereira da Rosa. AVALIAÇÃO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE LACTENTES PRÉ-TERMOS E A TERMOS DE 0 A 3 MESES DE IDADE. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

6.
Tainara Rosa Possamai. Influência da idade e da postura corporal na variabilidade da frequência cardíaca de crianças saudáveis. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

7.
Tamires Idalino Pereira. Influência da atividade física na variabilidade da frequência cardíaca de crianças saudáveis. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

8.
Isadora Viana Carvalho. Influência da manipulação da altura do banco e uso da Kinesiotaping no controle postural da atividade ST-DP em crianças com PC. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

9.
Dienifer Cardeal. Análise da ativação eletromiográfica dos músculos reto femoral e tibial anterior na atividade sentado para de pé em crianças saudáveis. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

10.
Beatriz Borges Pacheco. Efeito do kinesiotaping na ativação do músculo eretor da espinha e no controle de tronco em individuos com alterações neuromotoras praticantes de atividade física adaptada. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

11.
Ana Carla Nazário. Efeito de medicamentos e de um protocolo de exercícios físicos em indivíduos idosos com vertigem: estudo clínico randomizado controlado. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

12.
Kelen Nunes Fernandes. Estimulação visual em pré-termos na unidade de terapia intensiva neonatal. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

13.
Carolina Lazzarim de Conto. Avaliação sensorial em lactentes: uma revisão sistemática. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

14.
Caroline Della Giustino. Efeito de medicamentos e de um protocolo de exercícios físicos em indivíduos idosos com vertigem: estudo clínico randomizado controlado. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

15.
Maria Tereza Ramos Cauduro. Efeito do Kinesiotaping no controle postural e na força muscular funcional de membros inferiores em crianças com Paralisia Cerebral. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

16.
Beatriz Borges Pacheco. Revisão sistemática sobre desempenho motor de atletas paraolímpicos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Vanessa de Souza Vieira. Desvendando o Fascinante Corpo Humano: integração da Universidade com o Ensino Básico. 2017. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Proextensão UFSC. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

2.
Bruna de Souza Canella. Desvendando o Fascinante Corpo Humano: integração da Universidade com o Ensino Básico. 2017. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Proextensão UFSC. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

3.
Amanda Pereira. Desvendando o Fascinante Corpo Humano: integração da Universidade com o Ensino Básico. 2017. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Proextensão UFSC. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

4.
Suyanne Pereira de Souza. Desvendando o Fascinante Corpo Humano: integração da Universidade com o Ensino Básico. 2017. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Proextensão UFSC. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

5.
Daniela de Estéfani. Desvendando o Fascinante Corpo Humano - Integração da Universidade com o Ensino Básico. 2017. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

6.
Maysa Lisle Petermann. Desvendando o Fascinante Corpo Humano - Integração da Universidade com o Ensino Básico. 2017. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

7.
Amanda Machado Maurício. Caracterização de indivíduos com alterações neurológicas da região de Araranguá. 2015. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Proextensão UFSC. Orientador: Adriana Neves dos Santos.

8.
Julya Zanatta Zanello. Caracterização de indivíduos com alterações neurológicas da região de Araranguá. 2015. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Proextensão UFSC. Orientador: Adriana Neves dos Santos.



Outras informações relevantes


- Aprovação em concurso público para cargo de professor substituto na área de Fisioterapia em Neuropediatria para estágio profissional I e II, da Universidade Federal de São Carlos. 2011.
- Aprovação em concurso público para o cargo de fisioterapeuta do Hospital Servidor Público do Estado de São Paulo (IAMSPE). 2010.
- Aprovação em concurso público para o cargo de fisioterapeuta da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2009.
- Aprovação em concurso público para o cargo de fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Rio Claro, São Paulo. 2009.
- Aprovação em concurso público para o cargo de fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Limeira, São PAulo. 2008.



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