Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8850954490378602
  • Última atualização do currículo em 27/12/2018


É doutoranda em Educação (2016-2020), mestre em Educação (2012) e graduada em Pedagogia(2009) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou estudos de intercâmbio na Universidade de Coimbra - UC, no semestre 2007.2, na Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia. Atua como pedagoga na equipe da assessoria pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE campus Pesqueira). Desenvolve pesquisas na área de formação do leitor, literatura infantil, mediação de leitura, educação para o pensar e argumentação na infância, com participação efetiva no grupo de estudo e pesquisa em práticas de leitura e escrita na Educação Infantil (PLEEI/ UFPE). É membro associado do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL/UFPE, no qual participa de alguns programas vinculados ao Ministério da Educação brasileiro, bem como secretarias municipais e estaduais da educação do estado de Pernambuco, desenvolvendo atividades de assessoria pedagógica e formação dos professores da Educação Infantil e Ensino fundamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, B. E. S.;NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Assessoria Pedagógica do Campus Pesqueira.
BR 232, km 208
Prado
55200000 - Pesqueira, PE - Brasil
Telefone: (087) 38353401
Ramal: 0308
URL da Homepage: http://portal.ifpe.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Alfabetização do Pensar nas Rodas de Leitura da Educação Infantil,
Orientador: Ana Carolina Perrusi Brandão.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Argumentação em Rodas de Histórias da Educação Infantil: reflexões sobre a mediação e planejamento docente,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Ana Carolina Perrusi Alves Brandão.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Argumentação; Educação Infantil; ensino-aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2008
Aperfeiçoamento em Estudos de Intercâmbio em Ciências da Educação. (Carga Horária: 20h).
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Título: Ensinando a argumentar nas rodas de histórias da Educação Infantil:algumas reflexões sobre a mediação docente. Ano de finalização: 2008.
Orientador: Ana Carolina Perrusi Brandão.
Bolsista do(a): Bolsa Luso-brasileira, SANTANDER, Brasil.
2004 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Ensinando a argumentação nas rodas de história da educação infantil: algumas reflexões sobre a mediação docente.
Orientador: Ana Carolina Perrusi Alves Brandão.




Formação Complementar


2015
Curso Básico I, II. (Carga horária: 20h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2017 - 2017
Literatura infantil e a formação de leitores. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2015 - 2015
Filosofia para crianças, Ética e Educação. (Carga horária: 40h).
Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar, IFEP, Brasil.
2014 - 2014
Formação para gestores. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Brasil.
2013 - 2013
Alfabetização, teorias e processo de aprendizagem. (Carga horária: 120h).
Programa de Educação Continuada do Portal da Educação, PCPE, Brasil.
2008 - 2010
English.
Britanic - Curso de Idiomas, BRITANIC, Brasil.
2008 - 2008
Avaliação da Aprendizagem. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2008
Español. (Carga horária: 350h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2007
Introdução a Microinformática.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2006
Análise de livros didáticos de história. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40
Outras informações
OBS. AFASTADA PARA ESTUDOS DOUTORAIS (2016-2019)

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor EAD, Carga horária: 4
Outras informações
- Atuação como professora formadora no curso à distância de Licenciatura em Geografia do IFPE, especificamente, no componente curricular de "Planejamento e Avaliação Escolar". Atividades realizadas: elaboração de material semanal para a plataforma virtual, bem como orientações aos tutores/ mediadores do curso.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da comissão interna do PPPI, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente do Fórum dos Cursos Técnicos IFPE, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Função Gratificada, Enquadramento Funcional: Chefe da Divisão de Ensino Técnico, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de comissão de Implantação das Creches, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora EAD - RENAFOR, Carga horária: 4
Outras informações
Professora formadora do RENAFOR (Rede Nacional de Formação de Profissionais de Educação), ministrando o componente curricular de "Currículo Escolar" na modalidade à distância, com carga horária total de 60 horas. Público-alvo: professores das redes municipais e estaduais de Pernambuco.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Função Gratificada, Enquadramento Funcional: Coordenação de Formação Geral, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheira do CEPE, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica - PRONATEC, Carga horária: 12

Atividades

09/2011 - Atual
Serviços técnicos especializados , Assessoria Pedagógica do Campus Pesqueira, .

Serviço realizado
Assessoramento pedagógico nas atividades ligadas ao ensino nos cursos técnicos e superiores, atendendo a docentes, discentes e demais membros da comunidade acadêmica do Campus Pesqueira..
05/2013 - 05/2015
Direção e administração, Divisão de Ensino Técnico - DET, .

Cargo ou função
Coordenar, avaliar e apoiar as ações desenvolvidas pelas coordenações de cursos técnicos (Edificações, Eletrotécnica e Eletrônica)..
12/2013 - 04/2014
Ensino, RENAFOR - Sociologia/ Matemática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Currículo
Prática Pedagógica
Currículo - Ead
Prática Pedagógica - Ead
07/2012 - 04/2013
Direção e administração, Campus Pesqueira, .

Cargo ou função
Coordenadora de Formação Geral, planejando e executando ações em conjunto com os docentes pertencentes a essa area de atuação..
06/2012 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , PRONATEC Campus Pesqueira, .

Serviço realizado
assessoria pedagógica as atividades de ensino do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego..

Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Associado, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 4
Outras informações
Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/ FNDE, com enfoque em Língua Portuguesa e Matemática/ Ministério da Educação - MEC

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/ FNDE, com enfoque em Língua Portuguesa/ Ministério da Educação - MEC

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Formação dos professores da Rede Municipal do Recife, coordenados pela profª Telma Ferraz Leal (UFPE/ CEEL). 10 Módulos com carga horária de 80 horas. Tema da formação: "Planejamento de Ensino e temas específicos da Língua Portuguesa"

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista FNDE, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 4
Outras informações
Projeto Rede, coordenado pelo Prof. Dr. Alexsandro Silva (UFPE/CEEL) Tema do curso: "Alfabetização e Letramento"/ 120 horas - IV Módulos

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Assessoria Pedagógica, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 12
Outras informações
Atividade de assessoria pedagógica no município de Camaragibe-PE, Brasil.

Atividades

04/2014 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL, .

Cargo ou função
Formadora nos seminários destinados aos orientadores de estudo (PNAIC) dos municipios do estado de Pernambuco, Brasil..
04/2013 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL, .

Cargo ou função
Formadora nos seminários destinados aos orientadores de estudo (PNAIC) dos municípios de Alagoas, Brasil..
02/2012 - 10/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL, .

Cargo ou função
Formadora no curso para docentes da rede municipal do Recife-PE (Tema da formação: "Planejamento de Ensino e temas específicos da Língua).
02/2011 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL, .

Cargo ou função
Formadora no curso: Alfabetização e Letramento..
03/2010 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL, .

Cargo ou função
Assessoramento pedagógico no município de Camaragibe-PE, acompanhando e orientando professores dos anos iniciais nas atividades de planejamento e produção de material didático na área de linguagem..

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Doutoranda colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Grupo de pesquisa e estudo em Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil (PLEEI), coordenador/ liderado pela profª Drª Ana Carolina Perrusi Alves Brandão.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro de grupo de estudo, Carga horária: 2
Outras informações
Grupo de Estudo em temáticas relacionadas a área de Educação Infantil. Coordenação: Ana Carolina Perrusi Alves Brandão e Fátima Ribeiro

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio a Docência, Carga horária: 2
Outras informações
Componente Curricular: Prática de Ensino em Educação Infantil Orientação: Prof. Drª Ana Carolina Perussi Brandão

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Voluntária, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto: Alfabetização e ensino de língua portuguesa: investigando o currículo no Brasil Coordenação: Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Financiamento CNPq

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Voluntária, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto: Apropriação de gêneros discursivos da ordem do argumentar por crianças: análise da mediação de professoras no desenvolvimento de seqüências didáticas Coordenação: Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Alves Brandão

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Voluntária, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina: Educação Pré-escolar Orientadora: Profa Ana Carolina Perrusi Alves Brandão

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina: Educação Pré-Escolar (Departamento de Métodos e Técnicas - Centro de Educação, UFPE) Orientadora: Profa Ana Carolina Perrusi Alves Brandão

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista PIBIC, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica - Cnpq, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: Apropriação de gêneros discursivos da ordem do argumentar por crianças: análise da mediação de professoras no desenvolvimento de seqüências didáticas Coordenação: Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Alves Brandão Subprojeto: O ensino do gênero debate no 1 ciclo: Planejamento e análise de seqüências didáticas. Orientadora: Profa Ana Carolina Perrusi Alves Brandão

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Voluntária/Bolsista PIBIC, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Voluntária, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto: Argumentação na escola: do diagnóstico às práticas produtivas Coordenação: Telma Ferraz Leal Ana Carolina Perrusi Alves Brandão

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica - Cnpq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Subprojeto de pesquisa: 'As orientações dos Livros do Professor e do Guia do PNLD para o ensino de habilidades argumentativas" Orientadora: Profa Ana Carolina Perrusi Alves Brandão Projeto: Argumentação na escola: do diagnóstico às práticas produtivas Coordenação: Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Aleves Brandão

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsita de Manutenção Acadêmica, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio no setor de orientação pedagógica (SOE) sob a orientação da Pedagoga Edite Bezerra Alves. Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de oficinas para Jovens, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto de Extensão Universitária (Colégio de Aplicação): "Ações Educativas Continuadas à Prevenção da AIDS: O Papel da Escola". Orientadora: Edite Alves Bezerra de Lima (CAp - UFPE)

Atividades

06/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .

07/2006 - 05/2007
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Organização de oficinas, sobre o trato da sexualidade, com jovens e adolescentes das escolas estaduais de Pernambuco, com parceria do Colégio de Aplicação (Projeto AIDS e Escola: Prevenção e Solidariedade)).
05/2005 - 05/2006
Estágios , Centro de Educação, .

Estágio realizado
Auxiliar em atividades administrativas/ pedagógicas, relacionadas a supervisão e orientação educacional no colégio de Aplicação..

Instituto Superior de Educação em Pesqueira, ISEP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Aulas ministradas na unidade do município de Correntes-PE, Brasil.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Aulas ministradas na Unidade do município de Princesa Isabel, Paraíba/Brasil

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Aulas ministradas na Unidade do município de Tavares-PE/ Brasil

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Aulas ministradas no município de Pesqueira-PE, Brasil

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Aulas ministradas na Unidade de Garanhuns-PE, Brasil.

Atividades

04/2015 - 05/2015
Ensino, Educação Ambiental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Interdisciplinar
02/2015 - 03/2015
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Modalidades de Aprendizagem
11/2014 - 12/2014
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem - A construção dos Processos de Leitura e Escrita: alfabetização e letramento
09/2014 - 10/2014
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Modalidades da Aprendizagem
06/2014 - 07/2014
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria do Conhecimento e Aprendizagem

Faculdade Santa Emília, FASE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Docente do curso de Graduação em Pedagogia, Carga horária: 3

Atividades

08/2012 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Componente curricular de Literatura Infantil

Prefeitura da Cidade do Recife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora I (2º ciclo), Carga horária: 20

Atividades

12/2009 - 09/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Componentes curriculares do Ensino Fundamental/ Currículo Básico do ensino fundamental

Prefeitura da Cidade do Paulista, PCP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professora efetiva, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Atividades

06/2006 - 03/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Todos os componentes curriculares da proposta curricular do ensino básico brasileiro

Prefeitura da cidade do Ribeirão, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Monitora do PETI, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

01/2002 - 12/2003
Estágios , Prefeitura da cidade de Ribeirão, .

Estágio realizado
Monitoria.

Autarquia Educacional de Belo Jardim, FBJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas: Semestre 2014.2: - Relações Humanas no Trabalho; - Prática de Ensino em Educação Infantil. Semestre 2015.1 - Fundamentos teóricos Metodológicos da Educação Infantil; - Prática de Ensino em Educação Infantil. Semestre 2015.2 - Fundamentos teóricos Metodológicos da Educação Infantil; - Prática de Ensino em Educação Infantil.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino e Aprendizagem da Argumentação em Rodas de História da Educação Infantil

Objetivo: * Investigar o trabalho de mediação de professoras ao conduzir sessões de rodas de história, em salas de Educação Infantil, com vistas ao desenvolvimento das habilidades argumentativas de seu grupo de crianças..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Argumentação; Oralidade; Educação Infantil; ensino-aprendizagem.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A formação do leitor na Educação Infantil: a compreensão em foco nas rodas de história
Descrição: Nesta pesquisa iremos identificar e analisar o processo de construção compartilhada de sentidos que se dá na interação entre as crianç e o livro de literatura (texto e ilustrações), mediada pela professora. Para isso serão identificados os tipos de perguntas, comentários, gestos e outras expressões não verbais produzidas tanto pela professora, como pelas crianças durante as rodas de história. Participarão da pesquisa quatro professoras (duas docentes de Grupo 4 e duas do Grupo 5), sendo videogravadas 24 rodas de história, com seis sessões para cada docente. Esperamos que o estudo, ao se inserir no campo da formação de leitores nos anos iniciais da Educação Básica, traga uma contribuição importante para as reflexões sobre o papel da mediação docente numa atividade comumente presente na rotina da Educação Infantil, mas que, em geral, é pouco refletida e planejada. Também esperamos ampliar o nosso conhecimento sobre os processos de compreensão de textos por crianças pequenas. Os resultados deste estudo serão divulgados por meio da elaboração de artigos/ capítulos/ livros voltados para a formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
O ensino da compreensão de textos: antes, durante e depois da alfabetização
Descrição: A pesquisa tem o objetivo de investigar o que documentos ingleses voltados para a educação de crianças menores de 5 anos e anos iniciais do ensino primário tem proposto para o ensino da compreensão de textos escritos. Um levantamento de pesquisas recentes sobre esse tópico também será realizado com vistas a identificar alternativas didáticas para esse ensino. Também estão previstas observações de sala de aula e entrevistas com professores de uma escola pública em Oxford. O projeto foi aprovado pelo CNPq para o pós-doutorado na University of Oxford.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento - Integrante / Ana Carolina Perrusi Alves Brandão - Coordenador / Cynthia Cybelle Rodrigues Fernandes Porto - Integrante.
2010 - 2012
Alfabetização e ensino de língua portuguesa: investigando o currículo no Brasil
Descrição: Objetiva-se, neste projeto de pesquisa, analisar 21 propostas curriculares: 12 de redes estaduais (Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) e 09 de redes municipais de capitais brasileiras (Cuiabá, Curitiba, Macapá, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina), buscando identificar as orientações relativas ao processo de alfabetização, tanto no tocante às concepções de alfabetização e princípios didáticos subjacentes às propostas, quanto a se há nos documentos alguma indicação da etapa de escolaridade em que tal processo deve ser iniciado. Tais propostas também serão analisadas com o intuito de investigarmos quais princípios teórico-metodológicos acerca do ensino da leitura e produção de textos orientam os documentos e os modos como os pressupostos relativos à diversidade textual são inseridos. A análise estará fundamentada nas abordagens sociointeracionistas, com base na teoria bakhtiniana e no sociointeracionismo instrumental de Dolz e Schneuwly, bem como na abordagem de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2007). Outros autores serão inseridos, sobretudo, para estabelecermos diálogos em relação às diferentes abordagens teóricas que possam perpassar os documentos analisados.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento - Integrante / Ana Carolina Perrusi Alves Brandão - Integrante / Elaine Cristina Nascimento da Silva - Integrante / LEAL, TELMA FERRAZ - Coordenador / Severina Érika Morais Silva Guerra - Integrante / Francisca Maura da Lima - Integrante / Edla Ferraz Correia - Integrante / Leila Nascimento da Silva - Integrante / Juliana de Melo Lima - Integrante / Hélia Akemi Hiramine - Integrante / Fernanda Michelle Pereira Girão - Integrante / Eleriza Melquiades Ribeiro - Integrante / Manoela Rodrigues de Oliveira - Integrante / Nathália Késsia de Sousa Campos - Integrante / Rielda KAryna de Albuquerque - Integrante / Ana Gabriela de Souza Seal - Integrante / Fátima Ribeiro - Integrante / Leila Brito de Amorim - Integrante / Dillian da Rocha Cordeiro - Integrante / Joselmo Santos de Santana - Integrante.
2008 - 2010
Apropriação de gêneros discursivos da ordem do argumentar por crianças: análise da mediação de professoras no desenvolvimento de seqüências didáticas
Descrição: Nesta pesquisa analisamos sequências didáticas voltadas para o trabalho de produção e compreensão de textos da ordem do argumentar. Tivemos como objetivos específicos: investigar as estratégias de mediação adotadas pelas docentes no desenvolvimento das sequências didáticas; identificar os conhecimentos explicitados por alunos e professoras acerca dos gêneros textuais em foco durante a realização das atividades; comparar diferentes situações didáticas de compreensão e produção de textos orais e escritos da ordem do argumentar, identificando preferências infantis; identificar quais dimensões dos gêneros textuais da ordem do argumentar foram mais contempladas em sala de aula; analisar os efeitos dessas diferentes situações sobre a aprendizagem dos alunos. A pesquisa consistiu de 5 fases, correspondentes aos 5 gêneros textuais eleitos: debate, cartaz educativo, reportagem, carta do leitor, carta de reclamação. Cada uma das fases foi executada em quatro etapas. A etapa 1 consistia no planejamento das sequências, juntamente com dez professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas públicas. Na etapa 2, os alunos eram avaliados quanto às capacidades de produção do gênero escolhido. Após a primeira avaliação das crianças, eram vivenciadas as sequências didáticas pelas professoras, cujas aulas eram gravadas e filmadas. Na etapa final, os estudantes eram novamente avaliados. Os dados evidenciaram que todas as professoras estimulavam as crianças a falar em sala, preocupavam-se em orientar os estudantes durante as atividades, retomavam discussões anteriores para dar sustentação às novas questões a serem debatidas. Uma dificuldade encontrada em todas as professoras era a de explorar os confrontos quando idéias divergentes eram emitidas sobre determinado tema ou texto. Outro resultado importante foi que as crianças realizaram as atividades propostas, evidenciando motivação para participação em sala..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento - Integrante / Mirela Rejane Pereira Torres - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador / Ana Carolina Perrusi Alves Brandão - Integrante / Elaine Cristina Nascimento da Silva - Integrante / Andrezza Costa França - Integrante / Fátima Soares da Silva - Integrante / Renata Maria Barros Lessa de Andrade - Integrante / Severina Érika Morais Silva Guerra - Integrante / Francisca Maura da Lima - Integrante / Edla Ferraz Correia - Integrante / Priscila Silvestre - Integrante / Leila Nascimento da Silva - Integrante / Maria Carolina Fernandes de Araújo - Integrante / Juliana de Melo Lima - Integrante / Renata da Conceição Silveira - Integrante / Hélia Akemi Hiramine - Integrante / Fernanda Michelle Pereira Girão - Integrante / Eleriza Melquiades Ribeiro - Integrante / Juliana Lima de Azevedo - Integrante / Manoela Rodrigues de Oliveira - Integrante / Nathália Késsia de Sousa Campos - Integrante / Rielda KAryna de Albuquerque - Integrante.
2006 - 2009
Argumentação na escola: do diagnóstico às práticas produtivas
Descrição: Os objetivos da pesquisa são: analisar livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigando o tratamento dado ao trabalho com oralidade nas obras analisadas; investigar as práticas de ensino da oralidade nas séries iniciais do Ensino Fundamental, sem intervenção prévia pela equipe de pesquisa; investigar os motivos para o baixo investimento no trabalho com argumentação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. e investigar práticas de ensino de professoras quando solicitadas a planejar aulas voltadas para o ensino da argumentação, sem receberem ajuda externa. O estudo será desenvolvido em 2 fases: (1) investigação acerca do modo como se dá o ensino da compreensão e produção de textos orais da ordem do argumentar, por meio da análise documental de 5 livros didáticos de alfabetização e 4 coleções de língua portuguesa e da observação e análise de aulas desenvolvidas por 10 professoras de escolas públicas (em relatos de aulas já observadas em 2005); (2) investigação acerca das razões para o baixo investimento em sala de aula em atividades de leitura e de produção de textos da ordem do argumentar, por meio da aplicação e análise de entrevistas com dez professoras que foram observadas em 2005 e mais quatro professoras a serem escolhidas em 2006, assim como pela análise de aulas previamente planejadas por quatro professoras (sem ajuda externa), contemplando produção e compreensão de textos orais e escritos da ordem do argumentar...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento - Integrante / Elaine Cristina Nascimento da Silva - Integrante / BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI - Integrante / LEAL, TELMA FERRAZ - Coordenador / Andrezza Costa França - Integrante / Fátima Soares da Silva - Integrante / Mirela Rejane Pereira Torres - Integrante / Rafaela Soares Celestino - Integrante / Renata Maria Barros Lessa de Andrade - Integrante / Severina Érika Morais Silva Guerra - Integrante / Maria do Carmo Xavier - Integrante / Francisca Maura da Lima - Integrante / Caroline Didier - Integrante / MAria Carolina Fernandes Araújo - Integrante / Edla Ferraz Correia - Integrante / Priscila Silvestre - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Educação para o pensar nas rodas de leitura da Educação Infantil
Descrição: O curso de extensão itinerante, intitulado: ?Educação para o pensar nas rodas de leitura com crianças da Educação Infantil? pretende discutir com educadoras da infância os fundamentos teóricos e práticos da educação para o pensar e suas possíveis contribuições para crianças de 4-5 anos, nos momentos em que escutam a leitura e conversam sobre textos literários. O curso pretende contribuir, portanto, para o trabalho pedagógico de formação de leitores ativos e críticos que tem início na Educação Infantil, bem como proporcionar uma oportunidade de estudo e reflexão sobre esse tema para professoras das Creches e CMEIs que são campos de estágio para alunas e alunos do curso de Pedagogia da UFPE. Com uma carga horária de 12 horas, o curso está organizado em uma sequência de oficinas, adotando-se os seguintes recursos didáticos: exposição dialogada de slides com informações de natureza teórica e prática; leitura compartilhada de textos; proposta de atividades práticas envolvendo a análise da qualidade de livros de literatura infantil e planejamento da conversa que pode se dar nas rodas de leitura com as crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento - Integrante / Ana Carolina Perrusi Alves Brandão - Coordenador.
2014 - 2015
Educação e Saúde no IFPE Campus Pesqueira: ações continuadas de prevenção do uso de drogas entre jovens e adolescentes
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento - Coordenador / Luana Beserra Cabral - Integrante / Maria Emília Marques Emídio - Integrante / Erica Karanine Bezerra Silva - Integrante / Sandra Helena Beserra Silva De Souza - Integrante.
2013 - 2014
Educação e Saúde no IFPE Campus Pesqueira: reflexões e ações formativas para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento - Coordenador / Luana Beserra Cabral - Integrante / Maria Emília Marques Emídio - Integrante / Élida Kaline Lopes de Carvalho - Integrante / Hémerson Gouveia Modesto de Albuquerque - Integrante.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista online Estudos em Educação e Linguagem


Revisor de projeto de fomento


2014 - 2014
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
2014 - 2014
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação do Leitor.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Mediadores de leitura.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Compreensão leitora.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Argumentação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Educação para o pensar.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Dissertação de mestrado selecionada para publicação em livro, Editora internacional Novas Edições Acadêmicas, Saarbrücken, Alemanha.
2007
Seleção Bolsa luso-brasileira Santander Banespa, Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
2005
Contribuição para obtenção de melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB - 2005, Secretaria Municipal da cidade do Paulista.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA2014NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA; Brandão . Explorando a argumentação na educação infantil: a seleção de livros de literatura feita por uma professora. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 24, p. 05-30417, 2014.

2.
BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI2013 BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI ; LEAL, TELMA FERRAZ ; NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA . Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente. Cadernos CEDES (Impresso), v. 33, p. 215-236, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA; BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI . Argumentação nas rodas de histórias: reflexões sobre a mediação docente na educação infantil. 01. ed. Handelsregister Amtsgericht: Novas Edições Acadêmicas, 2013. v. 100. 181p .

Capítulos de livros publicados
1.
Brandão ; LEAL ; NASCIMENTO, B. E. S. . Aprendendo a argumentar: o ensino da oralidade nos livros didáticos de alfabetização. In: Marcuschi, Beth; Leal, Ferraz Telma. (Org.). Educação e Linguagem: da educação infantil ao ensino médio. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2011, v. , p. 147-.

2.
LEAL ; Brandão ; NASCIMENTO, B. E. S. . Basta conversar? A prática de ensino da oralidade no segundo ciclo. In: Lizete de Oliveira Martins Heining; Cátia de Azevedo Fronza. (Org.). Diálogos entre linguística e educação: a linguagem em foco. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2010, v. , p. 91-114.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. Construindo sentidos nas rodas de história: o papel da professora na hora da conversa sobre o texto. In: XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2013, Recife. Internacionalização da Educação e Desenvolvimento Regional: implicações para a pós-graduação, 2013.

2.
NASCIMENTO, B. E. S.; Brandão . A argumentação e a mediação da professora nas rodas de história na educação infantil. In: XV Encontro Nacional de Pesquisa e Prática Pedagógica, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

3.
Brandão ; LEAL ; NASCIMENTO, B. E. S. . O que os livros didáticos de alfabetização oferecem para o desenvolvimento da argumentação na modalidade oral?. In: I Seminário de Pesquisa em Educação e Linguagem - CEEL, 2010, Recife. I Seminário de Pesquisa em Educação e Linguagem - CEEL, 2010.

4.
Brandão ; NASCIMENTO, B. E. S. . Os Manuais do professor: O que dizem aos docentes sobre o ensino da argumentação?. In: 19o EPENN - Encontro Norte Nordeste de Educação, 2009, João Pessoa-PB. 19o Epenn, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, B. E. S.; Brandão . ?O ensino do gênero debate no 1º ciclo: Planejamento e análise de seqüências didáticas?. In: XVII CONIC - Congresso de Iniciação Científica, 2009, Recife. XVII CONIC- Congresso de Iniciação Científica, 2009.

2.
NASCIMENTO, B. E. S.; Brandão . As orientações dos livros didáticos do professor e do guia do PNLD para o ensino de habilidades argumentativaqs. In: XVII Congresso de Iniciação Científica, 2008, Recife. CiÊncias Humanas. Recife, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA; BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI . Explorando a argumentação na educação infantil: a seleção de livros de literatura feita por uma professora. In: 19º Congresso de Leitura - COLE, 2014, Campinas-SP. 19º COLE: Leitura sem margens. Campinas-Sp: ALB, 2014. v. 19º. p. 05-544.

2.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. Concepção de Ensino da Argumentação. In: 7º SEL - Seminário de Educação e Leitura, 2013, Natal. Desafios e criatividades, 2013.

3.
NASCIMENTO, B. E. S.; Brandão . Leitura na Educação Infantil: Reflexões sobre o planejamento e a prática docente nas rodas de história. In: SEL - Seminário de Educação e Leitura, 2010, Natal. 6º SEL - Brasil: Novas linguagens, novos leitores, 2010.

4.
NASCIMENTO, B. E. S.; Santos . AIDS e Escola: Prevenção e Solidariedade. In: Fórum sobre a criança e o adolescente, 2006, Recife. AIDS e Escola: Prevenção e Solidariedade, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, B. E. S.; Brandão . As rodas de leitura na Educação Infantil: doutrinação x reflexão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
NASCIMENTO, B. E. S.. Construindo sentidos nas rodas de leitura: o papel da professora no momento da conversa sobre o texto literário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA; Brandão . O que dizem as crianças quando convidadas por suas professoras a pensar e conversar sobre valores morais mobilizados por livros de literatura infantil?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. 'Novos Parâmetros das Ações no IFPE: Avaliação das Aprendizagens na nova versão da Organização Acadêmica Institucional'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA; DUBEUX, M. H. ; SANTOS, H. R. . Mesa redonda: 'Formação de leitores como objeto de pesquisa'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. Argumentação nas Rodas de Histórias da Educação Infatil: reflexões sobre a mediação docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA; Brandão . Explorando a argumentação na Educação Infantil: a seleção de livros de literatura feita por uma professora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. Palestra: 'A importância de ser professor na contemporaneidade'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. Educação para o pensar: por que conversar com crianças sobre textos literários. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NASCIMENTO, B. E. S.. Formação do Pesquisador(a): reflexões sobre a indissociabilidade entre teoria e prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA; Brandão . Leitura na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento e a prática docente nas rodas de história. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
NASCIMENTO, B. E. S.. A relação da Família e Escola no contexto pós-moderno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NASCIMENTO, B. E. S.; Brandão . XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
NASCIMENTO, B. E. S.; Brandão . Leitura na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento e a prática docente nas rodas de história. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
NASCIMENTO, B. E. S.; Brandão . Argumentação nas rodas de história da educação infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
Brandão ; LEAL ; NASCIMENTO, B. E. S. . O que os livros didáticos de alfabetização oferecem para o desenvolvimento da argumentação na modalidade oral?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
Brandão ; NASCIMENTO, B. E. S. . Os Manuais do professor: O que dizem aos docentes sobre o ensino da argumentação?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
NASCIMENTO, B. E. S.; Brandão . ?O ensino do gênero debate no 1º ciclo: Planejamento e análise de seqüências didáticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
NASCIMENTO, B. E. S.; Brandão . As orientações do livro do professor e do guia do PNLD para o ensino de habilidades argumentativas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
NASCIMENTO, B. E. S.; Rodrigues, simone . Jogo didático: Bingo de Sons. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
NASCIMENTO, B. E. S.; Santos . AIDS e Escola: Prevenção e Solidariedade.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, A. ; NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA ; CRUZ, M. C. S. ; OLIVEIRA, R. A. J. ; BEZERRA, V. S. S. B. . Alfabetização e Letramento: reflexões e relatos de experiências. Recife: Editora Universitária, 2012 (Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. Elaboradora de questões para o concurso Técnico-Administrativo do IFPE. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
Brandão ; NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA . Educação para o pensar nas rodas de leitura com crianças da Educação Infantil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. Mediação de leitura na Educação Infantil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. Oficina: Rodas de Leitura: O que é? Como se faz?. 2014. .

4.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. Oficina: Contação de histórias: Como é? Como se faz?. 2014. .

5.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. Oficina: Literatura e Educação Infantil: reflexão sobre o papel da conversa nas rodas de leitura com crianças pequenas. 2014. .

6.
NASCIMENTO, B. E. S.. Oficina: Quando o pensar e o fazer andam juntos: reflexões sobre a prática pedagógica e a transposição didática. 2013. .

7.
campos, A.s. ; NASCIMENTO, B. E. S. ; SILVA, E. C. N. . Minicurso: Ensinando e Aprendendo com o gênero Debate. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
NASCIMENTO, B. E. S.; Brandão . ?O ensino do gênero debate no 1º ciclo: Planejamento e análise de seqüências didáticas?. 2009. (Relatório de pesquisa).

9.
Brandão ; LEAL ; NASCIMENTO, B. E. S. . ?As orientações dos Livros do Professor e do Guia do PNLD para o ensino de habilidades argumentativas?. 2008. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NASCIMENTO, B. E. S.; VASCONCELOS, R.. Participação em banca de Rosangela Maria Dantas. As vivências das rodas de leituras: aprendizagens significativas na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
NASCIMENTO, B. E. S.; VASCONCELOS, R.. Participação em banca de Pollyanna Barreto Linhares Bastos de Nazaré. A creche sob a ótica das famílias: espaço educacional ou assistencialista?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
NASCIMENTO, B. E. S.; VASCONCELOS, R.. Participação em banca de Taciane Joseli Brito de Sales. Educadores não docentes na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
NASCIMENTO, B. E. S.; VASCONCELOS, R.. Participação em banca de Maria das Dores Martins Vieira de Souza. A prática docente e a exploração das diversas linguagens numa sala de grupo I da Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
NASCIMENTO, B. E. S.; VASCONCELOS, R.. Participação em banca de Joselma Cristina de Oliveira. Práticas pedagógicas de leitura na creche. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, F.; NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA; GUIMARAES, G. L.. Participação em banca de Viviane Ribeiro Falcão; Thereza Karolyna Silva Souza.?Os Bebês e a Leitura: o papel da mediação do professor?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. Concurso público para docente efetivo do IFPE, edital nº44/2014GR. 2014. Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

2.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. Banca de concurso docente substituto do IFPE campus Pesqueira - Edital 64/2014-GR. 2014. Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

3.
LIMA, J. R. T.; VALENCA, A.; NASCIMENTO, B. E. S.. Banca do processo seletivo simplificado para professor substituto de Física ( Edital nº 04/2013 -GR). 2013. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

4.
MIRANDA, J. B.; NASCIMENTO, B. E. S.. Banca do Processo Seletivo Simplificado para professor substituto de Química. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

5.
LIMA, J. R. T.; VALENCA, A.; NASCIMENTO, B. E. S.. Banca do Processo Seletivo Simplificado para Professor substituto (Edital nº41/2013). 2013. Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

6.
OLIVEIRA, R. V.; BARBOSA, V. F. B.; NASCIMENTO, B. E. S.. Banca do Processo Seletivo Simplificado para professor substituto no curso superior de Bacharelado em Enfermagem. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

7.
FREITAS, L. R.; MIRANDA, J. B.; NASCIMENTO, B. E. S.. Banca do processo seletivo para Professor efetivo de Química do IFPE campus Pesqueira. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias.O que dizem as crianças quando convidadas por suas professoras a pensar e conversar sobre valores morais mobilizados por livros de literatura infantil?. 2018. (Seminário).

2.
II Ciclo de debates do GPEALE: Literatura na Escola.Construindo sentidos nas rodas de leitura: o papel da professora no momento da conversa sobre o texto literário. 2018. (Seminário).

3.
II Ciclo de Debates do GPEALE: Literatura na Escola.As rodas de leitura na Educação Infantil: doutrinação x reflexão. 2018. (Seminário).

4.
38º Anped. 2017. (Congresso).

5.
Seminário do Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e Juventude. 2017. (Seminário).

6.
I Seminário de Mediação de Leitura.Palestra. 2016. (Seminário).

7.
19º Congresso de Leitura. Explorando a argumentação na educação infantil: a seleção dos livros de literatura feita por uma professora. 2014. (Congresso).

8.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem - 11 a 13/03/2014. 2014. (Seminário).

9.
6º Seminário de Educação e Leitura - SEL.Leitura na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento e a prática docente nas rodas de histórias. 2013. (Seminário).

10.
V PLURI do IFPE Campus Pesqueira. 2013. (Encontro).

11.
V Reunião do Fórum Permanente das Licenciaturas do IFPE. 2013. (Encontro).

12.
Minicurso: Argumentar para aprender e aprender para argumentar - o manejo da argumentação no contexto escolar. 2011. (Seminário).

13.
6º SEL - Seminário de Educação e Leitura.Leitura na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento e a prática docente nas rodas de história. 2010. (Seminário).

14.
Seminário "Educação e Linguagem: pesquisa em debate".Argumentação nas rodas de história da educação infantil: reflexões sobre a mediação docente. 2010. (Seminário).

15.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A ARGUMENTAÇÃO E A MEDIAÇÃO DA PROFESSORA NAS RODAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. (Encontro).

16.
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste - EPENN.Os Manuais do professor: O que dizem aos docentes sobre o ensino da argumentação?. 2009. (Encontro).

17.
Minicurso (Avaliação da aprendizagem sob diferentes perspectivas teóricas). 2009. (Encontro).

18.
VI congresso Internacional de Educação - "Educação e Qualidade: um Grande Desafio". 2008. (Congresso).

19.
XVI Congresso de Iniciação Científica da UFPE.As orientações do livro do professor e do guia do PNLD para o ensino de habilidades argumentativas. 2008. (Outra).

20.
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Jogos Didáticos no Ensino da Língua Portuguesa. 2007. (Seminário).

21.
XI Simpósio Internacional e Multidisciplinar: Poder, Relações e Exclusão Social. 2007. (Simpósio).

22.
Encontro Internacional de Inovações Pedagógicas, Tecnologia e Cidadania - EINIPTEC. 2006. (Encontro).

23.
Forum da criança e do Adolescente.AIDS e Escola: prevenção e solidariedade. 2006. (Outra).

24.
Gestão e Financiamento da Educação: Um olhar a Partir do Pedagogo. 2006. (Seminário).

25.
II Seminário da Cátedra José Martí - O Papel da Escola na Sociedade Periférica. 2006. (Seminário).

26.
II Seminário de Educação em Direitos Humanos e Cidadania: Desafios para a formação do educador. 2006. (Seminário).

27.
I Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. 2006. (Simpósio).

28.
Minicurso Livros didáticos de história: uma análise com enfoque nas propostas de produção textual. 2006. (Outra).

29.
Minicurso sobre Leitura e Argumentação. 2006. (Outra).

30.
Minicurso sobre Produção de textos e argumentação. 2006. (Outra).

31.
Oficina: "Podescola: Produções de áudio para educação". 2006. (Oficina).

32.
Oficina: "Transformando conteúdo presencial em conteúdo a distância". 2006. (Encontro).

33.
Simpósio Internacional Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social. 2006. (Simpósio).

34.
XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- ENDIPE. 2006. (Oficina).

35.
Congresso de Iniciação Científica (CONIC). 2005. (Congresso).

36.
IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA. Fórum Permanente dos Cursos Técnicos do IFPE. 2014. (Outro).

2.
MONTEIRO, M. A. A. ; MARIANO, V. ; NASCIMENTO, B. E. S. . Coordenação de Apoio aos Minicursos ofertados no V PLURI. 2013. (Outro).

3.
MONTEIRO, M. A. A. ; MARIANO, V. ; REINALDO, G. ; COSTA, K. ; NASCIMENTO, B. E. S. . Coordenação de Apoio aos Minicursos do IV PLURI IFPE Campus Pesqueira. 2012. (Outro).

4.
Monteiro, M ; MAriano ; Costa, K ; NASCIMENTO, B. E. S. . Coordenação de Apoio ao Minicursos do III PLURI IFPE Campus Pesqueira. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marília Francisca dos Santos. O que dizem as crianças na hora da novidade? Um olhar reflexivo sobre a roda de conversa na Educação Infantil. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria das Dores Martins Vieira. A Prática Docente e a Exploração Das Diversas Linguagens em Salas de Grupo I da Educação Infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento.

2.
Rosangela Maria Dantas. As Vivências Das Rodas De Leituras, Como Elementos Relevantes Para Uma Aprendizagem Significativas Na Educação Infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento.

3.
Joselma Cristina de Oliveira. Práticas pedagógicas de leitura na creche.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento.

4.
Pollyanna Barreto Linhares Bastos de Nazare. A visão da creche pública sobre a ótica dos pais /familiares dos alunos.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento.

5.
Taciane Joseli Brito de Sales. Os não docentes da educação Infantil: estagiários e auxiliares. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Maria Jordão de Lima Silva. Música na Educação Infantil: o que pensam as professoras do berçário das creches municipais de Recife?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento.

2.
Maria Solange de Lima e Romilda Quécia da Silva Lima. Reflexões sobre as atividades de leitura e escrita realizadas no 1º Ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim. Orientador: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Emília Marques Emídio. Educação e saúde no IFPE campus Pesqueira: ações continuadas de prevenção do uso de drogas entre jovens e adolescentes?.. 2014. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Orientador: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento.

2.
Luana Beserra Cabral. Educação e saúde no IFPE campus Pesqueira: ações continuadas de prevenção do uso de drogas entre jovens e adolescentes?.. 2014. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Orientador: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento.

3.
Erica Karanine Bezerra Silva. Educação e saúde no IFPE campus Pesqueira: ações continuadas de prevenção do uso de drogas entre jovens e adolescentes?.. 2014. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Orientador: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento.

4.
Luanna Beserra Cabral. Educação e Saúde no IFPE Campus Pesqueira: reflexões e ações formativas para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce. 2013. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Enfermagem) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Orientador: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento.

5.
Maria Emília Marques Emídio. Educação e Saúde no IFPE Campus Pesqueira: reflexões e ações formativas para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce. 2013. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Orientador: Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, B. E. S.. A relação da Família e Escola no contexto pós-moderno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NASCIMENTO, B. E. S.. Formação do Pesquisador(a): reflexões sobre a indissociabilidade entre teoria e prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


* Aprovação em concurso publico, cargo efetivo, para docente do ensino fundamental da Prefeitura Municipal do Paulista (2006);
 
* Aprovação em Concurso público, cargo efetivo, para docente do ensino fundamental da Prefeitura Municipal do Recife, Pernambuco/ Brasil (2007);

* Aprovada no processo seletivo bolsas luso-brasileira/ santander (Intercâmbio de estudos na Universidade de Coimbra) 

* Aprovação em 3º lugar no Concurso público para o cargo efetivo de pedagogo do Instituto Federal de Pernambuco (2010).

* Dissertação de Mestrado selecionada para publicação a convite da editora Novas Edições Acadêmicas/ Sarbukren-Alemanha (2013)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:22:01