Cynthia Cybelle Rodrigues Fernandes Porto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8269379140839762
  • Última atualização do currículo em 04/09/2018


Doutora pelo programa de Pós-graduação em Educação - UFPE e mestre pela mesma universidade, onde se formou em Pedagogia. Especialista em Psicologia na Educação (UFPE). Possui pesquisas na área de Linguagem, trabalhando com os seguintes eixos: Compreensão de Leitura, Leitura nos livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I, Avaliação de larga escala na área de Língua Portuguesa, alfabetização e letramento e sobre a questão da Tarefa de Casa no nível da Educação Infantil. Tem trabalhos técnicos voltados para análise de livros didáticos na área de Letramento/Alfabetização e Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cynthia Cybelle Rodrigues Fernandes Porto
Nome em citações bibliográficas
PORTO, C. C. R. F.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Ensino e avaliação da compreensão de leitura: concepções e práticas de um professor, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Ana Carolina Perrusi Brandão.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Práticas de ensino de compreensão de leitura e conhecimentos de alunos do último ano do Ensino Fundamental I.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Artur Gomes de Morais.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2009
Especialização em Psicologia na Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Práticas de Leitura no 2° ano do 2° ciclo.
Orientador: Artur Gomes de Morais.
2003 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Tarefa de casa na Educação Infantil: sim ou não.
Orientador: Ana Carolina Perrusi Brandão.




Formação Complementar


2009 - 2009
Planejamento de ensino e avaliação na universidade. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2008
Psicanálise, Neurociência e Escrita. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Desenvolvimento de projetos sociais. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2003 - 2006
Inglês avançado.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2005 - 2005
A práxi pedagógica e a alfabetização em EJA. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA - PROPESQ, Carga horária: 20
Outras informações
Atuava no exame de processos de banca examinadoras e expedição de diplomas de mestres e doutores da UFPE.


Prefeitura Municipal de Olinda, P/OLINDA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora 1, Carga horária: 20


Faculdade Decisão, FADE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia, tendo ministrado a disciplina de METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIA DO ENSINO NA MATEMÁTICA, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DIDÁTICA. Além disso, fui professora/ coordenado de projetos de extenção na área de Língua Portuguesa e também coordenando alguns eventos na Faculdade Decisão.


Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Formadora, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviço


Instituto Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico, IPAD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Formadora


Centro universitário Maurício de Nassau - Recife, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora Executora

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenadora do Cursos de Licenciatura em Pedagogia


Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora


Santway/Fundaj, SANTWAY/ FUNDAJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa Educacional


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Executora EAD
Outras informações
Professora do curso de Licenciatura em Letras na Modalidades EAD.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial



Projetos de pesquisa


2006 - 2007
Práticas de Leitura, Produção de textos e Análise Linguística na escola: que propõem os novos livros didáticos? Que pensam e fazem os professores?
Descrição: Atuação como bolsista da pesquisa pelo CONIC/ UFPE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia na Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PORTO, C. C. R. F.. Ensino de leitura: três olhares sobre práticas de compreesão leitora mediantes estratégias e recursos didáticos. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. ANAIS DO XV ENDIPE, 2010., 2010.

2.
PORTO, C. C. R. F.. Ensino de compreensão leitora: propostas de livros didáticos e práticas docentes. In: COLE, 2009, Campinas. O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso Transver o mundo. 30 anos de Cole, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PORTO, C. C. R. F.. Refletindo sobre a Tarefa de casa na Educação Infantil. In: Epenn, 2009, Jõao Pessoa. Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social, 2009.

2.
PORTO, C. C. R. F.. ?Propostas e práticas de compreensão de leitura no ciclo 2 (4ª série) do Ensino Fundamental na rede pública municipal do Recife?.. In: XV CONIC III JOIC, 2007, Recife. ?Propostas e práticas de compreensão de leitura no ciclo 2 (4ª série) do Ensino Fundamental na rede pública municipal do Recife?., 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
PORTO, C. C. R. F.. Práticas de ensino de leitura e conhecimentos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PORTO, C. C. R. F.. Ensino de leitura: três olhares sobre práticas de compreesão leitora mediantes estratégias e recursos didáticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PORTO, C. C. R. F.. Ensino da compreensão leitora: propostas de livros didáticos e práticas docentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PORTO, C. C. R. F.. Refletindo sobre a tarefa de casa na educação infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PORTO, C. C. R. F.. ?Propostas e práticas de compreensão de leitura no ciclo 2 (4ª série) do Ensino Fundamental na rede pública municipal do Recife?.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PORTO, C. C. R. F.. Propostas e práticas dee compreensão de leitura no ciclo 2 (4ª série) do Ensino Fundamental da rede Pública de Reife. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PORTO, C. C. R. F.. Respeito às diferenças. Brasília: MEC, 2012 (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Ministério da Educação Secretaria de Educação Básic).

2.
PORTO, C. C. R. F.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. MEC, 2012 (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Ministério da Educação Secretaria de Educação Básic).

3.
PORTO, C. C. R. F.; CABRAL, A. C. S. P. ; PESSOA, A. C. R. G. . Sequência de atividade para regularidade ortográfica R e RR 2012 (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Ministério da Educação Secretaria de Educação Básic).

4.
PORTO, C. C. R. F.; RIBEIRO, J. R. S ; BRANDÃO, A. C. P . Tarefa de casa na Educação Infantil: Sim ou não? 2008 (Trabalho de conlusão de curso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PORTO, C. C. R. F.. Assessoria pedagógica para professores na área de alfabetização para os anos 1, 2 e 3 da Prefeitura de Camaragibe. 2011.

2.
PESSOA, A. C ; PORTO, C. C. R. F. . Atendimento individualizado a professoras da rede municipal de Camaragibe. 2010.

3.
PESSOA, A. C ; PORTO, C. C. R. F. . Atendimento individualizado a professoras da rede municipal de Camaragibe. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
PORTO, C. C. R. F.. Formação Continuada: ' O Planejamento de ensino e temas específicos na área de Língua Portuguesa - organização do trabalho pedagógico, sequencia didática e livro didático. 2012.

2.
PORTO, C. C. R. F.. Relatos de experiência - PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa). 2012.

3.
PORTO, C. C. R. F.. Formação continuada: 'O planejamento de ensino e temas específicos na área de Língua Portuguesa'. 2011.

4.
PORTO, C. C. R. F.. Avaliação de Livros Didáticos do 1° ao 3º ano do Ensino Fundamental - PNLD/2013 - área de alfabetização e letramento. 2011.

5.
PORTO, C. C. R. F.; SABRINA, B. . Formação Continuada - Educação Infantil: abordagens e práticas para o ensino da leitura. 2010.

6.
PORTO, C. C. R. F.; SABRINNA, B. . Formação Continuada - projeto didático e educação infantil: novas abordagens da língua portuguesa. 2010.

7.
PORTO, C. C. R. F.; GIRAO, F. M. P. . Formação Continuada - Projetos Didáticos de Língua portuguesa na Educação Infantil. 2010.

8.
PORTO, C. C. R. F.; GIRAO, F. M. P. . Formação Continuada - Reformulações das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. 2010.

9.
PORTO, C. C. R. F.; GIRAO, F. M. P. . Formação Continuada: Pedagogia de Projetos. 2010.

10.
PORTO, C. C. R. F.; GIRAO, F. M. P. . Formação Continuada - O trabalho com a Biodiversidade na Educação Infantil. 2010.

11.
PORTO, C. C. R. F.; GIRAO, F. M. P. . Formação Continuada: Refletindo Sobre a Escrita na Educação Infantil. 2009.

12.
GIRAO, F. M. P. ; PORTO, C. C. R. F. . Formação Continuada - Educação Infantil e o trabalho com a consciência fonológica. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
PORTO, C. C. R. F.. Formação continuada do Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PORTO, C. C. R. F.. Formação continuada do Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PORTO, C. C. R. F.. Avaliação de livros didáticos de Alfabetização e letramento e língua portuguesa - PNLD 2016. 2015. (Avaliação de Livros didáticos de Alfabetização).

4.
PORTO, C. C. R. F.. Formação continuada do Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PORTO, C. C. R. F.. Curso de formação de professor alfabetizador: ênfase em ensino da língua portuguesa.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PORTO, C. C. R. F.. Avaliação de livros didáticos de Alfabetização e letramento e língua portuguesa - PNLD 2013. 2012. (Avaliação de Livros didáticos de Alfabetização).

7.
PORTO, C. C. R. F.. Oficina: Jogos e brincadeiras de Matemática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PORTO, C. C. R. F.. Oficina: jogos e brincadeiras de Língua Portuguesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
PORTO, C. C. R. F.. Oficina: jogos e brincadeiras de motricidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
PORTO, C. C. R. F.. Oficina: jogos e brincadeiras com materiais de sucata. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
PORTO, C. C. R. F.. Oficina: jogos e brincadeiras. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
PORTO, C. C. R. F.. Oficina: brincadeiras com música. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
PORTO, C. C. R. F.. Oficina: jogos interativos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
PORTO, C. C. R. F.. Oficina: jogos e brincadeiras cooperativas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
PORTO, C. C. R. F.; GIRÃO, F. M. P . Pedagogia de projetos, biodiversidade e novas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2010. (Farmação de professores da Educação Infantil).

16.
PORTO, C. C. R. F.; GIRÃO, F. M. P . O perfil do professor de Educação Infantil e sua habilidades específicas. 2010. (Farmação de professores da Educação Infantil).

17.
PORTO, C. C. R. F.; GIRÃO, F. M. P . O trabalho com literatura nas creches e pré-escolas. 2009. (Formação de professores de Educação Infantil).

18.
PORTO, C. C. R. F.; GIRÃO, F. M. P . Praticas de escrita na Educação Infantil. 2009. (Formação de professores da Educação Infantil).

19.
PORTO, C. C. R. F.; GIRÃO, F. M. P . Reflexões sobre consciência fonológica na Educação Infantil. 2009. (Farmação de professores da Educação Infantil).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PORTO, C. C. R. F.. Participação em banca de ADRIANA DOS SANTOS RODRIGUES CAVALCANTI. Rodas de histórias: o que leem as professoras da educação infantil para seus alunos? Reflexões sobre mediação docente?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em I CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃ) - Centro de Estudos em Educação e Linguagem.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PORTO, C. C. R. F.. Participação em banca de Paula Vanessa.A importância da música na pré-escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Decisão.

2.
PORTO, C. C. R. F.; FERREIRA, R. M.. Participação em banca de Helane Marques da Silva.A inclusão escolar e suas implicações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Decisão.

3.
PORTO, C. C. R. F.; FERREIRA, R. M.. Participação em banca de Elaine Cristina Santos de Souza.Até que ponto o trabalho infantil interfere na educação?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Decisão.

4.
PORTO, C. C. R. F.; FERREIRA, R. M.. Participação em banca de Ivaniza Maria Silva de Barros.A importância da participação da família na vida escolar da criança nas séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Decisão.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"Psicanálise, Neurociência e Escrita". 2008. (Seminário).

2.
I Conferência municipal da Juventude."Educação: um direito de todos". 2008. (Outra).

3.
Jornada Pedagógica da escoal de Aprendizes de Marinheiros. 2008. (Outra).

4.
XV CONIC III JOIC. ?Propostas e práticas de compreensão de leitura no ciclo 2 (4ª série) do Ensino Fundamental na rede pública municipal do Recife?.. 2007. (Congresso).

5.
Encontro regional dos estudantes de Pedagogia. 2006. (Oficina).

6.
Encontro nacional dos estudantes de Pedagogia.Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PORTO, C. C. R. F.; FERREIRA, R. M. . Semana do Pedagogo. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna Maria Pereira Machado. Práticas de escrita na Educação Infantil: concepções de professoas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu. Orientador: Cynthia Cybelle Rodrigues Fernandes Porto.



Outras informações relevantes


Aprovada no concurso para professor do Ensino Fundamental I da Prefeitura do Recife - 2012
Aprovada no concuros para professora do Ensino Fundamental I da Prefeitura de Olinda - 2011



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:45:52