Elissandra Barros da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1619329641405340
  • Última atualização do currículo em 14/02/2019


Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com bolsa do CNPq. Mestre em Letras / Linguística, pela Universidade Federal do Pará, Área de Descrição de Línguas Indígenas. É docente efetiva do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá, que atende as etnias Palikur, Karipuna, Galibi-Marworno, Galibi-Kalinã, Apalai, Waiana, Tiriyó e Kaxuyana. Foi Coordenadora do PIBID - Área de Linguagens e Códigos (2010-2012) e atualmente coordena a Ação Saberes Indígenas na Escola (SIE) entre os Palikur e o Projeto de Extensão Saberes Indígenas na Escola Palikur (SIEP). Participa de grupos de pesquisa com foco na descrição e documentação de línguas indígenas, em especial Parikwaki (Palikur) e Kuruaya. E líder do Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene (NUKEPA-CNPq) e pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI) e do Grupo de Estudos de Línguas Indígenas do Goeldi. Atua principalmente nas áreas de Linguística, Descrição e Documentação de Línguas Indígenas, Políticas Linguísticas e Educação Escolar Indígena. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elissandra Barros da Silva
Nome em citações bibliográficas
BARROS, E.S.;SILVA, ELISSANDRA BARROS DA;BARROS DA SILVA, ELISSANDRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amapá.
Rodovia Juscelino Kubitschek de Oliveira, Km 02
Zeräo
68902-280 - Macapa, AP - Brasil
Telefone: (096) 32413175
URL da Homepage: www.unifap.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em University of Califórnia, Berkeley (Orientador: Lev Michael).
Título: A língua Parikwaki (Palikur, Arawak): Situação Sociolinguística, Fonética e Fonologia, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Bruna Franchetto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Linguistica; línguas indígenas; Palikur; Família Arawak.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2009
Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Estruturas Fonéticas e Fonológicas de Vogais e Consoantes da Língua Kuruaya,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Gessiane de Fátima Lobato Picanço.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Linguistica; línguas indígenas; Kuruaya; Fonologia; Fonética Acústica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2005 - 2006
Especialização em Língua Portuguesa e Análise literária. (Carga Horária: 380h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Estudo Fonológico da Língua Amanayé.
Orientador: Eliana Costa.
1999 - 2003
Graduação em Licenciatura Plena em Letras.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Orientador: Marisa Guedes.




Formação Complementar


2019 - 2019
Os novos rumos do movimento indígena e indigenista: dos anos 1970 até hoje. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2019 - 2019
Professores de cultura e educação escolar: possibilidades e limites. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2018 - 2018
Desafios e oportunidades das ações de valorização dos povos indígenas do Oi. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2018 - 2018
Perfil Epidemiológico dos Povos Indígenas no Brasil. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2018 - 2018
Movimento Indígena e a Revolução Silenciosa. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2018 - 2018
A ação consciente para impedir retrocessos na pauta indigenista. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2018 - 2018
Museus Indígenas: desafios e oportunidades. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Reinvenções de Si: Vida, Memória e Autoficção. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.
2017 - 2017
Entra século, sai século: os povos indígenas e uma outra história possível. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2016 - 2016
Memórias e Histórias dos Palikur-Arukwayene. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2014 - 2014
Oficina intensiva sobre doc.digital de línguas. (Carga horária: 54h).
Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.
2014 - 2014
Fonética Acústica. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Uso do Software Praat. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Gramática Pedagógica de Línguas Indígen. (Carga horária: 84h).
Museu do Índio, MI, Brasil.
2013 - 2013
Métodos de Comparação de dados de grande porte den. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Introdução a métodos de campo em documentação ling. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao ELAN. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
La ergatividad en la gramática generativa: de la t. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
Interface e Mudança Fonológica. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2011 - 2011
Las herramientas informáticas para investigación l.
Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2010 - 2010
Política Linguística. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2009 - 2009
Harmony. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2007 - 2007
Fundamentals of Optimality Theory. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2006 - 2006
Estruturas Fonéticas de línguas. (Carga horária: 20h).
Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Alfabetização com Base Linguística. (Carga horária: 300h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docência no curso de Licenciatura Intercultural Indígena, Área de Linguagens e Códigos, com ênfase em Descrição e Documentação de Línguas Indígenas

Atividades

07/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do Amapá. Portaria 0993/2018.
08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pro-Reitoria de Pesquisa, .

02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pro-Reitoria de Pesquisa, .

02/2019 - 02/2019
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dialogia e construção social da linguagem
04/2016 - 02/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, Portaria 1754/2016.
01/2019 - 01/2019
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Descrição e Documentação de Línguas Indígenas
04/2018 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão do Processo Seletivo Extraordinário para Indígenas e Quilombolas. Portaria 613/2018, alterada pela Portaria 0823/2018.
03/2018 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Processo Seletivo Indígena - PSI 2018. Portaria 0383/2018.
05/2017 - 09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Portaria 1040/2017.
03/2018 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para proposição de reformulação da Resolução nº 39/2017-CONSU/UNIFAP Portaria 0381/2018.
07/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Diversidade de Línguas e Políticas Linguísticas
02/2018 - 02/2018
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura, Identidade e Educação - Turma 2017
01/2018 - 01/2018
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura, Identidade e Educação - Turma 2018
05/2017 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Organização de Formatura de Alunos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Portaria 1026/2017.
07/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dialogia e Construção Social das Linguagens
02/2017 - 02/2017
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Descrição e Documentação de Línguas
01/2017 - 01/2017
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dialogia e Construção Social da Linguagem
11/2016 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

Cargo ou função
Presidente de Comissão de Avaliação de Estágio Probatório, Portaria 2532/2016.
11/2016 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

Cargo ou função
Presidente de Comissão de Avaliação de Estágio Probatório, Portaria 2534/2016.
11/2016 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

Cargo ou função
Presidente de Comissão de Avaliação de Estágio Probatório, Portaria 2533/2016.
11/2016 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

Cargo ou função
Presidente de Comissão de Avaliação de Estágio Probatório, Portaria 2535/2016.
11/2016 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

Cargo ou função
Presidente de Comissão de Avaliação de Estágio Probatório, Portaria 2563/2016.
11/2016 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

Cargo ou função
Presidente de Comissão de Avaliação de Estágio Probatório, Portaria 2564/2016.
11/2016 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

Cargo ou função
Presidente de Comissão de Avaliação de Estágio Probatório, Portaria 2536/2016.
11/2016 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

Cargo ou função
Presidente de Comissão de Avaliação de Estágio Probatório, Portaria 2536/2016.
07/2016 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão do Processo Seletivo Indígena 2016, Portaria 1871/2016.
07/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dialogia e Construção Social da Linguagem
07/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Descrição e Documentação de Línguas
07/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Descrição e Documentação de Línguas
07/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de TCC
03/2013 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-Reitoria de Pesquisa, .

Cargo ou função
Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amapá, Portaria 838/2013.
01/2013 - 03/2013
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Descrição e Documentação de Línguas
01/2013 - 03/2013
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas de Revitalização Cultural e Linguística
01/2013 - 03/2013
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Diversidade de Linguagens e Políticas Linguísticas
01/2013 - 03/2013
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Construção Identitária
01/2013 - 03/2013
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dialogia e Construção Social das Linguagens
06/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Descrição e Documentação de Línguas
06/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas de Revitalização Cultural e Linguística
06/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Diversidades de Linguagens e Políticas Linguísticas
01/2012 - 02/2012
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas de Revitalização Cultural e Linguística
01/2012 - 02/2012
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
01/2012 - 02/2012
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Descrição e Documentação de Línguas
01/2012 - 02/2012
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dialogia e Construção Social da Linguagem
04/2010 - 02/2012
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino e Graduaçäo, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora da Área de Linguagens e Códigos do PIBID do Curso de Educaçäo Escolar Indígena.
07/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Diversidade de Linguagens e Políticas Linguísticas
07/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas de Revitalização Cultural e Linguística
07/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I
07/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II
01/2011 - 03/2011
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Docente II
01/2011 - 02/2011
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Diversidade de Linguagens e Políticas Linguísticas
01/2011 - 02/2011
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas de Revitalização Cultural e Linguística
01/2011 - 02/2011
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I
07/2010 - 01/2011
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Docente II
07/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Descrição e Documentação de Línguas
07/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Produção de Gêneros Acadêmicos
06/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Diversidade de Linguagens e Políticas Linguísticas
02/2010 - 06/2010
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Comunicação
01/2010 - 02/2010
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Construção Identitária
01/2010 - 02/2010
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dialogia e Construção Social da Linguagem
01/2010 - 02/2010
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Descrição e Documentação de Línguas Indígenas
01/2010 - 01/2010
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas de Revitalização Cultural e Linguística

University of Califórnia, Berkeley, UC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Bolsista de Doutorado Sanduíche


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista CNPq do Doutorado em Linguística


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsitsa Capes


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Livre
Outras informações
Atuação nos cursos de Graduação em Língua Portuguesa.

Atividades

08/2006 - 08/2009
Ensino, Licenciatura Plena em Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
Estágio Supervisionado
Teorias Explicativas da Estrutura e Funcionamento da Língua
Semântica do Texto
Fonética, Fonologia e Ensino de Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Educação e narrativas Palikur-Aukwayene
2.
Documentação e Descrição da Língua Parikwaki
3.
Histórias e memórias Palikur-Arukwayene


Projetos de pesquisa


2019 - Atual
Qual(is) língua(s) você fala?: identificação da diversidade linguística nas Terras Indígenas do Oiapoque
Descrição: Este projeto visa identificar a diversidade linguística das Terras Indígenas do Oiapoque, onde vivem os povos Galibi-Marworno, Galibi-Kalinã, Karipuna e Palikur-Arukwayene, falantes das línguas kheuól, parikwaki e português. As etapas e passos realizados nesse projeto seguem, em grande parte, as orientações do ?Inventário Nacional da Diversidade Linguística? organizado pelo IPHAN, mas também exploram aspectos como usos da língua, domínios linguísticos, status de preservação/ameaça da língua, alfabetização, leitura e escrita, além do etnomapeamento das aldeias. Nosso objetivo é conhecer a diversidade linguística regional, identificando as línguas faladas nas aldeias do Oiapoque, o número de falantes dessas línguas e sua proficiência em cada uma delas e construir um banco de dados que possa subsidiar a elaboração de políticas linguísticas eficientes para o ensino do parikwaki, kheuól e/ou português nas aldeias do Oiapoque, conforme as necessidades e especificidades das comunidades estudadas. O projeto foi contemplado com recursos da Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B . Processo: 421485/2018-3.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador / Gélsama Mara Ferreira dos Santos - Integrante / Carina Santos de Almeida - Integrante / Solange Rodrigues da Silva - Integrante / ADRIANO MICHEL HELFENSTEIN - Integrante / ALEXANDRE LUIZ RAUBER - Integrante / RAFAEL PONTES LIMA - Integrante.
2016 - Atual
KAYKA ARAMTEM: Referências, Significações e Recriações do ritual do sábio Wet
Descrição: Este projeto de pesquisa consiste em estudar, registrar e documentar o ritual da Kayka Aramtem, conhecido entre os povos indígenas do Oiapoque como Turé. Para tanto a equipe fará o registro audiovisual dos preparativos da Kayka até seu encerramento, que ocorre com a retirada do mastro. Este registro conta com o apoio técnico do Museu do Índio - RJ . O projeto visa também organizar e sistematizar estes registros em forma de acervo documental a ser disponibilizado ao povo Palikur-Arukwayene através do NIRAKAH. Além disso, pretende discutir a bibliografia e a produção existente sobre o Turé e reinterpretar os significados que os Palikur-Arukwayene atribuem a esse ritual nos tempos atuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador / Ramiro Esdras Carneiro Batista - Integrante / Adonias Guiome Ioiô - Integrante / Carina Santos de Almeida - Integrante / Josieldo Labontê Orlando - Integrante.
2016 - Atual
Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene (NUKEPA)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador / Ramiro Esdras Carneiro Batista - Integrante / Adonias Guiome Ioiô - Integrante / Josieldo Orlando - Integrante / Carina Santos de Almeida - Integrante / Lenise Felício Batista - Integrante.
2014 - Atual
Documentation of the Palikur (Arawak) Language
Descrição: This project will benefit both the Palikur living in Brazil and in Guyane, as it will register the most traditional speaking manifestations from the group, which are being lost. The loss of the group?s memory is an issue that is being discussed among them for quite some time. Documentation and language register initiatives are well accepted, especially those involving the Palikur themselves in data gathering activities and also in organizing and analyzing content. Hereupon, this project will build a digital and multimedia collection with, at least, 15 hours of recorded data, being 10 hours of video recording and 5 hours in audio to achieve..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador / Lenise Felício Batista - Integrante.
Financiador(es): Endangered Languages Documentation Programme - Auxílio financeiro.
2013 - 2016
Documentação e Descrição de Aspectos Culturais e Linguísticos do Povo Palikur
Descrição: O projeto de ?Documentação e Descrição de Aspectos Culturais e Linguísticos do Povo Palikur? pretende obter informações sobre língua e aspectos culturais e sociolinguísticos dos Palikur que vivem na T.I. Uaçá, município de Oiapoque. Toda a documentação dos aspectos culturais e linguísticos dos Palikur será transformada em vídeos, áudios e textos, que servirão de base para a organização de produtos com os diversos gêneros textuais orais produzidos por eles, entre os quais destacamos as narrativas, cantos, discursos cerimoniais, etc..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador.
Número de orientações: 2
2012 - 2015
Línguas Indígenas: investigando temas gramaticais e etnolinguísticos
Descrição: Descrição: A partir dos resultados alcançados pelo Projeto anterior (Documentação de Línguas Indígenas: exploração de fatos gramaticais, históricos e etnolingüísticos a partir de arquivos multimídia), pretende-se finalizar a descrição gramatical exaustiva da Língua Karib do Alto Xingu (LKAX) - centrada no estudo da variedade falada pelos Kuikuro. Isto permite identificar temas e questões cruciais para o entendimento das outras línguas da família karib e das línguas ameríndias em geral, bem como em termos de sua contribuição à investigação teórica. Os temas gramaticais a serem abordados descritivamente e através de teorias formais: prosódia da palavra; natureza dos morfemas lexicais ou raízes; pessoa e número; tempo; construções copulares; complexidade e recursividade. Um considerável corpus de dados provenientes da outra variante da LKAX, falada por Kalapalo, Nahukwá e Matipu, começa a ser explorado, abrindo a comparação inter-dialetal. Os tema etnolinguísticos: bases lingüísticas do sub-sistema karib alto-xinguano; relações entre língua e música; caminhos e modos da tradução. O Projeto possui um amplo corpus, organizado e anotado como acervo digital, com dados coletados desde 1977 até hoje. Grande parte dos resultados já alcançados está publicada ou em via de publicação. A metodologia continuará sendo a mesma adotada e aperfeiçoada nos Projetos anteriores: pesquisa de campo, com realização de gravações áudio e vídeo; elicitação de dados em gabinete (consultores indígenas no Rio de Janeiro por dois meses cada ano), anotação de dados e sessões (eventos de fala) digitalizados usando os programas criados para este fim e já testados com sucesso (ELAN, Toolbox)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Integrante / Bruna Franchetto - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2007 - 2009
Uma Investigação dos Sons de Sete Línguas Indígenas Brasileiras
Descrição: Este projeto apresenta uma proposta de estudo sobre os eventos fonéticos que ocorrem em 7 línguas indígenas do Brasil: Tapajúna, Kyjkatêjê e Parkatêjê (línguas Jê) e Araweté, Mundurukú, Kuruaya e Xipaya (línguas Tupi). O compromisso assumido aqui é descrever os mecanismos envolvidos na produção desses sistemas com base na metodologia experimental. A tentativa é de encontrar fatos fonéticos, comuns ou divergentes, nos padrões de sons de línguas individuais, padrões estes já formalmente declarados em seus respectivos estudos fonológicos, pois o meio mais convincente de mostrar que a fonética pode ajudar a esclarecer questões da fonologia é tratar as questões fonológicas através de suas representações fonéticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Integrante / Gessiane Picanço - Coordenador / Marília de Nazaré de Oliveria Ferreira - Integrante / Carmen Lucia Reis Rodrigues - Integrante / Ana Sousa - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Arte Indígena na Universidade
Descrição: Este projeto constitui-se em um conjunto de ações que visam organizar, promover, divulgar e valorizar a Arte Indígena na Universidade, especialmente no Campus Binacional do Oiapoque, mas também estende-se por outros espaços deste município, como o Museu Kuahi e com o com o apoio da estrutura do Sesc-AP. Nosso objetivo e atingir o maior número de pessoas, propiciando que elas conheçam e interajam com a arte indígena em suas diferentes formas de representação, mas que também conheçam os artistas indígenas que estão atuando em diferentes segmento artísticos. Acreditamos que o conhecimento da sociedade sobre o trabalho e a importância da arte para os povos indígenas da região do Amapá e Norte do Pará contribuirá, positivamente, para a ruptura de estereótipos e preconceitos em relação aos povos indígenas, além de fortalecer a identidade étnica desses povos, que muitas vezes são invisibilidades no ambiente universitário..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador / Cristiana Nogueira - Integrante.
2018 - Atual
Ações Afirmativas no Campus Binacional Oiapoque/Universidade Federal Do Amapá (Unifap) para a permanência de estudantes indígenas e quilombolas oriundos do Processo Seletivo Extraordinário 2018 (PSEIQ/2018)
Descrição: Este Projeto de Extensão visa desenvolver ações afirmativas de base para a promoção da permanência de estudantes indígenas e quilombolas no Campus Binacional Oiapoque que ingressaram por meio de reserva de vaga no Processo Seletivo Extraordinário para Indígenas e Quilombolas (PSEIQ) do Edital n.º12/2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador / Carina Santos de Almeida - Integrante.
2018 - Atual
Fala parente! Ciclo de palestras indígenas
Descrição: O projeto Fala parente! Ciclo de palestras indígenas constitui-se como um espaço aberto aos intelectuais indígenas, valorizando os conhecimentos indígenas nas mais diversas áreas. Além disso propicia o intercâmbio entre povos, trazendo para a Universidade novas vozes, discursos e saberes. Registro na PROEAC-UNIFAP: EV029-2018.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador / Carina Santos de Almeida - Integrante.
2017 - 2017
Os Indígenas e a UNIFAP: 10 anos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena no Oiapoque
Descrição: O objetivo deste projeto é levar as comunidades acadêmica e indígena a refletir sobre a presença do CLII na Unifap e no Oiapoque, os desafios e perspectivas para o CLII nos próximos anos. Ele se justifica pela necessidade de se criar um espaço de diálogo com a sociedade sobre a presença e as ações do CLII e também é uma forma de apresentar os resultados desses 10 anos de atuação com os povos Karipuna, Galibi-Maworno, Palikur, Galibi-Kalinã, Waiãpi, Tiriyó, Kaxuyana, Apalai e Waiana..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador / Gélsama Mara Ferreira dos Santos - Integrante / Cilene Campetela - Integrante / Ramiro Esdras Carneiro Batista - Integrante / Josieldo Orlando - Integrante / Jeremias Batista Labontê - Integrante / Carina Santos de Almeida - Integrante / Claudiane de Menezes Ramos - Integrante / Lilia Ramos de Oliveira - Integrante / Edilan dos Santos - Integrante.
2016 - Atual
Saberes Indígenas na Escola Palikur (UNIFAP)
Descrição: O SIEP/UNIFAP consiste num projeto de extensão com o intuito de desenvolver atividades e materiais didático-pedagógicos através da documentação produzida pela Ação Saberes Indígenas na Escola (2014 a 2016). Neste sentido, irá acessar, selecionar e desenvolver prioritariamente um livro de narrativas contadas pelos antigos palikur, enfocando aspectos da cosmologia, mitologia e trajetória histórica dos Palikur que residem na Terra Indígena Uaçá, Oiapoque, Amapá/Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador / Henrique Batista - Integrante / Ramiro Esdras Carneiro Batista - Integrante / Ingrid Lemos - Integrante / Adonias Guiome Ioiô - Integrante / Adelmar Ioiô - Integrante / Ailton Batista - Integrante / Elierson Ioiô Batista - Integrante / Frederico Ioiô Labontê - Integrante / Irene Batista Felício - Integrante / Izaias Labontê - Integrante / Izanilda Sedô Ioiô - Integrante / Jeremias Batista Labontê - Integrante / Jonielson Orlando Batista - Integrante / Juscelina Iaparrá - Integrante / Laiza Batista - Integrante / Manoel Antonio dos Santos - Integrante / Manoel Labontê - Integrante / Marileia Labontê Martins - Integrante / Miranda Santos Narciso - Integrante / Nair Batista Felício - Integrante / Nonato Hipólito - Integrante / Obede Labontê - Integrante / Silvana Antonio Felício - Integrante / Sofonias Hipólito - Integrante / Tamar Ioiô - Integrante / Tiulado Ioiô - Integrante / Vivaldo Ioiô Iaparrá - Integrante / Zélia Martins - Integrante / Carina Santos de Almeida - Integrante / Josieldo Labontê Orlando - Integrante.
Financiador(es): Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Bolsa.
2013 - 2015
Programa de Promoçao e Documentação das línguas, culturas e saberes dos povos ameríndios
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador / Rejane Aparecida Rodrigues Candado - Integrante / Meire Adriana da Silva - Integrante / Antonio Almir Silva Gomes - Integrante / ROSILEIDE GOMES COSTA - Integrante / JULIEN MEYER - Integrante / Adonias Guiome Ioiô - Integrante.
2013 - 2014
Levantamento de dados sociolinguísticos do povo Palikur na Terra Indígena Uaçá
Descrição: O projeto "Levantamento de dados sociolinguísticos do povo Palikur na Terra Indígena Uaçá" pretende fazer o levantamento sociolinguístico de todas as aldeias palikur da T.I. Uaçá com o objetivo de subsidiar a elaboração de políticas linguísticas eficientes para o ensino do palikur, kheuól e/ou português nas aldeias palikur, conforme as necessidades e especificidades das comunidades estudadas e em parceria com os órgãos governamentais competentes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador / Adonias Guiome Ioiô - Integrante.
2013 - 2014
Produção e Edição de Vídeos de Documentação com Povos Indígenas
Descrição: O presente projeto prevê a elaboração de oficinas para capacitar alunos indígenas do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. As oficinas serão direcionadas para o ensino de técnicas de documentação, com explicações sobre o uso de equipamentos de gravação de áudio e vídeo e o uso de programas para a criação de vídeos documentários (Pinnacle e MovieMaker)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador / ROSILEIDE GOMES COSTA - Integrante / JULIEN MEYER - Integrante.
2011 - 2011
Procedimentos e ferramentas para a elaboração de dicionários bilíngues
Descrição: O objetivo do projeto "Procedimentos e ferramentas para a elaboração de dicionários bilíngues" é capacitar graduandos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Área de Linguagens e Códigos para a elaboração de dicionários bilíngües. Para tanto, os acadêmicos aprenderão a coletar palavras de acordo com a técnica de domínios lingüísticos e a dominar os procedimentos técnicos para a elaboração dos dicionários bilíngues..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Elissandra Barros da Silva - Coordenador / Christina Murmann - Integrante / Ângela Fabíola Alves Chagas - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - 2015
Periódico: Revista Linguística Rio


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Indígenas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação Indígena.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Portuguesa.


Prêmios e títulos


2012
Bolsa de Aperfeiçoamento, CNPQ.
2012
1ª Colocada na Seleção do Doutorado em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.
2006
Bolsa de Aperfeiçoamento, CAPES.
2006
Financiamento para pesquisa de campo, MPEG - USAID.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARROS DA SILVA, ELISSANDRA2018BARROS DA SILVA, ELISSANDRA; HERBETTA, ALEXANDRE . Entre lugares: das possibilidades da interculturalidade. Entrevista com Mariano Baez Landa. PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP, v. 11, p. 105-117, 2018.

2.
SANTOS ALMEIDA, CARINA2018SANTOS ALMEIDA, CARINA ; BARROS DA SILVA, ELISSANDRA . Caminhos do saber Arukwayene nas águas da história: a emergência da historicidade Palikur em narrativas de memória. PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP, v. 11, p. 39-50, 2018.

3.
SILVA, ELISSANDRA BARROS DA2018SILVA, ELISSANDRA BARROS DA; ALMEIDA, CARINA SANTOS DE ; IOIÔ, ADONIAS GUIOME ; BATISTA, RAMIRO ESDRAS CARNEIRO . Kayka Aramtem: saber e tradição de um sábio Arukwayene. PONTO URBE, v. I, p. 1-3, 2018.

4.
BARROS DA SILVA, ELISSANDRA2018BARROS DA SILVA, ELISSANDRA; HERBETTA, A. . Violência epistêmica e descolonização de Saberes: experiências recriadas e ressignificadas em espaços de interculturalidade. PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP, v. 11, p. 7-9, 2018.

5.
CAMPETELA, C.2017CAMPETELA, C. ; SANTOS, G. M. F. ; SILVA, ELISSANDRA BARROS DA ; SILVA, G. R. . Documentação Linguística, Pesquisa e Ensino: revitalização no contexto indígena do norte do Amapá. REVISTA LINGUÍSTICA, v. 13, p. 151-167, 2017.

6.
SILVA, ELISSANDRA BARROS DA2017SILVA, ELISSANDRA BARROS DA. Sobre aquela ponte existe um mundo: ivaynti e os Arukwayene no Urucauá. Amazônica: Revista de Antropologia, v. 8, p. 598-608, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
BARROS, E.S.. Só andar, pode não!. In: Francisco José Bezerra Souto; Gustavo Taboada Soldati; Lin Chau Ming; Reinaldo Duque-Brasil; Rumi Regina Kubo. (Org.). Quando pensa que não... Contos, crônicas e causos em etnoecologia. 1ed.Belém: UFPA, 2018, v. 3, p. 184-189.

2.
BARROS, E.S.. Dos sons a escrita: proposta de ortografia para o Kuruaya a partir do estudo fonológico da língua. In: Chagas, A.F.A; Gomes, A.A.S; Vasconcelos, E. A.. (Org.). Aspectos gramaticais de línguas indígenas sul-americanas. 1ed.Macapá: Autografia/EDUNIFAP, 2015, v. , p. 14-29.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALMEIDA, C. S. ; BARROS, E.S. . Os Indígenas e a Universidade. Diálogos na Fronteira: Revista Multidisciplinar do Campus Binacional do Oiapoque, Oiapoque.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, C. S. ; BARROS, E.S. . A ação ?Saberes Indígenas na Escola? e a emergência do saber Palikur-Arukwayene. In: XII Reunión de Antropología del Mercosur, 2018, Posadas. Libro de Actas. XII Reunión de Antropología del Mercosur Experiencias Etnográficas: desafíos y acciones para el siglo 21, 2018. v. I. p. 5107-5115.

2.
BARROS, E.S.; GOMES, A. A. S. . Entre falantes e línguas: a importância da realização de levantamentos sociolinguísticos e o caso dos Palikur-Arukwayene na Terra Indígena Uaçá. In: IV Encuentro de Lenguas Indigenas Americanas, 2018, Santa Rosa. IV Encuentro de Lenguas Indigenas Americanas - Libro de Actas. Santa Rosa: Universidad Nacional de La Pampa, 2017. v. 1. p. 187-201.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, E.S.. Fonologia da Língua Kuruaya: distribuição e dispersão das vogais orais. In: Seminário de Teses em Andamento, 2007, Campinas. Fonologia da língua Kuruaya: distribuição e dispersão das vogais orais, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, E.S.; ALMEIDA, C. S. ; IOIO, A. G. ; BATISTA, R. E. C. . Kayka Aramtem: saber e tradição de um sábio arukwayene. In: XII Reunión de Antropología del Mercosur, 2018, Posadas. Libro de Actas: XII Reunión de Antropología del Mercosur Experiencias Etnográficas: desafíos y acciones para el Siglo 21, 2018. v. II. p. 132.

2.
BARROS, E.S.. Muestra Colectiva de Fotografia 'ÑE'E ECHA'EY'. In: XII Reunión de Antropología del Mercosur, 2018, Posadas. Libro de Actas: XII Reunión de Antropología del Mercosur Experiencias Etnográficas: desafíos y acciones para el Siglo 21, 2017. v. IIi. p. 98-100.

3.
BARROS, E.S.; IOIO, A. G. ; ALMEIDA, C. S. . Palikur fala Palikur: descortinando 'mitos' linguísticos entre os Palikur-Arukwayene. In: XII Reunión de Antropología del Mercosur, 2018, Posadas. Libro de Actas. XII Reunión de Antropología del Mercosur Experiencias Etnográficas: desafíos y acciones para el siglo 21, 2017. v. I. p. 6803-6803.

4.
BARROS, E.S.. As narrativas que os antigos contam: saber, memória e tradição Palikur-Arukwayene. In: I Jornada de Estudos Linguísticos e Literários do Extremo Norte - JELLEN, 2017, Oiapoque. Formação Docente e Pesquisa: diálogos possíveis. Macapá: UNIFAP, 2017. v. I. p. 92-93.

5.
BARROS, E.S.; BATISTA, L. F. . Mmani pis? A era digital e a escrita do Parikwaki. In: I Jornada de Estudos Linguísticos e Literários do Extremo Norte - JELLEN, 2017, Oiapoque. Formação Docente e Pesquisa: diálogos possíveis. Macapá: UNIFAP, 2017. v. I. p. 109-110.

6.
IAPARRA, G. ; NUNES, M. G. ; BARROS, E.S. . Aldeias Kuahi e Ywewka: situação sociolinguística da língua Palikur. In: III Encontro Amapaense dos Estudantes de Letras; I Seminário de Libras da Unifap; I Seminário de Literatura Amapaense, 2013, Macapá. A (Re)construçao da educaçao: reflexão, ação e mudança social. Macapá: UNIFAP, 2013. v. 1. p. 29-29.

7.
SFAIR, D. M. ; SANTOS, D. S. ; BARROS, E.S. . Os gêneros textuais e a produção escrita em língua Kheuól: novos horizontes na escola indígena. In: III Encontro Amapaense dos Estudantes de Letras; I Seminário de Libras da Unifap; I Seminário de Literatura Amapaense, 2013, Macapá. A (Re)construçao da educaçao: reflexão, ação e mudança social, 2013. v. I. p. 41-41.

8.
WAIAPI, M. ; BARROS, E.S. . Aspectos do Verbo em Waiãpi. In: III Encontro Amapaense dos Estudantes de Letras; I Seminário de Libras da Unifap; I Seminário de Literatura Amapaense, 2013, Macapá. A (Re)construçao da educaçao: reflexão, ação e mudança social. Macapá: UNIFAP, 2013. p. 46-46.

9.
BARROS, E.S.. Consoantes Oclusivas da Língua Palikur (Arawak). In: IV Seminário Internacional de Fonologia, 2012, Porto Alegre. IV Seminário Internacional de Fonologia: Livro de Resumos, 2012. v. I.

10.
BARROS, E.S.. Análise Acústica das Consoantes Oclusivas da Língua Kuruaya. In: I Jornadas de Jóvenes Lingüistas, 2011, Buenos Aires. I Jornadas de Jóvenes Lingüistas, 2011.

11.
BARROS, E.S.; PICANCO, G. . Anállise Acústica dos Segmentos Vocálicos em Kuruaya. In: III SEMINARIO INTERNACIONAL DE FONOLOGIA, 2007, Porto Alegre. Anais do III Seminário Internacional de Fonologia, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, ELISSANDRA BARROS DA. O Povo Multilingue do Urukawá. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARROS, E.S.; CARVALHO, F. O. ; SILVA, G. R. . A Pesquisa em Línguas Indígenas no Amapá. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, ELISSANDRA BARROS DA; IOIO, A. G. . Que língua você fala?: (re)conhecendo a diversidade linguística entre os Palikur-Arukwayene. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARROS, E.S.; ALMEIDA, C. S. ; IOIO, A. G. . A escola palikur-arukwayene e os Saberes Indígenas na Escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, ELISSANDRA BARROS DA. O multilinguismo entre os Palikur-Arukwayene. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, ELISSANDRA BARROS DA. Da pesquisa à formação de pesquisadores indígenas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GABRIEL, D. C. ; WAIAPI, K. ; BARROS, E.S. . Do som à imagem: a arte difundindo a cultura indígena. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, N. A. ; BARROS, E.S. . Ensino de Ciências Humanas na escola indígena: experiências na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BATISTA, A. ; BARROS, E.S. . Da memória ao texto: as narrativas e os Saberes Indígenas na Escola Palikur. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, N. H. ; BARROS, E.S. . Sobre Arte, Identidade e Resistência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
IAPARRA, V. I. ; BARROS, E.S. . Da memória ao desenho: a ilustração de narrativas e os Saberes Indígenas na Escola Palikur. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BARROS, E.S.; IOIO, A. G. . O ciclo da revitalização: documentação e descrição, valorização cultural, formação de pesquisadores e ensino entre os Palikur-Arukwayene. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ALMEIDA, C. S. ; BARROS, E.S. . Caminhos do saber arukwayene nas águas da história:a emergência da historicidade palikur em narrativas de memória. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BARROS, E.S.; IOIO, A. G. ; ALMEIDA, C. S. ; BATISTA, R. E. C. . Percursos e (des)caminhos da implementação da Ação Saberes Indígenas na Escola entre os Arukwayene/Palikur. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BATISTA, L. F. ; BARROS, E.S. . Constituição silábica e padrão acentual do Parikwaki: uma proposta de pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BARROS, E.S.. As narrativas que os antigos contam: saber, memória e tradição Palikur-Arukwayene. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BARROS, E.S.; BATISTA, L. F. . Mmani pis? A era digital e a escrita do Parikwaki. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BARROS, E.S.. Quando o saber emerge: práticas de revitalização e valorização cultural, formação de pesquisadores e ensino entre os Palikur-Arukwayene. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
BARROS, E.S.; GOMES, A. A. S. . ENTRE FALANTES E LÍNGUAS: a importância da realização de levantamentos sociolinguísticos e o caso dos Palikur-Arukwayene na Terra Indígena Uaçá. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BARROS, E.S.. Professor de línguas em contexto indígena: formação, avanços e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
BARROS, E.S.; IOIO, A. G. ; ALMEIDA, C. S. . Palikur fala Palikur: descortinando 'mitos' linguísticos entre os Palikur-Arukwayene. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ALMEIDA, C. S. ; BARROS, E.S. ; IOIO, A. G. . A 'Ação' Saberes Indígenas na Escola e a emergência do saber Palikur-Arukwayene. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
BARROS, E.S.. Kayka Aramtem: saber e tradição de um sábio Arukwayene. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BARROS, E.S.. A escola na aldeia e os Palikur na escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BARROS, E.S.. Documentando para preservar: histórico e perspectivas da documentação cultural e linguística entre os Palikur. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BARROS, E.S.. Entre regras e restrições: a estrutura silábica do Palikur. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BARROS, E.S.. Aspectos da estrutura fonética e fonológica dos segmentos vocálicos e consonantais da língua Palikur (Arawak). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BARROS, E.S.. Consoantes Oclusivas da Língua Palikur (Arawak). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
GOMES, A. A. S. ; BARROS, E.S. . Quando o aprendizado ocorre de forma tácita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BARROS, E.S.. Análise acústica das consoantes oclusivas da língua Kuruaya. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
BARROS, E.S.. A palatalização do /d/ em Kuruaya. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BARROS, E.S.. A ocorrência de /d/ em contexto oral em Kuruaya. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
BARROS, E.S.; PICANCO, G. . Análise acústica dos segmentos vocálicos em Kuruaya. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
BARROS, E.S.. Fonologia da língua Kuruaya: distribuição e dispersão das vogais orais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARROS, E.S.. Consultoria para a Elaboração de Materiais Didáticos para o Povo Kuruaya. 2018.

2.
BARROS, E.S.. Consultoria para a Elaboração de Materiais Didáticos para o Povo Kuruaya. 2017.

3.
BARROS, E.S.. Formação Complementar de Professores Indígenas. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, ELISSANDRA BARROS DA. Avaliadora do IV Seminário da Área de Linguagens das Licenciaturas Interculturais (SEALLIN). 2018.

2.
SILVA, ELISSANDRA BARROS DA. Avaliador no I Chamado Internacional dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará. 2018.

3.
BARROS, E.S.; Candado, R.A.R. ; SILVA, M.A. ; FERREIRA, M.N.O. . Inclusão da Educação Escolar Indígena na proposta curricular do Campus Binacional em Oiapoque. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARROS, E.S.. Estudos em Línguas e Culturas Indígenas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BARROS, E.S.. Programa Globo Universidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

3.
BARROS, E.S.. Diversidade Linguística e a importância do Atlas Linguístico para o Processo ensino-aprendizagem. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
BARROS, E.S.; ORLANDO, A. . Políticas Públicas para a Educação Indígena no Amapá.. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, E.S.. Oficina de ortografia da língua Kuruaya e elaboração de material didático. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARROS, E.S.. Oficina de Produção de Novas Narrativas Palikur-Arukwayene. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BARROS, E.S.. Oficina de Elaboração de Material Didático para o Povo Kuruaya. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BARROS, E.S.. Parecer Ad Hoc em Projeto de Extensão da Coordenação do Curso de Ciências Biológicas. 2017. (Consultor Ad Hoc).

5.
BARROS, E.S.. Parecer Ad Hoc em Projeto de Extensão da Coordenação do Curso de Teatro. 2017. (Consultor Ad Hoc).

6.
BARROS, E.S.. Parecer Ad Hoc em Projeto de Extensão da Coordenação do Curso de Letras\Libras. 2017. (Consultor Ad Hoc).

7.
BARROS, E.S.; MEYER, J. ; SANTOS, G. M. F. ; KAYAPO, B. . Oficina de Áudio e Vídeo com povos Indígenas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
BARROS, E.S.. Oficina de Produção de Vídeo e Elan. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BARROS, E.S.. Programas de computação para a criação de materiais didáticos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BARROS, E.S.; CHAGAS, A. . Panorama das Línguas Indígenas Brasileiras com foco nas línguas do Estado do Amapá. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BARROS, E.S.; CHAGAS, A. . Oficina 'O trabalho do linguísta de campo e a descrição de línguas indígenas'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
BARROS, E.S.. Produção e Edição de Vídeos de Documentação com Povos Indígenas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MEYER, J. ; BARROS, E.S. . Produção e Edição de Vídeos de Documentação com Povos Indígenas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
BARROS, E.S.; MURMANN, C. . Ferramentas e Procedimentos para a Elaboração de Dicionários Bilíngues. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BARROS, E.S.; ALMEIDA, C. S. ; IOIO, A. G. ; BATISTA, R. E. C. . Exibição no III Encontro Internacional sobre Trabalho Decente na Fronteira (Brasil - Guiana Francesa). 2018. Filme.

2.
BARROS, E.S.; ALMEIDA, C. S. ; IOIO, A. G. ; BATISTA, R. E. C. . Muestra de Antropologia Visual. 2017. Filme.

3.
BARROS, E.S.; ALMEIDA, C. S. ; IOIO, A. G. ; BATISTA, R. E. C. . Mostra de Filme Etnográfico. 2017. Filme.

4.
BARROS, E.S.; ALMEIDA, C. S. ; IOIO, A. G. ; BATISTA, R. E. C. . Mostra de Filmes Etnográficos do VI Seminário Internacional Antropologia em Foco. 2017. Filme.

5.
BARROS, E.S.; ALMEIDA, C. S. ; IOIO, A. G. ; BATISTA, R. E. C. . Muestra de Cine Etnográfico. 2017. Filme.

6.
BARROS, E.S.. Muestra Colectiva de Fotografía Etnográfica 'ÑE´E ECHA´EY. 2017. Fotografia.

7.
BARROS, E.S.; ALMEIDA, C. S. . 14º Festival Imagem-Movimento. 2017. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
BELTRAO, J. F.; HENRIQUE, M. C.; SILVA, K.; BARROS, E.S.; ODWYER, E. C.. Participação em banca de Adonias Guiome Ioiô. Kayka Aramtem (Dança/Festa do Turé) entre os Palikur-Arukwyanevwi. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, D. V.; BARROS, E.S.; FARIAS, G. S.. Participação em banca de Cristiane Silva Pereira.A ausência de metodologias específicas para as escolas do campo e as consequências para o setor primário da economia local. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá.

2.
SILVA, ELISSANDRA BARROS DA; SILVA, S. R.; ROSA, S. C. S.. Participação em banca de Ailton Batista.Origens dos clãs Palikur-Arukwayene Kinetihwakri amin ku karintak Arukwayene himaw. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

3.
BARROS, E.S.; SILVA, S. V.; SANTOS, L. A.. Participação em banca de Irlene dos Santos.Estudo da presença das línguas Kheuól e português na Aldeia Espírito Santo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

4.
ALMEIDA, C. S.; BARROS, E.S.; CUNHA, E. B.. Participação em banca de Naia Forte dos Santos.O "Dia do Índio" entre os Karipuna: a comemoração do 19 de abril na Aldeia Manga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

5.
BARROS, E.S.; SANTOS, G. M. F.; ARAUJO, R. C.. Participação em banca de Keila dos Santos.Flautas e apitos Karipuna: da confecção ao uso no ritual do Turé. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

6.
BATISTA, R. E. C.; BARROS, E.S.; RAMOS, C. M.. Participação em banca de Silney Wanderson Aniká e Yanomami dos Santos Silva.Os Karipuna do Vale do Curipi e a exploração de oliu nue i gaz dji ofõ lame. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

7.
BARROS, E.S.; GOMES, A. A. S.. Participação em banca de Dieimison Sfair.O ensino de língua kheuól na Escola Estadual Indígena Jorge Iaparrá: perspectivas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

8.
SANTOS, G. M. F.; BARROS, E.S.; CAMPETELA, C.. Participação em banca de Nonato Hipólito.Palikur, uma língua ameaçada? Estudo de caso das Aldeias Tawari e Ywawka. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

9.
GOMES, A. A. S.; BARROS, E.S.. Participação em banca de Artenisa dos Santos Karipuna.Kheuól como segunda língua na aldeia Kunanã - Oiapoque/AP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

10.
BARROS, E.S.. Participação em banca de Edilena dos Santos.Povos Indígenas da Região do Uaçá: os significados dos grafismos caminhos da vida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá.

11.
BARROS, E.S.. Participação em banca de Edmilson Teixeira; Maria Gorete Gonçalves; Odilêda Almeida.Literatura Paraense: desenvolvendo competências e habilidades de leitura e escrita. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Acaraú.

12.
BARROS, E.S.. Participação em banca de Maria Cícera Azevedo; Patrícia Negrão; Regina Queiroz.O (des)uso do texto na 5a. série: reflexões sobre o trabalho docente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Acaraú.

13.
BARROS, E.S.. Participação em banca de Antonio Cleiton; Izabel Alexandra; Josanne Kare Raiol.A contribuição da linguística textual para o ensino da língua materna. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Acaraú.

14.
BARROS, E.S.. Participação em banca de Doraci Moreira da Silva; Keila Rosário da Silva.Sociolinguística: a variação no dialeto dos alunos da 5a. e 6a. séries do Ensino Fundamental da Escola Presidente Vargas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Acaraú.

15.
BARROS, E.S.. Participação em banca de José Guilherme; José Miguel; Ruth de Souxa.A importância da Literatura Paraense no Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Acaraú.

16.
BARROS, E.S.. Participação em banca de Antonia Sueli; Cilene Aguiar; Edivania de Lima.Leitura e Escrita no contexto escolar nas turmas de 5a. série. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Acaraú.

17.
BARROS, E.S.. Participação em banca de Ivanês Brito Veras.O preconceito linguístico como instrumento de reflexão para uma análise sócio-interacionista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Acaraú.

18.
BARROS, E.S.. Participação em banca de Maria de Jesus Cabral; Maria Luciana; Maria Terezinha.Competências e Habilidades de Leitura e Escrita. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Acaraú.

19.
BARROS, E.S.. Participação em banca de Antonia Lucimar; Domingos de Jesus; Janete dos Santos Soares.Dificuldades na leitura e escrita dos alunos no Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Acaraú.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARROS, E.S.; MENDES, A. N. N. B.; NASCIMENTO, M. C. F. Z.. Seleção para professor Efetivo do curso de Licenciatura Intercultural Indígena. 2011.

2.
BARROS, E.S.; GOMES, A. A. S.; NASCIMENTO, M. C. F. Z.. Banca de Concurso para professor temporário de Linguística. 2011. Universidade Federal do Amapá.

Outras participações
1.
BARROS, E.S.. Banca de Avaliação dos candidatos indígenas no processo seletivo para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, 2018. 2018. Universidade Federal do Amapá.

2.
BARROS, E.S.. Banca de Entrevista do Processo Seletivo Extraordinário Indígena e Quilombola. 2018. Universidade Federal do Amapá.

3.
BARROS, E.S.. Banca de Avaliação dos candidatos indígenas no processo seletivo para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, 2017. 2017. Universidade Federal do Amapá.

4.
GOMES, A. A. S.; BARROS, E.S.. Banca de Entrevista do Processo Seletivo para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, 2016. 2016. Universidade Federal do Amapá.

5.
BARROS, E.S.; SILVA, M.A.; Candado, R.A.R.. Banca de Entrevista do Processo Seletivo para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, 2013. 2013. Universidade Federal do Amapá.

6.
BARROS, E.S.. Banca para escolha de Doutorandos para as cotas de Bolsa Sanduíche fora do país. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
BARROS, E.S.. Comissão de Elaboração de Provas para o Processo Seletivo para ingresso no Curso Educação Escolar Indígena. Universidade Federal do Amapá. 2011.

8.
BARROS, E.S.. Banca de Entrevista do Processo Seletivo para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, 2011. 2011. Universidade Federal do Amapá.

9.
BARROS, E.S.; SANTOS, E.; GALLOIS, D. T.; BATISTA, H.. Comissão de Avaliação da prova escrita do Processo Seletivo 2011 para ingresso no curso de Educação Escolar Indígena. 2011. Universidade Federal do Amapá.

10.
BARROS, E.S.; Candado, R.A.R.; MENDES, A.. Comissão de Seleção para bolsistas PIBID. 2010. Universidade Federal do Amapá.

11.
BARROS, E.S.; SILVA, M.A.; Candado, R.A.R.. Comissão de Estudo no que diz respeito inclusão do CEEI na Proposta Curricular do Campus Bi Nacional /P. 302/2010. 2010. Universidade Federal do Amapá. 2010. Universidade Federal do Amapá.

12.
BARROS, E.S.. Comissão de Correção de Redação para o Processo Seletivo para ingresso no Curso Educação Escolar Indígena- P.049/2010. 2010. Universidade Federal do Amapá. 2010.

13.
BARROS, E.S.. Comissão de Correção de Redação para o Processo Seletivo para ingresso no Curso Educação Escolar Indígena- P.049/2010. 2010. Universidade Federal do Amapá. 2010. Universidade Federal do Amapá.

14.
BARROS, E.S.. Banca de Entrevista do Processo Seletivo para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, 2010. 2010. Universidade Federal do Amapá.

15.
BARROS, E.S.; SILVA, M.A.; Candado, R.A.R.. Comissão de Elaboração das provas do Processo Seletivo para o ingreso no Curso de Educação Escolar Indígena. 2010. Universidade Federal do Amapá.

16.
BARROS, E.S.. Comissão de Correção de Redação para o Processo Seletivo para ingresso nos cursos da Universidade Federal do Amapá. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena. 2018. (Outra).

2.
Fala Parente! Artevismo em três tons!. 2018. (Outra).

3.
I Chamado Internacional dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará. 2018. (Outra).

4.
II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Binacional de Oiapoque: ciência para a redução das desigualdades. 2018. (Seminário).

5.
I Simpósio de Estudos Linguísticos na Amazônia: percursos, diversidade e contatos na Amazônia Setentrional .A Pesquisa em Línguas Indígenas no Amapá. 2018. (Simpósio).

6.
I Simpósio de Estudos Linguísticos na Amazônia: percursos, diversidade e contatos na Amazônia Setentrional .O Povo Multilingue do Urukawá. 2018. (Simpósio).

7.
IV Seminário da Área de Linguagens das Licenciaturas Interculturais.Que língua você fala?: (re)conhecendo a diversidade linguística entre os Palikur-Arukwayene. 2018. (Seminário).

8.
IV Seminário da Área de Linguagens das Licenciaturas Interculturais.A escola palikur-arukwayene e os Saberes Indígenas na Escola. 2018. (Seminário).

9.
XIV Assembleia Geral dos Povos Indígenas do Oiapoque. 2018. (Outra).

10.
XXVI Assembleia de Avaliação dos Povos Indígenas do Oiapoque. 2018. (Outra).

11.
I Encontro de Línguas em Contexto Indígena.Professor de línguas em contexto indígena: formação, avanços e desafios. 2017. (Encontro).

12.
I Jornada de Estudos Linguisticos e Literarios do Extremo Norte - JELLEN.Línguas, Identidades e Culturas Indígenas. 2017. (Outra).

13.
I Jornada de Estudos Linguisticos e Literarios do Extremo Norte - JELLEN.As narrativas que os antigos contam: saber, memória e tradição Palikur-Arukwayene. 2017. (Outra).

14.
I Jornada de Estudos Linguisticos e Literarios do Extremo Norte - JELLEN.Mmani pis? A era digital e a escrita do Parikwaki. 2017. (Outra).

15.
I Jornada de Estudos Linguisticos e Literarios do Extremo Norte - JELLEN.Línguas, identidades e culturas indígenas. 2017. (Outra).

16.
I Jornada de Estudos Linguisticos e Literarios do Extremo Norte - JELLEN.Línguas, Identidades e Culturas Indígenas. 2017. (Outra).

17.
I Seminário Os Indígenas e a Universidade: 10 anos de lutas, conquistas e desafios do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - UNIFAP.Constituição silábica e padrão acentual do Parikwaki: uma proposta metodológica. 2017. (Seminário).

18.
IV Encuentro de Lenguas Indígenas Americanas - ELIA.ENTRE FALANTES E LÍNGUAS: a importância da realização de levantamentos sociolinguísticos e o caso dos Palikur-Arukwayene na Terra Indígena Uaçá. 2017. (Encontro).

19.
Mostra de Cinema Tela Indígena. 2017. (Outra).

20.
Noite Intercultural do Curso de Licenciatura Intercultural Indígenba. 2017. (Outra).

21.
O Movimento Indígena no Contexto dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará. 2017. (Outra).

22.
XII Reunión de Antropología del Mercosur. Kayka Aramtem: saber e tradição de um sábio Arukwayene. 2017. (Congresso).

23.
XII Reunión de Antropología del Mercosur. Palikur fala Palikur: descortinando "mitos" linguísticos entre os Palikur-Arukwayene. 2017. (Congresso).

24.
XII Reunión de Antropología del Mercosur. A "Ação" Saberes Indígenas na Escola e a emergência do saber Palikur-Arukwayene. 2017. (Congresso).

25.
XVI Congreso de Antropologia en Colombia e V Congreso da Asociacion Latinoamericana de Antropologia. Percursos e (des)caminhos da implementação da Ação Saberes Indígenas na Escola entre os Palikur/Arukwayene. 2017. (Congresso).

26.
XVI Congresso de Antropologia en Colombia e V Congreso da Asociación Latinoamericana de Antropologia,. Caminhos do saber arukwayene nas águas da História: a emergência da historicidade Palikur em narrativas de memória. 2017. (Congresso).

27.
XVI Congresso de Antropologia en Colombia e V Congreso da Asociación Latinoamericana de Antropologia,.Violência Epistêmica e Descolonização de Saberes: experiências recriadas e ressignificadas em espaços interculturais. 2017. (Simpósio).

28.
II Congreso Internacional Los Pueblos Indígenas de América Latina. Siglos XIX-XXI. Avances, perspectivas y retos. A escola na aldeia e os Palikur na escola. 2016. (Congresso).

29.
III Encontro Estadual de Educação Quilombola e Indígena: ?A Educação como instrumento de transformação social para a diversidade negra e indígena?.. 2016. (Encontro).

30.
I Simpósio de Pesquisa em Línguas Indígenas - Norte. 2015. (Simpósio).

31.
Amazônicas V. 2014. (Congresso).

32.
Colóquio Amazônicas V. 2014. (Outra).

33.
Atuais Tendências e Potenciais na Documentação Linguística. 2013. (Outra).

34.
Cúpula dos Povos na Rio+20 por justiça social e ambiental. 2012. (Outra).

35.
IV Seminário Internacional de Fonologia.Consoantes Oclusivas da Língua Palikur (Arawak). 2012. (Seminário).

36.
I Jornadas de Jóvenes Lingüistas. Análise acústica das consoantes oclusivas da língua Kuruaya. 2011. (Congresso).

37.
I Workshop do Projeto Alap (Atlas Linguístico do Amapá) / UNIFAP.Diversidade Linguística e a Importância dos Atlas Linguísticos para o Processo Ensino-Aprendizagem. 2011. (Outra).

38.
Seminário de Políticas de Ensino Superior e Povos Indígenas. 2010. (Seminário).

39.
II Congresso Internacional de Estudos Linguisticos e Literários na Amazônia. A palatalização de /d/ em Kuruaya. 2009. (Congresso).

40.
III Jornada de Estudos Interdisciplinares - Diálogos Saberes e Linguagens.A ocorrência de /d/ em contexto oral em Kuruaya. 2009. (Outra).

41.
Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 2007. (Congresso).

42.
III Seminário Internacional de Fonologia.ANÁLISE ACÚSTICA DOS SEGMENTOS VOCÁLICOS EM KURUAYA. 2007. (Seminário).

43.
Seminário de Teses em Andamento.Fonologia da língua Kuruaya: distribuíção e duspersão das vogais orais. 2007. (Seminário).

44.
Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2002. (Encontro).

45.
Encontro dos Estudantes da Interiorização da UFPA. 2001. (Encontro).

46.
Encontro dos Estudantes Universitários de Castanhal. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, C. ; BARROS, E.S. . Residência e Festival Corpus Urbis ? 4ª edição - Oiapoque. 2018. (Festival).

2.
SILVA, S. V. ; BARROS, E.S. ; WAIANA, K. W. ; TIRIYO, D. A. ; WAIAPI, M. ; NOGUEIRA, C. . I Chamado Internacional dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará. 2018. (Outro).

3.
BARROS, E.S.; ALMEIDA, C. S. ; RAMOS, C. M. ; CUNHA, E. B. ; BATISTA, R. E. C. ; NERY, C. S. S. ; ARAUJO, R. C. . I Seminário "Os Indígenas e a Universidade: 10 anos de lutas, conquistas e desafios do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - UNIFAP". 2017. (Outro).

4.
GOMES, A. A. S. ; BARROS, E.S. ; CAMPETELA, C. ; SANTOS, G. M. F. ; SILVA, G. R. ; CARVALHO, F. O. ; VASCONCELOS, E. A. ; GOMES, R. . I Encontro de Ensino de Línguas em Contexto Indígena. 2017. (Outro).

5.
BARROS, E.S.; Candado, R.A.R. ; MENDES, A. . I Colóquio "O Programa de Iniciação a Docência (PIBID) e a Educação Escolar Indígena". 2012. (Outro).

6.
BARROS, E.S.; MENDES, A. ; Candado, R.A.R. ; SILVA, M.A. ; GOMES, A. A. S. . I Seminário ?Licenciatura Intercultural Palikur, Galibi Kalinã, Galibi Marworno, Waiãpi, Karipuna, Wayana, Apalai, Tiriyó, Kaxuyana / UNIFAP ? Avaliando o Projeto Pedagógico?. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gilberto Iaparrá. Vestindo a roupa do Cacique. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

2.
Cora Carolina Aniká dos Santos. Narrativas Indígenas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

3.
Calbi Amazonas de Sousa. A arte de fabricação do tipiti waiãpi. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

4.
Jeremias Batista Labontê. Estudo descritivo do discurso cerimonial dos Palikur-Arukwayene. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

5.
Josieldo Labontê Orlando. Análise das características do personagem Wayam nas narrativas Palikur-Arukwayene. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Irlene dos Santos. Estudo da presença das línguas Kheuól e português na Aldeia Espírito Santo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Elissandra Barros da Silva.

2.
Keila dos Santos. Instrumentos de sopro do povo Karipuna: da confecção ao uso no ritual do Turé. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Elissandra Barros da Silva.

3.
Makaratu Waiãpi. Aspectos do verbo em Waiãpi. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elissandra Barros da Silva.

4.
Adonias Guiome Ioiô. Características das pessoas do discurso na língua Palikur. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elissandra Barros da Silva.

5.
Célia dos Santos Charles e Éldina Figueiredo Narciso. A língua Kheuól: variação no falar dos Galibi-Marworno da Aldeia Kumarumã. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elissandra Barros da Silva.

6.
João Alexandre Bertiliano Charles e Izonildo Pastana Macial. Cantigas tradicionais do povo Galibi-Marworno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elissandra Barros da Silva.

7.
Henrique Batista; José Passinho Ioiô. Formação de Palavras em Palikur (Aruak). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elissandra Barros da Silva.

8.
Estácio dos Santos. O plural dos nomes no Kheuól falado entre os Karipuna da Bacia do Uaçá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elissandra Barros da Silva.

9.
Jaciara Santos da Silva. A Formação do Grau no Kheuól falado pelos Galibi-Marworno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elissandra Barros da Silva.

10.
Analice Coelho,Josiane Richene, Roberta Elem da Silva. Variação Linguística no Contexto Escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Português) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Elissandra Barros da Silva.

11.
Edna Cristina Pinto; Miriam Tavares; Maria do Socorro Ramos. O Jornal em Sala de Aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Português) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Elissandra Barros da Silva.

12.
Cíntia Geórgia Rosário; Mônica Lima; Renata Iby Matos. Construção de Textos Escritos: Repensando a escrita de textos argumentativos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Português) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Elissandra Barros da Silva.

Iniciação científica
1.
Lenise Felício Batista. Constituição Silábica e Padrão Acentual do Parikwaki. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elissandra Barros da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, E.S.; PICANCO, G. . Análise acústica dos segmentos vocálicos em Kuruaya. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARROS, E.S.. Fonologia da língua Kuruaya: distribuição e dispersão das vogais orais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BARROS, E.S.; MEYER, J. ; SANTOS, G. M. F. ; KAYAPO, B. . Oficina de Áudio e Vídeo com povos Indígenas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARROS, E.S.. Oficina de Produção de Vídeo e Elan. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARROS, E.S.. Diversidade Linguística e a importância do Atlas Linguístico para o Processo ensino-aprendizagem. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BARROS, E.S.; ORLANDO, A. . Políticas Públicas para a Educação Indígena no Amapá.. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Sócia Efetiva da Associação Brasileira de Linguística;
Líder do Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene (NUKEPA);
Membro do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI);
Membro do Grupo de Estudos de Línguas Indígenas do Goeldi



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 23:44:05