Juliane Regina Trevisol

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  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando no curso de graduação em Letras Língua Inglesa e Literaturas, junto ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Campus IV Jacobina. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Inglês (PPGI) na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Faz parte do Grupo de Pesquisa AQUILES: Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa. Tem experiência nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando especialmente com questões de ensino e aprendizagem de línguas, produção oral em L2, fonética e fonologia da língua inglesa e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliane Regina Trevisol
Nome em citações bibliográficas
TREVISOL, J. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas - Campus IV.
Av. J. J. Seabra, 158
Estação
44700-000 - Jacobina, BA - Brasil
Telefone: (74) 36213337
URL da Homepage: http://www.uneb.br/index.php


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Inglês.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Raquel Carolina D'Ely.
2007 - 2010
Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: The production of the English interdental fricatives by Brazilian former and future EFL teachers,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Barbara Oughton Baptista.
Coorientador: Denise Cristina Kluge.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Brazilian EFL learners; interdental fricatives; pronunciation; former and future EFL teachers.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Fonética e Fonologia.
2000 - 2004
Graduação em Letras Português e Inglês.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1997 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Vicentino Incomar, INCOMAR, Brasil.
1989 - 1996
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Vicentino Incomar, INCOMAR, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Análise do Discurso e Ensino. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação de professores para o Ambiente Virtual. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2006 - 2006
English for Speakers of Other Lges (Certificate).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2005 - 2005
Au PairTraining. (Carga horária: 32h).
Cultural Care Au Pair School, CCAP, Estados Unidos.
2001 - 2001
Accent Reduction, idioms and American Culture. (Carga horária: 30h).
Richard Hugh Fisk Foundation, FISK, Brasil.
2001 - 2001
TOEFL computer-based TEST.
Richard Hugh Fisk Foundation, FISK, Brasil.
2001 - 2001
FISK Proficiency Examination.
Richard Hugh Fisk Foundation, FISK, Brasil.
1996 - 2000
Curso de idiomas.
Richard Hugh Fisk Foundation, FISK, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas - Campus IV, .

Cargo ou função
Comissão de Assistência ao Colegiado.
08/2013 - Atual
Ensino, Letras Língua Inglesa e Literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Fonéticos e Fonológicos I
Estudos Fonéticos e Fonológicos II
Estudos Fonéticos e Fonológicos III
Língua Inglesa Avançado II
Língua Inglesa Avançado III
Língua Inglesa Intermediário II
Língua Inglesa Intermediário III
08/2012 - Atual
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas - Campus IV, .

Cargo ou função
Coordenação do subprojeto PIBID/UNEB de Licenciatura em Língua Inglesa.
06/2012 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas - Campus IV, .

Atividade de extensão realizada
Coornedação do projeto 'Língua Inglesa para Iniciantes'.
12/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Humanas - Campus IV, .

12/2011 - Atual
Ensino, Letras Língua Inglesa e Literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão e Produção Oral
Leitura e Produção Textual
Língua Inglesa - Avançado III
11/2013 - 11/2013
Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas - Campus IV, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação das 'Oficinas de Leitura em Língua Inglesa: técnicas e estratégias para interpretação textual'.

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Doutoranda

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista FAPEU, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Inglês no Programa Extracurricular da UFSC.


Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40

Atividades

01/2011 - 12/2011
Ensino, Letras Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II
Língua Inglesa IV
01/2010 - 12/2010
Ensino, Letras Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Lingua Inglesa I
Estagio Supervisionado em Lingua Inglesa II
06/2009 - 12/2009
Ensino, Letras Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Língua Inglesa

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tradutora


Education First, EF, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Intercâmbio, Enquadramento Funcional: Au Pair
Outras informações
Intercâmbio Cultural Care Au Pair - residência em família americana pelo período de 1 ano.


Fisk Schools Toledo-PR, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor


Colégio Vicentino Incomar, INCOMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor



Linhas de pesquisa


1.
Ensino e aprendizagem de L2
2.
Produção oral em L2
3.
Fonética e fonologia da língua inglesa


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
AQUILES: Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira - Questões Teóricas, Pedagógicas e de Metodologia de Pesquisa
Descrição: O grupo de pesquisa AQUILES contempla estudos teórico-práticos sob uma abordagem cognitiva na área de aquisição de Inglês como língua estrangeira. Resultados de pesquisa que contemplam os temas: (1) abordagem de ensino de Inglês baseada em tarefas em ambiente presencial e virtual com populações variadas: jovem, jovem/adultos e idosos; (2) diferenças individuais em aquisição de Inglês como língua estrangeira; (3) condições de processamento em língua estrangeira, tais quais planejamento estratégico e repetição; (4) questões instrucionais, e (5) discussão da interface entre conhecimento implícito e explicito, apontam para a importância de sistematizar saberes sobre os processos de ensino e aprendizagem a partir de uma perspectiva cognitiva e de informar o campo de formação de professores. Nesse sentido mostra o seu potencial em construir uma interface entre questões teórico-práticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (5) .
Integrantes: Juliane Regina Trevisol - Integrante / Andre Specht - Integrante / Raquel Carolina Souza Ferraz D'Ely - Coordenador / Leonardo da Silva - Integrante / Fabricio Mateus Coelho - Integrante / Nara Vieira da Rocha - Integrante / Priscila Fabiane Farias - Integrante / Vera Lucia Silveira Caballero Frantz - Integrante / Donesca Cristina Puntel Xhafaj - Integrante / Marimar da Silva - Integrante / Raimundo Nonato de Souza Filho - Integrante / Rafael Zaccaron - Integrante.
2014 - Atual
PIBID/INGLÊS/UNEB - The book is on/above/under/beside the table: pela construção de práticas pedagógicas reflexivas e contextualizadas no ensino de língua inglesa
Descrição: O subprojeto PIBID/INGLÊS/UNEB - The book is on/above/under/beside the table: pela construção de práticas pedagógicas reflexivas e contextualizadas no ensino de língua inglesa é desenvolvido pela UNEB Campus IV Jacobina em parceria com duas escolas da educação básica do município de Jacobina,BA- Colégio Modelo e E.E. Padre Alfredo Haasler. O subprojeto, coordenado pelas Professoras Juliane Regina Trevisol e Graciélia Novaes da Penha, conta com três professoras supervisoras das instituições parceiras e com 25 bolsistas de iniciação à docência (ID). As ações desenvolvidas visam a construção e reflexão de práticas pedagógicas contextualizadas para o ensino e aprendizagem de língua inglesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) .
Integrantes: Juliane Regina Trevisol - Coordenador / Eliocleide Almeida Amorim - Integrante / Girlene Santos Vieira - Integrante / Gisele Moreira Santos - Integrante / Jailda Passos Alves - Integrante / Maiara Gonçalves Cerqueira - Integrante / Regivânia Moreira Lima - Integrante / Lídio Alberto Santos Souza - Integrante / Gracielia Novaes da Penha - Integrante / Asenati Araujo de Melo - Integrante / Camila dos Santos Gomes - Integrante / Deise Emanuelli Silva dos Santos - Integrante / Deslâne do Nascimento Gomes - Integrante / Geane Timóteo - Integrante / Jailma da Silva Oliveira - Integrante / Juliana Barbosa da Costa - Integrante / Lucione Oliveira Dias - Integrante / Magno Franco da Silva - Integrante / Maiane da Silva Moura - Integrante / Marjorie de Oliveira Nakamura - Integrante / Cardíria Monte da Cruz Silva - Integrante / Maria de Fátima L.B. Araújo - Integrante / Taine dos Santos Pereira - Integrante / Cristiane Oliveira Santos - Integrante / Alessandra Vilas Boas Leão de Paiva - Integrante / Alessandro Felipe Silva Nascimento - Integrante / Edilei Maecio Pereira Reis - Integrante / Luana Oliveira Suterio de Souza - Integrante / Tacianni Cajueiro Andrade - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2012 - 2013
PIBID Letras Inglês: Oportunizando perspectivas de ensino da oralidade em inglês
Descrição: Esta proposta centra-se na necessidade de fortalecimento do ensino de língua estrangeira (LE), mais especificamente de língua inglesa, na educação básica. Os objetivos do projeto são: a) desenvolver a capacidade comunicativa ? especialmente a habilidade oral ? em língua inglesa dos alunos participantes; b) fortalecer a licenciatura em Letras Língua Inglesa; além de c) estreitar os laços entre universidade e escola pública no que tange uma formação docente mais qualificada e significativa para os acadêmicos-bolsistas, que são instigados dia após dia a buscar maior preparo e instrumentalização de modo a enfrentar os desafios crescentes de seu contexto de trabalho. Com esta proposta, espera-se também poder construir com ações que sejam voltadas à valorização do contexto sócio-histórico-cultural da comunidade escolar participante, considerando-se que o conhecimento da cultura estrangeira sirva como base de cotejo e apreciação da cultura e costumes locais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Juliane Regina Trevisol - Coordenador / Eliocleide Almeida Amorim - Integrante / Girlene Santos Vieira - Integrante / Gisele Moreira Santos - Integrante / Jonathas Martins Nunes - Integrante / Juliana Gonçalves de Brito Araújo - Integrante / Maiara Gonçalves Cerqueira - Integrante / Nívia Lima Sampaio - Integrante / Rebeca Conegundes Silva Lessa - Integrante / Regivânia Moreira Lima - Integrante / Naylane Araújo Matos - Integrante / Lídio Alberto Santos Souza - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2011 - 2011
Aprendizagem de língua estrangeira: investigando o acesso lexical em contextos bilíngües
Descrição: A presente pesquisa propõe discorrer teoricamente sobre o que se entende por acesso lexical e qual sua importância dentro da aprendizagem de uma segunda língua ou língua estrangeira. O objetivo geral da pesquisa é investigar as condições que propiciam o acesso lexical em indivíduos bilíngües. Além disso, especificamente quer-se investigar quais os mecanismos mais relevantes relacionados a este processamento cognitivo/lingüístico, e a importância da memória de trabalho no acesso lexical em língua estrangeira (LE), com base em trabalhos na área de neurolinguística. Tal pesquisa se justifica uma vez que o conhecimento do funcionamento do acesso lexical no contexto de ensino-aprendizagem de inglês possibilitará uma melhor compreensão de aspectos lingüísticos voltados ao contexto real de ensino da pesquisadora, o que conseqüentemente implicará de forma positiva na qualidade do trabalho docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
A produção da fricativa interdental surda do inglês por falantes brasileiros de inglês como língua estrangeira
Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende-se investigar especificamente um dos fonemas da língua inglesa (LI) que tende a ser adquirido com maior dificuldade por falantes do Português brasileiro: a fricativa interdental surda. Este som é encontrado nas palavras soletradas com ?th?, tanto em posição inicial de palavra, como em final e medial. Alguns exemplos são as palavras thanks, bath, anything, que contém o fonema em questão nas posições apresentadas. Os exemplos apresentados representam a fricativa interdental não-vozeada, a qual não provoca vibração nas cordas vocais quando produzida (Giegerich, 1992). Devido ao fato das fricativas interdentais do inglês, tanto a surda quanto a sonora, serem fonemas incomuns, raros ou menos freqüentes nas línguas do mundo (Maddieson, 1994, apud Jones, 2005), a tendência observada é de que elas incorram em maiores dificuldades em termos de produção para os aprendizes de LI. Para superar tal dificuldade, aprendizes de LI em geral se utilizam de uma estratégia bastante comum no processo de aquisição fonológica: a substituição dos sons da LE de difícil produção por sons da sua L1. A importância desta pesquisa justifica-se por pretender expandir o conhecimento teórico na grande área de Fonética e Fonologia da língua inglesa, aqui representado pela dificuldade de aquisição fonológica da fricativa interdental surda. Através do conhecimento a ser construído na presente pesquisa, a qualidade da prática pedagógica pode ser ampliada, considerando o ensino de pronúncia como um dos aspectos a ser considerado na sala de aula de língua estrangeira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
A dificuldade de produção de fonemas da língua estrangeira (LE) por aprendizes brasileiros de Inglês
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as dificuldades de pronúncia de aprendizes brasileiros de inglês com foco na fricativa interdental surda. A importância desta pesquisa justifica-se por pretender expandir o conhecimento teórico na grande área de Fonética e Fonologia da língua inglesa, aqui representado pela dificuldade de aquisição fonológica da fricativa interdental surda. Através do conhecimento a ser construído na presente pesquisa, a qualidade da prática pedagógica pode ser ampliada, considerando o ensino de pronúncia como um dos aspectos a ser considerado na sala de aula de língua estrangeira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
As fricativas interdentais do Inglês e seus substitutos em diferentes L1s
Descrição: A pesquisa envolve a caracterização das fricativas interdentais do Inglês e a descrição da forma como falantes brasileiros de Inglês como língua estrangeira (LE) produzem tais fonemas. Além disso, procura-se levantar quais os substitutos mais comumente usados como estratégia de produção de brasileiros e falantes de outras línguas que tem a língua inglesa como LE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Historias Digitais em Lingua Inglesa: conhecendo o software Moviemaker
Descrição: Minicurso ofertado aos graduandos do curso de Letras Lingua Inglesa e Literaturas da UNEB-Campus IV Jacobina. RESUMO: Com o intuito de fortalecer os conhecimentos tecnológicos dos licenciados em Letras Língua Inglesa do Campus IV, o minicurso "Histórias Digitais em Língua Inglesa: conhecendo o software Moviemaker" propõe uma conexão entre linguagem e tecnologias digitais, a fim de capacitar os participantes a construírem uma historia digital acerca de suas trajetórias pessoais enquanto aprendizes de segunda língua. Tal proposta está vinculada ao trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa FALE - Formação em Aquisição de Línguas e Ensino - (UNEB-Campus IV) e faz parte do projeto de pesquisa de doutorado da proponente do minicurso, pesquisa esta que investiga as possibilidades de sinergia entre aprendizado de línguas e tecnologias digitais. O minicurso prevê momentos de conhecimento teórico compartilhado, assim como experimentação dos recursos do software Moviemaker de forma prática, com auxílio do professor/ministrante. Como resultados, espera-se que tais participantes - alunos do terceiro semestre de Letras Lingua Inglesa - possam, ao final do minicurso, construir de modo autônomo suas histórias digitais em inglês através do uso deste recurso, para serem posteriormente socializadas com os membros do curso. Objetivo geral: Fortalecer os conhecimentos tecnológicos dos licenciados em Letras Língua Inglesa do Campus IV. Possibilitar uma conexão entre a sala de aula de língua estrangeira e tecnologias digitais. Objetivo específico: Capacitar os participantes, através do uso do software de edição de video Moviemaker, a construírem uma historia digital acerca de suas trajetórias pessoais enquanto aprendizes de segunda língua. Justificativa: Entende-se que tal proposta -- conexão entre linguagem/aprendizagem e ensino de línguas adicionais e tecnologias digitais -- seja essencial ao profissional da área de Letras, especialmente nos dias atuais. Isto possibilita que este reflita sobre o(s) papel(is) das tecnologias digitais dentro (e fora) da sala de aula de língua inglesa, uma vez que os participantes são futuros professores de língua. Além disso, a proposta auxilia também no desenvolvimento de aspectos linguisticos na língua estrangeira (inglês), uma vez que os mesmos estarão comprometidos na criação de uma historia digital que envolve uso de língua tanto escrita, quanto falada. Desta forma, o minicurso dá a eles a oportunidade de ampliar conhecimentos técnicos/tecnológicos, assim como linguisticos, de forma colaborativa, dinâmica e, de certa forma, lúdica também. Metodologia: Aula expositiva com conhecimento teórico (primeiro momento) Aula prática com uso efetivo do software e construção de uma historia digital (segundo momento) Trabalho individual e autônomo (historia digital pessoal). Referencias: Tumolo, C. H. S. (2015). Histórias digitais como recurso para ensino/aprendizagem de Inglês como língua estrangeira. Estudos Anglo Americanos, 43, pp. 100-117..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Juliane Regina Trevisol - Coordenador / Kaiky Rodrigues da Silva Nunes - Integrante.
2013 - 2013
Oficinas de Leitura em Língua Inglesa: técnicas e estratégias para interpretação textual
Descrição: O projeto 'Oficinas de Leitura em Língua Inglesa: técnicas e estratégias para interpretação textual' teve como objetivo geral proporcionar momentos de estudo e discussão acerca do desenvolvimento da habilidade de leitura - compreensão textual - em língua inglesa. O projeto foi ofertado à comunidade acadêmica da UNEB/Capmpus IV e público externo. As oficinas ocorreram nos dias 16, 22, 31 de outubro, além de 04 e 13 de novembro de 2013 na UNEB Campus IV, com carga horária total de 20h..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Juliane Regina Trevisol - Coordenador / Eliocleide Almeida Amorim - Integrante / Juliana Gonçalves de Brito Araújo - Integrante / Maiara Gonçalves Cerqueira - Integrante / Nívia Lima Sampaio - Integrante / Rebeca Conegundes Silva Lessa - Integrante / Rangel Gomes - Integrante / Marcos Antônio de Oliveira Santos - Integrante / Tauana Sento Sé - Integrante / Ana Oliveira Sena - Integrante / Aline dos Santos Sousa - Integrante.
2012 - Atual
Língua Inglesa para Iniciantes
Descrição: Acredita-se que a construção de momentos de contato inicial com a língua inglesa seja extremamente relevante e benéfica aos profissionais de todo gênero, incluindo os servidores públicos no contexto universitário, e comunidade de modo geral. Assim, este projeto propõe-se a oferecer aulas semanais de língua inglesa de nível Básico a Intermediário para a comunidade acadêmica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e comunidade em geral interessada. As atividades deste projeto são desenvolvidas semanalmente (de terça a sexta) na UNEB Campus IV em parceria com três monitores de extensão, discentes do curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Juliane Regina Trevisol - Coordenador / Lídio Alberto Santos Souza - Integrante / Ellis Ilai Rocha - Integrante / Joel de Oliveira Albus - Integrante.
2002 - 2003
UNIOESTE site in English Version
Descrição: Projeto de Extensão 'Unioeste site in English Version', UNIOESTE-Cascavel, PR. Colaboradora no processo de tradução do site da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) para a Língua Inglesa, abrangendo todos os cursos nos cinco campi do estado. (2002 a 2003).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - Atual
Monitoria de Extensão: Língua Inglesa para Iniciantes
Descrição: A fim de propiciar o desenvolvimento pleno do projeto de extensão 'Língua Inglesa para Iniciantes' na UNEB-Campus IV Jacobina, três monitores de extensão fazem parte da equipe do referido projeto, sendo um bolsista e dois voluntários. Semanalmente, os monitores são responsáveis pelo planejamento e aplicação de atividades relacionadas ao ensino da língua inglesa em nível básico à comunidade acadêmica e geral. Trimestralmente, relatórios parciais são organizados, a fim de acompanhar e avaliar as ações do projeto, cujo início se deu no ano de 2012. Todos os relatórios são apresentados ao Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) no DCH-IV anualmente..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Juliane Regina Trevisol - Coordenador / Lídio Alberto Santos Souza - Integrante / Ellis Ilai Rocha - Integrante / Joel de Oliveira Albus - Integrante.
2013 - Atual
Monitoria de Ensino: Língua Inglesa Intermediário 2
Descrição: Proposta de monitoria de ensino para a disciplina Intermediário 2 (2013.2), do curso de Letras Inglês da UNEB-Campus IV Jacobina. Monitor selecionado para o semestre: Édisse Manuele da Silva Almeida. Atividades desenvolvidas: vivência da rotina em sala de aula e acompanhamento aos discentes da disciplina em eventos variados; participação na rotina de planejamento e desenvolvimento das aulas da disciplina; planejamento de sequencias didáticas com atividades extras para as aulas; momentos de estudo do conteúdo a ser trabalhado e auxílio efetivo aos discentes com dificuldades em horário extra-classe; auxílio à professora regente durante as aulas; demais atividades relacionadas com a rotina em sala de aula e fora dela (e.g. correção de atividades desenvolvidas pelos alunos)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Juliane Regina Trevisol - Coordenador / Édisse Manuele da Silva Almeida - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Interlinguagens


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Fonética e Fonologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de professor.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1998
II Concurso de Poesia na Escola - UEJ 98, União dos Escritores de Juranda - PR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TREVISOL, J. R.2017TREVISOL, J. R.; TOMITCH, L. M. B. . THE RELATIONSHIP BETWEEN BILINGUALISM AND WORKING MEMORY: A REVIEW. REVISTA DO GELNE, v. 19, p. 39-51, 2017.

2.
TREVISOL, J. R.2014 TREVISOL, J. R.. As fricativas interdentais do inglês e seus substitutos em diferentes L1s. Revista X, v. 1, p. 80-88, 2014.

3.
SANTOS, G. M.2014SANTOS, G. M. ; ALVES, J. P. ; TREVISOL, J. R. . Oportunizando perspectivas do ensino da oralidade em inglês: uma experiência do PIBID para a formação docente. Falas Breves, v. 1, p. 01, 2014.

4.
LIMA, R. M.2014LIMA, R. M. ; TREVISOL, J. R. . PIBID Inglês: Uma experiência significativa de formação continuada. Revista Falas Breves, v. 1, p. 10, 2014.

5.
TREVISOL, J. R.2014TREVISOL, J. R.; ALVES, J. P. ; SANTOS, G. M. . Oportunizando perspectivas de ensino da oralidade em inglês: uma experiência do PIBID para a formação docente. Falas Breves, v. 1, p. 1, 2014.

6.
MATOS, A. P. A.2013MATOS, A. P. A. ; TREVISOL, J. R. . O ensino dos fonemas fricativos interdentais do inglês: investigando turmas do ensino médio em Jacobina-BA. Interlinguagens, v. 4, p. 61-81, 2013.

7.
SCHNEIDER, F. D. G.2012SCHNEIDER, F. D. G. ; TREVISOL, J. R. . O ensino de língua inglesa para crianças: abordagens comunicativa e lexical em uma escola de idiomas em Irati-PR. Interlinguagens, v. 3, p. 57-76, 2012.

8.
TREVISOL, J. R.2011TREVISOL, J. R.. Aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira: dificuldades de pronúncia. Interlinguagens, v. 2, p. 131-140, 2011.

9.
Heinen, A.P.2011Heinen, A.P. ; TREVISOL, J. R. . A importância da língua inglesa no contexto escolar. Interlinguagens, v. 2, p. 61-73, 2011.

10.
TREVISOL, J. R.2010TREVISOL, J. R.. As fricativas interdentais do Inglês. Anais Interlingaugens, v. 1, p. 00-00, 2010.

11.
TREVISOL, J. R.2010TREVISOL, J. R.. Investigando a atenção seletiva na sala de aula de Inglês como língua estrangeira. Interlinguagens, v. 1, p. 3, 2010.

12.
TREVISOL, J. R.2010TREVISOL, J. R.; BASSO, J. H. . Investigating delayed effects of learners' awarenessof their own learning styles. Interlinguagens, v. 1, p. 4-15, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
PENHA, G. N. ; TREVISOL, J. R. . Ensino de Língua Inglesa. In: Ana Lucia Gomes da Silva; Camila de Souza Figueiredo; Marcea Andrade Sales. (Org.). Da iniciação à Docência: ressignificando a prática docente. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2016, v. 1, p. 123-134.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TREVISOL, J. R.. Aprendizes brasileiros de Inglês como língua estrangeira: dificuldades de pronúncia. In: II Simpósio Interlinguagens: Discutindo as Interfaces da Língua, Literatura e Ensino, 2011, Prudentópolis. II Simpósio Interlinguagens: Discutindo as Interfaces da Língua, Literatura e Ensino, 2011.

2.
TREVISOL, S. T. G. ; CRUZ, A.D. ; TREVISOL, J. R. . Identidade Nacional e Modernidade em Tarsila do Amaral: Imagens pictóricas e o sentido de brasilidade. In: II Simpósio Interlinguagens: Discutindo as Interfaces da Língua, Literatura e Ensino, 2011, Prudentópolis. II Simpósio Interlinguagens: Discutindo as Interfaces da Língua, Literatura e Ensino, 2011.

3.
ZAKALUGEM, A. ; TREVISOL, J. R. . Atividades com música e mímica na aula de inglês: relato de um momento do estágio supervisionado. In: IV SELLF Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da Fafipar, 2010, Paranaguá, PR. IV SELLF Língua, Literatura e Interfaces: outras artes, múltiplas linguagens, 2010. v. 1. p. 01-43.

4.
GONTARZ, J. ; TREVISOL, J. R. . A importância da música no ensino-aprendizagem de língua inglesa. In: I Simpósio Interlinguagens, 2010, Prudentópolis. I Simpósio Interlinguagens: Discutindo as Interfaces da Língua, Literatura e Ensino, 2010. v. 1.

5.
GEFFER, J. ; TREVISOL, J. R. . CEEBJA: Os desafios de educadores e alunos no ensino de língua inglesa na atualidade. In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem, 2010, Cascavel. II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem, 2010. v. 1. p. 1-11.

6.
TREVISOL, J. R.. A produção da fricativa interdental vozeada por professores brasileiros de inglês. In: IX Encontro do CELSUL: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2010, Palhoça, SC. Anais do IX Encontro do CELSUL, 2010.

7.
TREVISOL, J. R.. Investigating Noticing in a Sixth Grade Classroom of a Public School in Brazil. In: VI Seminário de Ciências Humanas Letras e Artes de Irati - Diversidade: ética, educação e cidadania., 2009, Irati. Anais 2009-UNICENTRO, 2009. v. 1.

8.
TREVISOL, J. R.. A produção da fricativa interdental não-vozeada do Inglês por aprendizes brasileiros. In: XIX CELLIP Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009, Cascavel, PR. XIX CELLIP Pesquisas em Linguagem e Cultura na América Latina, 2009. v. XIX. p. 1-304.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
D'Ely, R.C.S.F ; SILVA, L. ; TREVISOL, J. R. . Traveling (and learning English!) from home: The use of technology-mediated TBLT in a virtual English course. In: TBLT 2017 Barcelona: Tasks in Context, 2017, Barcelona, Spain. TBLT 2017 Barcelona: Tasks in Context, 2017. p. 70-70.

2.
TREVISOL, J. R.. TBLT in a sixth grade classroom: tasks for oral practice in the Northeast of Brazil. In: 6th Intermational Conference - TBLT 2015 Leuven - Tasks for Real, 2015, Leuven, Belgium. TBLT 2015 Leuven - Tasks for Real, 2015.

3.
Heinen, A.P. ; TREVISOL, J. R. . Programa de Monitoria da UNICENTRO: Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I. In: II SIEPE Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011, Irati/Prudentópolis. II SIEPE Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TREVISOL, J. R.; D'Ely, R.C.S.F . ?O MAIOR DESAFIO FOI FALAR INGLÊS?: PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS DIGITAIS. In: XIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul: Linguística e suas Interfaces ^ Memórias e Desafios., 2018, Guarapuava, Paraná. Caderno de Resumos, 2018.

2.
TREVISOL, J. R.; D'Ely, R.C.S.F . Tarefas e tecnologia na sala de aula de língua estrangeira: um experimento com historias digitais. In: 21 InPLA Intercambio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2018, Sao Paulo. Anais do InPLA, 2018.

3.
TUMOLO, C. H. ; TREVISOL, J. R. ; SCHAEFER, R. . Abordagens para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira envolvendo o uso de tecnologias digitais. In: IV Encontro da Rede Sul Letras: UNISUL, 2016, Palhoça, Santa Catarina. Caderno de Resumos: IV Encontro da Rede Sul Letras, 2016.

4.
GEFFER, J. ; TREVISOL, J. R. . Sala de aula de inglês: dificuldades no ensino-aprendizagem de língua estrangeira no Ceebja de Irati. In: I Simpósio Interlinguagens: discutindo as interfaces da língua, literatura e ensino, 2010, Prudentópolis, PR. I Simpósio Interlinguagens: discutindo as interfaces da língua, literatura e ensino, 2010. v. 1. p. 00'-00.

Apresentações de Trabalho
1.
D'Ely, R.C.S.F ; SILVA, L. ; TREVISOL, J. R. . Traveling (and learning English!) from home: The use of technology-mediated TBLT in a virtual English course. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TUMOLO, C. H. ; TREVISOL, J. R. ; SCHAEFER, R. . ABORDAGENS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ENVOLVENDO O USO DE TECNOLOGIA DIGITAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
TREVISOL, J. R.. TBLT in a sixth grade classroom: tasks for oral practice in the northeast of Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
NAKAMURA, M. O. ; AMORIM, E. A. ; TREVISOL, J. R. . Influências do PIBID/UNEB para a formação acadêmica do graduando em Letras Língua Inglesa e Literaturas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, G. M. ; PENHA, G. N. ; TREVISOL, J. R. . Projeto PIBID e Estágio Supervisionado III: experiências que compõem o ser docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, R. M. ; TREVISOL, J. R. . PIBID: Discutindo a relação entre recursos tecnológicos, aprendizagem significativa e inclusão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TREVISOL, J. R.. PIBID/UNEB: Contribuições dos subprojetos de Letras Língua Inglesa em Jacobina-BA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ARAUJO, J. G. B. ; SAMPAIO, N. L. ; TREVISOL, J. R. . Conversation Class: dinamizando a prática da oralidade em língua inglesa entre bolsistas do PIBID. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TREVISOL, J. R.; VIEIRA, G. S. . Relatos de experiência vivenciados no subprojeto PIBID/UNEB 'Oportunizando Perspectivas de Ensino da Oralidade em Inglês'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, R. M. ; TREVISOL, J. R. . PIBID/UNEB: uma experiência enriquecedora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TREVISOL, J. R.; SANTOS, G. M. . Conversation Class: a experiência da oralidade em língua inglesa no PIBID. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TREVISOL, J. R.; BUENO, R. . Foreign language learning at university: stories of success in Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TREVISOL, J. R.. As fricativas interdentais do Inglês e seus substitutos em diferentes L1s. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
TREVISOL, J. R.. produção da fricativa interdental vozeada por professores brasileiros de inglês em formação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
TREVISOL, J. R.. Investigating Noticing in a Sixth Grade Classroom of a Public School in Brazil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
TREVISOL, J. R.. A sociedade patriarcal: uma análise da personagem feminina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
TREVISOL, J. R.. Oficina Literária de Poesia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
TREVISOL, J. R.; BAPTISTA, B. O. ; KLUGE, D. C. . The Production of the English Interdental Fricatives by Brazilian Former and Future EFL Teachers 2010 (Dissertação de Mestrado).

2.
TREVISOL, J. R.. Poetizando a Vida. Toledo-PR: Sul Gráfica Editora Ltda, 2000 (Livro de Poesias).


Demais tipos de produção técnica
1.
TREVISOL, J. R.; NUNES, K. R. S. . Historias Digitais em Lingua Inglesa: conhecendo o software Moviemaker. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TREVISOL, J. R.; SILVA, L. ; SPECHT, A. . Tasks & additional language learning and teaching: pratical exemples for the classroom. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
D'Ely, R.C.S.F ; SILVA, L. ; TREVISOL, J. R. ; FARIAS, P. F. . Quando o mundo real vem para a sala de aula: o uso de tarefas como ferramentas para o ensino comunicativo de línguas estrangeiras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TUMOLO, C. H. ; SCHAEFER, R. ; TREVISOL, J. R. ; LORENSET, C. C. ; SALBEGO, N. . Recursos Digitais no Ensino e Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SPECHT, A. ; TREVISOL, J. R. . Strategic planning plus strategy instruction equals improved speech performance. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
TREVISOL, J. R.. Concepções teórico-metodológicas no ensino de línguas estrangeiras. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
TREVISOL, J. R.. Aspectos teóricos e práticos da Vida Ucraniana no Brasil e no Canadá. 2010. (Tradução simultânea).

8.
TREVISOL, J. R.; MARIANO, M. . A pronúncia do Inglês não é bicho de 7 cabeças. 2008. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
TREVISOL, J. R.; ARAUJO, J. G. B. ; LESSA, R. C. S. ; SAMPAIO, N. L. ; CERQUEIRA, M. G. ; AMORIM, E. A. ; SANTOS, G. M. ; VIEIRA, G. S. ; ALVES, J. P. ; NUNES, J. M. . PIBID Music Festival. 2013 (Festival).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, R.; REIS, R.; TREVISOL, J. R.; PENHA, G. N.. Participação em banca de Rangel Gomes.A Funcionalidade da Gramática Normativa para a compreensão textual em Língua Inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
COELHO, Z.; PENHA, G. N.; TREVISOL, J. R.; REIS, R.. Participação em banca de Zulmira Coelho.Abordagem comunicativa para o ensino de língua inglesa: investigando o livro didático Open Mind. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SILVA, I. T.; BUENO, R.; TREVISOL, J. R.; PENHA, G.. Participação em banca de Ilauanna Teles Silva.A relação de opressor e oprimido em 'Things Fall Apart' de Chinua Achebe. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
ALMEIDA, D.; BUENO, R.; TREVISOL, J. R.; FELIX, J. C.. Participação em banca de Danilo Almeida.O ensino literário voltado ao aspecto prazeroso proporcionado pela leitura nas aulas de língua inglesa e portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
LANDINNI, J.; BUENO, R.; PENHA, G.; TREVISOL, J. R.. Participação em banca de Jeová Landinni.O homem da multidão: o fenômeno da modernidade na obra de Edgar Allan Poe. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
OLIVEIRA, I. S.; BUENO, R.; PENHA, G.; TREVISOL, J. R.. Participação em banca de Igara Silva Oliveira.Problemas na tradução dos marcadores culturais em 'Capitães de Areia' de Jorge Amado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
SOARES, S.; BUENO, R.; PENHA, G.; TREVISOL, J. R.. Participação em banca de Samara Soares.Língua e cultura no processo de tradução para legendas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
CAMPOS, A. A.; BUENO, R.; PENHA, G.; TREVISOL, J. R.. Participação em banca de Alda Almeida Campos.O trabalho com leitura nas aulas de língua inglesa: habilidade evidenciada ou negligenciada?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
SANTANA, L. J.; BUENO, R.; PENHA, G.; TREVISOL, J. R.. Participação em banca de Luciana de Jesus Santana.A importância da inclusão do ensino de língua inglesa nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Jacobina BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
MACHADO, J. G. B. A.; BUENO, R.; PENHA, G.; TREVISOL, J. R.. Participação em banca de Jáina G. de B. Araújo.Problemas na tradução literária: Poemas e trocadilhos em Alice's Adventures in Wonderland. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
PADILHA, P. K.; SPECHT, A.; Buffa, R.M.; TREVISOL, J. R.. Participação em banca de Patrick Król Padilha.Caos e complexidade: uma visão não-linear da aquisição de língua estrangeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

12.
Ribeiro, P.V.; Lopes; TREVISOL, J. R.. Participação em banca de Pedro Valdecir Ribeiro.A oferta da língua espanhola nas escolas: um estudo dessa inclusão na cidade de Irati/Paraná. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

13.
Campos, E.; Buffa, R.M.; TREVISOL, J. R.. Participação em banca de Eliza Iracema Campos.Algumas concepções sobre o processamento da leitura em língua estrangeira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

14.
Santos, T.; Buffa, R.M.; TREVISOL, J. R.. Participação em banca de Thays R. dos Santos.O léxico da língua inglesa: a evolução histórica da língua e os processos derivacionais de formação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

15.
Neves, L.M.; Buffa, R.M.; TREVISOL, J. R.. Participação em banca de Lais Mariane Neves.Hagar, o terrível, ou Helga, a terrível? A relação de gênero na história em quadrinhos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

16.
Borges, J.; Buffa, R.M.; TREVISOL, J. R.. Participação em banca de Joelma Borges.O processo de flexão na formação de palavras em língua inglesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TREVISOL, J. R.; Salvadori, JC; Alves, R. Comissão do Processo Seletivo para Professor Substituto (UNEB/IV) - Letras Língua Inglesa: vaga Língua. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
Salvadori, JC; TREVISOL, J. R.; REIS, R.. Comissão do Processo Seletivo para Professor Subtituto (UNEB/IV) - Letras Língua Inglesa: vaga de Língua. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

2.
Salvadori, JC; TREVISOL, J. R.; REIS, R.. Comissão do Processo Seletivo para Professor Substituto (UNEB/IV)- Letras Língua Inglesa: vaga Tradução. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

3.
TREVISOL, J. R.; PENHA, G. N.. Comissão de Seleção de bolsistas para Iniciação à Docência - PIBID/INGLÊS/UNEB. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

4.
TREVISOL, J. R.; PENHA, G. N.; FELIX, J. C.. Comissão de Seleção de bolsistas para Iniciação à Docência - PIBID/INGLÊS/UNEB. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

5.
TREVISOL, J. R.; PENHA, G. N.; FELIX, J. C.. Comissão de Processo de Matrícula Especial. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

6.
Salvadori, JC; FELIX, J. C.; TREVISOL, J. R.. Comissão de Avaliação de Processo de Remoção/Transferência Docente. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

7.
TREVISOL, J. R.; Salvadori, JC; FELIX, J. C.. Comissão de Seleção de Monitoria de Ensino - Letras Língua Inglesa e Literaturas (UNEB/IV). 2013. Universidade do Estado da Bahia.

8.
TREVISOL, J. R.. Comissão Científica do Projeto de Extensão VII Seminário de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati - Formação Docente. 2010. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

9.
TREVISOL, J. R.; SPECHT, A.; Peruchi, R.. Comissão de Aplicação e Correção de Exames de Suficiência em Língua Inglesa (UNICENTRO/I). 2010. Universidade Estadual do Centro-Oeste.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21o InPLA Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. Tarefas e tecnologia na sala de aula de língua estrangeira: um experimento com historias digitais. 2018. (Congresso).

2.
XIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul: Linguística e suas Interfaces ^ Memórias e Desafios.. ?O MAIOR DESAFIO FOI FALAR INGLÊS?: PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS DIGITAIS. 2018. (Congresso).

3.
TBLT 2017 - 7th International Conference on Task-based Language Teaching. Traveling (and learning English!) from home: The use of technology-mediated TBLT in a virtual English course. 2017. (Congresso).

4.
4o Encontro Rede Sul Letras: Formação de Redes de Pesquisa - UNISUL. Abordagens para o ensino e aprendizagem da língua estrangeira envolvendo o uso de tecnologia digital. 2016. (Congresso).

5.
INTERdisciplinaridade: Universidade e Inovação Social e Tecnológica (SIIEPE Sul, FOPROP Sul, JORNADADA de Coprodução Digital. 2015. (Simpósio).

6.
SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Recursos Digitais no Ensino e Aprendizado de Inglês como Língua Estrangeira. 2015. (Simpósio).

7.
SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Quando a o mundo real vem para a sala de aula: tarefas como ferramentas para o ensino comunicativo de LE. 2015. (Simpósio).

8.
TBLT Leuven 2015. TBLT in a sixth grade classroom: tasks for oral practice in the northeast of Brazil. 2015. (Congresso).

9.
Encontro Regional de Formação para Coordenadores de Área e Campus PIBID UNEB. 2014. (Encontro).

10.
II Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagens.Influências do PIBID/UNEB para a formação acadêmica do graduando de Letras Língua Inglesa e Literaturas. 2014. (Encontro).

11.
II Simpósio em Letras e III Interlinguagens.PIBID/UNEB: Contribuições dos subprojetos de Letras Língua Inglesa em Jacobina-BA. 2014. (Simpósio).

12.
IV Simpósio Baiano de Licenciaturas / IV Seminário Estadual do PIBID//IAT.Vivências do PIBID/UNEB: investigando as novas tecnologias e o ensino de língua inglesa. 2014. (Simpósio).

13.
Análise do Discurso e Ensino: fundamentos e dispositivos análiticos. 2013. (Oficina).

14.
Estratégias utilizadas por alunos bem sucedidos no aprendizado de uma língua estrangeira. 2013. (Oficina).

15.
II Seminário de Avaliação Institucional do PIBID/UNEB. 2013. (Seminário).

16.
I Seminário do PIBID/Campus IV: parceria escola/universidade.Mesa redonda: Experiências do PIBID no DCH/Campus IV. 2013. (Seminário).

17.
IV Seminário de Estudos Linguísticos e Literários e IV Jornada do CULT-VI.PIBID: uma experiência enriquecedora. 2013. (Seminário).

18.
Simpósio Atividades do PIBID: Narrativas e Experiências.Conversation Class: A experiência da Oralidade em Língua Inglesa no PIBID/UNEB. 2013. (Seminário).

19.
Simpósio Atividades do PIBID: Narrativas e Experiências.Relatos de Experiência vivenciados no subprojeto PIBID/UNEB "Oportunizando Perspectivas de Ensino da Oralidade em Inglês". 2013. (Seminário).

20.
Simpósio Atividades do PIBID: Narrativas e Experiências.PIBID/UNEB: Uma Experiência Enriquecedora. 2013. (Seminário).

21.
VI Seminário de Estudos Linguisticos e Literários e II Jornada de Extensão do CULT-V i.strategy Instruction Plus Strategic Planning Equals Improved Speech Performance. 2013. (Seminário).

22.
13th BRAZ-TESOL NATIONAL CONVENTION. .Foreign language learning at university: stories of success in Bahia. 2012. (Congresso).

23.
1o Encontro de Formação de Coordenadores de Área do PIBID/UNEB. 2012. (Encontro).

24.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI. 2012. (Congresso).

25.
Minicurso: Web2 tools 4 EFL classroom and beyond. 2012. (Congresso).

26.
II Simpósio Interlinguagens: discutindo as interfaces da Língua, Literatura e Ensino.Aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira: dificuldades de pronúncia. 2011. (Simpósio).

27.
1o Encontro de Leitura e Ensino. 2010. (Encontro).

28.
I Simpósio Interlinguagens: discutindo as interfaces da língua, literatura e ensino.As fricativas interdentais do Inglês e seus substitutos em diferentes L1s. 2010. (Simpósio).

29.
APLISC - Using Manipulatives and Visuals in Content-Based Language Learning. 2008. (Outra).

30.
Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina. Minicurso: Intonation and meaning in English. 2008. (Congresso).

31.
New Sounds 2007-Fifth Symposium on the Acquisition of Second Language Speech. 2007. (Congresso).

32.
Oxford Seminars for Teachers. 2006. (Seminário).

33.
Encontro Pedagógico. 2004. (Encontro).

34.
III Seminário de Literatura e História: Confluências Estéticas entre as Literaturas no Brasil e na África.A sociedade patriarcal: uma análise da personagem feminina. 2004. (Seminário).

35.
II Seminário de Literatura e História: O Cânone como intertexto da narrativa contemporânea. 2003. (Seminário).

36.
XVI Semana de Educação. 2003. (Oficina).

37.
XVI Semana de Letras: Estudos da Linguagem: Interfaces Culturais. 2003. (Seminário).

38.
Influência Negra na Cultura Brasileira: Capoeira. 2002. (Outra).

39.
New York English Teachers Seminar. 2002. (Encontro).

40.
XV Semana de Letras. 2002. (Simpósio).

41.
Oficina Literária.Oficina Literária de Poesia. 2001. (Oficina).

42.
O Sistema Educacional em Cuba. 2001. (Outra).

43.
XVI Semana de Letras. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PENHA, G. ; TREVISOL, J. R. . I Seminário do PIBID/ Campus IV: parceria escola/universidade. 2013. (Outro).

2.
TREVISOL, J. R.; Buffa, R.M. . II Simpósio Interlinguagens: discutindo as interfaces da Língua, Literatura e Ensino. 2011. (Outro).

3.
TREVISOL, J. R.; Lazarin ; Lopes ; Polak ; Quadros . I Simpósio Interlinguagens: discutindo as interfaces da língua, literatura e ensino. 2010. (Outro).

4.
TREVISOL, J. R.; Lopes . I Simpósio Interlinguagens: discutindo as interfaces da língua, literatura e ensino. 2010. (Outro).

5.
TREVISOL, J. R.. New Sounds - Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech. 2007. (Congresso).

6.
TREVISOL, J. R.. II Seminário de Literatura e História. 2003. (Outro).

7.
TREVISOL, J. R.. XVI Semana de Letras: Estudos da Linguagem: Interfaces Culturais. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Natasha Araújo. O processo da escrita em LE: investigando uma turma do sexto ano em Serrolânidia-BA. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Geane Timóteo de Oliveira. Estratégias para desenvolvimento da habilidade oral em LE: investigando graduandos em Letras Inglês na UNEB. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

3.
Taine dos Santos Pereira. Investigando questões de acurácia na performance oral de granduandos em Letras Inglês. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Inglesa e Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

4.
Cristiane Oliveira Santos. Investigando questões de fluência na performance oral de granduandos em Letras Inglês. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda D. Gibbert Schneider. O ensino da língua inglesa como língua estrangeira na educação infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eliocleide Almeida Amorim. Afetividade e auto-estima na aquisição de L2: um olhar para a relação professor/aluno. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

2.
Édisse Manuele da Silva Almeida. Produção oral em língua inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

3.
Aline dos Santos Souza. INTERAÇÃO COMO INSTRUMENTO FUNCIONAL NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA: UM PROCESSO COMUNICATIVO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

4.
Nívia Lima Sampaio. A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO AO CONHECIMENTO DA LÍNGUA INGLESA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

5.
Marcos Antônio de Oliveira Santos. INVESTIGANDO A PERCEPÇÃO DOS FONEMAS / i / E / ɪ / DA LI POR DISCENTES DO CURSO DE LETRAS, LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS CAMPUS IV JACOBINA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

6.
Sara Carvalho da Silva. Um novo quadro na história: o ensino de Língua Inglesa por meio do gênero HQ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

7.
Davi Alves Oliveria. TRADUÇÃO MENTAL DURANTE A LEITURA DE TEXTOS ESCRITOS EM LÍNGUA INGLESA: Implicações durante a aquisição do inglês como língua estrangeira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

8.
Anelise Pereira Araújo Matos. O ENSINO DOS FONEMAS FRICATIVOS INTERDENTAIS INGLESES: INVESTIGANDO TURMAS DE ENSINO MÉDIO EM JACOBINA- BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

9.
Matheus Silva Vilas Boas. Aprendizes auto-direcionados e direcionados de inglês como LE: investigando as estratégias de aprendizagem em diferentes contextos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

10.
Marina Koçowski. A música como alternativa didática no ensino de língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

11.
Lilian Bobato. Investigando o uso do inglês instrumental em Prudentópolis: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

12.
Jélison Luiz Gontarz. A importância da música no ensino-aprendizagem de lingua inglesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

13.
Jessica Geffer. CEEBJA: os desafios de educadores e alunos no ensino de língua inglesa na atualidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

14.
André Zakalugem. Atividades com música e mímica na aula de inglês: relato de um momento do estágio supervisionado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

15.
Aline Pontarolo Heinen. A importância da língua inglesa no contexto escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Juliane Regina Trevisol.

Orientações de outra natureza
1.
Aline Pontarolo Heinen. Monitoria em Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Juliane Regina Trevisol.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Outras informações relevantes


-Aprovação em Concurso público para a Área de Língua Portuguesa/Língua Inglesa: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - IFSM. Publicado no Diário Oficial da União, dia 8 de dezembro de 2009, Seção 3, página 55 (ISSN 1677-7069).

-Atuou como Tradutora e Intérprete (Inglês) durante conferência sobre cultura ucraniana no I Colóquio de Estudos Eslavos.
Data: 03 de Maio de 2010.
Título da conferência: Aspectos teóricos e práticos da imigração ucraniana no Brasil e no Canadá
Palestrante: Prof. Dr. Andriy Nahachewski
Local: UNICENTRO, Campus de Irati.

-Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa 'Análise linguística e processos de aquisição de língua materna e língua estrangeira', vinculado à UNICENTRO e certificado pelo CNPq.

- Membro do Brazilian Association of Teachers of English to Speakers of Other Languages - BRAZ TESOL



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