Esmeralda Maria Queiroz de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5628132733124137
  • Última atualização do currículo em 12/03/2018


Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2007). Graduada em pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife (1989), com Pós-Graduação em Pedagogia: A Escola e sua Dinâmica (1999 ). Tem experiência com formação de Professores do Ensino Fundamental a pós-graduação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia da Matemática e da Língua Portuguesa para os anos iniciais; Metodologia da Pesquisa; Projeto Político-pedagógico; Planejamento Educacional; Uso do Livro Didático e Educação a Distância. Professora da Rede Municipal do Recife onde atuou na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e na Equipe de Planejamento e Monitoramento Pedagógico e atualmente atua como Formadora na Equipe de Formação da referida Rede . Atuou como Formadora do Curso de Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atuou como Formadora do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2015 e como Orientadora de Estudo em todas as edições do PNAIC. Formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Esmeralda Maria Queiroz de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
QUEIROZ, Esmeralda.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.
Cais do Apolo, 925
Bairro do Recife
50030-200 - Recife, PE - Brasil
URL da Homepage: www.recife.pe.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Gilda Lisbôa Guimarães.
Palavras-chave: Livro Didático; Educação Matemática; Tratamento da Informação; Resolução de Problemas de Estruturas Aditivas; Uso do livro didático.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior.
1998 - 1999
Especialização em Pedagogia - A Escola e sua Dinâmica. (Carga Horária: 465h).
Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Título: A formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife.
Orientador: José Alfredo Cândido.
1986 - 1989
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em Formação de formadores de professores - matemática. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Formação em Informática. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Educação de Pernambuco, SEDUC/PE, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Tutores a Distância. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, PROJETOS E ACESSIBILIDADE:. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Pistas Metodológicas p aprox ao Conhec. Científico. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
2009 - 2009
O USO DIDÁTICO DA CALCULADORA. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Formação em Gênero e Diversidade .... (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2008
Avaliação dos Processos de Aprendizagem dos Estuda. (Carga horária: 44h).
Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Cidade do Recife, SEEL/REC, Brasil.
2007 - 2008
Pro-letramento de Lingua Portuguesa. (Carga horária: 30h).
Prefeitura do Recife, PCR, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Formação Continuada de Profs. de Língua Portuguesa. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2005
Da Língua ao Discurso. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2005
O Livro Did. de Mat. na Sala de Aula do Ens. Fund.. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2003 - 2003
Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. (Carga horária: 32h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2002 - 2002
Programa de Capacitaçao a Distância para Gestores. (Carga horária: 230h).
Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco, SEDUC-PE, Brasil.
2001 - 2001
Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. (Carga horária: 32h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Unesp_Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no Curso de Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Formadora do Curso de Aperfeiçoamento "Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão" da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - FCT/Unesp.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 90
Outras informações
Mininstrante do curso: "Concepção e uso de jogos didáticos para o ensino da matemática com sucata", promovido pelo NEMAT - Núcleo de Educação Matemática do Centro de Educação da UFPE - Projeto Rede, coordenado pelo CEEL - Centro de Estudos em Educação e Linguagem.


Universidade Estadual Paulista, FCT/UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20


Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como professora da disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica, no Curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato por disciplina, Enquadramento Funcional: Contratado


Faculdade Luso-Brasileira, FALUB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 5

Atividades

03/2006 - Atual
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Didática II
Didática para o magistério das séries iniciais

Faculdade Integrada de Pernambuco, FACIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Orientador de Pesquisas Monogr, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço
Outras informações
Realização de Orientação de Trabalho de Pesquisa Monográfica

Atividades

08/2006 - 08/2006
Ensino, Pós-Grad. Latu Sensu em Docência e Organização Esc, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Educacional
11/2005 - 03/2006
Pesquisa e desenvolvimento .

Linhas de pesquisa
Interdisciplinaridade

Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Profª contrat. por disciplina, Enquadramento Funcional: Contrato
Outras informações
Houve seleção pública, mas não há vínculo com a Universida, a cada disciplina ministrada há um contrato específico.

Atividades

01/2000 - 10/2004
Ensino, Curso Especial de Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil
Metodologia do Ensino da Matemática

Secretaria de Educação e Cultura da Cidade do Recife, SEC/REC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Indicado, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 40
Outras informações
Sou Professora concursada da Secretaria de Educação e Cultura da Cidade do Recife atuando no momento na Função de Gerente de Projetos Didáticos da Gerência de 1º e 2º Ciclos de Aprendizagem, desde março de 2011.

Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Interdisciplinaridade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Básica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação à Distância.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Projeto Didático.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUEIROZ, Esmeralda.. Estratégias realizadas pelos professores ao utilizar o livro didático para trabalhar estatística. In: 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2009, Caxambu - Minas Gerais. Anais da 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2009.

2.
QUEIROZ, Esmeralda.; GUIMARAES, G. L. . O que interfere na decisão dos professores utilizarem livros didáticos de matemática?. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2008, Recife. Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - Matemática formal e Matemática não-formal 20 anos depois: sala de aula e outros contextos, 2008.

3.
QUEIROZ, Esmeralda.; GUIMARAES, G. L. . O Uso do Livro Didático por Professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, Recife. Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - Pesquisa em Educação Matemática: um olhar ampliado sobre a sala de aula, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
QUEIROZ, Esmeralda.. Estratégias realizadas pelos professores ao utilizar o livro didático para trabalhar estatística. In: Reunião Anual de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2009, Caxambu - Minas Gerais. Anais da 32ª Reunião Anual de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
QUEIROZ, Esmeralda.. Estratégias realizadas pelos professores ao utilizar o livro didático para trabalhar estatística. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
QUEIROZ, Esmeralda.. Atividades de Estatística: O que orienta o livro? O que fazem os professores ao utilizá-lo em sala de aula?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
QUEIROZ, Esmeralda.; GUIMARAES, G. L. . O que interfere na decisão dos professores utilizarem livros didáticos de matemática?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
QUEIROZ, Esmeralda.; GUIMARAES, G. L. . O uso do livro didático por professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
QUEIROZ, Esmeralda.; GUIMARAES, G. L. . O que dizem os professores do livro didático de mtemática que utilizam? O que fazem ao propor problemas de estrutura aditiva a partir do mesmo?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
QUEIROZ, Esmeralda.; GUIMARAES, G. L. . Como os professores utilizam o livro didático ao desenvolverem o trabalho com estatística?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
QUEIROZ, Esmeralda.; GUIMARAES, G. L. . O Uso do Livro Didático por Professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
QUEIROZ, Esmeralda.. O Uso do Livro Didático de Matemática por Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
QUEIROZ, Esmeralda.. Avaliação dos Processos de Aprendizagens. 2008. .

2.
QUEIROZ, Esmeralda.. Leitura em voz alta pelo professor. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
QUEIROZ, Esmeralda.. Avaliação dos processos de aprendizagem dos estudantes. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação Continuada).

4.
QUEIROZ, Esmeralda.. Formação Continuada para os estagiários do Projeto MAIS. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FORMAÇÃO CONTINUADA).

5.
QUEIROZ, Esmeralda.. Leitura de Imagens e Ciclo Natalino. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Barbosa; José Rozil da Silva; QUEIROZ, Esmeralda.. Participação em banca de Marcos Luiz Soares Lopes de Souza.O marketing na segmentação do mercado farmacêutico para aumentar as vendas do setor: um estudo na Bayer Schering Pharma. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

2.
Juliana Didier; Isabella Jarocki; QUEIROZ, Esmeralda.. Participação em banca de Elmo Bezerra Vilar, Ernani José Vero Neo e Saul Estima Silva.A importância da gastronomia para o turismo da cidade do Recife. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

3.
Mário Costa; Cristóvão Brito; QUEIROZ, Esmeralda.. Participação em banca de Sinezio Lima do Mascimento e Wolmer Lopes da Silva.Mercado financeiro: uma análise dos fundos de investimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

4.
Mário Costa; Cristóvão Brito; QUEIROZ, Esmeralda.. Participação em banca de Alysson Alexandre C.l de Lima e Nehemias F. de Moura Neto.Bolsa de valores: um estudo sobre os investimentos em ações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

5.
Mário Costa; Juliana Didier; QUEIROZ, Esmeralda.. Participação em banca de Mônica Maria dos Santos Alves e Triana Patrícia B. Brasil.Satisfação dos clientes: um estudo de caso no Hospital Santa Joana em Recife/PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Papo pedagógico - Com a palavra: Formação. 2018. (Encontro).

2.
Papo Pedagógico - Com a palavra: Alfabetização. 2017. (Encontro).

3.
I Seminário Internacional de Gestão e Tecnologia em Educação a Distância. 2015. (Seminário).

4.
6º Seminário Nacional "Escola? Presente.. 2014. (Seminário).

5.
Seminário 2 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Seminário).

6.
Projeto de Elaboração de Parâmetros para o Ensino Básico de Pernambuco.Padrões de Desempenho para séries iniciais do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. 2013. (Outra).

7.
Seminário 3 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2013. (Seminário).

8.
Seminário 4 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2013. (Seminário).

9.
Treinamento para Aplicadores de provas do Sistema de Avaliação Básica - SAEB. 2013. (Oficina).

10.
XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2013. (Congresso).

11.
1º Meeting Nacional de Educação e Tecnologia. 2012. (Outra).

12.
COMUDE - 8ª Conferência Municipal de Educação. 2011. (Outra).

13.
Formação em Informática para Coordenadores de Biblioteca. 2011. (Outra).

14.
I Encontro Nacional de Tutores a Distância. 2011. (Encontro).

15.
II Seminário do Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade.A Informática Educativa e Tecnologia Assistiva. 2011. (Seminário).

16.
3º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência de Pernambuco. 2010. (Congresso).

17.
Fórum de Educação Municipal do Recife - IDEB: seus resultados e os impactos na organização escolar. 2010. (Outra).

18.
I Seminário do Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade.Tecnologia Assistiva: Instrumentos Necessários da Educação Inclusiva. 2010. (Seminário).

19.
Oficina de formação de professores do projeto "Fal@ando em Bem-Estar". 2010. (Oficina).

20.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.Tecnologia Assistiva (TA): Contribuições para a Inclusão de Estudantes com Deficiência. 2010. (Outra).

21.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 2010. (Outra).

22.
Seminário Nacional: Escravidão no Atlântico Sul e a Contribuição Africana no Processo Civilizador Brasileiro. 2010. (Seminário).

23.
19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).

24.
19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Atividades de Estatística: o que orienta o livro? O que fazem os professores ao utilizá-lo em sala de aula?. 2009. (Encontro).

25.
32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Estratégias realizadas pelos professores ao utilizar o livro didático para trabalhar estatística. .. 2009. (Outra).

26.
COMUDE - 7ª Conferência Municipal de Educação. 2009. (Outra).

27.
II Seminário Qualidade Social da Educação Básica. 2009. (Seminário).

28.
Seminário de Educação Infantil - perspectivas políticas e pedagógicas. Desafios da educação infantil em grandes cidades. 2009. (Seminário).

29.
II Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco - Objetos de Investigação e Inserção Social. 2008. (Encontro).

30.
II Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco - Objetos de Investigação e Inserção Social.Que dizem os professores do livro didático de matemática que utilizam? Quais as estratégias realizadas ao propor problemas de estrutura aditiva a partir do mesmo?. 2008. (Encontro).

31.
Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.O que interfere na decisão dos professores utilizarem livros didáticos de matemática?. 2008. (Simpósio).

32.
3º Congresso Nacional de Educação e Tecnologia: "Educação como instrumento de Desenvolvimento Econômico e Social".. 2007. (Congresso).

33.
Encontro Internacional de Inovações Pedagógicas, Tecnologia e Cidadania.O Uso do Livro Didático de Matemática por Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.. 2006. (Encontro).

34.
II Congresso Nacional de Educação e Tecnologia. 2006. (Congresso).

35.
Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEMAT.O Uso do Livro Didático por Professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. 2006. (Simpósio).

36.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 2005. (Outra).

37.
5º Congresso Nacional de Educação. 2004. (Congresso).

38.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 2004. (Outra).

39.
V Conferência Municipal de Educação. 2004. (Outra).

40.
53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 2003. (Outra).

41.
Formação Continuada para Professor Formador do Programa Especial de Graduação em Pedagogia - PROGRAPE. 2002. (Outra).

42.
III Seminário de Língua Portuguesa. 2002. (Seminário).

43.
IV Congresso do SIMPERE - Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife. 2002. (Congresso).

44.
53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 2001. (Outra).

45.
A discriminação em questão. 2001. (Seminário).

46.
Formação Continuada para Professor Formador do Programa Especial de Graduação em Pedagogia - PROGRAPE. 2001. (Outra).

47.
2º Congresso Brasileiro de Tecnologia e Educação - O que está mudando.. 2000. (Congresso).

48.
Capacitação Intensiva. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUEIROZ, Esmeralda.. Planejamento de Formação Continuada dos Estagiários da Rede Municipal de Ensino do Recife. 2008. (Outro).

2.
QUEIROZ, Esmeralda.. Estudos e Planejamento da Formação Continuada dos Professores/as do 1º e 2º Ciclos de Aprendizagem. 2008. (Outro).

3.
QUEIROZ, Esmeralda.. Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bernadete das Chagas Silva. O Papel do Lúdico na Educação Infantil: uma análise psicopedagógica. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Esmeralda Maria Queiroz de Oliveira.

2.
Ivonete Pereira Bezerra. Um Novo Olhar sobre o Lúdico: uma forma de construir saberes. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Esmeralda Maria Queiroz de Oliveira.

3.
Josefa Maria da Silva. A Contribuição de Aprendizagem de Leitura e Escrita à Luz da Psicopedagogia em turmas do Ensino Fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Esmeralda Maria Queiroz de Oliveira.

4.
Maria José Francisco da Silva. Uma Análise Psicopedagógica sobre o Lúdico na Educação Infantil. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Esmeralda Maria Queiroz de Oliveira.

5.
Sueli Bezerra Cavalcanti. Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e Escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Esmeralda Maria Queiroz de Oliveira.

6.
Maria de Lourdes Rodrigues de Lima. O Lúdico e sua importância para a Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental sob a Luz da Psicopedagogia. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Esmeralda Maria Queiroz de Oliveira.

7.
Edinalva Maria Santos. Interdisciplinaridade em Geografia: Uma Análise da Prática Pedagógica. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Grad. Latu Sensu em Docência e Organizaçã Esc) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Esmeralda Maria Queiroz de Oliveira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:37:47