Eliana Cristina Bär

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1963527642871395
  • Última atualização do currículo em 31/12/2018


Doutoranda em educação pela Unicamp e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005) e Letras Inglês - língua e literatura, pela UFSC. Também é Especialista em Educação e Gestão Ambiental pelo ESAP - Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação (2006). Atualmente exerce suas atividades profissionais como professora da área de Pedagogia, no Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica de Santa Catarina, câmpus Palhoça Bilíngue. Também colabora com a revista EJA em Debate, do IFSC. Estuda e atua nas seguintes áreas: organização escolar, fundamentos da educação, formação de professores, Educação Bilíngue (Libras/Português) e Pedagogia Bilíngue (Libras/Português). É mãe e esteve em licença maternidade entre maio e novembro de 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliana Cristina Bär
Nome em citações bibliográficas
BÄR, E.C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Palhoça Bilíngue.
Rua João Bernadino da Rosa
Cidade Universitária Pedra Branca
88137010 - Palhoça, SC - Brasil
Telefone: (48) 33419701
URL da Homepage: www.ifsc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Pedagogia Bilíngue (Libras/Português): ensaios sobre uma educação para as diferenças,
Orientador: Regina Maria de Souza.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU E COMUNIDADE DO ENTORNO:gestão e conflitos,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Ana Maria Borges de Sousa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Meio ambiente; educação ambiental; conflitos; Gestão de recursos de uso comum.
2006 - 2006
Especialização em Educação e Gestão Ambiental. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Estudos Avançados e Pós Graduação, ESAP, Brasil.
Título: Avaliação de passivo ambiental no auto posto Barão de Cascavel.
Orientador: Nelson Luiz Posseti.
2009 - 2013
Graduação em Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Interdisciplinaridade e informática na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental..
Orientador: Crizieli Silveira Ostrovski..




Formação Complementar


2018 - 2018
A escola dos meus sonhos. (Carga horária: 8h).
Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2015 - 2015
Linguística da Língua de Sinais. (Carga horária: 80h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2014 - 2014
Formação em Libras. (Carga horária: 120h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2013 - 2013
Formação em Libras. (Carga horária: 140h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2012 - 2012
Reading strategies. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2012
Libras. (Carga horária: 160h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2011 - 2011
PRO-TICs. (Carga horária: 28h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2011 - 2011
O uso da corpora no ensino e aprendizagem de língua estrangeira. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Libras Básico. (Carga horária: 72h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2011 - 2011
Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2011 - 2011
English for Teachers and Professionals. (Carga horária: 80h).
Confederation College, CONFEDERATION, Canadá.
2008 - 2008
Extensão universitária em BIODANZA. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Reflexões acerca da atividade criadora na perspectiva histórico-cultural. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Tutores em EaD para curso de física. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
OFICINA PERMANENTE DE TEATRO. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Atualização segurança pública na perp. de gênero. (Carga horária: 20h).
Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
2006 - 2006
Semiologia gráfica. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2006 - 2006
INTERAÇÕES DO MEIO ABIÓTICO E BIÓTICO VISANDO O RE. (Carga horária: 60h).
Instituto Ambiental do Paraná, IAP, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Capacitação Vegetação e Solos. (Carga horária: 40h).
Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, DIBAP, Brasil.
2006 - 2006
Radioproteção. (Carga horária: 60h).
Empresa Brasileira de Aeronáutica, EMBRAER, Brasil.
2005 - 2005
curso Força Verde - fiscalização ambiental. (Carga horária: 120h).
Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura, FUNPAR, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Apoio Pedagógico às Escolas. (Carga horária: 145h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2003 - 2003
Formação Continuada Profissionais da Ed. Indígena. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2000 - 2000
Introdução à Microinformática. (Carga horária: 15h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1999 - 1999
Digitação. (Carga horária: 40h).
Colégio Estadual José de Alencar, CEJA, Brasil.
1995 - 1995
Adolescência Administrando o Futuro. (Carga horária: 60h).
Serviço de Apoio à pequena empresa do Paraná, SEBRAE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia Bilíngue, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Pedagogia Bilíngue
Organização da Educação Infantil e dos Anos Iniciais
02/2015 - Atual
Ensino, Especialização em Educação de Surdos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais para Surdos I
Políticas Educacionais para Surdos II
Aspectos Pedagógicos aplicados à Educação de Surdos
07/2014 - Atual
Serviços técnicos especializados , IFSC, .

Serviço realizado
Coordenação de Grupo de Trabalho para Elaboração de Projeto de Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue.
02/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
07/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSC, .

07/2013 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza - Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
Didática
Filosofia e Educação
Gestão e Políticas Públicas

Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como Coordenadora Pedagógica.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador
Outras informações
Professora orientadora de trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Gestão Pública - turma 2011/2012.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador
Outras informações
Professora Conteudista e docente da Unidade Curricular de Ambiente Escolar, do curso de Especialização em Educação para a Diversidade com ênfase em EJA.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador
Outras informações
Professor orientador de trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Gestão Pública - turma 2010/2011.

Atividades

06/2010 - Atual
Direção e administração, Campus Palhoça Bilíngue, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.
03/2014 - 01/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Palhoça Bilíngue, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Câmpus.

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora tutora das unidades pedagógicas do curso de licenciatura em Física na modalidade a distância.

Atividades

04/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , centro de ciências da educação, .


Centro de Ensino Superior Sul Brasileiro, CESULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Professora da disciplina de Fudamentos Psicológicos da Educação Especial, no curso de Complementação em Educação Especial. Carga Horária: 60h/a.


Eletrosul Centrais Elétricas, ELETROSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: efetivo, Enquadramento Funcional: Técnico de Nível universitário - Pedagogia, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como Pedagoga na área de Educação Corporativa.


Centro de Educação Infantil Vida e Movimento, CEIVM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: Professora - orientação educacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Iesde: Instituto de Estudos Sociais e Desenvolvimento Educacional, IESDE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor tutor, Carga horária: 10


Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4


Centro de Integração Empresa-Escola - SC, CIEE/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10



Linhas de pesquisa


1.
Educação e Movimentos Sociais

Objetivo: Estudos e pesquisas sobre as questões e perspectivas educacionais emergentes na prática dos movimentos sociais, focando, particularmente, a construção da cidadania, a relação entre estado e sociedade civil, atuação das ONGs, políticas públicas, educação e comunicação popular, educação ambiental, saúde, cultura e intercultura..
2.
Fundamentos teórico-práticos da Educação Bilíngue: Libras-português


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Conceituação dos campos formativos da Educação Bilíngue (Libras/Português)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliana Cristina Bär - Coordenador.
2013 - 2014
Um estudo sobre a situação de egressos surdos do campus Palhoça Bilíngue
Descrição: O presente projeto move-se a partir da questão problematizadora: Quem são e como se dá a continuidade dos estudos dos egressos surdos do campus Palhoça Bilíngue, matriculados em um curso superior de formação de professores da Faculdade Municipal da Palhoça/ SC. Os objetivos da pesquisa são identificar o perfil dos estudantes em questão (perfil sociolinguístico; escolaridade; aproveitamento nos curso da instituição); compreender quais os fatores que são apontados pelos egressos do campus Palhoça Bilíngue (Libras/Português) como determinantes para a continuidade de etapas subsequentes nos seus processos educativos e analisar a situação (identificação com o curso; relações comunicativas; aproveitamento) destes estudantes na instituição na qual ingressaram. A hipótese inicial compreende que os cursos, vinculados aos itinerários formativos de Multimídia e Educação Bilíngue, e o ambiente escolar do campus, incentivaram a reflexão dos estudantes sobre seu projeto educativo e contribuiu para a continuação dos estudos. Como metodologia propõe-se uma investigação qualitativa a partir de um estudo de caso com estudantes surdos, egressos do campus Palhoça bilíngue, matriculados em instituições de ensino superior. A coleta de dados utilizará terá como instrumento a entrevista semiestruturada com os sujeitos da pesquisa e a observação participante. Para a sistematização dos dados, utilizar-se-á o método da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Diagnóstico dos motivos de evasão,permanência e êxito dicente, visando a melhoria do processo de acompanhamento pedagógico
Descrição: O intuito do projeto é desenvolver um sistema de acompanhamento para um curso técnico na modalidade bilíngue. Para tanto, visa a sistematizar aspectos referentes ao índice de evasão, ao processo didático, bem como a interferência dos aspectos linguísticos na relação didático-pedagógica, no intuito de desenvolver um sistema de acompanhamento voltado ao acesso, permanência e êxito dos estudantes no IF-SC Palhoça Bilíngue, a partir da interconexão entre ensino, pesquisa e extensão. Neste âmbito, a pesquisa partirá das discussões da pedagogia a respeito de organização escolar relativas às áreas de Orientação e Supervisão Escolar compreendidas como integradas e coordenadas no sentido do acompanhamento dos aspectos didático-pedagógicos. Os profissionais pedagogos são vistos, neste sentido, como articuladores da relação ensino-aprendizagem, vista de modo global e não fragmentado, repeitadas as especificidades de cada aspecto desta relação. A realização da pesquisa se propõe a levantar necessidades/lacunas existentes entre o projeto dos cursos e as situações objetivas de andamento da relação pedagógica, além de sistematizar como aspectos referentes à situação socioeconômica, contextos linguísticos e de mercado que influenciem no índice de evasão. Espera-se, ainda, que a pesquisa contribua para o desenvolvimento de um conceito sistemático e objetivo de acompanhamento didático-pedagógico que contemple a conjuntura de um campus bilíngue, além de contribuir para a reflexão crítica da área de Organização Escolar, e mais intimamente relacionada ao âmbito pedagógico do Instituto Federal de Santa Catarina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Pierre Bourdieu e suas meditações pascalianas
Descrição: Objetivou-se retomar reflexões sobre a teoria das práticas sociais de Pierre Bourdieu, apresentadas em suas meditações pascalianas. Analisar fundamentos filosóficos mobilizados para a construção de algumas de suas categorias interpretativas, sintetizadas nas meditações pascalianas. Levantar as contribuições dessa teoria para a compreensão de problemas da educação brasileira na contemporaneidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Ação de Extensão - Visista ao IFSC Palhoça: compartilhando experiências na Educação de Surdos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Ação de Extensão- Uso de Tecnologia Digital para educação de surdos: a experiência do Laboratório Didático de Ciências da UFRJ
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Fórum Proeja IFSC
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista Eja em Debate


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Eja em Debate


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Mérito em pesquisa, IFSC.
2006
Honra ao Mérito por contribuição em combate a incêndios Florestais Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu/IBAMA.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:2
Total de citações:2
BÄR, E.C; BÄR, E.  Data: 12/06/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BÄR, E.C.2018BÄR, E.C.; SOUZA, R. M. ; RODRIGUES, C. S. . Quando a Política Linguística se funda na noção de deficiência: circularidade nos textos das leis e a ilusão da garantia de direitos linguísticos. REVISTA DIGITAL DE POLITICAS LINGUISTICAS, v. 10, p. 103-125, 2018.

2.
BÄR, E.C.2018BÄR, E.C.; LEAL, J. V. N. . Educação Bilíngue Intercultural: paralelos entre a educação para os povos originários e a educação para Surdos. E-Revista de Estudos Interculturais, v. 6, p. 1-16, 2018.

3.
BÄR, E.C.2018BÄR, E.C.; COUTO, G. A. . Pedagogia do Oprimido: atualidade e urgência 50 anos depois. EJA em Debate, v. 7, p. 1-18, 2018.

4.
BÄR, E.C.2003BÄR, E.C.. A formação dos professores indígenas no Paraná: uma questão a ser resolvida.. Seminário Estado e Políticas Sociais no Brasil, unioeste, v. 01, p. 09-86, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BÄR, E.C.; MASUTTI, M. L. (Org.) . Educação Bilíngue(Libras/Porutuguês): pesquisa e fazer educativo. 1. ed. Florianópolis: Publicação do IFSC, 2015. 194p .

2.
BÄR, E.C.. Ambiente Escolar. 1. ed. Florianópolis: Publicação do IFSC, 2012. v. 1.

3.
BÄR, E.C.; MACHADO, P. C. ; MORAES, C. D. . Princípios Educativos na Perspectiva da Diferença. Florianópolis: IF-SC Publicações, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
BÄR, E.C.; SOUZA, R. M. ; SANTOS, S. A. . Reflexos das reformas da década de 1990 na política brasileira de educação bilíngue para surdos. In: OLIVEIRA, G.; RODRIGUES, L.. (Org.). Atas do VIII Encontro Internacional de Pesquisadores de Políticas Linguísticas. 1ed.Florianópolis: UFSC, AUGM, 2017, v. , p. 208-215.

2.
BÄR, E.C.. Contribuições dos discentes na construção dos processos pedagógicos: a experiência do curso de materiais didáticos bilíngues (Libras/Português. In: Bär, Eliana; Masutti, Mara lúcia. (Org.). Educação Bilíngue(Libras/Porutuguês): pesquisa e fazer educativo. 1ed.Florianópolis: Publicação do IFSC, 2015, v. 1, p. 125-143.

3.
BÄR, E.C.. Violências e ambientes: entrelaces em contextos. In: LEITE, A, M, P.; ROSA, R, M.. (Org.). Educação, Escola e Violências. 1ed.Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2011, v. , p. 141-162.

4.
BÄR, E.C.. Lampejos diVersos. In: LAPOLLI, M; LEITE, B.R.. (Org.). Lampejos diVERSOS. Florianópolis: Editora Pandion, 2011, v. , p. 85-96.

5.
BÄR, E.C.; LEAL, J.V.N . O ambiental e a educação no contexto da gestão do cuidado. In: Sousa, A.M.B; BENFICA, I.. (Org.). Cuidar da Educação, Cuidar da Vida. Florianópolis: UFSC/CED/NUVIC, 2011, v. , p. 259-269.

6.
BÄR, E.C.. O ambiental na educação: contextos e paradigmas. In: MIGUEL, D.S; LIMA, P. de M.. (Org.). Violências em (Com)textos: Olhares. 1ed.Florianópolis: Ed. da UDESC, 2010, v. , p. 131-149.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BÄR, E.C.; NEVES, B. ; SILVA, S, G, L . Pedagogia Bilíngue (Libras/Português): perspectivas e desafios para implantação. 2015. In: Congresso Nacional de LIBRAS da Universidade Federal de Uberlândia, 2015, Uberlândia. Congresso Nacional de LIBRAS da Universidade Federal de Uberlândia - Anais do I CONALIBRAS ? UFU. Uberlância: UFU, 2015. p. 1-1.

2.
BÄR, E.C.. Parque Nacional do Iguaçu e comunidade do entorno: conflitos, educação e meio ambiente. In: III Seminário Internacional: escola e cultura, 2008, São Paulo. III seminário Internacional: escola e cultura - resumos. São Paulo: EDUC, 2008. v. I.

3.
BÄR, E.C.. A FORMAÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE AMBIENTAL QUE VISE UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO ADESTRAMENTO. In: I SEMINÁRIO DE PESQUISA PRÁTICAS CULTURAIS E IDENTIDADES, 2007, Marechal Cândido Rondon. I SEMINÁRIO DE PESQUISA PRÁTICAS CULTURAIS E IDENTIDADES, 2007.

4.
BÄR, E.C.. PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU E COMUNIDADE DO ENTORNO: O QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEM A VER COM ISSO?. In: XIX SEMANA DA EDUCAÇÃO DA UNIOESTE - 35 ANOS CURSO DE PEDAGOGIA, 2007, CASCAVEL. Anais da XIX Semana de Educação / Simpósio de Educação: / Coordenação geral: Colegiado de Pedagogia - Mestrado em Educação - Grupo de pesquisa HISTEDOPR; Comissão organizadora de Paulino José Orso [et al.]; Comissão científica João Carlos da Silva [et al, 2007.

5.
BÄR, E.C.; AMANDA LESSA ; IRANY MARCIA DE OLIVEIRA ; KARLA MORAES . Interdisciplinaridade e informática na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: IV Seminário de Prática de Ensino - Organização do Trabalho Pedagógico e o Projeto Político Pedagógico.IV Seminário de Prática de Ensino . 2005., 2005, FOZ DO IGUAÇU. Interdisciplinaridade e informática na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, 2005.

6.
BÄR, E.C.. Caracterização da escola Municipal Avá-Guarani. In: V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE ENSINO, 2003, CASCAVEL. V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE ENSINO, 2003.

7.
BÄR, E.C.. A QUESTÃO DO ÍNDIO EM SALA DE AULA: COISAS QUE NÃO SE DEVE DIZER DO ÍNDIO NO DIA DO ÍNDIO. In: XVI SEMANA DE EDUCAÇÃO, 2003, CASCAVEL. XVI SEMANA DE EDUCAÇAO DA UNIOESTE, 2003.

8.
BÄR, E.C.. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: A ALDEIA OCOY. In: XX ENPAESP - Encontro Paranaense dos Estudantes de Pedagogia, 2003,, 2003, UNIÃO DA VITÓRIA. XX ENPAESP - Encontro Paranaense dos Estudantes de Pedagogia, 2003, 2003. v. 01. p. 193-200.

9.
BÄR, E.C.. Formação dos professores indígenas: estudo de caso a aldeia de Ocoy. In: II Semana Acadêmica da FASUL, 2003, TOLEDO. II Semana Acadêmica da FASUL, 2003.

10.
BÄR, E.C.; NOGUEIRA, E. G. ; POROLONICZAK, J. A. ; MARQUEZ, D. P. C. ; MANTOVANI, T. M. . A Formação dos Professores Indígenas do Paraná: uma questão a ser resolvida. In: Seminário Nacional de Estado e Políticas Públicas, 2003, Cascavel - PR. Seminário Nacional de Estado e Políticas Públicas. Cascavel - PR: EDUNIOESTE, 2003. v. 01.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BÄR, E.C.; MANFIO, J. N. M. . Aproximações conceituais e introdutórias entre Bourdieu e Bauman acerca da expansão do ensino universitário privado: consumo, distinção e reprodução. In: II Jornada Pierre Bourdieu e o ensino de ciências, 2018, Santo André. Anais da II Jornada Pierre Bourdieu e o ensino de ciências, 2018. v. 1. p. 46-49.

2.
BÄR, E.C.. Educação Bilíngue (Libras/Português): entrelace entre língua, política e pedagogia. In: III III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA, 2017, Florianópolis. Anais do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA. Florianópolis: Udesc, 2017. v. 3. p. 1-3.

3.
BÄR, E.C.. Visualidade: potencialidade e desafio pra a educação bilíngue para surdos. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA, 2017, Florianópolis. Anais do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA. Florianópolis: Udesc, 2017. p. 1-3.

4.
BÄR, E.C.; MANTOVANI, T. M. ; POROLONICZAK, J. A. ; NOGUEIRA, E. G. ; MARQUEZ, D. P. C. . Quando Começou a Surgir a Visão exteriotipada do Índio?. In: XVI Semana de Educação, 2003, Cascavel - PR. XVI Semana de Educação, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BÄR, E.C.; MANFIO, J. N. M. . Bauman acerca da expansão do ensino universitário privado: consumo, distinção e reprodução. In: II Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências, 2018, Santo André. Caderno de Resumos II Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências. Santo André: UFABC, 2018.

2.
BÄR, E.C.; GERENT, L. ; SILVA, K. R. V. . 1968 e os 50 anos da Pedagogia do Oprimido. In: 17 ª SEPEX/UFSC. Estande Os 50 anos de Maio de 68, 2018, Florianópolis. Anais da 17ª SEPEX/UFSC, 2018.

3.
BÄR, E.C.. Parque Nacional do Iguaçu e comunidade do entorno: conflitos, educação e meio ambiente. In: III Seminário Internacional: escola e cultura, 2008, São Paulo. III seminário Internacional: escola e cultura - resumos. São Paulo, 2008. p. 16-16.

Artigos aceitos para publicação
1.
BÄR, E.C.; COUTO, G. A. . Pedagogia do Oprimido: atualidade e urgência 50 anos depois. Revista EJA em Debate, 2018.

2.
BÄR, E.C.; SOUZA, R. M. ; SANTOS, S. A. . Reflexos das reformas da década de 1990 na política brasileira de educação bilíngue para surdos. Encontro Internacional de Pesquisadores de Políticas Linguísticas, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
BÄR, E.C.; TURNES, L. . A Produção da Crença - Pierre Bourdieu. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BÄR, E.C.; MANFIO, J. N. M. . Aproximações conceituais entre Bourdieu e Bauman acerca da expansão do ensino superior privado: consumo, distinção e reprodução. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BÄR, E.C.. Educação Bilíngue (Libras/Português): entrelace entre língua, política e pedagogia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BÄR, E.C.; SOUZA, R. M. ; SANTOS, S. A. . Reflexos das reformas da década de 90 nas políticas brasileiras de Educação Bilíngue para surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BÄR, E.C.. Visualidade: potencialidade e desafio pra a educação bilíngue para surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BÄR, E.C.; LEAL, J.V.N . Educação Bilíngue Intercultural: paralelos entre a educação dos povos originários na Bolívia e a educação para surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BÄR, E.C.; NEVES, B. ; SILVA, S. G. L. . Pedagogia Bilíngue (Libras/Português): perspectivas e desafios para implantação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BÄR, E.C.. Diagnóstico dos motivos de evasão, permanência e êxito dos alunos [...]. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BÄR, E.C.. Parque Nacional do Iguaçu e comunidade do entorno: conflitos, educação e meio ambiente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BÄR, E.C.. PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU E COMUNIDADE DO ENTORNO: O QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEM A VER COM ISSO?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
BÄR, E.C.. A FORMAÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE AMBIENTAL QUE VISE UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO ADESTRAMENTO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
BÄR, E.C.. Apoio Pedagógico às Escolas Municipais.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BÄR, E.C.. Psicopedagogia e as dificuldades de aprendizagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BÄR, E.C.; MASUTTI, M. L. . Educação Bilíngue:pesquisa e fazer educativo. Florianópolis, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
BÄR, E.C.; AGUIAR, P. A. . Históricas e Caminhos da EJA: tecituras em textos e contextos. Florianópolis, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
BÄR, E.C.; PELANDRE, N. L. . Revista EJA em Debate v. 1 n. 1. Florianópolis, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
BÄR, E.C.. PROJETO DE EXTENSÃO PSICOPEDAGOGIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - UM RELATO DE EXPERENCIA EM MONITORIA. 2003 (RELATO DE EXPERÊNCIA).

5.
BÄR, E.C.. QUANDO COMEÇOU A SURGIR A VISÃO ESTEREOTIPADA DO ÍNDIO 2003 (RELATO DE EXPERÊNCIA).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
BÄR, E.C.. Implantação do curso técnico subsequente em Materiais didáticos bilíngues. 2014.

2.
BÄR, E.C.; AGUIAR, P. A. ; RAMOS, E. E. L. . Implantação do curso de Especialização PROEJA- SETEC/MEC na modalidade EaD. 2014.

3.
BÄR, E.C.; SCOLARI, S.H.P ; SAITO, D. S. . Implantação do curso Técnico Integrado em Comunicação Visual. 2014.

4.
BÄR, E.C.. Implantação do curso PROEJA FIC - Fotografia Digital. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
BÄR, E.C.; SILVA, S, G, L . Comissão Organizadora de Concurso Público. 2015.

2.
BÄR, E.C.. Estudo da composição de carga horária docente na Modalidade EaD. 2015.

3.
BÄR, E.C.. Reformulação do Projeto Curricular do curso técnico subsequente em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais. 2015.

4.
BÄR, E.C.. PPC Especialização em Educação de surdos - aspectos políticos e pedagógicos. 2015.

5.
BÄR, E.C.; NEVES, B. ; SILVA, S, G, L . GT - Projeto de curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. 2015.

6.
BÄR, E.C.. FIC Histórias em Quadrinhos. 2014.

7.
BÄR, E.C.. Projeto Pedagógico curso de Materiais didáticos bilíngues. 2014.

8.
BÄR, E.C.. PPC PROEJA-FIC - Fotografia Digital. 2014.

9.
BÄR, E.C.. PPC FIC Stop Motion. 2014.

10.
BÄR, E.C.; MACHADO, P. C. ; MORAIS, L. M. . PPC Técnico Integrado Comunicação Visual. 2014.

11.
BÄR, E.C.. PROEJA-FIC Fotografia Digital. 2014.

12.
BÄR, E.C.. FIC Edição de Imagens: Fotografia digital. 2014.

13.
BÄR, E.C.. Projeto de Curso FIC Edição de Vídeos. 2014.

14.
BÄR, E.C.. Projeto de curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. 2014.

15.
BÄR, E.C.. Projeto de curso FIC Informática Básica. 2014.

16.
BÄR, E.C.. Parecer Ad Hoc Edital IFSC APROEX 01/2013. 2013.

17.
BÄR, E.C.; SCOLARI, S.H.P ; MACHADO, P. C. . Comissão de Avaliação de Candidatos conforme edital Proppi 18/2013. 2013.

18.
BÄR, E.C.. Reunião de trabalho interinstitucional - Primeiros passos para a elaboração do curso de Pedagogia Bilíngue. 2012.

19.
BÄR, E.C.; AGUIAR, P. A. ; RIBEIRO, I. ; RAMOS, E. E. L. . Comitê gestor da Especialização Proeja. 2012.

20.
BÄR, E.C.. Parecerista ad-hoc de publicações do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica de Santa Catarina 03/2011 - 03/2012. 2011.

21.
BÄR, E.C.; SCOLARI, S.H.P ; SAITO, D. S. ; Krusser, Renata . Projeto Pedagógico do curso técnico integrado em Comunicação Visual - IFSC Campus Palhoça Bilíngue. 2010.

22.
BÄR, E.C.; MACHADO, P. C. . Projeto Curricular do curso Técnico subsequente em Materiais Didáticos Bilíngues. 2010.

23.
BÄR, E.C.. Colaborador em Projeto de Extensão: Psicopedagogia e as dificuldades de aprendizagem. 2002.

24.
BÄR, E.C.. Colaborador - Projeto de Extensão - Os (des)caminhos na construção da escola democrática.. 2001.

25.
BÄR, E.C.. Projeto de Pesquisa - Reflexões sobre a influência da escola no saber histórico infantil.. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
BÄR, E.C.. Conceituação dos campos formativos da educação bilíngue (Libras/Português). 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
BÄR, E.C.; AGUIAR, P. A. . Revista EJA em Debate Ano 4, n. 5. 2015. (Editoração/Periódico).

3.
BÄR, E.C.; AGUIAR, P. A. . Revista EJA em Debate Ano 3, n. 4 - Edição Especial Paulo Freire. 2014. (Editoração/Periódico).

4.
BÄR, E.C.; AGUIAR, P. A. . Revista EJA em Debate Ano 2, n. 2. 2013. (Editoração/Periódico).

5.
BÄR, E.C.; AGUIAR, P. A. . Revista EJA em Debate Ano 2, n. 3. 2013. (Editoração/Periódico).

6.
BÄR, E.C.; AGUIAR, P. A. . Revista EJA em Debate Ano 1, n. 1. 2012. (Editoração/Periódico).

7.
ROSA, R. M. ; LEITE, A. M. P. ; BÄR, E.C. ; Moraes, M. de ; BOTEGA, G. P. . Especialização "Gestão do Cuidado para uma escola que Protege (Módulo III). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

8.
BÄR, E.C.; BOTEGA, G. P. ; MAY, V. A. . Gênero, Violência e Poder (oficina). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BÄR, E.C.. Meio Ambiente, Violências e Formação de Professores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BÄR, E.C.. O Enfoque Ambiental na Educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
BÄR, E.C.. Interdisciplinaridade e informática na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2005. (Relatório de pesquisa).

12.
BÄR, E.C.; MANTOVANI, T. M. ; NOGUEIRA, E. G. ; POROLONICZAK, J. A. . A questão do índio em sala de aula: o que não se deve dizer do índio no dia do índio. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
BÄR, E.C.. MONITORIA. Curso de extensão - Apoio Pedagógico às Escolas. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).. 2002. (CURSO DE EXTENSÃO).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
BÄR, E.C.; Fossari, C. ; Lapolli M. ; Ney Perin . Verbais: Ninhos de Palavras. 2009. Teatral.

2.
BÄR, E.C.. As Luas de Galileu Galilei. 2009. Teatral.

3.
BÄR, E.C.. Édipo Rei - leitura dramática. 2008. Teatral.

4.
BÄR, E.C.. Lisistrata ou a grave do sexo. 2008. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Lapolli M. ; Leite, B. ; BÄR, E.C. . Lampejos diVERSOS. 2011 (Participação como autora em livro de poesias).

Demais trabalhos
1.
BÄR, E.C.. CURSO DE EXTENSÃO: APOIO PEDAGÓGICO ÀS ESCOLAS. 2003 (MONITORIA) .

2.
BÄR, E.C.. Projeto de Pesquisa: REFLEXÕES SOBRE A INFLÊNCIA DA ESCOLA NO SABER HISTÓRICO INFANTIL. 2002 (MONITORIA) .

3.
BÄR, E.C.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INDÍGENA. 2002 (CURSO) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Adilson Magarão Buze. As ementas e conteúdos na disciplina de Libras no ensino superior. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

2.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Divanir Cândido Veloso Fagundes. Na fronteira da educação inclusiva: as diferenças no currículo multifacetado do centro educacional municipal interativo Floresta - CEMIF. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

3.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Ama Cristina Furlan Batista. Implementação de parcerias público-privadas no sistema educacional brasileiro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

4.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Joyce da Silva. Motivação no serviço público. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

5.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Eliana Goettems. Políticas Públicas para Agricultura Familiar no Brasil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

6.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Adriana Bandeira Seibert. A gestão do IBGE e a procura da excelência nas suas atividades [...]. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

7.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Daniela Aparecida Rabelatto. Ética na Gestão Pública. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

8.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Patrícia Moreira Sertório. Parcerias Público-privadas na Educação. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

9.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Regina Marta da Silva Cardoso de Lima. Escola de tempo integral: mais tempo, mais estudos, mais conhecimento?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

10.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Elaine Maria Porsch Dias. Educação Popular: um novo olhar para as escolas do campo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

11.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Mario Luiz Ferreira. A importância da Teoria de Maslow na Gestão Públlica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

12.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Valdirene Teixeira. A língua de sinais, as escolas bilíngues e a construção da identidade surda. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

13.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Jackeline de Cássia Corrêa Cobra Pegoraro. Comportamento Organizacional: processos organizacionais, autoridade e liderança na administração Pública. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

14.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Cristiane Brum dos Santos. Análise da relação entre o clima organizacional e o processo de implantação dos campi do plano de expansão II do IFSC. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

15.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Xênia Cemin. Proposta de Plano de ação para pesquisa de clima organizacional [...]. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

16.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Vanessa Ferreira Neves Eggert. Os benefícios da gestão do conhecimento em instituição pública. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

17.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Emerson José Soares. Análise dos indicadores socioeconômicos de Jaraguá do Sul para a implantação do PRONATEC. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

18.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Nilza Aparecida Vioteli Jakymiu. O projeto político-pedagógico e o planejamento participativo na unidade escolar em SC. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

19.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Valéria Aparecida Molina. Gestão nos centros de referência de assistência social. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

20.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Neuson Granados Moratta. Governança corporativa no setor público federal: um estudo de caso no IFSC. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

21.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Ivanir Ribeiro. Especialização PROEJA no IFSC: limites e possibilidades. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

22.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Camila Paim Veran. Alunas do curso FIC - PROEJA de Panificação: identidades em construção. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

23.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Iodete Varela de Cordova. Gestão Pública no Brasil e a descentralização de recursos federais [...]. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

24.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Dalton Luis Ventura. O público e o privado na gestão pública: o setor elétrico >> brasileiro, a era das privatizações, o momento regulatório atual e a legislação >> pertinente. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

25.
BÄR, E.C.; BESEN, Fabiana; PETRY, C. A.. Participação em banca de Sandro Soares Pompeo da Silva. A Dicotomia na Gestão Pública Entre o Público e o Provado no que Diz respeito à Contratação de Pessoal. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

26.
BÄR, E.C.; DUARTE, M.; DIAS, P. M.. Participação em banca de Ivete Busa. Avaliação do Nível de Satisfação dos clientes contratuais da região oeste catarinenese com relação aos principais serviços da ECT. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

27.
BÄR, E.C.; TAVARES, P. V.; LAVRATTI, F.. Participação em banca de Ricardo Luis Martin Merloti. Estudo das viaturas policiais militares utilziadas na cidade de Jales. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

28.
BÄR, E.C.; DIAS, P. M.; DUARTE, M.. Participação em banca de Mariângela Kretzer Martins. Acidentes com motocicleta: um estudo na empresa brasileira de correios e telégrafos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

29.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Claudir Balestreiro. Gerenciamento de frotas no serviço público. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

30.
BÄR, E.C.. Participação em banca de Neuza Fátima Girelli. Comunicação governamental e cidadania. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BÄR, E.C.. Banca de concurso público para seleção de professor efetivo IFF - área Educação. 2014. Instituto Federal Fluminense.

2.
BÄR, E.C.. Elaboração de prova Concurso IFF - 2014. 2014. Instituto Federal Fluminense.

Outras participações
1.
BÄR, E.C.; NICOLOSO, S.; FIGUEIREDO, S.. Banca para avaliação de candidatos à vaga de professor temporário de Tradução e Interpretação em Libras. 2015. Instituto Federal de Santa Catarina.

2.
BÄR, E.C.; SILVA, S, G, L; ALMEIDA, D. E. Banca de avaliação de candidatos para o cargo de técnico em Tradução e Interpretação. 2015. Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Palhoça Bilíngue.

3.
HORBATIUK, G; BÄR, E.C.; SILVA, P. S. Banca de Avaliação de candidados ao cargo de professor substituto de Sociologia. 2015. Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Palhoça Bilíngue.

4.
BÄR, E.C.; VIEIRA, S. Z.; NICOLOSO, S.. Banca para avaliação de candidatos à vaga de professor temporário de Libras. 2014. Instituto Federal de Santa Catarina.

5.
BÄR, E.C.; FIGUEIREDO, S.; NICOLOSO, S.. Banca Professor Temporário - vaga Tradução e Interpretação em Libras. 2014. Instituto Federal de Santa Catarina.

6.
BÄR, E.C.; SANTOS, A. M. S.; SILVA, F. I.. Banca de Processo Seletivo - professor Substituto de Tradução e Interpretação Edital 029/2014. 2014. Instituto Federal de Santa Catarina.

7.
BÄR, E.C.. Comissão de Avaliação de Processos de Remoção Edital IFSC 043/2013. 2014. Instituto Federal de Santa Catarina.

8.
BÄR, E.C.; FELICIO, M. D.; MENDES, S.. Banca para avaliação de candidatos à vaga de professor temporário de Tradução e Interpretação em Libras. 2013. Instituto Federal de Santa Catarina.

9.
BÄR, E.C.; MASUTTI, M. L.; MACHADO, P. C.. Banca para avaliação de candidatos à vaga de professor temporário de Português. 2013. Instituto Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17ª SEPEX.1968 e os 50 anos da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. 2018. (Simpósio).

2.
Palestra: A educação Inclusiva: debates e controvérsias - Éric Plaisance. 2018. (Outra).

3.
IIIColóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA. Visualidade: potencialidade e desafio pra a educação bilíngue para surdos. 2017. (Congresso).

4.
VIII Encontro Internacional de Pesquisadores em Políticas Linguísticas.Reflexos das reformas da década de 90 nas políticas brasileiras de Educação Bilíngue para surdos. 2017. (Encontro).

5.
II Conalibras. Pedagogia Bilíngue (Libras Português) do IFSC: perspectivas e desafios para implantação. 2015. (Congresso).

6.
II Seminário Línguas em Contato: onde estão as fronteiras.Educação Bilíngue Intercultural: paralelos entre a educação para os povos originários e a educação para Surdos. 2015. (Seminário).

7.
Palestra: Cenas surdas - os surdos terão lugar no coração do mundo?. 2015. (Outra).

8.
IV Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC. 2014. (Seminário).

9.
I SEPEI- Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Seminário).

10.
Palestra. 2012. (Outra).

11.
Palestra: a tradução/interpretação e o Design: desafios na produção de materiais didáticos Bilíngues. 2012. (Outra).

12.
Palestra Acompanhamento didático em matemática de alunos surdos na escola. 2012. (Outra).

13.
9ª Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. 2011. (Outra).

14.
II Encontro de Setores Sistêmicos de Assistência Estudantil dos Institutos Federais da Região Sul. 2011. (Encontro).

15.
Palestra: Bilinguismo na Califórina Scholl for the Deaf. 2011. (Outra).

16.
Fórum PROEJA Sul II. 2010. (Outra).

17.
Modelo educativo do sistema Eletrobrás. 2010. (Outra).

18.
III Seminário Internacional: escola e cultura.Parque Nacional do Iguaçu e comunidade do entorno: conflitos, educação e meio ambiente. 2008. (Seminário).

19.
O Desejo. 2008. (Seminário).

20.
I Seminário de Pesquisa e Práticas Culturais e Identidades.A formação de uma nova identidade ambiental que vise uma educação para além do adestramento. 2007. (Seminário).

21.
Agenda 21 na Bacia Hidrográfica do Paraná. 2006. (Outra).

22.
II Feira Vida Orgânica. 2006. (Outra).

23.
III Encontro cultivando água boa. 2006. (Encontro).

24.
INTERAÇÕES DO MEIO ABIÓTICO E BIÓTICO VISANDO O REORDENAMENTO ESPACIAL DO AMBIENTE.Interações do Meio Abiótico e Biótico visando o Reordenamento Espacial do Ambiente - Bacia Geográfica do Rio São. 2006. (Outra).

25.
IV Mostra e Seminário de Educação Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu. 2006. (Seminário).

26.
PACTOS PELA VIDA SUSTENTÁVEL/PACTOS POR LA VIDA SUSTENTABLE. 2006. (Congresso).

27.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL - ANO VII.. CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL - ANO VII. 2005. (Congresso).

28.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍCIA COMUNITÁRIA. Congresso Intrnacional de Polícia Comunitária. 2005. (Congresso).

29.
CURSO DE ATUAÇÃO NA FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL.Curso Força Verde - atuação na fiscalização Ambiental. 2005. (Outra).

30.
IV Seminário de Prática de Ensino - Organização do Trabalho Pedagógico e o Projeto Político Pedagógico.IV Seminário de Prática de Ensino . 2005..Interdisciplinaridade e informática na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2005. (Seminário).

31.
I Seminário de Pesquisa e Práticas Educacionais: em debate o Marxismo. 2003. (Seminário).

32.
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 2003. (Seminário).

33.
VIII CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO.VII CONFERÊNICIA DE EDUCAÇÃO. 2003. (Outra).

34.
V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE ENSINO.V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE ENSINO. 2003. (Seminário).

35.
XVI Semana de Educação.Projeto de Extensão Psicopedagogia e dificuldades de aprendizagem: relato de experiência em monitoria. 2003. (Encontro).

36.
Descentralização, Participação e Autonomia na Gestão Escolar: significados e perspectivas. 2002. (Seminário).

37.
I ENPEX - ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIOESTE. 2002. (Encontro).

38.
I SEMINÁRIO DE TEORIA E PRÁTICA EDUCACIONAL. 2002. (Seminário).

39.
IV SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE ENSINO. 2002. (Seminário).

40.
SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO ESCOLAR: DESCENTRALIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA GESTÃO ESCOLAR: SIGNIFICADOS E PERSPECTIVAS.. 2002. (Seminário).

41.
VII CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO. 2002. (Congresso).

42.
II SEMINÁRIO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 2001. (Seminário).

43.
PALESTRA: O SISTEMA EDUCACIONAL DE CUBA - proferida pela Profª Drª MARIA TERESITA AVELLA (CUBA). 2001. (Outra).

44.
SEMINÁRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO. 2001. (Seminário).

45.
SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE MEIO AMBIENTE, REFORMA AGRÁRIA E DIREITOS HUMANOS. 2001. (Seminário).

46.
VI CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BÄR, E.C.. Fórum PROEJA do IFSC. 2013. (Outro).

2.
BÄR, E.C.; ANA MARIA BORGES DE SOUSA . SEMANA DE REFLEXÃO SOBRE O DIA NACIONAL CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL. 2008. (Outro).

3.
BÄR, E.C.. XVI Semana de Educação.. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Andrea de Souza Ferreira. A obsolescência alarmante do lixo eletrônico no meio ambiente. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

2.
Jussara Terezinha Basso Gruber. A Educação Escolar Indígena no estado de Santa Catarina. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

3.
Eliete Carvalho Martins. Métodos educacionais para surdos: do oralismo ao bilinguismo. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

4.
Fabrícia da Silva Viana. Gestão escolar à Luz Partidária. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

5.
Giovani Custódio de Amorim. A Relevância da Educação Formal na Ascensão Profissional em Instituições Bancárias Estatais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

6.
Fernando Rodrigues Lima Junior. Inclusão de alunos com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDH) e transtornos invasivos do desenvolvimento (TID) em escolas de ensino fundamental. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

7.
Edson da Rosa Cardoso. Satisfação dos clientes da companhia integrada de desenvolvimento agrícola de Santa Catarina - CIDASC de Tubarão em relação ao atendimento. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

8.
Fabiana da Silva Azevedo. Os desafios dos cargos comissionados de gestor escolar municipal sob a perspectiva da gestão democrática. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

9.
Diego Monsani. Políticas públicas de leitura no Estado de Santa Catarina. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

10.
Joana Teresinha Grazziola de Lima. Proposta pedagógica de educação popular em São Miguel do Oeste. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

11.
Karla Simone Martins Dias. Aspectos do encaminhamento da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: Um estudo de caso na Grande Florianópolis/SC. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

12.
Edna Maria Mathias da Silva. Gestão de trabalho e educação: operacionalização da infraestrutura física das escolas infantis da rede de ensino público do município de tubarão/sc em parceria PAR/FNDE. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

13.
Ederson Machado. Educação para o trânsito nas escolas: contribuição para a formação de condutores conscientes. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

14.
Éderson Machado. Educação para o trânsito nas escolas: contribuição para a formação de condutores conscientes. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

15.
Débora Aparecida Couto dos Santos Espíndola. O surdo no serviço de acolhimento: um desafio. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

16.
Nilton Cézar Rodrigues Menezes. Estudo da Gestão democrática na organização escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Cristina Bär.

17.
Jean dos Passos da Silva. O estatuto das micro e pequenas empresas na universidade: impacto causado pela lei complementar 123/2006 nos processos licitatórios realizados pela universidade do Estado de SC-UDESC no ano de 2011. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Cristina Bär.

18.
Edson Luis da Silva Dias. Relação entre descentralização e autonomia na escola pública e o papel do gestor nesse contexto. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Cristina Bär.

19.
Alecsandro Policarpo. Capacitação e qualificação profissional do servidor público. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Cristina Bär.

20.
Luiz Claudio Viana. O Papel do Conselhos Municipais na Gestão Pública. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Cristina Bär.

Iniciação científica
1.
Fernando Martins. Acompanhamento Pedagógico em Educação Bilíngue para surdos. 2015. Iniciação Científica - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

2.
Luana de Jesus Ouriques. Diagnóstico dos motivos de evasão,permanência e êxito dicente, visando a melhoria do processo de acompanhamento pedagógico. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Téc. Subs em Materiais Didáticos Bilíngue) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

Orientações de outra natureza
1.
Caroline Felício. Estágio não obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

2.
Fernando Oscar Martins. Estágio não obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.

3.
Gabriela Oliveira. Supervisão de Estágio Não Obrigatórico. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Eliana Cristina Bär.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BÄR, E.C.. Violências e ambientes: entrelaces em contextos. In: LEITE, A, M, P.; ROSA, R, M.. (Org.). Educação, Escola e Violências. 1ed.Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2011, v. , p. 141-162.



Outras informações relevantes


Editora Geral da Revista EJA em Debate - período 2011 a 2015.
Membro do Comitê Gestor da Política de Assistência ao Estudante do IFSC - período 2010 a 2014.
Avaliador ad hoc de periódicos do Instituto Federal de Santa Catarina.
Membro do Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina. Gestão 2011 - 2014
Classificada no concurso de Provas e Títulos para Docente do Magistério Superior (Edital 001/2010) da Universidade Federal da Fronteira Sul, para a área de Organização Escolar. 
Membro do colegiado do campus Palhoça Bilíngue - gestão 31/03/2014-20/01/2015.
Premiação pela pesquisa intitulada "Diagnóstico dos motivos de evasão, permanência e êxito dos alunos visando a melhoria do processo de acompanhamento pedagógico". Posteriormente publicado em Bär e Masutti (2015).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 4:40:28