Eduardo Augusto de Santana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1097814777267022
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


O profissional vem atuando desde 2013 na Unidade de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE ( EaDtec/UFRPE), exercendo as suas atividades docentes no Curso de Licenciatura em História à Distância, na condição de Professor Pesquisador I e como Professor Tutor Virtual. E, mais recentemente, como professor conteudista da Educação Profissional do Curso Técnico de Multimeios Digitais do Mediotec/Pronatec da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Além do mais, tem atuado, desde a graduação, em inúmeros projetos de pesquisa e extensão na condição de Educador Patrimonial, Consultor Técnico Especializado em Patrimônio (Pedra e Cal) e Pesquisador. É mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura Regional da UFRPE e, também, Licenciado em História pela UFRPE. Detendo assim, vivência e considerável experiência profissional nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, com ênfase em História Colonial, Arquitetura Colonial e Patrimônio Material (Pedra e Cal). Principais áreas de atuação: História Cultural; Educação e Cultura; Representações simbólicas e culturais; e Patrimônio Cultural. Possuindo, por estes motivos, inúmeros Artigos Científicos, Resumos Expandidos e Resumos Simples publicados na sua área de conhecimento em algumas revistas Científicas e Eventos Acadêmicos Internacionais, Nacionais, Regionais e Locais. Tendo como meta de vida o seu contínuo aperfeiçoamento pessoal e profissional. Contato profissional: (81) 98868-3700 / 99844-2543 / 98728-0929 - e-mail: eduardo.professor.historiador@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Augusto de Santana
Nome em citações bibliográficas
SANTANA, E. A.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em História Social da Cultura Regional.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: História da Implantação e Desenvolvimento da Freguesia de São Miguel do Ipojuca entre 1594-1780: contada a partir dos seus engenhos açucareiros,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: SUELY CRISTINA ALBUQUERQUE DE LUNA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mata Úmida; Ipojuca; SOCIEDADE COLONIAL; Engenhos de Açúcar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Sociedade Colonial.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2018
Aperfeiçoamento em andamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA - PE.
Orientador: SUELY CRISTINA ALBUQUERQUE DE LUNA.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Jornada Pedagógica ?A Escola dos meus Sonhos?. (Carga horária: 8h).
Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2018 - 2018
Formação em Design Instrucional para Ambientes Virtuais de Aprendizagem. (Carga horária: 12h).
Joy Street, JS, Brasil.
2017 - 2017
História da África Contemporânea II: da crise do colonialismo aos dias atua. (Carga horária: 24h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2016 - 2016
Escola: espaço de discussão, construção e apropriação de experiências Curri. (Carga horária: 3h).
Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
2016 - 2016
Educação Patrimonial, formação de professores e práticas pedagógicas. (Carga horária: 3h).
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FUNDARPE, Brasil.
2016 - 2016
Patrimônio Sagrado de Pernambuco e a Importância do Acervo Barroco do Norde. (Carga horária: 3h).
MUSEO DE ARTE SACRA DE PERNAMBUCO, MASPE, Brasil.
2016 - 2016
Formação Continuada de Ciências Humanas. (Carga horária: 3h).
Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
2015 - 2015
Competência, Ambientação e Profissionalismo em EaD. (Carga horária: 36h).
EADTEC - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, EADTEC - UFRPE, Brasil.
2015 - 2015
Formação do Livro Didático do EJA MÉDIO. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
2014 - 2014
Modulo Conteudista-Materiais didáticos impressos. (Carga horária: 15h).
EADTEC - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, EADTEC - UFRPE, Brasil.
2014 - 2014
Módulo Execução / Tutoria. (Carga horária: 15h).
EADTEC - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, EADTEC - UFRPE, Brasil.
2014 - 2014
Legislação em Educação a Distância. (Carga horária: 15h).
EADTEC - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, EADTEC - UFRPE, Brasil.
2014 - 2014
Conteudista-Materiais Didáticos Complementares. (Carga horária: 15h).
EADTEC - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, EADTEC - UFRPE, Brasil.
2013 - 2013
Formação Continuada para Professores de Ensino Méd. (Carga horária: 7h).
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SEDUC, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Introdutório de AMBIENTAÇÃO NO MOODLE. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2012 - 2012
FORMAÇÃO TRAVESSIA MÓDULO III. (Carga horária: 40h).
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SEDUC, Brasil.
2011 - 2011
TRAVESSIA FORMAÇÃO MÓDULO II. (Carga horária: 40h).
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SEDUC, Brasil.
2011 - 2011
FORMAÇÃO TRAVESSIA MODULO I. (Carga horária: 40h).
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SEDUC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em HISTÓRIA E ANÁLISE DO DISCURS. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2009 - 2009
INSTRODUÇÃO A ARQUEOLÓGIA DE AMBIENTES AQUÁTICOS. (Carga horária: 6h).
Sociedade de Arqueologia Brasileira, SAB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em HISTÓRIA E MEMÓRIA DO NORDESTE. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em ESPANHOL INSTRUMENTAL. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2008 - 2008
CAMINHO DA HISTÓRIA COLONIAL. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2008 - 2008
Métodos e Aplicabilidade da Análise do Discurso. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em INSTRODUÇÃO AOS ESTUDOS PALEOGRÁFICOS. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em OFICINA DINÂMICAS DA EDUCAÇÃO PATRIMÔNIAL. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2006 - 2006
DOCUMENTOS HISTÓRICOS E ARTÍSTICOS COMO PATRIMÔNIO. (Carga horária: 170h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 20
Outras informações
Professor responsável pela montagem e acompanhamento da Disciplina de Pré-História oferta pelo curso de Licenciatura Plena em História em EaD da UFRPE A disciplina se propôs a fomentar o estudo, a análise crítica e a compreensão a respeito das teorias acerca do surgimento e do desenvolvimento da humanidade e suas relações com o meio ambiente durante o período conhecido como Pré-história.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Virtual, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Tutor Virtual responsável pelo acompanhamento virtual, correção de atividades e ministração de aula para os alunos do 3º período de História do Curso de Sociologia do Polo de Ensino EaD do Curso de História da UFRPE em Limoeiro - PE. A disciplina se propõe a discutir as seguintes temáticas / questões: A emergência histórica da Sociologia: Sociologia e senso comum; As grandes transformações do século XIX e o surgimento histórico da Sociologia; A consciência moderna: modernidade x tradição; Duas visões sobre a sociedade: Durkheim e a coesão social e Marx e o conflito social; Marx Weber e o desencantamento do mundo; Escola de Chicago: a inovação da prática sociológica no contexto norte-americano; A Sociologia no Brasil I: O ensaísmo como precursor da Sociologia no Brasil; O pensamento social brasileiro II: os pensadores autoritários; A Sociologia in no Brasil dos anos 1950; A Sociologia no Brasil II: Grandes temas da Sociologia brasileira I: preconceito, tensão racial e a integração do negro no Brasil; Grandes temas da Sociologia brasileira I: modernização, industrialização e urbanização; Grandes temas da Sociologia brasileira II: o problema da desigualdade social no Brasil e criminalidade; Desafios contemporâneos à reflexão sociológica: Família e matrimônio: desafios à tradição; Identidades, diversidade cultural e multiculturalismo no mundo globalizado; Mudanças no mundo do trabalho I; História e Sociologia.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Virtual, Carga horária: 20
Outras informações
Professor tutor virtual do Curso de Licenciatura em História da EADTEC da UFRPE a distancia, atuando na disciplina de História do Brasil

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 20
Outras informações
A proposta de trabalho da disciplina é possibilitar uma maior integração entre os cursistas de Estágio I e o seu campo de estágio. A mesma tem como um dos seus principais norteadores e objetivos didático-pedagógicos proporcionar uma formação integrada entre teoria e prática aos discentes nela matriculados. Contribuindo, em última instância, para a formação de um educador crítico e ciente da realidade sociocultural das unidades de ensino no qual virão a desenvolver os seus respectivos estágios curricular. Dessa forma, o objetivo central do estágio deve ser a aproximação entre os discentes e a realidade escolar, para que o aluno possa compreender os desafios que a carreira lhe oferecerá e reflita sobre a profissão que exercerá, integrando o saber fazer e obtendo informações e trocas de experiências que possam lhes oferecer uma perspectiva multidisciplinar e plural do seu campo de atuação.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Executor / Pesquisador I responsável pela Disciplina de Psicologia II, ministrada aos alunos do Curso de Artes Visuais e Licenciatura Plena em História da EaDtec - UFRPE, vinculados aos Polos de Ensino de Camaçari/BA, Carpina/PE e Recife/PE

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Executor / Pesquisador I responsável pela Disciplina de Psicologia I, ministrada aos alunos do Curso de Artes Visuais e Licenciatura Plena em História da EaDtec - UFRPE, vinculados aos Polos de Ensino de Camaçari/BA, Carpina/PE e Recife/PE

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Pesquisador II, Bolsista da Capes, atuando na EaDtec/ UFRPE no Curso de Licenciatura Plena em História à Distância na condição de Professor Executor na Disciplina de " A Linguagem dos Livros Didáticos de História".

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Virtual, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Tutor Virtual atuando na Disciplina de Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação, junto aos alunos do 1 período do Curso de Licenciatura Plena em História do Polo de Ensino de Carpina, a distância, da EaDtec/UFRPE.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Virtual, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Tutor da Disciplina de Estágio Curricular IV do 7 Período do Curso de Licenciatura Plena em História a Distância (Ead) da UFRPE/EadTec/UAB. Atuando como professor orientador/tutor dos alunos matrículados nos Polos de Ensino da UFRPE de Carpina-PE e Piritiba-BA.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Virtual, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Tutor Virtual da EAD - UFRPE / UAB / CAPES tendo atuado na Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado IV do Curso de Licenciatura Plena em História da EaD da UFRPE / UAB no Polo de Afrânio - Pernambuco. Com carga horária total de 75 horas aula. Recebendo bolsa do da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Virtual, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Tutor Virtual da EAD - UFRPE / UAB / CAPES tendo atuado na Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I do Curso de Licenciatura Plena em História da EaD da UFRPE / UAB no Polo de Piritiba - Bahia. Com carga horária total de 75 horas aula. Recebendo bolsa do da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Virtual, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Tutor Virtual da EAD - UFRPE / UAB / CAPES tendo atuado na Disciplina de Prática como Componente Curricular IV - PCCC do Curso de Licenciatura Plena em História da EaD da UFRPE / UAB no Polo de Afrânio - Pernambuco. Com carga horária total de 60 horas aula. Recebendo bolsa do da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Virtual, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Tutor Virtual da EAD - UFRPE / UAB / CAPES tendo atuado na Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III do Curso de Licenciatura Plena em História da EaD da UFRPE / UAB no Polo de Afrânio - Pernambuco. Com carga horária total de 75 horas aula. Recebendo bolsa do da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou aula na Disciplina História de Pernambuco I, no 5º período do Curso de Licenciatura em História da UFRPE com carga horária total de 60 h/a no segundo semestre de 2013, sob a orientação da Prof. Doutora Suely Cristina Albuquerque de Luna,

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: estudante, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 20
Outras informações
Estudante do Curso de Licenciatura em História


Instituto do Patrimônio Artístico Nacional da 5 Região, IPHAN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 20
Outras informações
Realização de Serviços de natureza técnica, ao IPHAN, através mediante contrato com a Cardus Estratégias Urbanas Ltda. Os trabalhos desenvolvidos foram: Leitura dos Conjuntos Arquitetônicos existentes georeferenciadas, exercendo a Análise e Preenchimento das Fichas Digitais na Identificação de Materiais e Sistemas Construtivos, Analise do Estado de Conservação para o cadastramento no Banco de Dados do Inventário.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE DE PÓS-GRADUAÇÃO, Carga horária: 20
Outras informações
ALUNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - MESTRADO - UFRPE. ONDE POSSUI BOLSA DE ESTUDOS FINANCIADA PELA CAPES DESDE 03/2013.


Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Enquadramento Funcional: PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
PELA PRESENTE BOLSA ESTOU DANDO CONTÍNUIDADE A PESQUISA SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPO DE IPOJUCA-PE QUE VINHA SENDO REALIZADA COM O APOIO INSTITUCIONAL DA UFRPE E DO CNPq NA MODALIDADE DE BOLSISTA PIC. ENTRETANTO, NESTA NOVA ETAPA A PESQUISA ESTA DIRECIONADA MAIS ESPECIFICAMENTE PARA A QUESTÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO ENTRE OS SÉCULOS XVII E XVII. GOSTARIA DE SALIENTAR AINDA, QUE ESTA PESQUISA ESTA SENDO DIRIGIDA SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFª. DRª. SUELY CRISTINA ALBUQUERQUE DE LUNA.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Enquadramento Funcional: BOLSA BIA, Carga horária: 8
Outras informações
* BOLSA DE INCENTIVO ACADÊMICO- BIA. CUJO PROJETO TINHA POR META AUXILIAR ALUNOS DO 2º E 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO NA MINHA ÁREA DE ATUAÇÃO (HISTÓRIA),CUJO NOME DO PROJETO ERA "HISTÓRIA E CIDADANIA".

Atividades

03/2006 - 02/2007
Estágios , FACEPE, .

Estágio realizado
Bolsa de incentivo Acadêmico- BIA..

FADURPE, FADURPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: PESQUISADOR, Enquadramento Funcional: MONITOR EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, Carga horária: 30
Outras informações
TRABALHO DE MONITORIA EM ÔNIBUS-MUSEU, PROJETO FEITO EM PARCERIA COM UFRPE / FADURPE E PETROBRAS, ONDE TAMBÉM ATUA COMO ATOR NO ESPETÁCULO TEATRAL : DESCOBRINDO OS PATRIMÔNIOS.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: MONIOTOR EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, Carga horária: 20


Secretaria de Educação Superior, SESU/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: MONITOR, Carga horária: 12
Outras informações
"Educação Patrimônial no Municíio de Alagoinha-PE: valorização e Melhoria da Qualidade de Vida da População". Através do qual, durante a minha permanencia no proejto, atuei na área de levantamento do Patrimônio Histórico local e na ministração de palestras de Educação Patrimonial

Atividades

09/2006 - 12/2006
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Atividade de extensão realizada
EDUCAÇÃO PATRIMÔNIAL; PESQUISA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO E PESQUISA DE CAMPO SOBRE O PATRIMÔNIO LOCAL.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Através da Referida BOLSA de Iniciação Científica Voluntário, desenvolvo um plano de trabalho cujo título é, Levantamento do Patrimônio Histórico Arquietetônico do Município de Ipojuca-PE" sob orientação da profª. Dra. Suely Cristina Albuquerque de Luna.

Atividades

08/2007 - Atual
Extensão universitária , CNPQ, .

Atividade de extensão realizada
PESQUISA EM ARQUIVOS; PESQUISA BIBLIOGRÁFICA; EDUCAÇÃO PATRIMÔNIAL; PESQUISA ARQUETETÔNICA.

COLÉGIO DOM AGOSTINHO IKAS-CODAI, CODAI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Mediador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Mediador atuando no Curso de Administração, do Pronatec Codai / UFRPE, na disciplina de Metodologia da Pesquisa.


Instituto Ouricurí, INST OURICURÍ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: MONITOR EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, Carga horária: 20


Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Profissional em EAD, Carga horária: 30
Outras informações
Professor, subordinado a Secretaria Executiva de Educação Profissional da SEDUC-PE, da Educação Profissional - Curso de Multimeios Didáticos - na modalidade EAD.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do ensino Regular Funda II e Médio, Carga horária: 40
Outras informações
Professor ensino Regular atuando no Fundamental II e Médio, da Escola Estadual Gilberto Freyre, como professor das disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Contrato Temporário de Discent, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 26
Outras informações
Ministração de aulas de história e geograia para os alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Gabriela Mistral.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Contrato Temporário Doscente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 21
Outras informações
Professor substituto de Geografia no EREMGP nas turmas dos 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contrato Temporário de Disicen, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22
Outras informações
MINISTRAÇÃO DE AULAS NO PROJETO TRAVESSIA NA MODALIDADE ENSINO MÉDIO NA ÁREA DE HUMANAS NO COLÉGIO ESTADUAL PADRE MACHADO.


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RECIFE, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ESTAGIÁRIO DE HISTÓRIA, Carga horária: 20
Outras informações
ATUAÇÃO COMO PROFESSOR (ESTAGIÁRIO ) SUBSTITUTO DE HISTÓRIA NA ESCOLA ESCRITOR GILBERTO FREYRE. DENTRE AS ATIVIDADES REALIZADAS ESTÃO: VERIFICAR O APROVEITAMENTO DOS ALUNOS, ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICAS; ELABORAR PLANOS DE AULA E MANTER OS REGISTROS DE DADOS ATUALIZADOS NOS DIÁRIOS DE CLASSE.


Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, CABO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Regente, da Disciplina de História, em turas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II


Secretaria de Educação da Prefeitura do Paulista, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Regente, da disciplina de História, em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Expondo Cultura: patrimônio arqueológico de Pernambuco
Descrição: As exposições itinerantes têm um papel muito importante no processo de divulgação, dinamização e intercâmbio dentro do que se concebe como idéia de museu. A exposição Expondo Cultura: O Patrimônio Arqueológico de Pernambuco foi pensada com o objetivo de se repassar os conhecimentos adquiridos a partir das pesquisas arqueológicas na área da Refinaria Abreu e Lima, com o objetivo de permitir que a população de diversas faixas etárias dos municípios que foram atingidos direta ou indiretamente por este empreendimento venha a ter conhecimento do seu passado. Com isso esperamos atingir um grande número de público através da apresentação do material arqueológico encontrado na área da Refinaria Abreu e Lima, permitindo a propagação do conhecimento, resgate e divulgação do universo histórico-cultural do passado encontrado na região. Essa exposição apresenta-se com um caráter educacional e, dentro desta idéia, a exposição apresentará atividades pedagógicas que envolvem a exposições de acervo arqueológico, jogos interativos, foders, cartazes, site, exibição de vídeos, apresentação de espetáculo, terminais com software interativo. A idéia que irá compor a exposição do Projeto Expondo Cultura está baseada na concepção de linha do tempo sobre a história de Pernambuco desde as suas origens indígenas até o final do período imperial brasileiro. A mostra será exibida de modo a permitir ao visitante visualizar o cotidiano das pessoas através dos vestígios materiais resgatados em escavações arqueológicas, de textos, de mapas, de fotografias ao longo do tempo e do espaço, incitando a observação e interação entre objetos e pessoas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Eduardo Augusto de Santana - Integrante / DR ANA LUCIA NASCIMENTO - Integrante / Suely Cristina Albuquerque de Luna - Coordenador / RODRIGO IBSON DA SILVA OLIVEIRA - Integrante / Natallie Araújo - Integrante / Fernando Barcelos - Integrante / Viviane Araújo - Integrante.
2011 - 2012
As Várias Faces do Patrimônio Histórico-Cultural em Pernambuco
Descrição: O projeto visa o estudo do patrimônio histórico-cultural pernambucano em seus mais diversos aspectos, buscando observá-lo como produções de sujeitos históricos que em muitos casos estavam relegados à marginalidade da historiografia tradicional e conseqüentemente, da memória e da identidade seja nas esferas local, regional ou nacional. Nosso intuito inicial é trabalharmos como os patrimônios dos municípios de Recife, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca devido a nossa experiência de pesquisa nesses locais bem como já possuirmos financiamento para algumas das atividades que serão desenvolvidas (exposições, edição de livro, palestras, levantamento arqueológico), e servindo de piloto para que mais tarde obtenhamos financiamento para o desenvolvimento desse projeto em outros locais do Estado de Pernambuco. Além do levantamento dos patrimônios, objetivamos trabalhar com as comunidades de forma dar acesso ao conhecimento para que elas adquiram a idéia de pertencimento, de responsabilidade sobre sua história, e ao mesmo tempo nós pesquisadores aprendermos e nos integrarmos com elas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Eduardo Augusto de Santana - Integrante / Elba Monique da Cunha - Integrante / Suely Cristina Albuquerque de Luna - Coordenador / Osvaldo Girão da Silva - Integrante / Ana Lúcia do Nascimento Oliveira - Integrante / Rodrigo Féliz Marinho - Integrante.


Projetos de extensão


2008 - 2009
Inventário de varredura do PATRIMÔNIO MATERIAL DO CICLO DA CANA DE - AÇÚCAR NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE
Descrição: Contratado pela 5 Região da Superintendência do Iphan, entre Janeiro de 2008 a Junho de 2009. Desenvolvendo no decorrer de suas atividades a leitura dos conjuntos Arquitetônicos existentes georeferenciadas, exercendo a análise e preenchimento das fichas de identificação de materiais e sistemas construtivos, análise do estado de conservação para o cadastramento no banco de dados integrado.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Eduardo Augusto de Santana - Coordenador / Tereza Cristina Simis - Integrante.
2008 - 2008
Prospecção arqueológica intensiva na área da implantação e pavimentação da rodovia PE-051, trecho do entroncamento da rodovia PE-009 (Porto de Galinhas), entroncamento com a rodovia vicinal de Serrambi e implantação e pavimentação da ciclovia e pista de c
Descrição: Levantamento do Patrimônio Histórico-arquitetônico do Município de Ipojuca - Pe e Ministração de Palestra de Educação Patrimonial junto a comunidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Eduardo Augusto de Santana - Integrante / Suely Cristina Albuquerque de Luna - Coordenador.
2007 - 2008
?Levantamento Prospectivo e Salvamento Arqueológico na Área de Implantação da Refinaria do Nordeste ? Abreu e Lima, Ipojuca ?PE
Descrição: O Projeto ?Levantamento Prospectivo e Salvamento Arqueológico na Área de Implantação da Refinaria do Nordeste ? Abreu e Lima, Ipojuca ?PE?, pretende salvaguardar o patrimônio arqueológico existente na área do referido empreendimento, localizado no município de Ipojuca, Pernambuco, numa área de 630 hectares.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Eduardo Augusto de Santana - Integrante / DR ANA LUCIA NASCIMENTO - Integrante / Elba Monique da Cunha - Integrante / Julianne Socorro do Monte - Integrante / Suely Cristina Albuquerque de Luna - Coordenador / GUSTAVO MANOEL GOMES DA SILVA - Integrante / RHAYZA MOURA - Integrante / RODRIGO IBSON DA SILVA OLIVEIRA - Integrante / Natallie Araújo - Integrante.
2006 - 2006
Educação Patrimonial do Município de Alagoinha - PE. valorização e melhoria de vida da população. Proveniente do convênio entre o Ministério da Cultura Sesu e a UFRPE
Descrição: Descrição: Projeto de extensão universitária em parceria com o instituto Ouricurí, cujo objetivo é fazer o levantamento dos bens patrimoniais do município de Alagoinha-PE, e com eles realizar um trabalho de educação patrimonial junto a comunidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Eduardo Augusto de Santana - Integrante / DR ANA LUCIA NASCIMENTO - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Nordeste.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Aprovado em 6º lugar no Concurso Público para Profº Substituto do Depto. de Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação, do Centro de Educação, da UFPE, UFPE.
2016
Aprovado em 4º lugar para Profº da disciplina de História, na Seleção Pública Simplificada 001/2016, Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho.
2016
Aprovado em 24º lugar para Profº da disciplina de História, na Seleção Pública Simplificada Portaria 067/2016, Secretaria de Educação do Municipio de Jaboatão dos Guararapes.
2016
Aprovado em 10º lugar para Profº do Curso de Agente de Informações Turistica da Seleção Pública Simplificada do CODAI/UFRPE/PRONATEC - EDITAL Nº 001/2016, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO / COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS.
2016
Aprovado em 2º lugar para Profº da disciplina de História, na Seleção Pública Simplificada, Secretaria de Educação do Municipio de Igarassu.
2016
Aprovado na Seleção Pública Simplificada para Profº da disciplina de História,, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
2016
Aprovado em 5º Lugar na Seleção Pública Simplificada para Professor da Disciplina de História da Secretaria Municiapal de Educação do Município do Paulista, Prefeitura Municípal do Paulista / Pernambuco.
2016
Aprovado em 4º lugar para a Funcão de Coordenador do Curso de Administracão na Selecão Simplificada ( Edial 001/2016) a Funcão Administrativa do NÚCLEO EM EDUCACÃO A DISTÂNCIA da REDE E-TEC BRASIL, Colégio Agrícola Dom Agostinho IKAAS CODAI - UFRPE.
2016
Aprovado em 10º lugar para a Funcão de Professor Mediador Presencial na Selecão Simplificada ( Edial 001/2016) do Polo de Carpina do NÚCLEO EM EDUCACÃO A DISTÂNCIA da REDE E-TEC BRASIL, Colégio Agrícola Dom Agostinho IKAAS CODAI - UFRPE.
2016
Aprovado em 5º lugar para a Funcão Professor Autor na Disciplina de Ambientacão em EaD na Selecão Simplificada ( Edial 002/2016) do NÚCLEO EM EDUCACÃO A DISTÂNCIA da REDE E-TEC BRASIL, Colégio Agrícola Dom Agostinho IKAAS CODAI - UFRPE.
2016
Aprovado em 2º lugar para a Funcão de Professor Mediador na Selecão Simplificada ( Edial 002/2016) na Disciplina de Metodologia da Pesquisa do NÚCLEO EM EDUCACÃO A DISTÂNCIA da REDE E-TEC BRASIL, Colégio Agrícola Dom Agostinho IKAAS CODAI - UFRPE.
2015
Aprovado em 31º lugar no Concurso Público para Profº da disciplina de História da Secretaria de Educação de Vitória de Santo Antão, IPAD.
2006
Bolsa de Incentivo Acadêmico - BIA, FACEPE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTANA, E. A.2018 SANTANA, E. A.. IPOJUCA: Uma História Revisitada E Recontada Através Da Educação Patrimonial. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 4, p. 51-64, 2018.

2.
SANTANA, E. A.2013SANTANA, E. A.. A FREGUESIA DE SÃO MIGUEL DO IPOJUCA E A CONSOLIDAÇÃO DA EMPRESA COLONIAL NA MATA ÚMIDA PERNAMBUCANA. Anais da ... Semana de História Política, ... Seminário Nacional de História (Cd-Rom), v. 1, p. 1169-1178, 2013.

3.
SANTANA, E. A.2008 SANTANA, E. A.; CUNHA, E. C . "OS SÉCULOS XVII E XVIII E OS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A EDUCAÇÃO PATRIMÔNIAL NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA - PE". Mneme (Caicó. Online), v. 9, p. 01-08, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LUNA, S. C. A. (Org.) ; NASCIMENTO, D. A. L. (Org.) ; FRAGA, C. (Org.) ; SANTANA, E. A. (Org.) ; MOURA, R. (Org.) ; MONTE, J. S (Org.) ; SILVA, L. C. (Org.) ; SILVA, G. M. G. (Org.) . PATRIMÔNIO: Reconhecer e Preservar. 2. ed. RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFRPE / FADURPE, 2011. v. 1. 52p .

2.
NASCIMENTO, D. A. L. (Org.) ; LUNA, S. C. A. (Org.) ; SANTANA, E. A. (Org.) ; MONTE, J. S (Org.) ; SILVA, G. M. G. (Org.) ; MOURA, R. (Org.) ; SILVA, L. C. (Org.) . PATRIMÔNIO: RECONHECER E PRESERVAR. 1. ed. RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFRPE-EDU, 2008. v. 1. 38p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, E. A.. As Interconexões culturais, simbólicas e sociais de uma sociedade analisadas a partir de suas construções: conventos, casas-grandes,capelas, senzalas e moitas. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL, 2012, BELÉM. IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL. BELÉM: AÇAI, 2012. v. 7.1. p. 69-82.

2.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . A ARQUEOLOGIA DO MATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL DA FREGUESIA DE SÃO MIGUEL DO IPOJUCA. In: XV CONGRESSO DA SOCIEDADE DE ARQUEOLÓGIA BRASILEIRA, 2010, BELÉM. XV CONGRESSO DA SOCIEDADE DE ARQUEOLÓGIA BRASILEIRA. BELÉM: SOCIEDADE DE ARQUEOLÓGIA BRASILEIRA, 2009. v. II. p. 53-58.

3.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . ENGENHO E CANA DE AÇÚCAR: A IMPORTÂNCIA DA MATA SUL PARA O SUCESSO DA EMPRESA COLONIAL NA CAPITANIA DE PERNAMBUCO. In: VII SEMANA DE HISTÓRIA DA UFRPE, 2009, RECIFE. VII SEMANA DE HISTÓRIA DA UFRPE: NAVEGANDO ENTRE AS FRONTEIRAS DA HISTÓRIA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFRPE, 2009. p. 01-13.

4.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . A HISTÓRIA DA MATA SUL PERNAMBUCANA VISTA A APARTIR DO PATRIMÔNIO COLONIAL DE IPOJUCA-PE. In: VII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-PE: CULTURA, CIDADANIA E VIOLÊNCIA, 2008, RECIFE. CULTURA, CIDADANIA E VIOLÊNCIA: VII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-PE. RECIFE: FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALES, 2008. v. 1. p. 91-101.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . A RELAÇÃO DA FREGUESIA DE SÃO MIGUEL DO IPOJUCA E A COLONIZAÇÃO DA MATA ÚMIDA PERNAMBUCANA. In: XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2013, RECIFE. XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: CONSTRUINDO DESAFIOS NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2013.

2.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . Levantamento do Patrimonio Histórico Arquitetônico do Município de Ipojuca. In: X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE - JEPEX 2010, 2010, RECIFE. X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE - JEPEX 2010, 2010.

3.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA-PE. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia VIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008, RECIFE. VII JORNAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JEPEX 2008), 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA-PE. In: XIV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC / FACEPE / CNPq, 2010, RECIFE. XIV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC / FACEPE / CNPq - Joaquim Nabuco e a luta pela cidadania, 2010.

2.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . ENGENHO E CANA DE AÇÚCAR: A IMPORTÂNCIA DA MATA SUL PARA O SUCESSO DA EMPRESA COLONIAL NA CAPITANIA DE PERNAMBUCO. In: VII SEMANA DE HISTÓRIA DA UFRPE, 2009, RECIFE. NAVEGANDO ENTRE AS FRONTEIRAS DA HISTÓRIA:ENSINO,PESQUISA E EXTENSÃO. RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFRPE, 2009. v. 1. p. 37-38.

3.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA-PE.. In: XIII JORNADA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, 2009, RECIFE. XIII JORNADA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC / FACEPE / CNPq: 200 ANOS DE CHARLES DARWIN, 2009.

4.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . A ARQUEOLOGIA DO MATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL DA FREGUESIA DE SÃO MIGUEL DO IPOJUCA. In: XV CONGRESSO DA SOCIEDADE ARQUEOLÓGIA BRASILEIRA, 2009, BELÉM. XV CONGRESSO DA SOCIEDADE ARQUEOLÓGIA BRASILEIRA - Arqueológia e Compromisso Social: Construindo Arqueológias Multiculturais e Multivocais. BELÉM, 2009. v. 1. p. 61-61.

5.
SANTANA, E. A.; CUNHA, E. C . LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA-PERNAMBUCO, ENTRE OS SÉCULOS XVI E XVIII. In: 1º FÓRUM LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO PATRIMÔNIAL: ARQUEOLOGIA,MUSEUS E RESPONSABILIDADE SOCIAL; 2º Seminário Internacional de Turismo e Arqueológia & 1º Encontro Nacional de Turismo e Patrimônio Cultural, 2008, PELOTAS. 1º FÓRUM LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO PATRIMÔNIAL: ARQUEOLOGIA,MUSEUS E RESPONSABILIDADE SOCIAL; 2º Seminário Internacional de Turismo e Arqueológia & 1º Encontro Nacional de Turismo e Patrimônio Cultural. PELOTAS: EDITORA UNIVERSITÁRIA, 2008. v. 1. p. 42-42.

6.
MONTE, J. S ; SANTANA, E. A. . PERÍODO COLONIAL DE IPOJUCA VISTO A PARTIR DOS VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL, 2008, NATAL. II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL: A experiência colonial no Novo Mundo (séculos XVI a XVIII). NATAL-RN: EDUFRN- EDITORA DA UFRN, 2008. p. 05-05.

7.
SANTANA, E. A.; CUNHA, E. C . "LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA - PERNAMBUCO, ENTRE OS SÉCULOS XVI E XVIII". In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL, 2008, NATAL. II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL. NATAL: Editora da UFRN, 2008.

8.
SANTANA, E. A.. "O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O RESGATE DE NOSSA MEMÓRIA HISTÓRICO-SOCIAL. In: VI SEMANA DE HISTÓRIA DA UFRPE, 2008, RECIFE. VI SEMANA DE HISTÓRIA DA UFRPE: "A HISTÓRIA E MEMÓRIA DO NORDESTE: a construção historiográfica de uma região", 2008.

9.
SANTANA, E. A.; MONTE, J. S ; CUNHA, E. C ; LUNA, S. C. A. . "RESGATE HISTÓRICO E CULTURAL DOS VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS NA ÁREA DA REFINÁRIA DO NORDESTE - ABREU E LIMA, IPOJUCA - PE". In: V SEMANA DE HISTÓRIA DA UFRPE, 2007, RECIFE. V SEMANA DE HISTÓRIA DA UFRPE: História e interdisciplinaridade: da teoriaà prática, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTANA, E. A.. IPOJUCA: UMA HISTÓRIA REVISITADA E RECONTADA ATRAVÉS DA EDUCACÃO PATRIMONIAL. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTANA, E. A.. A Freguesia de São Miguel do Ipojuca e a consolidação da empresa colonial na Mata Úmida pernambucana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTANA, E. A.; LUNA.S.C.A . A RELAÇÃO DA FREGUESIA DE SÃO MIGUEL DE IPOJUCA E A COLONIZAÇÃO DA MATA ÚMIDA PERNAMBUCANA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTANA, E. A.. As Interconexões culturais, simbólicas e sociais de uma sociedade analisadas a partir das suas construções: conventos, casas-grandes, capelas, senzalas e moitas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO - MUNICÍPIO DE IPOJUCA - PE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . Levantamento do Patrimonio Históricos Arquitetônico do Município de Ipojuca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTANA, E. A.. LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . A ARQUEOLÓGIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-ARQUITETÔNICO DA FREGUESIA DE SÃO MIGUEL DO IPOJUCA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . ENGENHO E CANA DE AÇÚCAR: A IMPORTÂNCIA DA MATA SUL PARA O SUCESSO DA EMPRESA COLONIAL NA CAPITANIA DE PERNAMBUCO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTANA, E. A.; MONTE, J. S ; CUNHA, E. C . EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA-PE:Valorização da Memória, da História e da Cultura na Construção da Cidadania. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . A História da Mata Sul Pernambucana vista a partir do do Patrimônio Colonial de Ipojuca - Pe. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . "Levantamento do Patrimônio Arquitetônico do Município de Ipojuca - Pe". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTANA, E. A.; CUNHA, E. C . "O Período Colonial de Ipojuca visto a partir dos Vestígios Arqueológicos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTANA, E. A.; MONTE, J. S . "Levantamento do Patrimônio Histórico Histórico e Cultural do Município de Ipojuca - Pe, entre os séculos XVI e XVIII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTANA, E. A.. "O Patrimônio Histórico do município de Ipojuca e a sua importância para o resgate de nossa memória histórico-cultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTANA, E. A.; CUNHA, E. C . "Levantamento do Patrimônio Histórico Arquitetônico do Município de Ipojuca - Pernambuco, entre os séculos XVI e XVIII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTANA, E. A.. "Levantamento do patrimônio histórico de Ipojuca - PE, séculos XVI, XVII e XVIII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTANA, E. A.; CUNHA, E. C ; MONTE, J. S . "RESGATE HISTÓRICO E CULTURAL DOS VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS NA ÁREA DA REFINARIA DO NORDESTE - ABREU E LIMA, IPOJUCA - PE". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTANA, E. A.. A Freguesia de São Miguel do Ipojuca e a consolidação da empresa colonial na Mata Úmida pernambucana. RIO DE JANEIRO: UERJ, 2013 (RESUMO).

2.
SANTANA, E. A.. As Interconexões Culturais, Simbólicas e Sociais de uma Sociedade, analisadas a partir das suas construções: Conventos, Casa Grandes, Capelas, Senzalas e Moitas. Belém: Editora Paka-Tatu, 2012 (RESUMO).

3.
SANTANA, E. A.. A História da Mata Sul Pernambucana vista a partir do Patrimônio Colonial de Ipojuca-PE. RECIFE: ANPUH - PE, 2008 (RESUMO).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTANA, E. A.. História da Implantação e Desenvolvimento da Freguesia de São Miguel do Ipojuca entre 1594 ? 1780: contada a partir dos seus engenhos açucareiros. 2014.

2.
SANTANA, E. A.. ?LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA - PE?. 2010.

3.
SANTANA, E. A.. ?Levantamento do Patrimônio Histórico Arquitetônico do Município de Ipojuca-PE?. 2009.

4.
SANTANA, E. A.; SIMIS, T. C. . Inventário de Varredura do Patrimônio Material do Ciclo da Cana-de-açúcar no Município do Cabo de Santo Agostinho-PE. 2009.

5.
SANTANA, E. A.. Levantamento do Patrimônio Arquitetônico do Município de Ipojuca-PE. 2008.

6.
SANTANA, E. A.. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA CIDADE DE ALAGOINHA-PE: MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTANA, E. A.. Ensino de História e Educação Patrimonial na sala de aulaː possibilidades didático-pedagógicas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTANA, E. A.. OFICINA - O ensino de história, por meio da educação patrimonial, como mediador do processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. 2018. (OFICINA).

3.
SANTANA, E. A.; SOARES, T. N. . Produção textual e pesquisa acadêmica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTANA, E. A.. As Relações entre o Cérebro e as Funções Psicológicas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula - Material Didático).

5.
SANTANA, E. A.. ?LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA - PE?. 2010. (Relatório de pesquisa).

6.
SANTANA, E. A.; LUNA, S. C. A. . RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO BOLSISTA PIBIC/FACEDPE/CNPq-2008/2009. 2009. (Relatório de pesquisa).

7.
LUNA, S. C. A. ; NASCIMENTO, D. A. L. ; SANTANA, E. A. ; CUNHA, E. C ; MONTE, J. S ; MOURA, R. ; SILVA, G. M. G. . EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ALAGOINHA. 2006. (CARTILHA).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTANA, E. A.. XII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) - Pernambuco 2018. 2018. Instituto Federal de Pernambuco.

2.
SANTANA, E. A.. XII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) - Pernambuco 2018. 2018. Instituto Federal de Pernambuco.

3.
SANTANA, E. A.. XII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) - Pernambuco 2018. 2018. Instituto Federal de Pernambuco.

4.
SANTANA, E. A.. XII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) - Pernambuco 2018. 2018. Instituto Federal de Pernambuco.

5.
SANTANA, E. A.. XII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) - Pernambuco 2018. 2018. Instituto Federal de Pernambuco.

6.
SANTANA, E. A.. XII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) - Pernambuco 2018. 2018. Instituto Federal de Pernambuco.

7.
SANTANA, E. A.. XII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) - Pernambuco 2018. 2018. Instituto Federal de Pernambuco.

8.
SANTANA, E. A.. JEPEX 2017 - Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
SANTANA, E. A.. EXPOTEC 2016 - EXPO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA EM CAMARAGIBE / PERNAMBUCO. 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

10.
SANTANA, E. A.. JEPEX 2016 - XVI DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE. 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
O Patrimônio Sagrado de Pernambuco e a Importância do Acervo Barroco do Nordeste In: IX SEMANA DO PATRIMONIO CULTURAL DE PERNAMBUCO. 2016. (Oficina).

2.
Seminário Participação Social e Educação Patrimonial In: IX Semana do Patrimônio Cultural de:. 2016. (Seminário).

3.
VIII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA / V SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA E CULTURA & POLÍTICA E SOCIEDADE. A Freguesia de São Miguel do Ipojuca e a consolidação da empresa colonial na Mata Úmida pernambucana. 2013. (Congresso).

4.
XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.A RELAÇÃO DA FREGUESIA DE SÃO MIGUEL DO IPOJUCA E A COLONIZAÇÃO DA MATA ÚMIDA PERNAMBUCANA. 2013. (Outra).

5.
I Encontro 2012 de Capacitação UAB - UFRPE para Candidatos a Professor Executor e a Tutor a Distância. 2012. (Encontro).

6.
IV Encontro Internacional de História Colonial.As Interconexões culturais,simbólicas e sociais de uma sociedade analisadas a partir das suas construções: conventos,casas-grandes,capelas,senzalas e moitas. 2012. (Encontro).

7.
Jornada de História Cultural.As Interconexões Culturais, Simbólicas e Sociais de uma Sociedade Analisadas a Partir das suas Construções: Conventos, Casas Grandes, Capelas, Senzalas e Moitas. 2012. (Outra).

8.
SEMINÁRIO AVANÇADO QUESTÕES DE ESCALA: MACRO E MICRO ANÁLISE DA QUESTÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA. 2012. (Seminário).

9.
XIV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC / FACEPE / CNPQ."LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA -PE. 2010. (Outra).

10.
X JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA. 2010. (Outra).

11.
VII Semana de História da UFRPE: Ensino, Pesquisa e Extensão.ENGENHO E CANA DE AÇÚCAR: A IMPORTANCIA DA MATA SUL PARA O SUCESSO DA EMPRESA COLONIAL NA CAPITANIA DE PERNAMBUCO. 2009. (Outra).

12.
XIII Jornada de Iniciação Científica - PIBIC/FACEPE/CNPQ: 200 ANOS DE CHARLES DARWIN.LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA-PE. 2009. (Encontro).

13.
XV CONGRESSO DA SOCIEDADE DE ARQUEOLÓGIA BRASILEIRA. A ARQUEOLÓGIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL DA FREGUESIA DE SÃO MIGUEL DO IPOJUCA. 2009. (Congresso).

14.
1º FÓRUM LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO PATRIMÔNIAL: ARQUEOLOGIA,MUSEUS E RESPONSABILIDADE SOCIAL; 2º Seminário Internacional de Turismo e Arqueológia & 1º Encontro Nacional de Turismo e Patrimônio Cultural. ?OS SÉCULOS XVII E XVIII E OS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A EDUCAÇÃO PATRIMÔNIAL NO MUNICÍPIL DE IPOJUCA-PE?. 2008. (Congresso).

15.
1º FÓRUM LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO PATRIMÔNIAL: ARQUEOLOGIA,MUSEUS E RESPONSABILIDADE SOCIAL; 2º Seminário Internacional de Turismo e Arqueológia & 1º Encontro Nacional de Turismo e Patrimônio Cultural. 2008. (Congresso).

16.
CICLO DE PALESTRA: "COLÓQUIO GUERRA E PAZ NO ORIENTE MÉDIO". 2008. (Outra).

17.
I Encontro de História e Cultura Afro-brasileira DESMESTIFICANDO O NEGRO: HISTÓRIA, DESAFIOS E RESISTÊNCIAS. 2008. (Encontro).

18.
II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL.LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA-PERNAMBUCO, ENTRE OS SÉCULOS XVI E XVIII. 2008. (Simpósio).

19.
II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL.PERÍODO COLONIAL DE IPOJUCA VISTO A PARTIR DOS VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS. 2008. (Simpósio).

20.
I Seminário Nacional de Teoria da História e Historiografia: 1968 e a reescrita da história. 2008. (Seminário).

21.
SEMANA DE AVALIAÇÃO PIBIC/PIC DA UFRPE.LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNIO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA-PE.. 2008. (Outra).

22.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia VIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA-PE.. 2008. (Encontro).

23.
SEMINÁRIO- A ARTE POPULAR NO SÉCULO XXI. 2008. (Seminário).

24.
VII ENCONRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-PE: CULTURA, CIDADANIA E VIOL/~ENCIA. 2008. (Encontro).

25.
VII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-PE: CULTURA, CIDADANIA E VIOLÊNCIA.O ESTUDO DA CONSOLIDAÇÃO DA EMPRESA COLONIAL NA MATA SUL PERNAMBUCANA A PARTIR DO PATRIM/ÕNIO HISTÓRICO CULTURAL DE IPOJUCA ENTRE OS SÉCULOS XVII E XVIII. 2008. (Encontro).

26.
VI SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA DA UFRPE. 2008. (Simpósio).

27.
VI SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA DA UFRPE.O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE IPOJUCA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O RESGATE DE NOSSA MEMÓRIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2008. (Simpósio).

28.
XXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de História.EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA-PE: Valorização da Memória, da História e da Cultura na Construção da Cidadania.. 2008. (Simpósio).

29.
V Semana Acadêmica de História da UFRPE, História E INTERDISCIPLINARIDADE: da teoria à prática.Resgate Histórico e Cultural dos Vestígios Arqueológicos na Área da Refinaria do Nordeste-Abreu e LIMA, Ipojuca-PE. 2007. (Simpósio).

30.
V Semana Acadêmica de História da UFRPE, História E INTERDISCIPLINARIDADE: da teoria à prática. 2007. (Encontro).

31.
V Semana de História da UFRPE. 2007. (Oficina).

32.
A PESQUISA ACADÊMICA EM HISTÓRIA NA UFRPE. 2006. (Simpósio).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTANA, E. A.2018 SANTANA, E. A.. IPOJUCA: Uma História Revisitada E Recontada Através Da Educação Patrimonial. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 4, p. 51-64, 2018.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTANA, E. A.; SOARES, T. N. . Produção textual e pesquisa acadêmica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTANA, E. A.. Ensino de História e Educação Patrimonial na sala de aulaː possibilidades didático-pedagógicas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SANTANA, E. A.. As Relações entre o Cérebro e as Funções Psicológicas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula - Material Didático).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 3:38:53