Gustavo Manoel da Silva Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5701200319717430
  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em História Social da Cultura Regional pela UFRPE (2013). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP - 2011). Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2009). Professor Assistente do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Sertão, ministrando as disciplinas História Antiga, História Medieval, História da África e Estágio Supervisionado I. Atualmente é o coordenador do curso de graduação em História, Licenciatura, campus Sertão. Atua nos seguintes temas: História Antiga e Medieval, História da África, Ensino de História, História e Cultura Afro-Brasileira, História e Linguagem, Educação Patrimonial, Formação de Professores, Prática Pedagógica e Métodos e Técnicas de Ensino, em projetos de cunho interdisciplinar. Coordenador de área (História) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID (UFAL/SERTÃO). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Manoel da Silva Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, G. M. S.;GOMES, G.M.S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: SABERES E NARRATIVAS DOCENTES: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO SERTÃO ALAGOANO,
Orientador: Laura Cristina Vieira Pizzi.
2011 - 2013
Mestrado em História Social da Cultura.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO DISCURSIVIDADE: histórias e poderes de um conceito,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Lúcia Falcão Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Historiografia; ensino de História; Cultura Afro-brasileira; Análise Crítica do Discurso.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2010 - 2011
Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: Os lugares do Negro no Brasil: ciência e identidade nacional nas definições do ser e do fazer negros em Nina Rodrigues.
Orientador: Zuleica Dantas Pereira Campos.
2005 - 2009
Graduação em Licenciatura Plena em História.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Ler, Escrever e Narrar Histórias na Sala de Aula: perspectivas teóricas e práticas para o ensino de história sob a ótica do letramento escolar.
Orientador: Lúcia Falcão Barbosa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Español intermedio. (Carga horária: 170h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2011 - 2011
Español básico. (Carga horária: 170h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente, coordenador do curso de graduação em História, Licenciatura.

Atividades

04/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação (CEDU), .

Linhas de pesquisa
Processos Educativos
01/2016 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
História Medieval
11/2015 - Atual
Direção e administração, Campus Sertão - Delmiro Gouveia, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de graduação em História, Licenciatura..
01/2015 - Atual
Extensão universitária , Campus Sertão - Delmiro Gouveia, .

Atividade de extensão realizada
ABÍ AXÉ EGBÉ: músicas e danças afro-brasileiras construindo a cidadania no sertão alagoano.
02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Sertão - Delmiro Gouveia, .

02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Sertão - Delmiro Gouveia, .

02/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Antiga
História Medieval
Estágio Supervisionado I
10/2013 - 10/2015
Direção e administração, Campus Sertão - Delmiro Gouveia, .

Cargo ou função
Vice-coordenador do curso de História Licenciatura.
09/2014 - 03/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Antiga
História da África
História Medieval
11/2013 - 12/2014
Extensão universitária , Campus Sertão - Delmiro Gouveia, .

Atividade de extensão realizada
ABÍ AXÉ EGBÉ: músicas e danças afro-brasileiras construindo a cidadania no sertão alagoano.
08/2013 - 12/2014
Extensão universitária , Campus Sertão - Delmiro Gouveia, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão: Memórias dos Anjos, Identidades do povo: atividades de Educação Patrimonial no município de Penedo/AL.
05/2014 - 09/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Antiga
História Medieval
História da África
Técnicas da Pesquisa Histórica
08/2013 - 07/2014
Extensão universitária , Campus Sertão - Delmiro Gouveia, .

Atividade de extensão realizada
Griôs do Sertão: narrativas da história e da cultura afro-brasileira como experiência formativa para professores..
11/2013 - 04/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Antiga
História da África
História Medieval
Técnicas da Pesquisa Histórica
06/2013 - 10/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Antiga
História Medieval
02/2013 - 05/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador 3
Técnicas da Pesquisa Histórica

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Substituto do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ministrando as disciplinas Didática, Metodologia do Ensino de História e Prática de Ensino de Ciências Sociais II-Estágio Supervisionado.

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em História Social da Cultura Regional, .

03/2011 - 03/2011
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
03/2011 - 03/2011
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
10/2010 - 03/2011
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Ciências Sociais II - Estágio Supervisionado
10/2010 - 03/2011
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de História
03/2010 - 09/2010
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de História
03/2010 - 09/2010
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Ciências Sociais II - Estágio Supervisionado

Líder Colégio e Curso, LÍDER, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia, Filosofia e Artes, Carga horária: 2


Sistema de Ensino 3D, 3D, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Autor de livro paradidático infantil, Carga horária: 15
Outras informações
Autoria de livro paradidático infantil sobre história e cultura afro-brasileira.


Fundação de Cutlura Cidade do Recife, FCCR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Cidadania, Carga horária: 2
Outras informações
Ministrando aulas de cidadania no curso de produção de vídeo realizado pelo projeto PRÓ-NASCI, promovido pelo Ministério da Justiça do Brasil em parceria com a Fundação de Cultura Cidade do Recife. O curso contempla jovens das comunidades populares do Coque, Coelhos e Santo Amaro.


Centro de Cultura Luiz Freire, CCLF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrando uma oficina de Memória para jovens das comunidades populares do Chié, Ilha de Santa Terezinha, Ilha de Joaneiro, Campo Grande e Santo Amaro.


Prefeitura da Cidade do Recife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: arquivologista, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio realizado de na Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural do Recife (DPPC). Onde além de ser responsável por organizar, catalogar e acessorar buscas dos arquivos da instituição, realizava atividades voltadas ao campo da Educação Patrimonial.



Linhas de pesquisa


1.
Cultura, Patrimônio e Memória

Objetivo: desenvolver temáticas de pesquisa relativas às expressões das práticas culturais, das disputas políticas, das sociedades e das tensões entre os diversos grupos sociais. Aqui se incluem os processos de fabricação das representações sociais e das identidades, das memórias e dos bens patrimoniais materiais e imateriais, da legitimação de saberes socioculturais e as relações de poder presentes nesse processo. Tomam-se como objetos de estudo: a história das instituições, comunidades e bens culturais, além dos complexos processos de configuração do Ensino de História..
2.
Educação e Ensino de História

Objetivo: Investigar temas, fontes, problemas, metodologias, materiais, ideologias e experiências que configuram o Ensino de História ao longo do tempo e do espaço. Tomando o Ensino de História como uma prática social, mutável no tempo, buscas-e perceber os elementos que interagem, negociam e disputam sentidos, projetos e práticas nas múltiplas reconfigurações do Ensino de História no sertão..
3.
Processos Educativos

Objetivo: Estudos do cotidiano das diferentes instituições educativas abrangendo desde a educação infantil ao ensino superior. Análise das práticas educativas a partir de perspectivas que consideram a complexidade da relação pessoa-contexto. Investigação dos processos educativos em diferentes áreas do saber, inclusive em relação a alunos com necessidades especiais..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Processo Educativos; Currículo; Subjetividade; Formação e Prática Docente.
4.
História, Etnicidade e Religiosidade

Objetivo: Problematizar em perspectiva história as múltiplas relações entre sujeitos e sociedades a partir de suas construções de pertencimentos étnicos e/ou religiosos em contextos específicos. Compreendendo as identidades como processos de construção/negociação social, analisar as relações materiais e simbólicas; os processos de construção, os conteúdos e formas de expressão dessas identidades étnicas e religiosas, complexificando-as, a partir de abordagens interdisciplinares, e dando-lhes novos sentidos e visibilidade..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
CONTEXTOS, SENTIMENTOS E MODOS DE ENSINAR: memórias, narrativas e experiências docentes sobre suas práticas de ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira no sertão alagoano.
Descrição: O projeto analisa a produção de memórias e narrativas acerca dos saberes, representações, sentimentos e práticas de ensino de professores de História do Alto Sertão Alagoano, quanto ao desenvolvimento do Ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira no cotidiano escolar,através da produção de documentação narrativa (relatos escritos de experiências pedagógicas) de professores de História no sertão alagoano, além de contar também com análise de vasta documentação escolar (legislação, relatórios, fotografias, atividades escolares escritas)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Manoel da Silva Gomes - Coordenador.
2016 - Atual
Ensino de História e identidades docentes: memórias, narrativas e formação
Descrição: O projeto analisa a produção de memórias e narrativas acerca dos saberes, representações, sentimentos e práticas de ensino de professores de História do Alto Sertão Alagoano, quanto ao desenvolvimento do Ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira no cotidiano escolar,através da produção de documentação narrativa (relatos escritos de experiências pedagógicas) de professores de História no sertão alagoano, além de contar também com análise de vasta documentação escolar (legislação, relatórios, fotografias, atividades escolares escritas)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Manoel da Silva Gomes - Coordenador.
2011 - 2013
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO DISCURSIVIDADE: histórias e poderes de um conceito
Descrição: O projeto objetivou analisar e refletir sobre as representações da cultura negra surgidas a partir dos discursos de intelecutais de referência nacional para a história do pensamento social sobre a cultura negra no Brasil, comparando-as com as representações da identidade cultura negra feitas pelos intelectuais dos movimentos negros brasileiros. Após esse mapeamento, em que se refletiu sobre as implicaçõesb políticas de cada uma dessas representações, buscou-se verificar qual delas é proposta oficialmente para o ensino de história através da Lei 10.639/03..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gustavo Manoel da Silva Gomes - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2008 - 2009
Letramento Escolar: práticas de leitura e escrita nos livros didáticos de História e Geografia
Descrição: Esse projeto integrou o Programa de Bolsa de Incentivo Acadêmico (PIBIC/CNPq/UFRPE). Nele, investigamos as experiências de letramento escolar fomentadas nos livros didáticos de História e Geografia das três coleções mais adotadas nas escolas públicas de Pernambuco durante o período de vigência do projeto (um ano). Constatamos que embora tenha havido melhoras qualitativas na produção desses materiais didáticos, ainda há muito o que melhorar nas atividades de leitura e escrita propostas nos livros das referidas componentes curriculares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gustavo Manoel da Silva Gomes - Integrante / Carmi Ferraz Santos - Coordenador.
2007 - 2008
Leitura, Produção de Texto e Ensino: perspectivas teóricas e práticas
Descrição: Esse projeto integrou o Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC/UFRPE) e buscou ampliar as práticas de ensino sob uma perspectiva interdisciplinar que promovesse a a apropriação do letramento por professores e alunos de Língua Portuguesa e História na Rede Pública de Ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gustavo Manoel da Silva Gomes - Integrante / Sandra Helena Dias de Melo - Coordenador / LIMA, E. J. S. - Integrante / Eduardo Henrique Alves da Silva - Integrante.
2006 - 2007
Leitura e Produção de Textos na Escola Pública: projeto temático e ensino
Descrição: Esse projeto integrou o Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC/UFRPE) e promoveu discussões sobre problemas referentes a teorias e metodologias nas áreas de ensino de História e de Língua Portuguesa assim como propôs intervenções didáticas interdisciplinares que facilitassem o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita do alunado nas disciplinas referidas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gustavo Manoel da Silva Gomes - Integrante / Sandra Helena Dias de Melo - Coordenador / LIMA, E. J. S. - Integrante / Eduardo Henrique Alves da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2017
ABÍ AXÉ EGBÉ APRESENTA A CARAVANA MUNDO NEGRO: turnê alagoana de oficinas e espetáculo ?Mundo Negro?.
Descrição: promover oficinas de percussão, dança e estética afro e também apresentações artísticas itinerantes do espetáculo Mundo Negro em instituições escolares públicas situadas em Alagoas (da educação básica à superior), no período de 2016 a 2017..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (53) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Gustavo Manoel da Silva Gomes - Coordenador / Lucas Eduardo Nascimento - Integrante / Ryclesia Correia de Carvalho - Integrante / Luís Gustavo da Silva Leitão - Integrante / Mônica Regina Nascimento dos Santos - Integrante / Jefferson Júnior do Nascimento Lima - Integrante / José Artur do Nascimento Silva - Integrante.
2016 - 2017
ABÍ AXÉ EGBÉ: a cultura afro-brasileira como tema transversal e articulador entre ensino, pesquisa e extensão no sertão alagoano.
Descrição: Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre a temática da história e cultura afro-brasileira em instituições públicas e mídias sociais a partir do sertão de Alagoas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (53) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Gustavo Manoel da Silva Gomes - Coordenador / Lucas Eduardo Nascimento - Integrante / Ryclesia Correia de Carvalho - Integrante / Luís Gustavo da Silva Leitão - Integrante / Mônica Regina Nascimento dos Santos - Integrante / Jefferson Júnior do Nascimento Lima - Integrante / José Artur do Nascimento Silva - Integrante.
2013 - 2016
ABÍ AXÉ EGBÉ: músicas e danças afro-brasileiras construindo a cidadania no sertão alagoano
Descrição: Promover formação continuada de professores sobre a história da África e da Cultura Afro-Brasileira no sertão alagoano através de processos estéticos de formação (oficinas de dança, percussão, canto e estética negra), formando um grupo artístico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (38) .
Integrantes: Gustavo Manoel da Silva Gomes - Coordenador / Eduardo José Silva Lima - Integrante / Krystila Andressa Costa da Silva - Integrante / Luís Gustavo da Silva Leitão - Integrante.
2013 - 2015
GRIÔS DO SERTÃO: narrativas da história e da cultura afro-brasileira como experiência formativa para professores
Descrição: As práticas culturais construídas historicamente na sociedade brasileira (como o etnocentrismo e a discriminação racial) impõem diversos desafios ao exercício de atividades pedagógicas relacionadas à memória, à história e a identidade cultural negra em nosso país. Este fato é claramente percebido no sertão alagoano, onde, a negação dos valores éticos e estéticos da população negra é um ato constante. Destarte, este projeto de extensão propõe a construção de um grupo interativo e dinâmico de estudos sobre história e cultua afro-brasileira a fim de identificar os desafios de se trabalhar com essa temática em sala de aula e fomentar novas possibilidades para a transformação desse contexto, criando um espaço favorável às seguintes discussões: a) reconhecer como foram construídos os estereótipos sobre a cultura afro-brasileira; b) desmistificar alguns desses estigmas negativos e c) sugerir materiais didáticos, metodologias, temas e conceitos que podemos lançar mão em nossas salas de aula para fomentar um ensino de História significativo e democrático, comprometido com o reconhecimento e o respeito à diversidade cultural e também com a ressiginificação das memórias e das identidades (re)construídas no ambiente escolar. A utilização de linguagens alternativas, a transversalidade e a interdisciplinaridade no ensino serão práticas contempladas neste trabalho que visa facilitar a elaboração dos conteúdos escolares e das práticas docentes num contexto em que a postura política do educador deve continuar sendo repensada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Gustavo Manoel da Silva Gomes - Coordenador / Eliane Beserra Cavalcanti - Integrante / José Emerson Máximo de Carvalho - Integrante / Maria da Conceição da Paz dos Santos - Integrante / Ana Daniela Pereira - Integrante / Iêda dos Santos Silva - Integrante / Marlow Alves dos Santos Júnior - Integrante / Ana Maria Moreno dos Santos - Integrante / Izabela Souza Teixeira Lima - Integrante / Jefferson Júnior do Nascimento Lima - Integrante.
2013 - 2014
MEMÓRIAS DOS ANJOS, IDENTIDADES DO POVO: ações de Educação Patrimonial no município de Penedo AL
Descrição: A renovação epistêmica da história, a partir do século XX, promoveu debates acerca da construção e socialização do saber histórico contemplando dimensões intelectuais, políticas, éticas e estéticas. Neste contexto o Ensino de História passou a ser problematizado por diversas perspectivas. Entre as problemáticas dessa área situam-se os limites e possibilidades de construção significativa do conhecimento, a articulação entre a história local, nacional e mundial e a construção de identidades. Uma das metodologias que pode facilitar a articulação entre as problemáticas citadas é a Educação Patrimonial, proposta de trabalho que toma o patrimônio histórico-cultural como matéria prima para a produção do conhecimento a partir de quatro procedimentos: observação, registro, exploração e apropriação do objeto cultural. Utilizando esta metodologia realizaremos palestras e oficinas de educação patrimonial no município de Penedo para discutirmos com a população local a importância de dois bens patrimoniais específicos: o Convento e a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos. Estes monumentos históricos, que remetem ao século XVII, estão passando atualmente por um processo de requalificação espacial e funcional, contando com escavações arqueológicas. O desconhecimento sobre a importância das escavações arqueológicas nos referidos espaços religiosos foi motivo de críticas da população local. A partir disto, viu-se a necessidade de se desenvolver atividades interativas de educação patrimonial (palestras, oficinas, rodas de diálogo, visitas às escavações, exposição final) junto às escolas públicas e privadas, além de associações de representação social em Penedo, por três motivos: a) entender as múltiplas formas de relação que a população local estabelece com o convento e a igreja; b) explicitar a relevância do trabalho arqueológico e, c) sensibilizar a população para a preservação, valorização e divulgação destes bens patrimoniais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Gustavo Manoel da Silva Gomes - Coordenador / Flávio Augusto de Aguiar Moraes - Integrante / Carla Jordana de Souza Silva - Integrante / Cícero Mayk Ferreira Bezerra de Oliveira - Integrante / Melquíades de Oliveira Rodrigues - Integrante / Luís Gustavo da Silva Leitão - Integrante / Jefferson Júnior do Nascimento Lima - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: Financiado pelo Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, este projeto intitulado ?História e Cultura Afro-brasileira na escola: interações éticas e estéticas?, promove experiências teóricas e práticas na formação de professores de história no sertão alagoano. São vivenciadas a problematização e aplicação de bibliografias específicas, pesquisa de campo, conceitos, informações, materiais didáticos, atividades práticas, organização e avaliação de processos educativos, compartilhamento de memórias docentes, produção de gêneros textuais acadêmicos e socialização das experiências formativas através da participação em eventos nas áreas de História, Educação e áreas afins..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Gustavo Manoel da Silva Gomes - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História e Linguagens.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Formação de Professores e Prática Pedagógica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Cultura Afro-Brasileira.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, G.M.S.2015GOMES, G.M.S.. Historiografia e Ensino de História para a Descolonização do Conceito de Cultura Afro-Brasileira: Articulando Ciência, Ensino, Cultura e Política. Revista Lugares de Educação, v. 5, p. 93-111, 2015.

2.
GOMES, G. M. S.;GOMES, G.M.S.2009GOMES, G. M. S.; NASCIMENTO NETO, L. D. . A Cultura Afro-Brasileira no Saber Escolar Contemporâneo: articulando histórias, linguagens, memórias e identidades. Encontros de Vista, v. 02, p. 13-24, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, G.C.M. (Org.) ; GOMES, G. M. S. (Org.) . Memória, História e Cordel em Alagoas. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2014. v. 1. 238p .

2.
SILVA, G.C.M. (Org.) ; GOMES, G. M. S. (Org.) ; CLEMENTE, J. S. (Org.) ; OLIVEIRA, V. M. (Org.) . Anais do 3º Encontro Internacional de História Colonial : cultura, poderes e sociabilidades no mundo atlântico (séc. XV-XVIII). 1ª. ed. Recife: Editora da UFPE, 2011. v. 1. 1.364p .

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, G. M. S.. Representações da África nas práticas de Ensino de Histórias e culturas africanas na sala de aula. In: Harley Abrantes Moreira1. (Org.). Africanidades: repensando identidades, discursos e ensino de História da África. 1ªed.Olinda: Livro Rápido, 2012, v. 1, p. 38-65.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, G. M. S.. Entre Noções e representações da cultura afro-brasileira nos livros didáticos de história. In: III Encontro Internacional de Ensino de História - Ensino de História: memórias, sensibilidades e produção de saberes, 2012, Campinas. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Campinas, 2012. v. 1.

2.
GOMES, G. M. S.. Afoxés de Pernambuco: arte, religião, militância e consciência histórica. In: Colóquio de História e Arte: história e arte - encontros, 2011, Recife. ANAIS DO COLÓQUIO DE HISTÓRIA E ARTE ? EDIÇÃO 2011 ? RECIFE ? PERNAMBUCO, 2011. v. unico. p. 371-380.

3.
GOMES, G. M. S.. Narrativas Escolares da História e da Cultura Afro-brasileira: os professores de história entre discursos e práticas de representação.. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011. v. 01. p. 01-15.

4.
GOMES, G. M. S.. Experiências de Letramento Escolar nos Livros Didáticos de História e no Manual do Professor: atividades e seqüências didáticas. In: VII Semana de História da UFRPE - Navegando entre as fronteiras da História: ensino, pesquisa e extensão, 2009, Recife. VII Semana de História da UFRPE - Navegando entre as fronteiras da História: ensino, pesquisa e extensão - Anais Eletrônicos. Recife: Editora Universitária da UFRE, 2009. p. 01-107.

5.
GOMES, G. M. S.. A Produção de Sentidos na Sala de Aula: uma experiência interdisciplinar entre Língua Portuguesa e História. In: I Colóquio Internacional de História da UFRPE - Brasil e Portugal: nossa história ontem e hoje, 2007, Recife. Anais I Colóquio de História da UFRPE-Brasil e Portugal: nossa história ontem e hoje, 2007.

6.
GOMES, G. M. S.. Brincar, Ler e Escrever: a sala de aula como cenário de construção de saberes. In: I Encontro Regional em História Social e Cultural, 2007, Recife. Anais I Encontro Regional em História Social e Cultural, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, G. M. S.. Leitura e Produção de Textos nas Aulas de Português. In: VII Jornadad e Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2007, Recife. Anais VII JEPEX/UFRPE, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, G. M. S.. Leiutra e Produção Textual na Escola Pública: um encontro interdisciplinar entre Língua Portuguesa e História. In: V Semana de História da UFRPE: História e Interdisciplinaridade: da teoria à prática, 2007, Recife. V Semana de História d UFRPE, 2007.

2.
GOMES, G. M. S.. História: reforço e inclusão social. In: I Jornada de Incentivo Acadêmico, 2006, Recife. I Jornada de Incentivo Acadêmico - integração entre a universade e a escola pública, 2006. v. único.

3.
GOMES, G. M. S.; COSTA, A. T. M. ; SANTOS, J. L. ; SILVA, R. C. C. ; OLIVEIRA, R. I. S. . Arte-Educação em Alagoinha: ressignificando a identidade local. In: II Encontro Cultura, Modernidade e Memória, 2006, Recife. Caderno de Resumos, 2006. v. único.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, G. M. S.. Identidade Negra a partir das Experiências Vividas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GOMES, G. M. S.. Ensino de História e Identidades Docentes: memórias, narrativas e formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GOMES, G. M. S.. A presença negra no Sertão de Alagoas: comunidades, práticas culturais e sociabilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GOMES, G. M. S.. Sentidos, usos e apropriações do conceito de cultura afro-brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GOMES, G. M. S.. O lugar social e cultura do negro na contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GOMES, G. M. S.. O lugar social e cultural do negro na contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GOMES, G. M. S.. Ensino de História e a discussão do Golpe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GOMES, G. M. S.. História e Cultura Afro-Brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GOMES, G. M. S.. História e Cultura Afro-Brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
GOMES, G. M. S.. Entre Noções e representações da cultura afro-brasileira nos livros didáticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GOMES, G. M. S.. O historiador como professor: trajetória e perspectivas do ensino de História no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GOMES, G. M. S.. Perspectivas metodológicas para o ensino de História da África. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GOMES, G. M. S.. "Uma vez conexista, sempre conexista". 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GOMES, G. M. S.. Afoxés de Pernambuco: arte, religião, militância e consciência histórica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GOMES, G. M. S.. A cultura afro-brasileira na escola: os professore de História entre discursos e práticas de representação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GOMES, G. M. S.. Narrativas Escolares da História e da Cultura Afro-Brasileira: os professores de História entre discursos e práticas de representação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GOMES, G. M. S.. A história Contemporânea nos Livros Didáticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GOMES, G. M. S.. Experiências de Letramento Escolar nos Livros Didáticos de História e no Manual do Professor: atividades e seqüências didáticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GOMES, G. M. S.. Experiências de Letramento Escolar nos livros didáticos de História e no manual do professor: atividades e seqüências didáticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GOMES, G. M. S.. Experiências de Letramento Escolar nos livros didáticos de História e no manual do professor: atividades e sequências didáticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GOMES, G. M. S.. Trabalhando com Textos nas Aulas de Português para saber ler e escrever em História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
GOMES, G. M. S.. Leitura e Produção Textual na Escola Pública: um encontro interdisciplinar entre Língua Portuguesa e História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GOMES, G. M. S.. A produção de Sentidos na Sala de Aula: uma experiência interdisciplinar entre Língua Portuguesa e História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
GOMES, G. M. S.. Brincar, Ler e Escrever: a sala de aula como um cenário possível de construção de saberes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GOMES, G. M. S.. Leitura e Produção de Textos nas Aulas de Português. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
GOMES, G. M. S.. Reforçando a História: alguns passos para a inclusão digital. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GOMES, G. M. S.. Os lugares do Negro no Brasil: ciência e identidade nacional nas definições do ser e do fazer negros em Nina Rodrigues 2011 (Monografia de conclusão de curso de Graduação).

2.
GOMES, G. M. S.; (Vários) . A gênese de um homem. In: II Concurso de Contos e Poesias da UFRPE. Recife: Editora da UFRPE, 2010 (Conto).

3.
GOMES, G. M. S.; (Vários) . Poesia. In: II Concurso de Contos e Poesias da UFRPE. Recife: Editora da UFRPE, 2010 (Poesia).

4.
GOMES, G. M. S.. Ler, Escrever e Narrar Histórias na Sala de Aula: perspectivas teóricas e práticas para o ensino de história sob a ótica do letramento escolar 2009 (Monografia de conclusão de curso de Graduação).

5.
GOMES, G. M. S.; (Vários) . Mulheres entre Espinhos. In: I Concurso de Contos e Poesias da UFRPE. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2008 (Poesia).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, G. M. S.. Curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Etnicorraciais - Religiosidades Negras. 2013. .

2.
GOMES, G. M. S.; NASCIMENTO NETO, L. D. . História e Cultura Afro-Brasileira na Sala de Aula. 2013. .

3.
GOMES, G. M. S.; SILVA, G.C.M. . As religiões Afro-Brasileiras entre interpretações e significados. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

4.
QUEIROZ, M. R. F. ; GOMES, G. M. S. . Os lugares das culturas negras na identidade brasileira: concepções, práticas e alternativas de ensino. 2012. .

5.
GOMES, G. M. S.. Multiculturalismo e Educação: inserido a cultura pernambucana e afro-brasileira nas práticas pedagógicas. 2012. .

6.
QUEIROZ, M. R. F. ; GOMES, G. M. S. . Os lugares das culturas negras na identidade brasileira: concepções, práticas e alternativas de ensino. 2012. .

7.
GOMES, G. M. S.. Linguagens Alternativas no Ensino da História. 2012. .

8.
GOMES, G. M. S.. História e Cultura Afro-Brasileira na Sala de Aula. 2012. .

9.
GOMES, G. M. S.; CLEMENTE, J. S. . Literatura, Política e Ancestralidades Negras.. 2011. .

10.
GOMES, G. M. S.; NASCIMENTO NETO, L. D. . Movimenos de Axé: as danças dos orixás e a criação de narrativas históricas. 2011. .

11.
GOMES, G. M. S.. Práticas do Ensino de História e Cultua Afro-Brasileira. 2011. .

12.
GOMES, G. M. S.; CHAGAS, Elba . Por um lugar no ensino de história: novas abordagens da História e cultura afro-brasileira e indígena na sala de aula. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
GOMES, G. M. S.. Literatura Afro-Brasileira. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
GOMES, G. M. S.. História e Cultura Afro-Brasileira na sala de aula. 2010. .

15.
GOMES, G. M. S.. História e Cultura Afro-Brasileira na sala de aula: construindo novas práticas pedagógicas. 2010. .

16.
SANTANA, M. M. ; SILVA, M. A. G. ; SILVA, C. M. ; GOMES, G. M. S. . Estrátégias Pedagógicas para a implementação da Lei 10.639/03 nas redes municipais de ensino. 2010. .

17.
GOMES, G. M. S.; NASCIMENTO NETO, L. D. ; CLEMENTE, J. S. . História e Cultura Afro-Brasileira na Sala de Aula: construindo novas metodologias. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
GOMES, G. M. S.. Ritmos e Passos Pernambucanos: percussão, dança e Rabeca. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
GOMES, G. M. S.; NASCIMENTO NETO, L. D. . A Magia do Teatro no Ensino de História: pensando um projeto pedagógico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
GOMES, G. M. S.. Experiências de letramento escolar nos livros didáticos de história e no manual do professor: atividades e seqüências didáticas (relatório final ). 2009. (Relatório de pesquisa).

21.
GOMES, G. M. S.. Experiências de letramento escolar nos livros didáticos de história e no manual do professor: atividades e seqüências didáticas (relatório parcial). 2009. (Relatório de pesquisa).

22.
GOMES, G. M. S.; FALCAO, L. . Monitoria da Disciplina História Contemporânea I. 2009. (Monitoria).

23.
GOMES, G. M. S.; NASCIMENTO NETO, L. D. . História e cultura afro-brasileira na sala de aula: desafios e possibilidades. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
GOMES, G. M. S.; NASCIMENTO NETO, L. D. . História e Cultura afro-brasileira na sala de aula: construindo novas práticas pedagógicas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
LUNA, S. C. A. ; NASCIMENTO, A. L. ; GOMES, G. M. S. . Patrimônio: reconhecer e preservar. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

26.
GOMES, G. M. S.; NASCIMENTO NETO, L. D. ; CLEMENTE, J. S. ; Eduardo José Silva Lima ; SOUZA, R. T. . História e Cultura Afro-Brasileira na Sala de Aula: construindo novas práticas pedagógicas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

27.
GOMES, G. M. S.. Atividades lúdicas e experiências de letramento na sala de aula :relatório parcial. 2008. (Relatório de pesquisa).

28.
GOMES, G. M. S.. Atividades lúdicas e experiências de letramento na sala de aula: relatório final. 2008. (Relatório de pesquisa).

29.
GOMES, G. M. S.; LIMA, E. J. S. ; SOUZA, R. T. . História e Linguagem: a imortalidade do indivíduo no processo da escrita. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
GOMES, G. M. S.; LIMA, E. J. S. ; SOUZA, R. T. . História e Linguagem: a imortalidade do indivíduo no processo de escrita. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

31.
GOMES, G. M. S.. Leitura e Produção de textos nas aulas de Português: relatório final. 2007. (Relatório de pesquisa).

32.
NASCIMENTO, A. L. ; LUNA, S. C. A. ; GOMES, G. M. S. ; COSTA, A. T. M. ; OLIVEIRA, R. I. S. ; SANTOS, J. L. ; SILVA, R. C. C. ; Bittencourt, A. . Educação Patrimonial em Alagoinha. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

33.
GOMES, G. M. S.. Desenvolvendo o Projeto BIA (Bolsa de Incentivo Acadêmico). 2006. (Relatório de pesquisa).

34.
GOMES, G. M. S.. Reforçando a História: alguns passos para a inclusão social (relatório final). 2006. (Relatório de pesquisa).

35.
NASCIMENTO, A. L. ; LUNA, S. C. A. ; GOMES, G. M. S. . Educação Patrimonial do Município de Alagoinha-PE: valorização e melhoria da qualidade de vida da população. 2006. (Projeto de Extensão Acadêmica).

36.
NASCIMENTO, A. L. ; LUNA, S. C. A. ; SILVA, W. B. ; GOMES, G. M. S. ; SOUZA, R. T. ; COSTA, A. T. M. ; SILVA, R. C. C. ; OLIVEIRA, R. I. S. . A Arte Faz História: uma proposta interdisciplinar e alternativa construindo uma nova forma de aprendizagem em Pernambuco. 2006. (Projeto de Extensão Acadêmica).

37.
MELO, S. H. D. ; GOMES, G. M. S. . Leitura e Produção de Textos na Escola Pública: projeto temático e ensino. 2006. (Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC/UFRPE)).

38.
GOMES, G. M. S.; LUNA, S. C. A. . Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA). 2005. (Projeto de Extensão Acadêmica).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
GOMES, G. M. S.. No terreiro de Pai Toinho. 2008. Teatral.

2.
GOMES, G. M. S.. Até o último dia. 2008. Teatral.

3.
GOMES, G. M. S.. Monólogos 'Negro' e 'D. Edith'. 2007. Teatral.

4.
GOMES, G. M. S.. Lá, no alto da favela. 2007. Teatral.

5.
GOMES, G. M. S.. Jeitinho Brasileiro. 2007. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
GOMES, G. M. S.. Bailarino, coreógrafo da Entidade Cultural Afoxé Oxum Pandá. 2014 (Apresentação Artística - Dança).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, G. M. S.; SILVA, S. F.; SILVA, G.C.M.. Participação em banca de MARILIA LIMA DE ARAÚJO.Casamentos mistos na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição - Água Branca/AL (1864-1888). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
GOMES, G. M. S.; CRUZ, J. V.; MARQUES, L. S.. Participação em banca de Millena Moreira dos Santos.Usina de Angiquinho: história, memória e identidade local. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
GOMES, G. M. S.; BARBALHO, J. I. S.; MORAES, F. A. A.. Participação em banca de Jefferson Félix dos Santos.As lágrimas de um patrimônio: a busca pela identificação e valorização do patrimônio arqueológico de Delmiro Gouveia, Alagoas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
GOMES, G.M.S.. Participação em banca de Amilka Laísa Pereira da Silva Lima.Menina pode brincar com menino? Discutindo relações de gênero na educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

5.
GOMES, G. M. S.; SILVA. M. A.; BARBALHO, J. I. S.; NASCIMENTO NETO, L. D.. Participação em banca de José Emerson Máximo de Carvalho.Educação Quilombola: estudo sobre a ressemantização do termo Quilombo e experiências da educação na comunidade quilombola Cruz - Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

6.
SILVA, G.C.M.; GOMES, G. M. S.; NASCIMENTO NETO, L. D.. Participação em banca de Thiago Marques Pereira.A imagem como metodologia em sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

7.
GOMES, G. M. S.; CRUZ, J. V.; SOUZA, A. F. G.. Participação em banca de Cristina Rodrigues Gaia.Florescendo na Pedra: o ensino superior público em Delmiro Gouveia/Sertão de Alagoas, 2008-2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

8.
SILVA. M. A.; SANTOS, M. R. N.; GOMES, G. M. S.. Participação em banca de Manoel Messias Matias Dantas.A educação Étnico-Racial e o Ensino de História no Município de Água Branca: relações étnico raciais e a formação do professor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

9.
MERCADO, L. P. L.; LIMA, J.R.S.; GOMES, G. M. S.. Participação em banca de Luciene Gomes da Silva.Fazer História: a metodologia utilizada pelos professores de História no processo ensino-aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental II em escolas da rede estadual de Maceió. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

10.
SILVA, G.C.M.; GOMES, G. M. S.; SILVA, A. F. A.. Participação em banca de Maria Claudinéia Gomes da Costa.O Ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira nas séries iniciais do município de Garanhuns. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOMES, G. M. S.; LIMA, A. S.; MORAES, F. A. A.; CUNHA, D. N.. Professor Assistente - História Antiga e Medieval. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

2.
BEZERRA, Maria do Socorro Coelho; NETO, Alcides José Omena; SILVA, Alexandre César Batista; GOMES, G. M. S.. Contabilidade Gerencial e Financeira. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

3.
SANTOS, Anderson Moreira Aristides dos; NETO, Adhemar Ranciaro; SOUZA, Evaldo Santana; GOMES, G. M. S.. Métodos Quantitativos. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

Outras participações
1.
VINICIOS, Marcos; ARÔXA, Aiza; VILAR, Rosenilda; GOMES, G. M. S.; CHAGAS, Elba. Banca Avaliadora dos Projetos de Pesquisa Científica da MONJATEC (Mostra Jarbas de Tecnologia e Ciência). 2011. Escola Estadual Jarbas Passarinho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Nacional de História do Sertão.Ensino de História e identidades docentes: memórias, narrativas e formação. 2015. (Encontro).

2.
XII Festival de Inverno de Água Branca.A presença negra no sertão de Alagoas. 2015. (Outra).

3.
I Encontro Nacional de História e a discussão do Golpe.Dos sertões ao litoral: vivências teóricas e práticas do ensino de história contemporâneo. 2014. (Encontro).

4.
Curso de Extensão: olhares de Clio.História e Cultura Afro-Brasileira. 2013. (Outra).

5.
Curso de Extensão Sexta da Educação.A cor da cultura nas escolas públicas. 2013. (Outra).

6.
Seminário Internacional Universidade, Arte, Cultura e Desenvolvimento.Universidade, Cultura e Desenvolvimento. 2013. (Seminário).

7.
V Encontro Nacional de História da UFAL.Cenários, Experiências e Narrativas: o Ensino de História em Perspectivas Contemporâneas. 2013. (Encontro).

8.
7º Seminário Preparatório da Comissão Julgadora do Festival de Quadrilhas Juninas do Recife. 2012. (Seminário).

9.
III Encontro Internacional de Ensino de História VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Entre Noções e representações da cultura afro-brasileira nos livros didáticos. 2012. (Encontro).

10.
III Seminário Internacional: História e Historiografia e X Seminário de Pesqusia do Departamento de História da UFC.A Cultura afro-brasileira como discursividade: diálogos conceituais entre o ensino de história e a historiografia. 2012. (Seminário).

11.
Lançamento da Edição 7 da Revista Historien Acadêmica (Índios e negros no Brasil: análises, perspectivas e iniciativas).História e Cultura dos povos indígenas e afrodescendentes. 2012. (Outra).

12.
Colóquio de História e Arte: história e arte: encontros.Arte, cultura, política e ancestralidades negras para o ensino de história. 2011. (Encontro).

13.
Colóquio de História e Arte: história e arte - encontros.Afoxés de Pernambuco: arte, religião, militância e consciência histórica.. 2011. (Encontro).

14.
Encontro de Estudantes Pesquisadores das Culturas Populares.A cultura afro-brasileira na escola: os professores de História entre discursos e práticas de representação. 2011. (Encontro).

15.
I Colóquio de Ensino de História Contemporânea: 140 anos da Comuna de Paris.A história Contemporânea nos Livros Didáticos de História. 2011. (Outra).

16.
Identidade e Consciência no Engenho.Práticas de Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. 2011. (Oficina).

17.
II Colóquio Africanidades na Sala de Aula.Metodologia e ensino de História da África. 2011. (Outra).

18.
IV Seminário do Conexões de Saberes na UFRPE.Uma vez conexista, sempre conexista. 2011. (Seminário).

19.
IX Semana de História da UFRPE.Por um lugar no ensino de História: novas abordagens da História e da cultura afro-brasileira e indígena nas salas de aula. 2011. (Outra).

20.
XXVI Simpósio Nacional de História.Narrativas Escolares da História e da Cultura Afro-brasileira: os professores de história entre discursos e práticas de representação.. 2011. (Simpósio).

21.
5º Seminário Preparatório da Comissão Julgadora do Concurso de Agremiações Carnavalescas do Recife, 2010. 2010. (Seminário).

22.
5º Seminário Preparatório da Comissão Julgadora do Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas 2010. 2010. (Seminário).

23.
I Colóquio Africanidades em sala de aula.Metodologias para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. 2010. (Oficina).

24.
I Colóquio Africanidades em sala de aula.A cultura afro-brasileira na escola: limites e possibilidades. 2010. (Encontro).

25.
II Concerto de Leitura.Literatura Afro-Brasileira. 2010. (Oficina).

26.
I Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - I SINIEL.Espelhos de Histórias: a inserção de gêneros textuais diversificados nos livros didáticos de história. 2010. (Simpósio).

27.
Seminário Manuel Correia de Andrade - Vida e Obra. 2010. (Seminário).

28.
Seminário Nacional Desafios e Perspectivas da Implementação da Lei nº 10.639/03 no Brasil.Socializando experiências pedagógicas de implementação da lei nº 10.639/03. 2010. (Seminário).

29.
Seminário Nacional Desafios e Perspectivas da Implementação da Lei nº 10.639/2003 nas Redes Municipais de Ensino.Entre Práticas e Representações no Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira: construindo conceitos e desconstruindo preconceitos. 2010. (Seminário).

30.
Sessão Coordenada do NEPHEPE - Educação Patrimonial. 2010. (Outra).

31.
VIII Semana de História da UFRPE - Cultua e Sociedade.Documentos e Pesquisa Histórica. 2010. (Encontro).

32.
VIII Semana de História da UFRPE - Cultua e Sociedade.Pardos e Negros no Brasil colonial: resistência cultural e luta por inclusão social. 2010. (Encontro).

33.
1º Ciclo de Palestras do Diretório Acadêmico de Pedagogia Zélia Gattai. 2009. (Outra).

34.
Curso História, Cotidiano e Cidade. 2009. (Outra).

35.
Exposição Lua Gonzaga.Exposição Lua Gonzaga. 2009. (Outra).

36.
II Concurso de Contos e Poesias da UFRPE.A Gênese de um Homem. 2009. (Outra).

37.
III Seminário Local do Programa Conexões de Saberes. 2009. (Seminário).

38.
III Seminário Nacional - ações afirmativas nas IES: por uma agenda propositiva. 2009. (Seminário).

39.
IV Seminário Pernambucano da Consciência Negra. 2009. (Seminário).

40.
IX Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco.Experiências de Letramento Escolar nos livros didáticos de História e no manual do professor. 2009. (Encontro).

41.
Semana Luiz Gonzaga. 2009. (Encontro).

42.
Territórios Afro-brasileiros: histórias novas de culturas milenares.Um legado e um recado: agora é lei ensinar história e cultura afro-brasileira. 2009. (Seminário).

43.
VII Semana de História da UFRPE.Experiências de Letramento Escolar nos Livros Didáticos de História e no Manual do Professor: atividades e seqüências didáticas. 2009. (Encontro).

44.
XXIX Encontro Nacional de Estudantes de História: descobrindo o nosso norte.História e Cultura Afro-Brasileira na Sala de Aula: construindo novas metodologias. 2009. (Encontro).

45.
4ª Semana Acadêmica e Cultural da UFPE.Mesa Redonda: Linguagens Visual, Sonora e Literária como Possibilidades de Ensino de História. 2008. (Encontro).

46.
Colóquio Internacional Educação, Raça e Desigualdade. 2008. (Congresso).

47.
I Concurso de Contos e Poesias da UFRPE.Mulheres entre Espinhos. 2008. (Outra).

48.
II Encontro Pernambucano de Pesquisa Educacional em Pernambuco - objetos de investigação e inserção social.Ensino de História e Letramento Escolar: novas perspectivas teóricas e práticas. 2008. (Encontro).

49.
I Seminário Nacional de Teoria da História e Históriografia - 1968 e a reescrita da história. 2008. (Seminário).

50.
I Seminário Regional do Nordeste do Programa Conexões de Saberes.O Teatro da Comunidade: espaço de sociabilidades, sensibilidades, educação e cidadania. 2008. (Seminário).

51.
Programa Plural: formação sobre o tema da inclusão e da exclusão, a partir de oficinas de arte. 2008. (Oficina).

52.
VIII Jornada de Ensno, Pesquisa e Extensão da UFRPE. Atividades Lúdicas e Experiências de Letramento na Sala de Aula. 2008. (Congresso).

53.
VI Semana de História da UFRPE - História e Memória do Nordeste: a construção historiográfiica de uma região.Pernambuco e o ensino de História na rede pública: encontros e desencontros entre linguagens, memórias e identidades. 2008. (Encontro).

54.
V Seminário Pernambucano da Conciência Negra. 2008. (Seminário).

55.
XVIII Encontro Nacional de Estudantes de História: Movimentos em movimento?.Canções, Colombinas, HQs e Textos: diálogos possíveis entre linguagens alternativas no ensino de Português e História. 2008. (Encontro).

56.
A paródia na sala de aula. 2007. (Oficina).

57.
Coesão e Coerência reconciliados na prática de Ensino de Língua Portuguesa. 2007. (Oficina).

58.
compreensão e processo inferencial: para bom entendedor. 2007. (Oficina).

59.
Fala que eu te escuto: trabalhando o debate em sala de aula. 2007. (Oficina).

60.
H o quê? Trabalhando o letramento através das histórias em quadrinhos. 2007. (Oficina).

61.
I Colóquio Internacional de História da UFRPE - Brasil e Portugal: nossa história ontem e hoje. A Produção de Sentidos na Sala de Aula: uma experiência interdisciplinar entre Língua Portuguesa e História. 2007. (Congresso).

62.
I Encontro Pernambucano de Ensino de História.Trabalhando com Textos nas Aulas de Português para Saber Ler e Escrever em História. 2007. (Encontro).

63.
I Encontro Regional em História Social e Cultural. 2007. (Congresso).

64.
I Encontro Regional em História Social e Cultural.Brincar, Ler e Escrever: a sala de aula como um cenário de construção de saberes. 2007. (Encontro).

65.
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2007. (Seminário).

66.
Implícitos Lingüísticos no ensino da Língua Portuguesa. 2007. (Oficina).

67.
Lendas e Mitos. 2007. (Oficina).

68.
Leu, Releu, Aconteceu: (re)construindo contos infantis. 2007. (Oficina).

69.
literatura e cinema: combinação de gêneros. 2007. (Oficina).

70.
projetos didáticos: textos para além da sala de aula. 2007. (Oficina).

71.
RPG: o teatro da mente (o RPG na criação de unidades didáticas para o ensino de L.P.. 2007. (Oficina).

72.
VII Jornadad e Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Leitura e Produção de Textos nas Aulas de Português. 2007. (Congresso).

73.
V Semana de História da UFRPE.História e Linguagem: a imortalidade do indivíduo no processo da escrita. 2007. (Oficina).

74.
V Semana de História da UFRPE: História e Interdisciplinaridade: da teoria à prática.Leitura e Produção Textual na Escola Pública: um encontro interdisciplinar entre Língua Portuguesa e História. 2007. (Simpósio).

75.
I Encontro de Interação Universidade x Empresa. 2006. (Encontro).

76.
I Encontro de Interação Universidade x Empresa. 2006. (Encontro).

77.
II Encontro Cultura, Modernidade e Memória.Arte-Educação em Alagoinha: ressignificando a identidade local. 2006. (Encontro).

78.
I Jornada de Incentivo Acadêmico.Reforçando a História: alguns passos para a inclusão social. 2006. (Encontro).

79.
I Semana de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (I SEMEX/UFRPE).Educação Patrimonial do Município de Alagoinha-PE: valorização e melhoria da qualidade de vida da população. 2006. (Encontro).

80.
I Simpósio sobre a pesquisa em História. 2006. (Simpósio).

81.
VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE.O Letramento nas Aulas de Português. 2006. (Encontro).

82.
II Seminário Nacional Redescobrindo o Brasil. 2005. (Seminário).

83.
IV Semana de História da UFRPE. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, G. M. S.. II Encontro Nacional de História do Sertão. 2015. (Congresso).

2.
SILVA, C. M. ; GOMES, G. M. S. . Memória e Resistência Negra: múltiplas faces da arte afro-pernambucana. 2012. (Exposição).

3.
GOMES, G. M. S.. Oficina de Extensão História e Cultura Afro-Brasileira na sala de aula. 2010. (Outro).

4.
ALMEIDA, S.C.C. ; SILVA, G.C.M. ; GOMES, G. M. S. . 3º Encontro Internacional de História Colonial. 2010. (Congresso).

5.
FALCAO, L. ; GOMES, G. M. S. . VII Semana de História da UFRPE: Navegando entre as Fronteiras da História: ensino, pesquisa e extensão. 2009. (Congresso).

6.
SILVA, G. B. ; GOMES, G. M. S. . VI Semana de História da UFRPE: História e Memória do Nordeste: a construção historiográfica de uma região. 2008. (Congresso).

7.
DIAS, L. ; GOMES, G. M. S. . Semana Luiz Gonzaga. 2008. (Congresso).

8.
GOMES, G. M. S.. V Semana de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco - História e Interdisciplinaridade: da teoria à prática. 2007. (Congresso).

9.
ALMEIDA, S.C.C. ; GOMES, G. M. S. . I Colóquio Internacional de História da UFRPE - Brasil e Portugal: nossa história ontem e hoje. 2007. (Congresso).

10.
CABRAL, Alcileide ; GOMES, G. M. S. . I Encontro Regionl em História Social e Cultural. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andréa Pereira da Silva Viana. Mulher, Religião e Educação: funções assistencialistas do educandário de Água Branca ? AL (1958 a 1992).. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

2.
Lino Eduardo Monteiro Pedrosa. Na ginga do tempo, as lutas: história e memória da capoeira em Delmiro Gouveia. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

3.
Leoneide dos Santos Silva. Sentidos e usos do patrimônio histórico de Água Branca pela população local no tempo presente. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

4.
Izabel dos Santos. Aprender, jogar, saber: reflexões sobre o uso de jogos didáticos no ensino de história. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

5.
Maria Eduarda dos Santos. História e Cultura Afro-Brasileira na comunidade quilombola da Serra das Viúvas, Água Branca, Alagoas (2015-2018). Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

6.
Leide Daiane Barros de Aquino. Representações de Professores de História, no Sertão de Alagoas, sobre a Cultura Afro-Brasileira. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

7.
Samira Kelly da Silva Torres. Memórias de Professoras Negras no alto sertão alagoano. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

8.
Paulo Henrique Matos Andrade. Memórias da Imigração Italiana em Jequié, BA. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

9.
Tamires Vieira da Silva. Experiências Estéticas na Formação de Professores de História no Sertão Alagoano (2013 - 2016). Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

10.
Tiego Ribeiro Gomes. Os axés e os conflitos silenciados: memórias da intolerância religiosa em Delmiro Gouveia, sertão alagoano (1985-2015). Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

11.
Ryclesia Correia de Carvalho. A diversidade cultural no ensino de história em Delmiro Gouveia: desafios e possibilidades.. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

12.
Eliane Beserra Cavalcanti. a influência do PIBID na formação de professores de História em Delmiro Gouveia (2014-2016). Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

13.
Iêda dos Santos da Silva. Abí Axé Egbé: a formação de um grupo de cultura negra como espaço de ensino de história e cultura afro-brasileira no sertão alagoano.. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

14.
Ellen Cirilo dos Santos. O axé se renova: a formação histórica do movimento político da Juventude de Terreiro de Alagoas (2003 - 2016). Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

15.
Melquíades de Oliveira Rodrigues. Sob a virtualidade das rimas: as reconfigurações da literatura de cordel na contemporaneidade. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

16.
Luís Gustavo da Silva Leitão. Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula: as possibilidades de novos ritmos, cores, formas e conteúdos no Ensino de História Contemporânea.. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

17.
Ana Maria Moreno dos Santos. O candomblé como objeto de estudo da historiografia brasileira: análise de um percurso científico. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

18.
Carla Alves dos Santos Silva. O Ensino de História na Educação Escolar Indígena na comunidade indígena Jeripancó ? Pariconha, sertão Alagoano.. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Millena Moreira dos Santos. USINA DE ANGIQUINHO: HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADE LOCAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Gustavo Manoel da Silva Gomes.

2.
Marília de Lima Araújo. CASAMENTOS MISTOS NA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO-ÁGUA BRANCA/AL (1864-1888). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Gustavo Manoel da Silva Gomes.

3.
Maíra Michelle Pereira da Silva. ESTRATÉGIAS NEGRAS EM ÁGUAS BRANCAS: NOTAS PARA UMA HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO/ÁGUA BRANCA NOS SERTÕES DAS ALAGOAS (1864-1865). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Gustavo Manoel da Silva Gomes.

4.
José Emerson Máximo de Carvalho. Educação Quilombola: estudo sobre a ressemantização do termo Quilombo e experiências da educação na comunidade quilombola Cruz - Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Gustavo Manoel da Silva Gomes.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 3:13:07