Camila Schäfer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9998375095612216
  • Última atualização do currículo em 02/07/2018


Jornalista e Mestre em Comunicação (ambas pela UNISINOS). Jornalista na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Schäfer
Nome em citações bibliográficas
SCHÄFER, Camila;SCHÄFER, CAMILA

Endereço


Endereço Profissional
Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Assessoria de Comunicação.
Rua Sete de Setembro, 666
Centro Histórico
90010190 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 32109400
URL da Homepage: http://www.defensoria.rs.def.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Entre o novo e o obsoleto: memória, rastros e aura do hardware na chipmusic (nota: 10),Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Suzana Kilpp.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: tecnocultura; chipmusic; aura; rastro; memória.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Audiovisual.
2005 - 2010
Graduação em Jornalismo.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: VGMusic como produto cultural autônomo: a música para além dos videogames (aprovada com distinção).
Orientador: Tiago Ricciardi Correa Lopes.
Bolsista do(a): Ministério da Educação - PROUNI, MEC, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em A(na)rqueologia das mídias. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Endomarketing Estratégico. (Carga horária: 8h).
Happy House, HH, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Aula Aberta Comunicação Digital - O Corpo é a Interface. (Carga horária: 2h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Às margens do cinema: audiovisual e comunicação. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Agência de Comunicação: gestão, desafios e. (Carga horária: 20h).
Instituto Superior de Comunicação, ISCOM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Seminário de Comunicação e Conjuntura Nacional e I. (Carga horária: 45h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, DPE/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 40


Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40
Outras informações
Funções: - assessoria de imprensa; - redação de notícias para internet, intranet e revista interna; - cobertura de eventos; - mídias sociais; - revisão de impressos.


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Atividades

03/2012 - 03/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Comunicação, .


Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, SIMERS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30
Outras informações
Funções: clipagem, assessoria de imprensa, reportagens para site e programa de televisão.


TR Comunicação e Marketing, TRCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redatora, Carga horária: 20
Outras informações
Função: Elaboração de matérias e fotos para informes comerciais de jornais do Grupo RBS, clipagem, assessoria de imprensa e diagramação de impressos. Participação na criação das revistas Matéria Prima e Matéria de Saúde. Elaboração de matérias, fotos e diagramação das revistas. Manutenção das redes sociais da agência.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de redação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: Elaboração de matérias e fotos para informes comerciais de jornais do Grupo RBS, clipagem, assessoria de imprensa e diagramação de impressos. Participação na criação das revistas Matéria Prima e Matéria de Saúde. Elaboração de matérias, fotos e diagramação das revistas. Manutenção das redes sociais da agência.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de jornalismo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: Elaboração de matérias e fotos para informes comerciais de jornais do Grupo RBS, clipagem, assessoria de imprensa e diagramação de impressos. Participação na criação das revistas Matéria Prima e Matéria de Saúde. Elaboração de matérias, fotos e diagramação das revistas. Manutenção das redes sociais da agência.


Instituto Vicente Pallotti, INST, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de jornalismo, Carga horária: 20
Outras informações
Função: Elaboração de matérias, fotos e diagramação do jornal do Colégio Pallotti.


Jornal de Cachoeirinha, JOR*, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Repórter estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades: Repórter, elaboração de matérias para o jornal e diagramação.



Linhas de pesquisa


1.
Mídias e processos audiovisuais

Objetivo: Pesquisa as mídias audiovisuais e a convergência tecnológica em perspectiva cultural, política e filosófica. Desenvolve investigações teórico-metodológicas sobre a significação e a produção da produção, da circulação e do consumo de audiovisuais focalizando suas estéticas, linguagens e técnicas, os devires de cultura, as estratégias e a economia política dos meios..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Assessoria de Imprensa.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Top Ser Humano 2016, ABRH-RS.
2015
III Concurso de Boas Práticas da CGU, Controladoria Geral da União.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHÄFER, CAMILA2015SCHÄFER, CAMILA. Chipmusic e o resgate da estética dos anos 1980 e 1990. Vozes e Diálogo, v. 14, p. 65-75, 2015.

2.
SCHÄFER, CAMILA2015SCHÄFER, CAMILA. Hackers e sua relação com o surgimento e desenvolvimento da chipmusic. Revista Mediação, v. 17, p. 85-98, 2015.

3.
SCHÄFER, CAMILA2015 SCHÄFER, CAMILA. Entre o novo e o obsoleto: memória, rastros e aura do hardware na chipmusic. Temática (João Pessoa. Online), v. 11, p. 12-28, 2015.

4.
SCHÄFER, CAMILA2014SCHÄFER, CAMILA; LOPES, TIAGO RICCIARDI CORREA . Tecnocultura da chipmusic: relações entre estéticas e tecnologias do passado e imaginários do presente. Verso e Reverso (Unisinos. Online), v. 28, p. 53-59, 2014.

5.
SCHÄFER, CAMILA2014SCHÄFER, CAMILA. Desafiando a lógica mercantil: chipmusic e os caminhos traçados por produtores culturais independentes. Comunicologia (Brasília), v. 7, p. 25-40, 2014.

6.
SCHÄFER, Camila;SCHÄFER, CAMILA2013 SCHÄFER, Camila. Chipmusic e a Teoria das Materialidades: Como o Aparato Tecnológico Configura a Produçã o Musical no Coletivo Chippanze. Novos Olhares, v. 2, p. 94-100, 2013.

7.
GREBIN, B. Z.2013SCHÄFER, Camila; GREBIN, B. Z. ; GIÚDICE, Naiá . It-s me Mario!: Cinema, videogames e cultura pop na realização de um fan made trailer. Verso e Reverso (Unisinos. Online), v. 27, p. 142-148, 2013.

8.
SCHÄFER, Camila;SCHÄFER, CAMILA2011SCHÄFER, Camila. Game music como produto cultural autônomo: como ela ultrapassa os limites do jogo e se insere em outras mídias. Revista Fronteira (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-8226 Revista Fronteiras (Online)), v. 13, p. 111-120, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
SCHÄFER, Camila. Mídias em loop: cinemagraphs e a arqueologia da mídia. In: Suzana Kilpp; Gustavo Daudt Fischer. (Org.). Para entender as imagens: como ver o que nos olha?. 1ed.Porto Alegre: Entremeios, 2013, v. , p. 141-145.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHÄFER, Camila. Mídias em loop: cinemagraphs e a arqueologia da mídia. In: XI Semana da Imagem na Comunicação, 2013, São Leopoldo/RS. Anais da XI Semana da Imagem na Comunicação, 2013. v. 1.

2.
GREBIN, B. Z. ; SCHÄFER, Camila ; GIÚDICE, Naiá . Inglourious Plummers: cinema e videogames na criação de um fan made trailer. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus/AM. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013.

3.
SCHÄFER, Camila. Chipmusic e liberdade criativa: desafios e alternativas aos produtores culturais independentes. In: 4º Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil), 2012, Rio de Janeiro. Encontro ULEPICC Brasil, 2012.

4.
SCHÄFER, Camila; Tiago Ricciardi Correa Lopes . Tecnocultura da chipmusic: relações entre estéticas e tecnologias do passado e imaginários do presente. In: VI Simpósio Nacional da ABCiber, 2012, Novo Hamburgo/RS. Anais do VI Simpósio Nacional da ABCiber, 2012.

5.
SCHÄFER, Camila. Chipmusic e a teoria das materialidades: como o aparato tecnológico configura a produção musical no Coletivo Chippanze. In: 8º Interprogramas de Mestrado, 2012, São Paulo/SP. Anais do 8º Interprogramas de Mestrado, 2012.

6.
SCHÄFER, Camila; Tiago Ricciardi Correa Lopes . Cultura do software e autonomização da game music. In: V Simpósio Nacional da ABCiber, 2011, Florianópolis. Anais V Simpósio ABCiber, 2011.

7.
SCHÄFER, Camila; Tiago Ricciardi Correa Lopes . Bleeps e Bloops: Chiptune e autonomização da Game Music na Cultura do Software. In: X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2011, Salvador. X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHÄFER, Camila. Hackers: a criação de uma cultura e sua influência em movimentos culturais e artísticos. In: Seminário de Interação Mediada por Computador, 2013, Porto Alegre/RS. Anais de Resumos do Seminário de Interação Mediada por Computador, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHÄFER, Camila. Entre o novo e o obsoleto: memória, rastros e aura do hardware na chipmusic. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCHÄFER, Camila. Hackers: a criação de uma cultura e sua influência em movimentos culturais e artísticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SCHÄFER, Camila. Mídias em loop: cinemagraphs e a arqueologia da mídia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SCHÄFER, Camila. Chipmusic e liberdade criativa: desafios e alternativas aos produtores culturais independentes.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SCHÄFER, Camila; Tiago Ricciardi Correa Lopes . Tecnocultura da chipmusic: relações entre estéticas e tecnologias do passado e imaginários do presente.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SCHÄFER, Camila; GIÚDICE, Naiá ; JACQUES FILHO, E. F. L. . Música e tecnologia digital: fandom e games. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SCHÄFER, Camila; Tiago Ricciardi Correa Lopes . Cultura do software e autonomização da game music. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SCHÄFER, Camila; Tiago Ricciardi Correa Lopes . Bleeps e Bloops: Chiptune e autonomização da Game Music na Cultura do Software. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SCHÄFER, Camila. Game Music como produto cultural autônomo: a música para além dos videogames. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SCHÄFER, Camila; Tiago Ricciardi Correa Lopes . Cultura do software e autonomização da game music. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2012 (Artigo online).

2.
SCHÄFER, Camila; Tiago Ricciardi Correa Lopes . Bleeps e Bloops: Chiptune e autonomização da Game Music na Cultura do Software. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2012 (Artigo online).

3.
SCHÄFER, Camila. Game music como produto cultural autônomo: como ela ultrapassa os limites do jogo e se insere em outras mídias. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2011 (Artigo online).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERRARETTO, E. K.; SCHÄFER, CAMILA; FOLLETTO, A. P. L.; LARA, L. Z.. Banca Examinadora do processo seletivo 04/2017 do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2017. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada de Pesquisas sobre tecnologias comunicacionais contemporâneas. 2015. (Outra).

2.
12ª Semana da Imagem na Comunicação.Entre o novo e o obsoleto: memória, rastros e aura do hardware na chipmusic. 2014. (Outra).

3.
O direito humano à comunicação: pela democratização da mídia. 2014. (Encontro).

4.
11ª Semana da Imagem na Comunicação.Mídias em loop: cinemagraphs e a arqueologia da mídia. 2013. (Seminário).

5.
Seminário de Interação Mediada por Computador.Hackers: a criação de uma cultura e sua influência em movimentos culturais e artísticos. 2013. (Seminário).

6.
1º Ciclo de debates do Clube do Pop.Música e tecnologia digital: fandom e games. 2012. (Outra).

7.
4º Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil).Chipmusic e liberdade criativa: desafios e alternativas aos produtores culturais independentes. 2012. (Encontro).

8.
Game Music Brasil 2012.Jurada nas categorias Melhor Remix, Melhor Chiptune, Game Indie e Troféu GMB. 2012. (Outra).

9.
VI Simpósio Nacional da ABCiber.Tecnocultura da chipmusic: relações entre estéticas e tecnologias do passado e imaginários do presente. 2012. (Simpósio).

10.
VI Simpósio Nacional da ABCiber. 2012. (Simpósio).

11.
X Semana da Imagem na Comunicação. 2012. (Simpósio).

12.
II Encontro Regional de Jornalismo Digital. 2011. (Encontro).

13.
II Seminário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Cachoeirinha. 2011. (Seminário).

14.
V Simpósio Nacional da ABCiber. 2011. (Simpósio).

15.
V Simpósio Nacional da ABCiber.Cultura do software e autonomização da game music. 2011. (Simpósio).

16.
X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital.Bleeps e Bloops: Chiptune e autonomização da Game Music na Cultura do Software. 2011. (Simpósio).

17.
I Seminário Municipal de Tecnologia e Inovação de Cachoeirinha. 2010. (Seminário).

18.
Game Development School ? GDS.GAME MUSIC COMO PRODUTO CULTURAL AUTÔNOMO: A MÚSICA PARA ALÉM DOS VIDEOGAMES. 2009. (Encontro).

19.
7ª Semana da Imagem na Comunicação. 2005. (Seminário).



Outras informações relevantes


Criação e manutenção do blog Console Sonoro (consolesonoro.blogspot.com), sobre música de videogame (de 2008 a 2013). 

Colaboração no site Nintendo Blast (www.nintendoblast.com.br - de 2009 a 2011) e no Portal V (http://www.pontov.com.br - de 2010 a 2011) com a coluna game music. 

Trabalho voluntário na Parceiros Voluntários através da criação de impressos e releases para a instituição (2007).

Criação e participação no projeto de um jornal comunitário no bairro Jardim Betânia (A vez do bairro), onde era estimulada a participação da comunidade (2005).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:35:26