Iomara Barros de Sousa

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  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Possui licenciatura (2007) e bacharel (2010) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Educação Básica modalidade no ensino de Geografia pela Faculdade de Formação de Professores (FFP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Geografia (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Rio Claro/SP. Têm experiência no ensino de Geografia na Educação Básica (Ensino Fundamental II, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio) e no Ensino Superior. e-mail: contatoiomara@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iomara Barros de Sousa
Nome em citações bibliográficas
Silva, I.B.D;Sousa, I.B;SOUSA, I. B


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em Geografia (Organizacao do Espaco).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A formação continuada de professores de Geografia em geotecnologias aplicadas à Cartografia: experiência de Pesquisa-Ação Pedagógica (PAPe) no Ensino Fundamental II, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria Isabel Castreghini de Freitas.
Coorientador: Ana Claudia Ramos Sacramento.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Geografia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Geotecnologias e Recursos de Multimídia no Ensino de Cartografia: Percepção Socioambiental do Rio Alcântara no Município de São Gonçalo/RJ,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: André Reyes Novaes.
2008 - 2009
Especialização em Educação Básica/ Ensino de Geografia. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Geotecnologias como recurso didático no ensino básico ? um estudo de caso junto aos professores de Geografia da rede pública.
Orientador: Prof. Dr.Rafael Silva de Barros.
2003 - 2010
Graduação em Geografia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Sistemas de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto como recursos didáticos no ensino básico- um estudo de caso junto aos professores da rede pública do Estado do Rio de Janeiro.
Orientador: Prof.Dr.Angelica Carvalho Di Maio.
2003 - 2007
Graduação em Geografia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação Clélia Nanci - Curso Normal, IECN, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Mídias na Educação. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em GeoAula II: novas tecnologias nas aulas de Geograf. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2009 - 2009
XII Curso de Uso Escolar de Sensoriamento Remoto. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
2007 - 2009
Geografia. (Carga horária: 120h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em O trabalho com a linguagem na escola. (Carga horária: 42h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2005 - 2005
Campanha de Arborização Urbana. (Carga horária: 32h).
Centro de Educação Ambiental Protetores da Vida, CEA, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Introdução ao Museu da Vida. (Carga horária: 40h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária na graduação em Geografia, Carga horária: 4
Outras informações
Lecionei aulas na disciplina "Instrumentação para o Ensino de Geografia" do curso de Licenciatura em Geografia da UNESP/ Rio Claro. Orientei alunos na elaboração de atividades práticas cujo professor responsável da disciplina foi José Gilberto de Souza.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária na graduação em Geografia, Carga horária: 4
Outras informações
Lecionei aulas na displina de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Banco de Dados do curso de Licenciatura em Geografia da UNESP/ Rio Claro. Auxiliei a professora Maria Isabel Castreghini de Freitas na elaboração das aulas teóricas e oficinas, como também no desenvolvimento de provas e na avaliação de trabalhos.


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente de Geografia, Carga horária: 16
Outras informações
Admitido após concurso de provas, títulos homologado em 2008. Em 04 de julho de 2011, o funcionário solicitou exoneração do cargo de Docente I - Geografia da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.


CIEP 440- Major Joaquim de Azeredo Coutinho, CIEP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Cargo Prof II Regente- Contrato Temporário, Carga horária: 22
Outras informações
Atuou como docente em turma do 1º ano de escolaridade no período de 18/07/2003 a 31/12/2003 no CIEP 440- Major Joaquim de Azeredo Coutinho que pertence a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.


Prefeitura Municipal de Niterói, PMN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Geografia, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhando com AutoCAD 2003, Access aplicado à análise ambiental e urbana do município de Niterói (RJ) através da interpretação dos mapas referentes aos loteamentos da área no programa AutoCad 2003 e imagem Ikonos. Para tanto, realizavam-se idas a campo portando do GPS para verificação das coordenadas geográficas.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista no Programa PIBIC-UFF/CNPQ no projeto " Desenvolvimento do Banco de Germoplasma do Morro do Gragoatá, Niterói/RJ", desenvolvido pelo Laboratório Horto-Viveiro (LAHVI-UFF).

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do Programa de Apoio à Prática Discente 2006 da Subcoordenadoria de Apoio à Prática Pedagógica Discente da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (PROAC) da UFF, sob a orientação do Prof. Dr. Valter do Carmo Cruz

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista de extensão do projeto da Profª Drª. Angelica Carvalho Di Maio intitulado " GeoAula II: novas tecnologias nas aulas de Geografia do ensino básico".

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do Programa de Apoio à Prática Discente 2006 da Subcoordenadoria de Apoio à Prática Pedagógica Discente da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (PROAC) da UFF, sob a orientação do Prof. Dr. Jailson de Souza e Silva.


Prefeitura Municipal de Macaé, PM/Macaé, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente de Geografia, Carga horária: 12


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como estagiária no Espaço Biodescoberta do Museu da Vida.


Prefeitura Municipal de Itaboraí, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2105
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente do ensino fundamental II_Geografia, Carga horária: 14
Outras informações
Admitido após concurso de provas, títulos homologado em 2011. Em 2015, o funcionário solicitou afastamento do cargo de Docente I - Geografia da rede de ensino.


Centro Educacional Gonçalense, CEG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia
Outras informações
Lecionava na disciplina de Geografia nas turmas do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio no ano letivo de 2007.



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
GEOEDUC - Geoinformação em Projetos Educativos
Descrição: Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver material instrucional e propor metodologia educativa voltada para estudos ambientais a partir do desenvolvimento de sistemas integrados, baseados em aplicativos livres e gratuitos, em especial os sistemas de informação geográfica. As bases de dados serão construídas com dados sobre recursos hídricos, unidades de conservação da natureza, áreas agrícolas e saúde. O Projeto atenderá um público ligado à educação escolar e a sociedade de maneira geral. O Projeto integra as seguintes fases: atualização do sítio na Internet GEODEN - Geotecnologias Digitais no Ensino - (www.uff.br/geoden), inclusão de material novo no módulo de meio ambiente, em especial uma cartilha eletrônica sobre o Lixo, além da inserção de atividades novas (Bicho não é lixo!), atualização dos bancos de dados, já existentes, e avanços no Projeto GEOIDEA (Geotecnologia como instrumento da inclusão digital e educação ambiental) Biomas (FAPERJ E-26/110.200/2007), GEOIDEA Saúde e GEOIDEA Rural, criação de atividades educativas e implementação via web. As atividades educativas envolvem o aplicativo EduSPRING (derivado do software gratuito SPRING/INPE), desenvolvido no âmbito do Projeto GEOIDEA Biomas, na sua execução. As atividades são voltadas para cartografia escolar e educação ambiental apoiadas na geoinformação. O sítio também integra o projeto Riso (Rede de informações solidárias para o Rio de Janeiro) que será também atualizado, com a ampliação do banco de dados com os acessos a cursos pré-vestibulares gratuitos no estado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Iomara Barros de Sousa - Integrante / Angelica Carvalho Di Maio - Coordenador / Elias Ribeiro de Arruda Junior - Integrante / Fabio Ferreira Dias - Integrante / Ines Mario Nosoline - Integrante / Marcus Vinícius Alves de Carvalho - Integrante / Maria Isabel Castreghini de Freitas - Integrante.
2010 - Atual
Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia (GEOCART)
Descrição: O grupo de pesquisa tem desenvolvido trabalhos em geotecnologias, principalmente Cartografia Digital, Cartografia Temática, Sistema de Informação Geográfica e Sensoriamento Remoto aplicados a estudos geográficos. Os estudos correspondem a procedimentos metodológicos de mapeamento e representação cartográfica de aspectos do meio urbano e rural como por exemplos: análise da vulnerabilidade socioambiental, a análise da dinâmica da refuncionalização de áreas industriais e áreas residuais urbanas, incluindo brownfields; modelagem espacial e cartografia aplicada ao zoneamento ambiental; metodologias de cartografia temática para a elaboração de documentos cartográficos de síntese. Além disso, compõem o grupo, pesquisadores dedicados à desenvolvimento e aprimoramento de metodologias de ensino e de produção de material didático de cartografia e de geotecnologias em estudos geográficos, relativos a elaboração de atlas municipais escolares, jogos cartográficos e cartografia tátil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2006 - 2007
Geotecnologias Digitais no Ensino

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Angelica Carvalho Di Maio em 16/10/2014.
Descrição: Este trabalho analisou a situação das aulas de geografia em escolas da rede pública de ensino básico, no Rio de Janeiro, com relação ao uso de recursos tecnológicos como o computador, a Internet, cartografia, dados de sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica. Os dados coletados subsidiaram a geração de material educacional em ambiente digital e avaliou, junto a professores e alunos, o ensino informatizado de geotecnologias pela Internet. Este trabalho foi uma adaptação, aprimoramento e continuação com novos desenvolvimentos de pesquisa realizada pela pesquisadora responsável, na qual foram desenvolvidas unidades instrucionais digitais, abrangendo cartografia, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica (SIG), enfatizando as transformações ambientais e o uso de dados atuais. Foi gerado um protótipo denominado GEODEM - Geotecnologias Digitais no Ensino Médio. O protótipo foi estruturado em três módulos, com textos, exercícios, curiosidades, leitura complementar e sugestões de "sites" para interação. Utilizou-se para a realização de exercícios o SIG de domínio público SPRING, desenvolvido pelo INPE, com adequações para as aplicações no ensino. As avaliações apontaram para uma perspectiva positiva quanto a introdução de novas tecnologias informatizadas como uma contribuição para melhoria do ensino. Neste sentido, foi dada continuidade da pesquisa, realizada no estado de São Paulo com apoio da FAPESP, com a melhoria do sistema em vigor e adaptação do GEODEM, com exemplos e atividades voltadas para a exploração de dados e informações do Estado do Rio de Janeiro, amparados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Uma Segunda etapa envolveu o desenvolvimento e testes de um novo protótipo voltado para o ensino fundamental, o GEODEF (Geotecnologias Digitais no Ensino Fundamental), nos mesmo moldes do GEODEM. Ao final foi gerada uma única homepage denominada GEODEN (Geotecnologias Digitais no Ensino), na qual o professor pode, ao acessar, opta..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2007
GEOAUL@: Novas Tecnologias nas aulas de Geografia do Ensino Básico

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Angelica Carvalho Di Maio em 16/10/2014.
Descrição: O objetivo do projeto é disseminar novas tecnologias no ensino de Geografia a partir da capacitação de professores no uso de tecnologias ( imagens orbitais, Internet, GPS e sistemas de informações geográficas). Este projeto realizou cursos de capacitação para professores do ensino básico no uso das geotecnologias como meio de revitalização das aulas de Geografia, em especial na rede pública de ensino. O Curso visa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e está diretamente relacionado com os Projetos de GEODEN/FAPESP/FAPERJ e GEOIDEA/FAPERJ. Já houve o GEOAULA I, (Niterói/RJ) II (São Gonçalo/RJ) e III (Santo Antônio de Pádua/RJ), com a poio da PROEX/UFF...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
ICA Travel Award, Dresden, Alemanha, Internacional Cartographic Association (ICA).
2009
X Encontro de Geociências intitulado: Geotecnologias aplicadas à Geografia Escolar: uma proposta metodológica para o Ensino Fundamental, Universidade Federal Fluminense.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2SOUSA, I. B2018SOUSA, I. B. Geotecnologias aplicadas ao ensino de Cartografia: experiência com o Google Earth e o GPS no Ensino Fundamental II. PESQUISAR - REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA, v. 5, p. 2-18, 2018.

2.
1SOUSA, I. B2018SOUSA, I. B; FREITAS, M. I. C. . Tecnologias utilizadas na produção de mapas: novas perspectivas didáticas no Ensino Fundamental II. RBC. REVISTA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA (ONLINE), v. 70, p. 1715-1733, 2018.

3.
3SOUSA, I. B2015SOUSA, I. B; JORDAO, B. G. F. . Geotecnologias como recursos didáticos em apoio ao ensino de Cartografia nas aulas de Geografia do ensino básico. Caminhos da Geografia (UFU. Online), v. 16, p. 150-163, 2015.

4.
4SOUSA, I. B2013SOUSA, I. B; GAMA, S. V. G. . O Desafio Metropolitano: um estudo sobre a problemática sócio-espacial nas metrópoles brasileiras. Estudos Geográficos (UNESP), v. 11, p. 138-141, 2013.

5.
5SOUSA, I. B2012SOUSA, I. B; DI MAIO, A. C. . Geotecnologias no ensino básico: um estudo de caso junto aos professores da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Revista Tamoios, v. 8, p. 29-39, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUSA, I. B. Geotecnologias e Recursos de Multimídia na Cartografia Escolar. 1a. ed. Bati: Novas Edições Acadêmicas, 2017. 99p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, I. B; DI MAIO, A. C. . Evaluating the use of geotechnology and multimedia resources in Cartography lessons for environmental studies. In: Claudia Robbi Sluter; Carla Bernadete Madureira Cruz; Paulo Márcio Leal de Menezes. (Org.). Cartography - Maps Connecting the World. 13ed.Nova Iorque: Springer, 2015, v. 27, p. 309-320.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, I. B. Formação continuada de professores em exercício: as geotecnologias aplicadas ao ensino de Cartografia nas aulas de Geografia. In: XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia- ENPEG, 2017, Belo Horizonte. Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte, 2017. p. 2103-2114.

2.
SOUSA, I. B. Geotecnologias como materiais instrucionais no ensino de Cartografia Escolar. In: XIII Seminário da Pós-Graduação em Geografia, 2017, Rio Claro. ?40 anos de contribuição à Geografia Brasileira?, 2017. p. 1040-1055.

3.
SOUSA, I. B; FREITAS, M. I. C. . Cartografia Digital, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas aplicados à Cartografia Escolar: novas perspectivas para as práticas docentes em Geografia no Ensino Fundamental II. In: XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia, 2017, Rio de Janeiro. A Cartografia e a Soberania Nacional: a consolidação das fronteiras e limites, 2017. p. 1357-1361.

4.
DI MAIO, A. C. ; Sousa, I.B ; SANTOS, K. M. G. E. ; VIANA, M. B. P. ; SANTOS, E. P. . Projetos educativos do portal GEODEN: Geoinformação para cidadania. In: XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia e XXVI Exposicarta, 2017, Rio de Janeiro. A CARTOGRAFIA E A SOBERANIA NACIONAL: A CONSOLIDAÇÃO DAS FRONTEIRAS E LIMITES, 2017. p. 1352-1356.

5.
SOUSA, I. B; FREITAS, M. I. C. . Desafios e Potencialidades das práticas docentes: o uso de geotecnologias nas aulas de Geografia da Educação Básica. In: IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2016, Goiânia. 20 anos de Colóquio: percursos e perspectivas da Cartografia para Crianças e Escolares, 2016. p. 109-115.

6.
SOUSA, I. B. Práticas pedagógicas e saberes docentes: a formação continuada de professores de Geografia e o uso das Geotecnologias no Ensino Fundamental II. In: VI Seminário Vozes da Educação 20 anos: Memórias, Políticas e Formação Docente, 2016, São Gonçalo. VI Seminário Vozes da Educação 20 anos: Memórias, Políticas e Formação Docente, 2016. v. 1. p. 1-10.

7.
SOUSA, I. B. Mapeando Meu Rio: plataforma de mapeamento online e recursos de multimídia no ensino de Cartografia para o estudo do meio ambiente. In: II Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia, 2016, Goiânia. As contribuições da Geografia Física para o ensino de Geografia, 2016. v. 2. p. 366-375.

8.
SOUSA, I. B; DI MAIO, A. C. . Socio enviromental perception of the living space: implementing Chernoff Faces method in the secondary school. In: 27th International Cartographic Conference, 2015, Rio de Janeiro. Maps Connecting the World, 2015.

9.
SOUSA, I. B; DI MAIO, A. C. . Evaluating the use of geotechnology and multimedia resources in Cartography lessons for environmental studies. In: 27th International Cartographic Conference, 2015, Rio de Janeiro. Maps Connecting the World, 2015. p. 978-85-88783119.

10.
SOUSA, I. B. O mapa mental como recurso didático no ensino de Geografia: uma análise da percepção socioambiental do Rio Alcântara no município de São Gonçalo/Rj. In: XI Encontro Nacional da ANPEGE, 2015, Presidente Prudente. A diversidade da Geografia Brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação, 2015. p. 3750-3760.

11.
SOUSA, I. B. Analysis of socioenvironmental perception on 7th grade students from Elementary School: mental maps as an educational tool in the teaching Cartography. In: Joint ICA Symposium 2015, 2015, Niterói. Cartography beyond the ordinary world, 2015. v. 27th. p. 39-48.

12.
SOUSA, I. B; DI MAIO, A. C. . Tecnologias aplicadas à Cartografia na Educação Ambiental: uma experiência no segundo segmento do Ensino Fundamental. In: Congresso Brasileiro de Cartografia, 2014, Gramado. Mapas conectando o Brasil e a América do Sul, 2014. p. 1-11.

13.
SOUSA, I. B; SOUSA, G. M. . A formação do professor de Geografia e as geotecnologias no ensino de Cartografia: novos desafios na Educação Básica. In: Congresso Brasileiro de Cartografia, 2014, Gramado. Mapas conectando o Brasil e a América do Sul, 2014. p. 1-11.

14.
SOUSA, I. B. Cartografia Multimídia por meio da internet: discussão teórico-metodológica como instrumento de apoio à geografia escolar. In: XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL 2013): Reencuentro de saberes territoriales latinoamericanos, 2013, Lima. Reencontro dos saberes territoriais latinoamericanos, 2013. v. 11. p. 1-20.

15.
SOUSA, I. B. Cartografia Multimídia como instrumento de apoio ao ensino de Geografia. In: Seminário Discente PPGE/UFF 2013 Educação, Tecnologias e Desenvolvimentismo, 2013, Niterói. FEUFF Educação, Tecnologias e Desenvolvimentismo, 2013. p. 1-7.

16.
SOUSA, I. B. Cartografia Multimídia no ensino de Geografia: a utilização do ?Google Earth? no ensino fundamental. In: 12º Encontro de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG), 2013, João Pessoa. Formação, Pesquisa e Práticas Docentes: reformas curriculares em questão, 2013. p. 1410-1419.

17.
SOUSA, I. B; NOVAES, A. R. . Futuros Caminhos da Cartografia Escolar: o uso de novas tecnologias digitais no ensino de Geografia. In: VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2013, São João Del Rei. VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2013. p. 1-7.

18.
SOUSA, I. B. Mapping my River: New Technologies applied to cartography to support environmental education in the teaching of Geography. In: 26th International Cartographic Conference (ICC), 2013, Dresden. Proceedings of 26th International Cartographic Conference (ICC), 2013. p. 1-10.

19.
SOUSA, I. B; NOVAES, A. R. . Mapping my river: New technologies applied to cartography to support environmental education in the teaching of Geogra-phy. In: Joint ICA Symposium, 2013, Dresden. Sharing knowledge. Dresden: 57. p. 49.

20.
Silva, I.B.D; MENEZES, P. M. L. ; SANTOS, B. C. P. . Primeiras impressões sobre a geonímia do município de Nova Friburgo (RJ). In: XIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2010. v. 1. p. 1555-1564.

21.
Silva, I.B.D; DI MAIO, A.C . Sensoriamento Remoto aplicado a Geografia Escolar: um proposta metodológica para o ensino fundamental. In: VI Colóquio Cartografia para Crianças e Escolares II Fórum Latino-americano de Cartografia para Escolares, 2009, Juiz de Fora. Cartografia para crianças e escolares, 2009. p. 1-11.

22.
Silva, I.B.D. Geotecnologia e sua importância para a Cartografia no Ensino Fundamental. In: V Congresso Internacional de Educação, 2008, São José dos Campos- SP. Desafios e Possibilidades, 2008.

23.
Silva, I.B.D; DI MAIO, A.C . Cartografia Digital: um recurso didático nas aulas de Geografia. In: XXIII Congresso Brasileiro de Cartografia, 2007, Rio de Janeiro. Cartografia como instrumento de preservação da integridade nacional, 2007. v. 1. p. 2439-2445.

24.
DI MAIO, A.C ; CARVALHO,M.V.A ; Silva, I.B.D ; FREITAS JUNIOR, R.L. ; OLIVEIRA, C.A.V . Geotecnologias digitais no ensino: integração no ensino, pesquisa extensão. In: 9º Encontro de Prática de Ensino de Geografia e V Colóquio para Crianças e Escolares, 2007, Niterói. Mundo contemporâneo, práxis educativa e ensino de Geografia, 2007. p. 1-15.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Silva, I.B.D. Desenvolvimento do Banco de Germoplasma do Morro do Gragoatá, Niterói/RJ. In: 15º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia, 2007, Niterói. 15º Seminário de Inciação Científica e Prêmio Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, I. B. Geotecnologias e Recursos de Multimídia no Ensino de Cartografia: Percepção socioambiental do Rio Alcântara no Município de São Gonçalo/RJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUSA, I. B. Geotecnologias e recursos de multimídia aplicados ao ensino de cartografia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUSA, I. B. O uso de novas tecnologias digitais aplicadas à Cartografia no ensino de Geografia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUSA, I. B. As novas tecnologias aplicadas ao ensino de cartografia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Silva, I.B.D. Utilizando geotecnologias para o estudo da Lagoa de Araruama no entorno do município de São Pedro da Aldeia- RJ foi realizada no XII Curso de Uso Escolar de Sensoriamento Remoto- INPE.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Silva, I.B.D. Geotecnologias digitais nas aulas de Geografia do ensino básico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Silva, I.B.D; SANTANA, R. P. . Sensoriamento Remoto no ensino de Geografia para jovens e adultos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SILVA, I. B. D. ; RANGEL, G. M. ; Silva, I.B.D . O jogo e a linguagem cartográfica no ensino da Geografia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUSA, I. B. São Gonçalo 124. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUSA, I. B. Mapeando Meus Rios. 2012; Tema: Percepção Socioambiental do Rio Alcântara no município de São Gonçalo/RJ. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, I. B; FREITAS, M. I. C. . GEOPEES: Geotecnologias como instrumentos para pensar o espaço geográfico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOUSA, I. B. Mapeando Meu Rio. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático em meio digital para o Ensino Fundamental II).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ASEVEDO, L.; OLIVEIRA, D. S.; Silva, I.B.D. Participação em banca de Dilsis Gonzalez Lopes. SOS Ribeirão do Lucas: desenvolvendo na comunidade escolar do bairro Jatobá uma nova relação com o meio ambiente. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cartografia, Geotecnologia e Meio Ambiente no Ensino) - Universidade Federal Fluminense.

2.
WIEFELS, M. C.; DIAS, F. F.; Silva, I.B.D. Participação em banca de Elisa Tereza de Figueiredo Oliveira. A aplicação da Cartografia às aulas de Geografia como elemento fundamental para explicar o uso e a ocupação do solo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cartografia, Geotecnologia e Meio Ambiente no Ensino) - Universidade Federal Fluminense.

3.
DIAS, F. F.; CIGAGNA, M. W.; Silva, I.B.D. Participação em banca de Priscila Frana de Almeida Ponsadilha. A análise de modificações recentes na paisagem com o Google Earth em sala de aula - o entorno do Park Shopping em Campo Grande. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cartografia, Geotecnologia e Meio Ambiente no Ensino) - Universidade Federal Fluminense.

4.
Silva, I.B.D; ASEVEDO, L. A.; DIAS, F. F.. Participação em banca de Iran Souza de Oliveira. Educação Ambiental crítica no ensino de Geografia: uma análise acerca do currículo mínimo e materiais didáticos para 7o ano do Ensino Fundamental II da rede estadual do Rio de Janeiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cartografia, Geotecnologia e Meio Ambiente no Ensino) - Universidade Federal Fluminense.

5.
Silva, I.B.D; ARAUJO, L. O. L.; FARIAS, S. C. G.. Participação em banca de Diogo Marinho de Carvalho. Os recursos hídricos e a percepção ambiental no ensino de Geografia na Nova Educação de Jovens e Adultos da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cartografia, Geotecnologia e Meio Ambiente no Ensino) - Universidade Federal Fluminense.

6.
ASEVEDO, L. A.; OLIVEIRA, D. S.; Silva, I.B.D. Participação em banca de Lucia Dolejsi. O corredor viário de Niterói e as competências do currículo mínimo para o segundo ano do ensino médio do estado do Rio de Janeiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cartografia, Geotecnologia e Meio Ambiente no Ensino) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DI MAIO, A. C.; FORTUNA, D. S.; SOUSA, I. B. Participação em banca de Peter da Silva Rosa.Mapas mentais e Educação Ambiental: experiência com alunos do Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

2.
FREITAS, A. S. F.; BREDA, T. V.; SOUSA, I. B; SENNA, D. P. C.. Participação em banca de Victor Hugo da Silva Nerys.O uso das histórias em quadrinho como possibilidade de ensino de Geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

3.
REIS, C. H.; SENNA, D. P. C.; SOUSA, I. B. Participação em banca de Marcelle Maria Freitas dos Santos.Educar geograficamente a América Latina: uma experiência com o uso de mapa no 8º ano do Ensino Fundamental II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

4.
FRANCO, L. V. F.; RIBEIRO, C. S.; SOUSA, I. B; AMARAL, K. F.. Participação em banca de Maurício do Espírito Santo Barreto.Recursos didáticos na Educação Geográfica: uma leitura teórico-metodológica direcionada para alunos surdos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

5.
FERREIRA, R. C. F.; MOTA, E. A.; SOUSA, I. B. Participação em banca de Bruno Tapajós do Amaral Figueira.A importância do audiovisual nas aulas de Geografia: uma proposta de estudo do documentário "Armas, germes e aço: o destino das sociedades humanas". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

6.
LOBATO, R. B.; Silva, I.B.D; SANTOS JUNIOR, W. M.. Participação em banca de Samuel Pedro do Nascimento.O uso das geotecnologias no Ensino Médio: teoria e prática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
FREITAS, A. S. F.; SOUSA, I. B; SANTOS, M. C. B.. Participação em banca de Aline Cristina Dias Pepe.Importância da aplicação de estratégias de Ensino em Geografia nas séries iniciais: estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

8.
FREITAS, A. S. F.; SOUSA, I. B; SENNA, D. P. C.. Participação em banca de Laíssa Cunha Morett.Desenho: uma possibilidade para o ensino de Geografia nas séries iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

9.
FREITAS, A. S. F.; SOUSA, I. B; BREDA, T. V.. Participação em banca de Suellen Campos Barreto.Jogo de Tabuleiro "Trilhando para o Norte" como recurso metodológico e educacional em Geografia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Olimpíada Brasileira de Cartografia. Membro da Comissão Avaliadora da II Olimpíada Brasileira de Cartografia. 2017. (Olimpíada).

2.
XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia- ENPEG.Formação continuada de professores em exercício: as geotecnologias aplicadas ao ensino de Cartografia nas aulas de Geografia. In: XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. 2017. (Encontro).

3.
XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia. Cartografia Digital, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas: aplicados à Cartografia Escolar: novas perspectivas para as práticas docentes em Geografia no Ensino Fundamental II. 2017. (Congresso).

4.
II Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia "As contribuições da Geografia Física para o ensino de Geografia. 2016. (Outra).

5.
IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares " 20 anos do Colóquio: percursos e perspectivas da Cartografia para Crianças e Escolares.Desafios e potencialidades das práticas docentes: o uso de geotecnologias nas aulas de Geografia do ensino básico". 2016. (Outra).

6.
VI Seminário Vozes da Educação:Memórias, Políticas e Formação Docente. 2016. (Seminário).

7.
Geografia e Políticas Públicas: Cartografia Escolar e 2º Encontro do Grupo de Estudos de Cartografia Escolar. 2015. (Encontro).

8.
XI Encontro Nacional da ANPEGE.O mapa mental como recurso didático no ensino de Geografia: uma análise da percepção socioambiental do Rio Alcântara no município de São Gonçalo/RJ. 2015. (Encontro).

9.
XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia. A formação do professor de Geografia e as geotecnologias no ensino de Cartografia: novos desafios na Educação Básica. 2014. (Congresso).

10.
12º Encontro de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG).Cartografia Multimídia no ensino de Geografia: a utilização do ?Google Earth? no ensino fundamental. 2013. (Encontro).

11.
26th Internacional Cartographic Conference. Mapping my mangrove: New technologies applied to cartography to support environmental education in the teaching of Geography. 2013. (Congresso).

12.
Elaboração de mapas temáticos artesanais com gabaritos. 2013. (Oficina).

13.
VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.Futuros Caminhos da Cartografia Escolar: o uso de novas tecnologias digitais no ensino de Geografia. 2013. (Outra).

14.
Workshop do Grupo de Pesquisa CNPq "Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia. 2013. (Outra).

15.
VI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares e II Fórum Latinoamericano de Cartografia para Escolares. Sensoriamento Remoto aplicado a Geografia Escolar: um proposta metodológica para o ensino fundamental. 2009. (Congresso).

16.
5 Telecongresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso).

17.
9º Encontro de Prática de Ensino de Geografia e do V Colóquio Cartografia para Crianças e Escolares. 2007. (Outra).

18.
Participação no IX Encontro Científico ? GEOUFF. 2006. (Encontro).

19.
Seminário de Implantação da Refinaria da Petrobrás em Itaboraí,RJ-Impactos Socioeconômicos e Ambientais. 2006. (Seminário).

20.
Mini-curso Espaço, Território e Escala. 2004. (Outra).

21.
Mini-Curso Geografias da Cultura. 2004. (Outra).

22.
Seminário Nacional Região Metropolitana: Governo, Sociedade e Território. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NUNEZ, J. J. R. ; DI MAIO, A. C. ; SENA, C. C. R. G. ; ESCANILLA, A. C. ; RIBEIRO, W. ; KONECNÝ, M. ; JING, L. ; HARGITAI, H. ; IRAS, K. ; KARACHEVTSEVA, I. P. ; CIGAGNA, M. W. ; MENEZES, J. M. ; SILVA, E. A. ; Silva, I.B.D . Joint ICA Symposium 2015 - Cartography beyond the ordinary world. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Iran Souza de Oliveira. Educação Ambiental crítica no ensino de Geografia: uma análise acerca do currículo mínimo e materiais didáticos para o 7º ano do Ensino Fundamental II. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cartografia, Geotecnologia e Meio Ambiente no Ensino) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Iomara Barros de Sousa.

2.
Diogo Marinho de Carvalho. Os recursos hídricos e a percepção ambiental no ensino de Geografia na nova educação de jovens e adultos da rede estadual de educação do Rio de Janeiro. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cartografia, Geotecnologia e Meio Ambiente no Ensino) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Iomara Barros de Sousa.

Iniciação científica
1.
Beatriz Cristina Pereira de Souza. A Geonímia do Município de Cabo Frio - RJ. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Iomara Barros de Sousa.

2.
Beatriz Cristina Pereira de Souza. A Geonímia do município de Nova Friburgo-RJ. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Iomara Barros de Sousa.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUSA, I. B. São Gonçalo 124. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUSA, I. B. Mapeando Meus Rios. 2012; Tema: Percepção Socioambiental do Rio Alcântara no município de São Gonçalo/RJ. (Site).



Outras informações relevantes


Aprovada e convocada nos seguintes concursos públicos para o cargo Docente de Geografia: 
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro concurso homologado e convocação em 2008 na 4° posição;
Secretaria Municipal de Educação Três Rios/RJ concurso homologado em 2007 e convocação em 2009 na 19° posição;
Secretaria Municipal de Educação de Macaé/RJ concurso homologado e convocação em 2010 na 21° posição;
Secretaria Municipal de Educação Itaboraí/RJ concurso homologado em 2011 e convocação em 2009 na 2° posição;
Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo/RJ concurso homologado em 2007 e convocação em 2012 na 36° posição.

Aprovada em 1° lugar em processo seletivo como professor substituto para o Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na área de ensino de Geografia para atuar nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Geografia e Práticas de Ensino de Geografia em 2015 conforme a seleção 101 contida no Edital 18/2015.



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