Adiel Mittmann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9231900767649140
  • Última atualização do currículo em 08/03/2018


Possui doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adiel Mittmann
Nome em citações bibliográficas
MITTMANN, A.;Mittmann, Adiel

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Grupo Cyclops.
Campus Universitário
Trindade
88049200 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37214715
URL da Homepage: http://cyclops.telemedicina.ufsc.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Université de Nice Sophia Antipolis (Orientador: Étienne Brunet).
Título: Escansão Automática de Versos em Português, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Aldo von Wangenheim.
Palavras-chave: Humanidades Digitais; Versificação; Linguística Computacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2007 - 2009
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Tractografia em Tempo Real Através de Unidades de Processamento Gráfico,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Aldo von Wangenheim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Tractografia; GPU; DT-MRI; Computação de alto desempenho.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
2002 - 2005
Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Implementação do chatterbot ELIZA na linguagem multiparadigma Oz.
Orientador: Antônio Carlos Mariani.
2000 - 2001
Curso técnico/profissionalizante.
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Grande área: Engenharias


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Priori Consultoria e Sistemas, PRIORI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de software, Carga horária: 20


AGC Eletro Eletrônica, AGC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Software, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
ANVISA - Desenvolvimento de Plataforma de Software para Implementação e Atualização Continuada de Boas Práticas de Inspeção em Serviços de Hemoterapia
Descrição: O presente projeto de cooperação técnica tem por objeto a conjugação de esforços da ANVISA e da UFSC, bem como dos demais partícipes que venham aderir posteriormente, para a execução de ações com vistas à promoção, ao fortalecimento, ao monitoramento da qualidade e à realização de atividades ligadas ao desenvolvimento tecnológico e industrial do país, bem como de atividades visando o estímulo à competitividade empresarial, especialmente nos setores de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, incluindo: Equipamentos, Materiais, Fármacos, Medicamentos, Produtos Biológicos, Fitoterápicos, Cosméticos, Higiene e Perfumaria, Saneantes, Alimentos e Serviços de Saúde. Inicialmente, no âmbito do Programa de Boas Práticas de Inspeção em Serviços de Hemoterapia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Projeto Hemoterapia / ANVISA INCT/INCoD/UFSC propõe o desenvolvimento e validação de uma plataforma de software para apoio ao esforço de atualização de competências e aprimoramento dos processos associados à atividade de inspeção e monitoramento do risco sanitário em serviços de hemoterapia. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
FAPESC/CNPq - INCoD - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital
Descrição: Este projeto objetiva criar um programa de pesquisa, validação em ampla escala e disseminação de tecnologias de serviço, linguagens e formas de apresentação e formatação de conteúdo e padrões de qualidade, usabilidade e comunicação que suporte a convergência digital em Saúde. A médio prazo, o objetivo é que estas atividades lances as bases para uma sistematização ainda mais abrangente e consequente generalização dos resultados obtidos a outras áreas de aplicação, permitindo a transferencia de resultados para uma convergencia digital mais ampla, a ser realizada em atividades subsequentes e como consequencia da continuidade da atuação do Instituto proposto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
FAPESC - Projeto Estruturante em Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina
Descrição: Subprojeto Eficiência Pesquisar e desenvolver técnicas de propósito geral para a melhoria de desempenho a partir de operações programáveis em placas de hardware - Graphics Processing Unit (GPU) com o objetivo de explorar o alto potencial de otimização computacional nas áreas de Processamento Digital de Imagens (PDI), Computação Gráfica (CG) e Simulação Física (SF) de maneira a ampliar em até 100 vezes a capacidade de processamento se comparado ao correspondente implementado em CPUs convencionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
CycTracto
Descrição: Edital CNPq Fomento Tecnológico 2004 - CycTracto Desenvolvimento de Tecnologias Computacionais para Tractografia por Ressonância Magnética e Validação das Técnicas e Aplicabilidade na Investigação da Epilepsia do Lobo Temporal Mesial Objetivos 1. Desenvolvimento de uma metodologia para normalização cerebral - Visa a transformação de uma imagem para um espaço anatômico padrão [Talairach et al. 1988] tornando assim inequívoco o espaço de coordenadas utilizado pelas diferentes séries, e removendo desalinhamentos causados por problemas na calibragem do equipamento de captura ou mal posicionamento do paciente durante o exame. 2. Desenvolvimento de uma metodologia para geração de cérebros médios baseados nos volumes normalizados - Com base nas imagens normalizadas, gerar mapas médios representativos de uma população de pacientes que possuem características etimológicas/clínicas semelhantes. Tal metodologia deve prever a geração de mapas estatísticos assim como de mapas anatômicos. 3. Desenvolvimento de uma metodologia para análise do grau de atrofia regional e global do córtex cerebral - Utilizando morfologia baseada em voxels, desenvolver técnicas para análise de atrofia do córtex baseado nos cérebros médios previamente gerados. 4. Validação das metodologias - a ser executada pelos parceiros médicos, hospitais e clínicas médicas envolvidas. 5. Correlação dos volumes normalizados com série de DTI para análise de degeneração dos tratos neurais. 6. Validação das metodologias propostas em pacientes do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) 7. Desenvolvimento de um caso de aplicação das metodologias propostas para detecção precoce da evolução de MCI para o mal de Alzheimer. - Software que visa validar o valor clínico das tecnologias desenvolvidas no escopo deste projeto. 8. Apresentar os resultados obtidos em Congressos e revistas condizentes com as áreas de aplicação do projeto em questão (Neurociências, informática medica e neuroradiologia)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2012 - 2016
Periódico: Applied Soft Computing (Print)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Grego
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Russo
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Menção Honrosa (Artigo Completo), Computer on the Beach.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Mittmann, Adiel2017Mittmann, Adiel; MAIA, SAMANTA ROSA . Análise comparativa entre escansões manual e automática dos versos de Gregório de Matos. TEXTO DIGITAL (UFSC), v. 13, p. 157, 2017.

2.
ABREU, MARCIA2017ABREU, MARCIA ; Mittmann, Adiel . Ler o passado com ferramentas do futuro: uma análise digital de textos críticos do início do século XIX. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso), v. 19, p. 651-667, 2017.

3.
ABREU, M.2017ABREU, M. ; MITTMANN, A. . Lendo milhares de páginas em um dia: uma análise digital de textos críticos produzidos entre os séculos XVIII e XIX. LEITURA: TEORIA E PRÁTICA, v. 35, p. 31-48, 2017.

4.
Mittmann, Adiel2011 Mittmann, Adiel; Nobrega, Tiago H. C. ; Comunello, Eros ; Pinto, Juliano P. O. ; Dellani, Paulo R. ; Stoeter, Peter ; Wangenheim, Aldo . Performing Real-Time Interactive Fiber Tracking. Journal of Digital Imaging, v. 24, p. 339-351, 2011.

5.
MITTMANN, A.2008 MITTMANN, A.; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. . Diffusion tensor fiber tracking on graphics processing units. Computerized Medical Imaging and Graphics, v. 32, p. 521-530, 2008.

6.
RIBEIRO, L. F. B.2008RIBEIRO, L. F. B. ; MITTMANN, A. ; TARGA, D. C. . Discursos Duplos. Anais de Filosofia Clássica (Online), v. 2, p. 107-116, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
MITTMANN, A.; WILLRICH, R. ; FILETO, R. . DLNotes2: Ferramenta de anotações estruturadas e semânticas voltada ao ensino de literatura. Escritorios electrónicos para las literaturas. 1ed.Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2013, v. , p. 137-152.

2.
MITTMANN, A.; SANTOS, A. L. ; ASSIS, E. C. P. ; SANDOVAL, I. M. B. ; WILLRICH, R. . Dlnotes2: uma ferramenta de ensino e aprendizagem de literatura e teoria literária em ambiente digital. In: Alckmar Luiz dos Santos; Everton Vinicius de Santa. (Org.). Literatura, Arte e Tecnologia. 1ed.Tubarão: Copiart, 2013, v. , p. 115-136.

3.
ASSIS, E. C. P. ; SANTOS, A. L. ; MITTMANN, A. ; SANDOVAL, I. M. B. ; WILLRICH, R. . Uma nova estratégia de leitura de obras literárias, em meio digital. Escritorios electrónicos para las literaturas. 1ed.Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2013, v. , p. 153-168.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MITTMANN, A.; SANTOS, A. L. ; WANGENHEIM, A. . Aoidos: A System for the Automatic Scansion of Poetry Written in Portuguese. In: International Conference on Intelligent Text Processing and Computational Linguistics, 2016, Konya, Turquia. 17th International Conference on Intelligent Text Processing and Computational Linguistics, 2016.

2.
MITTMANN, A.; SANTOS, A. L. ; WANGENHEIM, A. . A Multi-Level Visualization Scheme for Poetry. In: International Conference on Information Visualisation, 2016, Lisboa, Portugal. 20th International Conference on Information Visualisation, 2016.

3.
VANNI, Laurent ; MITTMANN, A. . Cooccurrences spécifiques et représentations graphiques, le nouveau ?Thème? d'Hyperbase. In: Journées internationales d'Analyse statistique des Données Textuelles, 2016, Nice, França. 13es Journées internationales d'Analyse statistique des Données Textuelles, 2016.

4.
Mittmann, Adiel; Comunello, Eros ; WANGENHEIM, ALDO VON . Real-Time Fine-Tuned Adjustment of Fiber Tracking Parameters. In: 2014 IEEE 27th International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), 2014, New York. 2014 IEEE 27th International Symposium on Computer-Based Medical Systems, 2014. p. 179.

5.
MITTMANN, A.; COMUNELLO, E. ; VON WANGENHEIM, A. . Estendendo o MySQL com Funções para Detecção de Fraudes através da Distribuição de Benford. In: Computer on the Beach, 2013, Florianópolis. Computer on the Beach 2013. Florianópolis, 2013. p. 229-238.

6.
Mittmann, Adiel; WILLRICH, ROBERTO ; FILETO, RENATO ; DOS SANTOS, ALCKMAR LUIZ ; DE ASSIS, EMANOEL C. PIRES ; SANDOVAL, ISABELA MELIM BORGES . DLNotes2: Anotações Digitais como Apoio ao Ensino. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

7.
MITTMANN, A.; DANTAS, M. A. R. ; WANGENHEIM, A. . Design and Implementation of Brain Fiber Tracking for GPUs and PC Clusters. In: 21st International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing, 2009, São Paulo. Proceedings of the 21st International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing. Los Alamitos: IEEE Computer Society, 2009. p. 101-108.

8.
MITTMANN, A.; ABDALA, D. D. ; COSER, L. ; WANGENHEIM, A. . Um framework para aplicações de DTI. In: X Congresso Brasileiro de Informática na Saúde, 2006, Florianópolis. X Congresso Brasileiro de Informática na Saúde, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MITTMANN, A.; WILLRICH, R. ; ASSIS, E. C. P. . DLNotes2: software para leitura e anotação em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MITTMANN, A.; SANTOS, A. L. ; ASSIS, E. C. P. ; SANDOVAL, I. M. B. . Ferramentas Digitais para o Ensino da Literatura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BIANCHIN, M. ; VEDOLIN, L. ; MITTMANN, A. . Perspectivas em Pesquisa em Neuroimagens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MITTMANN, A.. Megamneme: uma ferramenta de memorização de vocabulário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MITTMANN, A; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. . Precisão e Exatidão Numéricas em Aplicações Médicas Baseadas em GPU. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MITTMANN, A; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. . Topologia de Cluster para Execução Paralela de Tractografia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
COSER, L. ; SOBIERANSKI, A. C. ; MITTMANN, A ; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. . Color Gradient Map-Oriented Anisotropic Diffusion Filtering. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MITTMANN, A; NOBREGA, T. H. C. ; CARVALHO, D. D. B. ; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. . Enabling Interactive Brain Fiber Tracking with the GPU. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SOBIERANSKI, A. C. ; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. ; MITTMANN, A. ; GIUNTA, G. ; CARGNIN-FERREIRA, E. . Metodologia Computacional para a Identificação e Quantificação de Imunohistoquímica em Imagens Digitais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MITTMANN, A; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. . Precisão e Exatidão Numéricas em Aplicações Médicas Baseadas em GPU 2008 (Poster).

2.
MITTMANN, A.; NOBREGA, T. H. C. ; COMUNELLO, E. ; CARVALHO, D. D. B. ; WANGENHEIM, A. . Enabling Interactive Brain Fiber Tracking with the GPU 2008 (Poster).

3.
COSER, L. ; SOBIERANSKI, A. C. ; MITTMANN, A. ; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. . Color Gradient Map-Oriented Anisotropic Diffusion Filtering 2008 (Poster).

4.
MITTMANN, A.; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. . Topologia de Cluster para Execução Paralela de Tractografia 2008 (Poster).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.

2.
WANGENHEIM, A. ; Eros Comunello ; MITTMANN, A. . Inoteca. 2010.

3.
WANGENHEIM, A. ; Eros Comunello ; MITTMANN, A. ; NOBREGA, T. H. C. . Inógrafo. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
Neto, Sylvio Luiz Mantelli ; COSER, L. ; PESSOA JUNIOR, M. ; MITTMANN, A. ; WEBER, M. H. ; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. ; DANTAS, M. A. R. ; COSTA, I. C. ; ANGELIS, C. F. . Estudos preliminares para modelamento da quantidade de líquido integrado verticalmente utilizando satélite, e validado por radar de superfície. 2012.



Patentes e registros



Programa de computador
1.
WANGENHEIM, A. ; Eros Comunello ; MITTMANN, A. . Inoteca. 2010.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 017100001673, data de registro: 15/10/2010, título: "Inoteca" .

2.
WANGENHEIM, A. ; Eros Comunello ; MITTMANN, A. ; NOBREGA, T. H. C. . Inógrafo. 2010.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 017100001672, data de registro: 15/10/2010, título: "Inógrafo" .

3.
MITTMANN, A.; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. . Nomer. 2011.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: RS12996, data de registro: 09/09/2011, título: "Nomer" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MITTMANN, A.; COMUNELLO, E.; BEZ, E. T.; SOBIERANSKI, A. C.. Participação em banca de Marcelo Dornbusch Lopes.Reconhecimento de objetos empregando técnicas de visão computacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Itajaí.

2.
MITTMANN, A.; COMUNELLO, E.; BEZ, E. T.; SOBIERANSKI, A. C.. Participação em banca de Thiago Rateke.Quantificação de disparidade em visão estereoscópica por meio de correspondência entre regiões. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Itajaí.

3.
MITTMANN, A.; COMUNELLO, E.; SOBIERANSKI, A. C.. Participação em banca de Felipe Roman.Sistema automatizado de reconhecimento de placas automotivas para o controle de acesso em estacionamentos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Itajaí.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21st International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing. Design and Implementation of Brain Fiber Tracking for GPUs and PC Clusters. 2009. (Congresso).

2.
XXI Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. Enabling Interactive Brain Fiber Tracking with the GPU. 2008. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MITTMANN, A.; SANTOS, A. L. ; ASSIS, E. C. P. ; SANDOVAL, I. M. B. ; WILLRICH, R. . Dlnotes2: uma ferramenta de ensino e aprendizagem de literatura e teoria literária em ambiente digital. In: Alckmar Luiz dos Santos; Everton Vinicius de Santa. (Org.). Literatura, Arte e Tecnologia. 1ed.Tubarão: Copiart, 2013, v. , p. 115-136.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 3:33:24