Maria Fabiana Izídio de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7246492153479687
  • Última atualização do currículo em 10/09/2018


Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, área de concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento, linha de pesquisa: Gestão, Mediação e Uso da Informação. Especialista em Gestão de Documentos e Informações: Teoria e Prática Arquivística pela Faculdade Integrada AVM (2012), Técnica Jurídica pelo ETEC Antônio Devisate (2012). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Arquivista na empresa Marilan Alimentos S/A, tem como foco transformar a informação orgânica e disponibilizá-la de modo ágil para que seja útil nas tomadas de decisões e para atender as diferentes necessidades da empresa: auditorias, ações trabalhistas, fiscalizações, setores dentre outros usuários. Por meio de organização, gerenciamento, avaliação de documentos e elaboração de instrumentos arquivísticos: tabela de temporalidade, padronização dos procedimentos, classificação, obtém ótimos resultados nos arquivos dos setores de RH, Contábil e Fiscal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Fabiana Izídio de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, M. F. I.;ALMEIDA, MARIA FABIANA IZÍDIO DE

Endereço


Endereço Profissional
Marilan Alimentos S/A.
Avenida Jose de Grande, 518/ 642
Fragata C
17519470 - Marília, SP - Brasil
Telefone: (14) 21056000
Ramal: 2598
URL da Homepage: www.marilan.com


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Ciência da Informação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Gestão documental e seus impactos: uma abordagem nos processos de auditoria,Orientador: Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano.
Palavras-chave: Gestão Documental; Auditoria Financeira; Processos Organizacionais; Arquivos Empresariais; ARQUIVOLOGIA; Ciências Contábeis.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
Setores de atividade: Atividades de prestação de serviços de informação; Atividades de serviços financeiros.
2012 - 2013
Especialização em Gestão de documentos e informações: Teoria e Práti. (Carga Horária: 420h).
AVM Faculdade Integrada, AVM, Brasil.
Título: A Gestão de Documentos e o Infomap: a segunda etapa em foco.
Orientador: Alexandre Pistóia Saydelles.
2004 - 2007
Graduação em Arquivologia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A metodologia infomapping: A primeira etapa em questão.
Orientador: Wilmara Rodrigues Calderon.
2011 - 2012
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Jurídico.
ETEC ANTONIO DEVISATE, ETEC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Descrição de documentos e instrumentos de representação da informação arqui. (Carga horária: 4h).
Associação dos Arquivistas do Paraná, AAP, Brasil.
2017 - 2017
Avaliação Documental. (Carga horária: 4h).
Associação dos Arquivistas do Paraná, AAP, Brasil.
2016 - 2016
Excel Básico. (Carga horária: 11h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2015 - 2015
OFICINA ELABORAÇÃO DE TABELA DE TEMPORALIDADE. (Carga horária: 5h).
EMPRESA JUNIOR DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO, EGID JR, Brasil.
2015 - 2015
EXCEL 2010 INTERMEDIARIO. (Carga horária: 10h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
Libras. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Euripedes de Marília, UNIVEM, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Brigada de Incêndio. (Carga horária: 20h).
Marilan Alimentos S/A, MARILAN, Brasil.
2013 - 2013
Desenvolvimento Humano para o trabalho. (Carga horária: 24h).
Logos Integrale: Educação e Vida, LOGOS INTEGRALE, Brasil.
2013 - 2013
Gestão de documentos de arquivo e gerenciamento eletrônico de documentos. (Carga horária: 30h).
Extralibris, EXTRALIBRIS, Brasil.
2013 - 2013
O vocabulário controlado USP: elaboração, implantação e gerenciamento. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2013
Treinamento Administração de Pessoal. (Carga horária: 50h).
Marilan Alimentos S/A, MARILAN, Brasil.
2012 - 2012
Mini-curso de Tratamento temático de fotografias. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Formação de Membro da CIPA. (Carga horária: 20h).
Marilan Alimentos S/A, MARILAN, Brasil.
2012 - 2012
Aspectos conceituais: práticos elaboração tesauros. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Gerenciamento de Escopo de Projetos. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
D'Olho na Qualidade: 5s para pequenos negócios. (Carga horária: 16h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2010 - 2010
Access. (Carga horária: 8h).
Easycomp, EASY, Brasil.
2010 - 2010
Oficina Arquivos de Empresa. (Carga horária: 16h).
Associação do Arquivistas do Estado de São Paulo, ARQ-SP, Brasil.
2010 - 2010
Excel 2007 avançado. (Carga horária: 14h).
Easycomp, EASY, Brasil.
2009 - 2009
Organização de Arquivo Contábil e Fiscal. (Carga horária: 8h).
Acervo: Organização e Guarda de Documentos, ACERVO, Brasil.
2009 - 2009
Rotinas administrativas. (Carga horária: 30h).
Eficiência Eficácia Recursos Humanos, EFICIÊNCIA RH, Brasil.
2006 - 2006
Arquivística e Gestão Documental. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2005 - 2005
Conceitos em Arquivística e Org. de Arq Permanente. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2005 - 2005
Arquivologia. (Carga horária: 3h).
Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.
2003 - 2003
Auxiliar de Escritório com Informática. (Carga horária: 160h).
ETEC ANTONIO DEVISATE, ETEC, Brasil.


Atuação Profissional



Marilan Alimentos S/A, MARILAN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 44
Outras informações
Tem como foco transformar a informação orgânica e disponibilizá-la de modo ágil para que seja útil nas tomadas de decisões e para atender as diferentes necessidades da empresa: auditorias, ações trabalhistas, fiscalizações, setores dentre outros usuários. Por meio de organização, gerenciamento, avaliação de documentos e elaboração de instrumentos arquivísticos: tabela de temporalidade, padronização dos procedimentos, classificação, obtém ótimos resultados nos arquivos dos setores de RH, Contábil e Fiscal.


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8

Atividades

03/2007 - 12/2007
Estágios , Plaenge Empreendimentos Ltda, .

Estágio realizado
Estágio Voluntário.
05/2006 - 12/2006
Estágios , Centro de Documentação e Pesquisa Histórica - UEL, .

Estágio realizado
Estágio Voluntário.
08/2005 - 11/2006
Estágios , Fundação de Esportes de Londrina, .

Estágio realizado
Estágio Voluntário.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

07/2017 - 12/2017
Estágios , Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Estágio realizado
Estágio Docência- Disciplina Arquivos Empresariais, do Departamento de Ciência da Informação, oferecido ao curso de Arquivologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Campus de Marília.

Faculdade Católica Paulista, CATOLICA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Eventual



Linhas de pesquisa


1.
Gestão, Mediação e Uso da Informação


Outros Projetos


2006 - 2009
Arquivos: tratamento, recuperação e disseminação da informação
Descrição: Projeto Integrado (|Ensino, Pesquisa e Extensão), investiga as práticas e funções arquivísticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Excelência de Desempenho Acadêmico, ETEC Antônio Devisate.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, MARIA FABIANA IZÍDIO DE2018 ALMEIDA, MARIA FABIANA IZÍDIO DE; VITORIANO, MARCIA CRISTINA DE CARVALHO PAZIN . Diagnóstico de arquivos e mapeamento da informação: interlocução da gestão documental com a gestão da informação. EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO), v. 24, p. 68-95, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
MASSA, H. O. ; ALMEIDA, M. F. I. ; CRIVELLARO, F. F. . Ferramentas da administração como apoio à gestão de pessoas no desenvolvimento da competência em informação. In: Regina Celia Baptista Beluzo; Daniela Pereira dos Reis de Almeida. (Org.). Conhecimento, pessoas e aprendizagem, sob a ótica da competência em informação: uma nova lógica da gestão. 1ed.Bauru: MMH Informação, 2017, v. , p. 97-119.

2.
SANTAREM, V. ; PAZIN, M. C. C. P. ; ALMEIDA, M. F. I. . Arquivos Jurídicos: A Gestão Documental em Foco. In: Silvio Carvalho Neto; Bárbara Fadel e Paulo de Tarso Oliveira. (Org.). XVIII Encontro de Pesquisadores: Desenvolvimento em Tempos de Oportunidades. 2ed.Franca-SP: UNI-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca, 2017, v. XVIII, p. 351-362.

3.
ALMEIDA, M. F. I.; CRIVELLARO, F. F. ; PAZIN, M. C. C. P. . COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O SETOR DE PROTOCOLO. In: Barbara Facel; Silvio Carvalho Neto. (Org.). XVII Encontro de Pesquisadores Perspectivas em Desenvolvimento. 1ed.Franca/SP: Editora Uni-FACEF Centro Universitário de Franca, 2016, v. XVII, p. 325-336.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALMEIDA, M. F. I.. A essência de votar. A essência de votar, p. A2 - A2, 16 jun. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, M. F. I.; CAPELLINI, G. ; SANTOS, B. S. O. C. ; LIBERATO, P. . Acesso à informação, gestão documental e relatórios populares: reduzindo a assimetria da informação contábil. In: VII Seminário em Ciência da Informação: LINKANDO INFORMAÇÕES, CULTURAS E COMUNIDADES: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS, 2017, Londrina. VII Seminário em Ciência da Informação: LINKANDO INFORMAÇÕES, CULTURAS E COMUNIDADES: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS. Londrina: UEL, 2017. v. VII. p. 109-122.

2.
ALMEIDA, M. F. I.; PANCIERA, R. P. ; PAZIN, M. C. C. P. . A prova documental: a defesa da empresa no Processo Administrativo Fiscal. In: VI Seminário em Ciência da Informação (SECIN), 2016, Londrina. VI Seminário em Ciência da Informação: Fenômenos Emergentes na Ciência da Informação, 2016. v. VI. p. 111-124.

3.
FERREIRA, L. H. G. ; ALMEIDA, MARIA FABIANA IZÍDIO DE ; PAZIN, M. C. C. P. . Uso da Gestão documental para documentos arquivisticos digitais: relato de experiência. In: 3º Encontro Internacional Dados Tecnologia e Informação, 2016, Marilia. Perspectivas e interdisciplinaridades em Ciência da Informação. Marília, 2016. p. 628-647.

4.
ALMEIDA, M. F. I.; PAZIN, M. C. C. P. . Documentos, Informações e Conhecimento: interfaces de gestão. In: VII Simpósio de Ciências Aplicas da FAIP, 2016, Marília. Anais do VII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP. Marília, 2016. v. 4. p. 559-570.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, M. F. I.; DAVANZO, L. ; BOTEGA, L. C. ; SILVA, M. S. . Uso Do Big Data Para Desenvolvimento De Competência Em Informação: Uma Análise De Dados De Recursos Humanos. In: X EIICA ? Encontro Internacional De Informação, Conhecimento E Ação, 2018, Marília. Informação, Conhecimento, Ação Autônoma e Big Data: Continuidade ou Revolução?, 2018. p. 58-60.

2.
SANTAREM, V. ; PAZIN, M. C. C. P. ; ALMEIDA, M. F. I. . Arquivos Jurídicos: A Gestão Documental em Foco. In: XVIII Encontro de Pesquisadores: Desenvolvimento em Tempos de Oportunidades, 2017, Franca. XVIII ENCONTRO DE PESQUISADORES. Franca-SP: UNI-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca, 2017. v. XVIII. p. 31-31.

3.
ALMEIDA, M. F. I.; CRIVELLARO, F. F. ; PAZIN, M. C. C. P. . Competência em informação no serviço público: considerações Sobre o setor de protocolo. In: XVII Encontro de Pesquisadores Perspectivas em Desenvolvimento, 2016, Franca/SP. XVII Encontro de Pesquisadores Perspectivas em Desenvolvimento. Franca/SP: Editora Uni-FACEF Centro Universitário de Franca, 2016. v. XVII. p. 27-28.

4.
ALMEIDA, M. F. I.. A Gestão documental e auditoria: contribuições para o mercado competitivo. In: VIII Reunião da Linha de Pesquisa ?Gestão Mediação e Uso da Informação, 2016, Marília. VIII Reunião da Linha de Pesquisa ?Gestão Mediação e Uso da Informação?: cadernos de resumos. Marília: Fundepe, 2016. p. 37-40.

5.
CORNELSEN, J. M. ; CARVALHO, E. L. ; ALMEIDA, M. F. I. ; FEITOZA, L. A. . Metodologias para gestão da informação orgânica. In: 10º Encontro de atividades científicas da UNOPAR, 2007, Londrina. 10º Encontro de atividades científicas da UNOPAR, 2007.

6.
MAESIMA, C. S. ; ALMEIDA, M. F. I. . Organização de documentos da coleção José Joffily do acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica - Universidade Estadual de Londrina. In: III Semana de História e Arquivologia e I Encontro do GT de Gênero e História, 2006, Londrina. Organização de documentos da coleção José Joffily do acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica - Universidade Estadual de Londrina, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
DAVANZO, L. ; ALMEIDA, M. F. I. ; PAZIN, M. C. C. P. ; MOREIRA, W. . Tipologia Documental: Departamento pessoal em foco. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ALMEIDA, M. F. I.; DAVANZO, L. ; SILVA, M. S. ; BOTEGA, L. C. . Uso Do Big Data Para Desenvolvimento De Competência Em Informação: Uma Análise De Dados De Recursos Humanos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMEIDA, M. F. I.; CAPELLINI, G. ; SANTOS, B. S. O. C. ; LIBERATO, P. . Acesso à informação, gestão documental e relatórios populares: reduzindo a assimetria da informação contábil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ALMEIDA, M. F. I.. Palestra: A atuação do profissional arquivista na área de trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ALMEIDA, M. F. I.. Palestra: Atuação Profissional em Arquivos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALMEIDA, M. F. I.; PANCIERA, R. P. ; PAZIN, M. C. C. P. . A prova documental: a defesa da empresa no Processo Administrativo Fiscal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ALMEIDA, M. F. I.; PAZIN, M. C. C. P. . Documentos, Informações e Conhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ALMEIDA, M. F. I.; CRIVELLARO, F. F. ; PAZIN, M. C. C. P. . Competência em informação no serviço público: considerações sobre o setor de protocolo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ALMEIDA, M. F. I.. Gestão documental e auditoria: contribuições para o mercado competitivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALMEIDA, M. F. I.. O mercado de trabalho do profissional arquivista: tendências e desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ALMEIDA, M. F. I.. A metodologia infomapping: algumas considerações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ALMEIDA, M. F. I.. Relato de experiência: aplicando a gestao de documentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
ALMEIDA, M. F. I.. Noções Básicas de Organização de Arquivo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ALMEIDA, M. F. I.. Arquivista: O profissional da Gestão da Informação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CORNELSEN, J. M. ; CARVALHO, E. L. ; ALMEIDA, M. F. I. ; FEITOZA, L. A. . Metodologias para Gestão da Informação Orgânica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALMEIDA, M. F. I.. A metodologia infomapping: a primeira etapa em questão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MAESIMA, C. S. ; ALMEIDA, M. F. I. . Organização de documentos da coleção José Joffily do acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica - Universidade Estadual de Londrina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALMEIDA, M. F. I.. A metodologia infomapping enquanto ferramenta para gestão de arquivos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, MARIA FABIANA IZÍDIO DE; MATOS, W. . A atuação do arquivista. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, M. F. I.. Gestão Eletrônico de Documentos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAZIN, M. C. C. P.; REIS, D. P.; ALMEIDA, M. F. I.. Participação em banca de Francisca Ana da Silva.ARQUIVO JURIDICO: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO (PJE) E A RELAÇÃO DOS ADVOGADOS COM ESSE NOVO SISTEMA. 2018.

2.
PAZIN, M. C. C. P.; TOGNOLI, N. B.; ALMEIDA, M. F. I.. Participação em banca de Etiene Dias pacifico.Documentos Permanentes e Preservação da Memória Local: o Caso do Município de Marilia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação.Tipologia Documental: Departamento pessoal em foco. 2018. (Encontro).

2.
I Congresso Online de Gestão de Documentos e Informações. 2018. (Congresso).

3.
X Reunião da Linha de Pesquisa 'Gestão, Mediação e Uso da Informação'.Gestão documental e seus impactos: uma abordagem nos processos de auditoria. 2018. (Outra).

4.
Apropriação da leitura: cultura na fazenda. 2017. (Outra).

5.
Horizontes para a liderança: Para onde nos levam nossos modelos, crenças e ações. 2017. (Outra).

6.
I Fórum de Egressos do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação. 2017. (Outra).

7.
IX Reunião da Linha de Pesquisa "Gestão, Mediação e Uso da Informação". 2017. (Outra).

8.
VII Seminário em Ciência da Informação: LINKANDO INFORMAÇÕES, CULTURAS E COMUNIDADES: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS.Acesso à informação, gestão documental e relatórios populares: reduzindo a assimetria da informação contábil. 2017. (Seminário).

9.
3º Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação. 2016. (Encontro).

10.
VIII Reunião de Linha de Pesquisa "Gestão, Mediação e Uso da Informação'. 2016. (Outra).

11.
VI SEMINARIO EM CIENCIA DA INFORMAÇÃO - SECIN. 2016. (Seminário).

12.
XVII Encontro de Pesquisadores Perspectivas em Desenvolvimento. 2016. (Encontro).

13.
4º Seminário de Arquivologia e Biblioteconomia: Do outro lado da da informação. 2015. (Seminário).

14.
3º Encontro Regional de Cipeiros e SESMT da Força Sindical Regional Marília. 2013. (Encontro).

15.
3º Seminário Científico Arquivologia e Biblioteconomia: acesso à informação. 2013. (Seminário).

16.
Aspectos conceituais e práticos para elaboração de tesauro. 2012. (Oficina).

17.
Comemoração ao Dia do Arquivista.Arquivista: o profissional da Gestão da Informação. 2012. (Encontro).

18.
Formação de Membro da CiPA. 2012. (Outra).

19.
II Workshop em Gestão da Informação e do Conhecimento. 2010. (Outra).

20.
Elaboração de projetos de Iniciação Científica. 2008. (Oficina).

21.
Formação, Perfil e Competências do Profissional da Ciência da Informação. 2006. (Outra).

22.
II Fórum de Pesquisa em Ciência da Informação. 2006. (Outra).

23.
III Semana de História e Arquivologia e I Encontro do GT de Gênero e História. 2006. (Encontro).

24.
III Semana de História e Arquivologia e I Encontro do GT de Gênero e História.Organização de documentos da coleção José Joffily do acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica - Universidade Estadual de Londrina. 2006. (Outra).

25.
Oficina II - Iconografia e Cultura Material. 2006. (Oficina).

26.
Oficina NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística). 2006. (Oficina).

27.
Seminário sobre a NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística). 2006. (Seminário).

28.
Oficina de Digitalização de Documentos Permanentes de Acervo Pessoal. 2005. (Oficina).

29.
Organização e Otimização de Espaço em Arquivamento. 2005. (Outra).

30.
Sesquicentenário do Arquivo Público do Paraná. 2005. (Outra).

31.
1º Encontro de estudantes de Ciência da Informação e afins. 2004. (Encontro).

32.
Arquivística Norte-Americana: Avaliação e Perspectivas. 2004. (Outra).

33.
I Fórum de Egressos e Discentes do Curso de Arquivologia da UEL. 2004. (Outra).

34.
Semana de História e Arquivologia. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, M. F. I.. Noções Básicas de Organização de Arquivo. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:45:55