Paula Carolina Fernandes Montenegro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4650305635889479
  • Última atualização do currículo em 25/04/2018


Possui graduação em Letras: Português e Inglês com as Respectivas Literaturas pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e pós-graduação "lato sensu" em Língua Inglesa pela Universidade Salvador (UNIFACS). Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutoranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando em língua inglesa, formação de professores de línguas, prática reflexiva e abordagem intercultural do ensino de línguas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula Carolina Fernandes Montenegro
Nome em citações bibliográficas
MONTENEGRO, P. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciencias Humanas.
Rua Silveira Martins, 2555
Cabula
41150000 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 31172259


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em LÍNGUA E CULTURA.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Produção e uso de material didático por futuros professores de inglês como língua internacional,
Orientador: Domingos Sávio Pimentel Siqueira.
Palavras-chave: Linguistica Apliada; formação de professores; lingua inglesa; Material Didático.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de Professores.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2011 - 2013
Mestrado em Estudo de Linguagens.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A Relação entre crenças de futuros professores de inglês, suas práticas no contexto de atuação e suas experiências anteriores,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Adelaide Augusta Pereira de Oliveira.
Palavras-chave: lingua inglesa; formação de professores; crenças; Experiências.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de Professores.
2006 - 2007
Especialização em Gestão do Comércio Internacional. (Carga Horária: 440h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: A Empresa de Cigarro Golden Leaf Tobacco Ltda.: Novos Horizontes.
Orientador: Fábio Guedes Gomes.
2004 - 2005
Especialização em Ensino em Língua Inglesa. (Carga Horária: 368h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: O Papel da Motivação no Aprendizado de uma Língua Estrangeira.
Orientador: Adelaide Augusta Pereira de Oliveira.
2000 - 2004
Graduação em Letras: Português e Inglês com as Respectivas Lit..
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Cambridge Advanced English Exam Course. (Carga horária: 160h).
Language Studies International, LSI, Inglaterra.
2005 - 2005
Teorias e Métodos da Linguística Aplicada. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato Espec. Direito Admin., Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisa e Prática do Ensino de Língua Inglesa III / Pesquisa e Prática do Ensino da Língua Inglesa V / Estágio Supervisionado em Língua Inglesa

Atividades

3/2009 - Atual
Ensino, Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Inglês Instrumental; Prática de Ensino; Estágio Supervisionado

Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora/EAD, Carga horária: 40
Outras informações
Fundamentos e Metodologia em Língua Inglesa / Fundamentos e Metodologia em Língua Inglesa II / Estágio Supervisionado em Português III


GOLDEN LEAF TOBACCO LTDA, GLT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Compradora internacional, Carga horária: 44


Casa da Cultura Anglo Americana da Bahia, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica de Ensino, Carga horária: 40


FISK, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20



Outros Projetos


2014 - Atual
Abordagem intercultural no ensino da língua inglesa na escola pública
Descrição: Aplicação dos princípios da abordagem intercultural crítica no ensino da língua inglesa e na produção de material didático no contexto da escola pública no intuito de contribuir para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a Educação Básica e para o desenvolvimento do professor reflexivo em serviço e pré-serviço..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paula Carolina Fernandes Montenegro - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MONTENEGRO, P. C.. Abordagem comunicativa intercultural do ensino da Língua Inglesa na escola pública de Salvador. In: SILVA, A.L.G. da; FIGUEIREDO, C.S.; SALES, M.A.. (Org.). Da Iniciação à docência: ressignificando a prática docente. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2016, v. , p. 75-82.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONTENEGRO, P. C.. Linguagem Humanizadora na Produção de Materiais Didáticos: um recorte intercultural na sala de aula de língua inglesa. In: II Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, 2017, Vitória da Conquista. Seminário GEPRÁXIS, 2017.

2.
MONTENEGRO, P. C.. Crenças sobre o ensino de cultura em aula de língua inglesa. In: V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2014, Goiania. Construções Identitárias de Professores de Línguas. Goiania: Gráfica UFG, 2014. p. 108-118.

3.
MONTENEGRO, P. C.. O impacto das crenças de futuros professores de inglês. In: II Simpósio Línguas e Cultura no mundo, 2013, Salvador. Identidades, Representações, Literaturas e Tradução. Salvador: SETEC/MEC, 2013.

4.
MONTENEGRO, P. C.; OLIVEIRA, A . O mito do falante nativo e a construção de identidade de futuros professores de língua inglesa. In: XI Congresso Internacional da ABECAN, 2011, Salvador. Anais do XI Congresso Internacional da ABECAN, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTENEGRO, P. C.. Crenças sobre o ensino de cultura em aulas de língua inglesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MONTENEGRO, P. C.. O impacto das crenças na prática de futuros professores de inglês. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MONTENEGRO, P. C.. Formação crítica: uma leitura dos PCNs para o ensino médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MONTENEGRO, P. C.; OLIVEIRA, A . O mito do falante nativo e a identidade de futuros professores de língua inglesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MONTENEGRO, P. C.. Crenças de professores de língua inglesa no contexto da escola púplica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, A; MONTENEGRO, P. C.. Participação em banca de Tuanne Dias França.Visão e abordagem de cultura de professores de inglês como língua estrangeira de escolas públicas de Salvador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, I. L.; MONTENEGRO, P. C.. Participação em banca de Regianne Cristina Teixeira Brandão.A viabilidade do ensino de língua inglesa na educação infantil em escolas públicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
OLIVEIRA, A; MONTENEGRO, P. C.. Participação em banca de Carina Sales Barreto Ribeiro.Desenvolvimento da oralidade em língua inglesa com alunos do 2 ano do fundamental I de escolas municipais de Salvador. 2014.

4.
MONTENEGRO, P. C.; OLIVEIRA, A. Participação em banca de Eliton P. Rodrigues da Silva.Teoria e prática: grade curricular da licenciatura em Letras com habilitação em língua inglesa e sua implicação na prática docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
MONTENEGRO, P. C.. Participação em banca de Allan Campos Castro.Trabalhando com linhas de concordância. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
MONTENEGRO, P. C.. Participação em banca de Juliane Borges de Souza.A utilização da leitura crítica no contexto das aulas de inglês: um breve experimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
MONTENEGRO, P. C.. Participação em banca de Jorge Bahia.O uso de Warm Ups e a teoria de inteligência múltiplas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
MONTENEGRO, P. C.. Participação em banca de Fábio Costa Santos Júnior.O perfil dos professores de inglês das escolas públicas de Salvador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
MONTENEGRO, P. C.. Participação em banca de Antonio Marques da SIlva.A abordagem intercultural no ensino de língua inglesa: priorizar a formação docente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
MONTENEGRO, P. C.. Participação em banca de Roberto Cézar Reis da Costa.Representações sociais do professor de inglês metaforizadas por discentes universitários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
MONTENEGRO, P. C.. Participação em banca de Soraya Cardoso Seara e Zenaide Barreto dos Santos.Crenças e metodologias no ensino da língua inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Salvador.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Diálogos entre a Pós e a Graduação.Produção e uso de material didático: formando futuros professores de inglês. 2017. (Seminário).

2.
II Semana de Letras-Língua Inglesa.PIBID and Teaching Practice Experiences. 2016. (Seminário).

3.
I Semana de Letras.The intercultural approach to teaching English in public schools. 2014. (Outra).

4.
V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Língua. Crenças sobre o ensino de cultura em aulas de língua inglesa. 2014. (Congresso).

5.
II Simpósio de línguas e culturas no mundo.O impacto das crenças na prática de futuros professores de inglês. 2013. (Simpósio).

6.
II Seminário de pesquisa do CEPLLI.Mediadora. 2012. (Seminário).

7.
Programa de pós-graduação em estudos de linguagens.Mesa redonda: Estudos em Linguística Aplicada. 2012. (Outra).

8.
I SEFELI.Crenças de professores de língua inglesa no contexto da escola pública. 2011. (Seminário).

9.
Práticas docentes possíveis: o professor que faz a diferença em aulas de língua estrangeiraLÍ.Formação crítica: uma leitura dos PCNs para o ensino médio. 2011. (Outra).

10.
XI Congresso Internacional da ABECAN. O mito do falante nativo e a identidade de fututros professores de língua inglesa. 2011. (Congresso).

11.
XI Seminário de Linguística Aplicada. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTENEGRO, P. C.. III Seminário Local de Avaliação PIBID. 2016. (Outro).

2.
MONTENEGRO, P. C.. I Semana de Letras. 2014. (Outro).

3.
MONTENEGRO, P. C.. II SELETRAS. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Roque Cruz. Aprender a fazer: relatos de professores de inglês em serviço. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Cássia Nascimento Silva. A influência das crenças de professores formadores nas ações de dos futuros professores. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edlene Sampaio. Ensino de inglês à distância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Paula Carolina Fernandes Montenegro.

2.
Nara Miranda de Jesus. O desenvolvimento da habilidade auditiva através do uso da música em crianças de 10 a 12 anos e sua importância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Paula Carolina Fernandes Montenegro.

3.
Lorena Andrade. O ensino da língua inglesa par jovens e adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Paula Carolina Fernandes Montenegro.

4.
Adriana Pereira dos Santos. A aquisição da pronúncia de língua inglesa e a auto estima dos estudantes de Letras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Paula Carolina Fernandes Montenegro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 21:56:27