Simoni Mendes de Paula

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3470827504216685
  • Última atualização do currículo em 17/03/2018


Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina. Com mestrado e graduação na área de História, ambas na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área da História, pesquisando os seguintes temas: Colonialismo, História da África e História Ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simoni Mendes de Paula
Nome em citações bibliográficas
PAULA, Simoni Mendes de


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Instituto de Investigacao Cientifica Tropical (Orientador: Eugénia Rodrigues).
Título: O colonialismo espelhado nas águas do Cunene (1884 - 1975), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Sílvio Marcus de Souza Correa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A construção sócio-cultural dos desastres ambientais em áreas de colonização alemã no sul do Brasil: o caso das enchentes em Blumenau (1850 ?1957),Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Sílvio Marcus de Souza Correa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em História - Bacharelado e Licenciatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A construção da identidade nacional brasileira e os conflitos com o imaginário do 'perigo alemão': a obra de Silvio Romero e sua repercussão em SC (1902 - 1914).
Orientador: Joao Klug.




Atuação Profissional



Curso e Colégio Conexão, CONEXÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
08/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Centrais Elétricas do Sul do Brasil, ELETROSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

10/2008 - 03/2009
Estágios , DSI/DVIT, .

Estágio realizado
Organização de arquivo fotográfico, caracterização das fotos.

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: 2016.1 História do Cinema I (HST5341) Formação Sócio-Histórica do Brasil (HST7105) História das Relações Internacionais I (HST7111) História Contemporânea I (HST7402) 2016.2 Formação Sócio-Histórica do Brasil (HST7105) - Turmas 1309 e 1339 Laboratório de Ensino de História da África (HST7021) História Sócio-Econômica, Política e Cultural da América Latina (HST5210) 2017.1 Formação Sócio-Histórica do Brasil (HST7105) - Turmas 1309 e 1339 História do Brasil Republicano II (HST7602) História do Brasil Contemporâneo (HST7921)

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do PIBIC/UFSC - CNPq


Rede SC -SBT, SBT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

01/2006 - 07/2006
Estágios , Presidência da instituição, .

Estágio realizado
Pesquisa em jornais, clipagem e organização do arquivo.

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 10


Secretaria Municipal de Educação - Florianópolis, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Admissão em Caráter Temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de História - Anos Finais Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito



Projetos de pesquisa


2013 - 2016
As representações da África e dos africanos em caricaturas de revistas ilustradas da Europa e do Brasil (1884-1919)
Descrição: Trata-se de um projeto aprovado no Edital UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 14/2013. O estudo versa sobre as representações da África e dos africanos em caricaturas de revistas ilustradas da Europa e do Brasil. O período compreendido tem como marcos referenciais a Conferência de Berlim (1884/85) e o Tratado de Versalhes (1919). São analisadas a produção de caricaturas de várias revistas ilustradas nos principais centros metropolitanos (Londres, Paris, Lisboa e Berlim) envolvidos na ?Partilha da África? e também de periódicos da imprensa brasileira, notadamente do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Simoni Mendes de Paula - Integrante / Sílvio Marcus de Souza Correa - Coordenador / Ana Carolina Schveitzer - Integrante / Diego Schibelinski - Integrante / Amanda Koschnick - Integrante.
2010 - 2012
Germânias Tropicais: as colônias alemães e a modelagem antrópica das paisagens em biomas do Brasil e da África
Descrição: A imigração e a colonização alemã em áreas de florestas do Brasil meridional redundaram em modificações antrópicas da paisagem sulina. Na África, o colonialismo alemão também imprimiu alterações em diversos biomas como as florestas do Togo e dos Camarões ou as savanas e os desertos da Namíbia. Tanto no Brasil meridional quanto na África, naturalistas alemães produziram um conhecimento sobre a biodiversidade dos trópicos. Se essa biodiversidade era estudada por alguns, ela era também profundamente alterada pelos colonos e demais atores por meio de atividades extrativistas, agrícolas, artesanais, comerciais e industriais.O objetivo deste projeto é investigar o processo histórico das transformações ocorridas em vários biomas onde houve colônias alemães no Brasil meridional e na África. O período a ser pesquisado abarca desde os primeiros núcleos de colonização alemã no Sul do Brasil (1824 em São Leopoldo/RS e 1829 em São Pedro de Alcântara/SC) até o fim das colônias alemães na África durante a Primeira Guerra Mundial.Para compreender tal processo será preciso cotejar as mais diferentes fontes, muitas delas já conhecidas dos historiadores, mas não interpretadas pela abordagem da história ambiental. Além da documentação oficial (relatórios da administração colonial; leis, decretos e circulares; relatórios das companhias colonizadoras, etc.), há uma série de documentos (jornais, revistas, teses, fotografias, gravuras, cartas, memoriais, literatura, etc.) em língua alemã e produzida nas colônias do sul do Brasil e da África, mas também na Alemanha. Esse corpus documental foi até agora pouco explorado para se escrever uma história das paisagens das Germânias tropicais...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Simoni Mendes de Paula - Integrante / Miguel M. X. Carvalho - Integrante / Márcio José Werle - Integrante / Marlon Brandt - Integrante / Esther Mayara Zamboni Rossi - Integrante / Samira Peruchi Moretto - Integrante / Marcos Gerhardt - Integrante / João Klug - Integrante / Sílvio Marcus de Souza Correa - Integrante / Eunice Sueli Nodari - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2013
O mundo atlântico e a colonização alemã (1884-1919): outras conexões entre a África e o Brasil
Descrição: Por mais de três séculos, o mundo atlântico foi espaço histórico do ?trato dos viventes?.[1] Pelo Atlântico Sul, uma circulação de gentes e de mercadorias acabou alterando profundamente as paisagens e sociedades americanas e africanas.[2] O mercantilismo dos tempos modernos e o tráfico negreiro foram grandes responsáveis pela nova distribuição espacial dos grupos humanos no mundo atlântico. Mas o comércio de escravos não alterou apenas a ecologia humana em ?costas negras?.[3] A organização social e econômica de sociedades coloniais plasmou, igualmente, novas paisagens culturais na América e na África.[4] Nas últimas décadas, a historiografia brasileira da escravidão tem logrado uma série de conexões entre o Brasil e a África em que as relações entre a Bahia e o Benin ou entre o Rio de Janeiro e Angola predominam.[5] Nesse sentido, a história afro-brasileira está muito atrelada ao longo período escravista no mundo atlântico. Porém, é possível fazer outras conexões entre o Brasil e a África que escapem à força centrífuga da historiografia da escravidão. O presente projeto de pesquisa visa abordar o mundo atlântico pelo viés da colonização alemã na África ocidental e no Brasil meridional. Trata-se de uma abordagem de história que visa conectar partes deste mundo atlântico em seu conjunto e numa época posterior ao tráfico transatlântico de escravos africanos.[6] Para isso, serão analisados os esquemas de representação social dessas regiões ultramarinas e suas gentes a partir de documentos da administração colonial alemã, da imprensa de língua alemã, especialmente no Brasil meridional, e de uma copiosa documentação de natureza diversa (manuscrita, impressa, iconográfica, etc.) produzida na Alemanha e nas colônias ultramarinas durante o período de 1884 a 1919.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Simoni Mendes de Paula - Integrante / Sílvio Marcus de Souza Correa - Coordenador / José Nilo Bezerra Diniz - Integrante / Ana Carolina Schveitzer - Integrante.
2006 - 2007
Africanos no sul do Brasil: rotas do tráfico e identidade étnica
Descrição: Este projeto visa mapear a população africana na região sul do Brasil, sua divisão por grupos de procedência e estudar a reconstituição de identidades étnicas africanas entre os séculos XVIII e XIX. Num primeiro momento, o foco recai sobre as rotas do tráfico que traziam escravos para a Ilha de Santa Catarina. Em colaboração com pesquisadores de outras universidades integrantes do grupo de pesquisa "A experiência dos escravos africanos e de seus descendentes no Brasil", este projeto se estende para o território que constiuía, no fim do Império, as províncias do PR, SC e RS...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Simoni Mendes de Paula - Integrante / beatriz gallotti mamigonian - Coordenador / Nilsen Christiani Oliveira Borges - Integrante / Martha Rebelatto - Integrante / João Baptista Neis - Integrante / Fernanda Zimmermann - Integrante / Henrique Espada Rodrigues Lima Filho - Integrante / Rafael da Cunha Scheffer - Integrante / Maria Helena Schweitzer - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro / Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Certificado de Desempenho Acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
2007
Certificado de Desempenho Acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
2006
Certificado de Desempenho Acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
2005
Certificado de Desempenho Acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
2005
Certificado de Desempenho Acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHVEITZER, A. C.2015SCHVEITZER, A. C. ; PAULA, Simoni Mendes de . Trabalho feminino nas colônias alemãs da África. Revista de Ciências Sociais, v. 46, p. 75-91, 2015.

2.
PAULA, Simoni Mendes de2014PAULA, Simoni Mendes de. A utilização dos recursos energéticos no rio Itajaí-Açú (SC). FRONTEIRAS: REVISTA CATARINENSE DE HISTÓRIA, v. 23, p. 164-179, 2014.

3.
PAULA, Simoni Mendes de2014PAULA, Simoni Mendes de; Eunice Sueli Nodari ; Espíndola, Marcos . O crescimento urbano e as enchentes em Blumenau (SC). Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, v. 8, p. 201-212, 2014.

4.
PAULA, Simoni Mendes de2010PAULA, Simoni Mendes de. A construção étnica do oeste catarinense. OPSIS (UFG), v. 10, p. 238-240, 2010.

5.
PAULA, Simoni Mendes de2009PAULA, Simoni Mendes de. Nacionalismo e assimilação étnica alemã em Santa Catarina. Revista Santa Catarina em História, v. 1, p. 36-44, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PAULA, Simoni Mendes de; Sílvio Marcus de Souza Correa (Org.) . Nossa África: ensino e pesquisa. 1. ed. São Leopoldo: Editora Oikos, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
PAULA, Simoni Mendes de; DINIZ, J. N. B. . Mapas, Cartografias e Fronteiras. In: Ilka Boaventura Leite; Cristine Gorski Severo. (Org.). Kadila: culturas e ambientes. 1ed.São Paulo: Blucher Open Access, 2016, v. 1, p. 95-104.

2.
PAULA, Simoni Mendes de. A produção histórica a partir dos arquivos coloniais portugueses. In: PAULA, Simoni Mendes de.; CORREA, Sílvio Marcus de Souza.. (Org.). Nossa África: ensino e pesquisa. 1ed.São Leopoldo: Editora Oikos, 2016, v. , p. 146-157.

3.
PAULA, Simoni Mendes de. As enchentes em Blumenau: um desastre anunciado. In: Eunice Sueli Nodari; Marcos Aurélio Espíndola; Alfredo Ricardo Silva Lopes. (Org.). Desastres socioambientais em Santa Catarina. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2015, v. , p. 52-67.

4.
PAULA, Simoni Mendes de. Melinis minutiflora Beauv.: a introdução de espécies africanas no Brasil. In: Sílvio Marcus de Souza Correa. (Org.). Bioses Africanas no Brasil? Notas de História Ambiental. 1ªed.Itajaí: NEAB; Casa Aberta, 2012, v. , p. 81-99.

5.
PAULA, Simoni Mendes de. As Enchentes na História das Famílias Teuto-brasileiras.. In: FERNANDES, Evandro; NEUMANN, Rosane Marcia; WEBER, Roswithia. (Org.). Imigração: diáogos e novas abordagens. 1ed.São Leopoldo: Editora Oikos, 2012, v. , p. 472-477.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAULA, Simoni Mendes de. A paisagem do Rio Cunene através dos relatos de viagens. In: 3º Workshop Internacional de História do Ambiente, 2013, Florianópolis. Anais 3º Workshop Internacional de História do Ambiente, 2013. p. 434-445.

2.
PAULA, Simoni Mendes de. A Utilização dos Recursos Energéticos no Vale do Itajaí (Brasil). In: 2º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2012, Florianópolis. Anais do 2 Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2012. v. 2. p. 1403-1418.

3.
PAULA, Simoni Mendes de. A AGRICULTURA NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU (SC) ? (1880-1930). In: I Congresso Internacional de História Regional, 2011, Passo Fundo. Anais Eletrônicos do I Congresso Internacional de História Regional (2011), 2011. v. II. p. 2516-2526.

4.
PAULA, Simoni Mendes de. A construção sócio-cultural dos desastres ambientais em Blumenau (1850 - 1950). In: II Workshop Internacional de História do Ambiente: Desastres Ambientais e sustentabilidade & Gisday., 2011, Florianópolis. Anais do II Workshop Internacional de História do Ambiente: Desastres Ambientais e sustentabilidade & Gisday., 2011. p. 1-11.

5.
PAULA, Simoni Mendes de. As diferentes percepções sobre as enchentes no Vale do Itajaí. In: Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2010, Florianópolis. Simposio Internacional de Historia Ambiental e Migrações - Florianópolis - SC ? Brasil, 2010. p. 148-160.

6.
PAULA, Simoni Mendes de. As práticas agropecuárias em Blumenau na primeira metade do século XX. In: XII Encontro Regional dos Estudantes de História - Região Sul, 2010, Florianópolis. Formação do Historiador e o Ensino da História, 2010. p. 1-15.

Apresentações de Trabalho
1.
PAULA, Simoni Mendes de. Ciência e tecnologia no colonialismo tardio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PAULA, Simoni Mendes de. Impactos ambientais no Plano do Cunene (Angola, 1950 - 1970). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PAULA, Simoni Mendes de. Ida aos arquivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PAULA, Simoni Mendes de. A guerra colonial no sul de Angola e os recursos naturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
PAULA, Simoni Mendes de. O rio Cunene no centro do debate colonial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PAULA, Simoni Mendes de. Poderes locais e conflitos coloniais na zona neutra do sul de Angola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PAULA, Simoni Mendes de. A paisagem do Rio Cunene através dos relatos de viagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PAULA, Simoni Mendes de. As enchentes no Vale do Itajaí (SC) ? uma análise comparativa entre as ações governamentais no passado e no presente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PAULA, Simoni Mendes de. A Utilização dos Recursos Energéticos no Vale do Itajaí (Brasil). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
PAULA, Simoni Mendes de. A construção sócio-cultural dos desastres ambientais em Blumenau (1850 - 1950). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PAULA, Simoni Mendes de. As enchentes na história das famílias teuto-brasileiras na Colônia Blumenau (1850 - 1950). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PAULA, Simoni Mendes de. As diferentes percepções sobre as enchentes no Vale do Itajaí. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PAULA, Simoni Mendes de. Óbitos de Escravos de Desterro, 1834-1857. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
PAULA, Simoni Mendes de. Trajetórias das relações Brasil - África. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PAULA, Simoni Mendes de; SCHVEITZER, A. C. . História Visual da África. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PAULA, Simoni Mendes de; DINIZ, J. N. B. . O império português em movimento: caravanas, expedições e travessias continentais na África. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PAULA, Simoni Mendes de. O historiador e suas fontes e os usos dos jornais na pesquisa histórica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PAULA, Simoni Mendes de; MAMIGONIAN, Beatriz . FÉ E LIBERDADE NA IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, DESTERRO 1799 ? 1830.. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Sílvio Marcus de Souza Correa; SCHVEITZER, A. C.; PAULA, Simoni Mendes de. Participação em banca de Diego Schibelinski.História e Humor, Artes e Política: a questão colonial na imprensa satírica ilustrada da Primeira República portuguesa.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
GLIK, Mônica Sol; VEIGA, Ana Maria; PAULA, Simoni Mendes de. Participação em banca de Ana Carolina Schveitzer.Representações dos trabalhos femininos nas fotografias da revista Kolonie und Heimat. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada de Estudos Africanos.Ciência e tecnologia no colonialismo tardio. 2017. (Outra).

2.
4º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Impactos ambientais no Plano do Cunene (Angola, 1950 - 1970). 2016. (Simpósio).

3.
I Jornada de estudos em História da África.Ida aos arquivos. 2016. (Outra).

4.
XVIII Simpósio Nacional de História.A guerra colonial no sul de Angola e os recursos naturais. 2015. (Simpósio).

5.
Congresso Internacional Municípios e Poderes Locais em África, século XVI-XXI. Poderes locais e conflitos coloniais na zona neutra do sul de Angola. 2014. (Congresso).

6.
Seminário Internacional "Definições e problematizações de uma rede de pesquisa sobre as culturas da água". 2014. (Seminário).

7.
XV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-SC.O rio Cunene no centro do debate colonial. 2014. (Encontro).

8.
3º Workshop Internacional de História do Ambiente.A paisagem do Rio Cunene através dos relatos de viagem. 2013. (Outra).

9.
2º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.A Utilização dos Recursos Energéticos no Vale do Itajaí (Brasil). 2012. (Simpósio).

10.
África: Ilhas da História. 2012. (Outra).

11.
Congresso Brasileiro sobre Desastres Naturais. As enchentes no Vale do Itajaí (SC) ? uma análise comparativa entre as ações governamentais no passado e no presente. 2012. (Congresso).

12.
Congresso sobre Agrotóxicos: a nossa saúde e o meio ambiente em questão. 2012. (Congresso).

13.
XIV Encontro Estadual de História. 2012. (Encontro).

14.
II Workshop Internacional de História do Ambiente: Desastres ambientais e sustentabilidade & Gisday.A construção sócio-cultural dos desastres ambientais em Blumenau (1850 - 1950). 2011. (Outra).

15.
IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História - América Latina em Perspectiva: culturas, memórias e saberes.. 2011. (Encontro).

16.
VI Simpósio Dano Ambiental na Sociedade de Risco. 2011. (Simpósio).

17.
"Historias do Trabalho no Sul Global" I Seminário Internacional de História do Trabalho V Jornadas Nacionais de História do Trabalho. 2010. (Seminário).

18.
Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.As diferentes percepções sobre as enchentes no Vale do Itajaí. 2010. (Simpósio).

19.
XI Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras.As enchentes na história das famílias teuto-brasileiras ma Colônia Blumenau (1850 - 1950). 2010. (Seminário).

20.
Colóquio Internacional Gênero, Feminismo e Ditaduras no Cone Sul. 2009. (Outra).

21.
III Encontro de Escravidao e Liberdade no Brasil Meridional.Fé e Liberdade na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário (Desterro, 1794 - 1850). 2007. (Encontro).

22.
Seminário Internacional "Direitos Humanos, Relaçoes Raciais e História". 2007. (Seminário).

23.
XVII Seminário de Iniciaçao Cientifica.AFRICANOS ENTRE AÇORIANOS: ROTAS DO TRÁFICO ATLÂNTICO E IDENTIDADE ÉTNICA NO LITORAL CATARINENSE (1750-1888). 2007. (Seminário).

24.
III Simpósio Nacional de História Cultural. 2006. (Simpósio).

25.
Minicurso e Viagem para as Missões Jesuíticas. 2006. (Outra).

26.
II Encontro: Escravidao e Liberdade no Brasil Meridional. 2005. (Encontro).

27.
II Semana de Historia - 25 anos da Novembrada: Estado Autoritario, Capitalismo e Emancipaçao Social.. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
João Klug ; Eunice Sueli Nodari ; Marcos Gerhardt ; Espíndola, Marcos ; Samira Peruchi Moretto ; PAULA, Simoni Mendes de . 2º Simpósio Internacional de História Ambiental e Imigrações. 2012. (Outro).

2.
PAULA, Simoni Mendes de; Marcos Gerhardt ; Márcio José Werle ; Eunice Sueli Nodari ; João Klug ; Samira Peruchi Moretto ; Sílvio Marcus de Souza Correa ; Miguel M. X. Carvalho ; Marlon Brandt . Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 9:40:38