Thaís Maíra Machado de Sá

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  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente é aluna de pós-doutorado pelo mesmo programa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, definido fraco, expressão nominal definida, desenho experimental e psicolinguística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thaís Maíra Machado de Sá
Nome em citações bibliográficas
SÁ, Thaís Maíra Machado de;SA, T. M. M. DE;Machado de Sá, T. M.;DE SA, T. M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
Av. Antônio Carlos,6627, FALE
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096082


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em University of Rochester (Orientador: Michael K. Tanenhaus).
Título: O Processamento do Definido Fraco, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria Luiza Gonçalves Aragão da Cunha Lima.
Palavras-chave: definido fraco; definitude; expressão nominal definida; Psicolinguística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2013
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: DEFINIDOS FRACOS E FORTES: UM ESTUDO SOBRE LIBRAS,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria Luiza Gonçalves Aragão da Cunha Lima.
Coorientador: Elidéa Bernardino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Libras; definitude; referência; definido fraco.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2005 - 2010
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2003
Curso técnico/profissionalizante em Química Industrial.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.


Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Curso de Extensão Neuroimagem Funcional: uma abordagem hands on. (Carga horária: 36h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2014 - 2014
Logic in Language. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Adult Sentence Processing. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
Brain Products EEG Beginner Workshop. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Princípios Básicos de Estatística, Análise de Dado. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Curso básico de Libras. (Carga horária: 180h).
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEE, Brasil.
2007 - 2007
ELEMENTOS DE ANÁLISE DO DISCURSO. (Carga horária: 18h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2007 - 2007
Workshop Wordsmith Tools. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Treinamento de estagiários do curso de português. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Aluna de pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Aluna de pós-doutorado

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado bolsista da Capes, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado Bolsista Capes, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Aluna de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de português para estrangeiros da turma PEC-G. Orientadora: Maria Auxiliadora Fonseca Leal.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de português para estrangeiros em turmas regulares do CENEX (básico, intermediário e avançado conversação). Orientadora: Regina Lúcia Peret Dell Isola.

Atividades

05/2013 - 12/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Libras On-line
02/2011 - 06/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gramática Tradicional
03/2010 - 10/2010
Estágios , Faculdade de Letras, .

Estágio realizado
Professora de português para estrangeiros da turma PEC-G..
03/2009 - 08/2009
Estágios , Faculdade de Letras, .

Estágio realizado
Professora de português para estrangeiros da turma PEC-G..
08/2007 - 07/2008
Estágios , Faculdade de Letras, .

Estágio realizado
Professora de português para estrangeiros do CENEX..

Université Blaise Pascal - Clermont-Ferrand, UBP, França.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Intercambista, Enquadramento Funcional: Aluna
Outras informações
Intercâmbio de 06 meses do Programa de Mobilidade Discente Internacional para Graduação da UFMG.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10
Outras informações
Ateliê de português para estrangeiros com intuito de preparação para o CELPE-BRAS.


Colégio e Pré-Vestibular Bernoulli, BERNOULLI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Corretora e Monitora de Português, Carga horária: 20


Elite Pré-Vestibular, ELITE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Corretora e Monitora de Português, Carga horária: 20


University of Rochester, UR, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Instrutora, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 10
Outras informações
Instrutora de português Elementar e Intermediário. Planejamento e implementação do clube de conversação de português.


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: CDT - Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

01/2017 - 09/2017
Direção e administração, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social.

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado do Curso de Jornalismo pelo DELET.
06/2016 - 09/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LET302 - Leitura e Producao de Textos I
LET588 - Lingua Portuguesa: Estagio Supervisionado no Ensino Medio 2
LET802 - Lingua Portuguesa:Conteudos e Metodologias III
LET814 - Língua Portuguesa: Didática da Licenciatura
LET823 - Psicolinguística
LET923 - Alfabetizacao e Letramento


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Estudo de Interações Lexêmicas e Lemáticas entre Bilíngues Tardios Brasileiros
Descrição: Em nossas observações de estudos prévios com bilíngues brasileiros, documentamos diferenciações entre o processamento linguístico do PB destes sujeitos e o processamento equivalente dos monolíngues que podem sugerir a existência de alterações de representações sintáticas globais acarretadas pela situação de bilinguismo. Porém, uma interpretação alternativa dessas observações poderia ser que elas não são propriamente uma reestruturação da competência linguística que dá suporte ao processamento de sentenças da L1 dos bilíngues, mas sim uma perturbação das expectativas em relação ao comportamento associativo imediato e local de itens linguísticos durante o processamento incremental de frases e sentenças. A tal alternativa subjaz a hipótese de que os bilíngues acessam representações codificadas em nível lemático de itens lexicais das línguas não ativadas em um dado evento de processamento linguístico. Assim, para o avanço da compreensão sobre a natureza específica dos fenômenos documentados nos estudos sobre bilíngues por nós conduzidos nos últimos anos, faz-se necessário a condução de investigações experimentais que verifiquem com precisão o estatuto da integração (ou separação) de representações tanto lexêmicas quanto lemáticas de itens lexicais da L1 e da L2 na população bilíngue por nós estudada. Essas investigações devem focalizar-se não só em contingências de reconhecimento e na produção de palavras individuais, mas igualmente na compreensão e produção de bigramas, de frases idiomáticas, e das interações combinatórias entre itens lexicais e construções sintáticas. Estas investigações constituem o objetivo deste projeto de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Thaís Maíra Machado de Sá - Integrante / Cândido Samuel Fonseca de Oliveira - Integrante / Ricardo Augusto de Souza - Coordenador / Natália Carolina Alencar de Rezende - Integrante.
2011 - 2013
DEFINIDOS FRACOS E FORTES: UM ESTUDO SOBRE LIBRAS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Thaís Maíra Machado de Sá - Coordenador / Maria Luiza Cunha Lima - Integrante.
2006 - 2010
Indefinido anáforico e status referencial
Descrição: em andamento.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Thaís Maíra Machado de Sá - Coordenador.


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Revista Virtual de Estudos da Linguagem
2016 - 2016
Periódico: Caletroscópio
2016 - 2016
Periódico: Language


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1SA, T. M. M. DE2018 SA, T. M. M. DE; CARLSON, G. N. ; LIMA, Maria Luiza Cunha ; TANENHAUS, Michael K. . Is the weak definite a generic? An experimental investigation. Definiteness across languages, v. 1, p. 117-142, 2018.

2.
6SA, T. M. M. DE2017SA, T. M. M. DE; Vilela, I. . O DEFINIDO FRACO EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA PERSPECTIVA EXPERIMENTAL. CALETROSCÓPIO, v. 5, p. 91-116, 2017.

3.
2SÁ, Thaís Maíra Machado de2016 SÁ, Thaís Maíra Machado de; SARAMAGO, Maria Emilia ; LIMA, Maria Luiza Cunha . A CORPUS DATA OF WEAK DEFINITES IN BRAZILIAN PORTUGUESE. Revista da ABRALIN, v. 1, p. 101-120, 2016.

4.
4VIEIRA, Cláudia Brandão2015VIEIRA, Cláudia Brandão ; SÁ, Thaís Maíra Machado de . PRONOME APASSIVADOR? UMA PERSPECTIVA COGNITIVA NA ANÁLISE DO PRONOME SE. Palimpsesto (Rio de Janeiro. Online), v. 21, p. 411-426, 2015.

5.
5Oliveira, C.S.F.2013Oliveira, C.S.F. ; SÁ, Thaís Maíra Machado de . MÉTODOS OFF-LINE EM PSICOLINGUÍSTICA: JULGAMENTO DE ACEITABILIDADE. ReVeLe - Revista Virtual dos Estudantes de Letras, v. 1, p. 5, 2013.

6.
3SÁ, Thaís Maíra Machado de2012 SÁ, Thaís Maíra Machado de; Souza, Guilherme Lourenço ; LIMA, Maria Luiza Cunha ; BERNARDINO, E. L. A. . DEFINITENESS IN BRAZILIAN SIGN LANGUAGE: A STUDY ON WEAK AND STRONG DEFINITES. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 10, p. 21-38, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; CARLSON, G. N. ; TANENHAUS, Michael K. . Are weak and generic the same kind of definite?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SA, T. M. M. DE; CARLSON, G. N. ; LIMA, Maria Luiza Cunha ; TANENHAUS, Michael K. . IS IT A WEAK DEFINITE OR JUST A GENERIC DEFINITE?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SA, T. M. M. DE. Definidos fracos, fortes e genéricos - uma investigação experimental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; CARLSON, G. N. ; LIMA, Maria Luiza Cunha ; TANENHAUS, Michael K. . Experimental evidence that weak definite noun phrases are not interpreted as generics. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; CARLSON, G. N. ; LIMA, Maria Luiza Cunha ; TANENHAUS, Michael K. . Is the weak definite a generic? An experimental investigation. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; Souza, Guilherme Lourenço . Definidos fortes e fracos: um estudo sobre libras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SÁ, Thaís Maíra Machado de. O definido fraco em português brasileiro: um estudo de corpus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; LIMA, Maria Luiza Cunha . Um estudo de corpus de definido Fraco em PB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; Souza, Guilherme Lourenço ; LIMA, Maria Luiza Cunha . Weak and strong definites in sign language. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SÁ, Thaís Maíra Machado de. Definidos fortes e fracos: um estudo sobre Libras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SOUZA, R. A. ; SÁ, Thaís Maíra Machado de ; CARNEIRO, M. M. . Estudos Experimentais em Psicolinguística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; Souza, Guilherme Lourenço ; BERNARDINO, E. L. A. . O definido fraco e o forte em língua brasileira de sinais: um experimento de compreensão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; LIMA, Maria Luiza Cunha . A compreensão dos definidos fracos em língua brasileira de sinais (libras). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; LIMA, Maria Luiza Cunha . Definidos fracos, fortes e genéricos: um estudo sobre libras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; LIMA, Maria Luiza Cunha . DEFINITENESS IN BRAZILIAN SIGN LANGUAGE: A STUDY ON WEAK AND STRONG DEFINITES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SÁ, Thaís Maíra Machado de. Estido preliminar sobre expressão de definidos fortes, fracos e nomes genéricoa em Libras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; DELL'ISOLA, Regina Lúcia Péret . O suporte e a campanha publicitária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; LIMA, Maria Luiza Cunha . Workshop Laboratório Virtual de Psicolinguística: Aprendendo Ciência na Internet. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; LIMA, Maria Luiza Cunha . Banco de Associação de Palavras do Português Brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
REIS, Alinne Suelen Pereira dos ; SÁ, Thaís Maíra Machado de . FORMAS REFERÊNCIAIS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DE CORPUS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SÁ, Thaís Maíra Machado de. O ensino colaborativo: perspectivas do professor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; LIMA, Maria Luiza Cunha ; REIS, Alinne Suelen Pereira dos . ANÁFORAS NOMINAIS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; LIMA, Maria Luiza Cunha . PROCESSAMENTO DA ANÁFORA EM PORTUGUÊS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SA, T. M. M. DE. Parecerista da Revista Caletroscópio. 2017.

2.
SÁ, Thaís Maíra Machado de. Parecer LANGUAGE - JOURNAL OF THE LINGUISTIC SOCIETY OF AMERICA. 2016.

3.
SÁ, Thaís Maíra Machado de. Parecer ad hoc da Revel Vol. 10 ? número 19 - agosto de 2012 - ISSN 1678-8931. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; RIOGA, Gabrielle . Introdução à Sintaxe Gerativa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SÁ, Thaís Maíra Machado de. Ateliê de Preparação ao exame Celpe-Bras. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, Maria Luiza Cunha ; SÁ, Thaís Maíra Machado de . Workshop Laboratório Virtual de Psicolinguística: aprendendo ciência na internet. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
SOUZA, R. A.; QUADROS, R. M. de; SILVA, I. R.; BERNARDINO, E. L. A.; SA, T. M. M. DE. Participação em banca de Giselli Mara da Silva. Perfis Linguísticos de surdos bilíngues do par Libras-Português. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SÁ, Thaís Maíra Machado de; Gonçalves, J. L. V. R.; FONSECA, N. B. L.. Participação em banca de Matheus Freitas Gomes.A correlação entre esforço cognitivo e complexidade textual em Tarefas de Tradução: um Estudo Experimental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
LIMA, Maria Luiza Cunha; ALTO, Rômulo Monte; SÁ, Thaís Maíra Machado de. Participação em banca de Lílian Rodrigues de Almeida.O pronome oblíquo de terceira pessoa: investigação psicolinguística de observações pragmáticas no par português brasileiro/espanhol. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
LEAL, Maria Auxiliadora Fonseca; MATTE, Ana Cristina Fricke; SÁ, Thaís Maíra Machado de. Participação em banca de Simone Garófalo Carneiro.A TECNOLOGIA ALIADA AO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: O Uso da Ferramenta Digital. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SA, T. M. M. DE; Miranda, D. G.; Toffolo, A. C. R.. Processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto. 2017. Universidade Federal de Ouro Preto.

Livre docência
1.
SÁ, Thaís Maíra Machado de. Avaliador de trabalhos apresentados na Semana de Iniciação Científica. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
23rd AMLaP conference, Architectures and Mechanisms of Language Processing. Are weak and generic the same kind of definite?. 2017. (Congresso).

2.
II Ciclo de Debates em Pesquisa Formalista.Definidos fracos, fortes e genéricos - uma investigação experimental. 2017. (Outra).

3.
X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. IS IT A WEAK DEFINITE OR JUST A GENERIC DEFINITE?. 2017. (Congresso).

4.
29th Annual CUNY Conference on Human Sentence Processing. Experimental evidence that ?weak definite? noun phrases are not interpreted as generics. 2016. (Congresso).

5.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. Definidos fortes e fracos: um estudo sobre libras. 2015. (Congresso).

6.
25ª Jornada internacional do GELNE. O definido fraco em português brasileiro: Um estudo de corpus. 2014. (Congresso).

7.
I Colóquio de Semântica Referencial. O definido fraco em português brasileiro: Um estudo de corpus. 2014. (Congresso).

8.
CUNY 2013. Weak and strong definites in sign language. 2013. (Congresso).

9.
IV Semana da Letras.Definidos fracos e fortes: um estudo sobre Libras. 2013. (Seminário).

10.
Letras debate.Estudos Experimentais em Psicolinguística. 2013. (Seminário).

11.
VII Congresso Internacional da Abralin. O DEFINIDO FRACO E O FORTE EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: UM EXPERIMENTO DE COMPREENSÃO. 2013. (Congresso).

12.
(In)Definites and Weak Referentiality Conference. Definiteness in Sign Language: A study on weak and strong definite. 2012. (Congresso).

13.
II Workshop em Processamento Anafórico.DEFINIDOS FRACOS, FORTES E GENÉRICOS: UM ESTUDO SOBRE LIBRAS. 2012. (Outra).

14.
V Seminário de Teses e Dissertações - SETED.Estudo preliminar sobre expressão de definidos fracos, fortes e nomes genéricos em Libras. 2012. (Seminário).

15.
IX SEMANA DE EVENTOS DA FACULDADE DE LETRAS (SEVFALE).O suporte e a campanha publicitária. 2009. (Outra).

16.
I Colóquio de Linguística e Filosofia: Contexto e Atenção. 2008. (Outra).

17.
VIII Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).Workshop Laboratório Virtual de Psicolinguística: Aprendendo Ciência na Internet. 2008. (Oficina).

18.
8o International Congress of ISAPL. Banco de Associação de Palavras do Português Brasileiro. 2007. (Congresso).

19.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. FORMAS REFERÊNCIAIS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DE CORPUS. 2007. (Congresso).

20.
VII SEMANA DE EVENTOS DA FACULDADE DE LETRAS (SEVFALE).O ensino colaborativo: perspectivas do professor. 2007. (Outra).

21.
VI SEMANA DE EVENTOS DA FACULDADE DE LETRAS (SEVFALE).PROCESSAMENTO DA ANÁFORA EM PORTUGUÊS. 2006. (Outra).

22.
XIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFOP.ANÁFORAS NOMINAIS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, Maria Luiza Cunha ; PERINI-SANTOS, E. ; ABATH, A. ; SÁ, Thaís Maíra Machado de . II Colóquio de Linguística e Filosofia. 2011. (Congresso).

2.
BARROS, L. A. ; SEABRA, M. C. T. C. ; SÁ, Thaís Maíra Machado de . VIII Encontro Intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL. 2011. (Congresso).

3.
LIMA, Maria Luiza Cunha ; PERINI-SANTOS, E. ; SÁ, Thaís Maíra Machado de . I Colóquio de Linguística e Filosofia: Contexto e Atenção. 2008. (Outro).

4.
Mello, Heliana ; LIMA, Maria Luiza Cunha ; SÁ, Thaís Maíra Machado de . IV Conferência Linguística e Cognição. 2007. (Outro).

5.
Silva, Thaïs Cristófaro ; SÁ, Thaís Maíra Machado de . V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gabrielle da Costa Rioga. Análise de sentimentos em construções com verbo transitivo direto e objeto direto no PB. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Carolina Francisco Gadelha Rodrigues. Monitoria da disciplina: LET302 Leitura e Produção de Textos I. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Thaís Maíra Machado de Sá.

2.
Sara Cristina Peixoto. Monitoria da disciplina LET823 Psicolinguística. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Thaís Maíra Machado de Sá.

3.
Yasmin Lisboa Winter. Monitoria da disciplina LET302: Leitura e Produção de Textos I. 2017. Orientação de outra natureza. (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Thaís Maíra Machado de Sá.



Outras informações relevantes


CELPE-BRAS (Certificado de Proeficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros
10/2010 - Entrevistadora da parte individual - CENEX - Faculdade de Letras - UFMG 
04/2010 - Entrevistadora da parte individual - CENEX - Faculdade de Letras - UFMG
11/2009 - Observadora da parte individual e Aplicadora da parte coletiva- Université Blaise Pascal
04/2009 - Observadora da parte individual - CENEX - Faculdade de Letras - UFMG
10/2006 - Observadora da parte individual - CENEX - Faculdade de Letras - UFMG


03/2007 - Monitora do V Congresso Internacional da ABRALIN - UFMG.

08/2007 - Monitora da IV Conferência Lingüística e Cognição - Questões Metodológicas - UFMG.



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