Ana Maria de Fátima Leme Tarini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0948676111167409
  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


Doutora em Letras (2017) pelo curso de pós-graduação em Letras, UNIOESTE (campus de Cascavel). Possui Mestrado em Letras - Linguagem e Sociedade pela UNIOESTE (2007), especialização em Literatura Brasileira pela UNICENTRO (1998) e Graduação em Letras Português/inglês também pela UNIOESTE (1996). Atuou como professora do quadro próprio do magistério - Núcleo Regional de Educação / Foz do Iguaçu até abril/2015. Atualmente é docente (EBTT) do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Pinhais-PR,atuando no ensino de língua portuguesa e inglesa. Tem experiência na área de Letras (Linguística Aplicada e Análise de Discurso) com os seguintes temas: formação de professores, identidade(s), matrimônio, representação social, discursos do MST, discurso feminino. Atualmente pesquisa discursos a respeito da violência sexual contra mulheres e é coordenadora do Centro de Línguas do IFPR (CELIF) na Reitoria do IFPR. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Maria de Fátima Leme Tarini
Nome em citações bibliográficas
TARINI, A. M. F. L.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, campus Pinhais.
Rua Humberto de Alencar Castello Branco
Jardim Amélia
83330200 - Pinhais, PR - Brasil - Caixa-postal: 83330200
Telefone: (41) 33754970
URL da Homepage: http://pinhais.ifpr.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Os efeitos de sentido da prática discursiva jurídica sobre a violência sexual contra as mulheres, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: João Carlos Cattelan.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2006 - 2007
Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: As Condições de produção dos discursos de identidade: um estudo sobre os jovens militantes do MST,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Eliane Cardoso Brenneisen.
Palavras-chave: Análise do discurso; Identidades; Mst; Jovens Sem Terra.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2015 - 2016
Especialização em Especialização em educação à distância com habilitação em tecnologias educa. (Carga Horária: 390h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Título: Reflexões referentes ao uso das mídias no ensino médio.
Orientador: Luciana Milcarek.
1997 - 1998
Especialização em Literatura Brasileira. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: O que é isso companheiro? Quero isso nunca mais..
Orientador: Rosi Kaminski.
1993 - 1996
Graduação em Letras Português/inglês.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2016
Curso de espanhol - módulo I - nível AI do programa E-TEC idiomas sem front. (Carga horária: 200h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 10


Secretaria Estadual de Educação do Paraná, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 40


Colégio Jorge Schimmelpfeng, CJS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40

Atividades

08/1998 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Língua inglesa

Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Gênero(s), Discurso(s) e Sujeito(s): reflexões à luz da análise discurso
Descrição: O presente projeto visa analisar discursos de diferentes profissionais a respeito das questões de gênero(s); desde orientações sobre comportamento profissional, a discussões em redes sociais e casos de violência ocorridos no país, verificando como são tratados esses casos e como descrevem os sujeitos envolvidos, e com isso estimular a formação de pesquisadores independentemente do curso técnico de que fazem parte. Para tanto, tomamos como base teórica para as pesquisas especialmente os textos de Pêcheux (2009; 2010), Foucault (2001; 2006), Orlandi (2005; 2008, Althusser (2001), Bourdieu (2016), Del Priori (2012), Butler (2010), Soihet (2013) e Tarini (2016). As pesquisas serão qualitativas com geração de dados a partir de textos impressos, on-line, documentos legais e pesquisa de campo com aplicação de questionários aos participantes. Como resultado espera-se compreender que memórias discursivas sobre mulheres e LGBTTs tem se constituído, se propagado e por quê tem se apresentado desta maneira, para pensar em rupturas com discursos que se mostram preconceituosos/desrespeitosos. Número de registro no COPE 23411.002736/2018-13.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Núcleo de ensino, pesquisa e extensão em Direitos Humanos do Campus Pinhais
Descrição: O NUDH visa englobar as pesquisas, os cursos de extensão e as várias atividades no âmbito dos direitos humanos promovidas e produzidas pelos docentes e alunos do campus Pinhais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Núcleo de pesquisa e estudos sociolinguísticos, dialetológicos e discursivos
Descrição: O NUPESDD objetiva por meio do ensino e da pesquisa interdisciplinar e interinstitucional promover a interface com as demais áreas da Linguagem. O Núcleo reúne em seu grupo, pesquisadores que procuram compreender o modo como os objetos simbólicos produzem sentidos, não a partir de um mero gesto de decodificação, mas como um procedimento que desvenda a historicidade contida na linguagem em seus mecanismos imaginários; agrupando os enunciados provenientes das interfaces examinadas, a partir de sequências discursivas recortadas de cada área. O NUPESD da UEMS faz parte do CEPAD (Centro de Pesquisa em Análise do Discurso) cujos professores e pesquisadores trabalham em conjunto para aprofundar o conhecimento através de discussões e reflexões teóricas multidisciplinares. À Sociolingüística cabe o estudo da variedade linguística a partir de dois pontos de vista: diacrônico e sincrônico. Do ponto de vista diacrônico (histórico), o pesquisador estabelece ao menos dois momentos sucessivos de uma determinada língua, descrevendo-os e distinguindo as variantes em desuso (arcaismos). Do ponto de vista sincrônico (mesmo plano temporal), o pesquisador pode abordar seu objeto a partir de três pontos de vista: geográfico (ou diatópico), social (ou diastrático) e estilístico (contextual ou diafásico). À Dialetologia cabe assumir a tarefa de descrever os diferentes dialetos em que a língua se diversifica no espaço e de lhes estabelecer limites..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Políticas públicas para mulheres
Descrição: O curso de extensão: Políticas públicas para mulheres é parte das ações do NUDH (Núcleo de pesquisa, ensino e extensão em direitos humanos do IFPR/Campus Pinhais.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Português Instrumental: ensino de gramática aplicado à comunicação visual
Descrição: A proposta deste trabalho é ensinar a língua portuguesa em sua estrutura gramatical, bem como os usos corretos da ortografia, pois usar a variedade padrão da língua portuguesa é uma busca incessante para nós falantes desta língua. Nesse sentido, faz-se necessário a observação da escrita em nosso meio e da superação dos nossos problemas de letramento na língua materna. O curso abrange alunos dos cursos técnicos em informática e administração do campus de Pinhais, do Instituto Federal do Paraná..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Línguas & Letras (UNIOESTE)
2015 - Atual
Periódico: Web-Revista SOCIODIALETO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA FILHO, M. N. R.2018SILVA FILHO, M. N. R. ; TARINI, A. M. F. L. . NÃO ACEITA QUE DÓI MAIS: uma análise discursiva dos comentários sobre uma situação de violência contra a mulher nas redes sociais. INTERLETRAS (DOURADOS), v. 7, p. 1-15, 2018.

2.
TARINI, A. M. F. L.2017TARINI, A. M. F. L.. A prática discursiva jurídica em um crime contra a dignidade sexual. SOCIODIALETO, v. 7, p. 25-35, 2017.

3.
TARINI, A. M. F. L.2015TARINI, A. M. F. L.. Os efeitos de sentido e as condições de produção do discurso sobre a mulher no jornal O Mentor das brasileiras. Línguas & Letras (UNIOESTE), v. 16, p. 177, 2015.

4.
TARINI, A. M. F. L.2008 TARINI, A. M. F. L.; BRENNEISEN, E. C. . Identidade, diferença e pluralidade: um olhar para a sala de aula. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. v. 11, p. 81-100, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
TARINI, A. M. F. L.; SILVA FILHO, M. N. R. . NÃO ACEITA QUE DÓI MAIS: uma análise discursiva dos comentários sobre uma situação de violência contra a mulher nas redes sociais. In: Rosimar R. Rodrigues de Oliveira; Sheila Elias de Oliveira; Marlon Leal Rodrigues, Taisir Mahmudo Karim. (Org.). Linguagem e significação: práticas sociais. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 2, p. 211-229.

2.
TARINI, A. M. F. L.. A (des) construção de identidades nos discursos dos jovens do MST: das condições de produção aos silenciamentos. In: Sonia SUeli Berti-Pinto ; Miriam Bauab Puzzo. (Org.). Caderno de linguística: pesquisa em movimento língua, linguagens, discurso e ensino: reflexões teórico-práticas. 1ed.São Paulo: Terracota, 2017, v. 7, p. 127-144.

3.
TARINI, A. M. F. L.; SOUZA, A. C. S. . O sujeito mulher-vítima em discurso. In: Carlos Augusto Baptista de Andrade; Jarbas Vargas Nascimento. (Org.). Cadernos de linguística: pesquisa em movimento texto e discurso: caminhos para a análise linguística. 1ed.São Paulo: Terracota, 2016, v. 6, p. 147-158.

4.
TARINI, A. M. F. L.; SANTOS, E. C. P. . Todos são iguais perante a lei? Análise de discursos sobre o gênero feminino. In: Alexandre Sebastião Ferrari, Andrea Cristina Martelli, Valdeci Batista de Melo Oliveira. (Org.). A INSCRIÇÃO DO GÊNERO, RAÇA/ETNIA EM PRÁTICAS DISCURSIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.TOLEDO: FASUL, 2015, v. 1, p. 274-284.

5.
TARINI, A. M. F. L.. Eu vos declaro marido e mulher! uma análise da representação do matrimônio no imaginário social.. In: claídes Rejane Scheider; Cleverton Luiz da Silva. (Org.). História: traços de cultura e memória. Francisco Beltrão: Grafisul, 2010, v. I, p. 61-73.

6.
TARINI, A. M. F. L.. Identidade & diferença e suas relações com a indisciplina em sala de aula. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). Formação de Professores de línguas: investigações e intervenções. Cascavel - Paraná: Edunioeste, 2009, v. , p. 37-51.

7.
TARINI, A. M. F. L.; RIBEIRO, I. . Formação de Professores de línguas: da reflexão à produção de materiais de ensino enquanto prática social. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). Formação de Professores de línguas: investigações e intervenções. 100ed.Cascavel - Paraná: Edunioeste, 2009, v. , p. -85.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TARINI, A. M. F. L.. Os efeitos de sentido nas práticas discursivas jurídicas num processo de violência sexual. In: Evento Integrado: XII Seminário Nacional de literatura, história e memória e IV Congresso internacional de pesquisa em letras no contexto Latino-Americano (SLHM), III Seminário internacional e IV Nacional em estudos da linguagem (SNEL), 2018, Cascavel. XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano (SLH); III Seminário Internacional e IV Congresso Nacional em Estudos da Linguagem (SNEL); III Seminário Internacion. Cascavel: Edunioeste, 2017. v. 20.

2.
TARINI, A. M. F. L.. A hierarquia das vozes: discursos autorizados e discursos discriminados num processo de violência sexual contra as mulheres. In: VIII Seminário Nacional de Sociologia e Política - direitos humanos e democracia: perspectivas e desafios contemporâneos, 2017, Curitiba. VIII Seminário Nacional de Sociologia & Política. Curitiba: Humanas: setor de ciências humanas, 2017. p. 01-17.

3.
TARINI, A. M. F. L.. Os efeitos de sentido de discursos sobre feministas na mídia social. In: IV Colóquio Internacional de estudos linguísticos e literários, 2016, Maringá. CIELLI -IV Colóquio Internacional de estudos linguísticos e literários. Maringá: UEM, 2016. v. 2016. p. 110-118.

4.
TARINI, A. M. F. L.. Do discurso jurídico à pática jurídica. In: VII SEAD, 2015, Recife. Do discurso jurídico à prática jurídica. Recife: UFPE, 2015. v. 1. p. 1-9.

5.
TARINI, A. M. F. L.. A violência sexual em imagens e(m) discurso. In: III CIELLI - Colóquio Internacional estudos em linguísticos e literários, 2014, Maringá. III CIELLI - Colóquio Internacional de estudos linguísticos e literários. Maringá: EDUEM, 2014.

6.
TARINI, A. M. F. L.. A constituição da posição-sujeito da vítima no discurso. In: 17 JELL -Jornada de estudos linguísticos e literários, 2014, Marechal Cândido Rondon. 17 JELL - Jornada de estudos linguísticos e literários, 2014.

7.
TARINI, A. M. F. L.. TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI? Análise de discursos sobre o gênero feminino. In: II Seminário internacional de etnia, diversidade e formação, 2014, Cascavel. II Seminário Internacional de etnia, diversidade e formação, 2014.

8.
TARINI, A. M. F. L.. As não-coincidências do dizer nos discursos sobre as mulheres. In: SNEL II Seminário internacional e III nacional em estudos da linguagem, 2014, Cascavel. SNEL II Seminário internacional e III nacional em estudos da linguagem, 2014.

9.
TARINI, A. M. F. L.. A descodificação dos efeitos de sentido no discurso do/sobre um 'BELLO SEXO'. In: I Encontro Internacional Sociedade, Cultura e Fronteiras: Interdisciplinariedade em Foco, 2013, Foz do Iguaçu. Encontro Internacional Sociedade, Cultura e Fronteiras: Interdisciplinariedade em Foco. Foz do Iguaçu: Unioeste, 2013. p. 1-14.

10.
TARINI, A. M. F. L.. Análise de Discurso: pontos de ancoragem para um gesto de leitura.. In: 16ª Jornada de Estudos linguísticos e literários, 2013, Marechal Cândido Rondon. 16ª Jornada de Estudos linguísticos e literários, 2013. p. 1-8.

11.
TARINI, A. M. F. L.; SANTOS, Eliana Cristina . Veja: espaço de divisões, disjunções e retomadas de padrões sociais. In: IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares, 2013, Maringá. IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares, 2013.

12.
TARINI, A. M. F. L.. Inclusão/Exclusão no curso de agroecologia do MST. In: IV Seminário Nacional Interdisciplinar rm Experiências Educativas, 2012, Francisco Beltrão - PR. IV Seminário Nacional Interdisciplinar rm Experiências Educativas. Francisco Beltrão: Unioeste, 2012. v. I.

13.
TARINI, A. M. F. L.. Eu vos declaro marido e mulher!: uma análise da representação do matrimônio no imaginário social.. In: VIII Seminário nacional de literatura, história e memória, 2008, Cascavel. VIII Seminário nacional de literatura, história e memória e II Simpósio de pesquisa em Letras da Unioeste. Cascavel: Edunioeste, 2008.

14.
TARINI, A. M. F. L.; BRENNEISEN, E. C. . O sistema educacional e as múltiplas identidades. In: O SISTEMA EDUCACIONAL E AS MÚLTIPLAS IDENTIDADES, 2007, Francisco Beltrão - Paraná. O SISTEMA EDUCACIONAL E AS MÚLTIPLAS IDENTIDADES. Francisco Beltrão: Ed. eletrôonica Grupo de pesquisa RETLEE, 2007. v. 1. p. 62-67.

15.
TARINI, A. M. F. L.; RIBEIRO, I. . Formação de professores de línguas: da reflexão à produção de materiais de ensino enquanto práticas sociais. In: II SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR EM EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS - SENIEE., 2007, Francisco Beltrão. evento II SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR EM EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS - SENIEE.. Francisco Beltrão: editoração eletrônica - Grupo RETLEE, 2007. v. 1. p. 237-243.

16.
TARINI, A. M. F. L.. O processo de construção da identidade cultural dos jovens sem terra. In: III Seminário em estudos da linguagem: Leituras, 2006, Cascavel. III Seminário em estudos da linguagem: leituras. Cascavel: Edunuioeste, 2006. v. 1. p. 01-08.

17.
TARINI, A. M. F. L.. Identidade & diferença e suas relações com a indisciplina. In: VI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória - narrativas da memória: O discurso feminino, 2006, Cascavel. VI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória: O discurso feminino. Cascavel: Edunioeste, 2006. v. 1. p. 01-15.

Apresentações de Trabalho
1.
TARINI, A. M. F. L.. Entre evidências e silenciamentos: reflexões acerca da prática discursiva em casos de violência sexual contra mulheres.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
TARINI, A. M. F. L.. Os efeitos de sentido nas práticas discursivas jurídicas num processo de violência sexual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TARINI, A. M. F. L.. Direitos Humanos e relações de gênero no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TARINI, A. M. F. L.. Percepções e efeitos de sentido da violência física, psicológica e simbólica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TARINI, A. M. F. L.; SILVA, I. V. . Acordo ortográfico: uma política para a construção de limites para uma língua des-limite. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TARINI, A. M. F. L.. Discursos de coação cultural para um tornar-se mulher. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TARINI, A. M. F. L.. Ethos, pathos e logos na publicidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
TARINI, A. M. F. L.. Cortesãs, concubinas e esposas: o lugar do segundo sexo na história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
TARINI, A. M. F. L.. Sexismo, machismo, feminismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
TARINI, A. M. F. L.. A VIOLÊNCIA SEXUAL EM IMAGENS E(M) DISCURSO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
TARINI, A. M. F. L.. As não-coincidências do dizer nos discursos sobre as mulheres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
TARINI, A. M. F. L.. A CONSTITUIÇÃO DA POSIÇÃO-SUJEITO DA VÍTIMA NO DISCURSO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TARINI, A. M. F. L.; SANTOS, E. C. P. . TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI? ANÁLISE DE DISCURSOS SOBRE O GÊNERO FEMININO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TARINI, A. M. F. L.. A descodificação dos efeitos de sentido no discurso do/sobre um 'BELLO SEXO'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
TARINI, A. M. F. L.. Análise de Discurso: pontos de ancoragem para um gesto de leitura.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
TARINI, A. M. F. L.; SANTOS, Eliana Cristina . Veja: espaço de divisões, disjunções e retomadas de padrões sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
TARINI, A. M. F. L.. Idas e Vindas do Acordo Ortográfico Brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
TARINI, A. M. F. L.. Tópicos especiais em conhecimentos gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
TARINI, A. M. F. L.. Tópicos especiais em conhecimentos gerais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
TARINI, A. M. F. L.; SANTOS, Eliana Cristina . ENTRE FIGURAS E PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS IMAGENS E DISCURSOS DA REVISTA NOVA ESCOLA EM CONTRAPOSIÇÃO AS IMAGENS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FOZ DO IGUAÇU. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
TARINI, A. M. F. L.; BRENNEISEN, E. C. . O SISTEMA EDUCACIONAL E AS MÚLTIPLAS IDENTIDADES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
TARINI, A. M. F. L.; RIBEIRO, I. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: DA REFLEXÃO À PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO ENQUANTO PRÁTICAS SOCIAIS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
TARINI, A. M. F. L.; BRENNEISEN, E. C. . O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE UM GRUPO DE JOVENS MILITANTES DO MST. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
TARINI, A. M. F. L.. O processo de construção da identidade cultural dos jovens sem terra. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
TARINI, A. M. F. L.. Formação de professores reflexivos: compreendendo o ensino como prática social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
TARINI, A. M. F. L.. A busca da identidade cultural dos jovens sem terra. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
TARINI, A. M. F. L.. O processo de desconstrução/ reconstrução de identidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
TARINI, A. M. F. L.. Alice no país das maravilhas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TARINI, A. M. F. L.. As condições de produção dos discursos de identidade: um estudo sobre os jovens militantes do MST 2008 (Dissertação).


Demais tipos de produção técnica
1.
TARINI, A. M. F. L.; MASCARELLO, M. L. ; SILVA, I. V. . Políticas públicas para mulheres. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TARINI, A. M. F. L.. Revista Sociodialeto. 2016. (Editoração/Periódico).

3.
TARINI, A. M. F. L.; PEREIRA, S. L. M. . Processo de avaliação de textos na Prova de Redação do ENEM:modos de operacionalização e critérios de correção. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
TARINI, A. M. F. L.. Itinerante 2010: Disseminação da Política Curricular e de Gestão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
TARINI, A. M. F. L.. Itinerante 2010: Disseminação da política curricular e de gestão escolar da SEED/PR. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
TARINI, A. M. F. L.. O que é isso, companheiro? - Quero isso nunca mais!. 1999 (Monografia) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORAES, D. R. S.; OZELAME, J. K. C.; LANGARO, C. S.; TARINI, A. M. F. L.. Participação em banca de Jefferson Jonathan dos Santos. A ficção científica como escrita de poder ideológico: uma leitura de O homem do Castelo Alto, de Philip K. Dick. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, J.R.; FERNANDES, S. B.; TARINI, A. M. F. L.. Participação em banca de Maurício Roger Pires dos Santos.Implantação de Controles Financeiros Básicos para Empresa KGP Consultoria e Treinamento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Paranaense.

2.
ALVES, J.R.; FERNANDES, S. B.; TARINI, A. M. F. L.. Participação em banca de Sayonara Bichigo.Vantagens do uso do pregão presencial na Prefeitura Minicipal de Renacença. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Paranaense.

3.
ALVES, J.R.; FERNANDES, S. B.; TARINI, A. M. F. L.. Participação em banca de Márcia Cristina Deon.Aperfeiçoamento na Gestão de Controle de Estoque do Restaurante e Conveniência Panda Comércio de Combustíveis e Serviços LTDA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Paranaense.

4.
ALVES, J.R.; FERNANDES, S. B.; TARINI, A. M. F. L.. Participação em banca de Viviane Aparecida Strapazzon.Influência da Marca na Decisão de compra dos clientes organizacionais: Um estudo na empresa Raffer. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Paranaense.

5.
TARINI, A. M. F. L.. Participação em banca de Regimara Chaves da Silva.Implementação da Gestão do Custo-Volume-Lucro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Paranaense.

6.
TARINI, A. M. F. L.. Participação em banca de Lucimar Lucar Carboni.A percepção de valor sobre os produtos orgânicos dos consumidores da Micro Região de Francisco Betrão - PR e dos clientes da Cataratas do Iguaçu produtos orgânicos Ltda - Gebana Brasil.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Paranaense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TARINI, A. M. F. L.; MARTINS, R.; VIEIRA, L. P. J.. Processo seletivo simplificado para Programa de Monitoria. 2016. Instituto Federal do Paraná.

2.
MORAES, J. A.; TAKAO, E.L.; TARINI, A. M. F. L.. Comissão de Avaliação de desempenho em estágio probatório, portaria 813/2016. 2016. Instituto Federal do Paraná.

3.
TARINI, A. M. F. L.; VIEIRA, Luciana Jasinski; PARTALA, J. P.. Processo seletivo professor substituto. 2015. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Semana de ação social.Oficina: Discutindo Gênero e inclusão social. 2017. (Oficina).

2.
SCSSREDE.Os efeitos de sentido nas práticas discursivas jurídicas num processo de violência sexual. 2017. (Simpósio).

3.
VII SEAD.DO discurso à prática jurídica. 2015. (Seminário).

4.
17ª Jornada de estudos linguísticos e literários - JELL. A constituição da posição-sujeito da vitima no discurso. 2014. (Congresso).

5.
3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.A violência sexual em imagens e(m) discurso. 2014. (Simpósio).

6.
II Seminário Internacional de etnia, diversidade e formação.Todos são iguais perante a lei? Análise de discursos sobre o gênero feminino. 2014. (Seminário).

7.
II Seminário Internacional e II Seminário Nacional de estudos da linguagem.As não-coincidências do dizer nos discursos sobre as mulheres. 2014. (Seminário).

8.
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: INSTITUIÇÕES, FRONTEIRAS E POLÍTICA NA HISTÓRIA SUL-AMERICANA - XIII SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA - III DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA..O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE UM GRUPO DE JOVENS MILITANTES DO MST. 2007. (Seminário).

9.
II SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR EM EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS - SENIEE..FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: DA REFLEXÃO À PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO ENQUANTO PRÁTICAS SOCIAIS. 2007. (Seminário).

10.
II SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR EM EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS - SENIEE..O SISTEMA EDUCACIONAL E AS MÚLTIPLAS IDENTIDADES. 2007. (Seminário).

11.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL - IIX SEMANA DE LETRAS.ENTRE FIGURAS E PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS IMAGENS E DISCURSOS DA REVISTA NOVA ESCOLA EM CONTRAPOSIÇÃO AS IMAGENS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FOZ DO IGUAÇU. 2007. (Seminário).

12.
III Seminário em estudos da linguagem: Leituras.O processo de construção da identidade cultural dos jovens sem terra. 2006. (Seminário).

13.
VI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória - narrativas da memória: O discurso feminino.Formação de professores reflexivos: compreendendo o ensino como prática social. 2006. (Seminário).

14.
15ª essão do Fórum Paranaense em defesa da escola pública, gratuita e universal. 1996. (Outra).

15.
A poesia anglo-americana dos séculos XIX e XX. 1996. (Outra).

16.
Estruturas básicas da língua inglesa através de textos. 1996. (Outra).

17.
O ensino da literatura no 2º grau. 1996. (Outra).

18.
VII Semana de Letras - Literatura: Uma expressão cultural. 1996. (Outra).

19.
VI Semana de Letras: Um encontro com a literatura. 1996. (Outra).

20.
II Encontro Paranaense dos estudantes de Letras. 1995. (Encontro).

21.
IX Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos. 1995. (Seminário).

22.
Congresso dos Estudantes de Letras da Unioeste. 1993. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TARINI, A. M. F. L.. Políticas públicas para mulheres. 2016. (Outro).

2.
TARINI, A. M. F. L.; SILVA, I. V. . II Tô ligad@! Colóquio de gêneros, sexualidades e diversidades. 2016. (Outro).

3.
TARINI, A. M. F. L.. Tô ligad@: Colóquio de Gêneros, Diversidades e Sexualidades. 2015. (Outro).

4.
TARINI, A. M. F. L.. I Semana de Intercâmbio. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
TARINI, A. M. F. L.; SANTOS, E. C. P. . Todos são iguais perante a lei? Análise de discursos sobre o gênero feminino. In: Alexandre Sebastião Ferrari, Andrea Cristina Martelli, Valdeci Batista de Melo Oliveira. (Org.). A INSCRIÇÃO DO GÊNERO, RAÇA/ETNIA EM PRÁTICAS DISCURSIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.TOLEDO: FASUL, 2015, v. 1, p. 274-284.


Apresentações de Trabalho
1.
TARINI, A. M. F. L.. Tópicos especiais em conhecimentos gerais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TARINI, A. M. F. L.. Tópicos especiais em conhecimentos gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TARINI, A. M. F. L.. Ethos, pathos e logos na publicidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
TARINI, A. M. F. L.; PEREIRA, S. L. M. . Processo de avaliação de textos na Prova de Redação do ENEM:modos de operacionalização e critérios de correção. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TARINI, A. M. F. L.. Itinerante 2010: Disseminação da Política Curricular e de Gestão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TARINI, A. M. F. L.; MASCARELLO, M. L. ; SILVA, I. V. . Políticas públicas para mulheres. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TARINI, A. M. F. L.. Itinerante 2010: Disseminação da política curricular e de gestão escolar da SEED/PR. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TARINI, A. M. F. L.. Tô ligad@: Colóquio de Gêneros, Diversidades e Sexualidades. 2015. (Outro).

2.
TARINI, A. M. F. L.. I Semana de Intercâmbio. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Coordenadora do Centro de Línguas do IFPR (CELIF)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 12:04:48