Bianca Santos Chisté

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6310990302148226
  • Última atualização do currículo em 13/10/2018


Iniciou sua atividade profissional como professora de crianças tanto na Educação Infantil, como, posteriormente nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Afetada pelo encontro com as crianças formou-se em Pedagogia (2001), Especializou-se em Alfabetização (2004), prosseguindo seus estudos no mestrando em Ciências da Linguagem (2009) pela Universidade Federal de Rondônia. Doutorou-se em Educação Matemática pelo PGEM/UNESP/Rio Claro (2015), trazendo discussões sobre infância e educação matemática. Atualmente é docente da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Integra os grupos grupos de pesquisa IMAGO (UNESP/Rio Claro) e GEP (Vilhena/UNIR) estudando e pesquisando questões relacionadas aos seguintes temas: infância, educação, experiência, produção imagética e docência na infância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bianca Santos Chisté
Nome em citações bibliográficas
CHISTÉ, B. S.;CHISTÉ, BIANCA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Educação - Rolim de Moura.
Avenida Norte e Sul, 7300
Nova Morada
76940000 - Rolim de Moura, RO - Brasil
Telefone: (69) 34493828
Ramal: 3828
URL da Homepage: http://www.rolimdemoura.unir.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Devir-criança da matemática: produções educativas infantis imagéticas, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: César Donizetti Pereira Leite.
Palavras-chave: Criança; Educação Matemática; Infância; Produção imagética; Experiência.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Título: Letramento e cultura no contexto escolar: estudo de caso na Amazônia Ocidental - Rolim de Moura - RO,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Anselmo A. Colares - Co-orientadora: Marli L. T. Zibetti.
Palavras-chave: Letramento; Cultura; Contexto Amazônico.
2002 - 2003
Especialização em Alfabetização. (Carga Horária: 500h).
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Título: Por uma aprendizagem significativa: a produção de texto na alfabetização.
Orientador: Marli Lúcia Tonatto Zibetti.
1998 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Infância.


Formação Complementar


2006 - 2007
Fazendo e Aprendendo Matemática. (Carga horária: 240h).
Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura, UNIR, Brasil.
2005 - 2005
Deficiência Múltipla. (Carga horária: 106h).
Governo do Estado de Rondônia, SEDUC/RO, Brasil.
2002 - 2005
Programa de Formação de Professores Alfabetizadore. (Carga horária: 400h).
Governo do Estado de Rondônia, GOVERNO/RO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Educação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria n° 594/2016/GR/UNIR - Chefe do Departamento de Educação.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe Pro Tempore do Departamento de Educação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria n° 1.019/2015/GR/UNIR - Chefe Pro Tempore do Departamento de Educação até a eleição para Chefe do referido departamento.

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora Colaboradora, Carga horária: 10
Outras informações
Atualmente atuo como Professora Colaboradora no Curso de Pedagogia e Pesquisadora, visto que o contrato de professor substituto expirou.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Modelos Teóricos Metodológicos de Ensino e Aprendizagem
01/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Prática em Educação Infantil I
Alfabetização Matemática
03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Ciência da Educação, .

02/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Prática da Educação Infantil I
Fundamentos e Prática da Educação Infantil II
Estágio Supervisionado em Ambientes Escolares I
Estágio Supervisionado em Ambientes Escolares II
Fundamentos e Prática do Ensino da Língua Portuguesa
09/2009 - 02/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Didática
Fundamentos e Prática em Educação Infantil I e II
Fundamentos e Prática em Alfabetização I e II
Fundamentos e Prática no Ensino da Arte
Psicologia da Educação I e II
02/2014 - 02/2015
Ensino, Docência na Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Natureza e Cultura: Conhecimentos e Saberes; Brinquedos e Brincadeiras no Cotidiano da Educação Infantil
03/2008 - 10/2012
Ensino, Curso de Especialização Escola de Gestores, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e Práticas da Gestão Escolar
09/2009 - 12/2010
Ensino, Letras - Universidade Aberta do Brasil - UNIR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas
04/2008 - 04/2008
Treinamentos ministrados , Departamento Acadêmico do Curso de Pedagogia, .

Treinamentos ministrados
VII Encontro de Educadores e Educadoras - Programa Ncional de Educação na Reforma Agrária - Projeto Escolarização de Jovens e Adultos no 1º Segmento do Ensino Fundamental e Capacitação Continuada de Educadores (as) do Campo nas Áreas de Reforma Agrár
02/2008 - 02/2008
Treinamentos ministrados , Departamento Acadêmico do Curso de Pedagogia, .

Treinamentos ministrados
VI Encontro de Educadores e Educadoras - Programa Ncional de Educação na Reforma Agrária - Projeto Escolarização de Jovens e Adultos no 1º Segmento do Ensino Fundamental e Capacitação Continuada de Educadores (as) do Campo nas Áreas de Reforma Agrári
10/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática em Educação Infantil
07/2006 - 07/2006
Ensino, Pedagogia da Terra, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Educativa
03/2005 - 04/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Educativa
01/2005 - 04/2006
Ensino, Pedagogia - PROHACAP, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática em Alfabetização
Teoria e Prática em Educação Infantil
04/1999 - 11/1999
Extensão universitária , Departamento Acadêmico do Curso de Pedagogia, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Trabalhando com Artes Visuais na Educação Infantil.

Governo do Estado de Rondônia, GOVERNO/RO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Alfabetizadora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1995 - 2000
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil, Carga horária: 40

Atividades

02/2008 - 08/2009
Serviços técnicos especializados , SEDUC/Representação de Ensino, .

Serviço realizado
Coordenadora da Educação Especial.
08/2004 - 08/2009
Serviços técnicos especializados , SEDUC/Representação de Ensino, .

Serviço realizado
Coordenadora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
08/2002 - 12/2006
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação do Estado de Rondônia, .

Treinamentos ministrados
Formação de Coordenadores Pedagógicos
Formação de Professores Alfabetizadores
03/2005 - 1/2006
Serviços técnicos especializados , Centro Educacional de Rolim de Moura, .

Serviço realizado
Assessoria Pedagógica à Professoras Alfabetizadoras da Educação Especial.
03/1995 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes, Educação Religiosa

Universidade Estadual do Tocantins, UNITINS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Tutora de Sala, Enquadramento Funcional: Tutora de Sala - Educação a Distância, Carga horária: 10
Outras informações
Atuo nos Cursos de Serviço Social e Pedagogia

Atividades

02/2006 - 02/2007
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora de Sala

Faculdade Rolim de Moura, FAROL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora temporária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 80

Atividades

04/2007 - 04/2007
Ensino, Alfabetização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos Históricos da Alfabetização

Sociedade Pimentense de Educação e Cultura LTDA - Faculdade de Pimenta Buen, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

03/2004 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização
Metodologias da Alfabetização
Linguagem, Alfabetização e Letramento

Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, FACIMED, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 80

Atividades

05/2006 - 05/2006
Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Alfabetização

Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Tutora de Sala, Enquadramento Funcional: Tutora de Sala, Carga horária: 10

Atividades

02/2005 - 12/2005
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora de Sala


Linhas de pesquisa


1.
Infância, Experiência e Tempo

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem como foco realizar estudos e pesquisas que possibilitem problematizar conceito acerca da noção de infância e suas interfaces com as experiências, os tempos, os espaços e os acontecimentos na educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Experiência; Criança; Infância; Imagens.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
?OLHA AQUI....VEM CÁ VÊ!!!!?... QUE EDUCAÇÃO INFANTIL IMAGENS E NARRATIVAS DE CRIANÇAS PODEM PRODUZIR?
Descrição: Esta proposta de pesquisa de pós-doutoramento investigará como a matemática acontece na educação infantil. Além de, a partir dos elementos indicativos que emergem dos olhares, vozes, gestos e fazer das crianças, investigar o que esta matemática que acontece produz. O estudo será desenvolvido a partir das imagens já produzidas pelas crianças durante as seguintes pesquisas: ?Devir-criança da matemática: experiências educativas infantis imagéticas? (Doutorado, UNESP/Rio Claro) e ??Nossa senhora... é o céu!!!?: reflexões e olhares para a educação na infância a partir de produções imagéticas de crianças e professoras? (PIBIC/UNIR/2016/2017). Assim, os dados para a realização do estudo do pós-doutoramento correspondem as 150 horas de filmagens e 4.462 imagens produzidas por crianças de 03 a 05 anos de duas instituições de educação infantil, em Rondônia, em 2012, 2016 e 2017. As imagens produzidas por crianças tem se apresentado, de acordo com os estudos de Leite (2011), em um conjunto povoado de possibilidades para uma reflexão em torno da educação na infância a partir de outro lugar, bem como, para composição de caminhos e reflexões a cerca de uma política da infância que se movimente constantemente nas relações de diferença e não de superioridade e inferioridade. Propomos uma metodogia de estudo que se aproxime da infância e das questões mobilizadoras, optamos então pelo método da cartografia, inspirados nos trabalhos de Gilles Deleuze e Félix Guattari uma vez que a pesquisa é compreendida como processo de produção que não segue uma linha reta, mas está aberto à experiência de problematização. Dessa maneira a análise dos dados, através da cartografia, acontecerá por meio de um passeio esquiso no qual que acompanha o próprio movimento da pesquisa. Um passeio, uma relação com o fora da educação infantil, com a educação matemática seus foras e seus dentro e seus entre. Uma relação com o fora da educação matemática na educação infantil, programada em currículos, em materiais apostilados e planejamentos. O que não nos é dado a conhecer pela voz das crianças e por imagens produzidas por elas? Que olhar é esse que se abre a partir do encontro com a infância e com a criança? O que vemos para além das formas e dos sujeitos, do dado, do acabado e do determinado na coexistência da criança conosco? Esse estudo possibilitará discutirmos a educação matemática na educação infantil a partir dos fazeres, dizeres e experiências das crianças que habitam esse espaço. Assim, quem sabe a escola (educação infantil) deixe de ser, a instituição de conformação das crianças a este mundo adulto, de consensos; quem sabe assim, possamos desinstrumentalizar a infância e as crianças, e construir uma escola e uma educação matemática na diferença. O estudo terá como ponto de partida as discussões da infância e de autores como René Scherer, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze, Walter Kohan, Virgínia Kastrup, César Leite, Sônia Clareto, Flúvia Rosemberg..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
O que podem as narrativas e produções imagéticas das crianças dizer sobre a educação infantil? por uma fala menos surda e um gesto menos mudo
Descrição: Esta pesquisa investigará as possibilidades que produções imagéticas e narrativas realizadas por crianças oferecem para construção de caminhos e reflexões a cerca de uma política da infância. O projeto será desenvolvido em três instituições municipais de Educação Infantil de Rolim de Moura, com crianças de 03 a 05 anos. Propomos uma investigação que de um modo geral chama-se, a partir de Leite (2014) de pesquisa como experiência. Usamos este termo apoiado nas reflexões sobre o conceito de experiência, no sentido que Agamben (2005) aborda, um proceder tateante como o de quem perambulasse à noite na esperança de atinar com a estrada certa. O estudo envolve também, ouvir as crianças, pois para Gallo (2010), construímos teorias e mais teorias, mas nunca permitimos que as crianças tomem a palavra. Esse estudo possibilitará conhecer um pouco acerca das crianças do Norte do Brasil: como veem, sentem, o que pensam, temem e desejam nos espaços da educação infantil. Assim, quem sabe a escola deixa de ser o lugar de conformação das crianças a este mundo adulto; quem sabe, possamos desinstrumentalizar a infância e as crianças e construir uma escola na diferença..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Bianca Santos Chisté - Coordenador / Luana Priscila de Oliveira - Integrante / Carla Fernanda Teixeira Santana - Integrante / Catiane Monteiro Pacheco Souza - Integrante / Regiele Pavlach Rossini - Integrante.
2015 - 2017
?Nossa senhora... é o céu!!!?: reflexões e olhares para a educação na infância a partir de produções imagéticas de crianças e professoras
Descrição: O projeto de pesquisa ?Nossa senhora... é o céu!!!?: reflexões e olhares para a educação na infância a partir de produções imagéticas de crianças e professoras? objetiva refletir sobre as possibilidades que as imagens produzidas por crianças e professoras da educação infantil oferecem para construção de caminhos e práticas educativas na infância. O contexto do projeto será desenvolvido em uma Instituição Municipal de Educação Infantil de Rolim de Moura ? RO, com crianças de 03 a 05 anos e suas respectivas professoras. O projeto propõe uma pesquisa que de um modo geral podemos pensá-la, a partir de Leite (2014) na condição de uma pesquisa como experiência. Uma pesquisa que parte da entrega de filmadoras e de câmeras fotográficas as crianças e as professoras para que produzam imagens (vídeos e fotografias) dentro do espaço da educação infantil. Trata-se de colocar-se em movimento ao longo de uma linha arbitrária, permitindo-se expor-se, sair às ruas, deslocar-se dos saberes ditos e dados; um deslocamento do olhar que permite a experiência, não como vivência passiva de ser conduzida, comanda por algo que já está dado, mas como algo que vai se apresentado e nos comandando ao longo da pesquisa, arrastando- nos assim, segundo velocidades e lentidões variáveis num movimento de fuga ou de direções. Em suma, uma pesquisa com crianças que não se define pela ausência de protocolo, de modelo, não se define apenas pela existência de uma metodologia indeterminada; ela se define enfim, pela presença temporária, provisória e transitória dos caminhos encontrados. Enfim, que experiências emergem no tatear das possibilidades que encontramos nos caminhos da pesquisa com crianças, professoras e imagens? Sendo assim, e procurando criar os indicativos para esta reflexão, o presente trabalho manterá uma perspectiva de focar no que surge, aparece, emerge das experiências vividas e dos modos de afecções destas experiências no espaço da educação infantil, dos caminhos percorridos, para que com isso, possamos pensar a educação na infância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Bianca Santos Chisté - Coordenador / Luana Priscila de Oliveira - Integrante / Carla Fernanda Teixeira Santana - Integrante / Gilda Ramalho de Carvalho - Integrante / Catiane Monteiro Pacheco Souza - Integrante / Suellen Cristina A. de Araújo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 8
2012 - 2015
As crianças e suas experiências educativas matemáticas: em busca do que atravessa o espelho
Descrição: Este projeto objetiva pensar, a partir de imagens produzidas por crianças na Educação Infantil, as experiências matemáticas vivenciadas por elas e suas travessias no universo infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: UMA PROPOSTA DE TEMATIZAÇÃO DA DIDATICA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VILHENA - RO
Descrição: O projeto propõe investigar o que pensam as professoras da educação infantil sobre a construção do conhecimento matemático pela criança, verificando de que forma essas idéias refletem no fazer pedagógico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bianca Santos Chisté - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2010
Andorinhas: um novo vôo para crianças com dificuldades de aprendizagem?
Descrição: Este projeto objetiva verificar quais são as dificuldade apresentadas na aprendizagem de um grupo de alunos do 6º ano do ensino fundamental de 9 anos, bem como, desenvolver e potencializar (juntamente com os alunos) as suas habilidades no momento de aprender, para que a partir disso os mesmos possam superar as dificuldades de apresendizagem apresentadas. Proporcionar aos professores possibilidades que auxiliarão a sua prática de ensino com alunos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bianca Santos Chisté - Coordenador / Ilma Regina Castro Saramago de Souza - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2011
Grupo de Estudo e Trabalho Pedagógico para o Ensino de Matemática: Formação continuada de professores dos anos iniciais para o ensino da matemática
Descrição: O projeto de pesquisa objetiva desenvolver ao longo de 03 anos uma formação continuada em serviço, com base na pesquisa-ação, com o intuito de melhoriar o trabalho pedagógico dos professores dos anos iniciais que atuam na rede pública municipal de Vilhena (RO)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Bianca Santos Chisté - Integrante / Maria Cândida Müller - Coordenador.
2006 - 2009
O QUE FAZEM AS ESCOLAS QUANDO AS CRIANÇAS NÃO APRENDEM A LER E A ESCREVER? Uma investigação sobre fracasso escolar no Ciclo Básico em Rolim de Moura ? RO.
Descrição: O Projero busca conhecer o que pensam os professores alfabetizadores e as equipes gestoras sobre o fracasso das crianças no processo de alfabetização bem como as medidas tomadas pelas escolas para enfrentar esta problemática e, a partir deste conhecimento, elaborar e implementar alternativas pedagógicas para minimizar as dificuldades de aprendizagem em uma das escolas participantes da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2018
PIBID - Subprojeto Pedagogia - UNIR/Campus de Rolim de Moura
Descrição: O subprojeto de Pedagogia do Campus de Rolim de Moura teve início em junho de 2011 com o objetivo principal de inserir acadêmicos dessa licenciatura em atividades de docência em turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental tendo como foco a leitura, escrita e a matemática, áreas consideradas prioritárias, visto as dificuldades encontradas em relação às mesmas no processo de ensino e aprendizagem. O subprojeto conta com a participação de 21 acadêmicos bolsistas e três (3) professoras supervisoras, atendendo duas escolas de Educação Básica da rede pública estadual, de Rolim de Moura - Rondônia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) .
Integrantes: Bianca Santos Chisté - Coordenador / Flávia Pansini - Integrante / Orestes Zivieri Neto - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Educa - Revista Multidisciplinar em Educação
2015 - Atual
Periódico: BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Técnicas de Registro e Processamento de Filmes.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2001
Prêmio Incentivo a Educação Fundamental, Ministério da Educação e Fundação Bunge.
2000
Prêmio Incentivo a Educação Fundamental, Ministério da Educação e Fundação Bunge.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHISTÉ, B. S.2017 CHISTÉ, B. S.; LEITE, C. D. P. . Devir-Criança da Matemática em Experiências Infantis Imagéticas. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 189, 2017.

2.
LEITE, C. D. P.2017 LEITE, C. D. P. ; CABRAL, L. F. ; CHISTÉ, B. S. . Entre os Dilhões da Pesquisa e da infância: fendas... brechas... vestígios... devaneios?. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 730-739, 2017.

3.
CHISTÉ, B. S.2016CHISTÉ, B. S.; OLIVEIRA, L. P. . RASTROS DA INFÂNCIA: MOVIMENTO INFINITO DE COMPOSIÇÃO. Revista RELPE, v. Ã?nico, p. 7, 2016.

4.
CHISTÉ, B. S.2016CHISTÉ, B. S.; ANDRADE, F. S. ; MISUZAKI, R. A. C. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PARA A INFÂNCIA NA AMAZÔNIA: AS EXPERIÊNCIAS DO SEMINÁRIO SOBRE A INFÂNCIA ? SEMIN. Revista RELPE, v. Ã?nico, p. 42, 2016.

5.
LEITE, CÉSAR DONIZETTI PEREIRA2015 LEITE, CÉSAR DONIZETTI PEREIRA ; CHISTÉ, BIANCA . Imagens de crianças: travessias do universo infantil. Educação (PUCRS. Impresso), v. 38, p. 272-279, 2015.

6.
CHISTÉ, B. S.;CHISTÉ, BIANCA2015 CHISTÉ, B. S.; LEITE, C. D. P. . Devir-criança da Matemática: experimentações em uma pesquisa com imagens e infâncias. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 29, p. 13, 2015.

7.
CHISTÉ, B. S.;CHISTÉ, BIANCA2014 CHISTÉ, B. S.. INFÂNCIA E CRIANÇA E IMAGENS ? TRAVESSIAS DO UNIVERSO. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 24, p. 622-625, 2014.

8.
CHISTÉ, B. S.;CHISTÉ, BIANCA2013CHISTÉ, B. S.; GOUVEIA NETO, S. C. ; SANTOS, R. T. . Resenha - FONSECA, A. A Construção do Conhecimento Matemático de uma. Bolema (Rio Claro), v. 27, p. 1033, 2013.

9.
CHISTÉ, B. S.;CHISTÉ, BIANCA2013CHISTÉ, B. S.; GOUVEIA, C. T. G. ; SANTOS, R. T. ; GOUVEIA NETO, S. C. . UM ESPAÇO ETNOMATEMÁTICO: OS INSTRUMENTOS E UNIDADES DE. Revista Científica FAEST, v. 01, p. 01-12, 2013.

10.
CHISTÉ, B. S.;CHISTÉ, BIANCA2011CHISTÉ, B. S.. O diálogo entre saberes docentes e a cultura escrita como fator importante para a apropriação da cultura local. Revista Exitus, v. 01, p. 63-70, 2011.

11.
CHISTÉ, B. S.;CHISTÉ, BIANCA2010CHISTÉ, B. S.; COLARES, M. L. I. S. . Prática pedagógica: unidades de análise. Em Foco (Santarém), v. 14, p. 102-112, 2010.

12.
CHISTÉ, B. S.;CHISTÉ, BIANCA2008CHISTÉ, B. S.. Gêneros textuais e as condições de produção. Em Foco (Santarém), v. 05, p. 21-30, 2008.

13.
CHISTÉ, B. S.;CHISTÉ, BIANCA2007CHISTÉ, B. S.. Alfabetização e letramento: o direito de ser usuário da língua escrita. Revista Voz das Letras, v. II, p. 01-14, 2007.

14.
CHISTÉ, B. S.;CHISTÉ, BIANCA2006CHISTÉ, B. S.. A produção de texto na alfabetização: uma experiência de pesquisa sobre a própria prática. Revista Farol, Rolim de Moura, v. II, n.03, p. 47-57, 2006.

15.
CHISTÉ, B. S.;CHISTÉ, BIANCA2004CHISTÉ, B. S.. Ortografia: objeto de análise e reflexão. Norte (Rolim de Moura), Porto Velho, v. 07, p. 01-08, 2004.

16.
CHISTÉ, B. S.;CHISTÉ, BIANCA2001CHISTÉ, B. S.. No universo letrado e numérico. Norte (Rolim de Moura), Porto Velho, v. 04, n.03, p. 59-73, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CHISTÉ, B. S.. Infância, Imagens e Vertigens. 1°. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2015. 154p .

Capítulos de livros publicados
1.
CHISTÉ, B. S.; OLIVEIRA, L. P. . Entre filmagens, crianças e pesquisas: alguns cruzamentos. In: Esther Gambi Jiménez; Antonio Marcos. (Org.). Historia, literatura y arte en el cine en español y portugués: estudios y perspectivas. 01ed.Salamanca: Centro de Estudios Brasilenõs, 2017, v. 01, p. 940-950.

2.
CHISTÉ, B. S.. Qué piensan los niños: Trayectos, líneas, mapas intensivos. In: María Inés Bello ... [et al.].. (Org.). Encuentros de lo posible y lo imposible : Actas del I Congreso Latino Americano de Filosofia e Infancias. 01ed.Buenos Aires: Grupo El Pensadero, 2016, v. 01, p. 171-178.

3.
CHISTÉ, B. S.; CARVALHO, G. R. ; ARAUJO, S. C. A. . ENTRE CENAS E IMAGENS: POR UMA EDUCAÇÃO DESCOLONIZADORA DA INFÂNCIA. In: Irene Cortesão; Leni Dornelles; Natália Fernandes; Manuela Ferreira; Ivone Neves, Paula Pequito; Florbela Samagaio; Manuel Jacinto Sarmento; Gabriela Trevisan; Emília Vilarinho. (Org.). Travessias e travessuras nos estudos da criança. 01ed.Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2016, v. 01, p. 403-409.

4.
CHISTÉ, B. S.. Pesquisa com crianças e imagens: por uma educação sem margem. In: Antonio Carlos Amorim, Alik Wunder. (Org.). Leituras sem margens. 01ed.Campinas: Leitura Critica, ABL, 2014, v. 01, p. 227-243.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHISTÉ, B. S.. O QUE AS CRIANÇAS PENSAM, VIVEM E EXPERIENCIAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE NOS APRESENTAM AS IMAGENS?. In: IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, 2018, Rio de Janeiro. Anais do IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. Rio de Janeiro: UERJ, 2018. v. 01. p. 01-13.

2.
CHISTÉ, B. S.; ANDRADE, F. S. ; MISUZAKI, R. A. C. . Corpos resistentes e infâncias insubordinadas: produzindo outros sentidos na/para escola. In: II Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-Colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras, 2015, Campinas. Anais do II Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-Colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras. Campinas: FE/UNICAMP: GEPEDISC, 2015. v. 01. p. 251.

3.
CHISTÉ, B. S.; OLIVEIRA, L. P. ; ROSALES, N. G. ; SILVA, V. M. . Pesquisa com... crianças e imagens. In: Congresso Paulista de Educação Infantil e III Simpósio Internacional de Educação Infantil, 2015, São Carlos. Anais do Congresso Paulista de Educação Infantil e III Simpósio Internacional de Educação Infantil - Eixo 2- Tempos, Espaços, Relações e Infâncias: bases epistemológicas. São Carlos, 2015. v. 02. p. 421-437.

4.
CHISTÉ, B. S.; LEITE, C. D. P. . IMAGENS DE CRIANÇAS COMO INDÍCIOS: ESBOÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA. In: ngresso Nacional de Professores Congresso, 2014, Águas de Lindóia. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014.

5.
CHISTÉ, B. S.. Infância, crianças e imagens: convite a uma experiência de pensamento. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014, Rio de Janeiro. VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação - O que pode a escola hoje em nossa América?, 2014.

6.
CHISTÉ, B. S.. A CRIANÇA ENCENA A CENA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: XI ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS, 2013, CURITIBA. XI ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS, 2013.

7.
CHISTÉ, B. S.. Infância e experiências matemáticas: o que dizem as criançs. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino ?DIÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE?, 2012, CAMPINAS. XVIENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino ?DIÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE?, 2012.

8.
CHISTÉ, B. S.; ROQUE, G.S. . UM OLHAR PARA A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: V SED - Seminário de Educação: A interculturalidade na escola: Da indiferença ao diferente - impasses, alternativas e caminhos, 2012, ROLIM DE MOURA. V SED - Seminário de Educação: A interculturalidade na escola: Da indiferença ao diferente - impasses, alternativas e caminhos. ROLIM DE MOURA, 2012.

9.
CHISTÉ, B. S.; GOUVEIA NETO, S. C. ; SANTOS, R. T. . OS INTRUMENTOS E UNIDADES DE MEDIDAS UTILIZADOS NA COZINHA. In: XII SEMANA DE MATEMÁTICA E II SEMANA DE ESTATÍSTICA, 2012, JI-PARANÁ. XII SEMANA DE MATEMÁTICA E II SEMANA DE ESTATÍSTICA, 2012.

10.
CHISTÉ, B. S.; GOUVEIA NETO, S. C. ; SANTOS, R. T. . Unidades de medidas utilizada na feira de Ji-Paraná ? Rondônia. In: XII SEMANA DE MATEMÁTICA E II SEMANA DE ESTATÍSTICA, 2012, JI-PARANÁ. XII SEMANA DE MATEMÁTICA E II SEMANA DE ESTATÍSTICA, 2012.

11.
CHISTÉ, B. S.; GOUVEIA NETO, S. C. . Ambientes de aprendizagem em práticas escolares na/da Educação Matemática: análise do registro de uma professora. In: Seminário Educação 2011, 2011, Cuiabá. Seminário Educação 2011 - Educação e relações raciais: dez anos de estudos e pesquisas na UFMT, 2011.

12.
CHISTÉ, B. S.; GOUVEIA NETO, S. C. . O ensino de matemática no Estado de Rondônia: levantamento de fontes para uma análise histórica. In: Seminário Educação 2011, 2011, Cuiabá. Seminário Educação 2011 - Educação e relações raciais: dez anos de estudos e pesquisas na UFMT, 2011.

13.
CHISTÉ, B. S.; GOUVEIA NETO, S. C. ; SANTOS, R. T. . Amoroso Costa e a introdução das geometrias não-euclidianas. In: XI SEMANA DE MATEMÁTICA E I SEMANA DE ESTATÍSTICA, 2011, JI-PARANÁ. XI SEMANA DE MATEMÁTICA E I SEMANA DE ESTATÍSTICA. PORTO VELHO: EDUFRO, 2011. p. 118-123.

14.
CHISTÉ, B. S.; GOUVEIA NETO, S. C. ; SANTOS, R. T. . PROJETOS EM AULAS DE ESTATÍSTICA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. In: XI SEMANA DE MATEMÁTICA E I SEMANA DE ESTATÍSTICA, 2011, JI-PARANÁ. XI SEMANA DE MATEMÁTICA E I SEMANA DE ESTATÍSTICA. PORTO VELHO: EDUFRO, 2011. p. 24-33.

15.
CHISTÉ, B. S.. A interpretação da Cultura Amazônica Rondoniense no discurso das crianças. In: X Encontro de Pesquisa em Educação ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlânida - MG. Anais X Encontro de Pesquisa em Educação ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento. Uberlândia, 2010.

16.
CHISTÉ, B. S.. CULTURA ESCRITA E SABERES DOCENTES: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA PARA A APROPRIAÇÃO DA CULTURA AMAZONICA RONDONIENSE. In: IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental: ?Virtualidades, Visualidades e Oralidades? e III Colóquio Internacional ?As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia?, 2010, Rio Branco. Anais do IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental: ?Virtualidades, Visualidades e Oralidades? e III Colóquio Internacional ?As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia?. Rio Branco, 2010.

17.
CHISTÉ, B. S.; SOUZA, I. R. C. S. . Fracasso Escolar em uma escola para todos. In: III Seminário de Educação ?Educação Escolar no país das diferenças: percursos interculturais na Amazônia", 2010, Ji-Paraná. Anais do III Seminário de Educação ?Educação Escolar no país das diferenças: percursos interculturais na Amazônia", 2010.

18.
CHISTÉ, B. S.; PANSINI, F. . O contexto multicultural em Guajará-Mirim: Um olhar sobre a prenseça boliviana na fronteira Brasil X Bolívia. In: X Encontro de Pesquisa em Educação ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia - MG. Anais do X Encontro de Pesquisa em Educação ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento. Uberlândia, 2010.

19.
CHISTÉ, B. S.; ALVES, L. M. . UM OLHAR SOBRE O CICLO BÁSICO EM ROLIM DE MOURA ? RONDÔNIA. In: II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: Interculturalidade, Políticas Públicas e Educação Escolar, 2009, ROLIM DE MOURA. ANAIS DO II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 2009.

20.
CHISTÉ, B. S.. Uma proposta de produção de gênero textual. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2007, Guajará-Mirim. II ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. Guajará-Mirim, 2007.

21.
CHISTÉ, B. S.; FERNANDES, M. F. B. . A produção de gêneros textuais na alfabetização: uma prática contextualizada. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Anais do 16º COLE. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2007.

22.
CHISTÉ, B. S.; PANSINI, F. . O contexto multicultural em Guajará-Mirim: um olhar sobre a presença boliviana na fronteira Brasil X Bolívia. In: I Simpósio de Linguagem e Educação: Diversidade Cultural e Inclusão na Amazônia Ocidental, 2007, Guajará-Mirim. Linguagem e Educação: Diversidade e Inclusão Cultural na Amazônia Ocidental, 2007.

23.
CHISTÉ, B. S.. Letramento e construção de identidade na Amazônia Rondoniense: reflexão sobre esse movimento. In: I SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL, 2007, Rio Branco. I SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CHISTÉ, B. S.. O que podem as produções infantis imagéticas. In: XX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2016, Curitiba. Anais Digitais - XX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2016.

2.
CHISTÉ, B. S.. Pesquisa com crianças e imagens: uma pesquisa em movimento. In: 4° Colóquio de Pesquisa em Educação e Mídias - Culturas: encontros e desencontros, 2014, Rio de Janeiro. 4º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia: Culturas: encontros e desencontros. Rio de Janeiro, 2014. p. 536-539.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHISTÉ, B. S.; SANTANA, C. F. T. . OLHARES ENTRECORTADOS: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PRÓXIMA À. In: VIII Seminário de Educação, 2015, Rolim de Moura. Anais do VIII Seminário de Educação "De que falamos quando falamos em educação?", 2015. v. 01. p. 01-04.

2.
CHISTÉ, B. S.; CARVALHO, G. R. . UMA BUSCA POR PRÁTICAS DESCOLONIZADORAS DA INFÂNCIA. In: VIII Seminário de Educação, 2015, Rolim de Moura. Anais do VIII Seminário de Educação "De que falamos quando falamos em educação?", 2015. v. 01. p. 13-16.

3.
OLIVEIRA, M. F. ; CHISTÉ, B. S. . Formação às margens: atravessantos de um devir formador. In: Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul Ocidental, 2015, Rio Branco. Caderno de Resumo do IX Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul Ocidental: Línguas e Literaturas Indígenas, 2015. v. 01. p. 313-313.

4.
CHISTÉ, B. S.; Passos . Formação de leitores: um estudo sobre o trabalho com a leitura em uma escola vilhenense. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 2011, VILHENA. IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO - Interculturalidade e formação docente: desafios e possibilidades. Vilhena: Fotolito e Impressão Leonora, 2011. p. 29-29.

5.
CHISTÉ, B. S.; SILVA . O brincar no primeiro ano do ensino fundamental: concepções e realizações. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 2011, VILHENA. IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO - Interculturalidade e formação docente: desafios e possibilidades. VILHENA: Fotolito e Impressão Leonora, 2011. p. 29-29.

6.
ARMI, C. M. L. ; ALVES, L. M. ; CHISTÉ, B. S. ; CARDOSO, S. G. A. ; venturoso, sandra rogéria . ENSINO DE GENÊROS TEXTUAIS: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO. In: II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 2009, Rolim de Moura. ANAIS DO II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: Interculturalidade, Políticas públicas e Educação Escolar, 2009.

7.
CHISTÉ, B. S.. Letramento no Contexto Amazônico. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2007, Guajará-Mirim. II ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. Guajará-Mirim, 2007.

8.
CHISTÉ, B. S.; FERNANDES, M. F. B. . A produção de gêneros textuais na alfabetização: uma prática contextualizada. In: 16º COLE, 2007, Campinas. CADERNO DE RESUMOS E DE ATIVIDADES do 16º COLE. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2007.

9.
CHISTÉ, B. S.. Letramento e Construção da Identidade na Amazonia Rondoniense: reflexão nesse movimento. In: I SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL, 2007, Rio Branco - Acre. Resumo I SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL. Rio Branco, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
CHISTÉ, B. S.. Narrativas e produções imagéticas: por uma fala menos surda e um gesto menos mudo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CHISTÉ, B. S.. 'Nossa....Nossa senhora... é o céu!!!: Pesquisando com crianças e imagens. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CHISTÉ, B. S.; CARVALHO, G. R. . 'Sob a pele do chão'... Infância e Imagens...Uma pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SANTOS, G. T. ; CHISTÉ, B. S. . Entre aromas, sabores e cores: um vir a ser professor de criança. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CHISTÉ, B. S.; OLIVEIRA, L. P. . ENTRE FILMAGENS, CRIANÇAS E PESQUISAS: ALGUNS CRUZAMENTOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CHISTÉ, B. S.; OLIVEIRA, L. P. . 'Nossa senhora... é o céu!!!: Uma pesquisa com crianças e imagens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
CHISTÉ, B. S.; CARVALHO, G. R. ; ARAUJO, S. C. A. . Entre cenas e imagens: por uma educação descolonizadora da infância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CHISTÉ, B. S.; MATIAS, J. . O que acontece quando o planejado não acontece?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CHISTÉ, B. S.. O que podem as produções infantis imagéticas?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CHISTÉ, B. S.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) E INFÂNCIA: ATRAVESSAMENTOS E INSUBORDINAÇÕES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
CHISTÉ, B. S.; OLIVEIRA, M. F. . FORMAÇÃO ÀS MARGENS: ATRAVESSAMENTOS DE UM DEVIR FORMADOR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
CHISTÉ, B. S.. Que piensan los niños: trayectos, líneas, mapas intensivos de imágenes de la diferencia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CHISTÉ, B. S.; MISUZAKI, R. A. C. ; ANDRADE, F. S. . CORPOS RESISTENTES E INFÂNCIAS INSUBORDINADAS: PRODUZINDO OUTROS SENTIDOS NA/PARA ESCOLA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
OLIVEIRA, L. P. ; ROSALES, N. G. ; SILVA, V. M. ; CHISTÉ, B. S. . Pesquisa com... crianças e imagens. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CHISTÉ, B. S.. Infãncia, crianças e imagens: convite a uma experiência de pensamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CHISTÉ, B. S.. EXERCÍCIOS DE INFÂNCIA E OS SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CHISTÉ, B. S.. Olhar e escuta sensível das crianças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
CHISTÉ, B. S.. Entre vertigens e incertezas: a infância, a criança, uma pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
CHISTÉ, B. S.. Pesquisa com crianças e imagens: uma pesquisa em movimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CHISTÉ, B. S.. Pesquisa com crianças e imagens infantis - por uma educação sem margem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
CHISTÉ, B. S.. iNFÂNCIA E CRIANÇA E IMAGENS: TRAVESSIAS DO UNIVERSO INFANTIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CHISTÉ, B. S.; LEITE, C. D. P. . IMAGENS DE CRIANÇAS COMO INDÍCIOS: ESBOÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CHISTÉ, B. S.. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e as experiências matemáticas das crianças. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CHISTÉ, B. S.. Infância e experiências matemáticas: o que dizem as crianças. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CHISTÉ, B. S.; AFONSO, E. G. . Achadouros de infância: brincadeiras de ontem e de hoje. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CHISTÉ, B. S.; SANTOS, S. O ; NASCIMENTO, J. M. G. A. do . Experiências dos médicos sem Fronteiras: o que revelam os diários de bordo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CHISTÉ, B. S.; Passos . Formação de leitores: um estudo sobre o trabalho com a leitura em uma escola vilhenense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CHISTÉ, B. S.; SILVA . Brincar no primeiro ano do ensino fundamental: concepções e realizações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CHISTÉ, B. S.; PANSINI, F. . O CONTEXTO MULTICULTURAL EM GUAJARÁ-MIRIM: UM OLHAR SOBRE A PRESENÇA BOLIVIANA NA FRONTEIRA BRASIL X BOLÍVIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CHISTÉ, B. S.. A intepretação da cultura Amazônica Rondoniense no discurso das crianças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CHISTÉ, B. S.; ALVES, L. M. . UM OLHAR SOBRE O CICLO BÁSICO EM ROLIM DE MOURA ? RONDÔNIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CHISTÉ, B. S.; ALVES, L. M. ; ARMI, C. M. L. ; CARDOSO, S. G. A. ; venturoso, sandra rogéria . ENSINO DE GENÊROS TEXTUAIS: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
CHISTÉ, B. S.. Vozes, Identidade Cultural e Letramento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CHISTÉ, B. S.. Devir-criança da matemática: experiências educativas infantis imagéticas 2015 (Tese).

2.
CHISTÉ, B. S.. Letramento e cultura no contexto escolar: um estudo de caso na Amazônia Ocidental - Rolim de Moura ? RO. Guajará-Mirim 2009 (Dissertação).

3.
CHISTÉ, B. S.; FERNANDES, M. F. B. . Por uma aprendizagem significativa: a produção de texto na alfabetização 2004 (Trabalho de Conclusão de Curso/Pós-Graduação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CHISTÉ, B. S.; REITORIA., A. C. E. I. . Entrevista autora do livro Infância, imagens e vertigens, publicado pela Editora Unesp.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LEITE, C. D. P. ; CHISTÉ, B. S. ; OLIVEIRA, L. P. . Pesquisa com crianças e imagens infantis: por uma educação sem margem. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
CAMARGO, A. R. O. ; SOUZA, F. C. ; SANTOS, M. W. ; CHISTÉ, B. S. . Olhar e escuta senível da criança. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LEITE, C. D. P.; CHISTÉ, B. S.; CHRISTOFOLETTI, R.. Participação em banca de Mariana de Barros Barbosa. Infância, aprendizagem e patologização: por entre cartas e escritas de si. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro.

2.
LEITE, C. D. P.; BRITO, A. J.; MIGLIORIN, C.; CAMARGO, M. R. R. M.; CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de Claudia Seneme do Canto. A imagem - Pensamento: o potencial educativo do filme-ensaio com o grupo Kino-Olho. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro.

3.
LEITE, C. D. P.; CASTRO, E. O.; CALFA, M. I. S.; CAMARGO, M. R. R. M.; CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de Thelícia Mendes Canabarra. Agenciamentos sensíveis na educação: o que pode o Maracatu?. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro.

Teses de doutorado
1.
LEITE, C. D. P.; MIARKA, R.; CHISTÉ, B. S.; SILVA, C. A.; CHRISTOFOLETTI, R.; GALLO, S. D. O.; CAMARGO, M. R. R. M.; COSTA, C. F. R.. Participação em banca de Lêda Ferreira Cabral. Experiências educativs e formação de professores de matemática: imagem-formação-fissuras. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro.

Qualificações de Doutorado
1.
CABRAL, L. F.; LEITE, C. D. P.; MIARKA, R.; CHISTÉ, B. S.; AZEVEDO, M. A. R.; SILVA, C. A.. Participação em banca de Leda Ferreira Cabral. Espaços Formativos: Olhares sobre a experiência educativa de professores de matemática. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro.

Qualificações de Mestrado
1.
LEITE, C. D. P.; CHISTÉ, B. S.; CHRISTOFOLETTI, R.; CAMARGO, M. R. R. M.; MACHADO, A. M.. Participação em banca de Mariana de Barros Barbosa. A patologização da infância e a questão da não aprendizagem. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro.

2.
LEITE, C. D. P.; CASTRO, E. O.; CALFA, M. I. S.; CAMARGO, M. R. R. M.; CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de Thelícia Mendes Canabarra. Agenciamentos sensíveis na educação: o que pode o Maracatu?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro.

3.
LEITE, C. D. P.; BRITO, A. J.; MIGLIORIN, C.; CAMARGO, M. R. R. M.; CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de Claudia Seneme do CAnto. A imagem - Pensamento: o potencial educativo do filme-ensaio com o grupo Kino-Olho. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VENTUROSO, E. R.; CHISTÉ, B. S.; SILVA, H. M.. Participação em banca de Lucília Donizetti de Oliveira Ponce.A importância da participação dos pais no processo de aprendizagem dos estudantes do 3 ano da Escola Municipal Valdecir Sgarb Filho, de Rolim de Moura/RO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

2.
CHISTÉ, BIANCA; OLIVEIRA, M. M.; ARAUJO, M. G.. Participação em banca de Geice Augusto Viana.Pastoral do Menor e suas ações com perspectiva de desenvolvimento local em Rolim de Moura/RO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

3.
CHISTÉ, B. S.; SILVA, A. G. S.; SILVA, H. M.. Participação em banca de Gabriel Tenório dos Santos.Um, dois, três, quatro... já pode pular!!!.. Brincadeiras na rua, etnomatemática e crianças: uma pesquisa experiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

4.
SILVA, H. M.; BETTIOL, D.; CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de Angélica Cristina Gomes de Araújo.A influência da leitura literária na educação infantil, com crianças de 04 anos na escola Balão Mágico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

5.
SILVA, H. M.; CHISTÉ, B. S.; SILVA, A. G. S.. Participação em banca de Maria Aparecida Pinheiro Pereira Machado.A apresentação literária às crianças de 04 e 05 anos da escola de educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

6.
BETTIOL, D.; CHISTÉ, B. S.; TECHIO, K. H.. Participação em banca de Elisangela Oliveira Lana.O brincar como forma de aprendizado na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

7.
CHISTÉ, B. S.; SILVA, H. M.; CRUZ, N. A.. Participação em banca de Isabel Conceição Sousa Alves.Prática de Leitura no Desenvolvimento da Aprendizagem dos Alunos no Quinto Ano do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

8.
CHISTÉ, B. S.; SILVA, H. M.; VENTUROSO, E. R.. Participação em banca de Elaine Grácia de Oliveira.E Quando as Crianças de Cinco Anos Chegaram a Escola.... 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

9.
CRUZ, N. A.; CHISTÉ, B. S.; SANTANA, E. L.. Participação em banca de Maria Aparecida Clarismundo.Valorização da cultura afro-brasileira no espaço escolar e a inserção da Lei n° 10.639/2003. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

10.
CHISTÉ, B. S.; SILVA, A. G. S.; ZIVIERI NETO, O.. Participação em banca de Joelma Renata Nunes da Silva.Memórias de Histórias: a educação em Rolim de Moura/RO nos seus primórdios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

11.
STEVANATO, G. A.; CHISTÉ, B. S.; SILVA, L. L.. Participação em banca de VANDA FERREIRA SANTIAGO.LETRAMENTO MATEMÁTICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA.

12.
ANDRADE, F. S.; CORDEIRO, E. M; CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de LUCIANA LUCAS.FAMÍLIA E ESCOLA: RESPONSABILIDADES COMPARTILHADAS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA.

13.
STEVANATO, G. A.; CHISTÉ, B. S.; CORDEIRO, E. M. Participação em banca de GABRIELA CRISTINA DA SILVA.OS JOGOS E A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA.

14.
SILVA, L. L.; STEVANATO, G. A.; CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de MAYARA BELO MATTANA.DESAFIO DE ENSINAR E APRENDER COM ALUNOS CEGOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA.

15.
ANDRADE, F. S.; CHISTÉ, B. S.; CORDEIRO, E. M. Participação em banca de CÉLIA SOUZA BATISTA.INFÂNCIA ROUBADA: VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO NO ATENDIMENTO DE ABRIGADOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA.

16.
ANDRADE, F. S.; CHISTÉ, B. S.; CORDEIRO, E. M. Participação em banca de GILCIMARA SACCHI ROQUE.ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NAS UNIVERSIDADES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA.

17.
ANDRADE, F. S.; CHISTÉ, B. S.; STEVANATO, G. A.. Participação em banca de LUCIANO GABRIEL LORENZO MARTINS.REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A POBREZA E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA.

18.
SILVA, L. L.; CHISTÉ, B. S.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Maria Simone da Silva.Contribuições da leitura para o aluno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

19.
ALINE,; CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de Aline.O processo de aprendizagem da leitura e da escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

20.
CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de Maria de Fátima dos Santos.O processo de inclusão do aluno deficiente auditivo no ensino regular. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Pimentense de Educação e Cultura LTDA - Faculdade de Pimenta Buen.

21.
CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de Shirlene Kátia da Silva.Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas no cotidiano escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Pimentense de Educação e Cultura LTDA - Faculdade de Pimenta Buen.

22.
CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de Rosimar Jean Trindade Maia.Educação de Jovens e Adultos: curso modular. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Pimentense de Educação e Cultura LTDA - Faculdade de Pimenta Buen.

23.
CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de Márcia Carmo Pena.A importãncia da participação da família no contexto escolar: perspectivas e desafios. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Pimentense de Educação e Cultura LTDA - Faculdade de Pimenta Buen.

24.
CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de Simone Ferreira da Silva.O processo de construção da leitura e escrita na educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Pimentense de Educação e Cultura LTDA - Faculdade de Pimenta Buen.

25.
CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de Simone Schuster de Carvalho.Projeto TV Escola: estratégia tecnológica de qualificação da escola pública na prática pedagógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Pimentense de Educação e Cultura LTDA - Faculdade de Pimenta Buen.

26.
CHISTÉ, B. S.. Participação em banca de Luciene Hendler Felisberto Quaresma de Araújo.A Importância da Família na Escola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Pimentense de Educação e Cultura LTDA - Faculdade de Pimenta Buen.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PESOVENTO, A.; CHISTÉ, B. S.; RUIVO, M. S.; TECHIO, K. H.; NEVES, J. G.. EDITAL Nº 02/GR/UNIR/2018 - Concurso Público para provimento de cargo de Professor do Magistério Superior da Carreira do Magistério Superior. 2018. Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

2.
CHISTÉ, B. S.; ZIVIERI NETO, O.; SILVA, A. G. S.; MULLER, M. C.; CRUZ, N. A.. Concurso para Professor do Magistério superior, EDITAL Nº 03/2016/GR/UNIR. 2016. Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

3.
CHISTÉ, B. S.; FREITAS, E. B.; SOUZA, M. S.; PINHEIRO, Z. C. S.; GOMIDE, M. L. C.. Concurso para Professor do Magistério superior, EDITAL Nº 03/2015/GR/UNIR. 2015. Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

4.
CHISTÉ, B. S.; PESOVENTO, A.; FRANCO, G. Y.; TRUBILIANO, C. A. B.; GOMES, A. C. C.. Concurso para Professor do Magistério superior, EDITAL Nº 03/2015/GR/UNIR. 2015. Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura.

5.
CHISTÉ, B. S.; GOUVEIA NETO, S. C.; SILVA, L. L.; OLIVEIRA, D.; SILVA, E. G. S.. Concurso para professor do Magistério Superior referente ao Edital 06/GR/UNIR/2012. 2013. UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA.

6.
SILVEIRA, A.; CHISTÉ, B. S.; PANSINI, F.. Concurso para docentes - Edital 007/2010 (Campus de Ji-Paraná). 2010. Universidade Federal de Rondônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.O QUE AS CRIANÇAS PENSAM, VIVEM E EXPERIENCIAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE NOS APRESENTAM AS IMAGENS?. 2018. (Outra).

2.
V Seminário do Imago: Esquizoarte.O que vaza de uma infância?. 2018. (Seminário).

3.
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. IMAGENS DE CRIANÇAS COMO INDÍCIOS: ESBOÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA. 2014. (Congresso).

4.
III Seminário da Infância - Exercícios de Infâncias e saberes docentes na educação infantil.Exercícios infantis. 2014. (Seminário).

5.
XVI ENDIPE.EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTADO DE RONDÔNIA. 2012. (Encontro).

6.
SEMINÁRIO INAUGURAL PÓS -GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2010. (Seminário).

7.
X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED CENTRO-OESTE.A interpretação da cultura Amazônica Rondoniense no discurso das crianças. 2010. (Encontro).

8.
II Encontro de Educação, Literatura e Ludicidade.Literatura e Cultura Amazônica. 2009. (Oficina).

9.
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO.ENSINO DE GENÊROS TEXTUAIS: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO. 2009. (Seminário).

10.
I Colóquio Internacional "As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia". 2008. (Outra).

11.
II Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul - Ocidental.Vozes, Identidade Cultural e Letramento. 2008. (Simpósio).

12.
16º COLE. Comunicação. 2007. (Congresso).

13.
II ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO.Uma proposta de produção de gênero textual. 2007. (Encontro).

14.
I Simpósio de Linguagem e Educação: Diversidade Cultural e Inclusão na Amazônia Ocidental.O contexto multicultural em Guajará-Mirim: um olhar osbre a presença boliviana na fronteira Brasil X Bolívia. 2007. (Simpósio).

15.
Encontro Estadual do Curso de Pedagogia.A produção de texto na alfabetização: uma experiência sobre a próprio prática. 2005. (Encontro).

16.
Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHISTÉ, B. S.; ANDRADE, F. S. ; MULLER, M. C. ; MISUZAKI, R. A. C. . IV SEMINÁRIO DA INFÂNCIA - "Infâncias que atravessam as fronteiras do enfrentamento: pela construção do respeito à diversidade". 2016. (Outro).

2.
CHISTÉ, B. S.; ZIVIERI NETO, O. ; OLIVEIRA, M. F. . VIII Seminário de Educação "De que falamos quanto falamos em educação?". 2015. (Outro).

3.
LEITE, C. D. P. ; BRANDIT, C. ; CHISTÉ, B. S. . SEMINÁRIO IMAGO - "Que escola temos, que escola queremos? Na escola com Deleuze. 2014. (Outro).

4.
CHISTÉ, B. S.. X SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - Arquivos, memórias, representações e educação na tradição. 2014. (Outro).

5.
CHISTÉ, B. S.; ANDRADE, F. S. ; STEVANATO, G. A. ; MISUZAKI, R. A. C. . III SEMINÁRIO DO GEP E I SEMINÁRIO SOBRE INFÂNCIA: REVISITANDO A INFÂNCIA: CULTURA, COTIDIANO E SOCIABILIDADE. 2012. (Outro).

6.
MULLER, M. C. ; CHISTÉ, B. S. ; CORDEIRO, E. M ; ANDRADE, F. S. ; GAMBARRA, J. R. A. ; GUARNIERI, I. L. ; SILVA, C. P. ; SILVA, L. L. . IV Seminário de Educação. 2011. (Outro).

7.
ZIBETTI, M. L. T. ; CHISTÉ, B. S. ; PANSINI, F. ; TAMBORIL, I. ; ISIDORO, E. . III Seminário da Educação. 2010. (Outro).

8.
CHISTÉ, B. S.; ZIBETTI, M. L. T. ; PANSINI, F. ; ALVES, L. M. . Pesquisa e Fracasso Escolar na Amazônia. 2009. (Outro).

9.
CHISTÉ, B. S.. I Seminário Currículo em Questão:. 2008. (Outro).

10.
CHISTÉ, B. S.. II Encontro Internacional de Educação - ENICED. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabriel Tenório dos Santos. Práticas inventivas em ensino de ciências em comunidades Quilombolas do Vale do Guaporé. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Regiele Pavlach Rossini. Imagens na educação infantil: por uma política do olho. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. (Orientador).

2.
Catiane Monteiro Pacheco. ?Não gosto mesmo da estrada. Gosto do desvio e do desver": Que percepções, sentidos e sensações atravessam o professor na Educação Infantil?. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. (Orientador).

3.
Carla Fernanda Teixeira Santana. ?Olha, olha... to de olho!!!? O que pode criança nos espaços da educação infantil?. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sirlene de Souza Claro. CANTIGAS DE RODA: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDER BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

2.
Kelli Diedrich Gonçalves. BRINCAR SIM, POR QUE NÃO?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

3.
Lauriene Balbino. Brincar na educação infantil: um caminho para aprender. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

4.
Ivani Aparecida Goveia Savioli. Aprendendo os números com as cantigas de roda. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kamila Passos Nogueira. A arte nos/dos olhares dos seres entrelaçados pelo PIBID. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

2.
Catiane Pacheco Monteiro. O tornar-se professor na educação infantil sem cercear a infância: é (im) possível?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

3.
Sullen de Sena de Souza. Atribuindo sentidos a formação inicial: olhares intrínsecos dos egressos do PIBID/subprojeto Pedagogia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

4.
Carla Fernanda Teixeira Santana. Entre infâncias e imagens: um encontro com as vozes das crianças. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

5.
Rosane Sampaio dos Santos Miranda. A contribuição do Pibid pedagogia para a formaçao continuada do professor supervisor: percepção de professoras co-formadoras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

6.
Gabriel Tenório dos Santos. UM, DOIS, TRÊS, QUATRO... JÁ PODE PULAR!!!... Brincadeiras na rua, etnomatemática e crianças: uma pesquisa experiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

7.
Elaine Gràcia de Oliveira. E quando as crianças chegaram à escola.... 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Santos Chisté.

8.
ISABEL CONCEIÇÃO SOUSA ALVES. A PRÁTICA DE LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

9.
Elinete Dias Ferreira. Olhares para a produção escrita: o que nos coloca a pensar a escola?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

10.
Franciele Jasmine Dapper de Oliveira. Iniciação à docência: olhares para o PIBID em Rolim de Moura - RO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

11.
Suelen Patrícia Pasqualotto Teixeira. Um olhar para mediação pedagógica no contexto do PIBID de Pedagogia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

12.
Keila Maria Rodrigues. Dimensões afetivas presentes nas memórias de alfabetização dos acadêmicos do curso de Pedagogia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA. Orientador: Bianca Santos Chisté.

13.
Elisa Garcia Afonso. As brincadeiras de ontem e de hoje: um entrecruzar de gerações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA. Orientador: Bianca Santos Chisté.

14.
Aparecida Ferreira Santiago. Alfabetização e Letramento: um olhar sobre a prática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA. Orientador: Bianca Santos Chisté.

15.
Magali Passos. Formação de leitores: um estudo sobre o trabalho com a leitura em uma escola vilhenense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA. Orientador: Bianca Santos Chisté.

16.
Sayonara Lobato de Andrade. Um estudo sobre a forma de pensar o desenho pela criança na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA. Orientador: Bianca Santos Chisté.

17.
Marilene da Silva Lacerda. Inteligências Múltiplas no desenvolvimento das ações educativas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA. Orientador: Bianca Santos Chisté.

18.
Elizabeth dos Santos Silva. A contribuição das brincadeiras no 1° ano do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA. Orientador: Bianca Santos Chisté.

19.
Dayane Santos Silva. A importância da literatura infantil para o processo de alfabetização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Bianca Santos Chisté.

20.
Catia Cabral de Melo. A importância do lúdico na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Bianca Santos Chisté.

21.
Nadir Rosa Lara. O brincar na educação infantil: concepções e realizações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Bianca Santos Chisté.

22.
Osvalda Marcelino Costa. A influência do ambiente familiar sobre a formação do leitor funcional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Pimentense de Educação e Cultura LTDA - Faculdade de Pimenta Buen. Orientador: Bianca Santos Chisté.

23.
Eny Alves do Nascimento. A importância do estímulo à leitura em sala de aula nas séries iniciais do ensino. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Pimentense de Educação e Cultura LTDA - Faculdade de Pimenta Buen. Orientador: Bianca Santos Chisté.

24.
Maria da Conceição dos Anjos Bento. A construção da escrita na alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Pimentense de Educação e Cultura LTDA - Faculdade de Pimenta Buen. Orientador: Bianca Santos Chisté.

25.
Kátia Regina Pancier Lima. Fracasso ou sucesso escolar na 1ª série. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Pimentense de Educação e Cultura LTDA - Faculdade de Pimenta Buen. Orientador: Bianca Santos Chisté.

26.
Luci Maria de Souza. Dos fragmentos surge uma vida. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PROHACAP) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Bianca Santos Chisté.

27.
Antônio Lascola Pinheiro. Ação para a cidadania. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PROHACAP) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Bianca Santos Chisté.

28.
Melvi Maria dos Santos. Do berço a realidade: o árduo trabalho de ensinar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PROHACAP) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Bianca Santos Chisté.

29.
Marlene Maria dos Santos. A realidade entre o ensinar e o aprender. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PROHACAP) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Bianca Santos Chisté.

30.
Kelli Diedrich. Trajetória de uma professora: fragmentos reflexivos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PROHACAP) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Bianca Santos Chisté.

31.
Cirlei Alves da Cruz Benatti. O túnel do tempo: respostas para as mudanças. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PROHACAP) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Bianca Santos Chisté.

32.
Solange Maria Bacchi Gonçalves. Um novo olhar sobre o ensino e a aprendizagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PROHACAP) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Bianca Santos Chisté.

33.
Leila Carvalho Ferreira. Um novo olhar sobre a prática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PROHACAP) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Bianca Santos Chisté.

34.
Iracy Paulina Barbosa. Fragmentos de uma trajetória e o despertar da leitura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PROHACAP) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Bianca Santos Chisté.

35.
Sandra Alves da Cruz Silva. Um novo olhar para a educação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PROHACAP) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Bianca Santos Chisté.

Iniciação científica
1.
Carla Fernanda Teixeira Santana. Educação na infância: olhares para as produções imagéticas das crianças. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

2.
Catiane Monteiro Pacheco Souza. Infância entre o pensado e o não pensado: um ensaio através das experiências com produções imagéticas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

3.
Gilda Ramalho de Carvalho. Entre infância e imagens: pensando em práticas descolonizadoras na educação infantil. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura, UNIR/PIBIC. Orientador: Bianca Santos Chisté.

4.
Suellen Cristina Alves de Araújo. o que as crianças pensam, vivem e experiênciam na educação infantil: O que nos apresentam as imagens?. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura, UNIR/PIBIC. Orientador: Bianca Santos Chisté.

5.
Gabriel Tenório dos Santos. ... Um , dois, três, quatro...PODE PULAR!!!!...brincadeiras nas ruas, etnomatemática e crianças: uma pesquisa experiência. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

6.
Gabriel Tenório dos Santos. Infância entre o pensado e o não pensado: um ensaio através das experiências com produções imagéticas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

7.
Carla Fernanda Teixeira Santana. Educação na infância: olhares para as produções imagéticas das crianças. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Orientador: Bianca Santos Chisté.

8.
Gilda Ramalho de Carvalho. Entre infância e imagens: pensando em práticas descolonizadoras na educação infantil. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bianca Santos Chisté.

9.
Suellen Cristina A. de Araújo. o que as crianças pensam, vivem e experiênciam na educação infantil: O que nos apresentam as imagens?. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bianca Santos Chisté.

10.
Gilirlene Sacchi Roque. Matemática na Educação Infantil: Compreendendo a Prática Pedagógica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bianca Santos Chisté.

11.
Gilcirlene Sacchi Roque. Matemática: estratégias para ensinar e aprender na educação infantil. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em PEDAGOGIA) - UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS DE VILHENA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bianca Santos Chisté.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CHISTÉ, B. S.;CHISTÉ, BIANCA2013CHISTÉ, B. S.; GOUVEIA, C. T. G. ; SANTOS, R. T. ; GOUVEIA NETO, S. C. . UM ESPAÇO ETNOMATEMÁTICO: OS INSTRUMENTOS E UNIDADES DE. Revista Científica FAEST, v. 01, p. 01-12, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
CHISTÉ, B. S.; AFONSO, E. G. . Achadouros de infância: brincadeiras de ontem e de hoje. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CHISTÉ, B. S.; SANTOS, S. O ; NASCIMENTO, J. M. G. A. do . Experiências dos médicos sem Fronteiras: o que revelam os diários de bordo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LEITE, C. D. P. ; CHISTÉ, B. S. ; OLIVEIRA, L. P. . Pesquisa com crianças e imagens infantis: por uma educação sem margem. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CAMARGO, A. R. O. ; SOUZA, F. C. ; SANTOS, M. W. ; CHISTÉ, B. S. . Olhar e escuta senível da criança. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 9:16:04