Cristiane Braga Passos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8588674709525196
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Graduada em Letras - Habilitação Português/Inglês pela Universidade Católica de Pelotas (1993), Habilitação em Língua Espanhola pela Universidade Católica de Pelotas (1998); Especializações Língua e Literatura Espanhola (C.A.P) pela Universidad de León na Espanha (2001); Especializações Língua e Literatura: Metodologia de Ensino de Espanhol a Nativos de Português pela Universidade Católica de Pelotas (2003); Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Anhanguera de Rio Grande (2007), Professora Pesquisadora da CAPES/UAB - Universidade Federal de Pelotas (2008), Mestre em Letras - área de concentração Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2009). Professora do Curso Preparatório Média 10 - Michigan, professora Espanhol desde (2002) e Professora do Centro de Idiomas - MAB, professora de Espanhol desde (1998). Cursou na condição de Aluna Especial o Doutorado em Educação (2010) - UFPel. Prêmio CONAHPA (2011) - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem - Categoria Educacional. Título da Hipermídia: Aula de Espanhol. Metodología para la Enseñanza de Español como Lengua Extranjera y Segunda Lengua - Universidad de Chile (2016). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiane Braga Passos
Nome em citações bibliográficas
PASSOS, C. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, UAB.
Rua Gomes Carneiro, 01
Centro
96010610 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 32844090
URL da Homepage: www.ufpel.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010 interrompida
Doutorado interrompido em 2011 em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Tecnologia na Formação de Professores de Língua Estrangeira,
Orientador: Rosaria Sperotto.
Ano de interrupção: 2011
Palavras-chave: Educação a Distancia; formação professores; lingua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2009
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Do Giz ao Pen Drive: o professor e suas comunidades de ensino de LE,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Vilson José Leffa.
2009 interrompida
Especialização interrompida em 2009 em Didatica e metodologia do ensino superior. (Carga Horária: 180h).
Faculdade Atlântico Sul de Pelotas, ATLANTICOSUL/PEL, Brasil.
Título: Atuação dos professores na aula de LE.
Ano de interrupção: 2009
2003 - 2004
Especialização em Pós-Graduação da Lingua Espanhola. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Mafalda: Una Propuesta de Enseñanza Entretenida.
Orientador: Clara Emilia da Silva dos Santos.
2000 - 2001
Especialização em Formação de professores de Espanhol. (Carga Horária: 300h).
Universidad de Léon, UNILEON, Espanha.
Título: Metodologia y Enseñanza de español para Brasileños.
Orientador: Sagrario Flores.
1996 - 1998
Graduação em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
1989 - 1993
Graduação em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Metodología para la Enseñanza de Español como Lengua Extranjera y Segunda L. (Carga horária: 40h).
Universidade de Chile, UCHILE, Chile.
2010 - 2010
Vigotsky. (Carga horária: 15h).
Instituto Profícere, IP, Brasil.
2009 - 2009
Escrita de Artigos Científicos. (Carga horária: 12h).
Instituto Profícere, PROFÍCERE, Brasil.
2007 - 2007
Actualizacion p. prof. brasileños de espanhol. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2004 - 2004
Actualización para profesores de Español c/LE. (Carga horária: 20h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
2002 - 2002
Diploma de Español Como LE. (Carga horária: 15h).
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2000 - 2000
Actualización para profesores de Español c/LE. (Carga horária: 15h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
1999 - 1999
Actualización para profesores de Español c/LE. (Carga horária: 16h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
1998 - 1998
Actualización para profesores de Español c/LE. (Carga horária: 60h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
1997 - 1997
Extensão universitária em A Gramatica Textual. (Carga horária: 40h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
1983 - 1984
Inglês.
Centro de Estudos Europa, C.E.E., Espanha.


Atuação Profissional



UFPEL/UAB, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Bolsista da CAPES, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora da UAB/CAPES, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Bolsista da UAB/CAPES

Atividades

10/2017 - Atual
Ensino, Letras Espanhol à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola 1
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras Espanhol à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola 6
09/2017 - 11/2017
Ensino, Letras Espanhol à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreenção e Produção Escrita em Língua Espanhola
03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras Espanhol à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola 5
03/2016 - 08/2016
Ensino, Letras Espanhol à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola 4
09/2015 - 12/2015
Ensino, Letras Espanhol à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada 3
03/2015 - 07/2015
Ensino, Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Evolução da Língua Espanhola
03/2015 - 07/2015
Ensino, Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola 2
8/2014 - 12/2014
Ensino, Letras Espanhol à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguistica Aplicada 1
08/2013 - 12/2013
Ensino, Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada 2
05/2013 - 10/2013
Ensino, Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola 2
08/2012 - 01/2013
Ensino, Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Evolução da Língua Espanhola
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola 2
03/2010 - 07/2010
Ensino, Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola 2
10/2008 - 02/2009
Ensino, Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Espanhola II

Pré Vestibular Michigan, MICHIGAN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Linguas, Carga horária: 12

Atividades

03/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol

MAB - Centro de Idiomas, MAB, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Linguas, Carga horária: 15

Atividades

07/1998 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol

Faculdade Atlântico Sul - Rio Grande, FAS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16


mario quintana, MQ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Bixo Pré-Vestibular, BIXO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Línguas, Carga horária: 8

Atividades

02/2002 - 02/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol
02/2002 - 02/2009
Serviços técnicos especializados , Pré-Vestibular, .

Serviço realizado
Apostilas 2002 - 2009.

UFPEL - CAVG, CAVG, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2000 - 03/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol

Escola Mario Quintana, MQ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Prof. Ens. Fundamental/Medio, Carga horária: 28

Atividades

2/2002 - 2/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Espanhola de 5ª a 8ª serie
2/1999 - 2/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Espanhola de 1º a 3º Grau

Escola Érico Veríssimo, E.V, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/1998 - 02/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cargo de confiança da Reitoria.

Atividades

03/1995 - 12/1998
Serviços técnicos especializados , FAU, .

Serviço realizado
Triagem das correspondências internacionais - cargo de confiança.


Projetos de pesquisa


2008 - Atual
Aquisição da Segunda Língua
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Prêmio CONAHPA de Hipermídia para Aprendizagem 2011. Categoria Educacional., CONAHPA.
2007
Professora Homenageada, Administração de Empresas/ FAS.
2006
PORTARIA DE LOUVOR, Faculdade Atlantico Sul.
2006
Professora Homenageada, Administração de Empresas/ FAS.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
PASSOS, C. B.. La Educación en Brasil y Los Estudios Superiores Universitarios en Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
PASSOS, C. B.. La memoria del trabajo industrial en Río Grande del Sur (Brasil): inventario y disponibilización de Acervos Fotográficos Institucionales., 2012. (Tradução/Artigo).

2.
PASSOS, C. B.. El Museo del conocimiento para todos: Museo Inclusivo de Universidad Federal de Pelotas/Brasil, 2012. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
PASSOS, C. B.. Espanhol para Vestibular - Michigan e Média 10. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Espanhol para Vestibular).

2.
PASSOS, C. B.; LACERDA, D. . Espanhol II. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Virtual para Curso de Formação de Professores).

3.
PASSOS, C. B.. Espanhol para Vestibular - MIchigan e Média 10. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Libro Didático).

4.
PASSOS, C. B.. Espanhol para vestibular - Michigan e Média 10. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Libro Didático).

5.
PASSOS, C. B.. Bixo Pré-Vestibular. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Espanhol para Vestibular).

6.
PASSOS, C. B.. Espanhol para Vestibular - MIchigan. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Libro Didático).

7.
PASSOS, C. B.. Bixo Pré-Vestibular. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Espanhol para Vestibular).

8.
PASSOS, C. B.. Espanhol para Vestibular - Michigan. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Libro Didático).

9.
PASSOS, C. B.. Bixo Pré-Vestibular. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Espanhol para Vestibular).

10.
PASSOS, C. B.. Espanhol para Vestibular - Michigan. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Libro Didático).

11.
PASSOS, C. B.. Bixo Pré-Vestibular. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Espanhol para Vestibular).

12.
PASSOS, C. B.. Espanhol para Vestibular - Michigan. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Libro Didático).

13.
PASSOS, C. B.. Bixo Pré-Vestibular. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Espanhol para Vestibular).

14.
PASSOS, C. B.. Espanhol I,II,III,IV - Michigan. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Libro Didático Michigan).

15.
PASSOS, C. B.. Bixo Pré-Vestibular. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Espanhol para Vestibular).

16.
PASSOS, C. B.. Espanhol I,II,III,IV - Michigan. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Poligrafo Didatico).

17.
PASSOS, C. B.. Bixo. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Espanhol para Vestibular).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PASSOS, C. B.; BLANK, C. A.. Ata de avaliação da prova de entrevista - Professor Tutor de Espanhol. 2014. UFPEL/UAB.

2.
BRUM, J. C.; GOMES, M. M.; MENDONZA, Maria Pía Sassi; BLUMENTRITT, L. B.; PASSOS, C. B.; RODRIGUES, L. S. P.. Processo para Tutor Presencial do Curso de Letras Espanhol à Distância. 2012. UFPEL/UAB.

3.
PASSOS, C. B.; LUZARDO, J.. Seleção dos bolsistas Professores Tutores de Espanhol a Distancia. 2009. UFPEL/UAB.

4.
PASSOS, C. B.; PEDERZZOLI, A.L.; LORENA, C. Seleção dos bolsistas Professores Tutores de Espanhol a Distancia. 2008. UFPEL/UAB.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Capacitação de Professores.Capacitação de Professores. 2010. (Encontro).

2.
Defesa de Tese de Doutorado: "Entre a Privação e o Silenciamento - o sujeito do desejo na trama discursiva de todo sobre Mi Madre". 2010. (Outra).

3.
Palestra: Por que ensinar/aprender Gramática? O caso dos Prefixox. 2009. (Outra).

4.
Banca de Dissertação de Mestrado: "Ensino de Língua Estrangeira para Crianças - entre o 'todo'e a 'parte'- uma análise da dinâmica das Crenças de uma Professora e de seus Alunos. 2008. (Outra).

5.
Aula Inaugural "O Processamento nas Interfaces - Questões Gerais e a Língua Indígena KARAJÁ". 2006. (Outra).

6.
Banca de Dissertação de Mestrado "O Papel da Instrução Explícita/Aprendizagem de Estruturas do Espanhol por Falantes do Português". 2006. (Outra).

7.
VII Encontro do CELSUL. 2006. (Encontro).

8.
Formación de Profesorado dev I.C.E/ Univ. de Leon.Los Estudios Superiores Universitarios en Brasil. 2001. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniel Freitas da Silva. Oralidade em língua Espanhola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia) - UFPEL/UAB. Orientador: Cristiane Braga Passos.

2.
Eliane D.G. Santos. Os diferentes métodos de abordagens e a importância do ouvir em Espanhol. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia) - UFPEL/UAB. Orientador: Cristiane Braga Passos.

3.
Lidiane Rochel Madruga. A utilização de tecnologias de informação e comunicação no ensino da Língua Espanhola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia) - UFPEL/UAB. Orientador: Cristiane Braga Passos.

4.
Alice Kinzel Fauth. Espanhol e castelhano: Línguas diferentes ou mito?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia) - UFPEL/UAB. Orientador: Cristiane Braga Passos.

5.
Telma Pereira Becker. Material didático e/ou recurso didático: definição e função. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia) - UFPEL/UAB. Orientador: Cristiane Braga Passos.

6.
Claudiomiro Borges Henrique. Uma nova visão na arte de ensinar Língua Espanhola no Ensino Fudamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia) - UFPEL/UAB. Orientador: Cristiane Braga Passos.

7.
Delmiro Faustino Correa Acosta. Motivação em Língua Estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia) - UFPEL/UAB. Orientador: Cristiane Braga Passos.

8.
Claudia Roberta Canabarro Munhoz. A Língua Espanhola como inclusão social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia) - UFPEL/UAB. Orientador: Cristiane Braga Passos.

9.
Andrea Amoza de Aguiar. A abordagem comunicativa no ensino-aprendizagem da Língua Espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia) - UFPEL/UAB. Orientador: Cristiane Braga Passos.

10.
Andréia Siqueira Tavares. Motivação na aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia) - UFPEL/UAB. Orientador: Cristiane Braga Passos.

11.
Andréa Amarillo Maron. As dificuldades do ensino de Língua Espanhola na sala de aula:Interferência do Portunhol para o ensino-aprendizagem da Língua Espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia) - UFPEL/UAB. Orientador: Cristiane Braga Passos.

12.
Alex da Cunha Rodrigues. Línguas em contato: A influência de alunos uruguaios em classes de ELE nas Escolas de Fronteira do Extremo Sul Brasil/Uruguai. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licen.Form.de Prof. de Esp. em LE a distancia) - UFPEL/UAB. Orientador: Cristiane Braga Passos.



Outras informações relevantes


Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira - Notificação de Classificação (2002).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 2:30:38