Rodrigo Albuquerque Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1989643237536642
  • Última atualização do currículo em 28/06/2018


É professor adjunto I no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) da Universidade de Brasília, credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da mesma instituição. Atua, especialmente, nas áreas de sociolinguística interacional, estudos etnográficos, cognição social, linguística de texto e ensino de português brasileiro como primeira língua e como língua adicional. Sobre a formação acadêmica, é doutor em Linguística pela Universidade de Brasília, Mestre em Linguística pela mesma universidade e graduado em Letras Português do Brasil como Segunda Língua também pela UnB. É também líder do grupo de pesquisa "(Im)polidez em diferentes contextos sócio/interculturais", cadastrado no CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Albuquerque Pereira
Nome em citações bibliográficas
Albuquerque, R.;ALBUQUERQUE, RODRIGO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro.
Universidade de Brasília (UnB)
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31072119
URL da Homepage: www.unb.br/lip


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Um estudo de polidez no contexto de L2: estratégias de modalização de atos impositivos por falantes de espanhol, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Cibele Brandão de Oliveira Borges.
Palavras-chave: Cortesia; Sociolingüística interacional; Português para estrangeiros; Etnografia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O processamento de pistas de contextualização: um olhar voltado para os falantes de espanhol,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Cibele Brandão de Oliveira Borges.
Palavras-chave: Sociolingüística interacional; Ensino de Português como Segunda Língua; Etnografia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
2016 - 2018
Especialização em Neurociência aplicada à avaliação e intervenção psicopedagógica. (Carga Horária: 450h).
Espaço Vida, EVIDA, Brasil.
Título: O impacto da avaliação das funções executivas na competência aritmética: um estudo de caso.
Orientador: Zilanda Pereira de Souza.
2012 - 2013
Especialização em Docência no Ensino Superior com Ênfase em EaD. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Jesus Maria José, FAJESU, Brasil.
Título: Interação a distância: percursos e reconstruções.
2004 - 2004
Especialização em Fisioterapia Neurofuncional. (Carga Horária: 495h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A relação entre a prematuridade e a aquisição de motricidade fina no processo de alfabetização.
2001 - 2006
Graduação em Letras.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1998 - 2003
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: O uso do Turbilhão no tratamento da espasticidade em Paralisia Cerebral.
Orientador: Maria Beatriz Silva e Borges.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em La (des)cortesía como estrategia para construir imagen social en interaccio. (Carga horária: 10h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2017 - 2017
A filosofia do ato em Bakhtin: reflexões sobre sujeito e ensino de língua. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
2017 - 2017
Os gêneros do discurso como mediadores da prática de análise linguística na. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2017 - 2017
Elaboração de conteúdo impresso para EAD. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2016 - 2016
Introdução à psicolinguística. (Carga horária: 6h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2016 - 2016
I Seminário Interinstitucional de Letramentos Múltiplos. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2016 - 2016
1º Workshop para Elaboração de Tarefas da Parte Escrita e Elementos Provoca. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2016 - 2016
Elaboração de Material Didático. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2006 - 2010
Língua Espanhola. (Carga horária: 399h).
Cooperativa de Ensino de Língua Estrangeira Moderna do DF, COOPLEM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em I Semana da Linguagem. (Carga horária: 30h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2005 - 2005
Aquisição de segunda língua (L2). (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Leitura e Interpretação de Textos em Língua Ingles. (Carga horária: 30h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1994 - 1999
Língua Inglesa. (Carga horária: 698h).
Centro Intereescolar de Línguas de Taguatinga, CILT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Doutorando
Outras informações
Linha de Pesquisa: Sociolinguística Interacional. Investigação: A polidez no contexto de L2: estratégias de modalização de atos impositivos por falantes de espanhol

Atividades

12/2017 - Atual
Extensão universitária , Campus Darcy Ribeiro, .

Atividade de extensão realizada
Formação em Linguística de Texto.
10/2017 - Atual
Extensão universitária , Campus Darcy Ribeiro, .

Atividade de extensão realizada
Gêneros textuais/discursivos no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica.
06/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Linguística, .

08/2017 - 12/2017
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística Interacional
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Textos
Seminário de Português
08/2017 - 08/2017
Extensão universitária , Campus Darcy Ribeiro, .

Atividade de extensão realizada
Artigo científico: aspectos linguístico-discursivos (práticas de análise).
07/2017 - 08/2017
Extensão universitária , Campus Darcy Ribeiro, .

Atividade de extensão realizada
Avaliação de desempenho em Língua Portuguesa no Ensino Médio.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Textos
Projeto de Curso
Projeto de Curso: Elaboração de multimeios
03/2017 - 07/2017
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
03/2017 - 07/2017
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pragmática
Aquisição de Linguagem
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Textos
Projeto de Curso
Projeto de Curso: Elaboração de multimeios
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental I
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório: resolução de problemas de leitura e de redação
Prática de Textos
01/2016 - 02/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Oficial (disciplina ministrada no período de Verão)
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Textos
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Multimeios
Laboratório de leitura e redação - PBSL
Prática de Texto

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação, Carga horária: 8
Outras informações
Assistente de Coordenação do grupo de Língua Portuguesa.

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2015 - Atual
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2015 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
07/2013 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde, .

Cargo ou função
Assistente de Coordenação da disciplina de Língua Portuguesa.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2014 - 07/2014
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2014 - 07/2014
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2014 - 07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2013 - 12/2013
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de Discurso
02/2013 - 07/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semântica do Português
Análise de Discurso
02/2013 - 07/2013
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2013 - 07/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2013 - 07/2013
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2013 - 07/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Faculdade Jesus Maria José, FAJESU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Professor universitário, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 20

Atividades

08/2014 - 09/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe
Semântica
02/2014 - 07/2014
Direção e administração, Coordenação de curso, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2014 - 07/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Oral e Escrita em Língua Portuguesa 1
Sintaxe
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Abordagem e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa
Morfossintaxe
Semântica
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2013 - 07/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe
Abordagens e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa
Trabalho de Conclusão de Curso
Prática Oral e Escrita em Língua Portuguesa 2
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe
Tópicos Atuais em Letras
Trabalho de Conclusão de Curso
Semântica
02/2012 - 07/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe
Semântica
Trabalho de Conclusão de Curso
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Oral e Escrita em Língua Portuguesa 1
Trabalho de Conclusão de Curso
Tópicos Atuais em Letras
02/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia
04/2010 - 12/2010
Ensino, Estudos Aprofundados em Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Semântica: estrutura e significado
Semântica: significado e discurso

ICESP - Promove de Brasília, ICESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Professor das disciplinas de Introdução à Linguística, Latim. Orientador de TCC1 (projeto de pesquisa) e TCC2 (projeto final).

Atividades

07/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Linguística
Latim
TCC 1 (orientação de pré-projeto)
TCC 2 (orientação de monografia)

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, CESPE - UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Revisor de textos.


Colégio Marista de Brasília, ABEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Coordenador de área, Enquadramento Funcional: Coordenador de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Colégio Projeção, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Inglesa - Ensino Fundamental I


Escola Monteiro Lobato, EML, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Língua Inglesa - Ensino Fundamental I e II Professor de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II Professor de Educação Musical - Ensino Fundamental II


Centro Educacional Brasil Central, BC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Inglesa - Educação Infantil Professor de Língua Inglesa - Ensino Fundamental I e II


Colégio La Salle, LS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa em curso preparatório para o PAS, ENEM e Vestibular.

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Inglesa - Ensino Fundamental II Professor de Língua Inglesa - Ensino Médio


Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin, ED, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor em Pós-Graduação Lato Sensu, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas ministradas: Semântica Pragmática Análise do Discurso Língua Portuguesa, Linguística e Comunicação Psicologia do Desenvolvimento Psicologia da Infância Psicopedagogia para Superdotados


Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas, PEEPFOL - UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Turmas: iniciante hispanofalantes; intermediários hispanofalantes; avançado 1.


Universidade Aberta do Brasil, UNB - UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Tutor da disciplina: "Escrita e Reflexão Gramatical".



Linhas de pesquisa


1.
Português Brasileiro como Língua Adicional: estratégias de co-construção de sentidos em perspectiva intercultural

Objetivo: Como objetivo geral, proponho-me a investigar os contextos de fala e de escrita que envolvam interlocutores em contato sociocultural e intercultural, guiado, sobretudo, pelas perspectivas bakhtiniana, vigotskiana e gumperziana, a fim de ter acesso à construção de sentido desses sujeitos por meio da noção de gêneros textuais, da mediação sociocultural e da linguística antropológica..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
(Im)polidez em diferentes contextos sócio/interculturais
Descrição: Este projeto nasce da necessidade dos coordenadores desse grupo de pesquisa de formar um sólido grupo de trabalho para o estudo da polidez e da impolidez no que tange aos contextos socioculturais (de uma mesma cultura) e aos contextos interculturais (entre culturas), bem como de dar continuidade às atividades de pesquisa desenvolvidas individual e coletivamente, e às orientações de trabalhos, nos níveis de graduação e pós-graduação. Como objetivo principal, almejamos realizar investigações sobre manifestações de (im)polidez em diferentes contextos sócio/interculturais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Análise e Produção de Materiais Didáticos Multimodais em Português Brasileiro como Língua Adicional
Descrição: Promover reflexões e ações relacionadas a análise e produção de materiais didáticos em português brasileiro como língua adicional no âmbito da graduação em Letras e da pós-graduação em Linguística, gerando trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica, dissertações e teses.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
SOLEDUC - Sociolinguística, Letramento Múltiplos e Educação
Descrição: Agregar pesquisas realizadas no âmbito da (Socio)linguística, dos letramentos múltiplos e de áreas afins desenvolvidas em diferentes contextos sociais, que abrangem a investigação na língua, linguagem, diversidade cultural, ideológica e identitária, principalmente em comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas), contemplando a educação na concepção inter e transdisciplinar. Além disso, focar também contextos que envolvam a leitura e a escrita nas diversas práticas sociais. Esse trabalho repercute no registro de variedades linguísticas do Português Brasileiro, língua em situação de contato: bilinguismo, impacto da leitura e da escrita na sociedade, conforme o contexto de circulação dessas modalidades e promoção de uma educação linguística mais centrada na realidade social das pessoas, tendo em vista territórios físicos e virtuais. Finalmente, contribuir para a produção de material didático no contexto de suas referências, formação de professores. Formação de pesquisadores etnográfos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
TESSITURAS: estudos linguísticos e literários em textos orais e escritos
Descrição: LINHA DE PESQUISA 1: Gêneros textuais: reflexões teórico-metodológicas e produção de materiais didáticos de língua portuguesa. Objetivo: a partir das reflexões teórico-metodológicas concernentes aos estudos de gêneros textuais, elaborar materiais didáticos e cursos de língua portuguesa como língua materna e como língua adicional nas modalidades presencial e a distância, orientados pela perspectiva sociointeracional e pelas metodologias ativas. LINHA DE PESQUISA 2: A representação das minorias na literatura e nas novas mídias. Objetivo: analisar as minorias, sua representatividade na literatura e nas novas mídias a partir das áreas de pesquisa do Gênero e Feminismo, da Semiótica/Multimodalidade, da Análise Crítica do Discurso e dos Direitos Humanos. LINHA DE PESQUISA 3: Contato intra e interlinguístico e identidade sociolinguística no Centro-Oeste do Brasil, na fronteira Brasil-Uruguai e em Cabo Verde. Objetivo: analisar variação e mudança linguística e contato intra e interlinguístico no Centro-Oeste do Brasil, na fronteira Brasil-Uruguai e em Cabo Verde em paralelo com o projeto Variação Linguística no Centro-Oeste (VALCO) da Universidade de Brasília, o qual arquiva e disponibiliza entrevistas e áudios para pesquisas linguísticas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
As expressões idiomáticas e a competência interacional
Descrição: Avaliar o tratamento dispensado às expressões idiomáticas nos livros didáticos de português como segunda língua, cujo público-alvo seja o falante de inglês, na formação da competência interacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rodrigo Albuquerque Pereira - Coordenador / Jéssica Narayana Correia Hanwinckel - Integrante / José Romário Oliveira de Farias - Integrante.Número de orientações: 1


Outros Projetos


2016 - Atual
Programa Internacional de investigação Científica Nantes, Aveiro, Brasília - PICNAB
Descrição: A Rede PICNAB é um Projeto Internacional de Investigação Científica, de caráter interdisciplinar, que envolve docentes-pesquisadores das universidades de Nantes, França, Aveiro, Portugal e Brasília. As discussões propostas nesta Rede estão orientadas por uma concepção comparativa que exige, por parte dos pesquisadores, um olhar crítico, aberto e interdisciplinar no confronto do humano e das ciências sociais, levando em conta os fatos históricos e sociais, os conceitos didáticos e as práticas educacionais. A abordagem crítica, adotada pelos seus participantes da rede, dedica-se em suas investigações às questões relativas aos novos fluxos migratórios e às relações de ensino e de aprendizagem das línguas e culturas; questões relativas à exclusão e à vulnerabilidade linguística de pessoas em condição de exílio e refúgio; formação de professores, modelos educativos, práticas inovadoras em educação, utilização de práticas artísticas na pedagogia do ensino de línguas e literaturas.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Pipa Comunicação
2015 - Atual
Periódico: L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Cadernos de Linguagem e Sociedade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociocognição.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Pragmática.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística de Texto.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolinguística Interacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Professor homenageado, Faculdade Jesus Maria José.
2015
Professor homenageado, Faculdade Icesp.
2014
Paraninfo, Faculdade Jesus Maria José.
2014
Professor homenageado, Centro Universitário de Brasília.
2013
Paraninfo, Faculdade Jesus Maria José.
2013
Paraninfo, Centro Universitário de Brasília.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Albuquerque, R.;ALBUQUERQUE, RODRIGO2017Albuquerque, R.. A cortesia linguística no contexto de ensino de português brasileiro como língua adicional: a modalização de pedidos por um estudante dominicano. Letra Magna (Online), v. 20, p. 1-16, 2017.

2.
ALBUQUERQUE, RODRIGO2017ALBUQUERQUE, RODRIGO. -Filha do leiteiro-: a negociação de pistas de contextualização no contexto de ensino de português brasileiro como língua adicional. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 11, p. 929-950, 2017.

3.
Albuquerque, R.;ALBUQUERQUE, RODRIGO2017Albuquerque, R.; PINTO, C. C. . A negociação do desacordo mitigado como estratégia de (im)polidez por ministros do Tribunal Superior do Trabalho. MOARA, v. 47, p. 233-254, 2017.

4.
Albuquerque, R.;ALBUQUERQUE, RODRIGO2016Albuquerque, R.. Minha mãe é belíssima: o elogio excessivo como estratégia de (im)polidez em negociação no contato intercultural entre duas estudantes de português do Brasil como Segunda Língua. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, p. 359-377, 2016.

5.
Albuquerque, R.;ALBUQUERQUE, RODRIGO2016Albuquerque, R.. Formação da competência leitora no ensino superior: uma prática de leitura analítico-reflexiva da coerência textual em artigo científico. Desenredo (PPGL/UPF), v. 12, p. 496-516, 2016.

6.
Albuquerque, R.;ALBUQUERQUE, RODRIGO2016Albuquerque, R.. O olhar como estratégia de polidez entre duas estudantes de português brasileiro como língua adicional. Revista Letra Capital, v. 1, p. 53-71, 2016.

7.
Albuquerque, R.;ALBUQUERQUE, RODRIGO2016Albuquerque, R.. Resenha acadêmica no contexto da graduação: em busca da competência pragmático-genérica. Seda, v. 1, p. 42-59, 2016.

8.
Albuquerque, R.;ALBUQUERQUE, RODRIGO2012Albuquerque, R.. Discurso e Contexto: uma abordagem sociocognitiva [resenha]. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 13, p. 209-213, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
Albuquerque, R.; BRANDÃO, C. . Estratégias de (im)polidez: o (des)alinhamento de frames entre ações potencialmente invasivas no contexto de ensino de português brasileiro como língua adicional (PBLA). In: Ana Lúcia Tinoco Cabral; Isabel Roboredo Seara; Manoel Francisco Guaranha. (Org.). Descortesia e cortesia: expressão de culturas. 1ed.São Paulo: Cortez, 2017, v. , p. 209-232.

2.
Albuquerque, R.. A noção de gêneros textuais no ensino de português brasileiro como língua adicional (PBLA): por uma prática centrada na cena genérica. In: Francisca Cordélia Oliveira da Silva; Michelle Machado de Oliveira Vilarinho. (Org.). O que a distância revela: Diálogos em Português Brasileiro como Língua Adicional. 1ed.Brasilia: Universidade Aberta de Brasília, 2017, v. 4, p. 169-193.

3.
Albuquerque, R.. A integração entre a competência intercultural e a interacional no ensino de português para falantes de espanhol. In: Luis Gonçalves. (Org.). O Ensino de Português como Língua Estrangeira: Reflexões sobre a prática pedagógica. 1ed.Roosevelt: Boavista Press, 2016, v. , p. 11-410.

4.
Albuquerque, R.; Silva, D.E.G. . Cortesia verbal e não verbal em sala de aula de português como segunda língua para falantes de espanhol. In: Isabel Roboredo Seara. (Org.). Cortesia: olhares e (re)invenções. 1ed.Lisboa: Chiado, 2014, v. 1, p. 11-596.

5.
Albuquerque, R.. Percepção e interpretação da proxêmica como pista de contextualização em aula para hispanofalantes. In: Kléber Aparecido da Silva. (Org.). Ensinar e Aprender Línguas na Contemporaneidade: Linhas e Entrelinhas. 1ed.Brasília - DF: Pontes, 2010, v. 1, p. 7-311.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Albuquerque, R.. Desculpa, gente, eu tô cansada: a modalização de atos impositivos entre professora de português e alunas falantes de espanhol. In: XI Consiple, 2017, Salvador. Anais do XI Consiple. Salvador: SIPLE, 2016. v. 1. p. 61-67.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Albuquerque, R.. A coerência pragmático-genérica no artigo científico: uma prática de leitura na Universidade de Brasília. In: IX SIGET, 2017, Campo Grande. IX SIGET, 2017.

2.
Albuquerque, R.. O uso estratégico de ferramentas linguístico-discursivas na promoção de ações mais ou menos polidas: um olhar voltado para o ensino de gêneros textuais no contexto de português brasileiro como língua adicional. In: 7o SIL, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos do 7o SIL, 2017.

3.
Albuquerque, R.. O uso estratégico de ferramentas linguístico-discursivas na promoção de ações mais ou menos polidas: um olhar voltado para o ensino de resenha acadêmica na universidade. In: XX Congresso Internacional de Humanidades, 2017, Brasília. Caderno de Resumos, 2017.

4.
Albuquerque, R.. Formação da competência leitora no ensino superior: uma prática de leitura analítico-reflexiva da coerência textual em artigo científico. In: X ABRALIN, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2017.

5.
SILVA, A. Q. S. ; Albuquerque, R. . Implicações identitárias quanto ao uso do termo ?estrangeiro?: reflexões voltadas para os imigrantes haitianos em situação de refúgio. In: I ENPLA, 2017, Brasilia. Caderno de Resumos, 2017.

6.
ARAÚJO, T. B. S. ; Albuquerque, R. . A construção de pistas contextualizadoras em textos multimodais: uma análise em livros didáticos de português brasileiro como língua adicional. In: I ENPLA, 2017, Brasilia. Caderno de Resumos, 2017.

7.
Albuquerque, R.. A noção de gêneros textuais no ensino de português brasileiro como língua adicional (PBLA): por uma prática centrada na cena genérica. In: IV SINALGE, 2017, Campina Grande. Caderno de Resumos, 2017.

8.
Albuquerque, R.; FERRAZ, J. A. ; SILVA, F. C. O. . A produção de sentidos constituída em textos: uma pressuposição baseada na teoria de gêneros e na multimodalidade. In: GEPLAD, 2017, Brasilia. Caderno de Resumos, 2017.

9.
Albuquerque, R.. É hora de produzir: o (des)alinhamento entre livro didático de Língua Portuguesa, sujeito-autor e PCN no contexto do Ensino Médio. In: VI Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2016, Uberlândia. VI Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2016. p. 190.

10.
Albuquerque, R.. Desculpa, gente, eu tô cansada: a modalização de atos impositivos entre professora de português e alunos falantes de espanhol. In: XI Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, 2016, Salvador - BA. Caderno de Resumos e Programação. Salvador: SIPLE, 2016. p. 65-66.

11.
Albuquerque, R.; PACHECO, C. S. . Nem biquíni, nem sunga: o estilo manifestado na resenha acadêmica. In: Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos CONELP, 2016. p. 200-201.

12.
Albuquerque, R.. Meu marido virou uma onça: a consciência metaformulaica na co-construção de atos impositivos modalizados no contexto de L2. In: Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos CONELP, 2016. p. 200-201.

13.
Albuquerque, R.. Resenha Acadêmica no contexto da graduação: em busca da competência genérico-pragmática. In: V Colóquio sobre Gêneros & Textos, 2016, Teresina. Caderno de Resumos e Programação, 2016. p. 104-105.

14.
Albuquerque, R.. Um olhar sobre o olhar: estratégias de polidez em negociação no contato intercultural entre duas estudantes de português do Brasil como Segunda Língua. In: XII PLE-RJ, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2016.

15.
Albuquerque, R.; Cabral, A. L. T. ; Brandão, C. ; Seara, I. R. . A imagem de Dilma Roussef: impolidez em conflito de opiniões. In: XI Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del discurso, 2015, Buenos Aires. Resúmenes Mesas Temáticas, 2015. p. 38-40.

16.
Albuquerque, R.; Lopes, M. R. L. N. ; MARTINS, C. R. B. . Reflexões linguístico-discursivas em torno do gênero textual resenha acadêmica: a busca por uma metodologia de ensino na re(construção) da tipologia argumentativa. In: V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015, Lecce. V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015.

17.
Albuquerque, R.. Meu marido virou uma onça: a consciência metaformulaica na co-construção de atos impositivos modalizados no contexto de L2. In: V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015, Lecce. V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015.

18.
Albuquerque, R.. Coesão e coerência como ferramentas linguísticas da leitura analítica. In: XVIII Congresso Internacional de Humanidades, 2015, Brasília. Caderno de Resumos e Programação, 2015. p. 206-207.

19.
Brandão, C. ; Albuquerque, R. . Estratégias de (des)cortesia: a imposição no contexto de ensino de português como L2. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar (des)cortesia: expressão de cultura(s)?, 2014, São Paulo. II Congresso Internacional Interdisciplinar (des)cortesia: expressão de cultura(s)?, 2014.

20.
Brandão, C. ; Albuquerque, R. . Cortesia interacional: o uso de modalizadores em pedidos por falantes de espanhol. In: Associação de Linguística e Filologia da América Latina, 2014, João Pessoa. Associação de Linguística e Filologia da América Latina, 2014.

21.
Albuquerque, R.. A polidez brasileira e os falantes de espanhol. In: IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2013, Goiânia - GO. A polidez brasileira e os falantes de espanhol, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
Albuquerque, R.. Resenha acadêmica no contexto da graduação: em busca da competência pragmático-genérica. Seda, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, A. M. ; Albuquerque, R. . Estratégias de (im)polidez: a formulação de pedidos em sala de aula no contexto de português brasileiro como língua adicional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MAROTO, A. O. ; Albuquerque, R. . Estratégias de polidez no gênero Carta de Leitor no contexto de português brasileiro como língua adicional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Albuquerque, R.. ?Filha do leiteiro?: a ironia como estratégia de (im)polidez n contexto de ensino de português brasileiro como língua adicional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Albuquerque, R.. Formação da competência leitora no ensino superior: uma prática de leitura analítico-reflexiva da coerência textual em artigo científico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Albuquerque, R.. A noção de gêneros textuais no ensino de português brasileiro como língua adicional (PBLA): por uma prática centrada na cena genérica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Albuquerque, R.. As cadeias de referenciação no gênero resumo acadêmico: um olhar linguístico-discursivo para a construção da pessoa do discurso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Albuquerque, R.. A construção de sentidos em texto multimodais no ensino de português brasileiro como língua adicional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Albuquerque, R.. Aquisição de Linguagem: um olhar para interioridade e a exterioridade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Albuquerque, R.. A coerência pragmático-genérica no artigo científico: uma prática de leitura na Universidade de Brasília. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Albuquerque, R.. Desculpa, gente, eu tô cansada: a modalização de atos impositivos entre professora de português e alunos falantes de espanhol. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Albuquerque, R.; PACHECO, C. S. . A mediação em torno da voz do resenhista como prática de letramento acadêmico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
Albuquerque, R.; PACHECO, C. S. . Nem biquíni, nem sunga: o estilo manifestado na resenha acadêmica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Albuquerque, R.. Meu marido virou uma onça: a consciência metaformulaica na co-construção de atos impositivos modalizados no contexto de L2. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Albuquerque, R.. Resenha Acadêmica no contexto da graduação: em busca da competência genérico-pragmática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Albuquerque, R.. Um olhar sobre o olhar: estratégias de polidez em negociação no contato intercultural entre duas estudantes de Português do Brasil como segunda língua. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Albuquerque, R.. A integração entre a competência intercultural e a interacional no ensino de português para falantes de espanhol. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Albuquerque, R.. Face e impolidez: como agem os partidários de Dilma Rousseff?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
Albuquerque, R.. Coesão e coerência como ferramentas linguísticas da leitura analítica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
Albuquerque, R.. A distribuição das sequências tipológicas em resenhas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Brandão, C. ; Albuquerque, R. . Cortesia interacional: o uso de modalizadores em pedidos por falantes de espanhol. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
Albuquerque, R.; Brandão, C. ; RAMOS, A. A. L. ; FERRAZ, J. A. . O PLE no contexto acadêmico da UnB: projetos de pesquisa e práticas metodológicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
Albuquerque, R.; PACHECO, C. S. . A Sociolinguística e a Cultura Popular. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
Brandão, C. ; Albuquerque, R. . Comunicação verbal e não verbal: perspectiva integrada na construção de sentidos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
Brandão, C. ; Albuquerque, R. . Estratégias de (des)cortesia: a imposição no contexto de ensino de português como L2. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
Albuquerque, R.. A polidez brasileira e os falantes de espanhol. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
Albuquerque, R.. Metodologias de Pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
Albuquerque, R.. Ensino de Língua Portuguesa na graduação para uma educação transformadora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
Albuquerque, R.. Rodas de TCC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
Albuquerque, R.. As vozes do feminino em Vinícius. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
Albuquerque, R.; Silva, D.E.G. . Estratégias de Polidez em interação no ensino de Português para falantes de espanhol. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
Albuquerque, R.; Silva, D.E.G. . Cortesia verbal e não verbal em sala de aula de português como língua estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
Albuquerque, R.; Silva, D.E.G. . A polidez no ensino de português para falantes de espanhol. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
Albuquerque, R.. Contrastes entre o Português do Brasil e o Português Europeu. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
Albuquerque, R.. Comunicação não verbal em sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35.
Albuquerque, R.. A variação linguística do Português do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
Albuquerque, R.. O processamento de pistas de contextualização não-verbais: um olhar voltado para os falantes de espanhol aprendizes de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
Albuquerque, R.; Brandão, C. . Percepção e interpretação de pistas de contextualização em contexto de L2. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
Albuquerque, R.. Percepção e interpretação da proxêmica como pistas de contextualização em aulas para hispanofalantes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

39.
Albuquerque, R.. Leitura e Produção de Textos: uma proposta didática. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Albuquerque, R.. Gêneros textuais/discursivos: um olhar para os múltiplos contextos acadêmicos. Niterói: X ABRALIN, 2017 (Coordenação de simpósio temático).

2.
Albuquerque, R.; BRANDÃO, C. . (Im)polidez e competência intercultural no ensino de Português Brasileiro como Língua Adicional (PBLA). São Paulo: 7º SIL, 2017 (Coordenação de Simpósio Temático).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Albuquerque, R.. 1o Workshop para Elaboração de tarefas da Parte Escrita e Elementos Provocadores e seus Roteiros de Interação Face a Face da Parte Oral do Celpe-Bras. 2016.

2.
Albuquerque, R.. Elaboração de Questões Avaliativas. 2014.

3.
Albuquerque, R.. Elaboração de Relatórios Científicos e Artigos Acadêmicos. 2014.

4.
Albuquerque, R.. Elaboração de Questões Avaliativas. 2014.

5.
Albuquerque, R.. Capacitação de Docentes e Elaboração de Itens para Exame de Desempenho Acadêmico. 2011.

6.
Albuquerque, R.. Correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio. 2008.

Processos ou técnicas
1.
Albuquerque, R.. Correção de produção textual do ENADE. 2008.

2.
Albuquerque, R.. Correção de produção textual do ENEM. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
ALBUQUERQUE, RODRIGO. Parecer ad hoc - Diálogo das Letras (v. 6, n. 1, 2017). 2017.

2.
ALBUQUERQUE, RODRIGO. Parecer ad hoc - Diálogo das Letras (v. 6, n. 2, 2017). 2017.

3.
ALBUQUERQUE, RODRIGO. Parecer ad hoc - Cadernos de Linguagem e sociedade (v. 18, n. 3, 2017). 2017.

4.
ALBUQUERQUE, RODRIGO. Parecer ad hoc - Letra Capital (v. 2, n. 1, 2017). 2017.

5.
ALBUQUERQUE, RODRIGO. Parecer ad hoc - Cadernos de Linguagem e Sociedade (v. 17, n. 1, 2016). 2016.

6.
ALBUQUERQUE, RODRIGO. Parecer ad hoc - Cadernos de Linguagem e sociedade (v. 17, n. 2, 2016). 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Albuquerque, R.; JORDÃO, T. G. ; MACHADO, R. C. ; ROSA, A. C. B. ; MOTTA, B. D. . Gêneros textuais: da arte à academia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Albuquerque, R.; RAMOS, A. A. L. ; FERRAZ, J. A. . O ensino de português brasileiro como língua adicional voltado para estrangeiros. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
Albuquerque, R.; BRANDÃO, C. ; RAMOS, A. A. L. . Ensino de Português Brasileiro como Língua Adicional (PBLA): contribuições da sociolinguística interacional, da pragmática e da sociocognição. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
Albuquerque, R.; SILVA, F. C. O. ; FERRAZ, J. A. . A produção de sentidos constituída em textos: uma pressuposição baseada na teoria de gêneros e na multimodalidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
Cabral, A. L. T. ; Seara, I. R. ; BRANDÃO, C. ; Albuquerque, R. . A imagem de Dilma Rousseff: impolidez em conflito de opiniões. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Albuquerque, R.. Eu escrevo, tu escreves e nós formamos um texto. 2015; Tema: Produção de texto. (Site).

2.
Albuquerque, R.. WhatsApp vale?. 2015; Tema: Experiência docente com WhatsApp. (Site).

3.
Albuquerque, R.. A Competência Interacional e o bullying. 2012; Tema: Competência Interacional. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
Albuquerque, R.; RODRIGUES, T. A. . Artigo científico: aspectos linguístico-discursivos (práticas de análise). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Albuquerque, R.. Gêneros textuais/discursivos no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Albuquerque, R.. Formação em Linguística de Texto. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
NAVES, R. R. ; DIAS, J. F. ; Albuquerque, R. . Avaliação de desempenho em Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Albuquerque, R.; FERRAZ, J. A. . Análise e produção de materiais didáticos em Português Brasileiro como Língua Adicional. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RAMOS, A. A. L.; BRANDÃO, C.; ALMEIDA, V. P.; Albuquerque, R.. Participação em banca de Jhessyka de Bessa Cotrim. Autenticidade e artificialidade de gêneros textuais em contexto de letramento de português como língua adicional. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

2.
RAMOS, A. A. L.; Albuquerque, R.; BRANDÃO, C.. Participação em banca de Jhessyka de Bessa Cotrim. Estratégias de referenciação como práticas de letramento no contexto de português brasileiro como língua adicional. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
GOMES, D. M.; FERREIRA, C. C.; MACHADO, V. R.; RAMOS, A. A. L.; Albuquerque, R.. Participação em banca de Tiago de Aguiar Rodrigues. Análise da transitividade em narrativas de habeas corpus sob o olhar da linguística cognitivo-funcional: estratégias para não devolver a liberdade a pessoas em situação de rua. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

2.
BRANDÃO, C.; BARROS, K. S. M.; ALMEIDA, V. P.; Albuquerque, R.. Participação em banca de Aguinaldo Pereira. Brazucalidade e (im)polidez: ressignificações identitárias em interações de migrantes em Boston, E.U.A.. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

3.
Albuquerque, R.; Brandão, C.; Coroa, M. L. M. S.; Cavalcante, M. M.; Lins, M. P. P.. Participação em banca de Alinne Santana Ferreira. Atividades de Produção e Compreensão Textual no Ensino Técnico: Estudo Sociointeracional de Processos Inferenciais. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
BRANDÃO, C.; NÓBREGA, M. H.; RAMOS, A. A. L.; Albuquerque, R.. Participação em banca de Nívia Maria Assunção. Estratégias sociocognitivas e processamento textual em PBLA: contexto in-tandem. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Albuquerque, R.; Braga, A. E.. Participação em banca de Jonathan Oliveira. A adaptação da Língua Portuguesa do Brasil aos contextos interacionais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Aprofundados em Língua Portuguesa) - Faculdade Jesus Maria José.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Carvalho, T. N.; Albuquerque, R.. Participação em banca de Lidiane Dias de Souza.A obsolescência no ensino dos tempos verbais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Projeção - Brasília.

2.
Carvalho, T. N.; Albuquerque, R.. Participação em banca de Danielle S. Assumpção.Por uma norma dos clíticos na língua brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Projeção - Brasília.

3.
Carvalho, T. N.; Albuquerque, R.. Participação em banca de Marcos Vinícius A. Cruz.As trocas sintáticas entre os pronomes mim, me e eu realizada pelos falantes brasileiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Projeção - Brasília.

4.
Albuquerque, R.; MARQUES, R. N.; LIMA, D. C.. Participação em banca de Caroline Maria da Silva.O preconceito linguístico em sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

5.
Albuquerque, R.; LIMA, D. C.; MARQUES, R. N.. Participação em banca de Washington Luiz de Souza Sena.A obra Capitães de Areia e a construção identitária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

6.
Albuquerque, R.; LIMA, D. C.; MARQUES, R. N.. Participação em banca de Jéssica Narayana Correia Hanwinckel.Concordância verbal e nominal na produção textual de alunos do 8o ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

7.
Albuquerque, R.; MARQUES, R. N.; LIMA, D. C.. Participação em banca de Priscila Alves Teixeira.Emília no país das maravilhas: um novo olhar sobre o ensino da língua materna. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

8.
Albuquerque, R.; SOUSA, M. A.. Participação em banca de Larissa Regina G. Rodrigues.Os pressupostos da sociolinguística e o ensino da Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

9.
Albuquerque, R.; SOUSA, M. A.. Participação em banca de Larissa Costa Gomes de Lima.A prática da oralidade no 9o ano do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

10.
Albuquerque, R.; MARTINS, C. R. B.. Participação em banca de Márcia Carrijo Kotnick.O protocolo de leitura como diagnóstico do letramento de alunos do ensino fundamental II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

11.
Albuquerque, R.; ARAUJO, R. V. C.; RODRIGUES, T. A.. Participação em banca de Igor Pereira Barbosa.Atividades de produção de textual em livros didáticos: uma análise comparativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

12.
Albuquerque, R.; ARAUJO, R. V. C.; RODRIGUES, T. A.. Participação em banca de Maria Aparecida Castro de Aguiar.As contribuições da leitura na formação de leitores críticos e reflexivos entre os alunos do 3o ano do Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

13.
Albuquerque, R.; ARAUJO, R. V. C.; RODRIGUES, T. A.. Participação em banca de Márcio José Carvalho dos Santos.A oralidade em sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

14.
Albuquerque, R.; ARAUJO, R. V. C.. Participação em banca de Kênia Bispo Pinheiro.Concordância Verbal em questões de nível médio de concursos públicos: mecanismo linguístico do texto ou mero decoreba?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Albuquerque, R.; MARTINS, C. R. B.. Disciplina Língua Portuguesa. 2015. Centro Universitário de Brasília.

2.
Albuquerque, R.; MARTINS, C. R. B.. Disciplina Língua Portuguesa. 2014. Centro Universitário de Brasília.

3.
Albuquerque, R.; MARTINS, C. R. B.. Disciplina Língua Portuguesa. 2013. Centro Universitário de Brasília.

Concurso público
1.
BRANDÃO, C.; FREITAS, V. A. L.; LUCCHESI, D.; Albuquerque, R.; PRAÇA, W. N.; NIEDERAUER, M. E. F.. Concurso público n. 194/2016 (área: sociolinguística). 2016. Universidade de Brasília.

Outras participações
1.
CÂMARA, A. S. A.; SILVA, K. A.; Albuquerque, R.. Parecer de renovação de credenciamento (Ato 19/2017). 2017. Universidade de Brasília.

2.
FAULSTICH, E. L. J.; VICENTE, H. S. G.; Albuquerque, R.. Comissão da pós-graduação do PPGL (Ato 21/2017). 2017. Universidade de Brasília.

3.
VICENTE, H. S. G.; CÂMARA, A. S. A.; Albuquerque, R.; GOMES, D. M.; MAGALHAES, M. M. S.; SOUSA, R. M. S.; FERRAZ, J. A.. Minuta de edital para seleção de candidatos à bolsa da PNPD (Ato 26/2017). 2017. Universidade de Brasília.

4.
Albuquerque, R.; Celeste, L. C.; Cera, M. L.. Seleção Simplificada para Professor Substituto na área de Linguística. 2016. Universidade de Brasília.

5.
Albuquerque, R.; BARBOSA, L. M. A.. Seleção Simplificada para instrutor de línguas. 2016. Universidade de Brasília.

6.
Albuquerque, R.. Avaliador de trabalhos científicos (22o Congresso de Iniciação Científica da UnB e 13o Congresso de Iniciação Científica do DF). 2016. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1o Worshop para Elaboração de tarefas da Parte Escrita e Elementos Provocadores e seus Roteiros de Interação Face a Face da Parte Oral do Celpe-Bras.1o Worshop para Elaboração de tarefas da Parte Escrita e Elementos Provocadores e seus Roteiros de Interação Face a Face da Parte Oral do Celpe-Bras. 2016. (Outra).

2.
22o Congresso de Iniciação Científica da UnB e 13o Congresso de Iniciação Científica do DF. 22o Congresso de Iniciação Científica da UnB e 13o Congresso de Iniciação Científica do DF. 2016. (Exposição).

3.
Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa. Meu marido virou uma onça: a consciência metaformulaica na co-construção de atos impositivos modalizados no contexto de L2. 2016. (Congresso).

4.
Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa. Nem biquíni, nem sunga: o estilo manifestado na resenha acadêmica. 2016. (Congresso).

5.
I Seminário Interinstitucional de Letramentos Múltiplos.A mediação em torno da voz do resenhista como prática de letramento acadêmico. 2016. (Seminário).

6.
V Colóquio sobre Gêneros & Textos.Resenha Acadêmica no contexto da graduação: em busca da competência genérico-pragmática. 2016. (Outra).

7.
XI Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. Desculpa, gente, eu tô cansada: a modalização de atos impositivos entre professora de português e alunos falantes de espanhol. 2016. (Congresso).

8.
XII Encontro de Português Língua Estrangeira e 3º Encontro de Português Língua Internacional.Um olhar sobre o olhar: estratégias de polidez em negociação no contato intercultural entre duas estudantes de Português do Brasil como segunda língua. 2016. (Encontro).

9.
II Colóquio "Linguagem e cognição em interação: modos de conceber, modos de investigar. 2015. (Outra).

10.
III Simpósio de Leitores e Produtores de Textos.A distribuição das sequências tipológicas em resenhas. 2015. (Simpósio).

11.
IV Encontro Mundial sobre o Ensino de Português.A integração entre a competência intercultural e a interacional no ensino de português para falantes de espanhol. 2015. (Encontro).

12.
Semana Pedagógica. 2015. (Oficina).

13.
Semana Pedagógica. 2015. (Outra).

14.
XI Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso. Face e impolidez: como agem os partidários de Dilma Rousseff?. 2015. (Congresso).

15.
XVIII Congresso Internacional de Humanidades. Coesão e coerência como ferramentas linguísticas da leitura analítica. 2015. (Congresso).

16.
12o Simpósio Universo Literário e 8o Simpósio de Língua e Linguística.A Sociolinguística e a Cultura Popular. 2014. (Simpósio).

17.
7o Congresso Internacional de Ensino de Português Língua Estrangeira e V Simpósio de Ensino de Português para Falantes de Espanhol. O PLE no contexto acadêmico da UnB: projetos de pesquisa e práticas metodológicas. 2014. (Congresso).

18.
II Congresso Internacional Interdisciplinar (des)cortesia: expressão de cultura(s)?. Estratégias de (des)cortesia: a imposição no contexto de ensino de português como L2. 2014. (Congresso).

19.
II Workshop Internacional de Pragmática.Comunicação verbal e não verbal: perspectiva integrada na construção de sentidos. 2014. (Encontro).

20.
Seminários Enade 2014. 2014. (Seminário).

21.
XVII Congresso Internacional da Alfal. Cortesia interacional: o uso de modalizadores em pedidos por falantes de espanhol. 2014. (Congresso).

22.
11o Simpósio Universo Literário e 7o Simpósio de Língua e Linguística.As vozes do feminino em Vinícius. 2013. (Simpósio).

23.
1o Colóquio sobre pesquisa científica.Rodas de TCC. 2013. (Encontro).

24.
2o Colóquio sobre pesquisa científica.Metodologias de Pesquisa. 2013. (Encontro).

25.
IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.A polidez brasileira e os falantes de espanhol. 2013. (Simpósio).

26.
XI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ensino de Língua Portuguesa na graduação para uma educação transformadora. 2013. (Congresso).

27.
Congresso Internacional Interdisciplinar: Cortesia: Olhares e (Re) invenções. Cortesia verbal e não verbal em sala de aula de português como língua estrangeira. 2012. (Congresso).

28.
I Workshop Internacional de Pragmática: teorias, perspectivas, diálogos e aplicações.A polidez no ensino de português para falantes de espanhol. 2012. (Oficina).

29.
Semana Acadêmica.Contrastes entre o Português do Brasil e o Português Europeu. 2012. (Encontro).

30.
Seminário de Pesquisa - UnB.Estratégias de Polidez em interação no ensino de português para falantes de espanhol. 2012. (Encontro).

31.
9o Simpósio Universo Literário e 5o Simpósio de Língua e Linguística.A variação linguística do Português do Brasil. 2011. (Simpósio).

32.
Semana Acadêmica da FAJESU.Comunicação não verbal em sala de aula. 2011. (Simpósio).

33.
VI PLE Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro.Ensino para falantes de espanhol. 2009. (Encontro).

34.
VI PLE Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro.O processamento de pistas de contextualização não-verbais: um olhar voltado para os falantes de espanhol aprendizes de língua portuguesa. 2009. (Encontro).

35.
III Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol. 2008. (Simpósio).

36.
III Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol.Percepção e interpretação da proxêmica como pista de contextualização em aulas para hispanofalantes. 2008. (Simpósio).

37.
IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO) - Linguagens: desafios contemporâneos. 2008. (Congresso).

38.
IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO) - Linguagens: desafios contemporâneos. Percepção e interpretação de pistas de contextualização em contexto de L2. 2008. (Congresso).

39.
IV Congresso Internacional da ABRALIN. Leitura e produção de textos: uma proposta didática. 2005. (Congresso).

40.
IV Congresso Internacional da ABRALIN. Monitor. 2005. (Congresso).

41.
IV Congresso Internacional da ABRALIN. 2005. (Congresso).

42.
IX Congresso de Educação do Distrito Federal. 2005. (Congresso).

43.
Educação Matemática: uma nova metodologia. 2003. (Oficina).

44.
II Encontro de Pedagogia, Psicanálise e Filosofia da Região Centro-Oeste. 2003. (Encontro).

45.
Oficina de Alfabetização Emocional. 2003. (Oficina).

46.
VI Congresso de Educação do SINEPE-DF. 2002. (Congresso).

47.
V Congresso de Educação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal. 2001. (Congresso).

48.
III Seminário Interno do Curso de Psicologia da UCB - Psicologia 2000: Desafios e perspectivas. 2000. (Seminário).

49.
IV Congresso de Educação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, O. L. S. ; MAIA-PIRES, F. O. ; VILARINHO, M. M. O. ; FERRAZ, J. A. ; NIEDERAUER, M. E. F. ; Albuquerque, R. . I ENPLA. 2017. (Outro).

2.
ALVARES, M. L. O. ; LEITÃO, A. B. ; GOMES, A. K. A. ; MARTINS, C. M. ; SANTOS, E. M. O. ; CASTRO, E. S. ; PIZARRO, E. G. ; FERRAZ, J. A. ; ROJAS, J. P. ; MARTINEZ, L. ; SAMPAIO, L. P. S. ; PEDRO, M. L. ; Albuquerque, R. ; FERNANDEZ, Y. R. . I CMBELH. 2017. (Congresso).

3.
Albuquerque, R.. 12o Simpósio Universo Literário e 8o Simpósio de Língua e Linguística. 2014. (Outro).

4.
Albuquerque, R.. Licenciaturas vão à praça. 2014. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Pedro Henrique Silva Araujo. Aquisição e aprendizagem tardia do Português Brasileiro como Língua Adicional: aspectos sociointeracionais e sociocognitivos. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Érica Cristina Boraschi Menezes Figueiredo. A ironia como estratégia de (im)polidez: um recurso linguístico-discursivo em negociação entre docente e discentes do curso de Língua Italiana 2. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Kislla Nunes de Andrade. A interação entre partes e conciliador em audiência de conciliação a partir de pistas não-verbais e extralinguísticas. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

2.
Mary Anne Simão dos Santos de Andrade. Pistas paralinguísticas e não-verbais no ensino de Língua Francesa. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

3.
Fernanda Tozetti Gomes. A coerência nas produções textuais. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

4.
Renata Correia G. Rodrigues. O processo de formação de palavras pejorativas. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

5.
Sandra Gomes da Silva Veras. O ensino de gramática na escola. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

6.
Andrezza Lopes Nogueira Faria. A diferença do discurso entre revistas de grande circulação sobre a questão da incriminalização. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

7.
Ludmilla de Almeida Silva. Metalinguagem ou função: qual é a cara da gramática?. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

8.
Adriene Maria Costa Rodrigues. A outra face da reforma ortográfica. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Quésia de Sousa Silva. O processamento de pistas de contextualização por estudantes haitianos no contexto de ensino de português brasileiro como língua de acolhimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

2.
Andrezza Santana de Oliveira. O agradecimento como estratégia de polidez e conservação do decoro parlamentar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

3.
Eduardo Melo Rebouças. (Des)alihamento de expectativas interacionais: ações heteropragmáticas e convenções de polidez no contexto de línguas próximas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

4.
Isabela Silva de Albuquerque. O gênero notícia no Celpe-Bras: a voz ativa e a voz passiva como estratégia de polidez. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

5.
Raíssa Marques de Azevedo. As estratégias de polidez na escrita por crianças aprendizes de português brasileiro como língua adicional em contexto de imersão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

6.
Ana Beatriz Brandão Gonçalves. O uso do (des)acordo como estratégia de polidez atenuadora (ou ameaçadora) à face do produtor de argumentação: um estudo de debate. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

7.
Carolina Campos Pinto. Estratégias de (im)polidez utilizadas por ministros do Tribunal Superior do Trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

8.
Talita Berocan de Souza de Araujo. A construção de pistas contextualizadoras em textos multimodais: uma análise em livros didáticos de PLE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

9.
Amanda de Oliveira Maroto. Estratégias de polidez no gênero Carta de Leitor no contexto de português brasileiro como L2. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

10.
Aline Muniz Araújo. Estratégias de (im)polidez: a formulação de pedidos em sala de aula no contexto de L2. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

11.
Jonatan da Silva Gondinho. percepção dos professores de Língua Portuguesa quanto ao ensino das preposições para alunos surdos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

12.
William Farias Araújo. Os Níveis Semânticos no voto do relator da Ação Penal 470. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

13.
Ana Paula dos Santos Oliveira. O efeito discursivo do sufixo -inho em revista voltada para o público feminino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

14.
Lidiane Barbosa dos Santos. O ensino da inferência em textos argumentativos de alunos do 2º ano do Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

15.
Cleiton de Matos Jesus. O verbo "dormir" na perspectiva sintático-semântica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

16.
Thaís Marinho de Araújo Sousa. As múltiplas vozes da ironia em interações no facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

17.
Fabíola Alves dos Santos Oliveira. O ensino da consciência fonológica no processo de alfabetização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

18.
Elizângela Gomes da Silva Araújo. A competência comunicativa entre o coordenador afrodescendente com a comunidade quilombola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

19.
Karen de Lima Catunda. A presença das marcas de oralidade "aí" e "então" nas narrativas escritas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

20.
Gláucia Assunção Gonçalves. As estratégias de polidez adotadas entre o cliente e o atendente em uma instituição bancária: uma pesquisa sociointeracionista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

21.
Maria do Socorro Costa Santos. A construção de habilidade de leitura a partir da narração em textos não verbais no ensino de língua portuguesa na alfabetização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

22.
Adilson Lopes Vieira. Qual a concepção do Ensino de Gramática?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

23.
Raquel Barbosa Mezavila Abdelmur. Ê vida de gado: as marcas ideológicas BOMBAm Hoje na comunidade dos rappers. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

24.
Marlon Evangelista de Lima. O uso das vírgulas nas intercaladas em textos oficiais: relfexão, análise e apropriação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

25.
Suzana Araújo Lira Moura. Multissemioses e multiletramentos: novas perspectivas do ensino do texto para o Ensino Médio em uma escola pública do DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

26.
Marisete Guabiraba de Macêdo. A extrapolação como habilidade textual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

27.
Karoline Oliveira de Lima. A interferência da oralidade na escrita dos alunos do 9o ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

28.
Iasmim dos Santos Cruz. Abordagem da gramática em sala de aula: uma perspectiva funcional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

29.
Maryane Ramaldes Santos. Análise do silêncio no contexto acadêmico dos graduandos do curso de Letras em instituição de ensino superior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

30.
Amanda Luzia da Silva. Produção textual no 6º ano do ensino fundamental: o professor como mediador da intencionalidade discursiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

31.
Joselli Ventura Sarmento. A leitura mediada de fábulas para a apreensão de valores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

32.
Andressa Barros Fernandes Prado. A contribuição da obra "A Droga da Obediência" no processo de formação do jovem leitor no mundo contemporâneo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

33.
Michael Sousa Roque Silva. O ensino gramatical português com ênfase na nomenclatura e pouca aplicação textual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

34.
Tatiana de Sousa Brito. O apagamento do "r", em posição de coda, no final de palavras, na escrita dos estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

35.
Sandra Soares da Cunha Alencar. Leitura: uma questão interdisciplinar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

36.
Danielle Aparecida Ferreira de S. Lima. A diversidade linguística brasileira e os desafios para a Educação Básica: os profissionais de Língua Portuguesa e de Geografia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

37.
Calebre da Silva Ruas. Interação entre cliente - falante de uma variante menos prestigiada - e atendente em uma instituição bancária. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

38.
Aline Reis. Internetês e produção textual: como escreve a geração conectada?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

39.
Carla Cristina Mendes da Silva Gaioso. Aula de Língua Portuguesa: métodos e técnicas de ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

40.
Paula Amorim de Queiroz. A variação de estilo na adolescência como estratégia interacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

41.
Cícero de Lima e Silva. Mal entendidos na interação entre executor e orientador em uma empresa de propaganda de panfletagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

42.
Alessandro Júnior Alves Braz. O perfil do professor de português e campo de atuação do licenciado em Letras / Português. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

43.
André Oliveira de Mesquita. A variação linguística no contexto educacional de pessoas reclusas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

44.
Sandra Maria Pedrosa Monteiro. A inferência e o texto publicitário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

45.
Fábio Gonçalves Santos. O uso das Histórias em Quadrinhos no ensino e na aprendizagem da Língua Portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

46.
Grasiele Belarmino Martins. A inclusão para melhor educar: a formação do professor em Libras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

47.
Elivânia Alves Araújo. Habilidades orais em seminários. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

48.
Jarislene Vieira Lins. A avaliação da linguagem em processos seletivos para professor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

49.
Lionela Rocha Ramos. Habilidades de leitura no contexto escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

50.
Shirley Fernanda Martins Diana. O uso dos pronomes tu e você como estratégia interacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

51.
Denise Nascimento Bezerra do Carmo. As diferenças existentes na Língua Portuguesa no âmbito da oralidade e da escrita, convenções e práticas quanto ao emprego da fala e da escrita. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

52.
Raysa Pereira da Silva. Estratégias desenvolvidas pelo professor de Língua Portuguesa para o reconhecimento da ambiguidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

53.
Daniel Pereira do Nascimento. O estigma do falar pernambucano e a valorização da fala carioca. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

54.
Katiara Moura de Sena. Análise de Discurso mass media: poder, ideologia e manipulação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

55.
Sebastião de Sousa Brito. Influência das dicotomias estruturalistas no ensino-aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

56.
Maria Luzinete Santos de Souza. Normas de polidez aplicadas ao Call Center. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

57.
Samir Breiner Bouzas de Oliveira. O Discurso Educacional dos Presidenciáveis (2010) e a Percepção dos Candidatos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

58.
Ozeilda Cardoso de Macedo. Internetês: a linguagem abreviada e os reflexos na escrita. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

59.
Marilene Oliveira Nunes. O professor como mediador entre a competência comunicativa e o aluno de Ensino Médio, nos diferentes contextos interlocutivos e em situações que demandem graus de distanciamento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

60.
Edvânia da Silva Souza. O uso da linguagem digital em textos avaliativos de entrevistas de emprego. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

61.
Thalita Gonçalves Ferreira. A proxêmica no ambiente de trabalho: a relação entre chefes e subordinados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

62.
Andréia Pedrosa Cajueiro de Lacerda. A motivação como recurso de aprendizagem da Língua Inglesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

63.
Daviana de Oliveira Rodrigues. Uma abordagem interacional no uso das formas cê, ocê e você no português falado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

64.
Ana Cristina Maciel de Araújo. Elementos da dissertação: leitura, argumentação e coesão como desafios na aprendizagem textual no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

65.
Thiane Alves da Silva. Uma perspectiva sobre a Produção de Texto na rede pública de ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

66.
Johnene Silva de Oliveira. O Novo Acordo Ortográfico: facilidade ou complicação?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

67.
Cândida Cristine Medeiros Morais. A integração de alunos surdos em escolas que ensinam o português como segunda língua. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

68.
Fátima Gomes de Macêdo. Aspectos verbais e não verbais contidos nas tirinhas da Mafalda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

69.
Indiara Fernandes Alves. A estagnação da vida social decorrente da falta de letramento nas práticas de leitura e escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

70.
Luciene Silva de Souza Gonçalves. Abordagens metodológicas da variação linguística no contexto escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

71.
Vanessa Coutinho de Almeida. A linguagem não verbal como fator motivacional no contexto acadêmico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

72.
Júlia Graciela Nunes da Silva. Uma abordagem sobre as manifestações temporais na obra. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

73.
Jacqueline Cirino da Silva. A transitividade do verbo intransitivo em lides de notícias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

74.
Lúcia de Fátima Rangel Coelho. As dificuldades dos estudantes do 5o ano em língua portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

75.
Lucimar Maria de Moura Dias. As dificuldades de produção de texto sob a perspectiva do letramento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

76.
Michelle Fernandes Aguiar de Souza. Tradição gramatical e o ensino da língua materna. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

77.
Antônio Gilberto Menezes Mascarenhas. A percepção do estudante sobre a abordagem PPP no ensino de língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

78.
Vanessa Ferreira Caldas. A vantagem do ensino de língua inglesa por meio do método de imersão ao bilinguismo na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

79.
Danielle da Silva Barros. Concepção dos processos avaliativos da língua inglesa no sistema regular público de ensino e centro de línguas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

80.
Dayse Alves Miranda. Como ensinar gramática em sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

81.
Luciana Ribeiro Alves de Souza. As ambiguidades nos textos publicitários. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

82.
Bruna Camila Ferreira Vilas-Boas. O reconhecimento da voz média em canções e poesia.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

83.
Darley Alves Lima. Preconceito Linguístico: a fala menos prestigiada pode prejudicar o aluno em sala de aula?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

84.
Danielly Pricila Oliveira da Silva. Uma prática chamada oralidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

85.
Samara Bastos da Silva. Habilidades orais: tradição ou esquecimento?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

86.
Marlete Fernandes de Souza. Gíria: a modernidade da língua. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

87.
Cleide Neres dos Santos. A importância e a influência da leitura na formação da criticidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

88.
Rosiane de Souza Rodrigues Spíndola. Aula de língua portuguesa: metalinguagem ou contexto?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

89.
Giselle Maria da Silva. Análise da personagem complexa sob a perspectiva junguiana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

90.
Rosilene Lúcia Carvalho Frias. A importância da formação em LIBRAS para os professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

91.
Cristiane Ramos Lima. A aquisição do inglês como segunda língua: um relato de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

92.
Nilvânia Ferreira Vasconcelos. A correlação entre a falta de hábito de leitura e a precariedade do desenvolvimento de texto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

93.
Gabriela Rabelo Mariano. Análise do uso do estrangeirismo no Português do Brasil utilizado em vitrines de centros comerciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

94.
Talitha Munique Cibrão dos Santos. A crueldade humana encoberta pelas convenções sociais, nos contos de Maupassant, a partir da narrativa insólita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

95.
Ricardo Luís Abreu. Coesão e coerência textual: ausência ou presença nas produções de texto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

96.
Ana Cleide S. C. Loiola. Uma atividade do visível ao inteligível sob a perspectiva da retextualização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Jesus Maria José. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

Iniciação científica
1.
Jéssica Narayana C Hanwinckel. A aquisição de expressões idiomáticas na formação da competência interacional em falantes de língua inglesa. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

2.
José Romário O de Farias. A aquisição de expressões idiomáticas na formação da competência interacional em falantes de língua inglesa. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
Luciana Fauber Lima. Monitoria da disciplina "Prática de Textos". 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

2.
Thaynara Santos Ferreira. Monitoria da disciplina "Leitura e Produção de Textos". 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

3.
Rosane Gonçalves de Lima. Monitoria da disciplina "Prática de Textos". 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

4.
Ana Clara de Oliveira. Monitoria da disciplina "Prática de Textos". 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

5.
Ingrid Figueiredo dos Reis. Monitoria da disciplina "Prática de Textos". 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

6.
Isadora Nery de S. Mello. Monitoria da disciplina "Prática de Textos". 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

7.
Ana Paula Félix Mota. Monitoria da disciplina "Prática de Textos". 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

8.
Karine Caroline de Oliveira. Monitoria da disciplina "Prática de Textos". 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

9.
Lorena Araújo de Oliveira Borges. Prática Docente da disciplina "Redação Oficial". 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

10.
Stella Hadassa Ferreira França. Monitoria da disciplina "Prática de Textos". 2015. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

11.
Elis Uchôa de Lima. Monitoria da disciplina "Prática de Textos". 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.

12.
Lorena Araújo de Oliveira Borges. Prática Docente da disciplina "Prática de Textos". 2015. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Rodrigo Albuquerque Pereira.



Outras informações relevantes


Foi aprovado em segundo lugar na Seleção Pública Simplificada para professor substituto (edital n. 125, de 23 de fevereiro de 2015 - edital convocatório n. 62/2015, em DOU de 29/01/2015) e em primeiro lugar no Concurso para professor Adjunto I (edital de chamada pública n. 429, de 13 de novembro de 2014, e nomeado pela portaria n. 197, de 7 de agosto de 2015). É membro do Grupo de Trabalho da ANPOLL de Linguística Textual e Análise da Conversação, desde 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:58:53