Carla Verônica Machado Marques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4004382205522766
  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


Doutora pela COPPE PESC (PROGRAMA DE ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO - ÁREA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL)- , Neuropsicóloga cognitiva/Psicopedagoga; Artista Plástica; Mestre em Antropologia da Arte, Alfabetização e Bilinguismo. Professora Adjunta da UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE- INSTITUTO TÉRCIO PACITTI DE APLICAÇÕES E PESQUISAS COMPUTACIONAIS -Regente da Disciplina de Mestrado em NEUROCIÊNCIA COGNITIVA-Neuropedagogia Computacional - PPGI e de graduação em Psicologia Geral - Curso de Fonoaudiologia(FACULDADE DE MEDICINA-NEUROPSIQUIATRIA/UFRJ) - (PROJETO DE EXTENSÃO EM NEUROPEDAGOGIA COMPUTACIONAL), Coordenadora científica do Projeto de Pesquisa NEUROLOG REDE - NCE - UFRJ. - Fundadora da ABRAPA- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. Cientista-Chefe de Serviço de Cognição e Linguagem da ABRAPA. Responsável técnico-científica do LAGINT - Laboratório de Games Inteligentes - ABRAPA -Designer de jogos e arquiteta de games inteligentes de avaliação, reabilitação e habilitação neurocognitivo-linguística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Verônica Machado Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, C. V. M.;Marques, Carla V. M.;MARQUES, CARLA VERÔNICA MACHADO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, FACULDADE DE MEDICINA.
PRÉDIO DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE - BLOCO K - 2º ANDAR - SALA K 49 - AV. PAU BRASIL - 540
ILHA DO FUNDÃO
21944970 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 68004
Telefone: (21) 25626681
Fax: (21) 25626708
URL da Homepage: http://www.medicina.ufrj.br/default.asp


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2017
Doutorado em PROGRAMA DE ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, UFRJ COPPE, Brasil.
Título: EICA - ESTRUTURAS INTERNAS COGNITIVAS APRENDENTES: UM MODELO NEURO-COMPUTACIONAL APLICADO À INSTÂNCIA PSÍQUICA DO SISTEMA PESSOA EM ESPAÇOS DIMENSIONAIS, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: LUIS ALFREDO VIDAL DE CARVALHO.
Palavras-chave: COGNIÇÃO MODELO GAME ARQUITETURA EDUCAÇÃO.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1993 - 1997
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O SIGNIFICADO DA LINGUAGEM VISUAL E DA PRODUÇÃO PLÁSTICA NA CONSTRUÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA POR PESSOAS ADULTAS SURDAS,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Edione Trindade de Azevedo.
Palavras-chave: COGNIÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; LIBRAS; LINGUAGEM; SURDOS; VISUALIDADE.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Neurociências; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1990 - 1990
Especialização em PSICOLOGIA PEDAGÓGICA. (Carga Horária: 362h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
1983 - 1992
Graduação em EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - ARTES PLÁSTICAS.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1985 - 1989
Graduação em PSICOLOGIA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Atuação Profissional



CENTRO DE INFORMAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - RIO DE JANEIRO, UNIC - RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 12

Atividades

06/2006 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , JUVENTUDE PARA A PAZ, JUVENTUDE PARA A PAZ.

Atividade realizada
A ONU NAS ESCOLAS E A EDUCAÇÃO PELA PAZ.
05/2006 - Atual
Estágios , JUVENTUDE PARA A PAZ, .

Estágio realizado
EDUCAÇÃO PELA PAZ, DIREITOS HUMANOS E MULTICULTURALISMO.
03/2006 - Atual
Estágios , JUVENTUDE PARA A PAZ, .

Estágio realizado
DIREITOS HUMANOS, SAÚDE E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA ABRIGADA E DEFICIENTE.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, ABRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: SÓCIO EFETIVO, Enquadramento Funcional: PRESIDENTE, Carga horária: 12

Atividades

08/1997 - Atual
Direção e administração, DIREÇÃO, .

Cargo ou função
PRESIDENTE.
08/1997 - Atual
Estágios , DEPARTAMENTO DE ESTÁGIO, .

Estágio realizado
METACOGNIÇÃO E JOGOS LÓGICO-LINGÜÍSTICOS.
08/1997 - Atual
Estágios , DEPARTAMENTO DE ESTÁGIO, .

Estágio realizado
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE CRIANÇAS ABRIGADAS.
03/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PESQUISA DE MATERIAL TÉCNICO, .


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40

Atividades

08/2005 - Atual
Ensino, FONOAUDIOLOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA GERAL
2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, .

2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, .

2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, .

Linhas de pesquisa
Plataforma CRISTAAL
2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, .

2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, .

Linhas de pesquisa
Plataforma OURO

Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE 1º E 2º GRAUS, Carga horária: 20

Atividades

1999 - 2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, DIVISÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS, .

Cargo ou função
MEMBRO DA COMISSÃO DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA ESPAÇO - MEC.
03/1991 - 03/1996
Outras atividades técnico-científicas , DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO, DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO.

Atividade realizada
. Exposição Pequena História do Mundo para Surdos - (à convite do Ministério da Educação e Desporto.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, TJ/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Consultoria
Outras informações
TUIA: Uma Plataforma Computacional para Avaliação Cognitivo-Linguístico de Crianças Abusadas. Consultoria para a primeira vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, acerca da avaliação cognitivo-linguística de crianças e adolescentes vítimas de abuso.



Linhas de pesquisa


1.
Compreendendo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Objetivo: Inclusão Social da pessoa com deficiência. Publicação de manual para acessibilidade intelectual das populações com baixo grau de escolaridade..
2.
ESGRIMA - Escola de Games para a Reabilitação, Inteligência, Metacognição e Aprendizagem

Objetivo: Plataforma de games cognitivos-linguísticos para a educação básica..
3.
Plataforma CRISTAAL

Objetivo: Apoio a Computação na Reabilitação Intelectual e Sistema de Avaliação da Aprendizagem Acelerada das Linguagens..
4.
LAGINT - Laboratório de Games Inteligentes

Objetivo: Pesquisa, desenvolvimento e aplicação de games inteligentes (inteligência artificial)..
5.
Plataforma OURO

Objetivo: Plataforma de apoio à decisão médica Neurológica e Neuropsiquiátrica..
6.
SOFTWARES DE REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
7.
METACOGNIÇÃO E JOGOS PARA CRIANÇAS SURDAS E DEFICIENTES VISUAIS
8.
METACOGNIÇÃO E JOGOS LÓGICO-LINGÜÍSTICOS


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, CULTURA E SOCIEDADE: A UFRJ NA SNCT 2018 COMO INSTRUMENTO DA TRANSVERSALIDADE DO CONHECIMENTO E DA INCLUSÃO SOCIAL

Projeto certificado pela empresa Associação Brasileira de Problemas de Aprendizagem em 16/09/2018.
Descrição: REVISÃO DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM PARCERIA COM INSTITUIÇÕES PERTENCENTES A PAÍSES MEMBROS DA COMUNIDADE DE PAÍSES DA LÍNGUA PORTUGUÊS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - Atual
LABRINT - Laboratório de Brinquedos Inteligentes

Projeto certificado pela empresa Associação Brasileira de Problemas de Aprendizagem em 16/09/2018.
Descrição: Desenvolvimento, aplicações e pesquisas em jogos de avaliação e intervenção cognitivo-linguística..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Comunicação Cognitiva Computacional

Projeto certificado pela empresa Associação Brasileira de Problemas de Aprendizagem em 16/09/2018.
Descrição: Desenvolvimento de práticas de comunicação, propaganda e marketing através de tecnologias da informação baseadas na neurociência cognitiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Bilinguismo Computacional: Lógica, Literatura e Linguística Cognitiva

Projeto certificado pela empresa Associação Brasileira de Problemas de Aprendizagem em 16/09/2018.
Descrição: Formação de 200 professores da SME/RJ para desenvolver games bilíngues..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Games Inteligentes: Ilustração, Design e Música

Projeto certificado pela empresa Associação Brasileira de Problemas de Aprendizagem em 16/09/2018.
Descrição: Formação de 200 professores para desenvolver games de avaliação e intervenção cognitivo-linguística com ilustração, design e música..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Projeto de Extensão Neuropedagogia Computacional

Projeto certificado pela empresa Associação Brasileira de Problemas de Aprendizagem em 16/09/2018.
Descrição: Desenvolvimento de novas metodologias educacionais baseadas na Neurociência Cognitiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Curso de Extensão em Fonoaudiologia Computacional

Projeto certificado pela empresa Associação Brasileira de Problemas de Aprendizagem em 16/09/2018.
Descrição: Formação de 200 professores da SME/RJ para desenvolver games de avaliação e intervenção cognitivo-linguística..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2003 - Atual
Escola da Paz

Projeto certificado pela empresa Associação Brasileira de Problemas de Aprendizagem em 16/09/2018.
Descrição: Formação de Estudantes de Graduação sobre a carta da Onu, capacitando-os para palestrar em escolas de educação básica sobre os princípios internacionais da paz..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2003 - Atual
ESGRIMA - Escola de Games para a Reabilitação, Inteligência, Metacognição e Aprendizagem

Projeto certificado pela empresa Associação Brasileira de Problemas de Aprendizagem em 16/09/2018.
Descrição: Plataforma de games cognitivos-linguísticos para a educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


LABORATÓRIO DE NEUROPSICOLOGIA COGNITIVA - AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS E CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DIREITOS HUMANOS, SAÚDE E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA ABRIGADA E DEFICIENTE
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


1999 - 2003
Periódico: Espaço (INES)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: NEUROPSICOLOGIA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOPEDAGOGIA.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria.
6.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: NEUROLOGIA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Outros
Compreende Bem, Fala Bem.


Prêmios e títulos


2001
PRÊMIO FUNLAR PARCERIA EFICIENTE 2001- CATEGORIA ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARQUES, CARLA VERÔNICA MACHADO2018MARQUES, CARLA VERÔNICA MACHADO; TOLLA DE OLIVEIRA, CARLO EMMANOEL ; OLIVEIRA, CIBELE RIBEIRO DA CUNHA . The Cognitive Machine as Mental Language Automata. International Journal of Cognitive Informatics & Natural Intelligence, v. 12, p. 75-91, 2018.

2.
MARQUES, C. V. M.2015MARQUES, C. V. M.; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; MOTTA, C. L. R. ; BARREIRA, C. V. . Games Inteligentes: Investigação Científica por Jogos Computacionais. Revista de Informática Aplicada, v. 11, p. 14, 2015.

3.
LEMOS, M. K.2014LEMOS, M. K. ; MOTTA, C. L. R. ; MARQUES, C. V. M. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; FROES, M. ; SILVA, J. O. P. E. . Fio Condutor Microgenético: uma metodologia para a mediação metacognitiva em jogos computacionais. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, p. 1-17, 2014.

4.
LEMOS, M. K.2014LEMOS, M. K. ; MOTTA, C. L. R. ; MARQUES, C. V. M. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; FROES, M. ; SILVA, J. O. P. e . Fio Condutor Microgenético: uma metodologia para a mediação metacognitiva em jogos computacionais.. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, p. 1, 2014.

5.
FILGUEIRAS, Alberto2013FILGUEIRAS, Alberto ; MARQUES, C. V. M. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; SABOYA, Eloisa ; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. ; FIORAVANTI-BASTOS, Ana Carolina ; Pires, P. ; MENDONCA, Inês ; FONTENELE, Beatriz ; POYARES, M. . Estrutura fatorial e propriedades psicométricas da Escala de Stress Infantil adaptada para uma amostra de crianças cegas. Psico (PUCRS. Online), v. 44, p. 26-33, 2013.

6.
FILGUEIRAS, Alberto2012FILGUEIRAS, Alberto ; MARQUES, C. V. M. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; SABOYA, Eloisa ; POYARES, M. ; Pires, P. ; SILVA, E. M. E. ; MARQUES, P. N. ; SANTOS, V. L. A. . Características psicométricas do Portable Tactual Performance Test (P-TPT) em indivíduos cegos. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 17, p. 83-93, 2012.

7.
FILGUEIRAS, Alberto2010FILGUEIRAS, Alberto ; MARQUES, C. V. M. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; SABOYA, Eloisa ; POYARES, M. ; FIORAVANTI-BASTOS, Ana Carolina ; MENDONCA, Inês ; FONTENELE, Beatriz . A avaliação do stress em crianças cegas por meio da Escala de Stress Infantil (ESI): diferenças de gênero e de faixas etárias. Benjamin Constant (Online), v. 46, p. 2, 2010.

8.
UEHARA, Emmy2009UEHARA, Emmy ; MARQUES, C. V. M. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; SABOYA, Eloisa . Avaliação da memória em crianças surdas utilizando o Children's Memory Scale (CMS) como paradigma-base. Arqueiro (Rio de Janeiro), v. 19, p. 7-13, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARQUES, C. V. M.; ZENICOLA, A. M. (Org.) ; LEMLE, M. (Org.) ; LACOMBE, A. M. (Org.) ; PARENTE, M. A. M. P. (Org.) ; RUBINSTEIN, E. (Org.) ; RABIOGLIO, M. (Org.) ; IAVELBERG, R. (Org.) ; MORIZOT, R. (Org.) . REVISTA DA ABRAPA. 1. ed. RIO DE JANEIRO: GBS - GRUPO BIOLOGIA E SAÚDE, 2000. v. 01. 32p .

2.
MARQUES, C. V. M.; MILHIOLO, R. J. I. ; COSTA, L. F. R. ; BASTOS, R. C. R. . PEQUENA HISTÓRIA DO MUNDO (PARA SURDOS). 1. ed. RIO DE JANEIRO: UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO, 1993. v. 2. 20p .

Capítulos de livros publicados
1.
Marques, Carla V. M.; Oliveira, Carlo E. T. ; Motta, Claudia L. R. . A Bridge to Cognition Through Intelligent Games. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 223-232.

2.
MARQUES, C. V. M.; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; RIBEIRO, C. . An engineering model of the cognitive mind. In: IEEE. (Org.). Cognitive Informatics & Cognitive Computing (ICCI*CC), 2017 IEEE 16th International Conference on. 1ed.Oxford: IEEE Xplore, 2017, v. 1, p. 276-282.

3.
OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; MARQUES, C. V. M. ; MOTTA, C. L. R. . Um Computador por Aluno. In: Fábio Ferrentini Sampaio; Marcos da Fonseca Elia. (Org.). Projeto Um Computador por Aluno. 1ed.Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2012, v. , p. 45-57.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FILGUEIRAS, Alberto ; MENDONCA, Inês ; FONTENELE, Beatriz ; FIORAVANTI-BASTOS, Ana Carolina ; POYARES, M. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; SABOYA, Eloisa ; MARQUES, C. V. M. . Características Psicométricas da Escala de Stress Infantil (ESI) para avaliação do stress de crianças cegas. Revista Psicologia e Argumento Stress.

2.
MARQUES, C. V. M.; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; RIBEIRO, C. . An Engineering Model of the Cognitive Mind. Cognitive Informatics & Cognitive Computing, Oxford, UK.

3.
Marques, Carla V. M.; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; RIBEIRO, C. . The Cognitive Machine as Mental Language Automata. International Journal of Cognitive Informatics and Natural Intelligence, Inglaterra, p. 75 - 91.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, M. ; MARQUES, C. V. M. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; MOTTA, C. L. R. . Modelo computacional evolutivo, adaptativo e preditivo para avaliação de funções cognitivas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlândia. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. v. 1. p. 460-469.

2.
PIMENTEL, A. P. C. ; MOTTA, C. L. R. ; MARQUES, C. V. M. . Crivo metacognitivo: Uma perspectiva de análise dos processos mentais por intermédio de games inteligentes. In: XXI Congreso Internacional de Informática Educativa, 2016, Santiago. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2016. v. 12. p. 607-611.

3.
OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; MARQUES, C. V. M. ; MOTTA, C. L. R. ; NOGUEIRA, Érica Calil ; MEIRELLES, Ludmila Barros . Relação estudante-professor: Educação Baseada na Construção de Jogos. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015. v. 1. p. 637-646.

4.
MARQUES, C. V. M.; NOGUEIRA, Érica Calil ; BRASIL, G. . Game inteligente: conceito e aplicação. In: Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2015, Salvador. Anais do XI SJEEC, 2015. p. 162-171.

5.
MARQUES, C. V. M.; SILVA, J. O. P. E. ; FROES, M. ; LIMA, P. M. V. ; MOTTA, C. L. R. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de . Sistemas educacionais inteligentes. In: Seminário dos Grandes Desafios da Computação no Brasil, 2015, Rio de Janeiro. Relatos do 3º Seminário dos Grandes Desafios da Computação no Brasil. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 235-251.

6.
MARQUES, C. V. M.; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; MOTTA, C. L. R. ; RAMOS, M. ; CUNHA, L. P. M. ; BICALHO, W. A. O. . Jogo da Trilha Topológica: Proposta de Convalidação na versão virtual. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados. Anais do 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. v. 1. p. 657-666.

7.
PIMENTEL, A. P. C. ; MOTTA, C. L. R. ; MARQUES, C. V. M. . Fases de construção de um jogo virtual para mensurar a inovação e heurística. In: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2014, Fortaleza. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2014. v. 10. p. 777-781.

8.
BARROS, Debora Ramalho ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; MARQUES, C. V. M. ; MOTTA, C. L. R. . The Newspaper Game - Automatic Identification of Text Genres to Enhance Language Learning. In: International Conference on Computer Supported Education, 2011, Noordwijkerhout. Proceedings of the 3rd International Conference on Computer Supported Education, 2011. v. 1. p. 437-444.

9.
LIMA, Felipe Costa Pulcherio ; MARQUES, C. V. M. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; POYARES, M. ; SABOYA, Eloisa ; SILVA, Lidiane . O Uso do Laboratório Orange Canvas na Análise de Desempenho de Crianças Deficientes Visuais no Subteste - Adaptado Planned Codes. In: Health Info, 2010, Itália. Health Info, 2011.

10.
BINSL, Kim ; LIMA, Felipe Costa Pulcherio ; MARQUES, C. V. M. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; POYARES, M. ; SABOYA, Eloisa ; SILVA, Lidiane . O Uso da Inteligência e da Visão Computacional no Estudo da Atenção Seletiva de Crianças Cegas Congênitas. In: Health Info, 2010, Itália. Health Info, 2011.

11.
MARQUES, C. V. M.; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; SABOYA, Eloisa ; POYARES, M. ; FILGUEIRAS, Alberto . AVALIAÇÃO DE FUNÇOES EXECUTIVAS VERBAIS ATRAVÉS DO SUBTESTE VINTE QUESTÕES DA BATERIA DELLIS-KAPLAN EXECUTIVE FUNCTIONS SYSTEM (D-KEFS). In: I Reunião Anual do IBNeC & II Fórum em Neurobiologia do Estresse, 2010, Rio de Janeiro. Anais da I Reunião Anual do IBNeC & II Fórum em Neurobiologia do Estresse. Rio de Janeiro: Casa do Psicologo, 2010.

12.
OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; MARQUES, C. V. M. ; Ferreira, Paula Andréa Prata ; SOUZA, C. W. ; SOUSA, M. . An Architectural Platform to Provide Integral Care for Cognitive Impaired Children through Neuropedagogical Metacognition. In: Proceedings of the Second International Conference on Health Informatics, 2009, Porto, Portugal. Proceedings of the Second International Conference on Health Informatics, 2009. v. 2009. p. 466-473.

13.
MARQUES, C. V. M.; MOTTA, C. L. R. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; VRABL, S. D. P. ; LAPOLLI, F. ; PEREIRA, L. A. de M. ; SOARES, L. D. . Avaliação de Crianças Deficientes Visuais através de jogos neuropedagógicos. In: I SCA 2009 - Simpósio de Computação Aplicada, 2009, Passo Fundo. I SCA 2009 - Simpósio de Computação Aplicada, 2009.

14.
MENDONCA, A. ; MARQUES, C. V. M. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; REBELLO, C. . Uma proposta de ensino de linguagem programação de computadores neuropedagógica. In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009. Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre, 2009.

15.
BARROS, Debora Ramalho ; MARQUES, C. V. M. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; REBELLO, C. ; VRABL, S. D. P. . O Jogo do Jornal: construindo novas estratégias de Letramento. In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009.

16.
OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; MARQUES, C. V. M. ; Weber,C . An Architectural Platform to Provide Integral Care for Cognitive Impaired Children Through Neuropedagogical Metacognition. In: International Conference on Health Informatics ? HEALTHINF, 2008, Porto. International Conference on Health Informatics ? HEALTHINF. Porto, 2008.

17.
MARQUES, C. V. M.; Carlo Emmanoel Tolla de ; MOLL, J. . A Neurocognitive Protocol System to Support Health and Care of Abused Children. In: International Conference on Health Informatics, 2007, Funchal. International Conference on Health Informatics, 2007.

18.
OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; MARQUES, C. V. M. ; CASTRO, L. M. ; CORDEIRO, M. M. . An Educational Experiment in the Development of Neuropedagogical Software.. In: Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2007, Porto, Portugal. Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2007.

19.
MARQUES, C. V. M.; ZAGAGLIA, R. ; CAVALCANTI, M. T. ; ADED, N. L. O. ; COELHO, L. ; PAIVA FILHO, O. C. . ABUSO E NEGLIGÊNCIA: CONSEQÜÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. In: 52º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS, 2006, SEVILLA. 52º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS, 2006.

Outras produções bibliográficas
1.
MARQUES, C. V. M.; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de . Produção da equipe de educação da UFRJ-NCE para o projeto EDUCOPEDIA - SME em parceria com o TONOMUNDO: Oi Futuro. Rio de Janeiro: IM/NCE/UFRJ, 2010 (Relatório Técnico).

2.
BATISTA, M. F. M. C. ; MARQUES, C. V. M. . MCC - Mínimo currículo comum; currículo essencial. Rio de Janeiro: IM/NCE/UFRJ, 2010 (Relatório Técnico).

3.
MENDONCA, A. ; MARQUES, C. V. M. ; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de . Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2009 (Relatório Técnico).

4.
MARQUES, C. V. M.. Avaliação de crianças deficientes visuais: o estudo dos processos corticais simultâneos e sucessivos, visuo-motores e verbais através de testes neuropsicológicos. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2009 (Relatório Técnico).

5.
MARQUES, C. V. M.; OLIVEIRA, Carlo Emmanoel Tolla de ; MOTTA, C. L. R. . A Revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco LoPresti Seminério. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2009 (Relatório Técnico).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
MARQUES, C. V. M.; . . JOGOS COGNITIVO-LINGÜÍSTICOS PARA METACOGNIÇÃO. 2002.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
52º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS. 52º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcelo Ramos. Jogo Tridimensional para avaliação das funções cognitivas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carla Verônica Machado Marques.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna Fiuza. Construção de modelos de Elaboração Dirigida Adaptativos para desenvolvimento e aperfeiçoamento da aprendizagem à luz da metacognicão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carla Verônica Machado Marques.

2.
Valéria Queiroz dos Anjos. Modelo alternativo lúdico de avaliação da cognição: comparativo entre Jogo da Vassoura e Wisconsin. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carla Verônica Machado Marques.

3.
Moara Karoline Malheiros. Modelo alternativo lúdico de avaliação da cognição:comparativo entre Jogo da Vassoura e Wisconsin. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carla Verônica Machado Marques.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 18:59:02