César Rota Júnior

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  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Psicólogo, especialista em Psicologia Educacional - UNIMONTES (2004), mestre em Desenvolvimento Social - UNIMONTES (2010) e doutor em Educação - FaE/UFMG. Estágio doutorado sanduíche na Université de Rouen (France). Atualmente é docente das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIP/MOC, onde orienta trabalhos de pesquisa no âmbito da Iniciação Científica e leciona disciplinas do campo da Psicologia Escolar/Educacional. É integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, co-fundador do Núcleo Norte de Minas do Fórum de Medicalização da Educação e da Sociedade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia (GEPeHP), da Universidade Católica Dom Bosco. Tem como interesse de pesquisa o campo da História da Psicologia e da Psicologia Escolar e Educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
César Rota Júnior
Nome em citações bibliográficas
ROTA JÚNIOR, C.;ROTA JR., C.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.
Avenida Professora Aída Mainartina Paraíso, 80
Ibituruna
39408007 - Montes Claros, MG - Brasil
Telefone: (38) 32147100
URL da Homepage: http://www.fip-moc.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Université de Rouen (Orientador: Laurent Gutierrez).
Título: Recepção e Circulação dos testes de inteligência na Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte (1929-1946), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Sérgio Dias Cirino.
Coorientador: Laurent Gutierrez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Psicologia; Psicologia Escolar/Educacional; Testes de Inteligência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Desenvolvimento Social.
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Título: Ensino superior e desenvolvimento regional: os discursos produzidos em prol do desenvolvimento regional quando da implantação da Fundação Universidade Norte-Mineira - FUNM, na cidade de Montes Claros, MG.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profª. Drª. Maria Helena de Souza Ide.
Palavras-chave: Desenvolvimento regional; Ensino superior; Desenvolvimento social.
2003 - 2004
Especialização em Psicologia Educacional. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Título: A representação social da psicologia educacional do ponto de vista de professores da rede municipal de ensino na cidade de Montes Claros - MG.
Orientador: Profª. Ms. Simone Monteiro Ribeiro.
1999 - 2002
Graduação em Psicologia.
Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Brasil.
Título: Aspectos psicológicos do paciente internado com câncer.
Orientador: Antonia Maria de Almeida Camargo.




Formação Complementar


2006 - 2006
Neuropsicologia do desenvolvimento. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 60h).
Associação dos Surdos de |Montes Claros, ASMOC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdades Integradas Pitágoras, FIP/MOC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador - Programa de Iniciação Científica, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 26

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Pesquisa em Psicologia
Psicologia e Educação
04/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Graduação em Psicologia, .

01/2013 - Atual
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Pesquisa Interdisciplinar III
Projeto de Pesquisa Interdisciplinar IV
08/2012 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Cognitivos
02/2011 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Déficits de Aprendizagem
Introdução à Psicologia da Educação
Observação do Comportamento
Psicodiagnóstico
02/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Ciência e Profissão
02/2011 - 07/2011
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Jurídica

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiário da revista científica "Educação em Revista", da Faculdade de Educação (FaE/UFMG).

Atividades

04/2012 - 04/2013
Estágios , Faculdade de Educação, .

Estágio realizado
Estágio realizado junto à revista científica "Educação em Revista"..

Faculdade de Saúde Ibituruna - Santa Casa, FASI - STA. CASA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador do curso de graduação em Psicologia

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Atividades

08/2006 - 11/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Intervenções em Psicologia Escolar II
Estágio Curricular Supervisionado Básico I
Estágio Curricular Supervisionado Básico III
Intervenções em Psicologia Escolar I
Processos Psicológicos Básicos I
Processos Psicológicos Básicos II
Psicodiagnóstico

Faculdades Integradas do Norte de Minas, FUNORTE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2012 - 07/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico II - Instituições escolares
02/2011 - 07/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral
02/2011 - 07/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Psicossociais
02/2011 - 07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa - CEP, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa - FUNORTE/Soebras.
02/2011 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico II - Instituições escolares
Ludoterapia
Planejamento e Gestão de Projetos Sociais
Psicologia Ciência e Profissão


Linhas de pesquisa


1.
Psicologia escolar/educacional


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O atendimento de crianças com queixa escolar em um serviço-escola de psicologia
Descrição: A atenção à queixa escolar, por parte do profissional psicólogo, veio passando por importantes mudanças ao longo do tempo. Das práticas clínicas focadas na identificação dos problemas da criança que não aprende às práticas contemporâneas que a tomam como sujeito de desejo e envolvem a instituição escolar tanto na compreensão quanto na resolução das questões que se colocam à psicologia, nota-se não uma linearidade, mas a sobreposição de modelos de atenção à queixa escolar. Desde 1962, com o reconhecimento da profissão do psicólogo no Brasil e o início dos primeiros cursos de psicologia, os serviços-escola aparecem como obrigatoriedade no processo de formação do futuro psicólogo. Assim, compreender melhor a maneira como estas crianças tem sido atendidas, que tipo de intervenção tem sido possível realizar, torna-se importante na melhoria do atendimento prestado e no desenvolvimento dos conhecimentos do campo. Com vistas a apreender parte desse universo, propõe-se uma pesquisa quali-quantitativa, de caráter descritivo, cujo objetivo é analisar o percurso de atendimento de crianças encaminhadas a um serviço-escola, a partir de queixas em seu processo de escolarização. O estudo será realizado a partir de prontuários de crianças atendidas no serviço-escola de psicologia do Núcleo de Atenção à Saúde e Práticas Profissionalizantes (NASPP), buscando caracterizar a população de até 12 anos atendida na instituição: idade, sexo, queixa inicial, duração do atendimento, dentre outros aspectos, além de realizar uma análise da proporção das crianças encaminhadas por motivos escolares, bem como o percurso de atendimento no serviço..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: César Rota Júnior - Coordenador / Letícia Feitosa Castro - Integrante / Janine Dantas Macedo - Integrante.
2017 - Atual
Escola Nova no Norte de Minas Gerais: quais são as contribuições da Psicologia para o ensino e a formação de professores?
Descrição: A pesquisa constitui-se como subprojeto da pesquisa denominada ?História da Educação no Norte de Minas: uma imersão na Escola Nova (1920-1970), que visa à reconstituição de faces da História da Educação, discutindo representações, apropriações e práticas orientadas pelo movimento da Escola Nova em Montes Claros e na região Norte Mineira. O estudo se insere no âmbito da História Cultural, na vertente defendida por Chartier (1990), que propõe os conceitos de representação, apropriação e prática como ferramentas teóricas para a reconstituição da memória coletiva. A pesquisa tem por objetivo analisar a apropriação de conhecimentos científicos advindos da Psicologia e da Biologia na constituição dos discursos oficiais dirigidos às escolas e aos professores mineiros, no âmbito do movimento da Escola Nova. Inscrito como História Regional, o estudo possibilitará a compreensão de especificidades da educação Norte Mineira, no contexto de transformações e mudanças deflagradas no Brasil dos anos 1920. Quanto aos processos de coleta de dados, serão utilizadas diferentes fontes documentais: legislação do ensino, atas, correspondências, documentos, artigos da Revista do Ensino, além do jornal Gazeta do Norte, publicado em Montes Claros entre 1918 e 1960. O estudo tem a Escola Nova como temática orientadora, dado o deslocamento de sentido que este movimento produziu no campo educacional brasileiro. Contudo, a ênfase na Psicologia e na Biologia deve-se ao fato de que, com a consolidação destas ciências, os conhecimentos biológicos e psicológicos passam se constituir como balizas para o trabalho pedagógico, pelo reconhecimento de que o desenvolvimento das capacidades individuais encontra-se relacionado às condições sociais e às interações que o indivíduo estabelece com os outros; tornando possível perceber que a formação humana não é independente da organização da vida social. A pesquisa tem sua relevância alicerçada na possibilidade de reconstituição da memória coletiva, mapeando representações, apropriações e práticas de ensino que tiveram lugar em Montes Claros e região Norte Mineira, discutindo-se a influência da Psicologia nessas construções..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: César Rota Júnior - Coordenador / Zilmar Santos Cardoso - Integrante.
2016 - 2017
A prática do psicólogo: representações sociais de acadêmicos de psicologia
Descrição: A imagem construída socialmente sobre a prática profissional do psicólogo se circunscreve à clínica, ao consultório. Quando se fala em buscar o auxílio de um psicólogo, sempre somos tomados pela imagem deste atendendo, individualmente, o sujeito que o procuro. Porém, o campo de atuação do psicólogo se estende para muito além das paredes do consultório, chegam a escolas, hospitais, unidades de saúde e de assistência social, dentre outras. Tampouco sua origem se deu a partir da prática clínica. Desta forma, e entendendo que os acadêmicos de psicologia não escapam a tal imagem, o objetivo da presente proposta é compreender a Representação Social construída por acadêmicos de Psicologia das Faculdades Integradas Pitágoras, do primeiro e último anos do curso, sobre a prática profissional do psicólogo. Assim por meio da teoria das Representações Sociais, intentamos, por meio de pesquisa qualitativa e da técnica dos grupos focais, analisar a maneira como os acadêmicos apreendem o campo de prática profissional do psicólogo. A proposta se justifica quando pensamos que a imagem construída pelos acadêmicos pode influenciar a tanto sua formação quanto sua efetiva prática profissional futura. Pretendemos contribuir com a discussão sobre a prática profissional do psicólogo brasileiro, sobretudo no contexto regional, através da devolutiva aos pesquisados, da publicação de artigo com a apresentação dos resultados em revista científica e apresentação de resultados parciais e final em eventos e congressos do campo da Psicologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: César Rota Júnior - Coordenador / Paula Reis Oliveira - Integrante.
2014 - 2015
Conversando sobre hiperatividade na escola: tensionando certezas, construindo saberes
Descrição: A presente pesquisa pretende analisar o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no processo ensino/aprendizagem, do ponto de vista de professores de ensino fundamental de uma escola da cidade. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), a característica principal desse transtorno é a desatenção, vinculada à dificuldade de concentração em algum assunto por um determinado período de tempo e a dificuldade de ficar quieto e de prestar atenção a detalhes. Hoje, há uma dificuldade na conclusão do diagnóstico de hiperatividade devido a sua complexidade. A relevância dessa pesquisa insere-se em analisar o discurso de professores acerca do TDAH, bem como sua influência no cotidiano escolar. Assim, através da metodologia da Conversação, uma ferramenta de pesquisa-intervenção, buscar-se-á viabilizar um espaço de troca e reflexão acerca destes alunos que possuem diagnósticos de TDAH ou dos quais se suspeitam ter o transtorno. O sucesso do tratamento está diretamente ligado ao suporte terapêutico, acadêmico e familiar. É importante que a família também aprenda a lidar com essa criança e, na escola, a criança seja motivada, para que ela mostre todo seu potencial, pois as crianças com TDAH não são incapazes de aprender. Pretende-se contribuir com a discussão sobre o TDAH no contexto escolar brasileiro, além de por meio da própria intervenção também através da devolutiva aos pesquisados, da publicação de artigo com a apresentação dos resultados em revista científica e apresentação de resultados parciais e final em eventos e congresso do campo da psicologia educacional e da psicanálise..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: César Rota Júnior - Coordenador / Amanda Ferraz Oliveira - Integrante.
2013 - 2014
Da exclusão aos direitos sociasi: percepções acerca de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social no contexto da educação de tempo integral
Descrição: A atenção à infância e adolescência, no Brasil, passou por grandes transformações ao longo do século XX, do atendimento sob a perspectiva do movimento higienista do início do século passado às políticas públicas atuais na trilha dos direitos da criança e do adolescente. Atualmente, os conceitos de risco social e vulnerabilidade social são balizares na Política Nacional de Assistência Social, porém percebemos um uso descontextualizado destes, o que provoca uma distorção na atuação dos profissionais do campo social. Assim, torna-se fundamental compreender a forma como estas crianças e adolescentes são percebidos pelos profissionais que trabalham no contexto das políticas sociais, entendendo que esta influencia a atuação destes profissionais. Destarte, propomos uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, utilizando como referência teórica de análise a teoria das Representações Sociais. Como cenário da pesquisa elegemos um Centro de Convívio da cidade de Montes Claros, Minas Gerais, pelo lugar privilegiado ocupado por este serviço no contexto da atenção à infância e adolescente. O objetivo geral da pesquisa é identificar as representações sociais dos trabalhadores de Centros de Convívio acerca das crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, buscando, para isso, identificar o perfil dos trabalhadores do Centro de Convívio, descrever as atividades realizadas com as crianças e adolescentes, bem como os objetivos das mesmas e verificar a compreensão dos trabalhadores do Centro de Convívio sobre os conceitos de risco e vulnerabilidade social. Pretendemos contribuir com a discussão sobre os direitos da criança e do adolescente, tanto no contexto regional como nacional, através da devolutiva aos pesquisados, da publicação de artigo com a apresentação dos resultados em revista científica e apresentação de resultados parciais e final em eventos e congresso do campo da psicologia social e educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: César Rota Júnior - Coordenador / Mariana Ruas Rodrigues - Integrante / Érika Jordana Freitas Santiago - Integrante.
2012 - 2016
A recepção dos testes de inteligência em Minas Gerais nas décadas de 1920 e 1940
Descrição: Propõe-se na presente pesquisa, no campo da história da psicologia escolar/educacional, uma análise do lugar ocupado historicamente pelos testes de inteligência no campo da educação escolar, a partir de sua recepção no final da década de 1920 e décadas posteriores, especificamente seu emprego na Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte (1929-1946).Os testes de inteligência figuraram como instrumentos de referência do processo pedagógico, sobretudo pelo caráter científico que davam a este, em detrimento da formação humanística anterior. A partir deste momento, o discurso político acerca do progresso do país se torna cada vez mais denso, e as reformas educacionais passam a figurar como fundamentais ao processo. O objetivo da pesquisa é descrever e analisar a recepção dos testes de inteligência a partir de sua utilização na Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte (1929-1946), identificando os testes de inteligência utilizados na Escola de Aperfeiçoamento, suas formas de aplicação e correção, bem como seus aportes teóricos, como critérios de validade, fidedignidade e padronização, analisando a relação do conceito de ?inteligência civilizada?, cunhado por Helena Antipoff, com a recepção dos testes de inteligência utilizados na Escola de Aperfeiçoamento e analisando o(s) conceito(s) de inteligência que dava(m) sustentação aos testes psicológicos neste período..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Perfil da produção científica da revista ?Educação em Revista? (1985/2011).
Descrição: Desde sua primeira edição, em julho de 1985, Educação em Revista, revista científica da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), veio se consolidando como periódico de referência no campo da educação, sendo atualmente avaliada com Qualis A1 pela CAPES. Assim, conhecer o perfil dos textos publicados em uma revista científica de grande porte como a Educação em Revista possibilita conhecer parte da história da pós-graduação em educação, especificamente da FaE/UFMG, assim como parte da história da produção científica no campo da educação no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: César Rota Júnior - Coordenador / Sérgio Dias Cirino - Integrante / VALERIA NHOME MEIRELES MARINHO - Integrante / RODRIGO LOPES MIRANDA - Integrante / EUSTAQUIO JOSE DE SOUZA JUNIOR - Integrante / Cézar Alves Costa - Integrante.
2008 - 2010
Psicologia e Educação - um olhar histórico-crítico
Descrição: As relações entre a psicologia e a educação têm passado por importantes revisões nas últimas décadas, sendo lançados olhares e discursos críticos às relações historicamente constituídas entre ambas, a saber, invariavelmente de cunho clínico, individualizado e culpabilizatório, tomando os problemas enquanto naturais, afirmando-os como fruto da constituição biológica, psicológica e/ou do contexto social. O presente escrito busca divulgar os trabalhos do Grupo de Pesquisa ?Psicologia e Educação: um olhar histórico-crítico?, que iniciou suas atividades no segundo semestre de 2008, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas ? NEPP, por meio da linha de pesquisa em Processos Educacionais. O grupo conta, hoje, além do professor responsável, com seis integrantes, que têm iniciado extensa revisão de literatura, com vistas à construção de projetos de pesquisa e intervenção que articulem, de forma direta ou indireta, as relações entre a psicologia e a educação. O olhar crítico é aquilo que baliza e norteia todos os trabalhos do grupo, por meio da Psicologia Sócio-histórica, que tem raízes na Psicologia Social Latino-americana, e que sustenta de forma importante no materialismo histórico-dialético, tal e qual construído por Marx e Engels..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: César Rota Júnior - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Psicologia e Saúde
2017 - Atual
Periódico: Estudos Interdisciplinares em Psicologia
2017 - Atual
Periódico: MEMORANDUM (BELO HORIZONTE)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DE PSICOLOGÍA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: História da psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar/Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROTA JR., C.2018ROTA JR., C.; CIRINO, S. D. ; GUTIERREZ, L. . Recepção/circulação dos testes de inteligência no Brasil: um recorte histórico (1920-1930). REVISTA DE PSICOLOGÍA, v. 27, p. 1-15, 2018.

2.
ROTA JÚNIOR, C.2016 ROTA JÚNIOR, C.; IDE, Maria Helena de Souza . Ensino superior e desenvolvimento regional: o Norte de Minas Gerais na década de 1960. Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 143-164, 2016.

3.
MIRANDA, R. L.2016 MIRANDA, R. L. ; ROTA JÚNIOR, C. ; BAKER, D. B. ; CIRINO, S. D. . The Belo Horizonte Teacher?s College Laboratory: circulating psychology in Brazil. Revista Mexicana de Análisis de la Conducta, v. 42, p. 179-199, 2016.

4.
FREITAS, J. S.2014FREITAS, J. S. ; ROTA JÚNIOR, C. . O eletroencefalograma como instrumento de avaliação de queixas escolares: medicalizando a educação escolar. REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE, v. 3, p. 63-78, 2014.

5.
ROTA JÚNIOR, C.2013ROTA JÚNIOR, C.. Educação e Mobilidade Social: um estudo sobre a legislação educacional brasileira. Educação, Sociedade & Culturas, v. 38, p. 169-184, 2013.

6.
SANTOS, N. S. R.2013SANTOS, N. S. R. ; RODRIGUES, M. O. F. ; BRITO, A. L. S. ; SILVA, P. H. A. ; ROTA JÚNIOR, C. . Relato de experiência dos estudantes do curso de psicologia das FIP-MOC sobre o percurso histórico da psicologia jurídica no Brasil e o Núcleo de Atenção à Saúde e Práticas Profissionalizantes - NASPP, em Montes Claros - MG. Intercâmbio (Montes Claros), v. 4, p. 266-275, 2013.

7.
SANTOS, E. C.2012SANTOS, E. C. ; ROTA JÚNIOR, C. ; SAMPAIO, C. A. . As formas de cuidado, na percepção do trabalhador da Atenção Primária, prestada aos usuários portadores de transtorno mental do município de Cristália, Minas Gerais. Saude em Debate, v. 36, p. 68-76, 2012.

8.
MAIA, J. L. F.2012MAIA, J. L. F. ; SAMPAIO, C. A. ; ROTA JÚNIOR, C. . Concepções sobre os transtornos mentais e sua abordagem pela equipe de estratégia de saúde da família. Revista Multidisciplinar das Faculdades Integradas Pitágoras, v. 1, p. 46-52, 2012.

9.
ROTA JÚNIOR, C.2009ROTA JÚNIOR, C.. Educação para o trabalho: um estudo comparativo entre a LDB/1961 e a LDB/1996. Educação, Escola e Sociedade, v. 2, p. 85-105, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
MIRANDA, R. L. ; MELO, C. S. B. ; ROTA JR., C. ; GUTIERREZ, L. . Notas sobre Henri Piéron (1881-1964) e sua biologia do comportamento. In: Diego Zílio; Kester Carrara. (Org.). Behaviorismos: Reflexões históricas e conceituais. 1ed.São Paulo: Centro Paradigma - Ciências do Comportamento, 2017, v. 2, p. 31-49.

2.
CASTELO BRANCO, P. C. ; ROTA JÚNIOR, C. ; MIRANDA, R. L. ; CIRINO, S. D. . Recepção e circulação de objetos psicológicos: implicações para pesquisas em História da Psicologia. In: Raquel Martins de Assis; Sávio Passafaro Peres. (Org.). História da Psicologia: tendências contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte: Editora Artesã, 2016, v. 1, p. 31-49.

3.
ROTA JÚNIOR, C.; IDE, Maria Helena de Souza . Educação para o desenvolvimento: a Teoria do Capital Humano no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. In: Elton Dias Xavier; Gilmar Ribeiro dos Santos. (Org.). Desenvolvimento social em perspectiva. 1ed.Belo Horizonte: Sografe, 2009, v. 1, p. 125-145.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, A. C. L. ; SOUSA, R. R. ; ROTA JÚNIOR, C. . A influência da família na escolha profissional do sujeito adolescente. In: IV Congresso Norte Mineiro de Educação, 2012, Montes Claros. Anais do IV Congresso Norte Mineiro de Educação, 2012.

2.
ANTUNES, C. V. ; FONSECA, M. L. L. ; RIBEIRO, L. C. ; SOUZA, P. F. ; LEITE, N. S. ; ASSIS, J. G. ; ROTA JÚNIOR, C. ; VIEIRA, L. T. . A universidade e o MST: educação no campo e outras poss ibilidades de colaboração. In: XVI SAEPE: Universidade e Sustentabilidade: educação, saúde e gestão como espaços de intervenção, 2011, Guanambi. Anais do XVI SAEPE: Universidade e Sustentabilidade: educação, saúde e gestão como espaços de intervenção, 2011.

3.
BARBOSA, E. E. M. ; REIS, L. C. R. ; ROTA JÚNIOR, C. . A influência da violência intrafamiliar no desempenho acadêmico e social infantil. In: II Congresso em Desenvolvimento Social, 2010, Montes Claros. II Congresso em Desenvolvimento Social, 2010.

4.
ROTA JÚNIOR, C.; SOUZA, Carla Adriana ; AFONSO, Pedro Henrique e Silva . Fracasso escolar e probreza: uma revisão teórica. In: I Congresso Norte-Mineiro de Pesquisa em Educação, 2009, Montes Claros. Anais do I Congresso Norte-Mineiro de Pesquisa em Educação, 2009.

5.
ROTA JÚNIOR, C.; MARTINS, Rafaela Pereira ; SOARES, Laura Dayanne Martins . O processo de culpabilização pelo fracasso escolar: o ponto de vista da escola, do aluno e da família. In: I Congresso Norte-Mineiro de Pesquisa em Educação, 2009. Anais do I Congresso Norte-Mineiro de Pesquisa em Educação.

6.
ROTA JÚNIOR, C.; DIAS, Anne Raíssa Souza . O trabalho docente como um agravo a saúde do professor. In: I Congresso Norte-Mineiro de Pesquisa em Educação, 2009, Montes Claros. Anais do I Congresso Norte-Mineiro de Pesquisa em Educação, 2009.

7.
ROTA JÚNIOR, C.. O papel da disciplina Psicologia da Educação nos cursos de formação de professores. In: I Congresso Norte-Mineiro de pesquisa em Educação, 2009, Montes Claros. Anais do I Congresso Norte-Mineiro de pesquisa em Educação, 2009.

8.
ROTA JÚNIOR, C.. Educação, ensino superior e desenvolvimento no Brasil: entrelaçamentos históricos. In: I Colóquio Internacional (Des)envolvimentos contra a pobreza, 2008, Montes Claros. Anais do I Colóquio Internacional (Des)envolvimentos contra a pobreza, 2008.

9.
ROTA JÚNIOR, C.. Educação e desenvolvimento em foco: a racionalidade científica moderna na reprodução da sociedade capitalista. In: I Congresso em Desenvolvimento Social, 2008, Montes Claros. Congresso em Desenvolvimento Social Globalização do Regional e Regionalização do Global, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACEDO, J. D. ; CASTRO, L. F. ; BYRRO, M. R. ; ROTA JR., C. ; CIRINO, S. D. . Perfil de crianças com queixa escolar em um serviço-escola de psicologia. In: XXXVI ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - II Colóquio Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro do Autismo, 2018, Belo Horizonte. Anais do XXXVI ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - II Colóquio Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro do Autismo, 2018.

2.
ROTA JR., C.; BRITO, W. F. ; TUPINAMBA, M. R. B. . ESTÁGIOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO. In: XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017, Salvador. Anais do XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017.

3.
MACEDO, J. D. ; CASTRO, L. F. ; ROTA JR., C. . Crianças com queixa escolar em um serviço-escola de psicologia: facetas de medicalização. In: XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017, Salvador. Anais do XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017.

4.
OLIVEIRA, P. R. ; ROTA JR., C. . XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação. In: XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017, Salvador. Anais do XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017.

5.
ROTA JR., C.. Théodore Simon: crítica francesa ao pragmatismo estadunidense. In: XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017, Salvador. Anais do XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017.

6.
OLIVEIRA, A. F. ; ROTA JÚNIOR, C. . Tensionando certezas, construindo saberes: o discurso de professores acerca da hiperatividade. In: XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37ª ISPA Conference, 2015, São Paulo. Anais do XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37ª ISPA Conference, 2015.

7.
ROTA JÚNIOR, C.; CIRINO, S. D. . Recepção dos testes de inteligência e testes pedagógicos em Minas Gerais (1920/1930). In: XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37º ISPA Conference, 2015, São Paulo. Anais do XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37º ISPA Conference, 2015.

8.
ROTA JÚNIOR, C.; CIRINO, S. D. . Medindo o que não se conhece: a recepção dos testes de inteligência. In: XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37º ISPA Conference, 2015, São Paulo. Anais do XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37º ISPA Conference, 2015.

9.
CIRINO, S. D. ; ROTA JÚNIOR, C. ; SOUZA JUNIOR, E. J. ; CASTELO BRANCO, P. C. ; MIRANDA, R. L. . Recepção e circulação de objetos psicológicos: debates e estudos de caso. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. Anais da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.

10.
OLIVEIRA, A. F. ; ROTA JÚNIOR, C. . Conversando sobre hiperatividade na escola: do individual ao coletivo, ou da certeza à dúvida. In: IV Seminário Internacional a Educação Medicalizada: Desver O Mundo, Perturbar Os Sentidos, 2015, Salvador. Anais do IV Seminário Internacional a Educação Medicalizada: Desver O Mundo, Perturbar Os Sentidos, 2015.

11.
ROTA JÚNIOR, C.; CIRINO, S. D. . Recepção e circulação de testes de inteligência em Minas Gerais (1920-1930). In: XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2013, Uberlândia. Anais do XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2013.

12.
ROTA JÚNIOR, C.; SOARES, Laura Dayanne Martins . Historiografia da Psicologia Educacional no estado de Minas Gerais, nas décadas de 1930 e 1940. In: XXX Encontro Helena Antipoff e X Encontro Internacional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2012, Belo Horizonte. Boletim do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2012. p. 53-53.

13.
ROTA JÚNIOR, C.; SOARES, Laura Dayanne Martins ; CASTRO, Ciro Guilherme Durães de . (Re)construindo a prática do psicólogo escolar/educacional: atenção à queixa escolar em uma clínica-escola. In: III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.

14.
ROTA JÚNIOR, C.. 'A escola das meninas': reflexões acerca da feminização discente na FAFIL/FUNM na década de 1960. In: V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2009, Montes Claros. Anais do V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2009.

15.
ROTA JÚNIOR, C.. Ensino superior e desenvolvimento regional: os discursos produzidos em prol do desenvolvimento regional por ocasião da implantação de Fundação Universidade Norte-Mineira, na cidade de Montes Claros - MG. In: II Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2008, Montes Claros. Anais do II Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2008.

16.
ROTA JÚNIOR, C.. Representação social da psicologia por professores do ensino fundamental. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João del-Rey. ABRAPEE, 2007.

17.
ROTA JÚNIOR, C.. Psicologia e compromisso social: o papel do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. In: V Semana de Psicologia das Faculdades Pitágoras, 2007, Montes Claros. Anais da V Semana de Psicologia das Faculdades Pitágoras, 2007. v. 01.

18.
ROTA JÚNIOR, C.. Compromisso e legitimação: o papel da disciplina psicologia da educação nos cursos de formação de professores. In: 1° Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2007, Montes Claros. Anais do 1° Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2007.

19.
RIBEIRO, S. M. ; ROTA JÚNIOR, C. . Do aluno-real ao aluno-modelo: representação social da psicologia por professores do ensino fundamental. In: I Congresso Latino-americano de Psicologia - ULAPSI, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino-americano de Psicologia - ULAPSI, 2005.

20.
ROTA JÚNIOR, C.. A Representação Social da Psicologia Educacional do ponto de vista de professores da rede municipal de ensino da cidade de Montes Claros - MG. In: V Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e III Seminário de Iniciação Científica, 2004, Montes Claros. Anais do V Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e III Seminário de Iniciação Científica, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
ROTA JR., C.. Educação de tempo integral e desigualdade social: proteger(-se) (d)a criança. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CASTRO, L. F. ; ROTA JÚNIOR, C. . O acompanhamento terapêutico como recurso à educação inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
RODRIGUES, M. R. ; SANTIAGO, E. J. F. ; ROTA JÚNIOR, C. . ?Do muro pra dentro eles estão protegidos?: percepções acerca de crianças e adolescentes no contexto da educação de tempo integral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ROTA JÚNIOR, C.; CIRINO, S. D. . Medindo o que não se conhece: o conceito de inteligência no contexto educacional brasileiro nas décadas de 1920 e 1930. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ROTA JÚNIOR, C.. The Russian/Brazilian psychologist Helena Antipoff and the reception and circulation of intelligence tests in the 1930s in Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ROTA JÚNIOR, C.; CIRINO, S. D. . Recepção e circulação de testes de inteligência em Minas Gerais (1920-1930). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ROTA JÚNIOR, C.. Medicalização da vida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOARES, Laura Dayanne Martins ; ROTA JÚNIOR, C. . Historiografia da Psicologia Educacional no estado de Minas Gerais, nas décadas de 1930 e 1940. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ROTA JÚNIOR, C.. O lugar do diagnóstico no contexto da Educação Inclusiva: patologização e medicalização da educação escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ROTA JÚNIOR, C.. O psicólogo na escola: relato de experiência em Montes Claros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ROTA JÚNIOR, C.; RIBEIRO, L. C. . Psicologia, educação e MST: possibilidades de atuação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FREITAS, J. S. ; ROTA JÚNIOR, C. . Medicalização e gênero: por que os meninos são mais propensos ao diagnóstico de TDAH?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
ROTA JÚNIOR, C.. Cinema Comentado: Cisne Negro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ROTA JÚNIOR, C.; FREITAS, J. S. . Atendimento psicológico à queixa escolar: do modelo tradicional à sua crítica necessária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FREITAS, J. S. ; ROTA JÚNIOR, C. . O fracasso escolar em Montes Claros, Minas Gerais: processos de patologização e culpabilização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
ROTA JÚNIOR, C.. Psicodiagnóstico de queixa escolar: desfazendo práticas medicalizantes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SOARES, Laura Dayanne Martins ; CASTRO, Ciro Guilherme Durães de ; ROTA JÚNIOR, C. . (Re)construindo a prática do psicólogo escolar/educacional: atenção à queixa escolar em uma clínica-escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
ROTA JÚNIOR, C.. Educação e desenvolvimento em foco: a racionalidade científica moderna na reprodução da sociedade capitalista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
ROTA JÚNIOR, C.. Psicologia e Educação: trilhando novos caminhos por meio da pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ROTA JÚNIOR, C.. IV Seminário Internacional a Educação Medicalizada: Desver O Mundo, Perturbar Os Sentidos. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROTA JR., C.. Pais devem estar abertos às escolhas profissionais dos filhos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ROTA JR., C.. Uso de remédios é incentivado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROTA JÚNIOR, C.. Atendimento psicológico à queixa escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ROTA JÚNIOR, C.. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: da nosologia à medicalização da educação escolar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROTA JR., C.; SANTOS, G. R.; CARDOSO, A. D.. Participação em banca de Jaciany Soares Serafim. Representação Social do programa Bolsa Família entre beneficiários de Montes Claros/MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) - Universidade Estadual de Montes Claros.

2.
ROTA JR., C.; MIRANDA, R. L.; BERNARDES, A. G.. Participação em banca de Kely Cristina Garcia Vilena. História de práticas de cuidado em saúde no Sanatório São Julião (1941-1986). 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

3.
COSTA, L. H. R.; SAMPAIO, C. A.; ROTA JÚNIOR, C.; SILVEIRA, A. R.; BARBOSA, L. A. R. R.. Participação em banca de Worney Ferreira de Brito. Percepção de profissionais de saúde e membros da comunidade LGBT acerca do atendimento em saúde. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MAIA, J. L. F.; ROTA JÚNIOR, C.; SAMPAIO, C. A.. Participação em banca de Juliana Leal Freitas Maia. Representações Sociais construídas por agentes comunitários de saúde: concepções sobre os transtornos mentais e sua abordagem pela equipe de estratégia de saúde da família.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Faculdade de Saúde Ibituruna.

2.
GUSMAO, R. O. M.; ROTA JÚNIOR, C.; SAMPAIO, C. A.. Participação em banca de Ricardo Otávio Maia Gusmão. O Apoio Matricial: imbricando saúde e Saúde Mental.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Faculdade de Saúde Ibituruna.

3.
SOUZA, J. F.; ROTA JÚNIOR, C.; SAMPAIO, C. A.. Participação em banca de Jean Ferreira Souza. Revolving door- reinternação psiquiátrica hospitalar: uma revisão de literatura. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Faculdade de Saúde Ibituruna.

4.
ROTA JÚNIOR, C.. Participação em banca de Laura Tatiany Mineiro Coutinho. Corrrelação da depressão em paciantes com câncer de mama mastectomizadas e não mastectomizadas. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Faculdade de Saúde Ibituruna - Santa Casa.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROTA JÚNIOR, C.; TUPINAMBA, M. R. B.; FINELLI, L. A. C.. Participação em banca de Áurea Camila C. Abreu.Atenção concentrada, instrumentos dispersos: questionando o constructo a partir das pesquisas de validação do teste AC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Saúde Ibituruna.

2.
OLIVEIRA, K. J. B. E.; FERREIRA, B. C.; ROTA JÚNIOR, C.. Participação em banca de Karen Juliane Bretas e Oliveira.Habilidades sociais educativas de pais de crianças com autismo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Saúde Ibituruna.

3.
REIS, L. C. R.; FERREIRA, B. C.; ROTA JÚNIOR, C.. Participação em banca de Larissa Carolina Rocha dos Reis.O processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola regular sob a perspectiva dos professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Saúde Ibituruna.

4.
SOUZA, S. F.; ROTA JÚNIOR, C.; FERREIRA, B. C.. Participação em banca de Sônia de Fátima Souza.A concepção dos professores sobre a inclusão de aluno deficientes visuais na classe comum do ensino regular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Saúde Ibituruna.

5.
SILVA, L. L. F.; BATISTA, A. C. M.; ROTA JÚNIOR, C.. Participação em banca de Laura Lilian Ferreira Silva e Ana Cristina Martins Batista.Análise do processo de seleção de funcionários de empresas com utilização de avaliação psicológica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas do Norte de Minas.

6.
RODRIGUES, M. F. B.; CASTANHA, T. N.; ROTA JÚNIOR, C.. Participação em banca de Maria de Fátima B. Rodrigues e Talissa Naira Castanha.A qualidade de vida dos agentes comunitários de saúde do município de Rio Pardo de Minas - MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas do Norte de Minas.

7.
RODRIGUES, J.; PINHO, D. S. O.; ROTA JÚNIOR, C.. Participação em banca de Julyanna Rodrigues e Danielle de Souza Oliveira Pinho.A espiritualidade como um caminho para o sentido da vida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas do Norte de Minas.

8.
ROTA JÚNIOR, C.; SIQUEIRA, J.. Participação em banca de Patrícia Maia Soares.O teatro na educação infantil: reflexões sobre o desenvolvimento cognitivo a partir da inteligência corporal-cinentésica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Estadual de Montes Claros.

9.
ROTA JÚNIOR, C.. Participação em banca de Obedir Gomes Pires.Luto patológico e suas influências no comportamento dos sujeitos: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Saúde Ibituruna.

10.
ROTA JÚNIOR, C.. Participação em banca de Ciro Guilherme Durães de Castro.Subjetividade e adoção: estudo de caso sob a perspectiva da Análise do Comportamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Saúde Ibituruna.

11.
SILVA, L. S.; ROTA JÚNIOR, C.; DURAES, S. J. A.. Participação em banca de Leandro Sales Silva.Política universitária de formação docente e sua influência no processo de implantação do curso de pedagogia da FUNM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ROTA JÚNIOR, C.. V Simpósio de Pesquisa Científica das FIPMoc. 2012. Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional.Desafios da atuação psicológica em um contexto escolar: relato de experiência. 2018. (Encontro).

2.
V Seminário Internacional "A educação medicalizada: existirmos, a que será que se destina?". 2018. (Seminário).

3.
XXXVI ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - II Colóquio Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro do Autismo.Perfil de crianças com queixa escolar em um serviço-escola de psicologia. 2018. (Encontro).

4.
Colóquio "A psicanálise, o corpo e o que aí acontece". 2017. (Outra).

5.
III Congresso de Ciências Humanas: licenciaturas em movimento. 2017. (Congresso).

6.
XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação. Théodore Simon: crítica francesa ao pragmatismo estadunidense. 2017. (Congresso).

7.
V Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional: interfaces com áreas afins.O acompanhamento terapêutico como recurso à educação inclusiva. 2016. (Encontro).

8.
XIV Semana de Psicologia FIPMoc.O acompanhamento terapêutico como recurso no contexto da educação inclusiva. 2016. (Outra).

9.
45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Recepção e circulação de objetos psicológicos: debates e estudos de caso. 2015. (Outra).

10.
IV Seminário Internacional a Educação Medicalizada: Desver O Mundo, Perturbar Os Sentidos.Conversando sobre hiperatividade na escola: do individual ao coletivo, ou da certeza à dúvida. 2015. (Seminário).

11.
XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37 ISPA Conference. Tensionando certezas, construindo saberes: o discurso de professores acerca da hiperatividade. 2015. (Congresso).

12.
?II Seminário de Formação em Psicologia: compromisso com a formação e profissão. 2014. (Seminário).

13.
Jornée d'etude L'Institut de psychologie et l'heritage d'Henri Piéron. 2014. (Encontro).

14.
XXXII Encontro Anual Helena Antipoff."Do muro pra dentro eles estão protegidos": percepções acerca de crianças e adolescentes no contexto da educação de tempo integral. 2014. (Encontro).

15.
XXXII Encontro Anual Helena Antipoff.Medindo o que não se conhece: o conceito de inteligência no contexto educacional brasileiro nas décadas de 1920 e 1930. 2014. (Encontro).

16.
24th International Congress of History of Science, Technology and Medicine. The Russian/Brazilian psychologist Helena Antipoff and the reception and circulation of intelligence tests in the 1930s in Brazil. 2013. (Congresso).

17.
XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional:. Recepção e circulação de testes de inteligência em Minas Gerais (1920-1930). 2013. (Congresso).

18.
IV Congresso Norte Mineiro de Pesquisa em Educação. A influência da família na escolha profissional do sujeito adolescente. 2012. (Congresso).

19.
V Simpósio de Pesquisa Científica das FIPMoc.Comissão científica. 2012. (Outra).

20.
X Encontro Clio-Psyché. 2012. (Encontro).

21.
XVII Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise - MG. 2012. (Outra).

22.
XXX Encontro Anual Helena Antipoff.Historiografia da Psicologia Educacional no estado de Minas Gerais, nas décadas de 1930 e 1940. 2012. (Encontro).

23.
4 + 1 - Encontros com a Psicanálise: Fazeres em Rede. 2011. (Outra).

24.
II Seminário Internacional "A educação medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos. Novas capturas, antigos diagnósticos na era dos transtornos".Medicalização e gênero: por que os meninos são mais propensos ao diagnóstico de TDAH?. 2011. (Seminário).

25.
I Seminário de Avaliação do Projeto Universitário Cidadão. 2011. (Seminário).

26.
JONAFES - Ciências Exatas, Humanas, Sociais e da Saúde.Atendimento psicológico à queixa escolar: do modelo tradicional à sua crítica necessária. 2011. (Encontro).

27.
X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. O psicólogo na escola: relato de experiência em Montes Claros. 2011. (Congresso).

28.
XVI Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise - Minas Gerais. 2011. (Outra).

29.
XVI SAEPE: Universidade e Sustentabilidade: educação, saúde e gestão como espaços de intervenção.A universidade e o MST: educação no campo e outras poss ibilidades de colaboração. 2011. (Outra).

30.
II Congresso em Desenvolvimento Social. A influência da violência intrafamiliar no desempenho acadêmico e social infantil. 2010. (Congresso).

31.
III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. (Re)construindo a prática do psicólogo escolar/educacional: atenção à queixa escolar em uma clínica-escola. 2010. (Congresso).

32.
I Seminário Internacional - A educação medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos.O fracasso escolar em Montes Claros, Minas Gerais: processos de patologização e culpabilização. 2010. (Seminário).

33.
Pré-Congresso 'Psicologia e compromisso com a promoção de direitos: um projeto ético-político para a profissão'. 2010. (Outra).

34.
VII Congresso Regional de Psicologia - Minas Gerais. 2010. (Congresso).

35.
Etapa Regional do Ano da Psicologia na Educação. 2009. (Encontro).

36.
I Congresso Norte-Mineiro de Pesquisa em Educação. O papel da disciplina psicologia d educação nos cursos de formação de professores. 2009. (Congresso).

37.
Seminário Nacional do Ano da Educação. 2009. (Seminário).

38.
V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. A escola das meninas: reflexões acerca da feminização discente na FAFIL/FUNM na década de 1960. 2009. (Congresso).

39.
I Colóquio Internacional (Des)envolvimentos contra a pobreza.Educação, ensino superior e desenvolvimento no Brasil: entrelaçamentos históricos. 2008. (Outra).

40.
I Congresso de Desenvolvimento Social. Educação e desenvolvimento em foco: a racionalidade científica moderna na reprodução da sociedade capitalista. 2008. (Congresso).

41.
II Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - UNIMONTES.Ensino superior e desenvolvimento regional: discursos produzidos em prol da implantação da Fundação Universidade Norte-Mineira - FUNM, na cidade de Montes Claros - MG. 2008. (Outra).

42.
1° Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão.Compromisso e legitimação: o papel da disciplina psicologia da educação nos cursos de formação de professores. 2007. (Outra).

43.
I Seminário Norte Mineiro de História da Educação.Compromisso e legitimação: o papel da disciplina psicologia da educação nos cursos de formação de professores. 2007. (Seminário).

44.
I Seminário Regional. 2007. (Seminário).

45.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Do aluno-real ao aluno-modelo: representação social da psicologia por professores do ensino fundamental. 2007. (Congresso).

46.
II Semana de Psicologia. 2004. (Outra).

47.
II Seminário Norte Mineiro de Educação. 2003. (Seminário).

48.
II Fórum Mineiro de Psicologia Hospitalar. 2002. (Seminário).

49.
XII Fórum de Psicologia. 2001. (Seminário).

50.
XI Fórum de Psicologia. 2000. (Seminário).

51.
X Fórum de Psicologia. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROTA JÚNIOR, C.. XXXII Encontro Anual Helena Antipoff. 2014. (Outro).

2.
ROTA JÚNIOR, C.. XXX Encontro Anual Helena Antipoff. 2012. (Outro).

3.
ROTA JÚNIOR, C.; CAMPOS, R. H. F. ; SANTIAGO, A. L. B. ; JACO-VILELA, A. M. ; SOUZA JUNIOR, E. J. ; MIRANDA, R. L. ; GUEDES, M. C. ; ANTUNES, M. A. M. ; DAYAN, S. P. ; MOUKACHAR, M. B. . XXX Encontro Helena Antipoff - Comissão científica. 2012. (Outro).

4.
ROTA JÚNIOR, C.. I Colóquio Internacional (Des)envolvimentos contra a pobreza. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Janine Dantas Macedo e Letícia Feitosa Castro. O atendimento de crianças com queixa escolar em um serviço-escola de psicologia. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ellen Carla Santos. As formas de cuidado na percepção do trabalhador da atenção primária prestada aos usuários portadores de transtorno mental em Cristália-MG. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Faculdade de Saúde Ibituruna. Orientador: César Rota Júnior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Cláudia Leal de Freitas e Robson Rocha de Souza. A influência da família na escolha profissional do sujeito adolescente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas do Norte de Minas. Orientador: César Rota Júnior.

2.
Thamyres Santos Monteiro e Jonilda Aparecida Cabral de Alkim. Visão de idosos institucionalizados e idosos não institucionalizados participantes do projeto 'Ginástica para todos' da cidade de Bocaiúva sobre qualidade de vida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas do Norte de Minas. Orientador: César Rota Júnior.

3.
Narileide Silva e Diogo e Roseneide Batista de Almeida. Fobia específica por pombos: uma experiência in vivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas do Norte de Minas. Orientador: César Rota Júnior.

4.
Laura Dayanne Martins Soares. Historiografia da Psicologia Educacional no Estado de Minas Gerais, nas décadas de 1930 e 1940. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Saúde Ibituruna. Orientador: César Rota Júnior.

5.
Joelma da Silva Freitas. O fracasso escolar em Montes Claros: processos de patologização e medicalização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Saúde Ibituruna. Orientador: César Rota Júnior.

6.
Geysa Teixeira Costa e Patrícia C. Almeida. Dosagem de cortisol e avaliação do estresse subjetivo em acadêmicos do último período do curso de graduação em biomedicina da Faculdade de Saúde Ibituruna, Montes Claros-MG.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Faculdade de Saúde Ibituruna. Orientador: César Rota Júnior.

Iniciação científica
1.
Paula Reis Oliveira. A prática do psicólogo: representações sociais de acadêmicos de psicologia. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: César Rota Júnior.

2.
Amanda Ferraz Oliveira. Conversando sobre hiperatividade na escola: tensionando certezas, construindo saberes. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: César Rota Júnior.

3.
Mariana Ruas Rodrigues e Érika Jordana Freitas Santiago. Da exclusão aos direitos sociais: percepções acerca de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social no contexto da educação de tempo integral. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros. Orientador: César Rota Júnior.




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