Fabio Eduardo Cressoni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4803484587838848
  • Última atualização do currículo em 02/08/2018


Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008) e licenciado em História pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2006). Tem experiência na área de História, atuando nos seguintes temas: presença jesuítica na América portuguesa (1549-1759); educação e formação da sociedade brasileira colonial. Possui experiência ainda nas seguintes áreas: história da educação; ensino de história; estágio supervisionado e ensino de história; formação de professores de história e consciência histórica; educação e relações étnicorraciais. Atualmente, encontra-se vinculado ao Instituto de Humanidades (IH) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), atuando nos seguintes cursos: bacharelado em Humanidades e licenciatura em História. Além de atuar na docência, exerce a função de coordenador de estágio supervisionado do curso de licenciatura em História e coordenador do PIBID (subprojeto interdisciplinar História e Sociologia). No âmbito da pós-graduação, atua como docente e pesquisador permanente vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades (Mestrado), estando vinculado a linha de pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Migrações. Participa dos grupos de pesquisa interinstitucionais Educação, história e cultura: Brasil, séculos XVI ao XVIII (DEHSCUBRA), sediado na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Jesuítas nas Américas, sediado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), África Contemporânea (UNILAB) e da Société Internationale D'Études Jésuites (École Des Hautes Études en Sciences Sociales). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabio Eduardo Cressoni
Nome em citações bibliográficas
CRESSONI, F. E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras.
Avenida da Abolição, 03
Centro
62790000 - Redenção, CE - Brasil
Telefone: (85) 33326101
URL da Homepage: http://www.unilab.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em História.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A demonização da alma indígena: jesuítas e caraíbas na Terra de Santa Cruz, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Ana Raquel Marques da Cunha Martins Portugal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Título: Educação de escravos africanos: uma leitura de Vieira,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Jose Maria de Paiva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Brasil Colônia (século XVII); Padre Antônio Vieira; Escravidão Africana; Jesuítas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
2004 - 2006
Graduação em Historia.
Centro Universitario de Araras, UNAR, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Teia do Saber. (Carga horária: 120h).
Centro Universitario de Araras, UNAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágio Supervisionado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável por coordenar as ações relativas ao Estágio Supervisionado no curso de licenciatura plena em História, no que tange ao contato, planejamento, execução e avaliação dos projetos e rotinas que envolvam estagiários, orientadores de estágio (docentes da UNILAB), supervisores de estágio (gestores, coordenadores de ensino, docentes das redes municipais e estadual, bem como membros de instituições educativas não-formais). Responsável por articular, em conjunto com a coordenação do curso de licenciatura plena em História, as demandas relativas ao Estágio Supervisionado junto a Pro-Reitoria de Graduação e a Pro-Reitoria de Relações Institucionais.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador de TCC, Carga horária: 20
Outras informações
Orientador de TCC, no curso de especialização Promoção da Igualdade Racial no Ambiente Escolar, promovido pela UNIAFRO (MEC/SECADI), em parceria com Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Pesquisa
Estágio docente I
07/2018 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de ensino de História I: uso de fontes manuscritas
Estágio supervisionado III: Ensino médio
02/2018 - Atual
Ensino, Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos orientados I
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras, .

Cargo ou função
Representante docente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH), no Conselho do Instituto de Humanidades e Letras (IHL).
01/2018 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado I
História e historiografia da educação do negro no Brasil
07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinas em Humanidades (Mestrado).

Cargo ou função
Membro da Comissão de Seleção referente ao Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH), perante a linha 02: Trabalho, migrações e desenvolvimento..
06/2017 - Atual
Ensino, Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professor e pesquisador vinculado ao MIH, junto a linha de pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Migrações
04/2017 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
02/2018 - 07/2018
Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos orientados I
08/2017 - 12/2017
Ensino, Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa
08/2017 - 12/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A construção da abordagem histórica
02/2017 - 03/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historiografia I
09/2016 - 03/2017
Ensino, Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade, diferença e direitos humanos nos espaços lusófonos
08/2016 - 03/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedades, diferença e direitos humanos nos espaços lusófonos
09/2016 - 02/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e o mundo colonial
02/2016 - 06/2016
Ensino, Promoção da Igualdade Racial no Ambiente Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Professor vinculado a Universidade Federal do Ceará, na condição de bolsista, atuando como colaborador no Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), junto ao curso de licenciatura em Pedagogia. Atuei no polo de Tauá, ofertando a disciplina História da educação e da pedagogia. Neste momento, atuo no polo de Quixadá, ofertando a disciplina História da educação brasileira.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 16
Outras informações
Professor formador no curso de licenciatura em Pedagogia (PARFOR), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Responsável pelo disciplina Sociologia da educação II, junto aos alunos vinculados ao polo de Tauá (CE).

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Professor orientador vinculado ao Departamento de Ciências Sociais, atuando como orientador de trabalhos de conclusão de curso no curso de especialização Educação, Pobreza, Desenvolvimento Social (EPDS), parceria da instituição com a SECADI/MEC. Atualmente desempenho minhas atividades no ambiente virtual de aprendizagem SOLAR (UFC), além de atividades presenciais na UFC e no polo de Quixadá (CE), tido sido responsável pela orientação de cinco pós-graduandos.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

04/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cooperação, conflito e poder nas organizações
História da educação

Centro Universitário Herminio Ometto de Araras, UNIARARAS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2015 - 12/2015
Ensino, Docência na Educação Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desafios da educação contemporânea
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos e metodologias de Geografia
O trabalho do pedagogo no contexto não escolar
03/2011 - 12/2015
Serviços técnicos especializados , Centro Universitário Herminio Ometto de Araras, .

Serviço realizado
Elaboração, avaliação e revisão de materiais didáticos impressos do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (EAD).
02/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos e metodologias de História
Educação e diversidade cultural
História da educação geral e brasileira
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos e metodologias de Geografia
Educação, sociedade e cultura brasileira II
História da educação II: educação brasileira
08/2014 - 12/2014
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades
08/2014 - 10/2014
Ensino, Docência na Educação Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática no ensino superior
02/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e diversidade cultural
02/2014 - 07/2014
Ensino, Estética, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades
02/2014 - 06/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades
02/2014 - 06/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos e metodologias de História
02/2014 - 06/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da educação
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos e metodologias de Geografia
Educação, sociedade e cultura II
História da educação II (Brasil)
08/2013 - 12/2013
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades
08/2013 - 12/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades
08/2013 - 12/2013
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades
08/2013 - 12/2013
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades
08/2013 - 12/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades
08/2013 - 10/2013
Ensino, Docência para o Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Laboratório de Planejamento Educacional
02/2013 - 06/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades
08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atualidades I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, sociedade e cultura brasileira II
História da educação II
05/2012 - 06/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
02/2012 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, sociedade e cultura brasileira I
História da educação I
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, sociedade e cultura brasileira II
Conteúdos e metodologias de Geografia
02/2011 - 06/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos e Metodologias em História
Educação, Cultura e Sociedade Brasileira I

Comissão da Verdade Municipal de Araras (SP), CVM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Nomeado, por meio de Ato da presidência da Câmara Municipal de Araras (SP), em 30 de julho de 2013, membro da Comissão da Verdade Municipal de Araras (SP). Atividades desenvolvidas: pesquisa desenvolvida no Arquivo Nacional, Arquivo Público do Estado de São Paulo, Arquivo da Câmara Municipal de Araras (SP), coleta de depoimentos, a partir de audiências públicas, publicação de relatório final no formato impresso. Apresentação dos resultados do trabalho da Comissão, por meio da elaboração de um documentário (disponível, a partir de https://www.youtube.com/watch?v=GVJwtc_ZJDw). Realização de sessão solene, que devolveu simbolicamente os mandatos de prefeito e vice-prefeito para Milton Severino e Acésio Devitte, afastados de seu cargos pela ditadura civil militar, a partir da publicação do decreto federal 66.537/1970.


Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Tutor à Distância, Carga horária: 40
Outras informações
Acompanhamentos dos alunos, nas disciplinas mencionadas, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle.

Atividades

10/2010 - 02/2012
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia aplicada ao Serviço Social
Filosofia
Formação social, econômica e política do Brasil
Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social I
Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social II
Organização Social do Brasil
Responsabilidade social e meio-ambiente
Sociologia
Tratamento das Informações

Secretaria de Ação Cultural e Cidadania de Araras (SP), SACC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretário Municipal, Carga horária: 40

Atividades

01/2009 - 08/2009
Direção e administração, Prefeitura Municipal de Araras (SP), .

Cargo ou função
Secretário Municipal de Ação Cultural e Cidadania.

Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, SEE SP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

03/2004 - 05/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
03/2004 - 05/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor orientador de TCC, Carga horária: 12
Outras informações
Professor orientador de trabalhos de conclusão de curso (TCC), junto ao curso de especialização em Coordenação Escolar, promovido pela UECE. Professor responsável pelos alunos vinculados ao polo de Beberibe (CE).



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Representações da alteridade jesuítica na América portuguesa: estudo da educação de sujeitos escravizados a partir da retórica de Antônio Vieira
Descrição: O objetivo deste projeto é investigar as representações relativas ao problema da alteridade no âmbito da presença jesuítica na América portuguesa, no que diz respeito a educação de sujeitos escravizados. Nesse sentido, optamos por analisar a ação de um dos integrantes desta Ordem: Antônio Vieira (1608-1697). Nesse sentido, iremos nos deter sobre um conjunto de sermões proferidos em engenhos localizados na região do recôncavo baiano na segunda metade do século XVII. A análise dessas fontes permitirá problematizarmos o ethos do discurso jesuítico relativo a este grupo social, identificando os fundamentos, metas e resultados dessa ação educativa catequética-ritual imposta por estes missionários no decorrer do presente recorte espacial e temporal selecionados. Esperamos, desta forma, contribuir para o desenvolvimento dos estudos ligados a história da educação do negro no Brasil, em especial no que tange ao período colonial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fabio Eduardo Cressoni - Coordenador.Financiador(es): Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Bolsa.
2018 - Atual
Entre aldeias, aldeamentos e engenhos: educação indígena, africana e afrodiaspórica na América portuguesa quinhentista e seiscentista
Descrição: O objetivo deste projeto é investigar os processos educativos postos em prática pela Companhia de Jesus em relação aos diferentes grupos indígenas, africanos e afrodiaspóricos que habitaram a América portuguesa entre os séculos XVI e XVII. Nesse sentido, pretende-se analisar como os processos de mediação cultural interpostos pelos missionários pertencentes a esta Ordem religiosa produziram alteridades relativas às representações dos referidos grupos, bem como os sentidos atribuídos a estas alteridades. Desta forma, espera-se poder contribuir para a compreensão dos objetivos da pedagogia jesuítica quinhentista e seiscentista, ao indicar sua relação com a constituição de uma educação intercultural funcional ao Estado português. Para efetivar esta proposta, privilegia-se o estudo de um conjunto diverso de fontes primárias relativas às ações catequético-educativas exercitadas pelos inacianos no decorrer da expansão do Império português em direção ao continente americano, tais como: cartas ânuas e edificantes, catecismos, poemas, textos teatrais, sermões e livros, entre outras fontes que permitam pensar os objetivos, métodos e resultados da relação entre educação e alteridade desempenhada pela missionação. Alia-se ao estudo da documentação mencionada, o uso de um conjunto de referenciais teóricos ligados ao campo da história cultural e estudos descoloniais, em especial àqueles cuja matriz afro-indígena latina e caribenha permite problematizar os efeitos da presença jesuítica ao longo da formação da sociedade brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fabio Eduardo Cressoni - Coordenador.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Dialogos (Maringa)
2016 - Atual
Periódico: Acta Scientiarum (UEM)
2015 - Atual
Periódico: Comunicações (UNIMEP)
2015 - Atual
Periódico: Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e ensino da História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e relações étnico-raciais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Patrono da VIII turma de formandos de 2015 do curso de Pedagogia, Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS).
2014
Patrono da VII turma de formandos de 2014 do curso de Pedagogia, Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRESSONI, F. E.2014CRESSONI, F. E.. Na boca do inferno: a América diabólica projetada pela Companhia de Jesus. Dialogos (Maringa), v. 18, p. 571-605, 2014.

2.
CRESSONI, F. E.2013CRESSONI, F. E.; CALISTO, C. . Retórica da alteridade e pedagogia jesuítica: o Auto de São Lourenço e a demonização da alma indígena. Edifica, v. 02, p. 129-144, 2013.

3.
CRESSONI, F. E.2013CRESSONI, F. E.. Hierarquia e ordem: organização do corpo social português quinhentista em dois espaços distintos. Esboços (UFSC), v. 19, p. 254-271, 2013.

4.
CRESSONI, F. E.2012CRESSONI, F. E.. Ser português e ser católico: diferentes usos da memória na tentativa de configuração de uma identidade na América portuguesa. Revista História (Rio de Janeiro), v. 01, p. 274-291, 2012.

5.
CRESSONI, F. E.2012 CRESSONI, F. E.. Moendo os corpos para alimentar a alma: pedagogia jesuítica e escravidão na Bahia colonial. Diálogos (Maringá. Impresso), v. 16, p. 677-695, 2012.

6.
CRESSONI, F. E.2012CRESSONI, F. E.. Pedagogia jesuítica e alteridade: a demonização da alma indígena. e-Hum, v. 5, p. 45-56, 2012.

7.
CRESSONI, F. E.2010CRESSONI, F. E.. A pregação como instrumento catequético e pedagógico de conversão: a experiência jesuítica na América portuguesa. Revista Eletrônica Caminhos da História, v. 01, p. s/n-s/n, 2010.

8.
CRESSONI, F. E.2010CRESSONI, F. E.. Educação, história e cultura no Brasil Colônia (resenha). Revista de Educação (Anhanguera Educacional), v. 13, p. 191-196, 2010.

9.
CRESSONI, F. E.2010CRESSONI, F. E.. Educando pela palavra: pedagogia da escravidão nos sermões de Antônio Vieira. Comunicações (UNIMEP), v. 17, p. 07-17, 2010.

10.
CRESSONI, F. E.2007CRESSONI, F. E.. Recriando a História: novas possibilidades de estudo a partir de abordagens que privilegiem a história local e regional. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson", v. 01, p. 09-21, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CRESSONI, F. E.. Educando pela palavra: pedagogia da escravidão nos sermões de Antônio Vieira. Curitiba: CRV, 2012. 156p .

2.
CRESSONI, F. E.. Educação, sociedade e cultura na América portuguesa: estudos sobre a presença jesuítica. Curitiba: CRV, 2012. 138p .

3.
CRESSONI, F. E.. Fazenda Montevidéo: barões, escravos e imigrantes na formação do Oeste Paulista. Araras: Topázio, 2007. 368p .

Capítulos de livros publicados
1.
CRESSONI, F. E.. A construção da abordagem histórica numa perspectiva afrocentrada por meio do uso da poesia negra em sala de aula. In: LIMA, Ivan Costa; et al.. (Org.). Educação como forma de socialização. Educação e sociedade: debates contemporâneos para a formação da cidadania. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. 03, p. 37-61.

2.
CRESSONI, F. E.. Entre aldeias e aldeamentos: educação intercultural no Brasil colonial. In: Geranilde Costa e Silva et al. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão na Unilab: caminhos e perspectivas. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica, 2017, v. , p. 117-128.

3.
CRESSONI, F. E.. Missão, ensino e escravidão: pedagogia jesuítica nas obras de Jorge Benci e Antonil. In: Marcus Vinicius Fonseca; Surya Aaromovich Pombo de Barros. (Org.). A história da educação dos negros no Brasil. 1ed.Niterói: EdUFF, 2016, v. , p. 73-94.

4.
CRESSONI, F. E.. Missão, ensino e escravidão: pedagogia jesuítica nas obras de Jorge Benci e Antonil. In: Cézar de Alencar Arnaut de Toledo; Maria Aparecida de Araújo Barreto Ribas; Odiomar Skalinski Junior. (Org.). Origens da educação Escolar no Brasil Colonial. 1ed.Maringá: EDUEM, 2015, v. III, p. 80-100.

5.
CRESSONI, F. E.. Os Exercícios Espirituais e a construção da identidade pio mercantil jesuítica. In: Fábio Eduardo Cressoni. (Org.). Educação, sociedade e cultura na América portuguesa: estudos sobre a presença jesuítica. Curitiba: CRV, 2012, v. , p. 07-33.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FORSAN, C. R. ; CRESSONI, F. E. . Práticas pedagógicas de educação para as relações étnicorraciais na educação infantil. In: X Congresso Científico UNIARARAS, 2015, Araras. Anais do X Congresso Científico UNIARARAS, 2015. p. 127-134.

2.
SOUZA, C. ; FERREIRA, A. ; CRESSONI, F. E. . A visão do erro e da ilusão pela teoria da complexidade. In: X Congresso Científico UNIARARAS, 2015, Araras. Anais do X Congresso Científico UNIARARAS, 2015. p. 383-389.

3.
FINISGUERRA, T. ; CRESSONI, F. E. . O lugar das práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais na educação infantil. In: X Congresso Científico UNIARARAS, 2015, Araras. Anais do X Congresso Científico UNIARARAS, 2015. p. 444-451.

4.
GOMES, E. ; CRESSONI, F. E. . Janusz Korczak: contribuições e impacto na Pedagogia. In: X Congresso Científico UNIARARAS, 2015, Araras. Anais do X Congresso Científico UNIARARAS, 2015. p. 833-840.

5.
CRESSONI, F. E.. Demônios de lá, que ressurgem acá: demonologia, missão e alteridade jesuítica na América portuguesa. In: VII Congresso Internacional de História, 2015, Maringá. Anais do VII Congresso Internacional de História. Maringá: EdUEM, 2015. p. 1153-1165.

6.
CRESSONI, F. E.. A espiritualidade inaciana expressa nas Constituições da Companhia de Jesus. In: V Congresso Internacional de História, 2013, Maringá. ANAIS DO VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. Maringá: EDUEM, 2013. p. 01-11.

7.
CRESSONI, F. E.. Fundamentos jurídicos do corpo social português quinhentista: análise das Ordenações Manuelinas. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, Maringá. ANAIS DO VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. Maringá: EDUEM, 2013. p. 01-01.

8.
CRESSONI, F. E.. Missão, ensino e escravidão: pedagogia jesuítica nas obras de Jorge Benci e Antonil. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. p. 01-18.

9.
CRESSONI, F. E.. Do projeto sonhado até a realidade possível: a trajetória histórica da LDB. Análise das diferentes disputas entre os diversos atores envolvidos neste cenário. In: VI Congresso Científico UNIARARAS: desafios de viver no século XXI, 2011, Araras. VI Congresso Científico UNIARARAS: desafios de viver no século XXI. Araras: Fundação Hermínio Ometto, 2011. v. 01. p. 16-27.

10.
CRESSONI, F. E.. A demonização da alma indígena: jesuítas e caraíbas na Terra de Santa Cruz. In: V Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica, 2010, Piracicaba/SP. Anais do V Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica - Unimep / Colégio Piracicabano, 2010.

11.
CRESSONI, F. E.. Educação, História e Cultura: a pregação como instrumento catequético e pedagógico de conversão na América portuguesa. In: V Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica - Unimep/Colégio Piracicabano, 2010, Piracicaba/SP. Anais do V Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica, 2010.

12.
CRESSONI, F. E.. Educação de senhores de engenho e escravos africanos no Brasil colonial: os sermões de Antônio Vieira como ferramenta pedagógica para a consolidação desse processo. In: IV Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica, 2007, Piracicaca. Educação de senhores de engenho e escravos africanos no Brasil colonial: os sermões de Antônio Vieira como ferramenta pedagógica para a consolidação desse processo, 2007.

13.
CRESSONI, F. E.. Ser português e ser católico: formação da cultura brasileira. In: V Mostra Acadêmica - Unimep. Educação Brasileira: extinção ou sustentabilidade na universidade., 2007, Piracicaba. Ser português e ser católico: formação da cultura brasileira, 2007. p. 01-04.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRESSONI, F. E.; ZANOBIO, R. . Problemas de periodização no ensino de história da educação: a questão do paradigma eurocêntrico. In: XII Seminário de História da Educação da UNESP: História das Instituições Escolares, memória e resistência, 2016, Rio Claro. Anais do II Seminário de História da Educação da UNESP: História das Instituições Escolares, memória e resistência, 2016.

2.
CRESSONI, F. E.. A demonização da alma indígena: jesuítas e caraíbas na terra de Santa Cruz. In: XII Seminário de Pesquisa de História da Universidade Federal do Ceará, 2016, Fortaleza. Caderno de Resumos: migrações, cultura e movimentos sociais. Foraleza: UFC, 2016. p. 178-179.

3.
FORSAN, C. R. ; CRESSONI, F. E. . Práticas pedagógicas de educação para as relações étnicorraciais na educação infantil. In: 13 Mostra Acadêmica UNIMEP: Simpósio de Ensino de Graduação, 2015, Piracicaba. Anais da 13 Mostra Acadêmica UNIMEP: Simpósio de Ensino de Graduação. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2015. v. 1. p. 366-366.

4.
CRESSONI, F. E.. Educação, ordem e hierarquia: regulamentação do corpo social português seiscentista a partir da pregação desempenhada pelo jesuíta Antônio de Sá. In: IX Seminário de História da Educação da UNESP, 2013, Rio Claro. Anais do Congresso, 2013.

5.
CRESSONI, F. E.. Educação e escravidão na América portuguesa: pedagogia jesuítica e alteridade. In: IX Seminário de História da Educação daUNESP, 2013, Rio Claro. Anais do Congresso, 2013.

6.
CRESSONI, F. E.. Educação, ordem e hierarquia na América portuguesa: análise das alegorias de Antônio de Sá. In: XI Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba, 2013, Piracicaba. XI Congresso de Pós-graduação. Piracicaba: EDUNIMEP, 2013.

7.
CRESSONI, F. E.. Educando pela palavra: a pedagogia da escravidão nos sermões de Antônio Vieira. In: V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História, 2010, Maringá. Caderno de Programação e Resumos. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2010. p. 46-47.

Apresentações de Trabalho
1.
CRESSONI, F. E.. Ensino de história, perspectivas afrocentradas e extensão na universidade: a experiência da UNILAB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CRESSONI, F. E.. Pressupostos para ler a educação intercultural no Brasil colonial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CRESSONI, F. E.. II Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CRESSONI, F. E.. Demônios de lá, que ressurgem acá: demonologia, missão e alteridade jesuítica na América portuguesa.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CRESSONI, F. E.. Ações afirmativas nos setores público e privado: quais suas motivações e consequências para a população brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CRESSONI, F. E.. Manifestações sociais e cenário político. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CRESSONI, F. E.. Educação, ordem e hierarquia: regulamentação do corpo social português seiscentista a partir da pregação desempenhada pelo jesuíta Antônio de Sá. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CRESSONI, F. E.. Educação e escravidão na América portuguesa: pedagogia jesuítica e alteridade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
CRESSONI, F. E.. Pedagogia jesuítica e alteridade: a demonização da alma indígena. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CRESSONI, F. E.. Educação e escravidão na América portuguesa: pedagogia jesuítica e alteridade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CRESSONI, F. E.. Missão, ensino e escravidão: pedagogia jesuítica nas obras de Benci e Antonil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
CRESSONI, F. E.. História da educação no Brasil colonial: aspectos teóricos e metodológicos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CRESSONI, F. E.. Do projeto sonhado até a realidade possível: a trajetória histórica da LDB - análise das diferentes disputas entre os diversos atores envolvidos nesse processo.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CRESSONI, F. E.. História da educação no Brasil colonial: aspectos teóricos e metodológicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CRESSONI, F. E.. Educação para as relações étnico-raciais: estudo das leis 10.639/03 e 11.645/08 em sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CRESSONI, F. E.. A demonização da alma indígena. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
CRESSONI, F. E.. A demonização da alma indígena: jesuítas e caraíbas na Terra de Santa Cruz (1549-1600). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CRESSONI, F. E.. Educação, História e Cultura: a pregação como instrumento catequético e pedagógico de conversão na América portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CRESSONI, F. E.. Ensaios interdisciplinares em Humanidades II. Fortaleza, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
CRESSONI, F. E.; PORTUGAL, A. R. C. M. . Presença jesuítica nas Américas portuguesa e espanhola. Franca: Programa de Pós-Graduação em História - UNESP/Franca, 2014 (Dossiê - Revista História e Cultura).

3.
CRESSONI, F. E.; PORTUGAL, A. R. C. M. . Apresentação. Franca, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CRESSONI, F. E.. Programa Especial 150 anos de Araras (SP). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CRESSONI, F. E.. Formador educacional. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CRESSONI, F. E.. Educação das relações étnico-raciais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo).

3.
CRESSONI, F. E.; MONTEIRO, A. A. . História da educação geral e brasileira. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CRESSONI, F. E.; PAIVA, J. M.; AGUIAR, T. B.. Participação em banca de Iara Bottan. O colégio nos campos de Piratininga: entre o Planalto, o homem, a fé e as letras. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

2.
PAIVA, J. M.; AGUIAR, T. B.; CRESSONI, F. E.. Participação em banca de Flávia Emília Zanini. O olhar dos jesuítas sobre a cultura indígena - século XVI. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Qualificações de Mestrado
1.
PAIVA, J. M.; AGUIAR, T. B.; CRESSONI, F. E.. Participação em banca de Iara Bottan. O colégio nos Campos de Piratininga: entre o planalto, o homem, a fé e as letras. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CRESSONI, F. E.; MARCONDES, K. H. B.; SANTOS, R. M. dos. Participação em banca de Mônica Coutinho. Cultura surda: construção e lutas históricas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tradução e interpretação em Libras) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

2.
DALFRE, A. P. P.; VILLA, M. B.; CRESSONI, F. E.. Participação em banca de Márcia Aparecida Moreira de Rezende. Jogos de regras: um instrumento de avaliação do desenvolvimento da aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

3.
GUILHERME, C.; ZORZO, V.; CRESSONI, F. E.. Participação em banca de Luana Alves de Abreu. Relações sociais do indivíduo: a contribuição da psicopedagogia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

4.
VILLA, M. B.; DALFRE, A. P. P.; CRESSONI, F. E.. Participação em banca de Aline Maria Malvassore. Música como elemento auxiliar nas aprendizagens escolares. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MALOMALO, B.; TEIXEIRA, I. C. S.; CRESSONI, F. E.. Participação em banca de Maria Nayane Azevedo Pinto.Religiões afro-brasileiras, mulher negra e macumba na poesia de Solano Trindade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

2.
GABARRA, L. O. E.; NASCIMENTO, R. C. C.; CRESSONI, F. E.. Participação em banca de Patrícia Maria Pereira da Costa.A importância da capoeira na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

3.
CRESSONI, F. E.; MONTEIRO, A. O. C.; SILVA, G. C. E.. Participação em banca de Valdenia de Souza Silveira.O ensino de história africana e afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental do município de Redenção (CE), a partir da lei 10.639/2003. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

4.
CRESSONI, F. E.; CORTEZ, R.; PIOVESAN, L.. Participação em banca de Marcela dos Santos; Andrio Rodrigo Mellon.A importância do ensino de arte na escola e sua relação com as demais áreas do conhecimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

5.
CRESSONI, F. E.; CORTEZ, R.; PIOVESAN, L.. Participação em banca de Tamara Canevari.Atendimento educacional especializado para crianças com Síndrome de Down. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

6.
CRESSONI, F. E.; BARBOSA, A.; CORTEZ, R.. Participação em banca de Marina Pessoto de Arruda; Maisa Aparecida Rossini de Campos.Análise da gestão escolar democrática na educação infantil em uma escola do município de Araras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

7.
CRESSONI, F. E.; BUZON, E.; GUILHERME, C.. Participação em banca de Mayara Alves de Medeiros.Qualidade da educação baseada em avaliação externa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

8.
CRESSONI, F. E.; S.C.E.. Participação em banca de Patrícia Aparecida Salvador; Regina de Cassia Grilo.Cuidar e educar através leitura e da escrita. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

9.
CRESSONI, F. E.; S.C.E.. Participação em banca de Gilmar Gabriel Crispim; Paulo Cesár Pereira.Jogos matemáticos: instrumento que auxilia na construção de noções matemáticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

10.
CRESSONI, F. E.; S.C.E.. Participação em banca de Giliane Aparecida Crispim Santos; Terezinha Aparecida Mendes.Ludicidade: uma proposta voltada ao ensino e aprendizagem com significação e estímulos ao aluno na educação infantil, levando em consideração o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

11.
CRESSONI, F. E.; S.C.E.. Participação em banca de Eunice Carvalho Luciano; Vanuce Domingues Grilo.Educação ambiental e reciclagem do lixo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

12.
CRESSONI, F. E.; S.C.E.. Participação em banca de Camila Aparecida dos Reis Ribeiro; Tatiane Almeida Mendes.Música: recurso para uma aprendizagem significativa e contextualizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

13.
CRESSONI, F. E.; S.C.E.. Participação em banca de Ana Cristina Rodrigues Vilela; Denise Antônia Mendes.O brincar na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

14.
CRESSONI, F. E.; S.C.E.. Participação em banca de Adriana Arantes Lino Grilo; Camila Tavares Silva Barra.A televisão possibilitando novos olhares no fazer pedagógico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

15.
CRESSONI, F. E.; S.C.E.. Participação em banca de Adriana de Souza Mandes Crispim; Rosilene Aparecida de Souza.Avaliação escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

16.
CRESSONI, F. E.; ZADOROSNY, Keity Jeruska Alves dos Santos; PIOVESAN, L.. Participação em banca de Cristiane Lima da Silveira Santos.História dos jogos, brincadeiras e brinquedos na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

17.
CRESSONI, F. E.; PAGNI, L. C. M. I.; SANTOS, F. R. S.. Participação em banca de Josilaine Cristina Bueno; uliana da Silva.A utilização de jogos no Ensino Matemático. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

18.
CRESSONI, F. E.; PAGNI, L. C. M. I.; BUZON, E.. Participação em banca de Glória Camargo; Tania Muniz Martins.A influência da televisão na educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

19.
CRESSONI, F. E.; BUZON, E.; PIOVESAN, L.. Participação em banca de Débora Bruna Müller.A construção da autonomia no espaço escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

20.
CRESSONI, F. E.; S.C.E.. Participação em banca de Adeline Arantes Lino; Joice Luciano Sabiá.Bullying: a violência na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

21.
CRESSONI, F. E.; ZADOROSNY, Keity Jeruska Alves dos Santos; BARBOSA, F. D.. Participação em banca de Débora Maldotti.Reflexões acerca do fracasso na aprendizagem de crianças das séries iniciais do ensino fundamental: um projeto social pode contribuir para o sucesso?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

22.
CRESSONI, F. E.; BARBOSA, F. D.; OLIVEIRA, L.G.F.. Participação em banca de Ana Paula Gozetto dos Santos; Cátia Regina M. Gomes.Educação ambiental nas escolas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

23.
CRESSONI, F. E.; BARBOSA, F. D.; OLIVEIRA, L.G.F.. Participação em banca de Ana Paula da Silva; Cintia Luiza Nunes.Educação indígena: reflexos positivos e negativos de uma educação ocidental nos Yanomami. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANDRADE, L. N.; LIMA, I. C.; COSTA, J. S.; CRESSONI, F. E.. Políticas curriculares e gestão educacional. 2017. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

2.
OLIVEIRA, E. R.; LUZ, I. M.; BEDOYA, L. E. T.; CRESSONI, F. E.. História da educação. 2017. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

3.
GABARRA, L. O. E.; FURTADO, C. A.; BRICHTA, L.; CRESSONI, F. E.. História da África. 2017. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

4.
MACHADO, E. G.; AQUINO, J. A.; MOURA JUNIOR, J. F.; CRESSONI, F. E.. Metodologia da pesquisa em Sociologia. 2016. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Encontro Estadual de História do Ceará (ANPUH - CE).Ensino de história, perspectivas afrocentradas e extensão na universidade: a experiência da UNILAB. 2018. (Simpósio).

2.
XVI Congresso de História da Educação do Ceará. Pressupostos para ler a educação intercultural no Brasil colonial. 2017. (Congresso).

3.
II Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul.Problemas de periodização no ensino de História: a questão do paradigma eurocêntrico. 2016. (Seminário).

4.
XII Seminário de História da Educação da UNESP: História das Instituições Escolares, memória e resistência.Problemas de periodização no ensino de história da educação: a questão do paradigma eurocêntrico. 2016. (Seminário).

5.
XII Seminário de Pesquisa de História da Universidade Federal do Ceará.Comunicação oral. 2016. (Seminário).

6.
VII Congresso Internacional de História. Demônios de lá, que ressurgem acá: demonologia, missão e alteridade jesuítica na América portuguesa.. 2015. (Congresso).

7.
Fórum Inclusão e Diversidade - Fórum Pensamento Estratégico (UNICAMP- PENSES). 2014. (Outra).

8.
IX Congresso Científico UNIARARAS - Desafios de viver no século XXI. Documentário: O Renascimento do Parto. 2014. (Congresso).

9.
IX Congresso Científico UNIARARAS - Desafios de viver no século XXI. Doula: novo componente no processo de nascer. 2014. (Congresso).

10.
V Congresso de Educação da AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana). Políticas étnico-raciais e educação: perspectiva multicultural crítica. 2014. (Congresso).

11.
V Congresso de Educação da AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana). Relação entre família e educação no atual contexto social brasileiro. 2014. (Congresso).

12.
VII Fórum de Pós-Graduação em Educação e MBA do Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS. 2014. (Outra).

13.
VI Workshop de Enfermagem.Contexto histórico da violência obstétrica no Brasil. 2014. (Outra).

14.
XI Fórum de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS. 2014. (Outra).

15.
XII Encontro de Alunos EAD - Mobilização dos Saberes.A importância do ensino de história e cultura afro-brasileira na educação infantil: (re) vendo alguns conceitos e práticas. 2014. (Encontro).

16.
X Simpósio Psicologia e Cidadania - Políticas étnico-raciais: compromissos com a formação e atuação profissional.Diversidade étnico-racial: aspectos antropológicos, históricos e educacionais. 2014. (Simpósio).

17.
IX Seminário de História da Educação - Arquivo, memória e História da Educação.Educação e escravidão na América portuguesa: pedagogia jesuítica e alteridade. 2013. (Seminário).

18.
IX Seminário de História da Educação - Arquivo, memória e História da Educação.Educação, ordem e hierarquia: regulamentação do corpo social português seiscentista a partir da pregação desempenhada pelo jesuíta Antônio de Sá. 2013. (Seminário).

19.
IX Seminário de História da Educação da UNESP.EDUCAÇÃO E ESCRAVIDÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA: PEDAGOGIA JESUÍTICA E ALTERIDADE. 2013. (Seminário).

20.
IX Seminário de História da Educação da UNESP.EDUCAÇÃO, ORDEM E HIERARQUIA: REGULAMENTAÇÃO DO CORPO SOCIAL PORTUGÊS SEISCENTISTA A PARTIR DA PREGAÇÃO DESEMPENHADA PELO JESUÍTA ANTÔNIO DE SÁ. 2013. (Seminário).

21.
10 Encontro de Alunos EAD - Mobilização dos Saberes (FHO/Uniararas).Relação entre família e educação no atual contexto social brasileiro. 2012. (Encontro).

22.
Atualizando-se com a Uniararas (FHO/Uniararas).Políticas étnico-raciais. 2012. (Outra).

23.
I Colóquio Cultura e educação na América portuguesa.Pedagogia jesuítica e alteridade: a demonização da alma indígena.. 2012. (Outra).

24.
III Fórum de Pós-Graduação em Educação. 2012. (Outra).

25.
III Fórum de Pós-Graduação em Educação (FHO UNIARARAS). 2012. (Outra).

26.
III Workshop da Pedagogia: reflexões sobre o processo de ensinar e aprender.A espiritualidade fundamentada na educação inaciana a partir da Ratio Studiorum. 2012. (Outra).

27.
III Workshop da Pedagogia: reflexões sobre o processo de ensinar e aprender.Educação superior, teatro e manuais pedagógicos: a educação jesuítica no Brasil colonial a partir de diferentes temas. 2012. (Outra).

28.
IV Fórum de Pòs-Graduação em Educação. 2012. (Outra).

29.
II Workshop do curso de Licenciatura plena em Pedagogia - FHO (UNIARARAS).História da educação no Brasil colonial: aspectos teóricos e metodológicos. 2011. (Outra).

30.
IX Encontro de alunos dos cursos a distância: mobilização dos saberes.Educação para as relações étnico-raciais: estudo das leis 10.639/03 e 11.648/08 em sala de aula. 2011. (Oficina).

31.
VII Feira das Profissões FHO UNIARARAS.Oficina de Práticas de ensino de História para a educação básica (anos iniciais). 2011. (Encontro).

32.
História, Cultura e Religiões: desafios teóricos e metodológicos. 2010. (Encontro).

33.
V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História.Educando pela palavra: a pedagogia da escravidão nos sermões de Antônio Vieira. 2010. (Outra).

34.
V Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica.A demonização da alma indígena: jesuítas e caraibas na Terra de Santa Cruz (1549-1600). 2010. (Simpósio).

35.
I Ciclo de Estudos Regionais do Unar - Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson..Recriando a história: economia cafeeira, urbanização e constituição do poder e mandonismo local em Araras-SP (1850-1930).. 2007. (Outra).

36.
I Simpósio de Educação (parceria entre Unesp, EPTV e Prefeitura Municipal de Rio Claro).. 2007. (Simpósio).

37.
IV Simpósio de Práticas Educativas do Colégio Piracicabano.Educação de senhores de engenho e escravos africanos no Brasil colonial: os sermões de Antônio Vieira como ferramenta pedagógica para a consolidação desse processo. 2007. (Simpósio).

38.
A história da resistência do operariado do ABC na ditadura militar ? Unar. 2006. (Outra).

39.
Audiência Pública sobre o Plano Diretor de Araras (SP) - Área de Cultura.Exposição sobre a importância da criação de um Arquivo Público e Histórico Municipal. 2006. (Outra).

40.
Fotografando o Patrimonio Historico - Comphac.Historia e Memoria - nosso patrimonio cultural faz uma evasao pelo tempo.. 2006. (Encontro).

41.
Semana de Estudos sobre Memória e Ditadura Militar ? Unimep.. 2006. (Outra).

42.
Curso de História Oral e uso de imagens na História ? Museu Paulista e USP. 2005. (Outra).

43.
I Encontro sobre Patrimônio Histórico - Conselho Muncipal do Patrimônio Histórico de Araras (SP). 2005. (Encontro).

44.
II Simpósio de Práticas Educativas do Colégio Piracicabano. 2005. (Simpósio).

45.
I Jornada de Estudos de História.As Relações étnico-raciais em sala de aula.. 2005. (Outra).

46.
Semana de Estudos sobre a América Latina ? Unimep.. 2005. (Encontro).

47.
II Congresso Internacional de Educação de São Paulo. 2004. (Congresso).

48.
I Simpósio de Práticas Educativas do Colégio Piracicabano. 2004. (Simpósio).

49.
I Simpósio Internacional de Educação de Araras. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRESSONI, F. E.; NUNES, C. . XVI Encontro Estadual de História do Ceará. Simpósio Temático 07. Ensino de história e educação para as relações étnicorraciais: fortalecimento das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 em sala de aula. 2018. (Outro).

2.
CRESSONI, F. E.; NEVES NETO, R. M. . VII Encontro Internacional de História Colonial (EIHC). Simpósio Temático 02. Ideias, práticas e representações da missionação jesuítica na modernidade: colonialismo e colonialidade nas Américas, Ásia e África. 2018. (Outro).

3.
CRESSONI, F. E.; MONTEIRO, A. A. ; GUILHERME, C. ; SANTOS, F. R. S. . IV Workshop do curso de Pedagogia. 2013. (Outro).

4.
CRESSONI, F. E.; CAMPOS, N. ; ALVARENGA, C. ; GUILHERME, C. . III Workshop do curso de licenciatura plena em Pedagogia. 2012. (Outro).

5.
CRESSONI, F. E.. II Workshop de Pedagogia: múltiplos olhares sobre o processo educacional. 2011. (Outro).

6.
CRESSONI, F. E.. Curso de Extensão Educação, história e cultura: pedagogia jesuítica na América portuguesa (1549-1759). 2011. (Outro).

7.
CRESSONI, F. E.; SANTOS, M. L. C. ; SILVA, G. P. . I Ciclo de Estudos Regionais do Unar - Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maycon Cleber Araújo Sousa. Educação indígena na América portuguesa quinhentista: estudo do teatro anchietano. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Wendel Damasceno Oliveira. Desobediência epistêmica e movimentos de libertação: a emergência descolonial a partir da experiências de Mário Pinto de Andrade e Amílcar Cabral. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Antônia Cricia das Flores Maciel. Educação, pobreza e desigualdade social no currículo escolar. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

2.
Antônia Márcia dos Santos. Programa Bolsa Família: um programa para reduzir a situação de extrema pobreza das famílias. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

3.
Didier Dantas Cavalcante. As condicionalidades do programa Bolsa Família: educação, saúde e assistência social.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

4.
Antonia Celia Mendes. O Preconceito Racial e a escola: um olhar voltado para a educação infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Promoção da Igualdade Racial no Ambiente Escolar) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

5.
Diego Matos Araújo. Educação e Relações Étnico-raciais ? um estudo de caso sobre os impactos da lei 10639/03 na Escola de Ensino Médio Deputado Ubiratan Diniz Aguiar ? Capistrano/CE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Promoção da Igualdade Racial no Ambiente Escolar) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

6.
Maria Silvanira Costa da Silva. Educação das Relações Étnico-raciais no Contexto do NTPPS: o currículo em ação na E.E.M. Camilo Brasiliense. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Promoção da Igualdade Racial no Ambiente Escolar) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

7.
Verônica Alves Cordeiro. O Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no Município de Redenção. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Promoção da Igualdade Racial no Ambiente Escolar) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

8.
Ariádni Branbilla Cardoso. Presença feminina no ensino superior brasileiro: aspectos históricos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Superior) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

9.
Adilson de Oliveira Graciano. Educando para as relações étnico-raciais: uma análise centrada em uma produção didática impressa. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

10.
Paulo de Tarso Martins. Ideologia e educação. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eliane Alves Gomes. Januzs Korczak: contribuições e impactos na Pedagogia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

2.
Carla Roberta Forsan. Práticas pedagógicas de educação para as relações étnicorraciais na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

3.
Thalita Finisfuerra Galirzoni. O lugar das práticas pedagógicas para educação das relações étnicorraciais na educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

4.
Amabile S. Ferreira; Carla E. Lopes. A visão do erro e a ilusão pela teoria da complexidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

5.
Tatiane Gomes da Silva. Bullying: quando a brincadeira passa dos limites. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

6.
Cintia Rafaela de Souza. Educação e sociedade no mundo antigo: representações simbólicas do universo infantil romano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

7.
Andreza Aparecida Moreira dos Santos. Educação para as relações étnicorraciais: uma proposta centrada na análise das Diretrizes Curriculares Nacionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

8.
Brenda Caroline Lima de Oliveira. Formas de trabalhar com o preconceito étnicorracial no âmbito escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

9.
Débora Navarro Freire; Viviane da Silva Herculano. Bullying: representações simbólicas escolares a partir da perspectiva multicultural crítica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

10.
Catiana Calisto. Retórica da alteridade e pedagogia jesuítica: o auto de São Lourenço e a demonização da alma indígena.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.

11.
Gláucia Fernanda Zorato; Mayara Cristina Hernandez. O surgimento da infância e suas implicações diante da cultura e da sociedade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Orientador: Fabio Eduardo Cressoni.



Outras informações relevantes


Aprovações em concursos públicos:

Aprovado em processo seletivo simplificado para seleção de professor substituto na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na área de Práticas de Ensino de História, conforme publicação no DOU (19/07/2011, seção 03, p. 77).

Aprovado em processo seletivo simplificado para seleção de professor substituto na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), na área de Laboratório de Ensino de História e Fundamentos da Educação, conforme publicação no DOU (15/03/2016, seção 03, p. 52).

Aprovado em processo seletivo simplificado para seleção de professor substituto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na área de História da Educação e Política Educacional, conforme publicação no DOU (05/04/2016, seção 03, p. 30).


Aprovado em concurso público promovido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Instituto de Humanidades e Letras, área: Teoria e ensino da História (cargo: Professor Adjunto - Edital 71/2015), conforme publicação no DOU (06/07/2016, seção 03, p. 95).

Aprovado em concurso público promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Ciências Humanas e Educação, área: Educação, subáreas: História da educação e Política educacional (cargo: Professor Adjunto - Edital 47/2016), conforme publicação no DOU (11/08/2016, seção 03, p. 36).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 15:46:35