Sílvio César Otero-Garcia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6877474332303959
  • Última atualização do currículo em 30/12/2018


É licenciado em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (USP), e mestre e doutor em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Tem experiência nas áreas de educação e história, com ênfase em educação matemática e história da matemática. Desenvolve suas pesquisas junto ao Grupo de Pesquisa em História da Matemática e/ou suas Relações com a Educação Matemática (GPHM/UNESP) e ao Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática (GPHEM/IFSP) atuando nas seguintes linhas: a disciplina de análise em cursos de formação de professores de matemática, história da matemática no Brasil, e análise de livros didáticos: hermenêutica das profundidades. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sílvio César Otero-Garcia
Nome em citações bibliográficas
OTERO-GARCIA, S.C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro.
Avenida 24A
Bela Vista
13506-700 - Rio Claro, SP - Brasil
URL da Homepage: http://www.rc.unesp.br/igce/matematica/gphm/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Intégrale, Longueur, Aire de Henri Lebesgue, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Rosa Lúcia Sverzut Baroni.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: História da Análise Matemática; Teoria da Medida; Integração; Tradução Especializada; Hermenêutica das Profundidades.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: História da Matemática.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Uma Trajetória da Disciplina de Análise e um Estado do Conhecimento sobre seu Ensino,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Rosa Lúcia Sverzut Baroni.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Análise; Formação Matemática do Professor; História de Processos Pedagógicos; Educação Matemática no Ensino Superior; Ensino de Cálculo Diferencial e Integral.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2008
Graduação em Ciências Exatas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Tópicos de Análise Real e Topologia da Reta / Tópicos de Topologia Geral.
Orientador: Denise de Mattos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Cálculo em Várias Variáveis. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Comissão Permanente do Processo Seletivo.
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Elaboração do Regime Disciplinar Discente do Câmpus Campos do Jordão do Instituto Federal de São Paulo.
02/2017 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Discreta I
11/2016 - Atual
Direção e administração, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Diretor Adjunto Educacional.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Apoio a Eventos (CPAE).
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Membro da comissão de elaboração do projeto pedagógico do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio.
10/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Iniciação Científica (CIC) do câmpus Campos do Jordão.
10/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de licenciatura em matemática.
07/2016 - 12/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Análise Real
07/2016 - 11/2016
Direção e administração, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Gerente Educacional.
03/2016 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do curso de licenciatura em matemática.
02/2016 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do curso de Licenciatura em Matemática.
02/2016 - 07/2016
Direção e administração, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.
02/2016 - 07/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Matemática Elementar III
Introdução à Análise Real
03/2016 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Membro da comissão organizadora da Semana da Matemática e da Educação Matemática.
10/2014 - 08/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do curso de licenciatura em matemática.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Matemática
Cálculo Diferencial e Integral II
Fundamentos de Matemática Elementar I
02/2015 - 07/2015
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Discreta I
10/2014 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Membro da comissão de elaboração do projeto pedagógico do curso de pedagogia.
10/2014 - 01/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
Estatística Básica e Probabilidade
Vetores e Geometria Analítica
10/2014 - 01/2015
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Discreta I

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 6

Atividades

03/2009 - 01/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, .

04/2014 - 07/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I
10/2012 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, .

Cargo ou função
Membro da Congregação do Instituto de Geociências e Ciências Exatas.
06/2011 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 18
Outras informações
Os projetos de Iniciação Científica "Tópicos de Análise Real e Topologia da Reta" e "Tópicos de Topologia Geral" tiveram como objetivo principal apresentar os conceitos da Análise Real e da Topologia da Geral, uma vez que o estudo de tais tópicos permitem um sólido amadurecimento com relação aos conceitos estudados no Cálculo, além de propiciar um primeiro contato com as noções básicas da Topologia. Foram estudados os seguintes tópicos: Elementos da Teoria dos Conjuntos, Conjuntos Finitos, Enumeráveis e Não-Enumeráveis, Os Números Inteiros e os Números Racionais, Números Reais, Seqüências e Séries de Números Reais, Topologia da Reta, Continuidade, Derivação, Integral de Riemann, Séries e Seqüências de Funções, Espaços Topológicos, Conjuntos Fechados, Funções Contínuas, Espaços Produto, Espaços de Hausdorff, Conexidade e Compacidade, Espaços Quociente, Espaços Regulares e Normais.

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Projeto de Extensão, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura do Campus Administrativo de São Carlos.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Algumas disciplinas de graduação contam com o apoio de um aluno atuando como monitor. Segundo o Regimento do ICMC-USP, as funções de aluno monitor poderão ser exercidas por alunos matriculados em curso de graduação que tenham obtido bom rendimento em disciplinas cursadas, bem como por estudantes regularmente matriculados em programa de pós-graduação. O exercício da função de monitor é considerado título para posterior ingresso na carreira docente (art. 208, RG-USP).

Atividades

07/2008 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

Atividade realizada
Projeto de Inicação Científica "Tópicos de Topologia Geral". Agência Financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)..
07/2007 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, .

Linhas de pesquisa
Topologia Algébrica
07/2007 - 06/2008
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

Atividade realizada
Projeto de Iniciação Científica "Tópicos de Análise Real e Topologia da Reta". Agência Financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)..
08/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
08/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
07/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

Atividade realizada
Monitoria Supervisionada na disciplina Matemática do Ensino Médio II para o curso de Licenciatura em Ciências Exatas sob a supervisão do Professor Doutor Raimundo Nonato Araújo dos Santos..
03/2006 - 06/2006
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

Atividade realizada
Monitoria Supervisionada na disciplina Matemática do Ensino Básico: Abordagem Crítica para o curso de Bacharelado/Licenciatura em Matemática sob a supervisão da Professora Doutora Renata Cristina Geromel Meneghetti..
02/2006 - 06/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Brasil
História Geral
Química

Excellent Global, EG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2009 - 04/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Delta, ED, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

06/2004 - 02/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
06/2004 - 02/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Topologia Algébrica
2.
História da Matemática e/ou suas Relações com a Educação Matemática


Projetos de pesquisa


2009 - Atual
A Disciplina de Análise em Cursos de Formação de Professores de Matemática
Descrição: Vários pesquisadores têm abordado questões a respeito das dificuldades que os alunos de cursos de formação de professores de Matemática apresentam na disciplina Análise. Em trabalhos inseridos em nosso outro projeto "Desenvolvimentodo conteúdo matemático a partir da história da matemática", vários trabalhos foram realizados sob a temática da Análise Matemática. Sendo assim, decidimos focar e aprofundar apenas nessa disciplina em nossas futuras pesquisas. Nossa proposta é, então, analisar os diversos aspectos envolvidos nessa questão, sobretudo os aspectos históricos. Dessa forma, nossa pesquisa aborda temas tais como: como a Análise se constituiu como disciplina no Brasil; como a aritmetização da Análise tem sido trabalhada, à luz da história, em cursos de licenciatura; que conteúdos podem ser caracterizados como componentes da estrutura da disciplina; a contribuição de matemáticos para o desenvolvimento da Análise, tanto no Brasil como em nível mundial; como as licenciaturas têm trabalhado com essa disciplina; qual o movimento existente na busca da separação dessa disciplina nos cursos de licenciatura e de bacharelado; algumas propostas para o trabalho em sala de aula etc..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Sílvio César Otero-Garcia - Coordenador / Rosa Lúcia Sverzut Baroni - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 67 / Número de orientações: 2
2005 - 2009
Topologia Algébrica, Geométrica e Diferencial
Descrição: O projeto consiste em desenvolver pesquisa em quatro sub-áreas da Topologia/Geometria, que tem grupos bem estabelecidos no Estado de São Paulo. Esses grupos são: a) Ponto Fixo e Coincidência; b) Teoria das Folheações; c) Bordismo (Z2) k-equivalente e Cohomologia de Grupos; e d) Teoria das Variedades, Bordismo e Teoria de Homotopia...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sílvio César Otero-Garcia - Integrante / Denise de Mattos - Integrante / Darciberg Lima Gonçalves - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática
2016 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO)


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação
2016 - Atual
Periódico: Sinergia (IFSP. Online)
2016 - Atual
Periódico: Inter-ação (UFG. Online)
2016 - Atual
Periódico: BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Prêmio "Bernhard Gross" pelo melhor desempenho acadêmico durante todo o curso Interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas, Instituto de Física de São Carlos - IFSC/USP.
2008
Mérito Acadêmico pelo melhor desempenho acadêmico da turma de formandos do curso de Licenciatura em Ciênciias Exatas, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP.
2007
Prêmio "Bernhard Gross" pelo melhor desempenho acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Exatas no ano de 2007, Instituto de Física de São Carlos., Instituto de Física de São Carlos - IFSC/USP.
2006
Prêmio "Bernhard Gross" pelo melhor desempenho acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Exatas no ano de 2006, Instituto de Física de São Carlos - IFSC/USP.
2003
Prêmio de Melhor aluno formando do Ensino Médio, Escola D.Pedro II.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OTERO-GARCIA, S.C.2018OTERO-GARCIA, S.C.. Um Estado do Conhecimento das Pesquisas sobre Ensino de Análise Matemática. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 2, p. 38-55, 2018.

2.
GOMES, D. O.2015 GOMES, D. O. ; OTERO-GARCIA, S.C. ; SILVA, L. D. ; BARONI, R.L.S . Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 29, p. 1242-1267, 2015.

3.
OTERO-GARCIA, S.C.2015OTERO-GARCIA, S.C.; BARONI, R.L.S . Questões Críticas em Ensino de Análise Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 17, p. 617-636, 2015.

4.
OTERO-GARCIA, S.C.2015OTERO-GARCIA, S.C.. Disciplinas de Análise na História de seu Ensino: uma trajetória no curso de licenciatura em matemática da USP de São Paulo. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 11, p. 56-90, 2015.

5.
OTERO-GARCIA, S.C.2013OTERO-GARCIA, S.C.; CAMMAROTA, G. . Releituras de um Estado do Conhecimento do Ensino de Análise a partir da Noção de Cognição Inventiva. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 235-260, 2013.

6.
OTERO-GARCIA, S.C.2013OTERO-GARCIA, S.C.. Disciplinas de Análise na História de seu Ensino: uma trajetória no curso de licenciatura em matemática da UNESP de Rio Claro. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 7, p. 1-44, 2013.

7.
OTERO-GARCIA, S.C.2013OTERO-GARCIA, S.C.; SILVA, T. T. P. . Pressupostos da Hermenêutica das Profundidades e suas Potencialidades para a Pesquisa em Educação Matemática. Acta Scientiae (ULBRA), v. 15, p. 551-571, 2013.

8.
OTERO-GARCIA, S.C.2013OTERO-GARCIA, S.C.; BARONI, R.L.S ; MARTINES, P. T. . Uma Trajetória da Disciplina de Análise e o seu Papel para a Formação do Professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 15, p. 692-717, 2013.

9.
OTERO-GARCIA, S.C.2012OTERO-GARCIA, S.C.. Sobre uma Generalização da Integral Definida: tradução do primeiro trabalho de Henri Lebesgue sobre sua nova integral. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 12, p. 65-71, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARONI, R.L.S ; OTERO-GARCIA, S.C. . Aspectos da História da Análise Matemática de Cauchy a Lebesgue. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. v. 1. 166p .

2.
BARONI, R.L.S ; OTERO-GARCIA, S.C. . Análise Matemática no Século XIX. 1. ed. Campinas: SBHMat, 2013. v. 1. 92p .

Capítulos de livros publicados
1.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Moderna Teoria da Integração. In: Rosa Lúcia Sverzut Baroni; Sílvio César Otero-Garcia. (Org.). Aspectos da História da Análise de Cauchy a Lebesgue. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, v. 1, p. 91-128.

2.
OTERO-GARCIA, S.C.; CAMMAROTA, G. . Aprendizagem e Formação do Professor de Matemática sob os Viéses da Disciplina de Análise e da Noção de Cognição Inventiva. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Marineide de Oliveira Gomes; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores. 1ed.Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2012, v. , p. 0-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Disciplina de Análise e o Cálculo. Perspectivas da Educação Matemática, p. 181 - 185, 23 dez. 2014.

2.
OTERO-GARCIA, S.C.; CAMMAROTA, G. . Análise Matemática e Afetividade: uma resenha de três trabalhos de Roberta D?Ângela Menduni Bortoloti. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), Rio Claro, p. 323 - 330, 01 abr. 2013.

3.
OTERO-GARCIA, S.C.. KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008. 144 p.. Práxis Educativa (Impresso), p. 285 - 290, 01 jul. 2012.

4.
OTERO-GARCIA, S.C.. PASQUINI, R. C. G. Um Tratamento para os Números Reais via Medição de Segmentos: uma proposta, uma investigação. 2007. 209 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, , v. 61, p. 161 - 164, 01 jul. 2012.

5.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Transição do Cálculo para a Análise: uma Resenha de Três Trabalhos de Márcia Maria Fusaro Pinto. Bolema, Rio Claro, p. 755 - 761, 01 abr. 2012.

6.
OTERO-GARCIA, S.C.. Um Contexto Histórico para Análise Matemática para uma Educação Matemática (Resenha). Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, , v. 5, p. 180 - 184, 01 jan. 2012.

7.
OTERO-GARCIA, S.C.. O Rigor e a Intuição no Ensino de Cálculo e Análise. Resenha de: REIS, F. S. A Tensão entre Rigor e Intuição no ensino de Cálculo e Análise: a visão de professores-pesquisadores e autores de livros didáticos. 2001. 302f. Tese (Doutorado) ? Programa de Pós-Graduação em Educação, UNICAMP, Campinas, 2001. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), São Carlos, , v. 5, p. 267 - 274, 01 nov. 2011.

8.
OTERO-GARCIA, S.C.. BOLOGNEZI, R. A. L. A Disciplina de Análise Matemática na Formação de Professores de Matemática para o Ensino Médio. 2006. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, , v. 58, p. 174 - 177, 01 jan. 2011.

9.
OTERO-GARCIA, S.C.. SILVA, L. R. R. Prof. J. O. Monteiro de Camargo e o Ensino de Cálculo Diferencial e Integral e de Análise na Universidade de São Paulo. 2006. 233f. Dissertação (Mestrado) ? Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, UNESP, Rio Claro, 2006.. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, , v. 57, p. 121 - 123, 01 jul. 2010.

10.
LAMMOGLIA, B. ; OTERO-GARCIA, S.C. . LIMA, Elon Lajes et al. A matemática do Ensino Médio. Rio de Janeiro: SBM, 1999. v. 1. (Coleção do Professor de Matemática).. Revista de Educação, São Paulo, p. 80 - 94, 01 fev. 2010.

11.
OTERO-GARCIA, S.C.; AL-ASFOUR, Sandra V. . O Educador na Sociedade Comtemporânea. Cidade de Jaú, p. 02 - 02, 13 out. 2007.

12.
OTERO-GARCIA, S.C.; CAMMAROTA, G. . Ensino e Aprendizagem da Estatística por Meio da Modelagem Matemática: uma resenha do trabalho de Miriam Maria Andrade. Acta Scientiae, p. 654 - 659.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMMAROTA, G. ; OTERO-GARCIA, S.C. . La Salle de Classe de Mathématiques comme un Corps et ses Articulations avec l'Apprentissage. In: La Didactique des Mathématiques: approches et enjeux, 2012, Paris. Actes du La Didactique des Mathématiques: approches et enjeux (Atelier 5: Epistemologie et Didactiques), 2012. p. 25-27.

2.
OTERO-GARCIA, S.C.. 'Integrale, Longueur, Aire' de Henri Lebesgue. In: La Didactique des Mathématiques: approches et enjeux, 2012, Paris. Actes du La Didactique des Mathématiques: approches et enjeux (Atelier 7: Enseignement de l?Analyse et des Mathématiques de Niveau Post-Obligatoire), 2012. p. 34-36.

3.
SILVA, T. T. P. ; OTERO-GARCIA, S.C. . A Hermenêutica de Profundidade e suas Possibilidades para a Educação Matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Petrópolis. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012. p. 1-15.

4.
BARONI, R.L.S ; OTERO-GARCIA, S.C. . Dois Vieses para a Disciplina de Análise em Cursos de Licenciatura em Matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Petrópolis. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012. p. 1-18.

5.
SILVA, T. T. P. ; OTERO-GARCIA, S.C. . As Potencialidade da Hermenêutica de Profundidade para a História da Educação Matemática. In: Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012.

6.
OTERO-GARCIA, S.C.. Ensino de Análise: uma Pesquisa do Tipo Estado do Conhecimento. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais do XIII CIAEM, 2011. p. 1-13.

7.
BARONI, R.L.S ; OTERO-GARCIA, S.C. . Uma Constatação e Várias Questões sobre o Ensino de Análise. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais do XIII CIAEM, 2011. p. 1-8.

8.
OTERO-GARCIA, S.C.. Um Breve Relato de uma Pesquisa do Tipo Estado do Conhecimento Envolvendo a Disciplina de Análise. In: III Colóquio de Educação Matemática, 2011, Juiz de Fora. Anais do III Colóquio de Educação Matemática. Juiz de Fora, 2011. p. 1-11.

9.
OTERO-GARCIA, S.C.; MARTINES, P. T. ; GOMES, D. O. ; BARONI, R.L.S . A Disciplina de Análise em Cursos de Formação de Professores de Matemática: Três Momentos numa Pesquisa em Movimento. In: III Colóquio de Educação Matemática, 2011, Juiz de Fora. Anais do III Colóquio de Educação Matemática. Juiz de Fora, 2011. p. 1-11.

10.
OTERO-GARCIA, S.C.; BARONI, R.L.S . A Disciplina de Análise na Formação Inicial do Professor de Matemática: Uma Constatação, Várias Questões. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2011, Águas de Lindóia. Anais do XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2011.

11.
OTERO-GARCIA, S.C.; MARTINES, P. T. ; GOMES, D. O. ; BARONI, R.L.S . A Disciplina de Análise em Cursos de Formação de Professores de Matemática: Quatro Momentos numa Pesquisa em Movimento. In: X Congresso Nacional de Educação (Educere), 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação, 2011. p. 1-15.

12.
OTERO-GARCIA, S.C.. Questões Críticas em Ensino de Análise Matemática. In: X Congresso Nacional de Educação (Educere), 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação, 2011. p. 1-15.

13.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Questão da Formação de Professores de Matemática e a Disciplina de Análise: Um Estudo Histórico. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010.

14.
OTERO-GARCIA, S.C.. Uma Trajetória da Disciplina de Análise num Curso de Formação de Professores de Matemática. In: III Jornada Nacional de Educação Matemática, 2010, Passo Fundo. Anais da III Jornada Nacional de Educação Matemática. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2010.

15.
OTERO-GARCIA, S.C.. Algumas Considerações sobre a Trajetória da Disciplina de Análise no curso de Matemática da UNESP de Rio Claro. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Revista do IEEE América Latina, 2010.

16.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Evolução Histórica do Ensino de Análise: Primeiros Resultados do Curso de Matemática do IME/USP. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Anais do X ENEM, 2010.

17.
OTERO-GARCIA, S.C.. Sólidos Geométricos: da sua Construção e Utilização em Atividades de Investigação Geométrica. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Revista do IEEE América Latina, 2010.

18.
OTERO-GARCIA, S.C.. Alguns Aspectos Históricos do Ensino de Análise num Curso de Licenciatura. In: V Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática, 2010, Recife. Revista do IEEE América Latina, 2010.

19.
OTERO-GARCIA, S.C.. Sobre a Evolução Histórica do Ensino de Análise: Alguns Questionamentos, Progressos e Encaminhamentos. In: XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. Anais do XIV EBRAPEM, 2010.

20.
OTERO-GARCIA, S.C.. O Ensino de Análise e Cálculo na Universidade de São Paulo sob uma Perspectiva Histórica. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: ULBRA, 2010. p. 1-9.

21.
OTERO-GARCIA, S.C.. Construção e Utilização de Sólidos Geométricos em Atividades Investigativas. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: ULBRA, 2010. p. 1-7.

22.
OTERO-GARCIA, S.C.. O Ensino de Análise e Cálculo na Universidade de São Paulo sob uma Perspectiva Histórica. In: X Encontro Paulista de Educação Matemática, 2010, São Carlos. Anais do X EPEM. São Carlos: SBEM-SP, 2010. p. 1-12.

23.
OTERO-GARCIA, S.C.; BORTOLUCCI, R. S. ; RAIZ, A. . A Cara da Escola: Uma Proposta de Cenário para Investigação. In: X Encontro Paulista de Educação Matemática, 2010, São Carlos. Anais do X EPEM. São Carlos: SBEM-SP, 2010. p. 1-3.

24.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Evolução Histórica do Ensino de Análise: Primeiros Resultados do Curso de Matemática do IME/USP. In: III Jornada Nacional de Educação Matemática, 2010, Passo Fundo. Anais da III Jornada Nacional de Educação Matemática. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2010.

25.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Evolução Histórica do Ensino de Análise em Cursos de Licenciatura em Matemática. In: XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2009, Goiânia/GO. Anais do XIII EBRAPEM, 2009.

26.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Evolução Histórica do Ensino de Análise: Primeiros Resultados da UNESP de Rio Claro. In: II Seminário Internacional de Educação Matemática, 2009, São Paulo. III SIEMAT, 2009.

27.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Evolução Histórica do Ensino de Análise: Primeiros Resultados do Curso de Matemática da UNESP de Rio Claro. In: V Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras. Anais do V Encontro Mineiro de Educação Matemática. Lavras: SBEM-MG, 2009. p. 1-11.

28.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Evolução Histórica do Ensino de Análise: Primeiros Resultados do Curso de Matemática da UNESP de Rio Claro. In: V Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras. Anais do V Encontro Mineiro de Educação Matemática. Lavras: SBEM-MG, 2009. p. 1-6.

29.
OTERO-GARCIA, S.C.. Sólidos Geométricos: da sua Construção e Utilização em Atividades de Investigação Geométrica. In: V Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras. Anais do V Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009.

30.
OTERO-GARCIA, S.C.. Educação Tributária e Matemática. In: IX Encontro Paulista de Educação Matemática, 2008, Bauru. Anais do IX Encontro Paulista de Educação Matemática, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DELGADO, G. S. ; OTERO-GARCIA, S.C. ; MATTOS, D. . Introdução à Análise Real: dos naturais à topologia da reta. In: CONICT, 2016, Matão. Anais, 2016. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OTERO-GARCIA, S.C.. O Desenvolvimento da Teoria da Medida a partir da Tradução e Análise da Tese de Doutorado de Henri Lebesgue. In: Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2016, Santa Catarina. Caderno de Resumos, 2016. p. 48-49.

2.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Moderna Teoria da Medida e da Integração. In: VII Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2014, Óbidos. Anais do VII Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemátics. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2014. p. 132-133.

3.
BARONI, R.L.S ; OTERO-GARCIA, S.C. . Construções dos Números Reais: Dedekind, Heine, Hilbert. In: VII Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2014, Óbidos. Anais do VII Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemátics. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2014. p. 131-131.

4.
OTERO-GARCIA, S.C.. Uma Trajetória da Disciplina de Análise em Dois Cursos de Licenciatura em Matemática. In: 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: EACH/USP, 2012. p. 17-18.

5.
OTERO-GARCIA, S.C.. Uma Proposta de Análise da Tese de Henri Lebesgue a partir do Referencial da Hermenêutica de Profundidade. In: Ghoem 10 anos: produções e perspectivas, 2012, Rio Claro. Anais do Ghoem 10 anos: produções e perspectivas, 2012. p. 1-2.

6.
OTERO-GARCIA, S.C.; BARONI, R.L.S . A Disciplina de Análise na Formação Inicial do Professor de Matemática: Uma Constatação, Várias Questões. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2011, Águas de Lindóia. Revista do IEEE América Latina, 2011. p. 237-237.

7.
OTERO-GARCIA, S.C.. Uma Trajetória da Disciplina de Análise em Dois Cursos de Licenciatura em Matemática. In: VI Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2011, São João del Rei. Revista do IEEE América Latina, 2011. p. 20-20.

8.
OTERO-GARCIA, S.C.. Um Estudo Histórico da Trajetória da Disciplina de Análise no Curso de Matemática da UNESP de Rio Claro. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: ULBRA, 2010. p. 1-1.

9.
OTERO-GARCIA, S.C.. Sobre a Evolução Histórica do Ensino de Análise: Alguns Questionamentos, Progressos e Encaminhamentos. In: XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. Anais do XIV EBRAPEM. Campo Grande: Editora UFMS, 2010. p. 91-92.

10.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Evolução Histórica do Ensino de Análise em Cursos de Licenciatura em Matemática. In: XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2009, Goiânia. Revista do IEEE América Latina. Goiânia: Editora UFG, 2009. p. 94-95.

Apresentações de Trabalho
1.
DELGADO, G. S. ; OTERO-GARCIA, S.C. ; MATTOS, D. . Introdução à Análise Real: dos naturais à topologia da reta. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OTERO-GARCIA, S.C.. O Desenvolvimento da Teoria da Medida a partir da Tradução e Análise da Tese de Doutorado de Henri Lebesgue. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
OLIVEIRA JUNIOR, J. L. ; FERREIRA, J. M. C. C. ; OTERO-GARCIA, S.C. . Introdução à Análise Real: dos naturais à topologia da reta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
OTERO-GARCIA, S.C.. 'Integrale, Longueur, Aire' de Henri Lebesgue. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BARONI, R.L.S ; OTERO-GARCIA, S.C. . Construções dos Números Reais: Dedekind, Heine, Hilbert. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Moderna Teoria da Medida e da Integração. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OTERO-GARCIA, S.C.. Sobre uma Generalização da Integral Definida: tradução do primeiro trabalho de Henri Lebesgue sobre sua nova integral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
OTERO-GARCIA, S.C.. Disciplinas de Análise na História de seu Ensino: uma trajetória no curso de licenciatura em matemática da USP de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
OTERO-GARCIA, S.C.. "Intégrale, Longueur, Aire" de Henri Lebesgue. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CAMMAROTA, G. ; OTERO-GARCIA, S.C. . La Salle de Classe de Mathématiques comme un Corps et ses Articulations avec l'Apprentissage. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
OTERO-GARCIA, S.C.. ?Intégrale, Longueur, Aire? de Henri Lebesgue. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
OTERO-GARCIA, S.C.; CAMMAROTA, G. . Aprendizagem e Formação do Professor de Matemática sob os Viéses da Disciplina de Análise e da Noção de Cognição Inventiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
OTERO-GARCIA, S.C.. Uma Trajetória da Disciplina de Análise em Dois Cursos de Licenciatura em Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
OTERO-GARCIA, S.C.. Uma Proposta de Análise da Tese de Henri Lebesgue a partir do Referencial da Hermenêutica de Profundidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
BARONI, R.L.S ; OTERO-GARCIA, S.C. . Dois Vieses para a Disciplina de Análise em Cursos de Licenciatura em Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SILVA, T. T. P. ; OTERO-GARCIA, S.C. . A Hermenêutica de Profundidade e suas Possibilidades para a Educação Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SILVA, T. T. P. ; OTERO-GARCIA, S.C. . As Potencialidade da Hermenêutica de Profundidade para a História da Educação Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
OTERO-GARCIA, S.C.; BARONI, R.L.S . A Disciplina de Análise na Formação Inicial do Professor de Matemática: Uma Constatação, Várias Questões. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
BARONI, R.L.S ; OTERO-GARCIA, S.C. . Uma Constatação e Várias Questões sobre o Ensino de Análise. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
OTERO-GARCIA, S.C.. Ensino de Análise: uma Pesquisa do Tipo Estado do Conhecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
OTERO-GARCIA, S.C.. Um Breve Relato de uma Pesquisa do Tipo Estado do Conhecimento Envolvendo a Disciplina de Análise. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
OTERO-GARCIA, S.C.; BARONI, R.L.S . A Disciplina de Análise na Formação Inicial do Professor de Matemática: Uma Constatação, Várias Questões. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
OTERO-GARCIA, S.C.. Uma Trajetória da Disciplina de Análise em Dois Cursos de Licenciatura em Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
OTERO-GARCIA, S.C.. Questões Críticas em Ensino de Análise Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
OTERO-GARCIA, S.C.; MARTINES, P. T. ; GOMES, D. O. ; BARONI, R.L.S . A Disciplina de Análise em Cursos de Formação de Professores de Matemática: Quatro Momentos numa Pesquisa em Movimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
OTERO-GARCIA, S.C.; MARTINES, P. T. ; GOMES, D. O. ; BARONI, R.L.S . A Disciplina de Análise em Cursos de Formação de Professores de Matemática: Três Momentos numa Pesquisa em Movimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Questão da Formação de Professores de Matemática e a Disciplina de Análise: Um Estudo Histórico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
OTERO-GARCIA, S.C.. Alguns Aspectos Históricos do Ensino de Análise num Curso de Licenciatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
OTERO-GARCIA, S.C.. Sobre a Evolução Histórica do Ensino de Análise: Alguns Questionamentos, Progressos e Encaminhamentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
OTERO-GARCIA, S.C.. O Ensino de Análise e Cálculo na Universidade de São Paulo sob uma Perspectiva Histórica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
OTERO-GARCIA, S.C.. Um Estudo Histórico da Trajetória da Disciplina de Análise no Curso de Matemática da UNESP de Rio Claro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
OTERO-GARCIA, S.C.. O Ensino de Análise e Cálculo na Universidade de São Paulo sob uma Perspectiva Histórica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Evolução Histórica do Ensino de Análise em Cursos de Licenciatura em Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Evolução Histórica do Ensino de Análise em Cursos de Licenciatura em Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Evolução Histórica do Ensino de Análise: Primeiros Resultados da UNESP de Rio Claro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Evolução Histórica do Ensino de Análise: Primeiros Resultados do Curso de Matemática da UNESP de Rio Claro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Evolução Histórica do Ensino de Análise: Primeiros Resultados do Curso de Matemática da UNESP de Rio Claro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
OTERO-GARCIA, S.C.. Uma Breve História do Ensino de Análise no curso de Matemática da UNESP de Rio Claro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OTERO-GARCIA, S.C.. Editorial, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

2.
OTERO-GARCIA, S.C.. Sobre uma Generalização da Integral Definida: tradução do primeiro trabalho de Henri Lebesgue sobre sua nova Integral. São Paulo: História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 2013 (Resumo Publicado em Periódico).

3.
OTERO-GARCIA, S.C.. Disciplinas de Análise na História de seu Ensino: uma trajetória no curso de licenciatura em matemática da USP de São Paulo. São Paulo: História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 2013 (Resumo Publicado em Periódico).

4.
OTERO-GARCIA, S.C.. Uma Trajetória da Disciplina de Análise e um Estado do Conhecimento sobre seu Ensino. Rio Claro: Bolema, 2011 (Resumo Publicado em Periódico).

5.
OTERO-GARCIA, S.C.. Uma Trajetória da Disciplina de Análise e um Estado do Conhecimento sobre seu Ensino. São Paulo: Revista Brasileira de História da Ciência, 2011 (Resumo Publicado em Periódico).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OTERO-GARCIA, S.C.. Parecer dado ao projeto 0135 submetido ao Edital 0343/2017-PRP/IFSP de seleção de projetos para o PIBIC/PIBITI. 2017.

2.
OTERO-GARCIA, S.C.. Parecer dado a projeto da área de História das Ciências submetido ao PIBIFSP do câmpus Garulhos. 2017.

3.
OTERO-GARCIA, S.C.. Parecer dado ao projeto 0045 submetido ao Edital 0343/2017-PRP/IFSP de seleção de projetos para o PIBIC/PIBITI. 2017.

4.
OTERO-GARCIA, S.C.. Parecer dado ao trabalho CNMAC2016-0187 submetido ao XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2016.

5.
OTERO-GARCIA, S.C.. Parecer dado ao trabalho CNMAC2016-0421 submetido ao XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2016.

6.
OTERO-GARCIA, S.C.. Parecer dado ao trabalho 41714 submetido à Revista Inter-Ação. 2016.

7.
OTERO-GARCIA, S.C.. Parecer dado ao trabalho 20072-106766 submetido ao XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2014.

8.
OTERO-GARCIA, S.C.. Parecer dado ao trabalho 18371-101687 submetido ao XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2014.

9.
OTERO-GARCIA, S.C.. Parecer dado ao trabalho 19166-104042 submetido ao XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2014.

10.
OTERO-GARCIA, S.C.. Parecer dado ao trabalho 20729-110750 submetido ao XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2014.

11.
OTERO-GARCIA, S.C.. Parecer dado ao trabalho 17174-98297 submetido ao XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2014.

12.
OTERO-GARCIA, S.C.. Parecer dado ao trabalho 'Memória, Errância, Educação Matemática: a constituição do educador matemático em seu campo de pesquisa' apresentado na Atividade Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. 2012.

Redes sociais, websites e blogs
1.
OTERO-GARCIA, S.C.. Ghoem 10 anos: produções e perspectivas. 2012. (Site).

2.
OTERO-GARCIA, S.C.. Grupo de Pesquisa em História da Matemática e/ou suas Relações com a Educação Matemática. 2012. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
OTERO-GARCIA, S.C.. Intégrale, Longueur, Aire de Henri Lebesgue. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
OTERO-GARCIA, S.C.. Intégrale, Longueur, Aire de Henri Lebesgue. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
OTERO-GARCIA, S.C.. Intégrale, Longueur, Aire de Henri Lebesgue. 2013. (Relatório de pesquisa).

4.
MATTOS, A. C. ; MALTEMPI, M. V. ; LINS, R. C. ; MISKULIN, R. G. S. ; OTERO-GARCIA, S.C. . Um Olhar sobre a Formação de Professores de Matemática a Distância. 2012. (Editoração/Livro).

5.
MATTOS, A. C. ; MALTEMPI, M. V. ; LINS, R. C. ; MISKULIN, R. G. S. ; OTERO-GARCIA, S.C. . Elementos de História da Educação Matemática. 2012. (Editoração/Livro).

6.
OTERO-GARCIA, S.C.. Intégrale, Longueur, Aire de Henri Lebesgue. 2012. (Relatório de pesquisa).

7.
OTERO-GARCIA, S.C.. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) n.42A. 2012. (Revisão Técnica).

8.
OTERO-GARCIA, S.C.. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) n.42B. 2012. (Revisão Técnica).

9.
OTERO-GARCIA, S.C.. Uma Trajetória da Disciplina de Análise e um Estado do Conhecimento sobre seu Ensino. 2011. (Relatório de pesquisa).

10.
OTERO-GARCIA, S.C.. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) n.39. 2011. (Revisão Técnica).

11.
OTERO-GARCIA, S.C.. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) n.40. 2011. (Revisão Técnica).

12.
OTERO-GARCIA, S.C.. Evento-Pesquisa: os Parâmetros Balizadores da Pesquisa no Brasil. 2011. (Relato).

13.
OTERO-GARCIA, S.C.. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) n.41. 2011. (Revisão Técnica).

14.
OTERO-GARCIA, S.C.. Construção e Utilização de Sólidos Geométricos em Atividades Investigativas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
OTERO-GARCIA, S.C.; BORTOLUCCI, R. S. ; RAIZ, A. . A Cara da Escola: Uma Proposta de Cenário para Investigação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
OTERO-GARCIA, S.C.. A Evolução Histórica do Ensino de Análise em Cursos de Licenciatura em Matemática. 2010. (Relatório de pesquisa).

17.
OTERO-GARCIA, S.C.. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) n.36. 2010. (Revisão Técnica).

18.
OTERO-GARCIA, S.C.. V Congresso Internacional de Ensino da Matemática (História da Matemática e Cultura). 2010. (Coordenação de Sessão).

19.
OTERO-GARCIA, S.C.. X Encontro Paulista de Educação Matemática (História e Leitura nas Aulas de Matemática). 2010. (Coordenação de Sessão).

20.
OTERO-GARCIA, S.C.; BARBOSA, E. P. . Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) E1. 2010. (Digitalização de Fascículo).

21.
OTERO-GARCIA, S.C.. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) n.37. 2010. (Revisão Técnica).

22.
OTERO-GARCIA, S.C.. Sólidos Geométricos: da sua Construção e Utilização em Atividades de Investigação Geométrica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
OTERO-GARCIA, S.C.. Tópicos de Topologia Geral. 2009. (Relatório de pesquisa).

24.
OTERO-GARCIA, S.C.; BARBOSA, L. N. S. C. ; RODRIGUES, J. . Quanto mais dinheiro menos dinheiro? Ou, quanto mais dinheiro mais dinheiro?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
OTERO-GARCIA, S.C.. Educação Tributária e Matemática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
OTERO-GARCIA, S.C.. Espaço Tridimensinal. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
OTERO-GARCIA, S.C.. Educação Tributária e Matemática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
OTERO-GARCIA, S.C.. Tópicos de Análise Real e Topologia da Reta. 2007. (Relatório de pesquisa).

29.
OTERO-GARCIA, S.C.. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2005. (Aplicação de Prova).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OTERO-GARCIA, S.C.; MARCONDES, F. G. V.; SILVEIRA, T. B. A.. Participação na banca de Luiz Fernando de Souza Freitas. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

2.
OTERO-GARCIA, S.C.; MARCONDES, F. G. V.; SILVEIRA, T. B. A.. Participação na banca de Lygia Amadi da Silva Pinto. 2016. Instituto Federal de São Paulo.

3.
OTERO-GARCIA, S.C.; MARCONDES, F. G. V.; SILVEIRA, T. B. A.. Participação na banca de Orneio de Almeida Costa. 2016. Instituto Federal de São Paulo.

Outras participações
1.
OTERO-GARCIA, S.C.. Membro da Comissão Examinadora no Estado de São Paulo da Segunda Fase da Olimpíada Brasileira de Física. 2008. Sociedade Brasileira de Física.

2.
OTERO-GARCIA, S.C.. Membro da Comissão Examinadora no Estado de São Paulo da Segunda Fase da Olimpíada Brasileira de Física. 2007. Sociedade Brasileira de Física.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
69a. Reunião Anual da SBPC.Comissão de Avaliação dos Trabalhos Submetidos. 2017. (Outra).

2.
I Encontro sobre Elaboração e Revisão de Itens para Avaliação Educacional da Fundação Vunesp. 2017. (Encontro).

3.
Reunião Regional da SBPC.Comissão de Avaliação dos Trabalhos Submetidos. 2017. (Outra).

4.
XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Grupo de Revisores dos Trabalhos Submetidos. 2017. (Congresso).

5.
II Seminário de Extensão do câmpus Campos do Jordão do Instituto Federal de São Paulo.Avaliação de Comunicações Orais. 2016. (Seminário).

6.
Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.O Desenvolvimento da Teoria da Medida a partir da Tradução e Análise da Tese de Doutorado de Henri Lebesgue. 2016. (Seminário).

7.
XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Revisor de Trabalhos. 2016. (Congresso).

8.
VII Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática.A Moderna Teoria da Medida e da Integração. 2014. (Encontro).

9.
IV Jornada de História da Ciência e Ensino.Sobre uma Generalização da Integral Definida: tradução do primeiro trabalho de Henri Lebesgue sobre sua nova integral. 2013. (Outra).

10.
13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Uma Trajetória da Disciplina de Análise em Dois Cursos de Licenciatura em Matemática. 2012. (Seminário).

11.
Ciclo de Seminários "História Oral e Educação Matemática". 2012. (Seminário).

12.
Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.As Potencialidade da Hermenêutica de Profundidade para a História da Educação Matemática. 2012. (Encontro).

13.
Ghoem 10 anos: produções e perspectivas. Uma Proposta de Análise da Tese de Henri Lebesgue a partir do Referencial da Hermenêutica de Profundidade. 2012. (Congresso).

14.
I Atividade Inaugural 2012 do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro.Memória, Errância, Educação Matemática: a constituição do educador matemático em seu campo de pesquisa. 2012. (Outra).

15.
II Atividade Inaugural do Programa de Pós-Graducação em Educação Matemática da UNESP de Rio Clarotica. 2012. (Outra).

16.
La Didactique des Mathématiques: approches et enjeux. ?Intégrale, longueur, aire? de Henri Lebesgue. 2012. (Congresso).

17.
V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Dois Vieses para a Disciplina de Análise em Cursos de Licenciatura em Matemática. 2012. (Seminário).

18.
XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Aprendizagem e Formação do Professor de Matemática sob os Viéses da Disciplina de Análise e da Noção de Cognição Inventiva. 2012. (Encontro).

19.
Evento-Pesquisa: os Parâmetros Balizadores da Pesquisa no Brasil. 2011. (Congresso).

20.
III Colóquio de Educação Matemática. A Disciplina de Análise em Cursos de Formação de Professores de Matemática: Três Momentos numa Pesquisa em Movimento. 2011. (Congresso).

21.
IV Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. A Disciplina de Análise na Formação Inicial do Professor de Matemática: Uma Constatação, Várias Questões. 2011. (Congresso).

22.
VI Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática.Uma Trajetória da Disciplina de Análise em Dois Cursos de Licenciatura em Matemática. 2011. (Encontro).

23.
X Congresso Nacional de Educação (Educere). Questões Críticas em Ensino de Análise Matemática. 2011. (Congresso).

24.
XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. A Disciplina de Análise na Formação Inicial do Professor de Matemática: Uma Constatação, Várias Questões. 2011. (Congresso).

25.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Ensino de Análise: uma Pesquisa do Tipo Estado do Conhecimento. 2011. (Congresso).

26.
A Tradução: Bellum Sine Bello. 2010. (Seminário).

27.
V Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática. Alguns Aspectos Históricos do Ensino de Análise num Curso de Licenciatura. 2010. (Congresso).

28.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. O Ensino de Análise e Cálculo na Universidade de São Paulo sob uma Perspectiva Histórica. 2010. (Congresso).

29.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.A Evolução Histórica do Ensino de Análise: Primeiros Resultados do Curso de Matemática do IME/USP. 2010. (Encontro).

30.
X Encontro Paulista de Educação Matemática.O Ensino de Análise e Cálculo na Universidade de São Paulo sob uma Perspectiva Histórica. 2010. (Encontro).

31.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A Questão da Formação de Professores de Matemática e a Disciplina de Análise: Um Estudo Histórico. 2010. (Encontro).

32.
Aula Magna - "A Origem e Evolução das Linguagens de Programação".Diploma de Mérito Acadêmico. 2009. (Outra).

33.
I Encontro entre Professores, Licenciandos e Pesquisadores do Ensino de Física e Matemática.Uma Breve História do Ensino de Análise no curso de Matemática da UNESP de Rio Claro. 2009. (Encontro).

34.
II Seminário Internacional de Educação Matemática.A Evolução Histórica do Ensino de Análise: Primeiros Resultados da UNESP de Rio Claro. 2009. (Seminário).

35.
V Encontro Mineiro de Educação Matemática.A Evolução Histórica do Ensino de Análise: Primeiros Resultados do Curso de Matemática da UNESP de Rio Claro. 2009. (Encontro).

36.
XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. A Evolução Histórica do Ensino de Análise em Cursos de Licenciatura em Matemática. 2009. (Congresso).

37.
Conferência GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática do IGCE da Universidade Estadual Paulista - 15 Anos. 2008. (Congresso).

38.
IX Encontro Paulista de Educação Matemática. Educação Tributária e Matemática. 2008. (Congresso).

39.
XX SELMAT - Semana da Licenciatura em Matemática da Unesp de Bauru.Educação Tributária e Matemática. 2008. (Outra).

40.
III Encontro da Biologia Comparada do Programa de Pós Graduação em Biologia Comparada da FFCL da Universidade de São Paulo. 2007. (Encontro).

41.
II Semana da Licenciatura Interunidades do IFSC da Universidade de São Paulo - Educação, Sociedade e Tecnologia. 2007. (Encontro).

42.
I Semana da Licenciatura Interunidades do IFSC da Universidade de São Paulo - A interdisciplinaridade pode ser uma importante ferramenta no ensino de Ciências. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OTERO-GARCIA, S.C.; SOUZA, A. M. B. ; SANTOS, P. F. ; MARTIN, S. ; ARAUJO, T. S. N. ; SILVA, V. R. F. ; BARTHO, V. D. O. R. ; FIGUEIREDO, J. R. J. C. . Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba. 2017. (Congresso).

2.
OTERO-GARCIA, S.C.. Semana de Ciência e Tecnologia do Câmpus Campos do Jordão. 2017. (Outro).

3.
OTERO-GARCIA, S.C.; SOUZA, L. C. ; GODOI, M. . I Semana da Matemática e da Educação Matemática. 2016. (Congresso).

4.
SILVA, H. ; OTERO-GARCIA, S.C. ; SOUTO, D. L. P. ; GODOY, K. V. . II Atividade Inaugural do Programa de Pós-Graduação da UNESP de Rio Claro. 2012. (Outro).

5.
GARNICA, A. V. M. ; OTERO-GARCIA, S.C. ; MORAIS, M. B. ; FERNANDES, F. S. ; SILVA, H. ; FERNANDES, D. N. ; SOUZA, L. A. ; ANDRADE, M. M. ; MARTINS-SALANDIM, M. E. ; ZAQUEU, A. C. M. ; SILVA, A. A. ; MARIANO, C. R. ; OLIVEIRA, F. D. ; ROSA, F. M. C. ; TOILLIER, J. S. ; MACENA, M. M. M. ; PINTO, T. P. ; TIZZO, V. S. ; SILVA, V. C. ; MARQUES, W. C. ; SILVA, T. T. P. . Ghoem 10 anos: produções e perspectivas. 2012. (Congresso).

6.
SILVA, H. ; OTERO-GARCIA, S.C. ; MIRANDA, F. O. ; BAUMANN, A. P. P. . I Atividade Inaugural 2012 do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP. 2012. (Congresso).

7.
MISKULIN, R. G. S. ; SILVA, H. ; OTERO-GARCIA, S.C. ; HEITMANN, F. P. ; FERNANDES, F. S. ; PAULIN, J. F. V. ; BENITES, V. ; GODOY, K. V. ; FARIAS, M. M. R. ; MORAIS, M. B. . Evento-Pesquisa: os Parâmetros Balizadores da Pesquisa no Brasil. 2011. (Congresso).

8.
OTERO-GARCIA, S.C.. Conferência Interna do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2010. (Outro).

9.
OTERO-GARCIA, S.C.. Exposição Técnico Científica - 12ª Semana da Óptica do Grupo de Óptica do IFSC da Universidade de São Paulo. 2007. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Douglas Pereira Paródia. A Integral de Lebesgue numa Disciplina de Cálculo. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Beatriz Yokota. Construções dos reais e princípios de análise matemática. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFSP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Gabriel Silva Delgado. Construções dos reais e princípios de análise matemática. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFSP. Orientador: Sílvio César Otero-Garcia.

2.
Jorge Luiz de Oliveira Júnior. Introdução à análise real: dos naturais à topologia da reta. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Sílvio César Otero-Garcia.

3.
Jéssica Mara Campos Cunha Ferreira. Os reais como fundamento para o curso de análise. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFSP. Orientador: Sílvio César Otero-Garcia.

Orientações de outra natureza
1.
Tiago de Moraes. Programa de Assistência à Aprendizagem: Fundamentos de Geometria Analítica, Geometria Espacial, Geometria Plana, Vetores e Geometria Analítica, Álgebra Linear I. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Sílvio César Otero-Garcia.

2.
Sabrina de Paula Pereira Goulart. Programa de Assistência à Aprendizagem: Fundamentos de Geometria Analítica, Geometria Espacial, Geometria Plana, Vetores e Geometria Analítica, Álgebra Linear I. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Sílvio César Otero-Garcia.

3.
Natália Karoline de Oliveira Toledo. Programa de Assistência à Aprendizagem: Fundamentos de Matemática Elementar I, Fundamentos de Matemática Elementar II, Fundamentos de Matemática Elementar III, Cálculo I, Estatística Básica e Probabilidade, Estatística Avançada. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Sílvio César Otero-Garcia.

4.
Ana Paula dos Santos Pigassi. Programa de Assistência à Aprendizagem: Fundamentos de Matemática Elementar I, Fundamentos de Matemática Elementar II, Fundamentos de Matemática Elementar III, Cálculo I, Estatística Básica e Probabilidade, Estatística Avançada. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Sílvio César Otero-Garcia.

5.
Jorge Luiz de Oliveira Júnior. Programa de Assistência à Aprendizagem: Fundamentos de Matemática Elementar I, Fundamentos de Matemática Elementar II, Fundamentos de Matemática Elementar III, Cálculo I, Geometria Plana, Geometria Espacial. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Sílvio César Otero-Garcia.

6.
Natália Karoline de Oliveira Toledo. Programa de Assistência à Aprendizagem: Fundamentos de Matemática Elementar I, Fundamentos de Matemática Elementar II, Fundamentos de Matemática Elementar III, Cálculo I, Estatística Básica e Probabilidade, Estatística Avançada. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Sílvio César Otero-Garcia.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 23:43:49